tsx news - edição 44 (novembro/dezembro - 2012)

56
KNOW-HOW Amizade no trabalho: cada vez mais profissionais e empresas curtem essa ideia. Descubra os motivos DESEMBARQUE Ilustres convidados relembram momentos marcantes da celebração do Mundo Encantado COLUNISTAS Colaborativa: profissionais da TRANSAEX destacam pontos de vista sobre diversos assuntos ANO 4 - Edição 44 • NOVEMBRO - DEZEMBRO/2012 Publicação interna | Exemplar profissional TRANSAEX | Venda Proibida TSX NEWS EDIÇÃO ESPECIAL Conheça os bastidores do grande evento que reuniu mais de 800 convidados nos 20 anos da TRANSAEX

Upload: tsx-news

Post on 10-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Ano 4 - Edição Especial 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

TRANSCRIPT

Page 1: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

KNOW-HOWAmizade no trabalho: cada vez mais profissionais e empresas curtem essa ideia. Descubra os motivos

DESEMBARQUEIlustres convidados relembram momentos marcantes da celebração do Mundo Encantado

COLUNISTASColaborativa: profissionais da TRANSAEX destacam pontos de vista sobre diversos assuntos

ANO 4 - Edição 44 • NOVEMBRO - DEZEMBRO/2012Publicação interna | Exemplar profissional TRANSAEX | Venda Proibida

TSXN E W S

EDIÇÃO ESPECIALConheça os bastidores do grande evento que reuniu

mais de 800 convidados nos 20 anos da TRANSAEX

Page 2: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

EXPEDIENTE

TSX NEWSFundadores: Flávio Leite e Paula PimentelProdução Editorial: Link Comunicação Empresarialwww.linkcomunicacao.com.brProjeto Gráfico:Leonardo SathlerJornalista responsável: Sílvia Caldeira Costa (MG 09 135 JP)Subedição: Ewerton MartinsRedação:Victor Hugo Fonseca Diagramação: Danielle Marcussi e Paula Seabra

Colunistas: Expre$$ão - Bruna RodriguesCarreira e Você - Natália FonsecaRefletir é Viver - Gustavo Oliveira Relações Internacionais - Isabella Maciel Vivendo com Saúde - Andréia Borges De Olho nos Negócios - Bruna GomesGestão da Cadeia de Suprimentos -Júlio Fernandes Comunicação e Relações Interpessoais - Letícia LageLiteratura - Roberto FonsecaEditoras:Paula Pimentel e Natália FonsecaFotos: Thiago Mamede (La Foto)

Uarlen Valério FotoliaRevisão:Regina PallaImpressão:Paulinelli Serviços GráficosTiragem: 500 exemplaresTRANSAEX Corpo Diretivo:Flávio LeiteJosé Luis HormazábalJosé Sérgio PintoLuiz Fernando PintoPaulo Eduardo Pinto

A TSX NEWS é uma publicação da TRANSAEX Assessoria Ltda. Todos os direitos reservados. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da TRANSAEX. A reprodução de matérias e artigos somente será permitida se previamente autorizada, por escrito, pela equipe editorial, com créditos da fonte. Mais informações: www.transaex.com.br.

MATRIZ: Rua Alagoas , 1000 - Conj 1001 Funcionários - BH/MG - 30130-160w w w . t r a n s a e x . c o m . b r

Page 3: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

SUMÁRIO

EDITORIAL

DIRETO AO PONTO

CARTAS

ATUALIDADES

COLUNISTAS

ESPECIAL

POR DENTRO DA TRANSAEX

KNOW-HOW

QUAL É O SEU HOBBY

DESEMBARQUE

HAPPY HOUR

O QUE ESTOU LENDO

PERFIL

04

05

06

08

10

18

36

38

42

44

52

53

54

Em entrevista à TSX News, o sócio da Lalubema, Rodrigo Diniz Mascarenhas,fala sobre sua carreira e os desafios do mercado de soluções móbiles.

Page 4: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

EDITORIAL

Um grande abraço,Paula Pimentel

EDITORA-CHEFE

A revista TSX News ganhou este mês um caráter especial, além do número de páginas, foi traçada uma retrospectiva do evento que culminou e marcou os 20 anos de sucesso da TRANSAEX.

Para começar, Paulo Eduardo Pinto, diretor corporativo da TRANSAEX, revela um pouco da origem do encantar em Direto ao Ponto. Não poderíamos também deixar de registrar trechos dos diversos e-mails, cartas e telefonemas de alguns de nossos convidados presentes no evento.

A editoria Atualidades traz alguns dos recentes acontecimentos com destaque à honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais à TRANSAEX pelo destacado serviço prestado.

Na seção Colunistas, literatura, arte, finanças, psicologia, relaciona-mento, comunicação, logística, gastronomia e cultura em geral têm um trata-mento individual e colaborativo. São os profissionais da TRANSAEX, de formações distintas e funções variadas que compartilham suas visões com muita alegria e criatividade.

A cada edição uma surpresa, um convite, uma provocação. Nesta pu-blicação contamos também com o depoimento do presidente do Project Management Institute de Minas Gerais, Ivo Márcio Michalick, sobre os princípios do gerenciamento de projetos e a crescente participação no mer-

cado, inclusive de eventos. Na reportagem apresentamos ainda os bastidores do Mundo Encantado TRANSAEX. Lá você vai encontrar depoimentos, matérias, fotos e destaques com muito glamour e qualidade deste trabalho inusitado.

Trabalho este de muita parceria, comprometimento e até mesmo amizade. Aliás, em Know-How, destacamos a importância deste sentimento no ambiente também corporativo, pois é fasci-nante fazer parte de uma equipe que busca a excelência em cada etapa do trabalho. Essa busca vem acompanhada do desejo de se renovar continuamente, de estar à frente do seu tempo. É assim com a TSX News, é assim a TRANSAEX. Há 20 anos!

Este ano iniciamos os preparativos amparados pelo slogan “Até onde vai sua imaginação?”, e, com a mesma tônica, terminamos 2012 convidando todos a já imaginarem e comemorarem conosco os nossos 21 anos. A maioridade TRANSAEX!

Feliz Natal e um próspero ano novo!

Page 5: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Quando discutimos a formatação das comemorações dos 20 anos de funda-ção da TRANSAEX, debatemos sobre o que pode motivar, em um sentido mais amplo, a criação e a sustentação de uma empresa.

Esse “sentido mais amplo” implica co-nhecer não apenas as questões obje- tivas que orientam o projeto de sua criação e funcionamento – como a perspectiva de negócios lucrativos, o cumprimento de obrigações contratu-ais e, por consequência, a geração de empregos e o recolhimento de tribu-tos. Tratando desse “sentido mais am-plo”, necessitamos conhecer ainda as questões objetivas menos evidentes e as questões subjetivas que lastreiam a criação e a manutenção da mesma.

Naquele momento, refletimos sobre a criação da TRANSAEX no hoje longínquo 1992, os episódios marcantes de sua história e a vivência cotidiana dos seus afazeres, e notamos que a perspectiva do seu sucesso tem se fundamentado

na prerrogativa de “encantar pessoas”, derivando daí o título lúdico da festa – “Mundo Encantado TRANSAEX”.

A quem encantar os pensadores clás-sicos do liberalismo e a ciência de gestão de empresas já nos ensinam há anos: os stakeholders – clientes, funcionários, sócios, governo, forne-cedores, sociedade. Mas e como en-cantar, sendo uma empresa como a nossa – prestadora de serviços de co-mércio exterior, por natureza com-plexos e extensos a uma diversa rede de clientes em um ambiente de trovo-adas e constantes variações?

Com o aprendizado da vida e os anos de trabalho em diferentes convivên-cias nos mais distintos episódios, per-cebemos que o segredo do encanta-mento está em uma receita que reúne vários ingredientes. Conhecimento, diálogo, disponibilidade e dedica-ção, aliados a outros fatores, como o aprendizado contínuo, a humildade e a gratidão, formam uma receita de

sabor agradável, sujeita do “encan-tamento” das pessoas. Mas, como se não bastassem todos os ingredientes, seu verdadeiro segredo reside no fato de conhecermos o momento exato de misturá-los, como em um ajunta-mento de elementos químicos que, feito no momento exato, provoca a alquimia do sucesso.

Em nossa trajetória de 20 anos, temos tentado sempre acertar nessa mistura!

Acertamos algumas vezes, talvez te-nhamos nos equivocado em outras, mas acima de tudo buscamos sem-pre nos especializar na arte de erigir um mundo encantado, acreditando ser este mesmo o nosso principal pro-pósito, o de encantar as pessoas!

A origem do encantar

“Notamos que a perspectiva do seu sucesso tem se fundamentado na prerrogativa de ‘encantar pessoas’”

DIRETO AO PONTO

Acesse o site da TSX NEWS:www. t sxne ws . com.br

Page 6: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

CARTAS

“Em nome de UTC Overseas, parabenizo a vocês pelo marco importante e pelos resultados obtidos durante 20 anos de trabalho duro, com desafios e conquistas. O importante na vida de todo ser humano e que ele precisa é de solidariedade e de elo de respeito para seguir em frente. Ficamos contentes de comemorar juntos. Obrigado pela experiência encantada.”

Trecho da carta de Mirko Knezevic - UTC Overseas, Inc. / New York

“Parabenizo pelo espetáculo que nos proporcionou... Estava lindíssima

a festa, a riqueza de detalhes me impressionou muito! Parabéns!!!”

Isabel Nascimento - ASK do Brasil Ltda / Sete Lagoas

“Parabéns pela grande festa de comemoração dos 20 anos. Muito sucesso nos próximos anos! Realmente a comemoração foi de muito bom gosto, a temática da festa estava sensacional!”

Luiz Carlos de Almeida Júnior - Valec Engenharia, Construções e Ferrovias / Brasília

“Em nome da St. Jude Medical gostaria de parabenizá-los pelo evento. Fiquei impressionado e surpreso com a organização, bom gosto e principalmente pela criatividade. Sentimo-nos honrados por participar. A TRANSAEX, que já vem nos surpreendendo com a consistência, comprometimento e robustez dos serviços prestados, demonstrou que não há limites para a imaginação!”

Trecho da carta de Júlio César de Faria - St. Jude Medical / Belo Horizonte

“Gostaríamos de agradecer o convite para o ‘Mundo Encantado TRANSAEX’ e ressaltar que foi um

evento maravilhoso! Parabenizamos a organização e os envolvidos pela criatividade. Não poderíamos esperar um resultado diferente, senão o que foi testemunhado

por todos que compareceram e se ‘encantaram’ !!!”

Trecho da carta de Ana Cláudia Ganzarolli - Porto Seco Centro-Oeste / Anápolis

“Não tenho palavras para descrever o encantamento que vocês conseguiram proporcionar durante toda a festa. Com certeza, foi a festa do ano e vocês merecem comemorar todo esse sucesso.”

Rosane Silva - World Log / Belo Horizonte

“É com imensa satisfação que envio esse agradecimento por ter sido

convidado para a comemoração dos 20 anos. A festa estava muito bonita, agradável e encantadora. Parabéns!”

Trecho da carta de Leiferson Souza - Pipe Sistemas Tubulares / Contagem

Page 7: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Primeiramente quero agradecer pela atenção na festa TRANSAEX e dizer que foi simplesmente fantástica! Acertaram em todos os detalhes! Parabenizo também a equipe de organização que se empenhou para que tudo fosse perfeito!”

Graziella Castro - MMX / Belo Horizonte

“Esta mensagem é para agradecer o convite da festa, que foi espetacular! Destaco também a atenção que recebi da Elaine Guimarães e da Andréia Borges. Além da infra impecável, foi muito bom rever pessoas de comex que eu não via há tempos, bem como me emocionar com o crescimento da empresa e a maturidade profissional e espiritual dos proprietários. ”

Trecho da carta de Analice Vaz - Vale / Nova Lima

“Agradeço a consideração pela festa maravilhosa de sábado. A festa estava um show e, como sempre, a TRANSAEX brilhou.”

Edilamar Rocha de Oliveira - Vale / Belo Horizonte

“Em primeiro lugar, obrigado. Certamente, quem conhece a TRANSAEX e sabe da seriedade e da ‘sobriedade’ da área de comércio exterior jamais imaginaria que vocês fariam uma festa ‘diferente’

assim, quebrando os protocolos e surpreendendo até mesmo o mais previsível dos convidados. Além de ser uma celebração que estará no imaginário das pessoas por muito tempo, fica a sensação de que a TRANSAEX pode se reinventar a qualquer momento, pois criatividade é o que não falta. Parabéns!”

Resumo da carta de Rubens Lacorte - Kids & Kits Hobby e Aeromodelismo / Belo Horizonte

“Em nome da equipe de importação da AngloGold Ashanti, parabenizo pela

festa encantada. A organização de uma festa não deixa de ser um projeto e a TRANSAEX mostrou que é muito

boa nisso! Foi ótimo conhecer os sócios e um pouco da história da empresa.”

Trecho da carta de Viviane Pontello - AngloGold Ashanti / Nova Lima

“Não era um e-mail de parabenização puro e simples, e sim uma declaração de agradecimento, não só por nos

deixar fazer parte desse divisor de águas para os próximos 20 anos, mas também por nos deixar com a plena sensação

de que estamos em casa.”

Resumo da carta de Alessandro Vivian - Saraiva / São Paulo

“A festa da TRANSAEX estava excelente! Todos estão de parabéns e, como eu disse aos diretores, fico

muito feliz de poder ter contribuído em uma parte dessa caminhada! Imagino que toda a organização da

festa tenha tomado um bom tempo e com certeza isso foi recompensado com o resultado. ”

Rodrigo P. Silva - Outotec Tecnologia Brasil / Belo Horizonte

Page 8: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Dia Nacional doLivro - Premiação

Na edição setembro/outubro, a TSX News destacou a importância do hábito da lei-tura e promoveu a premiação de cinco livros entre os seus profissionais. A cam-panha foi um sucesso. Um dos vencedo-res, Marina Blanco, aprovou a iniciativa. “Achei a ideia muito válida. A leitura é o principal meio de ampliar o conheci-mento. Gostei também da seleção de livros sorteados, que contou com temas pertinentes”, destacou.

TRANSAEX na Mídia

O Mundo Encantado TRANSAEX foi tema de di-versas notas em algumas das principais colu-nas sociais da imprensa. A festa foi noticiada pelos colunistas Mário Fontana (Estado de Mi-nas), Luiz Otávio Brandão (Hoje Em Dia), Élder Martinho (O Tempo) e pelo Correio de Araxá. Na revista Viver, a festa ganhou um grande mosai-co de fotos.

Os 20 anos da empresa também foram tema de matérias nos jornais Diário do Comércio e O Tempo. No primeiro, o diretor Paulo Eduardo Pinto destacou as expectativas positivas para o fechamento de 2012, enquanto ao jornal O Tempo ele revelou os planos para o cresci-mento da companhia.

ATUALIDADES

Page 9: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Toque de elegância

Mundo Encantado TRANSAEX

O sorriso, a lágrima de felicidade, o encantamento. Essas e outras emoções foram devidamente registradas. Tudo estará disponível em DVD na biblioteca da TRANSAEX, a partir de janeiro de 2013. Os profissionais

interessados devem solicitar o empréstimo da mídia por e-mail ao Rafael Silva ([email protected]), no Núcleo de Suprimentos e Serviços Gerais (NCGS).

A TRANSAEX foi agraciada com a Meda-lha do Mérito Legislativo no último dia 8 de novembro. A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e homenageia pessoas ou instituições que te-nham se destacado por seus serviços pres-tados ou méritos excepcionais. O diretor Paulo Eduardo Pinto representou a empresa. Entre os agraciados estava a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supre-mo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, que além de oradora da solenida-de recebeu a condecoração em seu maior grau, o Grande Mérito.

Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais

Acesse o site da TSX NEWS:www. t sxne ws . com.br

Luiz Fernando Pinto, Flávio Leite, deputado estadual João Vítor Xavier, Paulo Eduardo Pinto, José Odilon Faustino, Paula Pimentel e Natália Fonseca

Após desfrutarem de uma noite espeta-cular no dia 29 de setembro de 2012, os convidados foram mais uma vez surpreen-didos e puderam reviver alguns momentos e experiências da festa por meio de um ál-bum comemorativo com fotos do evento. “E na hora que a gente pensa que tudo acabou, vem este catálogo ‘pós-evento‘ só para dar um gostinho de saudade“, destacou Thilde Rocha, Diretora da Link Comunicação Empresarial.

Page 10: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Hoje em dia, vários jovens e adultos estão se interessando mais por investimentos que possam dar uma “guinada” em sua vida profissional,

também procurando ter experiências novas e únicas em outros países, assim dizendo: intercâmbio estudantil.

O intercâmbio é um termo que descreve as experiências de pessoas que saem de seu país de origem para estudar por um tempo determinado em outro, sendo seu

principal objeto aprimorar conhecimentos de idiomas e culturas.

O Canadá é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros por ser um país de Primeiro Mundo, com atrativos turísticos e preços de cursos e estadias mais

acessíveis, além de não dificultar a concessão de visto.

Antes que se possa escolher um tipo de intercâmbio, planeje para evitar frustrações, e pesquise sobre eles, por exemplo: cursos de idioma (voltados ao público mais jovem); de idioma com atividades específicas (neste caso são oferecidas aulas

de dança, mergulho); idioma e negócio (além do idioma, o estudante lida com finanças, transações comerciais etc.); entre outros.

Quando for fazer a comprar do pacote, peça à empresa para indicar pessoas que já tenham feito o curso para que você possa adquirir dicas importantes sobre a

região, o clima, a alimentação, a cultura e os costumes da população. Prepare-se também psicologicamente para a saudade das pessoas que ama, pois vai

conviver com pessoas de diferentes costumes.

Mas não se esqueça: esteja sempre aberto a novas experiências, pois é um aprendizado que com certeza irá marcar a sua vida.

Desejo sorte a quem está prestes a partir e coragem a quem ainda não se decidiu ou tem vontade de participar desta experiência.

“Esteja sempre aberto a novas experiências, pois é um aprendizado que com certeza irá marcar a sua vida”

Bruna RodriguesExpre$$ão

COLUNISTAS

Page 11: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“A realização de um objetivo, de qualquer natureza, é, em grande parte,

proporcional ao grau de dedicação”

Imaginação, inovação, realização. Multiplicidade de sensações! Foi assim que surgiu o conceito do Mundo Encantado TRANSAEX. Nesta edição especial da TSX News, tenho o prazer de poder compartilhar sobre dois dos maiores sentimentos e predicados que estiveram presentes durante todo o processo de concepção deste evento e que, acredito, são bons exemplos para reflexão: paixão e dedicação.

Ao longo dos meses de planejamento e execução desse projeto, constatei que, se não realizarmos as atividades com paixão, não conseguiremos, por consequência, ser felizes no dia a dia. Para alcançar o sucesso profissional é necessário gostar do que se faz; ter objetividade, foco e não medir esforços para atingir a excelência.

A realização de um objetivo, de qualquer natureza, é, em grande parte, proporcional ao grau de dedicação. Além disso, é preciso acreditar no próprio potencial.

A vida profissional nos exige muito empenho para encontrar o melhor caminho a seguir. Não existe uma solução óbvia ou simplista. O sucesso vem acompanhado de dedicação e superação de limites. Não basta ser talentoso. Somente uma pessoa envolvida, motivada e comprometida se doará o suficiente para obter o desempenho esperado.

Foram diversos contratos analisados, vários e-mails trocados, ligações e reuniões. Cada nova ideia que surgia era uma pecinha desse gigante quebra-cabeça que era montado com garra, emoção e muito trabalho em equipe.

Ao final, posso concluir que a fórmula utilizada foi simples e, ao mesmo tempo, árdua: equipe + emoção + garra + paixão + dedicação = conquista!

Natália FonsecaCarreira e Você

Page 12: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Gustavo OliveiraRefletir é viver

Viver é uma mistura sem receita, e isso não quer dizer que tenhamos de deixar de lado os conselhos e as experiências de vida das pessoas maduras. Os conselhos, por sinal, servem apenas como uma referência inicial para tal

experiência, e não uma verdade absoluta. Isso porque o simples fato de uma experiência ter sido negativa para uma pessoa não significa que ela será

negativa para você. Pelo contrário: o tempo passou e o mundo mudou, e pode ser que, naquele momento em que se tem um novo universo, você tenha a

chance de viver uma grande experiência.

Quantas vezes uma pessoa lhe disse que o que você pretendia fazer era impossível e que nunca iria conseguir? Garanto-lhe que na maioria das vezes você deixou a

oportunidade de viver essa nova experiência de lado. Foi a partir de momentos como esses que grandes líderes se destacaram, pois se propuseram a fazer aquilo que

todos tinham a convicção de sua impossibilidade.

É assim o tempo todo no mundo, experiências boas e experiências ruins, mas que, devidamente vivenciadas por cada pessoa, podem gerar resultados

diferentes de um mesmo tipo de experiência. Então por que dizer que você não teve uma boa experiência se nem ao menos se permitiu ter?

Faça diferente, acorde disposto a viver a vida com mais intensidade, veja os problemas como oportunidade, não fique na sua cidade, viaje, não seja tão

severo... Espere, isso parece uma receita, esqueça então tudo o que acabo de falar! A consequência de uma experiência é a única maneira de se formar uma opinião sem que tenhamos de utilizar de forma cega a opinião alheia, pois esta

pode estar carregada de interesses os quais dentro de seu contexto podem não fazer sentido algum, mas que podem

lhe impedir de alcançar seus objetivos.

“Quantas vezes uma pessoa lhe disse que o que você pretendia fazer era impossível e que nunca iria conseguir?”

COLUNISTAS

Page 13: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Ben Arous, Tunísia, dezembro de 2010. Mohamed Bouazizi ateou fogo ao próprio corpo como forma de manifestação contra as condições de vida em seu país. A morte do jovem tunisiano foi o estopim da onda revolucionária de protestos conhecida como Primavera Árabe, que vem ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde então.

O nome Primavera Árabe faz alusão à Primavera de Praga, período de liberalização política na Tchecoslováquia que começou em janeiro de 1968. Naquela época, o objetivo era acabar com o autoritarismo do socialismo tcheco, daí a relação com as manifestações atuais, cujo propósito é similar: a luta pela democracia.

Afinal, o que é democracia? Segundo Houaiss, a democracia é “Um sistema político cujas ações atendem aos interesses populares. É o governo no qual o povo toma decisões importantes a respeito das políticas públicas”.

A definição acima é o oposto do que ocorre em países como Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen. Os governantes desses países foram grandes ditadores, mas não resistiram a Primavera Árabe. Foram eles: Ben Ali, presidente da Tunísia entre novembro de 1987 e janeiro de 2011; Hosni Mubarak, militar egípcio que governou de outubro de 1981 a fevereiro de 2011; Muamar Kadafi, chefe de Estado da Líbia entre 1969 e 2011; Ali Abdullah Saleh, presidente do Iêmen de 1978 a 2011. Os dois primeiros foram condenados à prisão perpétua, o terceiro foi morto, enquanto o último foi deposto. Na Síria, protestantes também lutam contra a ditadura de Bashar Assad, presidente desde 2000.

Se Mohamed Bouazizi não tivesse ateado fogo a seu corpo, provavelmente outro fator teria provocado a Primavera Árabe, pois o sentimento de revolta na região já havia se instalado há décadas. Mas o jovem tunisiano se tornou um mártir, um herói para as nações, e mudou para sempre a ideia de que a ditadura é inquestionável.

Isabella MacielRelações Internacionais

“Mohamed Bouazizi ateou fogo ao próprio corpo em manifestação contra as condições de vida em seu país.

Era o estopim da Primavera Árabe”

Page 14: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Final de ano é sinônimo de muitas festas e comemorações. E o que encontramos na mesa para celebrar são sempre bebidas e alimentos calóricos, ricos em gorduras e sobremesas.

Simplesmente não dá para começar um regime com tantas gostosuras nos chamando. Porém, podemos começar uma reeducação alimentar, mantendo o peso – ou quem sabe

até diminuindo alguns números no manequim?!

Para isso, devemos nos planejar. A coluna traz dicas da nutricionista Patrícia Sanches. Confira:

- Dê preferência à qualidade, e não à quantidade. Escolha bem os alimentos, e, no que diz respeito àqueles que sabidamente são muito calóricos, apenas deguste;

- Não chegue às festas com fome. Faça um lanche antes, assim você come menos na festa;

- Nas noites de Natal e Réveillon, normalmente comemos uma variedade de pratos e consumimos calorias em excesso. Por isso, durante o dia procure fazer uma alimentação

mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas;

- A bebida alcoólica está em todos os momentos. Uma dica infalível é alternar um copo de bebida alcoólica com dois copos de água. Você se hidrata e ingere menos álcool;

- Deixe o prato colorido com saladas, pois os vegetais promovem a sensação de saciedade;

- Para as sobremesas, abuse das frutas e dos sucos. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja,

mamão, manga, entre outras;

- Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas e confraternizar e;

- Priorize suas escolhas e não fique pensando no que não comeu. Coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

No mais, divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!

“Priorize suas escolhas e não fique pensando no que não comeu”

Andréia BorgesVivendo com Saúde

COLUNISTAS

Page 15: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“O Social Commerce proporciona inúmeras facilidades às corporações, entre elas feedback

imediato e informações em tempo real”

Depois de nos familiarizarmos com as gerações X, Y e Z, observamos que uma nova geração está surgindo: a geração C. Criada por Dan Pankraz, diretor de planejamento e estratégia para o público jovem da DDB, seu significado vem do Connected Collective, ou seja, pessoas que não só nasceram na era virtual, mas um grupo que é usuário ativo de mídias sociais.

Atualmente, as pessoas estão mais focadas em desafios, e as redes sociais estão cada dia mais na mente das pessoas, seja pela facilidade de integração, seja pela praticidade em divulgar uma informação ou mesmo de expor suas ideias. Esse meio de comunicação está tomando rumos que jamais poderíamos imaginar há 20 ou 30 anos. Hoje, deparamo-nos com o Social Commerce, que nada mais é do que o comércio por meio da interação na internet.

De acordo com o CEO da Agência CookieWeb, Natan Ssztamfater, as empresas já se diferenciam pelo atendimento, mas isso também precisa ser explorado nas redes sociais, ou seja, criar uma aproximação com o consumidor por meio desses canais e nunca deixá-los sem resposta. “Da mesma forma que um consumidor pode falar mal da marca na rede, ele também não hesita em falar bem” afirma.

O Social Commerce proporciona inúmeras facilidades às corporações, tais como feedback imediato, informações em tempo real e monitoramento direto e transparente de esforços dos concorrentes, o que permite uma reação mais rápida.

Entre seus pontos fortes, podemos destacar a diminuição no custo para a empresa quando se trata de atendimento e comunicação, uma vez que essas plataformas são, geralmente, gratuitas, precisando apenas de um profissional para gerenciá-las. É importante lembrar que, assim como elogios, a empresa pode também receber reclamações. Assim, a transparência sempre será a melhor opção, sendo este o fator principal para o sucesso nesse sistema.

Por ser uma tendência, o Social Commerce deve ser analisado e implantado como um motivador do desenvolvimento da marca, podendo se utilizar de várias ferramentas para isso, como por exemplo blogs, vídeos, Facebook e Twitter.

Bruna GomesDe Olho nos Negócios

Page 16: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

A grande competitividade do mercado nos dias de hoje tem influenciado novas abordagens no que tange os processos produtivos – e colocado cada vez mais em prática esses novos conceitos. A partir de então, novos modelos

de gestão passam a definir o sucesso ou insucesso de cada organização. No âmbito produtivo, destaque para o Supply Chain Management, uma

nova tendência em gestão de cadeias de suprimentos, ou seja, visa integrar a cadeia produtiva e administrar os fluxos produtivos, desde a entrada do

processo com os fornecedores até a outra ponta, os clientes.

O especialista Douglas Lambert, no livro “Administração estratégica da logística”, destaca essa conexão. “A gestão da cadeia logística é a integração dos

processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente.”

Uma vez que as empresas estão interagindo mais com seus fornecedores, subfornecedores e parceiros que integram sua base produtiva, é de

fundamental importância o intercâmbio de informações entre os mesmos. Com a falta de controle na cadeia produtiva, torna-se difícil identificar

problemas e principalmente indicar de quem seriam as respectivas responsabilidades por alguns erros ocorridos.

Na atual onda da informação que atravessamos, quanto mais agilidade na tomada de decisão, mais fácil fica a adaptabilidade do negócio alinhada às

demandas do mercado.

Trabalhar uma boa estrutura de comunicação entre todos aqueles que participam do processo produtivo da organização é um bom ponto de partida

para um controle eficiente. É nesse sentido que se busca de maneira efetiva a boa gestão de suprimentos para que clientes estejam sempre satisfeitos de

acordo com suas expectativas.

“Uma vez que as empresas estão interagindo mais com seus fornecedores, subfornecedores e parceiros que integram sua base produtiva, é de fundamental importância o intercâmbio de informações entre os mesmos”

Júlio FernandesGestão da Cadeia de Suprimentos

COLUNISTAS

Page 17: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Se você quer ser um elemento importante no sistema, seja mais flexível”

O dia em que descobri a Programação Neurolinguística (PNL) me veio um sentimento de evolução. Senti que saí do lugar, que descobri um mundo novo e me senti na obrigação de compartilhar: comecei a comentar com amigos, colegas, familiares.

Muita gente aborda a questão do “Você quer ser feliz ou ter razão?”. Meu pai foi o primeiro a me trazer esse conceito, e depois ouvi em diversos lugares. Acho que a questão está muito ligada à importância da flexibilidade. Aquele profissional que é resistente às mudanças, que não quer aprender coisas novas, que não se sente bem trabalhando com um ou com outro, esse tipo de pessoa está cada dia mais perdendo o lugar. Tem gente que acha que se não gosta do fulano, não vai fazer algo por ele, que se não gosta da empresa, não vai se envolver. Será que alguém acha mesmo que irá gerar alguma melhoria para si mesmo agindo assim?

A comunicação é um relacionamento, pertencemos a um sistema. Em todo relacionamento o resultado das nossas ações volta para a gente como em um circuito fechado, e precisamos perceber e reagir aos feedbacks para melhorar. A pergunta é: o que tudo isso tem a ver com flexibilidade, com querer ser feliz ou ter razão?

O pressuposto básico de PNL que resolvi trazer também à reflexão nessa edição é que “o elemento controlador de um sistema é o elemento mais flexível”. Lembro-me que, quando isso foi dito na aula de PNL, todos ficaram com aquela cara de “o que isso quer dizer”. Descobrimos que é a Lei das Variedades Requisitivas da Cibernética e quer dizer que num sistema de elementos inter-relacionados, aquele que tiver maior quantidade de funções, isto é, mais flexibilidade, é o elemento no controle. Isso se aplica também às nossas relações. Estamos acostumados a “padrões”, formas “engessadas” de reagir, respostas prontas, mas poucos procuram o desenvolvimento, saber sobre o que a gente não sabe, compreender (ou pelo menos respeitar) quem a gente não compreende, procurar desenvolver-se no meio em que estamos inseridos e não estagnar. Se você quer ser um elemento importante no sistema, seja mais flexível.

Letícia LageComunicação e Relaçoes Interpessoais

Page 18: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

A noite do dia 29 de setembro de 2012 ficará gravada na memória dos convidados da celebração de 20 anos da TRANSAEX. Para que o projeto alcançasse o resultado pretendido – encantar os convidados –, a Assessoria de Comunicação Corporati-va iniciou em julho de 2011 o planejamento. Pautadas pelo guia do Project Mana-gement Body of Knowledge (PMBOK Guide) – publicação que reúne diretrizes para a gestão de projetos – do Project Management Institute (PMI), as profissionais Paula Pimentel e Natália Fonseca partiram da Missão e Visão da TRANSAEX para chegar ao conceito da festa. Durante esses meses, os grupos de processo e as áreas de conhecimento do PMBOK Guide nortearam os trabalhos, que envolveram cerca de 300 profissionais.

Para o presidente do Project Management Institute Minas Gerais e também coordena-dor de cursos de gerenciamento de projetos do Ietec, Ivo Márcio Michalick, a gestão de projetos é um esforço temporário dividido em processos para desenvolver um produto ou serviço de resultado único. “Costumo dizer que no século XXI as coisas tornam-se obsoletas rapidamente, e as empresas precisam lançar produtos/serviços num ritmo acelerado. Para isso acontecer, utilizamos os projetos”, afirma.

O especialista destaca que cada vez mais os princípios do gerenciamento de proje-tos ganham espaço no mercado. “Podemos aplicá-lo em todos os segmentos, até mesmo na vida pessoal. Está claro que ao usar a gestão de projetos aumentam-se as chances de um resultado positivo”, conta.

Segundo Michalick, a execução de um projeto de evento é muito dinâmica e necessita de um grande esforço de comunicação. “Exige fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Definir convidados, música, local, e muitas vezes você precisa rever o plano. É fundamental integrar tudo, conhecer o público e se comunicar em todos os sentidos. A direção deve comunicar para o executor quais são os objetivos. A comunicação pode utilizar de teasers para informar a todos os envolvidos”, detalha.

TRANSAEX 20 ANOS

ESPECIAL

Ivo Márcio Michalick

A comemoração dos 20 anos da TRANSAEX foi resultado de um trabalho em conjunto. A direção ofereceu o suporte, e graças à sintonia f ina com os gestores, alcançamos a meta: tornar o dia 29 de setembro uma data inesquecível para os convidados.”José Sérgio Pinto - diretor TRANSAEX

Page 19: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Paulo Eduardo Pinto - diretor TRANSAEX

“ Alcançar os 20 anos é para a TRANSAEX um marco para a visualização de novos desafios. Nesse contexto, delegar as ações para a equipe de trabalho de forma contextualizada é fundamental para

criar elevados índices de assertividade e consequente desenvolvimento da empresa. A nossa comemoração foi um exemplo dessa sintonia entre a

direção e os gestores do projeto.”

A TRANSAEX conseguiu mostrar nesse evento que por mais que o cliente tenha problemas, que as tarefas do comércio exterior sejam árduas e burocráticas, ao passar as demandas para nós, iremos oferecer soluções e tranquilidade. Transmitimos a confiança de que somos pautados pela organização, planejamento e atentos aos mínimos detalhes. A festa é um espelho da nossa atuação.” José Luis Hormazábal - diretor TRANSAEX

Flávio Leite - diretor TRANSAEX

“ Estão enraizados na cultura da TRANSAEX a busca pela excelência e o encantamento do cliente. Quando se discutia um adjetivo para o Mundo

TRANSAEX foi natural pensar em Mundo ENCANTADO. O principal objetivo desse projeto era mostrar com a festa que somos profissionais em

planejar, inovar e encantar. Portanto, pelos feedbacks e avaliações de quem participou, notamos que o evento cumpriu plenamente o seu papel.”

É fundamental para uma empresa, prestadora de serviços valorizar a sua marca. Isso garante a visibilidade do negócio. A nossa comemoração sintetiza essa valorização aliada ao conceito de inovação. Inovar é quebrar regras, criar tendências e temos essa preocupação, de sempre agregar valor para os nossos stakeholders.” Luiz Fernando Pinto - diretor TRANSAEX

Page 20: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

CONCEITO

Natália Fonseca e Paula Pimentel - Assessoria de Comunicação Corporativa da

TRANSAEX

Impressionar, oferecer interação e assim ser diferente, único. Parte dessas ideias foi a concepção do Mundo Encantado TRANSAEX. Além de contar com a implantação das ferramentas de gerencia-mento de projetos, a Assessoria de Comunicação Corporativa bus-cou referências em outras áreas e analisou o contexto de atuação da empresa para elaborar o conceito do evento.

Da arquiteta Patrícia Anastassiadis, nome de destaque da arquite-tura e design nacional, vieram as inspirações de buscar algo novo e de surpreender. “Ficou claro que para alcançar esses objeti-vos era necessário investir em algo que seria um marco, fazer ‘o’ acontecimento”, afirma Paula Pimentel, gestora do projeto. Para promover algo marcante é preciso fazer história, buscar o inédito. Nesse sentido, a frase “Evite os normais. A mediocridade não faz história”, do presidente da FMC América Latina, multinacional do setor agrícola, Antônio Carlos Zem, também serviu como um res-paldo criativo.

A proposta foi estruturada na intenção de “quebrar o gelo” do co-mércio exterior e proporcionar o inusitado. “Queríamos oferecer aos clientes, parceiros, profissionais, enfim, aos stakeholders uma que-bra do paradigma. Mostrar que uma confraternização corporativa não deve ser necessariamente formal”, explica Paula.

A determinação do conceito balizou toda a identidade do projeto visando apresentar ao público de relacionamento a organização e planejamento da empresa em todos os aspectos. Nesse contexto, foi fundamental a apli-cação das nove áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, o PMBOK: as gestões de integração, do escopo, de tempo, de custo, da qua-lidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos e de aquisições.

O conceito de trazer o aspecto lúdico para o evento e levar os convidados de volta à infância foi “amarrado” às mensagens subliminares da TRANSAEX: sofisticação, diferenciação, leveza, planejamento, organização, eficiência, inovação, criatividade, profissionalismo e muita alegria.

Save the date, um detalhe especial

A utilização de teasers ao longo de oito meses foi estrategicamente elaborada pela Assessoria de Comunicação Corporativa da TRANSAEX como forma de gerenciar dois pontos críticos: atualizar a lista de convidados e alimentar a curio-sidade dos convidados.

A origem

Page 21: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Desde que receberam os teasers para a festa de 20 anos da TRANSAEX, os convidados já começaram a imaginar o que encontrariam no evento. As peças da Índdice traziam personagens ícones da cultura circense, fazendo mistério e aguçando a curiosidade dos convidados. E se a festa era diferente, também eram necessárias peças diferentes.

De acordo com Leonardo Sathler, diretor da Índdice, a proposta era apresentar uma temática que evidenciasse as mudanças pelas quais a TRANSAEX está passando. “Era um rito de transformação, muito bem-vindo: com alegria, com a naturalidade das mudanças e a animação de uma criança, e foi isso que tentamos traduzir em imagens”, explica.

Foi tudo planejado para tirar os convidados da vida real e levá-los para o Mundo Encantado TRANSAEX. “Desde as cores até os personagens das peças foram imaginados para inserir os convidados em um conto, como num livro, para que eles pudessem realmente se envolver com a estória”, conta Leonardo. “Houve um alinhamento perfeito de todas as partes. Os convidados ficaram muito envolvidos. Conseguimos criar uma experiência de vida para todos”, comemora.

Toda a identidade visual ficou por conta do diretor, que manteve um contato muito grande com a TRANSAEX durante esse período. “Estudei muito para esse trabalho. A comunicação com a empresa facilitou, pois foi muito precisa nas informações que prestou e as demandas que fez. Não tivemos ruídos, foi tudo muito bem alinhado. Fico muito feliz pelo retorno positivo que tive por esse trabalho”, finaliza.

ÍNDDICE

Imaginaçãode criança

“ A comunicação com a empresa facilitou,

pois foi muita precisa. Não tivemos ruídos

de informações”Leonardo Sathler

Page 22: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

KRIARE

Decoração, mobiliário, cenografia e toda a infraestrutura necessária para a criação do Mundo Encantado TRANSAEX: o papel da Kriare no evento foi a pedra fundamental da grande comemoração dos 20 anos de em-presa. A TRANSAEX apresentou o conceito e o que esperava para o evento e a Kriare absorveu a ideia, pôs a mão na massa e criou o ambiente do evento.

Karina Melo Viana, decoradora e sócia-proprietária da empresa, foi uma das principais protagonistas para a criação do cenário mágico que os convidados encontraram no evento. “Foi um trabalho grandioso, que exi-giu toda a nossa experiência para superar os desafios”, conta. Também foram necessários cenógrafos, floristas, eletricistas, técnicos em som e luz e montadores de estrutura, entre outros profissionais.

Eduardo Sanjuan, sócio-proprietário da Kriare, revela que a estrutura do Mundo Encantado TRANSAEX foi única, criada sob medida. “Utilizamos todos os equipamentos disponíveis. Por exemplo, tivemos luz cênica de

Um evento babilônico

“ Foi especial ver o encantamento e a

interação do público durante o evento. Temos

orgulho de ter contribuído para uma festa tão fascinante.”

Eduardo Sanjuan

Page 23: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

última geração, vídeo wall (vários monitores que formam uma grande tela), inúmeros tipos de refletores, todos com luzes de LED, geradores, entre outros”, enumera. Está achan-do pouco? Para transportar toda essa estrutura foram utiliza-dos 15 caminhões.

E não foi todo esse equipamento que tirou o sono de Eduardo, que elegeu a tenda circense como o maior desafio de monta-gem do cenário. “A TRANSAEX pediu para reproduzirmos o teto de um circo russo. Aquilo nunca tinha sido feito naquele es-paço. O vão livre no espaço de construção era de quase 14 metros e toda a estrutura de luz do cenário deveria ficar suspensa – e não podíamos utilizar nenhuma estrutura já existente no local. Felizmente, nós nos saímos muito bem, e o circo ficou lindo”, comemora.

A Kriare trabalhou no projeto do Mundo Encantado TRANSA-EX durante um ano e quatro meses. “Foram realizadas di-versas reuniões de alinhamento, sem falar dos incontáveis e-mails trocados com os idealizadores do projeto. Quero destacar o trabalho e o total comprometimento da equipe da TRANSAEX envolvida no evento”, elogia Karina Viana.

Além da alegria dos convidados, a Kriare também ficou or-gulhosa e feliz em ver a satisfação de todos pelo resultado final. “Foi especial ver o encantamento e a interação do público durante o evento. Temos orgulho de ter contribuído para uma festa tão fascinante”, finaliza Eduardo Júnior.

“ Foi um trabalho grandioso, que exigiu toda

a nossa experiência para superar os desafios.”

Karina Viana

Page 24: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

FLAMB’ART

Encantamento até no paladarQuem provou as delícias do Mundo Encantado TRANSAEX, na comemoração de 20 anos da empresa, deve ter ima-ginado qual foi a mágica para conceber tais sabores. A chef Cláudia Ferrari garante que, apesar do tema suges-tivo, não teve mágica nenhuma. “A receita é experiência e muito trabalho”, garante a chef, que foi premiada por dois anos consecutivos (2011 e 2012) como o melhor buf-fet de festa de Belo Horizonte, pela revista Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade (foto ao lado com o governador de Minas, Antonio Anastasia).

Desde 1995, o Flamb’art é referência em alta gastronomia para eventos. Cláudia Ferrari tem know-how da gastrono-mia nacional e internacional, com o aval de consagradas maisons como dos brasileiros Emmanuel Bassoleil, Alex Atala, Christophy Lidy e Flávia Quaresma, além do The French Laundry, MASA’s e Alex (Estados Unidos) e Meurice, Clos des Sens e Joel Rebuchon (França).

Page 25: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Coquetel• Salgados finos e variados

Jantar• Camarão com alho poró e mostarda com risoto de limão siciliano

• Fillet de cordeiro ao molho de cassis e purê de amêndoas

• Ravioli de búfala ao molho pomodoro

Doces• Doces finos

Mesa de Café• Café

• Chocolates Variados

• Licores

• Petit Fours

Bebidas• Água • Black Label

• Sucos • Cerveja

• Refrigerantes • Chandon

Open Bar• Drinks diversos

Mundo EncantadoCOMÉRCIO INTERNACIONAL

Menu“ Apesar de termos muita experiência

em todo tipo de evento, a logística do

Mundo Encantado TRANSAEX foi

desaf iadora. Fizemos visitas técnicas ao local da festa para

entender o layout.”

A proposta do Flamb’art reúne criatividade, sofisticação e personalidade, exatamente as qualidades que a em-presa queria para comemorar seus 20 anos. Cláudia Ferrari conta que foi um desafio fazer o evento. “Apesar de termos muita experiência em todo tipo de evento, a logística do Mundo Encantado TRANSAEX foi desafiadora. Fizemos visitas técnicas ao local da festa para entender o layout, onde ficaria cada espaço e os itens de de-coração, além de conhecer o espaço da cozinha. Tive-mos de nos organizar bem para montar cada etapa da festa. Trabalhando para que cada ‘acontecimento’ fosse perfeito”, conta.

A Flamb’art criou um cardápio com a proposta de en-cantar. Teve pipoca com chocolate, jantar bistrô, “tudo com a pegada da festa”, conta a chef, que levou 110 funcionários, entre maîtres, supervisores, garçons, cozinhei-ros e copeiros. Ela admite que não é fácil coordenar tanta gente, mas ficou muito feliz. “É desgastante trabalhar com uma equipe tão grande! Mas o que recompensa nosso trabalho é saber que deu tudo certo, e pudemos contribuir para essa festa linda, em que os convidados participaram, interagiram e se divertiram muito.”

Cláudia Ferrari

Page 26: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

PAMPULHATURISMO

Sucesso traduzido em númerosImagine levar centenas de pessoas da região central de Belo Horizonte para Nova Lima, com saídas de dez em dez minutos? Não é trabalho para qualquer um, certo? Pois a Pampulha Turismo realizou essa tarefa com maestria.

Os convidados que estavam hospedados no Hotel Mercure e os demais tiveram seis veículos à disposição, e além de outros, trazendo convidados de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. No caminho para a festa, os stakeholders entraram no clima do evento assistindo imagens circenses e tendo ainda à disposição balas e água personalizada no interior dos veículos.

Houve saídas constantes do Hotel Mercure, a partir das

20h30 e do Mix Garden, para a volta, de 0h às 6h. Em uma operação tão longa, a preocupação com a segurança é grande.

A Pampulha Turismo concedeu folga de 36 horas antes do evento para os os motoristas. A manutenção impecável dos veículos foi outro diferencial – a questão não passa apenas pela segurança, mas também pelo conforto. Os micro-ônibus e vans que trabalharam na festa são equipa-dos com ar-condicionado, televisão e DVD. Como conse-quência, viagens seguras, com conforto e tranquilidade, vivenciadas pelos convidados a caminho do Mundo En-cantado TRANSAEX.

Page 27: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

MIXGARDEN

Um palco à alturaNão haveria espaço melhor para criar um mundo en-cantado. Um dos mais prestigiados locais para eventos de Belo Horizonte, o Mix Garden apresenta projeto ar-quitetônico diferenciado, com estrutura em madeira de demolição de fazenda. A cobertura leve permite pas-sagem parcial da luz, bem como excelente ventilação e acústica.

Além disso, os jardins internos e a estrutura flexível fizeram do Mix Garden o espaço perfeito para construir o Mundo Encantado TRANSAEX. Houve rebaixamento do teto, plota-gem e divisão de ambientes para os diversos “momentos” da festa. Foram necessários aproximadamente cinco dias e uma enorme equipe para a montagem.

O espaço foi preparado com antecedência para a co-memoração. Um ano antes o lugar já se estruturava para receber a festa. “A equipe envolvida estava bem afinada.

Tivemos o tempo necessário e a sintonia perfeita para evitar os erros. Ficou tudo maravilhoso”, diz a proprietária do Mix Garden, Cláudia Verçosa.

Números do Mundo Encantadon Mais de 800 convidados em uma área de 2.000 metros quadrados, sendo 1,5 mil de área livre.

n 450 dias desde a criação do evento até o inesque-cível 29 de setembro.

n O evento movimentou 15 caminhões com equipa-mentos de luz, som e cenografia.

n 110 pessoas envolvidas no serviço de buffet e um total de 300 profissionais em atividade durante a festa.

n 7 veículos foram usados no traslado dos convidados e percorreram 1.800 quilômetros.

n A montagem de todo o cenário de-morou cerca de 130 horas.

n 450 fotos instantâneas distribuídas ao longo do evento.

n Mais de 6.500 correspondências postadas entre teasers, convites e folders.

n 7 palhaços despertaram a alegria e divertiram os stakeholders.

n Mais de 600 fotografias registraram todos os momentos da noite.

n O buffet contou com mais de 1.000 litros de bebidas e 10.000 salgados.

n 4 atrações musicais em 2 palcos.

Page 28: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

ARTFAS

O trabalho do cerimonial em qualquer festa não é tare-fa fácil. Mas o Mundo Encantado TRANSAEX foi um ver-dadeiro desafio. Foi assim que a sócia proprietária da Artfas, Flávia Almeida, encarou o evento. Foi necessário muito planejamento e um alinhamento perfeito entre os fornecedores para que a festa fosse um sucesso. “É sem-pre um desafio coordenar tanta gente, mas a postura de todos os fornecedores, o comprometimento, foi uma conquista da TRANSAEX, pelo esforço e organização da empresa”, declara Flávia.

A Artfas foi responsável pelo gerenciamento de todas as pessoas que trabalharam no evento. Foram 18 pessoas atuando pelo cerimonial, cinco com entretenimento e as outras 13 no controle de portaria, recepção, solenidades e gerenciamento de mais de 250 pessoas dos demais fornecedores. Foram ainda nove pessoas para limpeza, uma ambulância com médico de plantão e 38 segu-ranças e manobristas. Flávia afirma que foi necessário mais de um ano de planejamento.

Ela conta que a exigência foi alta: “Trabalhamos com cli-entes classe A, então existe sempre um sonho, uma expe-ctativa muito grande. No caso da TRANSAEX, o diferencial foi a emoção. Tínhamos de transmitir isso aos convidados e conseguimos emocionar a todos”.

Foi um projeto grandioso e, com enorme cautela, dedica-ção total e muita atenção aos detalhes, a Artfas permitiu que todos pudessem curtir a comemoração com tranquili-dade. “Todo mundo vestiu a camisa, houve cuidado e zelo. Tivemos muito prazer em participar dessa produção. Os va-lores da TRANSAEX foram seguidos à risca, e o respeito para com os fornecedores foi exemplar”, enaltece Flávia.

“Desde o primeiro contato com os responsáveis pelo evento, houve sintonia. A hierarquia não foi entrave para o entendimento. A TRANSAEX buscou o melhor e exigiu o melhor, e nós nos preocupamos em dar muito mais do que foi solicitado. O evento emocionou e en-volveu os convidados, mas também os fornecedores. Todos os envolvidos trabalharam como se a festa fosse deles”, finaliza.

Emoção do cerimonial

“ Trabalhamos com clientes classe A, então existe sempre um sonho, uma expectativa

muito grande.”Flávia Almeida

Page 29: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

FUNCLICK

“Uma imagem vale mais que mil palavras.” O ditado é verdadeiro quando se trata da Funclick. As imagens feitas no totem da empresa durante a festa de 20 anos da TRANSAEX traduzem bem a pluralidade do sentimento que tomou conta do evento.

Sucesso no Mundo Encantado TRANSAEX, o totem da Fun-click esteve sempre com alta demanda de pessoas, o que rendeu mais de 450 fotos de convidados felizes e satisfeitos. As fotos continham molduras personalizadas com a temáti-ca do evento e eram impressas na hora, em apenas oito segundos! E os fotografados ainda receberam o arquivo digital por e-mail.

Dulce de Pinho Gandra, proprietária da Funclick, revela que foi a primeira vez que as promotoras trabalharam fantasia-das (elas se vestiram de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho), o que foi muito divertido. “Geralmente elas tra-balham com uniforme da empresa ou roupa promocional. Foi muito legal ter nossas promotoras fantasiadas. Os convi-dados adoraram!”

Um click e um registro

Page 30: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

CAMARERO

Referência no segmento de eventos, a Camarero oferece soluções criativas que transformam sonhos em realidade. Para criar o Mundo Encantado, eles inovaram, com ideias exclusi-vas e bom humor.

Quem não brincou com o Velho Guerreiro e suas Chacretes; não foi conduzido por Doroty e seus companheiros Leão, Homem de Lata e Espantalho; ou não riu do Chapeleiro Maluco? Foram esses personagens que realmente trouxeram o Mundo Encantado para a realidade. Eram quase 30, perfeitamente caracterizados, inter-agindo o tempo todo com os convidados.

Dar vida a esses personagens exigiu um trabalho de mais de três meses, incluindo pesquisa, escolha de atores e produção de fig-urino. Mas o trabalho valeu a pena: foi tudo tão bem feito, e de for-ma tão inovadora, que a Camarero inclusive criou novos serviços em seu portfólio, baseando-se nos personagens criados para o Mundo Encantado TRANSAEX. “Foi um marco para a empresa”, afirma Fabiana Brito, a proprietária da Camarero.

Fabiana considera a festa de 20 anos da TRANSAEX algo diferente de tudo que ela já viu. “Foi o evento mais importante do ano para a nossa empresa. Uma produção enorme e extremamente de-talhada. Ficamos muito felizes em participar, pois é raro ver uma festa perfeita, sem defeitos, como essa”, elogia.

Dançando e brincando com os convidados, as turmas de O Mágico de OZ, Alice no País das Maravilhas e Chacrinha, além de mágicos e coelhinhas, levaram à festa a fantasia e o sonho.

Fantasia à vista

Page 31: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

CIRCO EM CENA

Do cortejo ao contorcionismo, o Mundo Encantado TRANSAEX foi invadido pela trupe do Circo em Cena, que divertiu e encantou os convidados. Com uma equipe de sete palhaços, músicos e malabaristas, eles tornaram a festa ainda mais mágica. “Foi uma das festas mais bonitas que já vi”, conta Rafael Mourão, produtor e ator do Circo em Cena. “Acredito que somos um diferencial em eventos. Procuramos levar a arte circense até as pessoas, de forma lúdica e interativa”, explica.

Quem participou do evento pôde confirmar o quanto a apresentação dos artistas foi de fato encantadora. Do cortejo com suas trovas aos malabares de luz, o Circo em Cena disseminou arte por todos os ambientes do evento. Sorte de quem pôde desfrutar dessa magia no Mundo Encantado TRANSAEX!

A magia circense

Page 32: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

ÁPICE

Emoções gravadas...O que levamos de mais relevante dos momentos especiais são os sentimentos, mas imagens também são muito importantes e por vezes têm o poder de congelar e trazer à lembrança esses sentimentos tempos depois. Foi o que procurou fazer a Ápice Cinema e Vídeo no Mundo Encantado TRANSAEX desde o início: eternizar sentimentos. “A chegada dos convidados à festa foi um momento muito marcante, porque o público ficou encantado diante de tanta riqueza visual e sonora. Por meio da filmagem conseguimos registrar a surpresa e alegria dos convidados”, descreve a proprietária da Ápice, Betânia Silveira. E completa: “A proposta desse trabalho foi muito além dos eventos empresariais de mesmo porte que estamos acostumados a fazer. A escolha de uma festa temática foi inovadora e com certeza um sucesso”!

Sucesso que inclusive foi registrado pelos melhores equipa-mentos de filmagem da atualidade, com câmeras HDLSR Full HD, trilho, travelling, steadicam, gopro, slider e grua, que a Ápice faz questão de utilizar. “Nós nos apresentamos para o trabalho com equipamentos de última geração e o mais completo possível, compatível com a exigência do cliente.

Também gosto de explicar sobre os equipamentos, pois é importante que eles conheçam o nosso trabalho, até mesmo para que possam avaliar melhor o resultado final”, explica Betânia.

O diferencial da Ápice no sentido de realizar um vídeo único passa pela necessidade de conhecer a empresa, a sua história, conforme Betânia conta: “Durante nosso tempo de convivência, estabelecemos um relacionamento muito próximo, o que foi importante para que pudéssemos co-nhecer melhor os anseios e desejos da TRANSAEX”, diz.

“ A escolha de uma festa temática foi inovadora e com certeza um sucesso!”

Betânia Silveira

Page 33: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

LA FOTO

Diferentemente das confraternizações cor-porativas comuns, o Mundo Encantado TRANSAEX deixou descontração e espon-taneidade como marcas do evento, e nin-guém melhor para captar esses momen-tos do que a La Foto. “Procuramos dar um clima natural para as fotografias, fugindo das imagens posadas. Prezamos pela naturalidade e tivemos isso no evento da TRANSAEX. Não tinha ninguém sisudo como costumamos ver nas festas empresariais”, observa o fotógrafo Thiago Mamede.

Daniela Lorenzoni, gerente da La Foto, ex-plica que a filosofia da empresa é retratar a emoção dos momentos. “O Mundo En-cantado TRANSAEX foi um banquete para nós! Primamos pela espontaneidade, para registrar a emoção, e a festa foi muito emocionante”, conta. Foram quatro fotógrafos registrando esses momentos “até a festa acabar”, salienta Daniela.

E as imagens exibiram emoção em estado bruto, conforme

explica Thiago: “Cada um foi recebido com muito carinho, como se fosse o único convidado. As pessoas se emocio- naram e se envolveram completamente com a proposta da festa. Isso facilitou muito nosso trabalho. Pudemos regis-trar imagens maravilhosas e emocionantes”, diz.

...em dose dupla!

Page 34: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

TRILHA

Música... De cinema. É com esse mote que a Banda Trilha anima as festas, e não foi diferente no Mundo Encantado TRANSAEX. Animação e interação marcaram o show da banda, que só toca músicas de trilhas sonoras de filmes, com seus componentes devidamente cara-cterizados. Indiana Jones, Wolverine, Gladiador, Noiva do Kill Bill, Satine (Moulin Rouge), entre outros compuseram o palco.

E a diversão não ficou só por conta dos convidados, é o que garante Rodrigo Anjos, produtor artístico, vocalista e violonista da Banda Trilha. “A Trilha foi bem recebida e se divertiu com o público! O ambiente mágico e lúdico criado para o evento tem tudo a ver com a banda, que ‘brinca’ com esse clima de forma musical. Foi sem dúvida um espetáculo de decoração e ações teatrais, absoluto alto nível”, elogia.

Rodrigo destaca que representar personagens marcantes do cinema permite uma interação grande com o público. “Ao subirmos ao palco, passamos pela plateia, então aproveitamos para brincar com o público. Esse contato é positivo. Foi prazeroso receber todo aquele carinho.”

Hollywood no palco!

Page 35: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

BEST PRODUTORA

“Pensamos muito em um artista que se adequasse à ideia de mágica e diversão proposta pela TRANSAEX, e acabamos trazendo uma solução à altura”, comemora Cristiano No-vaes, proprietário da Best Produtora. De fato a banda Dexterz, codinome usado por Julio Torres, Amon Lima e Junior Lima para este projeto que reúne música eletrônica, clássica e percussão, é diferente. A originalidade era a cara do Mundo Encantado TRANSAEX. O projeto Dexterz é o elo entre três pon-tos que, à primeira vista, parecem distantes. O DJ Julio Torres, Amon Lima (violino) e Junior Lima (bateria) apresentam seu set interativo e personalizado de house music.

Segundo Amon Lima, violinista, arranjador e integrante da Família Lima, a sintonia entre os integrantes do Dexterz é per-feita, o que contribui para a realização de apresentações únicas. Isso porque os músicos preferem deixar os ensaios tradicionais de lado. “Cada show é exclusivo. Sentimos a energia do público e deixamos rolar a criatividade. Nossas apresentações são sempre uma surpresa”, destaca.

E quem se divertiu mesmo foram os convidados. A escolha desse trio resultou em surpresa e deleite de todos diante de um som tão original. “Pela proposta da TRANSAEX, precisá-vamos encantar tanto quanto as demais atrações visuais e musicais. Acho que fomos felizes na escolha da Dexterz, pela peculiaridade do som e da proposta inovadora da banda”, finaliza Cristiano. O evento contou ainda com o DJ Ronan Rossato e o percursionista Juliano Mourão.

Inovação e versatilidade

Page 36: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

POR DENTRO DA TRANSAEX

RETROSPECTIVA

“Há 20 anos, uma empresa surgia em Belo Horizonte para ganhar o respeito dos conterrâneos e também do Brasil... do mundo! No dia 29 de outubro de 1992, a TRANSAEX abraçou o desafio de fazer história em um mercado de grande complexidade e con-seguiu! Foi preciso encontrar o equilíbrio entre muitas áreas do conhecimento, algumas convergentes e outras divergentes.

Foi necessário reger uma espécie de orquestra, espalhada pelo planeta e composta por habilidades diversas: lidar com números, idiomas, variações de câmbio, surpresas da economia, logística nacional e internacional, engenharia, normas e jurisprudências do direito, aspectos fiscais e tributários, saldo comercial, relaciona-mento humano, culturas e paradigmas.

Tudo isso enquanto o mundo mudava... e muito!

Em 1992, o Brasil era apenas tricampeão da Copa do Mundo de futebol. Já fomos penta! Naquele mesmo ano, a Seleção Brasileira de Vôlei conquistou a primeira medalha de ouro em esportes coletivos para o Brasil em Olimpíadas. Hoje, estamos tão acostumados a ser uma potência das quadras que sofremos nos jogos de Londres, por sermos apenas a segunda melhor equipe do mundo.

A economia passou por mudanças profundas. Ao longo dos últimos 20 anos, uma nova distribuição de forças alterou drasticamente a própria na-tureza do poder.

A TRANSAEX testemunhou o movimento dos caras-pintadas, o impeachment do presidente Collor, o fim da inflação. A TRANSAEX passou com o Brasil por duas transições de moeda. Começou como cruzeiro, virou cruzeiro real até chegar ao real que temos hoje. A TRANSAEX viu nascer e crescer a União Europeia.

E o celular? A evolução do computador? A internet? O Siscomex!!! A TRAN-SAEX experimentou cada novidade tecnológica. Soube conciliar os benefí-cios da ciência para atender uma extensa e especial carteira de clientes.

A estes clientes, parceiros, amigos, profissionais, ex-profissionais, autarquias e autoridades do governo, o nosso muito obrigado.

Historicamente a TRANSAEX tem o hábito de celebrar e comemorar cada conquista, cada ano. Alguns devem se lembrar da “Quinta Portuguesa”, nos 15 anos de fundação, o clássico concerto Chopin & Schumann ou até mesmo a animada gafieira ano passado. Este ano não seria diferente...”

Discurso de Letícia Renna, jornalista e mestre de cerimônia do Mundo Encan-tado TRANSAEX. www.leticiarenna.com.br

ARQ

UIVO

PES

SOA

L

Page 37: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

1992 – 2012

CARAS PINTADAS - 1992 CONCERTO SHUMANN E CHOPIN - 2010

CONFRATERNIzAÇÃO DE NATAL – 2010

CONFRATERNIzAÇÃO DE NATAL - 2011

ALENTEX - 2008

QUINTA PORTUGUESA - 2007 GAFIEIRA - 2011ARRAIÁ TRANSAEX - 2010

PRêMIO SIP - 2007

CONFRATERNIzAÇÃO DE NATAL - 2009

ARRAIÁ TRANSAEX - 2011CRUzEIRO REAL - 1993 E REAL - 1994

Page 38: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Amizade no trabalho

KNOW HOW

O Dicionário Houaiss define amizade como um sentimento de grande afei-ção, simpatia e apreço entre pessoas. A existência de uma amizade no local de trabalho também pode ser traduzida em resultados positivos no dia a dia das empresas. Pesquisas de clima organizacional e outros estudos eviden-ciam que ter um amigo no trabalho é sinal de profissionais mais felizes.

Para a professora de Psicologia da Fumec Maria Helena de Oliveira Guimarães, as pessoas passam boa parte do tempo no local de trabalho e por isso criar laços de amizade nesse ambiente torna-se algo tão importante. “A principal contribuição é estimular uma relação mais informal entre as pessoas, mas a amizade também evita o aparecimento do assédio moral e outros conflitos”, afirma. A presidente da Dasein Executive Search, Adriana Prates, especialista

“ A parceria é fortalecida, e

poder contar com alguém gera uma

segurança pessoal”

Adriana Prates

Page 39: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

em psicologia empresarial, destaca que ter amigos no trabalho facilita a existência do espírito de equipe, de um ambiente com mais cooperação. “A parceria é fortalecida, e poder contar com alguém gera uma segurança pessoal. Tome como exemplo um profissional que concluiu mais rapidamente uma tarefa e logo se oferece, a fim de contribuir para que o outro também conclua a tarefa dele”, explica.

Maria Helena acredita que os benefícios da proximidade entre duas ou mais pessoas dentro das empresas está ainda nas afinidades compartilhadas profissionalmen-te. “Quando se tem uma relação de confiança com alguém, as críticas e sugestões são recebidas de uma forma melhor. Um amigo no ambiente de trabalho é al-guém que vive as mesmas inseguranças, pressões, dúvi-das e, além disso, conhece os valores e o jeito de traba-lhar da empresa, o que facilita na percepção das rotinas e problemas do dia a dia”, atesta.

ESTÍMULOS

Adriana Prates conta que as empresas já relacionam amizade no trabalho com melhoria na qualidade de vida e consequentes ganhos de produtividade. Dessa maneira, têm aumentado as situações que favorecem as relações. “Receber indicações de funcionários para novas vagas é uma delas. Quando você recomenda um amigo, você faz as ‘honras da casa’, cria atalhos, oferece o apoio neces-sário para que o seu amigo possa se adaptar e se realizar trazendo também resultados para a empresa”, diz. Além disso, ela ressalta que as companhias têm investido em programas de integração. “Muitas vezes, as instituições lo-cam espaços adequados para celebrar as metas conquis-tadas no ano, criam metas coletivas em que você poderá melhorar a sua remuneração variável somente se tiver um bom relacionamento. Outras empresas criam, no próprio local de trabalho, academias de ginástica, espaço para lanches e ambientes agradáveis para que no horário de folga as pessoas possam se ver e se falar”, detalha.

Maria Helena, por sua vez, aponta outras iniciativas que promovem a convivência e o relacionamento interpesso-al. “A comemoração de aniversários, a troca de informa-ções via intranet, o treinamento de integração de equi-pes, as reuniões e incentivo ao trabalho em grupo são bons exemplos. A escolha desses incentivos deve consi-derar o perfil dos funcionários, o tamanho da empresa, a cultura, entre outros”, conclui.

n Quem tem um melhor amigo no escritório é 7 vezes mais engajado e criativo no trabalho.

n A amizade entre colegas aumenta a satis-fação do funcionário com o emprego em até 50%.

n Quem possui pelo menos três amigos no tra-balho tem 46% mais chance de estar extrema-mente satisfeito com o seu emprego e é 88% mais feliz com sua vida pessoal.

n A chance de alguém sem amigos no tra-balho se engajar no projeto da empresa é de apenas 1 em 12.

n Quem tem um sólido círculo de amigos é 70% mais feliz no casamento.

n Menos de 1 em cada 5 pessoas considera-se amiga do chefe.

n Se seu melhor amigo tem uma dieta saudá-vel, a chance de você seguir a mesma alimen-tação é 5 vezes maior.

n Apenas 18% dos entrevistados afirmam tra-balhar em empresas que estimulam a amizade entre funcionários.

n Cerca de 30% dos empregados afirmam ter um melhor amigo no trabalho.

n Ser amigo do chefe faz com que a satisfação com o trabalho dobre.

n Socializar-se com os amigos é a atividade considerada mais prazerosa do dia. Enquanto ter de conviver com o chefe é a experiência tida como a mais desprezível.

Fontes: Revista Veja / Gallup Organization

Amizade + Trabalho

Page 40: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Conheci a Iara na TRANSAEX há quatro anos. Hoje ela é uma grande amiga, com quem converso diariamente, mesmo à distância (ela mora em Miami), para con-fidências pessoais e profissionais. O bom de trabalhar com um amigo é que fica mais fácil para a pessoa entender algumas particularidades da nossa vida, porque ela está no mesmo meio.”

“Tudo começou em 1998, se não me engano: jogávamos futebol juntos. Após 14 anos, a amizade cresceu e hoje estou aqui, trabalhando na TRANSAEX por indicação do Diego. Isso facilitou bastante minha adaptação na empresa, pois ele já tinha várias amizades e acabei conhecendo muitas pessoas em pouco tempo. Sou grato ao Diego pela sua amizade ao longo desses anos.”

“Conheci a Letícia em meu primeiro dia de trabalho. Na época, ela era coorde-nadora da unidade de diligenciamen-to. Por estarmos em contato diariamen-te, devido a interesses comuns e gostos similares, começamos a sair juntas. Acabamos desenvolvendo uma grande amizade e ela virou uma pessoa essen-cial na minha vida.”

“O Bernardo é um grande amigo que tive o prazer de conhecer aqui na TRANSAEX e vem se mostrando cada vez mais especial. Tem o humor inteligente, é cativante e confiável. Pessoa e profissional brilhante, companheiro de todas as horas, seja para a cerveja ou para os processos complicados, que busca sempre a solução prática e pacífica, tornando o convívio diário mais leve e agradável. Enfim, é um garoto abençoado!”

Diego Dias por André Costa

Letícia Lage por Diandra Melo

Iara Gatto por Letícia LageBernardo Leite por Gislaine Tavares

AMIGOS TRANSAEX

“Ninguém escolheria viver sem amigos, ainda que dispusesse de todos os outros bens, e até mesmo pensamos que os ricos, os que ocupam altos cargos, e os que detêm o poder são os que mais precisam de amigos; de fato, de que serviria tanta prosperidade sem a oportunidade de fazer o bem, se este se manifesta sobretudo e em sua mais louvável forma em relação aos amigos?”

A frase de Aristóteles exemplifica o quanto a amizade nos é vital. Confira abaixo alguns depoimentos dos profissionais da TRANSAEX sobre seus amigos:

Page 41: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Conheci o José Luis há mais de 15 anos, quando ele ministrava alguns cursos e pude ser seu aluno. Tornou-se um verdadeiro amigo, que está presente nas horas boas e ruins. Sempre tomei o cuidado para não misturar o fato de já sermos amigos com as questões profissionais. Acre-dito que essa relação, a liberdade que temos um com o outro, é benéfica para o dia a dia do trabalho.”

“Conheci o Felipe Cabral no porto de Praia Mole, em Vitória, no Espírito Santo, em 2010. Tive o prazer de estar com ele novamente em Cubatão (SP) e Ipatinga (MG). Essa amizade surgiu durante uma nova empreitada, em Juiz de Fora (MG). Ter um amigo no dia a dia do trabalho é estar com alguém de total confiança. Apesar de não fazer parte da mesma torcida (eu sou Botafogo, ele é Flamengo), o futebol é um dos fatores que nos aproximou e nos diverte.”

“A Dani é uma excelente profissional e uma grande amiga. Essa amizade nas-ceu no primeiro dia em que a recebe-mos em nossa sala. Hoje, discutimos do-cumentos, ideias e trocamos ‘figurinhas’ no trabalho. Ela com seu lado intelectual e racional, e eu sempre certinha e às vezes emocional. É uma relação que levaremos por toda a vida. A amizade turbina a carreira, melhora a autoestima, promove a saúde e prolonga a vida!”

“Conheci a Cláudia em 1993, quando iniciava minha carreira no comércio exterior, antes de ingressarmos na TRANSAEX. Ela estava saindo de uma empresa e eu ingressava na mesma. Meu trabalho era ligado ao dela e sempre conversamos muito, trocamos experiências, até que criamos essa relação. Ela frequenta a minha casa e vice-versa. Acredito que uma relação de amizade dentro do ambiente de trabalho é positiva, pois conhecer a pessoa é também saber do potencial que ela tem.”

“Conheci a Cris no dia em que comecei a trabalhar na TRANSAEX. Com o conví-vio, fui me identificando muito com ela e aprendendo também. Pude participar de momentos importantes da vida dela, como o casamento, o nascimento do primeiro filho, e ela também acompanha as mudanças em minha vida. Acredito que essa proximidade tenha facilitado bastante o desempenho no trabalho; fica mais agradável trabalhar com quem temos afinidades.”

José Luis Hormazábal por Júlio Horta

Felipe Cabral por Nei Menezes

Daniela Chaves por Ana Almeida

Cláudia Márcia Fonseca por Alex Oliveira

Cristiane Bandeira por Letícia Menezes

Page 42: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Sempre fui apaixonado por animais. Desde criança. Meus olhos sempre brilharam por eles. Sou uma pes-soa caridosa, que gosta de ajudar os outros, seja po-bre ou rico, criança ou idoso, sadio ou doente, porém, quando é algo relacionado a animais, meu coração fala ainda mais alto.

Ser um voluntário na proteção e defesa dos animais é algo que descobri há cerca de quatro anos e passou a ser parte da minha vida. Atualmente, tenho sete ga-tos, quatro que comprei e outros três adotados. Pas-sei a atuar mais como defensor depois das adoções. Na primeira vez, encontrei a minha gata Sophia logo após assistir um programa na TV sobre o abandono de animais.

Em outra ocasião, ao ajudar um cachorro na rua, conheci a Regina Lopes, outra voluntária. Nós cui-damos do animal e conseguimos um lar para ele. Em seguida, ocorreram inúmeros casos: em alguns, tivemos êxito em salvar os animais e encontrar um lar para eles, mas, em outros, infelizmente, eles não resistiram.

Em decorrência desse envolvimento e da amizade com a Regina, conheci protetores e Organizações Não Governamentais (ONGs), trocamos e-mails e criamos um grupo de e-mails de protetores de Belo

Por Marcelo Esteves*

QUAL É O SEU HOBBY?

Page 43: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

* Marcelo Esteves é profissional de comércio exterior da ArcelorMittal Brasil e stakeholder da TRANSAEX. Foi convidado por Flávio Leite a participar desta coluna.

Horizonte. Sempre que posso ajudo a Organização Não Governamental CãoViver (www.caoviver.com.br). Essas instituições precisam de ajuda financei-ra e de pessoas dispostas a cuidar dos animais. Eu não sou tão ativo na proteção, queria ser mais, mas, diante do meu trabalho, faço pouco. Alguns prote-tores conseguem ajudar dia e noite.

O trabalho consiste em receber denúncias, pe-didos de resgate, abrigo. Ao receber os animais, cuidamos e encaminhamos para o atendimento veterinário e castração. Restabelecidos, eles po-dem ser adotados.

Há muitos casos de abandono em Belo Horizonte e no Brasil todo. Não temos ajuda do Governo. As pessoas dificilmente se mobilizam. Na Sociedade Protetora dos Animais, há mais de mil animais aguar-dando adoção, é uma situação muito triste.

A Lei Federal 9.605, no art. 32, prevê a punição por maltrato e abandono, mas muita gente não sabe ou faz de conta que não sabe. Precisamos de mais mo-vimento e apoio. Em São Paulo, já existe um hospital público veterinário, mas é o único no país.

Page 44: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Comemoração justa e maravilhosa essa dos 20 anos da TRANSAEX. Que orgulho participar desta família! Lembrei-me de quando há 15 anos fui convidado a participar desta família, mais um agregado. Falo da família Pinto; recebido no colo de uma mãe maravilhosa, dona Marlene, que, já tendo gerado, com a ajuda do sr. Paulo, três criaturas sem par, Paulo Eduardo, Luiz Fernando e José Sérgio, adotou outros dois, não menos brilhantes, José Luis e Flávio, como filhos. Éramos pouco mais de dez pessoas sonhando um só sonho, o do Paulo Eduardo, que, aliás, já não sonhava: persistente em suas convicções, induzia-nos a sonhar por ele.”

“20 anos de crescimento no mercado, resultado de muita

dedicação e competência para superar as dificuldades impostas

pelo ambiente econômico nacional e internacional. É dessa forma que a TRANSAEX se apresenta

demonstrando sua vitalidade em um formidável evento repleto de

criatividade e bom gosto do qual fiquei muito feliz em participar.

Mais uma vez, gostaria de reforçar meus votos de muitas felicidades

e sucesso, Que o futuro seja ainda mais brilhante.”

JOSÉ CARLOS TRANSAEX - Santos

ROBSON TADEU Toshiba Infraestrutura América do Sul

José Carlos Oliveira e José Luis Hormazábal

Paulo Eduardo Pinto, Robson Tadeu e Flávio Leite

DESEMBARQUE

Page 45: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“A TRANSAEX tem se notabilizado como uma empresa de excelência

técnica na prestação de serviços, conquistando clientes, mas, sobretudo,

amigos e parceiros, que se uniram na comemoração de 20 anos. O

ambiente descontraído e o clima de alegria e confraternização refletiram

a confiança, o respeito, a amizade e a grande admiração dos convidados

pela equipe TRANSAEX. Empresa bem- sucedida é o resultado de pessoas

competentes e comprometidas. Parabéns, TRANSAEX!”

“Foi ótimo fazer parte da celebração de um marco tão importante! Tudo estava perfeito e planejado nos mínimos detalhes. Os personagens circenses deram um clima especial, que me lembrou o Cirque du Soleil!!! Estão todos de parabéns!”

DELSON TOLENTINO Mendes Júnior

RODRIGO MARTINS TRANSAEX - Belo Horizonte

Cecília Lacerda e Rodrigo Martins

Paulo Eduardo Pinto, Delson Tolentino e Flávio Leite

Page 46: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Foi uma grande emoção poder participar da comemoração dos 20

anos da TRANSAEX. Como o tema sugeria, fui transportada ao mundo

da imaginação, avaliando a história da empresa e o potencial para os

próximos anos. Estar ali, naquele momento, foi inspirador! Parabéns

e sucesso a todos da equipe TRANSAEX.”

IARA GATTO TRANSAEX - Miami

BRUNO GONTIJO Reval Bombas

DESEMBARQUE

“Gostaria de parabenizar a TRANSAEX pelos seus 20 anos de profissionalismo e comprometimento com o desenvolvimento do comércio exterior em Minas Gerais e no país. Trata-se de uma empresa alinhada com o seu tempo e com uma equipe de profissionais de alta qualificação. A festa estava muito bem-organizada e foi um momento especial para reencontrar amigos. Deixo meu abraço especial à Bruna, Lucas, Juliana e Iara. Desejo à TRANSAEX mais 20 anos de crescimento e conquistas.”

Iara Gatto, Letícia Lage, Raquel Almeida, Thaís

Dolabella e Diandra Melo

Victor Galuppo e Bruno Gontijo

Page 47: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

RAFAEL PIMENTEL Itaú Personnalité

THIAGO ALEIXO Verdemar

“Fiquei maravilhado com tudo, desde a recepção dos adoráveis personagens de ‘Alice’ aos shows e DJs excepcionais; uma festa repleta de pequenos detalhes que encantaram e surpreenderam os convidados. ‘O sucesso é uma consequência, e não um objetivo’. A festa foi digna dos 20 anos de muito suor e trabalho. Meus parabéns e que venham mais 20, 50, 100 anos!!!”

“A TRANSAEX soube realizar a

comemoração de 20 anos da empresa em grande estilo, um

evento muito bem- planejado e executado.

Nada mais justo do que uma grande

comemoração para representar os 20

anos de dedicação e excelência no trabalho

prestado pela empresa. Parabéns, TRANSAEX.”

Fernando ProveteDulce Magalhães e Thiago Aleixo

Cândido Pimentel, Rafael Pimentel, Paula Pimentel e Flávio Leite

Page 48: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Há 20 anos trabalho com a TRANSAEX. Juntos, crescemos, aprendemos, lutamos, compartilhamos experiências e conhecimentos. Nesta parceria, consolidou-se a certeza de que posso contar com a alta performance dos profissionais, como também seu foco no cliente e nas metas, além do carinho, da atenção e da cordialidade. Desejo à TRANSAEX que esta comemoração seja constante e que sempre procure a excelência no que se propõe. Parabéns!”

“Parabenizo toda a equipe TRANSAEX pelo belo trabalho

desenvolvido ao longo desses 20 anos de dedicação, compromisso, esforço,

renúncia e profissionalismo e, principalmente, a equipe

responsável pela organização do evento, que encantou

a todos, não poupando nenhum detalhe para que os

convidados fossem muito bem acolhidos. Agradeço a parceria

e a oportunidade de fazer parte dessa comemoração

mágica.”

MARCELO ESTEVES ArcelorMittal

FELIPE FERREIRA Fik Seguro

Roy de Malta Campos, Marcelo Esteves, Wéllerson Júlio Ribeiro,Wilson Modesto Silva, Ben Van de Voorde e Flávio Leite

Fernando Abreu, Rayanne Oliveira e Felipe Ferreira

DESEMBARQUE

Page 49: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Para comemorar os 20 anos de grande profissionalismo e sucesso, realizou-se uma cerimônia de alto padrão, em sintonia com o merecimento da TRANSAEX. Os mínimos detalhes da decoração do evento refletem a preocupação da empresa em representar os pequenos trabalhos com o mesmo nível de importância dos grandes projetos. A festa Mundo Encantado não teve esse nome à toa, pois encantou o mundo do comércio, assim como a empresa encanta os clientes com seu empenho e seriedade.”

BRUNO ANJOS TRANSAEX - Juiz de Fora

FERNANDO SILVA TRANSAEX - Belo Horizonte

Fernando Silva e Samantha Freitas

“Gostaria de registrar meus elogios à impecável festa, o ‘Mundo Encantado

TRANSAEX’, pela organização do evento, ao belíssimo local, enfim, ao

momento único que reuniu funcionários, fornecedores e clientes. Gostaria

também de agradecer em nome de todos os funcionários da equipe de Juiz de Fora que estiveram na festa,

pelo sofisticado e completo evento de comemoração dos 20 anos. Desejamos que esse momento se repita por muitos

e muitos anos!!!” Bruno Anjos

Page 50: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Toda a festa estava muito bem- organizada. Um dos pontos que me chamou a atenção foi a preocupação com a segurança do convidado, a organização do traslado. Eu, por exemplo, estava no Hotel Mercure. Esse cuidado garantiu a todos o conforto e a segurança para ir e voltar. O ambiente leve e a diversidade do público dividido em empresários, clientes e fornecedores também merecem a minha lembrança. Parabéns!”

“Eu não esperava nada diferente do belo evento que encontrei. A festa foi surpreendente e é como

tudo que o Paulo Eduardo Pinto faz. Um empresário que

está à frente do seu tempo. A inovação vista naquela

noite é a mesma que levou a TRANSAEX a uma posição de destaque no mercado.

Fomos surpreendidos no dia 29 como somos

diariamente pelo trabalho dessa empresa.”

ALTAIR ALVIM JÚNIOR Usifast

CLETO VERDOLIN Samarco

Altair Alvim Júnior, José Luis Hormazábal, Isabela Alvarenga e Carolina Hormazábal

Cleto Verdolin

LORENA CASTRO Paul Wurth

DESEMBARQUE

Page 51: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

“Conheci o Paulo quando a TRANSAEX era um projeto. Com o passar dos anos, e apoiado em profissionalismo e visão de futuro, ela tornou-se uma realidade. É admirável a maneira como ele, seus irmãos e seus sócios lidam com os processos e interesses de seus clientes. A relação comercial existe, mas a confiança, a dedicação, a ética e a certeza do melhor resultado é que norteiam o relacionamento.”

“O tema Mundo Encantado foi muito

adequado ao que presenciamos na

festa de 20 anos da TRANSAEX, pois ela

foi incrível em todos os aspectos. Vale destacar o envio antecipado dos

cartões Save The Date, que criaram uma

expectativa muito boa para a data, que, no

fim, foi superada!”

MURILLO AYRES Votorantim Metais

LORENA CASTRO Paul Wurth

Lorena Castro e Bernardo Leite

Flávio Leite, Murilo Ayres e PauloEduardo Pinto

Page 52: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Anne sempre descia a escada bem de-vagar, no limiar da noite, quando seus pais e irmãos já estavam dormindo. Eles nunca acreditaram, mas ela sempre di-zia ver aquelas criaturinhas. Na primeira vez pensou que era sua tia Íris, mas ao olhar para ela novamente: plim! Sumiu. Só depois descobriu que não era a sua tia, e muito menos aquele pequenino de orelhas pontudas era Alê, o seu irmão.

Embora Anne tenha apenas seis anos, nunca teve medo, acho que por isso eles não fugiam dela como faziam com as outras pessoas da casa, sua tia Íris era a única que acreditava nela, e até disse que, um dia, as duas ficariam es-perando que eles viessem. Tudo estava preparado para uma grande confrater-nização, a árvore de Natal, o cheiro do assado vindo do forno, os presentes, a mesa posta de maneira simples e har-moniosa mantinha uma vela acessa em uma das extremidades.

Anne foi até o jardim e ali ficou observando a lua e as estrelas que pendiam do céu, até o seu pai vir lhe chamar. Todos já esta-vam na sala e juntos fizeram uma oração,

selando, assim, o início das comemo-rações do Natal. Ainda não era meia--noite, então, todos conversavam e brindavam ao natalício à espera do momento mágico da ceia.

Anne voltou a observar o céu e viu aquela fadinha verde e o garoto de orelhas pontudas correndo por entre as plantas no quintal. Saiu novamen-te, chamou por tia Íris e apontando com os dedos mostrou aqueles vul-tos dispersos no meio do jardim. Íris, depois de lhe assegurar que havia visto, sentou-se no chão com as per-nas cruzadas e disse à sua sobrinha para fazer o mesmo. Depois disse a ela para chamar os pequeninos e que eles se sentassem junto delas também. Então, começou a cantar uma canção natalina que contava a história de um velhinho e suas renas, passando pelo céu a esbarrar nas estrelas, distribuindo presentes para todas as crianças no mundo inteiro. Anne batia palmas e, feliz, incentiva-va os seus amigos a fazerem o mes-mo. Íris puxou Anne para junto de si e, deslizando carinhosamente as mãos

entre os seus cabelos, desejou a ela toda a felicidade do mundo, que permanecesse sempre perto de sua família, trazendo sempre bondade no coração e dividindo com as pes-soas que mais necessitam um pouco do que tiver. Tia Íris não soube lhe ex-plicar porque o velhinho não levaria presentes para algumas casas, pois nem ela compreendia essa cruel-dade do mundo. Anne olhava para o alto, deliciada com todas aque-las estrelas luminosas, e, em certo momento, mirou demoradamente um ponto no céu e perguntou com doce ar infantil: Tia Íris, será que Papai Noel virá?

Noite de Natal

LiteraturaRoberto Fonseca

“ Anne batia palmas e, feliz,

incentivava os seus amigos a fazerem

o mesmo.”

DEPOIS DO TRABALHO...

HAPPY HOUR

Page 53: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

• Como fazer para manter o copo metade cheio durante toda festa? BIRITA: Simplesmente coloque no nível que entender que está metade cheio e não mexa mais.

• Qual é a roupa ideal para ir a uma festa da empresa? BIRITA: Depende da empresa em que você trabalha. Se você trabalha juntamente com o Patati e o Patatá, vista-se de palhaço.

• O que não deve ser feito em uma confraternização de fim de ano? BIRITA: Perguntas sem nexo – além de tirar a roupa no meio do salão e xingar os diretores, superiores e colegas.

• Qual é a dica para acertar na escolha do presente de amigo-oculto? BIRITA: A primeira opção é perguntar para o amigo-oculto o que ele compraria para si com o valor definido para o presente.

• Se a pressa é inimiga da perfeição, por que muitas mulheres mesmo depois de demorarem horrores enquanto se produzem para uma festa ainda não ficam perfeitas? BIRITA: É porque a perfeição está muito longe de maquiagem, plumas e paetês. Quem é bonita só toma banho e se veste. Não precisa ficar perdendo tempo tentando mudar o que a natureza já decidiu.

PERGUNTE AO BIRITA

O QUE ESTOU LENDO?

“O livro é uma reunião de crônicas, sendo este um dos pontos que mais me agradou, pois não se tem a obrigatoriedade de seguir uma ordem cronológica das histórias. O Barbazul

é uma das estórias mais emocionantes que nos faz refletir sobre nossos sentimentos, a nossa intimidade e como isso é sentido e visto por outras pessoas com o qual nos relacionamos. ‘Cantos do pássaro encantado’ é uma tradução apaixonada dos amores vividos e sofridos em todo seu enredo: nascimento, morte e ressurreição.“

NATÁLIA FONSECA - Belo Horizonte

LIVRO: Cantos do Pássaro Encantado - Sobre o nascimento, a morte e a ressurreição do amor AUTOR: Rubem Alves

JOSÉ CARLOS OLIVEIRA - Santos

LIVRO: O Livro do Destino AUTOR: Brad MeltzerD

IVUL

GA

ÇÃ

O

DIV

ULG

ÃO

“É um romance enigmático que envolve simbologia e poder, em tramas e personagens que exercem o poder no centro do mundo,

Washington – EUA. O autor revela segredos importantes, que estão guardados há mais ou menos 200 anos, que envolvem desde a arquitetura do local até os muitos grupos secretos e intrigantes que ocuparam os lugares mais importantes daquele cenário.”

FLÁVIO LEITE - Belo Horizonte

LIVRO: O X da Questão - A trajetória do maior empreendedor do Brasil AUTOR: Eike Batista

DIV

ULG

ÃO

“No livro, o bilionário descreve sua vida pessoal e principalmente sua vida profissional. Ele chama a atenção para os problemas ou ‘estresses’ como ele prefere nomear, mostrando ser fundamental acreditar nos sonhos e nunca desistir deles, por mais que pareçam loucura. Ele incentiva a megalomania, mostrando a importância da visão 360º. Base da orientação filosófica e prática das empresas X. O prefácio, escrito pelo pai, o sr. Eliezer Batista, é um ‘capítulo à parte’ e não deixa dúvida da origem do DNA do empresário.”

Page 54: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

PERFIL

NATÁLIAFONSECA

IDENTIDADE VISUAL:

TEMPO (CRONOGRAMA):

ESCOPO:

CONCEITO:

CUSTOS:

PLANEJAMENTO:

RISCOS:

Rica em particularidades! Conseguiu traduzir o conceito em realidade!

Estruturado, desde o envio do Save the Date até a entrega dos convites. Quanto aos prazos estabelecidos, o que fugiu ao nosso controle deu um certo “frio na barriga”.

Difícil de ser limitado com tamanha abrangência que o tema nos proporcionava.

Excelente, bem-trabalhado e mostrou aos convidados a razão de ser da TRANSAEX.

Trabalhar com custo pré-estabelecido foi o ponto positivo de maior relevância para o planejamento do evento, pois assim sabíamos o limite a que podíamos chegar, prezando sempre o benefício ao projeto e à empresa.

Cansativo, mas prazeroso!

Foram mapeados e controlados ao longo do projeto.

ALEGRIAS:

DESAFIOS:

A maior alegria foi chegar ao Mix Garden e ver tudo exatamente da forma como imaginamos! Foi realmente uma sensação incrível! Batimentos cardíacos a mil, e a lágrima de emoção não conseguiu ser contida!

Permitir-me voar, tirar os pés do chão, sonhar!

Natália Fonseca, de 26 anos, é responsável pela Assessoria de Comunicação Corporativa. Ela ainda comemora o resultado do projeto Mundo Encantado TRANSAEX e detalha um pouco das etapas que culminaram na grande celebração. Prestes a completar três anos na empresa, a relações públicas planeja construir uma família e conhecer outros países. Nas horas livres, curtir uma boa música, dançar, ir a shows, cinema e teatro compõem o hall de alternativas apreciadas.

Natália Fonseca e o namorado, Raphael Dias Oliveira, durante a noite de gala do dia 29 de setembro

RECURSOS HUMANOS (EQUIPE INTERNA / EXTERNA):

Os melhores com que podíamos contar! Selecionamos a dedo toda a equipe de produção da festa, uma vez que sabíamos que não teríamos “braço” para fazer tudo internamente.

ENCANTO: Êxtase, sedução, beleza, detalhe, Caminho Dourado de Oz, Alice no País das Maravilhas, Saloon, Poderoso Chefão, enfim, cada set que compunha o Mundo Encantado TRANSAEX.

Anuncio_TSXNews-Papai-Noel.indd 1 19/11/2012 03:33:02

Page 55: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)

Anuncio_TSXNews-Papai-Noel.indd 1 19/11/2012 03:33:02

Page 56: TSX NEWS - Edição 44 (Novembro/Dezembro - 2012)