vestibular 1/2009 – 3ª fase - ucb.br · capitais brasileiras. v f v f z b zb 1.( ) capital mais...

16
Realização: Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação INSTRUÇÕES GERAIS Verifique se os seus dados estão corretos na Folha de Respostas. Solicite ao Fiscal para anotar as correções na Ata de prova. Leia atentamente cada questão e assinale na Folha de Respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. A Folha de Respostas NÃO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa na Folha de Respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ela correspondente, conforme modelo a seguir: Marque as respostas assim: INSTRUÇÕES – PROVA OBJETIVA VESTIBULAR 1/2009 3ª fase PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO DATA E HORÁRIO DA PROVA: 1º/2/2009 – 9h Leia, com atenção, as instruções constantes desta folha e aguarde a ordem do Fiscal para abrir este Caderno de Provas. Ao iniciar esta prova, verifique se ela contém 30 (trinta) questões e as duas propostas do tema de redação. Verifique se existe falha de impressão em seu Caderno de Provas e/ou se faltam páginas. Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva e a Redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse prazo. Esse tempo inclui a marcação da Folha de Respostas das Provas Objetivas. Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidos, a Folha de Respostas e a Folha de Redação. Somente será permitido levar o Caderno de Provas após 3 (três) horas do início da prova. Para sua orientação, veja os seguintes exemplos de marcação de questões Tipo A e Tipo B. Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. Na equação seguinte, determine o valor de x: 0 1 10 2 = x . Resolução: 0.( ) Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras. V F V F 1.( ) Capital mais populosa do Estado Brasileiro. 5 10 2 1 10 2 0 1 10 2 = = = = x x x x Resposta: 05 2.( ) A cidade brasileira com maiores problemas de poluição 3.( ) A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal. Obs. 1 a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO Obs. 1 a COLUNA – DEZENAS 2 a COLUNA – Marcação do item – FALSO 2 a COLUNA – UNIDADES

Upload: nguyenhuong

Post on 25-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Realização:

Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação

INSTRUÇÕES GERAIS

Verifique se os seus dados estão corretos na Folha de Respostas. Solicite ao Fiscal para anotar as correções na Ata de prova. Leia atentamente cada questão e assinale na Folha de Respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. A Folha de Respostas NÃO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às

respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa na Folha de Respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o

espaço a ela correspondente, conforme modelo a seguir:

Marque as respostas assim:

INSTRUÇÕES – PROVA OBJETIVA

VESTIBULAR 1/2009 – 3ª fase PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS, MATEMÁTICA,

CIÊNCIAS E REDAÇÃO

DATA E HORÁRIO DA PROVA: 1º/2/2009 – 9h

Leia, com atenção, as instruções constantes desta folha e aguarde a ordem do Fiscal para abrir este Caderno de Provas. Ao iniciar esta prova, verifique se ela contém 30 (trinta) questões e as duas propostas do tema de redação. Verifique se existe falha de impressão em seu Caderno de Provas e/ou se faltam páginas. Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva e a Redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse

prazo. Esse tempo inclui a marcação da Folha de Respostas das Provas Objetivas. Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidos, a Folha de Respostas e a Folha de Redação. Somente será permitido levar o Caderno de Provas após 3 (três) horas do início da prova. Para sua orientação, veja os seguintes exemplos de marcação de questões Tipo A e Tipo B.

Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Na equação seguinte, determine o valor de x: 01

102

=−x .

Resolução: 0.( )

Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras. V F V F

1.( )

Capital mais populosa do Estado Brasileiro.

5

102110201

102

=⇒

=⇒=⇒=−

x

xxx

Resposta: 05 2.( )

A cidade brasileira com maiores problemas de poluição

3.( )

A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal.

Obs.

1a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO

Obs. 1a COLUNA – DEZENAS

2a COLUNA – Marcação do item – FALSO 2a COLUNA – UNIDADES

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 3 de 16

LÍNGUA PORTUGUESA Texto I, para responder às questões 1 e 2.

O cancioneiro popular infantil por Villa-Lobos

1 4 7

10

13

16

19

22

O selo Biscoito Fino, que insiste em provar quemúsica inteligente também pode ser gravada e comercializada neste país, enriquece seu precioso catálogocom um CD das duas séries “A Prole do Bebê”, de Villa-Lobos, com o pianista niteroiense Sérgio Monteiro. Essas peças, cujos temas se inspiram nocancioneiro popular infantil anônimo, representam o que háde melhor na música pianística brasileira do século XX. Ao ouvi-las, entende-se por que Arthur Rubinstein, um dosmaiores pianistas de todos os tempos se apaixonou pelaobra de Villa e a divulgou mundo afora. Nelas, o autor nãofez “gracinha” com a cultura popular. A abordagem dessestemas revela um tratamento sofisticado e corajoso, maisimpressionista (à La Ravel e Debussy) na primeira série e umexperimentalismo despudorado na segunda, típico de quemouviu, entendeu e interpretou criativamente o que era músicanas primeiras décadas do século XX. Sérgio Monteiro (...) executa com grande brilhoessas jóias compactas, enquadrando-se na faixa daquelespianistas nacionais de toque vigoroso, como um ArnaldoEstrela, Roberto Szidon ou Fernando Lopes, geração essaque lembra os internacionais Rubinstein ou Martha Argerich.

In: Folha de S. Paulo, 15/8/2008, “Guia da Folha”, p. 44 (com adaptações). QUESTÃO 1______________________________________ Considerando o texto I, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Em “típico de quem ouviu, entendeu e interpretou

criativamente” (linhas 15 e 16), os verbos “ouviu”, “entendeu” e “interpretou” estão em sentido conotativo e podem ser classificados como uma gradação.

1.( ) Arnaldo Estrela, Roberto Szidon e Fernando Lopes são pianistas brasileiros comparados a grandes pianistas internacionais como Rubinstein e Martha Argerich.

2.( ) O texto tem como tema central a “música pianística brasileira”, sobretudo a de Villa-Lobos, e pode ser classificado como literário.

3.( ) O pianista Sérgio Monteiro acaba de gravar, com o selo Biscoito Fino, as duas séries de “A Prole do Bebê”, de Villa-Lobos.

4.( ) A oração “representam o que há de melhor na música pianística brasileira do século XX” (linhas 7 e 8) é consequência da oração “Essas peças, cujos temas se inspiram no cancioneiro popular infantil anônimo” (linhas 6 e 7).

QUESTÃO 2______________________________________ Considerando o texto I, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O adjetivo pátrio “niteroiense” (linha 5) é formado

pelo acréscimo do sufixo -ense ao radical Niterói. Também são formados por esse sufixo os adjetivos pátrios referentes aos nascidos em Brasília, Nicarágua e Peru.

1.( ) O termo “cujos” em “cujos temas se inspiram no cancioneiro popular infantil” (linhas 6 e 7) é um pronome relativo com valor de lugar, o que se confirma pelo seu antecedente, que é “no cancioneiro popular”.

2.( ) A palavra “anônimo” (linha 7) significa aquele que tem o mesmo nome. É sinônima de xará.

3.( ) A oração “Ao ouvi-las” (linhas 8 e 9) estabelece uma relação temporal com a oração “entende-se por que Arthur Rubinstein...” (linha 9).

4.( ) No trecho “A abordagem desses temas revela um tratamento sofisticado e corajoso, mais impressionista (à La Ravel e Debussy) na primeira série” (linhas 12 a 14), a palavra “mais” pode ser substituída por mas, sem prejuízo para o sentido de texto.

Texto II, para responder às questões 3 e 4.

QUESTÃO 3 _____________________________________ Considerando o texto II, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O cartum tem como objetivo mostrar que a figura do

pai é constituída por um perfil autoritário comprovado pelo vocábulo “Filho”.

1.( ) O produtor do texto usa como argumento a compreensão inferencial a partir de estímulos visuais.

2.( ) O texto é produzido apenas em linguagem não-verbal, evidenciada pela expressão das personagens envolvidas, que expressa graficamente uma opinião acerca de determinado assunto.

3.( ) A resposta “Da minha bike e do meu videogame!” revela a ignorância do filho, que é capaz de lembrar-se apenas dos presentes que ganhou no Natal.

4.( ) O cartum, que cada vez mais ganha espaço nos jornais, TV e mídias, utiliza-se das formas, cores e situações com o objetivo de ironizar. O texto revela uma crítica ao consumismo no Natal.

QUESTÃO 4 _____________________________________ Com relação à função sintática dos termos das orações no cartum, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O termo “Filho” exerce a função de aposto. 1.( ) O termo “no Natal” é adjunto adverbial de lugar. 2.( ) O termo “o aniversário” é objeto direto do verbo

“comemoramos”. 3.( ) O termo “quem” classifica-se como sujeito

indeterminado. 4.( ) Os termos “minha” e “meu” são adjuntos

adnominais.

Página 4 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

Texto III, para responder às questões 5 e 6.

O último poema

1 4 7

Assim eu quereria o meu último poema. Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menosintencionais] Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes maislímpidos] A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Manuel Bandeira. In: Internet: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html#ultimo>.

QUESTÃO 5______________________________________ Considerando o texto III, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) As expressões “Que fosse terno” (linha 2), “Que

fosse ardente” (linha 4) e “Que tivesse a beleza” (linha 5) apresentam paralelismo sintático e referem-se às características do último poema que o eu-lírico escreveria.

1.( ) A “beleza” (linha 5), a “pureza” (linha 6) e a “paixão” (linha 8) são, respectivamente, metáforas para “flores” (linha 5), “chama” (linha 6) e “suicidas” (linha 8).

2.( ) O poema é metalinguístico, pois o escritor o escreveu discutindo o seu fazer poético, explicitando os processos utilizados nessa construção.

3.( ) A maioria das rimas do poema é rica, o ritmo é marcado pela alternância de sons fracos e sons fortes, e os versos são decassílabos.

4.( ) Manuel Bandeira, embora apresentasse, no início de sua carreira, características parnasianas, teve uma trajetória poética preocupada com as novas formas de expressão.

QUESTÃO 6______________________________________ Considerando o texto III, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O verbo “quereria” (linha 1) está conjugado no futuro

do pretérito do indicativo. Essa forma vem perdendo espaço, no português contemporâneo, para o pretérito imperfeito, resultando na construção: Assim eu queria o meu último poema.

1.( ) O vocábulo “Que”, que inicia os versos nas linhas 2, 4 e 5, classifica-se como pronome relativo e tem como antecedente o termo “o meu último poema” (linha 1).

2.( ) O vocábulo “como”, na linha 4, estabelece uma comparação entre o “último poema” e “um soluço sem lágrimas.

3.( ) O substantivo “pureza” (linha 6) é formado a partir do adjetivo puro, ao qual se acrescenta o sufixo -eza. Também com a letra z são escritos os substantivos franqueza, princeza e empreza.

4.( ) No último verso, o pronome “se” é reflexivo e funciona sintaticamente como objeto direto do verbo “matam”.

Texto IV, para responder às questões 7 e 8.

Estanque esse aguaceiro

1 4 7

10

13

16

19

22

25

“Na maioria das sociedades, as mulheres são as principais responsáveis por gerenciar o abastecimento deágua do lar.” Assim começa um documento da ONU dirigido, é claro, às mulheres de todo o mundo. Seja carregando latasna cabeça, na Guatemala, seja controlando os gastos decasa, em Belo Horizonte, são elas as donas da água. E nãose trata de um dever menor, de pouco valor. Em 2050, de acordo com as previsões mais otimistas, 2 bilhões depessoas de 48 países estarão sofrendo com a escassez dolíquido. Daí a importância de poupá-lo. Segundo a própria ONU, uma pessoa que consome todos os dias muito mais do que 110 litros de água está desperdiçando. Nessa contabilidade, estão incluídos todos os tipos de uso considerados essenciais. Desde arecomendação de beber dois litros de água diariamenteàquilo que se usa para lavar as roupas. É fácil ultrapassar aquantidade. Basta demorar-se um pouco mais no banho eescovar os dentes três vezes ao dia com a torneira abertaque, em pouco menos de 24 horas, 241 litros terão ido peloralo. “Como se trata de um bem que cai do céu, as pessoasacham que sair água da torneira é uma espécie de obrigação”, diz Gesner Oliveira, presidente da Companhia deSaneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp.Economizar, além de ser algo vital para o futuro dahumanidade, deixa as contas bem mais baratas. Algo que,digamos assim, permite diversificar os investimentos.

In: Veja Especial, jun./2008, p. 42 (com adaptações). QUESTÃO 7 _____________________________________ Considerando o texto IV, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A expressão “as donas da água” (linha 6) é uma

perífrase para as mulheres, “principais responsáveis por gerenciar o abastecimento de água do lar” (linhas 2 e 3).

1.( ) Na oração “Como se trata de um bem que cai do céu” (linha 20), a expressão “cai do céu” pode ser denotativa – a água proveniente da chuva –, ou conotativa, quando representa a idéia de algo que é bem-vindo.

2.( ) Se “em pouco menos de 24 horas, 241 litros terão ido pelo ralo” (linhas 19 e 20), é possível deduzir que, para lavar a roupa na máquina à medida que ela suja, 8 vezes por semana, gastam-se 4.320 litros de água por mês.

3.( ) As duas frases finais do texto permitem deduzir que, ao economizar água, além de se preservar o meio ambiente, podem-se comprar bens com o que não se gastou.

4.( ) Na fala do presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, o emprego da expressão “sair água da torneira” (linha 21) é inadequado à situação de comunicação apresentada, por causa do uso de uma linguagem coloquial.

RASCUNHO

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 5 de 16

QUESTÃO 8______________________________________ Considerando o texto IV, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A palavra “Estanque”, no título do texto, é um verbo

flexionado no imperativo afirmativo. Essa mesma forma da palavra pode também funcionar como adjetivo, em frases como A situação ficou estanque por muitos anos.

1.( ) As aspas foram empregadas no primeiro período do texto para marcar a citação literal do trecho de um documento oficial, publicado pela Organização das Nações Unidas.

2.( ) O vocábulo “Seja” (linha 4), repetido na sequência do período, funciona como conjunção coordenativa de valor alternativo.

3.( ) A palavra “líquido” (linha 10) substitui, no texto, a palavra “água” (linha 3). Esse recurso de substituição lexical é um fator importante para a coesão e a coerência textuais.

4.( ) No trecho “Desde a recomendação de beber dois litros de água diariamente àquilo que se usa para lavar as roupas.” (linhas 14 a 16), o emprego do acento grave indicativo de crase é facultativo.

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTÃO 9______________________________________

O biodiesel

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja entre outras. O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Internet: <http://www.biodiesel.gov.br/>. Acesso em 12/1/2009 (com adaptações).

Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O objetivo do biodiesel é substituir parcial ou

totalmente os combustíveis de origem fóssil, ou seja, derivados do petróleo.

1.( ) O Brasil, em função da grande biodiversidade da Amazônia, tende a ser o maior produtor mundial de biodiesel.

2.( ) Países de pequena dimensão territorial, mas com forte produção industrial e necessidade energética, como o Japão, tendem a ser fortes compradores de biodiesel no cenário energético internacional.

3.( ) A produção de biocombustíveis no Brasil também favorece o agronegócio pela relação direta entre essa fonte energética e a agricultura.

4.( ) A busca de fontes energéticas alternativas, como os biocombustíveis, relaciona-se com os objetivos indicados no Tratado de Kyoto.

QUESTÃO 10 ____________________________________

Darfur à espera de um milagre Darfur, no Sudão, cenário de um genocídio silencioso, é um lugar sem lei e sem espaço para a misericórdia divina. Seria também um lugar sem nenhuma esperança, não fosse o trabalho humanitário de um batalhão de abnegados. Em um mundo em que a corrente de informação circula ao ritmo de terabytes por segundo e quase tudo que se quer saber está, para 1 bilhão de pessoas, a apenas um clique de distância, como explicar que a tragédia de Darfur seja invisível? O mundo ignora ou finge ignorar quer Darfur, no Sudão, é cenário de uma guerra de extermínio contra uma população indefesa de quase 6 milhões de habitantes. O mesmo mundo que se apieda de um filhote de urso-polar abandonado pela mãe no zoológico de Berlim fecha os olhos para as centenas de milhares de crianças subnutridas dos 130 campos de refugiados de Darfur.

In: Veja, 24/12/2008 (com adaptações). Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O texto evidencia que o trabalho de voluntários é

pouco significativo em casos de conflitos internacionais intensos como a guerra civil no Sudão.

1.( ) A causa do conflito no oeste sudanês é étnica. Esse motivo causa espanto nos especialistas já que o mesmo não ocorre em outras regiões do globo.

2.( ) A comparação entre o conflito étnico no Sudão e a tecnologia atual não é pertinente, uma vez que o desenvolvimento astronômico dos meios de comunicação aproxima a humanidade, mesmo com o desconhecimento de alguns fatos.

3.( ) O papel das Organizações Não-Governamentais (ONG), como os Médicos Sem Fronteiras (MSF), é fundamental nas áreas de conflito como em Darfur.

4.( ) Em casos da dimensão de Darfur, nos campos de refugiados, são comuns os fuzilamentos sumários, estupros e grande dificuldade de organismos internacionais de combater doenças e a mortalidade infantil.

QUESTÃO 11 ____________________________________ A respeito da evolução do crescimento demográfico mundial, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A população do planeta só passou a ter um

crescimento demográfico considerável a partir de melhorias na estrutura sanitária.

1.( ) A redução da taxa de mortalidade precede a redução na taxa de natalidade. Essa tendência é observada em escala mundial.

2.( ) O Governo brasileiro, em função do elevado crescimento demográfico registrado a partir da década de 70 do século passado, impôs, para a população do país, severas medidas de controle da natalidade.

3.( ) O aumento da situação generalizada da fome, como o observado em países africanos, justifica a adoção das propostas da teoria malthusiana de controle demográfico.

4.( ) Na maioria dos países do globo, observa-se uma maior expectativa de vida para a população do sexo feminino.

Página 6 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

QUESTÃO 12_____________________________________

A China diante da Ásia A República Popular da China busca, desde os tempos de Mao Tsé-tung, ocupar a posição de grande potência asiática. O desenvolvimento do programa nuclear chinês e o cisma sino-soviético evidenciaram esse objetivo nacional. A aproximação sino-americana e o ingresso da China na ONU, na década de 1970, representaram a definição de uma nova estratégia voltada para o mesmo objetivo.

Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo – Os grandes acontecimentos mundiais da Guerra Fria aos nossos

dias. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2008, p. 247. A respeito da situação histórica e atual da China, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O desenvolvimento econômico e social da China

ficou paralisado durante a concessão de Hong Kong aos britânicos, formalizada em 1898 e retomada em 1998.

1.( ) Um dos fatores que contribuiu para o crescimento econômico da China foi a política natalista do “filho único” adotada pelo Estado na década de 70 do século passado, que reduziu o crescimento demográfico do país.

2.( ) Um dos grandes desafios da China para a inserção na economia de mercado está na sua matriz energética ainda com base no carvão mineral. A geração de energia, por meio desse combustível, produz um grau de poluição incompatível com o atual cenário global de discussão a respeito de redução de poluição atmosférica.

3.( ) O desenvolvimento econômico chinês tem sido acompanhado de igual abertura social e de melhor distribuição de renda para a sua numerosa população.

4.( ) A Coréia do Norte, embora sobre uma administração ditatorial, constitui um território protegido pela China, enquanto a Coréia do Sul tornou-se, para os chineses, um importante parceiro comercial na Bacia do Pacífico.

QUESTÃO 13_____________________________________ Número de mortos por causa das enchentes chega a 100

em Santa Catarina O número de mortos por conta dos temporais que atingiram Santa Catarina chegou a 100, de acordo com a Defesa Civil do estado. Segundo o órgão, 19 pessoas continuam desaparecidas e 78.707 desabrigadas ou desalojadas. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Estão em situação de calamidade pública 12 municípios do Estado. Em todo o país, instituições e empresas têm organizado postos de doação de dinheiro, roupas, água potável e alimentos não perecíveis para doar aos atingidos pelas fortes chuvas no território catarinense. A Defesa Civil já contabiliza mais de R$ 3 milhões em colaborações financeiras. Além de dinheiro, são aceitas doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza.

Internet: <http://www.abril.com.br/noticias/brasil>. Acesso em 12/1/2009.

A respeito das causas e das consequências da situação apresentada no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Uma das causas para a tragédia apresentada no

texto é a ocupação irregular de encostas de morros em que as moradias são construídas fora do padrão para áreas de solos permeáveis.

1.( ) A dimensão do problema apresentado no texto permite concluir que esse problema tem como causa exclusiva as alterações climáticas registradas no planeta.

2.( ) O desmatamento da floresta tropical brasileira, a Mata Atlântica, não pode ser relacionado com a situação vivenciada pelos moradores dos diferentes municípios de Santa Catarina.

3.( ) A ajuda humanitária em casos de tragédias naturais promove um pequeno efeito sobre as pessoas atingidas já que a perda material e emocional é impossível de ser reposta.

4.( ) Enchentes na proporção verificada atualmente nas regiões Sul e Sudeste do país são comuns no período do verão em que a elevação de temperatura promove uma maior condensação do vapor de água presente na atmosfera e intensifica o índice pluviométrico.

QUESTÃO 14 ____________________________________

Um mar de encrencas

O ataque aéreo israelense contra a Faixa de Gaza é apenas o mais recente capítulo da história de conflagração do Oriente Médio, onde as camadas de hostilidade se sobrepõem e a linguagem da força sempre tem a palavra final. A capacidade bélica de Israel é incomparável, mas seus inimigos são muitos e a possibilidade de um acordo de paz continua distante.

In: Veja, 7/1/2009, p.54. A respeito da situação histórica e atual do conflito entre judeus e palestinos, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A situação atual vivenciada na Faixa de Gaza

relaciona-se com o contexto da criação do Estado de Israel, com o apoio dos Estados Unidos, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

1.( ) A Faixa de Gaza é controlada pelo Hamas, uma organização nacionalista que apresenta forte ideologia radical mulçumana.

2.( ) O Hamas conta com o apoio, para derrotar Israel, do Fatah que administra outra região complexa da Palestina, a Cisjordânia.

3.( ) Se por um lado Israel pode contar com um poderio bélico significativo, na Faixa de Gaza encontra-se uma arma assustadora: os “homens-bomba”, que norteiam ações terroristas fundamentadas pelo radicalismo da ideologia mulçumana.

4.( ) A permanência e a constância histórica dos ataques de Israel na Palestina fizeram com que os Estados Unidos, seguindo orientação do Conselho de Segurança da ONU, rompessem relações diplomáticas com o Estado Judeu.

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 7 de 16

QUESTÃO 15_____________________________________ No mundo globalizado, os fluxos migratórios são facilitados pelo grande desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação. A respeito da migração externa de brasileiros, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) No início da década de 1970, teve início um dos

fluxos migratórios mais importantes de brasileiros. O cultivo da terra no Paraguai atraiu um grande contingente de trabalhadores que ficaram conhecidos como brasiguaios.

1.( ) A migração de brasileiros, principalmente para países da União Européia e Estados Unidos, caracteriza-se, sempre, pela legalidade do deslocamento mediante as leis dos países de destino.

2.( ) Em relação aos países vizinhos da América do Sul, o Brasil constitui um forte espaço de repulsão de migrantes para áreas que apresentam maior estabilidade econômica do que a apresentada no cenário nacional.

3.( ) O maior fluxo de emigração no Brasil é constituído de moradores da região Norte do país.

4.( ) No contexto latino-americano, o Brasil não apresenta nenhum atrativo para estrangeiros, capaz de atrair migrantes de outros países.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 16_____________________________________ Para aproveitar a força do vento nos mais diversos serviços,

o homem criou o moinho de vento.

Localizado na cidade de Holambra, SP, o moinho Povos Unidos tem 38,5 m de altura (distância entre o solo e o ponto de fixação das hélices) e quatro pás com 12 m de comprimento cada. Como os tradicionais moinhos holandeses, o moinho de Holambra funciona pela força dos ventos e tem capacidade para moer grãos. É o maior moinho da América Latina.

Internet: <http://gardencidadesdasflores.com.br> (com adaptações). Com base nas informações do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O movimento descrito pelas hélices determina um

círculo de 12 m de diâmetro. 1.( ) A distância máxima, em relação ao solo, que a

extremidade de uma hélice pode alcançar é de 50,5 m.

2.( ) O ângulo formado por duas hélices consecutivas é um ângulo raso.

3.( ) A distância mínima, em relação ao solo, que a extremidade de uma hélice pode atingir é de 24 m.

4.( ) O comprimento da circunferência descrita pelo movimento das hélices é maior que 72 m.

RASCUNHO

Página 8 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

QUESTÃO 17_____________________________________

Crise deve reduzir área de algodão e milho no Oeste da Bahia

A escassez de crédito no mercado e os altos custos de produção obrigaram o produtor de algodão e milho do Oeste da Bahia a diminuir a área plantada com essas culturas, optando pela soja, que, atualmente, é a alternativa mais interessante entre as lavouras consolidadas na matriz produtiva do cerrado baiano, devido aos baixos custos de produção. Os números da última safra agrícola do Oeste da Bahia e a primeira estimativa de intenção de plantio para a safra 2008/09 foram discutidos pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Aiba. A soja é a commodity de mais baixo custo de produção, entre as três principais culturas da região, soja, milho e algodão. Para produzir um hectare de soja, o produtor tem custo médio de R$ 1.400,00, com faturamento estimado de R$ 1.530,00 por hectare. Já o milho custa R$ 2.100,00 por hectare, com faturamento estimado em R$ 2.200,00. O algodão, por sua vez, tem custo de R$ 4.000,00, com faturamento de R$ 4.400,00.

Internet: <http://jornalnovafronteira.com.br/index2.php?id_editoria= 13&id=1845>. Acesso em 28/10/2008 (com adaptações).

Com base nas informações do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Entre as culturas de soja, milho e algodão no Oeste

da Bahia, a de soja é a mais rentável. 1.( ) A margem líquida de lucro na produção de algodão

no Oeste da Bahia, de acordo com os dados técnicos da Aiba, é de 10%.

2.( ) O custo da produção de algodão em uma área retangular dessa região, com dimensões de 4 km por 7 km é inferior a R$ 12 milhões.

3.( ) A margem líquida de lucro de um produtor de milho dessa região aumentou em R$ 450 mil ao substituir o cultivo de milho pelo da soja em 2/3 de uma área de 15 mil hectares.

4.( ) Um agricultor dessa região optou em produzir soja, milho e algodão em uma área de 756 hectares de sua propriedade de forma que a área destinada a cada um desses cultivos fosse proporcional à margem líquida de lucro daquela produção. Dessa forma, o lucro obtido com a produção de milho foi de R$ 12 mil.

RASCUNHO

QUESTÃO 18 ____________________________________ A leishmaniose é uma doença que oferece risco potencial à saúde pública e é transmitida pela picada de um mosquito palha, tendo o cão como principal hospedeiro. Os sintomas são falta de apetite, emagrecimento, aumento dos gânglios, lesões de pele com ulcerações, apatia, febre, anemia, lesões internas ou articulares. Foram investigados 992 casos suspeitos de leishmaniose em Cuiabá nos seis primeiros meses de 2008. Desse total, 68 deram positivo. Outros 14 ainda aguardam resultado de exames laboratoriais. Nenhum caso da doença foi registrado em seres humanos nesse período. As informações são do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Internet: <http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=2&n=396266 &p= 2&Tipo>. Acesso em 26/6/2008 (com adaptações).

Até o dia 7/10/2008 o CCZ de Cuiabá investigou, em 2008, 1.419 cães com suspeita de leishmaniose. Desse total, 81 foram positivos.

Internet: <http://www.olhardireto.com.br>. Acesso em 18/11/2008.

Com base nas informações dos textos, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Em 2008, até o dia 26 de junho, 10% dos casos de

suspeitas de leishmaniose haviam sido confirmados pelo CCZ de Cuiabá.

1.( ) Se os resultados de

2

7dos casos investigados e que

aguardam resultado de exames laboratoriais em 2008, mas ainda não confirmados até o dia 26 de junho forem positivos, o número de casos de incidência da leishmaniose em Cuiabá passará para 72, dos 992 casos suspeitos.

2.( ) O percentual de aumento de casos investigados no período de 26/6/2008 a 7/10/2008, em relação ao número de casos desse ano, investigados até o dia 26/6/2008, foi de pouco menos de 40%.

3.( ) Até o dia 26/6/2008, a probabilidade de um determinado cão, dos 992 investigados, ter leishmaniose comprovada é de 17/248.

4.( ) É possível que, na primeira informação, os 14 casos que aguardavam resultado de exames laboratoriais tenham obtido suspeitas confirmadas, em sua totalidade, até o dia 7/10/2008.

RASCUNHO

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 9 de 16

QUESTÃO 19_____________________________________ A meta da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) de chegar ao final de 2008 com um consumo interno de 18,1 milhões de sacas poderá ser atingida. Em 2007, esse consumo foi de 17,1 milhões de sacas. No período de maio de 2006 a abril de 2007, o consumo per capita no Brasil foi de 5,52 kg de café em grão, cru, ou 4,41 kg de café torrado. As exportações de café em maio de 2007 geraram ao país uma receita de US$ 325,7 milhões. A recomendação da quantidade de pó para o preparo de café torrado e moído feito em cafeteira industrial é de 70 a 100 gramas de pó para 1 litro de bebida. Uma pequena fatia de trabalhadores ainda encontra sua fonte de renda no trabalho braçal, oferecido nos campos e lavouras, deslocando-se até o Estado de Minas Gerais, na época da colheita do café. Um colhedor aplicado consegue ganhar aproximadamente R$ 60,00 por dia, o que representa uma boa remuneração ao final de cada semana de trabalho. Tendo as informações acima como referência, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) No Brasil, o crescimento esperado para o consumo

interno de café em 2008, em relação ao consumo em 2007 é superior a 7%.

1.( ) A população brasileira no período de maio de 2006 a abril de 2007 era cerca de 188 milhões de habitantes. Os brasileiros consumiram, nesse período, menos que 720 mil toneladas de café torrado.

2.( ) A cotação do dólar comercial em 24/5/2007 foi de R$ 1,97. Se a exportação de café em maio de 2007 tivesse sido com a cotação desse dia, a receita gerada, em reais, nesse mês, teria sido inferior a 651 milhões.

3.( ) De acordo com o consumo per capta de café torrado entre maio de 2006 e abri de 2007, cada brasileiro teria tomado mais de 70 xícaras de café feito em cafeteira industrial.

4.( ) Se a remuneração do trabalho de um colhedor de café for proporcional à sua capacidade de trabalho, cinco colhedores de café, com capacidade de

trabalho 1

3menor que a capacidade de um colhedor

aplicado, ganharão, em 100 dias de trabalho, R$ 20.000,00.

RASCUNHO

QUESTÃO 20 ____________________________________ Uma pessoa de 1,80 m de altura avista, de um ponto C do plano da igreja, uma luz acesa no ponto D da mesma igreja sob um ângulo de 30º. A medida desse ângulo dobra quando ele caminha 8 m até o ponto B, em direção a essa igreja. Considere os seguintes dados: tg 60º = 1,73 e tg 30º = 0,58.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A distância da luz até o solo é menor que 8 m. 1.( ) Os segmentos BC e BD têm a mesma medida. 2.( ) A área do triângulo ABD é superior a 15 m2. 3.( ) O segmento DB é a bissetriz do ângulo ADC. 4.( ) O triângulo DAB é isósceles.

RASCUNHO

Página 10 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

QUESTÃO 21_____________________________________ É possível fazer economia de água tratada utilizando a água de chuva para molhar plantas, limpar pisos e calçadas, lavar carros, descarga de vasos sanitários e muito mais. Como não chove diariamente, a solução é fazer uma cisterna para armazenamento de água da chuva, dimensionada de acordo com o índice pluviométrico anual de sua cidade e da área do telhado da sua casa, de acordo com os dados da tabela de capacidade de captação (m3/ano) a seguir.

Capacidade de captação anual (m3)

Área do telhado (m2)

100 200 300 400 500

Índice pluviométrico

anual (mm)

800 72 144 216 288 360 1.000 90 180 270 360 450 1.200 108 216 324 432 540

Internet: <http://www.aquasave.com.br>. A capacidade de armazenamento da cisterna que tem essa finalidade deverá ser igual à metade da capacidade de captação mensal de água de chuva (calcule esse valor utilizando os dados registrados na tabela). O telhado de uma casa em uma cidade que apresenta índice pluviométrico anual de 1.200 mm tem área de 400 m2. Seu proprietário deseja construir uma cisterna para captar água da chuva, seguindo a orientação acima, com formato de um prisma de base quadrangular e aresta da base medindo 3 m. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A profundidade dessa cisterna será de 2 m. 1.( ) Se em um ano atípico o índice pluviométrico anual

nessa cidade for 2

3do índice previsto, registrado na

tabela, a capacidade de captação de água desse telhado passará a ser de 288 m3/ano.

2.( ) Uma calçada de 0,5 m de largura em volta da tampa dessa cisterna cobrirá uma área de 6 m2.

3.( ) Dois trabalhadores combinaram de abrir manualmente essa cisterna em 7 dias, trabalhando 8 horas por dia. Como ao término de três dias de

trabalho apenas 1

4 dela havia sido cavada, mais um

homem foi contratado. Supondo que todos tenham a mesma capacidade de trabalho e que o nível de dificuldade de trabalho seja o mesmo, só será possível cumprir o prazo combinado se eles trabalharem 10 horas por dia.

4.( ) As telhas utilizadas na cobertura desse telhado custaram R$ 1.200,00 o milheiro e para cada metro quadrado são necessárias 12 telhas. Com esses dados conclui-se que a importância paga por essas telhas foi inferior a R$ 5.200,00.

RASCUNHO

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 11 de 16

QUESTÃO 22_____________________________________ Um estudante, para concorrer a uma vaga pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), deve obter nota maior ou igual a 45 na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa prova é composta de duas partes: uma objetiva, com 63 questões, e uma redação. A nota da parte objetiva é proporcional ao número de acertos, sendo 100 a nota máxima.

Internet: <http://prouni-inscricao.mec.gov.br/PROUNI/inf_est.shtm> (com adaptações).

A redação é avaliada em 5 competências por dois corretores (R1 e R2), sendo que as notas podem ser: 25, 50, 75 ou 100. A nota da redação é a média aritmética das notas de C1, C2, C3, C4 e C5.

Internet: <http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL744157-5604,00- TIRE+SUAS+DUVIDAS+APOS+O+ENEM.html> (com adaptações).

A nota final é a média das notas da parte objetiva e da redação. No quadro a seguir, estão registradas as notas obtidas nas cinco competências por um estudante que concorre a uma vaga na universidade pelo ProUni.

Parte objetiva Redação

Número de acertos

Competências e notas de dois corretores

C1 C2 C3 C4 C5 R1 25 25 50 75 50 ? R2 50 25 25 50 75

Qual é, na parte objetiva, o número mínimo de acertos para que esse estudante tenha direito a concorrer a uma vaga em uma universidade através desse programa, se o único critério adotado for esse? Marque no cartão de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

QUESTÃO 23 ____________________________________ Em uma carreta, o espaço mínimo que deve ser disponibilizado para os animais, durante o transporte rodoviário, é calculado em função das categorias e dos pesos desses animais. Um criador de gado deseja transportar bezerros (90 kg cada), novilhas (150 kg cada) e animais adultos (600 kg cada). Para o transporte de 10 bezerros, 8 novilhas e 4 animais adultos, é necessário um espaço mínimo de 13 m2, enquanto que 15 bezerros e 11 novilhas necessitarão de um espaço mínimo de 10 m2. Qual é, em m2, o espaço mínimo necessário para o transporte de 10 novilhas, se 10 animais adultos necessitam de um espaço mínimo de 15 m2? Marque no cartão de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

Página 12 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

CIÊNCIAS

QUESTÃO 24_____________________________________ Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus (L. bulgaricus) é uma bactéria gram-positiva, que produz ácido láctico, de grande importância econômica, devido à sua aplicação na produção de iogurte. Sabe-se, há muito tempo, que o iogurte é nutritivo, sendo um componente importante de uma dieta saudável. O consumo regular de iogurte contendo bacilos vivos de L. bulgaricus e Streptococcus thermophilus favorece a atenuação da intolerância à lactose.

Van den Guchte et al, 2006, PNAS, v. 103, p. 9274-9 (com adaptações). Quanto às características desses lactobacilos, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) São bactérias gram-negativas. Como tal, coram em

azul de Gram, pois possuem apenas uma membrana interna, antes da parede de peptideoglicano.

1.( ) Apresentam carioteca com microporos. 2.( ) São responsáveis por auxiliar na quebra da lactose,

facilitando a digestão do açúcar presente no iogurte e no leite, de difícil digestão por algumas pessoas, especialmente adultos.

3.( ) Realizam a fermentação, atividade respiratória feita com o uso de oxigênio.

4.( ) Por se tratarem de bactérias, reproduzem-se exclusivamente por bipartição.

QUESTÃO 25_____________________________________ Recentemente o Estado de Santa Catarina passou por um episódio alarmante de enchentes. Comentando a respeito do episódio, Maria Assunção da Silva Dias, diretora do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe comenta: “A causa de um evento extremo dificilmente poderá ser atribuída unicamente ao aquecimento global por causa da grande variabilidade climática da região. Mas há uma grande probabilidade de que as chuvas extremas tenham sido exacerbadas pelo aquecimento global”.

In: Jornal da Ciência, 5/12/2008. Quanto às causas do efeito estufa, gerador do aquecimento global, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Aumento de emissões de O2 derivado da atividade

humana. 1.( ) Destruição da camada de ozônio, que permite uma

maior entrada de raios ultravioleta. 2.( ) Gases que aprisionam a radiação infravermelha do

Sol na atmosfera. 3.( ) Principalmente por vapor de água, que é o principal

gás de efeito estufa. 4.( ) Queimada de florestas. QUESTÃO 26_____________________________________ As samambaias são plantas terrestres muito utilizadas como plantas ornamentais no paisagismo. Sua beleza vem, antes de tudo, da delicadeza de suas folhas, em sua maioria, divididas em pequenas pinas. Possuem os esporófitos como a fase dominante ou macroscópica. O gametófito é bem reduzido, embora também seja clorofilado.

Esse ciclo de vida tem alternância de ploidias, da seguinte forma:

Observação: imagem ampliada na página 14. Com base nesse tema, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) Os esporófitos formam esporos 2n, que darão

origem aos gametófitos. 1.( ) Os gametófitos dão origem a gametas haplóides (n)

por meiose. 2.( ) O esporófito cresce por divisões mitóticas do zigoto

(2n). 3.( ) Os soros contêm muitos esporângios. Cada

esporângio dá origem a muitos esporos, por meiose. Assim, é verdadeiro dizer que essa fase independe de sexo para se reproduzir.

4.( ) A oosfera corresponde ao gameta feminino, haplóide. Ele é imóvel, enquanto o gameta masculino, chamado anterozóide, é móvel, por isso esta fase é dependente da água para a reprodução.

RASCUNHO

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 13 de 16

QUESTÃO 27_____________________________________ As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos: a ligação iônica, como também através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Existe também a ligação metálica em que os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal.

Wikipedia.org (com adaptações). De acordo com o texto e conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A substância formada por ligações iônicas em

ambientes a 25° C e 1 atm apresenta-se no estado sólido e forma aglomerado com formas geométricas bem definidas, denominadas retículos cristalinos.

1.( ) Na ligação covalente, há a formação de íons (cátions e ânions) e a estrutura da substância formada é eletronicamente neutra.

2.( ) A ligação metálica é caracterizada pela união de átomos de baixa eletronegatividade e a substância formada apresenta grande quantidade de elétrons livres.

3.( ) O composto formado a partir dos átomos cálcio e cloro apresenta fórmula química CaCl2 e a ligação química entre estes átomos é iônica.

4.( ) A água é um composto formado por ligações covalentes.

QUESTÃO 28_____________________________________ Um típico balão de aniversário suporta uma pressão de até 2,0 atm sem arrebentar. Quando o balão é inflado com 4,1 litros de oxigênio (M=32 g) a 27°C, a pressão no seu interior é de 1,6 atm e a borracha para de esticar. Se a introdução de oxigênio continua, a pressão sobe e o balão arrebenta. Considere que a temperatura em todo processo ficou constante e o oxigênio como um gás ideal. Determine, em gramas, a massa máxima de oxigênio no interior do balão sem que o mesmo arrebente e multiplique o resultado obtido por 10. (Constante universal dos gases R=0,082 atm.l/mol.k). Marque no cartão de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

QUESTÃO 29 ____________________________________ Quanto às formas de transmissão de calor, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O calor é transmitido do Sol até a Terra através do

processo de condução. 1.( ) No aquecimento da água em uma panela no fogão a

gás, o processo dominante de transmissão de calor é a convecção.

2.( ) A radiação é o processo de transmissão de calor dominante no aquecimento de um copo de leite no forno de micro-ondas.

3.( ) O aquecimento do cabo de uma concha mergulhada em uma vasilha de sopa quente dá-se pela condução.

4.( ) No aquecimento de objetos próximos a uma fogueira, a condução é o processo de transmissão de calor dominante.

QUESTÃO 30 ____________________________________ Uma notícia de jornal informa que o fluxo solar médio de 800 W/m2 atinge a superfície da Terra. O dono de um sítio deseja construir um sistema de conversão de energia solar em energia elétrica para retirar água de um poço com 16 metros de profundidade. A fim de verificar a viabilidade desse sistema, fez-se o cálculo para determinar a área ocupada pelo coletor solar, Acoletor, que produz a energia necessária para movimentar uma bomba d’água que retira 1Kg de água por segundo do poço. Considerando a eficiência do coletor de 100%, calcule o valor da Acoletor em metros quadrados. Caso seja necessário, utilize a aceleração da gravidade g = 10 m/s2. Marque no cartão de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

Página 14 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

Imagem ampliada, para responder à questão 26.

Biologia dos organismos. Classificação, estrutura e função nos seres vivos. 2.ª ed. Moderna.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

R E D A Ç Ã O

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Pontuação

Norma culta Organização sintática (mecanismos de articulação frasal: subordinação, coordenação; paralelismos sintático

e semântico; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal). Aspectos gráficos (pontuação; ortografia; emprego de maiúsculas; acentuação gráfica).

20

Tema / Texto Adequação ao tema (pertinência quanto ao tema proposto)*. Adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto e obediência ao número de linhas exigidos)*. Organização textual (paragrafação; periodização).

20

Argumentação Especificação do tema, conhecimento do assunto, seleção de idéias distribuídas de forma lógica,

concatenadas e sem fragmentação. Apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de

raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo.

20

Coesão / Coerência Coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de

articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia).

Coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as conseqüências que delas decorrem).

20

Elaboração crítica Elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado. Pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações

lógicas, que visem propor valores e conceitos.

20

* Em caso de inadequação ao tema ou à proposta, o candidato perde integralmente os 20 pontos referentes aos critérios Tema / Texto.

FUNDAÇÃO UNIVERSA VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase Página 15 de 16

ATENÇÃO!

Escolha apenas uma das duas propostas, apresentadas a seguir, para desenvolver a sua redação.

PROPOSTA I

A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

Produtores rurais das regiões com incidência de trabalho escravo afirmam, com frequência, que esse tipo de relação de serviço faz parte da cultura ou tradição. Contudo, mesmo que a prática fosse comum em determinada região — o que não é verdade, pois é utilizada por uma minoria dos produtores rurais —, jamais poderia ser tolerada.

A Convenção n.º 29 da OIT de 1930, define sob o caráter de lei internacional o trabalho forçado como "todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de sanção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente." A mesma Convenção n.º 29 proíbe o trabalho forçado em geral incluindo, mas não se limitando , à escravidão. A escravidão é uma forma de trabalho forçado. Constitui-se no absoluto controle de uma pessoa sobre a outra, ou de um grupo de pessoas sobre outro grupo social.

Trabalho escravo configura-se pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.

Internet: <http://www.reporterbrasil.com.br/conteudo.php?id=4> (com adaptações).

A partir do texto de Heidi Schultz, componha um texto dissertativo posicionando-se a respeito de “O trabalho degradante – a escravidão contemporânea”.

PROPOSTA II

Imagine-se como a personagem do quadrinho abaixo. Em seguida, produza um texto opinativo respondendo às questões apresentadas.

Internet: <http://www.educared.net/certameninternacional/blog/agua/resource/arvore%20agua.jpg>.

Página 16 de 16 VESTIBULAR 1/2009 – UCB – 3ª fase FUNDAÇÃO UNIVERSA

RASCUNHO

FOLHA DE RASCUNHO

1

5

10

15

20

25

30