universo cdt 06/2012

4
Universo CDT Informativo n 0 I, Ano 4, Junho de 2012 CDT/UnB é exemplo de inovação tecnológica e empreendedorismo O Centro de Apoio ao Desen- volvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) é um grande incenti- vador da inovação tecnológica no Brasil e apoia a pesquisa e o desen- volvimento do empreendedoris- mo. A visão do CDT é ser o Centro de excelência no apoio à gestão da inovação tecnológica, transferên- cia de tecnologia e estímulo ao em- preendedorismo; buscando apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empre- endedorismo em âmbito nacional, por meio da integração entre a uni- versidade, as empresas e a socieda- de em geral, contribuindo para o crescimento econômico e social. As atividades desenvolvidas no CDT são estabelecidas a partir de quatro eixos de atuação: Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo; Trans- ferência e Comercialização de Tecnolo- gias; Desenvolvimento Empresarial e Cooperação institucional: Universida- de, Empresa, Governo e Sociedade. O Parque Científico e Tecnológi- co da UnB é um dos projetos ge- renciado pelo CDT, um ambiente adequado ao desenvolvimento de tecnologias e geração de co- nhecimento, produtos e serviços tecnológicos para atender ao mercado, em parceria com em- presas públicas e privadas, sejam elas nacionais ou internacionais, de maneira sustentável, visando o desenvolvimento socioeconô- mico e ao fortalecimento das es- truturas de Pesquisa, Desenvolvi- mento & Inovação (PD & I) no país. Além de ser uma instituição que apoia projetos que beneficiam diretamente a população com ações relacionadas à tecnologia, empreendedorismo, inovação, as- sociativismo e cooperativismo, o Centro é responsável pelo desen- volvimento econômico e consoli- dação de negócios, gerando tra- balho, renda e sustentabilidade. Atualmente, o CDT possui seis em- presas incubadas: a IPe Engenharia de Redes, que atua no segmento de redes de computadores, desen- volvendo produtos relacionados a cloud computing e segurança; a Ontolution Tecnologia e Informa- ção, que propõem soluções inéditas e personalizadas para o tratamento da informação das organizações da língua portuguesa; a Ambiente Efi- ciente, com o objetivo de suprir a de- manda, oferecendo suporte a incor- poradoras, construtoras e escritórios de arquitetura na elaboração de pro- jetos sustentáveis; a Nanodynamics Serviços de Consultoria e Inovação, que desenvolve novos produtos e aprimora outros já existentes, sejam eles medicamentos ou cosméticos, utilizando processos e insumos na- notecnológicos; a Akamido é espe- cializada em soluções para gerencia- mento de eventos como seminários, congressos, workshops, cursos, en- contros e torneios; e a Geosonar, que executa levantamentos geotécnicos para diversas finalidades.

Upload: centro-de-apoio-ao-desenvolvimento-tecnologico-da-unb

Post on 24-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nosso primeiro Universo CDT do ano de 2012 está pronto! O informativo do mês de junho vem repleto de curiosidades sobre as atividades do Centro. Não há dúvidas de que o CDT/UnB é exemplo de inovação tecnológica, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Nesta edição, reforçamos esse conceito, apresentando as atividades desempenhadas pelos núcleos e parceiros, como é o caso da Estação Empreendedorismo – desenvolvida pelo Programa Escola de Empreendedores – EMPREEND; e dos cursos e palestras do Núcleo de Inovação e Capacitação Empresarial – NICE. Também aproveitamos para alertar sobre a importância da coleta seletiva de papel, com o programa “Sementes da Inovação”, e apresentar a Personalidade do Mês: Mariana Campos Dessen, que gosta de fazer trabalhos voluntários e é apaixonada pela natureza. Vale a pena conferir!

TRANSCRIPT

Page 1: Universo CDT 06/2012

Universo CDT Informativo n0 I, Ano 4, Junho de 2012

CDT/UnB é exemplo de inovação tecnológica e empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Desen-volvimento Tecnológico da Universidade de Brasília

(CDT/UnB) é um grande incenti-vador da inovação tecnológica no Brasil e apoia a pesquisa e o desen-volvimento do empreendedoris-mo. A visão do CDT é ser o Centro de excelência no apoio à gestão da inovação tecnológica, transferên-cia de tecnologia e estímulo ao em-preendedorismo; buscando apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empre-endedorismo em âmbito nacional, por meio da integração entre a uni-versidade, as empresas e a socieda-de em geral, contribuindo para o crescimento econômico e social.

As atividades desenvolvidas no CDT são estabelecidas a partir de quatro eixos de atuação: Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo; Trans-ferência e Comercialização de Tecnolo-gias; Desenvolvimento Empresarial e Cooperação institucional: Universida-de, Empresa, Governo e Sociedade.

O Parque Científico e Tecnológi-co da UnB é um dos projetos ge-renciado pelo CDT, um ambiente adequado ao desenvolvimento de tecnologias e geração de co-nhecimento, produtos e serviços tecnológicos para atender ao mercado, em parceria com em-presas públicas e privadas, sejam elas nacionais ou internacionais, de maneira sustentável, visando o desenvolvimento socioeconô-mico e ao fortalecimento das es-truturas de Pesquisa, Desenvolvi-mento & Inovação (PD & I) no país.

Além de ser uma instituição que apoia projetos que beneficiam diretamente a população com ações relacionadas à tecnologia, empreendedorismo, inovação, as-sociativismo e cooperativismo, o Centro é responsável pelo desen-volvimento econômico e consoli-dação de negócios, gerando tra-balho, renda e sustentabilidade.

Atualmente, o CDT possui seis em-presas incubadas: a IPe Engenharia de Redes, que atua no segmento de redes de computadores, desen-volvendo produtos relacionados a cloud computing e segurança; a Ontolution Tecnologia e Informa-ção, que propõem soluções inéditas e personalizadas para o tratamento da informação das organizações da língua portuguesa; a Ambiente Efi-ciente, com o objetivo de suprir a de-manda, oferecendo suporte a incor-poradoras, construtoras e escritórios de arquitetura na elaboração de pro-jetos sustentáveis; a Nanodynamics Serviços de Consultoria e Inovação, que desenvolve novos produtos e aprimora outros já existentes, sejam eles medicamentos ou cosméticos, utilizando processos e insumos na-notecnológicos; a Akamido é espe-cializada em soluções para gerencia-mento de eventos como seminários, congressos, workshops, cursos, en-contros e torneios; e a Geosonar, que executa levantamentos geotécnicos para diversas finalidades.

Page 2: Universo CDT 06/2012

Acontece no CDT

A Estação Empreendedoris-mo, organizada pelo Progra-ma Escola de Empreendedo-res – EMPREEND, existe desde 19 de setembro de 2008 , lança-da com a presença do Professor Louis Jacques Filion da Escola Superior de Comércio de Mon-treal, Canadá. Sua primeira edi-ção contou com 137 inscritos.

O principal objetivo é dissemi-nar conhecimentos sobre cultu-ra empreendedora e inovação tecnológica, utilizando exem-plos de empreendedores de sucesso por meio de ações de sensibilização do empreende-dorismo junto à comunidade, além de difundir essa cultura na Universidade de Brasília. Pro-

Estação Empreendedorismo

PROGRAMAÇÃO

movendo palestras ministradas por empresários, professores e/ou especialistas e que ocorram mensalmente no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvi-mento Tecnológico da Universi-dade de Brasília (CDT/UnB).

A visão da Estação é de cons-cientizar alunos da UnB e a sociedade sobre a importân-cia da cultura empreendedo-ra e da inovação tecnológica como fatores de desenvolvi-mento para o país. Os temas da Estação são desenvolvidos com palestras mensais e es-tão sempre relacionados ao empreendedorismo e à ino-vação, geralmente os mais discutidos são: tendências

mercadológicas, inovação e oportunidades de negócio.

Neste ano, o ciclo de pales-tras está dividido em 10 en-contros, que acontecem de acordo com o calendário aca-dêmico da Universidade de Brasília, com dias e horários pré-definidos para que os alunos possam participar no período das aulas. A ideia é criarmos uma cultura da Es-tação Empreendedorismo. A primeira palestra do ciclo deste ano contou com a parti-cipação de 175 alunos e a se-gunda, 110.

Veja quando serão os próximos encontros:

5ª PalestraA rotatividade e a gestão do conhecimento no seu negócio

Data: 06/07/2012

6ª Palestra Gestão Inovadora de Processos

Data: 24/08/2012

7ª Palestra

A importância da gestão da qualidade

total para o sucesso do seu negócio

Data: 14/09/2012

8ª PalestraO empreendedorismo e a prospecção ativa de clientes

Data: 19/10/2012

9ª PalestraSustentabilidade proativa

Data: 09/11/212

10ª PalestraEmpreendedorismo sustentável

Data: 07/12/2012

Page 3: Universo CDT 06/2012

Thais Dias Argolo 03 EMPREEND

Flávio Braz de Queiroz 03 GEAD

Ana Beatriz 04 CPE

Suamir Campos 05 GEAD

Dinalice Ribeiro 07 GEDEMP

Suria Ribeiro 08 GEPRO

José Mendes Junior 10 GEDEMP

Bárbara Duarte 11 GEAD

Daniele Galvão 12 GEDEMP

Aline Nascimento 14 GEDEMP

Ivone Santos 15 GEAD

Diego Silva 16 CPE

Márcio Lima da Silva 16 GITT

Tatiane Braga 18 GEAD

Priscila Pereira 23 GEDEMP

Alessandra Vicente 24 CPE

Rosa Flor 26 GEPRO

Márcio Lisboa 26 GEDEMP

Ludimila Martins 27 CPE

Ana Paula Trindade 27 GEAD

Nome Dia Setor

Aniversariantesde Junho! Coleta Seletiva de Papel

Dando continuidade à política de sustentabilidade emprei-tada pelo CDT no ano de 2010, com o programa “Sementes da Inovação” (projeto que visa à implementação de ações em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente), o CDT por meio da Incubadora Social e Solidária – Issol, firmou parceria com a Prefeitura da UnB com o intuito de realizar a coleta seletiva solidária na uni-versidade, beneficiando assim 60 pessoas através da Asso-ciação dos Agentes Ecológicos da Vila Planalto – AGEPLAN.

A coleta é realizada uma vez por semana (toda quarta-feira) por meio do caminhão da UnB. Todo papel reciclável deve ser depositado dentro das caixas brancas dispostas pelas salas e disponibilizadas pelo Núcleo da Agenda Ambiental da UnB. É necessário ficar atento ao que não deve ser reciclado, como por exemplo, papel carbono, metalizado, parafinado, plastifi-cado ou engordurado. O estado do papel também é essencial, já que, caso esteja amassado, ele perde as fibras; dobrado, re-flete no peso; e molhado, pode danificar todo o restante do material, influenciando a qualidade do produto e ocasionan-do a redução no preço de compra.

É necessário ter bom senso, pois este simples ato pode va-lorizar a coleta, ajudando a quem necessita. Somente em novembro e dezembro, foram coletados 4288 quilos de pa-pel, que renderam mais de R$ 849,00. Faça sua parte!

Personalidade do mês

Apaixonada pela natureza e principalmente pelos animais, Marina Dessen adora fazer trabalhos voluntários na Clínica Veterinária Pronto Vet. “Costumo passear com os animais abandonados em isolamentos. Já levei cães paralíticos para fazer acupuntura”, declara.

Com formação, mestrado e doutorado em psicologia organizacional, atua na Empreend desde 2005, inicialmente ministrando uma discipli-na de empreendedorismo, e atualmente como coordenadora da Esco-la de Empreendedores do CDT/UnB.

Além do amor pela psicologia e animais, ela declara que gosta de correr, apesar de ter parado devido a um problema no joelho. Também relata que é formada em ballet pela conceituada academia de dança, Norma Lillian; pratica aulas de samba de gafieira e pretende aprender a tocar violão. Ma-rina já morou em Madri, Inglaterra e Alemanha.

Mariana Campos Dessen

Page 4: Universo CDT 06/2012

ExpedienteCoordenação: Wemerson SoaresColaboração: Bruno Soares, Dayanne Teixeira, Hugo Araújo, Jéssica Paulino, Lívia Machado, Roberto Cassemiro, Thaís Mallon, Thalyne Carneiro.

Produção: Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

Você Sabia?

Atividades gratuitas do Nice para o mês de junho

01/06/2012 Palestra: A TECNOLOGIA DA INFOR-MAÇÃO APLICADA A LOGISTICA DAS EMPRESAS

10h00, NICE - Gama

18/06 a 22/06 Curso: CONHEÇA AS VANTAGENS DO ASSOCIATIVISMO ECOOPERATIVISMO

08h30 às 12h30, NICE - Gama

01/06/2012 Palestra: PLANEJANDO A ABERTURA DA SUA EMPRESA

15h00, NICE - Gama

18/06 a 22/06 Curso: VOCÊ É EMPREENDEDOR? DESCUBRA O SEU POTENCIAL

14h00 às 18h00, NICE - Plano Piloto

04/06/2012 Palestra: GESTÃO DE PESSOAS: APRENDA A CONTRATARPESSOAS EFICIENTES

15h00, NICE - Ceilândia

20/06/2012 Palestra: RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTÁVEL

15h00, NICE - Gama

04/06 a 06/06 Curso: COMO IMPLANTAR O FLUXO DE CAIXA DA SUA EMPRESA 08h30 às 12h30, NICE - Gama

21/06/2012 Palestra: COMO AUMENTAR AS VEN-DAS

10h00, NICE - Planaltina

05/06/2012 Palestra: COMO ANALISAR E PES-QUISAR O MERCADO 15h00, NICE - Planaltina

22/06/2012 Palestra: COMO ANALISAR E PESQUI-SAR O MERCADO

10h00, NICE - Ceilândia

11/06 a 15/06 Curso: TORNE-SE O ADMINISTRA-DOR DO SEU NEGÓCIO

14h00 às 18h00, NICE - Gama

25/06 a 29/06 Curso: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS

14h00 às 18h00, NICE - Gama

11/06 a 15/06 Curso: VOCÊ CONHECE O SEU CLI-ENTE?

08h30 às 12h30, NICE - Planaltina

25/06 a 29/06 Curso: GESTÃO DE MARKETING PARA MICRO E PEQUENASEMPRESAS

14h00 às 18h00, NICE - Planaltina

11/06 a 15/06 Curso: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS

08h30 às 12h30 NICE - Ceilândia

25/06 a 29/06 Curso: VOCÊ É EMPREENDEDOR? DESCUBRA O SEU POTENCIAL

14h00 às 18h00, NICE - Ceilândia

12/06/2012 Palestra: COMO INFORMATIZAR SUA EMPRESA 10h00, NICE - Plano Piloto

27/06/2012 Palestra: CLIENTES: COMO SABER O QUE ELES PRECISAM 10h00, NICE - Gama

12/06/2012 Palestra: COMO INFORMATIZAR SUA EMPRESA 10h00, NICE - Gama

28/06/2012 Palestra: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A BUSCA PELO SUCESSO 15h00, NICE - Plano Piloto

13/06/2012 Palestra: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 15h00, NICE - Plano Piloto

29/06/2012 Palestra: TÉCNICAS DE VENDAS PELA INTERNET

10h00, NICE - Gama

14/06/2012 Palestra: A IMPORTANCIA DA AD-MINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 10h00, NICE - Gama

Criado pelo Centro de Apoio ao De-senvolvimento Tecnológico da Uni-versidade de Brasília – CDT/UnB, para disseminar o empreendedo-rismo por meio de soluções tecno-lógicas, melhoria da gestão empre-sarial e da capacitação de micro e pequenas empresas e empreende-dores, o Núcleo de Inovação e Ca-pacitação Empresarial – NICE é uma unidade de extensão universitária.

Através de metodologias inovado-ras, oferece aos empreendedores a oportunidade de entrar em con-tato com informações técnicas e participar de eventos, cursos e con-sultorias aplicadas por especialistas de diversas áreas do conhecimen-to, criando assim, um diálogo entre universidade, governo, empresa e sociedade, por intermédio de pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços voltados para apoiar o empreendedorismo e a inovação tecnológica.

Todo mês, o núcleo oferece uma série de atividades gratuitas, com o objetivo de facilitar e auxiliar os mi-cro e pequenos empreendedores. As atividades acontecem em todas as unidades do Nice, no Campus Darcy Ribeiro da UnB – Asa Norte, em Ceilândia, Gama e Planaltina.

Confira as atividades para o mês de junho:

Participe Os interessados em atuar como con-sultor das Quartas Empreendedo-ras podem se inscrever pelo email [email protected] ou pelo ramal 4139.