um método perigoso - análise

2
Psicanálise. Freud. Jung. Sabina. Otto. Sadomasoquismo. Relações psicossexuais. Traição. O filme “Um método perigoso” mostra o nascimento de um novo método imprescindível para a psicologia: a psicanálise. Em meados do século XX, um doutor chamado Carl Jung, já utiliza-se do método analítico de Freud no sanatório no qual trabalhava. Nesse primeiro momento é internada no local uma paciente diagnosticada de histerismo, Sabina Spielrein. Mostrando uma conduta psicologicamente “anormal”, a paciente é atendida por Jung para uma conversa analítica na qual Sabina revela o trauma de toda sua infância: prazer em ser agredida pelo pai logo em seus primeiros anos de vida (diversas consequências surgiram e com elas outros tipos de prazeres, como a prisão da defecação) e com tal revelação, abre-se logo para Jung um leque de explicações para tal comportamento da paciente. Passado algum tempo, a paciente já bem estabelecida, e com sonho de ser doutora, começa ajudar Jung em algumas coisas, uma delas foi uma consulta com sua própria esposa. A mesma mostrava- se frustrada em relação à família, filhos, esposo, relacionamento e sexo, logo Sabina já sabia que havia algo de errado com Jung em seu âmbito familiar. Após dois anos aplicando Freud em suas consultas, Jung resolve encontrar-se com o homem no qual tinha tanta admiração. A conversa estendeu-se por mais de treze horas e os assuntos sempre eram voltados para o desenvolvimento sexual do ser humano, utilizando como exemplos casos nos quais Dr. Jung já tivera uma participação. Nesse citado momento há uma divergência de ideias entre os analistas e Jung tenta buscar outros métodos para a abordagem da psique humana. Na volta de sua viagem de encontro com Freud, Jung tem um novo paciente em sua espera: Otto Gross. Médico diagnosticado com desvios, distúrbios e guiado pelo prazer, enviado à Jung pelo próprio Freud. Em uma conversa com Otto, já existindo uma relação estabelecida entre paciente-doutor, onde há (novamente) a inserção do sexo na conversa, Jung é interrogado por Otto quanto seus prazeres sexuais e o mesmo se fecha sobre o assunto utilizando mecanismos de defesa para se opor ao pensamento de seu paciente. Após tal indagação de Otto, Jung começa a ter encontros e relações sexuais com sua, até então, ex paciente e colega de

Upload: hiagogomes

Post on 19-Feb-2016

69 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Síntese básica e de fácil entendimento do filme Um Método Perigoso.

TRANSCRIPT

Page 1: Um Método Perigoso - Análise

Psicanálise. Freud. Jung. Sabina. Otto. Sadomasoquismo. Relações psicossexuais. Traição. O filme “Um método perigoso” mostra o nascimento de um novo método imprescindível para a psicologia: a psicanálise.

Em meados do século XX, um doutor chamado Carl Jung, já utiliza-se do método analítico de Freud no sanatório no qual trabalhava. Nesse primeiro momento é internada no local uma paciente diagnosticada de histerismo, Sabina Spielrein. Mostrando uma conduta psicologicamente “anormal”, a paciente é atendida por Jung para uma conversa analítica na qual Sabina revela o trauma de toda sua infância: prazer em ser agredida pelo pai logo em seus primeiros anos de vida (diversas consequências surgiram e com elas outros tipos de prazeres, como a prisão da defecação) e com tal revelação, abre-se logo para Jung um leque de explicações para tal comportamento da paciente.

Passado algum tempo, a paciente já bem estabelecida, e com sonho de ser doutora, começa ajudar Jung em algumas coisas, uma delas foi uma consulta com sua própria esposa. A mesma mostrava-se frustrada em relação à família, filhos, esposo, relacionamento e sexo, logo Sabina já sabia que havia algo de errado com Jung em seu âmbito familiar.

Após dois anos aplicando Freud em suas consultas, Jung resolve encontrar-se com o homem no qual tinha tanta admiração. A conversa estendeu-se por mais de treze horas e os assuntos sempre eram voltados para o desenvolvimento sexual do ser humano, utilizando como exemplos casos nos quais Dr. Jung já tivera uma participação. Nesse citado momento há uma divergência de ideias entre os analistas e Jung tenta buscar outros métodos para a abordagem da psique humana.

Na volta de sua viagem de encontro com Freud, Jung tem um novo paciente em sua espera: Otto Gross. Médico diagnosticado com desvios, distúrbios e guiado pelo prazer, enviado à Jung pelo próprio Freud. Em uma conversa com Otto, já existindo uma relação estabelecida entre paciente-doutor, onde há (novamente) a inserção do sexo na conversa, Jung é interrogado por Otto quanto seus prazeres sexuais e o mesmo se fecha sobre o assunto utilizando mecanismos de defesa para se opor ao pensamento de seu paciente.

Após tal indagação de Otto, Jung começa a ter encontros e relações sexuais com sua, até então, ex paciente e colega de trabalho Sabina. Sempre pensativo depois de todas as visitas o caso de Jung e Sabina não se estende muito, mesmo que exista um sentimento real e recíproco entre os dois.

Em suma, o filme busca relatar a relação Jung-Freud quanto à psique humana, e principalmente o embate entre os mesmos por divergirem várias vezes notoriamente quando o assunto era a sexualidade. Além disso, outros temas importantes vem à tona durante a obra cinematográfica: a teoria psicanalítica, desenvolvimento sexual dos indivíduos, e entre outras coisas, toda a história e teorias de Sigmund Freud.

Por fim, Freud continua sua pesquisa de psicanálise, e por ser judeu foi exilado de Viena pelos nazistas, vindo a morrer em Londres de câncer. Jung depois de cortar os laços com Freud estabelece sua própria teoria e se torna um dos maiores psicoterapeutas do mundo. Já Sabina foi considerada a primeira psicanalista do sexo feminino de toda a história. Otto morreu em Berlin por motivos de fome.