unicamp de todos os saberes - 06

2
Relevante como o tema deve ser Parcerias Internacionais A UNICAMP DE TODOS OS SABERES Destaque do Programa de Gestão: “É necessário mudar o lugar e a relevância dados às ações da Universidade quanto às relações interna- cionais. Esse assunto merece um novo patamar na organização geral da UNICAMP.” (Página 34) Em 15 de maio de 2013 foi criada a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais e extinta a antiga CORI. Com o objetivo estratégico de promover a inter- nacionalização da universidade, a vice-reitoria tem competência para formular e executar política de co- Destaques do Programa de Gestão: “A UNICAMP não deve so- mente promover as relações acadêmicas com universidades que estiverem acima de sua posição nos rankings de universidades.” “No entanto, essa busca pela excelência acadêmica não deve cegar a universidade a ponto de não enxergar o mérito de outras universidades; mérito esse muitas vezes oriundo da importância regional ou da excelência da pesquisa relacionada a diferentes temas de pesquisa complementares aos que temos entre nós.” (Página 37) Atualmente existem mais de 500 convênios vigentes com instituições estrangeiras, sendo parte destes convênios com instituições com posição superior às da UNICAMP nos rankings e parte com instituições com posição inferior nos rankings, favorecendo a troca de experiências e desenvolvimento de atividades que visam ao fortalecimento do ensino e da pesquisa como um todo. A política de parcerias com os países vizinhos foi fortalecida através da ampliação do papel da univer- sidade em redes acadêmicas. A UNICAMP, hoje, preside duas importantes redes latino-americanas: a UDUAL – União de Universidades da América Latina e Caribe (mais de 200 universidades associadas) e o operação e relações interna- cionais; promover intercâm- bio científico, tecnológico, cultural, artístico e filosófico com instituições nacionais e inter- nacionais; apoiar docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp no exterior e estrangeiros na Unicamp; além de propor e implementar normas para facilitar os procedimentos e sistematizar informações nas questões de cooperação internacional. COMPROMISSO CUMPRIDO CINDA – Centro Interuniversitário de Desarrollo, demonstrando um elevado grau de interesse pela cooperação universitária com a América Latina. INSTITUTO CONFÚCIO Por meio de um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade Beijing Jiaotong, da China, foi inaugu- rado em abril de 2015 o Instituto Confúcio na Unicamp, instituição para promover o ensino de mandarim e ativi- dades culturais chinesas. BRICS Ações estão sendo realizadas para aproximação com os BRICS, introduzindo novas parcerias com universi- dades da Rússia, Índia, China e África do Sul. COMPROMISSO CUMPRIDO Abril/2015: inauguração do Instituto Confúcio, com o descerramento da placa da sede que ficará na Biblioteca Central Cesar Lattes

Upload: informeuts

Post on 22-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

PRESTAÇÃO DE CONTAS - Nº 06

TRANSCRIPT

Page 1: UNICAMP DE TODOS OS SABERES - 06

Relevante como o tema deve ser

Parcerias Internacionais

A UNICAMP DE TODOS

OS SABERES

Destaque do Programa de Gestão:

“É necessário mudar o lugar e a relevância dados às ações da Universidade quanto às relações interna-cionais. Esse assunto merece um novo patamar na organização geral da UNICAMP.” (Página 34)

Em 15 de maio de 2013 foi criada a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais e extinta a antiga CORI. Com o objetivo estratégico de promover a inter-nacionalização da universidade, a vice-reitoria tem competência para formular e executar política de co-

Destaques do Programa de Gestão:

“A UNICAMP não deve so-mente promover as relações

acadêmicas com universidades que estiverem acima de sua posição nos

rankings de universidades.”

“No entanto, essa busca pela excelência acadêmica não deve cegar a universidade a ponto de não enxergar o mérito de outras universidades; mérito esse muitas vezes oriundo da importância regional ou da excelência da pesquisa relacionada a diferentes temas de pesquisa complementares aos que temos entre nós.” (Página 37)

Atualmente existem mais de 500 convênios vigentes com instituições estrangeiras, sendo parte destes convênios com instituições com posição superior às da UNICAMP nos rankings e parte com instituições com posição inferior nos rankings, favorecendo a troca de experiências e desenvolvimento de atividades que visam ao fortalecimento do ensino e da pesquisa como um todo.

A política de parcerias com os países vizinhos foi fortalecida através da ampliação do papel da univer-sidade em redes acadêmicas. A UNICAMP, hoje, preside duas importantes redes latino-americanas: a UDUAL – União de Universidades da América Latina e Caribe (mais de 200 universidades associadas) e o

operação e relações interna-cionais; promover intercâm-bio científico, tecnológico, cultural, artístico e filosófico com instituições nacionais e inter-nacionais; apoiar docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp no exterior e estrangeiros na Unicamp; além de propor e implementar normas para facilitar os procedimentos e sistematizar informações nas questões de cooperação internacional.

COMPROMISSO

CUMPRIDO

CINDA – Centro Interuniversitário de Desarrollo, demonstrando um elevado grau de interesse pela cooperação universitária com a América Latina.

INSTITUTO CONFÚCIO

Por meio de um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade Beijing Jiaotong, da China, foi inaugu-rado em abril de 2015 o Instituto Confúcio na Unicamp, instituição para promover o ensino de mandarim e ativi-dades culturais chinesas.

BRICS

Ações estão sendo realizadas para aproximação com os BRICS, introduzindo novas parcerias com universi-dades da Rússia, Índia, China e África do Sul.

COMP

ROMISS

O

CUMP

RIDO

Abril/2015: inauguração do Instituto Confúcio, com o descerramento

da placa da sede que ficará na Biblioteca Central Cesar Lattes

Page 2: UNICAMP DE TODOS OS SABERES - 06

A UNICAMP DE TODOS OS SABERES PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 06 Maio/2015

Nota: esta publicação foi financiada com recursos disponilizados por docentes e funcionários que apoiam a gestão

“A Unicamp de Todos os Saberes”

Confira todas as edições deste informativo. Acesse: www.issuu.com/informe_uts

Destaques do Programa de Gestão:

“A UNICAMP precisa construir uma estratégia mais audaciosa e mais compatível com a sua posição. (...) e essa nova estratégia deve passar pelos seguintes eixos: Relações Interna-cionais com “pertinência”, O ensino de línguas como base de intercâmbio e Relações e cooperação interna-cional.” (Página 34)

“Nesse sentido, há que se dar mais autonomia às uni-dades para que elas mesmas construam e formalizem suas colaborações.” (Páginas 35 e 36)

Com o objetivo de que a internacionalização seja construí-da em parceria com as unidades de ensino e pesquisa, aten-dendo seus anseios e características específicas, a VRERI tem realizado reuniões periódicas para debater com os principais agentes e órgãos envolvidos no processo e, assim, definir com mais representatividade as suas ações estra-tégicas.

Como resultado várias ações já foram implantadas pela VRERI, das quais destaca-se a criação de um site para divul-gação das ações da UNICAMP em idioma inglês, estimu-lando as unidades para que façam o mesmo. (Unicamp in English - ). www.internationaloffice.unicamp.br/english

Espera-se que até o final deste ano todas as unidades tenham definidas suas estratégias de internacionalização, o que possibilitará que a VRERI desenhe novos programas e ações para os próximos anos.

Destaques do Programa de Gestão:

“O relacionamento inter-institucional da Universidade tem que estar fundamentado em obje-tivos concretos, uma vez que atividades difu-sas, sem critérios, não permitem o alcance de me-tas.”(...) “Cabe também usar recursos próprios e comple-mentares para ampliar a presença da UNICAMP nos cinco continentes, construindo uma estratégia mundial.” (...) “O aluno, ao sair do país para outra universidade ou centro de pesquisa no exterior, aprende a ver a realidade brasileira de outra forma e é estimulado a exercitar a noção de pertinência, do que é ou não relevante.” (Página 35)

Em 2014 foram lançados cinco editais, permitindo que muitos estudantes, professores e funcionários tivessem oportunidades internacionais para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e formações. Já neste ano de 2015, face ao sucesso da primeira experiência, são nove editais, incre-mentando ainda mais a presença da UNICAMP em univer-sidades dos cinco continentes.

Destaque do Programa de Gestão:

“Há que se estimular o uso de textos de convênios previamente aprovados e ampla-mente conhecidos e aceitos para agilizar os processos.” (Página 36)

A VRERI disponibilizou para download, além de orien-tações e formulários para formalização de acordos com instituições estrangeiras, um modelo de convênio, previa-mente aprovado pela Procuradoria Geral da universidade, nas versões em português, inglês, espanhol, francês e ale-mão. Podem ser obtidos em.................................................... www.internationaloffice.unicamp.br/institucional/convenios-e-parcerias/modelos-para-download/

Estratégias de Gestão

Convênios Internacionais

Editais do Programa deInternacionalizaçãoCOMPROMISSO

CUMPRIDO

COMPROMISSO

CUMPRIDO

COMPROMISSO

CUMPRIDO

EDITAIS

VRERI

1. Cooperação Mundial

2. Humanas sem Fronteiras

3. Colégios Técnicos

4. Mobilidade de Funcionários

5. FAEPEX Internacional

6. Intensive Course

7. Cooperação China

8. Agropolis Campinas

9. Difusão do Conhecimento

Unicamp recebeu

muitas delegações

estrangeiras nos

últimos dois anos.