tutorial controle de horas extras

7
Tutorial Controle de Horas Extras A pedido o joséA, este tutorial foi desenvolvido para auxiliar os usuários que não tiverem um conhecimento da área de RH e nem como funciona o esquema de controle de Horas Extras e Banco de Horas. Horas Extras, como todos sabem, são horas trabalhadas além da carga horária combinada em carteira no ato da contratação e que serão convertidas em pagamento financeiro. A expressão Banco de Horas é um saldo de horas (positiva ou negativa) que pode ser negociada e alinhada por um funcionário com o RH para que, o valor financeiro pago por estas, possa ser substituído por uma programação de folga. Na realidade, o intuito do desenvolvimento desta planilha foi gerar um controle das horas extras do pessoal do departamento em que trabalho, conforme período. Agora, vamos ao que interessa. Como é o funcionamento desta planilha?

Upload: eduardo-nunes

Post on 28-Nov-2015

16 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tutorial Controle de Horas Extras

Tutorial Controle de Horas ExtrasA pedido o joséA, este tutorial foi desenvolvido para auxiliar os usuários que não

tiverem um conhecimento da área de RH e nem como funciona o esquema de controle de Horas Extras e Banco de Horas.

Horas Extras, como todos sabem, são horas trabalhadas além da carga horária combinada em carteira no ato da contratação e que serão convertidas em pagamento financeiro. A expressão Banco de Horas é um saldo de horas (positiva ou negativa) que pode ser negociada e alinhada por um funcionário com o RH para que, o valor financeiro pago por estas, possa ser substituído por uma programação de folga.

Na realidade, o intuito do desenvolvimento desta planilha foi gerar um controle das horas extras do pessoal do departamento em que trabalho, conforme período.

Agora, vamos ao que interessa. Como é o funcionamento desta planilha?

Acima temos a tela principal da planilha, local onde o relatório será gerado. Bem, a ideia aqui é mostrar como será feito o procedimento de cadastro dos Períodos, Funcionários e os Registros de Horas Geradas.

Page 2: Tutorial Controle de Horas Extras

Nesta opção teremos acesso a inclusão ou alteração de um novo período de avaliação das horas. Na empresa em que trabalho, o início do período não é igual às demais localidades, não possui um dia certo para inicio e fim dos períodos.

Como podemos verificar na tela acima, o período registrado é Maio/2011, tendo como data de pagamento o dia 31/05/2011, mas a apuração das horas trabalhadas que foram pagas ou descontadas neste período foi de 04/04/2011 até 01/05/2011. Na realidade, todas as horas trabalhadas neste intervalo de inicio/fim do período foram vinculadas com o mesmo.

Neste campo vamos realizar o registro de um funcionário. Neste exemplo, se o botão de Funcionários for selecionado com o campo de Registro da planilha em branco ou com qualquer outra informação, o botão ficará Inabilitado. Apenas os registros 3290 e 2282 (registros do meu supervisor e meu) é que tem permissão de acessar este cadastro.

Como pode ser observado, é um cadastro bem simples. O número do registro do usuário, nome, departamento, setor de atuação e centro de custo (controle existente em todas as empresas). Não existe muito segredo para este cadastro.

Estes dois primeiros cadastros são os principais para o funcionamento da planilha. Agora, vamos carregar os dados dos funcionários na planilha.

Page 3: Tutorial Controle de Horas Extras

Como mostrado na caixa de comentários acima, informe o registro do funcionário que deseja gerar um registro/relatório e pressione o botão lateral. Teremos o resultado abaixo.

A mesma ideia pode ser aplicada para o período.

Page 4: Tutorial Controle de Horas Extras

Agora podemos gerar um registro ou um relatório. Vamos primeiramente verificar o registro.

Agora já estamos partindo para o cadastro das situações em que a entrada/saída gera horas extras ou banco de horas (positivo ou negativo).

Page 5: Tutorial Controle de Horas Extras

O cadastro de Horas Extras é preenchido conforme tela acima, sendo que o registro do funcionário e o período já são migrados para o formulário automaticamente, tendo o funcionário apenas informar a data, horas e as justificativas deste horário.

Esta última opção nada mais é que as informações do registro e período serão analisadas e, todos os registros existentes no banco de dados do MS Access, serão exibidos no formulário da planilha.

A própria rotina que gera o relatório já analisa as datas, o dia da semana e qual a situação que o saldo de horas do funcionário se encontra, sendo necessário informar no campo Saldo BH se o mesmo possuir horas positivas ou negativas de períodos anteriores. Caso esteja gerado, ele irá calcular normalmente.