universidade regional de blumenau - furb.br · classificados poéticos procura-se um equilibrista...

19
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU Concurso Público Edital N. 002 / 2013 Cargo: ENGENHEIRO QUÍMICO INSTRUÇÕES Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos. Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco- lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta. Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre- ta. Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado. Depois de preencher a Folha Intermediária de Res- postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa- mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta. No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar. O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal. Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta. Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas. Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas. Duração da Prova: 4 (quatro) horas. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato Blumenau, 10 de novembro de 2013.

Upload: vuongkien

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM:

NUNCA MARQUE ASSIM:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 002 / 2013

Cargo: ENGENHEIRO QUÍMICO

INSTRUÇÕES

Nesta prova, você encontrará: 15 (quinze) questões de Português. 10 (dez) questões de Conhecimentos Gerais. 25 (vinte e cinco) questões de Conhecimentos Específicos.

Você está recebendo um Caderno com um total de 50 questões do tipo múltipla esco-lha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa corre-ta.

Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

Depois de preencher a Folha Intermediária de Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o Cartão-Resposta, preenchendo, forte e completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem utilize outro tipo de caneta.

No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

Assine e date, no verso, o Cartão-Resposta.

Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorridas 2 (duas) horas.

Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

Duração da Prova: 4 (quatro) horas.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato Assinatura do Candidato

Blumenau, 10 de novembro de 2013.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 2 de 19

Q U E S T Õ E S DE P O R T U G U Ê S

1- Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estão escritos corretamente:

(A) Há anos atraz, a silueta das mulheres era mais cheia. (B) O ascensorista está ao ponto de pedir demição. (C) Ao invez do que preveu o metereologista, o rio não alcançou treze metros. (D) O fascínora possuía um alibi poderoso. (E) Após a confissão do assassino, todos ficaram a par da tramoia que ocorreu.

2- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista as vozes dos verbos empregados nas

orações:

1- Voz ativa 2- Voz passiva sintética 3- Voz passiva analítica ( ) Os moradores do condomínio Alpha foram surpreendidos por um vagabundo em plena luz do dia. ( ) Em plena luz do dia, um vagabundo surpreendeu os moradores do condomínio Alpha. ( ) O vagabundo seria apanhado, em poucas horas, pela polícia. ( ) Em questão de algumas horas, capturou-se o vagabundo. ( ) No andar térreo do condomínio Alpha, notaram-se alguns sinais de arrombamento. De cima para baixo, a numeração é a seguinte: (A) 3, 1, 3, 2, 2. (B) 1, 1, 3, 3, 2. (C) 3, 2, 1, 1, 3. (D) 2, 3, 2, 1, 1. (E) 1, 2, 3, 1, 2.

3- Leia o trecho de uma crônica de Fernando Sabino:

Menino Esse barulho, menino! Seu pai está dormindo. Para com essa correria dentro de casa, vai brincar lá fora.

Você vai acabar caindo daí. Pede licença a seu pai primeiro. Isso é maneira de responder a sua irmã? Se não fizer, fica de castigo. Segura o garfo direito. Põe a camisa para dentro da calça. Fica perguntando, tudo você quer saber!

(SABINO, Fernando. As melhores crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 86. Fragmento.)

Escreva V, para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F, para a(s) falsa(s): ( ) O autor utiliza o pronome de tratamento “você”, mas flexiona o imperativo da maioria dos verbos na se-

gunda pessoa do singular (tu). ( ) Há muitos verbos no imperativo afirmativo porque a educação do menino se baseia, o tempo todo, em

ordens. ( ) A primeira vírgula do texto (Esse barulho, menino!) é obrigatória. ( ) No período “Para com essa correria [...], vai brincar lá fora.”, o verbo “parar” e o verbo “ir” foram conjuga-

dos na segunda pessoa do singular do modo imperativo afirmativo. ( ) No período “Se não fizer, fica de castigo”, a primeira oração apresenta uma condição para o fato ocorrer.

De cima para baixo, assinale a alternativa que contém a resposta correta: (A) F, V, F, F, V. (B) V, F, V, V, F. (C) F, F, F, F, V. (D) V, V, V, V, V. (E) V, V, F, F, V.

4- A concordância nominal deve respeitar a norma culta da língua. Assim, apenas uma alternativa está correta:

(A) A encarregada do RH anda meia nervosa, diante de tantas demissões. (B) É proibido a entrada de pessoas estranhas no parque fabril, salvo se portarem autorização da diretoria. (C) Os colaboradores somente podem se dirigir ao refeitório ao meio-dia e meia. (D) É necessária mais segurança para se viver melhor. (E) A instituição está determinada a oferecer convênio dentário e médico-hospitalar, vale-transporte e alimen-

tação apropriadas.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 3 de 19

5- Leia o texto: Félix é míope, principalmente por distorcer fatos indiscutíveis. Tem a língua solta, comporta-se de modo in-tranquilo, constrange as pessoas e chega a ser antissocial. Sofre de paranoia generalizada: deseja exercer abusivamente o poderio e manifesta ciúme excessivo. Sem escrúpulos, fere a ética sem cerimônia, cercando-se de arqui-inimigos ou, em virtude de sua necessidade de autoafirmação, de puxa-sacos, os quais passam a aguentá-lo, dispostos a segui-lo, servindo de plateia, como vacas de presépio.

Avalie o texto conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa (acentos gráficos, ortografia, uso do hífen, trema, etc.). A única afirmação correta é: (A) Seis acentos gráficos, dois sinais de trema e três hifens deixaram de ser colocados. (B) Há quatro erros ortográficos, quatro erros no uso de hifens e dois erros de acentuação gráfica. (C) O texto apresenta uma série de disparidades e impropriedades no que diz respeito ao novo acordo orto-

gráfico. (D) Faltam cinco acentos gráficos, três palavras ou expressões são inapropriadas e não constam do dicionário

e dois hifens devem ser retirados. (E) Todo o texto está escrito de acordo com as normas do novo acordo ortográfico.

6- Em uma alternativa, o substantivo diminutivo apresenta ideia pejorativa e depreciativa. Aponte-o:

(A) Ela tem um jeitinho todo especial de lidar com as pessoas. (B) Senti um friozinho na barriga só de pensar no dia do concurso. (C) Querido, por favor, vá depressinha pegar meu remédio na farmácia. (D) As amigas fizeram uma vaquinha e organizaram um chá de panela surpresa para a noiva. (E) Durante a palestra, houve algumas vaias. Que gentinha!

7- A colocação pronominal está de acordo com a norma padrão culta da língua em uma alternativa. Aponte-a:

(A) Alfredinho, me passe o açúcar, por favor? (B) Se vai pelo mundo mais uma filha a perder-se? (C) Criatura, lhe custa tanto assim reconhecer um erro? (D) Quem te disse que este menino é mal-educado? (E) Por que o chefe inventou de entregar tantos documentos para mim guardar?

8- Leia o texto:

Classificados Poéticos Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divida a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilha de poesia na vida simples de todo o dia. (Roseana Murray. In: Classificados poéticos. Belo Horizonte: Miguilin, 1987. p. 6.)

Escreva V, se a afirmação for verdadeira, e F, se for falsa: ( ) Em sentido real, denotativo, o “classificado” é um tipo de anúncio curto, por meio do qual se divulga um

produto a ser vendido, trocado, comprado, “procurado”, um ou serviço/pessoa que se oferece ou de que se necessita, por isso o título do poema é totalmente impróprio.

( ) Nos classificados dos jornais, todas as informações fazem parte da realidade, são escritas em sentido real. Mas a poesia pode criar situações inesperadas e brincar com essa realidade, como nos versos de Roseana Murray.

( ) A autora usou o modo subjuntivo (“saiba”, “divida”) para enfatizar que a pessoa procurada não é conhe-cida, é desejada, procurada, é uma possibilidade.

( ) O título do poema está em sentido figurado ou conotativo, o que se comprova por meio das ações que se deseja do equilibrista, por exemplo, dividir a noite do dia, carregar um fino pote cheio de fantasia, escalar nuvens arredias, construir ilhas de poesia.

De cima para baixo, a alternativa correta é: (A) F, V, V, V. (B) V, V, V, V. (C) F, V, F, V. (D) F, F, F, V. (E) V, F, F, V.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 4 de 19

9- Escolha o vocábulo correto para preencher os espaços em branco.

• Muitos turistas que viajam para Machu Picchu são acometidos pelo ________ de altitude. (mau/mal) • Sem se cuidar, o sujeito passa um ________ pedaço e tem um ________ começo de viagem. (mau/mal) • A doença das alturas (AMS) ocorre após a subida rápida e acima dos 2400 metros, ________ os sintomas

diminuem se o indivíduo subir ________ lentamente. (más/mas/mais) • ________ evitar os graves sintomas da AMS, os esforços devem ser minimizados, e a hidratação, intensifi-

cada nas primeiras 24 horas. (Afim de/ A fim de) • A maioria dos escaladores adota a prática de subir ________ durante o dia, ________ retornar a uma altitu-

de ________ baixa para passar a noite. (más/mas/mais) Assinale a única alternativa que contém todos os vocábulos corretos respectivamente: (A) mal — mau, mau — mas, mais — A fim de — mais, mas, mais (B) mau — mau, mal — más, mas — A fim de — mais, más, mais (C) mal — mal, mal — mais, mas — Afim de — mas, más, mas (D) mau — mau, mau — mais, mais — A fim de — mais, más, mas (E) mal — mal, mau — mas, mais — A fim de — mais, mais, mais

10- Tenha como base o texto a seguir:

Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.

(Enlacemos as mãos.) (Fernando Pessoa)

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1- Adjetivo ( ) à beira do 2- Substantivo ( ) enlaçadas 3- Verbo ( ) te 4- Advérbio ( ) de 5- Locução adverbial ( ) e 6- Pronome ( ) vida 7- Conjunção ( ) sossegadamente 8- Preposição ( ) vem De cima para baixo, a numeração correta é: (A) 4, 3, 8, 6, 7, 1, 2, 5. (B) 2, 3, 7, 8, 1, 6, 5, 4. (C) 8, 2, 6, 1, 3, 4, 5, 7. (D) 5, 1, 6, 8, 7, 2, 4, 3. (E) 4, 2, 3, 7, 5, 8, 1, 6.

11- Em um dos períodos abaixo, os acentos graves (que indicam crase) estão corretos. Assinale-o:

(A) Estou me dirigindo à duas amigas minhas e às compradoras compulsivas. (B) Não compre a prazo ou à prestação. Compre à vista, siga tudo à risca e não a perder de vista. (C) Quem sabe, nossa família irá à Florianópolis no próximo fim de semana. (D) Navegando, Gulliver chegou à terra até avistar à ilha de Lilliput e a população, formada por seres minúscu-

los que mediam cerca de 15 centímetros. (E) Eu me referi à ela, à fiscal da sala, e não à coordenadora do concurso.

12- Assinale a alternativa correta quanto à regência (uso das preposições):

(A) Lá em casa, somos em cinco pessoas. (B) Michel Teló é um dos ídolos que o povo mais gosta. (C) As entregas de produtos comprados pela internet são feitas em domicílio ou em outro local solicitado. (D) Segue anexo o arquivo que você se refere em seu último e-mail. (E) Este é o dinheiro que disponho para a compra do carro.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 5 de 19

13- Assinale a alternativa correta no que se refere à concordância verbal (observe a norma padrão culta): (A) Muitos candidatos se houveram bem no concurso. (B) Faziam quinze anos que ela havia parado de estudar. (C) Sempre haverão deuses, enquanto as pessoas acreditarem neles. (D) Amigo, é aqui que se vende madeiras e se aluga barcos? (E) Após a enchente, ainda devem haver sérios problemas na vizinha cidade de Rio do Sul.

14- Conforme as normas gramaticais de regência verbal, só uma alternativa está correta. Assinale-a:

(A) Ansiava ver o filho formado e bem-colocado. (B) O cantor dos lindos versos de ”Morena Tropicana” reside à Rua dos Coqueiros, número 19. (C) O jornal a que a Presidente Dilma aludiu lhe fez duras críticas. (D) Durante o tempo permitido, o candidato não respondeu as questões. (E) Por que você não assistiu as aulas de reforço antes do concurso?

15- Apenas em um período foram utilizados vocábulos sinônimos. Em qual?

(A) Muitos preferem mostrar a verdade dos fatos, e outros a encobrem. (B) Embora ele não fosse mais criança, apresentava comportamento pueril. (C) Foi preciso consertar o violoncelo, para que o concerto se realizasse com sucesso. (D) Sempre cedo livros para a biblioteca e chego cedo ao trabalho. (E) Há feras soltas nas matas, mas também há feras dentro da gente, prontas para atacar.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S G E R A I S

16- Observe a tabela a seguir:

País Taxa de mortalidade infantil

(mortes/1.000 nascidos vivos) (2012)

Afeganistão 122

Níger 110

Mali 109

Somália 104

República Centro-Africana 97

Guiné-Bissau 94

Chade 94

Angola 84

Burquina Faso 80

Malávi 79 Fonte: http://www.indexmundi.com/map/?t=10&v=29&r=xx&l=pt. Acesso em: 25 jul. 2013.

Com base na tabela, pode-se concluir que: (A) Os dez países em destaque situam-se no continente africano. (B) Não há países de língua portuguesa entre as nações com maior mortalidade infantil. (C) Entre os países com as maiores taxas de mortalidade infantil no mundo, destacam-se os situados na África

subsaariana. (D) Entre os países em destaque, predominam os situados no Sudeste Asiático. (E) Não se pode estabelecer uma relação direta entre nível de desenvolvimento e mortalidade infantil, visto

que a maioria dos países em destaque teve colonização de povoamento promovida no século XIX pelos europeus.

17- A mais recente batalha travada no Legislativo terminou em 23 de abril, quando a França tornou-se o 14

o país

(o nono europeu) a legalizar o casamento gay. Não foi fácil, mesmo para uma das nações mais liberais do mundo. Foram cinco meses de debates entre os parlamentares e, nas ruas, violentas manifestações contrárias ao projeto, aprovado por 331 votos favoráveis e 225 contrários na Assembleia Nacional. A nova legislação prevê não somente a união homossexual, como a adoção de crianças por casais gays. Segundo analistas, é a maior mudança social em território francês desde a abolição da pena de morte, em 1981. Assinale a alternati-va que indica a situação desse tipo de união no Brasil: (A) Não é permitida, ainda, no Brasil, a união entre pessoas do mesmo sexo. (B) A união afetiva homo estável já é reconhecida, carecendo de uma legislação específica sobre o tema. (C) O casamento gay já é legalizado no Brasil, sendo possível a divisão de bens e adoção de filhos. (D) O casamento gay é legalizado apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Nos demais estados, esse tipo de

união é considerado crime. (E) O casamento gay só é permitido para pessoas do sexo feminino em função da possibilidade de adoção.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 6 de 19

18- Ao observar a charge a seguir, pode-se concluir que o autor buscou demonstrar, de forma bastante clara, a divisão de opiniões em relação à recente crise no Oriente Médio.

Assinale a alternativa que apresenta os países retratados na charge: (A) Estados Unidos – Brasil – Argentina x Arábia Saudita – França – Rússia. (B) México – França – Reino Unido x Síria – Líbia – Brasil. (C) Estados Unidos – Reino Unido – França x Síria – Iraque – Rússia. (D) Reino Unido – França – Espanha x Iraque – Israel – Irã. (E) Estados Unidos – França – Israel x Irã – Rússia – Síria.

19- A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei nº 12.528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A

CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos. O Brasil foi um dos últimos países da América Latina a criar a sua Comissão da Verdade, órgão destinado a investigar e esclarecer crimes cometi-dos por agentes do Estado. Referente à Comissão Nacional da Verdade, pode-se afirmar que investigará: (A) Somente os casos da ditadura militar, que perdurou entre 1964 e 1985. (B) Os crimes cometidos em todos os regimes ditatoriais no país, desde as revoltas tenentistas ocorridas na

década de 1920. (C) O período de 1946 a 1988, incluindo o fim do Estado Novo e a ditadura militar iniciada com o Golpe de

1964. (D) Todos os crimes cometidos por civis e militares ocorridos no século XX, independentemente do regime po-

lítico vigente. (E) As ações relacionadas a desvios de dinheiro público durante o regime militar, que perdurou de 1964 a

1985. 20- Um relatório do UNICEF sobre mortalidade infantil, divulgado em setembro de 2013, mostra que o Brasil foi um

dos países que mais conseguiu reduzir sua taxa de mortalidade infantil. Em 1990, a taxa de crianças que mor-riam com menos de cinco anos era de 62, a cada 1 mil nascimentos. De 1990 até 2012, a redução foi de 77%. O “Brasil se destaca no cenário internacional como um dos países que mais reduziram a mortalidade infantil nos últimos anos”, disse a representante adjunta do UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero. Para ela, no en-tanto, mais do que comemorar, o resultado implica novos desafios para o país. “Ao conquistar esse resultado, [o Brasil] passa à responsabilidade de avançar mais e ajudar outros países a alcançarem resultados relevan-tes", afirmou. Se, de 1990 até 2012, a redução foi de 77%, pode-se afirmar que a mortalidade infantil, atualmente, no Brasil, está, aproximadamente, em: (A) 14 mortes a cada 1 mil nascimentos. (B) 54 mortes a cada 1 mil nascimentos. (C) 44 mortes a cada 1 mil nascimentos. (D) 34 mortes a cada 1 mil nascimentos. (E) 24 mortes a cada 1 mil nascimentos.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 7 de 19

21- A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro de 2013, de acatar os embargos infringentes no processo do mensalão, provocou ampla discussão na sociedade brasileira. Para diversos juristas, a decisão do STF favorece o crime organizado no país. Assinale a alternativa que melhor define o termo “embargos in-fringentes”. (A) É o recurso utilizado por advogados, permitindo que os réus cumpram pena em liberdade, até que o último

recurso seja julgado. (B) É o recurso fornecido por juízes aos réus que tenham exercido atividades políticas, permitindo a estes am-

pla defesa. (C) É o recurso cabível contra acórdãos não unânimes proferidos pelos tribunais nas ações que visam à rea-

preciação das ações impugnadas pela parte recorrente. (D) São ações dos advogados dos réus que buscam anular sentenças proferidas por juízes que já se aposen-

taram, permitindo novos julgamentos aos juízes recém-ingressos. (E) São ações dos advogados de defesa, solicitando anulação do julgamento, quando algum dos juízes apre-

senta vínculo de parentesco com os réus. 22- Depois da renúncia do presidente Hosni Mubarak, em 2011, motivada por intensos protestos no país contra

seus 33 anos de governo, e de eleger um novo presidente, Mohamed Mursi, a instabilidade política voltou a abalar o Egito no início de julho de 2013. Mursi foi deposto pelas Forças Armadas e foi substituído temporari-amente pelo presidente da Suprema Corte Constitucional, Adly Mansour. A Constituição também foi suspensa. Rico em petróleo, o Egito é o país árabe mais populoso, com pouco mais de 82 milhões de habitantes, e, em-bora a maioria da população seja muçulmana, há grupos de cristãos e de cristãos coptas. Tais grupos prota-gonizaram violentos confrontos em 2012, devido às diferenças religiosas e à discriminação dos cristãos. Ao lermos uma reportagem, é fundamental sabermos onde a região em destaque se localiza. Nesse sentido, identifique a localização do Egito no mapa da África:

Assinale a alternativa que indica a localização do Egito no mapa da África: (A) 1. (B) 3. (C) 5. (D) 2. (E) 4.

23- Pela primeira vez em 15 anos, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade aumentou

no país, interrompendo uma tendência de queda contínua que se acelerou, principalmente, desde o fim dos anos de 1990. O percentual foi de 8,6% para 8,7%, entre 2011 e 2012, com um contingente de 13,2 milhões de analfabetos no país. A pesquisa mostra, também, que outros indicadores de educação melhoraram. "Em termos gerais, os dados quantitativos de educação apontam para um avanço, mas a pesquisa não mede a qualidade do ensino", diz a gerente do IBGE. A média de anos de estudo, entre a população com 10 anos ou mais, subiu de 7,3 para 7,5, de 2011 para 2012. As mulheres dedicam mais anos ao aprendizado na escola: são 7,7 anos ante 7,3 anos dos homens. Além disso, a presença de crianças de 4 ou 5 anos nas escolas au-mentou de 77,4% para 78,2% no período. Nas faixas de 6 a 14 anos e de 7 a 14 anos, ficou estável em 98,2% e 98,5%, respectivamente, mas já num nível elevado. Em outras faixas, houve alta, exceto no de 25 anos ou mais, em que ocorreu uma queda de 4,5% para 4,1%. (Fonte: Folha de São Paulo. 27/09/2013.) Analisando-se a reportagem, pode-se buscar uma explicação para o aumento do analfabetismo no Brasil. As-sinale a alternativa que indica uma possibilidade que explica esse aumento: (A) A entrada de imigrantes com baixa instrução no país. (B) A permanência da mulher como dona de casa. (C) O abandono escolar, em especial, dos agricultores do sul do país. (D) A população envelhece, e os não alfabetizados se concentram nas faixas etárias mais elevadas. (E) Aumento da taxa de natalidade, em especial nas camadas sociais de mais baixa renda.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 8 de 19

24- O Brasil terá dois grandes eventos esportivos nos próximos anos: a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a Olimpíada de 2016, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro. O país que sediará a Copa do Mundo de 2018 já foi escolhido há algum tempo. O país escolhido foi a Rússia. Em setembro de 2013, foi anunciada a cidade que sediará a Olimpíada de 2020. Assinale a alternativa que indica a cidade sede dos jogos olímpicos de 2020: (A) Buenos Aires. (B) Londres. (C) Tóquio. (D) Istambul. (E) Madrid.

25- As eleições no Brasil ocorrem de dois em dois anos. Em 2014, haverá eleições em todo o território nacional,

sendo que, em muitas cidades, o voto já será de forma eletrônica, demonstrando os avanços tecnológicos al-cançados pelo país. As últimas eleições ocorreram em 2012 e tinham, como objetivo, a escolha de: (A) Deputados federais, deputados estaduais e dois senadores. (B) Deputados estaduais e federais. (C) Prefeitos e vereadores. (D) Um senador, prefeito e vereadores. (E) Presidente da república, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Q U E S T Õ E S DE C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

26- Um material laminado apresenta um perfil de temperatura em regime permanente conforme a figura abaixo:

A sequência correta para o valor da condutividade térmica dos três materiais que compõem o laminado, do menor para o maior valor, é: (A) k2, k1, k3 (B) k1, k2, k3 (C) k3, k1, k2 (D) k2, k2, k1 (E) k3, k1, k2

27- As transformações sofridas por um gás ideal podem ser expressas pela equação geral dos gases e que, para

um mol, é expressa por:

RT

VP

.

A aplicação da equação geral para uma transformação de um estado inicial até um estado final, dependendo da transformação utilizada, se transforma: a) na Lei de Gay-Lussac, b) na Lei de Charles ou c) na Lei de Boyle-Mariotte. A alternativa correta para as transformações correspondentes à Lei de Gay-Lussac, para a Lei de Charles e para a Lei de Boyle-Mariotte, nesta sequência, é: (A) Transformação isotérmica, transformação isobárica e transformação isocórica. (B) Transformação isotérmica, transformação isocórica e transformação isobárica. (C) Transformação isocórica, transformação isobárica e transformação isotérmica. (D) Transformação isobárica, transformação isotérmica e transformação isocórica. (E) Transformação isobárica, transformação isocórica e transformação isotérmica.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 9 de 19

28- Considere uma corrente gasosa contendo partículas sólidas de tamanhos variados de um mesmo material. A concentração de partículas é razoavelmente elevada, e a corrente está escoando por uma tubulação. A cor-rente gasosa necessita ser enviada para uma etapa de um processo praticamente isenta das partículas sóli-das. Qual a sequência correta de utilização dos equipamentos que seria recomendada para a remoção das partículas da corrente gasosa, considerando-se a necessidade do emprego de todos eles para a operação de limpeza? (A) Câmara de poeira, ciclone, filtro de mangas. (B) Câmara de poeira (decantação), filtro de mangas, ciclone. (C) Ciclone, filtro de mangas, câmara de poeira. (D) Ciclone, câmara de poeira, filtro de mangas. (E) Filtro de mangas, ciclone, câmara de poeira.

29- Assinale a alternativa correspondente aos valores das correntes R e W do sistema com três componentes da

figura abaixo:

(A) R = 38,8 kg/h e W = 61,2 kg/h (B) R = 61,2 kg/h e W = 38,8 kg/h (C) R = 50,50 kg/h e W = 49,50 kg/h (D) R = 55,55 kg/h e W = 45,45 kg/h (E) R = 60 kg/h e W = 40 kg/h

30- Considere a cinética de uma reação química homogênea e irreversível expressa pela seguinte equação (A e B

são reagentes):

BAA CCkr .. 2

Qual a configuração mais recomendada para o reator ou sistema de reatores químicos, se o objetivo for maxi-mizar o consumo do reagente A? Considere que, em todas as alternativas abaixo, o volume total do sistema de reatores (ou do único reator) é igual. (A) Um reator de mistura perfeita. (B) Um reator empistonado (plug-flow). (C) Dois reatores de mistura iguais e em série. (D) Dois reatores de mistura iguais e em paralelo. (E) Um reator de mistura em série com um reator empistonado, ambos de mesmo volume. A mistura reagente

é alimentada no reator de mistura e, na sequência, segue para o reator empistonado. 31- Considere a equação para a conservação de uma espécie química num sistema difusivo expressa por:

volumeno

Geração

i

fronteiraspelassaieentraqueoentre

difusivofluxodoVariação

iji

volumeno

Acúmulo

i RCDt

C '''

,.

Para a transferência de massa através de uma membrana (com espessura constante) regime permanente, di-fusividade mássica constante e sem geração, considerando-se a transferência unidirecional e em coordenadas cartesianas, o perfil de concentração que resulta terá um comportamento: (A) Parabólico. (B) Logarítmico. (C) Exponencial. (D) Ondulado. (E) Linear.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 10 de 19

32- As ilustrações (1), (2), (3) e (4) abaixo indicam o comportamento de um fluido em contato com uma placa, em convecção natural, quando o fluido e a placa possuem temperaturas diferentes entre si. Com base no compor-tamento ilustrado, assinale a alternativa correta para a temperatura da placa (Tplaca) em relação à temperatura do fluido afastado da placa (T(fluido afastado da placa)) para a sequência (1), (2), (3) e (4):

(A) Maior, maior, menor, menor. (B) Maior, menor, maior, menor. (C) Menor, maior, maior, menor. (D) Menor, maior, menor, maior. (E) Maior, menor, menor, maior.

33- A tabela abaixo apresenta quatro faixas de valores de coeficientes convectivos de transferência de calor (h)

(coeficientes de filme ou de película) em um mesmo modelo de trocador de calor.

Regime h (W/m2.K)

1 25-250

2 5000-100000

3 2-25

4 50-20000

Qual a ordem correta dos valores da tabela para que correspondam, respectivamente, aos seguintes regimes de transferência de calor: gás com convecção natural, gás com convecção forçada, líquido com convenção forçada, vapor de água escoando e condensando? (A) 1 – 2 – 3 – 4. (B) 3 – 4 – 1 – 2. (C) 1 – 3 – 2 – 4. (D) 1 – 3 – 4 – 2. (E) 3 – 1 – 4 – 2.

34- Nos cálculos de secagem e de torres de absorção de gases que envolvam o ar atmosférico, necessita-se de

dados para esta corrente. Um recurso útil para obter várias das propriedades do ar é o diagrama psicrométrico (Anexo I, página 17). Considere ar inicialmente disponível a 30

oC (bulbo seco) e com umidade relativa de

70% e que deve ser aquecido até 90 oC (bulbo seco) sem contato com água líquida.

Utilizando o diagrama psicrométrico anexo, assinale a alternativa que represente a variação de cada uma das propriedades relacionadas, na mesma ordem em que são apresentadas, para o ar na condição final de 90

oC

comparativamente à condição inicial 30 oC.

Relação das propriedades: umidade relativa, teor de umidade (kg água/kg Ar seco), temperatura de bulbo úmido, entalpia na saturação. (A) Igual, igual, maior, maior. (B) Igual, menor, menor, maior. (C) Maior, igual, menor, maior. (D) Menor, igual, maior, maior. (E) Menor, igual, maior, menor.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 11 de 19

35- A figura abaixo representa um estágio de separação adiabático de uma coluna de destilação de um sistema binário (i e j). Possui uma corrente de alimentação lateral (A), uma corrente de retirada (R), uma corrente que fornece energia térmica (Q), além das correntes de líquido (L) e vapor (V) que entram e saem do estágio. As-sinale a alternativa com o conjunto de equações que estão corretas para este estágio:

(A)

saiLjentraLjsaiLisaiVisaiLiRi

saisaientraentra

saiLsaiVsaiLsaiVentraVentraL

xxxyxx

RVLVLA

TTPPTT

,,,,,, ;;

;;

(B)

saiLjentraLjsaiLisaiVisaiLiRi

saisaientraentra

saiLsaiVsaiLsaiVentraVentraL

xxxyxx

RVLVLA

TTPPPP

,,,,,, ;;

;;

(C)

saiLjentraLjsaiLisaiVisaiLiRi

saisaisaientraentraentra

saiLsaiVsaiLsaiVentraVentraL

xxxyxx

RQVLQVLA

TTPPTT

,,,,,, ;;

;;

(D)

saiLjentraLjsaiLisaiVisaiLiRi

saisaientraentra

saiLentraVsaiLsaiVsaiLsaiV

xxxyxx

RVLVLA

TTTTPP

,,,,,, ;;

;;

(E)

saiLjentraLjsaiLisaiVisaiLiRi

saisaisaientraentraentra

saiLsaiVsaiLsaiVentraVentraL

xxxyxx

RQVLQVLA

TTPPTT

,,,,,, ;;

;;

36- Considere a cinética de uma reação química homogênea e irreversível expressa pela seguinte equação (A e B

são reagentes):

12 .. BAA CCkr

Qual a configuração mais recomendada para o reator ou sistema de reatores químicos, se o objetivo for maxi-mizar o consumo do reagente A? Considere que, em todas as alternativas abaixo, o volume total do sistema de reatores (ou do único reator) é igual. (A) Um reator empistonado (plug-flow). (B) Dois reatores de mistura iguais e em série. (C) Dois reatores de empistonados e em série. (D) Um reator de mistura em série com um reator empistonado, ambos de mesmo volume. A mistura reagente

é alimentada no reator de mistura e, na sequência, segue para o reator empistonado. (E) Um reator de mistura perfeita.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 12 de 19

37- Os fenômenos de transferência difusivos de quantidade de movimento, calor e espécie química exigem o co-nhecimento das respectivas difusividades. No fenômeno da transferência de espécie química, esta difusivida-de é denominada de difusividade mássica ou coeficiente de difusão de uma espécie química numa mistura ou num determinado material. Assinale a alternativa que indica a sequência dos meios com valores crescentes da difusividade mássica: (A) Meio sólido, meio gasoso e meio líquido. (B) Meio sólido, meio líquido e meio gasoso. (C) Meio gasoso, meio líquido e meio sólido. (D) Meio gasoso, meio sólido e meio líquido. (E) Meio líquido, meio sólido e meio gasoso.

38- No dimensionamento de decantadores convencionais, quando utilizados para separar partículas sólidas em

suspensão diluída num líquido, pela ação da gravidade, o escoamento da suspensão é no sentido longitudinal do equipamento. Qual é o critério básico para o seu dimensionamento? (A) O comprimento do decantador deve ser de, aproximadamente, 15 (dez) vezes a sua largura. (B) O tempo para a partícula percorrer a distância horizontal deve ser igual ao tempo para ela percorrer a dis-

tância vertical do decantador. (C) Garantir que a velocidade terminal da partícula seja nula. (D) A vazão (m

3/h) não deve ser elevada.

(E) O comprimento deve ser igual à profundidade do decantador. 39- Considere que a figura abaixo represente um estágio de separação adiabático de uma coluna de destilação,

onde o líquido e o vapor são misturas de 3 componentes (C).

Qual é o número de equações possíveis de serem escritas para este estágio de separação adiabático? (A) 4C + 2 (B) 2C + 5 (C) 2C + 7 (D) 4C + 5 (E) 3C + 7

40- As figuras desta questão ilustram curvas de equilíbrio líquido-vapor para três sistemas binários diferentes.

Selecione a alternativa que representa a sequência de aumento do grau de dificuldade para a separação das misturas através da destilação fracionada: (A) A, B e C. (B) B, A e C. (C) A, C e B. (D) B, C e A. (E) C, A e B.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 13 de 19

41- Nos dimensionamentos de equipamentos de separação por estágios ou pratos, é comum se fazer uso do que se denomina de equações ou linhas de operação. Estas equações servem para relacionar as propriedades de duas fases que se encontram/cruzam em um determinado ponto do equipamento. Referem-se às condições do interior das fases (ou condições bulk). São obtidas por meio de balanços numa seção de interesse do equi-pamento, utilizando-se um plano com valores conhecidos das propriedades de interesse e um plano interme-diário desta seção onde se deseja calcular o valor das propriedades. Considerando a figura abaixo, assinale a opção que apresenta o conjunto correto das equações de operação para a Seção 1 e Seção 2, respectivamen-te:

(A)

BBTT x

G

Lyx

G

Lyx

G

Lyx

G

Ly ;

(B)

BBTT x

G

Lyx

G

Lyx

G

Lyx

G

Ly ;

(C)

BBTT x

G

Lyx

G

Lyx

G

Lyx

G

Ly ;

(D)

BBTT x

G

Lyx

G

Lyx

G

Lyx

G

Ly ;

(E)

BBTT x

G

Lyx

G

Lyx

G

Lyx

G

Ly ;

42- A destilação extrativa é muito utilizada para separar misturas de componentes com volatilidades muito próxi-

mas, o que, pelos métodos convencionais, requer muitos estágios e razões de refluxo elevadas. Consiste em adicionar um outro componente ao sistema, chamado solvente, que aumenta a volatilidade relativa dos com-ponentes a separar. A destilação azeotrópica consiste na separação de misturas de azeótropos e também consiste em acrescentar um outro componente à mistura que será separada, também chamado solvente, como no caso da destilação extrativa. Neste caso, o componente acrescentado forma um novo azeótropo com um dos constituintes, permi-tindo a sua separação do outro componente da mistura original. Assinale a alternativa correta sobre a diferença de propriedades do solvente utilizado para cada um dos dois tipos de destilação apresentados: (A) A diferença reside na volatilidade do componente acrescentado: na destilação azeotrópica, ela é essenci-

almente a mesma dos componentes a separar, enquanto na destilação extrativa, o solvente é praticamente não-volátil, comparado com os componentes do sistema.

(B) A diferença reside na massa específica do solvente puro acrescentado: na destilação azeotrópica, ela é essencialmente a mesma dos componentes a separar, enquanto na destilação extrativa, ela é mais eleva-da, comparada com os componentes do sistema.

(C) A diferença reside na tensão superficial do solvente puro acrescentado: na destilação azeotrópica, ela é essencialmente a mesma dos componentes a separar, enquanto na destilação extrativa, ela é inferior, comparada com os componentes do sistema.

(D) A diferença reside na característica polar do solvente puro acrescentado: na destilação azeotrópica, o sol-vente é fortemente polar, enquanto na destilação extrativa, ele é essencialmente apolar.

(E) A diferença reside na viscosidade do solvente puro acrescentado: na destilação azeotrópica, ela é mais viscosa do que a viscosidade da mistura dos componentes a separar, enquanto na destilação extrativa, ela é menos viscosa, comparada com a viscosidade da mistura dos componentes do sistema.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 14 de 19

43- Em cálculos aproximados de colunas de destilação, se considera que as vazões molares da fase vapor e da fase líquida permanecem constantes em uma mesma seção do equipamento. Nas colunas de absorção de ga-ses, as vazões do gás e do líquido variam ao longo da coluna, com a fase gás diminuindo a sua vazão mássi-ca ou molar e a fase líquida aumentando-as. Em colunas de destilação e de absorção de gases recheadas, é comum se expressar as equações de projeto em termos dos elementos de transferência: HUT (altura de uma unidade de transferência) e NUT (número de unidades de transferência). Com estas definições, a altura de recheio (z) para as torres pode ser calculada pe-la expressão:

z = HUT.NUT

O número de unidades de transferência (NUT) é expresso por:

)())(1(

)1(

);(

gasesdeabsorçãodecolunasparayyy

dyyNUT

destilaçãodecolunasparayy

dyNUT

ml

Considere y como a fração molar de uma espécie química no vapor ou no gás, y* como a concentração de equilíbrio da espécie química no vapor ou no gás e o subíndice ml como sendo a média logarítmica indicada. A equação de NUT para colunas de absorção de gases, quando o sistema é diluído, tende para a equação re-lativa à destilação. Assinale a justificativa correta para esta afirmação: (A) As vazões globais das correntes de líquido e gás tendem a permanecer constantes. (B) As vazões globais das correntes de líquido e gás tendem a ser iguais entre si. (C) As vazões globais das correntes de líquido e gás tendem a diminuir. (D) As vazões globais das correntes de líquido e gás tendem a aumentar. (E) Tende a ocorrer uma inversão na tendência de variação das correntes de gás e do líquido: a vazão do lí-

quido tende a diminuir e a do gás aumentar. 44- Para o dimensionamento de trocadores de calor, existem vários métodos de cálculo. Um deles é o método que

se baseia na média logarítmica da força motriz de transferência de calor, representada pela diferença de tem-peratura entre as correntes que trocam calor. Baseia-se na equação da taxa de transferência de calor:

mlTUAFQ

Onde F é um fator de correção da força motriz (ΔTml). Para que serve este fator de correção? (A) Corrigir a força motriz (ΔTml) calculada de forma a representar uma configuração de trocador de calor de

correntes paralelas (ou concorrente). (B) Corrigir a força motriz (ΔTml) calculada para uma configuração de trocador de calor contracorrente, de for-

ma a representar a força motriz da configuração do trocador de calor em análise. (C) Corrigir a força motriz (ΔTml) calculada de forma a representar uma configuração de trocador de calor de

correntes opostas (ou contracorrente). (D) Corrigir a força motriz (ΔTml) calculada para uma configuração de trocador de calor concorrente, de forma a

representar a força motriz da configuração do trocador de calor em análise. (E) Corrigir a força motriz (ΔTml) calculada, de modo que possa ser utilizada indistintamente para trocadores

de calor com configuração do tipo concorrente ou do tipo contracorrente. 45- Considere as três situações abaixo:

1a Situação: um gás contendo um solvente e levado ao ponto de saturação por resfriamento da mistura.

2a Situação: uma mistura líquida levada ao ponto de vaporização (saturação).

3a Situação: um gás levado ao ponto de saturação por contato com um solvente líquido, num sistema isolado.

Assinale a alternativa que indica a correspondência correta com a 1

a Situação, a 2

a Situação e a 3

a Situação,

respectivamente: (A) Ponto de Saturação Adiabática, Ponto de Orvalho e Ponto de Bolha. (B) Ponto de Bolha, Ponto de Orvalho e Ponto de Saturação Adiabática. (C) Ponto de Bolha, Ponto de Saturação Adiabática e Ponto de Orvalho. (D) Ponto de Orvalho, Ponto Saturação Adiabática e Ponto de Bolha. (E) Ponto de Orvalho, Ponto de Bolha e Ponto de Saturação Adiabática.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 15 de 19

46- A elutriação é uma operação unitária para separação de partículas em frações distintas, realizadas em um conjunto de colunas de diferentes diâmetros conectados em série. A elutriação está baseada: (A) Na diferença de massa específica entre a partícula e o fluido. (B) Na diferença entre a porosidade da partícula e a porosidade do sistema fluido-partícula. (C) Na diferença entre a velocidade média do fluido e a velocidade terminal da partícula. (D) Na diferença entre o tempo de permanência das partículas presentes no fluido e o seu tempo de queda na

coluna. (E) Na diferença da força centrífuga que atua sobre as diferentes frações de partículas.

47- A evaporação é uma operação unitária destinada a concentrar soluções contendo solutos dissolvidos, pela

vaporização parcial do solvente. O aumento gradual da concentração tende a elevar a temperatura de ebulição da mistura, o que pode provocar danos à qualidade do soluto presente na solução, caso ele seja termossensí-vel. Qual o recurso operacional normalmente utilizado na operação de evaporação para evitar danos à quali-dade do produto quando ele for termossensível? (A) Aumentar o tempo de residência da solução no evaporador. (B) Aumentar a pressão do vapor de aquecimento que é alimentado no evaporador. (C) Reduzir a concentração final da solução a ser retirada do evaporador. (D) Reduzir a pressão de operação do evaporador (no lado da solução). (E) Reduzir a temperatura da solução que é alimentada no evaporador.

48- A equação de Bernoulli para descrever o escoamento de um fluido entre dois pontos é representada na forma

das equações abaixo:

2

2

1

2

2

2

1

2

2

2

1

2

22)3(.

22)2(.

22)1(.

zg

p

g

uz

g

p

g

uEq

gzpu

gzpu

Eq

gzpu

gzpu

Eq

onde g ≡ aceleração gravitacional, z ≡ altura vertical, ρ ≡ massa específica do fluido e u ≡ velocidade do fluido. Considere as afirmativas relacionadas abaixo e assinale, com V, as verdadeiras e, com F, as falsas: ( ) As três formas das equações apresentadas são válidas quando se considera fluido invíscido, fluido in-

compressível, escoamento em regime permanente. ( ) As três formas das equações apresentadas são válidas quando se considera fluido não invíscido, fluido

incompressível, escoamento em regime permanente. ( ) Na Eq. (1), cada termo apresenta dimensões de energia por unidade de volume e, na Eq. (2), cada termo

apresenta dimensões de energia por unidade de massa. ( ) Na Eq. (1), cada termo dentro de cada um dos parênteses representa, respectivamente: altura cinética

do escoamento, pressão estática e altura geométrica. ( ) Na Eq. (3), cada termo dentro de cada um dos parênteses representa, respectivamente: altura cinética,

energia potencial por unidade de volume e altura geométrica. ( ) Na Eq. (1), cada termo dentro de cada um dos parênteses representa, respectivamente: pressão dinâmi-

ca do escoamento, pressão estática e energia potencial por unidade de volume.

Assinale a alternativa que contém a resposta correta: (A) F V V F V V. (B) V F F F F V. (C) V F V F F V. (D) F V F F V F. (E) F V V V F V.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 16 de 19

49- Na engenharia química, se considera que as operações unitárias são aplicações tecnológicas das ciências básicas (por exemplo, física e química) e das ciências de engenharia (por exemplo, a termodinâmica e os fe-nômenos de transporte). Considere a sequência de operações unitárias abaixo: Centrifugação, Condensação, Flotação, Absorção, Ciclones, Destilação e Cristalização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para o fenômeno de transporte que melhor se aplica para a separação em cada uma das operações unitárias listadas: (A) De espécie química, de espécie química, de quantidade de movimento, de espécie química, de quantidade

de movimento, de calor, de calor. (B) De quantidade de movimento, de calor, de quantidade de movimento, de espécie química, de quantidade

de movimento, de espécie química, de espécie química. (C) De quantidade de movimento, de espécie química, de espécie química, de espécie química, de quantidade

de movimento, de espécie química, de calor. (D) De espécie química, de calor, de quantidade de movimento, de espécie química, de quantidade de movi-

mento, de calor, de espécie química. (E) De quantidade de movimento, de calor, de quantidade de movimento, de espécie química, de quantidade

de movimento, de espécie química, de calor. 50- No quadro de organizações internacionais, Carvalho (2011) cita, por exemplo, que a Organização das Nações

Unidas (ONU), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico e o Conselho da Europa, de modo longevo, afirmam o postulado por uma Administração Pública de qualidade, transparente e a serviço dos cidadãos. Mediante isto, a imparcialidade, a integridade, a honestidade, a verticalidade e a transparência são comportamentos e atitudes indispensáveis para que os cidadãos depositem, nos servidores públicos, a sua confiança. Neste contexto, é correto afirmar que o reconhecimento ético entre o dito postulado e a ação se dá quando: (A) As percepções éticas não se enraízam pelas estruturas constitucionais e forças político-administrativas,

sustentando-se assim uma conduta para o todo. (B) Os comportamentos éticos se flexibilizam às adaptações sistemáticas das circunstâncias. (C) A partir de um sistema normativo, a busca dos axiomas definidores da ética não se vincula ao viés socio-

lógico. (D) Dentro dos parâmetros institucionais, o utilitarismo deve conduzir o padrão ético. (E) A execução das políticas públicas não se dissocia da credibilidade ética de que goza a Administração Pú-

blica por intermédio dos seus servidores.

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 17 de 19

ANEXO I

Fundação Universidade Regional de Blumenau – Concurso Público – Edital N. 002/2013 Página 18 de 19

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL

DE BLUMENAU

Concurso Público – Edital N. 002 / 2013

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS

01 A B C D E

02 A B C D E

03 A B C D E

04 A B C D E

05 A B C D E

06 A B C D E

07 A B C D E

08 A B C D E

09 A B C D E

10 A B C D E

11 A B C D E

12 A B C D E

13 A B C D E

14 A B C D E

15 A B C D E

16 A B C D E

17 A B C D E

18 A B C D E

19 A B C D E

20 A B C D E

21 A B C D E

22 A B C D E

23 A B C D E

24 A B C D E

25 A B C D E

Questões RESPOSTAS

26 A B C D E

27 A B C D E

28 A B C D E

29 A B C D E

30 A B C D E

31 A B C D E

32 A B C D E

33 A B C D E

34 A B C D E

35 A B C D E

36 A B C D E

37 A B C D E

38 A B C D E

39 A B C D E

40 A B C D E

41 A B C D E

42 A B C D E

43 A B C D E

44 A B C D E

45 A B C D E

46 A B C D E

47 A B C D E

48 A B C D E

49 A B C D E

50 A B C D E

INFORMAÇÕES

O Gabarito e o Caderno de Questões serão divulgados a partir das 12h do dia 11 de novem-bro de 2013, no site www.furb.br/concurso.

Blumenau, 10 de novembro de 2013.