universidade tiradentes - unit · ... na discussão sobre a importância de einstein no...

23
UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2008/2 A B C E BOAS PROVAS Janeiro/2010 UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (VESTIBULAR) 2010 / 1º SEMESTRE REDAÇÃO, PORTUGUÊS, ESPANHOL MATEMÁTICA E GEOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01 - Você receberá do fiscal o material abaixo: a) este caderno, com o tema da REDAÇÃO e o enunciado das 80 questões objetivas, sem repetição ou falha, sendo: PORTUGUÊS, de 1 a 30, ESPANHOL, de 31 a 45, MATEMÁTICA, de 46 a 65 e GEOGRAFIA, de 66 a 80. b) 1 Caderno para o desenvolvimento da REDAÇÃO. c) 1 Cartão destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material está em ordem, se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão-Resposta, preferivelmente a caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 04 - No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas certas, deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço na quadrícula que a envolve com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA UTILIZADA NA LEITURA DO CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE IDENTIFICA A MARCAÇÃO FEITA A TINTA AZUL OU PRETA. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. 06 - Para cada uma das questões são apresentadas 5 opções classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma opção anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 07 - As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado. 08 - SERÁ ELIMINADO do Processo Seletivo o candidato que a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, "headphones", telefones celulares, "pagers" ou fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou CARTÃO-RESPOSTA. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA. 11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS.

Upload: nguyenkhuong

Post on 11-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2008/2

A B C E

BOAS PROVAS Janeiro/2010

UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL (VESTIBULAR) 2010 / 1º SEMESTRE

REDAÇÃO, PORTUGUÊS, ESPANHOL

MATEMÁTICA E GEOGRAFIA

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

01 - Você receberá do fiscal o material abaixo: a) este caderno, com o tema da REDAÇÃO e o enunciado das 80 questões objetivas, sem repetição

ou falha, sendo: PORTUGUÊS, de 1 a 30, ESPANHOL, de 31 a 45, MATEMÁT ICA, de 46 a 65 e GEOGRAFIA, de 66 a 80.

b) 1 Caderno para o desenvolvimento da REDAÇÃO . c) 1 Cartão destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.

02 - Verifique se este material está em ordem, se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA . Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão-Resposta, preferivelmente a caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

04 - No CARTÃO-RESPOSTA , a marcação das letras, correspondentes às respostas certas, deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço na quadrícula que a envolve com caneta esferográfica de tinta azul ou preta , com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA UTILIZADA NA LEITURA DO CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE IDENTIFICA A MARCAÇÃO FEITA A TINTA AZUL OU PRETA. Exemplo:

05

-

Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA , para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR .

06 - Para cada uma das questões são apresentadas 5 opções classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma opção anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA .

07 - As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado.

08 - SERÁ ELIMINADO do Processo Seletivo o candidato que a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de

rádios gravadores, "headphones", telefones celulares, "pagers" ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou CARTÃO-RESPOSTA.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as

marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA .

10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA .

11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS.

2 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português

Proposta para Dissertação

Redija um texto dissertativo, posicionando-se com argumentos pertinentes, a partir do enunciado abaixo:

O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.

PORTUGUÊS

Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto

apresentado abaixo.

Albert Einstein foi o cientista mais popular de toda a história. Seu rosto é o único que a maioria das pessoas reconhece como o de um gênio – especialmente naquela foto em que, irreverente e cabeludo, ele mostra a língua para o fotógrafo.

Não é para menos. Einstein revolucionou o conhecimento do homem sobre a natureza. Mostrou a existência de um mundo invisível, cheio de moléculas e átomos em constante agitação. Suas digitais estão num amplo leque de tecnologias que hoje fazem parte do nosso quotidiano. Células fotoelétricas e laser, energia nuclear e fibras ópticas, viagens espaciais e até chips de computadores derivam de suas ideias. E, não se deve esquecer, foi ele quem colocou na boca do povo o conceito de que tudo é relativo.

Os elementos da genialidade em sua vida são de fácil descrição: originalidade, inteligência, percepção e realizações que excedem as de qualquer um de seus contemporâneos em seu campo de estudo. Mais complicado é explicar, cientificamente, de onde vinha todo esse talento. É compreensível que tantos cientistas se debrucem hoje sobre o cérebro do físico genial – retirado pelo médico legista após sua morte, em 1955 – em busca da solução de um grande enigma: existiria no órgão alguma característica anatômica capaz de influenciar a inteligência de uma pessoa? A resposta a essa pergunta não diz respeito apenas a Einstein. Ela ajudaria também a entender a inteligência em todos nós.

A inteligência é a mais intrigante entre as capacidades do cérebro humano. A dificuldade é entender o que, exatamente, é a inteligência. Shane Legg, da Universidade de Cálculo e Neurociência da Faculdade de Londres, diz: "A definição técnica inclui a habilidade de tomar decisões, o poder de agir de maneira rápida e sensata em diversas circunstâncias, além de considerar que o indivíduo esteja apto a aprender, a se adaptar rapidamente, que tenha boa memória, capacidade de foco e pensamento rápido, lógico e soluções criativas para novos problemas." O segundo desafio é onde, entre os milhões de neurônios do cérebro, o cientista deve procurar sua origem e mecanismos. (Leandro Nardoch. Veja, 21 de outubro de 2009, pp.96-102, com adaptações)

1. A ideia principal do texto está, em síntese,

(A) no reconhecimento das habilidades intelectuais que transformaram Albert Einstein no maior enigma de todos os tempos.

(B) na apresentação de um tema ainda em discussão

entre cientistas, que é a busca por elementos físicos que expliquem a inteligência humana.

(C) nas explicações fundamentais, obtidas em

pesquisas científicas, para a genialidade de Einstein e de outros cientistas.

(D) na discussão sobre a importância de Einstein no

desenvolvimento tecnológico cada vez mais avançado que marca a vida moderna.

(E) no estudo mais aprofundado das funções cerebrais,

a partir do próprio cérebro de Einstein, retirado e conservado por um médico legista.

2. Não é para menos.

A afirmativa acima, que inicia o 2º parágrafo, (A) mantém a articulação lógica com o que se afirma no

parágrafo anterior. (B) nega, por meio de uma contradição, o que foi

afirmado anteriormente. (C) introduz uma incoerência deliberada no contexto,

para atrair a atenção do leitor. (D) justifica a irreverência do cientista, pois acentua a

originalidade de seus estudos. (E) aponta as descobertas do cientista quanto à

relatividade de todo o universo.

Instruções: Considere a afirmativa seguinte para responder às

questões de números 3 e 4.

3. O segundo desafio é onde, entre os milhões de neurônios do cérebro, o cientista deve procurar sua origem e mecanismos.

(final do texto)

Com a expressão grifada acima, o autor (A) busca explicações para justificar as razões por que

a inteligência humana parece ser tão intrigante. (B) propõe uma possibilidade lógica para se chegar a

uma definição técnica abrangente para a inteligência humana.

(C) estabelece caminhos para se desvendarem os

mistérios que cercam as pesquisas científicas sobre a inteligência.

(D) considera a primeira dificuldade, já citada, que é a

de estabelecer, com exatidão, o que pode ser o conceito de inteligência.

(E) levanta uma hipótese a ser considerada quanto à

localização da capacidade de inteligência no cérebro.

Faz parte do espírito humano dar mais valor àquilo que foi conquistado com esforço. Desse modo, o incentivo à busca pela satisfação imediata leva ao risco de formar indivíduos menos capazes de traçar metas a longo prazo.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português 3

4. ...o cientista deve procurar sua origem e mecanismos. Em relação ao emprego do pronome grifado acima, I. identifica-se uma ambiguidade que compromete a

clareza do texto, pois o termo a que ele se refere está muito distante.

II. para desfazer-se o duplo sentido que se estabelece

no período, bastaria alterar a ordem na construção da frase.

III. para recuperar a clareza do texto é necessário alterar

a expressão sua origem e mecanismos por origem e mecanismos da inteligência.

Está correto o que se afirma SOMENTE em: (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) II e III. (E) I e III.

5. Suas digitais estão num amplo leque de tecnologias que

hoje fazem parte do nosso quotidiano.

(2º parágrafo) O sentido da afirmativa acima está transposto, com outras palavras, sem alteração de seu significado original e considerando-se o contexto, em: (A) O enorme desenvolvimento tecnológico presente em

nossos dias tem suas bases nos estudos de Einstein.

(B) Albert Einstein foi o primeiro cientista a preocupar-se

com a tecnologia e a utilizá-la em suas descobertas. (C) A tecnologia desenvolvida no mundo moderno está

implícita nos estudos iniciais de Einstein. (D) Albert Einstein deu seus primeiros passos com base

no avançado desenvolvimento tecnológico. (E) Os direitos de propriedade intelectual dos avanços

tecnológicos atuais devem ser tributados a Einstein.

6. Os elementos da genialidade em sua vida são de fácil

descrição: originalidade, inteligência, percepção e realizações...

(3º parágrafo) Os dois-pontos introduzem (A) ressalva esclarecedora de termo anterior. (B) conclusão importante das ideias anteriores. (C) segmento enumerativo do que vem sendo exposto. (D) redundância desnecessária no contexto. (E) contestação ao segmento anterior.

7. A função da linguagem percebida na fala que consta do último parágrafo do texto, predominantemente, é a (A) referencial, por estender-se em explanações mais

amplas sobre o assunto abordado. (B) metalinguística, ao se debruçar sobre o conceito

explicitado em relação a determinado vocábulo. (C) apelativa, no sentido de convencer o leitor a uma

determinada escolha quanto ao conceito em discussão.

(D) emotiva, ao trazer para o contexto a manifestação

pessoal de um interlocutor alheio ao contexto. (E) fática, porque busca manter a conexão com um

leitor atento ao que se discute no texto.

8. Mostrou a existência de um mundo invisível...

(2º parágrafo) A regência que se estabelece entre o segmento grifado e o termo que o antecede SÓ NÃO está reproduzida no segmento também grifado em: (A) Einstein revolucionou o conhecimento do homem

sobre a natureza. (B) ...cheio de moléculas e átomos em constante

agitação. (C) ...em busca da solução de um grande enigma... (D) A resposta a essa pergunta não diz respeito apenas

a Einstein. (E) ...e soluções criativas para novos problemas.

9. A concordância verbal e nominal está inteiramente correta

na frase: (A) A comparação das imagens do cérebro de Einstein

com as de outras pessoas mostraram alterações nos sulcos do cérebro, que explica o dom para a matemática.

(B) Ao que parece, era excepcionalmente veloz as

conexões entre neurônios no cérebro de cientista, que facilita a comunicação entre os neurônios.

(C) Cinco grandes pesquisas realizadas por instituições

científicas de renome apontam o que se descobriu de mais relevante sobre o cérebro de Einstein.

(D) Uma conjunção de fatores ambientais e genéticos

podem ter facilitado o desenvolvimento de habilidades incomuns no cérebro de Einstein.

(E) Nas últimas décadas do século XIX a velocidade

das descobertas se tornavam um grande incentivo para que os jovens de talento abraçasse o caminho da ciência.

4 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português

Atenção: As questões de números 10 a 16 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Os sociólogos da linguagem explicitam um conjunto de verdades que todos nós podemos atestar quotidianamente. Uma delas é que há uma distribuição das palavras, que se associam (se autorizam, se proíbem, se controlam), a contextos e a grupos. Por exemplo: as palavras são técnicas ou correntes, são palavrões ou são "limpas", são agressivas ou neutras, são masculinas ou femininas etc. Os jargões técnicos, as gírias e o calão são exemplos notórios.

"Ser socializado" significa, entre outras coisas, saber quando é permitido - e quando não é - empregar cada palavra, falando com quem e quando. É por isso, entre outros casos, que crianças às vezes causam constrangimento. Certas palavras que são "inocentes" em uma língua são tabu em outra – porque o mesmo significante tem lá outro significado. Uma multidão gritando "fica" enquanto Pelé dá uma volta olímpica no intervalo de um jogo que é a sua despedida pode causar escândalo na Itália. Em suma, em certos contextos são aceitáveis expressões que jamais seriam em outros. Não se trata de regras escritas, mas de leis sociais que funcionam, e que são mais ou menos mutáveis. Por exemplo, Faustão contribuiu para liberar algumas palavras em seu programa dominical para a saudável família brasileira.

Uma forma de medir mudanças sociais pode ser a alteração de status de palavras tabu. Outra medida de mudanças sociais poderia ser a adoção, por mulheres, de palavras que eram exclusivas dos homens. Homens e mulheres sabem (vão aprendendo aos poucos, e esse é um dos critérios constitutivos de sua identidade) o que podem dizer em seu grupo (banheiro, vestiário, happy hour), quando a cumplicidade é a lei fundamental, mas não podem dizer em outros espaços e a outros interlocutores. Nesses espaços, as regras e a imagem públicas podem ser suspensas sem que ninguém seja considerado ameaçador de nenhuma regra ou convenção ou mesmo de pessoas. A divisão fundamental é certamente entre o que é público e o que é privado.

Convenhamos, essa barreira é cada vez mais móvel nas sociedades contemporâneas.

(Trecho do artigo de Sírio Possenti. O Estado de S. Paulo , Aliás, J3, 27 de setembro de 2009, com adaptações)

10. De acordo com o texto, I. palavras sofrem alterações de sentido em razão de

maior liberdade ou de mudanças que ocorrem dentro da sociedade.

II. a escolha das palavras reproduz características de

seus falantes, sejam eles homens ou mulheres ou, ainda, pessoas adstritas a certos grupos fechados.

III. observa-se maior permissividade quanto ao uso de determinadas palavras nas sociedades contemporâneas.

Está correto o que se afirma em (A) I, somente. (B) III, somente. (C) I e II, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

11. É por isso, entre outros casos...

(2º parágrafo) O pronome grifado substitui corretamente, no contexto, a frase: (A) descobrir o sentido das palavras quando

empregadas no jargão técnico. (B) considerar o emprego de certas palavras, mesmo

aquelas que constituem gíria ou calão. (C) aceitar certas palavras e expressões apenas em

determinados contextos. (D) saber onde e quando devem ser empregadas

determinadas palavras. (E) conhecer as possíveis divergências entre

significante e significado das palavras.

12. Considerando-se o 2º parágrafo do texto, está

INCORRETO o que se afirma em:

(A) "Ser socializado" é uma oração reduzida de infinitivo, com função sintática de sujeito do verbo significa.

(B) As orações que crianças às vezes causam

constrangimento e são tabu em outra denotam consequência do que foi afirmado antes delas.

(C) Nas orações falando com quem e quando e Uma

multidão gritando assinala-se o uso indevido e abusivo das formas verbais de gerúndio.

(D) As aspas em "inocentes" atribuem sentido particular

a esse vocábulo, a considerar que as palavras assim classificadas personificam uma característica de quem as pronuncia.

(E) A alusão ao programa do Faustão nos domingos

serve como argumento que embasa toda a afirmativa inicial do parágrafo.

13. Os segmentos que se encontram entre parênteses, no

1º e no 3º parágrafos, (A) acrescentam novas informações no contexto, fato

que justifica seu isolamento com o uso desses sinais.

(B) insistem na repetição da ideia exposta

anteriormente, para realçar sua importância no contexto.

(C) constituem ressalvas que restringem o sentido de

cada um dos termos que os precedem, no contexto. (D) introduzem citações de interlocutores alheios ao

contexto, como esclarecimento ao que foi apresentado anteriormente.

(E) reproduzem comentários pessoais do autor, que

complementam e explicitam o que vem sendo exposto.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português 5

14. Homens e mulheres sabem (...) o que podem dizer em seu grupo (...) quando a cumplicidade é a lei fundamental, mas não podem dizer em outros espaços e a outros interlocutores. Quanto ao segmento acima, está INCORRETA a afirmativa: (A) O verbo dizer classifica-se como transitivo direto e

indireto, considerando-se os complementos exigidos em sua regência.

(B) A alternância entre as formas podem dizer // não

podem dizer dá origem a uma incoerência em todo o segmento.

(C) em seu grupo e em outros espaços são termos que

denotam noção adverbial dentro do período. (D) Classifica-se sintaticamente a outros interlocutores

como objeto indireto, pois é introduzido por preposição.

(E) que é um pronome relativo, com função sintática de

objeto direto.

15. Os sociólogos da linguagem explicitam um conjunto de

verdades...

(início do texto) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima é: (A) Os jargões técnicos, as gírias e o calão são

exemplos notórios. (B) ...falando com quem e quando. (C) ...porque o mesmo significante tem lá outro

significado. (D) ...que jamais seriam em outros. (E) Não se trata de regras escritas...

16. Convenhamos, essa barreira é cada vez mais móvel nas

sociedades contemporâneas.

(final do texto) O verbo flexionado no mesmo modo em que se encontra o grifado acima está também grifado na frase: (A) Entendemos que as mudanças sociais propiciam

alterações no emprego e no sentido das palavras. (B) Sabe-se que o uso de determinadas palavras e

expressões depende do local e dos interlocutores. (C) Estudam os diversos significados das palavras os

sociólogos da linguagem, para verificar como elas se distribuem.

(D) Percebemos diferenças de sentido nas palavras

utilizadas em países diferentes e em situações sociais também diferentes.

(E) Estabeleça-se, de início, que nem sempre é possível

reconhecer o sentido de palavras utilizadas em contextos diferenciados.

Atenção: As questões de números 17 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Eu, a anta

Eu sou do tempo em que o cidadão comum não fazia

a menor ideia do que fosse a Apple. Macintosh era uma religião de pouquíssimos adeptos – nada a ver com o avassalador culto consumista de hoje em dia. O símbolo que identificava os fiéis ainda era a maçãzinha – e não esses fones de ouvido de fio branco que todo mundo carrega em volta do pescoço como se fosse colarzinho de crucifixo.

O pior é que, naquela época, eu praticava essa religião. Eu era tão Macfanático quanto os iPodmaníacos que surgiram de uns tempos para cá.

Fui forçado a abandonar a seita no início deste século. Precisava administrar um site, e depois um blog, cujas ferramentas não funcionavam em Mac. Naquele momento, por sinal, nada parecia funcionar direito na Apple. Era uma empresa que tinha perdido o seu poder de inovação.

Alguns anos mais tarde, porém, apareceu um negocinho chamado iPod – e o resto todo você sabe muito melhor do que eu. Sim, porque você provavelmente já está no seu segundo ou terceiro aparelho, e eu até hoje permaneço virgem de tocador de MP3. (Só tenho iPod de tiozinho: CD player com carrossel de seis discos programados no modo 'random').

Desde anteontem, contudo, estou em processo de reconversão. Um tanto forçada, mas estou. Sucumbi à pressão social e transformei meus créditos na operadora de celular num iPhone 3G.

Meu primeiro 'smartphone'. Imediatamente descobri porque é chamado assim: porque é um telefone muito mais esperto do que você. A partir do momento em que abri a embalagem, meu iPhone me transformou numa iAnta tecnológica. [...] (Trecho de Ricardo Freire. Guia O Estado de S. Paulo , 11 de dezembro de 2009)

17. A afirmativa correta, de acordo com o texto, é:

(A) O autor continua desconhecendo as inovações da

tecnologia, pois se recusa a participar da onda de consumo em torno dos novos aparelhos.

(B) A sociedade moderna impõe padrões de consumo à

população, mesmo à de baixa renda, que se deixa envolver pelas novidades eletrônicas.

(C) Atualmente as pessoas só conseguem ouvir boa

música se se dispuserem a comprar aparelhos apropriados para reproduzi-las com qualidade.

(D) O texto apresenta conotação irônica, marcada pelo

uso de termos de gíria e pela criação de palavras novas, a partir do universo tecnológico.

(E) Está evidente no texto a crítica a marcas de sucesso

dos aparelhos eletrônicos, que são rapidamente superados.

6 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português

18. Considerando-se o 4º parágrafo do texto, está INCORRETO o que se afirma em: (A) O autor pressupõe que seu eventual leitor esteja

bem mais familiarizado com as inovações tecnológicas do que ele próprio.

(B) Identifica-se uso de linguagem informal nos

vocábulos empregados no diminutivo, como tiozinho e um negocinho.

(C) Fica evidente que o iPod perdeu seu poder de

inovação, pois o autor reconhece todo o avanço da revolução tecnológica.

(D) O segmento isolado pelos parênteses constitui um

comentário pessoal explicativo da afirmativa anterior.

(E) Os dois-pontos introduzem a especificação do que o

autor considera um CD player de tiozinho.

19. Há emprego de metáfora na frase:

(A) Macintosh era uma religião de pouquíssimos

adeptos... (B) O símbolo que identificava os fiéis ainda era a

maçãzinha... (C) ...como se fosse colarzinho de crucifixo. (D) Naquele momento, por sinal, nada parecia funcionar

direito na Apple. (E) ...e transformei meus créditos na operadora de

celular num iPhone 3G.

20. Desde anteontem, contudo, estou em processo de

reconversão.

(5º parágrafo) Com a alteração ocorrida, SÓ NÃO se mantém o sentido original da relação existente na afirmativa acima em: (A) Desde anteontem, estou, no entanto, em processo

de reconversão. (B) Desde anteontem, porém, estou em processo de

reconversão. (C) Estou em processo de reconversão, não obstante,

desde anteontem. (D) Desde anteontem, se não, estou em processo de

reconversão. (E) Estou, aliás, em processo de reconversão desde

anteontem.

Atenção: As questões de números 21 a 30 são de Literatura Brasileira. Assinale a alternativa que responde corretamente ao enunciado de cada questão.

21.

Ponho-me a escrever teu nome com letras de macarrão. No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam esse romântico trabalho. Desgraçadamente falta uma letra, uma letra somente para acabar teu nome! – Está sonhando? olhe que a sopa esfria Eu estava sonhando... E há em todas as consciências este cartaz amarelo: "Neste país é proibido sonhar.” Os versos acima apontam para uma das tendências da poesia moderna, que é a de (A) valorizar apenas a objetividade cruel da vida,

abandonando o lirismo sentimental e a linguagem marcada pelo uso de figuras.

(B) incorporar elementos prosaicos e do cotidiano,

deixando de lado os elementos considerados poéticos pelas estéticas tradicionais.

(C) fazer da poesia elemento de crítica social, partindo

dos desentendimentos familiares e da incompreensão dos valores individuais.

(D) abandonar qualquer possível visão lírica da

realidade, como crítica aos excessos sentimentais dos poetas românticos.

(E) retomar certas características românticas,

especialmente o culto sem limites da mulher amada, mesmo a partir de situações inusitadas.

22. Traço característico nas obras que se situam no nosso

Pré-modernismo, período que abrange o início do século XX, é (A) um olhar voltado para a realidade social e cultural,

com personagens típicos e problemas da nossa realidade.

(B) a insistência em motivos bucólicos, que mostram o

equilíbrio da natureza, em que o homem se encontra tranquilamente.

(C) o subjetivismo e o lirismo marcadamente amoroso,

em que a idealização da mulher se sobrepõe como norma ao poeta.

(D) a preocupação com temas de caráter universal, que

se sobrepõem aos assuntos voltados para a realidade nacional.

(E) uma visão acentuadamente regionalista que busca

exaltar as belezas naturais do país, valorizando o homem brasileiro.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português 7

23. Os escritores naturalistas, (A) tendo optado pela visão da realidade psicológica

das personagens, mostram um mundo invariavelmente povoado por marginais, inconformados com seu meio.

(B) voltados para as causas determinantes do

comportamento do homem, criam personagens guiados por forças advindas do meio e da própria constituição genética.

(C) no intuito de defender a formação ética do homem,

desenham perfis de comportamento materialista, a que se contrapõem os ensinamentos de fundo religioso.

(D) na tentativa de reproduzir o mundo interior das

personagens, se voltam para uma revalorização da natureza, ambiente em que elas se movimentam.

(E) preocupados com a conduta ética de suas

personagens, defendem as relações sociais pautadas no respeito mútuo entre os tipos mais marcantes de sua obra.

Instruções: Considere os versos de diferentes autores e

estéticas literárias, transcritos nas alternativas seguintes, para responder às questões de números 24 e 25.

(A) Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa De que importa, se aguarda sem defesa Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa? (B) Teu sorriso é uma aurora Que o horizonte enrubesceu, – Rosa aberta com o biquinho Das aves rubras do céu. (C) Ornemos nossas testas com as flores E façamos de feno um brando leito Prendamo-nos, Marília, em laço estreito, Gozemos do prazer de sãos Amores. (D) Venha o inverno, depois do outono benfeitor! Feliz porque nasci, feliz porque envelheço, Hei de ter no meu fim a glória do começo: Não me verão chorar no dia em que me for. (E) Da noite a tarda e taciturna trova soluça, numa trêmula dormência ... Na mais branda, mais leve florescência tudo em visões e imagens se renova.

24. Marque, na folha de respostas, a alternativa em que o uso

de aliterações que resultam em musicalidade identifica versos de um poeta simbolista.

25. Marque, na folha de respostas, a alternativa em que

transparece um dos temas caros aos poetas barrocos, que é a transitoriedade da vida.

26. Consagrado e reconhecido como paradigma de nossa literatura pela excelência de sua vasta obra - que incorpora romances, contos, crítica literária, poesia e teatro -, esse autor, com fino humor e ironia, expõe as ambiguidades do que existe nos subterrâneos dos seres humanos e da sociedade do século XIX. O autor em destaque é (A) Graciliano Ramos. (B) José de Alencar. (C) Guimarães Rosa. (D) Machado de Assis. (E) Raul Pompéia.

Instruções: Considere o trecho reproduzido abaixo, de Os

desvalidos , de Francisco J. C. Dantas, para responder às questões de números 27 e 28.

27. Finalmente... se fiando em sua sorte, tio Filipe está preparado para aquela empreitada que veio afagando desde os tempos de menino. Nascera talhado a isso – confirmam os olhinhos miúdos se bulindo animados! – e passara a mocidade inteira secando e morrendo por dentro, viajando em pensamento pelas estradas reais, tropeiro vitalício de alguma mula encantada tilintando os seus metais, enfeitiçado pelas imburanas-de-cheiro dos atalhos que o levavam a praças e povoados que se perdem pelas brumas...

É correto afirmar que aquela empreitada a que se dispõe o tio Filipe é a de (A) incorporar-se a um grupo de cangaceiros. (B) investir sua riqueza na botica de Coriolano. (C) transformar-se num elegante caixeiro-viajante. (D) afastar-se de sua mulher traidora, Maria Melona. (E) combater, como tropeiro, o bando de Lampião.

28. Os elementos que se encontram no mesmo trecho

permitem reconhecer (A) a descrição predominante de uma determinada

região brasileira, para valorizar seus aspectos característicos.

(B) uma narrativa de caráter regionalista, que reflete um

tratamento atual dessa modalidade na nossa literatura.

(C) a criação de uma personagem que se identifica com

os valores universais disseminados na ficção brasileira da atualidade.

(D) uma ficção que se aproxima de um discurso

dissertativo, pois discute as condições sociais em que vive a personagem.

(E) a associação de elementos narrativos e descritivos

no intuito de criar um cenário mágico, que simboliza as fantasias da personagem.

8 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Português

29.

– A idéia dos investigadores foi boa. Me diverti muito com eles. E os truques falsos para pegar vampiros? Puxa, como eu ri depois, lembrando de você perseguindo o José Bonifácio com espelhinho.

– Nem era gordo...

– Quis dificultar um pouco as coisas.

– E esse nome... Velho... É verdadeiro? [...]

– Por que me mordeu?

– Por raiva mesmo. Depois que se transformou num vampiro é que pensei no que fazer com você. Considerando-se o diálogo transcrito do livro O vampiro que descobriu o Brasil , de Ivan Jaf, a afirmativa que NÃO condiz com ele é: (A) O diálogo se trava no momento em que, finalmente,

Antônio Brás consegue identificar a pessoa em que se disfarçara o vampiro que o mordera.

(B) Os interlocutores são Antônio Brás e Domingos, que

transformara Antônio em vampiro 500 anos antes, e o enganara durante todo o tempo.

(C) O Velho seria, no dizer de Domingos, o vampiro que

mordera Antônio Brás, e que gostava de se transformar em figuras ilustres.

(D) Os investigadores faziam parte da equipe montada

por Antônio para tentar descobrir em que figura ilustre estaria disfarçado o Velho.

(E) Velho era realmente o vampiro, amigo de Domingos,

que havia mordido Antônio em sua tasca, na praça principal de Restelo.

30. A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que

não prejudique a outrem .

A afirmativa acima, transcrita do livro O cidadão de papel , de Gilberto Dimenstein, introduz o capítulo sobre

(A) educação, apontando o grande número de

analfabetos ou mal alfabetizados no país, incapazes de escrever ou ler um simples bilhete.

(B) urbanização e população, em que se comprova que

a vida nas grandes cidades propicia a exclusão social, por falta de moradia digna aos habitantes.

(C) violência, que impele boa parte da população, que

tem recursos financeiros para isso, a deixar o país em busca de maior segurança.

(D) ética, com suas profundas repercussões sociais, por

manter relação de causa e efeito na manutenção das condições de pobreza no país.

(E) trabalho e renda, em que o autor discute o poder de

compra do salário mínimo, insuficiente para suprir as necessidades básicas de uma família.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Espanhol 9

ESPANHOL

Atenção: As questões de números 31 a 43 referem-se ao texto abaixo.

MERCOSUR: Juventud obsesionada por futuro laboral Por Natalia Ruiz Díaz ASUNCIÓN, 12 jun, Inter Press Service (IPS) - La incertidumbre laboral centra la preocupación de los jóvenes del Mercado Común del Sur (Mercosur), que (31)___ un papel protagónico en el desarrollo de sus países. Esta es la conclusión preliminar de un estud io que aborda la realidad de la población juvenil del bloque.

La oficina paraguaya del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD) presentó el jueves el avance del Informe Regional de Desarrollo Humano (IRDH) del Mercosur, elaborado a partir de estudios específicos, entrevistas, grupos focales y encuestas con jóvenes de los cuatro miembros plenos: Argentina, Brasil, Uruguay y Paraguay. […]

Los datos que se desprenden del informe dan cuenta de que en el Mercosur viven 63 millones de jóvenes, 27 por ciento de los habitantes de la subregión. Este sector concentra más de un tercio de la población económicamente activa y soporta un desempleo urbano de 25 por ciento, casi dos veces mayor al promedio general, de 13 por ciento. Al menos dos de cada cinco trabajan en el sector informal de la economía. […]

Marcos Peralta, paraguayo de 22 años, cursa el último semestre de la carrera de psicología. Desde que inició (32)___ estudios superiores, se dispuso como meta encontrar un trabajo relacionado con (32)___ futura profesión, pero hasta la fecha no fue posible.

Hoy sigue ayudando a sus padres en la atención de un negocio familiar de venta de pan, que le permite solventar los gastos de sus estudios. "Paralelamente a las clases en la facultad, creo que no hubo taller y seminario del que no haya participado. Pero ahora me preocupa no encontrar un lugar donde trabajar en (33)___ que (33)___ gusta", dijo a IPS.

El análisis plantea la existencia de una tensión creciente entre la conciencia (34)___derecho (34)___ educación, con un acceso cada vez mayor a las nuevas tecnologías de la comunicación, y la incertidumbre sobre un futuro de inclusión plena en el mercado del trabajo.

(Artigo adaptado, extraído de IPSnoticias.net/nota.asp?idnews=92410, em 12 de dezembro de 2010)

31. No destaque, a lacuna deve ser preenchida de forma

correta por (A) jugarías (B) jugando (C) jugase (D) juegan (E) juegas

Instruções para as questões de números 32 a 34. Señale la letra correspondiente a la alternativa que completa los huecos del texto presentado, respectivamente,

32. (A) tus – su (B) sus – su (C) sus – suyo (D) tus – tu (E) suyos – suyo

33.

(A) todo – me (B) o – se (C) el – se (D) o – le (E) lo – me

34.

(A) del – a la (B) de – al (C) de – la (D) de lo – a la (E) de lo – a

35. O termo desarrollo, sublinhado no destaque, pode ser

traduzido para o português como (A) consolidação (B) resolução de conflitos (C) produto interno bruto (D) desenvolvimento (E) integração ao Mercosul

36. Os dias da semana, anterior e posterior a jueves, são

respectivamente, (A) martes - viernes (B) lunes - miércoles (C) sábado - viernes (D) viernes - lunes (E) miércoles - viernes

10 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Espanhol

37. El número 27, subrayado en el texto, con letras se escribe (A) ventisete (B) veintisiete (C) ventisiete (D) vinte e sete (E) veinte y siete

38. En el segundo párrafo se afirma que

(A) la media general de desocupados de la ciudad es

25%. (B) más de la mitad de la totalidad de desocupados de

la ciudad son jóvenes. (C) el número de jóvenes que trabajan en la

informalidad es prácticamente el doble de la media general de desempleo urbano.

(D) los jóvenes constituyen la mitad de la población

económicamente activa. (E) de cada cinco jóvenes, dos no trabajan.

39. En el tercer párrafo, “Peralta” es

(A) el mote de Marcos. (B) el apodo de Marcos. (C) el segundo nombre de Marcos. (D) el apellido de Marcos. (E) el sobrenombre de Marcos.

40. O fragmento sublinhado no terceiro parágrafo pode ser

traduzido como (A) no entanto, é impossível. (B) ainda que não foi possível. (C) mas, até o momento, não foi possível. (D) mesmo assim, até ontem, não foi possível. (E) mas, nesta data, não é possível.

41. El término hoy en el texto significa

(A) actualmente (B) en el futuro (C) a veces (D) siempre (E) a ratos

42. O termo clases, sublinhado no texto, significa em português (A) provas (B) classes (C) aulas (D) reuniões (E) grupos de estudo

43. En el texto, el fragmento haya participado, puede

traducirse correctamente como (A) participa. (B) tenha participado. (C) quis participar. (D) participara. (E) há participado.

Atenção: As questões de números 44 e 45 referem-se à ilustração abaixo.

44. En la mesa de trabajo (A) hay un libro hacia el otro. (B) no hay un móvil, tampoco hay hojas. (C) hay un ordenador y una pizarra. (D) hay una goma de borrar y bolígrafos. (E) hay un móvil, sin embargo no hay ni bolígrafos ni un

ordenador portátil.

45. El hombre

(A) no lleva gafas pero sí corbata. (B) lleva camisa, corbata y gafas. (C) se toca la cabeza con la mano derecha. (D) es rubio y usa el pelo largo. (E) tiene una mano en la espalda.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática 11

MATEMÁTICA

46. “O KINDLE pode salvar o mundo: a produção do e-reader KINDLE gera 168 kg de 2CO , o que corresponde a

21 vezes a poluição de 2CO gerada pela produção de

1 livro comum”.

(Adaptado: Revista SUPERINTERESSANTE, Edição 272, Dez/2009, p. 23, São Paulo: Abril)

Assim sendo, a produção de um único e-reader como o KINDLE, em que cabem 2 000 livros, reduziria de quantas toneladas a liberação de 2CO gerada pela produção de

2 000 livros comuns? (A) 16,284 (B) 15,986 (C) 15,832 (D) 14,796 (E) 14,862

47. A negação da sentença “Todos os números naturais são reais.” é (A) Algum número natural não é real. (B) Todos os números não naturais não são reais. (C) Existe um número que não é natural e nem real. (D) Todo número, ou é real ou não é natural. (E) Algum número natural é real.

48. Sejam A , B , C e D conjuntos não-vazios tais que . )C(B D e B C A, A B A −⊂⊂∪=∩ Se x é um

elemento de D, então, com certeza, (A) A x ∉ (B) C)(A x ∩∈ (C) B)(A x ∪∉ (D) B x ∉ (E) C x ∉

49. Se byx xye ayx 2233 =−=− , então x – y é igual a

(A) 3 b3a −

(B) 3 3b a +

(C) 3 b a3 +

(D) 3 ba3 −

(E) 3 b) a(3 +

12 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática

50. “As concentrações de soluções muito diluídas são geralmente expressas em partes por milhão (ppm) ou partes por bilhão (ppb), ou seja, o número de partes de um agente por 1 milhão ou 1 bilhão de partes do total”.

(Ansel, H. C.; Stoklosa, M. J. Cálculos Farmacêuticos , 12 ed., p. 108, Porto Alegre: Artmed, 2008.)

Considere que a concentração de uma determinada substância em uma ração animal é 9,75 ppm. A quantidade, em miligramas, dessa substância que deveria ser utilizada no preparo de 12 kg de ração é (A) 114 (B) 115 (C) 116 (D) 117 (E) 118

51. Parte do gráfico de uma função f, de IR em IR, é representada abaixo:

Nessas condições, a função g, de IR em IR, tal que g(x) = f(x + 1), pode ser expressa por

(A) g(x) =

≥<≤−

<

1 x ,2x

1 x 0 , x

0 x , 1

(B) g(x) =

≥<≤−+−

−<

0 x ,2x

0 x 1 , 2 x

1 x , 1

(C) g(x) =

≥−<≤−−

−<

0 x , 1 2x

0 x 1 , x

1 x , 1

(D) g(x) =

≥<≤−−

−<

0 x ,2x

0 x 1 ,x

1 x , 1

(E) g(x) =

≥+<≤−

−<

1 x , 1 2x

1 x 0 ,x

1 x , 1

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática 13

52. Considere o número complexon

i 21

21

z

−= , em que

∗∈IN n . Se | z | = 0,0625, então (A) n é múltiplo de 4. (B) z é imaginário puro. (C) n é primo.

(D) o argumento de z é o180 . (E) n é divisível por 3.

53. Seja (x,y) um ponto do plano cartesiano. Se S é o

conjunto solução da inequação

1 y2

03 1

11 x

− > 0, então

todos os pontos da

(A) parábola de equação y = 2x pertencem a S.

(B) circunferência de equação 2 1) (y 1) x( 22 =+++ não pertencem a S.

(C) reta de equação y = – x pertencem a S.

(D) curva x2 y −= não pertencem a S. (E) curva xlog y = pertencem a S.

54. Na figura abaixo, considere:

– as semi-retas r e s, de origem P, que determinam o ângulo agudo θ;

– os pontos P2, P3, P4, P5, . . ., são os pés das perpendiculares a s e a r, traçadas alternadamente a partir de P1 ∈ r.

Se P1 dista k unidades de P, a soma . . . PPPPPP 433221 +++ em função de θ é

(A) θ cotg.k (B) θcossec .k (C) )cossec (cotg .k θ+θ (D) )sec (tg .k θ+θ (E) ) tg (cotg .k θ+θ

14 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática

55. Seja o polinômio f = 162x)2k(x 45 −−− , em que k é uma constante real positiva. Se k é raiz de f, então o resto da divisão de f por x + 2, é um número (A) positivo. (B) impar. (C) primo. (D) quadrado perfeito. (E) negativo.

56. No universo dos naturais, o valor de n que satisfaz a

sentença 32 6n 99 p

n log pn

0p−=∑

=, é um número

(A) maior que 15. (B) compreendido entre 11 e 17. (C) compreendido entre 7 e 13. (D) menor que 8. (E) múltiplo de 3.

57. Sejam as matrizes reais de ordem 2:

A =

− +

2 1

12 x2

1x e B =

1 4

2 2

x

x . Se a

soma dos elementos da diagonal principal da matriz A.B

é 41

, então x é igual a

(A) 23

(B) 21

(C) –21

(D) –23

(E) – 2

58. Um universitário participou de processos seletivos para o preenchimento de vagas para estagiários nas empresas A e B. Considerando que sua chance de aprovação na

empresa A era de 54

e, na empresa B, de 83

, a

probabilidade de que ele não seja selecionado para o estágio em A e nem em B é (A) 12,5% (B) 15% (C) 17,5% (D) 20% (E) 22,5%

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática 15

59. A soma . . . 3sen 2sen 1sen o2o2o2 ++++

o2o2o2 89sen 88sen 87sen ++ é um número

(A) inteiro. (B) racional. (C) irracional. (D) menor que 40. (E) maior que 50.

60. Em 01/08/2009, uma pessoa estava com saldo negativo

de R$ 1 000,00 em sua conta corrente de um Banco e durante os três meses subsequentes ela não sacou e não depositou dinheiro nessa conta. Sabendo que a taxa mensal de juros cobrada pelo Banco era de 10%, então o montante da dívida acumulada ao final dos três meses era um número cuja soma dos algarismos é igual a (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8

61. Para todo ponto )k , k ( M 2 , k > 0 , da parábola de

equação y = 2x , considere a mediatriz de OM que intercepta o eixo das ordenadas em N(0 , t).

O valor de t em função de k é igual a

(A) )1(k 21 2 +

(B) )1(k 21 2 −

(C) 1 k2 +

(D) 1 k 2 −

(E) 2k

16 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Matemática

62. Os pontos de intersecção da circunferência de equação

25 5) (y 4) x( 22 =−+− com os eixos coordenados são vértices de um polígono. A área deste polígono, em unidades de superfície, é (A) 15 (B) 14 (C) 13 (D) 12 (E) 11

63. As dimensões de um retângulo são 10 cm e 52 cm. Este retângulo é dobrado de forma que os dois vértices diagonalmente opostos sejam coincidentes. O comprimento da dobra, em centímetros, é

(A) 52

(B) 102

(C) 72

(D) 33

(E) 62

64. Uma pirâmide regular de altura 8 m é secionada por um plano paralelo à base, distante x metros do vértice. Se as áreas laterais da pirâmide de x metros de altura e do tronco de pirâmide obtido da seção são iguais, então x, é igual a

(A) 34 (B) 24 (C) 33 (D) 62 (E) 52

65. Seja C uma circunferência circunscrita a um triângulo

retângulo de catetos medindo 15 cm e 7 cm. O volume da esfera que tem C como circunferência máxima é, em centímetros cúbicos,

(A) 3

254 π

(B) π 85

(C) 3

256 π

(D) 3

257 π

(E) π 86

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia 17

GEOGRAFIA

66. Leia as seguintes afirmações sobre o espaço industrial brasileiro. I. A construção de Brasília, no início da década de 1960, iniciou a desconcentração industrial no Brasil, pois a nova capital

estimulou a transferência de indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro para a nova capital do país. II. A existência de mão de obra barata e desqualificada foi o principal atrativo oferecido pelo governo federal para a

instalação de indústrias petroquímicas na região Nordeste, criando o Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. III. A partir da década de 1980, o estado de São Paulo vivenciou uma desconcentração relativa da indústria, pois muitas

delas deixaram a cidade de São Paulo e sua região próxima e mudaram-se para o interior. IV. O papel do governo federal, principalmente no período dos governos militares, foi muito importante na formação de

centros industriais fora da região Sudeste, como no exemplo da Zona Franca de Manaus. Estão corretas SOMENTE (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

67. Observe a imagem a seguir.

(shopinvest.com.br/imoveis/hotImoveis/upload/imagens/fazendas_reflorestamento/foto_eucatex.jpg)

A imagem é característica de uma área de reflorestamento. Dentre as críticas que estudiosos do meio ambiente fazem a esta forma de floresta, destaca-se a (A) sua inutilidade como recurso econômico, pois serve somente à preservação ambiental. (B) monotonia das formas, que compromete a qualidade paisagística do ambiente. (C) pouca contribuição para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa. (D) contribuição para o aumento da erosão superficial, pois não protege o solo. (E) redução da biodiversidade, pela retirada da fauna e flora originais.

18 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia

68. Observe a imagem para responder à questão.

(Fonte: 2.bp.blogspot.com/_IyWI7ZIT76Q/SVASH4xYxAI/AAAAAAAAGF4/qFv8v16eAGY/s400/chuva2.jpg)

No Brasil, as enchentes urbanas, como mostra a foto, têm como uma de suas causas, (A) as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. (B) a ocupação das várzeas dos rios para outras finalidades, como circulação viária. (C) a falta de rede de esgotos para escoar as águas das chuvas. (D) o uso das várzeas dos rios para atividades de lazer da população. (E) a falta de canalização dos rios, em razão do custo deste tipo de obra.

69. A continuidade da expansão da fronteira agrícola na região Centro-Oeste apresenta, além das restrições relacionadas à

preservação ambiental, outros problemas como, por exemplo, (A) as restrições do governo da Bolívia ao estabelecimento de fazendas e indústrias nas áreas de fronteira com o Brasil,

pois consideram que estas ações poderiam produzir desigualdades regionais e cisões no território boliviano. (B) as limitações impostas pelo INCRA para a atividade agropecuária, como o tamanho das propriedades, que não podem

ultrapassar 100 hectares, tornando inviável economicamente a produção para a exportação. (C) a questão do escoamento da produção, já que a falta de hidrovias e ferrovias na região pode tornar inviável

economicamente o transporte dos produtos agrícolas até as indústrias e portos de exportação. (D) a disputa por terras produtivas com o setor mineral, que vem se expandindo na região desde a década de 1980 e que

tem prioridade no uso da terra, pois é considerado um setor estratégico pelo governo federal. (E) a reivindicação de povos indígenas por mais terras, apoiados em resoluções de órgãos internacionais como a ONU e o

Greenpeace, o que poderá ocasionar a desapropriação de fazendas para a constituição de novas reservas.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia 19

70. Observe a imagem a seguir.

(Fonte: digitalizacao.fundaj.gov.br/fundaj2/files/i/2039/2-KR_0349.jpg)

A figura do vaqueiro nordestino, durante muito tempo, ficou associada ao sertão semi-árido, onde nenhuma outra atividade podia se desenvolver, com exceção da pecuária extensiva. Atualmente, este quadro é desmentido (A) pelo avanço da soja no oeste da Bahia e sul do Piauí, aproveitando a faixa de transição entre o Cerrado e a Caatinga. (B) pela expansão do reflorestamento no médio vale do rio São Francisco, aproveitando a maior pluviosidade nesta

microrregião nordestina. (C) pela transformação da pecuária extensiva de corte em pecuária intensiva leiteira no Agreste, na forma de cooperativas

de pequenos pecuaristas. (D) pela decadência das áreas produtoras de cana-de-açúcar na Zona da Mata, substituídas pela pecuária de corte voltada

para a exportação. (E) pelas novas áreas de produção de cana-de-açúcar no interior do Piauí e Maranhão, baseadas no uso intensivo da

irrigação.

71. Os dados do último censo realizado pelo IBGE revelam que no Brasil cerca de 1 milhão de indivíduos tomaram a decisão de

regressar aos seus estados de origens entre os anos de 1995-2000. Assinale a alternativa que contém a denominação dada a este novo movimento migratório e seu principal sentido: (A) migração pendular – do Nordeste para o Sudeste. (B) desmetropolização – das capitais para o interior. (C) ruralização das cidades – do interior para as capitais. (D) migração de retorno – do Sudeste para o Nordeste. (E) interiorização – do litoral para o interior.

72. A questão do tamanho e viabilidade econômica das propriedades rurais familiares no Brasil é sempre fonte de debates na

mídia. Faz-se necessário, portanto, separar o discurso da realidade. De acordo com os dados do Censo Agropecuário de 2006, realizado pelo IBGE, sobre a produção familiar pode-se afirmar que (A) se ocupa, principalmente, da pecuária bovina, por ser atividade mais rentável. (B) é a maior empregadora no campo, ocupando cerca de 70% da mão-de-obra agrícola. (C) contribui com menos de 50% da produção de feijão e leite consumidos no país. (D) constitui somente 30% das propriedades mas ocupa quase 70% em área. (E) produz 50% de toda a soja e ainda contribui com 30% da produção de cana-de-açúcar.

20 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia

73. Leia o texto a seguir para responder à questão.

Esta região caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional.

(Fonte: www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/geografia/projensinogeo/rumos/0016 - adaptado)

Na proposta de regionalização, baseada na densidade de relações econômicas, a região descrita no texto é denominada (A) região metropolitana. (B) pólo de desenvolvimento. (C) região concentrada. (D) macrometrópole. (E) região administrativa.

74. Observe a imagem a seguir para responder à questão.

(Fonte:upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Himalaya_annotated.jpg)

A paisagem mostrada na foto tem, como processo de origem, (A) a ação dos ventos sobre o relevo, chamada “erosão eólica”. (B) o efeito do gelo sobre as rochas, chamado “intemperismo físico”. (C) a erosão diferenciada das rochas pela ação dos rios. (D) o choque entre placas tectônicas continentais. (E) a retirada da vegetação original, acelerando a erosão.

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia 21

75. Leia o texto a seguir para responder à questão. Bjorn Lomborg, autor do The Skeptical Environmentalist, escreve uma frase de muita coragem política: "Que base nós (Primeiro Mundo) temos para nos indignarmos com o desmatamento das florestas tropicais, considerando o nosso desmatamento na Europa e Estados Unidos? É uma hipocrisia aceitar que nós nos beneficiamos imensamente da destruição de enormes áreas de nossas próprias florestas mas não vamos permitir que países em desenvolvimento se beneficiem como nós o fizemos. Se não quisermos que eles usem seus recursos naturais do jeito que nós usamos os nossos, devemos compensá-los de acordo".

(http://www.kanitz.com.br/veja/florestas.asp)

O autor da frase, quando aborda o desmatamento na Europa e Estados Unidos, refere-se à grande formação vegetal (A) da Tundra. (B) das Savanas. (C) da Floresta Temperada. (D) das Pradarias. (E) da Floresta Equatorial.

76. O apoio econômico do governo dos Estados Unidos, em razão da Guerra Fria, complementado pelos investimentos de

capitais privados norte-americanos, foram alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso (A) dos Tigres Asiáticos, principalmente a partir da década de 1980. (B) do processo de re-unificação da Alemanha, ocorrido entre 1989 e 1990. (C) da União Européia, cuja formação ocorreu na década de 1990. (D) do Canadá, principal parceiro econômico dos Estados Unidos. (E) da China, que se tornou visível a partir de 2000.

77. Leia o texto a seguir para responder à questão.

Especialistas apontam que este grupo de países possuirá mais de 40% da população mundial em 2050. Juntos, poderão chegar a ter um PIB de mais de 85 trilhões de dólares (US$). Esses países não formam um bloco político (como a União Européia), nem uma aliança de comércio formal (como o Mercosul e ALCA) e muito menos uma aliança militar (como a OTAN), mas formam uma aliança através de vários tratados de comércio e cooperação assinados em 2002 para alavancar seus crescimentos.

(Fonte: www.portugaliza.net)

Com base nos conhecimentos sobre as transformações recentes na ordem econômica internacional, pode-se concluir que o texto refere-se (A) ao Grupo dos 7 países mais ricos do mundo, que se tornou G8 com a incorporação da Rússia a partir de 2005. (B) às chamadas “Baleias Asiáticas”, Índia e China, cujas economias vêm crescendo baseadas somente em seus mercados

internos. (C) aos países da Oceania que, liderada pela Austrália, tem apresentado os maiores índices de crescimento econômico no

século XXI. (D) aos BRICs, formado por Brasil, Rússia, China e Índia, que têm se destacado pelo tamanho de seus territórios,

população e mercado interno. (E) ao Grupo dos 77, organização que surgiu em 2000, liderado por Brasil e Índia, que prega o desenvolvimento autônomo

dos países subdesenvolvidos.

22 UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia

78. Observe o mapa a seguir para responder à questão.

(Fonte: http://images.google.com.br)

O Estado de Israel, no Oriente Médio, é o centro de vários conflitos, principalmente em áreas de fronteira. No mapa, os focos de conflito destacados em I, II e III são, respectivamente, (A) Península do Sinai, Cisjordânia e Mar Morto. (B) Mar Morto, Rio Jordão e Jerusalém. (C) Cisjordânia, Faixa de Gaza e Península do Sinai. (D) Colinas de Golã, Jerusalém e Mar Morto. (E) Faixa de Gaza, Rio Jordão e Colinas de Golã.

79. Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por definição, estas cidades são áreas urbanas com mais de cinco milhões de habitantes. Os cientistas estimam que, por volta de 2015, o mundo terá cerca de 60 delas, abrigando no seu conjunto mais de 600 milhões de pessoas. Atualmente, é nestas áreas que está ocorrendo a maior parte do processo de urbanização global.

Estas cidades são mais do que apenas grandes cidades. A sua dimensão proporciona a criação de novas dinâmicas, nova complexidade e nova simultaneidade de fenômenos e processos - físicos, sociais e econômicos. Elas são, ao mesmo tempo, locais de inovação e oportunidades de trabalho, mas também são áreas de intensa degradação ambiental.

(Fonte: www.yearofplanetearth.org – adaptado)

No panorama da urbanização mundial, o conjunto de cidades às quais o texto se refere é denominado (A) Tecnopólos. (B) Megacidades. (C) Cidades Médias. (D) Redes Urbanas. (E) Megalópoles.

I

III

II

UNIT - Processo Seletivo Especial (Vestibular) - 2010/1 - Geografia 23

80. Observe o gráfico a seguir.

Crescimento da população mundial: 1950-2000

(Fonte: www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/popdesenvsustentavell_01mai07.pdf)

Com base nos conhecimentos sobre as transformações socioeconômicas que têm acompanhado o crescimento da população mundial, pode-se concluir que o dado X do gráfico corresponde (A) ao PIB. (B) à mortalidade infantil. (C) à expectativa de vida. (D) ao IDH. (E) à taxa de fecundidade.