un. 1 - introdução à informática

Upload: eu-sou-de-redes

Post on 08-Jul-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    1/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 1

    UNIDADE 1: Fundamentos deInformática

    André Luiz Simão de Miranda

    [email protected]  

    Este documento tem caráter de guia e apoio para as aulas da disciplina Informática Básica.A intenção deste material é proporcionar material escrito das idéias tratadas nas aulas parareduzir os apontamentos e contar com maior atenção nas discussões e exposições das aulas.Não substitui as referências bibliográficas referenciadas para o estudo da disciplina.

    O acadêmico tem o dever de buscar e investigar fontes originais.Todos os direitos quanto ao conteúdo deste material são reservados ao professor AndréMiranda e aos autores citados.

    BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NA PREPARAÇÃO DESTEMATERIAL

    1.  MONTEIRO, Mário A. Introdução à Organização de Computadores. EditoraLTC –  Livros Técnicos e Científicos –  4ª Edição. Rio de Janeiro, RJ, 2001.

    2.  TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores; EditoraPearson Prentice Hall –  5ª Edição. São Paulo, 2007.

    3. 

    Guia do  Hardware. World Wide Web, http://www.guiadohardware.com.br ,2001.

    4.  PATTERSON, David A., HENESSY, John L. Organização e Projeto deComputadores: a interface. Hardware/Software. LTC - 2ª Edição. Rio de Janeiro,2000.

    5.  TORRES, Gabriel. Hardware curso completo. Editora Axcel Books. Rio deJaneiro, 2001.

    mailto:[email protected]:[email protected]:[email protected]

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    2/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 2

    Sumário

    1.  Introdução2.  O Computador

    2.1 O que é um computador

    2.2 O que são dados2.3 O que são informações2.4 Vantagens do computador2.5 Desvantagens do computador2.6 Benefícios do uso do computador

    3. As Gerações dos computadores3.1 Primeira Geração3.2 Segunda Geração3.3 Terceira Geração3.4 Quarta Geração3.5 Quinta Geração

    4. Tipos de computadores5. O sistema informatizado

    5.1 O que é Hardware5.2 O que são Softwares5.3 O que são Peopleware5.4 Os dispositivos de entrada e saída de dados

    5.4.1 Periféricos de entrada5.4.2 Periféricos de saída5.4.3 Periféricos de entrada e saída

    6. Dispositivos de armazenamento7. Processadores e memórias8. Equipamentos de proteção9. O Software do computador

    9.1 Sistema Operacional9.2 Softwares Básicos

    9.2.1 Editores de texto9.2.2 Planilhas eletrônicas9.2.3 Editores gráficos9.2.4 Gerenciadores de Banco de dados

    9.3 Utilitários

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    3/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 3

    Introdução à Informática

    1 –  IntroduçãoComputadores surgiram da necessidade de realizar uma grande quantidade de

    cálculos numéricos em tempo viável e com segurança de estar livre de erros. Seres

    humanos são por natureza criativos, mas são dispersivos e impacientes. São capazes decriar métodos eficientes para determinar a solução de quase qualquer problema numérico,mas se mostram poucos dispostos a dedicar horas, semanas, anos a fio na simples repetiçãodesses métodos para alcançar o resultado desejado.

    Voltando-se a pré-história, vê-se o homem debatendo-se com o problema de cálculoe representação de seus resultados. Primitivamente, os problemas de cálculo eramresolvidos utilizando-se os dedos, pedrinhas, nós em barbantes e outros recursos. O primeiro instrumento mecânico de cálculo inventado pelo homem foi o á Baco (III a.C.).Muito depois (1642), surgiram às calculadoras, as quais foram evoluindo gradativamente.Muitos outros estudos foram realizados em diversas áreas: comando de máquinas através decartões perfurados, estudos matemáticos, etc. Até por fim surgir o computador, o qual

    continua evoluindo até hoje, usado não somente para processamento numérico, mas simutilizado em diversas áreas do conhecimento humano.

    O computador agiliza a manipulação de informações, fornecendo resultados mais precisos e em menos tempo. A manipulação adequada de informações pode determinar osucesso da maioria das organizações, assim universidades, indústrias, governo e atéresidências, o computador é um recurso necessário e, em muitos casos, indispensável.

    As evoluções tecnológicas vividas por nossa sociedade nos últimos anos têmevidenciado o valor da informação e provocado uma utilização crescente de computadores.Estamos na era da informática (Revolução computacional), quem tem a informação (o maiscedo possível e com a maior correção) tem poder. O mundo atual exige eficiência, por issoquanto mais se conhece, ou quanto mais se tem acesso a um maior volume de informações,

    maiores condições tem-se de tomar decisões acertadas. Nesta nova sociedade que estásurgindo, o computador está se tornando uma ferramenta cada vez mais imprescindível,sendo caracterizado como o agente responsável pelo processo de transformação para a novasociedade da informação.

    É quase impossível ficar alheio a esse processo, pois em qualquer área em que sedecida trabalhar, qualquer um pode se deparar com um computador. Por esta razão é muitoimportante conhecê-lo para se ter condições de avaliar suas características, de forma aexplorá-lo da maneira mais eficiente.

    Temos que ter consciência de que o computador é uma máquina construída,manipulada e comandada pelo homem. O homem tem poder sobre a máquina. Apenas se precisa dominar alguns princípios básicos para saber como comandá-la.

    Para acompanhar as implicações do uso e entender as aplicações de computadores énecessário que se tenha um conhecimento mínimo de seus componentes e da interaçãoentre eles. Para isso, o conhecimento de alguns conceitos básicos é fundamental.

    2 –  O Computador

    O computador é uma das maiores invenções do homem.

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    4/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 4

    Quando falamos em informática pensamos logo em computador.Apesar de ele nãoser o único instrumento utilizado por essa ciência, é o mais conhecido. É através dele quesão processados os dados que se transformam em informações precisas e automáticas. Ocomputador tem como principais características à velocidade e precisão no processamentode dados.

    O computador não tem inteligência própria, ele executa apenas tarefas previamente programadas e determinadas pelo homem. É indispensável o comando humano para que elerealize suas tarefas, seja pela criação dos programas que ele executará ou através decomandos dados pelo usuário.

    3 - As Gerações dos Computadores

    A partir daí então é que se começa a dividir os computadores, porém não há um consenso pré-determinado, há autores que fazem a divisão em 4 gerações, outros em 5, outros em 6 eainda outros em 4 ou 2, por isso convencionou-se fazer a divisão em 5 gerações.

    3.1 - 1ª Geração (1946 – 

     1956):Mark IO crescente avanço nas tecnologias das máquinas chamaram a atenção dos militares estado-unidenses, que interessados no poder que estas máquinas poderiam trazer a longo prazo,investiram alto em pesquisas e projetos, que começaram a trazer resultados durante aSegunda Guerra Mundial. Em meados de 1944, graças a grandes avanços obtidos no campoda eletricidade, inicia-se a construção de uma máquina baseada nos princípios defuncionamento de dispositivos eletromecânicos conhecidos como relês. Assim pela primeira vez foram implementados os princípios da Álgebra de Boole que foramimplementados através de circuitos de chaveamento, tipo abre e fecha de relês, de modo a

    expressarem alternativas SIM/NÃO, 1/0, Ligado/Desligado, que identificam a validade ounão uma proposição.Este incrível computador eletromecânico foi desenvolvido na Universidade de Harvard, pela equipe do professor H. Aiken com ajuda financeira da IBM, que veio a investir US$500.000,000 no projeto. Seu nome era Mark I e era controlado por programa que usava osistema numérico decimal. Ele tinha 15 metros de profundidade e 2,5 metros de altura,envolvido por vidro e aço inoxidável brilhante.Suas principais características eram:• 760.000 peças; • 800 km de fios; • 420 interruptores para controle; 

    • Realizava uma multiplicação em 0,4 segundos; • Realizava uma divisão em aproximadamente 10 segundos;O Mark I prestou serviços matemáticos na Universidade de Harvard por dezesseis anoscompletos, apesar de não ter feito muito sucesso, por razão de ser obsoleto antes mesmo deser concluído. Um dos seus maiores inconvenientes no uso, porém era o intenso ruído queemita quando estava em funcionamento.

    Hitler, o destruidor de projetos

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    5/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 5

    Em 1941, ao passo do desenvolvimento do Mark I, Konrad Zuse, na Alemanha, já estava acriar modelos de teste muito superiores ao Mark I: o Z1 e Z2. Logo após estes, completouum computador operacional que chamou de Z3, que consistia num dispositivo controlado por programa baseado no sistema binário, e era muito menor e de construção bem mais barata que o famigerado Mark I.

    Os computadores Z3 e logo a seguir o Z4, foram utilizados na solução de problemas deengenharia de aeronaves e projetos de mísseis. Zuse construiu outros vários computadores para fins especiais, mas não teve apoio do governo alemão. Hitler na época mandouembargar todas as pesquisas científicas, excetos as de curto prazo, sendo que o projeto Zuselevaria cerca de dois anos para ser concluído. Uma das principais aplicações das máquinasde Zuse era quebrar os códigos secretos que os ingleses utilizavam para se comunicaremcom os comandantes no campo.EniacCom a invenção da válvula e com o aprimoramento da álgebra de Boole, foi possível odesenvolvimento do primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o Eniac  –  Eletronic Numeric Integrator and Calculator (Computador e Integrador Numérico

    Eltrônico). Com o seu desenvolvimento impulsionado pela Segunda Guerra Mundial, seuuso era voltado para efetuar cálculos balísticos e decifrar códigos inimigos. Projetado pelosengenheiros Jonh W. Mauchly e J. Presper Eckert, que era um gênio em engenharia(desenvolveu um rádio a cristal com apenas oito anos de idade e o colocou na ponta de umlápis), com o apoio do Departamento de Material de Guerra do Éxercito dos EstadosUnidos da América, na Universidade da Pensilvânia, o Eniac representou a revoluçãoque teve a maior repercussão por todo o mundo, uma vez que era extremamente melhor queas máquinas criadas até então. Porém ainda que desenvolvido para fins militares, odesenvolvimento do Eniac foi concluído em apenas 1946, um ano após o término daSegunda Guerra Mundial.Programado através de números binários aliados a álgebra de Boole, diferentemente da programação baseada em números decimais que estava presente em uma grande maioriadas máquinas eletromecânicas, sua principais características eram:• Totalmente eletrônico; • Possuía 17.468 válvulas de vidro interligadas por a proximadamente 300 km de fios;• 500.000 conexões de solda; • Consumia aproximadamente 250 kW de potência elétrica por hora (gasto aproximado de

    um mês inteiro na média de casas da maioria da população do país);• Alcançava altas temperaturas quando se encontrava em plena operação;• Uma válvula queimava a cada cinco minutos; • Não possuía capacidade de armazenamento de informações em sua memória; • Eram necessários no mínimo 5 operadores; • Pesava por volta de 30 toneladas; • Ocupava uma área de aproximadamente 180 metros quadrados de área construída e comaltura de aproximadamente 9 metros;• 2 vezes maior que o Mark I; • Realizava uma soma em 0,0002 segundos e uma multiplicação com números de 10 dígitos

    em apenas 0,005 segundos;

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    6/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 6

    Ainda que possuísse um grande potencial para cálculos, apresentava um enorme problema:com um número extremamente alto de válvulas operando a uma taxa de 100.000 pulsos porsegundo, havia 1,7 bilhão de chances por segundo de que uma válvula viesse a falhar,apresentando também aquecimento demasiadamente alto. Em detrimento das válvulasliberarem muito calor, mesmo com os ventiladores, a temperatura subia às vezes até a 67ºC.

    Eckert, aproveitando-se da idéia que era utilizada em equipamentos eletrônicos, diminuiu atensão elétrica das válvulas, reduzindo as falhas para apenas 1 ou 2 vezes por semana.Embora tenha sido uma máquina extremamente poderosa para a época, apresentava muitosinconvenientes que fizeram com que fosse deixada de lado em 1948 e desativada em 2 deOutubro de 1955.

    EdvacO sucessor do Eniac foi o Edvac  –   Eletronic Discrete Variable Computer (ComputadorEletrônico de Variáveis Discretas).Também desenvolvido pelo engenheiro Eckert, o Edvac trouxe alguns avançossignificativos em relação ao Eniac, pois permitia que o trabalho fosse acelerado com a

    capacidade de armazenamento de dados e programas. Os dados eram armazenadoseletronicamente num meio matéria composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecidocomo linha de retardo, onde cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que serefletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam com o objetivo de reter ainformação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert descobriu poracaso ao trabalhar com um radar. Embora apresentasse um sistema de armazenamento, estenão era seguro o suficiente.Outra grande característica do Edvac era o poder de codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, ao contrário do Eniac que era programado por números binários e codificados no sistema decimal, reduzindo assim significativamente o número deválvulas.

    Resumo:-  utilizava como meio de processamento as válvulas eletrônicas;- 

    estes equipamentos eram grandes, caros, lentos e queimavam com muita facilidade;-  o uso destes computadores ficou só no âmbito científico;-  ENIAC, EDVAC.

    3.2 - 2ª Geração (1957 –  1963):

    TransistoresEm meados de 1947 e 1948, os estudos realizados por Willian Shockley, Jonh Bardeen e

    Walter Brattain, levam ao aparecimento de um novo componente que revolucionou omundo da eletrônica e da informática: Transistor.Desenvolvido em 1952 pela Bell Laboratories, o Transistor passou a ser um componente básico na construção de computadores, assinalando o início da Segunda Geração deComputadores.Este componente baseava-se nas propriedades semicondutoras de alguns elementos taiscomo o germânio e o silício, representando assim uma versão de válvula em estado sólido.Suas principais vantagens sobre a válvula:

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    7/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 7

    • Tamanho reduzido; • Menor dissipação de calor; • Menor consumo de energia elétrica;• Apresentava maior velocidade de operação; • Mais confiável e sujeito a menores danos mecânicos; 

    • Mais econômicos; 

    UnivacEm meados de 1951 e 1952, Jonh Mauchly e J. Presper Eckert abriram a sua própria firmana Filadélfia e desenvolveram o Univac  –   Universal Automatic Computer (ComputadorAutomático Universal).O Univac era o primeiro computador a utilizar-se da nova tecnologia dos transistores, o queo tornou muito mais versátil e confiável que os computadores eletrônicos de válvulastermoiônicas. Era um computador voltado para uso comercial e suas principais inovaçõesconsistiam no fato de que armazenava seus programas e recebia instruções de uma fitamagnética de alta velocidade, que representavam grandes vantagens em relação aos

    famigerados cartões perfurados.Para comprovar a sua eficácia no campo dos computadores, o Univac foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial dos Estados Unidos.

    Resumo:-  nesta geração passou-se a utilizar o transistor como forma de processamento;- 

    equipamentos menores, mais veloz, barato e durável;-  são utilizados no âmbito científico e nas grandes empresas;-  UNIVAC, IBM 70.

    3.3 - 3ª Geração (1964 –  1981):

    Circuito IntegradoConclui-se em meados de 1960, o projeto do CI  –   Circuitos Integrados. Deaproximadamente 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec, participam do desenvolvimento revolucionário que haveria de permitir posteriormente osurgimento dos microcomputadores, os Circuitos Integrados, pastilhas que ficaramconhecidas como Chips. Estes chips incorporavam, numa única peça de dimensõesexageradamente reduzidas, várias dezenas de transistores interligados formando assimcomplexos circuitos eletrônicos. Com as técnicas desenvolvidas por esta equipe, foi possível produzir o componente com dezenas de transistores e outros componenteseletrônicos com apenas cinco centímetros quadrados.

    Os circuitos integrados podem ser classificados em: SSI, MSI e LSI.

    Altair 8800Em 1974, Ed Roberts, do MITS, em Albuquerque desenvolve o Altair 8800: um dos maisrevolucionários microcomputadores da época.O Altair era baseado no microprocessador Intel 8080, que possibilitou uma performancemais que suficiente para aplicações doméstica, comercial e para pequenas empresas. O

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    8/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 8

    nome Altair segundo dizem se deve a uma estrela, pois consideravam o lançamento damáquina um “evento estelar”. O Altair veio a se tornar o maior sucesso, marcando o ínicio de uma indústriamultibilionária, pois ao passo que Roberts esperava vender aproximadamente 800 unidades,teve dificuldades para atender a mais de 4.000 pedidos.

    Final da Terceira Geração No final da terceira geração de computadores é que finalmente passaram a se popularizar ouso de microcomputadores, porém ainda assim não chegava nem perto da grande expansãoque vivemos na última década.Logo após o desenvolvimento do Altair, em 1975 os estudantes Willian (Bill) Gates e PaulAllen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação doBASIC (Begginners All- Purpose Symbolic Insruction Code) para o Altair. Anos maistarde, Gates e Allen fundam a Microsoft, a mais rica companhia de softwares paramicrocomputadores do mundo.Em 1977 surge no mercado de produção em série três microcomputadores: o Apple II, O

    TRS-80 da Radio Shack (vendido no Brasil sob produção da Prológica) e o PET daCommodore.Em 1979 é lançado pela Software Arts o VisiCalc, o primeiro programa comercial paramicrocomputadores.

    Resumo:-  surge um novo componente eletrônico o CI –  Circuito Integrado- 

    com este novo componente o computador começou a ser utilizado em váriossegmentos da sociedade, como empresas de médio e grande porte.

    -  GRAY, IBM 360.

    3.4 - 4ª Geração (apartir de 1982):Foi nesta geração que se iniciou a criação de microprocessadores de até 32 bits querevolucionaram de tal forma o mercado de microcomputadores que estão presentes até osdias de hoje.Em meados de 1978 a 1980 uma equipe comandada pela IBM, desenvolveu o sistema dearquitetura aberta, que possibilitou o lançamento da plataforma IBM-PC, utilizando-se datecnologia que o IC-LSI podia proporcionar para que ela entrasse no mercado demicrocomputadores sem problemas, que se encontra presente até os dias de hoje.Em 1984, a Apple lança o Macintosh, que vendeu milhares de unidades devido à suaversatilidade e interface gráfica, beneficiando-se da tecnologia IC-LSI para construí-lo emforma de monobloco. Também em 1984 foi comercializado o micro MMX, destinado ao

    uso doméstico com boa aceitação no mercado.Através desta tecnologia que foi possível a considerável diminuição dos computadores e a produção de computadores portáteis de maneira a expressarem ainda maior tecnologia ecapacidade de expansão que os baseados em IC-LSI.Generaliza-se nesta época os termos Multiprogramação, Multiprocessamento e oTeleprocessamento.É nesta geração também que passam a surgir aplicações gráficas mais sofisticadas eaplicações educacionais. Tamanha foi a diminuição dos chips que o F-100, desenvolvido na

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    9/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 9

    década de 80, media apenas 6 milímetros quadrado, sendo pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.Resumo:

    os microcomputadores passaram ater um baixo custo, e assim atender o público emgeral;

    esta geração para alguns autores não existiu;- 

    AMDHAL 580, APPLE II.

    3.5 - 5ª Geração (Década de 90):- 

    os computadores utilizam um novo componente o BIOCHIP;-  Desenvolveram-se várias técnicas de Inteligência Artificial, Processamento

    Simbólico e Reconhecimento de voz e luz.

    4 - Tipos de Computadores

    Os computadores podem ser classificados de acordo com diversos critérios. Por meio desua velocidade de processamento, capacidade de armazenamento, utilização etc. Comrelação ao seu tamanho físico, a classificação mais adotada é a seguinte:

    :. Supercomputadores

    Os supercomputadores, como o próprio nome diz, são o topo de linha em termos develocidade e recursos. Normalmente são usados por institutos de pesquisas e aplicações queexigem sistemas de alto desempenho. Você vai encontrar computadores desse tipo na NASA, por exemplo.

    :.Mainframes

    Conhecidos também como computadores de grande porte, seu custo atingia milhões dedólares. Ocupando salas inteiras, esses computadores fazem todo processamentocentralizado. Os usuários usam terminais para inserir dados e consultar dados nocomputador central. A IBM é maior fabricante mundial de mainframes.

    :. Minicomputadores

    Em meados da década de 70 , uma nova categoria de computadores começou a fazersucesso. Menores do que os mainframes em todos os sentidos, mas capacidade de executar

    diversos programas e serem utilizados por vários usuários ao mesmo tempo, osminicomputadores passou a ser mais utilizados nas empresas que não tinham condiçõesfinanceiras de adquirir um mainframe.

    :. PCs

    O PC, abreviatura de Personal Computer, ou computador pessoal é o mais comum doscomputadores, pois se encontra na mesa da maioria dos usuários domésticos e comerciais.

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    10/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 10

    Os PCs podem ser classificados como micros de mesa(Desktop) ou portáteis, que podemser transportados (facilmente) de um lugar para outro.São os microcomputadores mais comuns de serem encontrados. Geralmente são utilizados para aplicações domésticas e de empresas. Apresentam construção modular, seus periféricos podem ser unidos como alguns modelos da Apple e outros da antiga Compaq,

    ou separados de sua Unidade Central de Processamento, como a maioria doscomputadores.As vantagens que apresentam sobre os outros tipos de microcomputadores são: baixo custode manutenção e equipamentos, alta capacidade de expansão, flexibilidade, tamanhorelativamente bom para ser transportado.

    :. Notebooks

    Os primeiros computadores portáteis receberam a designação de laptops, pois podiamser usados no colo ( Lap em inglês). Eles tiveram seu tamanho reduzido com o passar dotempo, e uma segunda geração foi lançada com a designação de notebooks (caderno em

    inglês) , pois seu tamanho se aproximava de um caderno. A partir daí surgiram novascategorias miniaturizadas, como subnotebooks, handhels e palmtops.São extremamente versáteis, uma vez que podem apresentar o mesmo desempenho dosdesktops com a vantagem de poderem ser transportados para qualquer lugar, trazendo ummelhor aproveitamento do tempo principalmente para quem trabalha fora da empresa.Os atuais laptops têm a vantagem de não somente ser transportado com facilidade comotambém de poderem trabalhar desconectados da tomada através de uma bateria que osacompanha. Os modelos atuais de notebook da plataforma IBM-PC são acompanhados com baterias de duração média de uma hora e meia nos modelos básicos e aproximadamente trêshoras e meia nos modelos mais sofisticados. Os laptops da plataforma Apple-Macintoshgeralmente são acompanhados com baterias que duram aproximadamente cinco horas.Outro importante fator a ser considerável nos laptops é o seu peso. Os modelos básicos pesam em torno de três quilos e meio e os mais sofisticados pesam em média um quilo emeio, uma grande revolução em relação aos primeiros laptops que pesavam cerca de dezquilos, sendo considerados por muitos, como computadores arrastáveis e não portáteis.Atualmente algo importante da versatilidade dos computadores portáteis é sua altacapacidade de conectividade com a internet e redes sem fio através da tecnologia Wi-fi.Com o objetivo de customizar a versatilidade dos portáteis as empresas que fabricam processadores estão incluindo em seus processadores tecnologias que visam dar maiorcontrole sobre a tecnologia Wi-fi e desenvolvendo processadores que possam oferecero maior desempenho com o menor gasto possível de energia.

    :. Palmtops

    Os palmtops caracterizam-se pelas suas dimensões limitadas, embora ainda possam servistos como um micro ,pois possuem teclado e monitor.

    :. PDAs

    Uma nova categoria de computadores chamados PDAs ( Personal Digital Assistant), ouassistente pessoas digital, tem se tornado muito popular. Sua principal característica é a não

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    11/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 11

    utilização de u teclado para a entrada de dados, e sim uma caneta especial, usada pelousuário, para escrever na tela do aparelho e selecionar os itens do menus de programas.

    5 –  O Sistema Informatizado

     No sistema informatizado é indispensável para o seu funcionamento ointerligamento dos três elementos conhecidos por:

      Hardware –  Computador e os periféricos.  Software –  Programas aplicativos.

      Peopleware –  Usuário.

    5.1 –  O que é HardwareÉ a máquina, composta pelo computador, propriamente dito, e pelos periféricos. É o

    conjunto sólido do sistema, objetos e equipamentos.

    5.2 –  O que são SoftwaresSoftwares ou programas são instruções que determinam o que o computador deve

    fazer, ou seja, é um conjunto de instruções que permite ao computador realizar as tarefasque os homens necessitam. Exemplo: Sistema Operacional, um Banco de Dados, PlanilhasEletrônicas, Jogos, processadores de texto, etc.

    5.3 –  O que é PeoplewareÉ a pessoa que sta envolvida direta ou indiretamente com o sistema, ou seja, o

    usuário, digitador, administrador de redes, etc.

    5.4 – 

     Os dispositivos de entrada e saída de dadosQuando o computador está em funcionamento, ele passa por três etapas:

     

    Entrada de dados  Processamento  Saída de dados

    Existem dispositivos utilizados para a entrada e saída de dados. Esses dispositivosrecebem o nome de periféricos. Apresentaremos a seguir alguns periféricos e a funçãodos mesmos.

    5.4.1 –  Periféricos de entradaOs periféricos de entrada permitem apenas a entrada de dados no computador.

    Mouse  –   controla o deslocamento do cursor na tela, selecionando e acionando objetos,através dos seus botões. Outros dispositivos semelhantes ao mouse: trackball, touchpad,gamepads e joystick.Tipos de mouse:

    Mecânico: possui uma esfera de metal ou borracha que rola em todas as

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    12/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 12

    direções, ativando os sensores mecânicos.Optomecânico: similar ao mecânico, mas que usa sensores ópticos para detectar omovimento.Óptico: que utiliza o laser para detectar o movimento do mouse.

    Teclado  –   é um conjunto de teclas, utilizadas para digitação de dados que sãoenviados para o computador.

    Scanner  –   é um equipamento capaz de capturar imagens impressas e passá-las para ocomputador, permitindo que sejam manipuladas.

    Câmera digital  –   é utilizada para inserir dados através de imagens em movimento ou paradas.

    Microfone –  este é um periférico de entrada, opcional,que permite a entrada de som para omicrocomputador, através da interface placa de som.

    5.4.2 –  Periféricos de saídaSão dispositivos que permitem apenas a saída dos dados

     processados.

    Impressora  –   é um dispositivo que imprime os trabalhos que elaboramos no computador.As impressoras podem fazer impressão colorida ou monocromática. Tipos de Impressoras:

    Matricial: utilizam cabeças de impressão que comprimem uma fita de tinta contra o papel,deixando a marca do caractere que foi empurrado ou montado pela cabeça de gravação. Sãomuito usadas nos setores de automação comercial; quase todos os caixas de supermercadose bancos eletrônicos usam esse tipo de impressora, pois são mais baratas e de baixo custode manutenção.

    Jato de Tinta: presentes em quase todas as mesas, as impressoras a jato de tintaconseguiram aliar qualidade, cor e preço, cativando assim os usuários domésticos.

    Laser: popularizou-se no início da década de 90. Usando um mecanismo de impressãosimilar ás máquinas de xerox, elas trouxeram velocidade e qualidade aos usuários demicrocomputadores. As impressoras a laser perderam espaço no uso doméstico para asimpressoras a jato de tinta. Para o uso empresarial, as impressoras a laser apresentam umcusto-benefício muito superior.

    Caixas acústicas –  emitem as informações sonoras geradas pelo microcomputador.

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    13/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 13

    5.4.3 –  Periféricos de entrada e saídaSão dispositivos que permitem entrada e saída de dados.

    Monitor de vídeo –  exibe as informações processadas pelo computador e, também, os dadosque são fornecidos ao computador. É o principal meio de saída de dados do computador. Os

    monitores são produzidos em diversos tamanhos 14, 15, 17 polegadas, etc.Quanto ao tipo de tecnologia de imagem:  CRT (Catodic Ray Tube): raios catódicos;  LCD (Liquid Cristal Display): de cristal líquido.

    CD-ROM  –   é um dispositivo de varredura ótica, que acumula informações, permitindo aentrada e saída das mesmas. A tecnologia utilizada na gravação e recuperação dasinformações é baseada no raio laser.

    HD  –   Disco Rígido, Hard Disk ou Winchester  –   sua função é armazenar os dadosfornecidos ao computador e fornecer dados armazenados ao usuário. Ele funciona comouma espécie de memória que não perde o que nele for gravado.

    Disquete ou Disco Flexível –  serve para armazenar dados no computador, os disquetes de 3½ tem a capacidade de armazenar 1.44 MB.

    Drive de disquete ou Floppy Disk  –  é um equipamento utilizado para gravar, ler, apagar egerenciar os arquivos de um disquete.

    Unidade de CD-Rom –  é um equipamento utilizado para gravar, ler, apagar e gerenciar osarquivos de um CD-Rom.

    Fax-Modem ou Modem  –  é uma placa eletrônica que permite a comunicação com outroscomputadores ou fax, através da linha telefônica. O modem é uma abreviatura demodulador/demodulador e tem como finalidade converter os sinais digitais do micro emsinais analógicos.

    6 –  Dispositivos de armazenamento

    Os dispositivos de armazenamento servem para armazenar osdados que são fornecidos ao computador. No início eram utilizados cartões perfurados.Hoje existem dispositivos mais avançados como os discos rígidos, pen drives, disquetes,fitas magnéticas, CDs, DVD’s, Flash Cards, etc. 

    Os dispositivos mais comuns e utilizados para o armazenamento de dados são: osdisquetes e os discos rígidos. Outras tecnologias de armazenamento são:

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    14/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 14

    Os CDs são utilizados para leitura de dados que não necessitam de atualizações rápidas  –  Cd-Rom ou, simplesmente, CD ou CD-R, e os CDs utilizados para a leitura e gravação dedados, CD-RW, que permite a gravação de dados por várias vezes. Pode-se armazenar emum único CD o equivalente a 650 Mb.Os DVDs apresentam uma mídia baseada em Cds, porém tem capacidade maior, podendo

    armazenar filmes completos, além de terem incorporado os recursos de áudio.

    7 –  Processadores e memórias

    A CPU ou o Processador é responsável por todo o processamento, o computadordepende da CPU, seja para fornecer dados ou para recuperar uma informação. O processador fica localizado em uma placa denominada placa-mãe.

    Um microcomputador possui dois tipos de memória. A memória ROM e a memóriaRAM.

    ROM (Read Only Memory): é usada apenas para leitura do seu conteúdo. Ela contém programas gravados que não são alterados e é utilizada nas rotinas de inicialização docomputador quando ele é ligado. Ela não é vol’til, ou seja, seu conteúdo não é apagado

    quando a energia é desligada.

    RAM (Random Access Memory): é usada para leitura e gravação. Pode ser considerada amemória principal do computador. Ela é usada essencialmente para armazenar dados e programas enquanto o computador estiver ligado. Ë volátil o conteúdo é totalmente perdidocaso você não salve antes de desligar o computador.

    8 – 

     Equipamentos de ProteçãoFiltro de Linha: equipamento que elimina grandes variações de tensão ou corrente detransmissão de dados (telefônica ou particular). Normalmente os filtros de linha sãodotados de um fusível de alta velocidade.

    Estabilizador: equipamento conectado entre a tomada de força de rede elétrica e osequipamentos de um microssistema para eliminar grandes variações bruscas na tensão e nacorrente elétrica que alimenta o sistema.

     No-Break: equipamento ligado entre um sistema informático e a rede elétrica para em caso

    de queda ou interrupção do fornecimento de energia, manter por um período longo (váriashoras) as principais partes do sistema.

    9 –  O Software do Computador

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    15/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 15

    O esquema a seguir apresenta os principais tipos de softwares que existem em umcomputador, bem como a relação com o hardware e o ser humano.

    9.1 - Sistema Operacional (S.O)

    É o programa que controla o funcionamento de toda a parte física (hardware) docomputador e a sua interação com os programas. Sem ele nenhum outro tipo de software pode ser executado.

    É também responsável por checar ininterruptamente todos os dispositivos docomputador e tomar atitudes baseadas nas detecções feitas. Ele gerencia os discos earquivos, impressora, controla o monitor, administra a memória disponível alocando umespaço para cada programa.

    Exemplo de sistema Operacional: MS-DOS, Windows XP, Windows NT, Linux, Unix,MAC-OS da Apple, OS2-Warp (da IBM).

    Classificação dos Sistemas Operacionais:

    Sistema Monotarefa: permite a execução de um único programa aplicativo.Ex: no S.O DOS apenas um programa podia ser executado e carregado para memória.

    Sistema Multitarefa: permite que vários programas aplicativos sejam carregados paramemória.Ex: S.O. Windows você pode trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo seguindoalgumas prioridades.

    Sistema Monousuário: permite apenas que um usuário trabalhe com o micro.Sistema Multiusuário: diversas pessoas utilizam recursos de um computador central,usando terminais ou micros de rede.

    9.2 –  Softwares Básicos

    9.2.1 –  Editores de texto

    Utilitários

    Softwares Básicos

    Sistema Operacional

    Hardware

  • 8/19/2019 Un. 1 - Introdução à Informática

    16/16

    Informática Básica

    Prof°. André Miranda 16

    A finalidade do processador de texto é criar e manter documentos de texto, comocartas, jornais, livros e malas-diretas. Esses programas foram a principal razão da quaseextinção das máquinas de escrever. Oferecendo as vantagens de permitir a correçãoautomática de erros de digitação, a reimpressão instantânea de um documento e inúmerosoutros recursos, como a criação de formatos especiais para o texto, os processadores foram

    além da substituição das máquinas de escrever, invadindo até mesmo o território dasgráficas. Hoje é possível criar uma gráfica poderia fazê-lo dez anos atrás.Os principais editores de texto para Pcs são o Word, da Microsoft, Word Pro,

    desenvolvido pela Lótus, e o Word Perfect, da Corel. No início da microinformática, o principal processador de texto chamava-se WordStar; ele dominou o mercado de 1982 até1992, quando gradativamente foi perdendo espaço para outros processadores de texto.

    9.2.2 –  Planilhas Eletrônicas

    São editores especiais, capazes de construir planilhas de cálculos incluindo fórmulasque você cria ou muitas outras científicas, financeiras, etc. As planilhas eletrônicas criam,ainda, gráficos com variados recursos em 3-D, dentre muitas outras aplicações.

    Com as planilhas você pode construir complexos modelos matemáticosfazendo uso de uma linguagem especial de apresentação.

    Os principais programas de planilhas eletrônicas são o Excel (Microsoft), 1-2-3(Lótus), Quattro Pro (Corel) e Fácil, dentre outras.

    9.2.3 –  Editores Gráficos

    Os programas gráficos são destinados a trabalhar com imagens e gráficos dealta resolução. Eles permitem aplicar efeitos especiais nas fotos e criar desenhos artísticos e profissionais para uso nas mais variadas áreas. Os programas de editoração eletrônicos têmcomo finalidade produzir publicações profissionais, como jornais, panfletos publicitários,anúncios, manuais e livros utilizando fotos, imagens e outros recursos gráficos.

    Dentre os editores de imagens ou desenhos, destacam-se: CorelDraw, Photo Style,Macromedia FreeHand, PhotoShop etc. Os programas de editoração permitem criar publicações de editoração eletrônica, o PageMaker, o Ventura e o Ms Publisher.

    9.2.4 –  Gerenciadores de Banco de Dados

    São programas destinados ao controle e gerenciamento de arquivos de dados.Os banco de dados são o centro nervoso de uma empresa. Todas as empresas

    têm suas informações baseadas em banco de dados. O controle de estoque, a folha de pagamento, a contabilidade, o arquivo dDe clientes, o sistema de contas a pagar, ofaturamento e muitos outros são baseados em banco de dados. Uma empresa pode viversem uma planilha ou software de editoração, mas dificilmente sobreviveria sem um bancode dados.

    Alguns programas desta categoria são o Access e SQL (da Microsoft),Dbase, Oracle, Sysbase, Informix.