um pouco sobre candomblé

2
Um pouco sobre candomblé #Angola , cultura #Bantu -N-V-U-N-J-I- Nvunji é uma divindade ligada a justiça. Nvunji é um dos 16 Mikisi gerado por Nzambi Ampungu,Traz um título de nobreza chamado de IZUNJI TAMARAKÁ, que quer dizer ALEGRIA QUE VEM DO ALTO. Nvunji ,podem e devem ser iniciados com ritual de feitura na cabeça (KIMBA MUTUE) e nos Tambondu (plural de Kambondu), quando for o caso. Este Inkis'i é feito apenas em pessoas que possuem um irmão gêmeo. Possui forte influência sobre determinadas glândulas cerebral dos seres humanos. Conta-se que em uma aldeia não mais reinava a alegria ou felicidade, pois seu soba havia morrido e os homens sem líder não tinham mais ânimo para o trabalho e as mulheres de tão triste se tornaram inférteis. Vendo esta situação "Nlukumuni" A Deusa da procriação pediu para que Nvunji visitasse a aldeia e levasse um saquinho que deveria ser aberto só quando chegasse a aldeia, na presença de todas as crianças. Nvunji assim o fez, E ao chegar na aldeia se deparou com uma enorme tristeza. Reuniu então todas as crianças da aldeia e abriu o saquinho, que continha muitos pós coloridos, então Nvunji sem saber o que fazer dividiu as cores com as crianças que começou a cantar: Akauila zinge - (A brincadeira começa cedo) Akauila Nvunji - (A brincadeira é de Nvunji). Então começaram a pintar toda aldeia que com seu colorido fez os homens encorajarem-se novamente e as mulheres começaram a parir gêmeos, trigêmeo e muitas crianças nasciam de um mesmo ventre. Todos admitiram Nvunji é nosso soba, suas cores trazem felicidade. -K-A-F-I-O-T-O- -O-U- -K-I-N-D-E-D-E- Na tradição de nossos ancestrais kafiotos são filhos de Nvunji Seu dia é domingo, suas cores são o azul e o rosa juntos, representando o masculino e feminino juntos. Seu local de ressonância específico é um jardim em flor, uma nova ou nascente de água. As kidende ou kafioto chamado incorretamente de Nvunji são seres que cumprem uma missão espiritual de auxilio e aconselhamento. Kafioto ou Kindende : Sua principal função é trazer o reequilíbrio das funções vitais nos filhos após o ato de possessão de seu Inkis'i principalmente nos iniciados com menos de sete anos de obrigações. Os kafiotos seria uma alusão entre o ser humano e o Inkis'i. Grosseiramente falando, eles servem re-harmonizar as energias. Muitos confundem Nvunji com kafioto (Erê) ,pois a energia da harmonia que rege a alegria está presente nessas duas divindades. Em outras palavras Kafioto são filhos de Nvunji, pois como contou a lenda, foi Nvunji o responsável pelo nascimento de novas kindende (crianças) na aldeia. (Autor desconhecido)

Upload: ologuny

Post on 27-Oct-2015

25 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um pouco sobre candomblé

Um pouco sobre candomblé #Angola, cultura #Bantu-N-V-U-N-J-I-

Nvunji é uma divindade ligada a justiça. Nvunji é um dos 16 Mikisi gerado por Nzambi Ampungu,Traz um título de nobreza chamado de IZUNJI TAMARAKÁ, que quer dizer ALEGRIA QUE VEM DO ALTO. Nvunji ,podem e devem ser iniciados com ritual de feitura na cabeça (KIMBA MUTUE) e nos Tambondu (plural de Kambondu), quando for o caso. Este Inkis'i é feito apenas em pessoas que possuem um irmão gêmeo. Possui forte influência sobre determinadas glândulas cerebral dos seres humanos. Conta-se que em uma aldeia não mais reinava a alegria ou felicidade, pois seu soba havia morrido e os homens sem líder não tinham mais ânimo para o trabalho e as mulheres de tão triste se tornaram inférteis. Vendo esta situação "Nlukumuni" A Deusa da procriação pediu para que Nvunji visitasse a aldeia e levasse um saquinho que deveria ser aberto só quando chegasse a aldeia, na presença de todas as crianças. Nvunji assim o fez, E ao chegar na aldeia se deparou com uma enorme tristeza. Reuniu então todas as crianças da aldeia e abriu o saquinho, que continha muitos pós coloridos, então Nvunji sem saber o que fazer dividiu as cores com as crianças que começou a cantar: Akauila zinge - (A brincadeira começa cedo) Akauila Nvunji - (A brincadeira é de Nvunji). Então começaram a pintar toda aldeia que com seu colorido fez os homens encorajarem-se novamente e as mulheres começaram a parir gêmeos, trigêmeo e muitas crianças nasciam de um mesmo ventre. Todos admitiram Nvunji é nosso soba, suas cores trazem felicidade.

-K-A-F-I-O-T-O- -O-U- -K-I-N-D-E-D-E-

Na tradição de nossos ancestrais kafiotos são filhos de Nvunji Seu dia é domingo, suas cores são o azul e o rosa juntos, representando o masculino e feminino juntos. Seu local de ressonância específico é um jardim em flor, uma nova ou nascente de água. As kidende ou kafioto chamado incorretamente de Nvunji são seres que cumprem uma missão espiritual de auxilio e aconselhamento. Kafioto ou Kindende : Sua principal função é trazer o reequilíbrio das funções vitais nos filhos após o ato de possessão de seu Inkis'i principalmente nos iniciados com menos de sete anos de obrigações.

Os kafiotos seria uma alusão entre o ser humano e o Inkis'i. Grosseiramente falando, eles servem re-harmonizar as energias. Muitos confundem Nvunji com kafioto (Erê) ,pois a energia da harmonia que rege a alegria está presente nessas duas divindades. Em outras palavras Kafioto são filhos de Nvunji, pois como contou a lenda, foi Nvunji o responsável pelo nascimento de novas kindende (crianças) na aldeia. (Autor desconhecido)

Page 2: Um pouco sobre candomblé