troca de informações · além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para...

6
n° 162 A world organization of accounting firms and business advisers Agosto/Setembro 2009 Cliente: Piraquê Biscoitos PÁG. 03 PÁG. 02 Fair value Entenda o significado do valor justo na contabilidade

Upload: tranngoc

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

educação continuada

Portfólio

n° 162

A world organization of accounting firms and business advisers Agosto/Setembro 2009

Cliente: Piraquê Biscoitos

PÁG. 03PÁG. 02

Fair valueEntenda o significado do valor justo na contabilidade

Novos clientes- Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), do Rio de Janeiro (RJ)- Agropecuária Olival Tenório Ltda., de Maceió (AL)- Destilaria Autônoma Porto Alegre Ltda., de Maceió (AL)- Industrial Porto Rico S/A., de Maceió (AL)- Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda., de Jacareí (SP)- Sampaio Participações S/A, de São Miguel dos Campos (AL)- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ), do Rio de Janeiro (RJ)- SIM Telecomunicações S/A, de Porto Alegre (RS) - Universidade de São Paulo (USP), de São Paulo (SP)

Troca de informações

A equipe da HLB Audilink busca o aprimoramento constante. Prova disso é a prática das reuniões de edu-cação continuada, envolvendo os escritórios da em-presa em todo o Brasil. No dia 31 de ju-lho, os representantes de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) debateram so-bre contratos e construções, obrigações acessórias, demonstrações contábeis, ativos intangíveis, entre outros assuntos. Conforme explicaram na ocasião, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (no caso de software, por exemplo), docu-mentação jurídica (uma licença ou patente) ou em um filme. No mesmo dia, também se reuniram os executivos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Eles assistiram a um curso de e-learning sobre Demons-

rePresentantes dos escritórios da Hlb audilink de todo o brasil reuniram-se nas tradicionais reuniões de educação continuada.

ativos intangíveis podem ser um disco (no caso de um software), documentação jurídica (licença ou patente) ou um filme.

tração do Valor Adicionado (DVA), direto no site da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Já no dia 7 de agosto, foi a vez dos co-laboradores da HLB Audilink de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) se encontra-rem. Na pauta, foram contemplados assuntos como estoques, entidades de incorporação imobiliária, Regime Tri-butário de Transição (RTT) e Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

“O FCONT é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado, que considera os métodos e critérios contábeis aplicados pela legislação tributária e deverá ser apresentado, em meio digital, até o dia 30 de novembro deste ano, mediante a utilização de aplicativo a ser dis-ponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil”, informaram os integrantes da equipe da HLB Audilink.

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos” - Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana

“Pensamento

elogio

03 normativa 0403

USP ressalta atributos da HLB Audilink

Prazo para a DIPJ

a Hlb audilink ParticiPou de uma licitação Para trabalHar com a universidade de são Paulo (usP) e foi escolHida entre os concorrentes. confira Parte do relatório emitido Pela usP:

clientecliente

Fair value

esPecial 02

Avanço no mercado começa pela organização interna

emPresa do ramo alimentício que cresce no brasil e no exterior, a Piraquê Planeja suas rotinas internas com o aPoio da Hlb audilink.o valor justo depende do chamado subjetivis-

mo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações, além de um ambiente interno de elevados padrões de governança

corporativa e conduta dos executivos.

“a Hlb audilink oferece uma assessoria de alta qualidade,

influenciando em nossas práticas e gerando menos custo e mais

lucratividade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”,

diz clébio freitas lopes, gerente de administração e informática.

Desde 2008, a HLB Audilink presta serviços em auditoria contá-bil, de custo e de Tecnologia da Informação para a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê S.A., empresa com sede no Rio de Janeiro (RJ) e focada na fabricação e vendas de biscoitos, massas e margarinas para todas as classes sociais. De acordo com Clébio Freitas Lopes, gerente de Administração e Informática da Piraquê, a Hlb audilink tem sido uma par-ceira muito importante, proporcionando tranquilidade em relação às rotinas fiscais, contábeis, administrativas e tecno-lógicas. “Oferece uma assessoria de alta qualidade, influencian-do em nossas práticas e gerando menos custo e mais lucrativi-dade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”, comenta. Para o gerente, a experiência dos auditores na utiliza-ção e interação com o sistema de gestão empresarial, no caso o LITHE, contratado pela Piraquê, foi fundamental para o suces-so na implantação do SPED Contábil e Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e, atualmente, SPED Fiscal. “Esse formato de consultoria proposto pela HLB Audilink é diferenciado, pois não faz só au-ditoria, também acompanha e orienta a partir da nascente de um provável problema.”

A Piraquê no mercadoFundada em 1950, a empresa conta hoje com cerca de 3.700 funcionários, espalhados entre a matriz, no Rio de Janeiro (RJ), e as filiais de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.A Piraquê tem distribuidores e representantes em todo o Brasil

e também exporta produtos para a Ásia, África, Europa e Amé-rica do Norte. “Somos atualmente líderes de mercado nos es-tados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e com crescimento constante em São Paulo e na Bahia. Possuímos uma carteira de 60 mil clientes ativos, produção mensal de 1,4 milhão de volumes (caixas) ou 42 milhões de pacotes (saquinhos) e frota própria com mais de 200 veículos”, informa.Sobre as perspectivas da Piraquê para o futuro, Clébio destaca: “Visualizamos um crescimento permanente e estrutura finan-ceira sustentável, sempre preocupados com o meio ambiente”.

Processos de qualidadeToda a produção de massas, biscoitos e margarinas é controla-da por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o produto embalado, garantindo um alto nível de higiene em todo o processo. A fábrica possui um parque gráfico pró-prio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios de controle de qualidade.

A Instrução Normativa nº 962, de 11 de agosto de 2009, da Secre-taria da Receita Federal do Brasil, dispõe sobre os prazos para a apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009. Confira os principais destaques:

Art. 1º: as pessoas jurídicas tributadas em pelo menos um dos perí-odos de apuração durante o ano-calendário de 2008, com base no lucro real, e as pessoas jurídicas imunes ou isentas deverão apre-sentar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009, até o dia 16 de outubro de 2009.- § 1º O Programa Gerador da Declaração (PGD) DIPJ 2009 versão 2.0 está disponível no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, desde 17 de agosto de 2009.

“Em síntese, os signatários dos atestados emitidos pelas empresas Senac, Imbel, Amazonas e Supermercado Guanabara afirmam que a auditoria procedida pela HLB Audilink abrange folha de pagamento em sua complexidade, contemplando a aderência às legislações trabalhistas; análise detalhada da regularidade dos pagamentos; legitimidade nas contratações dos funcionários; análise da regularidade dos cadastros e de sistemas informatiza-dos, incluindo os registros em carteira profissional, apontamen-tos de bancos de horas e de cartão de ponto; cumprimento aos requisitos trabalhistas; cálculos de folha de pagamento (fiscal, tributário e social), de verbas rescisórias e demais proventos. No que concerne à qualificação dos profissionais disponibilizados, todas as empresas consultadas foram unânimes em afirmar so-

bre a expertise dos mesmos, destacando a notoriedade e a maturidade dos profissionais, visto que a maioria da equipe é formada por auditores seniores, assim como a não ocorrência de rotatividade da equipe, fato que resulta na confiabilidade e agilidade dos trabalhos realizados. Relativamente à empresa, re-latam a presteza no atendimento e seriedade dos trabalhos, não relatando ocorrências que a desabonem. Importante ressaltar que, conforme apurado, a contratação da proponente HLB Audi-link pelo Senac e pela Imbel é resultante de procedimentos licita-tórios, em que a licitante sagrou-se vencedora por ofertar preços competitivos em relação aos demais participantes, mas também qualidade técnica equivalente à de grandes empresas do ramo já contratadas pelas referidas instituições.”

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes independentes, interessadas e conhecedoras do mercado.Para os ativos que são transacionados com frequência, esse valor é facilmente determinável. Para ativos e passivos para os quais não exista um mercado ativo, o valor justo é fruto de estimativas derivadas da utilização de técnicas de avaliações, que envolvem julgamentos complexos. Com isso, o desempenho operacional é baseado em um preço teórico em um determi-nado momento e que apenas repre-senta uma oportunidade.Em termos bem simples: é substituir a informação sobre quanto custou no passado para adquirir um determinado ativo pela infor-mação de qual é o valor atual. Como o valor atual varia au-mentando ou diminuindo, isso traz volatilidade aos resultados contábeis. Quando não aplicado, as demonstrações contábeis permanecem com as informações históricas que, com o pas-sar do tempo, perdem a utilidade para o usuário mais interes-sado no valor econômico e não no valor histórico depreciado, por exemplo.A maneira de se aplicar o valor justo depende do chamado subjetivismo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações para aplicação de metodologias de estimativas de valor justo, além de um ambiente interno de elevados pa-drões de governança corporativa e conduta dos executivos.

dúvidas no cenário mundialSobre o valor justo ou fair value usado nas normas internacionais de contabilidade, ainda existem muitas dúvidas no cenário mundial e também no Brasil. No País, ele foi introduzido pela lei nº 11.638/07 e depois corroborado pelo CPC 01 emitido pelo Comitê de Pronun-ciamentos Contábeis, em que o uso do valor justo deve ser utili-

zado em algumas situações, tais como nas combinações de negócios em que haja transferência de controle.No mundo todo, a estrutura atual da contabilidade não atende plenamente às necessidades da maioria dos usuá-rios. Por exemplo: no caso de investi-dores, os interesses não são voltados para valores históricos ou passados,

mas para os fluxos de caixa futuros, o que vem provocando o surgi-mento de uma nova teoria, assumindo que o modelo contábil de séculos deve ser substituído pelo método da avaliação dos ativos e das obrigações, com o objetivo de apresentar uma informação econômica nas demonstrações contábeis.Mais dúvidas ainda existem sobre a confiabilidade das demonstra-ções contábeis elaboradas com base em mensurações econômicas, devido ao fato de que toda mensuração é um processo subjetivo de aproximação da realidade, tendo como grande obstáculo a difi-culdade de entendimento do conceito de valor justo em diversos países, até mesmo onde o conceito é utilizado há mais tempo. Po-rém, o futuro mostrará que a adoção de um critério ético e a aplica-ção da “prudência” fazem realmente muita falta.

ronaldo alberto daudt, do escritório de são Paulo, exPlica o que é valor justo.

elogio

03 normativa 0403

USP ressalta atributos da HLB Audilink

Prazo para a DIPJ

a Hlb audilink ParticiPou de uma licitação Para trabalHar com a universidade de são Paulo (usP) e foi escolHida entre os concorrentes. confira Parte do relatório emitido Pela usP:

clientecliente

Fair value

esPecial 02

Avanço no mercado começa pela organização interna

emPresa do ramo alimentício que cresce no brasil e no exterior, a Piraquê Planeja suas rotinas internas com o aPoio da Hlb audilink.o valor justo depende do chamado subjetivis-

mo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações, além de um ambiente interno de elevados padrões de governança

corporativa e conduta dos executivos.

“a Hlb audilink oferece uma assessoria de alta qualidade,

influenciando em nossas práticas e gerando menos custo e mais

lucratividade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”,

diz clébio freitas lopes, gerente de administração e informática.

Desde 2008, a HLB Audilink presta serviços em auditoria contá-bil, de custo e de Tecnologia da Informação para a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê S.A., empresa com sede no Rio de Janeiro (RJ) e focada na fabricação e vendas de biscoitos, massas e margarinas para todas as classes sociais. De acordo com Clébio Freitas Lopes, gerente de Administração e Informática da Piraquê, a Hlb audilink tem sido uma par-ceira muito importante, proporcionando tranquilidade em relação às rotinas fiscais, contábeis, administrativas e tecno-lógicas. “Oferece uma assessoria de alta qualidade, influencian-do em nossas práticas e gerando menos custo e mais lucrativi-dade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”, comenta. Para o gerente, a experiência dos auditores na utiliza-ção e interação com o sistema de gestão empresarial, no caso o LITHE, contratado pela Piraquê, foi fundamental para o suces-so na implantação do SPED Contábil e Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e, atualmente, SPED Fiscal. “Esse formato de consultoria proposto pela HLB Audilink é diferenciado, pois não faz só au-ditoria, também acompanha e orienta a partir da nascente de um provável problema.”

A Piraquê no mercadoFundada em 1950, a empresa conta hoje com cerca de 3.700 funcionários, espalhados entre a matriz, no Rio de Janeiro (RJ), e as filiais de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.A Piraquê tem distribuidores e representantes em todo o Brasil

e também exporta produtos para a Ásia, África, Europa e Amé-rica do Norte. “Somos atualmente líderes de mercado nos es-tados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e com crescimento constante em São Paulo e na Bahia. Possuímos uma carteira de 60 mil clientes ativos, produção mensal de 1,4 milhão de volumes (caixas) ou 42 milhões de pacotes (saquinhos) e frota própria com mais de 200 veículos”, informa.Sobre as perspectivas da Piraquê para o futuro, Clébio destaca: “Visualizamos um crescimento permanente e estrutura finan-ceira sustentável, sempre preocupados com o meio ambiente”.

Processos de qualidadeToda a produção de massas, biscoitos e margarinas é controla-da por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o produto embalado, garantindo um alto nível de higiene em todo o processo. A fábrica possui um parque gráfico pró-prio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios de controle de qualidade.

A Instrução Normativa nº 962, de 11 de agosto de 2009, da Secre-taria da Receita Federal do Brasil, dispõe sobre os prazos para a apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009. Confira os principais destaques:

Art. 1º: as pessoas jurídicas tributadas em pelo menos um dos perí-odos de apuração durante o ano-calendário de 2008, com base no lucro real, e as pessoas jurídicas imunes ou isentas deverão apre-sentar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009, até o dia 16 de outubro de 2009.- § 1º O Programa Gerador da Declaração (PGD) DIPJ 2009 versão 2.0 está disponível no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, desde 17 de agosto de 2009.

“Em síntese, os signatários dos atestados emitidos pelas empresas Senac, Imbel, Amazonas e Supermercado Guanabara afirmam que a auditoria procedida pela HLB Audilink abrange folha de pagamento em sua complexidade, contemplando a aderência às legislações trabalhistas; análise detalhada da regularidade dos pagamentos; legitimidade nas contratações dos funcionários; análise da regularidade dos cadastros e de sistemas informatiza-dos, incluindo os registros em carteira profissional, apontamen-tos de bancos de horas e de cartão de ponto; cumprimento aos requisitos trabalhistas; cálculos de folha de pagamento (fiscal, tributário e social), de verbas rescisórias e demais proventos. No que concerne à qualificação dos profissionais disponibilizados, todas as empresas consultadas foram unânimes em afirmar so-

bre a expertise dos mesmos, destacando a notoriedade e a maturidade dos profissionais, visto que a maioria da equipe é formada por auditores seniores, assim como a não ocorrência de rotatividade da equipe, fato que resulta na confiabilidade e agilidade dos trabalhos realizados. Relativamente à empresa, re-latam a presteza no atendimento e seriedade dos trabalhos, não relatando ocorrências que a desabonem. Importante ressaltar que, conforme apurado, a contratação da proponente HLB Audi-link pelo Senac e pela Imbel é resultante de procedimentos licita-tórios, em que a licitante sagrou-se vencedora por ofertar preços competitivos em relação aos demais participantes, mas também qualidade técnica equivalente à de grandes empresas do ramo já contratadas pelas referidas instituições.”

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes independentes, interessadas e conhecedoras do mercado.Para os ativos que são transacionados com frequência, esse valor é facilmente determinável. Para ativos e passivos para os quais não exista um mercado ativo, o valor justo é fruto de estimativas derivadas da utilização de técnicas de avaliações, que envolvem julgamentos complexos. Com isso, o desempenho operacional é baseado em um preço teórico em um determi-nado momento e que apenas repre-senta uma oportunidade.Em termos bem simples: é substituir a informação sobre quanto custou no passado para adquirir um determinado ativo pela infor-mação de qual é o valor atual. Como o valor atual varia au-mentando ou diminuindo, isso traz volatilidade aos resultados contábeis. Quando não aplicado, as demonstrações contábeis permanecem com as informações históricas que, com o pas-sar do tempo, perdem a utilidade para o usuário mais interes-sado no valor econômico e não no valor histórico depreciado, por exemplo.A maneira de se aplicar o valor justo depende do chamado subjetivismo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações para aplicação de metodologias de estimativas de valor justo, além de um ambiente interno de elevados pa-drões de governança corporativa e conduta dos executivos.

dúvidas no cenário mundialSobre o valor justo ou fair value usado nas normas internacionais de contabilidade, ainda existem muitas dúvidas no cenário mundial e também no Brasil. No País, ele foi introduzido pela lei nº 11.638/07 e depois corroborado pelo CPC 01 emitido pelo Comitê de Pronun-ciamentos Contábeis, em que o uso do valor justo deve ser utili-

zado em algumas situações, tais como nas combinações de negócios em que haja transferência de controle.No mundo todo, a estrutura atual da contabilidade não atende plenamente às necessidades da maioria dos usuá-rios. Por exemplo: no caso de investi-dores, os interesses não são voltados para valores históricos ou passados,

mas para os fluxos de caixa futuros, o que vem provocando o surgi-mento de uma nova teoria, assumindo que o modelo contábil de séculos deve ser substituído pelo método da avaliação dos ativos e das obrigações, com o objetivo de apresentar uma informação econômica nas demonstrações contábeis.Mais dúvidas ainda existem sobre a confiabilidade das demonstra-ções contábeis elaboradas com base em mensurações econômicas, devido ao fato de que toda mensuração é um processo subjetivo de aproximação da realidade, tendo como grande obstáculo a difi-culdade de entendimento do conceito de valor justo em diversos países, até mesmo onde o conceito é utilizado há mais tempo. Po-rém, o futuro mostrará que a adoção de um critério ético e a aplica-ção da “prudência” fazem realmente muita falta.

ronaldo alberto daudt, do escritório de são Paulo, exPlica o que é valor justo.

elogio

03 normativa 0403

USP ressalta atributos da HLB Audilink

Prazo para a DIPJ

a Hlb audilink ParticiPou de uma licitação Para trabalHar com a universidade de são Paulo (usP) e foi escolHida entre os concorrentes. confira Parte do relatório emitido Pela usP:

clientecliente

Fair value

esPecial 02

Avanço no mercado começa pela organização interna

emPresa do ramo alimentício que cresce no brasil e no exterior, a Piraquê Planeja suas rotinas internas com o aPoio da Hlb audilink.o valor justo depende do chamado subjetivis-

mo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações, além de um ambiente interno de elevados padrões de governança

corporativa e conduta dos executivos.

“a Hlb audilink oferece uma assessoria de alta qualidade,

influenciando em nossas práticas e gerando menos custo e mais

lucratividade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”,

diz clébio freitas lopes, gerente de administração e informática.

Desde 2008, a HLB Audilink presta serviços em auditoria contá-bil, de custo e de Tecnologia da Informação para a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê S.A., empresa com sede no Rio de Janeiro (RJ) e focada na fabricação e vendas de biscoitos, massas e margarinas para todas as classes sociais. De acordo com Clébio Freitas Lopes, gerente de Administração e Informática da Piraquê, a Hlb audilink tem sido uma par-ceira muito importante, proporcionando tranquilidade em relação às rotinas fiscais, contábeis, administrativas e tecno-lógicas. “Oferece uma assessoria de alta qualidade, influencian-do em nossas práticas e gerando menos custo e mais lucrativi-dade legal no que diz respeito a impostos e outras obrigações”, comenta. Para o gerente, a experiência dos auditores na utiliza-ção e interação com o sistema de gestão empresarial, no caso o LITHE, contratado pela Piraquê, foi fundamental para o suces-so na implantação do SPED Contábil e Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e, atualmente, SPED Fiscal. “Esse formato de consultoria proposto pela HLB Audilink é diferenciado, pois não faz só au-ditoria, também acompanha e orienta a partir da nascente de um provável problema.”

A Piraquê no mercadoFundada em 1950, a empresa conta hoje com cerca de 3.700 funcionários, espalhados entre a matriz, no Rio de Janeiro (RJ), e as filiais de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.A Piraquê tem distribuidores e representantes em todo o Brasil

e também exporta produtos para a Ásia, África, Europa e Amé-rica do Norte. “Somos atualmente líderes de mercado nos es-tados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e com crescimento constante em São Paulo e na Bahia. Possuímos uma carteira de 60 mil clientes ativos, produção mensal de 1,4 milhão de volumes (caixas) ou 42 milhões de pacotes (saquinhos) e frota própria com mais de 200 veículos”, informa.Sobre as perspectivas da Piraquê para o futuro, Clébio destaca: “Visualizamos um crescimento permanente e estrutura finan-ceira sustentável, sempre preocupados com o meio ambiente”.

Processos de qualidadeToda a produção de massas, biscoitos e margarinas é controla-da por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o produto embalado, garantindo um alto nível de higiene em todo o processo. A fábrica possui um parque gráfico pró-prio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios de controle de qualidade.

A Instrução Normativa nº 962, de 11 de agosto de 2009, da Secre-taria da Receita Federal do Brasil, dispõe sobre os prazos para a apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009. Confira os principais destaques:

Art. 1º: as pessoas jurídicas tributadas em pelo menos um dos perí-odos de apuração durante o ano-calendário de 2008, com base no lucro real, e as pessoas jurídicas imunes ou isentas deverão apre-sentar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), relativa ao ano-calendário de 2008, exercício de 2009, até o dia 16 de outubro de 2009.- § 1º O Programa Gerador da Declaração (PGD) DIPJ 2009 versão 2.0 está disponível no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, desde 17 de agosto de 2009.

“Em síntese, os signatários dos atestados emitidos pelas empresas Senac, Imbel, Amazonas e Supermercado Guanabara afirmam que a auditoria procedida pela HLB Audilink abrange folha de pagamento em sua complexidade, contemplando a aderência às legislações trabalhistas; análise detalhada da regularidade dos pagamentos; legitimidade nas contratações dos funcionários; análise da regularidade dos cadastros e de sistemas informatiza-dos, incluindo os registros em carteira profissional, apontamen-tos de bancos de horas e de cartão de ponto; cumprimento aos requisitos trabalhistas; cálculos de folha de pagamento (fiscal, tributário e social), de verbas rescisórias e demais proventos. No que concerne à qualificação dos profissionais disponibilizados, todas as empresas consultadas foram unânimes em afirmar so-

bre a expertise dos mesmos, destacando a notoriedade e a maturidade dos profissionais, visto que a maioria da equipe é formada por auditores seniores, assim como a não ocorrência de rotatividade da equipe, fato que resulta na confiabilidade e agilidade dos trabalhos realizados. Relativamente à empresa, re-latam a presteza no atendimento e seriedade dos trabalhos, não relatando ocorrências que a desabonem. Importante ressaltar que, conforme apurado, a contratação da proponente HLB Audi-link pelo Senac e pela Imbel é resultante de procedimentos licita-tórios, em que a licitante sagrou-se vencedora por ofertar preços competitivos em relação aos demais participantes, mas também qualidade técnica equivalente à de grandes empresas do ramo já contratadas pelas referidas instituições.”

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes independentes, interessadas e conhecedoras do mercado.Para os ativos que são transacionados com frequência, esse valor é facilmente determinável. Para ativos e passivos para os quais não exista um mercado ativo, o valor justo é fruto de estimativas derivadas da utilização de técnicas de avaliações, que envolvem julgamentos complexos. Com isso, o desempenho operacional é baseado em um preço teórico em um determi-nado momento e que apenas repre-senta uma oportunidade.Em termos bem simples: é substituir a informação sobre quanto custou no passado para adquirir um determinado ativo pela infor-mação de qual é o valor atual. Como o valor atual varia au-mentando ou diminuindo, isso traz volatilidade aos resultados contábeis. Quando não aplicado, as demonstrações contábeis permanecem com as informações históricas que, com o pas-sar do tempo, perdem a utilidade para o usuário mais interes-sado no valor econômico e não no valor histórico depreciado, por exemplo.A maneira de se aplicar o valor justo depende do chamado subjetivismo responsável, que requer disponibilidade, diversas informações para aplicação de metodologias de estimativas de valor justo, além de um ambiente interno de elevados pa-drões de governança corporativa e conduta dos executivos.

dúvidas no cenário mundialSobre o valor justo ou fair value usado nas normas internacionais de contabilidade, ainda existem muitas dúvidas no cenário mundial e também no Brasil. No País, ele foi introduzido pela lei nº 11.638/07 e depois corroborado pelo CPC 01 emitido pelo Comitê de Pronun-ciamentos Contábeis, em que o uso do valor justo deve ser utili-

zado em algumas situações, tais como nas combinações de negócios em que haja transferência de controle.No mundo todo, a estrutura atual da contabilidade não atende plenamente às necessidades da maioria dos usuá-rios. Por exemplo: no caso de investi-dores, os interesses não são voltados para valores históricos ou passados,

mas para os fluxos de caixa futuros, o que vem provocando o surgi-mento de uma nova teoria, assumindo que o modelo contábil de séculos deve ser substituído pelo método da avaliação dos ativos e das obrigações, com o objetivo de apresentar uma informação econômica nas demonstrações contábeis.Mais dúvidas ainda existem sobre a confiabilidade das demonstra-ções contábeis elaboradas com base em mensurações econômicas, devido ao fato de que toda mensuração é um processo subjetivo de aproximação da realidade, tendo como grande obstáculo a difi-culdade de entendimento do conceito de valor justo em diversos países, até mesmo onde o conceito é utilizado há mais tempo. Po-rém, o futuro mostrará que a adoção de um critério ético e a aplica-ção da “prudência” fazem realmente muita falta.

ronaldo alberto daudt, do escritório de são Paulo, exPlica o que é valor justo.

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

educação continuada

Portfólio

n° 162

A world organization of accounting firms and business advisers Agosto/Setembro 2009

Cliente: Piraquê Biscoitos

PÁG. 03PÁG. 02

Fair valueEntenda o significado do valor justo na contabilidade

Novos clientes- Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), do Rio de Janeiro (RJ)- Agropecuária Olival Tenório Ltda., de Maceió (AL)- Destilaria Autônoma Porto Alegre Ltda., de Maceió (AL)- Industrial Porto Rico S/A., de Maceió (AL)- Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda., de Jacareí (SP)- Sampaio Participações S/A, de São Miguel dos Campos (AL)- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ), do Rio de Janeiro (RJ)- SIM Telecomunicações S/A, de Porto Alegre (RS) - Universidade de São Paulo (USP), de São Paulo (SP)

Troca de informações

A equipe da HLB Audilink busca o aprimoramento constante. Prova disso é a prática das reuniões de edu-cação continuada, envolvendo os escritórios da em-presa em todo o Brasil. No dia 31 de ju-lho, os representantes de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) debateram so-bre contratos e construções, obrigações acessórias, demonstrações contábeis, ativos intangíveis, entre outros assuntos. Conforme explicaram na ocasião, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (no caso de software, por exemplo), docu-mentação jurídica (uma licença ou patente) ou em um filme. No mesmo dia, também se reuniram os executivos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Eles assistiram a um curso de e-learning sobre Demons-

rePresentantes dos escritórios da Hlb audilink de todo o brasil reuniram-se nas tradicionais reuniões de educação continuada.

ativos intangíveis podem ser um disco (no caso de um software), documentação jurídica (licença ou patente) ou um filme.

tração do Valor Adicionado (DVA), direto no site da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Já no dia 7 de agosto, foi a vez dos co-laboradores da HLB Audilink de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) se encontra-rem. Na pauta, foram contemplados assuntos como estoques, entidades de incorporação imobiliária, Regime Tri-butário de Transição (RTT) e Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

“O FCONT é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado, que considera os métodos e critérios contábeis aplicados pela legislação tributária e deverá ser apresentado, em meio digital, até o dia 30 de novembro deste ano, mediante a utilização de aplicativo a ser dis-ponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil”, informaram os integrantes da equipe da HLB Audilink.

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos” - Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana

“Pensamento

05 no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a HLB Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novi-dades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvi-mento, entre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a HLB Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da HLB Audilink volta-da à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) 3322-8284Fax: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefone/Fax: (51) [email protected]

reCiFe

Telefone: (81) 3465-0036Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, através dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONAL

educação continuada

Portfólio

n° 162

A world organization of accounting firms and business advisers Agosto/Setembro 2009

Cliente: Piraquê Biscoitos

PÁG. 03PÁG. 02

Fair valueEntenda o significado do valor justo na contabilidade

Novos clientes- Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), do Rio de Janeiro (RJ)- Agropecuária Olival Tenório Ltda., de Maceió (AL)- Destilaria Autônoma Porto Alegre Ltda., de Maceió (AL)- Industrial Porto Rico S/A., de Maceió (AL)- Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda., de Jacareí (SP)- Sampaio Participações S/A, de São Miguel dos Campos (AL)- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ), do Rio de Janeiro (RJ)- SIM Telecomunicações S/A, de Porto Alegre (RS) - Universidade de São Paulo (USP), de São Paulo (SP)

Troca de informações

A equipe da HLB Audilink busca o aprimoramento constante. Prova disso é a prática das reuniões de edu-cação continuada, envolvendo os escritórios da em-presa em todo o Brasil. No dia 31 de ju-lho, os representantes de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) debateram so-bre contratos e construções, obrigações acessórias, demonstrações contábeis, ativos intangíveis, entre outros assuntos. Conforme explicaram na ocasião, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (no caso de software, por exemplo), docu-mentação jurídica (uma licença ou patente) ou em um filme. No mesmo dia, também se reuniram os executivos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Eles assistiram a um curso de e-learning sobre Demons-

rePresentantes dos escritórios da Hlb audilink de todo o brasil reuniram-se nas tradicionais reuniões de educação continuada.

ativos intangíveis podem ser um disco (no caso de um software), documentação jurídica (licença ou patente) ou um filme.

tração do Valor Adicionado (DVA), direto no site da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Já no dia 7 de agosto, foi a vez dos co-laboradores da HLB Audilink de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) se encontra-rem. Na pauta, foram contemplados assuntos como estoques, entidades de incorporação imobiliária, Regime Tri-butário de Transição (RTT) e Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

“O FCONT é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado, que considera os métodos e critérios contábeis aplicados pela legislação tributária e deverá ser apresentado, em meio digital, até o dia 30 de novembro deste ano, mediante a utilização de aplicativo a ser dis-ponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil”, informaram os integrantes da equipe da HLB Audilink.

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos” - Benjamin Franklin, um dos líderes da Revolução Americana

“Pensamento