valvulas equalizadoras de frenagem

3
VALVULA EQUALIZADORA DE FRENAGEM Para se começar a falar sobre a válvula reguladora de pressão é necessário primeiro que se entenda de alguns assuntos antes como inercia, inclinação durante a frenagem, distribuição de esforços e estabilidade direcional. Primeiro vamos falar sobre inercia. Inercia – um corpo em repouso só inicia movimento se uma força atuar sobre ele. A tendência de um corpo em repouso é permanecer em repouso. Por outro lado, se um corpo estiver em movimento, só conseguimos faze-lo parar aplicando uma força sobre ele, se o corpo já estiver em uma velocidade, tende a se manter nessa velocidade. Inclinação durante a frenagem – se a carroceria do carro não estiver presa adequadamente no chassi do carro quando há uma freada brusca se não tiver preso a carroceria permaneceria na velocidade que o carro estava, ela só não continua pelo fato de presa no eixo, com isso apenas se inclina pra frente. Distribuição de esforços – em consequência da inclinação, a distribuição de esforços muda, há um aumento de força nas rodas dianteiras e uma diminuição nas traseiras, no caso de uma freada brusca essa distribuição passaria a ser maior nos freios dianteiros, essa diminuição de peso nas rodas traseiras faz com que elas sejam freadas com mais facilidade do que as da frente, assim sendo, uma dada pressão hidráulica no sistema pode causar o travamento das rodas traseiras enquanto as dianteiras continuam livres. Estabilidade direcional – quando um veiculo não está freado, é mais fácil empurra-lo para frente do que para o lado, as rodas estabelecem uma direção na qual é mais fácil empurrá-lo, pra isso que elas existem, mas quando as rodas estão travadas, a dificuldade de movimentar o veiculo para frente ou para o lado é praticamente a mesma, o veiculo só se movimenta derrapando. Por isso se acontecer, de uma

Upload: dumalxd

Post on 13-Aug-2015

13 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Valvulas Equalizadoras de Frenagem

VALVULA EQUALIZADORA DE FRENAGEM

Para se começar a falar sobre a válvula reguladora de pressão é necessário primeiro que se entenda de alguns assuntos antes como inercia, inclinação durante a frenagem, distribuição de esforços e estabilidade direcional.

Primeiro vamos falar sobre inercia.

Inercia – um corpo em repouso só inicia movimento se uma força atuar sobre ele. A tendência de um corpo em repouso é permanecer em repouso. Por outro lado, se um corpo estiver em movimento, só conseguimos faze-lo parar aplicando uma força sobre ele, se o corpo já estiver em uma velocidade, tende a se manter nessa velocidade.

Inclinação durante a frenagem – se a carroceria do carro não estiver presa adequadamente no chassi do carro quando há uma freada brusca se não tiver preso a carroceria permaneceria na velocidade que o carro estava, ela só não continua pelo fato de presa no eixo, com isso apenas se inclina pra frente.

Distribuição de esforços – em consequência da inclinação, a distribuição de esforços muda, há um aumento de força nas rodas dianteiras e uma diminuição nas traseiras, no caso de uma freada brusca essa distribuição passaria a ser maior nos freios dianteiros, essa diminuição de peso nas rodas traseiras faz com que elas sejam freadas com mais facilidade do que as da frente, assim sendo, uma dada pressão hidráulica no sistema pode causar o travamento das rodas traseiras enquanto as dianteiras continuam livres.

Estabilidade direcional – quando um veiculo não está freado, é mais fácil empurra-lo para frente do que para o lado, as rodas estabelecem uma direção na qual é mais fácil empurrá-lo, pra isso que elas existem, mas quando as rodas estão travadas, a dificuldade de movimentar o veiculo para frente ou para o lado é praticamente a mesma, o veiculo só se movimenta derrapando. Por isso se acontecer, de uma freada brusca as rodas traseiras serem travadas, o carro perde o controle, não há mais um direção preferencial de movimento. As rodas traseiras tanto podem derrapar de frente como de lado.

Válvulas reguladoras de pressão.

Tem como finalidade a redução da pressão nos freios traseiros em relação aos dianteiros, com isso evita travar as rodas traseiras em uma freada brusca.

As válvulas equalizadoras são consideradas componentes importantes nos sistemas de freio. Atuando como reguladoras de pressão nos freios traseiros, são as responsáveis pelo equilíbrio do veículo no momento da frenagem.

Page 2: Valvulas Equalizadoras de Frenagem

Os tipos mais comuns de válvulas são as sensíveis a pressão e sensível a carga, no primeiro tipo se da em função da pressão hidráulica no circuito, na segunda o acionamento depende da carga do veiculo.

Esse tipo de válvula funciona da seguinte forma.

Posição aberta – as molas principais mantem o embolam no fundo da carcaça onde o pino de poliéster se apoia mantendo afastado da vedação, o fluido tem passagem livre para o eixo traseiro.

Posição fechada – o embolo tem duas faces diferentes, ambas providas de gaxetas, a área maios é voltada para os freios dianteiros e a maior para os freios traseiros. Quando o sistema é pressurizado as duas faces do embolo recebem a mesma pressão, mas essa pressão atua em diferentes áreas, gerando forças diferentes.

Quando a diferença entre essas forças for suficiente para vencer a mola, o embolo será empurrado para trás movimentando a vedação em direção ao pino, o fluxo de liquido para os freios traseiros é interrompido no momento em que a vedação se apoia no pino.

Posição fechada – partindo da posição fechada, à medida que a pressão do cilindro aumenta, pressão sobre o lado permanece constante, enquanto não há passagem de fluido pela vedação. Mas a pressa dobre a área menor aumentada até que a força desse lado consegue empurrar o embolo de volta para o fundo, se a vedação está aberta o liquido do circuito traseiro volta a ser comprimida a força sobre a face maior também aumenta até conseguir fechar novamente a vedação.

A função da válvula reguladora de pressão é evitar o travamento das rodas do eixo traseiro, este travamento se da pela diminuição da carga no eixo traseiro durante a frenagem, está diminuição é maior se o carro estiver carregado, a válvula sensível a carga controla a pressão no circuito traseiro em função da carga do veiculo.

A válvula reguladora de pressão é instalada próxima ao eixo traseiro, é ligada á suspensão do veiculo através de uma mola externa, a instalação da mola é feita de modo que quanto maior for a carga maior é a tensão na mola

Page 3: Valvulas Equalizadoras de Frenagem