tv queijo elétrico -...

18
Queijo Elétrico TV

Upload: truongngoc

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Queijo ElétricoTV

O programa

A TV Queijo Elétrico é uma mídia virtual com o intuito de promover uma integração entre as expressões artísticas in-dependentes brasileiras. A TV caminha para seu quarto ano e é realizada pelo selo musical Queijo Elétrico.

O objetivo é dar continuidade ao projeto, ampliando sua capacidade de produção, aumentando também seu público e, consequentemente, sua abrangência cultural. Pretende-se ainda, uma mudança de formato, transformando a web TV em um programa de auditório, com transmissão ao vivo para a internet.

O projeto prevê a realização de 12 programas durante 12 meses. A TV Queijo Elétrico tem como proposta realizar uma abordagem do cenário artístico musical brasileiro, gerando novas pautas em diferentes formatos, sendo livre com rela-ção ao seu conteúdo e experimentando diferentes lingua-gens. O canal virtual possui livre visibilidade em seu site e no portal Youtube, atingindo uma média de 2.000 acessos por edição e somando mais de 200.000 visualizações do canal, o que confirma a potencialidade da web TV.

Para 2013, pretende-se uma reestruturação no formato do programa, que passará a ser realizado ao vivo, em auditórios ou teatros de Belo Horizonte. Dessa maneira, possibilita-se uma maior interação do público, que estará presente na gravação, além de gerar uma interação entre os convidados do programa. A TV Queijo será, ainda, transmitida ao vivo para internet, além de ficar disponível para visualização no site do projeto.

Mais de 280 mil acessos no canal virtual

Público AlvoPúblico jovem e adulto, composto por homens e mulheres de 18

a 45 anos das classes AB. Artistas, músicos e produtores, público

frequentador de casas de shows e fãs. Além de consumidores de

arte ou de música em geral.

Público jovem e adulto, composto por homens e mulheres de 18 a 35 anos das classes AB. Artistas, músicos e produtores, público frequentador de casas de shows e fãs, além de con-sumidores de arte e música em geral.

Público-alvo

Público jovem entre 18 e 35 anosMédia de

2 mil acessos

por edição

Mais de 600 inscrições no canal

Público-alvoO projeto tem como objetivo ampliar o alcance da TV Queijo Elétrico, não somente com relação ao público como também pelo conteúdo jornalístico. Com quase quatro anos, a web TV já esteve nos principais festivais do estado de Minas Gerais, entrevistou artistas como John Ulhôa, Kid Vinil, Otto, Arnaldo Baptista, Lobão, Jards Macalé, Paulo Miklos, Gaby Amarantos, Tulipa Ruiz, Karina Bhur, B Negão, Júpiter Maçã, Copacabana Club, Garotas Suecas, o documentarista Eduardo Coutinho, o jamaicano Jackie Bernard, o guitarrista da banda americana Sonic Youth, Lee Ranaldo, e ainda esteve em Seattle (EUA), onde entrevistou Mark Arm, líder da banda Mudhoney.

O intuito é possibilitar à TV Queijo Elétrico uma reestrutura-ção. Mudando o formato do programa, pretende-se dar novo fôlego na produção da web TV, atraindo novos públicos, mu-dando a forma de interação com o espectador e aumentando o nível técnico da produção do programa. O objetivo prin-cipal da mudança é a possibilidade de experimentar novos

Objetivoformatos, além de trazer o público para próximo da produção, dando, à TV Queijo, um maior poder de comunicação, aproxi-mando o objeto de análise do programa (bandas, entrevista-dos, etc) ao espectador da web TV.

QueijoElétrico

Belo Horizonte andava meio desligada. A produção cultural da cidade tinha pouco espaço na mídia. A interação dos ar-tistas e a relação com o público ainda era distante. A capital mineira precisava de um choque. Nesse contexto, em 2008, foi criado o Queijo Elétrico.

Um grupo de amigos com vontade de se expressar inventou meios próprios para isso, e a primeira alternativa foi a aber-tura de um selo que buscava divulgar a nova música. Para re-forçar essa proposta, surgiu a TV Queijo Elétrico. A liberdade de conteúdo e a experimentação de novas linguagens foram as bases da web TV, que desde o primeiro episódio utilizou a internet como meio de veiculação.

Logo que iniciou suas atividades, o Queijo Elétrico montou seu primeiro estúdio. Inicialmente dedicado a ensaios, o local se diversificou, transformando-se em um estúdio de grava-ção. A profissionalização do espaço foi essencial para os tra-balhos do Queijo, que já apresentou diversas bandas de Belo Horizonte.

O selo

O tempo passou, a equipe cresceu e, em 2011, o Queijo Elétri-co resolveu colocar em prática uma ideia antiga: navegar pelas ondas do rádio. Com mais de 70 edições, o programa Dzzz vai ao ar semanalmente em Belo Horizonte e região metropoli-tana pela rádio UFMG Educativa – 104,5FM – e também fica disponível no Youtube.

Em cada programa, um artista é convidado ao estúdio do Queijo Elétrico para um bate-papo com os apresentadores Carol Bicalho e Victor Diniz. Pela proximidade entre o entrevis-tado e os locutores, o programa abre inúmeras possibilidades de interação: é no momento da gravação que surgem histórias inusitadas e conversas descontraídas.

De maneira dinâmica, o Dzzz exibe um panorama sobre o cenário independente de Belo Horizonte e do Brasil, além de apresentar grupos internacionais. A equipe está sempre garimpando novos sons e já selecionou mais de 200 bandas

Dzzz A Rádio do Queijo Elétrico

para os ouvintes. A liberdade para experimentar formatos, característica da TV Queijo, também está presente no pro-grama de rádio, que busca ser uma alternativa criativa à produção que predomina nos grandes veículos.

Além do trabalho autoral, o Queijo Elétrico é também uma produtora audiovisual que presta serviços na área de cultura. Entre os trabalhos já realizados estão a cobertura oficial do BH Music Station e do Festival Planeta Brasil 2012, e spots de rádio para o Comida Di Buteco. O Queijo também produziu videoclipes para bandas independentes, como Desorquestra, Modz, O Melda e Tempo Plástico.

A produtora

Como produtor de conteúdo cultural, o Queijo Elétrico não poderia deixar de participar do Carnaval de Rua de Belo Hori-zonte. Intitulado Beijo Elétrico, o bloco do Queijo se reúne na região da Savassi, em frente à sede do grupo, para abrir a folia na sexta-feira de Carnaval.

Beijo Elétrico

Prêmio Economia CriativaEm 2012, o Ministério da Cultura (MinC), concedeu ao Queijo Elétrico o prêmio Economia Criativa na categoria “Fomento a inicia-tivas empreendedoras e inovadoras”. Um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Queijo Elétrico como empresa produtora de conteúdos culturais.

Quadros em destaque

Quadros em destaque

Arnaldo BaptistaArnaldo Baptista participou da Web TV em 2011. Na 33ª edição, ele visitou o estúdio do Queijo Elétrico, onde conversou com a equipe sobre rock nacional e estrangeiro, instru-mentos musicais, amplificadores valvulados e seu processo de gravação. No piano, ele também mostra um pouco de sua criatividade musical.

CrioloO entrevistado do 41º episódio da TV Queijo Elétrico é o rapper Criolo, que fala um pouco sobre sua trajetória, discute a importância da liberdade de expressão e reflete sobre as formas de se contribuir por meio da música. “Eu acredito que existe um magnetismo em cada pessoa que possa contagiar uma outra pessoa, tanto para o bem quanto para o mal”, diz. A gravação foi feita no Parque Municipal, em Belo Horizonte.

Cafa na Noite BrancaO antirrepórter Cafa Sorridente mostra suas críticas ao jornalismo na cobertura da Noite Branca, evento sediado no Parque Municipal em setembro de 2012. Transitando de Bob Dylan a Dostoiévsky, de Gal Costa a Nelson Rodrigues, de Caetano Veloso a Nietzsche, ele usa suas referências para falar sobre arte contemporânea, cultura belo-horizontina, cafajestismo e preconceito.

Lee Ranaldo e Leah SingerPara a artista plástica e audiovisual Leah Singer, as pessoas nem sempre dão atenção para os pequenos fragmentos do cotidiano. É o que ela destaca na 43ª edição da TV, em que fala um pouco sobre a performance Sight Unseen, que desenvolveu com seu marido Lee Ranaldo, guitarrista da banda Sonic Youth. O músico, que também é um dos entrevista-dos deste episódio, explica que teatro, cinema, rock e poesia se misturam na obra citada. As imagens de Sight Unseen também estão presentes no vídeo.

Arrigo BarnabéArrigo Barnabé escolheu as músicas Orgasmo Total e Suspeito para tocar na TV 48. Cada uma das faixas faz parte de um momento da carreira do artista, um dos representantes da vanguarda paulista, movimento cultural do final da década de 1970 e início dos anos 1980. A voz e o piano de Arrigo foram gravados na passagem de som para o show na Festa da Música, na Praça Duque de Caxias, em Belo Horizonte.

The Mustache of the DeadPara comemorar a 50ª edição da TV, o tradicional formato composto por vários quadros foi substituído por uma única narrativa ficcional, que compõe o curta-metragem The mustache of the dead. Com influências de filmes trash de terror, o enredo mistura vio-lência, improvisação e bom humor, com trilha sonora da banda de rock Tempo Plástico. Bigode Louro e Bigode Moreno, os anti-heróis do Queijo Elétrico, são os protagonistas dessa história, realizando uma viagem para tentar escapar de uma invasão de zumbis em Belo Horizonte.

Mallu MagalhãesEm entrevista para a TV Queijo 53, a cantora Mallu Magalhães descreve seu processo criativo e o desafio de se fazer uma música intuitiva, comunicativa e que tire as pessoas do conforto. A artista fala também sobre sua relação com Tom Zé e explica como é ser incentivada por um ídolo.

Macaco BongMacaco Bong é uma das bandas que inaugura a série de quadros músicais gravados no estúdio do Queijo Elétrico. Na 28ª edição da TV, o grupo apresenta duas músicas, a então inédita Broken Chocobread e Morango Tango, que faz parte do EP Verdão Verdinho, de 2011. Além da performance, compõe o vídeo imagens de bastidores dos músicos.

Plano de patrocínio

Cotas de patrocínio Investimento

Apresentação (cota única)R$278.570,00 (R$153.771,20 passíveis de dedução do ICMS)

Patrocínio (2 cotas)R$139.285,00 (R$76.885,60 passíveis de dedução do ICMS)

Apoio (4 cotas) R$69.642,50 (R$38.442,80 passíveis de dedução do ICMS)

Valor total do projeto: R$292.490,00

Valor total aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG: R$204.793,00

CA: 0254/001/2012

Empreendedor: Fábio Gruppi de Freitas

As cotas acima, bem como o plano de reciprocidade, são ilustrativas, podendo ser negocia-

das e alteradas caso a caso.

Peças de comunicação Quantidade Apresentação Patrocínio Apoio

Assessoria de imprensa (citação nos releases e em todos os materiais enviados à imprensa)

Site

Banner de internet

Pop card

Botton

Eflyer

Banner de palco

12 disparos

1

12

3000

1000

12

1

x

xx

xx

xx

x

x

xx

x

Inserção de logomarca no início do programa

Inserção de logomarca no fim do programa

12

12

x

x x x

Plano de reciprocidade

Assessoria de imprensa: envio de releases e demais materiais para a imprensa;

Banner de internet: investimento durante os 12 meses de projeto

Site: 1 unidade

Pop Card: 3.000 unidades

Botton: 1.000 unidades

E-flyer: 12 unidades

12 programas de 15 minutos cada

Média de 5 mil acessos

por edição

Mais de

60 mil acessos

no canal virtual

Plano de comunicação

Projeção

Contatos:

Fábio Gruppi de Freitas

31 8789 1029

[email protected]

Queijo Elétrico

Rua Antônio de Albuquerque, 384 – Savassi

31 2514 7420