vanguardas

14
FUTURISMO

Upload: gofontoura

Post on 11-Jul-2015

1.416 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: vanguardas

FUTURISMO

Page 2: vanguardas
Page 3: vanguardas
Page 4: vanguardas

• Movimento artístico criado pelo escritor F. Marinetti, em 1909. Caracterizou-se pela rejeição total da estética do passado e pela exaltação da sociedade industrial. Os futuristas nutrem particular admiração pela tecnologia moderna e pela velocidade. A estética futurista centra-se na representação do mundo industrial: a cidade, a máquina, a velocidade, o ruído. Através da justaposição de imagens fugazes que passam na retina em alguns segundos, procuram representar o dinamismo. Os futuristas aproximam-se dos cubistas, com quem partilham o simultaneísmo e a decomposição fragmentada.

• Pintores futuristas: Humberto Bocciooni, Carlo Carrá, Luigi Russolo, Gino Severini, Giacomo Balla.

Page 5: vanguardas

DADAÍSMO

Page 6: vanguardas
Page 7: vanguardas
Page 8: vanguardas

• Este movimento surge na Suíça com Marcel Duchamp que pinta uma versão da Gioconda com bigodes e uma legenda obscena.

• Segundo este movimento, «a autêntica arte seria a antiarte» caracteriza-se pelo uso da troça, do insulto e da crítica, como modo de destruir a ordem e estabelecer o caos.

• O seu único princípio é a incoerência. Nada significa alguma coisa, nem mesmo o nome do movimento. É a chamada «ready made» que dá valor artístico a um objecto que normalmente o não tem (um urinol, uma roda de bicicleta, etc.).

Page 9: vanguardas

SURREALISMO

Page 10: vanguardas
Page 11: vanguardas
Page 12: vanguardas
Page 13: vanguardas
Page 14: vanguardas

• Movimento estético iniciado em França, em 1924, que, tendo aparecido no campo da literatura, se estendeu rapidamente à pintura, à escultura e ao cinema. O movimento surrealista fez a apologia da arte como mecanismo de projecção do inconsciente, recorrendo aos mais diversos meios de expressar a realidade interior do artista. O modelo da arte desloca-se para o mundo da interioridade, para o inconsciente do artista. Nesta corrente artística manifesta-se a influência de Freud e da psicanálise.

• Pintores futuristas: Max Ernst, André Masson, Yves Tanguy, Hans Harp, Juan Miró, Salvador Dalí.