tÍtulo: programa de gerenciamento de resÍduos de...

1
AUTORES: PRISCILA LAURINDO, GISELE AGUIAR, DÉBORA ALCÂNTARA, CÁSSIA ZERBINI INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA - AME JARDIM DOS PRADOS TÍTULO: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE DO AME JARDIM DOS PRADOS O esgotamento dos recursos naturais não renováveis, associado ao desperdício de alimentos e matérias-primas, assim como a intensa produção de lixo é a realidade atual. A Comissão de Gerenciamento de Resíduos do AMEJP, mantendo o foco nos objetivos estratégicos da Instituição é engajada com a preservação do Meio Ambiente e Recursos Naturais e tem como premissa implementar ações e difusão de cultura de Sustentabilidade. Como método a comissão contou com o apoio de uma equipe multiprofissional: Assistente e Auxiliares Administrativos, Engenheiro e Técnico de Infra-estrutura, Enfermeiras, Analista de Qualidade, SESMT, Farmacêutica, Fonoaudióloga e Líder de Higiene, além da contribuição de todos os colaboradores do AMEJP. Foram realizadas reuniões mensais para avaliação, discussão e elaboração de ações que promoveram uma rotina de educação e orientação entre os colaboradores e comunidade visando o gerenciamento responsável dos resíduos. Como resultado dos encontros foram inseridas as seguintes ações no AMEJP: Coleta seletiva de resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) em parceria com a Coopercaps – Central de Triagem da Capela do Socorro, total coletado em 2012: 4.734 kg. Ponto de entrega de pilhas e baterias, em parceria com o Projeto Participe e Recicle, total arrecadado em 2012: 130,2kg. Ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado, em parceria com o Instituto Triângulo, volume arrecadado em 2012: 898,86kg. Ponto de entrega voluntária de radiografias em parceria com a empresa DPC Brasil, total arrecadado em 2012: 3.842 unidades. Descarte correto de lâmpadas em parceria com a empresa Naturalis Brasil, total coletado em 2012: 448 unidades. A comissão tem como finalidade estimular a minimização da geração de resíduos, promovendo a substituição de materiais e processos por alternativas de menor risco, redução na fonte e a reciclagem. A comunidade local e colaboradores aderiram com entusiasmo a todas às ações implementadas, trazendo resultados efetivos para a cultura sustentável sendo evidenciado nos indicadores institucionais. É de responsabilidade também da empresa, a busca por implantar cultura sustentável, intensificando a batalha contra a degradação do meio ambiente, que disponibiliza tudo que precisamos para viver com saúde. INTRODUÇÃO MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÕES AUTORIZAÇÃO LEGAL: Comunicação Associação Congregação de Santa Catarina e Assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde. TIPO DE RESUMO: Opção B: Experiência Prática. TEMA: 3. Resíduos. PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento de Resíduos, Comunidade, Cultura Sustentável.

Upload: others

Post on 09-Aug-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TÍTULO: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE …hospitaissaudaveis.org/arquivos/SHS%202013_Poster%20gerenc%20… · autores: priscila laurindo, gisele aguiar, dÉbora alcÂntara,

AUTORES: PRISCILA LAURINDO, GISELE AGUIAR, DÉBORA ALCÂNTARA, CÁSSIA ZERBINI INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA - AME JARDIM DOS PRADOS

TÍTULO: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE DO AME JARDIM DOS

PRADOS

O esgotamento dos recursos naturais não renováveis, associado ao desperdício de alimentos e matérias-primas, assim como a intensa produção de lixo é a realidade atual. A Comissão de Gerenciamento de Resíduos do AMEJP, mantendo o foco nos objetivos estratégicos da Instituição é engajada com a preservação do Meio Ambiente e Recursos Naturais e tem como premissa implementar ações e difusão de cultura de Sustentabilidade.

Como método a comissão contou com o apoio de uma equipe multiprofissional: Assistente e Auxiliares Administrativos, Engenheiro e Técnico de Infra-estrutura, Enfermeiras, Analista de Qualidade, SESMT, Farmacêutica, Fonoaudióloga e Líder de Higiene, além da contribuição de todos os colaboradores do AMEJP. Foram realizadas reuniões mensais para avaliação, discussão e elaboração de ações que promoveram uma rotina de educação e orientação entre os colaboradores e comunidade visando o gerenciamento responsável dos resíduos.

Como resultado dos encontros foram inseridas as seguintes ações no AMEJP: Coleta seletiva de resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) em parceria com a Coopercaps – Central de Triagem da Capela do Socorro, total coletado em 2012: 4.734 kg. Ponto de entrega de pilhas e baterias, em parceria com o Projeto Participe e Recicle, total arrecadado em 2012: 130,2kg. Ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado, em parceria com o Instituto Triângulo, volume arrecadado em 2012: 898,86kg. Ponto de entrega voluntária de radiografias em parceria com a empresa DPC Brasil, total arrecadado em 2012: 3.842 unidades. Descarte correto de lâmpadas em parceria com a empresa Naturalis Brasil, total coletado em 2012: 448 unidades. A comissão tem como finalidade estimular a minimização da geração de resíduos, promovendo a substituição de materiais e processos por alternativas de menor risco, redução na fonte e a reciclagem.

A comunidade local e colaboradores aderiram com entusiasmo a todas às ações implementadas, trazendo resultados efetivos para a cultura sustentável sendo evidenciado nos indicadores institucionais. É de responsabilidade também da empresa, a busca por implantar cultura sustentável, intensificando a batalha contra a degradação do meio ambiente, que disponibiliza tudo que precisamos para viver com saúde.

INTRODUÇÃO

MÉTODOS

RESULTADOS

CONCLUSÕES

AUTORIZAÇÃO LEGAL: Comunicação Associação Congregação de Santa Catarina e Assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.TIPO DE RESUMO: Opção B: Experiência Prática.TEMA: 3. Resíduos.PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento de Resíduos, Comunidade, Cultura Sustentável.