um show de olimpíada

8
VOCÊ PUBLICAÇÃO CONJUNTA DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO E DA ASSESSORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO (AGECOM) outubro 2009 n o 03 ano 1 Abertura dos Jogos, no dia 3, em Pituaçu, terá desfile das equipes e show de Mariene de Castro Um show de Olimpíada SERVIDOR FOTOS: LUCIANA AMORIM

Upload: lyanh

Post on 07-Jan-2017

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um show de olimpíada

VocêPublicação conjunta da Secretaria

da adminiStração e da aSSeSSoria Geral de comunicação (aGecom)

outubro 2009

no 03ano 1

Abertura dos Jogos, no dia 3, em Pituaçu, terá

desfile das equipes e show de Mariene de Castro

Um show de

olimpíada

SERVIDoR

Foto

s: L

ucia

na

amo

rim

Page 2: Um show de olimpíada

2

Vo

SE

RV

IDo

R

(Fala servidor

Foto

s: L

ucia

na

amo

rim

a olimpíada do Servidor 2009 movimentou a sede esportiva da associação dos Funcionários Públicos do estado da bahia - afpeb e o ginásio de esportes, ambos

em lauro de Freitas. durante todo o mês, as equipes e os atletas individuais da olimpíada promoveram treinos naquele espaço, com objetivo de entrarem “afiados” na disputa.

um deles, o time de futsal feminino do derba, realizou seu segundo treino no clube afpeb último dia 18 de setembro. a equipe é formada por 8 funcionárias do órgão, entre secretárias, assessoras técnicas, estagiárias, além de outras profissionais, que se reuniram com o objetivo de participar da olimpíada de forma lúdica, mas sem esquecer o espírito competitivo.

a falta de experiência no esporte foi compensada com o reforço de amigas com maior conhecimento sobre futsal, que colaboraram nos treinos, tanto no que diz respeito ao preparo físico, quanto na definição de táticas. O uniforme da equipe já está garantido pelo derba. agora é só torcer pelas meninas!

“jogava no tempo da escola, na sétima, oitava série, e agora estou relembrando aqueles tempos”, afirmou Raquel augusta branco, estagiária de engenharia civil da Gerência de Projetos. “costumava organizar times femininos em acampamentos e, agora, estou tendo a oportunidade de participar de um jogo com o apoio de minhas colegas”, disse, por sua vez, elianilde Santos rego, auditora técnica, com 32 anos de “casa”.

Francisco Leal, professor de Educação Física, Secretaria da Educação- “Estou treinando o time do Colégio Estadual Luís Tarquínio, o Celt, que vai participar do futsal. Nunca havia participado da olimpíada e estou achando muito interessante esta interação com os colegas. Praticar esportes é muito bom. É um momento de lazer e descontração. Eu pratico futebol de salão no meu cotidiano e não abro mão da prática esportiva”.

Ilana Mara Campos Rodrigues, professora, Secretaria da Educação- “Achei muito interessante a realização desta olimpíada, porque é um incentivo para que os servidores pratiquem esporte no seu dia-a-dia. Espero que aconteça todos os anos, porque demonstra a preocupação com a qualidade de vida. Estou no time da SEC de voley feminino,

esporte que já pratico há mais de 30 anos. Nossa intenção é fazer da olimpíada uma vitrine, onde mostraremos todo nosso esforço para participar de disputas, driblando a falta de patrocínio”.

Rômulo dos Santos Brito, técnico da Secretaria da Segurança Pública/Departamento de Polícia Tècnica- “Estou participando pela primeira vez da olimpíada, com o time de futebol Força Jovem, da DPT. É uma iniciativa bem-vinda, porque a gente passa a conhecer melhor os colegas num momento de lazer. Esta integração é muito importante para o servidor público. Pratico futebol de campo na minha rotina e estou muito confiante de que iremos obter um ótimo resultado na olimpíada. Meu time é bom”.

Fernanda Barbosa, Fundac/Sedes- “Gosto muito de esporte e, pela primeira vez,

vou participar da olimpíada, disputando o futsal feminino. A gente está treinando e até fazendo

uma alimentação mais balanceada, porque temos um professor de educação física fazendo nosso

acompanhamento. Antes, não achava que futebol era uma coisa muito feminina. Mas, quando a gente entra em campo, vê que o futebol está no sangue

das brasileiras também. É algo cultural mesmo”.

Paulo Santarém, assistente administrativo, Setre- “Não poderia ficar de fora desta olimpíada, onde participo de um time de futebol com o nome do meu time do coração: Galícia. O esporte é algo maravilhoso, porque proporciona uma integração com os colegas, o que normalmente não temos tempo de fazer na rotina do trabalho. Legal também conhecer colegas de outras secretarias. Acho até que o trabalho flui melhor, porque o servidor fica satisfeito e se sente estimulado em todas as áreas da sua vida”.

Fábio Vinícius Santos Neves, Superintendência de Serviços Administrativos da Diretoria de Material da Saeb- “Participo da olimpíada como treinador dos times de futebol de salão, masculino e feminino, vôley de quadra e de praia e natação da Saeb. Para mim, estar na olimpíada é fazer parte desta união em torno de um objetivo, que não é só

o de ganhar, mas de promover este momento de lazer com todos os colegas servidores, inclusive de outras áreas do Estado. E isso é o bom do esporte. Sei porque jogo meu baba todo final de semana”.

a escolha pelo futsal foi pura identificação : “era o que mais tinha a ver conosco em relação às outras opções”, explicou Priscila cristina da Silva dórea, administradora da assessoria especial do derba. “entramos pela brincadeira, mas já vimos que a disputa vai ser séria, então estamos nos preparando para isso”, disse Fernanda melo lins, técnica de nível médio da assessoria especial do derba.

com alguma experiência no assunto, a secretária da gerência de pesquisas, elisania tavares Santos, conta que jogava quando morava no interior, mas fazia muito tempo que não entrava em campo. “estou aqui pelo incentivo das colegas”, afirma.

Treinos movimentam a Afpeb

Elisania está feliz por voltar a jogar

Elianilde: entusiasmada com a disputa

EspEcial Olimpíada 2009

Equipe feminina do Derba treina na sede da Afpeb

Page 3: Um show de olimpíada

3

Vo

SE

RV

IDo

R

o BLoG DA oLIMPÍADA

ESTÁ No ARacompanhe o placar dos jogos e

todas as notícias da olimpíada do

Servidor 2009 no endereço http://

placardaolimpiada.wordpress.com. além

de divulgar toda a programação sobre

o evento e os locais onde acontecerão

os jogos, o blog disponibiliza espaço

para sua opinião e também para que

conte sua história ou do seu time. Há

ainda uma enquete sobre os possíveis

vencedores dos jogos. acesse e participe!

É com muita honra que empresto a minha voz, a minha

força e a minha energia para fazer esta festa que valoriza e homenageia os seres humanos que movimentam, harmonizam e fazem acontecer o nosso maravilhoso estado. estar com os servidores do estado da bahia, cantar para eles é para mim como se estivesse cantando para toda bahia ao mesmo tempo, homenagear os servidores é homenagear a Bahia”.

a declaração de mariene de castro sintetiza o sentimento que marca as homenagens aos servidores públicos, presente no show que a cantora baiana fará na abertura da olimpíada do Servidor 2009, no próximo dia 3 de outubro, no estádio de Pituaçu, com abertura dos portões a partir das 13h.

a opção por mariene para marcar o mês do servidor estadual não poderia ser mais feliz. comprometida com a valorização da cultura popular, sua trajetória, iniciada há 15 anos, resgata a história de um povo. nascida em Salvador, a cantora iniciou sua carreira no Pelourinho, em 1997, quando apresentou seu primeiro show-solo. de lá, foi direto para a França, onde realizou turnê por diversas cidades, obtendo a admiração do público e da crítica especializada.

indo ao avesso de uma corrente musical dedicada ao trio elétrico, ela interpreta do samba ao samba de roda, da marujada aos ternos de reis, do repente ao ijexá, passando pelo côco, maracatu e ciranda, trazendo-os para a sua própria linguagem musical. Sua preferência

sempre foi pelas músicas que lhe trazem algum sentido: “Eu canto samba não porque está na moda, eu canto samba porque vivo a cultura de minhas raízes e sou apaixonada pela cultura popular”, afirma Mariene de Castro, que já tem um cd gravado, com o sugestivo nome de Abre caminho.

resgatando tradições, amadurecendo como artista e cantando o que gosta, ela acredita que a partir do momento que as pessoas passarem a ter acesso ao tipo de música que ela abraçou, um movimento novo vai acontecer na música brasileira. “um movimento onde se tenha liberdade, onde os artistas possam se expressar sem rótulos e sem preconceitos”. Então, fica combinado, a proposta já está mais do que feita, e o convite está de pé: canta Mariene de castro. a cultura popular agradece.

o novo estádio de Pituaçu será o palco para a olimpíada do Servidor 2009, a 12ª edição desta festa do esporte, que reunirá nada menos que 2,3 mil servidores públicos estaduais, um número recorde na história dos jogos, que começaram a acontecer em 1950. outro fato inédito é que pela primeira vez o governo do estado participa da organização do evento, antes somente a cargo da associação dos Funcionários Públicos do estado da bahia (afpeb).

a abertura da olimpíada acontece no dia 3 de outubro, com grande show de mariene de castro e desfile das delegações inscritas na competição, que reunirá dez modalidades esportivas. além disso, também contará com apresentação da banda marcial da Polícia militar, hasteamento de bandeiras, chegada de tocha olímpica, queima de fogos, apresentações de grupo folclórico e ginástica olímpica. os jogos vão acontecer na Vila militar e no Ginásio de esportes de lauro de Freitas e na sede esportiva da afpeb, também em lauro de Freitas.

realizada em parceria entre o governo, através das secretarias da administração (Saeb) e do trabalho, emprego e renda (Setre), por intermédio da Superintendência de desportos do estado da bahia (Sudesb), afpeb. conta ainda com o apoio da Prefeitura de lauro de Freitas, a olimpíada do Servidor 2009 vai vai incluir as modalidades atletismo, futebol de campo, futsal, basquetebol, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, beach soccer, além de jogos de salão (futebol totó, tênis de mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca). os jogos de esportes coletivos tiveram início em setembro, mas estão concentrados principalmente em outubro, mês dedicado ao servidor público.

Mariene de castro canta para os servidores estaduais

Olimpíada reúne 2,3 mil atletas em Pituaçu

&

EspEcial Olimpíada 2009Fo

tos:

Luc

ian

a am

ori

m

O samba vai rolar na voz de Mariene

Page 4: Um show de olimpíada

4

Vo

SE

RV

IDo

R

EspEcial Olimpíada 2009

SEu ANTONiO, SEMPrE A DEFENDEr A SuA EquiPE DO DErbA“Pratico o futebol desde 1970, quando entrei no Estado, no time de futebol do Derba. A olimpíada sempre foi um motivo de alegria e uma festa para os servidores. Era um encontro já esperado pelos servidores e a participação sempre foi muito grande. Peguei um tempo em que as partidas aconteciam na Fonte Nova, depois passaram para a sede de praia da Afpeb. Conheci grandes figuras daquela época, como seu Carivaldo, Amires Silvani, Adilson “Tampinha”, Dico de Plataforma, belisco e Sinval, da Secretaria de Transportes, um abnegado pelo esporte, além de muitos outros. Hoje, aos 56 anos, não participo mais dos jogos, mas com certeza vou prestigiar a olimpíada”.

(Fala servidor

ProgrAMAção

13habertura dos Portões

Coreografia de grupo da Prefeitura

de lauro de Freitas

13h30Partida de Futebol

Veteranos da bahia x batalhão de

choque (1º tempo)

Veteranos da bahia x Prefeitura de

lauro de Freitas (2º tempo)

14h30deSFile das delegações (35 equipes)

Fanfarra da afpeb

15hHaSteamento daS bandeiraS

brasil – Governador

Bahia: Manoel Vitório

Olimpíada: Dr. Armando Campos

15h10execução do Hino nacional

pela banda marcial da Pm

15h15declaração de abertura oficial

dos jogos pelo Governador

Desfile e acendimento da pira

olímpica por um atleta

execução do hino ao 2 de julHo

por mariene de castro

15h30SHow de mariene de castro

a bola vai rolar na abertura da olimpíada. os jogadores prometem um grande show para o público, afinal serão nada menos que Seleção bahiana de Futebol master, contra os times do batalhão de choque da Polícia militar e da Prefeitura de lauro de Freitas, respectivamente campeão e vice da última olimpíada do Servidor, em 2005. A disputa será dividida: metade do tempo com cada time.

mesmo quem não é tão ligado ao esporte lembra de nomes como baiaco, emo, alberto lequelé, daniel Xodó, entre outras estrelas que brilharam nos campos baianos e de outros estados. o dream team foi criado há quatro anos por joão bismark, treinador e coordenador da equipe. “a gente mudou a cara do jogo na bahia. abrimos o caminho para a valorização do jogador profissional”, afirma Bismark, que já treinou times como Vitória, Galícia, jequié, catuense, entre outros.

a ideia de montar a equipe surgiu da necessidade de perpetuar o chamado futebol-arte, fazendo com que as novas gerações conheçam as jogadas de um tempo em que se atuava pelo amor à camisa. “Fazemos apresentações em todos os

cantos do estado e sempre somos recebidos com muito carinho”, conta o treinador. Afinal, que amante do futebol não se emocionaria ao ver em campo o baiaco, uma verdadeira lenda do futebol baiano, campeão 12 vezes pelo bahia?

“É muito interessante e emocionante jogar com atletas de quem só conhecíamos pela fama”, responde o soldado joanilson Santos

rodrigues, atacante do time do batalhão de choque da Pm, campeão da olimpíada de 2005. “Para nós será uma honra”, resume o jogador, que elogia a realização dos jogos. “Pra nós, servidores, é muito importante: levanta nossa auto-estima e possibilita a interação com outros colegas, de outras secretarias. então, acho que deve sempre acontecer”.

Abertura terá disputa entre campeões

veteranos

em Campo

gArAntA

seu ingresso PArA

A AberturA ofiCiAl

Os atletas inscritos podem retirar

os ingressos na Coordenação de

Gestão da Saúde Ocupacional

(CGSO), no prédio da Vice-

Governadoria, no CAB. Contatos:

3115-9594 e 9595. Os demais

servidores devem procurar as

áreas de RH de suas respectivas

secretarias.

Seleção vai enfrentar vencedores da olimpíada de 2005

Antonio Carvalho com Dico de Plataforma e hoje exibindo as medalhas

Page 5: Um show de olimpíada

5

Vo

SE

RV

IDo

R

Você Servidor - A criação do Programa Você Servidor já estava nos planos do governo?Adriano tambone - era um projeto nosso de, em algum momento, dentro do processo de construção da nossa política, caminhar para um política de valorização do servidor. não que as outras medidas também não fossem voltadas para a valorização do servidor, como a questão salarial, por exemplo. mas queríamos ir além deste ponto. a oportunidade surgiu na medida em que identificamos que, durante os dois anos e meio, em que o foco maior foram as mesas de negociação, fomos desenvolvendo outras ações e, quando analisamos o conjunto destas, vimos que podíamos agregá-las e, aí sim, ter um contexto mais consistente com o perfil de um programa de valorização do servidor.

VS - Quais são as principais ações e como está o processo de implantação do programa?At- como eu falei, algumas destas ações já vi-nham sendo implementadas desde o início da gestão, a exemplo da reestruturação do Plan-serv, com um conjunto de medidas de melhoria do plano, e das ações de modernização da junta médica, com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao servidor. com a criação do programa, todas as ações ganham mais visibilida-de e as áreas envolvidas ganham mais força para a implementação das mesmas. nesse contexto, podemos ainda destacar as ações de promoção da melhoria da qualidade de vida no trabalho (bem Viver), o incremento das ações de capaci-tação através da universidade corporativa, o in-centivo e reconhecimento às iniciativas dos ser-vidores através dos prêmios “Boas Práticas” e “Servidor Cidadão”, o programa de preparação dos servidores para a aposentadoria (Prepare-se), o clube de descontos, entre outras.

VS - Como tem sido a receptividade do ser-vidor público ao programa?AT - em relação às ações que têm tido maior visibilidade, muito boa. Vou citar dois exemplos. Um é o “Bem Viver” e as suas ações de incen-

Um novo momento na relação governo e servidor

SEU TRABALho / ENTREVISTA: Adriano Tambone

Uma série de medidas vem

sendo adotadas para

valorização daquele que é

a peça principal do serviço

público: o servidor. No mês em

que se homenageia a categoria,

conversamos com adriano

Tambone, superintendente de

recursos Humanos da secretaria

da administração, órgão

responsável pela implantação

das mudanças. ele fala sobre

o objetivo das medidas,

reunidas no Programa você

servidor, lançado em junho.

tivo à atividade física. inicialmente, foram disponibilizadas para os servidores 900 vagas em diversas modalidades esportivas, com a preocupação de que não fossemos

preenchê-las integralmente. entretanto, após o primeiro período de inscrições, contabiliza-mos uma fila de espera de mais de mil ser-vidores. esse é um exemplo claro de que os servidores se interessaram pelo programa, de que querem participar ativamente. a grande participação nas olimpíadas do Servidor é um outro exemplo de reconhecimento e apoio às iniciativas que estão sendo implementadas.

VS - O que mais está inserido no Programa Bem Viver, que incentiva a prática de ativi-dades físicas entre os servidores. AT - O “Bem Viver” agrega as ações de promo-ção da qualidade de vida no trabalho. Só para esclarecer, as ações voltadas para a promoção da saúde ocupacional serão trabalhadas em três eixos: prevenção, melhoria da qualidade de vida no trabalho e reabilitação. Por enquanto estamos atuando no eixo da qualidade de vida, promovendo ações de incentivo a atividade físi-ca, orientação nutricional, entre outras. e, como já falei anteriormente, essas ações estão tendo ótima receptividade junto aos servidores.

VS - O governo também está incentivando a adoção de boas práticas no trabalho, inclu-sive premiando ações neste sentido. Qual a expectativa em relação a este prêmio?AT - O prêmio “Boas Práticas” está na sua primeira edição. então, naturalmente, surgiram muitas dúvidas quanto à pertinência da inclu-são de determinados temas e quanto à própria formatação dos trabalhos. É um processo de aprendizagem. mas, ainda assim, considero que tivemos uma boa participação: foram 36 tra-balhos inscritos, todos eles com iniciativas ad-ministrativas e gerenciais interessantes para a melhoria do serviço público e que, certamen-te, ganharão visibilidade e serão bem aprovei-tadas. a idéia central do prêmio é incentivar e valorizar o servidor que é criativo, que desen-volve novas práticas de trabalho, novas ações gerenciais que podem resultar em redução de custos, em racionalização de trabalho e na me-lhor prestação de serviços à sociedade.

VS - A rede Planserv também tem melho-rado o atendimento para os servidores. Os resultados desta iniciativa já são vistos?AT - existem várias medidas que já foram im-plementadas neste período, como adoção dos medicamentos genéricos, a ampliação da rede de atendimento e a correção da tabela de re-muneração dos serviços. todas elas com efeitos positivos reconhecidos pelos servidores. temos hoje o maior plano de saúde do norte-nor-deste, que não deixa nada a desejar em relação aos planos da rede privada. e tudo foi feito com base na racionalização dos gastos e dos proce-dimentos, sem aumento de custos para o Plan-serv. Hoje os servidores contam com um plano de saúde saneado, com capacidade para investir ainda mais na ampliação da oferta de serviços e na melhoria da qualidade do atendimento, prin-cipalmente no interior do estado.

VS - Outra ação diz respeito à qualificação, com a criação de sete mil vagas na Universi-dade Corporativa. O que se espera com esta medida?AT - Fizemos um grande esforço para viabilizar essa ampliação da oferta de oportunidades de qualificação para os servidores. Para isso, fo-mos buscar parcerias qualificadas, a exemplo da enap – escola nacional de administração Pú-blica e da escola canadense de administração Pública, com um grande leque de cursos sistê-micos e de cursos voltados para o aperfeiçoa-mento da gestão pública. assim, este conjunto de parcerias permitiu que, só este ano, fossem abertas sete mil oportunidades de capacitação. É um aumento da oferta muito grande e muito importante. Paralelamente a isso, implemen-tamos, com sucesso, o modelo da instrutoria interna. esse é um modelo de resultados muito positivos, pois, além de promover a ampliação da oferta de cursos, reconhece e valoriza os servidores que detém o conhecimento das diversas áreas do serviço público e desejam transmiti-los aos demais, sendo, inclusive, pre-parados e remunerados para isso. e tudo feito com regras claras e bem definidas em lei, que regulamenta a instrutoria interna. com todas essas medidas, 2009 será o ano em que mais se ofertou oportunidades de qualificação para os servidores estaduais e esperamos que, em 2010, essa oferta seja ainda maior.

VS - O novo Clube de Desconto também é uma das ações do programa e vem, cada vez mais, ampliando o número de parceiros. AT - aumentamos muito o número de parce-rias. Houve, no lançamento do programa Você Servidor, a consolidação de uma parceria com o clube de diretores lojistas (cdl), que se comprometeu a ofertar vantagens e descontos realmente diferenciados para os servidores. a idéia é estabelecer condições diferenciadas de modo que o servidor que vá ao estabelecimen-to credenciado perceba que, por ser servidor público, ele tem uma vantagem real em com-prar aquele produto, aquele serviço. Houve uma ampliação da rede credenciada neste pri-meiro momento, mas ainda precisamos divulgar mais a idéia. consolidar o clube para que esses milhares de consumidores façam valer a sua condição de servidores públicos do estado.

Qual a diFerença entre SerVi-dor e emPreGado PÚblico? Ser-vidores públicos são pessoas legalmen-te investidas em cargos de provimento permanente ou temporário, criados por lei, em qualquer dos Poderes do estado, na administração direta, autar-quias ou fundações públicas. regidos pelo estatuto dos Servidores Públicos. empregados públicos são os ocupantes de empregos ou funções de confiança, regidos pela consolidação das leis do trabalho – clt.

o SerVidor Que jÁ PoSSui um carGo eFetiVo, e For aProVa-do em um noVo carGo Que Seja acumulÁVel leGalmente, FicarÁ diSPenSado do eStÁGio ProbatÓrio? não, o servidor nome-ado para um novo cargo efetivo ficará sujeito ao cumprimento de estágio pro-batório no novo cargo por um período de 03 (três) anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do novo cargo.

QuaiS oS reQuiSitoS bÁSicoS Para o inGreSSo em carGoS eFe-tiVoS no SerViço PÚblico? os re-quisitos básicos para ingresso no serviço público são: a) aprovação em concurso público; b) nacionalidade brasileira ou equipara-da; c) gozo dos direitos políticos; d) quitação com as obrigações milita-res e eleitorais; e) nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; f) idade mínima de dezoito anos; g) boa saúde física e mental. outros requisitos poderão ser acres-centados em razão das atribuições do cargo a ser provido.

QuaiS aS FormaS de nomeação em carGoS PÚblicoS? em função da natureza do cargo a ser provido, a nomeação será feita: a) em caráter efetivo, através de con-curso público; b) em caráter temporário para os car-gos ou funções de direção, chefia, as-sistência e assessoramento superior e intermediário; c) em caráter vitalício para os magis-trados, os membros do ministério Pú-blico e os conselheiros dos tribunais de contas.

SerVidor ocuPante eXcluSiVa-mente de carGo em comiSSão tem direito a aPoSentadoria Pelo FunPreV? como segurado do regime geral da previdência social, o servidor nesta situação poderá apo-sentar-se de acordo com as normas daquele regime, devendo habilitar-se para percepção do benefício perante o inSS.

*FiqUe Por deNTroAUGUSTO DOURADO, especialista em RH

Tire suas dúvidassobre o serviço público

Page 6: Um show de olimpíada

6

Vo

SE

RV

IDo

R

arTigo/ADRiAnO PEREiRA DE AlMEiDA*

Luci

ana

amo

rim

SEU TRABALho

o intercâmbio de inovações con-tribui para uma melhor gestão nos diversos setores da administração Pública. a troca de experiências gera melhoria na qualidade dos gas-tos públicos e melhores serviços prestados aos cidadãos, tornando-se, assim, um fator de transforma-ção da sociedade. na bahia, o ciiiaP (centro inter-nacional de inovação e intercâmbio em administração Pública), fruto de uma parceria entre o governo baiano e a undeSa – departa-mento de assuntos econômicos e Sociais, organismo que faz parte das nações unidas, possui um pa-pel preponderante no intercâmbio de inovações relacionadas aos mo-delos de gestão.No biênio 2008/2009, o CIIIAP tem desenvolvido diversas ações que fa-zem parte do seu escopo. dentre elas podemos citar: I) o lançamen-to de um Portal onde inovações são publicadas e noticiadas, além de poderem ser debatidas pela co-munidade que o acessa; ii) a orga-nização do evento clad na bahia, congresso internacional onde são debatidas experiências e pesquisas realizadas sobre reforma do esta-do e administração Pública, e que ocorrerá entre 27 e 30 de outubro próximo; iii) a participação no con-selho diretivo da olaGi (organi-zação latinoamericana de Governos Intermedios): organização que busca promover a troca de experiências entre os governos subnacionais que sejam capazes de gerar desenvolvi-mento nas regiões partícipes; e, iV) a representação da bahia pelo di-retor executivo do ciiiaP, o Secre-tário manoel Vitório, no seminário regional “el desarrollo de los Prin-cipios de la carta iberoamericana de la Funcion Publica en los Paises de America Latina: La Evaluacion del Desempeno en la Funcion Publica”, promovido pela Agencia Españo-la de Cooperación internacio-nal para el Desarrollo (AECiD), que ocorreu em Santa cruz de la Sierra, bolívia, entre 7 e 10 de se-tembro último. neste evento, o nos-so estado foi o único da federação que se fez representado.responsável por colocar a bahia no cenário mundial, o ciiiaP tem le-vado diversas experiências baianas, como o Sac, para outros países. cônscio de seu papel interlocutor, o centro tem, cada vez mais, assu-mido seu papel estratégico.

a melhoria da gestão pública, com resultados visíveis para todos os atores do processo- gestores, servidores e beneficiários- mobiliza os governos e entidades como a organização das nações unidas (onu). É fundamental estar informado sobres estas ações, o que, na bahia, pode ser feito através do portal do ciiiap- centro internacional de inovação e intercâmbio em administração Pública, criado no âmbito do governo do estado para prospectar e trocar experiências bem sucedidas nesta área. basta acessar o endereço www.ciiiap.org.br para saber o que está acontecendo no mundo em matéria de ações para fortalecimento da administração pública.

o portal reúne todas estas informações e está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol). além de divulgar para o mundo o que a bahia está fazendo na área de melhoria da gestão pública, também apresenta perfis de especialistas renomados, entrevistas, notícias sobre ações relevantes em âmbito mundial, agenda de eventos e uma ampla lista de organizações e órgãos que atuam nesta área espalhados pelo mundo.

“o portal do ciiap é nossa ferramenta de divulgação e de intercâmbio de idéias”, afirma o coordenador técnico do ciiiap, adriano almeida. É também através do portal que os servidores ficam conhecendo melhor o trabalho desenvolvido pelo centro, que tem como objetivo prospectar trocar experiências bem sucedidas na área da administração pública. o centro foi criado através de uma parceria entre o governo baiano e a onu, que mantém organismos semelhantes na europa e África.

coordenador técnico-ciiiaP

o INTERcÂMBIo DE EXPERIêNcIAS coMo FAToR DE DESENVoLVIMENTo SocIAL Portal do ciiiap

oferece informações sobre gestão pública

clad, abertas as inscriçõesSalvador sediará, de 27 a 30 de outubro,

o congresso internacional do centro latino-americano de administração para o desenvolvimento (clad), que acontecerá no Hotel Pestana, no rio Vermelho. o encontro é resultado de parceria entre a Secretaria da administração do estado da bahia (Saeb), através do ciiiap, e o ministério do Planejamento, orçamento e Gestão (mP).

as inscrições, com preço promocional, para o congresso também podem ser pagas com os cartões de crédito Visa, mastercard e american express, pelo sistema de fatura eletrônica Paypal ou por meio de transferência bancária internacional. as inscrições podem ser feitas mediante o preenchimento do Formulário de registro disponível no site www.clad.org.ve/congreso-clad. Para os inscritos até 10 de outubro, a taxa é de uS$ 120. associados do clad e estudantes de graduação pagam US$ 60. Mais informações no portal do Ciiiap: www.ciiiap.org.br.

PRêMiOS DESTACAM

RESUlTADOS E

AçõES VOlUnTáRiAS

o auditório da Fundação luís eduardo magalhães

será palco, no dia 10 de novembro, para uma solenidade

especial: a entrega dos prêmios Servidor Cidadão e Boas

Práticas. juntas, as duas premiações reuniram este ano mais

de cem servidores inscritos. Voltado para o reconhecimento

pela ação voluntária dos servidores, o Servidor cidadão chega

à sétima edição e reúne 71 inscritos em 2009. já o boas

Práticas, que destaca iniciativas dos servidores que tenham

trazido bons resultados na melhoria dos processos de

trabalho ou do atendimento ao público, conta em sua

primeira edição com 36 inscritos. Além da premiação,

os concorrentes destacados vão integrar um

Guia de boas Práticas e um

banco de talentos.

Ciiiap atua na melhoria da gestão pública

Page 7: Um show de olimpíada

7

Vo

SE

RV

IDo

R

os serviços da junta médica do estado da bahia estão mais ágeis e seguros, com a implantação do Sistema de Perícias médicas (SPm), um

software desenvolvido especificamente registrar, arquivar e acompanhar, via digital, todos os processos referentes aos dados periciais e outros procedimentos realizados pelo órgão. o SPm é atualizado diariamente com dados do SirH – Sistema integrado de recursos Humanos, da Secretaria da administração (Saeb), impossibilitando tentativas de fraudes.

o novo sistema facilitou a vida dos médicos que atuam na junta, como Ângela maria campos, médica perita, trabalhando há 27 anos na junta médica. além da impossibilidade de fraude nos documentos, o SPm agilizou o trabalho. “como a junta mudou de endereço várias vezes, muitos documentos se perderam. agora está muito melhor em termos de organização e localização dos prontuários, então a melhora foi de 100%”, afirma a médica perita.

Para a médica perita leidjane Vieira, outro facilitador do novo sistema é o detalhamento dos dados. “A ficha médica do paciente está mais completa”, afirma. Com a digitalização, as informações ficaram com uma melhor visibilidade, cita ainda. implantado em junho, o SPm detecta duplicidade de matrícula no estado, além de fornecer todas as informações sobre a situação médica do servidor, como, por exemplo, o número de licenças médicas já solicitadas.

o método ainda será aprimorado, com a implantação, no final deste semestre, da versão WEB do SPM, e das sete Juntas médica regionais nos municípios de Feira de Santana, ilhéus, jequié, Vitória da conquista, juazeiro, barreiras e teixeira de Freitas. “o objetivo é a interiorização das ações. além do acesso online ao sistema pelas coordenações, o atendimento presencial poderá ser feito na região onde o servidor está lotado, evitando que o mesmo tenha que se deslocar até a sede, em Salvador”, explica o coordenador médico da junta, carlos caldas.

Seu Jeremias está batendo um bolão!

com inacreditáveis 105 anos de idade, completos em 15 de junho des-te ano, jeremias josé dos Santos, o mais antigo usuário do Planserv,

plano de saúde do governo do estado, é uma figura ideal para representar os servidores e receber homenagem neste mês de outubro, dedicado à categoria. Policial militar, foi delegado em várias cidades do interior como Jacobina e Miguel Calmon e atuou na companhia de Senhor do Bonfim por dez anos. Participou, ainda, da revolução paulista de 1932. depois de 30 anos de serviço, entrou na reserva. Seu jeremias chama a atenção pela vitalidade, lucidez e, o melhor de tudo, muito bom humor.– Vamos adiante..., repete várias vezes seu jeremias durante a reportagem, como se a fazer uma metáfora de sua própria trajetória. Filho de Pindobaçu, ficou viúvo de dona Angélica em 1986, com quem teve 14 filhos, seis vivos,

o seu maior orgulho na vida. A família cresceu: hoje são também 14 netos, 11 bisnetos e dois tataranetos. Uma vida tão intensa, no entanto, não transparece na fisionomia, com muito poucas rugas. Muito menos na postura, ereta, e na elegância ao se vestir, mesmo pra ficar em casa. “Ele está sempre perfumado e faz questão de manter a camisa sempre por dentro da calça”, conta a filha Maria Glória dos Santos.

A presença dos filhos é uma constante na vida do policial, mas ele fez questão de continuar vivendo no amplo apartamento no bairro do iaPi, mesmo após o falecimento da esposa. Quem cuida dos afaze-res domésticos e da saúde do policial é a prestativa isabel, que está na casa há nove anos. É ela quem faz o café-da-manhã, composto basicamente por café com leite, pão com mantei-ga, mingau, ovo e suco. o almoço e o jantar, que seguem horários rigorosos, também incluem alimentos saudáveis.

a leitura do jornal, rigorosamente após o desjejum, é outra rotina diária na vida de seu Jeremias. Também é habitual leitor de romances, indicados pela filha Glória. “Gosto de qualquer leitura”, declara. Seu Jeremias tem uma memória impressionante: sabe de cor todos seus indicadores de saúde, como colesterol, glicemia e pressão arterial. e são sempre bons índices, já que ele nunca fumou e bebia apenas socialmente, hábito do qual já abriu mão há alguns anos.

Visita o médico com regularidade, mas somente pra manter a saúde em dia, já que não tem problemas físicos, a não ser uma redução na audi-ção e na visão. “A minha vida é maravilhosa. Meus filhos me tratam bem e me compreendem”, afirma ele, que também se orgulha de não ter inimi-gos na vida, “só amigos”. “Sou uma pessoa feliz”, decreta seu Jeremias.

a modernização da Junta Médica foi

iniciada em 2007 e teve como ação

inicial a digitalização dos prontuários

médicos dos servidores que passaram

pelo órgão. a medida gerou cerca de

10 milhões de imagens, possibilitando

um completo histórico médico de

cada funcionário, motivo e período

de licenças concedidas, entre outras

informações, tudo através da internet.

a mudança também passou por uma

reestruturação física da junta, que hoje

conta com elevador hidráulico para

pessoas impossibilitadas temporariamente

de se locomover. Já está previsto ainda

a instalação de um painel digital

na recepção do órgão, organizando e

identificando o tipo de atendimento a

ser realizado por cada servidor.

Com a nova versão do sistema sPM, será

possível também fazer o agendamento

de exames periciais para fins de Licença

Médica, realizado hoje apenas no exame

pré-admissional e em casos de processos

administrativos.

Modernização melhora o atendimentoSAúDE

Junta médica otimiza os serviços

Dra. leidjane aprovou o sistema

Dra. Angela: mais agilidade e precisão no trabalho

O atendimento poderá ser feito onde o servidor está lotado

Seu Jeremias, no tempo da ativa

Page 8: Um show de olimpíada

cULTURA

8

Vo

SE

RV

IDo

R

Você SERVIDoR é produzido pelo núcleo de comunicação com o Servidor, da Secretaria da administração do estado da bahia (Saeb), em parceria com a assessoria de comunicação (ascom) da Saeb e Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) | Supervisão: Nilson Galvão (DRT-BA 1531) | Edição e textos: Luciana Amorim (DRT-BA 1354) | Diagramação e Editoração Eletrônica: Yoemi Ko Artes Visuais/Sérgio Fujiwara | Contato: [email protected] | Tel.: (71) 3115-3270

VocêSERVIDoR

MUSEU DE ARTE MoDERNA DA BAhIA

Projetado pela arquiteta lina Bo Bardi no início dos anos 60 para ocupar os espaços do centenário Solar do unhão, o museu de arte moderna da bahia (mam) foi concebido como um espaço de convivência entre a arte popular e a arte moderna. Situado às margens da baia de todos os Santos, o mam oferece um dos mais belos pôr-do-sol da capital baiana e funciona como um verdadeiro centro cultural.

abriga cinco salas expositivas, espaços destinados a oficinas de arte e ateliês de conservação e restauro, sala de cinema/teatro-auditório, biblioteca, loja, bar, restaurante, área livre para shows, amplo estacionamento e o Parque das esculturas, uma galeria de arte a céu aberto.

desde 2007, o mam passou a oferecer uma ampla variedade de atividades, nas mais diferentes linguagens – artes visuais, cinema, música e teatro -, além de um rico programa de ações educativas ligadas aos eventos e exposições, todas elas contemplando os mais diversos públicos: artistas, intelectuais, estudantes, moradores das comunidades locais, turistas, e famílias baianas.

o museu de arte moderna da bahia está vinculado ao instituto do Patrimônio artístico e cultural (iPac), autarquia da Secretaria de cultura. Funciona gratuitamente, de terça a domingo das 13h às 19h e aos sábados, das 13h às 21h. maiores informações, (71) 3117 6139.

Vá ao museuNo verbete dos dicionários, o museu é “um espaço destinado ao estudo e à reunião da coleção de objetos de arte, cultura, ciências naturais, etnolo-gia, história, técnica etc. Na prática, o museu é mais do que isso: é uma oportunidade de vivenciar a história, antiga ou contemporânea e de con-templar a beleza das diversas formas de expressão artística. É a memória de cada povo. a Bahia tem museus para todos os gostos. Confira neste pequeno roteiro, que destaca alguns destes espaços artísticos e culturais do estado.

muSeu abelardo rodri-GueS inaugurado no Solar Fer-rão em 5 de novembro de 1981, o museu abelardo rodrigues possui um acervo composto por 810 peças eruditas e populares dos séculos XVii a XX, que re-gistram o trabalho de artesãos (anônimos, em sua maioria) e re-tratam a riqueza e a diversidade da arte sacra brasileira. Seu va-lor histórico e cultural coloca o abelardo rodrigues em lugar de destaque entre os museus sacros nacionais e internacionais.

coleção de arte PoPular lina bo bardi entre os anos 50 e 60, a arquiteta italiana Lina Bo Bardi (1914-1992) recolheu carrancas, ex-votos, cerâmicas, utensílios de madeira, entre ou-tros objetos pelo nordeste do brasil. lina veio à bahia para fun-dar o museu de arte moderna, mas, ao contato com esses livres traços brasileira, planejou, ainda, a implementação de um museu de arte Popular, que permitiria um diálogo entre o conhecimento acadêmico e dos mestres arte-sãos. Por causa do Golpe de 64, esse sonho foi interrompido e as mais de dois mil peças reunidas fi-caram guardadas durante quaren-ta anos, até março de 2009, quan-do a dimus lançou a exposição “Fragmentos: artefatos populares, o olhar de Lina Bo Bardi”, com cerca de 800 obras remanescen-tes da coleção original.

centro cultural Solar Ferrão o centro cultural So-lar Ferrão é um espaço dinâmico de arte, cultura e memória. abri-ga três importantes coleções: de arte sacra, do museu abelardo rodrigues; de arte africana, da coleção claudio masella; e de arte popular, da coleção lina bo bardi. o encontro entre estas expressões artísticas possibilita um diálogo único entre as matri-zes identitárias que colaboraram para a formação do povo bra-sileiro: a indígena, a portuguesa e a africana. o Ferrão também é sede da Galeria Solar Ferrão, espaço dedicado à arte contem-porânea. Endereço: rua Gregó-rio de Mattos, 45, Solar Ferrão, Pelourinho, Salvador – BA CEP: 40.025.060. Visitação: de ter-ça a sexta, das 10 às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h. Tel.: 3117 6357. Gratuito.

coleção de arte aFrica-na claudio maSella a co-leção claudio masella apresenta a pluralidade e o refinamento da produção artística africana. É com-posta por 1.076 peças, reunidas, ao longo de 35 anos, pelo industrial italiano que dá nome à coleção. a grande maioria das obras, estatue-tas e máscaras feitas em madeira e metal, é do século XX e repre-senta o estilo étnico tradicional de mais de vinte sociedades africanas, distribuídas por cerca de 14 países. a exposição Sete Áfricas reúne 90 peças que fazem parte da coleção claudio masella.

muSeu de arte da baHia É o mais antigo museu do estado – criado em 1918, e um dos pri-meiros fundados no brasil. Possui um acervo de inestimável valor artístico e histórico que foi sen-do constituído, ao longo dessas oito décadas, através da reunião de algumas coleções organizadas na bahia, a partir do séc. XiX, como a de pintura, provenien-te da coleção do dr. jonathas abbott, e a de artes decorati-vas que pertenceu ao dr. Góes calmon, ambas adquiridas pelo estado. Endereço: av. Sete de Setembro 2340- Corredor da Vitória.Visitação: terça a sexta, das 14h às 19h; sábado e domin-go, das 14h30 às 18h30// R$ 5,00 e r$ 2,00 para estudantes e 3º idade (grátis quintas e domingos)

muSeu da cerÂmica udo KNOFF o museu da cerâmica Udo Knoff preserva e expõe o rico acervo de azulejaria e cerâmi-ca, reunido pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff. Possui obras de autoria do artista, além de peças de sua coleção – azulejos portugue-ses, espanhóis, franceses, ingleses, holandeses e italianos. Endereço: rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador – ba. Visitação: de ter-ça a sexta, de 10 às 18h. Finais de semana e feriados, das 13 às 17h. Tel. (71) 3117-6388. Gratuito.

P arQue HiStÓrico caStro alVeS Localizado a 160 km de Sal-vador, o Parque Histórico castro alves é o principal espaço cultural do município de cabaceiras do Paraguaçu. inaugurado em março de 1971, em celebração ao primei-ro centenário da morte do poeta castro alves, o parque abriga um museu biográfico, auditório aberto com capacidade para 200 pessoas, mini-auditório para vídeo no circui-to da exposição, a biblioteca espe-cializada em Poesia Vozes d’África e também é sede do colégio esta-dual dr. edvaldo machado boaven-tura. Endereço: Praça castro al-ves, 106 – Centro – Cabaceiras do Paraguaçu/BA Visitação: de terça a domingo, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Tel.: (75) 3681-1102. Email: [email protected] Gratuito.

muSeu temPoStal o museu tempostal possui um acervo formado por cartões-postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedente da coleção de antonio marcelino do nas-cimento. as peças representam imagens de valor histórico, ar-tístico e documental, não só da bahia e do brasil, mas também, de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas. For-mado por cerca de 45 mil peças, sendo 33 mil procedentes da co-leção antonio marcelino, o acer-vo do museu tempostal, um dos mais completos do país. ende-reço: rua Gregório de mattos, 33, Pelourinho, Salvador - bahia, 40025-060. Visitação: de terça a sexta, de 10 às 18h. Finais de semana e feriados, das 13 às 17h. Tel. (71)3117-6383. Gratuito.