um feliz e santo natal - paróquia...

8
Dízimo é um ato de agradecimento e louvor a Deus. Uma Missão de ajudar a atrair mais Irmãos para a devoção a Maria. A Palavra é o próprio Deus que se revela ao Homem. PARTILHA NOVENEIROS ENTRADA DA BÍBLIA Página 3 Página 5 Página 7 Paróquia Nossa Senhora da Candelária | Vila Maria | São Paulo - SP | Nº 113 | Janeiro de 2012 | candelaria.org.br JORNAL INFORMATIVO CANDELÁRIA PÁGINA 3 UM FELIZ E SANTO NATAL

Upload: others

Post on 02-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

Dízimo é um ato de agradecimento e louvor a Deus.

Uma Missão de ajudar a atrair mais Irmãos para a devoção a Maria.

A Palavra é o próprio Deus que se revela ao Homem.

PARTILHA NOVENEIROS ENTRADA DA BÍBLIA

Página 3 Página 5 Página 7

Paróquia Nossa Senhora da Candelária | Vila Maria | São Paulo - SP | Nº 113 | Janeiro de 2012 | candelaria.org.br

JORNAL INfORMATIVO

Candelária

Página 3

UM FELIZ E SANTO NATAL

Page 2: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

2 | Jornal Informativo Candelária

expedienteSecretaria:Segunda à Sexta-feira: das 8h às 20h.Sábado: das 8h às [email protected]

Atendimento dos Padres:Segunda à Quinta-feira: 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 18h.Sexta-feira: das 14h30 às 18h | Sábado: 8h às 11h30.

Batizados:Preparação às Quartas-feiras: das 20h às 22h(marcar previamente)Celebração aos Sábados: 10hCelebração aos Domingos: Nas comunidades

Casamentos:Sexta-feira: 20h30 | Sábado: 17h, 18h, 19h e 20h

Hispânicos:Missa 2º Domingo do mês: 10h. Sala ao lado da Igreja

Atendimento Sexta-feira: 17h às 20h.

Missas:Segunda-feira: 15h(almas) e 19h30.Terça, Quarta e Sexta-feira: 7h e 19h30.Quinta-feira: 7h e 15h (Adoração ao Santíssimo) e 19h30.Sábado: 15h | Domingo: 7h, 9h, 11h, 17h e 19h.

Endereço: Praça Nossa Senhora da Candelária 01Vila Maria | São Paulo/SP(11) 2954.3566

Nossas comunidades:N. S. do Carmo - Rua Severa, 64 - Tel.: (11) 2955-6782Sagrado Coração de Jesus - Rua Vianópolis, 363 - Tel.: (11) 2954-7319Nossa Senhora de Fátima - Rua Ciro, 50 - Tel.: (11) 2631-6328Nossa Senhora dos Navegantes - Rua Dr. Afonso Vergueiro, 719

Publicação mensal da Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Distribuição Gratuita2.000 exemplares

Diretor Responsável:Pe. Eloi José Schons, [email protected]

Colaboradores desta edição:Pe. Eloi José Schons, scjAna MariaRicson Biella AdjuntoPascom

Nosso Site:www.candelaria.org.br

Palavra do Pároco

editorial

50 anos vivenciados pelo CPA da nossa Paróquia, traduzem o amor, a caridade e a justiça praticados e que nossa sociedade competitiva nega a muitos de nossos Irmãos e Irmãs.

O jornal também já nos prepara, para em breve, celebrarmos com muito amor e alegria, a Festa Maior da Paróquia, a Padroeira, Nossa Se-nhora da Candelária.

Vamos unidos viver a verdadeira comunhão em Jesus Cristo, nosso único Mestre e Senhor.

Votos de um Santo e abençoado Natal e um ano Novo de muita bên-ção, alegria e paz!

Com minha Bênção, Pe. Eloi José Schons, scj

Ao término do ano e ao iniciarmos um Novo Ano da Graça de Deus, nosso jornal informativo Candelária, traz na capa a razão maior da nos-sa Fé e da nossa Esperança, agora concretizada pelo nascimento do Menino Deus, nosso Salvador e de toda a humanidade.

O Amor se fez pessoa, se fez me-nino, se fez um conosco. Assim, os

Page 3: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

Jornal Informativo Candelária | 3

Matéria da capaFeliz natal e abençoado ano novo

A luz brilhou no meio das trevas, nasceu para nós Jesus, o Salvador, o Messias es-perado. Assim, unidos aos anjos, aos pas-tores, aos pobres e nobres, proclamamos: “Feliz Natal!”

A Novena de Natal que nos levou a refle-tir sobre o que é ser hoje, a Igreja de Jesus no meio do mundo, nos alcance a firmeza na fé, para jamais abandonarmos o cami-nho, no seguimento fiel a Jesus.

Que o Natal faça reflorescer a chama do amor, da fé e da alegria de vivermos uni-dos, como família cristã, testemunhando a salvação que Ele nos trouxe. Só no amor em Jesus, a vida humana encontra seu sentido mais profundo e verdadeiro, pois nada nos deve separar do Amor de Cristo!

Iniciar um Novo Ano, sempre renova em nós a esperança e a força, para lutarmos unidos nos caminhos deste mundo, para construir uma vida feliz e, praticando toda boa obra, sejamos herdeiros do Amor ple-no, um dia!

Não nos falte a graça divina em nenhum momento deste novo ano e, que permane-cendo fiéis, tenhamos todos um Muito Feliz e Abençoado Ano Novo!

Votos de Um Santo Natal e Abençoado Ano Novo a todos os Paroquianos e Ami-gos da Candelária! São o desejos sinceros, das Coordenações do CPP, do CAEP e da Equipe de Padres!

Pe. Eloi José Schons, scj

Campanha dos mil dizimistasNeste ano, foi lançado o desafio de al-

cançarmos a meta de 1.000 dizimistas. No inicio, contávamos com o número de 364 dizimistas ativos e até o fechamento desta edição chegamos ao número 659 de con-tribuintes do dízimo.

É gratificante e edificante, saber que um grande número de fiéis retomaram ou de-ram início a experiência da Palavra de Deus através do gesto humilde da partilha e além de também de assumir o seu compromisso com a Fé.

O Dízimo é um compromisso bíblico. Como tal, ele é também um direito que todo cristão tem de ofertar uma parcela de seus rendimentos, como meio de agrade-cer a Deus e de colaborar com sua Igreja para que ela se mantenha viva na missão de Evangelização.

Dízimo é um ato de agradecimento e lou-

vor a Deus, que se manifesta na comunida-de, da qual somos chamados a partilhar.

Nós da Pastoral do dízimo juntamente com toda a comunidade, agradecemos o empenho de todos para essa campanha, e aproveitamos a oportunidade para dizer que o ano de 2012 muitas novidades sur-girão.

Continue fiel a Deus! Seja perseverante em sua generosidade.

Contamos com você.

“aquele que semeia pouco, pouco ceifará, aquele que semeia com ge-nerosidade, com generosidade ceifa-rá.” (ii cor 9,6).

Ricson Biella AdjutoPastoral do Dízimo

Page 4: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

4 | Jornal Informativo Candelária

assembleia Paroquial novembro 2011

Todas as fotos em nosso site: http://candelaria.org.br/fotos/

A seção vai acontecer está disponível em nosso site atráves do endereço: http://candelaria.org.br/avisos/

aconteceu

50 anos de CPa

Page 5: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

Jornal Informativo Candelária | 5

Festa da Padroeira

noveneiros e noveneiras

A festa maior da Paróquia é o dia da Pa-droeira Nossa Senhora da Candelária. Para bem celebrar está data é de fundamental importância, que todas as pessoas da Pa-róquia, os familiares, os amigos, as pesso-as das paróquias vizinhas e dos devotos, sejam convidadas para a Novena e para a Festa.

A Mãe, nossa Senhora da Candelária não quer ver ninguém longe, triste e sozinho, mas bem perto Dela e de seu Filho Jesus, juntamente com os Irmãos e as Irmãs, num caminho fiel a seu Filho Jesus.

O trabalho dos Noveneiros e Noveneiras é justamente este: convidar o maior núme-ro de pessoas possível, para participarem da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os fami-liares, as pessoas amigas, os vizinhos e de maneira especial, quem está mais afastado da Comunidade. Nossa Senhora ficará mui-to contente ao ver o retorno de muitos para

a Fé Viva em seu Filho Jesus. Seja um Noveneiro ou uma Noveneira

devotado a Mãe de Jesus, Nossa Senhora da Candelária. Sinta-se chamado para uma importante Missão de ajudar a atrair mais Irmãos e Irmãs para a devoção a Maria e ela com certeza os conduzirá a te Jesus. Pois ele diz aos servos nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”( Jo 2, 5 ).

O Tema Geral da Novena: “Maria dos muitos nomes que nos iluminam no segui-mento de Jesus”, revela a todos o papel de Maria na Vida de Jesus e na Vida e Missão da Igreja em todos os tempos.

Disponha-se a trabalhar com muito amor, muita fé e devoção, dizendo o Seu “SIM” para anunciar a proximidade de Jesus na vida das pessoas e da simplicidade com que Maria nos capacita a trabalhar pelo Reino de seu Filho Amado.

Pe. Eloi José Schons, scj

Com o verão chegando, muitas pesso-as resolvem passar a temporada de férias nas praias. Por este motivo, não custa lembrarmos alguns cuidados que devem ser tomados: evitar a exposição ao sol no horário das 11h ás 15h, usar roupas leves e bonés, passar protetor solar a cada 2 horas, evitar frituras, dando preferência á uma alimentação saudável com grelhados e muitas frutas, por exemplo, líquidos à vontade.

A hidratação é importante, pois, com o calor, nosso corpo perde uma grande quantidade de água. E que tal uma bebi-da bem refrescante para repor o líquido perdido?

Pensando assim segue uma sugestão fácil e rápida:

Chá gelado com limão

1 Litro de água6 saquinhos de chá mate natural2 limões espremidosAçúcar ou adoçante a gosto1 forma de gelo

Modo de Preparo: Coloque o chá mate para ferver como

de costume. Deixe esfriar. Coloque no li-quidificador o chá frio, o açúcar ou ado-çante, o caldo dos limões e o gelo. Bata tudo e sirva em seguida.

atenção: a quantidade de saquinhos de chá pode aumentar caso queira mais forte ou diminuir se quiser mais fraco. De-pende do seu gosto.

dica rápida

Page 6: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

6 | Jornal Informativo Candelária

Programação 2012Festa de nossa Senhora da Candelária

Page 7: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

Jornal Informativo Candelária | 7

Padre José norberto Konrad

Formação litúrgica

Missa Parte 4 - Procissão da Bíblia

Na Missa, celebramos a Palavra e a Eu-caristia. A Palavra é a Bíblia, que é a reve-lação do amor de Deus, fonte de salvação, o Verbo de Deus, que na liturgia eucarísti-ca se tornará carne que habitará entre nós (Evang. de São João cap. 1 e 6). Portanto a Palavra é o próprio Deus que se revela ao homem, e é por isso, que a aclamamos de todo o coração e de toda a alma. Des-te modo, este canto deve provocar uma atitude de alerta e exultação no momento em que o Livro Sagrado é introduzido so-lenemente na assembléia. Nesta procissão podem ser utilizadas a Bíblia, o Lecionário ou o Evangeliário.

Este canto não faz parte “oficialmente” da liturgia, sendo, então, facultativo. Geral-

mente é usado em missas solenes e no mês de setembro, que é o mês da Bíblia. É um canto que acompanha o rito da procis-são da Bíblia e, por isso, deve ser encerra-do ao término desta procissão.

Também a dança faz parte da cele-bração. Os bispos do Brasil afirmam que “nossa liturgia deve abrir espaço para as expressões do nosso povo”. Citando o doc. de Santo Domingo, dizem que “a dança passa a ser uma questão de coerência e fi-delidade a nossas raízes indígenas, ibéricas e africanas, que deram origem a um povo dançante, que tem direito a uma expressão litúrgica, na qual a dança seja um ponto alto” (doc. 79, n. 208).

Naturalmente, o uso da dança está li-

gado ao equilíbrio, à criatividade, à cultura do povo que celebra. Além da arte, deve transparecer a mística de quem a executa e o seu sentido litúrgico, ligado à celebra-ção do mistério pascal.

O local deve contar com um espaço que favoreça os movimentos e a visão da as-sembléia.

O que foi dito para a música vale para a dança: não se trata de dançar na liturgia, mas de dançar a liturgia, acompanhando a procissão (como da bíblia e das oferendas), o salmo, o canto do santo etc. e não deve-mos esquecer que deve ser encerrado ao término desta procissão.

Até o próximo momento!Ana Maria - Coordenação liturgia e canto

Nasceu em 24/02/34 na cidade de Santa Cruz do Sul – SC.

Entrou no seminário aos 12 anos e em 1947 foi para Corupá – SC, onde fez o ginásio e depois o científico. Ao terminar, em 1954, na festa de Cristo Rei, recebeu a batina para o postulantado e em 1955, foi para o noviciado.

Durante dois anos fez filosofia para, na cidade de Taubaté em 1958, entrar para Teologia.

Foi ordenado em 17 de dezembro de 1960 e em 1961 terminou o 4º ano de Teologia já como padre.

Veio pela primeira vez para a Paróquia Nossa Senhora da Candelária em 1962 com mais cinco padres novos permane-cendo apenas um ano, e sendo transferido para Minas Gerais, ajudar no seminário de Lavras.

Retornou à nossa Paróquia para ajudar nos trabalhos de evangelização neste ano em que comemora 51 anos de vida sa-cerdotal.

Parabéns Pe. Norberto, e que Deus o abençoe sempre nesta caminhada de fé.

Pascom

Page 8: UM FELIZ E SANTO NATAL - Paróquia Candeláriacandelaria.org.br/downloads/jornal/informativo_1_2012.pdf · da Novena e da Festa de Nossa Senhora da Candelária. Podemos convidar os

8 | Jornal Informativo Candelária

C.P.A.

50 anOS de aÇÃO de graÇaS

1-Árvore de Natal, 2-Coroa do Advento, 3-Presépio, 4-Estrela, 5-Velas, 6-Anjo Gabriel, 7-Cartão de Natal, 8-Reis Magos, 9-Canções de Natal, 10-Manjedouraresposta do jogo da edição anterior do nosso jornal

Muitas obras surgem quase como por acaso. É como semente, germina, cresce e se torna impor-tante.

Foi assim o início do Centro Paroquial de Assis-tência de Vila Maria, C.P.A.. Surgiu sem grandes planos e objetivos definidos, mas por graça de

Deus, porque já são 50 anos de serviços aos mais necessitados.

A semente foi lançada em 1959, por ocasião do Natal, quando uma família veio pedir uma ajuda na Paróquia. No primeiro momento nada recebeu, mas depois recebeu a visita dos jovens da comuni-dade, que vendo as necessidades, não só recebeu alimentos, mas também toda assistência espiritual.

O grupo de Jovens (J.O.C. – Juventude Operá-ria Católica), começou a se reunir na Paróquia N. Sra. da Candelária, continuou as visitas às famílias pobres do bairro, ajudando em suas necessidades.

Em 17 de janeiro de 1960, foi realizada a As-sembléia para planejar e definir a criação de uma obra social.

Em 19 de abril de 1961, foi o registro dos ates-tados sociais da entidade denominada Centro Paro-

quial de Assistência de Vila Maria – C.P.A.Então podemos perceber que a semente foi lan-

çada no período do Natal. Encontrou acolhida, terra fértil numa comunidade aberta e preocupada com os sofrimentos das famílias pobres levando não só o alimento material, mas o Pão da palavra. Enfim o próprio Deus que vai ao encontro dos sofredores.

Nestes 50 anos, quantas pessoas, famílias foram visitadas? Nestes 50 anos Jesus continua nascen-do, trazendo Esperança, Paz e Vida. Ainda hoje Je-sus continua nascendo porque há pessoas de fé, que acreditam na vida e se doam por amor aos irmãos e irmãs.

Por isso podemos dizer que realmente são 50 anos de ação de Graças.

Pe. Sérgio José Hemkemeier,scj