uls nordeste garante mais e melhor saúde | 2fevereiro 2016 uls nordeste recebe 53 médicos internos...

9
ULS INFO FEVEREIRO 2016 EDITORIAL ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2 Utentes elogiam assistência na ULS Nordeste | 4 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 | 5 ULS alarga horário de funcionamento da Consulta Aberta | 5 Pais do primeiro bebé do ano na ULS Nordeste receberam cabaz de produtos | 6 Médicos e enfermeiros participam em formação sobre Suporte Avançado de Vida | 6 Dicas sobre Trabalhos de Casa na Escola de Pais de janeiro | 6 UCC de Mirandela foi à escola no Dia da Não Violência e Paz | 7 UCC promove formação de Primeiros Socorros nas escolas de Bragança | 7 Atriz faz “estágio” de enfermagem no C. Saúde de Vinhais | 8 Rastreios e formação sobre Saúde Oral para crianças do Pré-escolar | 8 Formação para Famílias de Acolhimento sobre “Malnutrição nos idosos” | 9 Promoção da saúde junto da população vulnerável | 9 Iniciando-se um novo ano, inicia-se também nova batalha pelo atingir de metas que se traçaram, normalmente consubstancia- das num misto de continuidade do que de bom se fez e de melhoria do que menos bom se alcançou. Foi assim que, no passa- do mês de janeiro, se iniciou mais um ciclo na ULS Nordeste: de continuidade em relação ao que tem vindo a ser feito mas, simultaneamente, com os olhos postos no que se pretende alcançar. Todos os colaboradores, nas mais diversas funções, nos Cuidados de Saúde Primários, nos Cuidados Hospitalares e nos Cuidados Paliativos, renovaram o empenho diário na prestação de cuidados de saúde de excelência, espelhando o seu profis- sionalismo e dedicação numa resposta adequada às necessidades dos utentes. É esse o objetivo que, em 2016, continuará a nortear esta Unidade Local de Saúde. E é pois, por isso, com a maior satisfação, que o Conselho de Administração toma conhecimento das demonstrações de agrado dos utentes, as quais são feitas umas vezes diretamente aos profissionais de saúde, no ato da receção de cuidados, e outras vezes são registadas em cartas, como as que aqui se transcrevem. A voz do utente é aquela que mais se deve fazer ouvir. Porque é ele que está no centro de toda a atividade da instituição, que move cada colaborador e que, ao receber assistência, atesta aquilo que é, de facto, um serviço de qualidade. Só auscultando os utentes nos apercebemos do reconhecimento do nosso trabalho e o planeamos numa perspetiva de melhoria contínua, ciclo após ciclo. Ouçamos, pois, a voz dos nossos utentes. António Marçôa Presidente do Conselho de Administração 1

Upload: others

Post on 30-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

ULSINFOFEVEREIRO 2016

EDITORIAL

ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2

Utentes elogiam assistência na ULS Nordeste | 4

ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 | 5

ULS alarga horário de funcionamento da Consulta Aberta | 5

Pais do primeiro bebé do ano na ULS Nordeste receberam cabaz de produtos | 6

Médicos e enfermeiros participam em formação sobre Suporte Avançado de Vida | 6

Dicas sobre Trabalhos de Casa na Escola de Pais de janeiro | 6

UCC de Mirandela foi à escola no Dia da Não Violência e Paz | 7

UCC promove formação de Primeiros Socorros nas escolas de Bragança | 7

Atriz faz “estágio” de enfermagem no C. Saúde de Vinhais | 8

Rastreios e formação sobre Saúde Oral para crianças do Pré-escolar | 8

Formação para Famílias de Acolhimento sobre “Malnutrição nos idosos” | 9

Promoção da saúde junto da população vulnerável | 9

Iniciando-se um novo ano, inicia-se também nova batalha pelo atingir de metas que se traçaram, normalmente consubstancia-das num misto de continuidade do que de bom se fez e de melhoria do que menos bom se alcançou. Foi assim que, no passa-do mês de janeiro, se iniciou mais um ciclo na ULS Nordeste: de continuidade em relação ao que tem vindo a ser feito mas, simultaneamente, com os olhos postos no que se pretende alcançar.

Todos os colaboradores, nas mais diversas funções, nos Cuidados de Saúde Primários, nos Cuidados Hospitalares e nos Cuidados Paliativos, renovaram o empenho diário na prestação de cuidados de saúde de excelência, espelhando o seu profis-sionalismo e dedicação numa resposta adequada às necessidades dos utentes.

É esse o objetivo que, em 2016, continuará a nortear esta Unidade Local de Saúde. E é pois, por isso, com a maior satisfação, que o Conselho de Administração toma conhecimento das demonstrações de agrado dos utentes, as quais são feitas umas vezes diretamente aos profissionais de saúde, no ato da receção de cuidados, e outras vezes são registadas em cartas, como as que aqui se transcrevem.

A voz do utente é aquela que mais se deve fazer ouvir. Porque é ele que está no centro de toda a atividade da instituição, que move cada colaborador e que, ao receber assistência, atesta aquilo que é, de facto, um serviço de qualidade. Só auscultando os utentes nos apercebemos do reconhecimento do nosso trabalho e o planeamos numa perspetiva de melhoria contínua, ciclo após ciclo.

Ouçamos, pois, a voz dos nossos utentes.

António MarçôaPresidente do Conselho de Administração

1

Page 2: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde

No início de mais um ano, dos quatro de atividade da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, já se pode fazer o balan-ço, ainda que provisório, do trabalho desenvolvido em 2015.A articulação cada vez maior e mais eficiente entre os Cuida-dos de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares tem-se traduzido em inúmeras melhorias na assistência prestada aos utentes. E o fruto desse trabalho conjunto constata-se em indicadores crescentes de mais e melhor saúde da população da área de abrangência desta ULS. Até porque o foco dos profissionais da ULS Nordeste incide num acompanhamento permanente dos utentes, ao longo do seu ciclo de vida, do início até à fase final da vida, procurando desde logo não só tratar a doença, mas desde logo preveni-la.

A promoção do aleitamento materno, da alimentação saudá-vel, da prática de atividade física, o combate ao tabagismo e ao consumo de álcool, o rastreio de fatores de risco de doen-ças crónicas como a diabetes e a hipertensão, são apenas alguns exemplos do que tem sido a missão da ULS Nordeste no campo da prevenção e da sensibilização, individual e na comunidade, para uma maior qualidade de vida, com mais e melhor saúde.

E quando são necessários cuidados especializados, hospita-lares ou paliativos, também aqui a ULS Nordeste tem equipas multidisciplinares de profissionais com elevada qualificação e empenho para uma assistência diferenciada de excelência, respondendo com eficiência e rapidez às premências da população.

Plano de Intervenção em Cirurgia (PIC), um programa do Ministério da Saúde com vista à redução da lista de espera cirúrgica. Nesse âmbito, foram efetuadas, adicionalmente, mais 700 cirurgias da catarata, 20 intervenções da hérnia discal e 80 artroplastias da anca.

2

ULSINFOFEVEREIRO 2016

Mais consultas e cirurgias

Analisando com maior detalhe os dados relativos a 2015, comprovam-se os factos acima descritos.

No que respeita às primeiras consultas de especialidade, manteve-se na ULS Nordeste sensivelmente o mesmo número de 2014, ou seja cerca de 39.700. Mas se atender-mos a 2011, ano de criação legislativa da ULS Nordeste, este valor representa mais 14.1%. As especialidades onde, em 2015, mais cresceu o número de primeiras consultas, compa-rativamente a 2014, são Medicina Física e Reabilitação (+13.2%), Medicina Interna (+7.5%), Nefrologia (+32.8%), Ortopedia (+7.4%), Pediatria (+24.9%), Pneumologia (+11.8%) e Psiquiatria (+12.4%).

Também as cirurgias programadas realizadas em 2015, cerca de 5.900 no total, são efetivamente em maior número. O que significa um acréscimo de 10.6% relativamente a 2014 (mais 567 cirurgias). E desse total de intervenções programadas efetuadas na ULS Nordeste em 2015, 68%, ou seja, (cerca de 4.015), corres-pondem a cirurgias de ambulatório. Isto quando o peso da cirurgia de ambulatório no total da atividade cirúrgica era de 64% em 2014 e, em 2011, representava 42%.

O acréscimo de cirurgias de ambulatório na ULS Nordeste foi ainda mais evidente nas especialidades de Oftalmologia (+31.8%) e Ortopedia (+8.3%), graças à implementação do

Page 3: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

3

ULSINFOFEVEREIRO 2016

Melhores tempos de resposta

Respondendo de forma pronta às necessidades, a ULS Nordeste está não só a fazer mais e melhor, mas também com maior rapidez, diminuindo de forma significativa o tempo de espera dos utentes, quer para consulta e cirurgia, quer para atendimento no Serviço de Urgência.

No que respeita à realização de intervenções cirúrgicas, o tempo médio de espera é atualmente de 3,1 meses, existindo neste momento menos 491 inscritos para cirurgia do que em Dezembro de 2014.

De referir ainda que 98% dos doentes desta ULS são interven-cionados dentro do tempo máximo de resposta garantida. Destaca-se o tempo médio de espera na especialidade de Oftalmologia, que é 31 dias.

Também para a realização de consultas o tempo médio de espera por parte dos utentes tem vindo a diminuir: é agora de 55 dias, o terceiro melhor registo, neste campo, na área da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

95% dos doentes são atendidos em consulta dentro do tempo máximo de resposta garantida. O tempo médio de espera é, por exemplo, de 26 dias na especialidade de Orto-pedia, 21 dias em Pediatria, 19 dias em Medicina Física e Reabilitação, 23 dias em Nefrologia e 12 dias para Oncologia.Outro dado não menos relevante, no que se refere a tempo de espera, é que, na ULS Nordeste, 89,2% dos doentes assisti-

dos no Serviço de Urgência permanecem aí durante menos de 4 horas, representando, neste item, o melhor registo da ARS Norte.

Centros de Saúde exemplares

Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) da ULS Nordeste, prestados pelas equipas dos 14 Centros de Saúde do distrito de Bragança, e que constituem a base do acompanhamento do estado de saúde da população, têm-se revelado, igual-mente, cada vez mais eficientes.

Com base em dados de Outubro, e comparativamente ao mesmo período do ano passado, verifica-se, por exemplo, que mais 1.113 mulheres entre os 50 e os 70 anos efetuaram a mamografia, sendo que 65% das mulheres têm mamografia realizada (2º melhor registo da ARS Norte).

É também de salientar o facto de, em 2015, mais 839 utentes desta região, entre os 50 e os 75 anos, terem realizado o rastreio do cancro colo-retal.

Estes dois indicadores atestam que existe uma cada vez maior sensibilização para a importância da prevenção e do acompanhamento regular junto do médico de família e dos restantes profissionais dos CSP.

Por sua vez, entre os utentes com DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, 45% têm registo de espirometria realizada – o terceiro melhor registo da ARS Norte - quando no mesmo período do ano passado era de 24%.

Dois outros excelentes dados no que respeita à saúde dos utentes do Nordeste são que 93% das crianças têm um acompanhamento adequado no primeiro ano de vida e que 71% dos idosos não tomam ansiolíticos, sedativos ou hipnóti-cos (sendo este o 2º melhor da ARS Norte, neste campo).

Page 4: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

4

ULSINFOFEVEREIRO 2016

O profissionalismo, a dedicação e a qualidade dos cuidados prestados na Unidade Local de Saúde do Nordeste são alvo do reconhecimento tanto de entidades nacionais e interna-cionais, como daqueles que, de forma direta, beneficiam dessa assistência. Os elogios chegam aos serviços através de palavras de agradecimento e demonstrações de carinho, mas também sob a forma de mensagens escritas, como as que abaixo se transcrevem.

Utentes elogiam assistência na ULS Nordeste

Serviço de Urgência Médico - Cirúrgica de Bragança

Em virtude de ter sido acometido de doença súbita, fui internado de urgência na Unidade Hospitalar de Bragança, no período de 18 a 06 de fevereiro de 2015.

O quadro clínico era deveras grave, porque sou doente insulinodependente, o que agravou o meu estado de saúde.Desde a triagem até à execução dos meios auxiliares de diagnóstico, passando pelas práticas médicas e de enfermagem, foram-me prestados todos os cuidados que o meu estado requeria com todo o profis-sionalismo, prontidão e acerto.Todos os intervenientes foram enexcedíveis e extremamente zelosos e preocupados, com vista ao meu restabelecimento.

Venho assim com agrado dar conhecimento destes factos, manifestando o meu agradecimento a todos os intervenientes no processo.

- José Paulo Ribeiro de Castro

Quero felicitar e agradecer a toda a equipa que recebeu os meus pais. Os meus pais ingeriram cogumelos impróprios e foram recebidos nessa Unidade Hospitalar com todo o profissionalismo, desde a equipa médica, enfermeiros, auxiliares, a todos o meu muito obrigada pelo esforço e empenho.

- Fátima Venâncio Meinedo

Serviço de Urgência Básica de Mogadouro

Venho por este meio agradecer do fundo do coração ao Exmo. Sr. Dr. que esta manhã (21 de Julho de 2015) esteve de serviço nas urgências do Centro de Saúde de Mogadouro. Sei apenas que era um senhor. Mas um senhor muito profissional. A minha filha de 4 anos deu entrada nessa unidade com a minha mãe. E eu como mãe estava super preocupada, porque estava ausente e não sabia ao certo o que se estava a passar. Mas Graças a Deus ela está bem. E foi-me comunicado que esse Doutor foi muito profissional, muito atento e muito dedicado.

Muito obrigada. E que todos os utentes que passam pelas suas mãos tenham sempre a recuperação que teve a minha filha. Sei que estava a exercer o seu trabalho, mas a mim, como mãe, compete-me agradecer o tempo e o profissionalismo que dedicou à minha filha.

- Lauriana Cardoso

Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Mirandela

Venho por este meio agradecer o atendimento prestado desde a entrada, pela senhora administrativa, a todos os profissionais. Um muito obrigado ao Dr. Oleh Kobys e ao Dr. Roberto Ribas pela dedicação e qualidade da prestação de serviços médicos, assim como pela atenção ao Sr. Rui Cunha, utente que deu entrada hoje (12 de dezembro de 2015) na Urgência da Unidade Hospitalar de Mirandela, e pelo apoio à família.Parabéns!

- Cláudia Amaral da Cunha Tavares

Page 5: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

ULSINFOFEVEREIRO 2016

ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas vindas aos médicos internos que vão desen-volver a sua formação na Instituição.

Em 2016, a ULS Nordeste conta com 41 médicos internos de ano comum e 12 médicos internos de formação específica.Os internos de ano comum, recém-licenciados, irão desenvol-ver a sua formação prática, ao longo deste ano, no Internato Médico das seguintes especialidades: Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Cuidados de Saúde Primários e mais uma área clínica à sua escolha.

5

ULS alarga horário de funcionamento da Consulta AbertaA Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste alargou o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Santa Maria, em Bragança. Desde o dia 6 de janeiro, a Consulta Aberta neste Centro de Saúde funciona até às 22 horas, durante a semana, e aos fins-de-semana entre as 14 horas e as 20 horas.

Com esta medida, a ULS Nordeste pretende tratar os casos de gripe e constipações no Centro de Saúde, evitando desta forma o aumento exponencial de utentes a recorrer às Urgências Hospitalares.

Assim, é possível continuar a garantir o atendimento célere de situações graves nos Serviços de Urgência desta Unida-de Local de Saúde do Nordeste e, ao mesmo tempo, asse-gurar um tratamento de proximidade nos Cuidados de Saúde Primários aos utentes com problemas de saúde de menor gravidade.

A ULS Nordeste recomenda ainda à população que em caso de doença ligue primeiro para a Linha de Saúde 24, através do número 808 24 24 24. Este serviço garante aos utentes uma triagem do seu estado de saúde e o encaminhamento adequado para uma Unidade de Saúde próxima da sua área de residência.

Por sua vez, os 12 internos de formação específica dedicarão o ano de 2016, na ULS Nordeste, a aprofundar a sua experi-ência nas especialidades de Medicina Geral e Familiar (cinco médicos internos), Psiquiatria (um interno), Ortopedia (um interno), Medicina Interna (três médicos internos), Cirurgia (um interno) e Saúde Pública (um interno).

O Conselho de Administração da ULS Nordeste dá as boas vindas aos novos médicos que ingressaram na Instituição para completar a sua formação clínica, salientando quer o reconhecimento da idoneidade e capacidades formativas desta ULS, quer o seu contributo para a melhoria na qualida-de da assistência prestada.

Page 6: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

6

Pais do primeiro bebé do ano na ULS Nordeste receberam cabaz de produtos

Chama-se Mafalda a primeira criança nascida em 2016 na Maternidade da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

A primeira filha de Lara Miradouro e Rui Miranda, um jovem casal de Vinhais, nasceu às 00:25 do dia 2 de janeiro, com 2,975 quilos.

Os pais e a pequena Mafalda receberam, no dia 4 de janeiro, um cabaz de produtos para bebé, oferecido pela loja Bem-Estar do Pingo Doce ao primeiro bebé de 2016 que nasceu na Maternidade da ULS Nordeste.

ULSINFOFEVEREIRO 2016

Médicos e enfermeiros participam em formação sobre Suporte Avançado de Vida

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a formação decorreu na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros e foi ministrada pelos formadores Rui Terras Alexandre (médico especialista em Medicina Interna da ULS Nordeste), Norberto Silva (enfermeiro responsável do Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da ULS Nordeste) e Telmo Afonso (enfer-meiro da ULS Nordeste). As sessões, promovidas pela ULS Nordeste e ministradas por formadores do Grupo SAV, irão decorrer nas Unidades Hospi-talares de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirande-la, até março de 2016.

Cerca de 40 médicos e enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Nordeste participaram nas primeiras sessões de formação em Suporte Avançado de Vida (SAV), promovidas pela Instituição, nas Unidades Hospitalares de Bragança e de Macedo de Cavaleiros.

Em Bragança, as sessões formativas, compostas por uma componente teórica e outra prática, decorreram nos dias 20 e 21 de Janeiro e foram ministradas pelos formadores Andrés Carrascal (médico especialista em Medicina Intensiva da ULS Nordeste), Cláudio Barros e Paulo Teixeira (enfermeiros do Serviço de Urgência da ULS Nordeste).

Dicas sobre Trabalhos de Casa na Escola de Pais de janeiroA Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança promoveu, dia 19 de janeiro, a quarta sessão da Escola de Pais do ano letivo 2015/2016, no Centro Escolar de Santa Maria.

Nesta sessão foi abordada a temática “Trabalhos de casa? Como ajudar o seu filho com os TPC”, no sentido de esclarecer e ajudar os encarregados de educação a lidar com esta tarefa diária.

A UCC Domus é parceira do projeto Escola de Pais do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, que pretende ser um espaço de reflexão sobre práti-cas parentais e de partilha de dificuldades, estratégias e experiências, proporcionando orientação às famílias e promovendo competências, ajudando o encarregado de educação na árdua, mas valiosa, tarefa de educar.

Page 7: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

ULSINFOFEVEREIRO 2016

7

UCC de Mirandela foi à escola no Dia Mundial da Não Violência e Paz

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Não Violência e Paz nas Escolas, no dia 28 de janeiro, a equipa de Saúde Escolar da UCC de Mirandela, em parceria com a GNR e a equipa PES – Projeto Educação para a Saúde da Escola Básica 1,2 e Jardim de Infância Torre D. Chama, dinamizou várias atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de uma educação permanente para a Paz e a Não Violência e para valores fundamentais, tais como a tolerância, a solidariedade e o respeito pelos outros.

Foram realizadas diversas atividades direcionadas para os diferentes níveis de ensino. No Pré-escolar, foi promovida a pesquisa e diálogo sobre o tema, exploração de histórias, recortes e ilustração das mesmas com mensagens. No 1.º Ciclo, para além das atividades anteriores, as crianças partici-param, ainda, na leitura de poemas alusivos ao tema e num workshop sobre relações interpessoais, promovido pela equipa de saúde escolar. No 2.º Ciclo, os jovens foram, ainda, incentivados a refletir sobre violência na escola, uma ação promovida pela Escola Segura, e elaboraram uma árvore da Paz, decorada com os trabalhos elaborados pelos outros níveis de ensino.

UCC promove formação de Primeiros Socorros nas escolas de Bragança

Estes cursos surgiram da necessidade de habilitar os profis-sionais das escolas de conhecimentos e competências que lhes permitam adotar os comportamentos adequados peran-te situações de acidente ou doença súbita no espaço escolar, bem como para poderem desenvolver ações de caráter preventivo na comunidade escolar.

A formação foi composta por uma vertente teórica e outra prática, que contou com a participação dos Bombeiros Volun-tários de Bragança.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança promo-veu cursos de formação em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida para professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos em dois agrupamentos de escolas da cidade.

No Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, a formação, que decorreu a 16 de janeiro, contou com a participação de 17 docentes e 22 assistentes técnicos e assistentes operacio-nais.

No Agrupamento de Escolas Miguel Torga, as sessões forma-tivas, que terminaram a 31 de janeiro, envolveram 57 profes-sores e 14 assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Page 8: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

8

Atriz faz “estágio” de enfermagem no Centro de Saúde de Vinhais

A atriz Alexandra Rosa está a fazer um “estágio” com a equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Vinhais. O objetivo é observar os procedimentos destes profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste, para construir a personagem “Maria do Rosário” (enfermeira de profissão), no filme com o nome provisório “Amén”, realizado por João Canijo, que vai retratar a história de um grupo de peregrinos ao Santuário de Fátima, com partida da região transmontana.Alexandra Rosa iniciou o “estágio” de observação com a equipa de enfermagem da ULS Nordeste no dia 12 de janeiro e irá continuar no Centro de Saúde de Vinhais até finais de fevereiro.

A atriz tem focado a atenção nos procedimentos direcionados para o tratamento de feridas, nomeadamente as flictenas (bolhas), que é aquilo com que a sua personagem se irá depa-rar no filme.

Esta experiência foi um desafio não só para a atriz, mas também para os próprios profissionais de saúde. Albertina Fernandes, enfermeira responsável no Centro de Saúde de Vinhais, garante que estão a ser salvaguardadas todas as questões éticas e é sempre solicitada a autorização dos uten-

tes para a realização do estágio de observação. “A maioria das pessoas autoriza e até gosta”, assegura a profissional de saúde.

A par de Alexandra Rosa, o filme contará ainda com a partici-pação das atrizes Rita Blanco, Anabela Moreira, Ana Bustorff, Teresa Madruga, Teresa Tavares, Márcia Breia, Cleia Almeida,

ULSINFOFEVEREIRO 2016

Rastreios e formação sobre Saúde Oral para crianças do Pré-escolarO projeto “Sorrir Branquinho”, desenvolvido pela equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança, em parceria com as escolas do concelho e a Câmara Municipal, está a percorrer os jardins-de-infância para promover a saúde oral junto das crianças dos 3 aos 5 anos.

A equipa da UCC de Bragança está a promover ações de formação sobre saúde oral e a realizar rastreios às crianças dos 19 jardins-de-infância do concelho de Bragança envolvi-dos no projeto.

Durante o mês de janeiro decorreram sessões nos jardins-de--infância de Gimonde, Cáritas, Centro Escolar de Santa Maria, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Cinderela, Santo Condestável, Estação, Rebordãos, Rossas, Santos Mártires, Colégio de Santa Clara, Parada e Salsas.

No âmbito deste projeto é ainda promovida a escovagem dos dentes em contexto escolar, uma boa prática adotada neste momento por nove jardins-de-infância.

Este projeto tem como objetivos reduzir a incidência das doenças orais nos mais pequenos, melhorar conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral e promover a equidade na prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens com necessidades de saúde especiais.

Page 9: ULS Nordeste garante mais e melhor Saúde | 2FEVEREIRO 2016 ULS Nordeste recebe 53 médicos internos em 2016 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu, dia 4 de janeiro, as boas

ULSINFOFEVEREIRO 2016

9

Formação para famílias de Acolhimento sobre “Malnutrição nos idosos”

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança promoveu mais uma sessão de formação para Famílias de Acolhimento de Idosos, no âmbito do projeto SOS Cuidador, sobre “Malnutrição nos idosos”, no dia 28 de janeiro. A enfer-meira Alexandra Parente foi a preletora principal desta ação de formação.

O acolhimento familiar, criado pelo Decreto – Lei nº 391/91 de 10 de outubro é, uma medida de política social que consiste em integrar, temporária ou permanentemente, em famílias consideradas idóneas, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, de forma a garantir um ambiente sociofamiliar e afetivo propício à satisfação das suas necessidades e ao respeito pela sua identidade, personalidade e privacidade.

Nesse sentido, as famílias de acolhimento têm direito a rece-ber formação inicial e contínua por parte da instituição de enquadramento, no sentido de adquirirem conhecimentos e competências para melhorar os cuidados aos idosos acolhi-dos.

Para a concretização deste projeto é realizada uma sessão de formação, sempre que possível mensal, abordando um tema diferente em cada sessão, de acordo com as necessidades detetadas pelas Famílias de Acolhimento de Idosos.

Estas sessões, que decorrem no Centro de Saúde de Santa Maria, são teórico-práticas, deixando espaço para a discus-são e diálogo.

Promoção da saúde junto da população vulnerável

irão ainda realizar-se rastreios de saúde. Dia 28 de junho, o tema que irá ser abordado é a “Sexualidade saudável”, no âmbito da prevenção de infeções sexualmente transmissí-veis.

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança iniciou, a 26 de janeiro, as sessões de Educação para a Saúde de 2016 junto dos utentes da Associação Reaprender a Viver. A primeira sessão deste ano foi subordinada ao tema “Consu-mo de álcool: abuso e dependência”.

Estas iniciativas decorrem no âmbito do projeto "Oficinas de Saúde: Sinta-se Bem, Viva Melhor", uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Equipa de Interven-ção Direta (EID) da Associação Reaprender a Viver.

A EID é uma resposta social desenvolvida através de um servi-ço constituído por unidades de intervenção junto da popula-ção toxicodependente e suas famílias e junto de comunidades afetadas por este fenómeno.

As “Oficinas de Saúde” realizam-se uma vez por mês. A próxi-ma sessão, sobre Doenças Respiratórias, está agendada para 23 de fevereiro. Em março, dia 22, o tema a abordar é “Redu-ção de Riscos e Minimização de Danos”, no âmbito do Programa Troca de Seringas. Dia 26 de abril está agendada uma sessão sobre “Promoção dos direitos e prevenção dos maus tratos em crianças e jovens”. Em maio, dia 24, a sessão será dedicada à “Saúde do coração: consumos e riscos” e