tribuna do vale - ediÇÃo nº 2282

15

Upload: tribuna-do-vale

Post on 07-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

04 DE DEZEMBRO DE 2012

TRANSCRIPT

Page 1: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282
Page 2: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

Impressão e Fotolito:Editora Jornal Tribuna do ValeFone/Fax : 43 3534 . 4114

Editora Jornal Tribuna do Vale LTDACNPJ 01.037.108/0001-11

Matriz: Rua Tiradentes 425, CentroSanto Antônio da Platina, PRFone/Fax: 43 3534 . 4114

Circulação: Abatiá | Andirá | Arapoti | Bandeirantes | Barra do Jacaré |Cambará | Carlópolis | Conselheiro Mairink | Figueira|Guapirama | Ibaiti | Itambaracá | Jaboti | Jacarezinho Jaguariaíva | Japira | Joaquim Távora | Jundiaí do Sul | Pinhalão | Quatiguá | Ribeirão Claro | Ribeirão do Pinhal | Salto do Itararé |Santana do Itararé| Santo Antônio da Platina | São José da Boa Vista | Sengés | Siqueira Campos |Tomazina | Wenceslau Bráz

* Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do

jornal, sendo de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

O Diário da nossa região - Fundado em agosto de 1995

TRIBUNA DO VALEA-2 Opinião

E D I TO R I A L

É preciso acabar com a impunidade e com a grande gama de recursos protelatórios que, até agora, tornaram os políti cos e os

poderosos imunes ao cumprimento das leis”

Editorial“ Há momentos na vida de todo empresário em que não basta apenas empreender, mas é necessário assumir as rédeas da

administração de seu negócio de modo a ti rar o melhor proveito desuas ideias e dos recursos humanos sob sua orientação”

Edison Cunha“

C HARGE chargeonline.com.brHORÁRIO DE FECHAMENTO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

22:10

NESTA EDIÇÃO TEM

PREVISÃO PARA HOJE

22 PÁGINASCADERNO PRINCIPAL A 01 - 08- OPINIÃO A 02- POLÍTICA A 03- GERAL A 04- CIDADES A 05- COTIDIANO A 06- ESPORTES A 07- AGRONEGÓCIO A 08

2ª CADERNO B 01 - 08- AGRONEGÓCIO B 01 - ATAS & EDITAIS B 02 - 07- SOCIAL B 08

3º CADERNO C 01 - 06- ATAS & EDITAIS C 01 - 06

TRIBUNA DO VALE Representação:MERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atílio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PR

Fone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633Diretor Responsável

Benedito Francisquini - MTB 262/[email protected]

[email protected]

Vendas AssinaturaAnual R$ 200,00Semestral R$ 100,00

Filiado a Associaçãodos Jornais Diáriodo Interior do Paraná

“ O processo de transição e implantação inclui diagnóstico geral sobre o modelo de gestão da empresa e proposição de soluções”

A RTIGO

Geuma Nascimento*

A RTIGO

Edison CunhaPelo fi m da impunidade

Feliz SPED novo

Ano novo é mais feliz com planejamento

320 200

Terça-feira, 04 de dezembro 2012

A existência, só no STF (Supremo Tribunal Federal), de mais de 500 ações que envolvem políticos é a grande justificativa para a má ima-gem que o povo faz da classe. Pior ainda quando se verifica que os seis deputados conde-nados antes do processo do mensalão não cumprem suas penas. Isso leva o cidadão co-mum a duvidar de que os 25 mensaleiros agora sentencia-dos a quase 300 anos de prisão serão efetivamente punidos.

No entanto, o clima hoje vigente na corte suprema e no país indica que cada um deles, na medida de sua pena, será obrigado a cumpri-la. Mas o povo prefere esperar a coisa acontecer para só de-pois acreditar. É o descrédito nas instituições, resultante de tantos anos de desmandos, impunidade, compadrio e corporativismo.

A sociedade espera an-siosa o dia em que a penas passem realmente a produ-zir seus efeitos para, então, voltar a dar o devido crédito às instituições do Estado. Da mesma forma, aguarda-se que o STJ (Superior Tribu-nal de Justiça), os tribunais estaduais e até os juízes sin-gulares passem a aplicar de imediato a jurisprudência que o STF acaba de formar ao julgar a Ação Penal nº 470 (mensalão), e apliquem com o mesmo rigor as leis em relação aos processos que en-volvem vereadores, prefeitos, deputados, governadores e outros políticos em suas res-pectivas áreas de judicatura.

Desde o julgamento do mensalão, cujos acórdãos deverão ser publicados nos próximos meses, haverá de se apenar mais exemplarmente corrupção ativa e passiva,

formação de quadrilha, la-vagem de dinheiro e outros crimes iguais ou similares aos cometidos pelos mensaleiros.

Ao contrário do que hoje se verifica nacionalmente, o político deve, por obrigação, ser alguém acima de qual-quer suspeita. Um indivíduo saído do povo, sem manchas em sua vida pessoal, que tenha perfil para representar a comunidade nas casas le-gislativas ou para cuidar da administração pública, tra-tando o erário e suas coisas com zelo e comprometimen-to. A investidura no cargo público tem de, necessaria-mente, representar um ates-tado de honorabilidade a ser renovado permanentemente mercê de sua atuação e bom desempenho nas funções que lhe foram confiadas.

A Lei da Ficha Limpa, que o povo impôs aos polí-

ticos – pois foi um projeto de iniciativa popular – é um bom começo para a grande faxina nos escaninhos do poder e, principalmente, dos postos eletivos. Muitos dos atuais eleitos não poderão se candidatar nas próximas elei-ções porque não terão mais a necessária ficha limpa. Mas é preciso instituir o mesmo em relação aos milhares de ocupantes de cargos de con-fiança que, além da confiança de quem os nomeia, também não podem ter manchas que os desabonem.

É preciso acabar com a impunidade e com a grande gama de recursos protelató-rios que, até agora, tornaram os políticos e os poderosos imunes ao cumprimento das leis. Eles podem ter se safado da pena oficial, mas estão, todos, condenados pela im-placável opinião pública.

Há momentos na vida de todo empresário em que não basta apenas empreender, mas é necessário assumir as rédeas da ad-ministração de seu negócio de modo a tirar o melhor proveito desuas ideias e dos recursos humanos sob sua orientação. É hora de montar umaestratégia para fazer a empresa crescer com segurança, sem colocar em risco oque já foi conquistado. Uma estratégia consistente faz com que os resultados apareçam com maior eficiência e custos menores.

Os gestores com os quais temos nos relacionado têm mani-festado preocupação com a falta de tempo para conduzir análi-ses e tomar decisões com maior grau de precisão. A razãodessa situação, explicam, é a urgência por apresentar resultados, que faz prevalecer análises mais superficiais, suficientes apenas para dar o próximo passo, deixando para administrar os problemas à medida que estes surgem. Uma posição reativa, algo bastante perigoso para os negócios.

O grande desafio para as empresas é reposicioná-las para conquistar as oportunidades, que em nosso país são imensas, e crescer de forma sustentável. Nesse cenário, alguns aspectos de gestão passam a adquirir uma importância maior e ocupar a mente dos empresários. São eles o planejamento para atender a demanda; a definição demetas e objetivos; a capacitação do capital intelectual; o monitoramento domercado para identi-ficar oportunidades e reorganizar os negócios; e a estratégia de atuação.

Para crescer de forma sustentada, passadas as turbulências de 2012 (espero que esta realmente fique para trás), é necessário focar as perspectivas de crescimento da economia projetadas para 2013 e inovar o modelo de gestão, planejando de forma ordenada as ações a serem empreendidas.

Quatro são os temas estratégicos que merecerão atenção especial por parte dos dirigentes de empresas para o Projeto 2013: incremento das vendas; redução de custos; análise do mercado; e planejamento das ações.

Cada um desses temas estratégicos pode ser desdobrado em atividades que comporão o quadro final para inovar a gestão. O primeiro deles, incremento de vendas abrange definir os di-ferenciais competitivos, entender o cliente, qualificar a equipe comercial e planejar e projetar as vendas.

A redução de custos compreende apropriação de custos, classificação das despesas, melhoria dos processos e estabelecer metas. A análise do mercado engloba pesquisar o mercado de atuação, identificar as tendências, oportunidades e novos ni-chos, estabelecer as vantagens competitivas e definir as metas. Por fim, o planejamento das ações inclui definição de objetivos e metas, elaboração do orçamento, definição das prioridades e determinar um plano de ação.

As recompensas que advém de um planejamento bem executado são inúmeras, e as empresas que não se sentem preparadas para conduzir este processo podem pedir auxílio a consultorias especializadas emgestão de negócios. Elas podem fazer a diferença na conquista de mercado pelas organizações.

*Edison Cunha é consultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C)

Depois de se ter con-vertido em obrigatoriedade para mais 40 mil empresas em outubro último, o SPED (Sistema Público de Escri-turação Digita l) passará a abranger, no Ano Novo, mais 34.548 organizações em janeiro e 138.759, entre março e outubro. Apesar de poder parecer algo pro-blemático, acreditem que a grande vantagem do sistema não é evitar a multa de cin-co mil reais aplicada a cada ocorrência em que não seja utilizado.

Há muitos valores agre-gados na adoção do SPED, que extrapolam o ímpeto punitivo do governo. Trata--se de uma ferramenta com

repercussões positivas até mesmo na gestão, em espe-cial de pequenas e médias empresas, inclusive familia-res, que sempre têm maiores dificuldades para realizar atividades-meio relativas à contabilidade, gestão e apresentação de seus dados conforme os requisitos esta-belecidos pelo marco legal e as atividades competentes.

Assim, devemos olhar o SPED não como uma despesa , mas como um investimento, cujo retorno dá-se pela melhoria da pro-dutividade, dos controles e das informações gerenciais para tomada de decisão. Empresas que não possuem regras rígidas de controle

e de gestão do negócio são as que mais se beneficiam com a ferramenta, desde que devidamente orientadas e instrumentalizadas.

Nesse processo de avanço ao SPED não cabe qualquer aventura amadorística ou exercícios de empirismo.

Todos os dados da empresa precisam estar absolutamen-te organizados (entradas, saídas, estoques, vendas, contabilidade e operações fiscais) para a correta entre-ga do SPED. Além disso, na transição para o documento virtual, é necessário que as pequenas e médias empresas estejam em conformidade com o plano de contas e com o CPC PME (Comitê de Pro-nunciamento Contábil), que estabelece a convergência da contabilidade para as práti-cas internacionais.

O processo de transição e implantação inclui diag-nóstico geral sobre o mo-delo de gestão da empresa e proposição de soluções, bem

como adequação dabase de dados aos requisitos exigidos pela ferramenta. Nesta fase é importante realizar uma análise crítica das práticas contábeis vigentes versus as observadas pelo CPC PME. É necessário, ainda, promo-ver o treinamento para as novas práticas contábeis, assim como definir os in-dicadores de desempenho e análises quanto à melhor opção tributária para cada exercício fiscal.

Fazendo essa l ição de casa com profissionalismo e assessoria competente, a pequena e a média em-presa terão muito êxito em usufruir dos benefícios do SPED: eliminação do papel

e redução de custos com ra-cionalização das obrigações acessórias; uniformização das informações que o con-tribuinte presta às diversas unidades federadas; transpa-rência e agilidade; redução de custos administrativos; e melhoria da qualidade da informação. Assim, o que poderia parecer um proble-ma pode ser o prenúncio de um ano novo mais feliz!

*Geuma Nascimento é mes-tra em contabilidade, sócia da Trevisan Gestão & Con-sultoria e professora da Trevisan Escola de Negócios.CV : h t tp : / / l a t t e s . cnpq .br/6360305814120656E-mail: [email protected]

Page 3: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

“Apesar de estarmos no fi nal do mandato, é nossa obrigação fi scalizar o Executi vo e

queremos saber como foi gasta esta verba federal”

Antônio César de Camargo

VERBA PÚBLICAParlamentares querem saber detalhes sobre o projeto original e o motivo pelo qual a obra não foi entregue no prazo

TRIBUNA DO VALE Política A-3

P anorama Regional

Prefeitos recorrem ao TCE

“ O projeto foi feito a quatro mãos, eu, na relatoria, os permissionários lotéricos, a Caixa Econômica e o Ministério da Fazenda, que também dialoga neste tema. Fizemos um projeto de consenso e aprovado por unanimidade”

Vereadores questionam prefeita Maria Ana sobre investimentos na praça

PROJETOLotéricos viram o jogo em Brasíliae terão regulamentação do setor

Antônio de Picolli

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Maurício Reale

O presidente da Câmara dos Vereadores de Santo Antô-nio da Platina, Antônio César de Camargo, o Cesinha (PR) a� rmou, na manhã de ontem, que os parlamentares preten-dem encaminhar ao poder Executivo um requerimento solicitando detalhes sobre como foram investidos os re-cursos para a revitalização da praça Frei Cristóvão Capinzal, conhecida como praça Matriz.

A questão foi levantada pelo vereador Gilson de Je-sus Esteves, o Gil Martins (PMDB), durante a sessão ordinária realizada na Câmara na sexta-feira, 30. Segundo Cesinha, os vereadores que-rem saber como foram inves-tidos os R$541 mil, por que o serviço não foi terminado dentro do prazo estabelecido e se houve serviço de mão de obra pago com dinheiro da prefeitura.

A empresa responsável pela obra é a Netuno Engenha-ria, com sede em Ribeirão Cla-ro e o serviço – que começou em junho de 2011 - deveria ter sido entregue até agosto deste ano, para que a praça fosse

reinaugurada no dia em que o município comemorou seu 98º aniversário. No entanto, de acordo com o engenheiro

Marcelo Rodrigues Martineli, proprietário da empresa, as irregularidades nos pagamen-tos efetuados pela prefeitura

gerou o atraso. Sem receber, a empresa suspendeu o serviço por 90 dias.

Mesmo com o serviço ina-cabado, a praça está aberta e ainda falta a conclusão do local coberto que será destinado como área de lazer para os aposentados, além de serviços de pintura, reboco, jardinagem e limpeza geral. Já estão pron-tas a Academia da Primeira Idade (API) e as fontes d’água.

Entre as dúvidas levantadas pelos vereadores em relação ao projeto original, está a suposta troca do piso. Os bancos e lixeiras foram trocados, mas não houve a troca do piso. Além disso, os parlamentares também questionam a qua-lidade do material, já que os bancos que substituíram os antigos de concreto, são de madeira e um deles já quebrou antes mesmo da inauguração o� cial da praça.

Cesinha quer comparar o projeto original com o que realmente foi realizado. “Ape-sar de estarmos no final do mandato, é nossa obrigação � scalizar o Executivo e que-remos saber como foi gasta esta verba federal”, a� rmou o presidente da Câmara.

Presidente Cesinha pretende elaborar requerimento esta semana

Da Assessoria

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou por unani-midade na semana passada, o relatório do deputado federal An-dré Vargas (PT-PR) do Projeto de Lei 4.280/2008, que regulamenta a atividade lotérica no Brasil.

O texto aprovado regulariza a situação de mais de seis mil lo-téricos no país, que trabalhavam à margem da regulamentação ou de forma precária, ou seja,

sem relação contratual legal com a Caixa Econômica Federal, que é quem controla o setor. Hoje os lotéricos somam cerca de 11 mil em todo país.

O objetivo do projeto - que tramitou de forma conclusiva – é da regulamentação para o setor, dar garantia, estabilidade, resol-

ver a questão da remuneração e alguns aspectos de segurança para as lotéricas que não atuam só com loterias, mas que hoje atu-am como instituições bancárias, a� rma o relator André Vargas. “É como o Banco Popular do Banco do Brasil ou Bradesco, que fun-cionava via Correios, que faziam o trabalho de correspondente bancário e não havia regulamen-tação para tal. Todos os serviços a serem prestados deverão ter autorização prévia da Caixa”.

Segundo o deputado, com este projeto, que ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), dará garantias contratuais para os permissio-nários lotéricos de todo o país. Hoje, as loterias mais antigas não estão enquadradas em nenhuma lei, e o contrato delas pode aca-bar a qualquer momento. “Eles passam a ter garantias e poderão oferecer novos produtos de lote-rias, em especial para a próxima

Copa do Mundo de Futebol - e agregar serviços, como contratos do Minha Casa, Minha Vida, além de permitir a renovação da concessão por 20 anos e es-tabelecer regras para a abertura de novos pontos ou mudança de endereço, respeitando-se uma distância mínima entre eles”, a� rma o relator.

Vargas lembra ainda que a Caixa passará a tomar medidas para a adaptação dos atuais contratos mantidos com os seus permissionários e cor-respondentes que hoje estão em situação irregular. “Com a aprovação na CCJ, passa a valer esta regra para todos e a Caixa tomará medidas para a regularização, no que toca inclusive na questão da segu-rança, pois com permissão em dia, eles poderão investir na área de segurança para garantir a vida dos trabalhadores e dos usuários”, declara.

Segundo Vargas, as novas pedidas não vão in� uenciar nos preços dos serviços de loterias, já que é a Caixa quem regula-menta isso. Vargas a� rma que � ca garantido ainda o percen-tual de 9% de comissionamento para os lotéricos sobre todos os serviços. “O projeto foi feito a quatro mãos, eu, na relatoria, os permissionários lotéricos, a Caixa Econômica e o Ministé-rio da Fazenda, que também dialoga neste tema. Fizemos um projeto de consenso e aprovado por unanimidade”.

Depois de passar pela CCJ, o projeto vai à votação no Senado e a previsão é a de que ele seja concluído no primeiro semestre do ano que vem. “A aprovação foi histórica e a votação foi acom-panhada por representantes de lotéricos de todo país que estão festejando mais esta etapa. É uma carta de alforria para os lotéricos”, ressaltou André Vargas.

Relator deputado federal André Vargas (PT/PR)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná ministrou oito oficinas com temas de orientação aos gestores mu-nicipais paranaenses que assumirão os cargos em 1º de janeiro de 2013 e atendeu mais de 300 prefeitos e vice--prefeitos no estande monta-do no Encontro de Prefeitas

e Prefeitos Eleitos que se en-cerrou nesta sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu. Técnicos e o próprio presidente do órgão, conselheiro Fernando Guimarães, se revezaram no esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos dirigen-tes municipais eleitos em outubro.

PrevençãoA maior demanda por informações foi relativa a procedi-

mentos relacionados à transição do mandato e com os primeiros meses da nova gestão, que se estenderá até 2016. Os novos pre-feitos solicitaram informações sobre os compromissos legais e � nanceiros que precisam adotar logo no início da administração. Nos contatos que manteve, Guimarães disse aos gestores que o TCE não tem como princípio punir, mas orientar. Ele alertou os novos dirigentes, porém, sobre a necessidade de cumprir todos os compromissos legais, inclusive em relação à recente Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/11).

MaldadeA pergunta geral feita pelos prefeitos, vereadores, deputados e

todos os demais que participaram do encontro de Foz do Iguaçu foi sobre a ausência da ministra Gleisi Ho� mann (PT), que havia con� rmado presença, mas não deu as caras. O clima tenso e de reuniões no Planalto por conta da Operação Porto Seguro e do � m do prazo para sanção ou veto da lei dos royalties de petróleo mantiveram a virtual candidata ao governo do Estado em Brasília.

Pesquisar é precisoO governo do Estado efetuou, durante o Encontro em Foz

do Iguaçu, uma pesquisa para identificar as demandas dos municípios por projetos de infraestrutura urbana. No estande da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), os gestores responderam ao questionário elaborado pelo corpo técnico do Paranacidade, apontando, entre todos os projetos � nanciáveis, quais são as prioridades da gestão. A partir dessa pesquisa será mapeada a demanda por projetos e também estimar o montante de recursos necessários para � nanciar os municípios a partir do ano que vem.

Assistência técnicaO levantamento possibilitará também que o corpo técnico

do Paranacidade auxilie os municípios na elaboração de proje-tos, já que muitos deles não possuem pessoal quali� cado para a confecção de projetos executivos. Conhecendo melhor o que os municípios precisam, o órgão poderá elaborar projetos básicos para auxiliar os prefeitos na obtenção dos recursos.

OnlineOs Sistemas para Baixa e Alteração de Dados do Micro-

empreendedor Individual (MEI) já estão no ar. Lançado nesta quinta-feira (29), o sistema permitirá que as empresas efetuem modi� cações como torná-las inativas ou alterar dados já cadas-trados, como endereços e atividades. O lançamento se deu du-rante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), em Brasília, e foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Na ocasião, foram assinados alguns acordos com instituições parcei-ras para melhorias do ambiente de negócios no Brasil. Também foram lançadas publicações que devem auxiliar nas melhorias.

Bem na � taA Copel e a Sanepar são destaques no ranking Empresa

Pública E� ciente do Paraná, feito pela revista Amanhã e pelo Instituto Bonilha. O resultado foi divulgado em cerimônia na noite de quinta-feira (29), na sede da Fiep, em Curitiba. A Copel � cou em primeiro lugar no ranking e a Sanepar, em terceiro. As duas empresas também se destacaram em outras categorias do Top of Mind 2012 da revista Amanhã. A Copel é a segunda marca mais lembrada pelos paranaenses, só perdendo para a multinacional Coca-Cola. O ranking de Empresa Preocupada com o Meio Ambiente mostra a Copel em terceiro e Sanepar em quinto lugares. A Petrobras � cou em primeiro. A Copel � cou ainda em segundo lugar como Empresa em que você gostaria de trabalhar, atrás somente da Petrobras, e quinto lugar nas Empresas que investem em cultura.

NegóciosO crédito e as garantias de crédito para fomento a geração

de renda municipal foram temas de painel apresentado nesta sexta-feira (30), durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos, em Foz do Iguaçu. Falaram sobre o assunto o presidente do Sebrae--PR, Je� erson Nogarolli, Paulo Alvin, gerente nacional de acesso a mercados e serviços � nanceiros do Sebrae, Juraci Barbosa Sobrinho diretor presidente da Fomento Paraná e Ilton Cabral Gerente Regional da Caixa Econômica Federal.

ParceirosBarbosa Sobrinho aproveitou a oportunidade para apresentar

a equipe da Paraná Fomento e enfatizou que os prefeitos tem na agência um aliado para incentivar o empreendedorismo em suas cidades. Ele explicou que o Estado pratica uma das taxas de juros mais baixas do País como forma de estimular a abertura e ampliação de negócios.

Page 4: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALEA-4 Geral

RESULTADO

PREFEITURASSegunda parcela do benefício vai injetar R$ 700 mil em Jacarezinho e 1,2 milhão em S.A.Platina

“ Nos dois últimos meses [de 2011], já veri� camos impacto da crise com ligeira queda da média diária, a partir do mês de outubro”

Pagamento do 13º salário começa a aquecer comércio

Balança comercial tem pior novembro em 12 anos

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Celso Felizardo

O pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais já co-meça a aquecer a economia dos municípios da região. A Prefeitura de Jacarezinho depositou na sexta-feira (30) a quantia de R$ 700 mil, correspondente à segunda parcela do benefício. Em

Santo Antônio da Platina, o valor chega a R$ 1,2 milhão e será depositado na próxima segunda-feira, dia 10.

De acordo com o econo-mista e chefe de Gabinete da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, este ano, a ten-dência é que os consumidores deem prioridade ao paga-mento de dívidas. Pesquisas apontam que cerca de 40% das pessoas vão usar o dinhei-ro para quitar os débitos. Este é o caso da professora Célia Nogueira, 35 anos. “Não vou deixar de comprar alguns presentinhos, mas a maioria do dinheiro nem vou ver a cor, vai tudo para os credo-res”, ironizou.

A parcela de quem vai usar o 13º em compras de Natal será bem menor, cerca de 20%. Para segurar o di-nheiro nas cidades, o comér-cio prepara estratégias para atrair os consumidores para as compras de fim de ano.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Marcelo Oliveira da Silva está otimista. Segundo ele, a expectativa é que as vendas aumentem até 15% em comparação ao mes-

mo período do ano passado. “Com o 13º as vendas tendem a aumentar, pois a população está com mais dinheiro no bolso e sempre quer comprar uma coisinha ou outra de presente de Natal. O � m de

ano é a melhor época para o comércio e as empresas se preparam para receber um público maior”, exalta.

A maioria dos municí-pios não adiantou a primeira parcela do 13º salário e os

servidores recebem o valor integral até o dia 20 de de-zembro. É o caso de Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Curiúva, Guapirama, Jabo-ti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz.

Algumas prefeituras estão enfrentando dificuldades no pagamento com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nos municípios que já pagaram a primeira parcela em junho (Siqueira Campos, Cambará, Figueira e Ribeirão Claro) ou na data de aniversário, a si-tuação é mais tranquila, pois 50% do total já foram pago.

Em Salto do Itararé e San-tana do Itararé, que pagam o 13º salário em parcela única no mês do aniversário dos funcionários, apenas 5% do valor total ainda não foi pago, quantia que deve quitada em dezembro.

Movimento no centro comercial de Jacarezinho foi intenso durante todo o dia de ontem

Jivago França

Agência Brasil

O resultado da balança comercia l bras i le i ra em novembro é o pior para o mês em 12 anos. Segundo o Ministério do Desenvol-vimento, Indústria e Co-mércio Exterior, a balança registrou déficit de US$ 186 milhões no mês passado. Antes , o resultado mais fraco para o período tinha sido registrado em novem-bro de 2000, quando houve déficit de US$ 658 milhões. O pior resultado deste ano foi o de janeiro, com saldo negativo de US$ 1,3 bilhão.

S egundo a s e cre t ár i a de Comércio Exterior do ministér io, Tat iana Pra-zeres, o resultado repre-s e nt a “e qu i l í br i o”. “Foi um ligeiro déficit de US$ 186 milhões. O déficit em janeiro foi muito maior”, disse ela. De acordo com a secretária, 2011 foi um ano recorde para expor-tações, importações e su-perávit comercial. Neste ano, destacou, a balança sofre os efeitos da cr ise internacional. “Nos dois últimos meses [de 2011], já verificamos impacto da crise com ligeira queda da

média diária, a partir do

mês de outubro”, destacou.

Tat iana ressa ltou que houve aumento das impor-tações de combustíveis no mês passado. Elas cresce-ram 125% frente a outu-bro, enquanto os gastos com petróleo aumentaram 311% na comparação com o mesmo mês . S egundo Tat i a n a , o au m e nt o d o vo lu me d e ss as c ompr as contribuiu para o déficit da balança. Ela atr ibuiu a intensif icação das im-portações aos efeitos da Instrução Normativa 1282 da Rece ita Federa l , que regulamenta as compras de cargas a granel e foi publi-

cada em julho deste ano.A secretária de Comér-

cio Exter ior disse ainda q u e o c r e s c i m e nt o d a s importações em novembro frente a outubro reflete sa-zonalidade do período, em razão das compras de Natal e da aquisição de bens de c ons u m o n ã o du r áve i s . As exportações cresceram 3 , 5 % e m n o v e m b r o n a comparação com outubro, e as importações, 13%. Pa-ralelamente, exportações e importações caíram na comparação com novem-bro do ano passado, res-pectivamente 6% e 2,6%.

Indicadores Econômicos: elaboração da agênciaDossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

Índices em % jun jul ago set out nov ano 12m INPC (IBGE) 0,26 0,43 0,45 0,63 0,71 - 4,85 5,99IPCA (IBGE) 0,08 0,43 0,41 0,57 0,59 - 4,38 5,45IPCA-15 (IBGE) 0,18 0,33 0,39 0,48 0,65 0,54 5,05 5,64IPC (FIPE) 0,23 0,13 0,27 0,55 0,80 - 3,59 4,85IPC (IPARDES) 0,07 0,16 0,36 0,80 0,50 - 4,50 5,53IGP-M (FGV) 0,66 1,34 1,43 0,97 0,02 -0,03 7,09 6,96IGP-DI (FGV) 0,69 1,52 1,29 0,88 -0,31 - 7,12 7,41IPA-DI (FGV) 0,89 2,13 1,77 1,11 -0,68 - 8,15 7,92IPC-DI (FGV) 0,11 0,22 0,44 0,54 0,48 - 4,58 5,97INCC-DI (FGV) 0,73 0,67 0,26 0,22 0,21 - 6,59 7,47

out nov dezBTN + TR 1,570040 1,570040 -TJLP (%) 5,50 5,50 5,50Sal. mínimo 622,00 622,00 622,00FGTS (%) 0,2466 0,2466 -TAXA SELIC ANUAL: 7,25%

FacultativoContribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 622,00(R$ 124,40) e R$ 3.916,20 (R$ 783,24), através decarnê.

AssalariadosSalários até 1.174,86 8,00%De 1.174,87 até 1.958,10 9,00%De 1.958,11 até 3.916,20 11,00%

Empregados domésticosAlíquota % R$ mín R$ máx

Empregado 8 a 11 49,76 430,78Empregador 12 74,64 469,94Total 20 a 23 124,40 900,72

BASE (R$) Alíquota Parc. a% deduzir

Até 1.637,11 - -De 1.637,12 até 2.453,50 7,5 122,78De 2.453,51 até 3.271,38 15 306,80De 3.271,39 até 4.087,65 22,5 552,15Acima de 4.087,65 27,5 756,53

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 164,56 por depen-dente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4- R$ 1.637,11 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contribui-ções à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte;b) Carne Leão: itens de 1 a 3 mais as despesas escritu-radas no livro-caixa.

Período POUP POUP TRANTIGA NOVA

26/10 a 26/11 0,5000 0,4134 0,000027/10 a 27/11 0,5000 0,4134 0,000028/10 a 28/11 0,5000 0,4134 0,000029/10 a 29/11 - - 0,000030/10 a 30/11 - - 0,000031/10 a 1/12 - - 0,00001/11 a 1/12 0,5000 0,4134 0,00002/11 a 2/12 0,5000 0,4134 0,00003/11 a 3/12 0,5000 0,4134 0,00004/11 a 4/12 0,5000 0,4134 0,00005/11 a 5/12 0,5000 0,4134 0,00006/11 a 6/12 0,5000 0,4134 0,00007/11 a 7/12 0,5000 0,4134 0,00008/11 a 8/12 0,5000 0,4134 0,00009/11 a 9/12 0,5000 0,4134 0,000010/11 a 10/12 0,5000 0,4134 0,000011/11 a 11/12 0,5000 0,4134 0,000012/11 a 12/12 0,5000 0,4134 0,000013/11 a 13/12 0,5000 0,4134 0,000014/11 a 14/12 0,5000 0,4134 0,000015/11 a 15/12 0,5000 0,4134 0,000016/11 a 16/12 0,5000 0,4134 0,000017/11 a 17/12 0,5000 0,4134 0,000018/11 a 18/12 0,5000 0,4134 0,000019/11 a 19/12 0,5000 0,4134 0,000020/11 a 20/12 0,5000 0,4134 0,000021/11 a 21/12 0,5000 0,4134 0,000022/11 a 22/12 0,5000 0,4134 0,000023/11 a 23/12 0,5000 0,4134 0,000024/11 a 24/12 0,5000 0,4134 0,000025/11 a 25/12 0,5000 0,4134 0,000026/11 a 26/12 0,5000 0,4134 0,0000

TR MÊS % ano 12 mOutubro/12 0,00 0,29 0,45Novembro/12 0,00 0,29 0,38

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionaisR$/m2 OUT NOV %m%ano %12mParaná 1.071,50 1.072,78 0,12 7,76 7,95Norte 1.024,46 - 0,07 5,42 5,96Noroeste 1.046,38 - 0,35 7,45 7,88Oeste 1.063,17 - 0,14 6,58 6,85

SOJA - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Paranaguá 72,00 2,9% -4,0%Ponta Grossa 75,50 2,0% -3,2%Maringá 73,00 0,7% -5,2%Cascavel 74,00 2,8% -3,9%Sudoeste 76,00 4,8% -1,3%Guarapuava 74,00 2,8% -3,9%

MILHO - saca 60kgParanaguá 35,50 1,4% 4,4%Sudoeste 32,70 1,6% 7,2%Cascavel 32,00 0,0% 6,7%Maringá 32,50 1,6% 6,6%Ponta Grossa 33,00 1,5% 10,0%Guarapuava 32,30 0,3% 7,7%

TRIGO - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Curitiba 41,00 3,8% 3,8%Ponta Grossa 40,80 4,6% 4,6%Maringá 40,80 4,6% 4,6%Cascavel 40,50 5,2% 5,2%

SALÁRIO FAMÍLIA - NOVEMBRO/2012Salário de até R$ 608,80 R$ 31,22Salário de R$ 608,81 a 915,05 R$ 22,00

Vencimento: empresas 20/12 e pessoas físicas 17/12. Após multas de 4% a 100% e juros (Selic)

Empresário/empregadorContribui com 11% sobre o pró-labore, entre R$ 622,00 (R$68,42) e R$ 3.916,20 (R$ 430,78), através de GPS.

Autônomo1) Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20%sobre os limites de R$ 622,00 (R$ 124,40) a R$ 3.916,20 (R$783,24).

2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe11% sobre o máximo de R$ 3.916,20 (R$ 430,78) e descontado autônomo.

3) Quem recebe de jurídicas e físicas: têm desconto de 11%sobre jurídicas, até R$ 3.916,20 (R$ 430,78). Se não atingir esteteto, recolhe 20%, via carnê, sobre a diferença até R$ 3.916,20.

4) Aut. especial: sobre R$ 622,00, recolhe 5% (donas de casa,Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade.

SOJA - US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjan/13 1.453,75 15,00 2,0% -4,8%mar/13 1.448,25 15,75 2,5% -3,7%

MILHO - US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSdez/12 749,00 1,00 0,2% 1,3%mar/13 754,75 2,00 0,5% 1,6%

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg)

dez/12 445,20 2,80 3,1% -6,5%jan/13 438,60 3,70 2,7% -6,7%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

dez/12 842,00 -2,75 -0,8% -2,6%mar/13 860,75 -2,75 -0,3% -2,0%

Ações % R$Petrobrás PN +1,72 18,98 Vale PNA -0,35 36,57 ItauUnibanco PN +2,34 32,87 Cesp PNB +8,65 18,96 Marfrig ON -8,10 10,66 Gafisa ON +6,18 4,47 MMX Mineração ON +6,25 3,74 BMFBovespa ON +1,71 13,06

INDICE BOVESPA Alta: 1,27% 58.202 pontos

Volume negociado: R$ 6,92 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSAS NO MUNDO %Dow Jones 12.965,60 -0,46Londres 5.871,24 +0,08Frankfurt 7.435,21 +0,40Tóquio 9.458,18 +0,13

IR 2012 - A 8ª parcela venceu em 30/11. Nesta e outrasparcelas atrasadas há juros de 5,45% em dezembro

MÊS TAXA SELICSet/12 0,54%

Out/12 0,61%

MÊS TAXA SELICNov/12 0,55%

*Dez/12 1,00%

*No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 03/12/12

Indicadores Econômicos Mercado AgropecuárioBOVESPA 03/12/12

IR DEZEMBRO

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 03/12/12

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA NOVEMBRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ

OUTROS INDICADORESÍndice out nov dezINPC (IBGE) 1,0558 1,0599 -IPCA (IBGE) 1,0528 1,0545 -IGP-M (FGV) 1,0807 1,0752 1,0696IGP-DI (FGV) 1,0817 1,0741 -* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 mOutubro/12 0,50 5,42 6,64Novembro/12 0,50 5,95 6,58

NOVA POUP. ago set out novÍndice 0,4675 0,4273 0,4273 0,4134

Produto unidade média var. var. var. C.Proc. Jacar.PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 70,20 1,1% 3,2% 1,1% 70,00 -

MILHO saca 60 kg 28,49 1,7% 4,8% 10,7% 28,00 27,50 TRIGO saca 60 kg 35,83 0,2% 2,6% 4,8% 35,00 35,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 141,16 -1,2% 0,6% 15,2% - 150,00 BOI GORDO arroba, em pé 97,25 -0,2% 0,4% 1,8% 98,00 96,00 SUÍNO kg, vivo 3,03 0,0% 1,3% 6,7% 2,90 3,25 FRANGO kg, vivo 2,23 0,0% 1,4% 2,8% - 2,70 CAFÉ BEN. beb. dura, 60kg 308,74 -1,6% -2,1% -7,8% 300,00 313,00

CAFÉ kg, em coco 4,96 -1,4% -0,4% -8,1% 4,95 4,80

PREÇO AO PRODUTOR 03/12/12

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQPRODUTO R$ DIA MÊSBezerro (1) 698,20 -0,90% -0,90%Boi gordo (2) 96,51 0,09% 0,09%Café (3) 347,23 0,14% 0,14%Algodão (4) 156,86 0,11% 0,11%1- sc 50Kg, com impostos, posto usina SP; 2 -média à vista da arro-ba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital,arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra-peso(453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 03/12/12

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 03/12/12CAFÉ - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSdez/12 141,70 -0,40 1,3% -8,4%mar/13 150,70 0,10 1,2% -5,7%

ALGODÃO - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSdez/12 72,93 0,28 2,3% 3,7%mar/13 73,98 0,07 1,9% 3,6%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 29/11/12

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

C-cotação de fechamento (ajuste diário); VP-variação diária (1 ponto = US$ 1,00 ou R$ 1,00); CN - contratos negocia-dos no dia; CA-contratos em aberto.

56.737 56.248 56.539 57.852 57.474 58.202

SOJA FINANCEIRO - US$ saca 60 kgCont. C VP CN CAmar/13 31,40 0,70 - 159 mai/13 30,50 0,20 19 1.881

MILHO - R$/saca 60 kgCont. C VP CN CAnov/12 36,75 0,52 1.975 5.623 jan/13 34,55 0,49 1.076 4.627

BOI GORDO - R$/arroba

nov/12 96,88 0,03 379 5.192 dez/12 96,14 0,11 2.722 7.325

CAFÉ - US$/saca 60 kg (arábica)

dez/12 187,00 2,00 225 1.996 mar/13 195,00 3,10 824 5.609

26/11 27/11 28/11 29/11 30/11 03/12

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apuradosOURO - BM&F var. dia

03/12 R$ 117,50 /grama +0,43%

DÓLAR COMERCIALBaixa: 0,47% Var. dezembro: -0,47%

Compra R$ 2,119Venda R$ 2,121

DÓLAR PTAX (Banco Central)Alta: 0,22% Var. dezembro: +0,22%

Compra R$ 2,1115Venda R$ 2,1121

DÓLAR PARALELOAlta: 0,45% Var. dezembro: +0,45%

Compra R$ 2,06Venda R$ 2,25

DÓLAR TURISMOAlta: 0,45% Var. dezembro: +0,45%

Compra R$ 2,045Venda R$ 2,215

EUROAlta: 0,57% Var. dezembro: +0,57%

Compra R$ 2,7540Venda R$ 2,7550

EURO TURISMOAlta: 1,05% Var. dezembro: +1,05%

Compra R$ 2,58Venda R$ 2,90

OUTRAS MOEDAS X REALIene R$ 0,0257Libra esterlina R$ 3,40Peso argentino R$ 0,44

US$ 1 É IGUAL A:Iene 82,28Libra esterlina 0,6220Euro 0,7666

Grupo 1 R$ 783,20 Trab.s na agricultura.

Grupo 2 R$ 811,80 Serviços administrativos,domésticos e gerais, ven-dedores e trab. de reparação.Grupo 3 R$ 842,60

Trab. produção de bens e serviçosindustriais

Grupo 4 R$ 904,20 Técnicos nível médio.

* Valores válidos de maio/2012 aabril/2013

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

Page 5: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE Cidades A-5

FOZ DO IGUAÇU

JOAQUIM TÁVORA

EDUCAÇÃO

ESPORTE

RIBEIRÃO CLAROImprudência e descuido podem ser causas de fatalidades na região

Bombeiros continuam buscas por jovem afogado no Paranapanema

Cinegrafista da Tarobá éagredido durante reportagem

Escritor André Tressoldilança seu segundo livro

Inscrição para vestibular da UENP termina na próxima quinta-feira

Corrida das famílias premia 26 atletas em Ribeirão do Pinhal

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Jivago França

Os mergulhadores do Cor-po de Bombeiros de Ourinhos continuam as buscas pelo corpo do jovem morador de Chavantes, Fernando Santos, 20, que se afogou na tarde do último domingo (2) nas águas do rio Paranapanema, próxi-mo a ponte pênsil que liga São Paulo ao Paraná por Ribeirão Claro. Santos era estudante da FATEC em Ourinhos.

A prontidão de serviço do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho informou que também foi acionada para dar atendimento à ocorrên-

cia. Segundo os bombeiros que estavam de plantão, as testemunhas contaram que o jovem desapareceu no meio do rio - enquanto brincava na água - entre os dois estados, mas como ele era morador de uma cidade paulista, optou-se pelos bombeiros de Ourinhos para prosseguir na operação. Até o fechamento desta edição, o corpo de Santos ainda não havia sido localizado.

Com a chegada do verão e aumento das temperaturas, os jovens tendem a procurar lagos, lagoas, rios e cachoeiras para se refrescarem. Muitas vezes sem mesmo saber nadar,

eles fazem uso deste locais e correm o risco de se afo-gar. Para o subtenente Sérgio Lorejan Pinto do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, o correto seria não freqüentar os locais que não há trabalhos de prevenção constante.

O bombeiro explica que o local onde aconteceu o afo-gamento deste domingo, já tem histórico de outros aci-dentes. “Já atendemos outras ocorrências lá. Normalmente, os afogamentos acontecem porque as pessoas tentam ir além de seus limites”, a� rmou. Ele garante que muitas vezes mais de uma pessoa acaba se

afogando na tentativa de aju-dar. “Muitos vão tentar salvar e também acabam se afogando”, explicou Lorejan.

O subtenente aconselha para que sempre que for se refrescar em rios, lagos, ca-choeiras, levar equipamentos de segurança. “O ideal é sem-pre levar coletes salva-vidas, boias, objetos � utuantes, arti-fícios que possam evitar algo pior. Um material de apoio para eventuais emergências”, aconselhou o bombeiro. Ele

contou que dezenas de pessoas já morreram afogadas no Rio Paranapanema, principal-mente, nos pontos turísticos. “Tanto na ponte pênsil quanto em outros trechos é perigoso”, a� rmou. “Bom seria nem ir em locais sem vistoria”, com-pletou.

O comandante do posto dos Bombeiros Comunitários de Cambará que atualmente também responde pela uni-dade de Andirá, sargento Reinaldo Almeida Santos,

explica que na cidade a inci-dência maior são nos lagos do bairro Inês Paniche - onde já aconteceu um resgate -, na Vila Rubim e na “lagoa da guarda”. “Pensando na prevenção, es-tamos fazendo treinamentos com os agentes – de Defesa Civil – para capacitação em resgates em meio líquido”, explicou. Segundo ele esta prevenção serve para que os agentes dêem os primeiros atendimentos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Bombeiros continuam buscas dois dias após jovem ter desaparecido

Fernando Santos (de camisa listrada) estava nadando perto da Ponte Pênsil

Renata Tiburcio

Da Assessoria

Termina nesta semana as inscrições para o vestibular 2013 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Todo procedimento para inscrição no processo seletivo deverá ser realizado pelo site www.uenp.edu.br até às 23h59 de quinta--feira (06/11). São oferecidas 1.400 vagas, das quais 1.260 serão preenchidas pelas provas tradicionais e 140 por meio do Exame Nacional do Ensino Mé-dio (Enem) 2012. As 28 opções de cursos são ministrados em Bandeirantes, Cornélio Procópio

e Jacarezinho. As provas serão realizadas nos campi da Univer-sidade nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013, das 14h às 18h.

No primeiro dia, os can-didatos deverão elaborar uma redação e responder 30 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura e 10 de Língua Estran-geira. No segundo, serão mais 60 questões sobre as disciplinas de Biologia, Física, Filosofia, Geogra� a, História, Matemática, Química e Sociologia.

Os locais de prova poderão ser consultados a partir de 21 de dezembro. O resultado � nal do vestibular está previsto para

1º de fevereiro, com matrícula entre os dias 6 e 8 do mesmo mês. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no Edital ou no site da UENP. Na hora de efetuar o cadastro, o vestibulando deverá informar se usará as notas do Enem para concorrer aos 10% de vagas destinadas pela Uni-versidade ao Exame Nacional. O valor da taxa de inscrição é de R$102, que poderão ser pagos até o dia seguinte ao término das inscrições na rede bancária, em casas lotéricas ou qualquer outro tipo de agente arrecadador.

Aline Damásio

Ribeirão do Pinhal sediou no último � m de semana a 8ª Corrida de Pedestres da Famí-lia padre André Jaworski, que reuniu mais de 500 atletas de várias categorias, com corre-dores pro� ssionais e amadores.

A disputa premiou 26 atle-tas de várias categorias, com

corredores profissionais e amadores.

A largada aconteceu em frente ao Ginásio de Esportes Tigrão e com disputas nas maratonas de 500 metros, um, dois, e cinco quilômetros nas categorias masculino, femini-no e infantil.

Os vencedores da categoria de cinco quilômetros tiveram

como premiação uma bicicle-ta para o primeiro lugar, um DVD para o segundo e um aparelho de MP3 na terceira colocação. Também foram premiados com troféus os cin-co primeiros colocados gerais, já os corredores das categorias foram premiados com meda-lhas especí� cas do primeiro ao terceiro colocado.

Corrida da família reuniu cerca de 500 atletas em Ribeirão do Pinhal

Tiemi Abe

Da Redação

“Suicídio em Bom Jesus” é o título do segundo livro do escritor André Tressoldi, de Joaquim Távora. A obra será lançada nesta sexta-feira, 7, no Bonamigos Bar, às 21h.

Publicado pela editora Mul-tifoco, o livro narra um romance entrelaçado a uma série de suicí-dios em uma pequena cidade do interior gaúcho. De acordo com o autor, a história “proporciona uma leitura leve e cativante com re� exões sutis e poderosas”.

Este é o segundo livro que Tressoldi lança. No início deste ano, o romance ‘Quase Acaso’ foi publicado pela Editora Novo Século, e teve o conto ‘Boi de Trela’ selecionado para partici-par de uma antologia da Asso-ciação Nacional dos Escritores. Escreveu também os infantis ‘O Menino e a Mamangava’ e

Tressoldi já lançou este ano dois livros

Redação Bonde

Um cinegrafista da TV Tarobá, de Foz do Iguaçu, foi agredido no final de semana durante uma reportagem. Na madrugada do sábado (1º), por volta das 5h, ele estava em um posto de combustí-veis, localizado na avenida das Cataratas, fazendo ima-gens sobre uma ocorrência de perturbação de sossego.

A Polícia Militar foi acio-nada diversas vezes para o fato. No local, vários rapazes estavam consumindo bebida

alcoólica e ouvindo música alta no pátio do posto. De acordo com o editor do pro-grama Brasil Urgente, Théo Vieira, um frentista avisou os rapazes de que o cinegrafista estava no local flagrando o abuso. Um deles, então, fo-ram tirar satisfação.

“Um dos rapazes foi per-guntar o que ele estava fa-zendo. E aí passou a agredir verbalmente o cinegrafista e também tentou tomar o equipamento dele”.

Logo em seguida a PM chegou ao local, mas o sus-

peito continuou ofendendo o cinegrafista. A PM, no entanto, fez a orientação e ninguém acabou sendo en-caminhado.

O repórter cinemato-gráfico fez um boletim de ocorrência ainda durante a tarde do sábado. A câmera e o microfone usados por ele ficaram danificados.

No outro dia, o suspeito de agredir e quebrar o equi-pamento ainda procurou o cinegrafista para pedir desculpas e tentar amenizar a situação.

‘A Menina da Calopisita’ (ainda não publicados) e trabalha atu-

almente no projeto de um livro de terror e aventura.

Page 6: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALEA-6 Cotidiano

MARIA DA PENHALei, que completou seis anos em agosto, deu maior respaldo às mulheres denunciarem os parceiros

ADOLESCENTES

SANTA CRUZ DO RIO PARDO

RIBEIRÃO DO PINHALEmpresário é investigado por agredir esposa

Governo anuncia reforma de mais 11 Centros de Socioeducação

Suspeito de participar de atentado em casa de policial é preso

Homem que tentou assaltar empresário continua foragido

Terça-feira 04 de dezembro de 2012

Da Redação

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar um caso de violência doméstica que ocorreu em Santo An-tônio da Platina neste fim de semana. Leidiane Toledo Egea Moura procurou a 38ª Delegacia Regional de Polí-cia para denunciar que teria sido agredida pelo marido, o empresário Edinei Carlos de Moura.

Ela relatou que na ma-drugada de sexta-feira (30), estava em sua casa na Aveni-da Frei Guilherme Maria, no Jardim Egea, quando o mari-do teria a agredido e tentado bater em outras pessoas que ela não identificou. Leidia-ne contou aos policiais que ele estaria armado, porém quando os policiais militares chegaram ao local, por volta das 4h30, Edinei não estava.

A equipe da PM constatou a lesão corporal.

Leidiane contou ainda que um irmão dela, que mora em Maringá, também tinha uma arma e estava vindo para Santo Antônio da Platina para “resolver o caso de uma outra forma”. Abalada, ela foi orientada pelos policiais a ligar para o irmão e pedir que ele procurasse a Polícia Militar. Leidiane foi enca-minhada para realizar um exame de corpo de delito.

Caso a Polícia Civil con-firme que foi o marido quem realmente agrediu Leidiane, este será mais um caso a integrar as estatísticas de violência doméstica na re-gião. Os números mostram um crescimento deste tipo de crime, a chamada Lei Maria da Penha. De acordo com as autoridades, as mulheres passaram a denunciar mais

os parceiros após a criação da lei.

Em agosto, a Lei Maria da Penha completou seis anos. O nome do texto é uma homenagem à farmacêutica e bioquímica cearense que ficou paraplégica após ter sido baleada pelo marido, enquanto dormia, em 1983. Hoje, essa legislação é consi-derada a terceira melhor lei de gênero do mundo, atrás da Mongólia e da Espanha, que também possuem leis exemplares sobre o tema. O que não significa, claro, que seja perfeita. Está longe de ser. Após seis anos, muito pouco do que é preconizado nos seus 46 artigos é cumpri-do efetivamente.

O Paraná é um exemplo de algo que ocorre em todo o país: não divulga números seguros a respeito dos casos de violência, possui apenas

um juizado específico para processar os crimes (em Curitiba), não disponibiliza atendimento psicológico para todas as vítimas e, na capital, onde mais de 1000 boletins de ocorrências são lavrados todos os meses, há apenas uma casa-abrigo em funcionamento.

Apesar destes desafios, é preciso compreender a importância da lei, que é apoiada por 95,5% dos bra-sileiros, de acordo com le-vantamento feito em 2011 pela Câmara dos Deputados: ela está ajudando a mudar a mentalidade do brasileiro de que violência doméstica é assunto de casal. Cita, pela primeira vez, a importância de reeducar o agressor – que não deve apenas ser punido, mas também auxiliado a re-verter o ciclo de violência do qual é autor e vítima.

Jivago França

A polícia está à procura do único assaltante ainda foragido, da quadrilha que tentou roubar o empresário Leopércio Martins Pereira, 75, na tarde da última quarta-feira em sua casa na área central de Ribeirão do Pinhal. Everton Jamil Fróis, conhecido por “Jumbão” ainda não foi preso, diferente dos outros três com-parsas que foram detidos dias após o crime.

O proprietário do veículo, utilizado no crime e aban-donado em um cafezal logo em seguida, Lourival Reis de Souza, 41 anos, desempregado, morador da cidade de Jundiaí do Sul foi preso depois que o delegado Tristão Antônio Borborema de Carvalho pediu a prisão temporária que foi de-cretada pelo magistrado Sérgio Bernardinetti no mesmo dia.

Segundo a polícia, Souza ainda tentou persuadir os po-liciais, alegando ter sido vítima de assalto, para justificar a posse do automóvel pelos la-drões. “A versão foi fantasiosa. Juntamente com o delegado, Lourival nos conduziu ao su-posto local em que teria sido levado o veículo. Diante de várias contradições e incon-sistências, Lourival recuou e admitiu a verdade” contou o investigador Carlos Venâncio.

Com base em provas dei-xadas no carro abandonado e colhidas pelos peritos, o delegado pediu a prisão tem-porária dos outros envolvi-dos no crime. Através dos vestígios deixados no Palio, os investigadores Venâncio e José Shishido checaram vários

estabelecimentos comerciais da cidade e colheram imagens dos assaltantes na posse do automóvel usado para dar fuga aos marginais.

Nivaldo Mendes André, conhecido como “Tio Nardo”, 22 anos, morador de Ribeirão do Pinhal e Welington Luiz de Lima, o “Gu”, 32 anos, de Jundiaí do Sul, também tive-ram as prisões decretadas pelo magistrado depois do pedido do delegado. André e Lima foram presos na manhã de sábado com auxilio de equipes da Polícia Militar de Santo An-tônio da Platina e Jacarezinho.

Durante as buscas em um sítio no bairro Jacutinga, as equipes ainda prenderam mais um indivíduo portando munição. Fábio Domingues de Carvalho, 33 anos foi autuado em � agrante pelo artigo 12 da lei 10826/2003 e juntamente com Lima e André foram encaminhados ao Setor de Carceragem Temporária (SE-CAT) de Jundiaí do Sul, onde já se encontrava preso Souza.

De acordo com a polícia, André tem passagens por trá-� co de drogas e porte de arma de fogo, Lima já cumpriu pena em Maringá e tem anteceden-tes por crimes patrimoniais e trá� co de drogas, enquanto que Everton, que ainda está foragi-do, tem passagens por crimes graves enquanto adolescente.

A polícia pede para quem tiver alguma informação so-bre o paradeiro de “Junbão”, que entre em contato mesmo que anonimamente e de-nuncie pelos telefones (43) 3626-1495, 3551-1716 ou pelo telefone de emergência da Polícia Militar, 190.

Polícia pede ajuda da população para denunciar foragido

G1

Um dos suspeitos de ter participado do ataque à casa do sargento da Polícia Mili-tar foi preso na sexta-feira (30), em Santa Cruz do Rio Pardo. O rapaz, de 25 anos, foi detido no bairro Ouro Verde, em Bauru, durante cumprimento de um man-dado de busca e apreensão. A polícia apreendeu tam-bém R$ 720, que seria do tráfico de drogas.

Segundo o delegado da Delegacia de Investigações Gerais de Bauru, Kléber Granja, o homem é suspeito de controlar as ações de uma facção criminosa na região e pode estar envolvido no atentado contra a casa do policial. “Partimos de infor-mações concretas passadas pela seccional de Ourinhos. Cumprimos o mandado de busca domiciliar e também apreendemos vários objetos relacionados ao tráfico de drogas, além de dinheiro e manuscritos, que revelam o estreito relacionamento dele com o crime organi-zado. Agora, o trabalho da inteligência policial é fixar no sentido de prender ime-

diatamente os autores desse atentado”, informou.

No apartamento do sus-peito, um documento cha-mou a atenção dos policiais: a certidão de nascimento de um rapaz que estava sendo investigado por participa-ção no atentado. O homem preso é natural de Bastos, mas morava há dois meses em Bauru. Ele responderá na

Justiça por tráfico de drogas. Mas existe também a suspei-ta que ele faça parte de uma facção criminosa.

O casoNo último dia 26, a casa

do sargento foi atingida por cinco disparos de revólver. As marcas dos disparos fi-caram na parede e na janela da fachada da casa onde o sargento mora com a mulher

e um filho, que também é policial militar.

Pelo menos cinco dispa-ros de revólver calibre 38, que atingiram a residência. Ninguém se feriu. Teste-munhas disseram que duas pessoas de moto ter iam participado do crime, mas a polícia suspeita que quatro pessoas podem estar envol-vidas no atentado.

Rapaz de 25 anos é suspeito de participar de atentado

AEN

Depois de liberar R$ 3 mi-lhões para serviços de reforma nos Centros de Socioeducação (Cense) de Cascavel, Curitiba e Maringá, a Secretaria da Famí-lia e Desenvolvimento Social anuncia a liberação de mais R$ 5,1 milhões para a reforma de 11 unidades de atendimento a ado-lescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Desta vez, as obras vão envol-ver os Censes de Toledo, Laranjei-ras do Sul, Curitiba (Joana Richa), Fazenda Rio Grande, Londrina (duas unidades), Foz do Iguaçu e também as Casa se Semiliberdade de Londrina, Ponta Grossa e Foz

do Iguaçu. “Esta é a maior série de re-

formas das unidades de socioe-ducação no Paraná. É a primeira vez que todos Censes e Casas de Semiliberdade serão totalmente adequados. Além disso, já estamos com projeto de construção de mais unidades em andamento”, informa a secretária Fernanda Richa.

As obras de reforma começam em janeiro e terminam ainda no primeiro semestre de 2013. Todas as unidades vão ganhar novas instalações elétricas, hidráulicas, melhorias na iluminação, troca de peças sanitárias, pintura e com-binado de inox nos alojamentos (vaso sanitário e lavatório).

As adequações levam em conta

projetos de redução dos custos de manutenção e vão proporcionar um ambiente mais adequado para as diversas atividades previstas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O Cense de Toledo terá investi-mentos de R$ 179,5 mil e ganhará reforma da lavanderia, salas de aula, pátio externo e quadra po-liesportiva.

Já o Joana Richa em Curitiba vai ter um custo de R$ 578,4 mil e vai ganhar novas salas de ativi-dades, uma rádio escola, novos banheiros, esquadrias e reforma da quadra poliesportiva.

A unidade de Laranjeiras do Sul vai ter a reformulação total da cobertura, proteção especial para

o campo de futebol, serviços de drenagem e instalação externa de pavimentação. O custo será de R$ 752,7 mil.

O Cense de Ponta Grossa também vai ter a estrutura de cobertura totalmente reformada, além de receber melhorias na área de lazer. Os investimentos serão de R$ 690,4 mil.

Na unidade de Fazenda Rio Grande, o custo da obra será de R$ 399,3 mil. O destaque � cará por conta da instalação de um painel solar para aquecimento de água e pela execução de calçamento externo.

No Cense Londrina II, tam-bém está prevista a instalação de um painel solar e a reforma

geral da cobertura. O valor está estimado em R$ 952,5 mil. Já o Londrina I terá uma reforma de R$ 588,4, com adequações em toda estrutura.

O Cense e a Casa de Semili-berdade de Foz do Iguaçu já estão com as obras em fase adiantada e custo total será de R$ 818,7 mil.

Com relação às Casas de Se-miliberdade de Londrina e Ponta Grossa, a primeira terá um custo de R$ 119,5 e a outra de R$ 104 mil. Os serviços prevêem reade-quações visando a funcionalidade do espaço para atendimentos dos adolescentes.

NOVAS UNIDADES – Se-gundo o coordenador da Divisão de Engenharia e Obras da Secreta-

ria da Família e Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Tourinho, projetos para execução de quatro novas unidades já estão em an-damento.

A de� nição dos locais e a � na-lização do detalhamento devem acontecer até o � m do primeiro semestre de 2013. Também está prevista a construção de um Cense exclusivamente feminino.

Os recursos para reforma dos Censes e das Casas de Semili-berdade são do Fundo Estadual da Infância e Adolescência do Paraná, e são liberados por de-liberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretária da Família.

Page 7: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE Esporte A-7

COPA SULAMERICANAIngressos para o jogo de volta, no Morumbi, já começam a ser vendidos e expectativa é de que fi nal seja com o estádio lotado

Com o fi m da temporada, o Santos agora intensifi ca as conversas para a contratação de reforços, visando o ano que vem. Muricy Ramalho voltou a destacar a necessidade de o Peixe formar um grupo forte, para que os períodos de ausência de Neymar, principalmente por conta de convocações para a Seleção Brasileira, não sejam tão sentidos pela equipe no campo.

Ciente das difi culdades que irá encontrar na Copa das Confederações, Felipão já trabalha forte para fazer a Seleção Brasileira entrar de vez nos trilhos para o evento-teste que será disputado em 2013. Após comemorar o fato de ter caído em um grupo que conta com Japão, México e Itália, o novo treinador da Seleção garante ter seu esquema ideal para a sua reestreia.

Conmebol aceita pedido edecisão será no La Bombonera

DESFALQUEFUTSAL

Guerrero viaja ao Japão mas é dúvida

Meninas de Jundiaí do Sul se destacam em competição regional

N OTAS

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Das Agências

Após o astro Juan Roman Riquelme sugerir, a diretoria do Tigre correu atrás e con-seguiu entrar em acordo com o Boca Juniors para mandar a primeira partida da final da Copa Sul-americana em La Bombonera. Nesta segunda--feira, a Conmebol aceitou o pedido do clube argentino e confirmou a final contra o São Paulo no estádio xeneize.

Devido à capacidade de 28 mil torcedores do estádio José Dellagiovanna, na pequena cidade de Victoria, o Tigre já não poderia atuar em sua casa e resolveu recorrer ao Boca Juniors. A exigência da Conmebol é de, no mínimo, 40 mil lugares, e facilitou a definição do lendário estádio como palco da decisão.

Em reunião com o presi-dente do Boca Daniel Angelici, o mandatário do Matador, Rodrigo Mollinos, fechou os

detalhes sobre ingressos e segurança. No site oficial do Tigre, a assessoria de imprensa garante que dará as orientações para a torcida adquirir suas entradas nas próximas horas desta segunda-feira.

Ingressos - O torcedor são-paulino já encontra pro-blemas para acompanhar o duelo entre São Paulo e Tigre, no Estádio do Morumbi, que acontecerá no próximo dia 12 de dezembro, na partida de volta da final da Copa Sul-Americana - o jogo de ida ocorre nesta quarta, dia 5.

O site Total Acesso, que comercializa as entradas de jogos do clube tricolor, iniciou as vendas no último domingo. Porém, inicialmente, a empre-sa havia colocado como data para começo das vendas esta segunda, pegando vários são--paulinos de surpresa.

A empresa anunciou ain-da que alguns setores como a arquibancada amarela, por

Escandaloso e...O erro no sorteio da Copa

das Confederações de 2013, ocorrido neste sábado no Anhembi, em São Paulo, não passou despercebido na imprensa argentina. O jornal esportivo Olé, de Buenos Aires, classificou o equívoco como um “escândalo”.

...Caótico“Saiu a programação da

Copa das Confederações 2013 e o manejo das bo-linhas foi um escândalo”, escreve o diário, lembrando que o próprio secretário--geral da Fifa, Jerôme Val-cke, admitiu que o sorteio “foi algo caótico”.

MestreValcke atuou como mes-

tre de cerimônias do even-to, exibindo ao público o conteúdo das bolinhas sorteadas pelos dois convi-dados brasileiros: a modelo Adriana Lima e o chef de cozinha Alex Atala.

Pote erradoConforme publ ica o

diário, “o problema este-ve na bolinha que leva-va o nome do Uruguai, corretamente t irada do pote t ransparente cor-respondente por Adriana L i m a . A c o nt i nu a ç ã o, Atala era o responsável de, escolhendo uma bo-linha por azar no pote B, determinar a posição dos uruguaios no grupo. Po-rém o famoso cozinheiro se equivocou, introduziu sua mão no pote A e tirou a bolinha A3”.

Erro despercebidoA princípio, Valcke não

notou o erro e colocou o Uruguai no Grupo B, como já havia sido anun-ciado, visto que dois times do mesmo continente não podiam ocupar a mesma chave, e na posição B3. Já fora anunciado anterior-mente que o Brasil lideraria o Grupo A, enquanto que a Espanha encabeçaria o B.

Correção“O erro de Atala, que

Valcke não observou ini-cialmente, levou a mudar a localização duas vezes do Uruguai ao descobrir-se que o ‘verdadeiro’ B3 era Taiti. Se o sorteio tivesse ocorrido pelos canais cor-retos, o jogo entre Espanha e Taiti no Maracanã poderia ter sido um Espanha-Uru-guai”, completa o jornal, ressaltando que a cerimô-nia reservou uma “pérola: o choque desigual entre a Espanha, campeã europeia e mundial, e a modesta Taiti em um mito do futebol como é o Estádio Maracanã do Rio de Janeiro”.

BrincadeiraO Olé, que titula sua nota

com a frase “atenção com o sorteio”, ainda faz uma brin-cadeira ao escrever “atento Don Julio!”, em referência a Julio Grondona, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA). Coman-dada pelo técnico Alejandro Sabella, a Argentina não está classificada para a Copa das Confederações de 2013 e lidera as Eliminatórias Sul--Americanas para a Copa do Mundo de 2014.

exemplo, já estavam esgota-dos. Informação que o site oficial do São Paulo tratou de corrigir na manhã desta segunda. Nas redes sociais, muitos torcedores reclamaram do serviço, alegando extrema lentidão do site na hora de tentar efetuar a compra.

Histórico - Esta será a se-gunda decisão internacional disputada em La Bombonera. No final de junho, Boca Ju-niors e Corinthians ficaram

no empate por 1 a 1 em jogo que consagrou o atacante Ro-marinho. No duelo da volta, no Pacaembu, o Timão venceu por 2 a 0 e levantou a Copa Libertadores da América pela primeira vez.

A última partida do São Paulo no estádio, inclusive, foi válida pela própria Copa Sul-americana. Nas oitavas de final da edição de 2007, o Tricolor acabou derrotado pelo Boca por 2 a 1, com gol

marcado pelo centroavante Borges. No Morumbi, Aloísio foi o herói e selou a classifica-ção são-paulina.

Já em finais, o time pau-lista pegou o Boca em La Bombonera na Recopa Sul--americana de 2006. Com dois gols de Martín Palermo, os argentinos venceram na capital Buenos Aires por 2 a 1 e precisaram apenas de um empate por 2 a 2 no Morum-bi para ficar com a taça.

Torcedores reclamam da lentidão encontrada para finalizar compra de ingresso pela internet

Celso Felizardo

Quem disse que lugar de menina não é na quadra jogando futsal? Quebrando tabus e preconceitos que ainda existem, principal-mente nas pequenas cida-des, as garotas de Jundiaí do Sul, município de 3,6 mil habitantes, voltaram com três medalhas da 17ª Copa Regional Professor Ananias Antônio Martins de Futsal 2012, disputada neste f im de semana em Cornélio Procópio.

Os melhores resultados foram obtidos nas categorias Sub-17 (2º lugar), e no Sub-15 e Sub-13 (3º lugar). O

professor de Educação Física e técnico das equipes femi-ninas, Marcos Elói Harada Alves, destacou o empenho e o comprometimento das atletas amadoras. “Estou com este projeto em Jundiaí do Sul desde maio deste ano. De lá para cá é visível o desenvol-vimento delas como atletas, fruto da dedicação”, elogiou.

Harada usou exemplos de atletas que treinou em Ribeirão do Pinhal, cidade onde mora, que já assina-ram contratos com equipes do interior de São Paulo e que hoje vivem do futsal. “E las têm que acreditar no que fazem. Os desafios são grandes, mesmo com

exemplos em nível nacional, ainda existe um preconcei-to que, aos poucos, vamos derrubando por terra”, lem-brou, usando a jogadora Marta, da Seleção Brasileira de Futebol, como exemplo.

A Copa Professor Ananias Antônio Martins contou com a participação de 72 equipes de cerca de 20 cidades da região de Cornélio Procópio. Os jogos foram disputados nos ginásios de esportes João Batista Paiva Gatti (Gatti-nho) e Panorama. Ao todo, foram 130 atletas de Jundiaí do Sul. Entre as equipes mas-culinas, o destaque ficou com o Sub-11, que terminou na terceira colocação.

Treinador Marcos Harada com a equipe feminina Sub-17 de Futsal de Jundiaí do Sul

Gazeta Esportiva

Substituído no clássico do último domingo por conta de uma pancada no joelho direito, Paolo Guerrero foi ao CT do Parque Ecológico nesta segunda-feira para fazer exa-mes. Os médicos apontaram um estiramento no ligamento colateral medial, o que põe em dúvida a participação do peruano no Mundial.

Ele ainda passará por no-vos exames, motivo pelo qual o clube prefere não estimar o período de afastamento dos gramados. Mas lesões desse tipo dificilmente requerem uma recuperação de menos de 15 dias, prazo que já deixaria o centroavante fora até da final, marcada para o próximo dia 16.

Apesar do problema, Guerrero está confirmado na viagem ao Japão. A delegação alvinegra embarcará na ma-drugada de terça para Dubai, onde fará um treinamento na

quarta. De lá, o grupo seguirá para Nagoya, sua concentra-ção até a estreia em Toyota, no dia 12, contra Auckland City--NZL, Sanfrecce Hiroshim--JAP ou Al Ahly-EGI.

A contusão do peruano é semelhante à sofrida por Emerson, em outubro, em partida contra a Portuguesa. Depois de sofrer um estira-mento no ligamento colateral medial do joelho direito, o atacante teve uma recupe-ração estimada em três ou quatro semanas e acabou levando mais de um mês para atuar novamente.

A notícia foi mal recebida por Tite, que tinha armado o Timão com Guerrero na área e obtido bons resultados. Se for confirmada a ausência do camisa 9, é provável que Emerson faça o papel de falso centroavante, abrindo espaço para a entrada de um jogador de beirada, provavelmente Jorge Henrique.

Mesmo lesionado, Guerrero viaja com delegação

Page 8: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

cmyb

cyan magenta yellow black

A-8 Agronegócio TRIBUNA DO VALE

AGRICULTURAO Fundepec é formado por recursos recolhidos pelo Estado de produtores, sobre cabeças de gado vacinadas, aves e suínos abatidos e comercializados

INVESTIMENTOAdapar recebe veículos que farão a fiscalização sanitária no Estado

Governo regulariza repasses para o Desenvolvimento Agropecuário

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

SuaS maioreSconquiStaSnão têm horapara começar.maS já têm o lugar certo.

faculdadesda industr ia.com.br/escoladegestao

Foco na indúStria.Foco em você.

curSoS de póS-graduaçãoeScola de geStão da indúStria.

A Escola de Gestão da Indústria, por meio das

Faculdades da Indústria, oferece cursos de

pós-graduação, MBA e mestrado voltados para

a área industrial. Além dos cursos presenciais,

conta com cursos de extensão a distância.

Acesse faculdadesdaindustria.com.br/

escoladegestao e faça sua inscrição.

a escola de gestão da indústria é integrada pelas Faculdades de tecnologia Senai e FAMEC. Consulte o nosso site ou os campi para saber mais sobre a sua certificação.

AEN

O governador Beto Richa assinou ontem, 3, o repasse de R$ 11,7 milhões para o Fundo de Desenvolvimento Agrope-cuário do Estado do Paraná (Fundepec). Com isso, o Esta-do zera um passivo acumulado há sete anos com o fundo, cria-do para fazer frente a eventuais situações de emergência na área de saúde animal, como surtos de doenças em bovi-nos, suínos e aves. A medida, assinada durante a cerimônia de premiação dos vencedores do programa Empreendedor Rural, faz parte do esforço do governo para melhorar a defe-sa sanitária animal no Paraná.

A assinatura ocorreu no Expotrade, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, onde acontece o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2012, pro-movido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), em parceria com o Sebrae-PR e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep). O evento reuniu mais de 4 mil agricultores de todo o Paraná.

“Queremos que o fundo cumpra sua função de atender às suas necessidades dos produ-tores e garantir mais tranquili-

dade em momentos de dificul-dades”, disse o governador.

O Fundepec é formado por recursos recolhidos pelo Estado de produtores, sobre cabeças de gado vacinadas, aves e suínos abatidos e comer-cializados. Desde 2005, porém, o governo estadual não repas-sava ao Fundepec os recursos retidos. O repasse autorizado agora pelo governador Beto Richa zera esse passivo. “Com a retomada dos repasses ao Fundepec, o Estado resol-ve uma pendência de longa data com os produtores do Paraná”, disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Com o repasse de R$ 11,7 milhões, o Fundepec passa a contar com um montante de R$ 47,5 milhões. O fundo é gerenciado por entidades do setor agropecuário, mas a utilização dos recursos depende de autorização do secretário da Agricultura, em casos, por exemplo, de surtos de aftosa, peste suína clássica ou outras doenças.

De acordo com Ortigara, a manutenção de fundo de amparo para situações de emergência é uma das con-dições para que o Paraná seja considerado um estado com

plenas condições sanitárias. APOIO À AGRICUL-

TURA – Richa disse que a regularização dos repasses para o Fundepec é parte de um conjunto de medidas que o governo vem adotando para fortalecer e apoiar o agronegó-cio. Ele lembrou investimentos já realizados na área sanitária, como a criação da Agência de Defesa Agropecuária (Ada-par). “O Governo do Estado faz a sua parte para garantir aos nossos produtores con-dições para ampliar a parti-cipação no mercado nacional e internacional e melhorar a renda”, disse o governador.

Outra preocupação do governo estadual, conforme o secretário, é orientar os pro-dutores em relação aos prazos e correta aplicação de vacinas nos rebanhos bovinos e buba-linos. No dia 30 de novembro foi encerrada a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em que foram vacinados os mais de 9 mi-lhões de cabeças do rebanho paranaense. “Os produtores e as indústrias têm que se ade-quar sanitariamente para ter plena inserção no mercado”, destacou Ortigara.

EMPREENDEDOR RU-RAL – O programa Empreen-

AEN

O secretário estadual da Agricultura e do Abasteci-mento, Norberto Ortigara, repassou nesta segunda-fei-ra (03) à Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) cinco vans master furgão Renault que foram adaptadas e serão utilizadas como unidades móveis de fiscalização da De-fesa Agropecuária no Estado. Outras duas ainda estão sendo adaptadas e serão entregues posteriormente.

A compra desses veículos foi viabilizada pelo convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura e do Abasteci-mento (Seab) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que repassou R$ 1,57 milhão ao governo do Paraná. Desse total,

10% corresponderam à contra-partida do governo estadual num grande pacote destinado a estruturar o controle do trân-sito agropecuário, que inclui animais, vegetais, insumos e produtos da agroindústria.

Esses recursos foram apli-cados na compra das vans, que custou em torno de R$ 128,5 mil cada uma e o restante foi aplicado na compra de outros veículos e equipamentos.

As cinco vans vão se somar a outras três que já estão em operação no interior do Es-tado. Elas serão direcionadas para as áreas de fronteira e de divisas estaduais. Os veículos estão equipados para que os fiscais agropecuários façam a fiscalização volante de trânsito de animais e vegetais, seus pro-dutos, subprodutos, resíduos e insumos, com o objetivo de ga-

rantir a sanidade e a qualidade da produção que é enviada tanto para o mercado interno como externo.

De acordo com diretor--presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, as vans terão mais eficiência que os postos fixos instalados nas fronteiras e barreiras estaduais. Isso por-que elas têm facilidade de des-locamento e podem se colocar em locais onde há tentativas de se burlar a fiscalização. “Ainda mais agora que vivemos um período que qualquer toque de celular ou comunicação rápida possa avisar outros que pre-tendem burlar a fiscalização, as unidades móveis ganham importância com a facilidade de deslocamento”, explicou.

POSTOS MÓVEIS - Cada van vai atender duas regiões polo. Elas serão enviadas à

dedor Rural está completando 10 anos e formou 18,5 mil produtores rurais. Só em 2012 foram instituídas 84 turmas, com a formação de 1.049 pessoas. O conteúdo estimula as habilidades e competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, po-líticas e sociais sustentáveis. “É um programa importante para a capacitação profissio-nal e o desenvolvimento de aptidões de produtores rurais, que assim garantem aumento da sua produtividade e mais riquezas ao Paraná”, disse o governador Beto Richa.

Além da premiação de oito projetos vencedores do pro-grama – dos quais dois apre-

sentados pelo Instituto Para-naense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) –, o encontro contou com três pa-lestras de especialistas da área. Segundo o presidente da Faep, Ágide Meneguette, o progra-ma ajuda o trabalhador rural na melhoria da administração da sua propriedade, a partir de aulas teóricas e práticas e da elaboração de um projeto. “O Empreendedor Rural ajuda o homem do campo a melhorar a gestão da propriedade, por meio do planejamento e do conhecimento”, afirmou.

O presidente da Fetaep, Ademir Muller, disse que o curso aproveita e potenciali-za a capacidade do produtor

rural, fornecendo a ele novas ferramentas para o empreen-dedorismo.

Participaram do evento a ministra chefe da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann; a presidente da Confedera-ção Nacional da Agricultura (CNA), senadora Katia Abreu; o presidente do conselho do Se-brae Paraná, Jeferson Nogarolli; o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; os deputados federais Eduardo Sciarra, Osmar Serraglio e Rei-nhold Stephanes; os deputados estaduais Douglas Fabrício, Elton Welter, Fernando Scana-vaca, Rose Litro e Teruo Kato, e dirigentes e representantes de entidades do setor.

Defesa animal será uma das áreas beneficiadas pelo repasse

Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Francisco Beltrão que vai atender tam-bém a região de Pato Branco; à Unidade Regional de Sanidade Agropecuária de Cornélio Procópio que vai atender tam-

bém a região de Jacarezinho; a Unidade Regional de Sanidade de Paranavaí Agropecuária que vai atender também a região de Umuarama.

Ainda em fase de adap-tação os veículos que serão

enviados à Unidade Regional de Sanidade de Curitiba vão atender também a região de Ponta Grossa, e a Unidade Regional de Sanidade de Ma-ringá vai atender a região de Londrina.

De acordo com secretário, cada van vai atender duas regiões polo

Page 9: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

cmyb

cyan magenta yellow black

TRIBUNA DO VALE

S.A. PLATINAPrédio é concluído, mas ainda depende de móveis e funcionários para atendimento

Geralwww.tribunadovale.com.br

B-1

NORTE PIONEIROApaes se classificam para etapa estadual do “Festival Nossa Arte”

Antônio de Picolli

Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

Mais de 40 anos de experiência em mais de 70 unidades em todo o Brasil

“Eu tenho muito mais confiança em estudar numa instituição que tem experiência e é reconhecida em todo o país.”

E mais:• Orientação de carreira e encaminhamento para o mercado.

• Material didático interativo em um tablet*, sem custo. Disponível para Direito.

vestibularinscrEVA-sE Jáwww.estacio.br0800 282 3231

Aline, Enfermagem

Onde estamos em sP: Brooklin, chácara Flora,

cotia, ibiúna, interlagos, Jabaquara, Ourinhos,

santo Amaro, santo André e Vila

dos remédios.

*O tablet será entregue em comodato após a renovação da matrícula para o 2º período a ser cursado em 2013.2, exclusivamente para os novos alunos que ingressarem em 2013.1 para os cursos indicados no regulamento disponível no site www.estacio.br. A extensão aos demais cursos e localidades está sob estudo.

Aline Damásio

A construção da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Santo Antonio da Pla-tina foi concluída, mas tem previsão de inauguração apenas para 2013. O pré-dio erguido na praça São Benedito está pronto, mas faltam móveis, computa-dores e funcionários para o início do atendimento.

A obra teve início em janeiro deste ano e conta com 1,5mil metros quadra-dos, com investimentos de R$1,3 milhão. Um atraso na empresa resp onsável pela entrega dos móveis adiou a inauguração da agência, segundo informou a gerência execut iva do INSS em Londrina. “Apesar da conclusão da parte físi-ca, a agência precisa ainda das instalações dos móveis

e do sistema de computa-dores. Para inaugurar, é exigido pela Previdência Social que a unidade esteja pronta para o atendimen-to”, explicou Willian Dou-glas de Carvalho.

Mesmo sem data defini-da para inaugurar, o local já conta com vigias e o quadro de funcionários já está defi-nido com deslocamento de

Inauguração de agência do INSS fica para ano que vem

do Pinhal. A unidade fará parte do Plano de Expan-são da Rede de Atendi-

mento (PEX), que prevê a construção de agências em cidades com mais de

2 0 m i l h a b i t a nt e s , q u e não dispõem de prédios f ixos do INSS.

Atraso na entrega de computadores e móveis impede inauguração de agência do INSS

Da Redação

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Andirá, Camba-rá e Carlópolis participaram na tarde de quarta-feira, do IX Festival Regional “Nossa

Arte” . O evento este ano foi sediado no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho. A Apae de Santo Antônio da Platina ficou em primeiro lugar na modalidade Música. O grupo de flautistas se apresentou com o número Azul da Cor

do Mar. Já a associação de Ja-carezinho se destacou na mo-dalidade Artes Cênicas com a peça Dramastização com músicas de Chico Buarque de Holanda – Construção- e do grupo Secos & Molhados – Rosa de Hiroshima. A peça foi em que teve quatro atos,

cada um interpretado por um aluno. Já a Apae de Carló-polis se saiu bem na Dança Folclórica com o tema A ma-gia da dança cigana. Andirá pegou primeira classificação na Dança Contemporânea, com o tema “O Renascer”

A entidade de Santo Antô-

nio da Platina ainda ficou em segundo lugar na modalidade Artes Cênicas, com a peça Receita da Alegria. Nas Arte literária, o grupo platinense conquistou as quatro primei-ras colocações: o primeiro lugar ficou Rodrigo Teodoro Ferreira, o segundo para La-

rissa Fernandes de Oliveira, terceiro com Bruno Claro dos Santos e o quarto para Felipe Pereira Marques.

Os trabalhos classificados representarão os municípios na fase estadual do Festival, que será realizada em União da Vitória em Abril de 2013.

Apaes participaram do IX Festival ocorrido em Jacarezinho Grupos classificados irão para a fase estadual

“ Apesar da conclusão da parte física, a agência precisa ainda das instalações dos móveis e do sistema de computadores”

servidores de outras agên-cias. “A própria grade do INSS já tem previsto todos os ser vidores, que serão remanejados de agências de cidades próximas como Jacarezinho e Bandeirantes”, informou o gerente.

Ao contrário das duas agências recém-inaugura-das -Andirá e Cambará- que trabalharam inicial-mente oferecendo apenas parte dos serviços da previ-dência, a unidade de Santo Antonio da Platina promete inaugurar com o quadro de atendimento comple-to como aposentadorias, pensões, manutenção de benefícios, requerimento de auxí l io maternidade, consultas previdenciárias, além de perícias médicas.

A agência será respon-s áve l p e l o ate n d i m e nto de 7, 2 mil benef iciários somente da cidade e aten-derá também mais 10. 863 benef iciários de municí-pios vizinhos como Joa-quim Távora, Carlópolis , Q u a t i g u á , G u a p i r a m a , Jundiaí do Sul e Ribeirão

Page 10: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE B-2 Atas&Editais Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALei nº 1.175, de 30 de novembro de 2012

“Denomina travessa nesta cidade”.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná,

aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei, de autoria do Vereador Cláudio Domingues:

Art. 1º - Fica denominada Travessa Maria Alves Capucho, a atual Rua Projetada A, do Conjunto Residencial “Tia Mair”, nesta cidade.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA

PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 30 de novembro de 2012.

MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBOPrefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALei nº 1.176, de 30 de novembro de 2012

“Denomina rua nesta cidade”.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná,

aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte lei, de autoria do Vereador Francisco Faustino de Proença Júnior:

Art. 1º - Fica denominada Rua Olympia Maria de Jesus, a atual Rua 4, do Conjunto Residencial João Furtado dos Santos I, nesta cidade.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA

PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 30 de novembro de 2012.

MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBOPrefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALei nº 1.177, de 30 de novembro de 2012

Concede o Título de Cidadão Honorário de Santo Antônio da Platina ao Sr. José Antônio Lhamas e à Srª Maria Geralda da Silva, pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade.

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei, de autoria de todos os vereadores:

Art. 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Santo Antônio da Platina ao Sr. José Antônio Lhamas e à Srª Maria Geralda da Silva , pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA

PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / PAÇO MUNICIPAL DR. ALÍCIO DIAS DOS REIS, 30 de novembro de 2012.

MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBOPrefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALei nº 1.178, de 30 de novembro de 2012

“Denomina travessa nesta cidade”.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná,

aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei, de autoria do Vereador Fábio Henrique Barboza Galhardi:

Art. 1º - Fica denominada Travessa Antônio Guedes de Moura, a atual Rua 1 (código 56), no Jardim Tarumãs, nesta cidade.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA

PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 30 de novembro de 2012.

MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBOPrefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉESTADO DO PARANÁ

DECRETO Nº 732 / 2012 SÚMULA: Dispõe sobre abertura de Credito Adicional Especial,

autorizado pela Lei nº 471/2012 de 29/11/2012.O PREFEITO MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ, ESTADO DO

PARANÁ, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHES SÃO CONFERIDAS POR LEI,

DECRETAArt. 1º - Fica aberto no corrente exercício fi nanceiro, Crédito Adicional

Especial no valor de R$ 6.200,00 ( Seis mil e duzentos reais ), com a seguinte dotação orçamentária:

08.00 – SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO, OBRAS E SERV PÚBLICOS

08.001– DEPARTAMENTO MUN DE SERV URBANOS E LIMPEZA PÚBLICA

15.451.00091-024– RESTITUIÇÃO DE SALDOS DE CONVENIO – FONTE 749

002253 – 3330.93.00.00 – 3.3. 749 – Indenizações e Restituições....................................................R$ 5.832,70

002253 – 3330.93.00.00 – 3.1. 749 – Indenizações e Restituições....................................................R$ 367,30

Total .... R$ 6.200,00Art. 2º - Para dar cobertura ao Crédito autorizado no artigo anterior,

serão indicados como recursos o disposto na Lei Federal 4.320/64, no Artigo 43 § 1º;

a) - Inciso I – Superávit fi nanceiro, através da seguinte fonte:749 ................................................................... R$ 5.832,70b) – Inciso II – O proveniente de excesso de arrecadação, através da

Receita 13.25.01.99.20.00 – Rendimento Convênio Recape Via Urbana – Fr 749...................................................................................R$ 367,30

Total ... R$ 6.200,00Art. 3º - Este Decreto entra em vigor a partir desta data, revogadas

as disposições em contrário.Paço Municipal José Galdino Pereira, em 30 de Novembro de 2012.

EDIMAR DE FREITAS ALBONETIPrefeito Municipal

EXTRATO DE CONTRATO Nº 09/2012CÂMARA MUNICIPAL DE CAMBARÁ – CONTRATANTEC A SANTANA REFRIGERAÇÃO – ME – CONTRATADA

DO OBJETO – Contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de 02 (dois) equipamentos de Ar Condicionado com capacidade de 12.000 BTU´S, tipo Air Split (Silenciosos), tensão 220 Volts.

DO FORNECIMENTO – A CONTRATADA se compromete a executar os serviços contratados e a manter toda a execução do contrato em compatibilidade com as obrigações assumidas e as condições de habilitação exigidas.

DO PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO - valor global do contrato: R$ 4.796,25 (quatro mil e setecentos e noventa e seis reais, e vinte e cinco centavos). O valor do contrato será liquidável à vista, ao término dos serviços.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PELA QUAL CORRERÃO AS DESPESAS - 01.001-01.031.0101.2001-3.3.90.39 – Outros serviços de terceiros pessoa jurídica e 01.001-01.031.0101.2001-4.4.90.52 – Equipamentos e material permanente.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Cambará, Estado do Paraná, em 03 de dezembro de 2012.

JOÃO ANTONIO TINELLICONTRATANTE

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMBARÁTERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 28/2012

O Excelentíssimo Senhor João Antônio Tinelli, Presidente da Câmara Municipal de Cambará, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o inciso II, do art. 24, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, dispensa a licitação para a aquisição e instalação de 02 (dois) condicionadores de ar de 12.000 BTUS para a Câmara Municipal de Cambará (Dotações Orçamentárias 01.001-01.031.0101.2001-3.3.90.39 – Outros serviços de terceiros pessoa jurídica e 01.001-01.031.0101.2001-4.4.90.52 – Equipamentos e material permanente) da empresa C A SANTANA REFRIGERAÇÃO – ME (nome fantasia: Carlão Refrigeração), inscrita no CNPJ nº 82.474.636/0001-30, com sede na Rua José Pavan, nº 085, Centro, na cidade de Jacarezinho/PR, CEP: 86.400-000, no valor de R$ 4.796,25 (quatro mil e setecentos e noventa e seis reais, e vinte e cinco centavos), tendo em vista que o valor da referida compra não ultrapassará o teto limite de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Cambará, Estado do Paraná, em 03 de dezembro de 2012.

João Antonio TinelliPresidente

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMADECRETO nº 680/2012

SÚMULA: Dispõe sobre homologação de licitação.EDUÍ GONÇALVES, Prefeito do Município de Guapirama, Estado

do Paraná, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o parecer, julgamento e adjudicação promovidos pela Pregoeira, com referência ao Pregão Presencial sob nº 039/2012, que tem por objeto a AQUISIÇÃO DE PNEUS E CÂMARA DE AR PARA FROTA MUNICIPAL.

D/E/C/R/E/T/A/Artigo 1º: Fica homologada a licitação de modalidade Pregão

Presencial sob nº 039/2012, que tem por objeto a AQUISIÇÃO DE PNEUS E CÂMARA DE AR PARA FROTA MUNICIPAL.

Artigo 2º: Em face da homologação estabelecida pelo artigo anterior, fi ca declarada vencedora do certame licitatório a seguinte empresa:

GERARDO BASTOS PNEUS E PEÇAS LTDA pelo valor de R$ 13.756,00 (treze mil setecentos e cinquenta e seis reais)

Artigo 3º: Em conseqüência, fi ca convocada a proponente para a assinatura do instrumento de contrato, nos termos do artigo 64, caput, da Lei 8.666/93, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81.

Artigo 4º: Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Guapirama (PR), 03 de dezembro de 2012

EDUÍ GONÇALVESPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA – PARANÁPREGÃO PRESENCIAL N° 038/2012

EXTRATO DE CONTRATODATA DE ASSINATURA DO CONTRATO: 26 DE NOVEMBRO DE

2012CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUAPIRAMACONTRATADA: CAIME CASALE COMERCIAL LTDA EPPVALOR: R$ 16.000,00 (DEZESSEIS MIL REAIS)OBJETO: AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E PEÇAS NECESSÁRIAS

PARA O CONSERTO DO CAMINHAO VW – 13.180 E

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁ-PARANÁPROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 18/2012

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃOPROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 71/2012

Torno público a homologação e a adjudicação do objeto do presente processo à:

Entidade contratada: SENAC PARANÁ – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO PARANÁ.

Objeto: contratação do SENAC PARANÁ – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO PARANÁ, para ministrar cursos profi ssionalizantes destinados à população quatiguaense no desenvolvimento de trabalho e geração de renda com as famílias.

Valor: R$ 39.600,00 (trinta e nove mil e seiscentos reais)Embasamento: Art. 24, Inciso XIII, da Lei de Licitações nº 8.666/93. Quatiguá-PR, em 03 de dezembro de 2012.

CARLOS ALBERTO TRAMONTINPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁ-PARANÁLICITAÇÃO MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL Nº 40/2012-

SRPAVISO DE RESULTADO DA TERCEIRA ANÁLISE DE

AMOSTRASObjeto: Registro de preços para futuras aquisições de gêneros

alimentícios, produtos de higiene, limpeza, copa e cozinha.O pregoeiro, Gilvan de Oliveira, comunica às empresas declaradas

provisoriamente vencedoras e aos demais interessados no objeto do certame em epígrafe que, após a Comissão Especial para Análise de Amostras, realizar a terceira análise das amostras dos produtos ofertados, torna-se público o resultado da mesma, abrindo-se o prazo recursal, a partir desta data, nos termos do art. 4º da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, aplicando-se subsidiariamente as disposições da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações.

Empresa: Lettech Indústria e Comércio de Equipamentos de Informática-ME

Item: 18.Situação: Amostra aprovada.Item: 25.Situação: Amostra reprovada por não atender as especifi cações

do edital.Quatiguá-PR, Sala de Licitações, em 03 de dezembro de 2012.

GILVAN DE OLIVEIRA Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁPortaria Nº 218 de 09 de Novembro de 2012.

O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE:

Artigo 1º- Designar o servidor BENEDITO DE SOUZA portador do CPF nº 164.178.289-72, como representante da Prefeitura Municipal de Abatiá na execução, acompanhamento e fi scalização do CONTRATO Nº 87/2012, fi rmado com a empresa J. L. Diesel Comércio de Peças e Cabines Ltda - EPP, cujo objeto é a aquisição 01 (um) motor MB 366 retifi cado completo, com motor de arranque, alternador, cabeçote, turbina e bomba injetora, de acordo com o Edital de Pregão Presencial nº 029/2012 do Município de Abatiá, de modo a atender às necessidades da CONTRATANTE, nos termos e condições do Edital e seus Anexos.

Artigo 2º- São competências do representante da Prefeitura Municipal de Abatiá, dentre as previstas na legislação mencionada:

I – Manter cópias do instrumento contratual e de seus aditivos, se for o caso, juntamente com outros documentos que possam dirimir dúvidas acerca das obrigações contratuais:

II – Controlar a vigência do contrato;III – Conferir os dados das notas fi scais/faturas compatibilizando-os

com o objeto entregue e encaminhá-las para pagamento;IV – Anotar todas as ocorrências, de qualquer natureza, verifi cadas

durante a execução do contrato, notifi cando a Contratada e determinando o que for necessário para regularizá-las;

V – Acompanhar e controlar a entrega do objeto serviço em conformidade com o contratado;

VI - Exigir da Contratada o fi el e total cumprimento do contrato;VII – Manter permanente vigilância sobre as obrigações da

Contratada previstas no contrato, bem como as demais disposições da Lei nº 8.666/1993, que disciplina a matéria;

VIII – Solicitar a entrega do objeto nos termos contratados, anotando as ocorrências no processo;

IX – Encaminhar ao setor competente para aplicação de penalidades à Contratada ou mesmo rescisão do contrato, quando a entrega estiver sendo prestada de forma irregular, em desacordo com as determinações administrativas e, ainda, quando constatada a paralisação da entrega ou cometimento de faltas que ensejarem a adoção dessas medidas;

X – Notifi car, por escrito, à Contratada a ocorrência de eventuais imperfeições na execução do contrato;

XI – Prestar informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos empregados da Contratada;

XII – Exercer as demais atividades necessárias ao fi el cumprimento do contrato, tanto por parte da Prefeitura Municipal de Abatiá quanto da Contratada.

Artigo 3º- O representante responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular das atribuições do encargo.

Artigo 4º- Esta Portaria entra em vigor a partir desta data.Gabinete do Prefeito, aos 09 dias do mês de Novembro do ano de

2012.IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁEXTRATO DO CONTRATO Nº 090/2012.

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ABATIÁ – PR. CONTRATADA: V. M. SILVEIRA MOTA GRÁFICA E EDITORA - ME.OBJETO: AQUISIÇÃO DE 900 (NOVECENTOS) KITS DIDÁTICOS

PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

VALOR CONTRATUAL R$ 6.750,00 (SEIS MIL SETECENTOS E CINQUENTA REAIS).

VIGENCIA: DE 21/11/2012 A 31/12/2012.ABATIÁ – ESTADO PARANÁ, EM 21 DE NOVEMBRO DE 2012.MUNICÍPIO DE ABATIÁ (PR).

IRTON OLIVEIRA MÜZEL – PREFEITO MUNICIPAL CONTRATANTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃOCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 71/12Processo nº 114165840OBJETO: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIOS DO CURSO TÉCNICO EM CELULOSE E PAPELDATA DE ABERTURA :18/12/2012HORAS : 09:30 HSVALOR MÁXIMO:R$ 727.206,00 (SETECENTOS E VINTE E SETE MIL, E DUZENTOS E SEIS REAIS)O edital encontra-se à disposição no portal ou www.licitacoes-e.com.br - PREGÃO ELETRÔNICO DO BANCO DO BRASIL, pesquisa avançada e o n.º da licitação

Curitiba, 30 DE NOVEMBRO DE 2012

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

EMPRESA PRINCESA DO NORTE S.A. Rua 24 de Maio, nº 253 – A – Vila Claro Santo Antônio da Platina / PR - CEP 86430-000 Fone: (43) 3534-8436 - Fax: (43) 3534-1616 e-mail- [email protected] www.princesadonorte.com.br

Santo Antonio da Platina Pr. 29 de novembro de 2012. Ref.: EXTRAVIO DE BILHETES DE PASSAGEM Comunicamos a todos o EXTRAVIO de alguns bilhetes de passagens, relacionados abaixo, boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Policia. 3056 – Curitiba Pr. - 520374 a 520381. 3102 - Curitiba Pr. - 681317 a 681321, 081436 a 081439. 3246 - S.APlatina Pr - 98445 a 98531. 3091 - Guapirama Pr. - 122984 a 123000, 433154 a 433225. 3091 - Guapirama Pr 968085 a 968097, 430450 3057 - Curitiba Pr. - 750225 a 750247. 3132 - Jacarezinho Pr. - 193420 3054 - Curitiba Pr. - 74440 a 74449. 190894 e 190895. 3232 - Ribeirão Claro Pr 440742 a 440834. 3135 - Jaguariaiva Pr - 001358 a 001360, 930004 a 930166. 3330 - São José dos Pinhais Pr. - nº 653128 3200 - Paranaguá Pr. - 122472 3133 - Jacarezinho Pr - 881580 a 881638. 3095 - Guaratuba Pr - 914016, 914141. 3325 - Araucária Pr - 740545. 3282 - Curitiba Pr - 149235 a 149237. 3295 - Curitiba Pr - 775088 a 775090. 3044 - Campo Largo Pr - 158089 a 158091. 3005 - Arapoti Pr - 235648. 3246 - S.A.Platina Pr - Talão D47 nº 548201 a 548250. 3325 - Araucaria Pr - 740734. 3051 - Cor.Procopio Pr - 731269 a 731496. 3021 - Bandeirantes Pr - 122585 e 122586. 3043 - Cambara Pr - 008687. Atenciosamente EMPRESA PRINCESA DO NORTE S/A. AIRTON FRANCISCO DA SILVA – DEP. COMERCIAL

EXTRAVIODeclaramos para devidos fins o extravio do CRV 759268045

(recibo) do Veiculo Honda /XR200R ,PLACA AJX0428, CHASSI 9C2MD28001R015293 , EM NOME DE ELEXANDRE PAULINO DA SILVA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DA PLATINA –PR CONFORME BOLETIM DE OCORRÊNCIA Nº1091319/2012 EMITIDO EM 03/12/2012 .COM ESTA PUBLICAÇÃO FICA SEM VALOR COMERCIAL .

SANTO ANTONIO DA PLATINA, 04/12/2012.a) ELEXANDRE PAULINO DA SILVA.

Page 11: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-3Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINADECRETO N.º 016/2012.

SÚMULA: Abre Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral de 2012 do Município de Tomazina, e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE TOMAZINA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições, de conformidade com a Lei Municipal nº 318/2011, de 25 de outubro de 2011, combinada com o Art. 43, parágrafo 1º, da Lei Federal nº 4.320, de 17/03/64.

DECRETAArtigo 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município para o

corrente exercício de 2012, um crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.106.698,40 (um milhão, cento e seis mil, seiscentos e noventa e oito reais e quarenta centavos), nas seguintes dotações orçamentárias:

03 – ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS.01 – ASSESSORAMENTO SUPERIOR.04.122.0004.2.005 – MANUTENÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 0000 0 0 0 2 0 – 3 1 9 0 . 1 3 . 0 0 . 0 0 – O b r i g a ç õ e s

Patronais......................................................50.000,000 0 0 0 2 1 – 3 3 9 0 . 1 4 . 0 0 . 0 0 – D i á r i a s P e s s o a l

Civil................................................................7.000,000 0 0 0 2 2 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo.....................................................40.000,00000023 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física...............................................20.000,00000024 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica..........................................118.000,0004.122.0004.2.006 – ENCARGOS COM ROYALTIES.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 5040 0 0 0 2 8 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo................................................................10.000,00000030 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica.........................5.000,0004 – VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS.01 – OBRAS PÚBLICAS.15.452.0019.1.013 – AMPLIAÇÃO DA REDE DE ILUMINAÇÃO

PÚBLICA.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 507000042 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica............................................35.000,0026.782.0019.2.015 – MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO

RODOVIÁRIO.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 0000 0 0 0 4 7 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo.............................................20.000,00000053 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica.............................40.000,00Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 775000296 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica...........................348,7505 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE01 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA.10.301.0011.2.018 – MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 000000293 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica............................................10.000,00Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 3030 0 0 0 6 4 – 3 3 9 0 . 1 4 . 0 0 . 0 0 – D i á r i a s – P e s s o a l

Civil................................................20.000,00000066 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física...............................5.000,0006 – EDUCAÇÃO.02 – ENSINO FUNDAMENTAL.12.361.0014.2.040 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 0000 0 0 2 9 4 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo................................................10.000,00Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 175000295 – 4490.52.00.00 – Equipamentos e Mater ia l

Permanente..................................561.760,0012.361.0046.2.034 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

60%.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 101000117 – 3190.11.00.00 – Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal

Civil.................................9.289,650 0 0 1 1 8 – 3 1 9 0 . 1 3 . 0 0 . 0 0 – O b r i g a ç õ e s

Patronais....................................7.800,0012.361.0014.2.036 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

40%.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 1020 0 0 1 2 3 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo...........................4.600,00000124 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física.................................................1.000,0012.361.0014.2.037 – MANUTENÇÃO TRANSFERENCIA SALARIO

EDUCAÇÃO.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 107000127 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica............................................15.000,0012.361.0016.2.038 – MANUTENÇÃO DA MERENDA ESCOLAR.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 174000129 – 3390.32.00.00 – Material, Bem ou Serviço para

Distribuição Gratuita.......................................3.500,0008 – AGROPECUÁRIA.01 – AGROPÉCUÁRIA.20.122.0020.2.048 – MANUTENÇÃO DEPARTAMENTO

AGRICULTURA.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 000000180 – 4490.52.00.00 – Equipamentos e Mater ia l

Permanente...............................................................8.400,00Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 778000297 – 4490.52.00.00 – Equipamentos e Mater ia l

Permanente.....................................97.500,0009 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.01 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.08.244.0007.2.055 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE

ASSISTENCIA SOCIAL.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 769000256 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física.................................................5.000,00Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 773000263 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física.................................................2.500,00Artigo 2º - Servirá de recurso para cobertura dos créditos referidos

no artigo anterior, a anulação total ao parcial das seguintes dotações orçamentária, tal como previsto no inciso II, constante do § 1º do art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64, e o excesso de arrecadação da receita da conta 1.7.2.2.01.01.00.00.00 – Cota Parte do ICMS – FONTE 000, no valor de R$ 323.400,00 (trezentos e vinte e três mil e quatrocentos reais); da receita da conta 1.7.2.4.01.01.00.00.00 – FUNDEB – FONTE 101, no valor de R$ 17.089,65 (dezessete mil, oitenta e nove reais e sessenta e cinco centavos); da receita da conta 1.7.2.1.35.01.00.00.00 – Transferência Salário Educação – FONTE 107, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); da receita da conta 1.7.2.1.35.99.04.00.00 – Programa Merenda Escolar – FONTE 174, no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais); da receita da conta 1.7.2.1.35.99.05.00.00 – Convênio Aquisição de Ônibus Escolar – FONTE 175, no valor de R$ 561.760,00 (quinhentos e sessenta e um mil e setecentos e sessenta reais); da receita da conta 1.7.2.1.22.30.00.00.00 – Cota parte Royalties – FONTE 504, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais); 1.2.3.0.00.01.00.00.00 – COSIP – FONTE 507, no valor de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais); da receita da conta 1.7.6.1.99.25.00.00.00 – Projovem – FONTE 769, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); da receita da conta 1.7.6.1.03.05.00.00.00 – Programa IGD – FONTE 773, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais); da receita da conta 1.7.6.1.99.31.00.00.00 – Convênio Aquisição de Secadores de Café – FONTE 778, no valor de R$ 97.500,00 (noventa e sete mil e quinhentos reais) e da receita da conta 1.3.2.5.01.99.51.00.00 – Rendimento de Aplicação Financeira – FONTE 775, no valor de R$ 348,75 (trezentos e quarenta e oito reais e setenta e cinco centavos), tal como previsto no inciso III, constante do § 1º do art. 43 da Lei Federal nº 4.320/64.

05 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE01 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA.10.301.0011.2.018 – MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.

Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 3030 0 0 0 6 5 – 3 3 9 0 . 3 0 . 0 0 . 0 0 – M a t e r i a l d e

Consumo..............................20.000,00000067 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica.................5.000,0006 – EDUCAÇÃO.02 – ENSINO FUNDAMENTAL.12.361.0014.2.036 – MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

40%.Iduso: 0 Grupo: 1 Fonte: 102000124 – 3390.36.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Física.................................................4.600,00000125 – 3390.39.00.00 – Outros Serviços de Terceiros de Pessoa

Jurídica..............................................1.000,00 Artigo 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação,

revogadas as disposições em contrário.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TOMAZINA, em29 de outubro de 2012

GUILHERME CURY SALIBA COSTAPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁPortaria Nº 220 de 20 de Novembro de 2012

O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei.

RESOLVE:I – Conceder, ao servidor JULIANO HENRIQUE PEDROSO ocupante

do Cargo de Provimento Efetivo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2011//2012, a partir do dia 03/12/2012.

II – Revogam-se as disposições em contrário. III - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 20 dias do mês de Novembro do ano de

2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁ

Portaria Nº 222 de 20 de Novembro de 2012O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das

atribuições que lhe são conferidas por Lei. RESOLVE:I – Conceder, com data retroativa a 22/10/2012 ao servidor FRANCISCO

CARLOS RINARD MAZZEI ocupante do Cargo de Provimento Efetivo de OPERÁRIO BRAÇAL deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2010//2011.

II – Revogam-se as disposições em contrário. III - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 20 dias do mês de Novembro do ano de

2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁ

Portaria Nº 224 de 23 de Novembro de 2012.O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das

atribuições que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE:Artigo 1º- Designar a servidora TATIANA GONÇALVES SASAKI

portadora do CPF nº 110.841.158-40, como representante da Prefeitura Municipal de Abatiá na execução, acompanhamento e fi scalização do CONTRATO Nº 88/2012, fi rmado com a empresa Rodrigo Godoi - ME, cujo objeto é o fornecimento de móveis para escritório, eletrodoméstico e equipamento de informática e do CONTRATO Nº 89/2012, fi rmado com a empresa Sander Rogério Pereira - ME, cujo objeto é o fornecimento de equipamento de informática e suplementos de informática, de acordo com o Edital de Pregão Presencial nº 031/2012 do Município de Abatiá, de modo a atender às necessidades da CONTRATANTE, nos termos e condições do Edital e seus Anexos.

Artigo 2º- São competências do representante da Prefeitura Municipal de Abatiá, dentre as previstas na legislação mencionada:

I – Manter cópias do instrumento contratual e de seus aditivos, se for o caso, juntamente com outros documentos que possam dirimir dúvidas acerca das obrigações contratuais:

II – Controlar a vigência do contrato;III – Conferir os dados das notas fi scais/faturas compatibilizando-os

com os materiais entregues e encaminhá-las para pagamento;IV – Anotar todas as ocorrências, de qualquer natureza, verifi cadas

durante a execução do contrato, notifi cando a Contratada e determinando o que for necessário para regularizá-las;

V – Acompanhar e controlar a entrega dos materiais em conformidade com o contratado;

VI - Exigir da Contratada o fi el e total cumprimento do contrato;VII – Manter permanente vigilância sobre as obrigações da Contratada

previstas no contrato, bem como as demais disposições da Lei nº 8.666/1993, que disciplina a matéria;

VIII – Solicitar a entrega dos materiais nos termos contratados, anotando as ocorrências no processo;

IX – Encaminhar ao setor competente para aplicação de penalidades à Contratada ou mesmo rescisão do contrato, quando a entrega estiver sendo prestada de forma irregular, em desacordo com as determinações administrativas e, ainda, quando constatada a paralisação da entrega ou cometimento de faltas que ensejarem a adoção dessas medidas;

X – Notifi car, por escrito, à Contratada a ocorrência de eventuais imperfeições na execução do contrato;

XI – Prestar informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos empregados da Contratada;

XII – Exercer as demais atividades necessárias ao fi el cumprimento do contrato, tanto por parte da Prefeitura Municipal de Abatiá quanto da Contratada.

Artigo 3º- A representante responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular das atribuições do encargo.

Artigo 4º- Esta Portaria entra em vigor a partir desta data.Gabinete do Prefeito, aos 23 dias do mês de Novembro do ano de

2012.IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁ

Portaria Nº 219 de 19 de Novembro de 2012O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das

atribuições que lhe são conferidas por Lei. RESOLVE:I – Conceder, ao servidor ARISTEU JOSÉ DE LIMA ocupante do Cargo

de Provimento Efetivo de MOTORISTA deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2008//2009, convertendo 1/3 (um terço) da mesma em abono pecuniário.

II – Conceder, ao servidor VALDECI APARECIDO DA ROSA ocupante do Cargo de Provimento Efetivo de BORRACHEIRO deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2011//2012, convertendo 1/3 (um terço) da mesma em abono pecuniário.

III – Revogam-se as disposições em contrário. IV - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 19 dias do mês de Novembro do ano de

2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁ

Portaria Nº 221 de 20 de Novembro de 2012.O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das

atribuições que lhe são conferidas por Lei. RESOLVE:I – Conceder, a partir do dia 22/11/2012 a servidora ELIANE

RODRIGUES DE CARVALHO ocupante do Cargo de Emprego Público de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2011//2012.

II – Revogam-se as disposições em contrário. III - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 20 dias do mês de Novembro do ano de

2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁPortaria Nº 223 de 21 de Novembro de 2012

O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei.

RESOLVE:I – Conceder, a partir do dia 22/11/2012 o servidora NATHALIA

TONDINELLI SOUZA CRUZ ocupante do Cargo de Provimento Efetivo de ENFERMEIRO (a) deste Município as férias que são de direito, pelo período de trabalho compreendido entre 2011//2012.

II – Revogam-se as disposições em contrário. III - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 21 dias do mês de Novembro do ano

de 2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁ

Portaria Nº 225 de 03 de Dezembro de 2012.O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, no uso das

atribuições que lhe são conferidas por Lei. RESOLVE:I – Nomear, a partir desta data, a senhorita MELISSA FELIX

LOURENÇO para ocupar o Cargo de Provimento em Comissão de CHEFE DE GABINETE E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, símbolo de vencimentos CC – 01, portadora do RG 11.088.138-0 SSP/PR e do CPF 084.178.029-32.

II – Revogam-se as disposições em contrário.III - Registre-se e publique-se. Gabinete do Prefeito, aos 03 dias do mês de Dezembro do ano

de 2012. IRTON OLIVEIRA MÜZEL

Prefeito MunicipalCONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Joaquim Távora – ParanáRESOLUÇÃO 011/2012

SÚMULA – Aprova os Planos de Trabalho da rede de serviços socioassistenciais do Município de Joaquim Távora – Pr.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, de Joaquim Távora, em reunião extraordinária, realizada no dia 29/11/2012, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº1.123/2009; e

Considerando o art. 10 da Lei Federal 8.742/93 - LOAS;Considerando a Lei Federal nº 12.101/2009;Considerando a resolução nº 145 do CNAS de 15 de outubro de

2004, que aprova a Política Nacional de Assistência Social – PNAS;Considerando o Art. 16, XI, da Lei Municipal nº 1.123/2009; e, Considerando a Resolução 010/2012 do CMAS, que aprova os

Critérios de Partilha dos Recursos Municipais para 2013;RESOLVE:Art. 1º Aprovar os Planos de Aplicação apresentados pelas entidades

socioassistenciais da Rede Municipal de Assistência Social de Joaquim Távora – PR, conforme segue:

1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas, desenvolvido pela entidade Clube da Melhoridade. Valor aprovado: R$ 25.000,00.

2. Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas, desenvolvido pela entidade Asilo São Vicente de Paula. Valor aprovado: R$ 40.000,00.

3. Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua, na modalidade Casa de Passagem, desenvolvido pela entidade Casa de Caridade Rei Davi. Valor aprovado: R$ 16.000,00.

4. Projetos de Estímulo à Geração de Renda através de Cursos de Artesanato, Corte-Costura e Costura Industrial; Projeto Campanha do Agasalho; e Projeto de Apoio ao SCFV- PETI, desenvolvido pela entidade Programa do Voluntariado Paranaense – PROVOPAR Tavorense. Valor aprovado: R$ 105.000,00.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.Joaquim Távora, 30 de novembro de 2012.

LUCINEI GRANDOPresidente do CMAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ – PARANÁCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL No 55/2012AVISO DE HOMOLOGAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cambará – Estado do Paraná, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pela Lei 8.666/1993 Lei Federal 10.520/2002, torna público para conhecimento dos interessados, a classifi cação do Pregão Presencial para Registro de Preços n.º 55/2012 - Registro de Preços para aquisição de equipamentos de informática para intra rede da Prefeitura Municipal, conforme solicitado e especifi cado no instrumento convocatório e anexos. Resultado homologado: LOTE No 01 1ª classifi cada: CAMBARÁ INFORMÁTICA LTDA ME.

Gabinete do Prefeito Municipal de Cambará – Estado do Paraná, 03 de dezembro de 2012.

JOSÉ SALIM HAGGI NETOPREFEITO MUNICIPAL DE CAMBARÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMADECRETO Nº 678/2012

SÚMULA: Declara de utilidade pública, para fi ns de desapropriação amigável ou judicial, o imóvel que especifi ca.

O Prefeito Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, a teor do que dispõe a Lei Orgânica do Município, e nos termos do Decreto-Lei n° 3.365/41 e alterações introduzidas pela Lei n° 4.132/62, e considerando os termos do laudo de avaliação elaborado por Comissão nomeada para este fi m, e

- considerando a necessidade de Construção de Conjunto Residencial, em parceria com a COHAPAR e/ou Caixa Econômica Federal,

DECRETAArt. 1º - Fica declarado de utilidade pública, para fins de

desapropriação amigável ou judicial, com o fim de viabilizar a necessidade de Construção de Conjunto Residencial, o imóvel abaixo descrito:

Situação:Proprietário: Maria Donisete Bibiani MancoBairro: Perímetro UrbanoMunicípio: GuapiramaEstado: PRÁrea: 7,26 HaConfrontações:A poligonal tem inicio no ponto 21, que faz divisa com terrenos

de Maria Donisete Bibiani Manco (Greba 01), segue com o rumo de 19º24’10”SE e percorre 169.54 m que faz divisa com terrenos de Maria Donisete Bibiani Manco (Gleba 01), até o ponto 22, segue com o rumo de 23º00’53”SE e percorre 23.21 m , até o ponto 23, segue com o rumo de 26°16’13”SE e percorre 26.16 m, até o ponto 24, segue com o rumo de 25°39’38”SE e percorre 154.13 m , até o ponto 25, segue com o rumo de 27º38’13”SE e percorre 35.23 m , até o ponto 26, segue com o rumo de 29°09’14”SE e percorre 50.28 m , até o ponto 27, segue com o rumo de 87º27’05”SO e percorre 215.78 m, até o ponto 28, segue com o rumo de 19”29’21”NO e percorre 349.83 m que faz divisa com terrenos de ASC Empreendimentos Imobiliários Ltda sucedendo a Ivan Casagrande e Maria Donisete Bibiani (matricula 8.282), até o ponto 14, segue com o rumo de 56°16’35”NE e percorre 177.60 m que faz divisa com terrenos de Maria Donisete Bibiani Manco (Gleba 01), até o ponto 21, onde teve inicio esta descrição.

Art. 2º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão á conta da dotação orçamentária consignadas no orçamento em vigor.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, aos 26 dias do mês de Novembro do ano de 2012.

Edui GonçalvesPrefeito Municipal

Page 12: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE B-4 Atas&Editais Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 013/2012 TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.CONTRATADA: LORENA & DALLAMUTA CONSTRUÇÕES LTDA.OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto prorrogar o prazo de vigência e execução do Contrato 013/2012, Tomada de Preços 002/2012,cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia, a qual fornecerá materiais e mão de obra para a construção de 01 (uma) unidade deeducação infantil tipo "C", com área de 564,50m² - Convênio TC PAC201698/2011 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PROINFÂNCIA/ESPAÇOEDUCATIVO INFANTIL, de 21/12/2012 para 25/04/2013, sem implicar em aumento do valor contratado.DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO Nº 045/2011 REFERENTE À DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 139/2011

LOCATÁRIO: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.LOCADOR: JOSÉ CARLOS DE SOUZAOBJETO: Constitui objeto do presente instrumento a rescisão amigável, a partir desta data, do Contrato nº 045/2011 referente à locação de um imóvel urbanolocalizado na Rua Benjamin Constant, nº 1020, Centro, Santo Antônio da Platina - PR, para sediar as instalações de um Centro Municipal de Educação Infantil,ficando ambas as partes desobrigadas do cumprimento do seu objeto.DATA: 30 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 001/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JOSÉ DONIZETE DA CUNHAOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 2% (dois por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preços nº001/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 01 do Pregão Presencial nº 001/12DO VALOR: R$ 1.069,81 (um mil, sessenta e nove reais e oitenta e um centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 002/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: RONIVALDO DE JESUS MORAESOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 5% (cinco por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preços nº 002/2012,cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 02 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 1.880,79 (um mil, oitocentos e oitenta reais e setenta e nove centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 004/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: VALDINEI JOAQUIM DE MORAISOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 12% (doze por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 004/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 04 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 5.632,03 (cinco mil, seiscentos e trinta e dois reais e três centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 007/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: ANTONIO FERNANDES DE OLIVEIRAOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 6% (seis por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 007/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 07 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 2.770,95 (dois mil setecentos e setenta reais e noventa e cinco centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JOÃO BATISTA FERNADESOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 13% (treze por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 009/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 09 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 6.096,09 (seis mil e noventa e seis reais e nove centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JEVERSON CAMILOTEOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 6% (seis por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 012/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 12 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 3.166,80 (três mil cento e sessenta reais e oitenta centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 018/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JONAS SOUZA DE CASTROOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 4% (quatro por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preçosnº 018/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 18 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 1.965,04 (um mil novecentos e sessenta e cinco reais e quatro centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 021/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: EMERSON ANDRE ASSOLARIOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 10% (dez por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preços nº021/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 21 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 4.725,84 (quatro mil setecentos e vinte e cinco reais e oitenta e quatro centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 022/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: S.J. LEMES TRANSPORTESOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 6% (seis por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preços nº022/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 22 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 2.630,88 (dois mil seiscentos e trinta reais e oitenta e oito centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 024/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JOÃO FERNANDES DE OLIVEIRAOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 17% (dezessete por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 024/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 24 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 9.938,88 (nove mil novecentos e trinta e oito reais e oitenta e oito centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 026/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: IVANILDO DE JESUS BENEDETTIOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 4% (quatro por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preçosnº 026/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 26 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 2.319,07 (dois mil trezentos e dezenove reais e sete centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 029/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: JOÃO PEDRO DO PRADOOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 4% (quatro por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro de Preços nº029/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 29 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 2.533,44 (dois mil, quinhentos e trinta e três reais e quarenta e quatro centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁCONTRATO DE FORNECIMENTO

Contrato no 99/2012EXTRATO DE CONTRATO.

MUNICÍPIO DE CAMBARÁ – CONTRATANTE.CAMBARÁ INFORMATICA LTDA ME - CONTRATADO.DO OBJETO. Aquisição de equipamentos de informática

para intra rede da Prefeitura Municipal, conforme lote 01 do instrumento convocatório e anexos.

DO FORNECIMENTO. O objeto da presente licitação será entregue em quantas etapas fizerem-se necessárias, em até 10 (dez) dias após o pedido, durante o período de 12 (doze) meses. A aquisição dos produtos, objeto do presente CONTRATO, poderão sofrer acréscimos e/ou supressões, até o limite previsto no artigo 65 da Lei nº 8.666/93, alterada pela Lei nº 9.648/98.

DO PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO. O Valor Unitário do lote 01 é R$ 8.170,00 (oito mil e cento e setenta reais) tudo em conformidade com o preço vigente e consignado na Ata de Registro de Preços. O valor estimado do presente contrato é de R$ 8.170,00 (oito mil e cento e setenta reais), referente à quantidade estimada para o lote descrito na cláusula primeira. O pagamento será efetuado em até 30(trinta) dias após o pedido do Departamento de Compras, bem como da apresentação da Nota Fiscal/Fatura.

DA ENTREGA. A entrega será feita conforme pedido do departamento de compras da CONTRATANTE, em quantas etapas fizer-se necessárias, e deverá ser entregue em até 10 (dez) dias após o pedido.

CRÉDITO PELO QUAL CORRERÃO AS DESPESAS. CRÉDITO PELO QUAL CORRERÃO AS DESPESAS. As despesas com a contratação correrão à conta da Dotação 03 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO IND E COMERCIO 03.001 DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO 04 .122 .1240 .1350 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000,1511 05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 05 .001 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 12.361.1202.2100 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL OUTROS RECURSOS 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1103,1104,1107 05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 05.002 DEPARTAMENTO DE CULTURA 12.392.1812.2210 M A N U T E N Ç Ã O D O D E PA R TA M E N T O D E C U LT U R A 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000 06 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 06.001 DEPARTAMENTO DE ESPORTE E LAZER 27.812.2260.2130 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE DESPORTO E LAZER 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000 07 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 07.001 DEPARTAMENTO DE SAÚDE 10.301.2290.2040 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1303,1495 E 1510 08 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 08.001 DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL 08.243.2380.6010 MANUTENÇÃO DA ASSESSORIA P/ ASSUNTOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000,31733,31761 10 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA URBANA 10.001 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E PROJETOS 15.452.2470.2360 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E PROJETOS 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000. 10 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA URBANA 10 .004 DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES 26.453.2500.2330 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000. 10 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA URBANA 10.005 DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS URBANOS 15.452.1218.1440 AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS 449052000000 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE FONTES: 1000. 03 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO IND COMERCIO 03.001 DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO 04 ADMINISTRAÇÃO 04.122 ADMINISTRAÇÃO GERAL 04.122.0402 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO 04.122.0402.2070 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES: 1000, 1511, 3000 03 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO IND COMERCIO 03.001 DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO 06 SEGURANÇA PUBLICA 06.153 DEFESA TERRESTRE 06.153.6182 DEFESA E SEGURANÇA 06.153.61822560 MANUTENÇÃO DA DEFESA E SEGURANÇA 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000, 1511 05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 05.001 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 12 EDUCAÇÃO 12.361 ENSINO FUNDAMENTAL 12.361.1202 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 12.361.1202.2090 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL FUNDEB 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1102 05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 05.001 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO 12 EDUCAÇÃO 12.361 ENSINO FUNDAMENTAL 12.361.1202 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 12.361.1202.2100 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL OUTROS RECURSOS 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000, 1103, 1104,1107, 3103, 3104, 3107. 05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 05.002 DEPARTAMENTO DE CULTURA 13 CULTURA 13.392 DIFUSÃO CULTURAL 13.392.1812 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CULTURA13.392.1812.2210 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CULTURA 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000. 07 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 07.001 DEPARTAMENTO DE SAÚDE 10 SAÚDE 10.301 ATENÇÃO BÁSICA 10.301.2290 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE 10.301.2290.2040 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES: 1000, 1303, 1495 E 1510. 07 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 07.001 DEPARTAMENTO DE SAÚDE 10 SAÚDE10.301 ATENÇÃO BÁSICA 10.301.2310 MANUTENÇÃO DA GER. PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PSF. 10.301.2310.2050 MANUTENÇÃO DA GER. PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PSF. 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES: 1303 E 1495. 08 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 08.001 DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL 08.243 ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE 08.243.2380 MANUTENÇÃO DA ASSESSORIA P/ ASSUNTOS DAS CRIANÇAS 08.243.2380.2280 M A N U T E N Ç Ã O D A A S S E S S O R I A P / A S S U N TO S D A S CRIANÇAS E ADOLESCENTE 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000 08 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 08.001 DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL 08.243 ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE 08.243.2380 MANUTENÇÃO DA ASSESSORIA P/ ASSUNTOS DAS CRIANÇAS 08.243.2380.6010 M A N U T E N Ç Ã O D A A S S E S S O R I A P / A S S U N TO S D A S CRIANÇAS E ADOLESCENTE 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000, 31733, 31755, 31756, 31757 10 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA URBANA 10.004 SECRETARIA DE TRANSPORTES 26 TRANSPORTE 26.453 TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS 26.453.2500 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES 26.453.2500.2330 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000, 1504. 10 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA URBANA 10.005 SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS 15 URBANISMO 15.452 SERVIÇOS URBANOS 1 5 . 4 5 2 . 2 5 1 0 M A N U T E N Ç Ã O D O D E PA RTA M E N TO D E SERVIÇOS URBANOS 15.452.2510.2350 MANUTENÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS URBANOS 339030000000 MATERIAL DE CONSUMO FONTES:1000, 1504.

Gabinete do Prefeito Municipal, 03 de dezembro de 2012.JOSÉ SALIM HAGGI NETO

CONTRATANTECAMBARÁ INFORMÁTICA LTDA ME

Por seu representante: DOUGLAS SCHIAVO ALVES

CONTRATADO

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 004/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: VALDINEI JOAQUIM DE MORAISOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 12% (doze por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 004/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 04 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 5.632,03 (cinco mil, seiscentos e trinta e dois reais e três centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

Page 13: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-5Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁ DECRETO Nº 77/2012.

Súmula: Atualiza a UFM – Unidade Fiscal do Município, os preços dos serviços públicos, taxas e tarifas por ela indexadas.

O Prefeito Municipal de Quatiguá, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei

DECRETA: Artigo 1º - A Unidade Fiscal do Município passa a vigorar no valor de R$ 23,78 (vinte e três reais e setenta e oito centavos). Artigo 2º - O Preço dos serviços públicos, taxas e tarifas, que possuem indexação pela Unidade Fiscal do Município, fica fixado para o mês de dezembro de 2012 nos valores abaixo:

Equipamento/Veículo Valor Unitário-R$ Forma de cobrança Máquina rodoviária 115,78 Por hora Caminhão/caçamba 1,44 Por Km Caminhão/caçamba (pequenos trechos) 43,42 Por hora Trator agrícola 79,61 Por hora

Veículos Valor Unitário-R$ Forma de cobrança

Kombi 1,44 Por Km Demais Veículos 1,01 Por Km

Serviços Valor Unitário-R$ Forma de cobrança

Terra 60,79 Por caminhão/ 5m3 Cascalho 97,26 Por caminhão/ 5m3 Taxa mínima pela utilização de veículos e equipamentos R$ 28,94 Taxa de embarque do Terminal Rodoviário R$ 0,69 Art. 3º. Este decreto entrará em vigor a partir desta data, revogando-se as disposições contidas no Decreto Municipal nº. 73/2012.

Gabinete do Prefeito Municipal de Quatiguá, em 03 de dezembro de 2012. CARLOS ALBERTO TRAMONTIN

PREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARA – ESTADO DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ADITIVO CONTRATUAL

Avenida Brasil no 1.082, Centro, Fone 0XX (43) 3532-3535, Ramal 226, Site: www.cambara.pr.gov.br

E-mail: [email protected], Cambará, Estado do Paraná.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ

TERMO ADITIVO

A Prefeitura Municipal de Cambará, Estado do Paraná, em concordância com o Contratado, no Contrato

Administrativo no 12/2012 realizado entre PREFEITURA MUNICIPAL e a Construtora WAGNER R. BERGAMASCHI CONSTRUTORA ME, tendo como início de execução, a data de 10/02/2012, fixando o termo

aditivo nos limites legais permitidos.

Ficarão mantidas todas as demais cláusulas do Contrato Administrativo e o Equilíbrio Econômico Financeiro.

Justificação/Motivação: O presente Aditivo de Contrato Administrativo deriva da redução de metafísica no

tocante à obra que trata o contrato acima nominado.

VALOR DO CONTRATO ORIGINAL

NOVO VALOR VALOR DA REDUÇÃO

R$ 346.798,01 (trezentos e quarenta e seis mil, setecentos e

noventa e oito reais e um centavo).

R$ 340.819,13 (trezentos e

quarenta mil, oitocentos e

dezenove reais e treze centavos).

R$ 5.978,88 (cinco mil, novecentos

e setenta e oito reais e oitenta e

oito centavos), conforme

especificações em anexo.

As partes ficam obrigadas a responder pelo cumprimento deste termo, perante o Foro da Comarca de Cambará,

Estado do Paraná, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que esteja em Legislação.

E, por estarem assim justas e acordadas, assinam este instrumento em 2 (duas) vias de igual teor e forma, para

um só efeito legal, juntamente com as testemunhas.

Gabinete do Prefeito Municipal, 28 de novembro de 2012.

JOSÉ SALIM HAGGI NETO

CONTRATANTE

WAGNER R. BERGAMASCHI CONSTRUTORA ME

CONTRATADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL - ESTADO DO PARANÁ -

Rua Paraná 983 – Caixa Postal: 15 – CEP: 86.490-000 – Fone/Fax: (043) 3551-1122. E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO MODALIDADE INEXIGIBILIDADE Nº. 20/2012. O Departamento de Compras e Licitações do Município de Ribeirão do Pinhal - Paraná, comunica a quem possa interessar que o processo licitatório, visando Aquisição passagens para o deslocamento dos professores da rede municipal de ensino até o Distrito da Triolândia para lecionarem aos alunos, conforme solicitação da Secretaria de Educação e Cultura, registrado sob número 20/2012, e que após a realização do certame, ficou classificada como vencedora a empresa abaixo especificada:

LOTE EMPRESA CNPJ VR TOTAL 01 VIAÇÃO JÓIA LTDA 78.055.084/0001-58 1.278,00 Ribeirão do Pinhal, 15 de outubrode 2012.

MAURO FRANCISCON DIR. DPTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Avenida Brasil no 1.082, Centro, Fone 0XX (43) 3532-3535, Ramal 226, Site: www.cambara.pr.gov.br

E-mail: [email protected], Cambará, Estado do Paraná.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 55/2012

A Prefeitura Municipal de Cambará, Estado do Paraná, de acordo com as atribuições que lhes foram conferidas, em conformidade com o resultado do pregão abaixo relacionado e devidamente homologado, RESOLVE, nos termos da Lei nº 8.666/93, e das demais leis aplicáveis, torna público o EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: PREGÃO PRESENCIAL N°: 55/2012 OBJETIVO: ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA INTRA REDE DA PREFEITURA MUNICIPAL Fornecedor: CAMBARA INFORMATICA LTDA ME. CNPJ/MF Nº 09.497.894/0001-41

LOTE 01

Qtde Descrição Valor Total 05 Características gabinete UV ao ar livre estabilizada

Kit de montagem Kit de Montagem incluída Fonte de Alimentação 24V/0.5A POE Adaptador (incluído) Consumo máximo de energia 3.0 Watts

Método de energia Passivo Power over Ethernet (pares 4, 5 +; 7, 8 e volta)

Temperatura de operação -30C to 75C Umidade de Operação 5 to 95% Condensing Choque e Vibração ETSI300-019-1.4 Especificações do processador Atheros MIPS 24KC, 400MHz Informação de memória 32MB SDRAM, 8MB Flash interface de rede 1 X 10/100 BASE-TX (Cat. 5, RJ-45) Ethernet Aprovações sem fio FCC Part 15.247, IC RS210, CE RoHS Compliance Sim Peso 17x24” REFLECTOR 1,9 Kg Informações adicionais:

• 24 condutores AWG pares de cobre

• Fio Dreno ESD: 26 AWG integrada ESD

Fio dreno para evitar ataques e ESD

danos. • PVC outdoor avaliado jaqueta • folha de 0.35um escudo • Multi-camadas de blindagem • 1.000 pés de

comprimento (304.8m)

R$ 300,00

R$ 1.500,00

Qtde Descrição 02 Especificações do processador Atheros MIPS 24KC, 400MHz

Informação de memória 32MB SDRAM, 8MB Flash

interface de rede 1 X 10/100 BASE-TX (Cat. 5, RJ-45) Ethernet Interface

Aprovações sem fio FCC Part 15.247, IC RS210, CE RoHS Compliance SIM

Dimensões 326mm diameter (22dBi) or 420mm diameter (25dBi)

Peso 135g (alimentação), 680g (suporte), 750g (prato) Características invólucro plástico UV exterior Rated Kit Pólo de montagem do kit de montagem incluído Max Consumo de energia 5,5 Watts

Fonte de alimentação 24V Transportadora POE adaptador incluído(POE-24) Power Power over Ethernet Método Passivo (pares 4,5 +; 7,8retorno) Temperatura operacional-30C a 75C

Humidade de 5 a 95% de condensação

Choque e Vibração ETSI300-019-1,4

Ganho de antena 22dBi or 25dBii

R$ 400,00 R$ 800,00

Qtde Descrição Station

Avenida Brasil no 1.082, Centro, Fone 0XX (43) 3532-3535, Ramal 226, Site: www.cambara.pr.gov.br

E-mail: [email protected], Cambará, Estado do Paraná.

06 Processador MIPS 24KC Specs Atheros, 400MHz Informação de memória de 32MB SDRAM, Flash 8MB Interface de rede 2 X 10/100 BASE-TX (Cat. 5, RJ-45) Interface Ethernet Aprovações sem fio FCC Part 15.247, IC RS210, CE Temperatura operacional-30C a +80 C

Humidade de 5 a 95% de condensação Faixa de Freqüência 4,9-5,9 GHz Choque e Vibração ETSI300-019-1,4 Kit Pólo de montagem do kit de montagem incluído

Consumo máximo de energia 8 Watts Fonte de alimentação 15V, 0.8A surge integrada portection POEadaptador incluído

Power Power over Ethernet Método Passivo (pares 4,5 +; 7,8retorno) Tamanho gabinete de 29,4 centímetros x 8 cm x 3cm 0,4 kg de peso

Características Caixa em plástico UV estabilizado exterior

R$ 350,00 R$ 2.100,00

Qtde Descrição 30 SUPORTE 3/4 - CANO 3/4 E ACESSORIOS PARA ANTENA PARA TELHADO -

DIRECIONAIS R$ 60,00 R$ 1.800,00

Qtde Descrição 12 SUPORTE PARA PAINEIS 90 GRAUS R$ 60,00 R$ 720,00 Qtde Descrição 02 CAIXA DE CABO CAT 5E 306 METROS R$ 300,00 R$ 600,00 Qtde Descrição 05 Caixa Hermetrica 460x380x120 R$ 130,00 R$ 650,00

Valor Total: R$ 8.170,00 (Oito mil cento e setenta reais)

Cambará PR, 03 de dezembro de 2012.

JOSÉ SALIM HAGGI NETO Prefeito Municipal de Cambará - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ PORTARIA nº. 254/2012.

DATA: 30 de novembro de 2012. SÚMULA: Dispõe sobre convocação para Jornada Suplementar que abaixo especifica e dá outra providencias. O Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e conforme o art.40 §1º da Lei Municipal nº. 374 de 06/10/010, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Barra do Jacaré – Paraná:

RESOLVE: Art. 1º - EFETUAR a partir de 01/12/2012, o cancelamento da ampliação da jornada e gratificação efetuadas aos

servidores da Divisão de Educação Cultura e Esportes, relacionados abaixo: Aparecida Maria da Silva Almeida, Jornada Suplementar, Diva Pinheiro da Silva Rizera, Jornada Suplementar, Edson Cristino de Paula, gratificação, Elza Aparecida Pereira dos Santos, Jornada Suplementar e gratificações, Leidiane Paula Dini Gaioto Calixto, Jornada Suplementar, Leonor de Freitas Aguiar Dutra, Jornada Suplementar,Luiza Aparecida da Cunha, Jornada Suplementar e gratificações, Neide Maria Matta Borsolan, Jornada Suplementar e gratificações, Neuza Aparecida Pereira Dutra, Jornada Suplementar e gratificações, Neuza Schiavi Camilotti, Jornada Suplementar, Pedro Martins Bezerra, Jornada Suplementar, e Terezinha Aparecida Galego Costa, Jornada Suplementar e gratificação, DETERMINANDO que os mesmos retornem as suas funções (cargo de professora-20 hrs).

Art. 2º- Ficam revogadas as portarias nºs: 121 de 28/05/012, 211 de 21/09/012, 029 de 25/02/010, 063 de 27/02/09, 040 de 07/02/012, 127 de 22/06/012, 005 de 05/01/09, 043 de 07/02/012, 037 de 30/01/09, 044 de 07/02/012, 045 de 07/02/012 e 043 de 08/02/011.

Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré, em 30 de novembro de 2012. Edimar de Freitas Alboneti

Prefeito Municipal

PORTARIA nº 255/2012. O Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e considerando o artigo 15

§ I a VI da Lei Municipal nº 376, de 04/12/010, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais de Barra do Jacaré que dispõem sobre o enquadramento dos atuais servidores efetivos:

RESOLVE: Art. 1º - Reenquadrar a partir de dezembro/2012, a servidora efetiva do Município de Barra do Jacaré, em nova faixa

de vencimento do cargo, conforme relação abaixo: Nome do Servidor: Faixa Venctº Cargo Atual: Faixa Venctº após nova avaliação: Aparecida Dabis Aparecido K02 22 anos Adm 07/12/89 L02 23 anos Art. 2º - O vencimento básico de cada servidor efetivo do Quadro de Pessoal do Município de Barra do Jacaré será correspondente à nova Estrutura do Plano de Cargos e Salários, Art. 15 itens I a IV e Anexo V da Lei nº 376/20104, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários da Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré.

Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré, em 30 de novembro de 2012. Edimar de Freitas Alboneti

Prefeito Municipal

PORTARIA nº. 259/2012.

Edimar de Freitas Alboneti, Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, no uso de suas atribuições legais: RESOLVE:

I – DETERMINAR que o servidor público municipal, Srº. REINALDO SOARES DE FARIAS, Cargo de Servente de Pedreiro, que estava usufruindo de Licença Prêmio no período de 01/10/2012 à 29/11/2012, RETORNE à sua função junto a esta municipalidade a partir de 30/11/2012.

II – Fica revogada a portaria nº. 212 de 28/09/2012. Registre-se, Certifique-se, Cumpra-se. Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré, em 30 de novembro de 2012.

Edimar de Freitas Alboneti Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL - ESTADO DO PARANÁ -

Rua Paraná 983 – Caixa Postal: 15 – CEP: 86.490-000 – Fone/Fax: (043) 3551-1122. E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO MODALIDADE INEXIGIBILIDADE Nº. 19/2012. O Departamento de Compras e Licitações do Município de Ribeirão do Pinhal - Paraná, comunica a quem possa interessar que o processo licitatório, visando Contratação de peça teatral “O Garanhão da Melhor Idade” para apresentação no dia 01/10/12, em comemoração a semana do idosos, conforme solicitação da Secretaria de Assistência Social, registrado sob número 19/2012, e que após a realização do certame, ficou classificada como vencedora a empresa abaixo especificada:

LOTE EMPRESA CNPJ VR TOTAL 01 FAUSTO CASCAES 76.251.693/0001-57 1.300,00 Ribeirão do Pinhal, 12 de setembro de 2012.

MAURO FRANCISCON DIR. DPTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL - ESTADO DO PARANÁ -

Rua Paraná 983 – Caixa Postal: 15 – CEP: 86.490-000 – Fone/Fax: (043) 3551-1122. E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 34/2012. O Departamento de Compras e Licitações do Município de Ribeirão do Pinhal - Paraná, comunica a quem possa interessar que o processo licitatório, visando Renovação de seguro do Fiat Siena Attractive 1.4 ano 2010/2010 Placa ASW 4066 – Apólice 010630448, conforme solicitação do Chefe de Gabinete, registrado sob número 34/2012, e que após a realização do certame, ficou classificada como vencedor a empresa abaixo especificada: LOTE EMPRESA CNPJ VR TOTAL 01 PORTO SEGURO CIA DE SEGUROS GERAIS 61.198.164/0001-60 785,00 Ribeirão do Pinhal, 24 de agosto de 2012.

MAURO FRANCISCON DIR. DPTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL - ESTADO DO PARANÁ -

Rua Paraná 983 – Caixa Postal: 15 – CEP: 86.490-000 – Fone/Fax: (043) 3551-1122. E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 33/2012. O Departamento de Compras e Licitações do Município de Ribeirão do Pinhal - Paraná, comunica a quem possa interessar que o processo licitatório, visando Aquisição de sêmen bovino para o Programa de Inseminação Artificial, conforme solicitação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, registrado sob número 33/2012, e que após a realização do certame, ficou classificada como vencedor a empresa abaixo especificada: LOTE EMPRESA CNPJ VR TOTAL 01 LAGOA DA SERRA LTDA

05.162.045/0001-86 6.625,00

Ribeirão do Pinhal, 23 de agosto de 2012.

MAURO FRANCISCON DIR. DPTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL - ESTADO DO PARANÁ -

Rua Paraná 983 – Caixa Postal: 15 – CEP: 86.490-000 – Fone/Fax: (043) 3551-1122. E-mail: [email protected]

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO MODALIDADE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 32/2012. O Departamento de Compras e Licitações do Município de Ribeirão do Pinhal - Paraná, comunica a quem possa interessar que o processo licitatório, visando Aquisição de placas de identificação para túmulos, conforme solicitação do Departamento de Cadastro e Tributação, registrado sob número 32/2012, e que após a realização do certame, ficou classificada como vencedor a empresa abaixo especificada: LOTE EMPRESA CNPJ VR TOTAL 01 ALBINO APARECIDO ZAMBON 10.927.982/0001-15 1.200,00 Ribeirão do Pinhal, 14 de agosto de 2012.

MAURO FRANCISCON DIR. DPTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Page 14: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

TRIBUNA DO VALE B-6 Atas&Editais Terça-feira, 04 de dezembro de 2012

1

MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – ESTADO DO PARANÁEXTRATO DO 1º TERMO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 004/2012 - PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2012

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – PARANÁ.DETENTORA: VALDINEI JOAQUIM DE MORAISOBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto o acréscimo quantitativo de 12% (doze por cento) sobre o valor inicial da Ata de Registro dePreços nº 004/2012, cujo objeto é o transporte escolar dos alunos usuários do Lote nº 04 do Pregão Presencial nº 001/12.DO VALOR: R$ 5.632,03 (cinco mil, seiscentos e trinta e dois reais e três centavos).DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 08.006 – 12.361.0239.2.128 – 3390.33.03.00 (6803) 01107DATA: 29 de novembro de 2012.

LICITAÇÃO MODALIDADE “PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2012”.PREFEITURA DO MUNICIPIO DE ABATIÁ – PR

RESULTADO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃOO Município de Abatiá – Estado do Paraná torna público a homologação do procedimento licitatório

em epigrafe e adjudicação do objeto, sendo “AQUISIÇÃO DE 900 (NOVECENTOS) KITS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES”, tendo como vencedora a empresa V. M. SILVEIRA MOTA GRÁFICA E EDITORA – ME, com sede na Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 417, Vila Coelho, Cep 86.430-000, cidade de Santo Antonio da Platina, inscrita no CNPJ sob nº 13.386.434.0001-13, com valor de R$ 6.750,00 (seis mil setecentos e cinqüenta reais).

Abatia – Paraná, aos vinte dias do mês de novembro do ano de 2012.IRTON OLIVEIRA MÜZELPREFEITO MUNICIPAL

Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Cambará PORTARIA N o 040/2012

O Diretor-Presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Cambará, CAMBARÁPREV no uso das atribuições conferidas pelo art. 50, I, da Lei 1.316/2006, publicada em 22/06/2006,

RESOLVE:Conceder aposentadoria por invalidez permanente, com proventos integrais, pela última remuneração,

com paridade, de acordo com o Art. 40, Parágrafo 1º. I, c/c 6º-A da EC 41/03, ao servidor ARNALDO DANTE BERTI, portador do RG nº 3.587.585-Pr, ocupante do cargo de Motorista em Geral, do quadro de pessoal deste Município, com fundamento no art. 14, parágrafo 6º, da Lei Municipal no 1.316/2006, com proventos mensais de R$ 2.042,35 (Dois mil, quarenta e dois reais e trinta e cinco centavos), e anuais de R$ 24.508,20 (Vinte e quatro mil, quinhentos e oito reais e vinte centavos).

Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus e feitos ao dia 30 de novembro do corrente ano.

Cambará-Pr., em 03 de dezembro de 2.012.JULIANO RIBEIRO MICHELATO

Diretor-Presidente da CAMBARÁPREVPREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ

DECRETO No 1.321/2012Dispõe sobre o desligamento do servidor que menciona, por motivo de aposentadoria por invalidez

permanenteO Senhor José Salim Haggi Neto, Prefeito Municipal de Cambará, Estado do Paraná, usando das atribuições

que lhe são conferidas por lei,DECRETA:Art. 1o– Conceder Aposentadoria por Invalidez Permanente, com proventos integrais, pela última

remuneração, com paridade, de acordo com o Art. 40, Parágrafo 1º. I, c/c 6º-A da EC 41/03, ao servidor ARNALDO DANTE BERTI, portador do RG nº 1.587.585-Pr, ocupante do cargo de Motorista em Geral, do quadro de pessoal deste Município, com fundamento no art. 14, parágrafo 6º, da Lei Municipal no 1.316/2006, com proventos mensais de R$ 2.042,35 (Dois mil, quarenta e dois reais e trinta e cinco centavos), e anuais de R$ 24.508,20 (Vinte e quatro mil, quinhentos e oito reais e vinte centavos).

Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus e feitos ao dia 30 de novembro do corrente ano.

Cambará-Pr., 03 de dezembro de 2.012.JOSÉ SALIM HAGGI NETO

PREFEITO MUNICIPAL DE CAMBARÁ

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE RUA PARANÁ, Nº 202 FONE: (0 43) 3537-1625

BARRA DO JACARÉ – PARANÁ

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR – GESTÃO 2013-2015

EDITAL Nº 05/2012 A Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra do Jacaré - Pr, no uso de suas atribuições legais , resolve:

TORNAR PÚBLICO O presente Edital Institui o Resultado Oficial da Eleição do Conselho Tutelar

ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

NOME DO (A) CANDIDATO (A) Nº DE VOTOS

1º NILSON XAVIER DA COSTA 375 2º LILIAN GONÇALVES DA COSTA 338 3º LUZIA APARECIDA DE MORAIS 330 4º ANDREZA MELO SILVA 293 5º IZABEL CRISTINA GONÇALVES ZANATTA 279 6º SONIA DUTRA 266 7º VALÉRIA CRISTINA VIEIRA 265 8º SIMONE BARBOSA DA SILVA 259 9º JURANDIR GOULART 247

10º EDER CALIXTO 236 11º OSVALDO BATISTA 211 12º FLÁVIO AUGUSTO BRANCO 186 13º LUCÉLIA MUNIZ DONHA 185 14º CAMILA DE FREITAS AGUIAR 122 15º SILVANA CORSINI 094 16º ANDREIA SILVA 067

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, e o candidato que se sentir prejudicado, tem prazo de 24 horas para entrar com recurso perante a comissão eleitoral do CMDCA de Barra do Jacaré-Pr.

Barra do Jacaré, 02 de dezembro 2012 Aparecida Lucia da Cunha

Presidenta do CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRA - PARANÁAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2012-PMJTIPO MENOR PREÇO – POR ITEMOBJETO: contratação de serviços de uma retroescavadeira, ano 2012/2013, traçada, num total de 300

(trezentas) horas, conforme especifi cações constantes do Edital Pregão Presencial nº 020/2012-PMJ.PROTOCOLO DOS ENVELOPES ATÉ as 09h00min do dia 18/12/2012.LOCAL: Prefeitura Municipal de Japira, Estado do Paraná, Avenida Alexandre Leite dos Santos, 480 CREDENCIAMENTO: das 09h20min ás 09h30min do dia 18/12/2012ABERTURA DOS ENVELOPES: as 09h30min do dia 18/12/2012.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A cópia do Edital e demais informações, encontram-se à disposição

dos interessados no endereço acima citado, no horário de expediente, das 08h00min as 11h30min e das 13h00min ás 17h00min, ou pelo telefone (043)3555-1401 ramal 211.

JAPIRA (PR), 03 de Dezembro de 2012.JOEL JANSEN JUNIOR

PregoeiroPREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRA - PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 021/2012-PMJ

TIPO MENOR PREÇO – POR ITEMOBJETO: contratação de Pessoa Jurídica para a Prestação de Serviços do Transporte Escolar, conforme

especifi cações constantes do Edital Pregão Presencial nº 021/2012-PMJ.PROTOCOLO DOS ENVELOPES ATÉ as 14h00min do dia 18/12/2012.LOCAL: Prefeitura Municipal de Japira, Estado do Paraná, Avenida Alexandre Leite dos Santos, 480 CREDENCIAMENTO: das 14h20min ás 14h30min do dia 18/12/2012ABERTURA DOS ENVELOPES: as 14h30min do dia 18/12/2012.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A cópia do Edital e demais informações, encontram-se à disposição

dos interessados no endereço acima citado, no horário de expediente, das 08h00min as 11h30min e das 13h00min ás 17h00min, ou pelo telefone (043)3555-1401 ramal 211.

JAPIRA (PR), 03 de Dezembro de 2012.JOEL JANSEN JUNIOR

PregoeiroPREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA

PORTARIA Nº 038/2012EDUI GONÇALVES, Prefeito Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legais, resolve: DESIGNAR os senhores ROGER WILLIAN DOS REIS CAMILLO, brasileiro, casado, funcionário Público

na função de Arquiteto, portador da cédula de identidade RG n° 7.396.504-7, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob n° 021.358.829-33, residente e domiciliado na Rua Marechal Deodoro Fonseca, n° 382, Guapirama/Pr; ALOÍSIO DE SOUZA SANTOS, brasileiro, casado, funcionário público na função de Engenheiro Agrônomo da Emater-Paraná, portador da cédula de identidade RG n° 10.982.236-1 , SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob n° 002.771.248-67, residente e domiciliado na Rua Rui Barbosa n° 632, Guapirama/Pr; ANTONIO SERGIO CHERUBIM, brasileiro, casado, empresário, portador da cédula de identidade RG n° 3.689.672-8, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob n° 608.743.849-15, residente e domiciliado na Rua Vereador Palmiro Bueno de Camargo n° 590, Guapirama/Pr; AMARILDO APARECIDO GABRIEL, brasileiro, casado, , portador da cédula de identidade RG n° 6.545.246-4, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob n° 026.839.329-01, residente e domiciliado no Bairro Aldeia Indígena Pinhalzinho, Tomazina/Pr; VANDERLEI APARECIDO EZIQUIEL DE SOUZA, brasileiro, casado, Agricultor, portador da cédula de identidade RG n° 8.372.113-8, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob n° 834.318.889-68, residente e domiciliado no Sítio Landis, Bairro Piranha, Guapirama/Pr, para comporem a Comissão Especial de Verifi cação e Avaliação dos Imóveis de propriedade da Sra Maria Donisete Bibiani Manco, localizado no perímetro urbano de Guapirama, no prolongamento da Rua Paraná, com área de 7,26 ha, com a fi nalidade de futura Desapropriação Amigável ou Judicial do referido Imóvel, que será objeto de construção de Conjunto Residencial, e de Keiko Sakamoto, localizado na área rural de Guapirama, ás margens da Rod. PR 218 Km 48, com área de 4,84 ha, com a fi nalidade de futura Desapropriação Amigável ou Judicial do referido Imóvel, que será objeto de Construção de Barracão de Coleta Seletiva de Lixo, bem como na implantação do Centro/Parque de Exposições do município de Guapirama.

PUBLIQUE-SE NOTIFIQUE-SE CUMPRA-SEEdifício da Prefeitura Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, aos 26 (vinte e seis) dias do mês de

Novembro do ano de 2012.Edui Gonçalves

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁDecreto n.º 052/2012, de 01 de novembro de 2012.

O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, usando das atribuições legais, com base na Lei Federal nº 4.320/64 e na Lei Municipal nº 555/2012 de 25 de outubro de 2012.

DECRETA:Art. 1.º - Fica autorizada a abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do Município

de Abatiá, Estado do Paraná, no valor de R$ 289.200,00 (duzentos e oitenta e nove mil e duzentos reais), conforme descrito abaixo:

03 – Administração Geral001 – Departamento de Administração28.846.0303.0.009 – Contribuição ao PASEP0028 - FR 000 – 3.3.90.47.00.00 – Obrigações Tributárias e Contributivas R$ 5.000,0003 – Administração Geral002 – Divisão de Pessoal11.332.0305.2.011 – Ordenamento do Emprego e Salário 0032 - FR 000 – 3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e vantagens fi xas – pessoal civil R$ 130.000,000033 - FR 000 – 3.1.90.13.00.00 – Obrigações Patronais R$ 25.000,0005 – Secretaria da Saúde 001 – Fundo Municipal de Saúde10.301.0502.2.022 – Manutenção da Saúde Pública 0061 - FR 495 – 3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e vantagens fi xas – pessoal civil R$ 30.000,000062 - FR 495 – 3.1.90.13.00.00 – Obrigações Patronais R$

10.000,000066 - FR 303 – 3.3.90.36.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Física R$ 750,000067 - FR 303 – 3.3.90.39.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Jurídica R$ 67.000,0005 – Secretaria da Saúde 001 – Fundo Municipal de Saúde10.301.0503.2.025 – Manutenção do Posto de Saúde0078 – FR 303 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 1.250,00 06 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.306.0606.2.037 – Manutenção da Merenda Escolar – Ensino Fundamental 0127 – FR 125 – 3.3.90.32.00.00 – Material de distribuição gratuita R$ 3.500,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.366.0601.2.030 – Manutenção da Educação de Jovens e Adultos-FUNDEB0096 - FR 101 – 3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e vantagens fi xas – pessoal civil R$ 7.000,000097 - FR 101 – 3.1.90.13.00.00 – Obrigações Patronais R$ 1.500,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.367.0604.2.035 – Manutenção da Educação Especial - FUNDEB0118 - FR 101 – 3.1.90.11.00.00 – Vencimentos e vantagens fi xas – pessoal civil R$ 7.000,000119 - FR 101 – 3.1.90.13.00.00 – Obrigações Patronais R$ 1.200,00Art. 2º – Para dar cobertura aos créditos abertos no artigo anterior, serão indicados os seguintes recursos:- Excesso de arrecadação:R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), da fonte de recurso 000;R$ 69.000,00 (sessenta e nove mil reais), da fonte de recurso 303;R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), da fonte de recurso 495;R$ 16.700,00 (dezesseis mil e setecentos reais), da fonte de recurso 101;R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), da fonte de recurso 125;Art. 3º – Este Decreto entrará em vigor nesta data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Edifício da Prefeitura Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, 1º de novembro de 2012.

Irton Oliveira MüzelPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMADECRETO Nº 679/2012

SÚMULA: Declara de utilidade pública, para fi ns de desapropriação amigável ou judicial, o imóvel que especifi ca.O Prefeito Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, a

teor do que dispõe a Lei Orgânica do Município, e nos termos do Decreto-Lei n° 3.365/41 e alterações introduzidas pela Lei n° 4.132/62, e considerando os termos do laudo de avaliação elaborado por Comissão nomeada para este fi m, e

- considerando a necessidade de Construção de Barracão de Coleta Seletiva de Lixo, bem como a implantação do Centro/Parque de Exposições do município de Guapirama,

DECRETAArt. 1º - Fica declarado de utilidade pública, para fi ns de desapropriação amigável ou judicial, com o fi m de

viabilizar a necessidade de Construção de Barracão de Coleta Seletiva de Lixo, bem como a implantação do Centro/Parque de Exposições do município de Guapirama, o imóvel abaixo descrito:

Situação:Proprietário: Keiko SakamotoBairro: Zona RuralMunicípio: GuapiramaEstado: PRÁrea: 4,84 HaConfrontações:A poligonal tem início no ponto 40, que faz divisa com terrenos de PR 218 (antes denominada estrada de rodagem)

,segue com o rumo de 83°06’19”SO e percorre 128.79 m que faz divisa com terrenos de PR218 (antes denominada estrada de rodagem), até o ponto 41 ,segue com o rumo de 82°38’43”SOe percorre10.40 m,até o ponto 36, segue com o rumo de 24°15’35”NO e percorre 343.56 m que faz divisa com terrenos de João Abílio Cicconini, até o ponto 38, segue com o rumo de 65°44’25”NE e percorre 132.88 m que faz divisa com terrenos. de Keiko Sakamoto (Gleba 01), até O ponto 39, segue com o rumo de 24°15’35”SE e percorre 385,02 m, até ponto 40, onde teve início esta descrição.

Art. 2º - As despesas decorrentes deste Decreto correrão á conta da dotação orçamentária consignadas no orçamento em vigor.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Edifício da Prefeitura Municipal de Guapirama, Estado do Paraná, aos 26 dias do mês de Novembro do ano de 2012.

Edui Gonçalves - Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABATIÁDECRETO N.º 055/2012, de 09 de novembro de 2012.

O Prefeito Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, usando das atribuições legais, com base na Lei Federal nº 4.320/1964 e na Lei Municipal nº 530/2011 de 12 de dezembro de 2011.

D E C R E TA:Art. 1º. - Fica aberto no Orçamento Geral do Município Crédito Adicional Suplementar no valor de R$

15.796,70 (quinze mil setecentos e noventa e seis reais e setenta centavos), conforme descrito abaixo:04 – Secretaria de Obras Públicas, Viação e Urbanismo001 – Depto. de Obras Públicas, Habitação e Urbanismo15.452.0403.2.017 – Manutenção do Almoxarifado e Serviços Gerais0047 - FR 000 – 3.3.90.39.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Jurídica R$ 2.000,00 05 – Secretaria da Saúde 001 – Fundo Municipal de Saúde10.301.0502.2.022 – Manutenção da Saúde Pública 0065 – FR 510 – 3.3.90.32.00.00 – Material de distribuição gratuita R$ 1.337,7005 – Secretaria da Saúde 001 – Fundo Municipal de Saúde10.301.0502.2.023 – Manutenção dos Serviços de transporte da Saúde 0070 – FR 510 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 2.000,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.361.0601.2.031 – Manutenção das Escolas municipais – Demais recursos 0101 – FR 107 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 587,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.361.0605.2.036 – Manutenção do transporte escolar 0120 – FR 104 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 9.237,000121 - FR 107 – 3.3.90.39.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Jurídica R$ 374,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.364.0609.2.039 – Manutenção do Transporte Universitário0126 - FR 000 – 3.3.90.39.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Jurídica R$ 261,00Art. 2º – Para dar cobertura ao crédito aberto no artigo anterior, serão indicados os seguintes recursos:- Excesso de arrecadação: R$ 2.587,00.R$ 2.000,00 (dois mil reais), da fonte de recurso 000;R$ 587,00 (quinhentos e oitenta e sete reais), da fonte de recurso 107;- Anulação de dotações: R$ 13.209,70.05 – Secretaria da Saúde 001 – Fundo Municipal de Saúde10.301.0503.2.025 – Manutenção do Posto de Saúde0079 - FR 510 – 3.3.90.39.00.00 – Outros serviços de terceiros – Pessoa Jurídica R$ 3.337,7006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.361.0601.2.032 – Manutenção dos Prédios Escolares – Demais recursos 0109 - FR 104 – 4.4.90.51.00.00 – Obras e Instalações R$ 6.000,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.365.0603.2.034 – Manutenção da Educação Infantil – Demais recursos0114 – FR 104 – 3.3.90.32.00.00 – Material de distribuição gratuita R$ 3.237,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.361.0605.2.036 – Manutenção do transporte escolar 0120 – FR 107 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 374,0006 – Secretaria de Educação, Cultura e Esportes001 – Departamento de Ensino12.364.0609.2.039 – Manutenção do Transporte Universitário0125 – FR 000 – 3.3.90.30.00.00 – Material de Consumo R$ 261,00Art. 3º. – Este Decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.Edifício da Prefeitura Municipal de Abatiá, Estado do Paraná, aos 09 dias do mês de novembro do ano

de 2012.Irton Oliveira Müzel -Prefeito Municipal

Page 15: TRIBUNA DO VALE - EDIÇÃO Nº 2282

cmyb

cyan magenta yellow black

Frase “Quando uma porta da fecicidade se fecha, outra se abre, mas acostumamos fi car olhando tanto tempo para a que se fechou, que não

vimos a outra se abrir “ (Autor Desconhecido)

H ORÓSCOPO PARA HOJEÁries Ideal ismo e boa v o n t a d e c o m amigos e equipe

de trabalho são as bên-çãos de hoje, enviadas po r um pode ro so a s -pecto envolvendo Lua, So l e Júp i te r . O amor também melhora, por-que você capta desejos de quem gosta.

TouroE s q u e m a a s -tral anuncia dia de imag inação

e cr iat iv idade, melhor ainda canalizadas se as suas tarefas inc lu í rem um pouco mais de arte, estética e sofist icação. Expresse-se pela dança, canto , mus ica e a r tes visuais.

GêmeosDia de batalhar com afinco, sem perder o sorriso

e os gestos de delicade-za, que abrirão portas e facil itarão muita coisa pra você. Lua em Leão garante o lado sociá-vel e afet ivo e a v ida amorosa adquire mais importância.

CâncerClima astral fa-vorável a inves-tir em melhorias

pessoais, sejam elas re-lações familiares ou no próprio imóvel em que você está morando. In-tervenções no ambiente, serão super efetivos. Re-force boa comunicação com colegas!

LeãoOs s i g no s d e elemento Fogo como o seu se

beneficiam da Lua em Leão, que inspi ra ex-pansão e crescimento, apoios e desenvoltura. Apelos filosóficos e rela-ções com estrangeiros. Dinamismo e imagina-ção! Cuide-se melhor.

VirgemO lho no o r ç a -mento, virginia-no! Hoje é um dia

para concentrar aten-ções nos gastos impulsi-vos. Assim fará as nego-ciações corretas que o beneficiarão e também às outras pessoas. In-vista em seus clientes e apoios. Melhore o foco.

LibraCom a Lua em Leão , você se sente tocado pe-

las causas, sensível aos dramas da humanidade e cheio de imaginação! Clima astral propicia a manifestação de dotes e talentos pessoais em empreitadas coletivas. Revele-se.

EscorpiãoN a s c i d o s o b a i n t en s i dade deste s igno , é

bom ser mais leve! Dra-mas devem ser evita-dos hoje, nem sempre é sábio ou apropriado mostrar suas emoções. E s co lha me lho r com quem e com o que vai se envolver.

SagitárioSeus p ro j e to s são grandes de-mais para um só.

Promessas são a última coisa a fazer. Considere a chance de estar confun-dindo desejo com possi-bilidade real de efetivar um projeto. No amor, algo se passa além da sua consciência.

CapricórnioG e r e n t e e m tempo integral do tempo pre-

sente , você hoje tem alguns desafios, como o de equilibrar funções, responsabi l idades, ao mesmo tempo ser gentil, cordial e justo com as pessoas e ufa! cumprir sua agenda pessoal.

AquárioEstudos e v ia -gens pode ser a s s u n t o c om

amigo e a ideia vai avan-çar nos próximos dias. O primeiro passo deverá ser seu. Lua em Leão favorece as empreitadas animadas pela vontade de um parceiro convicto e seguro.

PeixesAs demandas no campo domésti-co e profissional

se chocam, as contrarie-dades idem. Você está dividido. Pensar e falar demais ou tentar solu-ções mentais não dará fim as suas angustias. A saída será agir. Orientado pelo seu instinto.

E-mail: [email protected]

TRIBUNA DO VALE

SocialTerça-feira, 04 de dezembro de 2012

SapatosOs sapatos para o verão 2013 vêm bem coloridos,

com tons pastel, neon (sobretudo em detalhes, mas também em peças inteiras) e metalizados. Dourado, prateado, cobre e cores metalizadas, como azul, ver-de e rosa, aparecem sozinhos e também misturados. O azul e o branco (pode ser o off -white) são grandes apostas da temporada.

Carlos Abdalla

Evento APRASFoi sucesso absoluto o jantar de encerramento do ano de 2012

promovido pela APRAS ‒ Associação Paranaense de Supermerca-dos ‒ Regional Norte Pioneiro, presidida por Jair Tozo Junior do Supermercado Beira Linha de Ribeirão do Pinhal. Cerca de 500 convidados, das cidades de Jaguariaíva até Cornélio Procópio, pres-tigiaram o evento que aconteceu no Clube Platinense, em Santo Antônio da Platina, no último dia 24. Animando o evento estava o grupo “Peninha Banda Show” da cidade de Jacarezinho. A diretoria da APRAS agradece a todos os supermercadistas, fornecedores, patrocinadores e amigos em geral que prestigiaram o evento

Cilson Rodrigues da Silva

ParabénsMuitas felicidades para Maria

Fagotte Carvalho que na próxima quinta-feira, dia 06, completa idade nova. Amigos e familaires parabeni-zam a aniversariante pela data

VolumeConfi ra essas super dicas para aumentar o volume

das madeixas lisas: Fazer hidratação a cada 15 dias com produtos específi cos; Usar pentes largos e de madeira para evitar a quebra dos fi os; Fazer um corte adequado para aumentar o volume; Aplicar o secador primeiramente nas raízes, usando a menor potência e temperatura mais baixa possível. Com isso, obtém-se mais volume sem ressecar os fi os.

DecoraçãoA cor azul, para decorar sua casa, representa sereni-

dade, paciência e amabilidade. Esta cor tranquiliza os ânimos. Entretanto deve-se ter cuidado com os tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção - situação não recomendável para pessoas depressivas.