vestibular 2006 - fsa.br - vestibular 2006.pdf · e) simbolismo. 8. em memórias de um sargento de...

24
1 INSTRUÇÕES NÃO ABRA ESTE CADERNO SEM A AUTORIZAÇÃO DO FISCAL Este caderno contém duas partes: 1 a . Parte: PROVA DE REDAÇÃO Dissertação a partir de um tema. FOLHA DE REDAÇÃO - PREENCHIMENTO Transcreva a redação com CANETA AZUL ou PRETA, utilizando, no máximo, 30 linhas. Não rasure e nem amasse essa folha. 2 a . Parte: PROVA OBJETIVA Esta prova contém 80 questões, com cinco alternativas cada. Para cada questão, existe apenas uma alternativa correta. Serão anuladas as questões com mais de uma resposta assinalada. FOLHA DE RESPOSTAS - PREENCHIMENTO Não rasure e nem amasse a folha de respostas. Preencha as respostas com caneta AZUL ou PRETA. Não use corretivo. Assinale as respostas, não ultrapassando os limites dos retângulos. Não deixe nenhuma questão em branco. DURAÇÃO: 5 horas (incluindo o preenchimento das folhas de Redação e de Questões) PERMANÊNCIA MÍNIMA NA SALA: 90 minutos. Nome: N° de inscrição: R.G. Assinatura: VESTIBULAR 2006

Upload: ngotuong

Post on 13-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

INSTRUÇÕES NÃO ABRA ESTE CADERNO SEM A AUTORIZAÇÃO DO FISCAL

Este caderno contém duas partes:

1a. Parte: PROVA DE REDAÇÃODissertação a partir de um tema.

FOLHA DE REDAÇÃO - PREENCHIMENTOTranscreva a redação com CANETA AZUL ou PRETA, utilizando, no máximo, 30 linhas.Não rasure e nem amasse essa folha.

2a. Parte: PROVA OBJETIVAEsta prova contém 80 questões, com cinco alternativas cada.Para cada questão, existe apenas uma alternativa correta.Serão anuladas as questões com mais de uma resposta assinalada.

FOLHA DE RESPOSTAS - PREENCHIMENTONão rasure e nem amasse a folha de respostas.Preencha as respostas com caneta AZUL ou PRETA.Não use corretivo.Assinale as respostas, não ultrapassando os limites dos retângulos.Não deixe nenhuma questão em branco.

DURAÇÃO: 5 horas (incluindo o preenchimento das folhas de Redação e de Questões)PERMANÊNCIA MÍNIMA NA SALA: 90 minutos.

Nome:

N° de inscrição: R.G.

Assinatura:

VESTIBULAR 2006

2

PROVA DE REDAÇÃO

Observações:

O texto produzido

a - deve ser de cunho dissertativo, isto é, possuir a estrutura da dissertação argumentativa.

Por isto, evite fazer uma narração, contar uma história, escrever a sua biografia, compor

um poema etc.

b - deve ser feita em no máximo 30 linhas.

c - deve adequar-se ao tema, ou seja, deve desenvolver o que foi proposto. Se você fugir

totalmente ao tema dado, por melhor que esteja o seu texto, ele será desclasssificado.

d - deve possuir clareza, coesão e coerência durante a exposição das idéias.

e - deve expressar respeito à diversidade sociocultural.

f - deve pautar-se na elegância da escrita, na correção gramatical e na legibilidade.

Considere o que a tira apresenta.

Componha um texto em que você discuta o efeito da rapidez das mudanças tecnológicas sobre nossas vidas.

3

RASCUNHO

4

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para as questões 1 a 4.

“Os pensamentos de Platão de tal mododominavam o ambiente da Academia que, na porta, fixou-se um de seus ditos: ‘Que não entre quem não soubergeometria’.

O filósofo dedicou-se a estudar questões a respeitoda teoria do conhecimento. Um dos problemas com oqual trabalhou já intrigara diversos filósofos gregos: comoconhecer as coisas do mundo, se elas estão em constantetransformação? Para resolver esse velho dilema, amutabilidade das coisas observadas no mundo sensível,ele apoiou-se em sua teoria da alma e criou uma distinçãoclara entre o chamado mundo das idéias e mundo dossentidos.

Para melhor entender isso, imaginemos queestamos olhando para uma mesa. Sabemos que ela édiferente de todas as outras existentes no mundo. Pelossentidos, percebemos sua cor, a textura do material dotampo e outras diferentes características. Apesar dasespecificidades da mesa, detectada por meio dos sentidose da percepção da inexistência de uma outra exatamenteigual àquela, conseguimos ter a certeza de que aquelecorpo é uma mesa, e não algo diferente. De acordo comPlatão, isso ocorria porque tínhamos em nossa mente aidéia de mesa, antes mesmo que esse objeto surgisse narealidade. Em tudo que havia no mundo, sempre existiauma idéia correspondente dos seres vivos aos objetosconstruídos pelos homens.” (BRAGA, M. Guerra & REIS,J. C. Breve história da ciência moderna. Vol.I:convergência de saberes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2003, p. 18)

1. Considere as afirmações a seguir sobre o texto:I - Um dos mecanismos de coesão presentes no

texto é a substituição do termo Platão por filósofo (“ofilósofo dedicou-se”), ele (“ele apoiou-se”) e sua (“suateoria da alma”).

II - O uso do pretérito mais-que-perfeito doindicativo na passagem “Um dos problemas com o qualtrabalhou já intrigara diversos filósofos gregos” justifica-se por se tratar de uma ação passada que ocorre apósoutra ação também passada.

III – O termo “a mutabilidade das coisasobservadas no mundo sensível” constitui o aposto de“velho dilema”.

Pode-se afirmar que

a) I, II e III estão corretas.b) apenas II está correta.c) apenas I e II estão corretas.d) apenas II e III estão corretas.e) apenas I está correta.

2. Assinale a alternativa que apresenta os verbos“imaginemos”, “estamos” e “sabemos”, presentes noterceiro parágrafo do texto, com alterações daprimeira pessoa do plural para a segunda do singular.Os tempos e modos devem ser os mesmos com quese apresentam no texto.a) imagine, estás, saibas.b) imagine, estás , sabe.c) imagines, estás, sabes.d) imagines, estás, saibas.e) imagina, estás, sabes.

3. Assinale a alternativa em que o termo sublinhadotenha sido empregado com o mesmo valor semânticoapresentado pela palavra “meio” na expressão“detectada por meio dos sentidos”.a) O jovem tentou, de todos os modos, fazer fortuna

rapidamente.b) Somente a metade dessa sala poderia ter sido

ocupada por eles.c) Ele não dispõe de procedimentos de controle

sobre as bactérias.d) Consegui terminar o trabalho, fazendo uso de

um bom dicionário.e) Certos tabus em nossa sociedade permanecem

através dos tempos.

4. Assinale a alternativa que apresenta as funçõessintáticas exercidas pelos termos “idéia”, “dos seresvivos”, “objetos” e “pelos homens”, respectivamente,no último período do texto.a) núcleo do sujeito, complemento nominal de

“idéia”, complemento nominal de“correspondente” , agente da passiva.

b) objeto direto, complemento nominal de “idéia”,complemento nominal de “correspondente”,agente da passiva.

c) objeto direto, complemento nominal de“correspondente”, objeto indireto, complementonominal de “construído”.

d) núcleo do sujeito, complemento nominal de“correspondente”, objeto indireto, agente dapassiva.

e) núcleo do sujeito, complemento nominal de“idéia”, objeto indireto, agente da passiva.

5

5. Assinale a alternativa correta, quanto às afirmaçõessobre a manchete do jornal Diário do Grande ABC:“Febre maculosa tem 42 suspeitas.”

I – O sujeito da oração é “febre maculosa”.II – A oração não apresenta sujeito, porque o

verbo ter é impessoal.III – “Febre maculosa” constitui o objeto direto

do verbo ter.IV – “42 suspeitas” constitui o objeto direto do

verbo ter.V – “42 suspeitas” constitui o adjunto adverbial

de quantidade.

a) I é correta.b) IV é correta.c) I e IV são corretas.d) II, III e V são corretas.e) II e V são corretas.

6. Considerando as duas orações seguintes comoseqüência de um texto, assinale a alternativa em queo pronome utilizado para evitar a repetição do termodo trabalho está em desacordo com as normasgramaticais.

Terminei a redação do trabalho.Não precisei fazer a revisão do trabalho.

a) Terminei a redação do trabalho. Não preciseifazer a revisão dele.

b) Terminei a redação do trabalho, cuja revisão nãoprecisei fazer.

c) Terminei a redação do trabalho. Não preciseifazer-lhe a revisão.

d) Terminei a redação do trabalho. Não preciseifazer sua revisão.

e) Terminei a redação do trabalho que não preciseifazer a revisão.

7. “ (...) Armava-se de navalha, ia para o cais, todotransfigurado, os olhos dardejando fogo, o boné deum lado, a camisa aberta num desleixo de louco, eentão era um risco, uma temeridade alguémaproximar-se dele. O negro parecia uma feradesencarcerada (...) “

A crueza e o rigor da observação, a narração em 3ªpessoa e a pormenorização descritiva fazem lembrarque este texto pode pertencer ao período do

a) Romantismo.b) Naturalismo.c) Modernismo.d) Realismo.e) Simbolismo.

8. Em Memórias de um Sargento de Milícias, ManuelAntônio de Almeida, mesmo iniciando o romance com“Era no tempo do rei”, faz um retrato dos costumes eusos doa) interior brasileiro.b) Rio de Janeiro aristocrata.c) Rio de Janeiro suburbano.d) Brasil Regionalista.e) Rio de Janeiro republicano.

9. Ela representa a personagem feminina capaz de lutarpor seus objetivos, muito à frente das mulheres deseu tempo. O romance é Senhora e a personagemem questão éa) Diva.b) Capitolina.c) Madalena.d) Aurélia.e) Lúcia.

10. Segundo Antonio Candido, “talvez não haja em nossaliteratura outro livro tão reduzido ao essencial, capazde exprimir tanta coisa em resumo tão estrito”. Oprotagonista da obra em questão, para atingir seusobjetivos, elimina todos os empecilhos que se põemà sua frente, mesmo pessoas. A personagem éa) Riobaldo Tatarana.b) Paulo Honório.c) Leonardo Pataca.d) Brás Cubas.e) Fernando Seixas.

11. Chamou de “bruxo” a Machado de Assis, num poemaa ele dedicado. Seu estilo é o de uma poesia dequestionamento da existência humana e de muitasinquietações. Viveu entre 1902 e 1987. Estamosfalando dea) Murilo Mendes.b) Manuel Bandeira.c) Carlos Drummond de Andrade.d) Vinícius de Morais.e) Guimarães Rosa.

Pode-se afirmar que apenas

6

12. Poeta meticuloso em relação à forma da poesia que,para ele, é uma lenta e sofrida pesquisa de expressão;seus temas giram em torno da região pernambucanae da cidade de Sevilha. Ele éa) João Cabral de Melo Neto.b) Affonso Romano de Santanna.c) Raul Bopp.d) Cassiano Ricardo.e) Ferreira Gular.

13. Neste ano de 2005, Portugal celebrou os 650 anosde óbito daquela que “foi rainha depois de morta”. Aalusão nos remete aa) Inês de Castro.b) Marquesa de Alorna.c) Leonor Teles.d) Moor Dias.e) Filipa de Lencastre.

14. “Além de haver sido o primeiro escritor português aser um profissional das letras, também foi_________________ o primeiro a estruturarnarradores que conversam com os leitores(principalmente as leitoras), buscando aproximá-losda realidade contida em suas novelas”. O nome quecorretamente completa a lacuna éa) Eça de Queirós.b) Fialho de Almeida.c) Alexandre Herculano.d) Mário de Sá Carneiro.e) Camilo Castelo Branco.

16. “Ah! Fortuna cruel! Ah! duros Fados! Quão asinha em meu dano vos mudastes! Passou o tempo que me descansastes, E agora descansais cos meus cuidados.”

A quadra pertence a um soneto camoniano, cujo temanela se anuncia. Assinale a alternativa quecorretamente indica este tema.

a) A dura imprecação do poeta contra o dia donascimento.

b) A ação e o controle inevitáveis do destino sobrea vida.

c) O controle do tempo sobre o coração e asatitudes humanas.

d) O homem e o seu desterro na terra, na visão daRenascença.

e) O amor e o seu poder de perdição sobre ohomem e sua vida.

15. Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e MariaIsabel Barreno escrevem, no século XX, cartas deamor que, no tempo, dialogam com cartasantecedentes, escritas pora) Maria da Glória.b) Florbela Espanca.c) Augustina Bessa Luís.d) Mariana Alcoforado.e) Violante do Céu.

17. As crônicas modernas têm antepassados ilustres quesão as “crônicas de reis”, gênero histórico, cujoprodutor mais conhecido, no século XV português, éa) Bernardim Ribeiro.b) Pero Vaz de Caminha.c) Sá de Miranda.d) Fernão Lopes.e) Gil Vicente.

18. Considere as afirmações a seguir.I. No Memorial do Convento, Saramago cria uma

história, paralela à oficial, que dá vez e voz aosdestituídos do século XVIII.

II. Em Mensagem, o centro das atenções é aDinastia de Bragança, a terceira a governarPortugal, o Brasil e a África.

III. Amor de Perdição é um libreto contrário àafirmação clássica que prega o controle da razãosobre o amor.

IV. A abertura do Naturalismo dá-se em Portugalcom O Primo Basílio, obra de culto ao passadoe à ciência.

Pode-se afirmar que são corretas, apenasa) I e II.b) I e III.c) III e IV.d) II e III.e) I e IV.

7

MATEMÁTICA

19. Sabendo-se que

2 x- x.4

2

1 )x(f

= , então o valor

mínimo da função é igual a

a) 2

1

b) 4

1

c) 8

1

d) 16

1

e) zero

20. Dada a progressão 4, 2, 1, 1/2, 1/4, ..... então a somade seus infinitos termos tem valor mais próximo dea) 7,5b) 8c) 9d) 10e) 12

21. Um polinômio de terceiro grau com coeficientes reais,tem raízes x = 2, x = 3 e x = 4. Sabendo-se queP(5) = 12, então o coeficiente do termo em x3 éigual a

a) – 2

b) 0,5

c) 1

d) 2

e) 3

22. Numa classe com 10 estudantes, um grupo de 4alunos será selecionado para uma excursão. Dequantas maneiras o grupo poderá ser formado, sedois dos 10 alunos são irmãos e só participam seforem juntos?a) 128b) 126c) 115d) 112e) 98

8

23. Marcos esqueceu os dois últimos algarismos do

telefone de seu advogado. Lembrava que o número

era formado por oito algarismos, não tinha nenhum

algarismo repetido e que os seis algarismos iniciais

eram 432851. O número de telefones possíveis com

a informação acima é

a) 20

b) 18

c) 15

d) 12

e) 10

24. A tabela a seguir representa uma função do tipo

y = a.x + b.

X 1,1 8,2 0,4 5,8

Y 8,3- 4,0- 0,2 0,11

Sendo assim, a raiz dessa função é o número real

a) - 1

b) 2

c) 3

d) 5

e) 6

25. Uma caixa tem duas bolas pretas e seis bolas

brancas. O número de bolas vermelhas que devem

ser colocadas na mesma caixa, de modo que,

retirando-se ao acaso uma bola dessa caixa, a

probabilidade de que esta bola seja branca seja igual

a 40% é

a) 2

b) 6

c) 7

d) 8

e) 10

26. Se a razão entre o volume do cubo e sua área totalé igual a dois, então a sua área total mede, em

centímetros quadrados

a) 146

b) 328

c) 400

d) 534

e) 864

9

27. Os três lados de um triângulo retângulo, que tem suas

medidas em centímetros, formam uma progressão

aritmética de razão 5. Então a área desse triângulo

tem, em centímetros quadrados o valor de

a) 150

b) 180

c) 200

d) 250

e) 300

28. Se 2

xπ= , então

)x( sen)x4( cos

(3x) sen - (2x) sen (8x) cos y

++

= vale

a) 1

b) 0

c) - 1

d) 2

e) - 2

29. Sendo

−=

32

12 A e

−=

32

21 B , o valor de

det (Bt . At) - det (A.B)t é

a) 0

b) 1

c) 56

d) 112

e) 224

31. A quantidade de pontos do plano cartesiano Oxy

eqüidistantes de (2,6) e (-2,5) e situados a uma

distância de 2 unidades da reta x = 1 é, igual a

a) 0

b) 1

c) 2

d) 3

e) 4

30. O perímetro da base de uma pirâmide quadrangular

regular é 48 cm. O apótema dessa pirâmide é igual a

cinco quartos da sua altura. Esse apótema mede, em

centímetros

a) 12

b) 10

c) 7

d) 6

e) 5

10

32. Na figura ao lado, a corda

AB tangencia a

circunferência menor e

sabe-se que

AB = 8 m e que as

circunferências são

concêntricas.

Nestas condições, a área

da coroa circular em m2 é

a) 4 πb) 8 πc) 12 πd) 16 πe) 18 π

A B

11

FÍSICA

33. Considere o gráfico da velocidade em função do

tempo para um trecho do movimento do metrô.

A velocidade média, em km/h, do trem do metrô é

um valor muito próximo de

a) 100

b) 80

c) 70

d) 65

e) 48

34. Um automóvel, percorrendo uma distância de

300 m, vai de 0 a 100 km/h em 10 s. Isso significa

que nesse intervalo de tempo

a) a rapidez com que ocorreu a variação de

velocidade foi de 10 s.

b) a rapidez com que ocorreu uma determinada

variação de espaço foi de 300 m.

c) o automóvel tem uma aceleração média de

30 m/s.

d) o automóvel tem uma aceleração média de

10 km/h/s.

e) o automóvel tem uma aceleração média de

10 m/s2.

35. Um elevador está descendo com a velocidade

v0 = 1,5 m/s. Um sistema de freios impede que a

velocidade aumente. Sendo assim, conclui-se que

a) a energia cinética do elevador diminui a taxa

constante.

b) a energia potencial do elevador aumenta a taxa

constante.

c) a energia mecânica do elevador é constante.

d) a variação de energia potencial é igual à variação

da energia cinética.

e) o sistema de freios está transformando energia

mecânica em energia térmica.

36. O cinto de segurança é um dos mecanismos mais

conhecidos de proteção de ocupantes de veículos.

Quando utilizado corretamente, o cinto de segurança

limita o deslocamento do ocupante após a

desaceleração do veículo e reduz a probabilidade de

mortes e de lesões graves. O emprego desse recurso

de segurança está relacionado com

a) as leis de Newton.

b) as leis de Kepler.

c) a lei da gravitação universal.

d) o princípio da conservação da energia.

e) o princípio de conservação do momento linear.

37. Apesar do grande progresso dos meios de transporte

aéreo, no mundo de hoje ainda há lugar para os balões

de ar quente, pioneiros do transporte aéreo. A

ascensão dos balões se dá pelo aquecimento do ar

no seu interior, o que provoca

a) diminuição do volume do balão.

b) diminuição do empuxo sobre o balão.

c) diminuição da densidade do balão.

d) aumento da massa do balão.

e) aumento da densidade do balão.

38. Para detectar e localizar objetos ou para medir

distâncias no interior dos oceanos, os submarinos

utilizam o sonar, equipamento que emite uma onda

ultra-sônica e capta os ecos decorrentes.

A onda de ultra-som é uma onda

a) mecânica, longitudinal e com freqüências

maiores do que as do som.

b) mecânica, transversal e com freqüências maiores

do que as do som.

c) mecânica, longitudinal e com freqüências

menores do que as do som.

d) eletromagnética, transversal e com freqüências

maiores do que as do som.

e) eletromagnética, longitudinal e com freqüências

menores do que as do som.

39. O sistema de tração de uma locomotiva elétrica é

composto por seis motores associados em paralelo

resultando em uma potência total de 2,1 x 106 W. Se

a diferença de potencial aplicada a esses motores é

de 3,0 x 103 V, então a intensidade da corrente elétrica

total que percorre os motores, em amperes, é igual a

a) 2,1 x 102.

b) 7,0 x 102.

c) 3,0 x 103.

d) 2,1 x 104.

e) 7,0 x 104.

12

40. As antigas embarcações, como as caravelas,

orientavam-se em alto mar por meio de uma bússola

– uma agulha imantada que pode girar livremente

sobre um apoio e se alinhar com o campo magnético

terrestre – que aponta aproximadamente para o pólo

norte geográfico da Terra.

A agulha de uma bússola pode ser feita de

a) alumínio.

b) plástico.

c) ferro.

d) madeira.

e) cobre.

QUÍMICA

O texto abaixo se refere às questões 41 e 42.

As latinhas de cerveja e de refrigerante ganharam

um novo processo de reciclagem que vai tornar mais

eficiente, com menos gastos de energia e sem deixar

resíduos, a volta desses produtos à liga de alumínio

utilizada na produção de novas latas.

A novidade baseia-se num forno aquecido por

plasma, um gás produzido em altas temperaturas, mais

conhecido como o quarto estado da matéria. Ele é

diferente porque a ionização (perda ou ganho de elétrons)

das suas partículas, moléculas e átomos é significativa,

garantindo propriedades físicas e químicas distintas dos

demais estados existentes, como o sólido, o líquido e o

gasoso. Assim, o plasma tem uma característica peculiar,

que é a capacidade de conduzir eletricidade, de forma

muito próxima à dos metais.(...)

(...) Construído na Divisão de Mecânica e Eletricidade do

IPT, onde já está em operação, o forno apresenta baixo

consumo de energia como vantagem mais evidente. O

uso do plasma permite uma economia de 97% de energia

elétrica em relação à produção de alumínio primário,

produzido a partir da extração mineral de bauxita. Mesmo

quando comparado ao estágio mais avançado do método

convencional de reciclagem - que faz uso de combustão

com a presença de oxigênio puro para o aquecimento do

forno (oxicombustão) - o processo a plasma é mais

econômico.

Experimentos realizados no protótipo construído no IPT

indicam que para a produção de 1 tonelada de material

reciclado, dependendo de sua composição, o novo forno

necessita algo em torno de 400 a 500 quilowatts-hora

(kWh), contra os cerca de 750 kWh do método

convencional. (...)

(fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/aplicada/2004/

mar/22/141.htm - 21/11/2005)

41. Para cada tonelada de material reciclado, o novo forno

permite uma economia energética entre

a) 87 a 100%

b) 50 a 75%

c) 45 a 68%

d) 33 a 47%

e) 17 a 30%

13

42. O plasma tem vantagens sobre os outros estados

físicos da matéria porque

a) atinge o estado sólido mais facilmente.

b) inibe a ionização da maior parte de seus

componentes.

c) consome mais oxigênio para queimar o alumínio.

d) tem propriedades isolantes.

e) possui boa condutibilidade elétrica.

Considere o seguinte texto para responder a

questão 43.

O polipropileno é um dos plásticos de maior

venda e que mostra a maior taxa de crescimento anual

no mundo, devido a suas excepcionais propriedades e

versatilidade de aplicação e uso. (...)

(...) A maior parte do polipropileno comercial é

do tipo “isotático”, em que a maioria das unidades de

propeno está com a “cabeça” unida à “cauda”, formando

uma cadeia com todos os grupos metila orientados para

o mesmo lado. Esta estrutura estereorregular favorece o

desenvolvimento de regiões cristalinas que, dependendo

das condições de processamento, permite obter uma

cristalinidade entre 40 e 70%.

(fonte: http://www.polibrasil.com.br – 21/11/2005)

43. A estrutura estereorregular para o polipropileno está

corretamente indicada por:

a)

b)

c)

d)

e)

44. A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo

prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia

nuclear. Quando um nêutron atinge o núcleo de um

átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2

a 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons

e os nêutrons é liberada em forma de calor. Esse

processo denomina-se

a) fusão nuclear.

b) fissão nuclear.

c) emissão alfa.

d) emissão beta.

e) emissão gama.

Instruções: as questões 45 e 46 referem-se ao texto

seguinte.

Uma das etapas de obtenção de zinco metálico

a partir de minérios envolve a transformação química

representada por:

ZnO + CO → Zn + CO2

45. Nessa transformação de oxirredução, o CO é a

espécie_________ , sendo que o número de

oxidação do carbono varia de ________ para

_______.

Completam as lacunas dessa frase, na ordem

em que aparecem, respectivamente:

a) oxidante ; - 2 ; - 4

b) oxidante ; + 2 ; + 4

c) redutora ; - 2 ; - 4

d) redutora ; - 2 ; + 4

e) redutora ; + 2 ; + 4

46. Para cada mol de ZnO que reage, a massa de CO2

produzida é

a) 16 g

b) 28 g

c) 32 g

d) 44 g

e) 66 g

Massas molares (g/mol):

Zn = 65; C = 12; O = 16

Instruções para as questões 47 e 48:

Essas questões referem-se à cal hidratada

(hidróxido de cálcio, massa molar igual a 74 g/mol ), cuja

solubilidade em água nas condições ambiente é cerca de

1,6 g/L.

14

47. Entre as fórmulas abaixo, a que melhor representaas ligações entre os átomos na cal hidratada éa) Ca2+ [ (O-H)-]

2

b) H-O-Ca-H-O

c) Ca2+ (OH2)2-

d) H-H-Ca-O-O

e) Ca+ (OH)-

Números atômicos:Ca = 20 ; H = 1 ; O = 16

48. A solução saturada de cal hidratada é conhecida comoágua de cal. A concentração em mol/L de hidróxidode cálcio na água de cal é, aproximadamente,a) 1 x 10-2

b) 2 x 10-2

c) 3 x 10-2

d) 1 x 10-1

e) 2 x 10-1

50. A protease, responsável pela auto-digestão celular,cuja concentração é apresentada no gráfico, éproduzida pela organela celular denominadaa) Mitocôndria.b) Ribossomo.c) Complexo de Golgi.d) Lisossomoe) Centríolo.

51. No ciclo do nitrogênio, cabe aos decompositores, nascadeias alimentares, o papel de promover adecomposição das proteínas de restos cadavéricose excrementos em produtos finais comoa) Nitritos.b) Nitrato.c) Amônia.d) Ácido nitroso.e) Nitrogênio.

BIOLOGIA

Considere o gráfico, a seguir, que relaciona ocomprimento da cauda do girino durante a metamorfosee a concentração de protease, para responder asquestões 49 e 50.

49. A análise do gráfico permite concluir quea) a concentração de protease é maior no final da

metamorfose.b) a concentração de protease é menor na idade

adulta do animal.c) a concentração de protease é maior no início

da metamorfose.d) a concentração de protease é diretamente

proporcional ao tamanho da cauda.e) embora haja variação da concentração de

protease, o tamanho da cauda varia pouco.

15

52. Considere o verso a seguir, de Carlos Drummond

de Andrade.

“De cada cem árvores antigas

restam cinco testemunhas acusando

o incrível carrasco secular.

Restam cinco, não mais. Resta o fantasma

Da orgulhosa floresta primitiva.”

Nesse verso, o poeta se referiu a um bioma

brasileiro, citando o tipo de cobertura vegetal e,

de forma figurada, ao resultado da ação humana.

Esse bioma é

a) a Mata Atlântica.

b) a Floresta Amazônica.

c) o Pantanal.

d) a Caatinga.

e) o Manguezal.

56. Variações surgem nos indivíduos de uma espécie em

conseqüência de alterações no material genético

transmitido de pais a filhos por meio dos gametas.

Assim, se o novo tipo se mostrar bem adaptado ao

meio, se reproduz e acaba generalizando-se. Caso

contrário, extingüe-se.

Sobre o texto acima são feitas as afirmações a

seguir.

I - O texto deve ser de autoria de Darwin em

sua explicação sobre seleção natural.

II - O tema do texto é a mutação e

complementa as idéias de Darwin.

III - O texto descreve o mecanismo de

herança dos caracteres adquiridos.

Pode-se afirmar que apenas

a) I é correta.

b) II é correta.

c) III é correta.

d) I e II são corretas.

e) II e III são corretas.

53. A FUNASA divulgou, em seu anuário de 2004, as

principais endemias brasileiras: doença de Chagas,

malária, leishmaniose, esquistossomose,

ancilostomose, teníase e ascaridose. Sobre essas

doenças é correto afirmar que

a) apenas uma é causada por penetração de

larva pela pele.

b) duas são causadas por meio de ingestão de

ovos do parasita.

c) apenas uma apresenta hospedeiro

intermediário.

d) três delas são transmitidas por picada de

mosquito.

e) duas delas não apresentam hospedeiro

intermediário.

54. Considere o esquema a seguir, que representa um

par de cromossomos homólogos.

Admitindo-se a ocorrência de crossing over, essa

célula origina, após meiose,

a) quatro tipos de células diferentes entre si.

b) duas células, uma parental e outra

permutada.

c) dois tipos de células, todas parentais.

d) quatro tipos de células, todas permutadas.

e) somente um tipo de célula parental.

55.Entre os vegetais, os primeiros a apresentar

adaptações para o ambiente terrestre como sistema

radicular, vasos condutores e impermeabilização de

suas folhas foram as

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Fanerógamas.

d)

e) Angiospermas.

Gimnospermas.

16

HISTÓRIA

57. Em 23 de outubro último, foi realizado referendo sobre aproibição da venda de armas no país. A tradição em realizarreferendos e plebiscitos remonta à Roma Antiga com osTribunos da Plebe, cuja principal atribuição era a dea) governar as províncias romanas realizando

constantes consultas à plebe.b) complementar o Senado na sua função de aconselhar

o rei.c) decidir, com a Assembléia Centuriata, assuntos sobre

a guerra e a paz.d) editar medidas em defesa dos interesses dos plebeus.e) atuar como juiz e exercer funções religiosas para os

patrícios e os plebeus.

58. “Para que bem se compreenda o renascimento econômicoque teve lugar na Europa Ocidental, a partir do século XI,deve-se examinar o período anterior” (Henri Pirenne,História econômica e social da Idade Média, p. 7)

O crescimento das cidades em muito contribuiu para acrise do feudalismo, pois inauguroua) um pensamento voltado privilegiadamente para os

valores cristãos, na medida em que a Igreja foi agrande instituição da Idade Média e do Renascimento.

b) relações sociais em que nobres e burguesescomandavam conjuntamente as cidades e os EstadosNacionais recém constituídos.

c) uma nova economia não apenas calcada na agricultura,mas também na manufatura e no comércio estimuladopor uma economia monetária.

d) novas relações de trabalho em que as corporaçõesde ofício pregavam a livre concorrência e a flutuaçãode preços.

e) o pensamento escolástico que condenava a usura,uma prática corrente desde a Alta Idade Média.

59. Na segunda metade do século XVIII, enquanto a maior parteda Europa era abalada com intensidade variada pelasidéias iluministas, algumas nações tiveram sorte diversa.Nelas vigorou o despotismo esclarecido. Seus principaisrepresentantes foram Frederico II da Prússia, José II daÁustria, Catarina II da Rússia, Carlos III da Espanha eJosé I de Portugal. A principal característica do despotismoesclarecido foia) a adoção de uma política econômica inteiramente

distinta daquela adotada pelas principais potênciaseuropéias.

b) o profundo conhecimento dos principais adversáriosdo absolutismo, permitindo um enfrentamento maiseficiente.

c) a adoção de uma política crítica aos ideais iluministas,marcada pela perseguição sem trégua das principaislideranças do movimento.

d) o abandono do absolutismo, incorporando as maisimportantes mudanças do Iluminismo.

e) a adoção de algumas das reformas do Iluminismo,sem, contudo, renunciar ao princípio absolutista.

60. “A Revolução Francesa tornou-se a mãe de umacontecimento real, datado, registrado, que é Outubro de1917. (...) A Rússia se substituiu à França no papel denação na vanguarda da história.” (François Furet, Pensar

a Revolução Francês,. pp. 20 – 1)Nesta afirmação, o autor estabelece relações entre a

Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Russa de1917. Estas relações são pertinentes, na medida em quea) os mencheviques reivindicavam os mesmos ideais

monarquistas defendidos anteriormente pelosgirondinos.

b) os bolcheviques resgataram ideais igualitáriosdefendidos anteriormente pelos jacobinos durante operíodo da Convenção Nacional.

c) o pensamento liberal iluminista, sobretudo o de AdamSmith, fundamentou a concepção de propriedade emLênin.

d) ambos os movimentos tiveram participação popular eresultaram em regimes republicanos legitimados pelovoto universal.

e) ambas as revoluções afastaram definitivamente osregimes monárquicos de seus países com adestituição de Luís XVIII (na França) e do czar NicolauII (na Rússia).

61. “O novo ministério mantém estreito contato com asindústrias e o comércio, sem falar nos representantes dasclasses operárias, procurando assisti-los em todos seusinteresses. A sua norma de ação consiste em substituir aluta de classes, negativa e estéril, pelo conceito orgânicoe justo de colaboração entre as classes com severaatenção às condições econômicas do país e aos reclamosda justiça social.”

A assertiva acima reflete com muita clareza a posturado Estado brasileiro com relação ao movimento operárionum certo período da história do país. Entre as alternativasabaixo, assinale aquela que identifica corretamente ogoverno que estabeleceu essa política e sua principal fonteinspiradora.a) A Nova República, liderada pelo presidente José

Sarney, que sucedeu o Regime Militar iniciando oprocesso de abertura política, e inspirada peladoutrina do Pacto Social, desenvolvida pela social-democracia européia.

b) O Regime Militar, instituído pelo golpe de 1964 einspirado nas políticas sociais dos EUA na décadade 60.

c) O Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas a partirde 1937, e inspirado nas premissas sociais docorporativismo italiano de Benito Mussolini.

d) A República Velha, cujo principal representante foi opresidente Washington Luís e inspirado pelasdoutrinas européias, notadamente francesa e inglesa,de combate ao comunismo.

e) O governo Dutra, instituído depois do fim da II GuerraMundial e inspirado pela doutrina de combate aocomunismo instituída nos EUA e liderada pelosenador republicano Joseph Mcarthy.

17

63. “Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se naAmérica a maior nação do mundo, menos por sua extensãoe riqueza do que pela liberdade e glória.”

Simon Bolívar, Carta de Jamaica, 1815.

O texto acima foi produzido no calor da luta pelaindependência dos países latino-americanos na primeirametade do século XIX. Entre as alternativas, assinale aque melhor resume os objetivos da luta do signatário.

a) Lutar pela derrota da Espanha na guerra contra aInglaterra, realizando esforços no mundo colonialespanhol para fragilizar seu domínio.

b) Fazer contato com lideranças européias,especialmente aquelas que se opunham a Espanhapara buscar apoio à luta pela independência naAmérica.

c) Conseguir uma articulação entre os diferentesmovimentos de independência da região, paragarantir que a separação da Espanha se desse pelaformação de uma única nação, evitando assim afragmentação.

d) Promover os ideais monárquicos na América paragarantir que qualquer movimento de independênciarespeitasse a opção por esse regime político.

e) Realizar gestões diplomáticas com os países europeuspara conquistar o apoio e o reconhecimento dessesem relação às novas nações latino-americanas.

62.“Resolvo-me a contar, depois de muita hesitação, casospassados há dez anos – e, antes de começar, digo osmotivos porque silenciei e porque me decido. Não conservonotas: algumas que tomei foram inutilizadas. (...) restar-me-ia alegar que o DIP, a polícia, enfim, os hábitos de umdecênio de arrocho, me impediram o trabalho. Isto, porém,seria injustiça. Nunca tivemos censura prévia em obra dearte. (...) Liberdade completa ninguém desfruta:começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltascom a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nosestreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei,ainda podemos nos mexer.” (Graciliano Ramos, Memórias

do Cárcere, 1ª edição: 1953, pp. 33-4)Graciliano Ramos, bem como vários intelectuais,

sindicalistas e comunistas, foram presos pelo regimeautoritárioa) de Arthur Bernardes que, ao final da Primeira

República, teve de enfrentar, durante praticamentetodo o seu mandato, duras oposições tais como a daColuna Prestes.

b) da Ditadura Militar, sobretudo após o AI-5 que previao fechamento do legislativo pelo presidente daRepública.

c) da Ditadura varguista que, mesmo depois da eleiçãode Getúlio Vargas pelo PTB em 1950, continuava ater o apoio dos integralistas.

d) da Ditadura Militar, cuja Delegacia de Ordem Públicae Social (DEOPS) atuou de forma a reprimir,encarcerando ou exilando seus opositores.

e) do Estado Novo, cuja censura era exercida peloDepartamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

64. Desde a II Guerra Mundial até meados dos anos 80, o

mundo viveu sob a égide de um sistema geo-político

bipolar. Durante este período, em que pese a existência

de outros conflitos de menor monta, o mundo viveu sob

a) o enfrentamento entre os países mais ricos e as

nações em desenvolvimento, marcado por uma

guerra em torno de regras comerciais,

especialmente o histórico dos subsídios dos países

mais ricos à sua agricultura.

b) a disputa entre os países do Ocidente, liderados

pelos EUA e as nações do Oriente, principalmente

o Japão e a China, com vistas ao domínio da

economia mundial.

c) a corrida armamentista entre os países do

hemisfério norte e as nações do hemisfério sul,

marcada pelo crescente processo de produção de

ogivas nucleares.

d) o confronto entre os países ocidentais,

majoritariamente cristãos, e os países orientais,

predominantemente islâmicos.

e) o confronto entre os países capitalistas liderados

pelos EUA e os países socialistas que tinham à

frente a URSS e que ao longo do período

desencadearam uma intensa corrida

armamentista.

18

GEOGRAFIA

65. A importância do processo de modernização, re-organização e modelação das economias de paísessubdesenvolvidos só vem à luz plenamente em fasemais avançada, quando os respectivos países entramno processo de industrialização.Sobre o assunto, são feitas as afirmações a seguir.

I. As primeiras indústrias que se instalam nospaíses subdesenvolvidos concorrem com aprodução artesanal e se destinam basicamentea produzir bens simples não-duráveis.

II. A industrialização de um paíssubdesenvolvido tende a assumir a forma demanufatura local daqueles bens de consumo queeram previamente importados.

III. A industrialização, nas condições dedependência, de uma economia periférica,requer intensa absorção de progresso técnico,sobretudo para a produção de novos produtos.

IV. Na fase de industrialização dos paísessubdesenvolvidos, o controle da produção porfirmas estrangeiras facilita e aprofunda adependência econômica desses países.

V. É durante a fase de substituição dasimportações que tem início, realmente, aformação de um sistema industrial nos paísesperiféricos.

Pode-se afirmar que são corretas:a) I, II, III e IV apenas.b) II e IV apenas.c) I e III apenas.d) I, II e V apenas.e) I, II, III, IV e V.

66. Com o término da União das Repúblicas SocialistasSoviéticas (URSS), no início da década de 1990,surge uma nova ordem mundial diferente do mundobipolar predominante até o período. Essa nova ordemse caracteriza pela:a) ampliação do estado do bem-estar social, em

que o estado é a instituição mais relevante.b) intensificação dos poderes do Pacto de Varsóvia

e da Organização do Atlântico Norte.c) formação de blocos econômicos regionais.d) intervenção do Estado Central na economia,

resultando na planificação e estatização dasempresas.

e) oposição política e econômica entre os blocosde Leste e do Oeste.

67. Verificamos, ainda, no mundo contemporâneodenominado de “mundo globalizado”, que persisteminúmeros conflitos sangrentos nos territórios, que seembasam em questões religiosas, étnicas enacionalistas, afastando-se das grandes oposiçõesideológicas que permeavam o período da guerra fria.Dentre esses conflitos, a questão da Chechêniacoloca a população local contra o governo russo, queteme, entre outros fatores, que

a) as manifestações pró-socialismo na regiãodesestabilizem o atual governo russo.

b) o fundamentalismo islâmico de linha radical sealastre por outras regiões, encorajandoseparatismo regional.

c) os recursos naturais ligados a produção deenergia nuclear caiam nas mãos dosfundamentalistas islâmicos que vivem nesteterritório.

d) as jazidas de petróleo e os oleodutos existentesna região fiquem sob controle dos movimentosseparatistas.

e) haja a desestabilização das instituições russasrecém-estabelecidas, em virtude das lucrativasatividades ligadas ao narcotráfico na região.

68. A modernização do Estado brasileiro, resultante docrescimento da economia urbano-industrial, no atualperíodo técnico-científico-informacional produz umadivisão territorial do trabalho quea) torna os setores ligados ao processo de

industrialização dependentes da agricultura.b) determina maior autonomia às regiões de

destaque no processo de industrializaçãobrasileira: a Amazônia e o Nordeste.

c) diminui as desigualdades econômicas regionais.d) reduz o êxodo rural, acelerado nas últimas

décadas no Brasil.e) subordina progressivamente o campo à cidade.

19

69. Comissão rejeita projeto de usinas no pantanal (23/11/2005).

“O projeto de lei do governador de Mato Grossodo Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zecado PT, permitindo instalação de usinas de álcoole açúcar perto da região pantaneira do Estado,foi rejeitado pelos cinco membros da Comissãode Constituição, Justiça e Redação (CCJR) daAssembléia Legislativa. É a primeira vitória dosecologistas que lutam há mais de 30 anos contraa instalação de indústrias do gênero na Bacia doAlto Paraguai. Entre eles estava FranciscoAnselmo de Barros, que no dia 12 ateou fogo aocorpo em protesto contra o projeto.

No dia seguinte, morreu. Sua morte levou aministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aoestado e a questão ganhou amplitude nacional.O presidente da comissão, Onevan de Mattos(PDT), afirma que rejeitou o projeto porque se tratade “uma brutal inconstitucionalidade”. ValdenirMachado (PRTB), também da CCJR, considerouo projeto “impertinência constitucional”.(Fonte: http:/

/www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/nov/23/38.htm)

A partir do fragmento acima e, considerando seusconhecimentos acumulados acerca da questãoambiental na atualidade, é correto afirmar que:

a) a implantação de usinas de açúcar e álcool trariasignificativos ganhos ambientais para a região,já que permitiria uma redução na queima decombustíveis fósseis, pela gigantesca frota deveículos existente na área.

b) a notícia demonstra o desconhecimento decertas dinâmicas naturais, já que a instalaçãoda usina à montante do pantanal, portanto foradele, não traria riscos à qualidade ambiental doecossistema.

c) os termos “uma brutal inconstitucionalidade” e“impertinência constitucional” referem-se ao fatode que a região do Pantanal Matogrossense éespecialmente protegida pela ConstituiçãoFederal de 1988.

d) a usina em questão deveria ser implantada, jáque se transformaria em importante instrumentode geração de emprego e renda, contribuindopara o desenvolvimento do importante polopetroquímico existente em Corumbá/MS.

e) Marina Silva tornou-se nacionalmente conhecida,a ponto de ser nomeada Ministra do MeioAmbiente na atual gestão Federal, pelostrabalhos desenvolvidos desde a adolescência,como garimpeira no Estado do Acre.

70. Mancha tóxica chinesa contém 100 toneladas deprodutos químicos (25/11/2005).

“A mídia chinesa noticiou que a explosão ocorridaem uma fábrica há doze dias lançou uma manchatóxica de 100 toneladas no rio Songhua, nonordeste do país. A mancha passa atualmente porHarbin, cidade de quase quatro milhões dehabitantes. O fornecimento de água foiinterrompido na cidade, mas pode ser retomadono domingo, após uma pausa de três dias. Amancha tóxica de 80 km atingiu Harbin namadrugada de quinta-feira e acredita-se que elalevará 40 horas para atravessar a cidade.Os níveis de benzina das águas foi consideradodez vezes maior do que é seguro. A cidade vemrecebendo água de outros lugares, mas a imprensalocal diz que algumas pessoas vêm tentandoroubar água para usar em seus sistemas decalefação. As temperaturas na região vêmoscilando entre -10Cº e zero graus. Há relatos deque os habitantes permanecem pescando naságuas poluídas do rio. O governo espera que amancha se dilua no caminho para a fronteira coma Rússia. Ela deve atingir o país vizinho em duassemanas.” Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/

noticias/story/2005/11/051125_chinarc.shtml

A análise crítica da notícia acima, permite afirmar quea) em relação ao traçado da bacia hidrográfica do

rio Songhua, no nordeste da China, a Rússia estálocalizada à jusante da China.

b) o risco em relação ao consumo da água do RioSonghua pela população local deve-se ao altorisco representado pela benzina, pelo fato destaser um elemento inflamável.

c) o dano ambiental causado pelo vazamento tóxicodeixará de existir quando a mancha tóxicaatravessar a cidade de Harbin.

d) no tocante à China, suas preocupações eresponsabilidades com o desastre ambientalacabam quando a mancha tóxica deixar seuterritório, entrando em terras russas.

e) as temperaturas da região, oscilando entre 0 e10º C negativos, minimizam o problema, já queevitam a combustão espontânea da Benzina.

20

Para Walter Feldman, secretário das Subprefeituras, aestratégia está dando certo. “O número de reclamaçõescontra os ratos já diminuiu, o que é um bom sinal, porqueesse era um problema dramático”, diz. “Com a volta daschuvas temos de manter os serviços de prevenção elimpeza.”

Excluindo-se os ratos, são os cães que mais causamreclamações na cidade (4.242), seguidos pelos pombos(1.393). Cinqüenta e oito moradores da cidade sequeixaram de pulgas e 617, de aranhas ou escorpiões.”

Acerca dos aspectos descritos na notícia acima, é corretoinferir que

a) a rigorosa legislação ambiental brasileira vemconseguindo reverter os níveis de degradaçãoambiental, o que se prova através do aumentodos índices de contatos entre humanos e animaisselvagens, ainda que isso acarrete problemasàs populações urbanas.

b) o meio urbano favorece a proliferação de ratosatravés do aumento da oferta de alimento eabrigo, ao mesmo tempo em que elimina seuspredadores naturais.

c) a eliminação de jardins e matas na Grande SãoPaulo muito contribuiria para a solução doproblema, pois resultaria na destruição dosabrigos desses animais.

d) o período das chuvas, concentrado nos mesesde inverno na Grande São Paulo, contribuempara a proliferação de ratos e pombos.

e) não é possível estabelecer qualquer relaçãoentre a proliferação de ratos e o abandono delixo em ruas e terrenos baldios.

72. Dois morrem em desabamento no Rio de Janeiro.

DA SUCURSAL DO RIO – Folha de São Paulo, domingo,27 de novembro de 2005.

“Duas pessoas morreram em um desabamento e centenasde casas foram alagadas pela chuva que atingiu ontemas regiões metropolitana e serrana do Rio.

No final da madrugada, dois irmãos, de 16 e 17 anos,foram soterrados num barraco no morro do Juramento,na zona norte.

Segundo a Defesa Civil do município, em alguns bairrosdo Rio choveu em 24 horas, até as 9h de ontem, 40% dototal de chuva acumulado no mês de novembro inteiro. Oórgão chegou a emitir um alerta às 4h30min, que acaboucancelado no início da manhã.

Uma casa também foi destruída no Cosme Velho, na zonasul. Nenhuma pessoa ficou ferida. Várias ruas da cidadee a avenida Brasil, a maior do Rio, ficaram alagadas. EmBelford Roxo (35 km do Rio), na Baixada Fluminense,pelo menos cem casas foram inundadas no parqueAmorim após um rio transbordar. No bairro Lote 15,dezenas de casas também foram alagadas. Em NovaIguaçu (32 km do Rio), várias residências também ficaramalagadas.

O município de Niterói (14 km do Rio) também foicastigado. Pelo menos 12 casas desabaram em morrosda cidade. Em Petrópolis (65 km do Rio), a Defesa Civilregistrou seis ocorrências. Houve quatro quedas debarreira, duas casas destruídas devido a um deslizamentode terra e outras duas residências foram alagadas.”

Partindo dos fatos acima descritos e relacionando-os comseu conhecimento acumulado, assinale abaixo aafirmativa que melhor descreve as causas de taisproblemas:

a) processos erosivos em vertentes e inundaçõesde várzeas são dinâmicas naturais que sãointensificadas através da intervenção humana.

b) não é possível relacionar os problemas citadosà expansão urbana, já que estes foramprovocados por um fenômeno climático.

c) as inundações e deslizamentos de terra ocorremem função da degradação da natureza pelohomem, através do efeito estufa e doaquecimento global.

d) trata-se, acima de tudo, de ignorância daspopulações de baixa renda, que insistem emmorar em áreas de risco.

e) tais problemas deixariam de existir, se houvessemaiores investimentos em impermeabilização dosolo e canalização de rios.

71. Entre os animais, rato é o maior intruso.

DA REPORTAGEM LOCAL – Folha de São Paulo,domingo, 27 de novembro de 2005.

“Os animais não dão sossego aos paulistanos. Cavalos,cachorros, gatos, escorpiões, ratos e até pulgas são alvosde reclamações nas subprefeituras da cidade. Sesomadas, formam um total de 42.553 solicitações desdeo começo do ano, sendo que 30.562 se referem apenasaos ratos....

A prefeitura está fazendo uma campanha para combateros ratos-de-telhado -que vivem nos forros das casas ecuja população cresceu bastante - e está testando umveneno anticoagulante que só mata após cinco dias. Comoeste rato não morde a mesma isca que causou a mortede outro roedor, espera-se enganá-los.

21

INGLÊS

Considere o texto a seguir para responder às questões73, 74 e 75.

By KYLIE WALKER

In Canberra

_______ implantable pump that never breaks down

is set to revolutionise _____ treatment of heart

disease.

Invented in Australia in collaboration with

international cardiac surgeons, the pump is one-

tenth the weight of artificial pumps used for end-

stage heart disease patients, leading U.S. heart

surgeon Steven Boyce said.

……………………………………………………………………………….…………...

The device was developed by engineers after

a group of heart surgeons wrote a wish list for a

new-generation pump.

The Advertiser , Friday, February 4, 2005

73.Os artigos que preenchem correta e

respectivamente as lacunas do texto são:

a) a–the.

b) a-a.

c) the-an.

d) an-an.

e) an-the.

74. ‘that’, underlined in the text, can be

a) replaced by ‘whom’.

b) replaced by ‘who’.

c) replaced by ‘which’.

d) replaced by ‘whose’.

e) omitted.

75. According to the text, the new device is

a) less efficient.

b) lighter.

c) heavier.

d) cheaper.

e) more expensive.

22

Considere as palavras cruzadas a seguir para

responder à questão 76.

MISSING LETTERS

There are only three letters that can be

used to fill in the gaps. Do you know which

ones they are?

M S M

U P

D M L

C E G L D

H

76. The subject of the ‘MISSING LETTERS’ above

is

a) states and districts.

b) capitals and counties.

c) towns and suburbs.

d) cities and countries.

e) villages and squares.

Considere o texto a seguir para responder às questões

77 e 78.

TELEVISION

Battle of the sexes

James Delingpole

The programme I’m enjoying most at the

moment is The Apprentice (BBC2,

Wednesday), in which teams of men and

women, all of whom have supposedly resigned

from their high-powered jobs for this once-in-

a-lifetime opportunity, take part in various

business-related competitions and are whittled

down week by week until there is only one

survivor. His prize is a highly paid job with Sir

Alan Sugar. (In the American version it was

Donald Trump.)

THE SPECTATOR 12 March 2005

77. Segundo o texto,

a) uma única mulher conseguiu se classificar

para participar do programa de televisão

comandado por Sir Alan Sugar.

b) homens e mulheres têm uma única

oportunidade de se enfrentarem em um

programa de calouros.

c) o programa de televisão preferido do autor

do artigo é um ‘talk show’ onde está

participando Donald Trump.

d) em um programa de televisão onde aconteceu

um acidente muito grave, houve apenas um

sobrevivente entre homens e mulheres.

e) os participantes, provavelmente, deixaram

seus empregos para que pudessem participar

do programa.

78. The antonym of ‘whittled down’ is

a) lessened.

b) reduced.

c) cut down.

d) increased.

e) diminished.

Considere o texto a seguir para responder às questões

79 e 80.

MARKET INSIGHT

A controversy over corruption allegations

that has dogged the Brazilian government and

spooked investors showed signs of waning

yesterday.

A central player in the scandal failed to give

a congressional committee hard evidence to

substantiate his accusations of widespread

corruption in Congress.

FINANCIAL TIMES THURSDAY JUNE 16, 2005

23

79. ‘spooked investors’, in the text, means in

Portuguese “___________ investidores”.

a) encantou

b) desmascarou

c) assombrou

d) atraiu

e) tranqüilizou

80. De acordo com o texto, as provas sobre a

corrupção no Congresso foram

a) suficientes.

b) inconsistentes.

c) evidentes.

d) irrefutáveis.

e) contundentes.

24

PARA MATRÍCULA, SERÁ EXIGIDA A SEGUINTE DOCUMENTAÇÃO:� Certidão de Nascimento ou Casamento - 2 cópias(*)� Carteira de Identidade - 2 cópias(*)� Certificado de Reservista - 2 cópias(*)� Título de Eleitor - 2 cópias(*)� Certificado de Conclusão do Ensino Médio - 2o. Grau - 2 cópias(**)� Histórico Escolar do Ensino Médio - 2o. Grau - 2 cópias(**)� Diploma do Curso Superior ou diploma referente ao Ensino Médio, registrado no CEE ou MEC.

2 cópias (*)� Recibo de pagamento da primeira parcela da primeira semestralidade do ano letivo de 2006� Três fotos 3 x 4 recentes (com nome completo no verso).� Dispensa de educação física [SOMENTE PARA OS CURSOS DA FAFIL]:

- Declaração de trabalho: mínimo de 6 horas diárias- Mulher: certidão de nascimento de um dos filhos.

(*) Apresentar documentos originais para conferência(**) Se o Certificado de Conclusão ou o Histórico Escolar do Ensino Médio não tiver sido emitido, o candidato podeapresentar uma declaração de matrícula no 3o. ano do ensino Médio, assinada pelo Diretor ou Secretário daEscola [ modelo abaixo]

Para o aluno que apresentar comprovante de conclusão de curso supletivo - modalidade suplência - será solicitadohistórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Fundamental - 2 cópias autenticadas.S CAS

DIAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA

ATENÇÃO: O contrato de matrícula dos candidatos aprovados, menores de 21 anos, deverá ser assinadopor seu representante legal, no ato da matrícula.

1a. Chamada 2a. Chamada 3a. Chamada

Divulgação: 12/12 - 12 horas Divulgação: 19/12 - 12 horas Divulgação: 05/01/2006

13, 14 e 15 de dezembro

das 9 às 21 h

20 e 21 de dezembro

das 9 às 21 h

6 e 9 de janeiro das 9 às 21 h

DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA [MODELO]

___________________________________________________________________(Nome do Colégio)

____________ ____________________Ano Letivo Número de Matrícula

Declaro que __________________________________________________________________________________

filho de ___________________________________________________________________________ e

__________________________________________________________________, está regularmente matriculado na

3a. Série do Ensino Médio, neste estabelecimento de ensino.

________________, _____ /_______ / 200__

Carimbo e Assinatura do Diretor ou Secretário