tributario abril 2008

28
2 - Leia cuidadosamente cada questão proposta e faça o que lhe é solicitado, À TINTA - azul ou preta – nas folhas pautadas anexas. 3 - NÃO SE IDENTIFIQUE – COM O NOME OU NÚMERO DA OAB – EM NENHUMA DAS PÁGINAS DESTE CADERNO, NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expressão que possibilite a identificação do candidato será anulada e a ela será atribuída a nota 0 (zero). 4 - Será permitida a consulta a legislação, livros de doutrinas e repertório de jurisprudência, vedado, porém, o porte ou utilização de obras que contenham formulários e modelos de peças profissionais, caderno de notas e apostilas, livros de perguntas e respostas, bem como fotocópia de qualquer natureza. 5 - Não serão fornecidas folhas complementares, sendo proibido seu uso. 6 – Não serão avaliadas as respostas das questões ou redação da Peça Profissional elaboradas fora do local destinado. 7 - Folhas para rascunho ao final da prova. DIREITO TRIBUTÁRIO 1 - Este caderno contém a Prova Prático - Profissional, composta de duas partes: 1ª Parte: Redação da peça profissional Valor: 5,0 (cinco) pontos 2ª Parte: Resposta a 05 (cinco) questões práticas Valores: Questão 1: 1,0 (um) ponto. Questão 2: 1,0 (um) ponto. Questão 3: 1,0 (um) ponto. Questão 4: 1,0 (um) ponto. Questão 5: 1,0 (um) ponto. FAÇA LETRA LEGÍVEL. DURAÇÃO DA PROVA: CINCO HORAS SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO MINAS GERAIS PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL CADERNO - DIREITO TRIBUTÁRIO PARA USO DA OAB Examinador Nota Extenso Rubrica do Examinador COMENTÁRIOS Raciocínio jurídico: Fundamentação e sua consistência: Capacidade de interpretação e exposição: Correção gramatical: Técnica profissional: Nota da Peça: Nota Questão 1: Nota Questão 2: Nota Questão : Nota Questão 4: Nota Questão 5: 3 EXAME DE ORDEM - AGOSTO 2008 - 2ª FASE DIREITO TRIBUTÁRIO Outros Comentários: ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO MINAS GERAIS EXAME DE ORDEM - AGOSTO 2008 - 2ª FASE Ótimo Bom Regular Fraco Ótimo Bom Regular Fraco Ótimo Bom Regular Fraco Ótimo Bom Regular Fraco Ótimo Bom Regular Fraco

Upload: caarruda

Post on 29-Jul-2015

83 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tributario Abril 2008

2 - Leia cuidadosamente cada questão proposta e faça o que lhe é solicitado, À TINTA - azul ou preta – nas folhas pautadas anexas.

3 - NÃO SE IDENTIFIQUE – COM O NOME OU NÚMERO DA OAB – EM NENHUMA DAS PÁGINAS DESTE CADERNO, NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expressão que possibilite a identificação do candidato será anulada e a ela será atribuída a nota 0 (zero).

4 - Será permitida a consulta a legislação, livros de doutrinas e repertório de jurisprudência, vedado, porém, o porte ou utilização de obras que contenham formulários e modelos de peças profissionais, caderno de notas e apostilas, livros de perguntas e respostas, bem como fotocópia de qualquer natureza.

5 - Não serão fornecidas folhas complementares, sendo proibido seu uso.

6 – Não serão avaliadas as respostas das questões ou redação da Peça Profissional elaboradas fora do local destinado.

7 - Folhas para rascunho ao final da prova.

DIREITO TRIBUTÁRIO1 - Este caderno contém a Prova Prático - Profissional, composta de duas partes:

1ª Parte: Redação da peça profissionalValor: 5,0 (cinco) pontos

2ª Parte: Resposta a 05 (cinco) questões práticasValores: Questão 1: 1,0 (um) ponto. Questão 2: 1,0 (um) ponto. Questão 3: 1,0 (um) ponto. Questão 4: 1,0 (um) ponto. Questão 5: 1,0 (um) ponto.

FAÇA LETRA LEGÍVEL.DURAÇÃO DA PROVA: CINCO HORAS

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILSEÇÃO MINAS GERAIS

PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL

CADERNO - DIREITO TRIBUTÁRIO

PARA USO DA OAB

Examinador

Nota ExtensoRubrica doExaminador

COMENTÁRIOS

Raciocínio jurídico:

Fundamentação e sua consistência:

Capacidade de interpretação e exposição:

Correção gramatical:

Técnica profissional:

Nota da Peça:

Nota Questão 1:

Nota Questão 2:

Nota Questão :

Nota Questão 4:

Nota Questão 5:

3

EXAME DE ORDEM - AGOSTO 2008 - 2ª FASE

DIREITO TRIBUTÁRIO

Outros Comentários:

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILSEÇÃO MINAS GERAIS

EXAME DE ORDEM - AGOSTO 2008 - 2ª FASE

Ótimo

Bom

Regular

Fraco

Ótimo

Bom

Regular

Fraco

Ótimo

Bom

Regular

Fraco

Ótimo

Bom

Regular

Fraco

Ótimo

Bom

Regular

Fraco

Page 2: Tributario Abril 2008

ATENÇÃO:

A ÉTICA E A HONESTIDADE SÃO INDISPENSÁVEIS AO

EXERCÍCIO DA ADVOCACIA.

A TENTATIVA DE COLA SERÁ EXEMPLARMENTE PUNIDA.

CEO/OAB/MG

Ordem dos Advogados do BrasilSeção Minas Gerais

Comissão de Exame de Ordem

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 3: Tributario Abril 2008

EXAME DE ORDEMAGOSTO/ 2008

2ª ETAPA

DIREITO TRIBUTÁRIO

PEÇA PROFISSIONAL

A Congregação Religiosa Irmãos na Fé possui vários imóveis situados no Município de Belo Horizonte. Alguns desses bens são utilizados pela própria instituição religiosa, que além da divulgação da fé cristã, presta serviços de assistência social, sem fins lucrativos, observando os requisitos estabelecidos pelo artigo 14 do CTN.

Em dezembro de 2005, tendo em vista o custo de manutenção de alguns imóveis, a Congregação houve por bem aluga-los a terceiros.

Todo o valor auferido pela entidade relativo aos aluguéis é totalmente reinvestido

nos objetivos sociais, concernentes à assistência social a idosos.

Não obstante esse fato, o Município de Belo Horizonte autuou a Congregação Religiosa Irmãos na Fé, exigindo o IPTU relativo aos imóveis alugados a terceiros, sob o argumento de que os mesmos eram utilizados para fins que não se relacionavam com os objetivos sociais da entidade.

O Sr. Fiscal fundamentou a sua autuação no disposto na Lei Municipal n. 10.000/2000. De acordo com esse diploma legal, para que as entidades de assistência social sejam imunes ao IPTU, faz-se necessário que todos os seus bens imóveis sejam utilizados considerando os objetivos institucionais. Nos termos da referida lei municipal, o aluguel a terceiro tem o condão de desconstituir a imunidade tributária relativa ao patrimônio da entidade.

A Congregação apresentou recurso administrativo contra a autuação em questão, não logrando êxito na esfera administrativa.

Diante desse contexto, na qualidade de advogado da Congregação Religiosa Irmãos na Fé tome as medidas judiciais cabíveis, visando desconstituir o débito em questão.

3DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 4: Tributario Abril 2008

4

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 5: Tributario Abril 2008

5

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 6: Tributario Abril 2008

6

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 7: Tributario Abril 2008

7

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 8: Tributario Abril 2008

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

8DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 9: Tributario Abril 2008

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

PEÇA PROFISSIONAL

9DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 10: Tributario Abril 2008

10

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

QUESTÃO PRÁTICA

1ª QUESTÃO: José exerceu a função de diretor da empresa Boa Sorte Ltda. durante o período de abril de 2000 a setembro de 2005. Pouco depois de deixar o cargo, a sociedade foi autuada pelo não recolhimento do Imposto de Renda relativo a fatos geradores ocorridos nos anos 2003 e 2004. O auto de infração fora lavrado em maio de 2006 e foi definitivamente julgado na esfera administrativa em outubro de 2007, após a apresentação de defesa da autuada. Em seguida, a Fazenda Nacional moveu execução fiscal contra a sociedade, seus sócios e diretores. Sr. José recebeu, há 10 (dez) dias, a visita de um oficial de justiça, que o intimou da penhora de bens de sua propriedade para pagamento da dívida.

Importante mencionar que a empresa continuou exercendo as suas atividades normalmente. Diante do ocorrido pergunta-se:

a) O procedimento adotado pelo Fisco Federal está correto, tendo em vista o entendimento do STJ a respeito da matéria?Fundamente.

b) A responsabilidade tributária dos sócios pelas dívidas da empresa, se por ventura existente, é proporcional à participação no capital social? Fundamente.

RESPOSTA QUESTÃO PRÁTICA

1)

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 11: Tributario Abril 2008

11

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 12: Tributario Abril 2008

12

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

QUESTÃO PRÁTICA

2ª QUESTÃO: Os serviços relativos aos provedores de acesso à internet devem ser tributados pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e Transporte (ICMS) de competência dos Estados ou pelo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de competência dos Municípios? Justifique sua resposta.

RESPOSTA QUESTÃO PRÁTICA

2)

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 13: Tributario Abril 2008

13

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 14: Tributario Abril 2008

14

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

QUESTÃO PRÁTICA

3ª QUESTÃO: O Estado de Minas Gerais criou imposto novo, cujo fato gerador é a venda de sacolas de plástico para embalagem, dispondo que o produto de sua arrecadação seria utilizado para o financiamento de medidas de preservação do meio ambiente. Os vendedores de embalagens plásticas foram eleitos como contribuintes do referido imposto, uma vez que as embalagens plásticas são nocivas ao meio ambiente. Sendo assim, pergunta-se:

a) Analisando todos os elementos que constituem a norma tributária em questão, independentemente de sua constitucionalidade ou inconstitucionalidade, qual a natureza jurídica específica do tributo instituído pelo Estado de Minas Gerais? Fundamente.

b) A instituição do tributo em questão, mostra-se constitucional? Fundamente.

RESPOSTA QUESTÃO PRÁTICA

3)

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 15: Tributario Abril 2008

15

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 16: Tributario Abril 2008

16

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

QUESTÃO PRÁTICA

4ª QUESTÃO: A Receita Federal do Brasil autuou determinado contribuinte exigindo a contribuição sobre a folha de salários (art. 195, I, a, CF/88), sob o argumento de que os representantes comerciais contratados pela empresa devem ser tributados como se fossem empregados, tendo em vista a similaridade entre as duas funções. Diante desse fato, os Fiscais calcularam a contribuição sobre os valores pagos aos representantes comerciais, como se essas verbas tivessem natureza salarial.

A esse respeito, pergunta-se:

a) De acordo com as normas gerais de direito tributário, é legítima a exigência acima descrita? Fundamente.

b) A lei tributária, para fins de incidência da contribuição sobre a folha de salários, poderia equiparar o valor auferido pelos representantes comerciais (autônomos) aos salários? Fundamente.

RESPOSTA QUESTÃO PRÁTICA

4)

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 17: Tributario Abril 2008

17

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 18: Tributario Abril 2008

18

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

QUESTÃO PRÁTICA

5ª QUESTÃO: O ministro Felix Fischer, ao julgar o Hábeas Corpus n. 83292, proferiu decisão, que foi acompanhada pelos demais membros da 5ª Turma do STJ, no seguinte sentido: “Segundo a orientação jurisprudencial firmada nesta Corte e no Pretório Excelso, é possível a tributação sobre rendimentos auferidos de atividade ilícita, seja de natureza civil ou penal; o pagamento de tributo não é uma sanção (art. 3º do CTN - "que não constitui sanção por ato ilícito"), mas uma arrecadação decorrente de renda ou lucro percebidos, mesmo que obtidos de forma ilícita (STJ: HC 7.444/RS, 5ª Turma, Rel. Min. Edson Vidigal, DJ de 03.08.1998). A exoneração tributária dos resultados econômicos de fato criminoso - antes de ser corolário do princípio da moralidade - constitui violação do princípio de isonomia fiscal, de manifesta inspiração ética (STF: HC 77.530/RS, Primeira Turma, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, DJU de 18/09/1998).”De acordo com as normas gerais de direito tributário, estabelecidas pelo Código Tributário Nacional, essa afirmação está correta? Fundamente.

RESPOSTA QUESTÃO PRÁTICA

5)

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 19: Tributario Abril 2008

19

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 20: Tributario Abril 2008

20

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 21: Tributario Abril 2008

21

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 22: Tributario Abril 2008

22

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 23: Tributario Abril 2008

23

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 24: Tributario Abril 2008

24

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 25: Tributario Abril 2008

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

25DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 26: Tributario Abril 2008

Em hipótese alguma será considerada a redação escrita neste espaço.

NÃO ASSINE NESTA FOLHA

26BOA PROVA!

DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 27: Tributario Abril 2008

27DIREITO TRIBUTÁRIO

Page 28: Tributario Abril 2008

28DIREITO TRIBUTÁRIO