universidade aberta À comunidade escolar : a arte e … · 2019-11-11 · a arte e beleza das...

1
Alice de Santana Santos Alisson Matheus Lima Santos Breno William Leite Santos Carlos Augusto da Gama Bezerra Débora Sheron Santos Nunes Gleidson Felipe Hilário de Jesus José Edeilson Dias Vitorino José Vitor Santos Rodrigues Maria Heliziane dos Santos Marilia Beatriz Toledo Lima Nicolly Dias da Conceição Ruan Pablo Vieira Santos Thiago Michell Santos Gois José Arnaldo Vasconcelos Palmeira in memorium Vera Lúcia Corrêa Feitosa [email protected] UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR : A ARTE E BELEZA DAS CÉLULAS NA CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR : A ARTE E BELEZA DAS CÉLULAS NA CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE Resumo Objetivo Metodologia Resultados e Discussão É importante diminuir a distância do que se diz com o que se faz, de tal forma que, a tua fala seja a tua prática.(Paulo Freire – cap.2 de Pedagogia da Autonomia, 1966). Conclusões Agradecimentos O desenvolvimento deste projeto ocorre através de visitas ao Laboratório de Biologia Celular e Estrutural da Universidade Federal de Sergipe. O público alvo são estudantes de ensino fundamental, médio , profissionalizantes e professores do estado de Sergipe que demonstram interesse pela área. Durante as visitas são demonstrados conhecimentos teóricos e práticos dos componentes celulares e teciduais, através da confecção de lâminas histológicas. Referências BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BRUZZO, C.Biologia: Educação e Imagens. Educ. Soc. v. 25, n. 89, p. 359-1378, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, 1996. O projeto teve inicio em janeiro de 2001, é desenvolvido no Laboratório de Biologia Celular e Estrutural/DMO/UFS, tendo como finalidade integrar discentes de ensino fundamental, médio, profissionalizantes e professores ao meio acadêmico. Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das Ciências Morfológicas com ênfase em Biologia Celular, buscando integrá-los ao campo científico. Foto 5: Monitor Breno William apresentando o processo de preparação de uma lâmina histológica aos alunos do Colégio Cem. Foto 6: Monitores Carlos Augusto e Ruan Pablo recebendo alunos da Estácio de Sá. Fotos 1 a 4: Alunos de diversas instituições visitando e conhecendo o Laboratório de Biologia Celular e Estrutural, LBCE.

Upload: others

Post on 25-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR : A ARTE E … · 2019-11-11 · A ARTE E BELEZA DAS CÉLULAS NA CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS E SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

Alice de Santana Santos Alisson Matheus Lima Santos Breno William Leite Santos Carlos Augusto da Gama Bezerra Débora Sheron Santos Nunes Gleidson Felipe Hilário de Jesus José Edeilson Dias VitorinoJosé Vitor

Santos Rodrigues Maria Heliziane dos Santos Marilia Beatriz Toledo Lima Nicolly Dias da Conceição Ruan Pablo Vieira Santos Thiago Michell Santos Gois

José Arnaldo Vasconcelos Palmeira in memorium Vera Lúcia Corrêa Feitosa [email protected]

UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR :A ARTE E BELEZA DAS CÉLULAS NA CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS

MORFOLÓGICAS E SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR :A ARTE E BELEZA DAS CÉLULAS NA CONSTRUÇÃO DAS CIÊNCIAS

MORFOLÓGICAS E SUA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

Resumo

Objetivo

Metodologia

Resultados e Discussão

É importante diminuir a distância do que se diz com o que se faz, de tal forma que, a tua fala seja a tua prática.(Paulo Freire – cap.2 de Pedagogia da Autonomia, 1966).

Conclusões

Agradecimentos

O desenvolvimento deste projeto ocorre através de visitas ao Laboratório de Biologia Celular e Estrutural da Universidade Federal de Sergipe. O público alvo são estudantes de ensino fundamental, médio , profissionalizantes e professores do estado de Sergipe que demonstram interesse pela área. Durante as visitas são demonstrados conhecimentos teóricos e práticos dos componentes celulares e teciduais, através da confecção de lâminas histológicas.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BRUZZO, C.Biologia: Educação e Imagens. Educ. Soc. v. 25, n. 89, p. 359-1378, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia, 1996.

O projeto teve inicio em janeiro de 2001, é desenvolvido no Laboratório de Biologia Celular e Estrutural/DMO/UFS, tendo como finalidade integrar discentes de ensino fundamental, médio, profissionalizantes e professores ao meio acadêmico.

Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das Ciências Morfológicas com ênfase em Biologia Celular, buscando integrá-los ao campo científico.

Foto 5: Monitor Breno William apresentando o processo de preparação de uma lâmina histológica aos alunos do Colégio Cem. Foto 6: Monitores Carlos Augusto e Ruan Pablo recebendo alunos da Estácio de Sá.

Fotos 1 a 4: Alunos de diversas instituições visitando e conhecendo o Laboratório de Biologia Celular e Estrutural, LBCE.