unidos pela freguesia · 2018-03-04 · “existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes...

4
Unidos pela Freguesia Fenais da Ajuda / Lomba de São Pedro Edição n. 79 Fevereiro 2018—Mensal—Gratuito PÁGINA 1 AMIZADE “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passar, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz… Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lem- branças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho. Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade…” Hoje e Sempre… simplesmente porque: “Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso”. www.refletirpararefletir.com

Upload: doancong

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidos pela Freguesia · 2018-03-04 · “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso ... Mas o destino nos apresenta outros

Unidos pela Freguesia

Fenais da Ajuda / Lomba de São Pedro

Edição n. 79

Fevereiro 2018—Mensal—Gratuito

PÁGINA 1

AMIZADE “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passar, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho.

Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz…

Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.

Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.

Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lem-branças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade…”

Hoje e Sempre… simplesmente porque: “Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso”.

www.refletirpararefletir.com

Page 2: Unidos pela Freguesia · 2018-03-04 · “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso ... Mas o destino nos apresenta outros

PÁGINA 2

O Centro Comunitário Cais do Remar possui as seguintes oficinas de trabalho:

Oficina das Artes ( esta oficina é composta por dois Atelieres: Costura e Artes Decorativas reutilizado materiais de forma criati-va) Horário de funcionamento: todas as quintas-feiras das 14:00 às 16:030.

Oficina da informática (dispõe de uma sala com 9 computadores com acesso à internet, impressão e fotocópias, disponível para a realização de trabalhos escolares, acesso à informação e comunicação). Horário de funcionamento: todas os dias uteis das 9:30 às 12:20 e das 13:30 às 16:30. horário de funcionamento para juniores apenas em épocas de interrupção lectiva e horário a combinar com o grupo.

Oficina do sabor&saber (sessões de culinária para dois grupos um sénior e um jovem, tendo como objectivo aprender a con-feccionar refeições económicas, regras de etiqueta à mesa e proporcionar refeições saboreadas em grupo de uma forma familiar). Horário de funcionamento: Todas as quartas-feiras das 14:00 às 16:30.

Oficina da reabilitação (Nesta oficina disponibilizamos à Associação ARRISCA um espaço para a toma da metadona, consulta medica, atendimento psicossocial, testes de despiste e colaborámos como intermediários entre os utentes, família e ARRISCA. Horário da toma da matadona: Todas os dias uteis das 12:00 às 12:30. Os restantes serviços são comunicados, de ante-mão pela associação ARRISCA ao Cais do Remar

Oficina do desporto e cultura (Nesta oficina desenvolvemos vaias modalidades tais como: futsal, btt, canoagem, futebol de rua e exploração da natureza, estas actividades abrangem várias faixas etárias e funciona em horários diferentes).

Escolinha do desporto, que tem como objectivo de transmitir através do desporto valores sociais que previnam comporta-mentos desviantes: Horário de funcionamento: Todas os Sábados das 09:00 às 12:00.

Oficina de Expressão Musical

Atelier dos Bombos - Horário de funcionamento: Todas as quartas-feiras das 18:30 às 19:30.

Atelier de Violão - Horário de funcionamento: Todas as quintas-feiras das 18:30 às 21:30.

Oficina da Dança Nesta oficina desenvolvemos duas modalidades:

A dança júnior , Horário de funcionamento: Todos os sábados das 14:30 às 15:30, ( sujeito a alteração, consoante a disponibilidade das volutarias/formadoras)

A Dança Sénior que tem como objectivo oferecer à população sénior uma atividade física diferente, bonita e eficiente que lhes per-mita estarem ativos, alegres e cheios de vitalidade. Horário de funcionamento: Lomba de São Pedro, todas as Segun-das e quartas-feiras das 20:00 às 21:00, Fenais da Ajuda todas as sextas-feiras das 19:30 às 20:30 e na Freguesia da Maia todas as Terças-feiras e Quintas-feiras das 19:00 às 20:00.

Oficina das Artes Circenses (Faculta aos nossos utentes a oportunidade de aprender malabares e tem como objectivo desper-tar a auto-estima através da expressão corporal e prevenir comportamentos desviantes). Horário de funcionamento: Lomba de São Pedro, todas as sextas-feiras das 1700 às 18:30. Fenais da Ajuda todas as terças-feiras das 17:00 às 18:30.

Espaço solidário (Aberto a toda a comunidade e outras, para a aquisição de vestuário e outros artigos por valores simbólicos). Horário de funcionamento: Todas os dias uteis das 13:30 às 16:30.

Boletim In/Formativo “Unidos pelas Freguesias” (Este boletim tem como objectivo recuperar os laços de proximidade e confiança na comunidade. Dar a conhecer os eventos realizados ou a realizar pelas instituições intervenientes nas freguesias dos Fenais da Ajuda e lomba de São Pedro e historias de vida verídicas como forma de estimular a auto-estima e a solidariedade)

Este boletim é elaborado pela Cais do Remar e distribuído por 10 voluntários em 224 moradias.

Ações Pontuais, Atendimentos, encaminhamento para entidades competentes e aconselhamento. Horário de funcionamen-to: Todos os dias uteis da semana das 09:00 às 17:00 - Encerramento intermédio das 12:30 às 13:30

Estas acções são possíveis pela valiosa e incansável colaboração de voluntários, amigos, benfeitores e parceiros do Cais do Remar.

Page 3: Unidos pela Freguesia · 2018-03-04 · “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso ... Mas o destino nos apresenta outros

PÁGINA 3

Cort ejo d e Carnav al 2018 Fenais d a Ajud a - Lom ba d e São Ped ro

Uma vez mais, ambicionamos ir ao encontro das espectativas dos nos-sos utentes. Logo, se queres aprender a tocar violão, ainda te-mos 2 vagas. Inscreve-te no Cen-tro Comunitário Cais do Remar.

Violão como meio de expressão

musical A música é uma linguagem univer-sal que acalma os ânimos e que une os seres humanos. Ela permite interpretar emoções, provocar sensações. É uma arte que coloca em harmonia seus sen-timentos e quebra o silêncio.

Oficin a do Violão

Cantar às Est relas na Ri beira G ran de 2018

O Cantar às Estrelas é uma manifestação cul-tural que reúne dezenas de grupos das freguesias da Ribeira Grande e também de outros con-celhos. O desfile do Cantar às

Estrelas envolve crianças, jovens e adultos de institui-ções diversas, apresentando uma transversalidade que vai desde as instituições particulares de solidariedade social às associações recreativas e desportivas, passan-do pelas escolas juntas de freguesia. Tanto a junta de Freguesia da Lomba de São Pedro como dos Fenais par-ticipou activamente nesta manifestação cultural.

Tor n eio de F u tsal l l Trof éu da A mizade

Realizou-se no passado sábado, dia 3 de Fevereiro de 2018, o II Trofeu da Amizade, organizado pelo Cen-tro Comunitário Cais do Remar, com o apoio da Jun-ta de Freguesia dos Fenais da Ajuda, Câmara Munici-pal da Ribeira Grande e dos nossos voluntários. A todos o nosso muito obrigado pela colaboração. O Trofeu da Amizade é uma iniciativa que pretende estimular através do desporto uma aprendizagem so-cial da promoção de competências como aprender regras, o trabalho de cooperação e o respeito pelo outro, independentemente do seu sucesso e dos re-sultados obtidos. O Cais do Remar vem por este meio agradecer a presença de todos mas em especial ao Instituto de Apoio à Criança Açores / Animação de Rua e Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Gran-de / Espaço Extremo.

Festejar o Carnaval é, conviver e confraternizar com amigos e

conhecidos num ambiente de diversão e alegria. É, tam-

bém, esquecer os problemas do dia-a-dia, deixar-se levar pela

alegria e pela magia que cada uma das fantasias nos proporcio-

na. E num mundo cheio de ódios, tristezas, rancores, violência,

más notícias… sabe bem esta possibilidade de passar de imedia-

to para outra realidade… Uma realidade à nossa medida e gos-

to! Que bom que é! E que bom seria se a vida fosse sempre as-

sim!...

Este ano arriscamos uma nova experiência, ao juntar a fregue-

sia vizinha da Lomba de São Pedro aos Fenais, formando um só

cortejo com o intuito de, por um lado, aumentar o número de

participantes e, por outro, a não deixar passar despercebida esta

data. Deste modo, percorremos ambas as freguesias num corte-

jo carnavalesco, mostrando a tradicional folia e alegria que tão

bem caracteriza a época. Os festejos decorreram sem inciden-

tes, num ambiente de diversão, paz e harmonia, motivo pelo

qual gostaria de deixar um voto de congratulação a todos os

participantes pelo seu empenho, participação e originalidade.

Rodrigo Sousa Pacheco

Page 4: Unidos pela Freguesia · 2018-03-04 · “Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso ... Mas o destino nos apresenta outros

Centro Comunitário Cais do Remar Rua Direita n.º 66/68 9625-029 Fenais da Ajuda São Miguel—Açores Telf: 296462080 Telm: 912140461 E.mail/Facebook [email protected]

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE

Março “ Parabéns pelo seu aniversário!

Desejo que tenha muita saúde, paz, amor e sucesso para a sua vida”.

PÁGINA 4

NOME DIA

Catarina Alexandra Moniz

Hugo Filipe Ponte

Lina Cabral

Maria de Fátima Melo Medeiros

Maria Rita

Maria da Graça Linhares Andrade

Susana Margarida Leite

Nelson Melo Soares

Rosa de Lurdes Sousa

Eusébio Medeiros Amaral

Maria Madalena Soares

Eugénia Pilar Melo

Ana Paula Lindo

Ludgero Sousa Pereira

Serafina Pereira

Maria da Conceição Correia

Romana Sousa Pereira

Rosa Luísa Pacheco

Marlene de Jesus Lima

Marco Paulo Amaral

Vânia da Costa Sousa

Carmélia de Jesus Alexandre

Rui Pedro Moniz

Mafalda Pacheco Machado

Sérgio Pacheco

Adelina Araújo

Sara Maria Melo

Maria Madalena Medeiros

Matilde Pacheco Moniz

Basília Amaral Senra

1

1

1

3

4

5

6

7

8

10

10

11

13

15

15

17

17

18

20

21

21

24

24

25

25

27

27

29

29

31

Dia das Amigas

ROMEIROS

DOS FENAIS DA AJUDA

No próximo dia 10 de Março de 2018, sábado às 5:00 horas, o rancho de Romeiros dos Fenais da Ajuda reuniu-se na missa, para partiram em mais uma peregrinação a pé à volta da ilha de São Miguel. Visitarão todas as igrejas e ermidas regressando no dia 17 de Março. O Rancho dos Fenais da Ajuda irá partir com 30 irmãos.

Desejamos um boa caminhada de fé a todos os nossos irmãos.

O Cais do Remar no passado mês de Janeiro celebrou o dia das

Amigas. Neste convívio foi notória a alegria partilhada entre

todas as senhoras pois a amizade é algo que devemos preservar e

cultivar ao longo das nossas caminhas. Seguiu -se a o almoço

partilha e a entrega das prendas. Bem -haja a todas!

Festa de Aniversários

Foi no passado dia 1 de Feve-

reiro, que se realizou no Cais

do Remar, mais uma festa de

aniversários. Os parabéns

foram cantados alegremente

por todos naquela tarde. Se-

guiu -se a entrega das prendas

e o delicioso lanche, onde pudemos saborear o bolo de aniversá-

rio, gentilmente, confeccionado pela senhora Lúcia .Mais um

dia bem passado e divertido! Bem -haja a todos!