ufmt advogado 2014

13
Informações Adicionais 0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / [email protected] QUESTÕES MATÉRIA Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Língua Portuguesa 01 a 10 Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20 Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25 O Caderno de questões possui 50 (cinquenta) questões objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir: ATENÇÃO Cargo INSTRUÇÕES 1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração, e se o cargo corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Qualquer divergência comunique ao fiscal. 2. O único documento válido para avaliação da prova é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira: 3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (minutos) do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. A retirada da sala de prova dos 3 (três) últimos candidatos só ocorrerá conjuntamente. 4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o término da aplicação. 5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior à aplicação da prova. 6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrerá na eliminação do candidato. Concurso Público REF. EDITAL N° 4/2013 NÍVEL SUPERIOR - TARDE Conhecimentos Específicos 26 a 50 HUJM-UFMT - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CONCURSO PÚBLICO 11/2013 - EBSERH/HUJM-UFMT EDITAL N° 4 - EBSERH - ÁREA ADMINISTRATIVA ADVOGADO ADVOGADO

Upload: maria-do-carmo-angelo

Post on 27-Sep-2015

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova advogado aocp - EBSRH

TRANSCRIPT

  • Informaes Adicionais0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / [email protected]

    QUESTESMATRIA

    Raciocnio Lgico e Matemtico 11 a 15

    Lngua Portuguesa 01 a 10

    Legislao Aplicada EBSERH 16 a 20

    Legislao Aplicada ao SUS 21 a 25

    O Caderno de questes possui 50

    (cinquenta) questes objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

    ATENO

    Cargo

    INSTRUES

    1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o nmero do seudocumentoeonmerodesuainscrio.Almdisso,noseesqueade conferir seu Caderno de Questes quanto a falhas de impresso e de numerao, e se o cargo corresponde quele para o qual voc se inscreveu.Qualquerdivergnciacomuniqueaofiscal.

    2. O nico documento vlido para avaliao da prova a Folha deRespostas.Spermitidoousodecanetaesferogrficatransparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira:

    3. O prazo de realizao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo amarcao da Folha de Respostas. Aps 60 (minutos) do incio da prova, o candidato estar liberado para utilizar o sanitrio ou deixar definitivamenteolocaldeaplicao.Aretiradadasaladeprovados3(trs)ltimoscandidatossocorrerconjuntamente.

    4. Aotrminodesuaprova,comuniqueaofiscal,devolvendo-lheaFolhade Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poder levar consigo o Caderno de Questes, desde que aguarde em sala o trminodaaplicao.

    5. As provas e os gabaritos preliminares estaro disponveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior aplicao da prova.

    6. Implicar na eliminao do candidato, caso, durante a realizao das provas, qualquer equipamento eletrnico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NO cumprimento a qualquer uma das determinaes constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrer na eliminao do candidato.

    Concurso PblicoREF. EDITAL N 4/2013

    NVEL SUPERIOR - TARDE

    ConhecimentosEspecficos 26 a 50

    HUJM-UFMT - HOSPITAL UNIVERSITRIO JLIO MLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    CONCURSO PBLICO 11/2013 - EBSERH/HUJM-UFMT

    EDITAL N 4 - EBSERH - REA ADMINISTRATIVA

    ADVOGADOADVOGADO

  • O gabarito oficial preliminar e o caderno de questes da prova objetiva estaro disponveis no endereo eletrnico www.institutoaocp.org.br no dia seguinte aplicao da prova.

    ------------------------------------------------------------------------------------(destaque aqui)--------------------------------------------------------------------------------

    FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

    Questo

    Resp.

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

    26 27 28 29 30 31 32 33 34 35Questo

    Resp.

    36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

  • 3 Cargo: Advogado

    L N G U A P O R T U G U E S A

    QUESTO 01

    QUESTO 02

    QUESTO 03

    QUESTO 04

    Tamanho no documento (nem no crebro)

    Marcelo Gleiser

    Talvez o universo seja a maior coisa que exista, mas sem nosso crebro no teramos a menor noo disso. Alis, sem nosso crebro no teramos noo de qualquer coisa. realmente espantoso que tudo o que somos, das nossas personalidades s nossas memrias, das nossas emoes nossa coordenao motora, seja orquestrado por uma massa de neurnios e suas ligaes de no mais do que 1,4 kg.

    Como comparao, o crebro de um orangotango pesa 370 g, enquanto que o de um elefante pesa 4,8 kg. Se voc acha que o segredo do nosso crebro est no seu peso, veja que o de um camelo pesa 762 g e o de um golfinho, 1,6 kg. Mesmo que golfinhos sejam bem inteligentes, no escrevem poemas ou constroem radiotelescpios.

    Tambm no solucionamos o mistrio comparando o peso do crebro com o peso do corpo. Por exemplo, a razo do peso do crebro para o do corpo nos humanos de 1:40, a mesma que para ratos. J para cachorros, a razo de 1:125 e para formigas de 1:7. Formigas certamente so inteligentes, especialmente ao atuar em grupos (inteligncia coletiva), mas no mais do que cachorros ou humanos.

    Ao acompanharmos a evoluo do crebro a partir de nossos antepassados primatas, vemos um enorme crescimento comeando em torno de 3 milhes de anos atrs. Mesmo assim, tamanho no parece ser a resposta. De acordo com os neurocientistas Randy Buckner e Fenna Krienen, da Universidade de Harvard, nos EUA, a resposta est nas conexes entre os neurnios, que unicamente rica nos humanos.

    Para chegar a essa concluso, os cientistas mapearam o crebro humano e o de outras espcies usando a ressonncia magntica funcional, ou fMRI. Nas outras espcies, os neurnios so conectados localmente: a transmisso de sinais ocorre como numa linha de produo industrial, linearmente de um neurnio a outro. Regies diferentes do crebro, as crtices, tambm so interligadas dessa forma linear. Por exemplo, a ligao entre a crtex visual e a motora permite que os msculos dos animais reajam a algum estmulo visual, como o predador que v uma presa. O processo eficiente, mas limitado.

    Nos humanos, as crtices esto interligadas de forma diferente, parecendo-se mais com os nodos de conexo de uma cidade grande do que com uma estrada que liga um ponto a outro. Como numa cidade, existem centros mais densos (as crtices) que esto interconectados entre si por vrias ruas e avenidas, passando por centros menores no caminho (as crtices associativas).

    Essa riqueza na interconectividade neuronal parece ser a chave do nosso sucesso. Nos animais, a linearidade das conexes limita sua capacidade de improvisao e de reflexo: o caminho um s, como no exemplo do predador e da presa. No crebro humano, regies diferentes podem trocar informao sem qualquer estmulo externo, criando

    uma nova dimenso onde o crebro funciona por si s, ou seja, reflete.

    Com isso, podemos pensar sobre diferentes possibilidades e ponderar situaes individualmente. (A grosso modo, um leo age como todos os outros lees.) Como dizia o saudoso Chacrinha, quem no se comunica se trumbica. Nossos neurnios sabem disso muito bem.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2014/01/1393219-tamanho-nao-e-documento-nem-no-cerebro.shtml

    De acordo com o texto, a causa para a chave de nosso sucesso

    (A) alinearidadedasconexesdonossocrebro.(B) a conectividade local de nossos neurnios.(C) opesodonossocrebroedonossocorpo.(D) a nossa memria e a nossa coordenao motora.(E) a riqueza na nossa interconectividade neuronal.

    Em ...quem no se comunica se trumbica., a colocao pronominal do elemento destacado ocorre por atrao

    (A) dopronomeindefinidoquem.(B) da forma verbal comunica.(C) da forma verbal trumbicar.(D) doadvrbiodenegaono.(E) do pronome se aps comunica.

    A expresso que NO retoma um termo ou contedo anteriormente mencionado

    (A) Essa riqueza na interconectividade neuronal parece ser a chave...

    (B) Com isso, podemos pensar sobre diferentes possibilidades...

    (C) Para chegar a essa concluso, os cientistas mapearam...

    (D) ...seja orquestrado por uma massa de neurnios...(E) ...a partir de nossos antepassados primatas...

    Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das expresses destacadas.

    (A) Em Tambm no solucionamos..., indica incluso.(B) Em Com isso, podemos pensar..., indica a causa.(C) Em ...em torno de 3 milhes de anos atrs., indica local.(D) Em Alis, sem nosso crebro no teramos..., indica

    contraste.(E) Em Alis, sem nosso crebro no teramos..., indica

    condio.

  • 4 Cargo: Advogado

    Qual a porcentagem qual a frao

    corresponde de um total?

    (A) 11%.(B) 15%.(C) 20%.(D) 22%.(E) 27%.

    Em uma semana, um oftalmologista atendeu 50 pacientes. Desses 50 pacientes, 20% precisam usar culos. Quantos pacientes NO precisam usar culos?

    (A) 10.(B) 15.(C) 20.(D) 30.(E) 40.

    Caio, Bruno, Fernando e Vincius tocam instrumentos diferentes em bandas diferentes. Um deles baterista, outro guitarrista, outro tecladista e o outro baixista, no necessariamente nesta ordem. Sabe-se que

    Caio e Fernando conhecem o tecladista. Bruno e o baixista j foram a um show do

    guitarrista. O baixista primo de Vincius e estuda com Caio. Caio no baterista e no conhece Vincius.

    Sendo assim, podemos concluir que(A) Brunobaterista.(B) Vinciusbaterista.(C) Fernandobaterista.(D) Caiobaixista.(E) Fernandotecladista.

    R A C I O C N I O L G I C O E M AT E M T I C O

    QUESTO 09

    QUESTO 10

    QUESTO 11

    QUESTO 12

    QUESTO 13

    QUESTO 08

    QUESTO 06

    QUESTO 07

    QUESTO 05Mesmo que golfinhos sejam bem inteligentes, no escrevem poemas ou constroem radiotelescpios.A reescrita do fragmento acima que mantm o seu sentido original e sua sintaxe

    (A) Conquantogolfinhossobeminteligentes,noescrevempoemas ou constroem radiotelescpios.

    (B) Apesar dos golfinhos sejam bem inteligentes, noescrevem poemas ou constroem radiotelescpios.

    (C) Emboragolfinhossejambeminteligentes,noescrevempoemas ou constroem radiotelescpios.

    (D) Por mais que golfinhos so bem inteligentes, noescrevem poemas ou constroem radiotelescpios.

    (E) Aindaquegolfinhossobeminteligentes,noescrevempoemas ou constroem radiotelescpios.

    A expresso que indica o modo da ao verbal se encontra em

    (A) realmente espantoso...(B) ...e ponderar situaes individualmente.(C) Formigas certamente so inteligentes...(D) ...especialmente ao atuar em grupos...(E) ...queunicamente rica nos humanos.

    Em ...a linearidade das conexes limita sua capacidade de improvisao e de reflexo., as expresses destacadas funcionam como

    (A) objetos indiretos.(B) complementos nominais.(C) agentes da passiva.(D) predicativos do sujeito.(E) adjuntos adverbiais.

    Em Para chegar a essa concluso, os cientistas mapearam o crebro humano..., a orao destacada expressa

    (A) concesso.(B) condio.(C) consecuo.(D) causa.(E) propsito.

    Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.

    (A) Em ...um orangotango pesa 370 g, enquanto que o de um elefante..., o elemento que pode ser omitido.

    (B) EmOprocessoeficiente,maslimitado.,oelementomas pode ser substitudo pelo elemento todavia.

    (C) Em de forma diferente, parecendo-se mais com os nodos..., o pronome se pode ser anteposto ao verbo.

    (D) Em ...pensar sobre diferentes possibilidades..., o elemento sobre pode ser substitudo por a respeito de.

    (E) Em Mesmo assim, tamanho no parece ser a resposta., a expresso mesmo assim indica contraste.

    Como numa cidade, existem centros mais densos (as crtices) que esto interconectados entre si por vrias ruas e avenidas...No fragmento acima, temos uma relao semntica de

    (A) contraste.(B) comparao.(C) adio.(D) concluso.(E) consecuo.

  • 5 Cargo: Advogado

    QUESTO 14

    QUESTO 15

    QUESTO 16

    QUESTO 17

    QUESTO 18

    QUESTO 19

    L E G I S L A O A P L I C A D A E B S E R H

    QUESTO 20

    Dizer que no verdade que Camila estudante e Gabriela professora logicamente equivalente a dizer que

    (A) CamilanoestudanteouGabrielanoprofessora.(B) CamilanoestudanteouGabrielaprofessora.(C) CamilaestudanteouGabrielanoprofessora.(D) CamilanoestudanteeGabrielanoprofessora.(E) CamilaestudanteeGabrielanoprofessora.

    Considere a sequncia:

    1; 3; 9; 27; ...

    Qual o sexto termo desta sequncia?(A) 81.(B) 129.(C) 243.(D) 245.(E) 321.

    As unidades hospitalares administradas pela EBSERH contaro com um Colegiado Executivo composto pelos seguintes membros, EXCETO

    (A) orepresentantedosprofissionaisdesade.(B) o Superintendente do hospital.(C) oGerentedeAtenoSade.(D) oGerenteAdministrativo.(E) oGerente deEnsino e Pesquisa, quando se tratar de

    hospitais universitrios ou de ensino.

    Conforme o Regimento Interno, nas suas ausncias e impedimentos, o Presidente da EBSERH ser substitudo

    (A) por Conselheiro designado pelo Conselho de Administrao.

    (B) por Diretor designado pela Diretoria Executiva.(C) por Conselheiro por ele designado dentre os membros

    do Conselho de Administrao.(D) por Diretor por ele designado dentre os membros da

    Diretoria Executiva.(E) por Diretor designado pelo Conselho de Administrao

    dentre os membros da Diretoria Executiva.

    Compete Coordenadoria Jurdica da EBSERH, EXCETO

    (A) responder pela advocacia preventiva na EBSERH, atendendo e propondo solues jurdicas para a empresa.

    (B) representar a Empresa judicial e extrajudicialmente, com a outorga do Presidente, coordenando a representao ativa e passiva da EBSERH na via judicial e administrativa.

    (C) elaborar informaes em mandado de segurana, a ser

    assinado por autoridade competente que estiver sendo demandada no mbito da EBSERH.

    (D) examinar previamente a legalidade dos atos relativos ao direitodepessoaleassessoraraDiretoriadeGestodePessoas.

    (E) assessorar juridicamente somente o Presidente e o Conselho de Administrao da EBSERH.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Compete ao Presidente da EBSERH

    I. fixar as orientaes gerais das atividades da EBSERH.

    II. autorizar a contratao de auditores independentes.

    III. representar a EBSERH, em juzo ou fora dele, podendo delegar essa atribuio, em casos especficos, e, em nome da entidade, constituir mandatrios ou procuradores.

    IV. apresentar, trimestralmente, ao Conselho de Administrao relatrio das atividades da EBSERH.

    (A) Apenas I, II e IV.(B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas III e IV.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o que dispe o Estatuto Social da EBSERH, assinale a alternativa INCORRETA.

    (A) A EBSERH uma empresa pblica dotada depersonalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio.

    (B) A EBSERH fica sujeita superviso do Ministro daSade.

    (C) A EBSERH tem sede e foro em Braslia, Distrito Federal, e atuao em todo o territrio nacional, podendo criar subsidirias, sucursais, filiais ou escritrios erepresentaes no pas.

    (D) As atividades de prestao de servios de assistncia sade pela EBSERH estaro inseridas integral eexclusivamentenombitodoSistemanicodeSade-(SUS).

    (E) No desenvolvimento de suas atividades de assistncia sade,aEBSERHobservarasdiretrizesepolticasestabelecidaspeloMinistriodaSade.

  • 6 Cargo: Advogado

    QUESTO 24

    QUESTO 25

    QUESTO 23

    L E G I S L A O A P L I C A D A A O S U S

    QUESTO 22

    QUESTO 21Considerando o que a Constituio Federal dispe sobre a seguridade social, assinale a alternativa INCORRETA.

    (A) A seguridade social ser financiada por toda asociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

    (B) As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio.

    (C) A pessoa jurdica em dbito com o sistema daseguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem delereceberbenefciosouincentivosfiscaisoucreditcios.

    (D) Somente os benefcios por incapacidade podero ser criados, majorados ou estendidos sem a correspondente fonte de custeio total.

    (E) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social queatendam s exigncias estabelecidas em lei.

    Compete direo nacional do Sistema nico da Sade (SUS) definir e coordenar os seguintes sistemas, EXCETO

    (A) de redes integradas de assistncia de alta complexidade.

    (B) derededelaboratriosdesadepblica.(C) de vigilncia epidemiolgica.(D) de vigilncia sanitria.(E) de distribuio de medicamentos.

    Em relao ao Subsistema de Ateno Sade Indgena, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. O Subsistema de Ateno Sade Indgena dever ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

    II. Caber aos Estados, com seus recursos prprios, financiar o Subsistema de Ateno Sade Indgena.

    III. As populaes indgenas devem ter acesso garantido ao SUS, em mbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a ateno primria, secundria e terciria sade.

    IV. A Unio, os Municpios, outras instituies governamentais e no-governamentais

    podero atuar complementarmente no custeio e execuo das aes.

    (A) Apenas I, II e III.(B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I e III.(D) Apenas II e IV.(E) I, II, III e IV.

    A Comisso Intergestores Regional - CIR, devendo observar as diretrizes da Comisso Intergestores Bipartite - CIB, atua

    (A) nombitoregional,sendovinculadaaoMinistriodaSadeparaefeitosadministrativoseoperacionais.

    (B) no mbito regional, sendo vinculada Secretaria Estadual de Sade para efeitos administrativos eoperacionais.

    (C) no mbito nacional, sendo vinculada Secretaria Estadual de Sade para efeitos administrativos eoperacionais.

    (D) nombitonacional,sendovinculadaaoMinistriodaSadeparaefeitosadministrativoseoperacionais.

    (E) no mbito do Estado, sendo vinculada Secretaria Estadual de Sade para efeitos administrativos eoperacionais.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Conforme a Resoluo 453/2012, compete aos Conselhos de Sade Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal:

    I. definir diretrizes para elaborao dos planos de sade e deliberar sobre o seu contedo, conforme as diversas situaes epidemiolgicas e a capacidade organizacional dos servios.

    II. semestralmente deliberar sobre a aprovao ou no do relatrio de gesto.

    III. proceder reviso peridica dos planos de sade.

    IV. estimular articulao e intercmbio entre os Conselhos de Sade, entidades, movimentos populares, instituies pblicas e privadas para a promoo da Sade.

    (A) Apenas I, III e IV.(B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas III e IV.(D) Apenas II e IV.(E) I, II, III e IV.

  • 7 Cargo: Advogado

    De acordo com a Constituio Federal, a lei regular a individualizao da pena e adotar, EXCETO

    (A) privao ou restrio da liberdade.(B) perda de bens.(C) penadecarterperptuo.(D) prestao social alternativa.(E) suspenso ou interdio de direitos.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

    II. Cada legislatura ter a durao de quatro anos.

    III. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal.

    IV. Cada territrio eleger trs deputados.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com a Constituio Federal, compete privativamente Cmara dos Deputados, EXCETO

    (A) autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-PresidentedaRepblicaeosMinistrosdeEstado.

    (B) processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblicanoscrimesderesponsabilidade,bemcomoos Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, doExrcitoedaAeronuticanos crimesdamesmanatureza conexos com aqueles.

    (C) proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas aoCongressoNacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa.

    (D) elaborar seu regimento interno.(E) dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia,

    criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao,observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias.

    De acordo com a Constituio Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    II. inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias.

    III. assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva.

    IV. inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.

    (A) Apenas I e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com a Constituio Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. livre a locomoo no territrio nacional em

    tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

    II. garantido o direito de propriedade.

    III. A propriedade atender a sua funo social.

    IV. Mesmo em caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente no poder usar de propriedade particular.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 26

    C O N H E C I M E N T O S E S P E C F I C O S

    QUESTO 27

    QUESTO 28

    QUESTO 29

    QUESTO 30

  • 8 Cargo: Advogado

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I, II e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituio Federal, facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos seguintes impostos:

    I. importao de produtos estrangeiros.

    II. exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.

    III. renda e proventos de qualquer natureza.

    IV. produtos industrializados.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas I e II.(D) Apenas I, II e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituio Federal, compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

    I. transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos.

    II. grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

    III. operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior.

    IV. propriedade de veculos automotores.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas I e II.(D) Apenas I, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Pertencem aos Municpios:

    I. o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos.

    II. Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    III. Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso.

    IV. Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alterativa que aponta as corretas. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, instituir impostos sobre:

    I. patrimnio, renda ou servios, uns dos outros.

    II. templos de qualquer culto.

    III. patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos empregadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.

    IV. livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

    QUESTO 35

    QUESTO 34

    QUESTO 33

    QUESTO 31

    QUESTO 32

  • 9 Cargo: Advogado

    (B) condio.(C) encargo.(D) provisria.(E) definitiva.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. A coao, para viciar a declarao da vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens.

    II. Configura-se a leso quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa.

    III. Ocorre o estado de perigo quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta.

    IV. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas I e IV.(D) Apenas I, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o Cdigo Civil, corre a prescrio, EXCETO

    (A) entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal.

    (B) contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de paz.

    (C) entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar.

    (D) entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

    (E) contra os ausentes do Pas em servio pblico daUnio, dos Estados ou dos Municpios.

    natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem.

    II. setenta por cento do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imveis neles situados.

    III. cinquenta por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre a propriedade de veculos automotores licenciados em seus territrios.

    IV. vinte e cinco por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas I e II.(D) Apenas I, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o Cdigo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir.

    II. A manifestao de vontade, subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

    III. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.

    IV. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas III e IV.(C) Apenas I e II.(D) Apenas I, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    A clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto, considera-se

    (A) termo.

    QUESTO 38

    QUESTO 39

    QUESTO 37

    QUESTO 36

  • 10 Cargo: Advogado

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, observar-se- o procedimento sumrio, EXCETO

    (A) nas causas cujo valor no exceda a 60 (sessenta) vezes o valor do salrio mnimo.

    (B) nas causas, qualquer que seja o valor, de cobrana ao condmino de quaisquer quantias devidas ao condomnio.

    (C) nas causas cujo valor no exceda a 60 (sessenta) vezes o valor do salrio mnimo, de ressarcimento por danosemprdiourbanoourstico.

    (D) nas causas, qualquer que seja o valor, de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre.

    (E) nas causas, qualquer que seja o valor, de cobrana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. O ru poder oferecer, no prazo de 10 (dez) dias, em petio escrita, dirigida ao juiz da causa, contestao, exceo e reconveno.

    II. Se o autor desistir da ao quanto a algum ru ainda no citado, o prazo para a resposta correr da intimao do despacho que deferir a desistncia.

    III. A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais.

    IV. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Quando o dispositivo do acrdo contiver julgamento por maioria de votos e julgamento unnime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo para recurso extraordinrio ou recurso especial,

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. A compensao efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas infungveis.

    II. Embora sejam do mesmo gnero as coisas fungveis, objeto das duas prestaes, no se compensaro, verificando-se que diferem na qualidade, quando especificada no contrato.

    III. O devedor somente pode compensar com o credor o que este lhe dever; mas o fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado.

    IV. Os prazos de favor, embora consagrados pelo uso geral, no obstam a compensao.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Quem pretender, no todo ou em parte, coisa ou o direito sobre que controvertem autor e ru, poder, at ser proferida a sentena, oferecer oposio contra ambos.

    II. A oposio, oferecida antes da audincia, ser apensada aos autos principais e correr simultaneamente com a ao, sendo ambas julgadas pela mesma sentena.

    III. Oferecida depois de iniciada a audincia, seguir a oposio o procedimento ordinrio, sendo julgada sem prejuzo da causa principal. Poder o juiz, todavia, sobrestar no andamento do processo, por prazo nunca superior a 30 (trinta) dias, a fim de julg-la conjuntamente com a oposio.

    IV. Cabendo ao juiz decidir simultaneamente a ao e a oposio, desta conhecer em primeiro lugar.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 40

    QUESTO 41

    QUESTO 42

    QUESTO 43

    QUESTO 44

  • 11 Cargo: Advogado

    todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao.

    IV. prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituio Federal, so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social:

    I. proteo do salrio na forma da lei, constituindo contraveno penal sua reteno dolosa.

    II. gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal.

    III. licena-paternidade, nos termos fixados em lei.

    IV. aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de sessenta dias, nos termos da lei.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II e III.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, o empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio, EXCETO

    (A) at 3 (trs) dias consecutivos, em virtude decasamento.

    (B) nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

    (C) por dois dias, a cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada.

    (D) pelotempoquesefizernecessrio,quandotiverquecomparecer a juzo.

    (E) pelo tempo que se fizer necessrio, quando, naqualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunio oficial de organismointernacional do qual o Brasil seja membro.

    QUESTO 48

    QUESTO 46

    QUESTO 47

    QUESTO 45

    relativamente ao julgamento unnime, ficar sobrestado at a intimao da deciso nos embargos.

    II. Quando no forem interpostos embargos infringentes, o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a deciso por maioria de votos.

    III. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministrio Pblico.

    IV. O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo em que parte, mas no naqueles em que oficiou como fiscal da lei.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II, III e IV.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao, denomina-se

    (A) concorrncia.(B) tomada de preos.(C) convite.(D) leilo.(E) prego.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Lei de Licitaes, a documentao relativa qualificao tcnica limitar-se- a:

    I. registro ou inscrio na entidade profissional competente.

    II. comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos.

    III. comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de

  • 12 Cargo: Advogado

    Em relao ao procedimento sumarssimo no Processo do Trabalho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia.

    II. Na ata de audincia sero registrados resumidamente os atos essenciais, as afirmaes fundamentais das partes e as informaes teis soluo da causa trazidas pela prova testemunhal.

    III. Sero decididos, de plano, todos os incidentes e excees que possam interferir no prosseguimento da audincia e do processo. As demais questes sero decididas na sentena.

    IV. Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II e III.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituio Federal, compete Justia do Trabalho processar e julgar

    I. as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores.

    II. as aes que envolvam exerccio do direito de greve.

    III. os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio.

    IV. as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas II e III.(C) Apenas I, II e IV.(D) Apenas III e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 49

    QUESTO 50

  • 13Cargo: Advogado