usp universidade de sÃo paulo iee instituto de ... · - memória de cálculo planilha...

42
Rua Crasso, 392 ∙ Cep 05043010 ∙ São Paulo/SP ∙ Tel. 11 36751335 ∙ [email protected] USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT REVISÃO 01 15/08/2012 MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Upload: lamdien

Post on 25-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

Rua Crasso, 392 ∙ Cep 05043010 ∙ São Paulo/SP ∙ Tel. 11 36751335 ∙ [email protected]

USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

IEE INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

REVISÃO 01 15/08/2012

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Page 2: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

Rua Crasso, 392 ∙ Cep 05043010 ∙ São Paulo/SP ∙ Tel. 11 36751335 ∙ [email protected]

QUADRO DE REVISÕES

REV DATA POR APROV DESCRIÇÃO DE REVISÕES

R00 15/08/2012 JMAF EMISSÃO INICIAL

R01 09/09/2013=

JMAF REVISÃO GERAL

Page 3: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 3

N° Proj. 1737

Rev 01

INDICE

I – FINALIDADE 4 II - OBJETO DA OBRA 4 III – ESPECIFICAÇÕES DE SERVIÇOS 5 1. LOCALIZAÇÃO DA OBRA 5 2. CONSIDERAÇÕES GERAIS 5 3. REMOÇÕES E DEMOLIÇÕES 8 4. MOVIMENTAÇÃO DE TERRA 9 5. INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DA OBRA 9 6. SERVIÇOS INICIAIS 10 7. INFRAESTRUTURA E SUPERESTRUTURA 10 8. PAREDES E PAINÉIS 11 9. ESQUADRIAS DE MADEIRA 13 10. ESQUADRIAS DE PVC 15 11. ESQUADRIAS METÁLICAS 16 12. VIDROS 17 13. COBERTURA 18 14. IMPERMEABILIZAÇÕES 18 15. FORROS 19 16. REVESTIMENTOS DE PAREDES INTERNAS 21 17. REVESTIMENTOS DE PAREDES EXTERNAS 22 18. PISOS INTERNOS E EXTERNOS 23 19. INSTALAÇÃOES HIDRÁULICAS 26 20. LUMINÁRIAS 29 21. PINTURA 31 22. SERVIÇOS COMPLEMENTARES 32 23. SERRALHERIA 32 24. LIMPEZA 33 25. TAMPOS DE GRANITO 33 26. ELEVADOR DE PASSAGEIROS 33 27. DESMONTAGEM DAS INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS 37 IV – ESPECIFICAÇÕES GERAIS 38 1. RESPONSABILIDADES E GARANTIA 38 2. SUB-EMPREITEIRAS 38 3. ORIENTAÇÃO GERAL E FISCALIZAÇÃO 38 4. CANTEIRO DE OBRAS 39 5. MATERIAIS, MÃO DE OBRA E EQUIPAMENTOS. 39 6. ENTREGA DA OBRA 40 7. CORREÇÕES DA OBRA 41 8. DIVERGÊNCIAS 41 9. LICENÇAS E FRANQUIAS 41 10. ENSAIOS E TESTES 41 11. PLANILHA DE ORÇAMENTO DESCRITIVO 41 12. ORÇAMENTO 41 13. MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO 42 14. ACRÉSCIMOS DE DESPESA 42 15. ARQUIVOS 42 16. MOBILIZAÇÃO 42 17. DESMOBILIZAÇÃO 42

Page 4: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 4

N° Proj. 1737

Rev 01

I – FINALIDADE O presente memorial tem por finalidade indicar os serviços a serem executados estabelecendo Normas, Especificação de Serviços e Materiais nos aspectos pertinentes às particularidades da obra de construção do Laboratório Modelo e da Sede do CENDAT pertencentes ao Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEE da USP, localizado na Cidade Universitária no bairro do Butantã – São Paulo/SP.

II - OBJETO DA OBRA

Trata-se da construção de um edifício composto por um galpão em estrutura metálica e um bloco de escritórios composto por dois pavimentos, sendo térreo e superior, com previsão para um terceiro pavimento. A área total construída é de 785,32m². Abaixo estão descritos os ambientes que constituem o prédio, divididos por pavimento: Pavimento Térreo: Sala de Controle, Sala de Pesquisa 01, 02, Sanitário P.N.E. Masculino. Área Técnica, Laboratório Modelo Reduzido, Sala de Reunião, Hall e Sala; 1º Pavimento: Sala de Pesquisas 03, 04 e 05, Sala de Rack, Sanitário P.N.E. Masculino e Feminino, Sanitário Masculino, Depósitos, Laboratório, Coordenador e Secretaria; Barrilete e Área Técnica. As obras complementares a serem executadas são as seguintes:

a) Execução da infraestrutura e superestrutura em concreto armado e estrutura metálica, instalações de

rede de água fria, esgoto, águas pluviais, incêndio, eletricidade em baixa tensão, tubulações para lógica, telefonia, áudio, vídeo e CFTV, sistema de proteção contra descarga atmosférica e sistemas de ventilação, exaustão e ar condicionado.

A LICITANTE deverá obrigatoriamente visitar o local antes da elaboração de sua proposta para execução dos serviços, não se aceitando alegações futuras de desconhecimento das condições existentes.

Será de responsabilidade da CONTRATADA a adoção de medidas visando a integridade das pessoas assim como de bens patrimoniais da USP.

Page 5: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 5

N° Proj. 1737

Rev 01

III – ESPECIFICAÇÕES DE SERVIÇOS

1. LOCALIZAÇÃO DA OBRA A obra de construção do Laboratório Modelo e Sede do CENDAT localiza-se a lado do Laboratório de Altas Correntes do IEE Instituto de Eletrotécnica e Energia na Cidade Universitária – São Paulo, conforme croqui de localização abaixo:

2. CONSIDERAÇÕES GERAIS As obras serão executadas obedecendo rigorosamente aos desenhos dos Projetos de Arquitetura, Estrutura de Concreto Armado e Estrutura Metálica, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Ar Condicionado e Exaustão, seus detalhes e memoriais, este Memorial Descritivo e a Planilha Orçamentária, devidamente autenticados por ambas as partes, bem como as indicações, recomendações e/ou exigências constantes: - Das Normas Técnicas da ABNT; - Das Normas ou Catálogos dos Fabricantes; - Das Concessionárias Locais.

Alguns elementos de projetos, constantes do presente edital, poderão necessitar de maior detalhamento para execução, e deverão ser apresentados durante as obras. Estes itens, no entanto, estão suficientemente claros nos desenhos do projeto e descrição do memorial quanto na planilha orçamentária para que as empresas licitantes apresentem suas propostas.

Page 6: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 6

N° Proj. 1737

Rev 01

A mudança de qualquer projeto, serviço ou material somente será admitida após autorização escrita dos responsáveis técnicos dos projetos, a qual será precedida de solicitação da CONTRATADA, juntando-se à mesma uma amostra para o devido exame e apresentando as razões determinantes do pedido.

O estudo e aprovação dos pedidos de substituição só poderão ser efetuados quando cumpridas as seguintes exigências: - declaração de que a substituição se fará sem ônus para a Contratante; - apresentação de provas, pelo interessado, da equivalência técnica do produto proposto ou especificado, compreendendo como peça fundamental o laudo do exame comparativo dos materiais, efetuado por laboratório tecnológico idôneo, definido pela fiscalização. Nos itens do presente memorial, onde houver indicação de marca, nome de fabricante ou tipo comercial, estas indicações se destinam a definir o tipo e padrão de qualidade requerido.

No caso de não ser mais fabricado algum material especificado e seus similares, a CONTRATADA apresentará uma proposta de substituição para aprovação da FISCALIZAÇÃO, ou esta indicará o seu substituto.

Mesmo que a CONTRATADA tenha apresentado em sua proposta de preços o valor do material supostamente similar ao previsto, isto não será considerado como justificativa para a mudança da especificação.

Quaisquer serviços ou materiais diferentes aos especificados e sem autorização supra exigida, serão passíveis de demolição ou remoção, cabendo à CONTRATADA re-execução ou substituição, bem como outras correções que em decorrência se tornarem necessárias, tudo sem qualquer ônus para a USP.

Acréscimos, reduções ou modificações que impliquem em alterações do prazo contratual, deverão ser previamente autorizados pela CONTRATANTE, observados os preços unitários da proposta original ou acordados entre as partes, quando forem diferentes dos incluídos na licitação.

A CONSTRUTORA manterá na obra, permanente um mostruário dos materiais especificados, bem como cópias dos projetos a disposição da FISCALIZAÇÃO.

Compete às empresas contratadas fazer minucioso estudo, através da leitura dos componentes gráficos apresentados - desenhos, memoriais e outras peças - dos projetos acima, além de outros documentos integrantes da documentação técnica fornecida pela CONTRATANTE para a execução da obra.

Os documentos e projetos a seguir discriminados serão fornecidos pelo cliente:

PROJETO EXECUTIVO DE ARQUITETURA TOTAL DE FOLHAS: 15

AR01 Planta de Localização e Implantação

AR02 Plantas de Layout

AR03 Plantas de Civil

AR04 Plantas Barrilete e Cobertura

AR05 Planta de Forro e Iluminação

AR06 Planta de Pontos Técnicos AR07 Cortes AA, BB, CC

AR08 Corte DD, Elevação 01, 02 e 03

AR09 Ampliação dos Sanitários: AM01 e AM02

AR10 Ampliação dos Sanitários AM03, AM04 e Detalhes Construtivos AR11 Ampliação e Detalhes Construtivos - Escada e Elevador: AM05 AR12 Ampliação AM05: Escada e Elevador AR13 Detalhes de Esquadrias

Page 7: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 7

N° Proj. 1737

Rev 01

AR14 Detalhes de Esquadrias AR15 Detalhes Estrutura Plataforma Metálica

- Memorial Descritivo de Arquitetura.

PROJETO EXECUTIVO DE ESTRUTURA CONCRETO Rausse & Benvenga Engenharia e Projetos TOTAL DE FOLHAS: 14

ES01 Fôrmas

ES02 Fôrmas

ES03 Fôrmas

ES04 Fôrmas

ES05 Fôrmas

ES06 Armações

ES07 Armações

ES08 Armações

ES09 Armações

ES10 Armações

ES11 Armações

ES12 Armações

ES13 Armações

ES14 Armações - Memorial Descritivo de Estrutura de Concreto - Memorial de Cálculo de Estrutura de Concreto PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS FIO D’ÁGUA TOTAL DE FOLHAS: 07

HI01 Planta de Implantação

HI02 Planta do Pavimento Térreo

HI03 Planta do Primeiro Pavimento

HI04 Planta da Cobertura

HI05 Planta de detalhe: Isométricos

HI06 Planta de detalhe de esgoto

HI07 Detalhes gerais. - Memorial Descritivo de Instalações Hidráulicas PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS FIO D’ÁGUA TOTAL DE FOLHAS: 08

EL01 - Implantação – Instalações de Força, Iluminação e Sistemas

EL02 – Pavimento Térreo - Plantas de forro– Iluminação, Força e Sistemas

EL03 – 1º Pavimento –Planta de Forro - Iluminação, Força e Sistemas

EL04 – Barrilete - Instalações de Força e Iluminação

EL05 – Pavimento Térreo e 1º Pav. – Força e Iluminação

EL06 – Barrilete e Cobertura – Força e SPDA

EL07 – Diagramas

EL08 – Detalhes

- Memorial Descritivo de Instalações Elétricas PROJETO EXECUTIVO DE AR CONDICIONADO MW CONSULTORIA TOTAL DE FOLHAS: 02

VA01 - PLANTAS TÉRREO E 1º PAVIMENTO - CIVIL

Page 8: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 8

N° Proj. 1737

Rev 01

VA02 – PLANTA DE COBERTURA/BARRILETES E CORTE AA, CORTES CC e DD - Memorial Descritivo de Ar Condicionado PROJETO EXECUTIVO DE ESTRUTURA METÁLICA BELTEC Engenharia TOTAL DE FOLHAS: 05

ME01 Planta das Bases

ME02 Planta de Cobertura ME03 Cobertura – Cortes e Detalhes ME04 Fechamento Lateral ME05 Mezanino - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos de execução, fornecimento e montagens, deverão as empresas contratadas dar imediata ciência, por escrito, a USP de discrepâncias, interferências, omissões, erros e indefinições que tenham observado, inclusive sobre qualquer transgressão a Normas Técnicas Oficiais, Regulamentos ou Posturas em vigor, de modo que os mesmos possam ser sanados em tempo de não prejudicarem o desenvolvimento dos serviços na Obra, ou a futura condição de uso da edificação.

3. REMOÇÕES E DEMOLIÇÕES

Considerações Gerais das Remoções e Demolições

As remoções e demolições dos materiais existentes tais como louças, metais, esquadrias, divisórias, luminárias, deverão ser executadas visando o aproveitamento destes, de modo que sejam desmontados com zelo, embalados, transportados, descarregados, armazenados, acomodados, relacionados e quantificados, por tipo de material, até local determinado pela FISCALIZAÇÃO.

Todos os materiais inaproveitáveis e entulhos, provenientes das diversas demolições e limpeza da obra, deverão ser segregados por tipo, retirados da obra e transportados para local apropriado conforme entendimentos com a FISCALIZAÇÃO.

Toda demolição deverá ser executada com ferramentas e equipamentos adequados, de modo a se preservar ao máximo as paredes e pisos aproveitáveis. Os entulhos deverão ser removidos diariamente, buscando sempre manter a obra limpa, desimpedida e organizada, oferecendo melhores condições de trabalho e higiene.

Todos os transportes de materiais aproveitáveis ou de entulhos são de responsabilidade da CONTRATADA e fazem parte do escopo da obra.

A limpeza da obra tanto externa quanto interna deverá ser feita de modo a deixar toda a área limpa para que não haja obstrução à circulação de materiais e operários. Deverá ser dada atenção especial ao transporte e movimentação de materiais, entulhos e equipamentos, pelos corredores de acesso aos edifícios e vias externas, no sentido de preservação das instalações e segurança dos usuários.

Todos os danos, estragos, furos, nichos, etc, em pisos, paredes, estruturas, etc, causados pela remoção dos materiais deverão ser consertados pela CONTRATADA e estar diluídos nos preços da planilha.

Fazem parte do escopo das demolições: - Demolição da pavimentação existente na área de implantação do edifício; - Demolição de alvenaria de tijolo comum.

Page 9: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 9

N° Proj. 1737

Rev 01

4. MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

À CONTRATADA cabe a movimentação de terra que se fizer necessária para a execução do projeto, utilizando-se, para isso, processos mecânicos.

Os serviços serão executados, com material selecionado no local de corte, em camadas de, no máximo, 20 cm de espessura, devidamente compactado com equipamentos mecânicos, até que se obtenha superfícies planas, perfeitamente adensadas e compactadas.

Deverão ser tomados cuidados especiais na compactação das áreas que receberão contrapisos, armados ou não, e nas áreas externas, de forma a se obter uma camada com altura e rigidez apropriadas para tais esforços, evitando-se futuros recalques.

O grau de compactação deverá atender às seguintes considerações: - camada final de terraplenagem – densidade superior a 100% PN; - corpo do aterro - densidade superior a 95% PN.

Não serão aceitos, para aterros, materiais resultantes de demolições, ou mesmo terra que contenha mistura com os mesmos.

Toda a terra retirada no local deverá ser transportada para local adequado, podendo ser indicada pela Fiscalização. O transporte deverá ser feito sob a supervisão da fiscalização do SEF.

Deverá ser apresentado o projeto executivo de corte e aterro a Fiscalização. 5. INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DA OBRA

Ligações Provisórias Deverá ser solicitado à concessionária local a ligação provisória de água potável, energia elétrica, obedecendo às normas fixadas para as mesmas. Nos locais onde não se disponha desses serviços, a CONTRATADA deverá providenciar o fornecimento da água e a instalação de um grupo de geradores com capacidade compatível com a necessidade de carga para operação dos equipamentos e iluminação, durante a execução da obra. Os projetos das instalações provisórias de água, luz, esgoto, telefone e os barracões necessários à execução da obra, deverão também ser previamente submetidos à aprovação da FISCALIZAÇÃO. Alojamentos e Canteiro A CONTRATADA deverá elaborar antes projeto do canteiro de obras, dentro dos padrões exigidos pelas concessionárias de serviços públicos. A construção do canteiro está condicionada à aprovação de seu projeto pela FISCALIZAÇÃO. A CONTRATADA instalará o canteiro de obras, no terreno, conforme localização determinada pela FISCALIZAÇÃO, instalado de acordo com as exigências dos órgãos públicos (Eng. Sanitária, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, etc.), bem como atenderá as normas cabíveis no tocante ao sindicato da categoria, Normas de Segurança do Trabalho, DRT do Ministério do Trabalho e o programa de condições e meio ambiente de trabalho da indústria da construção (PCMAT). O canteiro não poderá interferir nas atividades da área e na construção em si. A CONTRATADA deverá construir sanitários exclusivos para os operários. A rede de esgoto que atenderá estes sanitários deverá ser interligada ao sistema de captação previsto, de acordo com as exigências da concessionária local.

Page 10: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 10

N° Proj. 1737

Rev 01

Deverá prever, pelo menos, um barracão para apoio às atividades de construção, com área suficiente para comportar dependências destinadas ao Escritório da Obra, dependências para FISCALIZAÇÃO, com área aproximada de 16m², dependências destinadas ao armazenamento de materiais, etc. A CONTRATADA será responsável, até o final das obras, pela adequada manutenção, operação, limpeza, vigilância e boa apresentação do Canteiro de Obras e de todas as suas instalações. Nisso, incluso os especiais cuidados higiênicos para compartimentos sanitários do pessoal e conservação dos pátios internos, acessos e caminhos de serviço. Locação da Obra A obra será locada após concluída a movimentação de terra e limpeza do terreno com acompanhamento topográfico, observando-se rigorosamente as indicações do projeto. A CONTRATADA será responsável por qualquer erro de alinhamento ou nível, e correndo por sua conta a demolição e reconstrução dos serviços. Durante os trabalhos de preparo do terreno, a CONTRATADA deverá providenciar a drenagem (conforme norma de especificação atinente à drenagem), desvio e/ou canalização das águas pluviais, evitando assim, que as mesmas venham a prejudicar as obras em andamento. 6. SERVIÇOS INICIAIS

Despesas Gerais

O responsável técnico da CONTRATADA deverá acompanhar no canteiro de obras a execução dos serviços e somente com ele o CONTRATANTE manterá entendimentos.

Deverá haver na obra, em caráter permanente, pelo menos um mestre de obra capaz.

Qualquer substituição dos elementos acima deverá ser comunicada antecipadamente à FISCALIZAÇÃO.

Problemas técnicos que porventura aparecerem durante a execução da obra, deverão ser solucionados pelo RT da CONTRATADA, e submetidos à aprovação do CONTRATANTE, sempre por escrito.

A CONTRATANTE poderá solicitar à CONTRATADA a substituição de pessoal, caso julgue inadequada sua permanência no canteiro de obras. Tal substituição deverá ser realizada em prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

Transportes Diversos

Todos os transportes de pessoal e material, inclusive da FISCALIZAÇÃO, correrão por conta da CONTRATADA.

Retirada de Entulhos

Será de responsabilidade da CONTRATADA a retirada do entulho da região do canteiro onde se executar a obra.

7. INFRAESTRUTURA E SUPERESTRUTURA

A execução das estruturas em concreto armado e metálica deverá obedecer rigorosamente às disposições do projeto estrutural e memorial específico fornecido à CONTRATADA em todos os seus detalhes e especificações, de forma a atender as características estéticas do projeto arquitetônico bem como as

Page 11: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 11

N° Proj. 1737

Rev 01

Normas Técnicas oficiais que regem o assunto e sua execução implica na integral responsabilidade da CONTRATADA por sua resistência e estabilidade.

8. PAREDES E PAINÉIS

Blocos de Concreto

Serão utilizados nas paredes a serem executadas conforme indicado no projeto.

- blocos de concreto com dimensões de 14x19x39cm apresentando faces sem empenamentos, com moldagem perfeita e arestas definidas; - blocos de concreto com dimensões de 19x19x39cm apresentando faces sem empenamentos, com moldagem perfeita e arestas definidas; As fiadas serão perfeitamente niveladas e aprumadas. As juntas terão espessura máxima de 12 mm, rebaixadas à ponta de colher, ficando regularmente colocadas em linhas horizontais contínuas e verticais descontínuas (amarração alternada).

A espessura final das paredes com acabamento será de acordo com as cotas do projeto. Todas as alvenarias serão reforçadas com a introdução de elementos estruturais, tais como pilaretes, cintas, vergas, etc., segundo os seguintes critérios: - todos os vãos previstos para esquadrias, terão vergas na face superior, executadas em concreto armado com apoio de 30 cm para cada lado e com ferragem mínima de 80 kg/m3; - quando não houver indicação no projeto, as alvenarias serão reforçadas com pilares quando estas ultrapassarem comprimento de 5,00 m e cintas de amarração quando ultrapassarem altura de 3,00 m; - os elementos estruturais de reforço das alvenarias serão executados em concreto com traço ensaiado e controlado e resistência mínima aos 28 dias de 25 Mpa preparado em betoneira; - a seção típica dos elementos estruturais de reforço deverá observar as espessuras das paredes não revestidas e dimensões mínimas de 10 x 20 cm; - as armaduras típicas serão executadas em aço CA-50 utilizando, basicamente Ø = 10 mm com estribos Ø = 6 mm a cada 10 x 20 cm; - as formas serão executadas com a simples vedação dos vãos de alvenaria pronta com tábuas de pinho; - o concreto será lançado manualmente considerando-se as alvenarias para posterior revestimento; - os panos de alvenaria fechando sob estrutura de concreto serão interrompidos uma fiada abaixo dos elementos estruturais, sendo completados 8 (oito) dias após a conclusão de cada pano de alvenaria com tijolos maciços dispostos em posição oblíqua, devidamente apertados; - a superfície final das paredes deverá apresentar-se uniforme e plana sem ressaltos ou falhas, apresentando alinhamentos e prumo perfeitos.

Alvenaria Estrutural em Bloco de concreto

Deverão ser utilizados blocos de concreto de boa qualidade, com fbk >= 4,5 MPa com tipo e dimensões especificados na planta de formas.

O Grout será constituído com 50% de pedrisco (brita 0) e consumo mínimo de 450 Kg de cimento por m3.

A argamassa de assentamento deverá ter consumo de 450 Kg de cimento por m3 de areia.

Todas as elevações deverão ser executadas com assentamento em juntas de amarração.

Page 12: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 12

N° Proj. 1737

Rev 01

Horizontalmente a argamassa só deve ser colocada sobre as paredes longitudinais dos blocos. As paredes transversais receberão argamassa para vedar um furo que será grauteado ou para ancorar as grapas da fiada.

Verticalmente a argamassa deve ser colocada nas extremidades dos blocos em duas faixas com a largura igual a espessura das paredes longitudinais dos mesmos.

A espessura da argamassa (1 cm) deverá ser mantida sempre uniforme e a face deverá ser frisada sempre que a alvenaria for aparente. O friso deverá ser côncavo, no máximo 3mm reentrante e executado por ferramenta que forme sulco redondo por pressão.

Todas as células contendo ferros horizontais ou verticais deverão ser preenchidas solidamente com grout.

Todos os contornos de aberturas, mesmo que eventualmente não contenham ferro em algum trecho, deverão ser preenchidos solidamente com grout.

Argamassa e Aditivo Plastificante para Encunhamentos Todas as vezes que as alvenarias estiverem em contato com a estrutura de concreto será executada junta horizontal composta de argamassa com adição de aditivo plastificante, com espessura variável de até 3cm. O aditivo plastificante substitui a cal na argamassa. As juntas serão arrematadas com argamassa pré-fabricada de cimento com aditivo de massa acrílica para posterior pintura. Todas as recomendações dos fabricantes deverão ser rigorosamente obedecidas. Fornecedores de referência: Intraplast N – Sika; Vedalit – Otto Baugart; Quimicryl ou equivalente. Divisórias em granito Nos sanitários serão instaladas divisórias em granito natural, com espessura de 3 cm, padrões e dimensões conforme detalhamento no projeto de arquitetura. Os granitos fornecidos serão aprovados pela fiscalização e não deverão apresentar manchas, fissuras, trincas ou qualquer outra irregularidade. As portas dos boxes serão em laminado estrutural, revestido em laminado melamínico texturizado na cor branco gelo, com perfis em alumínio anodizado natural, fornecidas completas com ferragens e todos os acessórios indicados pelo fabricante. Fornecedores de referência para as portas: Neocom, Pertech, Perstop ou equivalente.

Divisória de Gesso Acartonado

As divisórias internas dos ambientes serão executadas em painéis de gesso acartonado na espessura total de 10 cm, sistema “DryWall”, com divisórias formadas por painéis simples conforme indicado em projeto de arquitetura. - Parede de gesso acartonado, tipo standard, esp.: 10cm com isolamento acústico de lã de rocha com densidade de 48kgf/m³; - Parede de gesso acartonado, tipo standard, esp.: 10cm com isolamento acústico de lã de rocha com densidade de 48 kgf/m³ e com reforço de madeira tratada;

Page 13: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 13

N° Proj. 1737

Rev 01

- Parede de gesso acartonado, tipo standard, esp.: 10cm com isolamento acústico de lã de rocha com densidade de 96kgf/m³, com septo. As divisórias serão formadas por painéis de gesso natural com aditivos revestidos por cartão duplex de 12,5mm de espessura, duplos, com largura de 1,20m e altura até o forro a modo de preservar o mesmo para futuras modificações de layout. A estrutura interna das divisórias deverá ser dimensionada pelo fabricante de modo a vencer as alturas do projeto e demais esforços incidentes na divisória, bem como para estruturar as aberturas de vãos necessárias para a instalação dos caixilhos indicados no projeto. As placas serão estruturadas internamente com guias “U” fixadas no piso e estrutura e montantes duplos verticais de aço galvanizado a cada 60cm encaixados e parafusados nas guias. As placas são fixadas por meio de parafusos a cada 30cm nos montantes verticais. As juntas entre placas e paredes são invisíveis e feitas de papel Kraft e gesso resultando numa superfície lisa e uniforme. No encontro entre divisórias e estrutura de concreto deverá ser prevista junta que absorva possíveis recalques estruturais sem que os mesmos afetem as divisórias. As divisórias serão preenchidas internamente em sua totalidade com lã de rocha. Vedação em telhas galvanizadas. Para fechamento lateral do galpão, serão utilizadas telhas de aço galvanizado pré-pintadas com perfil trapezoidal de 0,65mm e largura nominal de 1056mm; As telhas terão face externa e interna pintadas, nas cores indicadas no projeto. A CONTRATADA deverá apresentar à CONTRATANTE, amostras PARA APROVAÇÃO das tonalidades a serem utilizadas. 9. ESQUADRIAS DE MADEIRA

Esquadrias de madeira

As esquadrias serão executadas, com dimensões e acabamentos, de acordo com o projeto de arquitetura em madeira de primeira qualidade com espessura total de 35 mm em madeira de lei maciça e núcleo em estrutura costelada fechada em ambas as faces com compensado de cedro e não poderão apresentar sinais de empenamento, deslocamento, rachaduras, lascas, desigualdades da madeira ou outros defeitos.

Descrição Geral:

As esquadrias serão executadas conforme descrição abaixo: PM01 - DIM.: 1,02x2,10m Porta de madeira com 01 folha de abrir, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Batente e guarnição em madeira, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Visor com perfil metálico em aluminio com pintura eletrostática cor branco e vidro liso comum incolor, esp.: 4mm. PM02 - DIM.: 92x210m Porta de madeira com uma folha de abrir 0,92x2,10m, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco, batente (17cm) e guarnição em madeira, com ferragem, puxador, chapa de aço inox; PM03 - DIM.: 0,92x2,10m

Page 14: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 14

N° Proj. 1737

Rev 01

Porta de madeira com 01 folha de abrir, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Batente e guarnição em madeira, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. PM04 - DIM.: 0,92x2,10m Porta de madeira com 01 folha de abrir, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Batente e guarnição em madeira, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Visor com perfil metálico em aluminio com pintura eletrostática cor branco e vidro liso comum incolor, esp.: 4mm. PM05 - DIM.: 0,82x2,10m Porta de madeira com 01 folha de abrir, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Batente e guarnição em madeira, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Visor com perfil metálico em aluminio com pintura eletrostática cor branco e vidro liso comum incolor, esp.: 4mm. PM06 - DIM.: 1,12x2,10m Porta de madeira com 01 folha de abrir, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Batente e guarnição em madeira, acabamento com pintura esmalte sintético, cor branco. Ferragens

Todas as ferragens para as esquadrias serão inteiramente novas, em perfeitas condições de funcionamento e acabamento.

O assentamento de ferragens será procedido com particular cuidado pelo Construtor. Os rebaixos ou encaixes para dobradiças, fechaduras de embutir, chapa testas, etc., terão a forma das ferragens, não sendo toleradas folgas que exijam emendas, taliscas de madeira, ou qualquer outro recurso.

Para o assentamento, serão empregados parafusos de qualidade, acabamento e dimensões correspondentes aos das peças que fixarem.

A localização das ferragens nas esquadrias será medida com precisão, de modo a serem evitadas discrepâncias de posição ou diferenças de nível perceptíveis à vista;

As maçanetas das portas, salvo condições especiais, serão localizadas a 105 cm do piso acabado.

Nas fechaduras compostas apenas de entradas de chaves, estas ficarão, também, a 105 cm do piso.

As hastes dos aparelhos de comando das serralherias, deverão correr ocultas no interior dos marcos ou painéis, deixando aparente, apenas, os respectivos punhos ou pomos.

As ferragens principalmente as dobradiças, deverão ser suficientemente robustas, de forma a suportarem, com folga, o regime de trabalho a que venham a ser submetidas.

Para evitar escorrimento ou salpicadura de tinta ou verniz em ferragens não destinadas à pintura, serão adotadas as precauções recomendadas.

As ferragens das portas internas das salas serão de latão acabamento cromado, conforme descrição abaixo e indicações em projeto de arquitetura:

Page 15: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 15

N° Proj. 1737

Rev 01

- Fechadura de cilindro em latão - Ref. ST 55/ ST2. La Fonte, Metalúrgica Yale, Papaiz ou equivalente - Maçanetas - Ref. CR 515 La Fonte, Metalúrgica Yale, Papaiz ou equivalente - Rosetas, Entradas, Tranquetas - Ref. 307 La Fonte, Metalúrgica Yale, Papaiz ou equivalente - Dobradiças extra forte com anéis - Ref. 485 (4 x 3) La Fonte, Metalúrgica Yale, Papaiz ou equivalente - Molas ref. Lafonte ou equivalente 10. ESQUADRIAS DE PVC Serão executadas no piso técnico venezianas em PVC, anti-chama e tratamento anti-UV, extrudado. As esquadrias serão executadas conforme descrição abaixo: - Caixilhos tipo veneziana industrial aletas pvc montante em aluminio com pintura eletrostática, cor branco. Ref.: Comovent (ref. 80), Fortvent, Dalvent, ou equivalente - Requadro em alumínio com tela mosqueteiro fixado na parte interna do prédio. Para montagem deverão ser seguidas as recomendações dos fabricantes dos perfis e acessórios. Os vãos serão divididos em módulos (ou partes) correspondentes aos eixos dos montantes das venezianas em PVC. Em cada módulo serão instaladas colunas (montantes) em chapas de aço galvanizadas pré-pintadas e barras horizontais para fixação dos quadros móveis e fixos. Os elementos estruturais e requadros receberão pintura eletrostática a pó em cor a ser definida pela SEF. Os quadros das venezianas serão pintados na mesma cor dos caixilhos de alumínio. A empresa deverá fornecer para aprovação da fiscalização da SEF antes da instalação , detalhes de montagem e fabricação dos componentes das esquadrias bem como a especificação dos acessórios. As esquadrias serão faceadas pelo lado externo, onde haverá peças de arremate em toda a volta. As juntas deverão ser calafetadas com borracha de silicone . Quando da execução do sistema de ar condicionado, serão executadas telas de proteção internamente no mesmo vão dos caixilhos de PVC.

Page 16: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 16

N° Proj. 1737

Rev 01

A Construtora deverá fornecer certificado de garantia de que as esquadrias de PVC não apresentarão mudança de cor ou quaisquer outra anomalia pelo prazo mínimo de 5 anos. A cor será definida pela SEF após a apresentação de catálogos do fabricante. Os caixilhos não poderão apresentar jogo por folgas ou qualquer anomalia quanto ao funcionamento. 11. ESQUADRIAS METÁLICAS Esquadrias de Alumínio Serão executadas com perfis em série, obedecerão aos detalhes respectivos quanto à dimensão e funcionamento, com acabamento em pintura eletrostática, na cor branco. Essas esquadrias deverão ser fornecidas montadas e completas, incluindo fechos, baguetes, placas de arremate, contramarcos, vedações, etc. Deverão apresentar-se estanques à chuva, com elementos de redução de ruído. Quando da sua fixação, deverá ser realizada a calafetação da junta entre a alvenaria e o alumínio, com massa vedante, elástica ou plástica permanente, visando à vedação de umidade exterior. Os vidros serão assentados em gaxetas de neoprene ou silicone.

As esquadrias serão executadas conforme descrição abaixo: PA01 - DIM.: 1,93x2,10m Porta de alumínio com 02 folhas de abrir, fechamento em vidro temperado incolor e=10mm, acabamento com pintura eletrostática cor branco. Batente estrutural em perfil especial em aluminio com pintura eletrostática cor branco; CA01 - DIM.: 3,87x1,65m Caixilhos em alumínio, tipo maxim-ar com bandeira fixa, acabamento em pintura eletrostática cor branco; CA02 - DIM.: 3,03x1,65m Caixilhos em alumínio, tipo maxim-ar com bandeira fixa, acabamento em pintura eletrostática cor branco; CA03 - DIM.: 2,03x2,72m Caixilhos em alumínio, fixo, acabamento em pintura eletrostática cor branco; V01, V02, V03, V04, Requadro fixo em aluminio com pintura eletrostatica cor branco; Esquadrias de Ferro e Aço: PF01 – DIM.: 5,85x4,00m Porta de enrolar automatizada, em chapa de aço galvanizado. Acabamento com pintura eletrostática cor vinho; PF02 – DIM.: 1,00x2,10m Porta em chapa de aço galvanizado lisa, com uma folha de abrir. Acabamento com pintura esmalte sintético semi-brilho cor branco. Batente de aço; PF03 – DIM.: 0,92x1,90m Porta em chapa de aço galvanizado lisa, com uma folha de abrir. Acabamento com pintura esmalte sintético semi-brilho cor branco. Batente de aço; FE01 – DIM.: 1,20x1,18m

Page 17: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 17

N° Proj. 1737

Rev 01

Caixilhos de ferro com chapa de aço galvanizada perfurada, com pintura anticorrosão e acabamento com pintura esmalte sintético cor branco. Furos quadrados dim.: 20x20mm. Gaxetas As gaxetas serão todas de etilo-propileno (EPDM) em composição adequada para proporcionar a dureza necessária para cada aplicação. Serão fornecidas pelo fabricante das esquadrias, sendo aceitas as marcas Neopreno, Baypren ou equivalente; Recomendações Finais - Proteção do Alumínio As peças de alumínio deverão ser protegidas com papel crepe para o transporte, manuseio e estocagem. O papel somente deverá ser retirado na hora da montagem. Deverão ser tomados os cuidados para não ferir as superfícies, especialmente durante as operações de transporte e desmontagem das esquadrias. Recomenda-se, quando possível, que os caixilhos sejam montados somente após a conclusão dos serviços de massa. Após a instalação das esquadrias, a superfície do alumínio será protegida pela aplicação de tinta-filme, a ser removida apenas ao final da obra. -Montagem dos Vidros A colocação dos vidros deverá ser feita de maneira a se evitar danos aos caixilhos. Peitoril em Granito Os peitoris dos caixilhos serão em granito cinza andorinha e branco saara, com padrão de acabamento e dimensões conforme indicado em projeto.

12. VIDROS

Condições Gerais

Os vidros serão de qualidade adequada aos fins a que se destinam claros, sem manchas, bolhas e de espessura uniforme e sem empenamentos.

Deverão obedecer aos requisitos da EB-92.

Deverão permanecer com suas etiquetas de fábrica, até serem instalados e inspecionados.

Fora as gaxetas, os demais componentes de vidraçaria e materiais de vedação, deverão chegar à obra em recipientes herméticos, lacrados e com a etiqueta do fabricante.

Os vidros serão fornecidos em dimensões previamente determinadas, obtidas através de medidas das esquadrias tiradas na obra e procurando sempre que possível evitar cortes no local da construção.

As placas de vidro serão cuidadosamente cortadas, com contornos nítidos, não podendo apresentar defeitos como extremidades lascadas, pontas salientes e cantos quebrados, nem folga excessiva com relação ao requadro de encaixe. As bordas dos cortes deverão ser esmerilhadas de forma a se tornarem lisas e sem irregularidades.

Tipos de Vidros

Page 18: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 18

N° Proj. 1737

Rev 01

Serão utilizados os seguintes tipos de vidros conforme descrição abaixo:

- Vidro cristal comum liso incolor 6mm de espessura; - Vidro laminado liso incolor 10mm de espessura; - Espelhos comum espessura 4mm. 13. COBERTURA

Estrutura Metálica A execução das estruturas metálicas apresentadas deverá seguir rigorosamente os desenhos do projeto executivo a ser apresentado pela CONSTRUTORA. Telhas Metálicas Trapezoidais A cobertura na área do transformador e da área administrativa será com telhas metálicas será em chapas de aço galvanizado pré-pintado, do tipo trapezoidal, comprimentos determinados pelo projeto e confirmado no local pela CONTRATADA com espessura mínima de 0,65 mm. Na área do Galpão será utilizada telha metálica de aço galvanizado pré-pintado trapezoidal de 40mm e largura nominal de 1056mm, face superior com espessura de 0,65mm e face inferior com espessura de 0,43mm, núcleo isolante em poliuretano com espessura de 30mm, densidade de 37kg/m³, altura total de 67mm. Todas as coberturas deverão ser fornecidas completas, com estrutura de fixação e todos os acessórios recomendados pelos fabricantes, como: espaçadores, rufos, contra-rufos, rufos pingadeiras, arremates de borda, fechamentos de onda, fitas de vedação, etc. Deverá ser apresentado detalhamento das fixações e vedações das coberturas para aprovação da Fiscalização da SEF. A cobertura deverá oferecer total estanqueidade. Todos os encontros de telhas com paredes, estrutura de concreto, etc., deverão apresentar-se perfeitamente vedados ainda que não expressamente detalhados nos desenhos do projeto. Os rufos, contra-rufos, e capeamentos serão em chapa galvanizada nº 20 dobrada, pintada na cor determinada pela SEF. Serão chumbados nas paredes ou parafusados ao concreto e vedados com mastique. Os rufos laterais, contra-rufos, e capeamentos serão lisos, e os rufos de topo e cumeeiras serão dentados no mesmo perfil da telha. Fornecedores de referência: Perfillor mod. L40, Panisol, MBP ou equivalente Calha Metálica Nas coberturas e na marquise serão utilizado calhas em chapa galvanizada nº20, dobradas em corte especial, com instalação de bocais conforme indicado em projeto de arquitetura.

14. IMPERMEABILIZAÇÕES

Com Tinta Asfáltica Será executada nas seguintes superfícies : - superfícies de concreto não aparente das fundações que tenham contato com o solo; - superfícies das primeiras fiadas das alvenarias externas revestidas que tenham contato com o solo.

Page 19: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 19

N° Proj. 1737

Rev 01

Na execução da impermeabilização sobre as superfícies enterradas de concreto que tenham contato com o solo, deverão ser observados os seguintes procedimentos :

a) a impermeabilização visa impedir a umidade por capilaridade nas alvenarias, e deverá ser executada com tinta à base de alcatrão aplicada em 3 (três) demãos, por meio de brocha;

b) cada demão só deverá ser aplicada quando a precedente estiver seca ao toque.

Na execução da impermeabilização sobre as superfícies das primeiras fiadas de alvenarias externas revestidas deverão ser observados os seguintes procedimentos :

a) a impermeabilização deverá ser executada nas faces externas das alvenarias de tijolos de barro em osso (antes da execução do chapisco e emboço) numa faixa cerca de 60 cm acima das cintas de concreto;

b) aplicação de uma demão de “ISOL 15” ou equivalente. Quando a primeira estiver seca ao toque deverá ser aplicada a segunda demão;

c) decorrida 1 (uma) hora no máximo após a aplicação da última demão do “ISOL 15” deverá ser

executado um chapisco de argamassa de cimento e areia, traço 1:3, para proteção da pintura e aderência do emboço;

d) na execução da impermeabilização deverão ser observadas todas as recomendações e especificações

do fabricante do material.

Fornecedores de referência: Otto Baumgart, Sika, Denver, ou equivalente Impermeabilização dos Pisos

Será empregada argamassa polimérica bicomponente, à base de cimento, agregados minerais inertes, polímeros acrílicos e aditivos, utilizar no piso dos Sanitários e Vestiários Masculinos e Femininos, Barrilete e D.M.L. Impermeabilização de Paredes Será aplicada impermeabilização com tinta betuminosa à base de solventes, nas paredes externas que receberão o revestimento metálico, conforme indicado no projeto de arquitetura. 15. FORROS

Chapisco com Argamassa de Cimento e Areia Nas áreas de forro indicadas para receberem acabamento em pintura receberão chapisco comum com argamassa de cimento e areia, traço: 1:3.

Emboço único

Nas áreas de forro indicadas para receberem acabamento em pintura serão emboçadas com camada única de argamassa mista de cimento, cal em pasta e areia no traço 1:2:8.

Somente após a pega completa da argamassa de assentamento das alvenarias e do chapisco prévio e embutidas e testadas todas as tubulações, deverão ser aplicadas a camada única de revestimento com emboço.

Page 20: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 20

N° Proj. 1737

Rev 01

O emboço deverá ser fortemente comprimido contra as superfícies e sarrafeado, tendo como gabaritos faixas mestras verticais, executadas, previamente, com o mesmo tipo de argamassa.

Para superfícies que receberão pintura, o paramento final deverá apresentar superfície lisa, e para as superfícies que receberão revestimento cerâmico, o paramento final deverá apresentar superfície áspera ou “riscada” para melhorar a aderência do revestimento final.

O aspecto final deve apresentar-se uniforme, sem falhas, fissuras de retração ou descontinuidades, resultando em superfície absolutamente plana. Forro de Gesso Acartonado

Serão usadas nas áreas indicadas conforme paginações e detalhes específicos do projeto.

Os forros indicados como gesso serão executados em placas fixas e bordas rebaixadas, do tipo acartonado em ambas as faces, na espessura de 12,5 mm, juntas invisíveis, preparado para pintura.

A fixação dos painéis deverá ser feita através de estrutura metálica galvanizada de forma a garantir a estabilidade do conjunto e o arremate com as alvenarias será feito através de tabicas metálicas, seguindo detalhe de projeto. Em todos os ambientes deverá ser executado o arremate através de tabicas metálicas perfuradas, na cor branca, seguindo detalhe de projeto possibilitando o retorno do ar condicionado.

Durante a execução do forro deverão ser verificados todos os detalhes previstos no projeto, atentando-se principalmente para os seguintes controles:

- verificação prévia do funcionamento de instalações que resultarão embutidas no plenum; - prévia proteção de componentes metálicos (janelas, etc.) que poderão ser atingidos por pasta de gesso de rejuntamento; - prévia conclusão dos trabalhos que possam ter interferência no forro (revestimento de paredes, instalação de caixilhos, etc.); - verificação da cota, do nível e do posicionamento de referências para a instalação dos perfis e/ou das placas; - correta localização de luminárias - dimensões mínimas de seção transversal dos tirantes; - limitação das flechas dos perfis de sustentação; - tipo de aço e tipo de proteção anticorrosiva dos perfis de sustentação; - características das pinturas dos perfis; - características dos demais acessórios (presilhas, cantoneiras, dispositivos de união, etc.). Forro Modular em Placas de Fibras Mineral – Dim.: 62,5 x 62,5cm

Onde indicado será executado em placas de fibra mineral com acabamento em lâmina de vinil perfurado com textura, NRC min. 0,70, espessura 15 mm com bordas SLT. Modulação 62.5 x 62,5 cm, conforme detalhes em projeto de arquitetura. Será usado perfil de sustentação em alumínio tipo “T” leve na cor branca. As placas de fibra mineral serão perfeitamente planas

Deverão chegar à obra em embalagens próprias, protegidas contra quebras e ser armazenadas em local protegido, seco e sem contato com o solo. As chapas apresentarão uniformidades de cor e isenção de defeitos, tais como trincas, fissuras, cantos quebrados, depressões e manchas.

Referências: Hunter Douglas. Linha Armstrong – Mód. Fine Fissured ou equivalente.

Page 21: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 21

N° Proj. 1737

Rev 01

16. REVESTIMENTOS DE PAREDES INTERNAS

Antes de ser iniciado qualquer serviço de revestimento de paredes, deverão ser testadas todas as canalizações nelas contidas, conforme recomendações dos Projetos de Instalações Elétricas, Hidráulicas e de Gases Especiais.

Chapisco com Argamassa de Cimento e Areia Todas as alvenarias bem como as superfícies de concreto previstas para posterior revestimento de qualquer tipo (massa única, massa fina, azulejos, etc.) receberão chapisco comum com argamassa de cimento e areia, traço: 1:3.

Emboço único

Todas as alvenarias internas previstas para receberem pintura serão emboçadas com camada única de argamassa mista de cimento, cal em pasta e areia no traço 1:2:8.

Todas as alvenarias previstas para receberem revestimentos cerâmicos serão emboçadas com argamassa mista de cimento e areia no traço 1:4, sendo vedado a utilização de cal.

Somente após a pega completa da argamassa de assentamento das alvenarias e do chapisco prévio e embutidas e testadas todas as tubulações, deverão ser aplicadas a camada única de revestimento com emboço.

O emboço deverá ser fortemente comprimido contra as superfícies e sarrafeado, tendo como gabaritos faixas mestras verticais, executadas, previamente, com o mesmo tipo de argamassa.

Para superfícies que receberão pintura, o paramento final deverá apresentar superfície lisa, e para as superfícies que receberão revestimento cerâmico, o paramento final deverá apresentar superfície áspera ou “riscada” para melhorar a aderência do revestimento final.

O aspecto final deve apresentar-se uniforme, sem falhas, fissuras de retração ou descontinuidades, resultando em superfície absolutamente plana. Revestimentos Cerâmicos Será aplicado revestimento cerâmico 9,5x9,5cm e listelo do mesmo material para arremate entre o revestimento cerâmico e a pintura, conforme indicado no projeto de arquitetura e suas ampliações. As peças deverão estar limpas, isentas de materiais estranhos e deverão ser assentadas a seco, sem imersão prévia em água. As peças cerâmicas serão cuidadosamente escolhidas no canteiro de obras, quanto à qualidade, calibragem e desempenho, sendo descartadas todas as peças que demonstrarem defeitos de superfície, discrepância de bitola ou empeno. Quanto à calibragem admite-se uma discrepância de bitola da ordem de 1 a 2 mm, sendo imprescindível, desta forma, que se proceda a uma cuidadosa seleção e classificação do material. O aspecto da superfície deverá apresentar-se uniforme, sem falhas, fissuras de retração ou descontinuidade de aplicação da argamassa. As eventuais correções ou reparos deverão receber tratamento especial.

Page 22: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 22

N° Proj. 1737

Rev 01

Após terem sidos gerados cordões com a argamassa adesiva, e estando estes ainda frescos, efetua-se o assentamento, batendo-se uma a uma as cerâmicas. A espessura final da camada entre a cerâmica e o emboço será de 2 mm. As juntas deverão ser corridas e uniformes, com aproximadamente 2 mm de espessura (assentamento com junta a prumo). Deverão ser ainda perfeitamente alinhadas em prumo e nível. Decorridas 48 horas do assentamento,deverá ser verificada a perfeição dos serviços, percutindo uma a uma as cerâmicas e procedendo à imediata substituição daquelas que denotarem pouca aderência ou que se apresentarem lascadas, trincadas ou quebradas. A substituição deverá observar todo o processo descrito anteriormente. Fornecedores de referência: Cecrisa, Eliane, Jatobá, Portobello ou equivalente.

Rejuntamento

O rejuntamento será feito com argamassa adesiva impermeável pré-fabricada, tipo cimento colante, na cor branco. O rejuntamento deverá ser feito com pasta obtida pela hidratação de massa pré-fabricada, especial para juntas de cerâmicas ou azulejos com adição de corantes na tonalidade predominante da cerâmica. Após a completa secagem do rejuntamento verificadas e corrigidas as eventuais falhas ou defeitos de coloração, as superfícies serão completamente limpas com o uso de pano seco ou estopa limpa. As eventuais sobras de pasta de rejuntamento secas e endurecidas não poderão, em hipótese alguma, ser reutilizadas. Fornecedores de referência: Fortaleza, Rejuntabrás, Quartzolit ou equivalente

Argamassa adesiva

Na aplicação das cerâmicas será utilizada argamassa adesiva especial pré-fabricada do tipo “cimento colante“, misturada na proporção recomendada pelo fabricante. Os materiais deverão ser bem amassados e a argamassa resultante permanecerá em repouso por 15 minutos e reamassada antes do uso. A argamassa deverá ser preparada em pequenas quantidades, o suficiente para ser utilizada por um período máximo de 3 horas. A argamassa deverá ser aplicada diretamente sobre o emboço com o lado liso de uma desempenadeira de aço numa espessura de 3 mm a 4mm. Em seguida, com o lado denteado da desempenadeira, provocar o aparecimento de sulcos e cordões paralelos para melhor fixação. Fornecedores de referência: Quartzolit, Fortaleza, Serrana ou equivalente.

Cantoneiras em PVC

Todos os cantos vivos das alvenarias com revestimento cerâmico das áreas de sanitários e dos vãos de caixilhos internos receberão arremate em cantoneiras de PVC na cor branca, conforme detalhamento no projeto de arquitetura. Ref. Tecnoperfil ou equivalente 17. REVESTIMENTOS DE PAREDES EXTERNAS

Page 23: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 23

N° Proj. 1737

Rev 01

Chapisco com Argamassa de Cimento e Areia Todas as alvenarias bem como as superfícies de concreto previstas para posterior revestimento de qualquer tipo (massa única, massa fina, azulejos, etc.) receberão chapisco comum com argamassa de cimento e areia, traço: 1:3.

Emboço único

Todas as alvenarias internas previstas para receberem pintura serão emboçadas com camada única de argamassa mista de cimento, cal em pasta e areia no traço 1:2:8.

Todas as alvenarias previstas para receberem revestimentos cerâmicos serão emboçadas com argamassa mista de cimento e areia no traço 1:4, sendo vedado a utilização de cal.

Somente após a pega completa da argamassa de assentamento das alvenarias e do chapisco prévio e embutidas e testadas todas as tubulações, deverão ser aplicadas a camada única de revestimento com emboço.

O emboço deverá ser fortemente comprimido contra as superfícies e sarrafeado, tendo como gabaritos faixas mestras verticais, executadas, previamente, com o mesmo tipo de argamassa.

Para superfícies que receberão pintura, o paramento final deverá apresentar superfície lisa, e para as superfícies que receberão revestimento cerâmico, o paramento final deverá apresentar superfície áspera ou “riscada” para melhorar a aderência do revestimento final.

O aspecto final deve apresentar-se uniforme, sem falhas, fissuras de retração ou descontinuidades, resultando em superfície absolutamente plana.

Chapas de aço galvanizado – Calhas Externas

Serão utilizadas chapas de aço galvanizado com espessura de 3mm e acabamento com pintura em tinta esmalte na cor vinho, para revestimento da marquise e calhas externas, estruturadas em perfis metálicos, conforme indicado em projeto. Os detalhes de fixação, arremates e acabamentos deverão ser previamente apresentados a Fiscalização pela Contratada. Os cortes e dobras necessárias devem ser executados com equipamento adequado. A cor das placas será vinho, porém o trabalho só será executado após aprovação da cor das mesmas e dos acabamentos ao contratante. Fechamento Lateral - Telhas Metálicas Os fechamentos laterais serão com telha em aço galvanizado simples esp.: 0,43mm trapézio de 40mm e telha em aço galvanizado simples, esp.: 0,43mm trapézio de 40mm, com cores indicadas no projeto de arquitetura.

Prevenção de trincas

Nas paredes externas aplicar fita de polietileno e membrana à base de emulsão PVA, armada com tela de poliéster, no encontro da estrutura de concreto e a alvenaria. 18. PISOS INTERNOS E EXTERNOS

Page 24: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 24

N° Proj. 1737

Rev 01

Regularização de Base com Argamassa para Revestimento de Pisos

Camada de argamassa, executada sob área coberta da construção, com solicitação leve, e espessura máxima de 2 cm, sobre laje ou lastro impermeabilizado.

As fases de marcação ou marcação e elevação da alvenaria devem estar concluídas. Entretanto, a fixação ainda não deve ter sido executada.

Se houverem instalações elétricas no piso devem estar executadas e testadas. Cimentado Desempenado Ná área do galpão, será executado piso em cimentado, desempenado e com juntas secas de requadro, sobre lastro de concreto armado. Piso Vinílico em Placa – Dim.: 30X30cm Nas áreas indicadas no projeto, serão utilizadas placas vinílicas dim.: 30x30cm composta por resinas de PVC, plastificantes, cargas minerais e pigmentos, isentas de amianto. A manta tem 2,0 mm de espessura, destinadas a médio tráfego, nas cores conforme o padrão existente nas salas. Para a colocação das placas deverão ser seguidas rigorosamente as especificações do fabricante. O contrapiso será de argamassa de cimento e areia peneirada traço 1:3, acabamento liso, sem queimar e sem ondulações. A base deverá estar perfeitamente lisa, curada e endurecida. Os contrapisos com deformidades deverão ser regularizados com pasta de PVA de boa qualidade, 8 partes de água e cimento CP 32 até o ponto de pasta. Após o lixamento e limpeza do contrapiso aplicar a pasta regularizadora com desempenadeira de aço lisa em 2 demãos até formar camada não superior a 3 mm. O tempo de secagem mínimo do contrapiso será de 2 semanas. Após a aplicação final do piso deverá ser aplicada cera protetora específica para o produto em tantas camadas quanto recomendadas pelo fabricante. Fornecedores de referência : Fademac ou equivalente. Revestimento Cerâmico – Dim.: 30x30cm Será utilizado no sanitário, piso cerâmico esmaltado antiderrapante 30x30 cm a ser aprovado através de amostras fornecidas pela CONTRATADA, com resistência mínima PEI 5, aplicado com juntas a prumo na cor cinza claro. O rejuntamento será feito com argamassa adesiva impermeável pré-fabricada, tipo cimento colante, na cor cinza claro. Fornecedores de referência: Para cerâmica: Portobello, Eliane, Incepa ou equivalente. Para Rejunte: Portobello, Rejuntabrás, Quartzolit ou equivalente Para Adesivo de Assentamento: Quartzolit, Fortaleza, Serrana ou equivalente. Granito A escada interna receberá granito natural, no padrão branco saara, assentado com argamassa mista de cimento, cal. A espessura será de 2cm, os acabamentos e paginação deverão seguir detalhamento de projeto.

Page 25: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 25

N° Proj. 1737

Rev 01

Os granitos fornecidos serão aprovados pela fiscalização e não deverão apresentar manchas, fissuras, trincas ou qualquer outra irregularidade. O posicionamento dos elementos das instalações elétricas e hidráulicas deverá ser feito com a devida antecedência para que não haja interferência ou descontinuidade nos trabalhos. As peças a serem utilizadas em arremates deverão ser cortadas com ferramentas adequadas, não devendo apresentar rachaduras ou emendas. As bordas de corte serão tratadas de forma a se apresentarem lisas e sem irregularidades. O rodapé na área de aplicação do porcelanato (Hall de Entrada), será do mesmo material. Fornecedores de referência: Para porcelanato: Linha Sensitive cor branco Eliane ou equivalente Para Rejunte: Eliane ou equivalente Para Adesivo de Assentamento: Eliane ou equivalente. Soleiras As soleiras e peitoris serão de granito branco saara com espessura de 2 cm, com dimensões relativas a cada vão e padrões conforme indicado no projeto de arquitetura. Piso Podo-Tátil Será aplicado piso tátil de alerta em borracha de 25x25cm conforme indicado em projeto, cor preto. Para a fixação das placas de borracha devem ser utilizados adesivos de contato específicos para tal fim, que recomendamos a aplicação do Adesivo AF-51, bi-componente à base de poliuretano. A execução deve atender as normas da NBR 9050 e o Decreto 5296 de 02 de dezembro de 2004. Piso Elevado Será instalada piso elevado na Sala de Rack conforme indicado em projeto de arquitetura. O projeto de piso elevado é referencial. A CONTRATADA deverá providenciar junto à empresa fornecedora projeto executivo de instalação do piso elevado, sendo o mesmo aprovado antes da execução do serviço pela contratante. Nas áreas indicadas será instalado sobre o piso existente, piso elevado em placas de aço com acabamento em carpete em placas (de fornecimento separado). O piso deverá ser elevado até as cotas indicadas em projeto. O piso é formado por placas 600 X 600 mm composto por um sanduíche formado por duas placas de aço com enchimento em argamassa especial à base de cimento. A placa possui repuxos conformados a frio na chapa inferior e nos quatro cantos da placa para encaixe nos pedestais. Parafusos não devem atravessar a alma da placa, evitando contado direto com o cimento. O piso deverá ser acessível com sistema de estrutura de sustentação regulável com contraventamento. A chapa inferior da placa deve possuir “domus” desalinhados a fim de proporcionar dissipação acústica, e evitar torções estruturais. As placas devem ter proteção antioxidante e pintura a base de tinta epóxi/poliéster á pó, microtexturizada, com cura a alta temperatura.

Page 26: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 26

N° Proj. 1737

Rev 01

As placas são sustentadas e niveladas através dos pedestais compostos por dois conjuntos básicos de componentes: base e cruzeta. Sobre as placas de piso elevado onde será colado o revestimento laminado melanimico antiestático de alta pressão. O revestimento deverá ser cortado em placas quadradas de 60 X 60 cm com as bordas fresadas industrialmente, ,com fundo preto, sem que as placas recebam qualquer outro tipo de acabamento nas bordas. A colagem do revestimento à placa é feita com adesivo de contato à base de borracha sintética (policloropleno) da categoria FR. Deverá ser executados furação em placas, com diâmetro até 10 cm e recortes até 20x20cm. Os recortes para arremates e ajustes das placas do piso não serão pagos a parte e deverão ser considerados pela CONTRATADA. Fornecedores de referência: Pisoag, Alpha Piso Elevado ou equivalente 19. INSTALAÇÃOES HIDRÁULICAS Louças Sanitárias e Acessórios

Os aparelhos serão colocados conforme indicado no projeto de arquitetura.

Os aparelhos serão de qualidade superior sem manchas ou defeitos.

No rejuntamento dos aparelhos, será empregada pasta de cimento branco.

Todas as louças e metais deverão atender ao Programa PURA-USP, de uso racional de água.

As louças deverão ser brancas e do tipo e fabricantes abaixo listados ou equivalentes; a) Bacia sanitária com caixa acoplada VDR, com assento plástico. Consumo de até 6 lts./descarga, cor branca, com assento plástico e tampas compatíveis com o conjunto, em conformidade com as NBR 9338/97, 11852/92 e 6452/97; caixa com marcação de linha d´água para regulagem de bóia. Ref.:Deca mod. CP 525/ AP50

b) Nos sanitários acessíveis ao uso de portadores de deficiências: Bacia sanitária com caixa de descarga de embutir, com assento plástico. Consumo de até 6 lts./descarga, cor branca, com assento plástico e tampas compatíveis com o conjunto, em conformidade com as NBR 9338/97, 11852/92 e 6452/97; caixa com marcação de linha d´água para regulagem de bóia. Ref.:Deca Linha Conforto mod. P51/ AP52, Celite ou equivalente Caixa de descarga de embutir Ref. Montana cód. 9000C ou equivalente.

Page 27: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 27

N° Proj. 1737

Rev 01

c) Lavatório para uso de portadores de deficiência física:

Lavatório de louça ½ coluna Ref.:Deca, Celite ou equivalente

d) Tanque de louça branca com coluna – Cap.: 40litros Ref.: Celite, Celite ou equivalente

e) Cuba em louça branca oval de sobrepor

Ref.Deca, Incepa, Celite ou equivalente.

g) Acessórios dos Sanitários

Page 28: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 28

N° Proj. 1737

Rev 01

- Saboneteira de sobrepor, para sabão líquido, “Lalekla” ou equivalente; - Cabideiros metálicos tipo gancho; - Papeleira de plástico com papel higiênico interno (rolo); - Toalheiro de plástico para papel toalha;

Metais

Todos os metais serão inteiramente novos, em perfeitas condições de funcionamento e acabamento.

Quando da colocação dos metais nos aparelhos, não se permitirão furos ou adaptações nas peças observando-se locais próprios de colocação.

a) Torneira tipo “Presmatic” Ref. Deca - Torneira Decamatic c/ fechamento automático – cód. 1170C ou equivalente.

b) Torneira de lavagem – Ref. Deca mod. 1153 C3, Fabrimar, Docol ou equivalente.

d) Ducha Higiênica. Ref. Deca – Linha Activa Max ou equivalente

Page 29: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 29

N° Proj. 1737

Rev 01

e) Torneira tipo Pressmatic para portadores de deficiência Ref. Docol - Torneira Pressmatic Benefit c/ alavanca – cód. 00185106, ou equivalente

f) Suporte de fixação para espelho inclinado em alumínio

g) Acabamentos dos registros Ref. Deca – Linha Targa cromado – Docol, Fabrimar ou equivalente. 20. LUMINÁRIAS

Em todos os locais, segundo o posicionamento especificado na Planta de Forro e Iluminação do projeto de arquitetura, serão utilizadas as luminárias descritas abaixo: Luminárias Internas - Luminária de embutir em forro de gesso ou modular para 4 lâmpadas fluorescentes T5 de 14w. Corpo e aletas planas em chapa de aço tratada com acabamento em pintura eletrostática epóxi-pó na cor branca. Refletor em alumínio anodizado de alto brilho Ref.: itaim iluminação, intelligence, carolino iluminação ou equivalente

Page 30: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 30

N° Proj. 1737

Rev 01

- Luminária quadrada de embutir vedada, para 1 lâmpada fluorescente de 26w, dupla, 2 pinos. Corpo em alumínio repuxado com acabamento em pintura eletrostática epóxi-pó na cor branca. Refletor em alumínio anodizado multi-facetado de alto brilho. DIMENSÕES: 220x220x139mm / NICHO: 225x225mm Ref.: itaim iluminação, intelligence, carolino iluminação ou equivalente

- Luminária pendente ou de sobrepor para 1 lâmpada elipsoidal multivapor metálico de 250w. corpo em chapa de aço tratada com acabamento em pintura eletrostática epóxi-pó na cor branca. refletor/refrator em acrílico prismático transparente. alojamento do reator no próprio corpo. equipada com porta-lâmpada em cerâmica ref.: itaim iluminação, intelligence, carolino iluminação ou equivalente

- Arandela com 1 lâmpada eletrônica de 15w;

Page 31: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 31

N° Proj. 1737

Rev 01

21. PINTURA

Condições Gerais

Os serviços de pintura somente serão iniciados após a secagem ou cura completa das superfícies a que se destinam, devendo as mesmas ser cuidadosamente limpas, escovadas e raspadas, para remover partes soltas, sujeiras, poeiras e outras substâncias estranhas.

Na aplicação de massas para preparo das superfícies, deverá ser utilizada massa acrílica nas superfícies externas. Nas superfícies, protegidas da umidade, poderá ser utilizada massa corrida sem diluição.

As superfícies que não serão pintadas, deverão ser protegidas com tiras de papel, pano, fitas adesivas ou outros materiais.

A última demão de acabamento será aplicada somente após a conclusão dos serviços de forro, divisórias, iluminação, etc.

As cores aqui descritas são meramente referenciais. Os tons exatos a serem utilizados serão definidos durante as obras pela fiscalização, mediante apresentação pela Construtora do catálogo do fabricante de tintas. Este catálogo deverá ser completo, incluindo todas as cores previstas em sistemas computadorizados de mixagem de pigmentos. Serão solicitadas amostras de no mínimo 1,00 m² nos locais antes da decisão final. Tinta Acrílica Os procedimentos abaixo deverão ser observados quando da aplicação da pintura sobre as superfícies emboçadas e emassadas: a) serão removidas as manchas de óleo, graxa, mofo e outras porventura existentes, com detergente apropriado; b) lixamento leve e remoção do pó ou partículas soltas; c) uma demão de fundo selador acrílico, a rolo ou pincel, a título de “queima”; d) decorridas 24 (vinte e quatro) horas da aplicação do fundo, deverá ser feita a aplicação da massa acrílica, a ser executada com espátula ou desempenadeira de aço, em camadas finas e em número suficiente para um perfeito nivelamento da superfície. Deverá ser observado um intervalo mínimo de 3 (três) horas entre camadas de massa; e) após 24 (vinte e quatro) horas, no mínimo, da aplicação da última camada de massa, lixamento, com lixa fina e remoção do pó com espanador;

Page 32: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 32

N° Proj. 1737

Rev 01

f) uma demão de fundo selador acrílico a rolo ou pincel; g) após 12 (doze) horas, aplicação de 2 (duas) demãos de acabamento, a rolo, da tinta. Entre as 2 (duas) demãos haverá intervalo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas. Tinta Esmalte Sintético

Serão pintadas com tinta esmalte as superfícies de metal e madeira indicadas no projeto, acabamento semi-brilho.

Os procedimentos abaixo deverão ser observados quando na aplicação do esmalte sintético nas superfícies metálicas :

a) toda a superfície metálica será completamente limpa de toda a ferrugem, quer por meios mecânicos - escova ou palha de aço, lixa ou outros meios, quer por processo químico - lavagem com ácido clorídrico e depois com água e cal;

b) limpas e secas as superfícies tratadas e antes que o processo de oxidação se reinicie, será aplicada uma demão de fundo à base de óxido de zinco;

c) como acabamento final, duas demãos de tinta aplicadas a pincel. 22. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Plantio de Grama em Placa Aplicação de placas no terreno por justaposição, sendo em seguida submetidas a processo de compressão por zonas, e serão recobertas por previamente adubada com farta irrigação posterior. Bloco de Concreto Intertravado Deverá ser aplicado no piso em frente ao acesso principal do edifício. O bloco a ser empregado terá dimensões de 200x100x60mm na cor cinza e deverão ser assentados sobre coxim de areia com espessura de 4cm.

23. SERRALHERIA

Corrimão e Guarda-Corpo Estão previsto Corrimão e Guarda-corpos na escada, conforme detalhamento de projeto. Os guarda-corpos deverão seguir a NBR 9050/2004 (Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências). Serão executados em tubos de aço galvanizado para acabamento em pintura esmalte sintético na cor areia e branco, conforme detalhes do projeto. Não serão admitidas concordâncias em ângulo nos encontros e mudanças de direção do corrimão. Todas as concordâncias entre os elementos deverão ser curvas com raio nunca inferior a 5 cm. As peças deverão ter pintura esmalte fosca. Nos sanitários de deficiente físico serão utilizadas barras metálicas de apoio no entorno dos lavatórios em aço inoxidável.

Page 33: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 33

N° Proj. 1737

Rev 01

24. LIMPEZA Após a realização de todos os testes nas instalações e o aceite das normas por parte da FISCALIZAÇÃO, a CONTRATADA deverá efetuar a limpeza de toda a obra, removendo todo resto de material, entulho, poeira, sujeiras impregnadas no piso, paredes, tetos e vidros. A obra deverá ser mantida limpa, sendo feita limpeza diária e bota-fora semanal. Todo o entulho deverá ser removido do terreno, pela CONTRATADA, às suas expensas. A limpeza final deverá ser executada com materiais e equipamentos específicos para o tipo de acabamento a que se destina, não sendo admitido qualquer dano causado nas instalações e acabamentos da obra. A obra será entregue em perfeito estado de limpeza e conservação. Deverão apresentar funcionamento perfeito todas as suas instalações, equipamentos e aparelhos, com as instalações definitivamente ligadas às redes (águas, esgoto, águas pluviais, etc.) 25. TAMPOS DE GRANITO

Estão previstos tampos de granito no padrão branco saara, com espessura de 2cm que deverão seguir detalhamento de projeto.

Os tampos deverão ser apoiados em perfis “T” metálicos dispostos conforme detalhamento em projeto.

Os granitos fornecidos serão aprovados pela fiscalização e não deverão apresentar manchas, fissuras, trincas ou qualquer outra irregularidade. 26. ELEVADOR DE PASSAGEIROS

Serão instalados no edifício elevador de passageiros conforme especificações abaixo: ELEVADOR ELÉTRICO DE PASSAGEIROS COM PORTAS AUTOMÁTICAS Paradas: 02 (Tº/1º) Acessos: unilaterais Capacidade : 675 KG / 9 passageiros Percurso: 3,57m Comando: Automático a Botão Dimensões da cabine: 1200 x 1400 x 2200mm Cabine: em chapa de aço inox Montagem: Em caixa de alvenaria Tensão: 220 V - 60 Hz Velocidade: 0,75 m/s OBS.: Elevador de passageiro adequado para portadores de mobilidade reduzida. Acabamentos:

Teto em aço com pintura esmalte

Painéis Laterais e de Fundo: em aço inoxidável escovado.

Piso: rebaixado em 20mm para colocação de revestimento a cargo da construção do edifício.Para as cabinas destinadas ao transporte de deficientes físicos, em cumprimento à norma NM-313 o piso a ser fornecido por parte da obra civil deverá obrigatoriamente ser contrastante com a cor do revestimento do piso dos pavimentos e receber acabamento antiderrapante.

Page 34: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 34

N° Proj. 1737

Rev 01

Dimensões da cabina: As dimensões da cabina comportam o transporte de passageiros em cadeira de rodas, de acordo com a legislação vigente.

Medida de frente: 1,20 m Medida de fundo: 1,40 m Altura livre interna: 2,2 m Corrimão: Em aço com acabamento na cor preta para compor a estética da cabina e proporcionar maior conforto ao usuário. Para cabinas destinadas ao transporte de pessoas portadoras de deficiência física, será utilizado o modelo tubular reto e cor contrastante com os painéis da cabina. Posicionamento do corrimão: Nos painéis laterais e de fundo. Material do Corrimão: Em esmalte no tom preto contrastante com os painéis da cabina. Porta de cabina: de correr, com abertura lateral, nas medidas equivalentes às portas de pavimento. Comando: Painel de comando modelo Push Buttons Decimal com aplicação de teclado com movimento microcurso e gravação em Braille em suas teclas para registro das chamadas. Neste modelo a botoeira de comando apresentará a numeração de pavimentos relacionada no item Paradas. A sinalização será proporcionada pelo acendimento de um led na tecla pressionada pelo passageiro indicando o registro da chamada, assim permanecendo durante todo o trajeto até a chegada da cabina ao pavimento de destino. Indicador de Posição na Cabina:

Será instalado acima da botoeira de cabina um display digital acompanhado de setas direcionais indicando a posição e o sentido de direção da cabina durante a subida e descida.

Componentes incluídos:

Dispositivo Automático para Funcionamento com Força de Emergência: Sempre que ocorrer falta de energia fornecida pela concessionária, o(s) elevador(es)este dispositivo permanecerá(ão) em funcionamento, desde que sejam alimentados por energia proveniente de gerador DIESEL instalado no edifício.

Digital Voice: Sinal de voz digitalizada que indica a próxima parada do elevador. Este dispositivo está disponível nas especificações de elevadores dimensionados para transporte de portadores de deficiência física.

Espelho inestilhaçável: instalado na parte superior do painel de fundo, posicionado acima e entre as extremidades do corrimão conforme ilustrado no catálogo de apresentação do produto.

Intercomunicador: integrado ao painel de comando da cabina, permite a conexão com a portaria do edifício e com o painel de controle do sistema instalado no último pavimento.

Limitador de Carga: dispositivo instalado na cabina, impedindo sua partida quando a lotação for ultrapassada em 10%.

Despacho para Carro "Lotado": Dispositivo para fazer com que as chamadas dos pavimentos não sejam atendidas quando a cabina já estiver com mais de 80% da capacidade licenciada, sem impedir, entretanto, a parada nos pavimentos que tenham sido registrados na cabina. As chamadas não atendidas ficarão registradas para serem atendidas nas viagens seguintes.

Luz de Emergência: Mantém a cabina parcialmente iluminada, assegurando o funcionamento do botão de alarme, nos momentos de falta de energia, enquanto houver carga em sua bateria.

Page 35: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 35

N° Proj. 1737

Rev 01

Cortina Luminosa: Controla o movimento de fechamento da porta de cabina, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros. Ao serem interrompidos, os feixes paralelos de luz infravermelho impedem a continuidade do fechamento, reabrindo as portas de cabina e pavimento.

Acionamento:

Máquina de tração sem engrenagem especialmente projetada com acionamento por motor de corrente alternada e com inversor de tensão e frequência variáveis - VVVF - para controle da velocidade. O conforto aos passageiros é assegurado através de aceleração e frenagens suaves e alta precisão de nivelamento em cada pavimento, independentemente da carga e do percurso realizado. Os novos elementos de tração, de alta precisão dimensional, são ao mesmo tempo leves, flexíveis e resistentes, substituindo com vantagem o sistema convencional de cabos de aço.

Sistemas eletrônicos de comando e controle:

Microprocessado de última geração, alta performance e padrão internacional. Projetado em módulos de tamanho reduzido e arquitetura distribuída, sua instalação ocupa a coluna da porta do último pavimento, dispensando o painel metálico na parede do hall. Operando com baixo nível de ruído e consumo de energia o sistema é programado de acordo com parâmetros individuais do projeto de cada edifício.

Motor:

Trifásico 220V , 60Hz

Sistema de operação de chamadas:

Automático coletivo com seleção na subida e na descida no pavimento principal. Nos pavimentos tipo e garagem (quando houver) irá operar como seletivo na descida. Nos pavimentos extremos a seleção unidirecional.

Sistemas Eletrônicos de Comando e Controle:

Automático coletivo com seleção na subida e na descida no pavimento principal. Nos pavimentos tipo e garagem (quando houver) irá operar como seletivo na descida. Nos pavimentos extremos a seleção unidirecional.

Sistema de Operação em caso de incêndio:

O comando dos elevadores será dotado de uma estratégia de emergência em caso de incêndio que leva a cabina ao pavimento de acesso principal. Para a execução desta estratégia deve ser acionado o dispositivo de incêndio na botoeira do pavimento principal e assegurado o suprimento de energia ao sistema de elevadores. A partir de seu acionamento, as chamadas de cabina e pavimento serão canceladas. A cabina, ao chegar ao pavimento principal, ficará estacionada e desligada.

Botoeiras de Pavimento:

Com acionamento por teclas microcurso serão instaladas nos batentes das portas de pavimento. Para operação de chamadas com sistema automático com seleção na descida, a botoeira do pavimento principal receberá dois botões, permitindo selecionar chamadas de subida e descida. Nos demais pavimentos cada botoeira receberá apenas um botão para seleção de chamadas.

Portas de pavimento:

Portas certificadas e resistentes ao fogo por 30 minutos, de correr, telescópicas automáticas, duas folhas, abertura lateral e operando com controle de variação e frequência variável(VVVF), para uma operação rápida e precisa.

Altura das portas: 2000 mm

Abertura das portas: 800 mm

Batentes para as portas de pavimentos:

Os batentes serão fornecidos em conjunto com as portas de pavimento.

Acabamento para batentes de portas de pavimento:

Page 36: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 36

N° Proj. 1737

Rev 01

Os batentes receberão o mesmo acabamento dado às portas de pavimento de cada andar.

Sinalização nos pavimentos:

Nas botoeiras de pavimento um led indica o registro de chamada, permanecendo aceso até a chegada da cabina ao pavimento.

Indicador de Posição e Acabamentos de Portas de Pavimentos:

Sinalização nos Pavimentos:

Sobre a porta do pavimento haverá um indicador de posição multisegmento de 2” com setas que indicam o sentido de viagem da cabina, conforme ilustrado no catálogo de apresentação do produto.

Pavimento(s) onde será instalado o Indicador de Posição acima descrito:

O indicador descrito acima será instalado em todos os pavimentos, para todos os elevadores.

Indicação de Direção nos Pavimentos:

Um sinal sonoro de aproximação do elevador e setas indicarão o sentido da viagem.

Pavimento(s) onde será instalado o Indicador de Direção acima descrito:

O indicador descrito acima será instalado em todos os pavimentos, para todos os elevadores.

Acabamento para Portas de Pavimento:

Em aço inoxidável escovado.

Pavimento(s) onde a(s) porta(s) terá(ão) o acabamento acima descrito:

Todos os pavimentos.

Referências: Atlas Shindler, Villarta, Elevados Zenit ou equivalente

CONSIDERAÇÕES GERAIS Os serviços deverão ser executados por pessoal especializado, sob a responsabilidade do engenheiro credenciado. Os serviços de ordem civil como remoção, colocação e acabamento referentes aos batentes, furações para passagem dos cabos de aço e adequações civis para fixação das guias na caixa serão por conta do fornecedor do elevador, bem como o fornecimento e fixação da escada tipo marinheiro para acesso ao poço. Projeto Executivo Antes do início dos serviços, a firma instaladora deverá submeter à aprovação da SEF todas as especificações, marcas e quantidades dos equipamentos, bem como os acessórios que serão utilizados, não sendo portanto permitida a utilização de marcas diferentes das apresentadas na proposta.

Concluída a montagem e o teste final para efeito da entrega da instalação, o fornecedor deverá entregar 3(tres) jogos completos de desenhos atualizados da instalação, sendo 1(um) arquivos eletronicos. Deverá também entregar instruções detalhados por escrito, de operação e manutenção da instalação,bem como regularizar junto aos órgãos do município o equipamento instalado.

Garantia O contratado fornecerá, a SEF um “Certificado De Garantia” de que todos os materiais e mão de obra empregados são de primeira qualidade, bem assim, compromisso de correção de todos os defeitos não decorrentes do uso normal da instalação e dos equipamentos que porventura durante o prazo de 01 um ano, a constar da data de recebimento provisório apresentar avarias. Manutenção

Page 37: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 37

N° Proj. 1737

Rev 01

Juntamente com o Certificado referido no item precedente, o contrato apresentará um “Compromisso de Manutenção; pelo qual se obrigará a prestar, através da Contratante da instalação de elevadores e durante o prazo de 01(um) ano, a contar do recebimento provisório, a seguinte assistência: Exames períodicos da instalação, por técnico habilitado, prevendo-se um mínimo de 01 visita mensal. Ajustes e regulagens, porventura necessários. Lubrificação e limpeza Fornecimento e colocação de peças e acessórios para manter os equipamentos em perfeitas condições de operações. 27. DESMONTAGEM DAS INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

Serão executados todos os trabalhos necessários às desmontagens de instalações provisórias que foram utilizadas na obra, como desmontagem das torres e andaimes, desmontagem de tapumes, barracões, depósitos e alojamentos. Será providenciada a arrumação do material passível de posterior utilização, procedendo-se ao empilhamento de tábuas, convenientemente despregadas e livres de ferragens, classificação de tubulações remanescentes, assim como da disposição, em local adequado, para remoção de todas as ferramentas e equipamentos auxiliares.

Serão devidamente removidos da obra todos os materiais e equipamentos, assim como peças remanescentes e sobras utilizáveis de materiais, ferramentas e acessórios.

Deverá ser procedida igualmente a remoção de todo o entulho da obra, deixando-a completamente livre e desimpedida de todos os resíduos de construção.

Page 38: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 38

N° Proj. 1737

Rev 01

IV – ESPECIFICAÇÕES GERAIS

1. RESPONSABILIDADES E GARANTIA À CONTRATADA caberá inteira responsabilidade pelos projetos e obras, resistência e estabilidade dos trabalhos a executar, bem como por qualquer dano causado ao CONTRATANTE.

Correrá por conta exclusiva da CONTRATADA a responsabilidade por qualquer acidente nos trabalhos de execução a ela contratados.

A CONTRATADA se obriga a responder, integral e exclusivamente, pelos danos que porventura venham as obras a causar a terceiros, quer os provenientes da própria construção a seu cargo, quer os resultados de atos ou fatos dos empregados, operários, terceiros ou sub-empreiteiros, inclusive a violação de patentes, as infrações de trânsito ou de leis e regulamentos, cabendo-lhes promover a sua custa a defesa das intimações que venham a ser recebidas.

Para as obras e equipamentos instalados ou fornecidos à CONTRATADA dará as garantias exigidas pela legislação que rege o assunto.

2. SUB-EMPREITEIRAS

É admitida a sub-empreitada desde que autorizada pela FISCALIZAÇÃO, apenas para a execução de serviços especializados, permanecendo com a CONTRATADA a responsabilidade e a garantia de todos os serviços, conforme prescrito em legislação.

O IEE se reserva o direito de contratar diretamente a execução de serviços especializados, quando estes forem convenientes para a USP.

3. ORIENTAÇÃO GERAL E FISCALIZAÇÃO

A CONTRATADA se obrigará a manter os setores de trabalho com livre acesso à FISCALIZAÇÃO, a qual serão fornecidos todos os esclarecimentos necessários.

Só à FISCALIZAÇÃO é assegurado o direito de ordenar a suspensão das obras e serviços sem prejuízo das penalidades a que ficar sujeito a CONTRATADA, no caso de não ser atendida dentro de 48 (quarenta e oito horas) horas, a contar da entrega da Ordem de Serviço correspondente a qualquer reclamação sobre defeito essencial em serviço executado ou material posto na obra.

A CONTRATADA é obrigada a retirar da obra, imediatamente após o recebimento da Ordem de Serviço correspondente, qualquer empregado, tarefeiro ou subordinado seu que, a critério da FISCALIZAÇÃO, venha a demonstrar conduta nociva ou incapacidade técnica.

Os serviços a cargo de diferentes firmas contratadas serão articulados entre si de modo a proporcionar o andamento mais harmonioso da obra em seu conjunto.

Qualquer dúvida, concernente ao disposto no item precedente, deve ser resolvida entre as referidas firmas com a FISCALIZAÇÃO, a qual poderá decidir em definitivo e sem apelação.

Page 39: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 39

N° Proj. 1737

Rev 01

4. CANTEIRO DE OBRAS

Por ocasião da assinatura do contrato a CONTRATADA apresentará ao IEE o dispositivo do seu canteiro de obras, o qual, em qualquer época e a critério da FISCALIZAÇÃO estará sujeito a modificações.

A CONTRATADA deverá elaborar croquis de instalações do Canteiro de Obras, onde serão assinalados os locais previstos para barracões, depósitos, maquinários, instalações hidro-sanitárias, circulação de pedestres e veículos, etc. O croqui será apresentado à FISCALIZAÇÃO para fins de análise e aprovação.

O Canteiro de Obras terá todas as instalações necessárias, adequadas à perfeita execução dos serviços.

Serão fornecidas à FISCALIZAÇÃO, para fins de análise e aprovação, plantas e/ou documentos contendo as seguintes informações: a) Construções provisórias a serem implantadas. b) Padrão de acabamento dos barracões. c) Instalações e acessórios. d) Descrição de medidas e equipamentos necessários à proteção contra incêndios. e) Proteção e Segurança contra roubos e vigilância noturna. f) Proteção, higiene e segurança dos trabalhadores de acordo com a Legislação Trabalhista em vigor. (NR18)

Ao término da obra caberá ao dar o destino que lhe convier às instalações provisórias construídas pela CONTRATADA.

A demolição e retirada do material se forem o caso, será responsabilidade da CONTRATADA.

Correrão por conta da CONTRATADA as despesas relativas às instalações e equipamentos da obra, tais como: - tapumes, cercas e portões: - placas de obra, indicações, identificação etc. - torres de guinchos, andaimes, elevadores, telas de proteção, bandejas salva-vidas, barracões, depósitos etc. - maquinário, equipamentos e ferramentas; - ligações provisórias de água, luz e força e telefone.

5. MATERIAIS, MÃO DE OBRA E EQUIPAMENTOS.

Qualquer substituição de material por tipo ou marca não especificados, somente será admitido por outro rigorosamente equivalente, sendo o critério de equivalência de competência exclusiva da FISCALIZAÇÃO.

Para as obras e serviços que foram ajustados, caberá à CONTRATADA fornecer e conservar equipamento mecânico e ferramental necessário, aliciar mão de obra idônea, de modo a reunir permanentemente em serviço uma equipe homogênea e suficiente de operários, mestres e encarregados, que assegurem progresso satisfatório às obras bem como obter os materiais em quantidade suficiente para a conclusão das obras no prazo fixado, conforme cronograma fornecido pela USP.

Para a execução das obras relacionadas no item 2, Objeto da Obra, a contratada deverá manter a disposição da obra em tempo integral, no mínimo os seguintes profissionais: - Engenheiro (experiência de 05 anos) 01 - Mestre Geral 01 - Técnico de Segurança do Trabalho

A CONTRATADA manterá na obra, a disposição da FISCALIZAÇÃO e sob sua responsabilidade, um livro de ocorrências (DIÁRIO DE OBRAS), onde serão lançados pelo Engenheiro responsável da

Page 40: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 40

N° Proj. 1737

Rev 01

CONTRATADA e da FISCALIZAÇÃO os elementos que caracterizam o andamento da obra, Pedidos de Vistorias, Notificações, Impugnações, Autorizações, etc. Este livro será preenchido em 03 (três) vias ficando uma apensa ao livro, uma enviada para o escritório central da CONTRATADA e outra enviada ao IEE, semanalmente.

A Construtora manterá ainda na obra, todas as plantas componentes do projeto e uma pasta, contendo cópia do presente Memorial, Edital de Licitação, Contrato e Proposta de Preço apresentado por ocasião da Licitação.

6. ENTREGA DA OBRA

O recebimento da obra será feito em duas fases, após comunicação da conclusão da obra pela CONTRATADA ao CONTRATANTE.

RECEBIMENTO PROVISÓRIO Quando as obras e serviços contratados ficarem inteiramente concluídos, de perfeito acordo com o Contrato será lavrado um Termo de Recebimento Provisório, que deve ser passado em 03 (três) vias de igual teor, todas elas assinadas por um representante da CONTRATANTE e por um da CONTRATADA. O recebimento provisório correrá dentro de 15 (quinze) dias da comunicação da CONTRATADA e após satisfeitas as seguintes condições: - realização de todas as medições da obra, inclusive aquelas referentes a acréscimos e modificações, caso haja, e tecnicamente justificáveis. - entrega ao CONTRATANTE quando for o caso, dos certificados de aprovação de instalações ou de garantia de equipamentos, materiais ou serviços especializados. - entrega ao CONTRATANTE dos compromissos de manutenção gratuita de equipamentos ou instalações especiais durante o período de garantia. - entrega ao CONTRATANTE de todos os projetos devidamente atualizados conforme as modificações efetuadas por ocasião da construção (“AS BUILT”).

RECEBIMENTO DEFINITIVO O Recebimento Definitivo atenderá às exigências constantes da legislação indicada acima, e ainda as indicações abaixo: - será global, isto é, ser referente a todas as obras ou serviços, objeto do contrato. - será feito, no máximo 60 (sessenta) dias após o recebimento provisório, e no mínimo 30 (trinta) dias após a ocupação ou utilização. Poderá ser feito até 90 (noventa) dias após o recebimento provisório caso este prazo não tenha sido ocupado. - após aprovação das instalações de luz, água, esgotos e telefone pelas concessionárias locais. - após a entrega ao CONTRATANTE do Certificado de Quitação (CQ) do INSS e FGTS. - este termo de Recebimento Definitivo deverá conter formal declaração de que o prazo mencionado no artigo 1245 do Código Civil deve ser contado, em qualquer hipótese a partir da data desse mesmo termo, ou seja, fica entendida e acordada a responsabilidade da CONTRATADA, pelo prazo de 5 (cinco) anos, quanto a execução da obra e a aplicação de materiais, a solidez e segurança dos trabalhos tanto em função dos materiais empregados como em razão do solo encontrado, a menos, em relação a este último, que a CONTRATADA não achando firme, tenha prevenido, por isto em tempo hábil, a CONTRATANTE a respeito do assunto. - Após terem sido atendidas todas as reclamações da FISCALIZAÇÃO, referentes a defeitos ou imperfeições que venham a ser verificadas em qualquer elemento das obras e serviços executados, e se estiverem solucionadas as reclamações porventura feitas, quanto a falta de pagamento a operários, a fornecedores de materiais e prestadores de serviços nas obras de objeto de Contrato.

Page 41: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 41

N° Proj. 1737

Rev 01

7. CORREÇÕES DA OBRA

Qualquer correção da responsabilidade da CONTRATADA, antes ou depois do recebimento definitivo, implicará na obrigação de correção de quaisquer outros serviços que em decorrência desta ou do defeito original se tornem necessários.

8. DIVERGÊNCIAS

Para efeito de interpretação de divergências entre os documentos contratuais, fica estabelecido que: - em caso de divergências entre os Memoriais Descritivos e os desenhos dos projetos especificados, prevalecerão sempre os primeiros. - em casos de divergência entre as cotas dos desenhos e suas dimensões, medidas em escala, prevalecerão sempre as primeiras. - em caso de divergência entre os desenhos de escalas diferentes, prevalecerão sempre os de maior escala. - em caso de divergências entre desenhos de datas diferentes prevalecerão sempre os mais recentes. - em caso de divergência entre o quadro de resumo de esquadrias e as localizações dessas nos desenhos, prevalecerão sempre as últimas. 9. LICENÇAS E FRANQUIAS

A CONTRATADA se obriga atender a suas custas: - o pagamento dos impostos e taxas que forem devidos pelo seu trabalho; - observar todas as leis, regulamentos e posturas referentes a obras públicas e sua segurança; e - o pagamento das despesas decorrentes da legislação trabalhista. 10. ENSAIOS E TESTES

A FISCALIZAÇÃO poderá exigir da CONTRATADA apresentação de certificados de laboratórios oficiais ou firmas especializadas, tecnicamente idôneas, correspondentes a ensaios de materiais feitos de acordo com métodos da ABNT, tudo sem ônus adicionais para a USP.

Será de responsabilidade da CONTRATADA a realização dos ensaios e testes necessários à verificação da perfeita observância das especificações e resistências, tanto dos materiais aplicados quanto dos serviços executados, e da conformidade com as exigências e recomendações da ABNT.

11. PLANILHA DE ORÇAMENTO DESCRITIVO

A Planilha de Orçamento que acompanha os Memoriais Descritivos das Obras a serem executadas, apresentará as QUANTIDADES E PREÇOS DE REFERÊNCIA de cada item. Esses valores devem ser considerados como meramente informativos. A CONTRATADA deve, segundo suas metodologias próprias, avaliar e adotar os seus próprios valores. Caso ocorram grandes discrepâncias entre eles, deve consultar ao IEE a respeito, por escrito, em prazo anterior à data da licitação.

12. ORÇAMENTO

O orçamento a ser elaborado, levará em consideração que as obras, serviços e instalações, objeto da licitação, deverão ser entregues completos. Em conseqüência ficará a cargo do licitante prever qualquer serviço ou material necessário, mesmo quando não expressamente indicado no Projeto, Memoriais Descritivos e Planilhas de Preços não lhes cabendo quaisquer acréscimo de pagamentos.

Page 42: USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO IEE INSTITUTO DE ... · - Memória de Cálculo PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Dos resultados desta verificação, que deverá anteceder à assinatura dos contratos

IEE- INST. DE ELETROTÉNICA E

ENERGIA

Obra

LABORATÓRIO MODELO E SEDE DO CENDAT

Projeto

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

Arquivo IEE-1737-EX-MD.doc

Folha 42

N° Proj. 1737

Rev 01

13. MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

A CONTRATADA será responsável pelas medidas de proteção aos empregados e a terceiros. Todos deverão usar crachá de identificação, em lugar visível, assim como capacetes em cores diferentes, de acordo com a função do empregado.

As medidas de Segurança do Trabalho obedecerão as “Normas de Segurança do Trabalho” nas

Atividades da Construção Civil, conforme Portaria n 17 de 17 de Julho de 83 do Ministério do Trabalho.

14. ACRÉSCIMOS DE DESPESA

Nenhum serviço ou aquisição que resulte em acréscimo de despesa para o CONTRATANTE poderá ser executado pela CONTRATADA sem autorização por escrito do IEE, que não delegará esta atribuição para nenhum membro da FISCALIZAÇÃO.

15. ARQUIVOS

Ao término dos serviços deverão ser providenciados pela CONTRATADA, os projetos "As Built" (como construído), refletindo a realidade de obras conforme executadas, em 2 (dois) jogos de cópias reprográficas e o arquivo digital em mídia eletrônica com extensão *.dwg, no padrão utilizado pela USP.

16. MOBILIZAÇÃO

É a etapa prioritária, precedendo todas as demais e corresponde às atividades necessárias ao perfeito desempenho da CONTRATADA de modo a permitir que esteja adequadamente apta, dispondo de todos os equipamentos indispensáveis à perfeita execução dos serviços contratados, atendendo às recomendações quanto aos aspectos técnicos e ao cronograma previsto. Incluem-se as despesas relativas à mobilização de pessoal, transporte de equipamentos, viaturas, ferramentas, etc, de propriedade da CONTRATADA e necessários à execução de todos os serviços contratados.

17. DESMOBILIZAÇÃO

É a etapa final da obra e corresponde às atividades relativas à remoção de todos os Canteiros de Obra, desmobilização de pessoal e equipamentos, bem como tudo mais que seja de propriedade da CONTRATADA e que não faça parte do objeto do contrato.