unidade 4 século xix: nacionalismo e expansionismo 8 · o que significa globalização? se...

22
8 HISTÓRIA Sugestões de atividades Unidade 4 Século XIX: nacionalismo e expansionismo

Upload: dobao

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8HISTÓRIA

Sugestões de atividades

Unidade 4Século XIX: nacionalismo e expansionismo

HistóriaGlobalização

Leia o texto a seguir e responda às questões.

“Então, o fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressiva-mente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas e movimentos de bens, dinheiro e pessoas ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desen-volvido. Sem isso, não haveria um motivo especial para que os Estados europeus tivessem um interesse algo mais que fugaz nas questões, digamos, da bacia do rio Congo, ou tivessem se empenhado em disputas diplomáticas em torno de algum atol do Pacífico. Essa globalização da economia não era nova, embora tivesse se acelerado consideravelmente nas décadas centrais do século. Ela continuou a crescer menos no-tavelmente em termos relativos, porém mais maciçamente em termos de volume e cifra, entre 1875 e 1914. As exportações europeias, de fato, tinham mais que quadruplicado entre 1848 e 1875, ao passo que entre esta última data e 1915 apenas duplicaram. Mas a navegação mercante mundial, entre 1840 e 1870, passou só de 10 a 16 milhões de toneladas, para dobrar nos quarenta anos seguintes, enquanto a rede ferroviária mundial passava de pouco mais de 200 mil quilômetros (1870) a mais de 1 milhão às vésperas da Primeira Guerra Mundial.”

Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. p. 95.

1. O que significa globalização? Se necessário, pesquise.

2. De acordo com a resposta anterior e as informações do texto, podemos afirmar que, no século XIX, houve aumento contínuo da globalização? Justifique.

3. Hoje se fala muito em economias globalizadas, em globalização de maneira geral. Cite exemplos que mostrem que vivemos em uma era globalizada.

HistóriaIdeologias políticas do século XIX

Escreva na coluna da direita a sigla que identifica a ideologia política.

1. liberalismo (L) a) Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen foram os princi-pais expoentes dessa corrente de pensamento. ( )

2. nacionalismo (N) b) Defesa da liberdade individual, econômica, política e de ex-pressão de ideias. ( )

3. socialismo utópico (SU) c) Rejeita qualquer forma de autoridade. ( )

4. socialismo científico (SC) d) Explicação baseada em preceitos analíticos que teve reper-cussão com a publicação da obra Manifesto do Partido Comu-nista, em 1848. ( )

5. anarquismo (A) e) Ligado ao sentimento de pertencimento, respeito às tradições, orgulho e lealdade. ( )

HistóriaIdeais socialistas

Leia o texto a seguir e responda às questões.

Preâmbulo dos estatutos da Internacional

“Considerando que a emancipação da classe trabalhadora precisa ser obra da própria classe trabalhado-ra; que a luta em prol da emancipação da classe trabalhadora não constitui uma luta em prol de prerrogati-vas de monopólio de classe, mas antes uma luta em prol de direitos e deveres equitativos e de aniquilamen-to de qualquer domínio de classe; que a subjugação econômica do trabalhador a quem se privou dos meios para o trabalho, isto é, das fontes de vida, constitui a raiz da servidão sob todas as suas formas – a miséria social, a atrofia mental e a dependência política; que, pois, a emancipação econômica da classe trabalhadora constitui o grande objetivo final, ao qual se há de subordinar, como objetivo final, qualquer movimento po-lítico; que todas as tentativas até agora empreendidas visando esse objetivo fracassaram por falta de acordo entre os múltiplos ramos do trabalho de cada país e pela ausência de uma união fraterna entre as classes trabalhadoras dos diversos países; que a emancipação da classe trabalhadora não constitui tarefa nem local nem nacional, mas é uma tarefa social que compreende todos os países em que existe a sociedade moderna e cuja solução depende da cooperação prática e teórica dos países mais adiantados; que o movimento que atualmente se renova, da classe trabalhadora nos países industriais da Europa, enquanto desperta novas esperanças, também representa uma solene advertência contra uma recaída dos antigos enganos e insta a uma congregação imediata dos movimentos ainda dispersos; por estes motivos foi fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores.

E declara: que todas as sociedades e indivíduos que a ela se filiarem reconhecem a verdade, a justiça e a moralidade como regra de seu comportamento recíproco e para com todos os homens, sem distinção de cor, crença ou nacionalidade. Considera que é dever de cada qual conquistar os direitos humanos e civis não apenas para si próprio, mas para todo aquele que cumpre o seu dever. Não há deveres sem direitos, não há direitos sem deveres.”

Wolfgang Abendroth. A história social do movimento trabalhista europeu.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 35-36.

1. A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) foi criada em 1864, tendo entre seus fundadores Karl Marx. Quais são as ideias fundamentais dessa associação?

2. De acordo com a declaração final desse preâmbulo, quem sairia beneficiado com essa associação e por quê?

3. Explique a frase “Não há deveres sem direitos, não há direitos sem deveres”.

HistóriaAnarquismo

Assinale somente as afirmações incorretas sobre o anarquismo.

1. ( ) Na visão anarquista, o indivíduo deve rejeitar toda e qualquer autoridade, pois ela vai contra a natureza humana.

2. ( ) No ideal anarquista não há a intenção de utilizar métodos violentos para combater a organiza-ção social vigente.

3. ( ) De acordo com a visão anarquista, os governantes, na organização da sociedade futura, têm o importante papel de destruir com impiedade o atual sistema social e econômico.

4. ( ) A origem do anarquismo se relaciona com as lutas históricas dos sindicatos e movimentossociais.

5. ( ) O movimento anarquista acreditava que, por meio da conscientização, o Estado distribuiria a riqueza de acordo com a necessidade de cada pessoa e com base na livre-iniciativa.

HistóriaPrimavera dos Povos

A onda revolucionária de 1848 – chamada de Primavera dos Povos – repercutiu em outras partes do mundo além da França. Indique, nas alternativas abaixo, a afirmativa que contém características dessa onda.

1. ( ) Em 1845 e 1846, as colheitas foram péssimas, em razão de fatores ambientais, desencadeando uma crise de abastecimento em toda a Europa.

2. ( ) A indústria não foi atingida, não havendo, portanto, necessidade de cortar gastos com emprego.

3. ( ) Alta no custo de vida, provocando a fome em todo o continente.

4. ( ) Na França, a crise econômica gerou revoltas sociais, lideradas pela pequena burguesia e pelos trabalhadores, culminando numa revolução que levou à abdicação de Luís Filipe I.

5. ( ) Houve manifestações em Berlim e Viena, e em países como Hungria, Itália e Romênia. No Brasil, houve a Rebelião Praieira.

HistóriaComuna de Paris

O Conselho da Comuna de Paris foi formado por conselheiros municipais, eleitos por sufrágio universal nos vários bairros da cidade. A maioria dos membros eram operários ou representantes reconhecidos da classe operária. Durante o curto período que estiveram no poder, os comunardos tomaram algumas medi-das. Em relação a essas medidas, escreva V para verdadeiro e F para falso.

1. ( ) Fixação de remuneração mínima de trabalho.

2. ( ) Destruição de símbolos dos antigos regimes.

3. ( ) A igualdade jurídica e política entre os sexos não foi estabelecida.

4. ( ) Organização cooperativa de produção das empresas abandonadas por seus donos.

5. ( ) União entre Estado e Igreja.

6. ( ) Nacionalismo – somente pessoas da mesma nacionalidade eram membros da Comuna.

7. ( ) Educação obrigatória, laica e gratuita.

8. ( ) Eleição obrigatória para o cargo de juiz.

9. ( ) Aumento da jornada de trabalho.

HistóriaMarcha para o Oeste

No processo de formação dos Estados Unidos, a Marcha para o Oeste teve papel de destaque. Nela, os estadunidenses tomaram posse, pouco a pouco, da faixa territorial a oeste das terras já ocupadas. Uma série de fatores contribuiu para essa expansão. A seguir assinale a opção que cita os principais.

1. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

2. ( ) Abundância de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

3. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, ajuda de indígenas na conquista de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

4. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, falta de interesse pelo ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

5. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, auxílio dos indígenas na obtenção de matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

HistóriaGuerra de Secessão

No final da Guerra de Secessão, a Constituição dos Estados Unidos sofreu uma emenda que aboliu a escravidão. Com isso, os brancos sulistas:

1. ( ) abatidos, emigraram em massa para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

2. ( ) inconformados com a concessão de direitos aos negros, fortaleceram a segregação racial e criaram sociedades secretas que perseguiam os negros.

3. ( ) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

4. ( ) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

5. ( ) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

HistóriaRacismo no século XIX

Leia o texto a seguir, da sociedade antropológica de Londres.

“[...] há boas razões para classificar o negro como uma espécie distinta da europeia; se levarmos em conta a inteligência, há maior diferença entre o negro e o anglo-saxão que entre o gorila e o chimpanzé. Que as semelhanças são maiores entre o negro e os macacos do que entre o europeu e os macacos. Que o negro é intelectualmente inferior ao europeu. Que o negro é mais humano em sua natural subordinação ao europeu. Que o negro só pode ser humanizado e civilizado pelos europeus. Que a civilização europeia não é adequa-da às necessidades e ao caráter do negro.”

Sessão da Sociedade Antropológica de Londres, 17 de novembro de 1863. In: M. E. Alonso et al. Historia: eI mundo contemporâneo – Documentos y testimonios. Tradução nossa. Buenos Aires: Aique, 1999. p. 22.

1. Qual é o tipo de preconceito expresso no texto?

2. Explique o texto no contexto imperialista.

3. Ideias como as do texto ainda são comuns? Exemplifique.

HistóriaImperialismo

Complete o quadro sobre o estabelecimento do imperialismo.

Nome dado ao grande avanço técnico ocorri-do durante o século XIX

Ideologia econômica que estava em vigor durante a fase de expansão imperialista

Regiões conquistadas entre 1870 e 1914 pelos europeus e norte-americanos

Função das regiões dominadas e colonizadas na visão dos imperialistas

Justificativas utilizadas na legitimação da dominação imperialista sobre países pobres

HistóriaImperialismo na África

O mapa a seguir mostra a divisão política do continente africano em 1902. Pinte-o de acordo com a legenda.

Equador

ÁSIA

Mar Mediterrâneo

Mar Verm

elho

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOÍNDICO

EUROPA

RIO DE ORO

ARGÉLIA

LESTEAFRICANO

PORTUGUÊS

ÁFRICAORIENTAL

ALEMÃ

ÁFRICAORIENTAL

BRITÂNICA

MADAGASCARSUDOESTEAFRICANO

UNIÃOSUL-AFRICANA

UGANDA

MARROCOS

EGITO

SUDÃOANGLO-

-EGÍPCIOÁFRICAEQUATORIALFRANCESA

GÂMBIAGUINÉ

BISSAU

SERRA LEOA

LIBÉRIA

COSTA DO

OURO

TOGO

ÁFRICA OCIDENTALFRANCESA

NIGÉRIA

CAMARÕES

ESTADOLIVRE DO CONGO

GABÃO

ANGOLA

ERITREIA

SOMÁLIAITALIANA

ETIÓPIA

Mer

idia

no d

e Gr

eenw

ich

BECHUANALÂNDIA

RODÉSIAMERIDIONAL

RODÉSIASETENTRIONAL

SUAZILÂNDIA

NIASALÂNDIA

BASUTOLÂNDIA

TRÍPOLI(Otomana)

GUINÉESPANHOLA

SOMÁLIAFRANCESA

SOMÁLIABRITÂNICA

TUNÍSIAMelilla(ESP)Ceuta

(ESP)

Ilhas Canárias

Madeira

FERNANDO PÓ

SÃO TOMÉ

ZANZIBARCABINDA

N

0 342 km

1 cm – 342 km

© D

AE/S

onia

Vaz

Britânico

Italiano

Espanhol

Francês

Belga

Alemão

Estados independentes

Português

Controle imperialista

HistóriaImperialismo na China

Leia o texto a seguir e responda às questões.

A dominação imperialista na China

“É sobretudo para a China que converge a cobiça ocidental, alimentada pelo mito da inesgotável riqueza chinesa, ainda tão vivo na Europa desde Marco Polo. O governo chinês recusa abrir seu território ao comér-cio estrangeiro. Os negociantes ingleses e americanos entregam-se, pois, ao contrabando, que se expande entre 1820-1830. Compram chá da China e em troca recebem ópio cultivado em Bengala pela Companhia das Índias. O confisco do ópio inglês pelo vice-rei de Cantão é o pretexto de que se serve a Inglaterra para atacar a China e impor, pelo Tratado de Nanquim (1842), a abertura de cinco portos no sudeste e a cessão de Hong Kong. Outros pretextos são utilizados pelos ingleses e franceses, para mais tarde, em 1856 e 1858, lançar novas operações [...] que levam à abertura de onze outros portos e ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Pequim e os governos do Ocidente.”

Jean Chesneaux. A Ásia oriental nos séculos XIX e XX. São Paulo: Pioneira, 1976. p. 21-23.

1. Qual era o interesse europeu na China?

2. Pesquise informações sobre o Tratado de Nanquim e os motivos da interferência inglesa na China.

HistóriaImperialismo na América Latina

Assinale a alternativa correta. O imperialismo na América Latina:

1. ( ) não foi tão intenso como na África e na Ásia, porque o continente conseguiu a independência econômica ao longo do século XIX.

2. ( ) foi exercido pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, com predominância da nação europeia, com base na política do Big Stick.

3. ( ) caracterizou-se pela intervenção apenas econômica, sem ocupações militares.

4. ( ) contribuiu para o amadurecimento das instituições políticas de todos os países do continente, com exceção do Brasil.

5. ( ) estabeleceu-se, também, por meio de subornos e pressões econômicas relacionadas a emprés-timos e aplicações financeiras.

HistóriaImperialismo na Ásia

Com relação ao processo imperialista na Ásia, escreva V para verdadeiro e F para falso.

1. ( ) Os britânicos desconsideravam a cultura local dos indianos. Prova disso foi a criação de um decreto que obrigava os soldados do exército indiano, trabalhando para os ingleses, a servirem no além-mar, o que contrariava o preceito hinduísta de não fazer viagens ao exterior.

2. ( ) No século XIX alguns países europeus passaram a rever a intervenção imperialista na Ásia e desistiram de algumas colônias em prol do povo asiático.

3. ( ) A primeira região asiática a sofrer intervenção estrangeira foi Macau.

4. ( ) A ocupação física dos imperialistas na América Latina sempre foi marco fundamental do domínio.

5. ( ) A política britânica era uma grande afronta aos indianos. Se, por exemplo, o príncipe indiano não tivesse herdeiro legítimo ou fosse considerado corrupto era destituído.

HistóriaProclamação da República

Em 15 de novembro de 1889, a forma de governo no Brasil tornou-se republicana. Essa mudança foi resultado do desgaste pelo qual a monarquia passou e da propaganda republicana, que ganhou cada vez mais adeptos, principalmente após 1870. Identifique abaixo as afirmativas corretas a respeito desse processo.

1. ( ) Os escravocratas estavam insatisfeitos, por isso, defenderam a república como forma de protes-to contra as decisões da monarquia.

2. ( ) Militares estavam descontentes, queriam melhor tratamento e melhores salários.

3. ( ) Contentamento dos oficiais com as promoções por apadrinhamento.

4. ( ) A causa republicana não tinha adeptos entre os industriais, a classe média urbana, os intelectuais e estudantes.

5. ( ) Vários fazendeiros deixaram de apoiar D. Pedro II e reivindicaram mais autonomia política para as províncias.

HistóriaOrganização do sistema republicano brasileiro

Informe o que se pede.

1. Forma de governo adotada na primeira Constituição republicana:

.

2. Modo como o sistema eleitoral foi organizado:

.

3. Modo como os poderes foram divididos:

.

4. Organização em formato federalista:

.

HistóriaBrasil Republicano

Procure no diagrama os termos que se relacionam corretamente com as afirmações abaixo.

1. Herói nacional mineiro criado para promover o imaginário republicano.

2. Problema gerado pelo excesso de dinheiro emitido durante o encilhamento.

3. Primeiro presidente do Governo Constitucional.

4. Lugar onde ocorreu a Segunda Revolta da Armada.

5. Nome da guerra civil ocorrida entre forças gaúchas.

Í O R E V O L U Ç Ã O F E D E R A L I S T A N R

N A B U R G H Í L C G A A H G I L V N U L C I H

E I V D B M U F B F V T D Í V B C E F D N Í N C

L Ç Ã G O A G D M A Ç S G A U R N V L T B F A I

B F H D U O Í A C V Ã M G Í V A I H A L U V E G

D L E G M D H A F N O T C V S M G D Ç E L E C N

H R U L G C A I D R U M E B F L E U Ã V B H M B

M A R E C H A L D E O D O R O D A F O N S E C A

C B L D O U D N V V G H T C R V G U R R U G T U

N U E V R T Í B S H V U M N T N F D L N F V Í R

Ç Ã O B F U O D B O I L A O I G I L Ç E U H T O

I V H Í D N E U T L R F T N R V T N Ã Ç Ã O A G

E L C U B T C D M O Í G A V A U S U O T M U T O

S O A U G S B L E H U M S N D B M V S D V Í N V

N H Ç Ã O H Ç T B N M F U O E M A E T N R U U D

C L I U N T Ã U E A C M D M N U T R M O V A G T

Í G E B A M O N B E T S A O T N O V A U B U M N

O V F U E I C U E N V M Í U E M B M O M Ç Ã O V

L D H L O Í G D T A U O N G S B T S V G T D U T

HistóriaGabarito

1

Globalização

1. Fase do capitalismo que se consolidou na década de 1990, com profundas implicações políticas e sociais, possibilitadas pela facilidade de comunicação entre os países, em razão da abertura dos mercados na-cionais e do avanço da tecnologia, levando à formação de grandes blocos econômicos e ao acirramento da competição entre as empresas.

2. Sim. A integração e o relacionamento mais estreito entre os países foram se tornando cada vez mais ex-pressivos. O mundo foi se tornando cada vez mais globalizado à medida que as transações econômicas e sociais chegavam às áreas mais remotas do planeta.

3. Espera-se que o aluno cite, como exemplos, a rede mundial de computadores (internet); o aumento das importações e as interações comerciais entre os diversos países; os meios de transporte e de comunica-ção, que, cada vez mais avançados, encurtam distâncias.

Ideologias políticas do século XIX

a) SU

b) L

c) A

d) SC

e) N

Ideais socialistas

1. O aluno deverá elencar as principais ideias, como emancipação econômica dos trabalhadores e união de todos como único meio de alcançar seus objetivos; além disso, os benefícios deveriam ser extensivos à classe trabalhadora do mundo todo.

2. Os trabalhadores do mundo todo, sem distinção alguma.

3. Significa que todos os membros de uma sociedade têm direitos e deveres, e ninguém é mais importante que o outro no exercício da cidadania.

Anarquismo

Afirmativas 2, 3 e 5.

Primavera dos Povos

Afirmativa 2.

Comuna de Paris

1. V

2. V

3. F

4. V

5. F

6. F

7. V

8. V

9. F

Marcha para o Oeste

Alternativa 1.

2

Guerra de Secessão

Alternativa 2.

Racismo no século XIX

1. Preconceito étnico-racial.

2. Os europeus justificavam o domínio de outros povos pela superioridade étnica que julgavam ter.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam "sim". Eles podem citar ditados racistas, piadas etc.

Imperialismo

Nome dado ao grande avanço técnico ocorrido durante o século XIX Segunda Revolução Industrial.

Ideologia econômica que estava em vigor durante a fase de expansão imperialista Liberalismo, ou seja, a livre concorrência comercial.

Regiões conquistadas entre 1870 e 1914 pelos europeus e norte-americanos África, Ásia e América Latina.

Função das regiões dominadas e colonizadas na visão dos imperialistas

Oferecer matérias-primas baratas e consumir os manufaturados produzidos pelos países imperialistas.

Justificativas utilizadas na legitimação da domina-ção imperialista sobre países pobres

“Civilizar” países menos desenvolvidos por meio da implantação do modelo ocidental de vida e consumo.

Imperialismo na África

ZANZIBARCABINDA

Equador

ÁSIA

Mar Mediterrâneo

Mar Verm

elho

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOÍNDICO

EUROPA

RIO DE ORO

ARGÉLIA

LESTEAFRICANO

PORTUGUÊS

ÁFRICAORIENTAL

ALEMÃ

ÁFRICAORIENTAL

BRITÂNICA

MADAGASCARSUDOESTEAFRICANO

UNIÃOSUL-AFRICANA

UGANDA

Britânico

Italiano

Espanhol

Francês

Belga

Alemão

Estados independentes

Português

MARROCOS

EGITO

SUDÃOANGLO-

-EGÍPCIOÁFRICAEQUATORIALFRANCESA

GÂMBIAGUINÉ

BISSAU

SERRA LEOA

LIBÉRIA

COSTA DO

OUROTOGO

ÁFRICA OCIDENTALFRANCESA

NIGÉRIA

CAMARÕES

ESTADOLIVRE DO CONGO

GABÃO

ANGOLA

ERITREIA

SOMÁLIAITALIANA

ETIÓPIA

Mer

idia

no d

e Gr

eenw

ich

BECHUANALÂNDIA

RODÉSIAMERIDIONAL

RODÉSIASETENTRIONAL

SUAZILÂNDIA

NIASALÂNDIA

BASUTOLÂNDIA

TRÍPOLI(Otomana)

GUINÉESPANHOLA

SOMÁLIAFRANCESA

SOMÁLIABRITÂNICA

TUNÍSIAMelilla(ESP)

Ceuta(ESP)

Ilhas Canárias

Madeira

FERNANDO PÓ

Controle imperialista

SÃO TOMÉ

© D

AE/S

onia

Vaz

3

Imperialismo na China

1. Os europeus interessavam-se pelas riquezas descritas por Marco Polo.

2. O Tratado de Nanquim foi assinado em 1842 para pôr fim à Guerra do Ópio, que envolveu Inglaterra e China. Por esse tratado, a China era obrigada a pagar pesadas multas de guerra, abrir cinco portos para o comércio e ceder Hong Kong aos britânicos. Usando essa prerrogativa, os ingleses expandiram seus domínios para a China.

Imperialismo na América Latina

Alternativa 5.

Imperialismo na Ásia

1. V

2. F

3. V

4. F

5. V

Proclamação da República

Afirmativas 1, 2 e 5.

Organização do sistema republicano brasileiro

1. presidencialismo.

2. apenas podiam votar os cidadãos maiores de 21 anos, alfabetizados e do sexo masculino. Os soldados, mendigos e membros de ordens religiosas, assim como os analfabetos, não tinham direito ao voto, que era aberto.

3. Executivo – exercido pelo Presidente da República e pelos ministros de Estado; Legislativo – constituído pela Câmara dos Deputados e pelo Senado; e Judiciário – tinha como órgão máximo o Supremo Tribunal Federal.

4. as antigas províncias se tornaram estados-membros da Federação; tinham suas próprias constituições, as quais deveriam se adequar à Constituição Federal, e podiam eleger governantes e deputados estaduais.

4

Brasil Republicano

1. Tiradentes

2. inflação

3. Marechal Deodoro da Fonseca

4. Baía de Guanabara

5. Revolução Federalista

Í O R E V O L U Ç Ã O F E D E R A L I S T A N R

N A B U R G H Í L C G A A H G I L V N U L C I H

E I V D B M U F B F V T D Í V B C E F D N Í N C

L Ç Ã G O A G D M A Ç S G A U R N V L T B F A I

B F H D U O Í A C V Ã M G Í V A I H A L U V E G

D L E G M D H A F N O T C V S M G D Ç E L E C N

H R U L G C A I D R U M E B F L E U Ã V B H M B

M A R E C H A L D E O D O R O D A F O N S E C A

C B L D O U D N V V G H T C R V G U R R U G T U

N U E V R T Í B S H V U M N T N F D L N F V Í R

Ç Ã O B F U O D B O I L A O I G I L Ç E U H T O

I V H Í D N E U T L R F T N R V T N Ã Ç Ã O A G

E L C U B T C D M O Í G A V A U S U O T M U T O

S O A U G S B L E H U M S N D B M V S D V Í N V

N H Ç Ã O H Ç T B N M F U O E M A E T N R U U D

C L I U N T Ã U E A C M D M N U T R M O V A G T

Í G E B A M O N B E T S A O T N O V A U B U M N

O V F U E I C U E N V M Í U E M B M O M Ç Ã O V

L D H L O Í G D T A U O N G S B T S V G T D U T