vacuolo de suco celular reino fungibiologia c - apostila botnica biologia c apostila 1 3 os fungos...

5
BIOLOGIA C APOSTILA 01 BOTÂNICA Biologia C - Apostila 01 2 de pontos de contato entre células vizinhas, onde não há a deposição de celulose. Através dessas pontes citoplasmáticas, denominadas plasmodesmos, ocorre troca de material entre as células. Entre as paredes celulares de células vizinhas ocorre uma fina camada denominada lamela média, composta, principalmente, pelo polissacarídeo pectina, que une uma célula a outra. Vacuolo de Suco Celular São vesículas que se encontram mergulhadas no interior do citoplasma, separadas dele por uma membrana denominada tonoplasto e que encerram no seu interior um suco vacuolar. As funções do vacúolo de suco celular estão ligadas, principalmente, ao armazenamento de substâncias diversas (água, íons, açúcares, lipídios) e aos fenômenos osmóticos das células vegetais. Cloroplasto O cloroplasto é a organela resultante da simbiose entre uma célula eucarionte e uma cianobactéria. É a estrutura responsável pela fotossíntese e portanto a capacidade autotrófica dos vegetais. Embora seja estruturalmente diversa nas algas é fielmente homogênea nas plantas terrestres. O cloroplasto é formado por uma dupla membrana, sendo que a membrana interna forma projeções internas que se dobram chamadas tilacoides. Os tilacoides se dobram em bolsas chamadas grana. Nos tilacoides e na grana ocorre a fase fotoquímica da fotossíntese, no estroma que é o citoplasma do cloroplasto ocorre a fase química da fotossíntese. REINO FUNGI Os fungos são organismos uni ou pluricelulares, aclorofilados e, portanto, heterótrofos. Fungos são organismos que formam um reino dos seres vivos, provavelmente tiveram um ancestral comum com os animais e muitos protozoários. Esse ancestral era aquático, heterótrofo e apresentava flagelo. A maioria dos fungos apresenta parede celular de QUITINA (um polissacarídeo). O material de reserva é o GLICOGÊNIO, como nos animais. O corpo de um fungo pode apresentar dois sistemas: o vegetativo, responsável pela obtenção de nutrientes do substrato, e o reprodutivo, que em alguns cogumelos é denominado também corpo de frutificação. O corpo dos fungos é denominado MICÉLIO, que é um conjunto de filamentos denominados HIFAS. Já se calculou que um cogumelo pode ter alguns quilômetros de hifas no substrato em que vive, qualquer local úmido com matéria orgânica abundante.

Upload: others

Post on 23-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vacuolo de Suco Celular REINO FUNGIBiologia C - Apostila bOTNICA BIOLOGIA C apostila 1 3 Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres

BIOLOGIA CAPOSTILA 01 BOTÂNICA

Biologia C - Apostila 012

de pontos de contato entre células vizinhas, onde não há a deposição de celulose. Através dessas pontes citoplasmáticas, denominadas plasmodesmos, ocorre troca de material entre as células. Entre as paredes celulares de células vizinhas ocorre uma fina camada denominada lamela média, composta, principalmente, pelo polissacarídeo pectina, que une uma célula a outra.

Vacuolo de Suco Celular

São vesículas que se encontram mergulhadas no interior do citoplasma, separadas dele por uma membrana denominada tonoplasto e que encerram no seu interior um suco vacuolar.As funções do vacúolo de suco celular estão ligadas, principalmente, ao armazenamento de substâncias diversas (água, íons, açúcares, lipídios) e aos fenômenos osmóticos das células vegetais.

Cloroplasto

O cloroplasto é a organela resultante da simbiose entre uma célula eucarionte e uma cianobactéria. É a estrutura responsável pela fotossíntese e portanto a capacidade autotrófica dos vegetais. Embora seja estruturalmente diversa nas algas é fielmente homogênea nas plantas terrestres.O cloroplasto é formado por uma dupla membrana, sendo que a membrana interna forma projeções internas que se

dobram chamadas tilacoides. Os tilacoides se dobram em bolsas chamadas grana. Nos tilacoides e na grana ocorre a fase fotoquímica da fotossíntese, no estroma que é o citoplasma do cloroplasto ocorre a fase química da fotossíntese.

REINO FUNGI

Os fungos são organismos uni ou pluricelulares, aclorofilados e, portanto, heterótrofos. Fungos são organismos que formam um reino dos seres vivos, provavelmente tiveram um ancestral comum com os animais e muitos protozoários. Esse ancestral era aquático, heterótrofo e apresentava flagelo. A maioria dos fungos apresenta parede celular de QUITINA (um polissacarídeo). O material de reserva é o GLICOGÊNIO, como nos animais.O corpo de um fungo pode apresentar dois sistemas: o vegetativo, responsável pela obtenção de nutrientes do substrato, e o reprodutivo, que em alguns cogumelos é denominado também corpo de frutificação.O corpo dos fungos é denominado MICÉLIO, que é um conjunto de filamentos denominados HIFAS. Já se calculou que um cogumelo pode ter alguns quilômetros de hifas no substrato em que vive, qualquer local úmido com matéria orgânica abundante.

Page 2: Vacuolo de Suco Celular REINO FUNGIBiologia C - Apostila bOTNICA BIOLOGIA C apostila 1 3 Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres

Biologia C - Apostila 01

bOTÂNICA BIOLOGIA Capostila 01

3

Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres vivos (é o que ocorre quando um animal tem micose ou quando uma planta é atacada pela “ferrugem”). Assim, os fungos são heterótrofos, podendo atuar como PARASITAS ou como SAPRÓFAGOS. Se alimentam por digestão externa e absorção dos nutrientes do meio.Quando o fungo se desenvolve bastante, uma parte cresce para fora do alimento, formando às vezes bonitas figuras: é o corpo de frutificação, onde são produzidos e dispersados os esporos, células capazes de formar novos indivíduos.

Tipos de Hifas

a) HIFAS CENOCÍTICAS (Não septadas):

São hifas que não apresentam septos de separação entre uma célula e outra.

b) HIFAS SEPTADAS MONOCARIÓTICAS:

Apresentam septos de separação entre as células, que apresentam um único núcleo.

c) HIFAS SEPTADAS DICARIÓTICAS:

Apresentam septos de separação entre células que apresentam dois núcleos.Cada septo das hifas septadas apresenta um orifício central através do qual ocorre passagem do citoplasma de uma célula para outra. Na maior parte dos fungos, as hifas são formadas por núcleos haplóides (n).

Nutrição

O principal modo de nutrição dos fungos se dá por saprofitismo, isto é, obtém seus alimentos decompondo a matéria orgânica. Outros fungos são parasitas e, dessa forma, nutrem-se retirando substâncias importantes de hospedeiros, prejudicando-os. Ocorre também aqueles que formam associações mutualísticas com outros organismos: líquens (neste caso de algas e fungos) e micorrizas (associação de fungos com raízes de algumas plantas).

RespiraçãoA respiração dos fungos é geralmente aeróbica, mas muitos são anaeróbios e realizam a fermentação, como é o caso dos fermentos biológicos.

ReproduçãoOs fungos podem se reproduzir tanto sexuada como assexuadamente, sendo que o principal meio reprodutivo é pela formação de esporos. Estas são células geralmente formadas em estruturas denominadas esporângios.

Brotamento ou Gemiparidade: É muito comum nas leveduras, consistindo na formação de uma expansão lateral, semelhante ao organismo paterno, porém de menor tamanho; esta estrutura pode se destacar e originar um descendente que mantém ainda a mesma carga genética. É um caso de reprodução assexuada.

Fecundação: Corresponde ao encontro de gametas. Gametas são células reprodutivas haplóides que se fundem, dando origem a um zigoto, que por sua vez é capaz de formar um novo ser.

Esporos: São células reprodutoras que sozinhas formam um novo ser. Normalmente os esporos são produzidos no interior de estruturas chamadas esporângios.

Tipos de esporosZoósporos: São esporos flagelados móveis e que ocorrem em fungos aquáticos.

Aplanósporos: Esporos sem mobilidade própria e que são transportados pelo vento.

Conidiósporos: São esporos sem motilidade própria, não sendo produzidos em esporângios. São menores que os aplanósporos. Ocorrem nos fungos Ascoporos e Aspergillus.

Conjunto de Hifas: MicélioO micélio não pode ser considerado um tecido

verdadeiro. Mesmo quando são pluricelulares, apenas apresentam um amontoado desordenado de filamentos.

Penicillium Aspergillus

Page 3: Vacuolo de Suco Celular REINO FUNGIBiologia C - Apostila bOTNICA BIOLOGIA C apostila 1 3 Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres

BIOLOGIA CAPOSTILA 01 BOTÂNICA

Biologia C - Apostila 014

Ascóporos:são esporos produzidos em esporângio que apresenta forma de saco e recebe o nome de asco. São geralmente em número de oito por asco.

Basidiósporos: São esporos formados na extremidade de um esporângio em forma de clava, denominado basídio. São geralmente em número de quatro.

CLASSIFICAÇÃO DE FUNGOS

A classificação de fungos vem sendo assunto de grande controversa entre os cientistas. Cada autor terá sua opinião sobre os fatos nebulosos e portanto sua classificação. A classificação que iremos apresentar abaixo é a mais aceita em livros didáticos de ensino médio no Brasil e está resumida no cladograma acima.Podemos portanto considerar o Reino Fungi inserido no Domínio Eukarya e dentro desse reino a existência de quatro filos, a saber Chytridomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.

Quitridomicetos Existe polêmica se os Quitrídios vieram antes ou depois dos Zigomicetos na classificação dos seres vivos, mas como eles se reproduzem por esporos flagelados (zoósporos) e os outros não, fica mais didático apresentar a perda do flagelo nos esporos após esse grupo de aproximadamente mil espécies.

São tipicamente aquáticos suportando a vida em solos constantemente úmidos, podendo viver em água doce ou no mar. São parasitas de plantas e animais, unicelulares ou com hifas cenocíticas. Produzem gametas haploides na reprodução sexuada e zoósporos diploides na assexuada.

Zigomicetos

Incluindo mais de mil espécies não forma um grupo monofilético, mas é classificado assim enquanto estudos aperfeiçoam as características do grupo. Existem representantes unicelulares, mas também podem formar hifas cenocíticas. Seu representante mais conhecido é do Gênero Rhizoporus, conhecido como bolor negro, comum no pão, mas existem zigomicetos de interesse na produção de molho de soja, ácidos orgânicos, esteroides, pílulas anticoncepcionais e drogas anti-inflamatórias Na extremidade da hifa haplóide possuem um esporângeo onde os esporos são formados e de onde se dispersam, não havendo diferenciação entre masculinos e femininos.Essa hifas se unem formando uma estrutura diploide, o zigósporo que por meiose forma novos esporos haploides que originarão novas hifas.

Page 4: Vacuolo de Suco Celular REINO FUNGIBiologia C - Apostila bOTNICA BIOLOGIA C apostila 1 3 Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres

Biologia C - Apostila 01

bOTÂNICA BIOLOGIA Capostila 01

5

Basídiomicetos

São fungos que formam estruturas reprodutivas denominadas basídios, no interior do qual se alojam quatro esporos denominados basidiósporos. Apresentam hifas septadas mononucleadas ou binucleadas. Na maioria dos basidiomicetos, o micélio subterrâneo desenvolve hifas organizadas que constituem os corpos de frutificação ou basidiocarpo, conhecidos como cogumelos. São exemplos de basidiomicetos fungos alucinógenos, como o Psilocybe; venenosos como o Amanita muscaria e comestíveis como o Agaricus campestris (champignon).

Ascomicetos

Os ascomicetos apresentam estruturas produtoras de esporos em forma de saco, denominadas ascos. No interior dos ascos formam-se esporos chamados ascósporos. Em alguns ascomicetos, os ascos ficam abrigados em um corpo de frutificação denominado ascocarpo. É um grupo bastante diversificado, com espécies unicelulares e pluricelulares. Pertencem a esse grupo o Saccharomyces cerevisae, usado na fabricação de bebidas alcoólicas e pão (fermento), o Penicillium, utilizado na produção da penicilina e de certos queijos, a Morchella e o Tuber (trufas) utilizadas pelo homem como alimento e o Claviceps purpurea que parasita cereais e pode causar grave doença no ser humano. Sua principal forma de reprodução é assexuada.

LÍQUENS

Representam uma associação mutualística entre fungos e algas, onde as algas realizam fotossíntese, produzem alimento, utilizados por elas próprias e pelos fungos associados; estes por sua vez protegem a alga e absorvem água e sais minerais para ela.

Uma secção transversal do líquen Lobaria verrucosa. As células das algas são chamadas gonídias.A reprodução dos líquens se faz por meio de SORÉDIOS, minúsculas estruturas arredondadas, contendo algumas hifas e algumas gonídias, que são transportadas pelo vento.Exemplos: Barba de velho (Usnea barbata) que cresce pendente nos galhos de certas árvores, Cora pavonia.Obs.: As algas que constituem os líquens são algas azuis (cianofíceas) ou algas verdes (clorofíceas).

MICORRIZAS

Já as micorrizas, representam uma associação mutualística envolvendo fungos e raízes de plantas: o fungo utiliza matéria orgânica da raiz, retribuindo com um aumento da absorção de água e sais minerais, o que permite um maior desenvolvimento da planta.

Alimento

Raiz Fungo

Absorção de água e sais

Micorriza e a nutrição da planta. Plântulas com nove meses de idade de white pine (Pinus strobus) cresceram por dois meses em solução nutritiva esterelizada e foram transplantadas para solo de pradaria. As plântulas da esquerda foram transplantadas diretamente. As plântulas da direita cresceram por duas semanas em solo de floresta contendo fungo, antes de serem transplantadas para o solo de pradaria.

corpo de frutificaçãoalga

sorédios

Page 5: Vacuolo de Suco Celular REINO FUNGIBiologia C - Apostila bOTNICA BIOLOGIA C apostila 1 3 Os fungos podem crescer em madeira, papel, frutos, couro e até partes dos corpos de seres

BIOLOGIA CAPOSTILA 01 BOTÂNICA

Biologia C - Apostila 016

Importância dos FungosA grande maioria dos fungos é decompositora e assim promove a reciclagem da matéria orgânica do ecossistema. Apesar desse aspecto, a característica decompositora de muitos fungos promove o apodrecimento de alimentos, madeiras de construção e até tecidos, causando grandes prejuízos econômicos.Muitos fungos são parasitas e assim podem provocar doenças em plantas e animais. Muitas doenças causadas por fungos são denominados micoses.As micoses mais comuns no homem surgem na pele, principalmente no couro cabeludo e barba, unhas e entre os dedos dos pés (pé de atleta). Muito grave é a micose conhecida como histoplasmose, que afeta os pulmões.Na alimentação são importantes os fungos comestíveis do gênero Agaricus (champignon). Outros são ainda utilizados na indústria de bebidas, como o vinho e a cerveja, e na preparação do pão.

Nesses processos é importante a atividade do fungo Saccharomyces cerevisae, capaz de transformar o açúcar em álcool etílico e CO2. Os fungos Penicillium roquefort e Penicilium camemberti são utilizados na fabricação de queijos.Na medicina, podem ser utilizados na fabricação de medicamentos, principalmente antibióticos. Nesse caso, é importante lembrar do Penicilium notatum do qual se extrai a penicilina.Existem espécies de fungos que são muito venenosos, podendo causar a morte em caso de ingestão. Um caso é o da Amanita muscaria encontrado em reflorestamentos de pinus. Outros causam alucinações como o gênero Psilocybe. Com essa característica é importante citar o caso do fungo Claviceps purpurea, o esporão do centeio, do qual se extrai a ergotamina, matéria prima na produção do LSD.

01. (Fuvest) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento. a) O que é mofo?

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

02. (Unicamp-2004) O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração das milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano.

(Adaptado de Veja, 27/09/2000).

a) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do Reino Fungi se alimentam.

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

b) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

TESTES