vestibular medicina 2017 - educação, avaliação e projetos · as suas capacidades pessoais e...

24
DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: SALA: PROVAS OBJETIVAS DE: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE REDAÇÃO Vestibular Medicina 2017.1

Upload: doanthien

Post on 17-Nov-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:SALA:

► PROVAS OBJETIVAS DE:• LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

• CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

• MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

• CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

►PROVA DE REDAÇÃO

Vestibular Medicina2017.1

Page 2: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

União Educacional do Norte – UNINORTE

PROCESSO SELETIVO 2017.1 Este Caderno contém Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências da Natureza e suas

Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Redação.

Este Caderno de Provas contém 40 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta, identificadas por A, B, C, D, E, sendo apenas uma correta; e cinco questões objetivas de resposta curta.

Antes de iniciar as Provas, confira a sequência das páginas e da numeração das questões do seu Caderno de Provas. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.

Para responder corretamente a essas Provas leia atentamente as orientações de cada questão.

Utilize caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

As respostas das questões objetivas de multipla escolha deverão ser registradas na Folha de Respostas própria, preenchendo integralmente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme o exemplo:

As questões objetivas de resposta curta devem ser respondidas de forma objetiva, com letra legível, restringindo-se ao que foi solicitado, na Folha de Respostas própria. A correção dessas questões será do tipo certo ou errado, não havendo acerto parcial.

Assine no espaço próprio das Folhas de Respostas (questões objetivas de múltipla escolha e de resposta curta) e da Folha de Redação. Folhas de Respostas ou Folha de Redação identificadas fora desse espaço, implicará na anulação das Provas Objetivas ou da Redação e consequente eliminação do candidato do Processo Seletivo. Questão respondida a lápis, com resposta rasurada ou com mais de uma alternativa marcada não será considerada.

Retire a etiqueta de Código de Barras colada na capa deste Caderno de Provas e cole-a no espaço reservado na Folha de Respostas das questões objetivas de múltipla escolha. O candidato que não colar a etiqueta de Código de Barras nessa Folha de Respostas será eliminado do Processo Seletivo.

O tempo total para realização das Provas é de quatro horas e trinta minutos, sendo o tempo mínimo de permanência do candidato em sala de provas de duas horas. A saída da sala de provas com o Caderno de Provas só será permitida ao final do horário estabelecido para a realização das Provas, ou seja, depois de decorridas as quatro horas e trinta minutos do início efetivo das Provas.

Ao concluir suas Provas, sinalize para o aplicador de provas e aguarde para entregar as duas Folhas de Respostas e a Folha de Redação, cumprindo os procedimentos por ele recomendados.

Page 3: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 1

PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVASQuestões Objetivas de Múltipla Escolha de 1 a 40

Instrução Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Prova de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasQuestões de 1 a 12

Língua Portuguesa – Questões de 1 a 8

Texto I Enquanto o sexo biológico é determinado por

características genéticas e anatômicas, o gênero é uma identidade adquirida e refere-se à variedade de papéis e relacionamentos construídos pela sociedade para os dois sexos. Por isso, o gênero muda ao longo do tempo e varia grandemente dentro das diferentes culturas em todo o mundo. A igualdade de gênero descreve o conceito de que todos os seres humanos, tanto mulheres como homens, são livres para desenvolver as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem as limitações impostas por estereótipos. Igualdade de gênero não significa que mulheres e homens têm de ser idênticos, mas que os seus direitos, responsabilidades e oportunidades não dependem do fato de terem nascido com o sexo feminino ou masculino.

Assim, a equidade entre gêneros significa que homens e mulheres são tratados de forma justa, de acordo com as respectivas necessidades. O tratamento deve considerar, valorizar e favorecer de maneira equivalente os direitos, benefícios, obrigações e oportunidades entre homens e mulheres.

IGUALDADE ou equidade de gênero. Disponível em:<http://imam.ag/clientes/itaipu/weps/2016/o-premio/sobre-equidade-de-genero-2/>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

PRECONCEITO e Liberdade de Expressão. Disponível em: <http://www.dafuq.com.br/2015/03/preconceito-e-liberdade-de-expressao.html>. Acesso em: 20 nov. 2016.

O artigo e o cartaz abordam a questão da relação de gênero.

Ao confrontar os dois textos, observa-se que, em relação ao primeiro (Texto I), o segundo (Texto II) é

A) contraditório, pois aquele informa que as diferenças existem e devem ser superadas e, este nega, indiretamente, a ideia antes citada.

B) complementar, devido ao fato de mostrar que mulher e homem não são idênticos, deixando implícita a afirmação de que seus direitos, suas responsabilidades e oportunidades independem do sexo ao apresentar a marca na opção “pessoa”.

C) redundante, pela intenção tácita de influenciar os seres humanos a fazer escolhas sem as limitações impostas por estereótipos, como ocorre explicitamente naquele que o antecede.

D) indispensável, por elucidar os conceitos de sexo e de gênero, apelando discretamente para o senso crítico de cada um, a fim de que haja mais respeito pelas preferências individuais.

E) discordante, porque vai de encontro às opiniões veiculadas antes a respeito de igualdade ou equidade de gênero.

Texto II

Page 4: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas2

Quando pouso os óculos sobre a mesa para uma pausa na leitura de coisas feitas, ou na feitura de minhas próprias coisas, surpreendo-me a indagar com que se parecem os óculos sobre a mesa.

Com algum inseto de grandes olhos e negras e longas pernas ou antenas?

Com algum ciclista tombado? Não, nada disso me contenta ainda. Com que

se parecem mesmo? E sinto que, enquanto eu não puder captar

a sua implícita imagem-poema, a inquietação perdurará.

E, enquanto o meu Sancho Pança, cheio de si e de senso comum, declara ao meu Dom Quixote que uns óculos sobre a mesa, além de parecerem apenas uns óculos sobre a mesa, são, de fato, um par de óculos sobre a mesa, fico a pensar qual dos dois – Dom Quixote ou Sancho – vive uma vida mais intensa e portanto mais verdadeira...

E paira no ar o eterno mistério dessa necessidade da recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida.

Esse enigma, eu o passo a ti, pobre leitor. E agora? Por enquanto, ante a atual insolubilidade da

coisa, só me resta citar o terrível dilema de Stechetti: "Io sonno un poeta o sonno un imbecile?" Alternativa, aliás, extensiva ao leitor de

poesia... A verdade é que a minha atroz função não é

resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar, e não pensar por ele.

E daí? – Mas o melhor – pondera-me, com a sua voz

pausada, o meu Sancho Pança –, o melhor é repor depressa os óculos no nariz.

QUINTANA, Mário.Pausa.Disponível em: <https://tecopoetasonhador.blogspot.com.br./2010/07/pausa-mario-quintana.html>. Acesso em: 20 nov. 2016.

Nessa crônica, o tema é colocado de maneira direta e, aparentemente, simplista.

Sobre o texto, é correto afirmar que o cronista reflete sobre suaA) tendência de escrever com o objetivo de externar sentimentos

e resolver conflitos íntimos.B) predisposição para questionar sua produção escrita,

procurando avaliar se seu público-leitor atribui-lhe algum mérito.

C) inquietação ao tentar descobrir se fazer ou ler poesias é algo inútil, constituindo-se uma perda de tempo, já que esse tipo de produção literária não tem função social.

D) atividade de escritor, de leitor das próprias obras e de outras, e até sobre a função da poesia, revelando a necessidade de recriar coisas em imagens e a própria vida, renovando-lhes a energia.

E) temerosidade de ser considerado um imbecil pela sociedade em geral e, diante de tamanho desassossego, acaba, ao dialogar com o interlocutor, transferindo-lhe a insolubilidade dos dilemas apresentados.

SOUSA, Maurício de. Tiras de Chico Bento. Disponível em: <http://irisoliveiraazevedo.blogspot.com.br/2015/05/chico-bento-em-o-sabe-tudo. html>. Acesso em: 20 nov. 2016.

Chico Bento nasceu das observações do Mauricio de Sousa junto ao homem do campo. Sabe-se que a língua varia no tempo, no espaço e nas diferentes classes socioculturais.

O texto exemplifica variação linguística identificada como

A) diafásica, uma vez que o contexto comunicativo é que está determinando a maneira de expressar-se de Chico Bento.

B) jargão, por identificar um linguajar técnico, representativo da área em que atua o locutor, no caso específico, a agrícola.

C) diatópica, porque a mudança de nomenclatura para designar objetos, entre outros elementos, é representativa das diferenças regionais.

D) diastrática, pois o vocabulário usado para comunicar-se e a pronúncia das palavras são aspectos identificadores da classe social do falante.

E) histórica, visto que registra o modo de falar específico de uma pessoa de determinada faixa etária, deixando evidentes mudanças linguísticas ocorridas ao longo do tempo.

I II III

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=tirinhas+inteligentes..Acesso em: 19 nov. 2016

Em relação aos aspectos linguísticos presentes nessa tira, é correto afirmar:

A) Os termos “você” e “que”, quadro I, pertencem à mesma classe gramatical, embora exerçam funções diferentes .

B) Os advérbios “sempre”, quadro I, indica circunstância de tempo, e “Geralmente”, quadro II, de afirmação.

C) A locução verbal “vai ouvir”, quadro I, expressa a ideia de uma ação que ocorrerá no futuro em relação ao presente.

D) No quadro II, o pronome relativo “que” retoma a palavra “pessoas” para introduzir uma explicação sobre seu emprego de forma generalizada.

E) Os vocábulos “Nada” e “alguma”, quadro III, funcionam, no período em que estão inseridos, como pronomes adjetivos.

Page 5: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 3

DAHMER, André. Tira Disponível em: <http://www.malvados.com.br/>. Acesso em: 20 nov. 2016

Com o advento da inclusão digital no Brasil, a grande maioria da população passou a ter acesso à Internet e, consequentemente, a suas diversificadas ferramentas, dentre as quais se destacam as redes sociais, uma das grandes febres desses últimos anos, sempre se remodelando, permitindo, cada vez mais, maior interatividade entre seus usuários.Da leitura da tira, é correto inferir que o autor tem como objetivo principal

A) mostrar que o conjunto de redes interligadas é a grande responsável por oferecer serviços de comunicação que vão de um polo a outro.

B) defender a ideia de que as mídias sociais produziram uma geração de ativistas passivos, ou “passivistas”, ou seja, de pessoas que sentem um primeiro impulso, mas não têm iniciativa para agir.

C) evidenciar que a total dependência dessa fonte de informações, pode comprometer a capacidade do indivíduo de correlacionar os fatos de acordo com a sua história na sociedade.

D) deixar claro que, mesmo proporcionando a ilusão de uma comunicação mais eficaz, a tecnologia acaba isolando os seres humanos das interações reais.

E) criticar o uso da Internet, que possibilita uma comunicação de ponta e atual, como um espaço privilegiado para a prática de discursos preconceituosos, vazios e ofensivos, não mais aceitáveis no século atual.

O conceito de liberdade sempre esteve ligado à ideia do livre-arbítrio, ou seja, ao poder de decidir sobre o próprio destino. Contudo, por mais que a raiz dessa concepção permaneça a mesma desde a Grécia Antiga, houve uma grande mudança de lá pra cá. "Hoje a liberdade é entendida na esfera individual e não coletiva, ou seja: lança-se o olhar para o indivíduo e não mais para o homem inserido na sociedade", explica a filósofa e professora Adriana Maamari.

Na atualidade, a busca de liberdade é um caminho para a felicidade, mesmo que fugaz e temporária. Rogério da Costa Santos, professor e doutor em história da filosofia, concorda que ser livre, atualmente, também significa poder desfrutar dos prazeres da vida e do corpo. "Isso era impensável nos primeiros anos do cristianismo, em que a liberdade estava associada à superação das tentações da carne e do corpo pecador", afirma.

Apesar disso, a liberdade continua restrita à necessidade de se adequar à vida em sociedade. "No contexto social, é livre quem exerce sua liberdade até o limite da liberdade alheia", esclarece Adriana. Quem não se importa com os outros só se sentiria mais livre se estivesse vivendo isolado em uma ilha.

OLIVEIRA, Marina; TREVISAN, Rita. Liberdade é respeitar as próprias escolhas e o limite dos outros. Disponível em: <http://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

O texto trabalha o tema liberdade que, segundo as articulistas, consiste em respeitar as próprias escolhas e o limite dos outros.

Considerando-se os aspectos coesivos que preservam a progressão das ideias do texto, é correto afirmar:

A) O conector “Contudo”, em “Contudo, por mais que a raiz dessa concepção permaneça a mesma desde a Grécia Antiga, houve uma grande mudança de lá pra cá.” pode ser substituído, sem prejuízo semântico, por “Assim”, já que introduz a conclusão da ideia anteriormente explicitada.

B) A locução adverbial “de lá pra cá”, em “houve uma grande mudança de lá pra cá.”, e o advérbio “Hoje”, em “Hoje a liberdade é entendida na esfera individual”, expressam, respectivamente, as ideias de lugar e tempo.

C) O elemento de coesão textual ”mesmo que”, em “Na atualidade, a busca de liberdade é um caminho para a felicidade, mesmo que fugaz e temporária.”, indica um fato contrário ao expresso na oração anterior, mas insuficiente para impedir sua realização.

D) A expressão “em que”, em "Isso era impensável nos primeiros anos do cristianismo, em que a liberdade estava associada à superação das tentações da carne e do corpo pecador”, admite a retirada da preposição “em”, sem comprometer o sentido original da sentença.

E) O termo “até”, em “No contexto social, é livre quem exerce sua liberdade até o limite da liberdade alheia.” é uma palavra denotativa de inclusão.

Se disser que prefiro morar em Pirapemasou em outra qualquer pequena cidade do paísestou mentindoainda que lá se possa de manhãlavar o rosto no orvalhoe o pão preserve aquele brancosabor de alvorada Não não quero viver em Pirapemas.

Já me perdiComo tantos outros brasileirosme perdi, necessitodeste rebuliço de gente pelas ruase meu coração queima gasolina (da comum)como qualquer outro motor urbano [...]GULLAR, Ferreira. Bicho urbano. Disponível em: <http://viverascidades.blogspot.com.br/2014/06/a-poesia-urbana-de-ferreira-gullar-2.html>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

Para expressar sua preferência por morar em um grande centro urbano, o sujeito poético recorre a um recurso de linguagem conhecido como sinestesia, que consiste em mesclar diferentes impressões sensoriais, como ocorre nos versos transcritos na alternativa

A) “Se disser que prefiro morar em Pirapemas/ [...] /estou mentindo”

B) “e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada” C) “Não não quero viver em Pirapemas. / Já me perdi’’ D) “Como tantos outros brasileiros / me perdi, necessito / deste

rebuliço de gente pelas ruas” E) “e meu coração queima gasolina (da / comum) / como

qualquer outro motor urbano”

Page 6: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas4

–Olá, como vai? –Eu vou indo e você, tudo bem? –Tudo bem, eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro...E você? –Tudo bem, eu vou indo, em busca de um sono tranquilo...Quem sabe? –Quanto tempo! –Pois é, quanto tempo! –Me perdoe a pressa – é a alma dos nossos negócios! –Qual, não tem de que! Eu também só ando a cem! –Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí! –Pra semana, prometo, talvez nos vejamos... Quem sabe? –Por favor, telefone – Eu preciso beber alguma coisa, rapidamente... –Pra semana... –O sinal... –Eu procuro você... –Vai abrir, vai abrir... –Eu prometo, não esqueço, não esqueço... –Por favor, não esqueça, não esqueça... –Adeus! Não esqueço... –Adeus! [...]VIOLA, Paulinho da. Sinal fechado. Intérprete: Chico Buarque. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/sinal-fechado.html>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de mais de uma função da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras.

Na letra da música Sinal fechado, a função da linguagem predominante é a

A) fática, porque o texto evidencia, sobretudo, o estabelecimento de uma comunicação entre amigos, o seu prolongamento, enquanto viável, e sua interrupção, quando necessária, por meio da qual se traça um perfil crítico da sociedade moderna.

B) apelativa, em virtude de o objetivo principal da conversa ser o de convencer o interlocutor a atentar para o sinal de trânsito, enquanto insiste em lembrar-lhe a marcação de um novo encontro.

C) metalinguística, pois a voz autoral se reflete sobre o valor da palavra no contexto contemporâneo, isto é, sobre a função social da língua, usando o próprio código.

D) emotiva, visto que as duas personagens, em uma parada diante do semáforo, expressam seus conflitos, demonstrando sua preocupação tão somente com o corre-corre da vida moderna.

E) poética, devido às mensagens passadas de um para o outro receptor ganharem uma proporção lírica, sendo marcadas, em quase sua totalidade, por expressões conotativas bem elaboradas.

Área livre

Page 7: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 5

Setting aside time for a 30-or 60-minute workout is ideal, “but you can burn a lot of calories in not-so-ideal workout situations, too,” says Jeff Katula, PHD, associate professor of health and exercise science at Wake Forest University. In fact, there’s nothing wrong with breaking up your 150 recommended minutes of weekly moderate exercise into short bursts throughout your day. “If you can fit in 10 minutes in the morning, 10 minutes at lunch, and 10 minutes at night, and if you can do that five days a week, you’re there,” he says. Katula tells his patients to think of their food choices the same way they think of saving money. “We do so many little things – clip coupons, buy store brands – to save a dime here or a quarter there, because we know it adds up,” he says. It’s the same with food choices: “Whether it’s leaving the cheese off a hamburger or switching from mayo to honey mustard, there are so many little things you can do and so many little swaps you can make over the course of a day that can add up and save you calories without costing you any extra time.” Think about your daily beverages too, not just your solid foods. Switching from soda to seltzer water with lemon (or even to diet soda), or using less sugar in your coffee, for example, can save you several pounds a year.

Disponível em: <http://time.com/3761610/lose-weight-when-busy/>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

Jeff Katula afirma que

A) para queimar calorias, o ideal é fazer exercícios vigorosos por 30 ou 60 minutos ininterruptamente.

B) não se deve pensar em economia quando se precisa comprar comidas mais saudáveis.

C) a troca de produtos alimentícios por outros menos calóricos contribui efetivamente para perda de peso.

D) exercícios moderados só são eficazes quando acontecem regularmente durante todos os dias da semana.

E) pesquisas recentes comprovam que refrigerantes diet não contribuem para a queima de calorias.

With mosquito season in full swing, concerns over the Zika virus continue to climb–making one Brazilian scientist’s cutting-edge work particularly timely. Leda Castilho, Ph.D., a professor at the Federal University of Rio de Janeiro, was named the winner of Johnson & Johnson’s Latin American QuickFire Challenge in February for research that her team is currently conducting on Zika–research that has the potential to lead to a vaccine. The QuickFire Challenge was created to encourage the development of innovative healthcare technology focused on preventing and eradicating diseases in Latin America. The challenge’s grand prize? A six-month residency for Castilho and her team at JLABS@TMC, a state-of-the-art new research facility in Houston, Texas, where they will have access to top-notch technology and fellow scientists. “JLABS not only has state-of-the-art equipment and facilities, but they’re surrounded by other eminent researcher institutions in Houston. It’s

Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram pela Língua Estrangeira Inglês.

Língua Estrangeira Inglês – Questões de 9 a 12 perfect for networking, which can help accelerate our research,” Leda Castilho said.

Disponível em: <http://www.jnj.com/gph/the-quest-to-quash-zika-meet-the-brazilian-scientist-working-to-develop-a-vaccine>. Acesso em: 20 nov. 2016. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar:

A) Preocupações com o mosquito transmissor do vírus da Zika costumam diminuir durante o inverno.

B) Leda Castilho ganhou o prêmio do QuickFire Challenge pela descoberta da vacina contra o vírus da Zika.

C) Leda Castilho não poderá contar com a ajuda de sua equipe durante sua permanência em Houston.

D) No JLABS em Houston, a pesquisadora terá à sua disposição instalações e equipamentos de última geração.

E) Leda Castilho será supervisionada por uma equipe de cientistas, de todas as partes do mundo, no desenvolvimento de sua pesquisa.

Caravela, a cow from the Brazilian state of Minas Gerais, allowed Túlio Madureira, 30, a producer of homemade cheese, who could not drink milk, to recover a little more of the taste for life. Caravela produces a different type of milk, which does not affect humans' gastrointestinal system. Targeting people with the same problem as Madureira, a research is trying to produce more cows like Caravela in the country. Madureira, who had not drunk milk for years, is not alone. Problems related to the consumption of milk are common. The Brazilian Society for Food and Nutrition says some two thirds of the world population does not have the enzyme lactase. The enzyme is responsible for breaking the sugar lactose, which is found in dairy products. Caravela belongs to the gyr breed, which can produce milk without or with little beta-casein type A1 protein, says Aníbal Vercesi, a researcher at the São Paulo Institute of Animal Husbandry. That makes the milk produced by those cows healthier and therefore it has fewer chances of causing problems. As milk with beta-casein type A2 is less allergenic, a study of the São Paulo Institute of Animal Husbandry began to breed animals that produce milk only with this type of protein through the insemination of gyr cows. "Medical research has already shown that this protein causes some inflammation in the intestinal mucus membrane," says Vercesi. Vercesi says that a partnership with Unicamp university has just been started to carry out more studies on the effects of this type of milk on human health.

WATANABE, Phillippe. Trad: MUELLO, Thomas. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/internacional>. Acesso em: 20 nov. 2016.Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar:A) Túlio Madureira não pode ingerir qualquer tipo de leite,

inclusive o produzido pela vaca Caravela.B) Mais da metade da população mundial possui deficiência da

enzima lactase.C) Vacas da raça gyr podem produzir leite com grande

quantidade da betacaseína tipo A1.D) O leite da grande maioria das vacas da raça gyr causa

problemas alimentícios.E) Os cientistas paulistas acham difícil criar animais que só

produzam leite com betacaseína tipo A2.

Page 8: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas6

¿En la Edad Media se creía que la Tierra era plana?

“Todos los estudiosos de la Edad Media sabían que la Tierra era una esfera”, explica Umberto Eco en Historia de las tierras y los lugares legendarios, citando a Dante, Orígenes, Ambrosio, Alberto Magno, Tomas de Aquino e Isidoro de Sevilla, que incluso calculó la longitud del Ecuador. De hecho, las críticas a la ruta propuesta por Colón no se debían al temor a que cayera por un abismo, sino a que se consideraba que el navegante se basaba en un cálculo optimista acerca del tamaño de la Tierra y que su ruta no era tan corta como pensaba. Y no lo era.

HANCOCK, Jaime Rubio. Cosas que (probablemente) nos enseñaron mal en el colegio. Disponível em: <http://verne.elpais.com/vernel>.Acesso em: 6 set. 2016. Adaptado.

A respeito das formas verbais presentes no texto, pode-se afirmar:

A) Os vocábulos “creía” e “sabían” estão flexionados no tempo pretérito imperfecto de indicativo, com uma diferença: o primeiro é irregular, enquanto o segundo é regular.

B) A forma verbal “calculó” encontra-se flexionada no pretérito indefinido de indicativo, tempo também denominado de pretérito imperfecto simple.

C) O item vocabular “cayera” consiste em uma das duas formas possíveis de se flexionar o verbo caer na terceira pessoa do singular do pretérito imperfecto de subjuntivo, sendo a outra forma composta pela desinência modo-temporal -se.

D) O vocábulo “citando” está conjugado sob uma das formas nominais do verbo, o gerúndio, que é a única flexão em que a posposição de clíticos é gramaticalmente aceita.

E) O marcador textual “de hecho” é constituído por uma preposição unida a um particípio irregular.

Língua Estrangeira Espanhol – Questões de 9 a 12Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram pela Língua Estrangeira Espanhol.

Al menos 14,3% de los mexicanos padece trastornos de ansiedad generalizada, que es la enfermedad de salud mental más común en el país, y le siguen los males del afecto, como la depresión y las adicciones, ambas en un porcentaje de nueve por ciento, señaló Edilberto Peña de León.

El director de Investigación del Instituto de Neurociencias, Investigación y Desarrollo Emocional (Incide) expuso que para poner en contexto su importancia, puede decirse que la prevalencia de diabetes en el país es de seis a ocho por ciento. “Hay más deprimidos que diabéticos”.

Con motivo del Día Mundial de la Salud Mental alertó de la ignorancia que prevalece en torno a estos males, que ha llevado a estigmatizar a quienes lo padecen. “Conocemos a muchos que padecen diabetes, pero a pocos que dicen tener alguna enfermedad mental”.

El estigma llega al grado que dos terceras partes de las personas que padecen enfermedades mentales siguen pensando que su mal es producto de una debilidad de carácter y no de una enfermedad neurobiológica.

HAY MÁS DEPRIMIDOS que diabéticos en México, afirma especialista. Disponível em: <http://www.excelsior.com.mx/nacional>. Acesso em: 10 out. 2016. Adaptado.

Disponível em: <www.designinfographics.com/health-infographics> Acesso em: 20 nov. 2016.

De acordo com as mensagens evidenciadas na gravura marque a alternativa que não completa corretamente a frase Caminhar contribui para...

A) ativar os músculos abdominais.B) queimar mais gordura do que a corrida.C) estimular os efeitos benéficos da endorfina.D) reduzir à metade as probabilidades de pegar um resfriado.E) anular a incidência de câncer de colo.

Page 9: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 7

Da leitura do texto, pode-se afirmar:

A) Os mexicanos que sofrem com enfermidades mentais, em sua grande maioria, são de tal modo estigmatizados que chegam a desenvolver desvios de personalidade e de índole.

B) A dependência de substâncias ou atividades nocivas à saúde física ou psíquica constitui a segunda maior enfermidade mental no México, em termos quantitativos.

C) Há no México muita ignorância em torno da saúde da mente, ainda que despontem algumas iniciativas que têm minorado esse quadro, como o Día Mundial de la Salud Mental.

D) Pelos percentuais apresentados, pode-se inferir que os mexicanos já se conscientizaram quanto ao uso moderado dos açúcares no cotidiano, embora ainda não tenham a mesma preocupação com o bem-estar mental.

E) A depressão e a ansiedade juntas são responsáveis por 25% dos óbitos advindos de enfermidades que atingem o povo mexicano atualmente.

Disponível em: <http://www.elcolombiano.com/opinion/caricaturas>. Acesso em: 9 out. 2016.

A charge, extraída de um periódico colombiano, traz efeitos de humor atrelados à crítica.

Da observação desse texto multimodal, pode-se afirmar:

A) Evoca uma situação de difusão do Zika vírus pela América, perpassando pelos países meridionais e já alcançando a sua região mais setentrional, os Estados Unidos.

B) Traz como protagonistas dois mosquitos que, pelos seus diálogos, são representados como agentes diplomáticos, o que dá um tom de ironia ao texto.

C) Reporta à situação da entrada legal de mexicanos nos Estados Unidos, comparando-a ao ingresso do vírus da Zika nesse país.

D) O título que encabeça a charge serve para reforçar o seu conteúdo, mas poderia ser excluído sem qualquer prejuízo para a captação do sentido do texto multimodal.

E) O efeito de humor emerge da associação entre o título, os diálogos e os desenhos da ilustração, referindo-se ao ingresso de estrangeiros nos Estados Unidos e, concomitantemente, ao registro de ocorrências do Zika vírus nesse país.

Disponível em: <http://www.lanacion.com.ar/humor>. Acesso em: 9 out. 2016.

Da leitura textual e imagética do gênero multimodal, pode-se concluir que a charge

A) comporta uma crítica ao ser humano, espécie considerada de inteligência superior, mas responsável por graves intervenções negativas em seu habitat natural.

B) representa uma situação pouco comum hoje em dia, mas ainda notada esporadicamente: a escrita de cartas a editores de jornais, pelo que se justifica a contagem de letras feita pelo personagem.

C) reporta à situação de preenchimento de cartas enigmáticas, gênero lúdico outrora presente em jornais e revistas.

D) lança, pelo uso do prefixo auto – em autoinmune e autodenomina, sobre o próprio homem a responsabilidade pela situação atual, fazendo referência aos automóveis que ele utiliza, cada vez mais, contribuindo para a degradação de seu entorno.

E) traz uma figura central, notadamente feminista, identificada pelo look extravagante, que porta e lança uma crítica ao sexo masculino, o homem.

Área livre

Page 10: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas8

Prova de Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 13 a 27

Remontar à matéria em busca da origem da vida era uma extensão lógica da ideia de que todas as espécies tinham evoluído de um ancestral comum. Se as espécies podiam evoluir, quem poderia impedir a matéria em si de evoluir para a vida?

MARGULIS, Lynn ; SAGAN, Dorion. O que é vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 81.

O conceito de evolução e origem da vida exposto no texto, está melhor expresso em

A) A ação de uma força vital etérea foi essencial na formação dos primeiros agregados celulares ao associarem um conteúdo molecular às membranas lipoproteicas circundantes.

B) A pressão seletiva exercida sobre a matéria inanimada presente nos oceanos primitivos favoreceu o estabelecimento de um metabolismo primitivo mantido, exclusivamente, por moléculas orgânicas.

C) A presença de uma evolução química em que moléculas simples deram origem a moléculas orgânicas mais complexas precedeu o estabelecimento, em ambiente aquático, de sistemas biológicos simples detentores de metabolismo próprio.

D) A combinação de água, H2O, metano, CH4, e oxigênio molecular, O2, foi essencial na formação das moléculas orgânicas precursoras das primeiras formas de vida no planeta.

E) Os experimentos célebres realizados pelo pesquisador francês Pasteur, no século XIX, ratificaram a suspeita de uma evolução química na formação de sistemas orgânicos vivos a partir de substâncias nutritivas estéreis presentes em ambientes herméticos.

Em terra firme, os fungos executam a maior parte da função de administração dos dejetos da biosfera. Ao contrário das pessoas comuns, que sobrevivem há gerações como nômades poluidores, despejando lixo e seguindo adiante, a biosfera não pode simplesmente depositar seu lixo numa suposta calçada planetária externa. Na Terra, o lixo não vai para o lado de fora, mas circula.

MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que é vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 191.

Com base nas informações do texto e na importante função exercida pelos fungos na manutenção dos ecossistemas naturais, é correto afirmar:

A) Os fungos, ao fixarem CO2 a partir das reações fotoautótrofas, não só produzem o componente orgânico utilizado pelos outros elos da cadeia alimentar, como também diminuem os efeitos danosos do aquecimento global.

B) O processo de biodigestão realizado pelos fungos, a partir dos resíduos industriais tóxicos produzidos pelo homem, geram um efeito positivo ao reutilizar o vidro e o plástico que seriam lançados na natureza.

O esquema ilustra, de forma simplificada, reações bioenergéticas em três vias metabólicas possíveis: I, II e III.Com base nas informações da imagem e no conhecimento a respeito da bioenergética, marque as afirmativas verdadeiras com V e com F, as falsas.( ) A glicólise representa uma etapa comum aos três processos

bioquímicos.( ) No corpo humano, o consumo de glicose na fermentação

láctica, II, deve ser maior se comparado ao consumo da mesma molécula, para um mesmo período, na respiração aeróbia, III.

( ) Os resíduos produzidos nas reações I e II são potencialmente menos energéticos se comparados aos resíduos produzidos na reação III.

( ) Os três processos bioquímicos representados são considerados endergônicos por liberarem mais energia do que a energia a ser fixada ao longo de toda reação.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

A) V V F FB) F V F V

C) V V V FD) F F V F

E) V V V V

glicose

glicólise

ácido pirúvico

etanol + CO2(I)

CO2 + H2O(III)

ácido lático(II)

Área livre

C) A ocorrência dos fluxos bidirecionais de matéria na natureza é dependente, em parte, pela ação dos fungos na decomposição da matéria orgânica disponível gerada, naturalmente, pelos seres ou artificialmente pelo homem.

D) A ação enzimática dos fungos nos dejetos acumulados na biosfera, ao longo do tempo geológico, transforma esses resíduos em combustíveis fósseis para que possam ser utilizados ecologicamente pelo homem.

E) O lixo produzido pelo homem, ao ser armazenado em aterros sanitários, não pode ser degradado pelos fungos que necessitam de condições naturais para essa função, só encontradas nos ecossistemas selvagens.

Page 11: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 9

A imagem ilustra o deslocamento do sangue no interior de uma veia com a presença de suas válvulas durante o retorno sanguíneo ao coração.

Com base nas informações da imagem e nos conhecimentos sobre fisiologia humana, pode-se afirmar:

A) O retorno sanguíneo das pernas para o coração – movimento ascendente, contra a gravidade – depende, exclusivamente, da contração da musculatura lisa.

B) O retorno arterial ao coração é impulsionado pela ação das válvulas nas veias que contraem apenas em um único sentido.C) O mau funcionamento das válvulas venosas provoca uma obstrução progressiva dos vasos que irrigam os músculos da perna.D) O retorno do sangue venoso ao coração é favorecido pela ação conjunta da musculatura voluntária das pernas juntamente com o

controle unidirecional exercido pelas válvulas presentes no interior das veias.E) As artérias distribuem o sangue rico em oxigênio pelos tecidos do corpo impulsionado pelo ritmo cardíaco juntamente com a ação

das válvulas arteriais que impedem o seu refluxo.

Uma das pequenas vantagens de doenças infecciosas realmente terríveis, com taxas de mortalidade em torno de 90%, como o ebola e o antraz, é que são tão virulentas e matam tão rápido que mal têm a chance de infectar outras pessoas. Os esforços terríveis do ebola em sustentar a epidemia que começou na África Ocidental, em 2014,

devem-se, provavelmente, ao fato de ter se tornado menos nocivo, com uma taxa de mortalidade de cerca de 50% a 70% dos infectados. Essa queda na virulência e na mortalidade significa que as vítimas podem sobreviver um pouco mais, dando ao vírus uma chance melhor de contaminar um novo hospedeiro e perpetuar sua disseminação.

COLLEN, Alanna. 10% Humanos.- Como os micro-organismos são a chave para a saúde do corpo e da mente. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 121-122.

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que alguns fatores favorecem a disseminação de doenças infeciosas entre os indivíduos da espécie humana como,

A) a sociabilidade e o gosto por viagens.B) a automedicação.C) a ingestão limitada de líquidos.D) o uso de vitaminas e complementos alimentares.E) uma vida sedentária sem qualquer atividade física periódica..

O esquema ilustra a determinação genética do sexo pelo sistema XY em mamíferos e pelo sistema ZW em ave, borboletas e mariposas.

Com base nessas informações e no conhecimento atualizado desse tema, é correto afirmar:

A) Os gametas produzidos pelas fêmeas em borboletas e mariposas são diploides e por isso produzem descendentes, após a fecundação, que irão apresentar três lotes de cromossomos, cada um.

B) A determinação genética do sexo nos dois sistemas ilustrados é de responsabilidade dos machos que deverão produzir os dois tipos de gametas masculinos existentes.

C) Durante a fecundação por meiose, ocorre a redução do número de cromossomos que deverão se reencontrar posteriormente na formação do zigoto.

D) Os mamíferos devem representar os seus cromossomos no sistema XY sempre da forma: 44A+XX, para as fêmeas e 44A+XY para os machos.

E) O sistema XY, existente em mamíferos, isenta as fêmeas da responsabilidade genética na determinação do sexo dos seus descendentes.

Page 12: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas10

A observação e a análise de sistemas químicos, a exemplo dos indicados por I e II, envolvem a realização de experimentos, no laboratório, que permitem comprovar as propriedades características de seus componentes e identificar processos adequados para separá-los.

I. Solução aquosa constituída por 0,510mg de sulfato de bário, BaSO4(s), dissolvidos em 1,0 de água, a 30°C.

II. Mistura de 25m de água, densidade 1,0gcm–3, com 25m de tetracloreto de carbono, densidade 1,6gcm–3.

Considerando-se essas informações, o coeficiente de solubilidade do sulfato de bário, 0,285mg em 100m de água, a 30°C, e que o tetracloreto de carbono e a água são líquidos incolores e imiscíveis, é correto afirmar:

A) A adição de 1,5mg de sulfato de bário ao sistema I resulta na formação de uma mistura heterogênea.

B) O método utilizado para a separação dos constituintes do sistema químico representado em II é a destilação simples.

C) A filtração a vácuo é o processo adequado para isolar a massa de sulfato de bário, BaSO4(s), presente na solução aquosa indicada em I.

D) O sistema I é classificado como polifásico porque apresenta, além da água, cátions Ba2+(aq) e ânions SO2–

4 (aq), liberados na dissociação do sulfato de bário.

E) A dissolução de 10m de bromo, Br2, um líquido castanho avermelhado, adicionado ao sistema bifásico representado em II será, preferencialmente, na fase inferior apolar.

A combustão do carvão mineral impuro, em termelétricas, incineradores ou fornos caseiros e industriais, libera para a atmosfera, além de gases poluentes, materiais particulados que são absorvidos na respiração e transportados para os alvéolos pulmonares. A combustão do carvão contendo pirita, minério constituído por dissulfeto de ferro, Fe+

2(S2)

–2

(s), leva à formação do tetróxido de triferro, Fe3O4(s), e do dióxido de enxofre, SO2(g), de acordo com a reação química representada pela equação

3FeS2(s) + 8O2(g) → Fe3O4(s) + 6SO2(g)

Os óxidos metálicos estão entre os principais poluentes particulados inorgânicos na atmosfera.Com base nessas informações, associadas às propriedades das substâncias químicas representadas na equação química, é correto afirmar:

A) A liberação do dióxido de enxofre, SO2(g), na atmosfera contribui para o aumento do pH da água da chuva.

B) O estado de oxidação do átomo de enxofre passa de –2 para +2 ao doar elétrons para o oxigênio molecular.

C) A oxidação de 120,0g de dissulfeto de ferro, FeS2(s), produz 67,2 de dióxido de enxofre, SO2(g), medidos na CNTP.

D) O tetróxido de triferro é um óxido duplo resultante da combinação de óxido de ferro(II), FeO(s), e óxido de ferro(III), Fe2O3(s).

E) A combustão de 1,0mol de dissulfeto de ferro produz 232,0g do óxido metálico, de acordo com a reação química representada.

triclosan

O triclosan, representado pela estrutura química, é insolúvel em água e um dos bactericidas mais utilizados em produtos de limpeza e de uso pessoal, como sabonetes, xampus e desodorantes. Apesar de ser perigoso para o ambiente, esse composto químico e um dos seus derivados, o metil triclosan, já foram encontrados em sistemas aquáticos naturais.

Considerando-se essas informações e a análise da estrutura química do triclosan, é correto afirmar:

A) A massa molar da substância química representada é constituída por 120g de carbono e 6g de hidrogênio.

B) O número de átomos de cloro presente em 0,1mol de moléculas de triclosan é de 1,8.1023 átomos, aproximadamente.

C) A estrutura do triclosan é formada por átomos de carbono que utilizam orbitais híbridos sp na formação das ligações covalentes.

D) O composto químico representado é um derivado halogenado constituído por núcleos benzênicos condensados e polares.

E) A substituição do hidrogênio da hidroxila por um grupo metil, –CH3, leva à formação do grupo funcional característico dos anidridos.

A banana e a maçã são frutas que escurecem quando são descascadas e expostas ao ar, devido à conversão da orto-hidroquinona em orto-benzoquinona, na presença do oxigênio, de acordo com reação representada, de forma simplificada, pela equação química. Para evitar o escurecimento, adicionam-se gotas de limão sobre as frutas cortadas porque o ácido cítrico, constituinte do limão, inibe a ação da enzima que catalisa a reação química entre a orto-hidroquinona e o oxigênio presente no ar atmosférico.

Considerando-se essa informação e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:

A) A orto-hidroquinona e a orto-benzoquinona são compostos que apresentam cadeias carbônicas cíclicas heterogêneas.

B) O uso da enzima reduz a variação de entalpia da reação química, o que favorece a formação da orto-benzoquinona.

C) A orto-hidroquinona apresenta grupos que caracterizam a classe dos fenóis, e a orto-benzoquinona, grupos carbonila.

D) O oxigênio promove a ruptura da ligação covalente sigma existente entre átomos de carbono presentes na estrutura da orto-hidroquinona.

E) A adição do ácido cítrico sobre as frutas descascadas impede a oxidação da orto-hidroquinona pelo oxigênio presente no ar atmosférico.

Page 13: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 11

Área livre

Ácido graxo Fórmula condensadaTemperatura de fusão,

°C, 1atmTemperatura de ebulição,

°C, 1atmPercentual, em massa, no

óleo de andiroba*

ácido palmítico H3C(CH2)14COOH 63–64 351 25–32%

ácido oleico H3C(CH2)7CH=CH(CH2)7COOH 13–14 360 45–58%

*Percentual obtido após a hidrólise, em meio ácido, dos ésteres presentes no óleo de andiroba.

O óleo extraído das amêndoas da andiroba, árvore da família Meliaceae que apresenta propriedades fitoterápicas, é amarelado, extremamente amargo e utilizado na produção de repelente de insetos, antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório, além de ser usado na indústria de cosméticos. A composição química desse óleo apresenta, entre outras substâncias, ésteres de ácidos graxos do ácido palmítico e do ácido oleico.

Com base nessas informações associadas aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:

A) O ácido oleico tem fórmula molecular C18H34O2 e está na fase líquida à temperatura de 200°C.B) A hidrólise dos ésteres presentes no óleo de andiroba, na presença do hidóxido de sódio, NaOH(aq), leva à formação de uma base

orgânica e de um álcool. C) O percentual, em massa, de ésteres de cadeia carbônica insaturada é menor do que o de ésteres de cadeia carbônica saturada no

óleo de andiroba.D) A presença do éster do ácido palmítico no óleo de andiroba é confirmada pelo descoramento de uma solução de iodo dissolvido em

hexano.E) A miscibilidade do ácido oleico em água, à temperatura de 25°C, é maior do que em solventes orgânicos, devido à formação de

ligações de hidrogênio com o grupo carboxila, –COOH.

Page 14: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas12

Um barco, utilizado em uma campanha de vacinação de crianças das comunidades ribeirinhas, na Região Amazônica, alcança velocidade de 24,0km/h, em relação às margens do rio, quando se desloca rio abaixo, e 8,0km/h, em relação às margens do rio, quando se desloca rio acima.

Com base nessa informação, pode-se afirmar que a velocidade do barco em relação às águas do rio é igual, em km/h, a

A) 8,0B) 10,0

C) 16,0D) 20,0

E) 22,0

O fato de a temperatura do corpo de uma criança não baixar após a administração de antitérmicos não significa que o fármaco seja ineficaz. Nesses casos, pode-se recorrer a medidas físicas para ajudar a baixar a temperatura, como o banho de imersão. O banho tem maior eficácia nas crianças mais novas e consiste na imersão da criança em água 2ºC a 5ºC abaixo da temperatura corporal durante 15 a 20 minutos.

Disponível em: <http://www.educare.pt/opiniao>. Acesso em: 10 nov. 2016. Adaptado.

Para compreender melhor os processos físicos associados ao banho de imersão citado no texto, um estudante realizou uma experiência que consistia em mergulhar uma esfera metálica de 100,0g, à temperatura de 40oC, em um calorímetro com capacidade térmica de 20cal/oC, que continha 1,0 litro de água a 35oC.

Considerando-se essa informação e admitindo-se o coeficiente de dilatação linear da esfera da ordem de 10–6 oC–1, a densidade da água igual a 1,0g/cm3, o calor específico da esfera igual a 0,2cal/goC e o calor específico da água igual a1,0cal/goC, pode-se afirmar que

A) o volume da esfera aumentou cerca de 0,1%.B) a esfera cedeu aproximadamente 1000cal.C) a água do calorímetro recebeu cerca de 900cal.D) o calorímetro recebeu aproximadamente 100cal.E) o equilíbrio térmico ocorreu a, aproximadamente, 35,1oC.

Um médico oftalmologista prescreveu para um paciente portador de hipermetropia, lentes com vergência de 2,0 dioptrias, mais conhecida como “lentes de 2,0 graus”.

Com base na prescrição médica e nos conhecimentos de Óptica Geométrica, é correto afirmar que essas lentes devem ser

A) divergentes, com distância focal igual a 2,0m.B) convergentes, com distância focal igual a 20,0cm.C) divergentes, com distância focal igual a 20,0cm.D) convergentes, com distância focal igual a 50,0cm.E) divergentes, com distância focal igual a 50,0cm.

Um feixe de elétrons com velocidade →v0 penetra, horizontalmente, na região entre as placas do capacitor plano, representado na figura.

Sabendo-se que m e q são, respectivamente, a massa e a carga do elétron em valor absoluto, desprezando os efeitos gravitacionais, bem como as variações do campo elétrico, E, nas bordas do capacitor, pode-se afirmar que a trajetória dos elétrons na região plana entre as placas, é determinada pela relação

A) y = 2qEmv2

0

x

B) y = mE2qv2

0

x

C) y = qE2mv2

0

x2

D) y = mE2qv0

x2

E) y = qE2mv0

x3

+ + + + + + + + + + + +

– – – – – – – – – – – –

y

→v0

0 x

Área livre

Page 15: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 13

Prova de Matemática e suas TecnologiasQuestões de 28 a 32

O quilate é uma medida que indica o percentual de ouro existente em uma liga metálica, sendo 24 quilates equivalente a ouro puro, isto é, 100% ouro, portanto, o percentual de ouro de uma liga é diretamente proporcional ao do ouro puro.

Considere dois anéis de ouro com, respectivamente, 20 e 10 quilates, que foram derretidos e misturados para se obter uma nova joia com ouro 18 quilates.

Sabendo-se que o anel de 20 quilates pesava 6g, pode-se estimar que o peso da nova joia é de

A) 7,0g B) 7,5g C) 8,0g D) 8,5g E) 9,0g

PesoPressão Acima Normal Abaixo

Alta 0,30 0,10 0,05

Normal 0,05 0,20 0,15

Baixa 0,02 0,08 0,05

Um grupo de pessoas foi avaliado de acordo com parâmetros considerados normais para medidas de peso e pressão arterial, sendo os dados na tabela referentes aos resultados percentuais dessa avaliação.

Considerando-se

• P a probabilidade de uma pessoa do grupo,escolhida ao acaso, ter pressão baixa,

• Q a probabilidade de uma pessoa do grupo, escolhida ao acaso, estar abaixo do peso e ter pressão alta;

• R a probabilidade de uma pessoa com pressão normal, escolhida ao acaso, estar acima do peso,

pode-se afirmar que

A) P ≤ Q ≤ R B) P ≤ R ≤ Q

C) Q ≤ R ≤ P D) R ≤ P ≤ Q

E) R ≤ Q ≤ P

Área livre

Page 16: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas14

No sistema de coordenadas cartesianas, a parábola y = 14

x2 e a

reta r, destacadas na figura, fora de escala, representam o trajeto

de dois amigos, M e N, a partir dos pontos P e Q, respectivamente,

até seus locais de trabalho. Se o ponto R indica o local onde eles

se encontram, pode-se afirmar que o percurso feito por N até

encontrar M mede, em unidades de comprimento,

A) 6 B) 7 C) 8 D) 9 E) 10

y = 14 x2

Em um depósito de alimentos, cinco caixas cúbicas foram colocadas lado a lado, na ordem decrescente de tamanho, como indicado na figura.Sabendo-se que as medidas dos volumes dessas caixas formam uma progressão geométrica cujo primeiro termo é V1 = 2m3 e o último termo é V5 = 1,28m3, pode-se afirmar que a medida de cada aresta da caixa C3 é igual, em metros, a

A) 3√1,6

B) 3√1,5

C) 3√1,4

D) √1,63

E) √1,42

Uma pessoa tem o seu ciclo respiratório monitorado por um aparelho de modo que o volume de ar nos pulmões , V, em litros, pode ser modelado por uma função do tempo, t, em segundos,

de acordo com a expressão V(t) = sen( π6 t ) cos( π6 t )+3.

Nessas condições, pode-se afirmar que a duração de cada ciclo respiratório e o tempo, em segundos, necessário, em um ciclo, para que o volume de ar seja igual a 2,5 litros são iguais, respectivamente, a

A) 3 e 2,5 B) 4 e 1,2

C) 4 e 3,0 D) 6 e 4,5

E) 6 e 5,0

Área livre

Page 17: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 15

Prova de Ciências Humanas e suas TecnologiasQuestões de 33 a 40

Os direitos civis e as liberdades individuais, consagradas pelo liberalismo, quando o direito do cidadão dirige-se contra a opressão do Estado ou de poderes arbitrários, contra as perseguições políticas e religiosas e a liberdade de viver sem medo surgiram como uma crítica ao Estado

A) aristocrático da civilização romana antiga, no qual os direitos dos patrícios, representados pelo Senado, se sobrepunham aos dos plebeus.

B) teocrático medieval, no qual a primeira ordem composta pelo clero católico subjugava a nobreza e os camponeses em um regime centralizado e autoritário.

C) absolutista durante a época moderna, no qual o controle do Estado ocorria sobre a economia através do mercantilismo e do imobilismo social com a sociedade estamental.

D) fascista italiano, no qual a intervenção do Estado na economia e nas relações entre o capital e o trabalho prejudicavam os interesses burgueses.

E) neoliberal, no qual as concessões de direitos trabalhistas à classe trabalhadora ameaçaram a ordem social capitalista europeia.

Questões de 33 a 36

A primeira geração, contemporânea das revoluções burguesas do final do século XVIII e de todo o século XIX, é a dos direitos civis e das liberdades individuais, consagradas pelo liberalismo, quando o direito do cidadão dirige-se contra a opressão do Estado ou de poderes arbitrários, contra as perseguições políticas e religiosas, a liberdade de viver sem medo. Dessa importantíssima primeira geração são os direitos de locomoção, de propriedade, de segurança e integridade física, de justiça, expressão e opinião. Tais liberdades surgem oficialmente nas Declarações de Direitos, documentos das revoluções burguesas do final do século XVIII – na França e nos Estados Unidos – e foram acolhidas em diversas Constituições do século XIX. A segunda geração, que não abrange apenas os indivíduos, mas os grupos sociais, surge no início do século XX na esteira das lutas operárias e do pensamento socialista na Europa Ocidental, explicitando-se, na prática, nas experiências da social-democracia, para

consolidar-se, ao longo do século, nas formas do Estado do Bem-Estar Social. Refere-se ao conjunto dos direitos sociais, econômicos e culturais: os de caráter trabalhista – salário justo, férias, previdência e seguridade social – e os de caráter social mais geral, independente de vínculo empregatício, como saúde, educação, habitação, acesso aos bens culturais etc.

Disponível em: <http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm>. Acesso em: 5 nov. 2016. Adaptado.

O liberalismo se fez presente no Brasil de formaA) plena, durante o processo de independência política, quando

a elite defendia a ruptura dos laços coloniais e a alteração da estrutura social aristocrática.

B) restrita, na Confederação do Equador, que buscava estabelecer uma República e criticar o absolutismo de

D. Pedro I sustentado pela Coroa Portuguesa.C) limitada, durante o governo imperial, estabelecendo a divisão

dos poderes inspirados nas concepções de Montesquieu, criando, contudo, o Poder Moderador com atribuições autoritárias.

D) abrangente, no período da Primeira República, quando os direitos sociais foram ampliados com a abolição da escravidão e os direitos políticos com a adoção do voto secreto e universal.

E) concreta, no Tenentismo, quando o exército defendia a adoção do princípio da igualdade social, com a abolição da propriedade privada, nas críticas à república oligárquica.

O conjunto dos direitos sociais, econômicos e culturais: os de caráter trabalhista – salário justo, férias, previdência e seguridade social – e os de caráter social mais geral, independentemente de vínculo empregatício, como saúde, educação, habitação, acesso aos bens culturais etc. resultou

A) da Declaração de Direitos, estabelecida na Revolução Gloriosa de 1688, quando o absolutismo inglês foi deposto por um movimento popular que garantiu constitucionalmente esses direitos.

B) da Independência dos Estados Unidos, que criou um Estado unitário, socialmente justo e democraticamente consolidado, permitindo sua expansão para o oeste no século XIX.

C) da Revolução Francesa, cujos ideais jacobinos estiveram presentes em todo processo revolucionário cujas conquistas sociais foram consolidadas no Código Civil Napoleônico.

D) das imposições do Tratado de Versalhes como condição de limitação da ação do capital alemão, buscando conter o expansionismo imperialista germânico.

E) do Estado de Bem-Estar Social, produto das lutas operárias no contexto da recuperação econômica proveniente da crise de 1929 e contenção do socialismo após a Segunda Guerra Mundial.

A conquista dos direitos sociais e políticos no Brasil caracterizou-se por ser

A) resultante da ação missionária da Igreja Católica, no período populista, seguindo as propostas da Encíclica Rerum Novarum.

B) um processo lento que se fortaleceu a partir das lutas operárias, da formação de sindicatos e de confrontos políticos

C) um fenômeno essencialmente rural, em razão das contestações políticas urbanas ocorridas no governo de Juscelino Kubitschek.

D) desenvolvida e implantada na sociedade pelos grandes empresários, detentores do capital e dos meios de produção, no período do “Milagre Brasileiro”.

E) continuamente ameaçada por acordos internacionais dasastrosos firmados nos governos Fernado Collor e José Sarney.

Page 18: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas16

A ação antrópica poderá causar profundas alterações no sistema amazônico, cujas consequências serão

A) o significativo aumento da vida microbiana, a rápida decomposição da matéria orgânica e a acidez do solo.

B) o aumento da infiltração da água no solo e a modificação na sua composição e alterações nos horizontes.

C) a lateralização e/ou lixiviação do solo e o aumento das enxurradas.

D) a modificação no curso dos rios, as drenagens e as mudanças nos seus regimes.

E) a redução do transporte do solo arenoso e, consequentemente, o assoreamento das calhas dos rios.

Sobre a urbanização mundial e brasileira, é correto afirmar:

A) A expansão da urbanização na Europa ocorreu na Idade Média, período em que as atividades secundárias se fortaleceram.

B) Nos países centrais, a urbanização ocorreu de forma homogênea e rápida, caracterizada pelo processo de metropolização.

C) Na Ásia de Monções, a urbanização foi anômala por não haver hierarquia, nem conturbação.

D) No Brasil, a urbanização subordinou o campo à cidade, motivo pelo qual foi rápida e ocorreu de forma heterogênea.

E) Na África, a urbanização só é incipiente na Porção Setentrional, nas demais regiões ela já se concretizou.

O Código Florestal, aprovado em maio de 2012, definiu novos critérios para o uso e exploração do solo bem como para a preservação do meio ambiente.

Esse novo Código Florestal estabelece que

A) das nascentes nas zonas urbanas, até um raio de 1000m, é proibido o desmatamento, mas nas zonas rurais, não há proibição.B) os manguezais são reservas legais onde, apenas a criação de camarões e a pesca artesanal são permitidas.C) na Mata Ciliar fica proibido o desmatamento na faixa de até 50m, conforme a largura do curso do rio, como já determinava a na Lei

anterior.D) as Áreas de Permanente Proteção, como as planícies litorâneas, não podem ser ocupadas e devem ficar intactas.E) as restingas são estações ecológicas que podem ser ocupadas e exploradas por qualquer brasileiro.

Desemprego no mundo permanece elevado

Em milhões de pessoas

Efeito da crise: note que o número de desempregados começa a crescer fortemente no final de 2008, quando eclode a crise nos Estados Unidos. Desde 2009, o número de desempregados permanece alto no mundo.

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a crise mundial e suas implicações, possibilitam afirmar:

A) O número de desempregados no mundo aumentou em 2001 em função da falência da Espanha, da Alemanha, da Grécia e da França.

B) A crise nos países europeus é decorrente do uso indevido do dinheiro público para socorrer bancos e empresas.C) Segundo a OIT, as políticas de recuperação econômica implantadas só não foram eficientes na América do Sul, porque as reformas

tributárias foram equivocadas.D) Entre 2009 e 2012, houve uma estabilização no desemprego mundial porque o FMI passou a financiar projetos sociais.E) No Brasil, a retração da indústria não interfere no número de desempregados porque esse setor da economia tem uma participação

insignificante em relação ao emprego formal.

Page 19: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas 17

O íon cálcio é fundamental para o funcionamento de diversos mecanismos do corpo. Participa, por exemplo, de muitos processos enzimáticos intracelulares e é importante na contração muscular e na transmissão do impulso nervoso.

Sabe-se que o intercâmbio de cálcio entre ossos e sangue pode ser puramente físico ou decorrente da ação de determinados hormônios, que atuam de forma antagônica, sendo assim,

⇒ identifique os hormônios que estão diretamente envolvidos nesse tipo de intercâmbio;⇒ cite o tipo de vitamina que apresenta sua ação associada a essas funções antagônicas.

Questões Objetivas de Resposta Curta de 41 a 45 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

InstruçãoResponda a essas questões – utilizando caneta esferográfica de tinta preta, de maneira clara e objetiva, indicando os cálculos, quando necessários – no espaço reservado para cada questão na Folha de Respostas própria. Questão respondida sem obedecer a se-quência da numeração ou escrita a lápis terá pontuação zero. Utilize o espaço reservado para rascunho, se assim o desejar.

Após a análise genética de uma determinada população, foi identificado o número de indivíduos que apresentam os genótipos relacionados à capacidade, presente ou ausente, de enrolar a língua, de acordo com a tabela

genéotipo fenótipo número de indivíduosDD presente 320

Dd presente 440

dd ausente 590

Considerando que essa característica genética segue um padrão de herança com dominância completa, com base nos dados da tabela, calcule as frequências alélicas, f(D) e f(d), esperadas para essa população.

A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, DHRN, é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh materno durante o período gestacional.

Sabe-se que em uma determinada família, tanto os pais biológicos quanto o 1o filho nasceram sem apresentar sintomas dessa anomalia. Já o 2o filho desse casal nasceu com a DHRN.

Cite o motivo que levou o 3o filho, desse casal, ter nascido sem a presença dessa característica.

Page 20: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Provas Objetivas18

***

Pesquisas demonstram que a desidratação intramolecular de álcoois secundários, a exemplo do butan-2-ol, CH3CH(OH)CH2CH3, ocorre, preferencialmente, com a saída do hidrogênio do carbono menos hidrogenado, vizinho ao carbono associado à hidroxila, para a formação da molécula de água.

Com base nessa informação, escreva a fórmula estrutural do composto orgânico obtido, preferencialmente, na desidratação intramolecular do butan-2-ol.

As fibras ópticas são constituídas por fios de quartzo muito finos revestidos com uma camada de vidro e outra de plástico, utilizadas para proteção dos fios e otimização do transporte da luz. Na medicina, são utilizadas nos aparelhos que fazem o exame de endoscopia, ou em cirurgias. Através de feixes luminosos, que são introduzidos na garganta do paciente, e das fibras ópticas, o médico tem a visualização dos órgãos internos, facilitando a identificação de anomalias.

Com base no texto e nos conhecimentos de Física, identifique o fenômeno utilizado no funcionamento de uma fibra óptica e as condições necessárias para que ocorra esse fenômeno.

Page 21: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

19UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Prova Redação

Textos Motivadores

• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação.

• Redação com menos de quinze linhas não será avaliada.• Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de

Redação, usando caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.• Se desejar, coloque um título para a sua Redação.• Evite utilizar letra de forma, se assim o fizer, destaque as letras maiúsculas.

Será anulada a Redação– redigida fora do tema proposto;– apresentada em forma de verso;– assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique;– escrita a lápis, no todo ou em parte, de forma ilegível, ou não articulada verbalmente;– redigida em folha que não seja a de Redação;– pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos;– redigida, apresentando cópia, parcial ou integral, dos textos desta prova.

Instrução

I. A elevação consistente da demanda por produtos de beleza de uso pessoal ou objetos decorativos

tem raízes na busca imediata do prazer que emerge, no final do século XX e início do século XXI, de uma sociedade marcada pela percepção da individualidade. Um dos efeitos mais sensíveis dessa individualidade, e do aumento de consumo, foi a transformação do próprio corpo no grande foco de investimento pessoal. Ele virou instrumento de trabalho dos mais importantes, não o corpo, a aparência. O corpo deixou de ser um cartão de visitas para representar alguns. Em função dele e da aparência as pessoas fazem, inclusive, uma leitura do seu caráter.

Desse modo, o culto ao corpo como forma de inclusão social foi consolidado à medida que aumentava a oferta de bens e serviços com a finalidade de eliminar os considerados “desvios” estéticos. Assim, surgiu uma verdadeira indústria disposta a atender aos mais diversos tipos de exigências e gostos pessoais, tudo para que o consumidor fizesse parte de um mundo no qual se sentir belo é o novo elixir do sucesso e da aceitação social.

ALLEGRINI, Gabriela. Paraísos artificias. Disponível em: <www.carosamigos.com.br>. Acesso em: 19 nov. 2016. Especial Mal-estar. Adaptado.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escreva uma dissertação argumentativa na norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema Ditadura estética: a busca pela felicidade, analisando o papel do médico na orientação do jovem nessa busca desmedida pelo corpo ideal, apresentando argumentos e opiniões coerentes com a defesa de seu ponto de vista.

PROVA DE REDAÇÃO

II. A "ditadura do corpo perfeito", pregada a ferro e fogo pela sociedade, tem se transformado em armadilha

para aqueles que acreditam que a felicidade está em músculos grandes, em corpos magros e sem gordura. Em busca da beleza escultural, homens e mulheres ingerem e injetam substâncias capazes de fazer milagres. Por um lado, deixam o corpo bonito, forte e aparentemente saudável em pouco tempo. Em contrapartida, os produtos cobram um preço alto por isso: funcionam como um "tsunami" interno no organismo, causando doenças graves e, em alguns casos, até a morte. Preocupados com o cenário que já se tornou uma obsessão global, muitos especialistas dizem tentar convencer as pessoas sobre os riscos que correm, mas o esforço, segundo contam, tem sido em vão, principalmente entre os jovens que buscam essa fórmula da beleza a qualquer custo.

Mesmo assim, é crescente o número de pessoas que se dispõem a realizar os mais variados procedimentos, em busca do corpo dos seus sonhos – ou daquele que a moda e os meios de comunicação apresentam como perfeito. Só para dar um exemplo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência mostrou que as cirurgias estéticas em adolescentes aumentaram 141% em quatro anos.

FORMA FÍSICA, corpo perfeito e consumismo. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br>. Acesso em: 18 nov. 2016. Adaptado.

Proposta de Redação

Page 22: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como

20 UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.1 – Prova Redação

Rascunho da Redação

Page 23: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como
Page 24: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · as suas capacidades pessoais e fazer escolhas sem ... O texto exemplifica variação linguística identificada como