troca de comando e homenagem no tjgo

8
A Asmego busca conquistar ainda este ano a criaªo da terceira vaga de assistente de juiz e o plano de gratificaªo por exerccio de funªo administrativa para os magistrados. Para tanto, criou a Comissªo de Prerrogativas da Magistratura, que farÆ os estudos tØcnicos. PAG 3 Atuaªo institucional Aps aprovaªo em concurso pœblico, 38 novos juzes substitutos ingressaram na magistratura goiana. Pela primeira vez, as mulheres lideram o nœmero de vagas: 20. A posse foi no Tribunal e a recepªo no salªo de festas da Asmego. PAGS 6/8 JudiciÆrio ganha 38 novos juzes Nova diretoria da Esmeg vai ampliar oferta de cursos O juiz substituto em segundo grau JosØ Carlos de Oliveira assumiu o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de GoiÆs, em substituiªo ao desembargador Amaral Wilson de Oliveira, que teve o mandato encerrado. O novo diretor adiantou que pretende ampliar a oferta de cursos oferecidos e implantar ps-graduaıes em parceria com UFG e PUC GoiÆs. A meta Ø resgatar a finalidade principal da Esmeg, que Ø a formaªo e o aprimoramento dos juzes e servidores. Foto: D. Moraes Alunos, funcionÆrios e professores da Esmeg no jantar de encerramento das atividades da œltima gestªo. Na frente, de terno: Amaral Wilson (esq) e JosØ Carlos de Oliveira Fotos: Wagner Soares Os desembargadores Vtor Barboza Lenza, Leobino Valente Chaves e Beatriz Figueiredo Franco sªo os novos dirigentes do Poder JudiciÆrio em GoiÆs, empossados no dia 1” de fevereiro. Eles assumem os cargos por um perodo de 2 anos. O ex-presidente, des. Paulo Teles, foi homenageado pela Asmego e recebeu o Colar e o Diploma do MØrito Associativo. PAGS 4/5 Troca de comando e homenagem no TJGO Vice-presidente des. Leobino Valente Chaves, corregedora-geral de Justia, des“. Beatriz Figueiredo Franco e presidente des. Vtor Lenza. Abaixo: juiz `tila Amaral, presidente da Asmego, condecora des. Paulo Teles

Upload: leliem

Post on 08-Jan-2017

225 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Troca de comando e homenagem no TJGO

A Asmego busca conquistar aindaeste ano a criação da terceira vaga deassistente de juiz e o plano degratificação por exercício de funçãoadministrativa para os magistrados.Para tanto, criou a Comissão dePrerrogativas da Magistratura, que faráos estudos técnicos. PAG 3

Atuaçãoinstitucional

Após aprovação em concursopúblico, 38 novos juízes substitutosingressaram na magistratura goiana. Pelaprimeira vez, as mulheres lideram onúmero de vagas: 20. A posse foi noTribunal e a recepção no salão de festas

da Asmego. PAGS 6/8

Judiciário ganha38 novos juízes

Nova diretoria da Esmegvai ampliar oferta de cursos

O juiz substituto em segundo grau José Carlos de Oliveira assumiu ocargo de diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás, emsubstituição ao desembargador Amaral Wilson de Oliveira, que teve omandato encerrado. O novo diretor adiantou que pretende ampliar a ofertade cursos oferecidos e implantar pós-graduações em parceria com UFG ePUC Goiás. A meta é resgatar a finalidade principal da Esmeg, que é aformação e o aprimoramento dos juízes e servidores.

Foto: D. Moraes

Alunos, funcionários e professores da Esmeg no jantar de encerramento das atividadesda última gestão. Na frente, de terno: Amaral Wilson (esq) e José Carlos de Oliveira

Fotos: Wagner Soares

Os desembargadores Vítor

Barboza Lenza, Leobino Valente Chaves

e Beatriz Figueiredo Franco são os

novos dirigentes do Poder Judiciário em

Goiás, empossados no dia 1º de

fevereiro. Eles assumem os cargos por

um período de 2 anos. O ex-presidente,

des. Paulo Teles, foi homenageado pela

Asmego e recebeu o Colar e o Diploma

do Mérito Associativo. PAGS 4/5

Troca de comando e homenagem no TJGOVice-presidente des.Leobino Valente Chaves,corregedora-geral de Justiça,desª. Beatriz Figueiredo Francoe presidente des. Vítor Lenza.Abaixo: juiz Átila Amaral,presidente da Asmego,condecora des. Paulo Teles

Page 2: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO2 2 2 2 2 | Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 www.asmego.org.br [email protected]

Pauta institucionalEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

A Diretoria Institucional e Legislativa vem apresentar uma pauta de assuntosinstitucionais referentes às prerrogativas e garantias da magistratura goiana com ofim de iniciar um amplo e salutar debate sobre os seguintes temas: a criação degratificações para a ocupação de funções administrativas por magistrados (Diretoriade Foro, Presidência de Comissões, Presidência de Câmaras/Seções, etc); a criaçãodo terceiro cargo de assistente ou conciliador de juiz; a adequação e aprimoramentona forma dos requerimentos de promoção/remoção com a sua informatização eorganização da documentação necessária, agilizando o tempo de votação dos pedidose a regularização e adequação da situação fática e jurídica dos Juízes Substitutos.

De imediato a Diretoria está criando a Comissão de Prerrogativas daMagistratura e serão utilizados todos os meios institucionais e judiciais para apreservação das garantias da magistratura. A referida Comissão irá zelar e trabalharána defesa incansável dos Direitos e Prerrogativas dos Magistrados afastando toda equalquer tentativa de intimidação ou controle da liberdade de convencimento domagistrado. Ainda, irá desenvolver medidas para resgatar o respeito e a dignidadeda magistratura, bem como apoiar e auxiliar diretamente a AMB por meio do Vice-Presidente Jerônymo Pedro Villas Boas nas questões institucionais junto ao CongressoBrasileiro.

A Diretoria pretende promover uma completa pesquisa com todos os associadoscom a finalidade de conhecer as maiores angústias da magistratura goiana paraadequar e promover novas metas a serem buscadas durante o ano de 2011. Paraimplemento das metas será essencial a participação de todos os colegas. Por meio deemail institucional e pelo telefone poderão os colegas entrar em contato diretamentecom a Comissão de Prerrogativas e com a Diretoria, ou mesmo pessoalmente naASMEGO. As decisões e as medidas tomadas pela Diretoria serão sempre comunicadasaos associados demonstrando a transparência e o compromisso com o Associado ecom a Magistratura.

Aproveitamos a oportunidade para externar nosso respeito por todos osAssociados e convidá-los para construir uma Magistratura Forte, Independente eAtuante.

Um abraço aos Colegas,

O governador MarconiPerillo esteve com o presidenteda Asmego, Átila NavesAmaral, no dia 8 de fevereiro,na sede da associação. A visita,a primeira depois de ogovernador ter assumido ocomando do Estado, tevecaráter institucional. Marconiconversou com o presidente ecom os diretores João BatistaFagundes (financeiro) eRoberto Horácio Rezende (clube e pousadas) sobre seus planos e propostas degoverno. Os dirigentes da associação se colocaram à disposição para colaborarcom os projetos do governador.

Governador visita diretoria da Asmego

Levine Raja Gabaglia ArtiagaDiretor Institucional e Legislativo da ASMEGO

Foto: Assessoria de Imprensa - Asmego

Page 3: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 ||||| 33333www.asmego.org.br [email protected]

Foto: Aline Caetano

INSTITUCIONALINSTITUCIONALINSTITUCIONALINSTITUCIONALINSTITUCIONAL

SEGURANÇAAsmego protocolou expediente no TJGOpedindo medidas concretas para criaçãode uma guarda permanente nos Fórunsda capital e interior, a fim de garantir asegurança dos magistrados e servidores.

FUTEBOL

Diretoria de Esportes promove treinos semanais de futebol no CentroEsportivo Paulo Nunes, toda terça-feira, entre 18h e 20h, visando ocampeonato regional da AMB, no mês de abril.

COMISSÃOAsmego quer indicar um dos membros da Comissão de Estudo paraAprimoramento das Turmas Recursais, que tem a finalidade deadequar e aprimorar o funcionamento das turmas em Goiás.

PRERROGATIVASPresidente Átila Naves nomeou para integrar a Comissão de Prerrogativasda Magistratura os associados Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa, Vaneskada Silva Baruki, Rodrigo de Melo Brustolin, Reinaldo de Oliveira Dutra,Patrícia Machado Carrijo e Sílvio Jacinto Pereira.

REVOGAÇÃOAsmego pediu ao presidente do TJGO que reconsidere a decisão querevogou a instalação do 9º Juizado Especial de Goiânia, do 10º JuizadoEspecial de Goiânia e da 16ª Vara Cível de Goiânia.

Criação de cargo do 3º assistente dejuiz e a gratificação administrativa

�A área institucional éprioridade absoluta�, com essafrase o presidente da Asmego,Átila Amaral, resumiu as metasda associação para os próximos11 meses. O presidente afirmouque as duas principais deman-das para este ano são: luta pelacriação da 3ª vaga de assistentede juiz e instituição de um planode gratificação por exercício defunção administrativa para osmagistrados.

Pensando nesses objeti-vos, foi criada a Comissão dePrerrogativas da Magistraturacujos membros ficarão encarre-gados de promover todas asmedidas necessárias à preserva-ção e garantia dos direitos eprerrogativas profissionais, emespecial a independência noexercício da magistratura.

No âmbito cultural, aAsmego promoverá neste ano,no mês de junho, um semináriocom a programação voltadapara a discussão da gestão noPoder Judiciário. No segundosemestre, em setembro, será re-

Diretor Institucional Levine Artiaga e presidente da Asmego,Átila Amaral: foco na defesa dos interesses dos juízes

alizado o X Congresso Estadualda Magistratura com a discussãode temas pertinentes à classe eabertura para o debate das ques-tões relacionadas à atuação dosjuízes.

Outros eventos tambémserão realizados durante o anovisando à confraternização en-tre os associados. Em abril será

realizada a Festa dos Aniversa-riantes do primeiro semestre,em junho será a vez da tradicio-nal Festa Junina da Asmego. Nosegundo semestre será realiza-da mais uma Festa dos Aniver-sariantes, no mês de setembro;e em dezembro, a já esperadaConfraternização de Final deAno.

O presidente Átila afirmouainda que pretende avançar nacomunicação com os associa-dos. �Vamos continuar a inves-tir na comunicação por meio dosite, que já é muito visitado e dojornal O MAGISTRADO. Quere-mos também consolidar a publi-cação do Suplemento Culturalque tem tido uma boareceptividade�.

Em relação ao lazer, o pre-sidente adiantou que pretendefirmar convênios com a Secre-taria de Esportes e Lazer, Par-que da Criança e Polícia Militarpara viabilizar a construção deum campo society nos fundos dasede administrativa da Asmego.A partir daí, seria dado início aoprojeto de construção de umaárea de convivência na associa-ção. Até lá, os associados pode-rão utilizar as dependências doclube da Associação Atlética doBanco do Brasil (AABB), emGoiânia, sem nenhum custo. Oconvênio entre as duas associa-ções foi firmado no início destemês.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás contacom três novos desembargadores desde o final dejaneiro. São eles: Francisco Vildon José Valente, AmaralWilson de Oliveira e José Paganucci Júnior.

O primeiro foi promovido com pontuação máximapor merecimento, e o segundo, eleito pelo critério deantiguidade. Também por antiguidade foi escolhidoJosé Paganucci, que veio do 2º Juizado Cível deItumbiara.

Três novos desembargadores

Amaral Wilsonde Oliveira

José PaganucciJúnior

Francisco VildonJosé Valente

Page 4: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO4 4 4 4 4 | Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 www.asmego.org.br [email protected]

JUDICIÁRIOJUDICIÁRIOJUDICIÁRIOJUDICIÁRIOJUDICIÁRIO

Quais serão as prioridades neste início de mandato?Pretendemos adotar formas mais modernas de gestão pública,combinando eficiência e eficácia, para que sejam alcançadasvárias metas no intuito de melhorar, de forma efetiva, aprestação jurisdicional. A consolidação do Processo JudicialDigital (Projudi) para que a médio prazo tenhamos o processototalmente virtualizado é uma das minhas prioridades.Atualmente tramitam na JustiçaEstadual 1,3 milhão processos, dosquais 250 mil já são por meioeletrônico. A redução na taxa decongestionamento dos juizadosespeciais de 70% para 22% com acriação de 91 vagas para juízes leigos, aconstrução do Fórum Cível da capital,que abrigará 60 varas e terá 12andares; a elevação do número dedesembargadores de 35 para 50, alémda conclusão dos 44 fóruns iniciados eprojetados.

Quais mudanças a contratação de 91 juízes leigos paraos Juizados Especiais trará para o Judiciário goiano?Cada juizado contará com o auxílio permanente de um juizleigo, ou seja, um bacharel em Direito designado por meio deseleção pública, que terá a responsabilidade de instruir e ouviras partes e testemunhas, além de expedir um laudo, que terá amesma validade de uma decisão judicial caso seja aprovado

Gestão modernaé o objetivo do

novo presidenteO desembargador Vítor

Barboza Lenza foi empossadopresidente do TJGO, no dia 1º defevereiro, ao lado dodesembargador Leobino ValenteChaves, que assumirá a vice-presidência e da desembargadoraBeatriz Figueiredo Franco,corregedora-geral da Justiça.

Ao falar sobre os seusplanos e expectativas durante aposse, Lenza afirmou quepretende colocar em prática

técnicas de gestão da iniciativaprivada ressaltando que asdecisões serão tomadas emconjunto. �Aplicarei formasmodernas de gestão aliadas aorigor com os custos do Judiciário,suprimindo, assim, gastosdesnecessários. Essas decisõesserão tomadas de formacompartilhada, juntamente como vice-presidente�.

Entre as metas citadas porLenza para o próximo biênio es-

Des. Vítor Lenza toma posse na presidência do TJGO

Ao MAGISTRADO o novo presidente adiantou os planos e metas para o Judiciário e também falousobre a relação entre Asmego e Tribunal de Justiça.

pelo magistrado titular. O juiz leigo terá a missão de ajudar adesafogar a pauta, geralmente prevista para 60 ou 90 dias,dependendo do caso.

O Sistema de Processo Judicial Digital (Projudi) é alvoconstante de reclamações por parte de juízes eadvogados. O que o TJ fará para aprimorá-lo?

Em primeiro lugar é preciso verificar a procedênciadessas reclamações, pois os benefícios inerentes davirtualização dos processos, tanto no 1º quanto no2º grau, são inquestionáveis. Nesse sentido, aOuvidoria-Geral da Justiça recebe uma média de 2a 3 reclamações por mês, todas referentes àdificuldade de adaptação ao sistema, nunca comrelação à sua eficácia. Hoje o Projudi funciona emtodas as Varas de Família, de Fazenda Pública eJuizados da capital e está implantado em 104comarcas. As estatísticas mostram que após suaimplantação o tempo relativo ao trâmite processualteve uma redução de até 50%.

De que forma o senhor pretende conduzir o diálogoentre Asmego e Presidência do Tribunal de Justiça?Os Poderes constituídos atuam de forma independente, masharmônica, assegurando a ordem jurídica e a paz social. Comrelação à nossa Asmego, postulante sempre presente aosanseios classistas, manterei diálogo respeitoso objetivandoprontas soluções.

tão: intensificação e consolidaçãodo Projudi; construção do FórumCível de Goiânia, que abrigará 60Varas; seleção pública paracontratação de 91 juízes leigos queatuarão nos Juizados Especiais;elevação do número de

desembargadores para 50 e aconclusão das obras dos fóruns jáiniciadas, no interior do Estado.Vítor Barboza Lenza presidirá oTJGO por 13 meses, até comple-tar 70 anos, idade em que se apo-sentará compulsoriamente.

Foto: Wagner Soares

�VAMOS REDUZIR

A TAXA DE

CONGESTIONAMENTO

DOS JUIZADOS

ESPECIAIS

DE 70% PARA 22%�

Vítor Barboza Lenza

Page 5: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 ||||| 55555www.asmego.org.br [email protected]

Nova Estrutura Judiciária

Diretor-geral do TJGO: Stenius Lacerda Bastos

Secretário-geral da Presidência: Fernando Sousa Chaves

Diretor do Foro de Goiânia: Donizete Martins de Oliveira

Juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça:

Carlos Magno Rocha da Silva

Carlos Elias da Silva

Wilson Dias da Silva

Juízes-auxiliares da Presidência:

Aureliano Albuquerque Amorim

Márcio de Castro Molinari

Dioran Jacobina Rodrigues

A Associação dos Magis-trados do Estado de Goiás (As-mego) concedeu no dia 1º de fe-vereiro, a primeira ComendaColar do Mérito Associativo aodesembargador e agora ex-pre-sidente do Tribunal de Justiça doEstado de Goiás (TJGO), PauloTeles. A homenagem foi presta-da logo após o início da soleni-dade de posse do novo presiden-te do Tribunal, desembargadorVítor Barboza Lenza.

Paulo Teles recebeu dasmãos do presidente Átila Amaralo Colar e o Diploma do MéritoAssociativo em retribuição àssuas contribuições como movimento classistae com o fortalecimentoda magistratura goiana.O associado Orimar deBastos, escolhido parafalar em nome da clas-se, elogiou a gestão doex-presidente e sua pre-ocupação em aproxi-mar a Justiça da comu-nidade. �Efetivou umarevolução na figura dojuiz ao levar a Justiçapara a praça, mostrouque o juiz não precisa ser intocá-vel e sim justo�.

Ao discursar, Paulo Teles

Asmego concede Colar doMérito Associativo a Paulo Teles

agradeceu a homenagem conce-dida pela associação. �Recebo

com humildadeessa homenagemdos meus cole-gas que se agi-ganta ainda maispor ser a primei-ra comenda con-cedida pela As-mego�. Logo de-pois, o ex-presi-dente elogiou otrabalho dos ma-gistrados quep a r t i c i p a r a mdas várias inicia-

tivas promovidas pelo Tribunalde Justiça, ao longo de sua ges-tão, como os mutirões carcerári-

os, previdenciários e o projetoJustiça Ativa.

A criação da honraria foiaprovada pelos diretores da As-mego, em reunião extraordináriarealizada no dia 3 de janeiro.Além do Colar do Mérito Associa-tivo, também foi criadaa comenda Medalha doMérito Associativo.

De acordo com opresidente Átila Amaralas comendas foram cri-adas para prestar umreconhecimento às pes-soas que contribuemcom o movimento asso-ciativo e com as causasda magistratura. �Ashonrarias foram cria-

Foto: Wagner Soares

Diploma do Mérito Associativo concedidopela Asmego ao des. Paulo Teles

Desembargador Paulo Teles com o diploma e acomenda Colar do Mérito Associativo entreguespelo presidente da Asmego, Átila Naves Amaral

Orimar de Bastos fala aos presentes sobre ahonraria concedida ao des. Paulo Teles

Fotos: Wagner Soares

das para homenagear aquelesque se destacam no movimentoclassista. É uma forma de ressal-tarmos os méritos daqueles queestão em defesa das nossas ques-tões institucionais e associati-vas�, explicou.

�NÃO TIVE

APENAS AMIGOS

JUÍZES,

CAMINHEI AO

LADO DE

VERDADEIROS

IRMÃOS�

des. Paulo Teles

Des. Vítor Lenza assina termo de posse ao assumir a presidência do TJGO

Page 6: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO6 6 6 6 6 | Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 www.asmego.org.br [email protected]

POSSEPOSSEPOSSEPOSSEPOSSE

Fotos: Wagner Soares

Aprovados no 54º concurso para juiz substituto do Poder Judiciário goiano, 38 novos juízes ingressaram na magistratura no dia8 de janeiro, em solenidade de posse no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Entre os aprovados há representantes da Bahia,

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.Ao todo, são 20 juízas e 18 novos juízes. Confira abaixo quem são eles:

Conheça os novos magistrados

Alessandro Luizde Souza

Alex AlvesLessa

Aline Freitas daS i l v a

Ana Paula deLima Castro

Ana PaulaVillas Boas

Bianca MeloCintra

Carlos GustavoFernandes de

Morais

Christ ianaAparecida

Nasser Saad

Adriana Mariados Santos

V i v i a nMartins Melo

Cláudia Silviade Andrade

Diego CustódioBorges

EduardoCardoso

Gerhardt

Eduardo PerezOl ive ira

Fábio ViníciusGorni Borsato

Flávia MoraisNagato de

Araújo Almeida

GabrielConsigliero

Lessa

Gui lhermeSarri Carreira

Hanna LídiaRodrigues Paz

Cândido

Ítala Maria deNazaré Braga

Moura

Joyre CunhaSobrinho

LucianeCristina Duarte

dos Santos

Luciano Borgesda Silva

MárcioMorroneX a v i e r

Nina Sá Araújo

NunziataStefania

Valenza Paiva

Patríc iaMachadoCarri jo

RaquelFratantonio

Perini

Raul BatistaLeite

Sílvio JacintoPereira

Sthella deCarvalho Melo

Sylvia AmadoPinto Monteiro

TatianneMarcella Mendes

Rosa Borges

ThiagoBrandão Boghi

ThiagoC r u v i n e l

Santos

Thiago Bertuolde Oliveira

Thiago SoaresCastellianoLucena de

Castro

Tiago Luiz deDeus Costa

Bentes

Page 7: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 ||||| 77777www.asmego.org.br [email protected]

JUSTIÇA TERAPÊUTICAJUSTIÇA TERAPÊUTICAJUSTIÇA TERAPÊUTICAJUSTIÇA TERAPÊUTICAJUSTIÇA TERAPÊUTICA

Grupo ensina como tratarinfrator usuário de drogas

Juíza Maria Umbelina, idealizadorado programa Justiça Terapêutica

Foto: Assessoria de Imprensa - ASMEGO

Em outubro do ano passa-do, o Grupo Permanente deMonitoramento, Acompanha-mento e Aperfeiçoamento doSistema Carcerário, integradopor juízes das Varas Criminais doTJGO, deu início à implantaçãodo programa Justiça Terapêuti-ca. O programa, cujo objetivo éoferecer tratamento psicológicoe psiquiátrico ao infrator usuá-rio de drogas, atende, atualmen-te, 72 pessoas. Pensando naampliação desse número, a co-ordenação do programa realiza-rá no dia 18 de março, um cursode capacitação em Justiça Tera-pêutica, voltado para os juízes,

promotores de Justiça, servido-res da área criminal e para pro-fissionais de saúde.

O curso será realizado naAsmego durante todo o dia econtará com a presença do pre-sidente da Associação Nacionalde Justiça Terapêutica, procura-dor de Justiça do Rio Grande doSul, Ricardo de Oliveira Silva, eprofissionais de vários Estadosque relatarão suas experiênciascom o programa. O objetivo éapresentar os benefícios do pro-jeto, divulgar a forma de aplica-ção e ainda possibilitar o debatesobre a implantação da JustiçaTerapêutica em Goiás.

Programa vai além da reinserção socialIdealizado pela juíza Ma-

ria Umbelina Zorzetti, da 12ªVara Criminal de Goiânia, o pro-grama atende ao Provimento nº04 do Conselho Nacional de Jus-tiça (CNJ), de 26 de abril do anopassado, que dispõe sobre a efi-cácia e o bom de-sempenho da ativi-dade judiciária naimplantação dasatividades de aten-ção e de reinserçãosocial de usuáriosou dependentes dedrogas. Em Goiás,no entanto, o pro-grama não se res-tringe aos infrato-res inclusos no ar-tigo 28, da Lei de Drogas, comodetermina o CNJ. �É mais amploporque abarca também pessoasque cometeram outros delitos,nos quais foi observado pelo juizum possível vínculo entre o de-

lito cometido e o uso abusivo deálcool ou outras drogas�, expli-ca a juíza.

Maria Umbelina esclareceque para consolidar o programa,alguns desafios devem ser supe-rados. �Inicialmente, seria neces-

sário um aumentono número de ser-vidores do PoderJudiciário nas áre-as de psicologia, as-sistência social, psi-quiatria e pedago-gia, seja através deconcurso públicoou nomeações emcargo comissiona-do�. Também é es-sencial, segundo a

juíza, a parceria com outros seg-mentos buscando convênios paraaumentar o quadro destes profis-sionais e permitir que o progra-ma chegue às comarcas do interi-or do Estado.

Após aceitarem a inter-venção terapêutica, em audiên-cia nos Juizados Especiais Crimi-nais ou nas Varas Criminais, osbeneficiários são encaminhadosà Divisão de Assistência Judicial(DIAJ). Inicialmente são atendi-dos pelo Grupo de Acolhimen-to, coordenado por uma psicó-loga e uma assistente social,nesse momento é agendada a pri-meira entrevista para avaliação.Nas entrevistas, a equipemultidisciplinar identifica o per-fil sócio-econômico da pessoa,suas relações familiares e aspec-tos relacionados ao uso de dro-gas. Ao término das entrevistasé elaborado um relatório infor-mando sobre a conveniência de

As condiçõespara participardo tratamento

O ex-dependente quími-co, G.T.A., 31, vive atualmen-te em uma comunidade tera-pêutica, como são chamadas asinstituições de tratamento vin-culadas ao programa. Apóscometer um crime motivadopelo uso de drogas, ficou pre-

inserí-la, ou não, no programa ese há necessidade de encami-nhando para tratamento em ins-tituição especializada.

A partir do momento emque o infrator é admitido noprograma ele passa a freqüentaras reuniões dos grupos. Os Gru-pos de Reflexão, realizadosquinzenalmente, têm cunho di-dático-terapêutico e abordamtemas relativos às drogas: pre-juízos, tratamento, prevenção,violência e auto-estima. Caso obeneficiário não possa compa-recer às reuniões, há a possibili-dade de se realizar um atendi-mento individual.

�Só prender não reeduca ninguém�, diz ex-dependente químicoso por quatro meses e agoraestá em liberdade provisória.Guilherme freqüenta as reuni-ões desde dezembro do anopassado. �Eu fui encaminhadopelo juiz e aceitei fazer parte doprograma porque quero mu-dar. Nós ex-dependentes quí-

micos somos doentes e preci-samos de tratamento�, afir-mou.

Segundo Guilherme, asreuniões são importantes porpossibilitarem o autoconheci-mento e o resgate da auto-esti-ma. Geralmente, os participan-

tes falam sobre o cotidiano nascomunidades e trabalham naidentificação de valores. �O pro-grama é fundamental porque sóprender não significa que a pes-soa será reeducada, jogar nospresídios não é reeducar, pren-der não é reeducar�.

�����O SERVIÇOO SERVIÇOO SERVIÇOO SERVIÇOO SERVIÇO

PSICOSSOCIALPSICOSSOCIALPSICOSSOCIALPSICOSSOCIALPSICOSSOCIAL

DO JUDICIÁRIODO JUDICIÁRIODO JUDICIÁRIODO JUDICIÁRIODO JUDICIÁRIO

PRECISA SERPRECISA SERPRECISA SERPRECISA SERPRECISA SER

AMPLIADO PAMPLIADO PAMPLIADO PAMPLIADO PAMPLIADO PARAARAARAARAARA

AAAAATENDER TTENDER TTENDER TTENDER TTENDER TODODODODODASASASASAS

AS COMARCAS�AS COMARCAS�AS COMARCAS�AS COMARCAS�AS COMARCAS�

Page 8: Troca de comando e homenagem no TJGO

O MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADOO MAGISTRADO8 8 8 8 8 | Goiânia, janeiro/fevereiro 2011 www.asmego.org.br [email protected]

FESTFESTFESTFESTFESTAAAAA

Asmego recepciona novos associadosFotos: D. Moraes

A Asmego deu boas-vindas aos juízesrecém-chegados à magistratura por meiode um jantar, realizado no salão social daassociação, no dia 1º de fevereiro. Os 38magistrados, empossados no dia 8 dejaneiro, aproveitaram a oportunidade paraconfraternizar com suas famílias e tambémpara conhecer os novos colegas deprofissão.

Cristian Bataglia, Gabriel Lessa, Wilton Müller,Átila Amaral e Carlos Gustavo Morais

Patrícia Carrijo, Ana Paula Villas Boas,Tatianne Rosa Borges e Nina Sá Araújo

Cláudia Sílvia de Andrade e esposo

Gilberto Marques Filhoe Rubinéa Avilar Marques

Lília Mônica Borges e Carlos Escher

Francisco Vildon Valentee Cely Lopes Valente

Wilton Müller Salomão dáboas-vindas aos novos juízes

Luciano da Silva, Adriana dos Santos, FábioVinícius Borsato e Thiago Cruvinel Santos

Luciano Borges da Silva e família

Adriana Maria dos Santos e sua mãeOscarina Maria dos Santos

Tatianne Rosa Borges e família Patrícia Machado Carrijo e esposo

Thiago Soares de Castro, Alex Lessa,Vívian Melo e André Lacerda

Márcio Xavier, Gilmar Coelho e Diego Borges