vestibular 2006 2ª fase -...

16

Upload: dodieu

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

2 UFRRJ

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

3UFRRJ

Biologia

Questão 1Em um estudo sobre variabilidade genética, umpesquisador utilizou como modelo de estudo para as suasanálises a Taenia solium e o Schistosoma mansoni.

Indique em qual dos modelos de estudo utilizadosfoi observada uma maior variabilidade genética.Justifique a razão desse resultado pelo pesquisador.

Questão 2A proteína 1 foi isolada a partir do sangue de um vertebrado,e a proteína 2 foi isolada a partir de um meio de cultura debactérias. Após estudos de seqüenciamento, foi observadoque ambas as proteínas apresentavam, cada uma, 471resíduos de aminoácidos em sua estrutura.

Com base nas informações apresentadas acima,podemos afirmar que as duas proteínas são iguaisentre si? Explique.

Questão 3Radicais livres – um assunto da modaHá muito tempo que a Medicina já reconhece os radicaislivres como verdadeiros vilões do nosso organismo. Elessão átomos ou moléculas livres dotados de cargaselétricas, resultantes, muitas vezes, das própriasreações intracelulares, ou provenientes do meio externo,que se mostram prejudiciais à saúde. Sãoconseqüências do estresse, dos desvios alimentares,do fumo, das atividades físicas exageradas e da poluiçãoambiental. Atualmente, estão sendo muito comentados,tendo em vista os avanços da Medicina Ortomolecular.A partir do exposto, responda:

a) De que maneira os radicais livres agem noorganismo humano?

b) Cite um exemplo de local e forma de ação dosradicais livres no organismo do homem.

Questão 4Uma planta que produz rabanetes redondos foi cruzadacom outra que produzia rabanetes alongados, resultandono surgimento de 100% de plantas que produziamrabanetes ovais.O cruzamento das plantas que produziam rabanetes ovaisentre si gerou 30 plantas que produziam rabanetesredondos, 62 plantas que produziam rabanetes ovais e34 plantas que produziam rabanetes redondos.

Qual o tipo de herança ligada à determinação daforma dos rabanetes produzidos por essa espéciede planta? Demonstre os cruzamentos citados e osrespectivos genótipos dos indivíduos envolvidos.

Questão 5Numa comparação grosseira, as briófitas sãoconsideradas os anfíbios do mundo vegetal.

Cite duas características deste grupo vegetal quejustifiquem esta comparação com os anfíbios.

Questão 6Sabemos que a regulação da temperatura corporal éum processo altamente dispendioso do ponto de vistaenergético. Parte da energia originada nas mitocôndriasatravés da respiração celular é destinada à manutençãoda temperatura corporal.Somente os mamíferos e as aves têm mecanismos deregulação interna da temperatura corporal. Coincidentemente,estes são, também, os únicos grupos que apresentamo coração formado por quatro cavidades, onde nem osátrios nem os ventrículos se comunicam entre si.

Relacione os fatos citados acima com a capacidadede regulação da temperatura corporal nosmamíferos e nas aves.

Questão 7No mapa abaixo esta destacado em cinza um tipoimportante de bioma, com distribuição em todos oscontinentes (inclusive na costa do Chile).

a) Que nome recebe esse Bioma?

b) Que adaptações são encontradas nos animais enas plantas que aí vivem?

Questão 8A descoberta dos antibióticos foi um dos grandes passospara a evolução da medicina no mundo. Porém, o queera para ser uma solução acabou tornando-se umproblema. Hoje, encontramos bactérias, como oStaphylococcus aureus, que são resistentes a quasetodos os tipos de antibióticos conhecidos.

Como o mecanismo associado à resistência decepas de bactérias a antibióticos pode ser utilizadopara apresentar um contraste entre as explicaçõesdo processo evolutivo desenvolvidos por CharlesDarwin e Jean Baptiste Lamarck?

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

4 UFRRJ

Questão 9Mamíferos, incluindo seres humanos, quando expostosa altitudes elevadas, produzem hemácias menores eem maior número.

Explique como esse mecanismo funciona e por queas hemácias menores são também mais eficientesna captura de oxigênio.

Questão 10“... tropeço em uma pedra, escavo a cavidadedescoberta e uma aranha imensa de pelo vermelho meolha fixamente, imóvel, grande como um caranguejo...Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica,enquanto desaparece como um relâmpago seu radiantearco-íris...”Pablo Neruda

No trecho acima são citados alguns animais. Responda:

a) a que filo pertencem esses animais?

b) Cite a classe a que pertence cada um dessesanimais, dando duas características que permitiramchegar a essa conclusão.

Física

USAR g = 10 m/s2 SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

Questão 1Dois objetos que estão na mesma posição em t = 0têm as suas velocidades mostradas nos gráficos abaixo.

a) Determine o instante de tempo em que osobjetos voltam a se encontrar.

b) Calcule a distância percorrida por eles até esseinstante.

Questão 2Um objeto de massa 0,5kg, feito de ferro, é mantidoparado, imerso em um líquido desconhecido, por um fioesticado. Observa-se, com a ajuda de um dinamômetro,que a intensidade da tensão no fio é igual a 4,4 N.

Considerando a densidade µ do ferro igual a8,0 g/cm3, calcule:

a) o empuxo exercido pelo líquido;

b) a densidade do líquido.

Questão 3Um trenó de massa 50 kg desliza em uma rampa,partindo de uma altura de 5 m em relação à parte planamostrada na figura. Ele chega à base da rampa comvelocidade de 6 m/s.

a) Qual o trabalho realizado pelo atrito?

b) Com que velocidade ele deveria partir da basepara atingir o topo da rampa?

Questão 4Um homem puxa uma caixa de massa 2 kg para cimade um plano inclinado de um ângulo 300 em relação àhorizontal, por meio de um fio ideal, que faz um ângulotambém de 300 com o plano, conforme mostra a figura.O coeficiente de atrito entre a caixa e o plano é µ = 0,2.

a) Represente as forças que atuam na caixa,escrevendo quem exerce cada força representada.

b) Calcule a intensidade da tensão no fio, paraque o bloco suba com velocidade constante.

V(m/s)objeto 1

objeto 25

0 4 t(s)

5 m

30º

30º

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

5UFRRJ

Questão 5Dois pulsos triangulares idênticos propagam-se em umacorda e têm suas posições registradas em doisinstantes de tempo, t = 0 e t = 1 s, conforme mostramas figuras.

Sabendo que na corda há um ponto fixo,localizado em x = 25 m, determine

a) a coordenada Y do ponto A (localizado emx = 21m) em t = 5 s;

b) a velocidade do ponto A em t = 5s.

Questão 6A figura mostra dois raios luminosos que incidem sobreuma lente, formando um ângulo de 300 com a normal aela e emergindo paralelos. A distância entre os pontosA e B em que os raios atingem a lente é de 20 cm.

Determine a distância focal da lente.

Questão 7A figura abaixo representa o gráfico p-V de um gás,suposto ideal, que sofre primeiramente um processoisobárico, partindo do ponto A para o ponto B, e depoisum processo isovolumétrico, atingindo o ponto C, quese situa sobre a mesma isoterma que A.

Calcule

a) o trabalho realizado pelo gás ao final doprocesso ABC;

b) o calor recebido pelo gás ao final do processoABC.

Questão 8Um estudante utiliza um circuito elétrico, composto poruma bateria de 12V e um resistor de 100Ω, para aqueceruma certa quantidade de água, inicialmente a 200C,contida em um recipiente.O gráfico abaixo representa a temperatura da água,medida por um termômetro trazido pelo estudante, emfunção do tempo.

Dados o calor específico da água c = 4,2 J/g oC edensidade da água µµµµµ = 1,0 g/cm3, determine

a) a quantidade de calor recebida pela água aofinal de uma hora;

b) o volume de água contido no recipiente.

Questão 9Seja uma esfera condutora de raio R, carregada comuma carga Q.

Determine o potencial elétrico em um ponto situado

a) a uma distância 2R do seu centro;

b) a uma distância R do seu centro;

c) a uma distância R/2 do seu centro;

0 4 8 12 16 20 24

A Ponte Fixo

(m)

(cm)

t = 1s

X

Y

30º

20 m

30º

R 2RR2

0 4

5

8 12 16 20 24

A Ponte Fixo

(m)

(cm)

t = 0s

X

Y

P(x10 N/m )5 2

(m )3V

32

(min)

( C)º

28

2420

20 60 t

T

400

100

12 V

Ω

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

6 UFRRJ

Questão 10Uma partícula de carga positiva q e inicialmente comvelocidade V0 no sentido positivo do eixo Y penetra emuma região onde existe um campo elétrico E0 constante,no sentido positivo do eixo X, e um campo magnéticoB0, também constante.

Sabendo-se que a velocidade da partícula não sealtera, mesmo depois que ela passa a sofrer a açãodos campos, determine em função de V0 e E0:

(Desconsidere qualquer efeito gravitacional)

a) a componente X do campo magnético;

b) a componente Z do campo magnético;

Geografia

Questão 1Os indicadores de renda do município do Rio de Janeiromostram uma tendência de aprofundamento dasegregação social do espaço. Enquanto a Zona Oesteampliou a presença dos mais pobres, concentrados deforma homogênea principalmente na área de SantaCruz, no outro extremo, a Barra da Tijuca concentrou,também de forma homogênea, os mais ricos.

a)Como esse processo de segregação espacial sediferenciou do padrão habitual observado nacidade do Rio de Janeiro?

b)Como os agentes responsáveis pela produçãoempresarial de moradias atuaram nesse processo?

Questão 2Analise a tabela a seguir:

Comércio mundial (em % do valor total) 1980 2001produtos agrícolas 12,4 8,7combustíveis e minerais 23,1 8,9produtos industrializados 45,2 62,4serviços 19,3 20,0

Apresente duas razões que justifiquem asmudanças observadas.

Questão 3Nas últimas décadas do século XX, intensifica-se aampliação das redes econômicas e culturais. Hojepodemos admitir a existência de um sistema-mundono qual o modelo econômico e cultural a ser copiado éo da sociedade ocidental.

A partir do texto e da foto,

a) cite dois avanços tecnológicos que acelerarama mundialização da economia;

b) apresente dois valores da sociedade ocidentalque são apresentados como referência para osistema-mundo.

YE0

X

q

V0

Z

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

7UFRRJ

Questão 4Analise o mapa a seguir:

Idade média = soma das idades / nº de pessoas

A partir do mapa,

a) apresente duas razões que expliquem as idadesmédias elevadas dos países desenvolvidos;

b) indique dois fatores responsáveis pelaelevada idade média da China.

Questão 5O novo quadro político pós-Guerra Fria hierarquizou oespaço mundial em torno de uma tríade: a UniãoEuropéia, os Estados Unidos da América e o Japão.Esses pólos são, no mundo globalizado, os centros degestão e decisão da economia.

A partir do texto e do mapa:

a) apresente duas razões que fazem desses paísespólos de gestão e decisão da economia globalizada.

b) analise o papel dos “paraísos fiscais” naeconomia globalizada sob a égide do capitalfinanceiro.

Questão 6“A ordem econômica neoliberal tem sido alardeada, nosúltimos 25 anos, como a porta de entrada para umanova era de prosperidade sem precedentes. O Consensode Washington (1989) forneceu o resumo maisconhecido das estratégias desse projeto.”

Relatório da CEPAL, Globalização e Desenvolvimento, 2002.

A partir do texto,

a) indique duas estratégias do projeto neoliberal,aplicadas no Brasil, capazes de estimular ocrescimento econômico;

b) apresente duas críticas à sua aplicação.

Questão 7A agricultura brasileira vem se transformando, nasúltimas décadas, como resultado de sua articulaçãocada vez maior com o setor industrial. A expansão dasculturas de produtos agrícolas de exportação, marcadapelo consumo de tratores, máquina e insumosindustriais, seria a expressão dessa modernização.

A partir do texto:

a) cite duas razões para a modernização daagricultura na Região Centro-Sul;

b) apresente dois exemplos que mostrem como aaplicação de produtos agroquímicos vemprovocando graves desequilíbrios ambientais;

c) apresente dois exemplos que mostrem como a“industrialização da agricultura” vem alterando asrelações de produção na agricultura brasileira.

Questão 8Em 2000, a Organização Mundial do Trabalho estimouem 1 bilhão – um terço da força de trabalho mundial – onúmero de desempregados em todo o mundo. Dessetotal, 150 milhões encontram-se desempregados e entre850 e 900 milhões estão subempregados. O desempregohoje está associado às grandes mudanças ocorridasna economia nas últimas décadas do século XX e, porisso, manifesta-se também nos países desenvolvidos.

A partir do fragmento acima,

a) cite duas razões que expliquem o desempregoobservado nos países de economia desenvolvida;

b) apresente duas estratégias adotadas pelapopulação dos países periféricos para enfrentar asituação de desemprego.

PAÍSES JOVENS/PAISES VELHOS

anos

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

8 UFRRJ

Questão 9O mapa a seguir mostra a distribuição dos “shopping-centers” pelo Brasil.

Os centros comerciais são um elo importante na cadeiade distribuição de produtos e serviços, incluindodiferentes atividades de lazer. São também o resultadode grandes investimentos imobiliários, que modificama estrutura e o dinamismo das cidades.

A partir do mapa e da afirmativa,

a) justifique a maior concentração de “shopping-centers” na Região Centro-Sul;

b) apresente duas modificações na organizaçãodas cidades que tenham resultado da construção/instalação de um “shopping-center”.

Questão 10“Na segunda metade do século XIX, aproximadamente10 milhões de pessoas deixaram o Reino Unido parainiciar nova vida no exterior, levando com eles a culturae a convicção de pertencerem ao mais progressista povodo planeta.Enquanto alimentavam com suor e sofrimento oscircuitos econômicos capitalistas, semeavam com suore prazer o futebol pelo mundo”

Adaptado de Gilmar Mascarenhas de Jesus, O lugar e asredes: futebol e modernidade na cidade do Rio de Janeiro.

A partir do texto,

a) relacione a difusão do futebol, nas primeirasdécadas do século XX, com o padrão socio-econômico dos bairros da cidade do Rio de Janeiro;

b) apresente dois motivos que justifiquem ahegemonia dos clubes cariocas no plano nacional,a partir de 1930.

História

Questão 1Leia o texto abaixo:

“Durante o primeiro século da era colonial,Espanha e Portugal dominaram o novo mundo, pois aFrança e a Inglaterra eram demasiado fracas e se achavamexcessivamente divididas por disputas intestinas, e nãopoderiam fazer mais do que enviar expedições exploratóriasque estabeleceram os seus direitos sobre as terras queelas haveriam de colonizar durante o século XVIII.”

(Jensen, Merrill “A Fase Colonial” in Woodward,C.Vann, Ensaios Comparativos sobre a História Americana. São

Paulo: Cultrix, 1972: 30.)

O texto faz referência a disputas intestinas da Inglaterraque teriam retardado o seu empreendimento expansionistae sobre o início de seu processo de conquistas de colônias.A este respeito, responda as questões a seguir.

a) Mencione pelo menos um processo político quepode ser caracterizado como gerador de situaçõesde crise interna na Inglaterra.

b) A colonização por ingleses ao norte do continenteamericano gerou um tipo de sociedade colonialparticular que, em vários aspectos, se diferenciadas experiências coloniais estabelecidas ao sul. Citeduas características das chamadas “colônias depovoamento” que as diferenciam das “colônias deexploração”.

Questão 2“No clima de opinião que se seguiu à revolta de SãoDomingos [Haiti], a descoberta de planos de uma revoltaarmada dos artesãos mulatos da Bahia [ConjuraçãoBaiana], no decorrer de 1798, teve um impacto todoespecial, pois os planos demonstravam o que os brancospensantes já haviam começado a perceber: as idéias deigualdade social, se propagadas em uma sociedade ondeapenas um terço da população era branca, seriam,inevitavelmente, interpretadas em termos raciais”.

(MAXWELL, Kenneth. Chocolate, piratas e outros malandros.Ensaios tropicais. São Paulo, Paz e Terra, 1999.p.167)

As revoltas ocorridas em São Domingos no final do séculoXVIII levaram a colônia antilhana a um movimento deemancipação política bastante peculiar (1804). Essasrevoltas influenciaram movimentos populares ocorridos emoutras sociedades latino-americanas, inclusive no Brasil.

a) Apresente uma diferença entre o processo deemancipação política do Haiti e o dos demaismovimentos de emancipação latino-americanos.

b) Cite uma proposta da Conjuração Baiana queevidencie a influência das revoltas de São Domingos.

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

9UFRRJ

Questão 3

(Estampa anônima de 1839. Litografia de Frederico GuilhermeBriggs. In: MOREL, Marco. O período das regências, 1831-1840. Coleção Descobrindo o Brasil. Rio de Janeiro, Jorge

Zahar, 2003.)

A caricatura acima, de 1839, mostra Bernardo Pereirade Vasconcellos, então líder conservador, acusado deenterrar os avanços liberais conquistados com aabdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831,travestido de Napoleão.

a) Explique uma atitude política de D. Pedro Iconsiderada autoritária pelos contemporâneos eque provocou sua abdicação em 1831.

b) Aponte uma diferença e uma semelhança entreliberais e conservadores nos últimos anos daRegência.

Questão 4“Qualquer historiador reconhece-a imediatamente: asbarbas, as gravatas esvoaçantes, os chapéus dosmilitantes, as bandeiras tricolores, as barricadas, osentido inicial de libertação, de imensa esperança econfusão otimista. Era a “primavera dos povos” – e, comoa primavera, não durou”.

(Eric Hobsbawm Era do Capital, Paz e Terra, RJ, 1982, p.33).

As revoluções de 1848 tiveram seu início na França,em fevereiro daquele ano, com a derrubada do “ReiBurguês”, Luís Felipe, e se estenderam por diversosEstados europeus em pouco tempo.

a) Exponha um resultado da forte participaçãooperária, já de base socialista, na derrubada do“Rei Burguês”.

b) Explique as palavras de Hobsbawm sobre aduração da “primavera dos povos”.

Questão 5Observe a tabela abaixo:

Principais exportações britânicas comopercentagem das exportações totais, 1830-1870

1830 1850 1870Fios e artigos de algodão 50,8 39,6 35,8Ferro, aço, maquinaria, veículos 10,7 13,1 16,8Carvão, Coque 0,5 1,8 2,8

EXTRAÍDO DE HOBSBAWM, Eric J. - Da Revolução IndustrialInglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense

Universitária, 1986. Pág. 107.

A tabela indica uma mudança na produção industrialinglesa com grandes conseqüências tanto internasquanto na relação e na posição da Grã-Bretanha nomundo. Com base nisto:

a) especifique a(s) diferença(s) existentes entre afase de industrialização ocorrida a partir dasegunda metade do século XIX e a primeirainiciada ainda no século XVIII.

b) De que forma se pode relacionar as transformaçõesna produção industrial no século XIX e o fenômenodo imperialismo?

Questão 6“O Acontecimento mais sério de que o Brasil participouna América Latina foi também na América Meridionalenvolvendo o Paraguai fortemente militarizado e SolanoLopez contra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina eUruguai). Conflito sangrento iniciado em 1865, sóterminou cinco anos depois com a derrota do Paraguai”.

(José Ribeiro Jr. “O Brasil Monárquico em face das RepúblicasAmericanas”. In: Motta, Carlos Guilherme (org.). Brasil em

Perspectiva. São Paulo: DIFEL, 1968.

a) Aponte duas razões para a eclosão da “Guerrado Paraguai”.

b) Explique uma conseqüência da guerra para avida política do Império brasileiro.

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

10 UFRRJ

Questão 7A participação da indústria no contexto da economiabrasileira começou a ganhar vulto a partir das décadasde 1880 e 1890, quando foram reunidas condiçõesfavoráveis para a criação de um número considerávelde pequenas oficinas e fábricas nas principais cidadesbrasileiras. Os ramos dessa indústria, no entanto, eramlimitados e se voltavam para o mercado interno.

a) Explique duas dessas condições favoráveis aocrescimento da indústria brasileira durante aPrimeira República.

b) Cite duas das principais atividades industriaisbrasileiras nesses seus primeiros anos.

Questão 8“A esperança de um belo dia sagrando uma bela data euma bela obra desfez-se, infelizmente, o sol não veio,e foi sob um aguaceiro impenitente e odioso, fino epulverizado a começo, grosso e encharcante depois,que se foi ontem à inauguração da formosa avenida (...)”.

(O País, 16/11/1905 – “15 de Novembro”).

Está completando um século a inauguração festiva daAvenida Central, hoje Rio Branco, no centro da cidade doRio de Janeiro, obra maior do prefeito Pereira Passos. Parasua construção centenas de imóveis foram derrubados.O conjunto das intervenções urbanas realizadas na época,sob a argumentação da modernização, embelezamentoe higienização, dividiu a imprensa e a população durantetodo o período do governo do Presidente Rodrigues Alves(1902/1906).

a) Apresente dois argumentos, sendo um contrárioe um favorável, utilizados naquele momento emrelação às reformas no Rio de Janeiro.

b) Cite a revolta popular ocorrida naquele períodocontra a ação “higienizadora” das autoridades.

Questão 9“Chegou-se a proclamar, trabalhadores brasileiros, queesta concentração seria um ato atentatório ao regimedemocrático, como se no Brasil a reação ainda fossedona da democracia, (...). O que eles querem é umademocracia de um povo emudecido (...). A democraciaque eles desejam impingir-nos é a democracia doantipovo, (...) da anti-reforma, (...) do anti-sindicato, ouseja, aquela que melhor atenda aos seus interesses oudos grupos que eles representam, (...) é a democraciados monopólios nacionais e internacionais, (...)”.

(Discurso de João Goulart, em 13/03/1964, In: Ivan Alves Filho,Brasil: 500 anos em Documentos, 2ª ed., Ed. Mauad, 1999,

pg.577).

O “Discurso da Central” pronunciado pelo presidenteda República foi um de seus últimos atos públicos antesdo golpe militar que resultou em sua deposição diasapós. No pronunciamento, Goulart lança um programade reformas e denuncia a ação dos setores que estariamfomentando um projeto antipopular para o Brasil.Baseadoem seu conhecimento sobre o período:

a) retire do texto e comente uma denúncia deGoulart contra a “reação” que acabou concretizadapelo regime ditatorial pós-1964;

b) cite uma das propostas de reforma apresentadaspor Goulart à época e que era repudiada pelossetores conservadores.

Questão 10Leia o texto a seguir.

“A peregrinação do Sumo Pontífice pelas terrasbíblicas foi um marco neste final de século, não somentepela importância histórico-religiosa da região, mastambém pelo fato da última visita de um papa ter ocorridohá mais de 35 anos atrás, quando em 1964 Paulo VIesteve em Jerusalém. Naquela ocasião o Oriente Médiovivia num contexto um pouco diferente, já que aindanão haviam ocorrido as guerras árabe-israelenses de1967 e 1973, responsáveis por uma série de alteraçõesna geopolítica da região com a anexação de territóriosárabes por Israel, o que agravou a condição de vida dospalestinos, acentuando o êxodo a que foram submetidospelo expansionismo de Israel, desde a guerra árabe-israelense de 1948, quando foi consolidado o Estadojudeu.”

(Fragmento de “O Papa na terra santa”. Extraído dewww.historianet.com.br/)

Responda às seguintes questões sobre os conflitosentre Árabes e Israelenses.

a) Relacione a Guerra do Yom Kippur, outubro de1973, e a Crise do Petróleo, que abalou grandeparte do mundo naquele momento.

b) O texto acima faz referência a um problemaque gerou uma das demandas mais importantesdos movimentos pela libertação da Palestina emrelação às áreas ocupadas por Israel. Identifiqueesse problema e mencione a demanda dospalestinos a esse respeito.

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

11UFRRJ

Matemática

Questão 1Distribuímos tabletes de chocolate para três crianças.Para a primeira, demos a metade do que levamos emais meio tablete. Para a segunda, a metade do restantede tabletes e mais meio. A terceira criança recebeu ametade do restante mais meio tablete.

Sabendo-se que distribuímos todos os tabletes dechocolates para as três crianças, quantos tabletesforam distribuídos?

Questão 2O motorista de um automóvel, dirigindo-se para aUniversidade Rural, avistou um quebra-molas a 50metros de distância. Imediatamente começou a frear.Após o início da freada, o veículo percorreu 30 metrosno primeiro segundo e, a cada segundo seguinte,percorreu 1/5 da distância percorrida no segundoanterior, até parar.

A que distância do quebra-molas o veículoparou?

Questão 3Dois barcos, A e B, estão localizados em pontosdistintos a 23o a sul. O barco B parte em direção aonorte (N) (veja figura) a uma velocidade de 3 milhas porhora, e o barco A toma uma direção de forma a encontraro barco B em duas horas. O barco A navega a 5 milhaspor hora. Ambos se deslocam em linha reta, comvelocidade constante e partindo no mesmo instante.

Qual é a distância inicial entre eles?

Questão 4A interseção dos seguintes conjuntos,

A = x ∈ R | x 2 – 6x + 5 < 0 ,B = x ∈ R | –x 2 + 2x + 3 > 0 eC = x ∈ R | x 2 – 8x + 12 ≥ 0 é um intervalo.

Determine o conjunto solução que representaesse intervalo.

Questão 5Ao se estudar o crescimento das palmeiras na cidadede Palmeirópolis constatou-se que a função quedescreve esse crescimento em metros, após t anos, é

)12(log 23)( −= ttf .

Quantos anos são necessários para que umadeterminada palmeira atinja 27 metros de altura?

Questão 6Multiplicando as coordenadas dos vértices A(0 , 0),B(2 , 0) e C(4 , 3) de um triângulo ABC por umaconstante K > 1, obtemos um outro triângulo de vérticesA1 , B1 e C1 .

Encontre a área do triângulo A1 B1 C1 em funçãoda constante K.

Questão 7Determine a inversa da matriz A = 22)( xija , emque os elementos de A são definidos por

( )

≠=

−+

=jisejise

ijji

aij ,,

cos)(senππ

Questão 8Um triângulo inscrito em uma circunferência de raio 2tem dois de seus ângulos iguais a 30o e 60o .

Calcule a área desse triângulo.

Questão 9Sejam ABCD os vértices de um quadrado de lado R, eDB um arco equivalente à quarta parte de umcircunferência de raio R. Os arcos DC e CB são

semicircunferências de raio 2R

, como mostra a figura.

Encontre a razão entre as áreas de C1 e C2.

A B

CD

C2

C1

E

NE

N

S

SESO

O

NO

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

12 UFRRJ

Questão 10A circunferência de equação C: x2 – 2x + y2 + 2y = 23e a reta r: 3x + 4y = 24 são tangentes

a) Determine o ponto de tangência.

b) Ache a equação de uma reta perpendicular àreta r que contém o centro de C.

Química

Questão 1As duas substâncias mostradas na tabela abaixoapresentam grande diferença entre seus pontos de ebulição(PE), apesar de possuírem a mesma massa molecular:

Substâncias PE (oC)(C3H6O2)

CH3CH2CO2H 141(ácido propiônico)

CH3CO2CH3 57,5(acetato de metila)

Justifique a diferença entre os pontos de ebulição,considerando as interações intermolecularesexistentes.

Questão 2O cravo (Syzygium aromaticum) é uma planta usadacomo tempero há vários séculos, tendo motivadoinúmeras viagens de navegadores europeus aocontinente asiático. Desta planta extrai-se um óleoessencial que tem como componente majoritário oeugenol (mostrado abaixo).

a) Quando o eugenol reage com uma solução deBr2 em CCl4 (solução de coloração castanho-avermelhada) ocorre imediata descoloração dasolução. Dê a estrutura do produto de adiçãoformado nesta reação.

b) Dê a estrutura do produto formado, quando oeugenol é tratado com uma solução aquosa deNaOH.

Questão 3Uma das várias seqüelas causadas por níveis elevadosde glicose no sangue de pacientes diabéticos que nãoseguem o tratamento médico adequado envolve oaumento da concentração de sorbitol nas células docristalino ocular, que pode levar à perda da visão. Combase na transformação mostrada na equação abaixo,na qual os átomos de carbono da estrutura da glicoseencontram-se numerados, responda:

a) Qual função orgânica diferencia a glicose dosorbitol?

b) Qual a hibridização dos átomos de carbono 1 e6 da glicose?

Questão 4O paracetamol (massa molar = 151 g/mol) é um fármacocom potente ação analgésica e antitérmica. A síntesedo paracetamol se dá através da acetilação do para-aminofenol (massa molar = 109 g/mol) como mostra areação abaixo:

Calcule o percentual de rendimento da reação depreparação do paracetamol, sabendo que 54,5gde para-aminofenol reagiram completamente,formando 60,4g de paracetamol.

C

r

H CO

HO Eugenol

3

12

3

4

5

6

CC OHHC HHOC OHHC OHHCH2OH

O

H CH2OHC OHHC HHOC OHHC OHHCH2OH

in vivo

Glicose Sorbitol

(C8H9NO2)(C4H6O3)(C6H7NO)

NH2

OH

+ H3C

O

O

OH3C

para-Aminofenol Anidrido acético

N

OH

HO

CH3

Paracetamol

CH3CO2H+Ácido acético

VESTIBULAR 2006 2ª FASE

13UFRRJ

Questão 5Soluções aquosas de hidróxido de sódio (NaOH) podemser utilizadas como titulantes na determinação daconcentração de soluções ácidas.

Qual seria o volume de solução de NaOH 0,1 mol/Lgasto na neutralização de 25 mL de uma soluçãoaquosa de um ácido monoprótico fraco (HA) comconcentração 0,08 mol/L.

Questão 6Usando as semi-reações e , é possível construir uma célulagalvânica. Responda e/ou calcule:

Dados:

a) Quais são os agentes redutor e oxidante?

b) Escreva as reações que ocorrem, respectivamente,no anodo e no catodo?

c) A reação é espontânea? Justifique a sua respostacom base no valor de E0.

Questão 7Suponha que para a preparação de 500 mL de umasolução aquosa de sulfato de cobre com concentração0,5 mol/L você disponha do reagente sólido sulfatode cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O; massa molar= 249,6 g/mol).

Qual a massa (em gramas) de reagente deve serpesada para o preparo desta solução?

Questão 8Através do modelo atômico de Bohr, é possível explicara cor dos fogos de artifício. Quando a pólvora explode,a energia excita os elétrons dos átomos presentes aníveis de energia mais altos, e estes, quando retornamaos níveis de menor energia, liberam luz colorida. Parafogos de cor verde, utiliza-se um sal de bário (Ba), jápara os de cor amarela, um sal de sódio (Na).

a) Com base na configuração eletrônica desseselementos no estado fundamental, explique suasrespectivas localizações na tabela periódica.

b) Que tipo de ligação esses elementos estabelecemcom os halogênios, e qual a estrutura eletrônicado composto resultante da ligação entre o sódio(Na) e bromo (Br)?

Questão 9A descoberta do Oxigênio se deu por volta do ano de1774 e envolveu três grandes cientistas: Lavoisier,Priestley e Schelle. Lavoisier, em seus experimentos,combinou o gás oxigênio, chamado por ele de araltamente respirável, com o Mercúrio (Hg), obtendo ummaterial de cor vermelha (óxido de mercúrio). Esse tipode transformação química (reação de oxidação) é capazde explicar inúmeros processos que ocorrem no nossodia-a-dia. Entre eles está a formação da ferrugem.

a) Escreva e balanceie a equação química deformação da ferrugem, através da qual obtém-seo óxido de Ferro III (Fe2O3).

b) Os não metais C, N e S formam com o oxigênioos seguintes óxidos ácidos: CO2, N2O5 e SO3. Aoreagir tais óxidos com água, há formação dosrespectivos ácidos. Escreva e balanceie asequações químicas resultantes dessas reações.

Questão 10No poema “Confidência do Itabirano” de CarlosDrummond de Andrade, é possível identificar a relaçãoque o poeta estabelece entre seus sentimentos e apropriedade do metal mais produzido no mundo, o ferro.

Alguns anos vivi em Itabira.Principalmente nasci em Itabira.Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.Noventa por cento de ferro nas calçadas.Oitenta por cento de ferro nas almas.E esse alheamento do que na vida éporosidade e comunicação.........De Itabira trouxe prendas diversas que orate ofereço;Este São Benedito do velho santeiroAlfredo Durval;Esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;Este couro de anta, estendido no sofá dasala de visitas;Este orgulho, esta cabeça baixa....

a) O ferro encontrado em Itabira (MG) está naforma de minério, onde o principal composto éóxido de Ferro III (Fe2O3). A obtenção do ferrometálico se faz através de uma reação de reduçãodo minério. Diferencie o Fe2O3 do ferro metálico(Feo), quanto ao tipo de ligação envolvida e quantoà capacidade de condução de corrente elétrica.

b) “Esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil”. O açoé uma liga metálica constituída de Fe, Cr, Ni e C.Coloque os metais que compõem esta liga emordem crescente de raio atômico.

VEZneZn

VEAleAl

saq

saq

763,02

66,130

)(_

)(

0)(

_)(

−=→+

−=→+++

+++

)()( / aqs ZnZn ++

)()( / aqs AlAl +++