unimed cerrado em foco - n.62 (2010)

8
- - Unimed Cerrado INFORMATIVO DA FEDERAÇÃO DAS UNIMEDS DOS ESTADOS DE GOIÁS E TOCANTINS Nº 62 - ANO XVI - JULHO - SETEMBRO 2010 em foco Com a expectativa de um público recorde e tendo o tema Cooperação, Cooperado e Cooperativismo como norteador dos debates, a 40ª Convenção Nacional Unimed acontecerá em Goiânia de 21 a 24 de setembro de 2010 e deve entrar para a história do Sistema Unimed com a realização e a incorporação da Feira da Intercooperação Produtos e Serviços a sua programação oficial. GOIÂNIA VAI RECEBER A 40ª CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED CIDADE ANFITRIÃ: CONFIRA OS ENCANTOS DA CAPITAL GOIANA Com a expectativa de um público recorde e tendo o tema Cooperação, Cooperado e Cooperativismo como norteador dos debates, a 40ª Convenção Nacional Unimed acontecerá em Goiânia de 21 a 24 de setembro de 2010 e deve entrar para a história do Sistema Unimed com a realização e a incorporação da Feira da Intercooperação Produtos e Serviços a sua programação oficial. GOIÂNIA VAI RECEBER A 40ª CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 1

Upload: unimed-cerrado

Post on 10-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal n.62, jul./set. 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

--Unimed CerradoINFORMATIVO DA FEDERAÇÃO DAS UNIMEDS DOS ESTADOS DE GOIÁS E TOCANTINS

Nº 62 - ANO XVI - JULHO - SETEMBRO 2010

em foco

Com a expectativa de umpúblico recorde e tendo o temaCooperação, Cooperado eCooperativismo comonorteador dos debates, a 40ªConvenção Nacional Unimedacontecerá em Goiânia de 21 a24 de setembro de 2010 e deveentrar para a história doSistema Unimed com arealização e a incorporação daFeira da IntercooperaçãoProdutos e Serviços a suaprogramação oficial.

GOIÂNIA VAI RECEBER A 40ª CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED

CIDADE ANFITRIÃ: CONFIRA OS ENCANTOS DA CAPITAL GOIANA

Com a expectativa de umpúblico recorde e tendo o temaCooperação, Cooperado eCooperativismo comonorteador dos debates, a 40ªConvenção Nacional Unimedacontecerá em Goiânia de 21 a24 de setembro de 2010 e deveentrar para a história doSistema Unimed com arealização e a incorporação daFeira da IntercooperaçãoProdutos e Serviços a suaprogramação oficial.

GOIÂNIA VAI RECEBER A 40ª CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 1

Page 2: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

3.

Sediar mais uma edição da Convenção Nacional Unimed émotivo de grande satisfação para Goiânia, a capital de Goiás e sededa nossa Unimed Cerrado. Assim como nas duas edições anterioresdo maior evento do Sistema Unimed, que foram realizadas emGoiânia, estamos certos que a cidade hospitaleira, situada nocoração do Brasil, vai receber todos os participantes da 40ªConvenção Nacional de braços abertos e com muito calor humano.

E nesse clima acolhedor, de uma grande e moderna capital queainda guarda o que tem de melhor no jeito simples do interior,sabemos que os convencionais vão se sentir à vontade paradebater, divergir, concordar, apresentar e aprovar as melhorespropostas para o cooperativismo médico de todo o Brasil. Tudo isso,com o respaldo dos renomados palestrantes convidados para oevento e a contribuição e participação ativa dos 2,5 milconvencionais esperados.

Mas, além dos debates em torno do tema central Cooperação,Cooperado e Cooperativismo, temos mais um grande motivo paraestarmos otimistas quanto ao sucesso desta convenção. Afinal,paralelamente à programação técnica e a já tradicional Feira de

Negócios, vamos ter nesta edição a 2ª Feira da Intercooperação Produtos e Serviços.Entre os dias 22 e 24 de setembro, cooperativas de todos os ramos do cooperativismo e de

todo o País vão expor seus produtos e serviços e participar de rodadas de negociação. Porém,mais do que mostrar a força e o potencial social e econômico das cooperativas, essa feira vemreforçar a intercooperação.

O sexto dos sete princípios do cooperativismo, a intercooperação, que prevê a relação e otrabalho conjunto das cooperativas de diversos ramos, é essencial para o fortalecimento domovimento cooperativo e sempre foi uma das bandeiras da Unimed Cerrado.

Há tempos, defendemos e trabalhamos pela união e a integração entre as Unimeds e entreas cooperativas médicas e aquelas de outros setores, sempre respeitando as diversidades ediferenças de cada segmento.

Acreditamos que, norteando nossas ações por esse princípio universal do cooperativismo,incorporando esse valor ao dia-a-dia das nossas cooperativas, aos nossos negócios e a nossavida, vamos avançar, e muito, na consolidação e no fortalecimento do sistema cooperativistabrasileiro em geral e, em especial, do Sistema Cooperativista Unimed.

O Sistema Unimed ao promover, em parceria com a Organização das CooperativasBrasileiras (OCB), a Feira da Intercooperação Produtos e Serviços e incorporá-la à programaçãooficial de seu maior evento dá um importante passo nessa caminhada.

Caberá a todos nós continuarmos essa jornada de cooperação e intercooperação em buscada unidade do sistema cooperativista brasileiro, dentro da sua salutar diversidade. E a diretoriada Unimed Cerrado deseja que a 40ª Convenção Nacional Unimed nos ajude nessa caminhada,pois com a prática desse princípio e a troca da competição pela cooperação, ganham oscooperados, as cooperativas, o cooperativismo e toda a sociedade.

Saudações cooperativistasDr. José Abel Ximenes

Presidente da Unimed Cerrado

2. Julho/Setembro 2010

40ª Convenção Nacional UnimedCooperação, Cooperado eCooperativismo: a força por definição

ÍNDICE

Cooperação, cooperado ecooperativismo�O tema central, que vai nortear

os debates da 40ª ConvençãoNacional Unimed, é também o temada palestra que será ministrada nodia 24 de setembro pelo ex-

presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)e uma das maiores lideranças do cooperativismobrasileiro, Roberto Rodrigues. Página 5Feira daIntercooperação� Lançada em

Goiânia no dia 13 deagosto, a 2ª Feira daIntercooperação, Produtose Serviços será realizada durante a edição deste anoda Convenção Nacional Unimed, cuja programaçãooficial passa a integrar. Página 7

AINDA NESTA EDIÇÃOProgramação diversificada.............................Página 4Feira de Negócios.......................................... Página 6Goiânia: cidade anfitriã.................................. Página 8

Diretoria Diretor Presidente: Dr. José Abel Ximenes

Diretor Administrativo-Financeiro: Dr. Danúbio Antônio de Oliveira

Diretor de Mercado: Dr. Luiz Antônio Fregonesi

Unimed Cerrado em FocoÓrgão informativo da Unimed CerradoNúmero 62 Ano XVI - Julho-Setembro 2010Santa Inteligência Comunicação

Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha

MTb 764/JP Fone (62) 9975 4316

[email protected]

Diagramação e arte: Caio CésarFotos: Carlos Silva, Secom e OCB

Tiragem: 5 mil exemplares

As matérias assinadas são de responsabilidadede seus autores e não refletem, necessariamente,a opinião de Unimed Cerrado em Foco

UNIMED CERRADO (Federação das Unimeds dos

Estados de Goiás e Tocantins)

Rua 8-A, número 111,

Setor Aeroporto, Goiânia - Goiás

CEP 74075-240 Fonefax (62) 3221 5100

www.unimedcerrado.com.br

UnimedCerrado

“A intercooperação

é essencial para o

fortalecimento do

movimento

cooperativo e

sempre foi uma das

bandeiras da

Unimed Cerrado”

Palavra do Presidente

UnimedCerrado

40ª Convenção Nacional Unimed�Goiânia vai sediar, de 21 a 24 de setembro de2010, a 40ª Convenção Nacional Unimed, que nestaedição espera contar com um público recorde paradebater temas de interesse do cooperativismo,mercado, medicina e saúde suplementar. Página 3

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 2

Page 3: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

3.

UnimedCerrado

Julho/Setembro 2010

Debates e História

Pela terceira vez, a capital goianavai sediar o principal encontro do Siste-ma Unimed. De 21 a 24 de setembro,será realizada em Goiânia a 40ª Con-venção Nacional Unimed, que esperareunir um público recorde formado porcerca de 2,5 mil dirigentes, cooperadose colaboradores de Unimeds de todo oPaís, além de representantes de todosos ramos do cooperativismo nacional.

A partir do tema central do evento– Cooperação, Cooperado e Coopera-tivismo -, ao longo desses três dias, osconvencionais vão debater assuntosatuais de interesse do cooperativismo,do mercado, da medicina e do setor desaúde suplementar. Para os debatesforam convidados palestrantes degrande representatividade nos cená-rios nacional e internacional, como ovice-presidente mundial da AliançaCooperativa Internacional (ACI), Ra-món Imperial Zúñica, e o ex-presiden-te da ACI e uma das maiores lideran-ças cooperativistas do Brasil, RobertoRodrigues.

Além de avanços na discussão so-bre as diferenças, peculiaridades e re-lação entre cooperação, cooperativis-mo e cooperados, a 40ª ConvençãoNacional Unimed deve entrar para ahistória do Sistema Unimed pela reali-zação e incorporação da Feira da Inter-cooperação, Produtos e Serviços. Éque essa feira, cuja segunda ediçãoacontecerá paralelamente à conven-ção deste ano, a partir de agora passa-rá a integrar a programação oficial daConvenção Nacional Unimed.

Promovida pela Unimed do Brasil eOrganização das Cooperativas Brasi-leiras (OCB) com o objetivo de mostrara força e o potencial do cooperativismono País como gerador de renda e de-senvolvimento econômico e social, afeira vem reforçar um dos princípiosbásicos do cooperativismo: a intercoo-peração.

“A intercooperação é um dos prin-cípios universais do cooperativismo e arealização dessa feira é uma oportuni-dade de exposição, negócio e confra-ternização entre as cooperativas, oque vai abrilhantar bastante a 40ª Con-venção Nacional Unimed”, explica opresidente da Unimed do Brasil, Eudesde Freitas Aquino. Para ele, ao promo-ver a Feira da Intercooperação, o Sis-tema Unimed dá uma relevante contri-buição para o fortalecimento do coope-rativismo.

Segundo Eudes Aquino, esse for-talecimento passa pelo desenvolvi-mento de todos os ramos do coopera-tivismo. “Os ramos de turismo e lazer,por exemplo, têm um grande potenciale precisam de apoio para crescermais”, observa. “Não podemos falarem cooperativismo brasileiro se te-mos cooperativas fortes e outras pou-co desenvolvidas”, completa o diretorde Marketing da Unimed do Brasil, Au-célio Melo de Gusmão, ressaltandoque a 40ª Convenção Nacional Uni-med e a 2ª Feira da Intercooperação,Produtos e Serviços vêm estimular o

amplo desenvolvimento do coo-perativismo no Brasil.

Na expectativa da

participação de um público

recorde e com a estreia da

Feira da Intercooperação

em sua programação

oficial, a 40ª Convenção

Nacional Unimed promete

fazer história

40ª Convenção Nacional vai entrar para a história do Sistema Unimed

“A 40ª Convenção Nacional Unimed vem nãosó reforçar o debate sobre o cooperativismo, comofomentar um dos grandes princípios do setor coo-perativista que é a intercooperação, a relação entrecooperativas de todos os ramos, o que considera-mos fundamental para fortalecer o sistema. É umagrande satisfação para todos nós da Unimed Cer-rado, que sempre defendemos e trabalhamos emprol da intercooperação, recebermos em Goiâniauma convenção que vem reforçar esse princípio”.

José Abel Ximenes presidente da Unimed Cerrado

“É importante que as cooperativas brasileirasse consolidem, mas não individualmente e, sim,como um sistema. E a Feira da Intercooperação,Produtos e Serviços, que acontece junto com a 40ªConvenção Nacional Unimed, é uma grande opor-tunidade para que todos que comungam da ideiado cooperativismo criem oportunidades de negóciodentro desse sistema e também para os mercadosinterno e internacional. Acho que nos reunindo,nos encontrando, vamos gerar oportunidade paraque isso ocorra. Por isso, convido todos os coope-rativistas para participar desse evento”.

Márcio Lopes de Freitas presidente da Organização

das Cooperativas Brasileiras (OCB)

"A realização da 40ª Convenção Nacional Uni-med em Goiânia é um marco. Trazer a discussão dostemas que envolvem a saúde suplementar e o coo-perativismo para nossa região, por meio do SistemaUnimed, significa lançar o olhar para uma unidadecooperativista participativa em todas as regiões, pri-vilegiando também o interior do Brasil. Assim, fortale-cemos as alianças com a comunidade em geral, a re-de prestadora de serviços, os nossos beneficiários eos médicos cooperados a fim de dar destaque asnossas ações e promover um debate produtivo entretodos os envolvidos”Sizenando da Silva Campos Júnior presidente da Unimed Goiânia

"Para o cooperativismo goiano, é motivo de or-gulho receber na capital de Goiás o maior encontrodo cooperativismo médico brasileiro. Tanto a con-venção quanto a Feira da Intercooperação serãomomentos importantes para que médicos e demaisprofissionais da saúde reafirmem suas crenças nomodelo cooperativista de trabalhar. A OCB-GO vêcom entusiasmo e apoia essa movimentação".

Antonio Chavagliapresidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO.

“Durante a 40ª Convenção Nacional Unimed,vamos discutir diversos assuntos relacionados aocooperativismo, mas linkados ao tema central doevento e, ao final da convenção, teremos um do-cumento com as propostas dos convencionais pa-ra o setor cooperativista. Ou seja, nossa conven-ção tem começo com a apresentação dos temaspara debate; meio com a discussão desses assun-tos e fim com a aprovação das propostas. E nestaedição, teremos debates muito interessantes”.

Aucélio Melo de Gusmão diretor de Marketing e

Desenvolvimento da Unimed do Brasil

A opinião das lideranças

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 3

Page 4: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

Durante a reunião do Ramo Saúde, que serárealizada no dia 21 de setembro das 14 às 18 ho-ras, no Centro de Convenções de Goiânia, diri-gentes cooperativistas do setor vão conhecer oresultado do primeiro censo das cooperativas da

área da saúde realizado em Goiás. O levantamen-to foi coordenado pelo Conselho Especializadono Ramo Saúde da OCB-GO. O trabalho, pioneirono País, vem despertando o interesse de outrosEstados.

A Seguros Unimed vai promoverem Goiânia, no dia 22 de setembro,das 9 às 16 horas, seu 19º EncontroCooperativo. O objetivo do evento, queserá realizado na sala Lago das Brisasdo Centro de Convenções de Goiânia,é estreitar o relacionamento entre a se-guradora e as cooperativas.

O presidente da Unimed Cerrado,José Abel Ximenes, vai participar dos

painéis de discussão sobre os temasInter-cooperativismo, A sustentabilida-de do Sistema OCB e a representaçãopolítica do cooperativismo e o Futuro eos modelos de gestão das organiza-ções cooperativistas.

As inscrições são gratuitas, masos interessados precisam se inscrever,mesmo que já estejam inscritos naconvenção.

Para conferir a programação completa da 40ª Convenção Nacional Unimed, promovida pela Unimed do Brasil,Unimed Cerrado e Unimed Goiânia

com o apoio da Central Nacional Unimed, Fundação Unimed e Seguros Unimed, acessewww.unimed.com.br/convencao2010

5.

Dentro do projeto Operadora ePrestadora e da programação que an-tecede a abertura da 40ª ConvençãoNacional Unimed, será realizado no dia21 de setembro, das 9 às 18h30, noCentro de Convenções de Goiânia, oworkshop Sistema Unimed: em buscada inovação. A partir de palestras,apresentações de cases e debates, os

participantes vão ser instigados e con-vidados a refletir sobre temas, como asvantagens e desvantagens competiti-vas de ser operadora ou de ser sóprestadora.

Logo após a abertura do works-hop, o palestrante José da Paz Cury,que é formado em Administração deEmpresas e Desenvolvimento Organi-zacional, vai falar sobre “A diferençaentre perigo e risco”. Em seguida, ospresidentes das Federações de Goiáse Tocantins (Unimed Cerrado), JoséAbel Ximenes, Ceará, Darival Bringelde Olinda, Minas Gerais, Helton Frei-

tas, e Santa Catarina, Ivan Savoia As-sef, vão relatar suas experiências coma implantação do modelo operadora eprestadora em suas federações.

Às 14h30, José da Paz Cury vaimediar um debate sobre “Reflexão:mobilização das organizações para aqualidade de resultados – reinventan-do a Unimed – perigo # risco”. A pro-gramação da tarde prosseguirá comdebates em grupos. Às 16h15, essesgrupos vão se reunir para a apresenta-ção de suas propostas e a elaboraçãoda Carta de Goiânia, documento comas conclusões do encontro.

A programação pré-convenção terá umworkshop que vai debatero Sistema Unimed

4. Julho/Setembro 2010

UnimedCerrado

Sistema Unimed em busca da inovaçãoProgramação

O censo da saúde

Seguros Unimed: 19º Encontro Cooperativo

O Papel do Legislativo na Defesa do Cooperativis-mo Médico será debatido na 40ª Convenção NacionalUnimed na mesa-redonda, que acontece no dia 22 desetembro, às 14 horas. Foram convidados para o deba-te a senadora goiana Lúcia Vânia (PSDB), o deputadofederal e médico goiano Ronaldo Caiado (DEM) e ostambém deputados federais Dr. Ubiali (PSB/AP), Dr. Ne-char (PP/SP), Dr. Talmir (PV/SP) e Arlindo Chinaglia(PT/SP).

“A mesa-redonda vai debater a importância doapoio do Legislativo ao cooperativismo e também apro-

ximar os parlamentares do setor cooperativista”, expli-ca o presidente da Unimed Cerrado, José Abel Xime-nes. Aproveitando o período eleitoral, durante o evento,ele vai ressaltar a importância das Unimeds de todo oPaís participarem do processo de escolha dos políticosnessas eleições.

Segundo Ximenes, é legítimo e imprescindível queo Sistema Unimed apoie candidatos com uma trajetóriapolítica baseada no reconhecimento do cooperativismomédico como um dos pilares para a boa prestação dosserviços de saúde e do exercício digno da medicina.

Partindo do velho e sá-bio princípio que a “união faza força”, o Sistema Unimedvai promover, no dia 23 desetembro, uma mesa-redon-da com representantes deentidades médicas nacio-nais, como o Conselho Fe-deral de Medicina (CFM), aFederação Nacional dos Mé-dicos (Fenam) e a Associa-ção Médica Brasileira(AMB), para debater o Pactoem defesa do cooperativis-mo e da saúde.

A mesa-redonda, quefaz parte do segundo dia deprogramação da 40ª Con-venção Nacional Unimed,será realizada das 11h15 às12h30. O CFM, Fenam eAMB, que integram a Comis-são de Cooperativismo Mé-dico, já se manifestaram afavor de uma atuação con-junta entre as entidades emprol dos interesses da medi-cina cooperativista e dosprojetos da área da saúde.

A celebração desse pac-to, defendido pelo SistemaUnimed, fortaleceria as enti-dades dos setores coopera-tivista e de saúde, dandomaior visibilidade e força assuas reivindicações. O resul-tado seria uma atuação maiscoesa e eficaz das entidadesem defesa da saúde e docooperativismo, com benefí-cios para a classe médica ea toda a sociedade.

O Legislativo e o cooperativismo médico

Pacto pelo cooperativismo e a saúde

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 4

Page 5: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

Ex-presidente da Organização dasCooperativas Brasileiras (OCB) e daAliança Cooperativa Internacional(ACI), ex-ministro da Agricultura e atualcoordenador do Centro de Agronegó-cio da Fundação Getúlio Vargas, Ro-berto Rodrigues, uma das maiores lide-ranças do cooperativismo no Brasil eno exterior, é o convidado da 40ª Con-venção Nacional Unimed para abordar

o tema central do evento. A palestraCooperação, Cooperado e Cooperati-vismo será ministrada no dia 24 de se-tembro, das 10h45 às 11h45.

Roberto Rodrigues – que define asociedade cooperativa como uma das

formas mais avançadas de organiza-ção na sociedade moderna, afirma queser cooperado não é suficiente paraser cooperativista e diz que para sercooperativista é preciso ter plena cons-ciência e conhecimento do significadode cooperação - vai abordar a relaçãoentre cooperativismo, cooperação ecooperado.

Entre os outros palestrantes convi-dados para a convenção está o coor-denador Residente do Sistema NaçõesUnidas e representante Residente doPrograma das Nações Unidas para oDesenvolvimento (PNUD) no Brasil,Jorge Chediek. Ele abrirá a programa-ção técnica do dia 23, com a palestraCooperativismo - Uma visão social in-tegrada.

5. Julho/Setembro 2010

UnimedCerrado

Uma das maiores liderançasdo cooperativismo noBrasil e no exterior, o ex-presidente da ACI e OCBenfocará a relação entrecooperação, cooperado ecooperativismo

Roberto Rodrigues é o palestrantedo tema central da convençãoFLASHES

Vice-presidente mundial daAliança Cooperativa Internacional(ACI) e presidente da instituição naAmérica Latina, o mexicano RamónImperial Zúñica, vai abrir a progra-mação técnica da 40ª ConvençãoNacional Unimed, no dia 22 de se-tembro, das 9 às 10 horas, com apalestra Cooperativismo: ontem,hoje e sempre.

Engenheiro industrial com ampla

experiência no setor cooperativistafinanceiro, Ramón é diretor geral daCaja Popular Mexicana, cooperativafinanceira que integra mais de 1,5milhão de sócios. Co-autor do livroBanca Social “Historia, Actualidad yRetos de las Fianzas Populares”,Ramón já participou de vários con-gressos e convenções do setor coo-perativista como representante doMovimento Cooperativo do México.

Vice-presidente da ACI abre o ciclo de palestras

Tema Central

O avanço da medicina comociência, principalmente da metade doséculo 20 até os dias atuais, é notá-vel. Porém, enquanto a medicinaevoluiu em áreas, como a prevenção,diagnóstico, tratamento e promoçãoda saúde, nesse mesmo período oexercício da profissão médica pareceter seguido o caminho contrário, so-bretudo no que se refere à remunera-ção e às condições de trabalho dosprofissionais.

Qual a explicação para a dispari-dade entre a evolução da medicinacomo ciência e arte e as condiçõeseconômicas dos seus profissionaisna atualidade? É o que o médico, ba-charel em Direito, professor universi-tário e escritor Genival Veloso de

França vai responder na palestra Aevolução social do médico, que pro-fere no dia 22, a partir das 10h10, na40º Convenção Nacional Unimed.

O professor, para quem a con-venção será de grande importânciapara a classe médica e para a socie-dade pela magnitude dos temas quevai abordar, observa que, nos últimosanos, do ponto de vista social, cultu-ral e emocional os médicos sofreramperdas. “Houve a passagem de pro-fissionais liberais para assalariados,da independência para a dependên-cia, do trabalho isolado para o traba-lho em equipes”, diz.

Esse novo cenário, de acordocom o professor, distanciou a socie-dade do médico, embora o profissio-

nal tenha continuado com as mes-mas responsabilidades morais e le-gais diante de seus pacientes. “Omédico que era o amigo da família,que acompanhava o paciente desdeo nascimento até a morte, passou aser um prestador de serviços, frio esem interação emocional com o pa-ciente, dando margens a conflitos e,muitas vezes, a litígios jurídicos”, de-clara.

Do ponto de vista econômico, osmédicos também tiveram perdas.Uma das causas, aponta Genival Ve-loso de França, foi a massificação daformação médica com o aumento donúmero de faculdades, que colocamno mercado mais profissionais doque a necessidade.

A evolução social do médico em pauta

Roberto Rodrigues:palestra no dia 24

Ramón Imperial Zúñica:vice-presidente da ACI

Genival Veloso de França:avanços e perdas

MERCADO E COMUNICAÇÃOPosicionamento Estratégico -Mercado e Comunicação é otema que o publicitário WalterLongo vai abordar no dia 23 desetembro, das 14 às 15 horas.Conhecido do público por suaparticipação no programatelevisivo “O Aprendiz”, Longotem quase 40 anos de vidaprofissional e vasta experiênciana área de Marketing.

MOTIVAÇÃOCaberá o ex-técnico daSeleção Brasileira de Futebol etécnico do Palmeiras, LuizFelipe Scolari, abordar o temaMotivação e Decisão. Apalestra de Scolari será no dia23, das 15h25 às 16h40.

MARCASEleita pela Revista Forbes “AMulher Mais Influentes do Brasil”no segmento de Propaganda eMarketing, Maria CristinaCarvalho Pinto, discorrerá sobre otema “Sustentabilidade: as marcasna berlinda”, no primeiro dia daconvenção. Na palestra, quecomeça às 15h50, ela vai enfocaraspectos como os pilares para aconstrução de uma marca forte.

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 5

Page 6: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

Já incorporada à programação daConvenção Nacional Unimed, a tradi-cional Feira de Negócios vem com for-ça total na edição deste ano, se con-solidando como um importante canalde negócios e parcerias aberto aosparticipantes do principal evento doSistema Unimed. Além de organiza-ções do Complexo Unimed, como aUnimed do Brasil, Unimed Cerrado eFundação Unimed, empresas de pro-dutos e serviços de vários segmentose de todo o País já confirmaram a par-ticipação na feira.

Nos estandes, que serão instala-dos no Centro de Convenções deGoiânia, em uma área acoplada às sa-las e auditórios onde serão realizadasas palestras, mesas-redondas e deba-tes, os expositores vão mostrar os prin-cipais produtos e novidades de suasempresas e o Sistema Unimed vai di-vulgar seu trabalho. A abertura da feiraestá agendada para as 9 horas do dia22 de setembro e o encerramentoacontecerá na noite do dia 24.

Nesses três dias, centenas de pes-soas devem circular pelos estandesnos intervalos da programação técnicada 40ª Convenção Nacional. Além deaproximar as empresas expositorasdos dirigentes, cooperados, adminis-tradores e colaboradores do SistemaUnimed, proporcionando o fechamentode acordos comerciais, a troca de ex-periências e o surgimento de novasparcerias entre eles, a Feira de Negó-cios também é um ponto de confrater-nização e encontro do público.

A feira busca também alavancarnegócios em benefício das estruturasadministrativas e gerenciais do Siste-ma Unimed, propiciar ações de fideli-zação com os clientes das diversascooperativas presentes no evento eviabilizar o contato direto com profis-sionais médicos, líderes nas cidadesonde atuam.

Durante a 40ª Convenção Nacional Unimed serãoconhecidos os vencedores da edição deste ano dos prê-mios Alberto Urquiza Wanderley (Comunicação), DjalmaChastinet Contreiras (Responsabilidade Social), LuteroArno Renck (Educação e Capacitação), Jeber Juabre(Experiências de Sucesso) e Nilo Marciano de Oliveira(Marketing). Os concursos são promovidos pela Unimeddo Brasil e voltados para o Sistema Unimed.

A Unimed Cerrado é uma das finalistas do Prêmio Al-berto Urquiza Wanderley de Comunicação, concorrendona categoria Memória com a publicação especial editada

em comemoração aos 15 anos da Federação, celebra-dos em 2009. A publicação 15 Anos - Unimed Cerradoconta um pouco da história da origem, formação, traba-lho, prioridades e metas da Federação criada em 7 de ju-lho de 1994 com a missão de promover e apoiar a inte-gração e o desenvolvimento das Singulares de Goiás eTocantins.

Esse é o quarto ano consecutivo que a Unimed Cerra-do figura entre os finalistas do Prêmio de Comunicaçãoque chega a sua sexta edição. A Federação já esteve entreos finalistas das categorias Jornal e Relatório de Gestão.

Négocios

6. Julho/Setembro 2010

UnimedCerrado

Feira oferece oportunidades de negócios e parceriasEmpresas de vários

setores já confirmaram a

participação na Feira de

Negócios, um espaço para

parcerias, contatos

comerciais e

confraternização já

tradicional na Convenção

Unimed

Prestadores de serviçosde saúde, fornecedores degases medicinais, portal decompras eletrônicas eempresas de softwares paragestão hospitalar, clínica,assistencial, administrativa,financeira, de planos desaúde e de saúde pública.Veja a relação de algunsexpositores de produtos eserviços que já confirmarama participação na Feira deNegócios:

Alctel Air Liquide Axismed Bionexo EmedEPrimeCare Grupo Blue Star Sul Grupo Fleury Helimed Hl Bolsas Human L+M Medalliance Medsalva MV Sistemas

Net-Globe OCB Odontoprev Procenge Qualicorp SimproSanofi-AventisSincomedStar Print StrategySymantec Transmai Unicred Uniodonto

Presençasconfirmadas

Unimed Cerrado é finalista de prêmio de comunicação

A Unimed Cerrado também conquistou o primeiro lugar na Catego-ria Operacional até 40 mil clientes no 9º Prêmio Jeber Juabre Experiên-cias de Sucesso. Pela conquista, a Federação será homenageada du-rante a 40ª Convenção Nacional Unimed, juntamente com os demaisvencedores. Os objetivos desse prêmio são reconhecer, premiar e es-timular a multiplicação das ações de sucesso das Unimeds, gerandoreferências de práticas de excelência na gestão das cooperativas.

Experiência reconhecida

“A Procenge possui mais de 120 clientes do sistema Unimed e participar deum evento como a Convenção Nacional é fundamental para estreitarmos o rela-cionamento com eles e apresentarmos novidades de tecnologia para o setor desaúde. A novidade deste ano será o iPirâmide, aplicativo para smartphone quepermite o acesso às informações gerenciais do nosso ERP Pirâmide em qualquerlugar, assim como realizar os diversos tipos de autorizações, com mais usabilida-de e agilidade. Temos expectativa de realizarmos ótimos contatos”.

Eduardo Cavalcante – Superintendente de Relacionamento com Clientes da Procenge

“Com 84 anos de existência, o Grupo Fleury também foi fundado por médi-cos e, assim como a Unimed, valoriza seus clientes. Em medicina diagnóstica,possui 16 marcas que reúnem mais de 140 unidades de atendimento presentesem seis Estados e no Distrito Federal. O Grupo Fleury é considerado, também,centro de referência para a realização de exames complexos e de ponta paracerca de 3 mil laboratórios clínicos e hospitais de todo o Brasil, além de atuar naárea de medicina preventiva e terapêutica. Um pilar fundamental de nossa mis-são é atender às necessidades dos nossos clientes médicos. Participar, portan-to, da 40ª Convenção Nacional Unimed, é uma oportunidade de estreitar o rela-cionamento com uma entidade que atua pautada por valores muito similares aosnossos”.

Wilson Pedreira Leite Jr - Diretor Executivo de Medicina Diagnóstica do Grupo Fleury

Palavra de expositor

7.

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 6

Page 7: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

7. Julho/Setembro 2010

Cooperativas de todos os ramos,como saúde, crédito, habitação e agro-pecuária, vão participar da 2ª Feira daIntercooperação Produtos e Serviços,promovida pelo Sistema Unimed e aOrganização das Cooperativas Brasi-leiras (OCB). Coordenada pelo presi-dente da Unimed Cerrado, assessor dadiretoria da Unimed do Brasil e repre-sentante Nacional do Ramo Saúde daOCB, José Abel Ximenes, a feira acon-tece pela segunda vez na capital goia-na e será realizada no Centro de Cultu-ra e Convenções durante a 40ª Con-venção Nacional Unimed, cujo calen-dário oficial passa a integrar.

“A feira não será um evento parale-lo, mas integrado à Convenção”, anun-ciou o presidente da Unimed do Brasil,Eudes de Freitas Aquino, durante olançamento do evento, no dia 13 deagosto, em Goiânia. Ele explicou que apromoção e a incorporação da feira aocalendário da Convenção Nacional do

Sistema Unimed fazem parte do proje-to da Unimed do Brasil de valorizaçãodos princípios cooperativistas, como aintercooperação.

De 22 a 24 de setembro, cooperati-vas de todos os segmentos e de todo oPaís poderão expor seus produtos eserviços em cerca de 30 estandes aosquais o público terá acesso livre. Osestandes serão montados ao lado daFeira de Negócios, no térreo do Centrode Convenções de Goiânia.

O lançamento da 2ª Feira da Inter-cooperação Produtos e Serviços reu-niu diretores do Sistema Unimed, OCB,OCBGO e de cooperativas de váriossegmentos. O presidente da IndústriaQuímica do Estado de Goiás (Iquego),médico Pedro Canedo, representou ogovernador Alcides Rodrigues na sole-nidade e ressaltou a importância dotrabalho da Unimed e do cooperativis-mo para o desenvolvimento do Estado.

O diretor Administrativo-Financeiroda Unimed Cerrado, Danúbio Antôniode Oliveira, ressaltou que a feira vemreforçar o princípio da intercooperaçãoe, com certeza, será uma marca da 40ªConvenção Nacional e das futuras con-venções do Sistema Unimed.

Representando todas as coopera-tivas que participavam do lançamentoda feira, o presidente do Sicoob do Va-le, Vanderval José Ribeiro, destacou anecessidade do fortalecimento do coo-perativismo para a superação dos de-

safios do mercado. “Precisamos estarunidos para defendermos esse sistemaque aprendemos a amar e a trabalharpor ele”, disse, destacando a importân-cia da intercooperação, que a feiracontribuirá para fortalecer.

O representante da OCB, LaudoRogério dos Santos, o representante

do prefeito de Goiânia, Cláudio Tava-res, e o presidente da Unicred BrasilCentral, Dejan Rodrigues Nonato, querepresentou o presidente da OCBGO,também ressaltaram a importância dafeira, que deve contribuir para que a40ª Convenção Nacional Unimed te-nha um público recorde.

UnimedCerrado

2ª Feira da Intercooperação vai reunirtodos os ramos do cooperativismo

Intercooperação

Cooperativas e empresas

de todos os ramos têm um

encontro marcado na feira,

que será realizada durante a

40ª Convenção Nacional

Unimed e passará a integrar

a programação oficial desse

evento

Lançamento da 2ª Feira da Intercooperação:apoio das lideranças cooperativistas

Os participantes da 2ª Feira daIntercooperação, além da exporemseus produtos e serviços, também po-derão participar da Rodada de Negó-cios, que consiste na promoção deencontros entre representantes decooperativas e de empresas de diver-sos setores a partir da identificaçãode potenciais vínculos entre eles.

As reuniões da Rodada de Ne-gócios serão programadas de acor-do com o perfil dos participantes. Oobjetivo é simplificar a procura poreventuais parceiros, promovendo aredução de tempo e de custos nosacordos e negociações entre coope-rativas e empresas de diferentessegmentos.

Feira terá Rodada de Negócios

A 2ª Feira da IntercooperaçãoProdutos e Serviços terá ainda cur-sos, workshops e palestras comtemas de interesse do cooperati-vismo, que serão ministrados pelaUnimed Cerrado. Confira a relaçãode cursos programados:A postura do líder cooperativista

Cooperativismo contemporâneoCooperando com a comunicaçãoorganizacionalVivendo e exercitando a cooperaçãoLiderança cooperativa e inovadoraLegislação TrabalhistaContabilidade para não contadoresCooperativismo passo a passo.

Cursos vão abordar o cooperativismo

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 7

Page 8: Unimed Cerrado em foco - n.62 (2010)

UnimedCerrado

8. Julho/Setembro 2010

A escolha do mês de setembro paraa realização da 40ª Convenção Nacio-nal Unimed em Goiânia não poderia tersido mais feliz. Afinal, a abertura doevento será no dia 22 de setembro, vés-pera do início da primavera, a estaçãodas flores, e na cidade das flores, dosparques, que se orgulha de ostentar omaior número de metros quadrados de

áreas verdes por habitante no Brasil.Fundada em 1933, Goiânia foi pro-

jetada para 50 mil habitantes, númerosuperado menos de duas décadas de-pois e que hoje gira em torno de 1,2 mi-lhão de moradores. O crescimento de-mográfico e a expansão da capital trou-

xeram problemas, como transtornos notrânsito da cidade que tem uma dasmaiores frotas do País, com quase 1 mi-lhão de veículos em circulação.

Mas, problemas como esse pare-cem pequenos diante da beleza da capi-tal, apontada entre as sete cidades bra-sileiras com melhor qualidade de vida.

E o verde é o ponto forte de Goiâ-nia, que atualmente conta com cerca de20 parques ambientais. Em meio a ruas,avenidas e prédios, eles preservam umpouco da beleza bucólica do cerrado.

A arquitetura goianiense tambémmerece uma atenção especial dos visi-tantes. Em estilo art déco, partes do nú-cleo central da cidade e do bairro deCampinas, há sete anos foram incorpo-radas ao patrimônio histórico e artísticonacional brasileiro. Reserve um horáriona agenda e confira essas e outras bele-zas da capital goiana.

Cidade-sede

Goiânia tem cerca de 20 parques ambientais.Confira a localização e visite alguns deles:Bosque dos Buritis - Setores Central e OesteParque Flamboyant Jardim Goiás

Parque Sulivan Silvestre (Vaca Brava) - Setor BuenoParque Areião - Setores PedroLudovico, Marista e SulParque Liberdade Setor Jaó

� Goiânia está localizadapraticamente no coração doBrasil, o que facilita o acessode visitantes vindos do Norte,Sul, Leste e Oeste

� A capital fica a 210quilômetros de Brasília, 170 deCaldas Novas (cidade daságuas quentes), 121 dahistórica Pirenópolis e 141 deGoiás, antiga capital do Estadoe Patrimônio Histórico daHumanidade

� A tensão elétrica local é220 Volts

� A população é de1.220.412 (estimativa 2006)

� O atual prefeito é o médicoPaulo Garcia (PT), ex-presidente da Unimed Goiânia

� O nome da cidade foiescolhido através de umconcurso promovido em 1933pelo jornal O Social

� Nos últimos dias deagosto, a temperatura nacapital passou dos 35º C e aumidade relativa do ar ficouabaixo dos 20%

� Com a chegada daprimavera, tradicionalmente aestação mais quente do ano nacidade com temperaturasmáximas entre 29°C e 32°C, ocalor pode aumentar

� As chuvas não sãocomuns nessa época e a baixaumidade relativa do ar exigecuidados extras com ahidratação

Saiba mais...Na véspera do início da

estação das flores, a capital,

que se destaca pela

quantidade de áreas verdes

preservadas, vai receber os

participantes da 40ª

Convenção Nacional

Unimed

Goiânia: a cidade das flores e do verde

Inaugurado em abril de 1994, oCentro de Cultura de Goiânia(CCG) é classificado como um dosmais modernos e completos daAmérica Latina. O prédio tem maisde 51 mil metros quadrados de áreaconstruída, o que lhe permite sediarvários eventos simultaneamente.Situado no Centro da capital, o

CCG conta com dois grandes audi-tórios, salas de reuniões, pavilhõespara feiras e exposições, um res-taurante de comidas típicas, lan-chonete, área vip climatizada comvista panorâmica de todo o prédio eamplo estacionamento coberto.Saiba mais sobre o CCG no sitewww.ccgo.com.br

Também conhecida como “a capital dos botecos”, Goiâniatem bares e restaurantes para todos os gostos. Confira:Restaurante Chão Nativo Bueno (Típico) – Avenida T-11, 299,

Setor BuenoAroeira Restaurante (Típico) – Rua 146, 570, Setor SulÁrabe Restaurante (Árabe) - Avenida Henrique Silva,

205, Setor SulAssoluto Restaurante (Italiano) – Alameda Coronel

Eugênio Jardim, 300, Setor MaristaTao (Japonês) - Rua T-48, 121, Setor Bueno

TK Temakeria (Japonês) - Rua 9, 1.278, Setor OestePiquiras Restaurante (Variado) – Rua 146 esquina com

Rua 139, Setor SulL´Etoile d´Argent Restaurante (Variado) – Rua 146 esquina

Rua 138, Setor SulCompanhia do Peixe (Peixes e frutos do mar)- Rua T-30

esquina com a T-53, Setor BuenoTucunaré na Chapa - Avenida T-2, 998 - Setor BuenoChurrascaria Montana Grill – Avenida 85, 2330, Setor MaristaChoperia e Restaurante Pinguim – Avenida T-3, 2465,

Setor BuenoKabanas - Avenida T-3, 2693, Setor BuenoCelson & Cia- Rua 22 esquina com Rua 15, Setor OesteCateretê -Avenida T-2 esquina com a T-53, Setor Bueno

Centro de Cultura e Convenções

Bares e restaurantes

A cidade dos parques

Viaduto da Avenida T-63: um dos cartões postais da capital

unimed 09:CLUBE.QXD 10/09/2010 10:39 Página 8