universidade regional de blumenau · serviço autônomo municipal de Água e esgoto de blumenau –...

15
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau SAMAE Concurso Público Nº 001 / 2012 Cargo: CONTADOR INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português; 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais; 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão Definitivo de Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa cor- reta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão Definitivo de Resposta, preenchendo, forte e completamente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha. Não utilize outro tipo de caneta. Assine e date, no verso, o Cartão Definitivo de Resposta. Devolva aos fiscais o Cartão Definitivo de Resposta e o Caderno de Questões. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 hora do seu início. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 4h (quatro horas). AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Blumenau, 06 de maio de 2012. INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO DEFINITIVO DE RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM:

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau

SAMAE

Concurso Público – Nº 001 / 2012

Cargo: CONTADOR

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português; 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais; 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão Definitivo de Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa cor-reta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão Definitivo de Resposta, preenchendo, forte e completamente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha. Não utilize outro tipo de caneta.

Assine e date, no verso, o Cartão Definitivo de Resposta.

Devolva aos fiscais o Cartão Definitivo de Resposta e o Caderno de Questões.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 hora do seu início.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 4h (quatro horas).

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Blumenau, 06 de maio de 2012.

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

DO CARTÃO DEFINITIVO DE RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

Page 2: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15

QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para interpretá-lo:

DÍSTICO "Como um cirurgião que retalha a escalpelo* um ventre escultural, lácteo*, gentil, e belo, como quem fura um odre*... Assim mundo também − peito imoral e amado − corpo todo de azul e de lama estrelado, Eu te hei-de retalhar nos teus milhões deitado, Carcaça linda e podre!..."

(Fim de um Mundo, Gomes Leal)

Vocabulário: * Escalpelo: fenda ou dissecação com bisturi, a fim de retirar a pele e examinar em profundidade. * Lácteo: leitoso, semelhante ao leite. * Odre: espécie de saco feito de pele para o transporte de líquidos.

Assinale a única alternativa incorreta em relação ao texto acima: (A) A conjunção subordinativa comparativa “co-

mo” foi utilizada duas vezes pelo autor para realçar uma comparação: ele, poeta incon-formado, posiciona-se como um cirurgião que deve cortar a pele (as aparências), a fim de que surja a verdade oculta.

(B) O texto faz uma crítica social e realista do mundo, onde há mentira, imoralidade, hipo-crisia e corrupção.

(C) Gomes Leal é, verdadeiramente, um cirur-gião que retalha um ventre e dele extrai um líquido infecto, todas as impurezas e doen-ças.

(D) Visto de fora (somente a “carcaça”) ou de longe, o mundo é lindo, escultural, perfeito, gentil, azul. De perto, examinando a exterio-ridade enganosa, verifica-se o que está ocul-to (“lácteo”), que contém lama, é imoral e po-dre.

(E) Pode-se afirmar que o poeta explora com maestria o sentido figurado ou conotativo das palavras. O caráter enfático, incisivo e direto é produzido por metáforas que atingem com força expressiva a sensibilidade e a cons-ciência do leitor.

2- Verifique os pronomes demonstrativos que com-

pletam adequadamente as lacunas do período “Frequentemente, os analistas e os representan-tes do governo assumem posições distintas dian-te dos fatos e dos problemas enfrentados pela população: __________________ se preocupam com a fundamentação científica, enquanto _______________ se guiam mais pelos interes-ses políticos.”

Agora, assinale a alternativa correta: (A) Aqueles, outros. (B) Esses, estes. (C) Aqueles, aqueles. (D) Aqueles, estes. (E) Esses, aqueles.

3- Assinale o par de orações em que a pontuação está absolutamente correta: (A) “Diabolicamente, o dinheiro atrai a pequenos

e grandes.”(C. A.) O tal candidato a prefeito, promete que se eleito, fará amplas reformas.

(B) “O ferro mata apenas; o ouro infama, avilta, desonra.” (C. N.) Dois países sul-americanos, isto é, o Para-guai e a Bolívia, não são banhados pelo mar.

(C) “Senhor a cidade dorme, esquecida esqueci-da...[...] Só Tu velas paciente.” (T. S.) Comunicamos que a partir de agora, todos os homens estão livres de qualquer opres-são.

(D) Eu como as aves posso romper as fronteiras, sem culpa ou arrependimento. “Em 1924 Andre Breton lançou, o primeiro manifesto surrealista em Paris, centro de to-dos os que ansiavam pela liberdade artística.

(E) Despedira-se, sem cerimônia metera a viola no saco e fora perambular pelas ruas. A partir de 1920, a repercussão do novo meio de comunicação de massas a TV era notável. Daqui para diante, o avanço será ainda maior, com a parceria da internet.

4- Todos os acentos agudos e circunflexos foram

retirados do texto abaixo. Leia-o e, depois, res-ponda ao que se pede:

A provincia de Santa Cruz recem-descoberta es-ta situada na grande America. Os nativos comem raizes, abacaxi e ananas. Sentam-se de cocoras. Tem muitas mulheres e podem troca-las. Quanto à lingua, muitos vocabulos são utilizados apenas pelas femeas e outros pelos machos. Alem de andarem nus, não fazem reverencia a ninguem. Aqui deve haver riquezas inestimaveis, como aguas em abundancia.

(Adaptado de textos sobre a Literatura Informativa do Brasil)

Assinale a alternativa correta: Quantos acentos agudos e quantos acentos circunflexos há? (A) Há 17 acentos agudos e 3 acentos circunfle-

xos. (B) Há 13 acentos agudos e 5 acentos circunfle-

xos. (C) Há 15 acentos agudos e 3 acentos circunfle-

xos. (D) Há 14 acentos agudos e 4 acentos circunfle-

xos. (E) Há 16 acentos agudos e 6 acentos circunfle-

xos. 5- A colocação do pronome oblíquo átono obedece

rigorosamente à norma culta em: (A) Te amo, te amo, querida! (B) Entre o governo estadual e os professores,

complicaram-se as negociações salariais. (C) O homem trabalha, cria, ama e produz: deste

modo, se diferencia-se do reino animal. (D) Me lembra de passar no supermercado ainda

hoje, certo? (E) Lhe darei todas as garantias, pode deixar.

Page 3: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 3 de 15

6- Assinale a alternativa correta no que diz respeito às normas de concordância: (A) Mais de um montanhista já perderam a vida

em escaladas radicais. (B) Não podem haver mais crimes impunes nes-

te país. (C) Na atualidade, uma pesquisa revela que 82%

das mulheres trabalha fora. (D) Conserta-se eletrodomésticos em geral. (E) Houve investimentos de R$ 1,5 bilhão na ca-

pital, a fim de implementar novos projetos. 7- A regência dos verbos foi cumprida de acordo

com a norma padrão culta da língua portuguesa em apenas um par de orações. Assinale a alter-nativa correta: (A) Moças atraentes, de vestidos muito curtos,

assistiam aos clientes fortuitos e numerosos. Eu não desejo assistir à extinção das espé-cies ameaçadas.

(B) Quem não aspira a uma posição mais bri-lhante? A magistratura o seduzia, prometia aquilo a que mais aspirava: respeitabilidade, poder, justiça, status.

(C) Ninguém lhe chamou aqui, moço. Chamaram-no de ladrão.

(D) Apesar das cobranças, os alunos o querem bem, professor! Os alunos lhe querem bem, professor, ape-sar das cobranças.

(E) Hoje a impressão que se tem é que os filhos não mais obedecem os pais. É normal que os alunos façam perguntas, às quais os professores têm obrigação de res-ponder.

8- Apenas uma alternativa apresenta-se incorreta

em relação à concordância nominal. Assinale-a: (A) É proibido a entrada de animais no super-

mercado. (B) São vergonhosos o descaramento e a impu-

nidade. (C) Delicados e gentis eram o gesto e os movi-

mentos da embaixatriz. (D) Duas malas não eram bastantes para guar-

dar as roupas da atriz. (E) Espero conseguir as melhores notas possí-

veis. 9- Entre os verbos das orações a seguir, um foi

conjugado de forma incorreta em relação ao que se pede. Assinale a alternativa em que isso ocor-reu: (A) Que eles viajem através da leitura! (viajar,

presente do subjuntivo) (B) Quando nós viajarmos em ônibus espaciais,

seremos velhinhos? (viajar, futuro do subj.) (C) Vá com calma para não te confundir. (ir, im-

perativo afirmativo) (D) Carpe Diem! Que todos saibam aproveitar o

dia de hoje! (saber, presente do subjuntivo) (E) Tu já viveste melhor neste planeta. (viver,

pretérito perfeito do indicativo)

10- Leia atentamente:

“ – Sua gorda! disse Alice de repente, branca de raiva. Você não pode me deixar em paz?! Almira engasgou com a comida, quis falar, co-meçou a gaguejar. Dos lábios macios de Alice, haviam saído palavras que não conseguiam des-cer com a comida pela garganta de Almira G. de Almeida. – Você é uma chata e uma intrometida, rebentou de novo Alice. Quer saber o que houve, não é? Pois vou lhe contar [...].”

(A Solução − Clarice Lispector)

Agora, avalie as seguintes afirmativas:

I- No trecho acima, ocorrem cinco substantivos

próprios (contando os termos repetidos). O número total de adjetivos também é cinco.

II- O primeiro parágrafo contém três pronomes. III- No último parágrafo, há dois artigos definidos

− “uma” (repetidos). IV- Há sete locuções verbais no trecho acima. V- O segundo parágrafo contém nove preposi-

ções (com as repetidas). VI- Muitas vezes, o pronome possessivo, além

de retratar o sentido convencional (posse), representa também outros sentidos, como o caso de ofensa (“− Sua gorda!”).

VII- No primeiro parágrafo, há duas locuções ad-verbiais (“de repente” e “em paz”) e um ad-vérbio (“não”).

VIII-Nesse trecho, o pronome de tratamento (“você”) foi utilizado duas vezes.

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, II, IV, VI, VII e VIII

estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, IV, VI e VIII estão

corretas. (C) Apenas as afirmativas III, V, VI, VII e VIII es-

tão corretas. (D) Apenas as afirmativas IV, VI e VIII estão cor-

retas. (E) As afirmativas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII estão

corretas.

11- Todas as alternativas contêm palavras parôni-mas, exceto uma. Assinale-a: (A) Vou aferir os resultados da pesquisa. Depois

vou auferir os benefícios. (B) Os valores de tal degredado já haviam se

degradado. (C) Ele mandou o violão ao conserto, pois parti-

cipará de um concerto no Teatro Carlos Go-mês.

(D) O veículo imergiu no lago após a colisão e somente emergiu com o auxílio de um guin-cho.

(E) Cheguei aqui esbaforido, atrasado, mas ago-ra estou menos espavorido.

Page 4: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 4 de 15

12- Apenas uma alternativa contém palavras antôni-mas. Assinale-a: (A) “Eu tenho um coração maior que o mundo,/

tu, formosa Marília, bem o sabes; um cora-ção, e basta,/ onde tu mesma cabes.” (Tomás

Antônio Gonzaga) (B) “Mudam-se os tempos, mudam-se as vonta-

des,/ muda-se o ser, muda-se a confiança;/ todo o mundo é composto de mudança,/ to-mando sempre novas qualidades.” (Luís de

Camões) (C) “A imagem da juventude como rebelde, con-

testadora e inconsequente é mais ou menos recente na cultura ocidental: data de 1950 para cá. Antes disso, os jovens não eram vis-tos como um grupo de importância social, com necessidades, valores e interesses pró-prios.”

(D) “Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escri-tos./ Estão paralisados, mas não há desespe-ro,/ há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.”

(E) “Não acordes tão cedo! Enquanto dormes/ Eu posso dar-lhe beijos em segredo/ Mas, quan-do nos teus olhos raia a vida/ Não ouso te fi-tar... Eu tenho medo!” (Álvares de Azevedo)

13- No período Ele seria mais poeta, se fosse menos político, assinale qual o sentido da conjunção: (A) Fato contrário. (B) Finalidade. (C) Certeza. (D) Condição. (E) Causa.

14- Passe a oração abaixo para a segunda pessoa do singular, preservando o modo imperativo ne-gativo:

Não esqueçais que os outros contarão com o vosso auxílio, mas que não deveis contar com o deles. Não prezeis o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

A única alternativa que atende à solicitação de forma correta é: (A) Não esqueçai que os outros contarão com o

teu auxílio, mas que não deves tu contar com o deles. Não prezai o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

(B) Não esqueça que os outros contarão com o teu auxílio, mas que não deverás contar com o deles. Não preze o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

(C) Não esqueças que os outros contarão com o teu auxílio, mas que não devas contar com o deles. Não prezes o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

(D) Não esquecerás que os outros contarão com o teu auxílio, mas que não deverás contar com o deles. Não prezarás o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

(E) Não esquece que os outros contarão com o teu auxílio, mas que não deve tu contar com o deles. Não preza o dinheiro nem mais, nem menos do que vale.

15- Assinale a alternativa em que a grafia e o sentido das palavras estão adequados ao contexto: (A) A Secretaria de Trânsito é bastante severa

ao infligir multas aos infratores. (B) Enfrento, todos os dias, vultuosos engarra-

famentos em Blumenau. (C) Há homens e mulheres iminentes em ética,

ciência e ponderação. (D) Os processos de aposentadoria custam a ser

diferidos. (E) Aqui foi constatado um erro. Então é preciso

ratificá-lo.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS 16- O terremoto seguido de tsunami ocorrido no Ja-

pão, em março de 2011, teve grande repercus-são devido ao número de vítimas, aos danos ma-teriais e ao risco de acidente nuclear decorrente dos estragos na usina de Fukushima. Esse pro-blema gerou, no Brasil, enorme discussão quan-to à segurança das usinas nucleares existentes no país. Referente às usinas nucleares brasilei-ras, assinale a alternativa correta: (A) Localizam-se no estado de São Paulo. (B) São cinco usinas que abastecem mais de

20% de toda a energia elétrica consumida no país.

(C) Situam-se na costa brasileira, no litoral da região Sudeste, em área de grande atração turística.

(D) São usinas consideradas seguras, porém ge-ram grande emissão de CO2 , o que provoca frequentes manifestações em favor de seu fechamento.

(E) Situam-se em áreas onde não há grande dis-ponibilidade de água para resfriar os reato-res, caso ocorra algum acidente. Essa é a principal fonte das reclamações da opinião pública brasileira.

17- Considerando a Lei Complementar nº 660/2007,

assinale a alternativa correta sobre estágio pro-batório: (A) Os requisitos e critérios da avaliação de de-

sempenho para fins de aprovação no estágio probatório são estabelecidos pela chefia imediata do servidor.

(B) A avaliação de desempenho durante o está-gio probatório é especial, obrigatória e reali-zada por comissão instituída para essa finali-dade.

(C) Ao servidor não aprovado no estágio proba-tório será concedida, a critério da autoridade competente, nova e única oportunidade.

(D) O estágio se constitui em uma mera referên-cia temporal para o servidor e para a admi-nistração pública.

(E) O estágio probatório, com duração de dois anos, é o período de avaliação, adaptação e treinamento em efetivo exercício a que estão submetidos os que ingressam em cargos pú-blicos em virtude de aprovação em concurso público.

Page 5: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 5 de 15

18- “Na 17ª Conferência da ONU sobre Clima, COP-17, realizada em Durban, na África do Sul, em dezembro de 2011, o Protocolo de Kyoto foi re-novado por todos os países que o assinaram em 1997. Trata-se da ratificação de medidas para conter a emissão de gases causadores do efeito estufa.” A sentença apresentada está: (A) Errada, pois o Protocolo de Kyoto foi substi-

tuído pela “Plataforma de Durban”. (B) Certa, pois Estados Unidos e China, apesar

de indecisão inicial, voltaram a aderir ao Pro-tocolo de Kyoto.

(C) Errada, pois não ocorreu consenso entre os países e a decisão foi adiada para a COP-18 que será realizada em novembro de 2012 no Qatar.

(D) Certa, pois houve a renovação do acordo de redução obrigatória de emissões, tanto para países desenvolvidos quanto para países em desenvolvimento, com destaque para o com-prometimento da Índia.

(E) Errada, pois ocorreram as saídas de Rússia, Japão e Canadá.

19- O Brasil sediará dois grandes eventos esportivos nos próximos anos: a Copa do Mundo de Fute-bol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Os in-vestimentos em infraestrutura já começaram, po-rém preocupam a opinião pública mundial devido ao atraso das obras, sendo que algumas nem mesmo iniciaram. Investimentos em estradas, aeroportos e parques esportivos estão entre as obras prioritárias. A realização de grandes even-tos esportivos atrai a atenção de investidores do mundo todo, além de aumentar o número de tu-ristas que visitam o país. Nesse sentido, as dis-putas para atração de eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, se tornam uma batalha econômica e, sobretudo, política. Assinale a al-ternativa que indica o país que sediará as Olim-píadas de 2012: (A) Estados Unidos. (B) África do Sul. (C) Alemanha. (D) Inglaterra. (E) França.

20- Posse é a aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, for-malizada com a assinatura do termo pela autori-dade competente e pelo empossando. Sobre a posse, assinale a alternativa correta: (A) A posse ocorrerá no prazo de noventa dias,

contado da publicação do ato de provimento. (B) A posse em cargo público dependerá de pré-

via inspeção por junta médica oficial. (C) Poderá ser empossado aquele que for julga-

do apto mentalmente para o exercício do cargo, independente e da avaliação física.

(D) A única comprovação que o servidor apre-sentará no momento da posse é aquela refe-rente à sua escolarização.

(E) A posse ocorrerá no prazo de cento e oitenta dias, contado da publicação do ato de provi-mento.

21- O Brasil deve ser o quinto maior mercado con-sumidor do mundo em 2030, ultrapassando Ale-manha, Grã-Bretanha e França. É isso o que esperam a Ernest & Young e a área de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), que prepararam um estudo com projeções sobre a formação do quadro econômico brasileiro e mundial em 2030. BRIC é um acrônimo criado em 2001 pelo eco-nomista do Goldman Sachs, Jim ONeill, que con-sidera o Brasil, a Rússia, a Índia e a China os quatro principais países emergentes, que, juntos, seriam a maior força da economia mundial em 2050, em dólares, maior até mesmo do que o G-6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

(AG. ESTADO; CNM/CUT. Disponível em: <http://www.sindmecanicos.org.br/site/blog/2008/00/page/23>

Acesso em: 07 maio 2011).

A reportagem retrata países com forte potencial para se tornarem potências mundiais nas próxi-mas décadas. Pode-se afirmar que é uma carac-terística comum a todos os países do BRIC: (A) Populosos (estão entre os 10 países mais

populosos do mundo). (B) Alto Índice de Desenvolvimento Humano

(IDH). (C) Elevada expectativa de vida. (D) Alto crescimento vegetativo (acima de 1,5%

ao ano). (E) GINI (indicador que mede Desigualdade So-

cial) baixo. Portanto, possuem pequena desi-gualdade social.

22- Em setembro de 2011, o mundo lembrou os dez

anos do maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos. Aviões se chocaram contra os prédios do World Trade Center, em Nova York, e o prédio do Pentágono, em Washington. Assinale a alternativa que indica, no mapa dos Estados Unidos, a localização aproximada da cidade de Washington, capital dos Estados Unidos:

(A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

Page 6: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 6 de 15

23- Dois militares brasileiros morreram em um incên-dio que, ocorrido na madrugada de 25 de feverei-ro do corrente ano, destruiu 70% da Estação An-tártica Comandante Ferraz, base científica admi-nistrada pela Marinha brasileira. A estação fun-cionava há 28 anos como polo de pesquisa e posto avançado que marca a presença do país no continente gelado.

(Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/atualidades>. Acesso em: 23 mar. 2012).

Referente à Antártica, pode-se afirmar que: (A) A Antártica é território dos Estados Unidos

que cede algumas áreas para países, como Brasil, Chile e Argentina, para desenvolve-rem pesquisas científicas.

(B) Somente países desenvolvidos podem explo-rar economicamente a Antártica, cabendo ao Brasil apenas pesquisas científicas.

(C) A Antártica é reivindicada pela Argentina, que acusa o governo britânico da posse ilegal dessa região.

(D) Dos países da América do Sul, Venezuela e Colômbia se destacam nas pesquisas cientí-ficas na Antártica, principalmente em pesqui-sas envolvendo as mudanças climáticas glo-bais.

(E) Um tratado internacional impede que países reivindiquem a posse do continente e reali-zem operações militares no local.

24- De acordo com a Art. 262, da Lei Complementar

nº 660/07, o “plano de seguridade social visa dar cobertura aos riscos a que está sujeito o servidor e sua família, e compreende um conjunto inte-grado de ações de iniciativa do Poder Legislati-vo, Poder Executivo, suas Autarquias e Funda-ções Públicas, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, previdência e à assistência so-cial”, com a finalidade de:

I- Garantir meios de subsistência por ocasião de

doença, invalidez, acidente de trabalho, reclu-são, entre outros.

II- Garantir meios de subsistência por ocasião de velhice, inatividade, falecimento, entre outros.

III- Assistência à saúde. IV- Seguro-desemprego.

Assinale a alternativa que apresenta as finalida-des corretas: (A) Apenas I e III. (B) Apenas II e III. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas III e IV. (E) I, II, III e IV.

25- A primavera árabe ainda não acabou. Depois da queda dos presidentes do Egito e da Líbia, as manifestações na Síria marcam o início de 2012. Militantes de direitos humanos denunciam que as tropas do regime liderado pelo presidente da Sí-ria, Bashar al-Assad, vêm mantendo ataques e bombardeios a diversas cidades, entre elas, Homs, Hama e Idlib, apesar do chamado das Nações Unidas para um plano de paz. Considere as seguintes características:

I- População predominantemente islâmica. II- Grande produtor de petróleo. III- Clima equatorial. IV- Situada na Ásia. V- Situada na África. VI- IDH elevado.

São características da Síria: (A) Apenas I, II e V. (B) Apenas II, III e IV. (C) Apenas II, IV e VI. (D) Apenas I, II e IV. (E) Apenas III, V e VI.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26- A NBC T 16.1 estabelece a conceituação, o obje-to e o campo de aplicação da Contabilidade Apli-cada ao Setor Público. De acordo com a NBC T 16.1, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público consiste: (A) No conjunto das Normas Brasileiras de Con-

tabilidade Aplicadas ao Setor Público, seus conceitos e procedimentos de avaliação e mensuração, registro e divulgação de de-monstrações contábeis, aplicação de técni-cas, que decorrem da evolução científica da Contabilidade, bem como quaisquer proce-dimentos técnicos de controle contábil e prestação de contas previstos, que propiciem o controle social, além da observância das normas aplicáveis.

(B) No ramo da ciência contábil, que aplica, no processo gerador de informações, os Princí-pios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

(C) No ramo da ciência contábil, que aplica, no processo gerador de informações, os Princí-pios Fundamentais de Contabilidade, as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público e os pronunciamentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

(D) No espaço social de atuação de todas as en-tidades do setor público.

(E) No conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor públi-co, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à explora-ção econômica por entidades do setor públi-co e suas obrigações.

Page 7: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 7 de 15

27- Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 26, as demonstrações contábeis são uma representa-ção estruturada da posição patrimonial e finan-ceira e do desempenho da entidade, com infor-mações acerca de: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas e despesas, inclu-indo ganhos e perdas; (e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietá-rios e distribuições a eles; e (f) fluxos de caixa. Essas informações, juntamente com outras in-formações constantes das notas explicativas, ajudam os usuários das demonstrações contá-beis a prever os fluxos futuros de caixa da enti-dade e, em particular, a época e o grau de certe-za de sua geração. No conjunto completo das demonstrações contábeis, inclui a demonstração do resultado do período e a demonstração do re-sultado abrangente do período. Considerando as rubricas que, no mínimo, devem ser incluídas na demonstração do resultado do período nos ter-mos do CPC 26, é correto afirmar que estão in-cluídas: (A) Receitas; tributos incidentes sobre a receita;

custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; lucro bruto; resultado ope-racional; despesas com tributos sobre o lu-cro.

(B) Receitas; tributos incidentes sobre a receita; custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; lucro bruto; despesas e receitas financeiras; despesas com tributos sobre o lucro.

(C) Receitas; tributos incidentes sobre a receita; custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; lucro bruto; despesas com tributos sobre o lucro; resultado líquido das operações continuadas.

(D) Receitas; tributos incidentes sobre a receita; custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; lucro bruto; resultado ope-racional; despesas com tributos sobre o lu-cro; resultado líquido do período.

(E) Receitas; custo dos produtos, das mercado-rias ou dos produtos vendidos; lucro bruto; resultado antes das receitas e despesas fi-nanceiras; resultado antes dos tributos sobre o lucro; resultado líquido das operações con-tinuadas; resultado líquido do período.

28- As autorizações de despesa não computadas ou

insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária ocorrerão por meio da abertura de créditos adi-cionais. Caso um município queira realizar o em-penho de uma despesa não fixada no orçamento anual e de outra despesa com valor fixado no or-çamento anual, porém inferior ao valor necessá-rio, será necessária a abertura de créditos adi-cionais: (A) Especiais e suplementares. (B) Especiais e extraordinários. (C) Especiais e especiais. (D) Suplementares e especiais. (E) Especiais e aumentativos.

29- Nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa – informa-ções sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das de-monstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equiva-lentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração. Alguns termos e sig-nificados utilizados no Pronunciamento Técnico CPC 03, que são úteis na evidenciação e análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa são: (a) Caixa compreende numerário em espécie e de-pósitos bancários disponíveis; (b) Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto pra-zo, de alta liquidez, que são prontamente con-versíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mu-dança de valor; (c) Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de in-vestimento tampouco de financiamento; (d) Ativi-dades de investimento são as referentes à aqui-sição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equiva-lentes de caixa; e (e) Atividades de financiamen-to são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

Considere as seguintes transações: I- Liquidação de saldo bancário a descoberto

decorrente do uso de cheques especiais de curto lapso temporal.

II- Juros pagos por empréstimos para capital de giro.

III- Pagamento em caixa para a aquisição de ativo imobilizado.

IV- Recebimentos por depósito bancário por de-bêntures emitidas.

V- Integralização de capital social mediante de-pósito de valores em conta corrente bancá-ria.

Assinale a alternativa correta: (A) Classificam-se como Atividades de investi-

mento os valores da transação IV. (B) Classificam-se como Atividades operacionais

os valores da transação III. (C) Classificam-se como Atividades de financia-

mento os valores da transação V. (D) Classificam-se como Atividades de financia-

mento os valores da transação II. (E) Classificam-se como Atividades de financia-

mento os valores da transação I.

Page 8: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 8 de 15

30- O orçamento público de um município apresen-tava uma previsão de receitas no total de R$ 9.800.000,00, assim como um total de despesas fixadas no mesmo valor. Ao final do exercício, verificou-se que 80% das despesas fixadas fo-ram empenhadas, 75% das despesas fixadas fo-ram liquidadas e 90% das despesas liquidadas foram pagas. Considerando o total das despesas fixadas, empenhadas, liquidadas e pagas, o mu-nicípio encerrou o exercício com: (A) R$ 735.000,00 de Restos a Pagar Não Pro-

cessados e R$ 490.000,00 de Restos a Pa-gar Processados.

(B) R$ 1.225.000,00 de Restos a Pagar Não Processados.

(C) R$ 1.225.000,00 de Restos a Pagar Proces-sados.

(D) R$ 490.000,00 de Restos a Pagar Não Pro-cessados e R$ 735.000,00 de Restos a Pa-gar Processados.

(E) R$ 490.000,00 de Restos a Pagar Não Pro-cessados e R$ 784.000,00 de Restos a Pa-gar Processados.

31- Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado – a DVA de-ve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e à forma como tais riquezas foram distribuídas. Conside-rando a forma como a distribuição da riqueza criada deve ser minimamente detalhada nos ter-mos do CPC 09, é correto afirmar que: (A) A distribuição da riqueza criada deve ser de-

talhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) juros e aluguéis; (d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; (e) lucros retidos/prejuízos do exercício.

(B) A distribuição da riqueza criada deve ser de-talhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) insumos adquiridos de ter-ceiros; (d) juros e aluguéis; (e) lucros reti-dos/prejuízos do exercício.

(C) A distribuição da riqueza criada deve ser de-talhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) juros e aluguéis; (d) valor adicionado recebido em transferência; (e) ju-ros sobre o capital próprio (JCP) e dividen-dos.

(D) A distribuição da riqueza criada deve ser de-talhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) ativos construídos para uso próprio; (d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; (e) lucros reti-dos/prejuízos do exercício.

(E) A distribuição da riqueza criada deve ser de-talhada, minimamente, da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) juros e aluguéis; (d) lucros retidos/prejuízos do exercício; (e) ajustes de exercícios anteriores.

32- A situação financeira de uma entidade está rela-cionada à geração de caixa, enquanto que a si-tuação econômica se relaciona com a geração de lucros (ou prejuízos). Uma empresa, por exemplo, por ter lucro no período e não ter gera-ção positiva de caixa e vice-versa. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos perío-dos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa de-rivados ocorram em períodos distintos. O Pro-nunciamento Técnico Conceitual Básico – Estru-tura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro define que as ca-racterísticas qualitativas fundamentais da infor-mação contábil-financeira útil são relevância e representação fidedigna. Considerando as carac-terísticas qualitativas fundamentais nos termos do Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, determine a al-ternativa correta: (A) Para que a informação contábil-financeira se-

ja capaz de fazer diferença nas decisões, não é necessário que tenha valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

(B) A informação contábil-financeira precisa ne-cessariamente ser uma predição ou uma pro-jeção para que possua valor preditivo.

(C) A informação é considerada material, mesmo que sua omissão ou divulgação distorcida não influencie decisões que os usuários to-mam com base na informação contábil-financeira acerca da entidade específica que reporta a informação.

(D) Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas deci-sões que possam ser tomadas pelos usuá-rios.

(E) Representação fidedigna significa exatidão em todos os aspectos.

33- De acordo com a NBC T 16.2 – Patrimônio e

Sistemas Contábeis – o sistema contábil “repre-senta a estrutura de informações sobre identifi-cação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social”. Segundo a NBC T 16.2, o sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de infor-mações: (A) Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e

Compensação. (B) Orçamentário, Patrimonial, Custos e Com-

pensação. (C) Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Cus-

tos. (D) Orçamentário, Financeiro, Custos e Com-

pensação. (E) Orçamentário, Patrimonial, Custos e Extraor-

çamentário.

Page 9: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 9 de 15

34- Considere que a legislação que regulamenta o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de certo município estabelece, de modo geral, que o fato gerador desse tributo ocorrerá no dia 1º de janeiro de cada ano. Por-tanto, nesse momento, o município realiza o lan-çamento contábil referente ao lançamento tribu-tário dessa receita tributária. Considerando os registros contábeis sob a ótica do Plano de Con-tas Aplicado ao Setor Público, pode-se dizer que esse fato ocasionará lançamentos contábeis obrigatoriamente no(s): (A) Subsistemas patrimonial, orçamentário e de

compensação. (B) Somente subsistema orçamentário. (C) Somente subsistemas patrimonial e orça-

mentário. (D) Somente subsistema financeiro. (E) Somente subsistema patrimonial.

35- A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, prevê

um regime contábil que vem sendo denominado de “regime misto”. Na verdade, o mais correto seria chamar esse regime de regime orçamentá-rio, visto que se refere ao modo como são reco-nhecidas as contas do orçamento, e não como são reconhecidos os ativos e passivos. Conside-rando o regime orçamentário previsto na Lei nº 4.320/1964, é correto afirmar que: (A) Se um município, com uma previsão de re-

ceitas no montante de R$ 800.000,00, reali-zou o lançamento de 90% desse valor, e em-penhou 80% do total das despesas fixadas, obteve um déficit orçamentário de R$ 80.000,00. Considere que não houve a aber-tura de créditos adicionais.

(B) Se um município, com uma previsão de re-ceitas no montante de R$ 800.000,00, arre-cadou 90% desse valor, e realizou o paga-mento de 80% do total das despesas fixadas, obteve um superávit orçamentário de R$ 160.000,00. Considere que não houve a abertura de créditos adicionais.

(C) Se um município, com uma previsão de re-ceitas no montante de R$ 800.000,00, arre-cadou 90% desse valor, e empenhou 80% do total das despesas fixadas, ele obteve um superávit orçamentário de R$ 80.000,00. Considere que não houve a abertura de cré-ditos adicionais.

(D) Se um município, com uma previsão de re-ceitas no montante de R$ 800.000,00, arre-cadou 90% desse valor, e empenhou 80% do total das despesas fixadas, obteve um supe-rávit orçamentário de R$ 240.000,00. Consi-dere que não houve a abertura de créditos adicionais.

(E) Se um município, com uma previsão de re-ceitas no montante de R$ 800.000,00, arre-cadou 90% desse valor, e empenhou 80% do total das despesas fixadas, obteve um déficit orçamentário de R$ 80.000,00. Considere que não houve a abertura de créditos adicio-nais.

36- Considerando a classificação das despesas or-çamentárias segundo as categorias econômicas, assinale a alternativa que contém apenas despe-sas de capital: (A) Aquisição de Imóveis, Equipamentos e Mate-

rial Permanente e Principal da Dívida Contra-tual Resgatado.

(B) Juros sobre a Dívida por Contrato, Material de Consumo e Vencimentos e Vantagens Fi-xas - Pessoal Civil.

(C) Aquisição de Imóveis, Equipamentos e Mate-rial Permanente e Juros sobre a Dívida por Contrato.

(D) Aquisição de Imóveis, Equipamentos e Mate-rial Permanente e Material de Consumo.

(E) Aquisição de Imóveis, Equipamentos e Mate-rial Permanente e Encargos sobre Opera-ções de Crédito por Antecipação da Receita.

37- A Lei n º 4.320, de 17 de março de 1964, deter-

mina que a Lei Orçamentária Anual contenha a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo. A Lei também determina que a Lei Orçamentária Anual seja in-tegrada por um sumário geral da receita por fon-tes e da despesa por funções do governo. Com base nessa determinação legal, a Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão, atualizou a discriminação da despesa por funções e estabeleceu os con-ceitos de função, subfunção, programa, projeto, atividade e operações especiais. Com base na Portaria nº 42/1999, é correto afirmar que: (A) Programa é um instrumento de programação

para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limi-tadas no tempo, das quais resulta um produ-to que concorre para a expansão ou o aper-feiçoamento da ação de governo.

(B) Projeto é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limi-tadas no tempo, das quais resulta um produ-to que concorre para a expansão ou o aper-feiçoamento da ação de governo.

(C) Projeto é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

(D) Atividade é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limi-tadas no tempo, das quais resulta um produ-to que concorre para a expansão ou o aper-feiçoamento da ação de governo.

(E) Programa é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

Page 10: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 10 de 15

38- Um município deve realizar os empenhos de três despesas. A primeira despesa se refere ao alu-guel de um imóvel a ser utilizado como sede de uma secretaria municipal, cujo contrato de loca-ção tem vigência de 12 (doze) meses e valor mensal de R$ 3.200,00. A segunda despesa se refere ao consumo de energia elétrica do prédio da prefeitura municipal para todo o ano de 2012. A terceira despesa se refere à compra de uma mesa para o gabinete do prefeito no valor de R$ 5.800,00 e que será paga de uma só vez. Desse modo, os empenhos para essas despesas serão respectivamente: (A) Global, global e ordinário. (B) Estimativo, global e ordinário. (C) Global, global e global. (D) Estimativo, estimativo e ordinário. (E) Global, estimativo e ordinário.

39- De acordo com a NBC T 16.6 – Demonstrações

Contábeis –, o Balanço Patrimonial das entida-des públicas deverá ser estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, evidenciando qua-litativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública. Ainda conforme a NBC T 16.6: (A) Os ativos devem ser classificados como “cir-

culante” quando satisfizerem um dos seguin-tes critérios: (a) corresponderem a valores exigíveis até o final do exercício seguinte; (b) corresponderem a valores de terceiros ou re-tenções em nome deles, quando a entidade do setor público for a fiel depositária, inde-pendentemente do prazo de exigibilidade.

(B) Os passivos devem ser classificados como “não circulante” quando satisfizerem um dos seguintes critérios: (a) corresponderem a va-lores exigíveis até o final do exercício seguin-te; (b) corresponderem a valores de terceiros ou retenções em nome deles, quando a enti-dade do setor público for a fiel depositária, independentemente do prazo de exigibilida-de.

(C) Os ativos devem ser classificados como “não circulante”, quando satisfizerem um dos se-guintes critérios: (a) estarem disponíveis para realização imediata; (b) tiverem a expectativa de realização até o término do exercício se-guinte.

(D) Os ativos devem ser classificados como “cir-culante”, quando satisfizerem um dos seguin-tes critérios: (a) estarem disponíveis para realização imediata; (b) tiverem a expectativa de realização até o término do exercício se-guinte.

(E) Os passivos devem ser classificados como “circulante”, quando satisfizerem um dos se-guintes critérios: (a) estarem disponíveis para realização imediata; (b) tiverem a expectativa de realização até o término do exercício se-guinte.

40- Determinado município apresentou, ao final do último quadrimestre de 2011 uma Receita Cor-rente Líquida de R$ 4.280.000,00. Considerando os limites das despesas com pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000), pode-se dizer que esse município não atende a esses limites caso sua despesa com pessoal ao final desse quadrimestre seja de: (A) R$ 2.568.000,00 para o Executivo. (B) R$ 2.311.200,00 para o Executivo. (C) R$ 256.800,00 para o Legislativo. (D) R$ 2.311.200,00 para o Executivo e R$

256.800,00 para o Legislativo. (E) R$ 2.054.400,00 para o Executivo e R$

171.200,00 para o Legislativo.

41- A NBC T 16.1 estabelece a conceituação, o obje-to e o campo de aplicação da Contabilidade Apli-cada ao Setor Público. De acordo com a NBC T 16.1, o campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público consiste: (A) Nos órgãos, fundos e pessoas jurídicas de di-

reito público ou que, possuindo personalida-de jurídica de direito privado, recebam, guar-dem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execu-ção de suas atividades.

(B) Nas pessoas físicas que recebam subven-ção, benefício ou incentivo, fiscal ou credití-cio, de órgão público.

(C) No conjunto das Normas Brasileiras de Con-tabilidade Aplicadas ao Setor Público, seus conceitos e procedimentos de avaliação e mensuração, registro e divulgação de de-monstrações contábeis, aplicação de técni-cas, que decorrem da evolução científica da Contabilidade, bem como quaisquer proce-dimentos técnicos de controle contábil e prestação de contas previstos, que propiciem o controle social, além da observância das normas aplicáveis.

(D) No espaço de atuação do Profissional de Contabilidade, que demanda estudo, inter-pretação, identificação, mensuração, avalia-ção, registro, controle e evidenciação de fe-nômenos contábeis, decorrentes de varia-ções patrimoniais em: (a) entidades do setor público e (b) entidades que recebam, guar-dem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas ati-vidades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.

(E) No espaço social de atuação de todas as en-tidades do setor público.

Page 11: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 11 de 15

42- As transações e eventos registrados na contabilidade são também conhecidos por fatos contábeis. Um fato contábil pode ou não alterar o patrimônio líquido de uma entidade. Os fatos permutativos não alteram o valor total do patrimônio líquido, pois seus valores movimentam contas do ativo ou do passivo ou transferem valores de contas dentro do próprio patrimônio líquido. Os fatos modificativos alteram o valor total do patrimônio líqui-do, podendo ser aumentativo ou diminutivo – aumentam ou diminuem o valor do patrimônio líquido. As contas contábeis de receitas e despesas modificam o patrimônio líquido da entidade. Considere os seguintes fatos contábeis e seus registros como débitos e créditos em A = Ativo; P = Passivo; PL = Patrimônio líquido; D = Despesas; e R = Receita.

Assinale a alternativa correta: (A) O fato II é um fato contábil permutativo; e o fato III é um fato contábil modificativo diminutivo. (B) O fato I é um fato contábil permutativo; e o fato II é um fato contábil modificativo aumentativo. (C) O fato III é um fato contábil permutativo; e o fato IV é um fato contábil modificativo aumentativo. (D) O fato III é um fato contábil permutativo; e o fato IV é um fato contábil modificativo diminutivo. (E) O fato V é um fato contábil permutativo; e o fato I é um fato contábil modificativo aumentativo.

43- Os dados a seguir foram retirados da demonstração contábil do Balanço Patrimonial da empresa Bühler San-

mark Indústria de Máquinas S.A., encerrada em 31/12/2011, publicada no Jornal de Santa Catarina do dia 29/03/2012, p. 33):

A partir da análise da demonstração contábil acima, assinale a alternativa correta: (A) O valor do capital de giro da Bühler Sanmark é de R$ 24.681,091. (B) O indicador de liquidez geral da Bühler Sanmark é de 5,37. (C) O indicador de liquidez corrente da Bühler Sanmark é de 4,33. (D) O capital circulante da Bühler Sanmark é de R$ 19.553.007. (E) O indicador de liquidez seca da Bühler Sanmark é de 5,58.

Fatos

I

II

III

IV

V

Contas Contábeis

R

Reserva legal PL. -

Prejuízos acumulados - PL

-P

A-

Duplicatas a receber A -

Receita comercial -

A-

-D

A-

Despesas de aluguel

Caixa

Fornecedores a pagar

Bancos conta movimento

Duplicatas a receber

Débito Crédito

A -Caixa

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE CIRCULANTE

Caixa e equivalentes de caixa Fornecedores

Contas a receber de clientes Empréstimos e financiamentos

Estoques Adiantamentos de clientes

Adiantamentos a fornecedores Obrigações sociais

Impostos a recuperar Obrigações tributárias

Outros créditos Provisão para garantias e outras

Despesas antecipadas Outras contas a pagar

NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

Realizável a longo prazo Empréstimos e financiamentos

Impostos a recuperar Depósitos judiciais

Depósitos judiciais PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Contas a receber de clientes Capital social

Imobilizado Reservas de lucros

Intangível

4.606.527

856.167

437.073

302.616

116.478

2.385.042

1.365.318

28.431.451

4.271.917

382.309

13.349

797.417

1.171.900

1.055.482

225.394

626.066

327.896

13.097

314.799

15.500.000

8.331.638

23.831.638

12.636.079

28.431.451

23.824.924

5.120.588

5.334.573

211.806

326.617

175.415

19.846

Page 12: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 12 de 15

44- Considere que uma empresa apresentou os seguintes dados sobre o seu ativo imobilizado (pelo Pronuncia-mento CPC 27, Ativo imobilizado é o item tangível que: (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e (b) se espera utilizar por mais de um período).

A depreciação é calculada pelo método linear (também conhecido como o método de quotas constantes). Foi realizado um teste de recuperabilidade e constatou-se que o valor recuperável da conta móveis e utensílios é de R$ 190.000. Com base nos dados apresentados pela empresa, pode-se afirmar que: (A) A perda por redução do valor recuperável da conta móveis e utensílios é de R$ 8.750. (B) O valor contábil da conta edifícios e estruturas é de R$ 50.000. (C) O valor depreciável da conta veículos é de R$ 120.000. (D) A taxa anual de depreciação da conta veículos é de 20,00% (E) O valor da depreciação anual da conta máquinas e equipamentos é de R$ 222.500.

45- Imagine que o contador de uma entidade comercial recebeu os seguintes dados da demonstração de resulta-

do evidenciada no último período anterior:

A entidade está prevendo uma queda em suas vendas para o período seguinte e deseja mais informações pa-ra uma análise. Com base nos dados acima, assinale a resposta correta: (A) O faturamento para o ponto de equilíbrio é de R$ 316.660. (B) A margem de contribuição da empresa é de 60,00% sobre a receita bruta. (C) A margem bruta no ponto de equilíbrio é de R$ 197.600. (D) A margem bruta representa menos de 70% da receita líquida. (E) O resultado das operações com um faturamento de R$ 400.000 é de R$ 50.000.

46- Complete as lacunas a seguir:

_________________________ é o crédito da Fazenda Pública proveniente da obrigação legal relativa a tribu-tos e respectivos adicionais, atualizações monetárias, encargos e multas tributárias. _____________________________ corresponde aos demais créditos da Fazenda Pública. As receitas decor-rentes de dívida ativa tributária ou não tributária devem ser classificadas como “_________________________”. Assinale a alternativa que contém as expressões que preenchem corretamente e na sequência as lacunas acima: (A) Dívida Ativa Tributária – Dívida Ativa Não Tributária – receitas tributárias. (B) Dívida Ativa Tributária – Dívida Ativa Não Tributária – outras receitas de capital. (C) Dívida Ativa Não Tributária – Dívida Ativa Tributária – outras receitas correntes. (D) Dívida Ativa Tributária – Dívida Ativa Não Tributária – receitas patrimoniais. (E) Dívida Ativa Tributária – Dívida Ativa Não Tributária – outras receitas correntes.

. Edifícios e estruturas

. Móveis e utensílios

. Veículos

. Máquinas e equipamentos

. Equipamentos de informática

5

8

4

20 anos 20 anos

8 anos 8 anos

Vida econômica

-

-

Valor

residual

Valor de

custo

50.000

290.000

2 anos

4 anos

2 anos

Vida útil

72.000

890.000

30.000

120.000

1.780.000

60.000

Depreciação

acumulada

12.500

108.750

24.000

445.000

7.500

anos

anos

anos

Receita comercial bruta

(-) Tributos incidentes sobre a receita

(=) Receita comercial líquida

(-) Custo das mercadorias vendidas

(=) Margem bruta

(-) Despesas comerciais variáveis

(-) Despesas comerciais fixas

(-) Despesas gerais e administrativas fixas

(=) Resultado das operações

(-) Tributos sobre o resultado

(=) Margem operacional líquida

500.000

40.000

98.000

24.500

122.500

70.000

120.000

12.500

325.000

135.000

460.000

Page 13: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 13 de 15

47- Considere que as receitas orçamentárias abaixo foram extraídas do orçamento anual de determinado municí-pio para 2012:

Receitas R$ em mi

Remuneração de depósitos bancários 5.254,00

IPTU 74.000,00

ITBI 12.890,00

Alienação de bens imóveis 21.000,00

Recebimento de Convênio com a União para compra de ambulâncias 120.000,00

IRRF - sobre rendimentos pagos pelo município 13.200,00

Taxa licença p para funcionamento estabelecimento Comercial 6.700,00

Cota-parte do FPM 42.000,00

Operação de crédito Programa Pró-Moradia 55.000,00

Empréstimo adquirido junto ao BNDES 450.000,00

Cota-parte do ICMS 165.400,00

Cota-parte do IPVA 31.000,00

Multas e juros de mora dos tributos 1.200,00

Alienação de bens móveis 540,00

É correto afirmar que o total das receitas correntes, das receitas de capital e das receitas patrimoniais é de respectivamente: (A) R$ 351.644,00; R$ 646.540,00 e R$ 5.794,00. (B) R$ 351.644,00; R$ 646.540,00 e R$ 26.794,00. (C) R$ 351.644,00; R$ 646.540,00 e R$ 5.254,00. (D) R$ 346.390,00; R$ 651.794,00 e R$ 5.254,00. (E) R$ 646.540,00; R$ 351.644,00 e R$ 5.254,00.

48- Os dados abaixo são de uma empresa industrial, evidenciados para uma análise de custo-volume-lucro.

Considere as seguintes afirmativas: I- O volume para o ponto de equilíbrio é de 75.000 unidades II- O volume para um resultado operacional de R$ 300.000 é de 112.500 unidades III- O volume para um resultado operacional de R$ 250.000 é de 105.000 unidades IV- O volume para um resultado operacional de R$ 200.000 é de 100.000 unidades V- O volume para um resultado operacional de R$ 150.000 é de 94.000 unidades

Assinale a alternativa correta: (A) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. (E) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.

Preço unitário de venda

Custo variável unitário de produção

Custo fixo direto

Custo fixo indireto

Tributos incidentes sobre a receita do preço de venda

Despesas variáveis de venda do preço de venda

Despesas comerciais fixas

Despesas gerais e administrativas fixas 100.000

60.000

8,00%

20,00%

140.000

300.000

10,00

25,00

Page 14: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 14 de 15

49- Imagine que a empresa Panifício do Sul Ltda. tinha, no início do período, ativos e passivos totais de R$ 300.000 e R$ 200.000, respectivamente. No período, adquiriu materiais diretos (farinha de trigo, leite e outros materiais para a fabricação de seus produtos) no valor de R$ 10.000 a prazo; e vendeu à vista R$ 20.000 de seus produtos em sua loja. Os tributos incidentes sobre a receita foram R$ 1.200 e serão pagos no período seguinte. Os gastos com transformação direta e indireta de seus produtos no período foram de R$ 5.000, sen-do 40% à vista e 60% a prazo. Pagou de seus passivos no período o valor total de R$35.000,00. Os estoques iniciais (já considerados no valor dos ativos totais mostrados acima) e finais são mostrados a seguir:

Considerando o saldo das contas pela aplicação das técnicas de registros, lançamentos e escrituração contá-bil pelo método das partidas dobradas, determine a afirmativa correta: (A) O total dos passivos ao final do período é de R$ 178.000. (B) O total do patrimônio líquido ao final do período é de R$ 106.000. (C) O dos ativos ao final do período é de R$ 282.800. (D) O total dos ativos ao final do período é de R$ 283.000. (E) O total do patrimônio líquido ao final do período é de R$ 103.600.

50- Considerando o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, assim como os subsistemas contábeis previstos na NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis, é correto afirmar que os lançamentos contábeis abaixo se referem respectivamente:

D Receita a Realizar C Previsão Inicial da Receita D Receita Realizada C Receita a Realizar

(A) Registro da previsão da receita extraorçamentária (Subsistema de Compensação) e registro da arrecada-

ção da receita extraorçamentária (Subsistema de Compensação). (B) Registro do lançamento da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário) e registro da arrecadação da

receita orçamentária (Subsistema Orçamentário). (C) Registro da previsão na LOA da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário) e registro da arrecada-

ção da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário). (D) Registro da previsão na LOA da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário) e registro do recolhimen-

to da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário). (E) Registro da previsão na LOA da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário) e registro do lançamento

da receita orçamentária (Subsistema Orçamentário).

. Estoque de produtos acabados...............

. Estoques de materiais diretos...........................

2.000,00

INICIAL

3.000,00

FINAL

1.500,00

3.500,00

Page 15: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU · Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau – SAMAE Página 2 de 15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS 1- Leia atentamente o poema para

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau

SAMAE

Concurso Público – Nº 001 / 2012

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS

01 A B C D E

02 A B C D E

03 A B C D E

04 A B C D E

05 A B C D E

06 A B C D E

07 A B C D E

08 A B C D E

09 A B C D E

10 A B C D E

11 A B C D E

12 A B C D E

13 A B C D E

14 A B C D E

15 A B C D E

16 A B C D E

17 A B C D E

18 A B C D E

19 A B C D E

20 A B C D E

21 A B C D E

22 A B C D E

23 A B C D E

24 A B C D E

25 A B C D E

Questões RESPOSTAS

26 A B C D E

27 A B C D E

28 A B C D E

29 A B C D E

30 A B C D E

31 A B C D E

32 A B C D E

33 A B C D E

34 A B C D E

35 A B C D E

36 A B C D E

37 A B C D E

38 A B C D E

39 A B C D E

40 A B C D E

41 A B C D E

42 A B C D E

43 A B C D E

44 A B C D E

45 A B C D E

46 A B C D E

47 A B C D E

48 A B C D E

49 A B C D E

50 A B C D E

INFORMAÇÕES

O gabarito e a prova serão divulgados dia 07 de maio, a partir das 12h, nos sites www.furb.br/concursoexterno e www.samae.com.br.

Blumenau, 06 de maio de 2012.