universitária fm

34

Upload: mariana-melim-ferreira

Post on 23-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual de aplicação de identidade visual da Rádio Universitária FM, desenvolvido em parceria com a Phocus Empresa Júnior de Desenho Industrial da Ufes.

TRANSCRIPT

Manual de Aplicação de Identidade VisualRádio Universitária

Vitória - 2010

Apresentação

Apresentação

Este é um manual elaborado para fixar os pa-drões de utilização do logotipo em suas diveras formas de aplicação.

A padronização é a garantia da uniformidade desta identidade visual e seus critérios para aplicação seguem as normas técnicas conven-cionais de reprodução gráfica.

Os grafismos e a padronização das cores de-verão ser observados invariavelmente quando aplicados, bem como as devidas proporções para ampliação e redução.

Qualquer aspecto de utilização da identidade que, porventura, não tenha sido considerado neste manual, poderá ser encaminhado à equi-pe da Phocus Design.

Índice

A Identidade Visual

Versão Vertical

Versão Horizontal

Proporções

Margem de Proteção

Padrão Cromático

Padrão Tipográfico

Limite de Redução

Versão em Escala de Cinza

Versão em Negativo

Versão em Linhas - Outline

Sobre Fundos Escuros

Sobre Fundos Claros

Uso Indevido

Aplicações

Cartão de Visitas

Papel Carta

Envelopes

Canetas

Chaveiros

Guarda-sol

Squeeze

Bonés

Camisas

Canecas

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

23

24

25

26

27

28

29

30

31

33

A Identidade Visual

A criação de um logotipo é feita com a intenção de reunir e formalizar, visualmente, os valores e conceitos de uma instituição, além de ser o ponto-chave na identificação e distinção da identidade junto ao seu público-alvo.

A identidade visual da Rádio Universitária FM 104.7 foi construída com base em característi-cas da Rádio, como a união de diferentes públi-cos e estilos musicais, seriedade e compromis-so com a qualidade.

O símbolo apóia-se no serviço principal ofere-cido aos ouvintes, a boa música. Para isso, fo-ram usadas formas simples, de fácil absorção e compreensão. As formas tem duas interpreta-ções possíveis: a primeira é a de um indivíduo ouvindo à Rádio com seu headfone e a segun-da é a de um botão de ligar e desligar.

A tipografia escolhida sugere firmeza, contêm-poraneidade e atualização.

A Identidade Visual

Versão Vertical

A identidade visual apresenta versões vertical e horizontal. A escolha pela aplicação de uma das duas versões existentes fica em aberto, desde que se-jam respeitadas as condições descritas neste manual. Em ambas versões, a identidade é constituída por dois elementos: o símbolo e o logotipo (104.7 universitária fm).

Versão Horizontal

X/2 X/4X Z/2Z

NÃO ALTERAR AS PROPORÇÕES!!!!!!

Proporções

O uso de módulos é extrema-mente necessário para a re-produção manual do logotipo, preservando suas proporções de as possíveis deformações, evitadas.

Y/2Y

Margem de Proteção

A identidade deve ser aplicada em uma área livre de interfe-rências ou margens, sendo as-sim, a área de respiração tem a função de valorizar a própria identidade.

O parâmetro defi nido é a lar-gura do elemento gráfi co re-tangular do símbolo, sendo expressamente proibida a in-serção de qualquer elemento ou corte nesta área.

C: 0M: 35Y: 100K: 0

R: 252G: 175B: 23

R: 35G: 63B: 145

R: 0G: 0B: 0

C: 100M: 90Y: 5K: 1

C: 0M: 0Y: 0K: 100

Padrão Cromático

Observação: o centro do símbolo será sempre vazado, exceto quando se fizer necessaria a utilização de sua versão em negativo. Ver exemplos nas páginas 18 e 19 deste manual.

Assinatura Tipográfica:Daxline Pro Bold

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Numeral:Makimango Regular

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn

Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Padrão Tipográfico

Para que o logotipo seja apli-cado de forma adequada e a identidade ganhe pregnân-cia, faz-se necessário o uso da tipografia escolhida para compô-lo. A tipografia, como componente essencial em uma identidade visual, tem por fun-ção assegurar legibilidade e garantir sua coerência.

Limite de Redução

Para se preservar a legibilidade do logotipo, são definidas as dimensões mínimas de redu-ção que a identidade pode so-frer. Dessa forma, garante-se a integridade da mesma.

Para a versão vertical, deve-se utilizar 13 mm de altura, como valor mínimo, e para a versão horizontal, utiliza-se 12 mm como dimensão mínima para a largura.

Para o uso apenas do símbolo a dimensão mínima deve ser de 4,5 mm de altura.

15 m

m

15 m

m

14 mm14 mm

4,5

mm

4,5

mm

C: 0M: 0Y: 0K: 40

R: 167G: 169B: 172

R: 88G: 89B: 91

R: 0G: 0B: 0

C: 0M: 0Y: 0K: 80

C: 0M: 0Y: 0K: 100

Escala de Cinza

Observação: a aplicação do símbolo em textura, utilizada neste manual, seguiu uma escala de cinza diferente da descrita aci-ma, com 5% de preto para a forma interna, 15% para a forma externa, 10% para o fundo e efeito de tranparência em 50%.

Versão em Negativo

Observação: para a utilização da versão em negativo é necessária a mudança da fi gura vazada para a menos central, garantindo, assim, o reconhecimento das formas que o compõem. Ver exemplos nas páginas 18 e 19 deste manual.

Versão em Linhas - Outline

Sobre fundos escuros a identidade mantém as cores originais ou utiliza-se a versão em negativo, quando a versão original não é legível.

Sobre Fundos Escuros

Sobre fundos claros a identi-dade mantém as cores origi-nais ou utiliza-se a versão em negativo, quando a versão original não é legível.

Sobre Fundos Claros

O uso indevido da marca ocorre quando a aplicação da identidade, em suas cores originais, ou suas versões em negativo, encontram-se sobre fundos de cores semelhantes a alguma das utilizadas no mes-mo, bem como em sua defor-mação vertical ou horizontal.

Uso Indevido

Aplicações

As aplicações em papéis, canetas, chaveiros, guarda-sóis, squeezes, bonés, camisas, cane-cas ou quaisquer outros suportes, devem se-guir as convenções abordadas neste manual, respeitando os limites de redução e as cores institucionais já especificados e levando-se em consideração a cor do material em que a identidade será empregada e aspectos como proporcionalidade, entre outros.

Aplicações

Cartão de Visitas

Tamanho real: 85 mm X 45 mm.

Suporte:Papel Couchê 300 g/m².

Tipografia de apoio:DaxlinePro, Medium e Bold.

Papel Carta

Tamanho real: 210 mm X 297 mm (A4).

Suporte: Papel sulfite 75 g/m².

Envelopes

Sr. Fulano DestinatárioAvenida Tal - nº 12

Goiabeiras - Vitória - ESCep: 29.556 - 566

Tamanho real:114 X 229 mm.

Suporte:Papel sulfite 90 g/m².

Tamanho real:229 X 324 mm.

Suporte:Papel sulfite 90 g/m².

Canetas

Chaveiros

Guarda-sol

Squeeze

Bonés

Camisas

Camisas

Canecas