um post e duas fotografias de maro.pdf · quiseres acompanhar-me fico feliz!”. acabaram por ir as...

4
Ano IX N.º 22 | 4 de Março | 2018 UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS Fiquei impressionado, nestes dias, com uma notícia postada nas redes sociais. Leiam a citação do texto: «Esta é a minha avó Irma – escreve Elisa – uma jovem de 93 anos, que esta noite partiu para o Quénia. Não para uma aldeia turística e de luxo, mas sim para uma aldeia de crianças, num orfanato. Quero apresentá-la porque acho que todos nós deveríamos ter um bocado de inconsciência para viver e não para sobreviver. Olhai-aquem conseguirá travá-la? Eu amo-a». Em dia Cáritas, em que por vezes com uma esmola descarregamos a nossa consciência (sem subestimar as sagradas esmolas e os gestos de caridade de quem vive isto com o espírito discreto de que fala Jesus no Evangelho), achei bonito este testemunho de uma jovem que apresenta aos amigos o seu ídolo, o seu modelo de vida, e com muito e justo orgulho. A avó de Elisa vive em Noventa Vicentina, uma vila do norte de Itália. Ficou viúva aos 26 anos, com três filhos e perdeu também uma filha. «A minha avó – conta Elisa – sempre amou a vida e nunca parou perante qualquer dificuldade. Dedicou a sua vida à família e na ajuda de quem encontrava. Para mim foi sempre um grande exemplo». A avó Irma conheceu na sua terra um casal que há vários anos costuma ir para o Quénia, dedicando um mês por ano. A mulher toma conta das crianças, o marido preocupa-se com a manutenção do orfanato fundado por um missionário da mesma terra, «jovem como a minha avó», diz a Elisa. «A minha avó sempre os ajudou, mas este ano decidiu que não bastavam as ofertas, queria tornar-se útil e disse para a minha mãe: Vamos ao Quénia. Aliás, eu vou, se quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanasou a menos que a minha avó decida ficar no Quénia e já não volte mais. Tudo é possível, conhecendo o seu grande coração e a sua energia». Sim, é mesmo impressionante. Bem dizia o profeta: os anciãos terão sonhos e os jovens visões. Os jovens precisam dos sonhos dos anciãos para sair desta cultura do sofá. Anciãos com energia e um coração grande, a grandeza da cáris, o amor gratuito. A avó Irma chegou por estes dias ao Quénia e enviou uma mensagem: «Estou bem. A viagem foi longa, mas já estou operativa. Estou feliz». Frei Fabrizio Bordin

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS de Maro.pdf · quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanas… ou a menos que a minha

Ano IX N.º 22 | 4 de Março | 2018

UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS

Fiquei impressionado, nestes dias, com uma notícia postada

nas redes sociais. Leiam a citação do texto: «Esta é a minha avó Irma – escreve Elisa – uma jovem de 93 anos, que esta noite partiu para o Quénia. Não para uma aldeia turística e de luxo, mas sim para uma aldeia de crianças, num orfanato. Quero apresentá-la porque acho que todos nós deveríamos ter um bocado de inconsciência para viver e não para sobreviver. Olhai-a… quem conseguirá travá-la? Eu amo-a».

Em dia Cáritas, em que por vezes com uma esmola descarregamos a nossa consciência (sem subestimar as sagradas esmolas e os gestos de caridade de quem vive isto com o espírito discreto de que fala Jesus no Evangelho), achei bonito este testemunho de uma jovem que apresenta aos amigos o seu ídolo, o seu modelo de vida, e com muito e justo orgulho.

A avó de Elisa vive em Noventa Vicentina, uma vila do norte de Itália. Ficou viúva aos 26 anos, com três filhos e perdeu também uma filha. «A minha avó – conta Elisa – sempre amou a vida e nunca parou perante qualquer dificuldade. Dedicou a sua vida à família e na ajuda de quem encontrava. Para mim foi sempre um grande exemplo».

A avó Irma conheceu na sua terra um casal que há vários anos costuma ir para o Quénia, dedicando um mês por ano. A mulher toma conta das crianças, o marido preocupa-se com a manutenção do orfanato fundado por um missionário da mesma terra, «jovem como a minha avó», diz a Elisa. «A minha avó sempre os ajudou, mas este ano decidiu que não bastavam as ofertas, queria tornar-se útil e disse para a minha mãe: “Vamos ao Quénia. Aliás, eu vou, se quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanas… ou a menos que a minha avó decida ficar no Quénia e já não volte mais. Tudo é possível, conhecendo o seu grande coração e a sua energia».

Sim, é mesmo impressionante. Bem dizia o profeta: os anciãos terão sonhos e os jovens visões. Os jovens precisam dos sonhos dos anciãos para sair desta cultura do sofá. Anciãos com energia e um coração grande, a grandeza da cáris, o amor gratuito.

A avó Irma chegou por estes dias ao Quénia e enviou uma mensagem: «Estou bem. A viagem foi longa, mas já estou operativa. Estou feliz».

Frei Fabrizio Bordin

Page 2: UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS de Maro.pdf · quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanas… ou a menos que a minha

III DOMINGO DA QUARESMA

1ª Leitura (Ex 20, 1-3.7-8.12-17) «A lei foi dada por Moisés»

Salmo Responsorial (Salmo 18 (19)) Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna.

2ª Leitura (1 Cor 1, 22-25) «Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas sabedoria de Deus para os que são chamados»

Evangelho (Jo 2, 13-25) «Destruí este templo e em três dias o levantarei»

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

Palavra da salvação.

Aclamação (Jo 3, 16)

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito;

quem acredita n’Ele tem a vida eterna.

Oração

Senhor,

muitas vezes vejo situações

que me parecem incorretas,

ou até mesmo injustas, e não atuo.

Mas Tu, Jesus,

Mostras-me que há momentos

Em que é preciso agir,

Momentos em que é necessário

Enfrentar o que não está bem.

Senhor,

Dá-me discernimento

para conhecer a tua vontade

e coragem para agir.

Ámen

Muda o sentido da tua vida.

Reler e meditar os dez Mandamentos… Convite a reler e meditar estes “dez mandamentos” que pensamos conhecer: embora sendo da “antiga Aliança”, têm algo a dizer-nos e a revelar-nos de Deus, que só quer a nossa felicidade. Adaptado de http://www.dehonianos.org/

Page 3: UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS de Maro.pdf · quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanas… ou a menos que a minha

4ª meditação: A Acédia é o contrário da sede

.

5ª meditação: A sede de Jesus

6ª meditação: Lágrimas de Sede

Page 4: UM POST E DUAS FOTOGRAFIAS de Maro.pdf · quiseres acompanhar-me fico feliz!”. Acabaram por ir as duas: a filha acompanhou a mãe. Ficarão três semanas… ou a menos que a minha

Nesta Quaresma, a nossa Unidade Pastoral terá um programa* com vários momentos para podermos dedicar “Um tempo +” a Jesus. Destacamos esta semana:

6 Mar Ter | Formação vicarial de Leitores, às 21h30 na igreja do Parque das Nações

7 Mar Qua | Noite da Palavra, às 21h em Sta Beatriz

8 Mar Qui | Noite da Palavra, às 21h em São Maximiliano Kolbe, na casa das Irmãzinhas de Jesus e na casa do Sr. João Rodrigues

10 Mar Sáb | Sinais de Alerta na vida em casal: Cuidar, (Re)criar, refletir sobre amor a dois, às 15h30 na Ig. Sta. Clara.

11 Mar Dom | Quarto Domingo da Quaresma

15 Mar Qui | Noite da Palavra

16 Mar Sex | 24 horas para o Senhor

17-18 Mar | Peregrinação de Jovens a Fátima

17 Mar Sáb | Retiro Quaresmal OFS

18 Mar Dom | Quinto Domingo da Quaresma

19 Mar Seg | Solenidade de São José

Haverá Missas no horário da tarde nas Igrejas.

A EPÍSTOLA aos HEBREUS Até há 50 anos atrás, dizia-se que esta carta era de São Paulo, mas com novos estudos, hoje já não se afirma o mesmo. Contudo, é uma carta canónica, é a palavra de Deus.

A Epístola aos Hebreus, escrita por volta dos anos 64-66, é dirigida aos hebreus convertidos ao Cristianismo, especialmente aos sacerdotes judeus convertidos, ameaçados pela perseguição que começou por volta do ano 64 com Nero. O objetivo da carta é mostrar a primazia da Nova Aliança em Jesus Cristo sobre a Antiga Aliança, feita com Moisés. Aparece aí uma verdadeira cristologia que mostra Cristo como homem e Deus. Uma passagem interessante, que fala da eficácia da Palavra de Deus, é esta: «A palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração.» (Heb 4,12)