vazante · "altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde,...

3
PREFEITURA DE Vazante Nossa gente, nosso orgulho. AUMINI~CÁ0 2017.2020 LEI MUNICIPAL N° 1.715, de 20 de março de 2018. "Altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde, nas especialidades de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias e da outras providências". O Prefeito Municipal de Vazante, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 46 III da Lei Orgânica do Município faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele, em seu nome, sanciona a seguinte Lei: Art. 1°. - As especialidades de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias que integram o cargo de Agente de Serviços de Saúde de que trata a Lei 1692 de 20 de setembro de 2017, passam a vigorar com a descrição, qualificação técnica e escolaridade constante do anexo único desta lei, nos termos da Lei Federal 13.595 de 05 de janeiro de 2018. Art. 2°. - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação. Art. 3°. - Revogam-se as disposições em contrario. Prefeitura Municipal de Vazante - MG de 2018 JACQUES SOA -U"1MARÃES Prefeito Municir. ~ zante - MG

Upload: vuongmien

Post on 08-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vazante · "Altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde, nas especialidades de Agente Comunitário de ... Exercer atividades de prevenção de

PREFEITURA DE Vazante Nossa gente, nosso orgulho.

AUMINI~CÁ0 2017.2020

LEI MUNICIPAL N° 1.715, de 20 de março de 2018.

"Altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde, nas especialidades de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias e da outras providências".

O Prefeito Municipal de Vazante, Estado de Minas Gerais, no uso de

suas atribuições legais, com fundamento no artigo 46 III da Lei

Orgânica do Município faz saber que a Câmara Municipal aprovou e

ele, em seu nome, sanciona a seguinte Lei:

Art. 1°. - As especialidades de Agente Comunitário de

Saúde e Agente de Combate a Endemias que integram o cargo de

Agente de Serviços de Saúde de que trata a Lei 1692 de 20 de

setembro de 2017, passam a vigorar com a descrição, qualificação

técnica e escolaridade constante do anexo único desta lei, nos termos

da Lei Federal 13.595 de 05 de janeiro de 2018.

Art. 2°. - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3°. - Revogam-se as disposições em contrario.

Prefeitura Municipal de Vazante - MG

de 2018

JACQUES SOA -U"1MARÃES

Prefeito Municir.~

zante - MG

Page 2: Vazante · "Altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde, nas especialidades de Agente Comunitário de ... Exercer atividades de prevenção de

I1 PREFEITURA DE Vazante Nossa gente, nosso orgulho,

ADMIMrnAcAo 2011.2020

ANEXO - ÚNICO DA LEI MUNICIPAL 1.71512018

ALTERA REDAÇÃO DAS ESPECIALIDADE DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE ENDEMIAS DO CARGO DE AGENTE DE SERVIÇOS DE SAÚDE - CONSTANTE DO ANEXO VII DA LEI 1692/2017

5 -CARGO - AGENTE DE APOIO DA SAÚDE II- (NOVA REDAÇÃO)

5.1- ESPECIALIDADE: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Exercer atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Promover a educação popular em Saúde que tem como objetivo as práticas político-pedagógicas que decorrem das ações voltadas para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, estimulando o autocuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde individual e coletiva a partir do diálogo sobre a diversidade de saberes culturais, sociais e científicos e a valorização dos saberes populares, com vistas à ampliação da participação popular no SUS e ao fortalecimento do vínculo entre os trabalhadores da saúde e os usuários do SUS. Estimular continuadamente a organização comunitária, participando de reuniões e discussões sobre temas relativos à melhoria da qualidade de vida da população, visando fortalecer os elos de ligação entre a comunidade e os serviços de saúde do Município. Informar aos integrantes da equipe de saúde as disponibilidades, necessidades e dinâmica social da comunidade e orientando-a quanto a utilização adequada dos serviços de saúde. Registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos, assim como identificar cadastrar todas as famílias de sua área de abrangência e todas as gestantes e crianças de O a 6 anos, através de visitas domiciliares. Atuar integrado as instituições governamentais, grupos e associações da comunidade, Executar, dentro de seu nível de competência, ações e atividades básicas de saúde tais como: acompanhamento a gestantes, desenvolvimento e crescimento infantil, incentivo ao aleitamento materno, garantia do cumprimento do calendário de vacinação que se fizerem necessárias ao controle de doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas, alternativas alimentares utilização de medicina popular, promoções de ações de saneamento e melhoria do meio ambiente e educação em saúde.

1 - Qualificação/Escolaridade exigida: Ensino Médio Completo.

2 - Conclusão com aproveitamento, curso de formação inicial, com carga horária míni de quarenta horas antes do início de suas atividades profissiõnais na ára :de atuação.

Page 3: Vazante · "Altera as atribuições e escolaridade do cargo de agente de serviços de saúde, nas especialidades de Agente Comunitário de ... Exercer atividades de prevenção de

PREFEITURA DE

Vazante Nossa gente, nosso orgulho.

DM,NWffiACAO 2OI7-O

Nota 1 Quando não houver candidato inscrito que preencha o requisito da escolaridade de ensino médio completo, poderá ser admitida a contratação de candidato com ensino fundamental, que deverá comprovar a conclusão do ensino médio no prazo máximo de três anos; nos termos do §3° do art. 6° da Lei Federal 13.595 de 05/01/2018.

Nota 2 Nos termos do art. 15 da Lei Federal 13.595/2018, não será exigida do Agente Comunitário de Saúde a conclusão de:

1 - ensino fundamental, se estava exercendo as atividades em 5 de outubro de 2006; II - ensino médio, se estiver exercendo as atividades na data de publicação desta Lei.

5.2 - ESPECIALIDADE: AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atitudes de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde.

DESCRIÇÃO DETALHADA: Discernimento e execução das atividades dos programas de controle de zoonoses, Pesquisa e coleta de vetores causadores de infecções e infestações, Vistoria de imóveis e logradouros para eliminação de vetores causadores de infecções e infestações, remoção e/ou eliminação de recipientes com foco ou focos potenciais de vetores causadores de infecções e infestações, manuseio e operação de equipamentos para aplicação de larvicidas e inseticidas, aplicação de produtos químicos para controle e/ou combate de vetores causadores de infecções e infestações, execução de guarda, alimentação, captura, remoção, vacinação, coleta de sangue e eutanásia de animais, orientação aos cidadãos quanto à prevenção e tratamento de doenças transmitidas por vetores, participação em reuniões, capacitações técnicas e eventos de mobilização social, participação em ações de desenvolvimento das políticas de promoção da qualidade de vida. participar em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida, Executar outras tarefas correlatas.

1 - Qualificação/Escolaridade exigida: Ensino Médio Completo.

2 - Conclusão com aproveitamento, curso de formação inicial, com carga horária mínima de quarenta horas antes do início de suas atividades profissionais na área de atuação.

Nota 1 - Quando não houver candidato inscrito que preencha o requisito da escolaridade de ensino médio completo, poderá ser admitida a contratação de candidato com ensino fundamental, que deverá comprovar a conclusão do ensino médio no prazo máximo de três anos; nos termos do §3° do art. 6° da Lei Federal 13.595 de 05/01/2018.

Nota 2 - Nos termos do art. 15 da Lei Federal 13.595/2018, não será exigida do Agente de Combate a Endemias a conclusão de: 1 - ensino fundamental, se estava exercendo as atividades em 5 de outubro de 2006; II - ensino médio, se estiver exercendo as atividades na data de publicação desta Lei.

IX /