velocidade em aeronaves

14
Brig. Sabino Freire Aerodinâmica

Upload: alexandre-menezes

Post on 22-May-2015

9.760 views

Category:

Sports


0 download

DESCRIPTION

Aula de conceitos em Aerodinamica. Por Brig. Sabino Freire

TRANSCRIPT

Page 1: Velocidade Em Aeronaves

Brig. Sabino Freire

Aerodinâmica

Page 2: Velocidade Em Aeronaves

Conceitos em Velocidade

Page 3: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• True Airspeed (TAS)— Velocidade Verdadeira: a velocidade da aeronave em relação à massa de ar na qual ela está voando.

• Indicated Airspeed (IAS)—Velocidade indicada: a velocidade da aeronave observada no velocímetro. É a velocidade sem a correção dos erros de indicação, posição (ou instalação) ou compressibilidade.

Page 4: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• Calibrated Airspeed (CAS)—Velocidade Calibrada: a leitura do velocímetro corrigida para os erro de posição (ou instalação) e instrumento. CAS é igua à TAS no nível do mar na atmosfera padrão. As várias velocidades de projeto marcadas no velocímetro podem ser IAS ou CAS.

Page 5: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• Equivalent Airspeed (EAS)—Velocidade Equivalente: é a velocidade lida no velocímetro corrigida dos erros de instrumento, posição e para compressibilidade adiabática para uma altitude em particular. A EAS é igual à CAS no nível do mar na atmosfera padrão.

Page 6: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• VS0—A velocidade calibrada de estol (ou a mínima velocidade de controle da aeronave) sem motor em voo estabilizado na configuração de pouso.

• VS1—Velocidade Calibrada de estol sem motor (ou mínima velocidade de controle) em vôo estabilizado em uma configuração específica.

Page 7: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• VY—Velocidade na qual a aeronave irá obter o máximo aumento de altitude por unidade de tempo. A “Velocidade de melhor razão de subida” normalmente diminui com a altitude.

• VX—A velocidade com a qual a aeronave irá obter a maior altitude em uma dada distância horizontal. A “velocidade de melhor ângulo de subida” normalmente aumenta ligeiramente com a altitude.

Page 8: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• VLE—A velocidade máxima na qual a aeronave pode ser voada com segurança com o TREM DE POUSO baixado. Esse é um problema envolvendo estabilidade e controlabilidade.

• VLO—A velocidade máxima na qual o TREM DE POUSO pode ser estendido ou recolhido com segurança. Esse é um problema envolvendo as cargas de ar impostas no mecanismo de operação durante o abaixamento e o recolhimento do trem.

Page 9: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• VFE—A maior velocidade permitida com o flape em posição prevista de abaixado. Isso é devido às cargas impostas à estrutura dos flapes.

• VA—Velocidade Calibrada de Manobra da Aeronave projetada. Isso é uma velocidade máxima na qual o limite de G pode ser alcançado (seja por rajada ou total deflexão das superfícies de comando) sem causar danos à estrutura..

Page 10: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades de Desempenho

• VNO—Velocidade Normal de Operação é a máxima velocidade estrutural de cruzeiro. Essa é a velocidade que, excedendo o limite de G pode causar deformação permanente da estrutura da aeronave.

• VNE—Velocidade que não se deve NUNCA exceder. Se um voo for tentado acima dessa velocidade, danos estruturais ou falha na estrutura pode ser ocasionados.

Page 11: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades no Instrumento

Page 12: Velocidade Em Aeronaves

Velocidades pelo Gráfico

Page 13: Velocidade Em Aeronaves

Obrigado!

ADICIONE QUALIDADE À SUA PILOTAGEM:

ESTUDE.e em caso de dúvida, pergunte !

Sabino [email protected]

Page 14: Velocidade Em Aeronaves