tأچtulo: o universo de stephen hawking: extraterrestres ... stephen hawking:...

Download TأچTULO: O UNIVERSO DE STEPHEN HAWKING: EXTRATERRESTRES ... Stephen Hawking: Extraterrestresâ€‌ segmento

If you can't read please download the document

Post on 14-Aug-2020

3 views

Category:

Documents

1 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • Pg. 1

    TÍTULO: O UNIVERSO DE STEPHEN HAWKING: EXTRATERRESTRES DURAÇÃO: 60̾ GRAUS: 5-12 MATÉRIAS: Física, biologia, astronomia, geologia, matemática, história, arte, línguas DESCRIÇÃO: Estratégia de ensino: Resumo Esta síntese do programa oferece informação relevante sobre o programa a seguir. Enfatiza conceitos chave, princípios, termos e o argumento central. DESCRIÇÃO: Frente a um universo tão vasto e com tantas possibilidades, é lógico se perguntar se existem outros seres inteligentes. O desafio é imaginar a existência de formas de vida tão estranhas que talvez não as reconheceríamos como tal. Stephen Hawking nos descreve as teorias que explicam como a vida no nosso planeta foi criada e como se desenvolveu. Partindo desta base, Hawking nos conduz aos lugares onde diferentes formas de vida podem ter surgido, se reproduzido e evoluído. CRÉDITOS: Maria D. de Corona – Professora universitária.

  • Pg. 2

    OBJETIVO

    • Estratégia de ensino: Objetivo • Estabelece as condições, o tipo de atividade e a forma de avaliação de

    aprendizagem do aluno, gera as expectativas apropriadas nos alunos. Os estudantes poderão:

    • Explorar o universo e descobrir lugares onde estranhas formas de vida extraterrestre poderiam ter sido geradas.

    • Descobrir as diferentes formas em que a água é encontrada no universo. • Conhecer as explorações e os descobrimentos em Marte. • Descobrir o que alguns alienígenas evoluídos poderiam ter alcançado.

    MATERIAIS Mapa, lápis, caneta, organizador gráfico ou mapa conceitual, cartolina, acesso à internet em computador ou tablet. I. ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO. DISCUTIR E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS.

    • Estratégia de ensino: Ativação de conhecimento prévio • Informação de tipo introdutório e contextual que permite ao docente conhecer

    o que sabem seus alunos sobre o tema em questão ou também promover aprendizagens novas. Este exercício cria uma ponte cognitiva entre a informação prévia e a nova.*

    1. Você acredita em extraterrestres? 2. Que aparência acha que eles têm? 3. Do que estão feitos? 4. Onde poderíamos encontrá-los e o que eles poderiam fazer? II. VER O VÍDEO DO MINUTO 01:14 AO MINUTO 11:00 E RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS. Estratégia de ensino: perguntas intercaladas*

    • Este exercício encaminha o estudante numa direção definida pelas especificações que acompanham o tema. Possibilita a demonstração, por parte do estudante, de tipos definidos e identificáveis de aprendizagem.

    1. De que tamanho é o universo? 2. Quantas estrelas existem na Via Láctea? 3. Quantas galáxias formam o cosmos? 5. Que variações poderia ter esta vida alienígena? 6. Onde poderiam existir estas criaturas?

  • Pg. 3

    7. Por onde devemos começar a busca pela vida alienígena? 8. As leis da física são diferentes no universo? 9. Como a vida na Terra pode nos ajudar nesta busca? 10. Os cientistas conseguiram encontrar o motivo exato que deu origem a vida? 11. Qual é a teoria mais aceita? 12. Onde aconteceu este “acidente”? . 13. O que aconteceu com os aminoácidos?

    . 14. O que a teoria chamada Panspermia estabelece? 15. Esta teoria está baseada em quê? 16. O que é essencial para a sobrevivência de um organismo? 17. Como a vida protege seus indivíduos contra a morte? 18 Para onde este processo nos leva? 19. Quais formas de vida poderiam surgir se esta evolução ocorresse em alguma parte do mundo extraterrestre? 20. Qual é o próximo passo na busca por alienígenas? III. VER O VÍDEO DO MINUTO 7:10 AO MINUTO 9:20. COMPLETAR OS SEGUINTES PARÁGRAFOS COM AS SEGUINTES PALAVRAS.

    • Estratégia de ensino: Pistas discursivas • Este exercício promove a detecção e codificação de informação principal.

    aminoácidos panspermia formas Terra planeta maneira acidental fragmentos hipótese teoria resíduo ocasiones vida caldo primordial aleatoriamente aquático combinação períodos primitiva bactérias propõe condiciones espaço universo Em algum momento do passado remoto, em algum ambiente (1) __________ da Terra (2) ___________, surgiu a vida. A (3) __________ mais comum indica que a vida começou de forma (4) ___________ dentro de cavidades de (5) _______________ onde alguns químicos, chamados (6) _______________ colidiram (7) ______________ durante milhões de anos até que se deu a (8) ______________ perfeita e deu início a

  • Pg. 4

    cadeia da vida. Até hoje, esta (9)___________ é considerada a mais correta e válida capaz de explicar a origem da vida no nosso (10) ____________.

    Por outro lado, a teoria da (11)____________ é uma das mais interessantes sobre a origem da vida no nosso planeta. De fato, esta teoria (12) _________ que a não surgiu na (13) _________, mas sim em alguma outra parte do vasto (14) __________. Foi provado que as (15) ____________ são capazes de sobreviver no (16) _________ exterior, em (17) ___________ surpreendentes e durante longos (18) _________ de tempo. A teoria de Panspermia supõe que desta (19) _________, rochas, cometas, asteroides ou qualquer outro tipo de (20)_________ que tenha chegado a Terra, milhões e milhões de anos atrás, trouxe a (21)__________ ao nosso planeta. Sabe-se que desde Marte, enormes (22) ____________ de rocha chegaram a Terra em várias (23) ____________ e os cientistas sugeriram que várias (24) ___________de vida poderiam ter chegado desde lá.

    http://scienceinsociety.northwestern.edu/content/articles/2008/research-digest/student-papers/panspermia/origin-of-life-the-panspermia-theory http://www.space.com/5843-legged-space-survivor-panspermia-life.html http://www.space.com/5843-legged-space-survivor-panspermia-life.html http://curiosidades.batanga.com/2011/07/29/planeta-tierra-de-donde-viene-este-nombre

  • Pg. 5

    IV. VER O VÍDEO DO MINUTO 11:52 AO MINUTO 12:25 E COMPLETAR O MAPA MENTAL DE INFERÊNCIA SOBRE A ÁGUA NO UNIVERSO. Estratégia de ensino: Organizador gráfico

    • Este organizador gráfico ajuda o estudante a sustentar uma ideia principal ou conceito e os detalhes que o apoiam. As respostas variam segundo a capacidade para organizar, selecionar e integrar de maneira coerente.

    MAPA MENTAL DE INFERÊNCIA

    Selecionar um segmento do vídeo. Dar um título para o segmento, anotar o

    evento relevante e inferir ou identificar seu efeito. Ver o vídeo “O Universo de Stephen Hawking: Extraterrestres” segmento do minuto 11:52 ao minuto 12:25.

    V. VER O VÍDEO DO MINUTO 13:06 AO MINUTO 14:23 E COMPLETAR O ORGANIZADOR GRÁFICO DE IDEIAS E APOIO COM A INFORMACÃO SOBRE OS RESULTADOS DAS DIFERENTES EXPLORAÇÕES DE MARTE.

    • Estratégia de ensino: Organizador gráfico • Este organizador gráfico ajuda o estudante a sustentar uma ideia principal ou

    conceito e os detalhes que o apoiam. As respostas variam segundo a capacidade para organizar, selecionar e integrar de maneira coerente.

    TÍTULO / TEMA:

    Detalhe/ Ideia:

    Detalhe/ Ideia:

    Detalhe/ Ideia:

    Detalhe/ Ideia:

    Detalhe/ Ideia:

  • Pg. 6

    1. Robots

    2. Explorador da NASA Spirit

    3. Imagens satélites

    4. Humidade abaixo da superfície.

    5. Micróbios

    VI. VER O VÍDEO DO MINUTO 14:36 AO MINUTO 15:45.

    LER AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES E DECIDIR SE SÃO VERDADEIRAS (V) OU FALSAS (F). • Estratégia de ensino: Analogia • Diferenciar se as afirmações são falsas ou verdadeiras para conseguir

    maior concentração nos estudantes. • As respostas provocam discussão para identificar a correção ou

    exatidão das afirmações de feitos, fazer interpretações da informação, analisar dados, etc.

    1. ( ) Marte é o único lugar no universo onde pode haver água líquida. 2. ( ) Europa tem mais de 3.200 quilômetros de diâmetro. 3. ( ) Europa é uma das luas de Júpiter. 4. ( ) Europa encontra-se a 48 milhões de quilômetros de Marte. 5. ( ) Europa tem uma fonte de calor na superfície. 6. ( ) A atração gravitacional de Júpiter é estável. 7. ( ) Europa é uma lua pequena e fria. 8. ( ) Europa orbita ao redor de Júpiter. 9. ( ) A atração gravitacional de Júpiter não exerce nenhuma mudança sobre a Europa. k10.( ) Uma camada de gelo de 24 quilômetros de espessura cobre a superfície de Europa.

    EXPLORAÇÕES DE MARTE

  • Pg. 7

    VII . VER O VÍDEO DO MINUTO 15:04 AO MINUTO 18:35 E COMPLETAR O ORGANIZADOR GRÁFICO DE IDEIA E DETALHES IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E A HIPOTÉTICA EXISTÊNCIA DE VIDA EM EUROPA.

    • Estratégia de ensino: Organizador gráfico • Este organizador gráfico ajuda o estudante a sustentar uma ideia

    principal ou conceito e os detalhes que o apoiam. As respostas variam segundo a capacidade para organizar, selecionar e integrar de maneira coerente.

    A.

    EUROPA

    B.

    C. .

    E.

    D.

    L.

    F.

    K.

    H.

    J. G. I.

  • Pg. 8

    VIII. V