união europeia

24
União Europeia

Upload: turismo-esdas

Post on 13-Dec-2014

16.559 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trabalho acerca da U.E realizado por Ana Lígia e Cristiano Pereira

TRANSCRIPT

Page 1: União Europeia

União Europeia

Page 2: União Europeia

União Europeia

A União tem sedes em:

Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo

A UNIÃO EUROPEIA, anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.

Foi estabelecida com este nome – COMUNIDADE EUROPEIA - pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50.

Page 3: União Europeia

Objectivos:

União Europeia

Estabelecer uma união cada vez mais estreita entre os povos europeus;

Consolidar a defesa da paz e da liberdade;

Melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus povos;

Aprofundar a solidariedade entre os povos, respeitando a sua história, cultura e tradições.

Page 4: União Europeia

Países que fazem parte da União Europeia

Page 5: União Europeia

União EuropeiaPaíses que a constituem:

Portugal ( 1986)Espanha (1986)França ( País fundador)Alemanha (País fundador)Dinamarca ( 1973)Bulgária ( 2007)Bélgica (País fundador)Eslovénia (1995)República Checa (2004)Estónia (2004)Irlanda (1973)Grécia (1981)

Malta ( 2004)Holanda – Países Baixos ( País fundador)Áustria (1985)Polónia (2004)Roménia (2007)Reino Unido (1973)Eslováquia (2004)Finlândia (1995)Suécia (1995)

Itália (País fundador)Chipre ( 2004)Letónia ( 2004)Lituânia ( 2004)

Page 6: União Europeia

União Europeia

A Comissão

A Comissão Europeia materializa e defende o interesse geral da União. O presidente e os membros da Comissão são nomeados pelos Estados-Membros após aprovação do Parlamento Europeu.É constituída pelo presidente Durão Barroso e por comissários. É eleita de 5 em 5 anos.

Page 7: União Europeia

União Europeia

Conselho Europeu

O Conselho constitui a principal instância da União Europeia. É a expressão da vontade dos Estados-Membros, cujos representantes se reúnem regularmente a nível ministerial.Em função das questões a analisar, o Conselho reúne-se em diferentes formações : política externa, finanças, educação, telecomunicações, etc.Assegura a coordenação da acção dos Estados Membros e adopta as medidas no domínio da cooperação policial e judiciária em material penal.

Page 8: União Europeia

É o órgão legislativo da União; em relação a um grande conjunto de competências comunitárias, exerce este poder legislativo em co-decisão com o Parlamento Europeu.

Assegura a coordenação das políticas económicas gerais dos Estados-Membros.

Celebra, em nome da comunidade, os acordos internacionais entre esta e um ou vários Estados ou organizações internacionais.

Partilha a autoridade orçamental com o Parlamento.

Aprova as decisões necessárias à definição e à execução da politica externa e de segurança comum com base em orientações geria pelo Conselho Europeu

Funções essenciais do Conselho :

Page 9: União Europeia

União Europeia

O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições directas. É constituído por 736 deputados que representam os cidadãos, escolhidos de cinco em cinco anos pelos eleitores de todos os 27 Estados-Membros da União Europeia, em nome dos seus 500 milhões de cidadãos. O trabalho do Parlamento Europeu é importante porque, em muitos domínios políticos, as decisões relativas à nova legislação europeia são adoptadas conjuntamente pelo Parlamento e pelo Conselho de Ministros, que representa os Estados-Membros.

Parlamento Europeu

Page 10: União Europeia

União Europeia

Competências do Parlamento Europeu

POLÍTICAS – exerce um controlo político sobre o funcionamento das restantes Instituições Comunitárias, à semelhança do que acontece com os Parlamentos Nacionais

ORÇAMENTAIS - aprova o orçamento da UE

LEGISLATIVAS - aprova a legislação comunitária (regulamentos, directivas, decisões, pareceres) em co-decisão com o Conselho

Page 11: União Europeia

União Europeia

Os grupos políticos no Parlamento Europeu

Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) e dos Democratas Europeus (PPE-DE)

Grupo Socialista no Parlamento Europeu (PSE)

Grupo da Aliança dos Democratas e dos Liberais pela Europa (ALDE)

Grupo da União para a Europa das Nações (UEN)

Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verts/ALE)

Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL)

Grupo Independência/Democracia (IND/DEM)

Page 12: União Europeia

União Europeia

Tratados e Alargamentos

1951

1952

1957 1965

1973 1981 1986

1987 1992

1995

1997 2001

2004

2007

2007

Page 13: União Europeia

Tratado da CECA

Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda.

Tratado que institui a comunidade europeia do carvão e do aço. Foi assinado em Paris a 18 de Abril de 1951. Entrou em vigor a 23 de Julho de 1952 e terminou a 23 de Julho de 2002. O principal objectivo era estabelecer um mercado comum ao sector do carvão e do aço.

União EuropeiaTratados

Page 14: União Europeia

União Europeia

Tratado de Roma

Assinado em Roma, a 25 de Março de 1957, dos tratados que instituem a comunidade económica europeia(CEE) e a comunidade europeia de energia atómica. O tratado da CEE tinha como objectivo a criação de um mercado comum e de uma união aduaneira, bem como o desenvolvimento de políticas comuns. O tratado que institui a Euraton visa coordenar os programas de investigação já em curso nos estados Membros ou em preparação na perspectiva da utilização pacífica da energia nuclear.

Page 15: União Europeia

União Europeia

Tratado de Fusão

Assinada em Bruxelas a 8 de Abril de 1965 e entra em vigor em 1 de Julho de 1967. Prevê a fusão dos executivos das três comunidades ( CECA, CEE, EURATOM), instituindo um Conselho e uma Comissão únicos.

Tratado Acto Único Europeu

Assinado no Luxemburgo e em Haia, entrou em vigor a 1 de Julho de 1987. Estabeleceu as adaptações necessárias de forma a concretizar o mercado interno até 1992. Reforçou também os poderes do parlamento europeu.

Page 16: União Europeia

União Europeia

Tratado da União Europeia

Assinado em Maastricht a 7 de Fevereiro de 1992. Entrou em vigor a 1 de Novembro do ano seguinte. O tratado criou união europeia e propunha-se a reforçar a legitimidade democrática das instituições.

Tratado de Amesterdão

Assinado a 2 de Outubro de 1997, entrou em vigor a 1 de Maio de 199. Veio introduzir novos garantias na protecção dos direitos fundamentais e um aumento dos poderes do parlamento europeu.

Page 17: União Europeia

União Europeia

Tratado de Nice

Assinado a 26 de Fevereiro de 2001. Entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 2003. Incidiu principalmente na reforma das instituições, com o objectivo eficaz da EU.

Tratado de Lisboa

Assinado a 13 de Dezembro de 2007. Entra em vigor depois de ser rectificado por todos os estados membros. O tratado de Lisboa alerta todos os tratados da UE e da comunidade Europeia com o objectivo de facilitar o processos de decisão.

Page 18: União Europeia

União Europeia

A Europa dos seis

Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda.

A 23 de Julho o CECA entra em vigor. Jean Monnet é nomeado presidente da alta autoridade e Paul-Henri Spaak presidente da assembleia comum. Em Agosto, a alta autoridade CECA entra em funções.

Alargamentos

Page 19: União Europeia

União Europeia

1973 – A Europa dos 9

1º alargamento : Dinamarca, Irlanda, Reino Unido

Os seis passaram a ser nove, com a adesão formal destes três países.

1981- A Europa dos 10

2º alargamento: Grécia

O número de membros da comunidade passa a 10, com a adesão da Grécia, que aderiu depois da queda do seu regime militar e do restabelecimento da democracia, em 1974.

Page 20: União Europeia

União Europeia

1986-A Europa dos 12

3º alargamento: Portugal e Espanha

Espanha e Portugal aderem á CEE, aumentando para 12 o número dos seus membros. Portugal pediu formalmente a sua adesão às comunidades europeias em 1977. A 12 de Junho em 1985 é assinado o tratado de adesão, em Lisboa, no mosteiro dos Jerónimos. Em 2005, no mesmo dia, no mesmo local, Portugal celebrou 20 anos de pertença à união europeia.

Page 21: União Europeia

União Europeia

1995 - A Europa dos 15

4º alargamento: Áustria, Finlândia e Suécia.

Os 15 estados membros cobrem a partir deste momento quase toda a Europa ocidental. Com a reunificação da Alemanha em Outubro de 1990, a antiga Alemanha de Leste foi integrada na UE.

Page 22: União Europeia

2004 – A Europa dos 21

5º alargamento: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia,Llituânia, Malta, Polónia, República Checa

Os oito países da Europa centrais e orientais aderem à UE, pondo termo à divisão da Europa decidida em Yalta 60 anos antes pelas grandes potências. Chipre e Malta aderem igualmente.

União Europeia

Page 23: União Europeia

União Europeia

2007 – A Europa dos 27

6º alargamento: Bulgária e Roménia

Mais dois países da Europa ocidental, a Bulgária e a Roménia, aderem à UE, elevando o número de estados membros para 27. A Croácia, a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Turquia também são países candidatos à adesão.

Page 24: União Europeia

FIMTrabalho Realizado por :

Ana Arteiro nº3Cristiano Pereira nº7

11ºI