tribuna do vale ediÇÃo nº 1912

16

Upload: tribuna-do-vale

Post on 29-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

08 DE JUNHO DE 2011

TRANSCRIPT

Page 1: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912
Page 2: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912
Page 3: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

“ Vamos fazer as convenções em todos os municípios em que o PMDB ainda tenha comissão provisória e naquelas cidades

que tenham divergências entre lideranças”

Waldyr Pugliesi

S.A. PLATINA Alegação foi evitar brecha jurídica para processo ser anulado; ex-presidente criticou decisão

TRIBUNA DO VALE Política A-3

P anorama Regional

Parada dura em Andirá

Câmara adia votação para abertura de CPI

SUCESSÃO

DA ASSESSORIA

Ao lado de Lupion, Pedro Claro confirma pré-candidatura a prefeito

PMDB determina convenções em oito municípios do Norte Pioneiro

O presidente do Diretório Regional do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi

Divulgação

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aguinaldo Vilas Boas

A sessão ordinária da úl-tima segunda-feira agitou o cenário político local. Na pauta estava prevista a vo-tação do requerimento do vereador Edson Cudik, o Dissão (PSDB), que propõe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades no contrato entre a Prefeitura Municipal e a agência de publicidade Única Propaganda Ltda, de Maringá. A votação foi adiada para a próxima sessão ordi-nária, na terça-feira (dia 14), sob críticas do ex-presidente e atual primeiro secretário, Francisco Faustino de Proen-ça, Chiquinho (PPS).

Por solicitação do pre-sidente Antônio César de Camargo (PR), o adiamento da votação só foi anunciado depois da leitura de todo o expediente, o que demorou cerca de 50 minutos. Às 21 horas, quando iniciou a apre-sentação do requerimento que pede a abertura da CPI houve uma movimentação

dos vereadores no plenário. Incomodado com a situação, Chiquinho, responsável pela leitura, repreendeu os colegas pedindo atenção à matéria. Quando a leitura encerrou, o presidente informou que a votação seria adiada.

Segundo Camargo, o mo-tivo do adiamento foi a in-terpretação do departamento jurídico da Câmara. De acor-do com o parlamentar, pela lei o vereador Dissão, autor do requerimento, e o vere-ador Mário Alberto Hartog Pombo (PT), marido da pre-feita Maria Ana Pombo, ¡ cam impedidos de votar. No caso de Dissão, por propor a CPI, e Mário Pombo por ter inte-resse direto na questão pelo vínculo civil com a prefeita. Ante o impedimento, será ne-cessário convocar os suplentes desses dois vereadores para votar o requerimento.

Segundo Camargo, a justi-¡ cativa do departamento jurí-dico é que esse impedimento está previsto no decreto federal 201/67, no regimento interno da Câmara, na lei orgânica do município e no Código de

Processo Penal. “Queremos fazer tudo como manda a lei, não queremos deixar brecha para uma futura anulação do processo”, a¡ rmou Camargo.

Com base nesse entendi-mento, ele disse que iria solici-tar ao juízo eleitoral do muni-cípio a indicação dos suplentes que a Câmara deverá convocar para participar da próxima sessão ordinária. Ainda de acordo com o entendimento do departamento jurídico, mesmo que os suplentes con-vocados não compareçam a votação será válida se houver quórum suficiente, já que o Legislativo municipal tem uma bancada de nove parlamen-tares e para a aprovação do requerimento será necessário apenas maioria simples (cinco votos a favor).

CríticasPara Chiquinho, houve

um exagero ao ser adiada a votação do requerimento. Para ele, a aprovação ou não do documento poderia ter sido realizada simplesmente com a abstenção dos votos dos vereadores Dissão e Mário Pombo. “Pelo amor de Deus,

seria feita apenas a votação do requerimento, não do parecer ¡ nal da CPI, caso ela venha a ser aprovada”, disparou Chi-quinho.

Ele justifica as críticas lembrando que no início des-te ano a Câmara votou pela inegibilidade do ex-prefeito Flávio Mayorki (PSDB), que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, com a simples abstenção do voto da vereadora Terezinha Reinutti, esposa do ex-chefe do Executivo. “Francamente, eu desconheço que o regi-mento interno e a lei orgânica do município exijam a convo-cação de suplente para a vota-ção de um requerimento”, diz.

Para Chiquinho, a con-vocação dos suplentes nessa situação pode até desencadear um outro entendimento. “Se o requerimento for aprova-do, alguém pode alegar que os suplentes também devem acompanhar todo o trâmite do processo, que tem prazo de 120 dias para ser concluído. Nesse caso, eles teriam direito a receber por esse trabalho?”, indaga o ex-presidente.

Das agências

A Executiva Estadual do PMDB determinou, por una-nimidade na reunião da úl-tima segunda-feira (6), pela realização de convenções para a escolha de Diretórios em 54 municípios do Paraná, dos quais, oito pertencem à região do Norte Pioneiro. De acordo com o presidente regional do partido, deputado Waldyr Pugliesi, as convenções serão no dia 17 de julho, segundo decisão da Executiva do dia 11 de abril.

Na região serão renovados os diretos dos municípios de Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Jundiaí do Sul, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Arapoti e Nova Fátima.

“Vamos fazer as conven-ções em todos os municípios em que o PMDB ainda tenha comissão provisória e na-quelas cidades que tenham divergências entre lideranças”, informa Pugliesi. Segundo o presidente do PMDB, a

Da Assessoria

O ex-prefeito Pedro Claro (DEM) confirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Santo Antônio da Platina nas eleições de 2012. Acompa-nhado do deputado estadual Pedro Lupion, também fi-liado ao Democratas, Claro esteve na tarde de ontem, 7, no gabinete de Beto Richa (PSDB), buscando fortalecer sua aproximação e integração com governador do Paraná. "Nós fomos até o governador,

maior liderança política do Es-tado, a ¡ m de manifestarmos nossas pretensões e abrir um diálogo franco e honesto sobre as necessidades do Município. Acreditamos que é fundamen-tal para o exercício do man-dato a parceria do governo, assim como o prefeito tem que mostrar capacidade de realizar os projetos que venham em be-nefício da população, também tem que fazer sua parte", frisou o ex-prefeito.

Pedro Lupion informou ao governador a intenção do

ex-prefeito em disputar as eleições municipais do ano que vem, e disse a Beto Richa que irá apoiar Pedro Claro, a quem considera uma forte li-derança política no município e região e que terá, portanto, sua pré-candidatura con¡ r-mada pelo Partido.

O deputado lembrou que na gestão do ex-prefeito a população reconheceu seu trabalho como um excelente administrador municipal, o que o levou a obter uma excelente votação para a As-

sembleia Legislativa em 2010. “O Pedro Claro foi eleito como vice-prefeito, em 2004, e por motivo do afastamento do então prefeito [José Ritti], assumiu a administração do município. Ele soube realizar um trabalho empreendedor na cidade, com ótimos resul-tados", elogiou Lupion. "Sua disposição em colocar-se como pré-candidato a pre-feito", prosseguiu, "é muito bem vista por todos em Santo Antônio Platina”, enfatizou o deputado Lupion.

renovação ou definição dos diretórios é fundamental para a reestruturação partidária.

A partir destas convenções, segundo ele, o PMDB poderá de¡ nir os futuros pré-candida-tos ou ¡ liar novas lideranças antes do início de outubro, último prazo para ¡ liação de quem vai concorrer nas elei-ções municipais de 2012. “No

ano que vem vão ser eleitos os prefeitos, vices e vereadores com mandatos para os pró-ximos quatro anos e é funda-mental ao PMDB realizar este processo”, completou Pugliesi.

A determinação da Execu-tiva Estadual está embasada na decisão do Diretório Nacional do PMDB. Em consulta do diretório regional, no início do

ano, a nacional deu autonomia as executivas estaduais de pro-mover convenções ou dissol-ver diretórios municipais que possam se opor a normativa.

A Executiva Estadual do PMDB volta a se reunir na próxima segunda-feira (13), quando poderá determinar convenções em outros muni-cípios do Paraná.

BandeirantesPara todos os efeitos o atual prefeito de Bandeirantes, Cel-

so Silva (PDT) estaria em situação tranquila caso concorra a reeleição. No entanto, um rosário de fatores externos pode in± uenciar na disputa e até complicar as coisas para o lado do “alcaide”. Um de seus principais defeitos é a falta de com-promisso com amigos, alguns dos quais o ajudaram na eleição passada, mas que sequer são recebidos em audiência. Existe o velho ditado que em política, quem abandona os companhei-ros, acaba sendo amaldiçoado pelas urnas.

IncógnitaResta saber se o ex-tri-prefeito José Fernandes da Silva (PT),

apesar da idade avançada, vai entrar na disputa. Apesar da incógnita sobre o futuro, o petista é uma liderança respeitada e, dependendo do lançamento de mais candidatos, pode até di¡ cultar as coisas para o lado de Celso Silva.

Cadê a CPIHoras antes da sessão da Câmara de Vereadores de Santo

Antônio da Platina, um passarinho assoprou a este colunista que a anunciada criação de uma Comissão de Inquérito para apurar supostas irregularidades na administração municipal, não aconteceria naquela noite. Não é que a discussão e votação da matéria foram adiadas e há quem diga que nem retorna ao plenário!

Porque será?Se o presidente da Câmara, Cesinha Camargo prega tanto

a moralidade pública, porque não se mobiliza para que seja aprovada a criação de uma comissão para investigar denúncias envolvendo o Hospital Nossa Senhora da Saúde. São revelações cabeludas, mas que não tem despertado o mesmo interesse dos vereadores. Não seria o momento de instaurar um inquérito administrativo? Por essas e outras que a classe política está cada vez mais desacreditada.

DesculpaA mesma cobrança foi feita com relação às denuncias en-

volvendo a Secretaria de Saúde do Município. Nem a série de reportagens sobre o assunto foi su¡ ciente para sensibilizar os ilustres “edis”. A explicação do presidente Cesinha Camargo é que o Ministério Público já está apurando. Desculpa esfar-rapada, pois se sabe que a agilidade do poder legislativo tem mais possibilidade de dar resultados práticos.

Pedro ClaroAté poucos dias falava-se que a reconciliação entre o ex-

prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) e os deputados Pedro e Abelardo Lupion, da mesma agremiação, seria impro-vável, em razão dos desgastes veri¡ cados nas últimas eleições. No entanto, texto da assessoria dos parlamentares, encaminha-do ontem à redação, aponta um entendimento entre as partes.

EnganaçãoNa cidade muita gente fala na “excepcional” administração

feita por Pedro Claro, que assumiu a vaga do ex-prefeito José Ritti Filho depois que este foi cassado pela câmara de vereado-res. Na verdade, Pedro Claro foi uma ¡ cção, uma enganação como administrador, já que as principais “obras” que realizou foram bancadas com dinheiro obtido pelo antecessor cassado, que fez uma lambança, mas deixou vários convênios assinados. A verba para pavimentar a Vila Claro, por exemplo, é grana deixada por Ritti, obtida com apoio do falecido ex-deputado Mamede. Várias outras obras foram realizadas graças a “he-rança” deixada por Ritti Filho.

AgoniaDepois de ser condenado na comarca de Santo Antônio

da Platina, o ex-vereador e candidato derrotado nas últimas eleições parlamentares, Celso de Souza Schmidt (PT) aguarda desfecho para o recurso judicial que interpôs junto ao Tribunal de Justiça do Paraná pedindo a revisão da decisão da justiça platinense, que o condenou por uso indevido de uma área ur-bana pertencente ao município, mas que foi doada ilegalmente para a Samp Auto Veículos, de sua propriedade. O assunto promete render.

Com a proximidade da corrida eleitoral, os partidos procuram siglas aliadas e analisam os prováveis concor-rentes no pleito de 2012. Em Andirá, com a declaração de inelegibilidade do ex-prefeito Alarico Abib (PMDB), o gru-po político liderado pelo líder veterano manifesta desejo de lançar Ivone Abib (PMDB), ex-primeira dama e pessoa muito querida na cidade. O atual prefeito, o médico José Ronaldo Xavier, o Dr. Xavier (DEM), como é mais conheci-do, deve concorrer à reeleição e, pelo trabalho que realiza, se credencia como um dos

favoritos.O quadro pode se com-

plicar se o ex-prefeito Car-los Kanegusuku, o Kaneko, como é tratado na comuni-dade, conseguir viabilizar-se juridicamente já que teve sua carreira política interrompi-da ao tornar-se inelegível em razão de condenações judi-ciais e no Tribunal de Contas. Sabe-se que Xavier elegeu-se porque tinha a seu lado a figura do ex-prefeito, cujo irmão, Nilson, é o vice do atual mandatário. A presença de Kaneko provoca uma re-viravolta e pode complicar as pretensões de Xavier.

Benedito Francisquini

Page 4: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALEA-4 Nacional

TROCAPrincipal articulador do governo, ministro entrega carta de demissão à presidente Dilma

Palocci cai e Gleisi assume Casa Civil

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nº 725 - 08 de junho de 2011

Reajuste de 3% para se atingir o piso sai em julho

A reunião de hoje (7) entre a APP e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) se encerrou com a promessa do secretário e vice-governador Flávio Arns de que em julho haverá o reajuste de 3%, que serve para complementar os salá-rios dos professores paranaenses a fi m de que atinjam o piso salarial nacional, julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que será estendido de forma linear a todos os professores.

A reunião, da qual participaram, além do secretário, a superintenden-te da Seed, Meroujy Cavet, o gerente de recursos humanos setorial da se-cretaria, Arnaldo Moreira de Matos, o chefe de gabinete, Cilos Vargas, contou com a presença, pela APP, da presidenta, Marlei Fernandes de Carvalho, do secretário de Imprensa e Divulgação, Luiz Carlos Paixão da Rocha, e da secretária geral, Ma-riah Seni Vasconcelos Silva, além do deputado estadual Professor Lemos (PT).

Foi discutida a forma contábil de pagamento do piso e o alcance do retroativo - o que só será plenamente conhecido com a publicação do acór-dão da decisão do STF. A demanda da APP com relação ao piso salarial foi acompanhada da correlata preo-cupação com a ampliação da hora-atividade para os professores, tema sobre o qual a Seed ainda não tem uma defi nição. No entanto, na reu-nião a secretaria informou que deve concluir ainda este mês um estudo para uma implantação gradativa da

hora-atividade até se chegar a 34% (o que cumpre o mínimo de 33% e faz um ajuste de fração de hora).

A Seed se comprometeu ainda a fazer uma proposta de pagamento das promoções e progressões em atraso para que possa ser apreciada em nossa assembleia extraordinária de Maringá no dia 11. A Secretaria de Administração e Previdência já concluiu um estudo sobre o impacto destes pagamentos e já o enviou à Secretaria da Fazenda.

PDE - A APP ainda apresentou um pedido de que os educadores que estão no PDE retornem ao trabalho no dia 18 de setembro - e não em agosto, como a rigor teria de ser. Isto porque no ano passado, quando ingressaram no programa, ao se afastarem do trabalho, não

iniciaram imediatamente as ativi-dades e ainda tiveram de retornar ao trabalho, por decisão do governo anterior, por 15 dias no mês de dezembro. Para o edital do PDE de 2012, que está em fase de elabo-ração, diversas mudanças à minuta da secretaria foram propostas pela APP, inclusive que não se altere a condição dos professores com aulas extraordinárias.

Clad e diretores - Outras deman-das apresentadas pela APP foram pela não demissão dos educadores Clad, muitos dos quais estão prestes a se aposentar ou estão na lista de espera de concursos, e pelo cumpri-mento da lei que estabelece que a eleição de diretores de escola acon-teça em novembro deste ano - uma vez que há iniciativas isoladas pelo

adiamento do pleito. Sobre os Clad, o secretário disse que fará esforços para que não sejam demitidos, mas não assumiu compromisso. No caso da eleição de diretores, Arns disse que a lei deve ser seguida, no entanto a APP expressou preocupação com o projeto de lei do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) que possibilita a eleição sucessiva sem limites (hoje de no máximo três mandatos).

Outros temas - O secretário aceitou a proposta da APP para que fosse incluído o tema “diversidade” nas ofi cinas de educação continu-ada. Arns ainda assegurou que os educadores do Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu, que passa por reestruturação, terão tempo para escolher novos locais de trabalho.

Em reunião com a APP, Flávio Arns prometeu cronograma para ampliação da hora-atividade

EDITAIS DE CONVOCAÇÃO

Reunião do Conselho Fiscal da APP

APP-SindicatoReunião Extraordinária do Conselho Estadual

APP-SindicatoAssembleia Estadual Extraordinária

Assembleia Extraordinária dos Professores(as) Municipais de Nova Santa Bárbara

O presidente do Conselho Fiscal da APP-Sindicato, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os membros do Conselho Fiscal da APP-Sindicato para reu-nião extraordinária de trabalho, a realizar-se nos dias 10 e 11 de junho de 2011, às 8h30min, no auditório Dona Guilhermina (Av. Tiradentes, nº 740, ao lado da Catedral) em Maringá (PR) – para tratarem da seguinte pauta: 1. Entrega de Parecer reanalisado do Núcleo Sindical Curitiba Sul; 2. Outros assuntos.

A presidente da APP-Sindicato convoca os membros do Conselho Estadual da En-tidade para reunião extraordinária, a ser realizada no dia 10 de junho de 2011, às 8h30min, no Instituto de Educação Estadual de Maringá, rua Martim Afonso, nº 50, Centro, Maringá - PR, para tratar da seguinte pauta:

a) Informes; b) Negociações com o Governo e Mobilização; c) Regimento Elei-toral - Eleições 2011 da APP-Sindicato (artigo 122 do Estatuto); d) Indicação de sindicalizados(as) para a Comissão Eleitoral Estadual (artigo 127 do Estatuto); e) Regulamento do XI Congresso Estadual da APP-Sindicato (artigo 27 do Estatuto); f) Apreciação do parecer dos Balanços Financeiro e Patrimonial de 2010 do Núcleo Sindical de Curitiba Sul; g) Retifi cação dos repasses dos Núcleos Sindicais previstos no Plano Orçamentário; h) Outros assuntos.

Foto

: Adi

r Nas

ser J

unio

r

Reunião com secretário na Seed A presidente da APP-Sindicato convoca os Trabalhadores em Educação Pública do Paraná para assembleia estadual extraordinária, a ser realizada no dia 11 de junho de 2011, às 8h30min em primeira convocação e às 9 horas em segunda, no Auditório Dona Guilhermina, Av. Tiradentes, 740, Centro, Maringá - PR, para tratar da seguinte pauta:

a) Informes; b) Negociações com o Governo e Mobilização; c) Regimento Eleitoral - Eleições 2011 da APP-Sindicato (artigo 122 do Estatuto); d) Referendo da Comissão Eleitoral Estadual (artigo 127 do Estatuto); e) Regulamento do XI Congresso Estadual da APP-Sindicato (artigo 27 do Estatuto); f) Apreciação do parecer dos Balanços Fi-nanceiro e Patrimonial de 2010 do Núcleo Sindical de Curitiba Sul; g) Retifi cação dos repasses dos Núcleos Sindicais previstos no Plano Orçamentário.

O presidente do núcleo sindical da APP-Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná em Londrina convoca os professores (as) municipais de Nova Santa Bárbara para assembléia extraordinária a ser realizada no dia 09 de junho de 2011, às 17h em primeira convocação e às 17h30 em segunda convocação, no ITEDE, sito Rua Antonio Ferreira esq. c/ Rua Antonio R. de Almeida, Centro, Nova Santa Bárbara – Pr, para tratar da seguinte pauta:

1. Informes; 2. Negociação com o Poder Executivo; 3. Plano de Carreira e avaliação da contra-proposta do Município.

Não esquecer de trazer para o credenciamento da Assembleia Estadual o comprovante de sindicalização (contracheque, recibo ou extrato bancário, onde conste o desconto da mensalidade da APP) – Artigo 15 do Estatuto.

Amancio Luiz Saldanha dos Anjos- Presidente do Conselho Fiscal -

Marlei Fernandes de Carvalho- Presidente da APP-Sindicato -

Marlei Fernandes de Carvalho- Presidente da APP-Sindicato -

Antonio Marcos R. Gonçalves- Presidente do Núcleo Sindical de Londrina -

APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná • Rua Voluntários da Pátria, 475, 14º andar, Curitiba, Paraná, CEP 80020-926Fone: (41) 3026-9822 / Fax: (41) 3222-5261 • Site: www.appsindicato.org.br • Presidente: Marlei Fernandes de Carvalho; Secretário de Imprensa e Divulgação: Luiz Carlos Paixão da Rocha.

Jornalistas responsáveis: Adir Nasser Junior (3819-PR), Andréa Rosendo (4962-PR), Denise Kelm Soares (7379-PR) e Valnísia Mangueira (893-SE). Diagramador: Rodrigo Augusto Romani (7756-PR).

CADEIRASuplente do PMDB

vai assumir Senado no lugar de nova ministra

Das Agências

O advogado Sérgio de Sou-za (PMDB) a¡ rmou ontem que não esperava chegar ao Senado em tão pouco tempo. Ele é o primeiro suplente da senadora Gleisi Ho· mann (PT-PR), que vai assumir a Casa Civil.

“Não passava pela cabeça que fosse tão rápido. Imagi-nava que ela poderia ser can-didata ao governo em 2014”, a¡ rmou o advogado.

Souza é ligado politicamente ao ex-vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), que até o ano passado era do grupo do senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Os dois entraram em con± ito depois que Requião deixou o go-verno para disputar o Senado e Pessuti assumiu o cargo de abril a dezembro do ano passado.

Souza disse que está no PMDB há mais de 15 anos e sempre foi ligado ao grupo de Pessuti.

Ele a¡ rmou que trabalhou no gabinete de Pessuti até 2002, quando o ex-vice-gover-nador era deputado estadual.

Desde 2003, Souza tem um escritório de advocacia que atua no Direito Público, Administra-tivo e Eleitoral. “Estou preparado para assumir o cargo”, a¡ rmou Souza, que disputou uma eleição pela primeira vez em 2010.

Gleisi foi indicada para a Casa Civil depois da saída de Antonio Palocci.

Folhapress

E m n o t a d i v u l g a d a ontem, a presidente Dil-ma Roussef f lamenta a saída do ministro Anto-nio Palocci do governo e c on f i r m a te r c onv i -dado a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para ocupar a chefia da Casa Civil. Mulher do ministro Paulo Bernardo (Comu-nicações) e eleita para o Senado pela primeira vez no ano passado, Gleis i aceitou o convite.

“A Presidenta da Repú-blica, Dilma Rousse· , rece-beu na tarde de hoje carta em que o ministro Antonio Palocci solicita demissão da che¡ a da Casa Civil da Presidência da República. A Presidenta aceitou e lamenta a perda de tão importante colaborador. A Presidenta destacou a valiosa partici-pação de Antonio Palocci

em seu governo e agradece os inestimáveis serviços que prestou ao governo e ao país. Também hoje, a Presidenta convidou a senadora Gleisi Hoffmann para ocupar a che¡ a da Casa Civil da Pre-sidência da República.”

Palocci entregou na tarde de ontem carta à presidente solicitando o seu afasta-mento do governo federal, conforme anteciparam Vera Magalhães e Julio Wiziack.

“O ministro considera que a robusta manifesta-ção do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissio-nais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas a legações apresentadas sobre sua conduta. Con-sidera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no gover-no. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento”, diz nota do ministério.

F i l iada ao PT desde 1989, a futura ministra da Casa Civil foi secre-tária de Estado no Mato Grosso do Sul na gestão de Zeca do PT e secretá-ria de Gestão Pública da Prefeitura de Londrina.

Em 2002 , comp ôs a equipe de transição de go-verno de Luiz Inácio Lula da Silva, onde seria nome-

ada a diretora financeira da Itaipu Binacional. Ali per-maneceu até início de 2006, ano em que disputaria seu primeiro cargo eletivo. Na disputa por uma vaga ao Senado Federal, não con-seguiu se eleger.

CriseA crise que levou à saída

de Palocci teve início no dia 15 de maio, após a Folha revelar que o ministro mul-tiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010.

A Projeto, empresa aberta por ele em 2006 --quando o ministro a¡ rmou ter patri-mônio de R$ 356 mil-- com-prou, em 2009 e 2010, imó-veis em região nobre de São Paulo no valor total de R$ 7,5 milhões. A Folha também mostrou que o faturamento da empresa foi de R$ 20 mi-lhões em 2010, quando ele era deputado federal e atuou como principal coordenador da campanha de Dilma à Pre-sidência da República.

Em entrevista exclusiva à Folha, Palocci afirmou que não revelou sua lista de clientes a Dilma, atribuiu as acusações a ele a uma “luta política” e disse que ninguém provou qualquer irregulari-dade na sua atuação com a consultoria Projeto.

Em nenhum momento o agora ex-ministro revelou a lista de clientes de sua con-sultoria e alegou “cláusula de confidencialidade” para não divulgar para quem ele

trabalhou enquanto exerceu simultaneamente as funções de deputado e consultor.

ProcuradoriaInstado a se manifestar

sobre o caso pela oposição, que apresentou denúncia contra Palocci, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquéri-to relacionadas ao fato de o patrimônio do ministro ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010.

Ele entendeu que não existem indícios concretos da prática de crime nem justa causa para investigar o caso.

Em um documento de 37 páginas, Gurgel a¡ rmou que a legislação penal “não tipi¡ -ca como crime a incompati-bilidade entre o patrimônio e a renda declarada”.

Segundo o procurador, os partidos de oposição que propuseram as representa-ções não apresentaram do-cumentos que demonstrem a prática de crime.

Senadora paranaense vai assumir a articulação do governo

Arquivo

Page 5: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

Prefeitos entregam caderno de propostasa Beto Richa

TRIBUNA DO VALE Especial A-5

AMUNORPIChefes do Executivo são recebidos pelo governador para mostrar as demandas do Norte Pioneiro

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Felipe Peres

Vinte e um dos 26 pre-feitos que compõe a Asso-ciação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) foram recebidos, na tarde de ontem, pelo governador Beto Richa, em seu gabinete, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. No encontro, os chefes do executivo en-tregaram ao governador um caderno contendo as prin-cipais demandas do Norte Pioneiro. Richa recebeu o documento e garantiu aos prefeitos que encaminhará cada uma das reivindicações às secretárias da área e exi-girá a avaliação de cada uma dos pedidos e sua execução.

Além dos pre fe i tos , participaram da audiên-cia, os deputados Hermas Júnior (PSB), Pedro Lu-pion (DEM), e Reinhold Stephanes Júnior (PMDB). O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção So-cial, Luiz Claudio Roma-nelli também participou do encontro. O jornalista da Tribuna do Vale Felipe Peres também participou da audiência.

O presidente em exercício da Amunorpi e prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartag-nan Calixto Fraiz disse que o encontro foi positivo porque as lideranças do Norte Pio-neiro puderam expor suas necessidades e discutir com o governador a possibilidade da execução de obras e pro-gramas que podem ajudar a desenvolver a região. Fraiz definiu a audiência como o início da retomada do desenvolvimento da região,

já que foi a primeira vez que o governador recebeu pessoalmente os prefeitos da Amunorpi em seu gabinete.

Ao todo, o documento entregue a Richa, contem 45 projetos ligados às áreas da Saúde, Educação, Transpor-te, Economia, Assistência Social, Cultura, Esporte e Turismo.

Porém, para Dartagan Fraiz, a prioridade deve ser a quali¡ cação pro¡ ssional de quase 40 mil cortadores de cana que vão perder o em-prego com a automação na colheita da cultura. “Em um futuro breve, por conta da automação no campo, tere-mos muitos desempregados na região. Precisamos achar uma solução para esse pro-blema”, diz o prefeito ao se referir a extinção para o corte manual da cana-de-açúcar que se encerra em 2014.

O caderno de demandas

foi elaborado pela Amunorpi ainda no ano passado antes do governador Beto Richa tomar posse. O documento foi formatado a partir de uma série de assembleias dos prefeitos e com a parti-cipação de representantes da comunidade.

Hospital Regional

O presidente da Amu-norpi, que também é mé-dico, disse ontem que não só o Hospital Regional do Norte Pioneiro precisa de investimentos, mas também unidades hospitalares ou centros de saúde nas cidades de pequeno porte da região. “O HR vive em constante dificuldade, e certamente precisa de melhorias. Agora os centros municipais de

saúde também precisam ser reordenados. Esse é o primeiro passo na busca por um melhor desenvol-vimento da região como um todo. O apoio e a união dos prefeitos é imprescin-dível”, avaliou. O prefeito também destacou a neces-sidade da criação do curso de Medicina na Universi-dade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). “É impor-tante já pleitear a criação do curso. Isso aumentaria a oferta de médicos na região e melhoraria con-sequentemente os atendi-mentos de saúde”.

Richa ouviu as reivin-dicações e conversou com os prefeitos.

O governador, que pos-sui forte ligação com o Nor-te Pioneiro, mostrou-se solicito e afirmou conhe-cer as qualidades e as ne-cessidades da região. No entanto, o tucano pediu paciência às lideranças, ale-gando que o Estado passa por um momento delicado ¡ nanceiramente. “Estamos melhorando as ¡ nanças do Estado, mas isso ainda leva algum tempo por isso peço paciência aos prefeitos. Sei das qualidades do Norte Pioneiro e sei que a região precisa explorar melhor es-sas qualidades”, disse.

O governador quis ga-rantir prazo para as rei-vindicações dos prefeitos. “Vamos repassar essa docu-mentação aos nossos secre-tários”, resumiu.

Logística e usina asfálticaOs representantes de Jacarezinho, Ribeirão Claro,

Joaquim Távora, Guapirama e Carlópolis, que for-mam o Consórcio Municipal G-5, criado para agir em bloco na busca de recursos e obras em comum aproveitou a oportunidade para entregar o pedido de viabilidade de dois projetos.

O primeiro deles prevê a criação de um projeto logístico para o transporte de pacientes a Curitiba. “A ideia seria a aquisição de um ônibus que fizesse uma linha passando por todos os municípios em direção à capital”, disse o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício de Araújo.

Atualmente, cada cidade oferece o transporte para pacientes semanalmente. Para o prefeito, essa medida reduziria custos e melhoraria o atendimento à população. O projeto prevê ainda a criação de um posto central em Curitiba, para receber e distribuir os pacientes em uma perua de 15 lugares e a compra de um Fiat Uno para transferências de hospitais. Os veículos ficariam responsáveis em dar a destinação aos hospitais da capital. O investimento do projeto foi avaliado pelo consórcio em R$ 1,4 milhão.

O outro projeto apresentado no documento do G 5 pede a construção de uma usina asfáltica e a compra de equipamentos – envolvendo a aquisição de uma vibro-acabadora, três caminhões basculantes e um rolo compactador. O projeto foi avaliado em R$ 4 milhões.

Beto Richa disse que vai

encaminhar todas as reivindicações

do Norte Pioneiro

Felipe Peres

Prefeitos foram recebidos ontem pelo governador

Beto Richa em Curitiba

Exemplo para o restante do Estado

De acordo com o presidente da Amunorpi, Dar-tagnan Fraiz, o encontro de ontem foi a primeira visita em bloco dos prefeitos da Amunorpi ao gover-nador Beto Richa. Ele explicou que a iniciativa dos prefeitos dos municípios que compõem a Amunorpi e a elaboração do caderno de demandas foram elogiados pelo tucano. “Essa união é importantís-sima. Deveria servir de exemplo para o restante do Estado”, disse o governador.

Beto Richa afirmou que as prioridades contidas no documento vão servir como um atalho para o governo. “Ninguém melhor do que os próprios prefeitos para diagnosticar os problemas e as principais necessidades da região. Isso melhora e facilita nosso trabalho”.

Território Integração Norte Pioneiro

Ontem, o assessor da Emater no Território Integração Norte Pioneiro (TINP), Wagner Mattos, aproveitou também a ocasião para entregar ao governador o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) desenvolvido pelo colegiado contendo prioridades da região. O colegiado, formado por 94 membros da sociedade civil e do poder político da região, está desde outubro estudando as neces-sidades para o desenvolvimento da região. O documento entregue ontem continha 54 itens.

De acordo com Danusa Freire da Costa Diniz, responsá-vel pela elaboração do plano, o documento foi desenvolvido apoiado em oito frentes principais: saúde, educação, meio ambiente, pesca, assistência social, turismo e saúde. “Muitas das prioridades traçadas pelo TINP também fazem parte das necessidades diagnosticadas pela Amunorpi. A ideia do colegiado é que as prioridades se entrelacem, apoiadas no âmbito rural”, concluiu.

Felipe Peres

“Estamos melhorando as ¡ nanças do Estado, mas isso ainda leva algum tempo por isso peço paciência aos prefeitos.”

Page 6: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

Da Redação

Um grave acidente que aconteceu no ¡ m da tarde de ontem no trecho urbano da BR-153, no Jardim São Luiz, em Jacarezinho, matou o cami-nhoneiro José Vladimir Bento, 46 anos.

De acordo com testemu-nhas, ele vinha em alta veloci-dade com um caminhão Ford Cargo placas MDV-3786, de São José/SC, quando colidiu na

traseira de uma carreta placas AOJ-5656, de Mandirituba/PR, que passava por um quebra-

molas. Bento morreu na hora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo

das ferragens da cabine, que ¡ cou totalmente destruída.

Os moradores disseram que não é a primeira vez que presenciam acidentes no local. “Isso aqui está se tornando normal, alguma coisa tem que ser feita urgentemente”, alerta Paulo Sérgio de Moura, 41anos. O corpo da vítima foi encami-nhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Jacarezinho. A Polícia Rodoviária Federal vai apurar as causas do acidente.

TRIBUNA DO VALEA-6 Cotidiano

NORTE PIONEIRO Policiais fi zeram 64 autuações e 22 prisões nos cinco primeiros meses do ano

JACAREZINHO CASO DPVAT

PRF aperta cerco e prisões por embriaguez dobram em um ano

“O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo”

Acidente entre dois caminhões mata uma pessoa na BR-153

Advogado rechaça denúncias e se diz injustiçado

No primeiro � m de semana de maio, sete motoristas foram autuados por embriaguez em S.A.Platina

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Antônio de PicolliCelso Felizardo

As medidas de Segurança debatidas nas reuniões da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunor-pi), para reduzir o número de acidentes nas rodovias que cortam a região, começam a fazer efeito, pelo menos no que se refere à atuação das autoridades policiais. A Polí-cia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as fiscalizações e o reflexo foi imediato. O nú-mero de prisões de motoris-tas embriagados na BR-153 – trecho de 160 quilômetros entre a divisa Ourinhos (SP)/Jacarezinho e Ibaiti – dobrou nos primeiros cinco meses deste ano se comparado ao mesmo período de 2010. Foram 22 prisões contra 11

no ano passado. As autuações tiveram aumento parecido, de 33 saltaram para 64.

O próximo passo dos ins-petores da PRF será intensi¡ -car a ¡ scalização da venda de bebidas alcoólicas em esta-belecimentos às margens, ou que tenham acesso direto às rodovias federais. Em julho de 2008, quando a lei foi criada, todos os comércios próximos às rodovias ¡ caram proibidos de comercializar bebidas alco-ólicas, porém, após um ano, uma liminar excluiu da lista os estabelecimentos que fun-cionam dentro do perímetro urbano dos municípios.

PRENas rodovias estaduais

a situação é parecida. De acordo com o sargento da Polícia Rodoviária Estadual,

Benedito Valter da Silva, de janeiro e maio, 19 motoristas foram autuados e 17 foram encaminhados à delegacia pela combinação álcool e direção, índices 60% maiores em relação ao mesmo perío-do do ano passado.

O presidente em exercício da Amunorpi e prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartag-nan Calixto Fraiz (PDT) elo-giou o trabalho dos policiais e ressaltou a importância de os prefeitos se mobiliza-rem. “Os policiais estão de parabéns, agora cabe a nós prefeitos definirmos nossas ações em conjunto para sal-var vidas”.

Para o prefeito existem duas formas de conscientizar a população: uma de longo e outra de curto prazo. “Temos

que alertar tanto as crianças nas escolas primárias sobre o

perigo do álcool na direção como os jovens nas facul-

dades, que são as maiores vítimas”, explica.

Da Redação

A Polícia Civil segue com as investigações sobre o suposto caso de fraude do Dpvat no Hos-pital Nossa Senhora da Saúde em Santo Antônio da Platina. A delegada Margareth Mota estu-da o conteúdo de documentos apreendidos na casa de saúde e no escritório de consultoria do advogado Álvaro da Silva Barbosa.

Em entrevista por telefone, o

advogado rechaçou as denúncias e se disse inocente das acusações. “Eu presto serviços para o hos-pital há mais de sete anos, bem antes do meu pai assumir como provedor. Sou inocente e vou provar que isso tudo é injustiça”, diz. Álvaro Barbosa é ¡ lho de José Barbosa Filho, que está à frente do hospital há quatro anos.

Segundo Álvaro, as acusa-ções de que os pacientes assina-ram procurações em seu nome sem perceber são infundadas. “O

procedimento é normal, todos os pacientes que assinaram as pro-curações sabiam o que estavam fazendo, estavam dando direitos para que eu pudesse os represen-tar. Esse é o meu serviço”, explica.

Ele relatou também encon-trar dificuldades para obter cópias dos documentos na de-legacia. “Eu e meu advogado estamos esperando cópias dos documentos do Ministério Pú-blico para que possamos analisar o teor e prepararmos a defesa”.

Indicadores Econômicos: elaboração daagência Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

Índices em % dez jan fev mar abr mai ano 12m INPC (IBGE) 0,60 0,94 0,54 0,66 0,72 0,57 3,48 6,44IPCA (IBGE) 0,63 0,83 0,80 0,79 0,77 0,47 3,71 6,55IPCA-15 (IBGE) 0,69 0,76 0,97 0,60 0,77 0,70 3,86 6,51IPC (FIPE) 0,54 1,15 0,60 0,35 0,70 0,31 3,14 6,49IPC (IPARDES) 0,68 0,91 0,10 1,25 1,06 0,25 3,62 6,51IGP-M (FGV) 0,69 0,79 1,00 0,62 0,45 0,43 3,33 9,77IGP-DI (FGV) 0,38 0,98 0,96 0,61 0,50 0,01 3,08 9,14IPA-DI (FGV) 0,21 0,96 1,23 0,60 0,24 -0,63 2,42 10,30IPC-DI (FGV) 0,72 1,27 0,49 0,71 0,95 0,51 3,98 6,37INCC (FGV) 0,67 0,41 0,28 0,43 1,06 2,94 5,21 8,52

abr mai junBTN + TR 1,550620 1,551192 1,553627TJLP (%) 6,00 6,00 6,00Sal. mínimo 545,00 545,00 545,00FGTS (%) 0,3681 0,2836 -TAXA SELIC ANUAL: 12,00%

FacultativoContribui com 20% sobre qualquer valorentre R$ 545,00 (R$ 109,00) e R$ 3.689,66(R$ 737,93), através de carnê.

AssalariadosSalários até 1.106,90 8,00%De 1.106,91 até 1.844,83 9,00%De 1.844,84 até 3.689,66 11,00%

Empregados domésticosAlíquota % R$ mín R$ máx

Empregado 8 a 11 43,60 405,86Empregador 12 65,40 442,76Total 20 a 23 109,00 848,62

BASE (R$) Alíquota Parc. a% deduzir

Até R$ 1.566,61 Isento -De R$ 1.566,62 a 2.347,85 7,50% 117,49De R$ 2.347,86 a 3.130,51 15% 293,58De R$ 3.130,52 a 3.911,63 22,50% 528,37Acima de R$ 3.911,63 27,50% 723,95

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 157,47 pordependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - con-tribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.566,61 poraposentado a partir de 65 anos; 5 - contribui-ções à previdência privada e aos Fapi pagaspelo contribuinte; b) Carne Leão: itens de 1 a 3mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período TR TBF POUP2/5 a 2/6 0,1724 0,9938 0,67333/5 a 3/6 0,1731 0,9945 0,67404/5 a 4/6 0,1662 0,9775 0,66705/5 a 5/6 0,1283 0,9293 0,62896/5 a 6/6 0,1101 0,9010 0,61077/5 a 7/6 0,1082 0,8890 0,60878/5 a 8/6 0,1306 0,9316 0,63139/5 a 9/6 0,1498 0,9610 0,650510/5 a 10/6 0,1816 1,0031 0,682511/5 a 11/6 0,1846 1,0061 0,685512/5 a 12/6 0,1536 0,9648 0,654413/5 a 13/6 0,1258 0,9268 0,626414/5 a 14/6 0,1243 0,9153 0,624915/5 a 15/6 0,1479 0,9591 0,648616/5 a 16/6 0,1688 0,9902 0,669617/5 a 17/6 0,1639 0,9852 0,664718/5 a 18/6 0,1708 0,9822 0,671719/5 a 19/6 0,1465 0,9577 0,647220/5 a 20/6 0,1389 0,9400 0,639621/5 a 21/6 0,1301 0,9311 0,630822/5 a 22/6 0,1643 0,9756 0,665123/5 a 23/6 0,1889 1,0104 0,689824/5 a 24/6 0,1190 0,9099 0,619625/5 a 25/6 0,1519 0,9531 0,652726/5 a 26/6 0,1244 0,9154 0,625027/5 a 27/6 0,1051 0,8859 0,605628/5 a 28/6 0,0956 0,8763 0,596129/5 a 29/6 0,1293 0,9203 -30/5 a 30/6 0,1425 0,9537 -31/5 a 1/7 0,1485 0,9597 -1/6 a 1/7 0,1114 0,9023 0,6120

TR MÊS % ano 12 mAbril/11 0,04 0,28 0,89Maio/11 0,16 0,44 1,00Junho/11 0,11 0,55 1,05

TAXAS DIÁRIAS %

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionaisR$/m2 ABR MAI %m %ano %12m

Paraná 921,80 924,34 0,28 0,82 8,03

Norte 908,82 910,96 0,24 1,44 8,56

Noroeste 910,24 912,25 0,22 2,77 9,91

Oeste 934,81 937,84 0,32 2,31 9,88

SOJA - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Paranaguá 48,00 1,7% 3,2%Ponta Grossa 46,50 2,2% 5,7%Maringá 44,00 0,0% 3,5%Cascavel 44,00 1,1% 4,8%Sudoeste 44,00 1,1% 3,5%Guarapuava 44,50 1,1% 3,5%

MILHO - saca 60kgParanaguá 28,00 0,0% 1,8%Sudoeste 29,00 5,5% 9,4%Cascavel 28,50 5,6% 9,6%Maringá 28,50 0,0% 9,6%Ponta Grossa 27,00 0,0% 3,8%Guarapuava 28,50 5,6% 7,5%

TRIGO - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Curitiba 32,00 0,0% -1,5%Ponta Grossa 31,00 0,0% -1,6%Maringá 31,00 0,0% -1,6%Cascavel 31,00 0,0% -1,6%

SALÁRIO FAMÍLIA - MAIO/2011Salário de até R$ 573,58 R$ 29,41Salário de R$ 573,59 a 862,11 R$ 20,73

Vencimento: empresas 20/06 e pessoas físicas 15/06. Após multas de 4% a 100% e juros (Selic)

Empresário/empregadorContribui com 11% sobre o pró-labore, entreR$ 545,00 (R$ 59,95) e R$ 3.689,66 (R$ 405,86),através de GPS.

Autônomo1) Quem só recebe de pessoas físicas: recolhepor carnê 20% sobre os limites de R$ 545,00 (R$109,00) a R$ 3.689,66 (R$ 737,93). 2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: aempresa recolhe 11% sobre o máximo de R$3.689,66 (R$ 405,86) e desconta do autônomo. 3) Quem recebe de jurídicas e físicas: têmdesconto de 11% sobre o que recebe de jurídicas,até R$ 3.689,66 (R$ 405,86). Se não atingir esteteto, recolhe 20%, via carnê, sobre a diferença atéR$ 3.689,66.4) Aut. especial: recolhe 11% por carnê, sobre R$545,00 (R$ 59,95), mas só se aposenta por idade.

SOJA - US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjul/11 1.394,00 10,75 1,3% 5,1%ago/11 1.388,00 10,25 1,2% 4,7%

MILHO - US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjul/11 736,50 4,50 -1,5% 7,3%set/11 717,00 5,50 -0,1% 7,3%

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg)

jul/11 368,00 8,60 3,6% 5,3%ago/11 364,90 5,90 2,4% 4,1%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

jul/11 733,75 -10,25 -6,2% -3,4%set/11 780,50 -9,75 -6,2% -2,8%

Ações % R$Petrobrás PN -0,86 23,00 Vale PNA +0,02 44,09 Bradesco PN +1,98 30,95 Brasil ON +1,76 27,81 Positivo Inf. ON -8,75 7,82 Lojas Americanas PN +3,41 16,09 MRV ON +2,58 14,70 OGX Petróleo ON +2,17 15,51

INDICE BOVESPA Alta: 0,24% 63.217 pontos

Volume negociado: R$ 5,53 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSAS NO MUNDO %Dow Jones 12.070,81 -0,16Londres 5.864,65 +0,03Frankfurt 7.103,25 +0,26Tóquio 9.442,95 +0,67

IR 2011 - A terceira parcela vence em 30/06.Para pagamento desta parcela há juros Selicde 1,99%.

MÊS TAXA SELICMar/11 0,92%Abr/11 0,84%

MÊS TAXA SELICMai/11 0,99%*Jun/11 1,00%

*No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 07/06/11

Indicadores Econômicos Mercado AgropecuárioBOVESPA 07/06/11

IR JUNHO

TR, TBF, POUPANÇA

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 07/06/11

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA MAIO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ

OUTROS INDICADORESÍndice abr mai junINPC (IBGE) 1,0631 1,0630 1,0644IPCA (IBGE) 1,0630 1,0651 1,0655IGP-M (FGV) 1,1095 1,1060 1,0977IGP-DI (FGV) 1,1109 1,1084 1,0914* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUPANÇA MÊS % ano 12 mAbril/11 0,54 2,30 7,12Maio/11 0,66 2,98 7,23Junho/11 0,61 3,61 7,29

Produto unidade média var. var. var. C.Proc. Jacar.PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 41,46 -0,2% 0,1% 2,6% 40,30 42,35 MILHO saca 60 kg 24,14 0,2% 2,1% -0,1% 23,70 25,00 TRIGO saca 60 kg 26,96 0,0% 0,0% -1,2% 26,52 28,50 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 80,83 0,0% -1,6% 4,4% - aus BOI GORDO arroba, em pé 93,20 0,0% -0,4% -4,2% 94,00 90,00 SUÍNO kg, vivo 1,99 0,0% -0,5% -11,2% 2,00 2,20 FRANGO kg, vivo 1,65 -0,6% -0,6% -2,4% - 1,75 CAFÉ BEN. beb. dura, 60kg 433,89 -0,1% -2,0% -5,0% 415,00 450,00 CAFÉ kg, em coco 6,73 -0,1% -2,3% -4,1% 6,90 6,20

PREÇO AO PRODUTOR 07/06/11

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQPRODUTO R$ DIA MÊSBezerro (1) 757,53 0,52% 0,77%Boi gordo (2) 98,40 0,66% -0,21%Café (3) 528,56 1,95% -0,54%Algodão (4) 234,19 0,03% 1,05%1- preço médio no MS, unid. de 8 a 12 meses; 2 -média à vis-ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg pos-to SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma,cent/R$ por libra-peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 07/06/11

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 07/06/11CAFÉ - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjul/11 263,00 2,50 -0,6% -8,5%set/11 266,40 2,60 -0,5% -8,3%

ALGODÃO - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊSjul/11 148,63 -7,00 -6,3% 2,1%dez/11 129,93 -7,00 -4,1% 6,2%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 07/06/11

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

C-cotação de fechamento (ajuste diário); VP-variação diária (1 ponto = US$ 1,00 ou R$1,00); CN - contratos negociados no dia; CA-contratos em aberto.

64.620 63.411 64.218 64.340 63.067 63.217

SOJA FINANCEIRO - US$ saca 60 kgCont. C VP CN CAjul/11 30,78 0,01 45 1.030 mai/12 30,15 0,05 57 1.574

MILHO - R$/saca 60 kgCont. C VP CN CAset/11 30,60 -0,22 2.416 9.842 nov/11 31,26 -0,21 132 1.926

BOI GORDO - R$/arroba

jun/11 99,10 0,62 371 1.465 out/11 102,08 0,50 3.040 13.049

CAFÉ - US$/saca 60 kg (arábica)

set/11 343,30 1,45 1.635 11.202 dez/11 340,95 0,95 122 3.115

31/05 01/06 02/06 03/06 06/06 07/06

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preçs nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apurados

Se o seu negócio é capital , anuncie nosjornais diários do interior do Paraná.

ADI-PR: 20 jornais diários localizadosnas cidades polos de desenvolvimento

COMERCIALIZAÇÃO: (41)3079-4666

OURO - BM&F var. dia

07/06 R$ 79,80 /grama +1,01%

DÓLAR COMERCIALBaixa: 0,32% Var. junho: -0,13%

Compra R$ 1,576Venda R$ 1,578

DÓLAR PTAX (Banco Central)Baixa: 0,29% Var. junho: -0,22%

Compra R$ 1,5756Venda R$ 1,5764

DÓLAR PARALELOEstável Var. junho: -0,58%

Compra R$ 1,59Venda R$ 1,72

DÓLAR TURISMOEstável Var. junho: -0,59%

Compra R$ 1,545Venda R$ 1,685

EUROAlta: 0,51% Var. junho: +1,83%

Compra R$ 2,3136Venda R$ 2,3149

EURO TURISMOEstável Var. junho: +0,83%

Compra R$ 2,30Venda R$ 2,43

OUTRAS MOEDAS X REALIene R$ 0,0197Libra esterlina R$ 2,59Peso argentino R$ 0,39

US$ 1 É IGUAL A:Iene 80,09Libra esterlina 0,6081Euro 0,6810

Grupo 1 R$ 708,74Trab.s na agricultura.

Grupo 2 R$ 736,00Serviços administrati-vos, domésticos e ge-rais, vendedores e trab.de reparação.

Grupo 3 R$ 763,26Trab. produção de bense serviços industriais

Grupo 4 R$ 817,78Técnicos nível médio.

* Valores válidos demaio/2011 a abril/2012

Page 7: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE Esporte A-7

COPA DOBRASILTécnico Marcelo Oliveira, entretanto, não confi rma o atacante entre os titulares para esta quarta-feira

Marcos Aurélio está relacionado para decisão com Vasco

CONTRATAÇÃORenan é apresentado e diz que não vai usar Timão

N OTAS

Segundo o departamento médico do Coxa, Marcos Aurélio tem condições de jogar 45 minutos na decisão

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Divulgação

Agência Gazeta do Povo

O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, confirmou que nesta terça-feira (7) que o atacante Marcos Aurélio está relacionado para a finalíssi-ma da Copa do Brasil contra o Vasco, quarta-feira (8), às

21h50, no Estádio Couto Pe-reira. Entretanto, o treinador alviverde não confirmou se o jogador será escalado como titular.

"O Marcos Aurélio já está concentrado e tem condi-ções de jogar ao menos um pouco", limitou-se a comen-tar Oliveira. De acordo com o departamento médico do clube, Marcos Aurélio, que ainda não está totalmente recuperado de uma lesão na coxa, tem condições de jogar 45 minutos.

Mas não foi só Marcos Aurélio que Oliveira não con¡ rmou na equipe. A pró-pria escalação para a decisão segue em aberto. "Não vamos passar a escalação [à impren-sa] porque temos opções de escolher de acordo com o campo [o gramado do Couto Pereira está mais pesado por causa da chuva desta terça], do tempo [o frio] e da for-mação tática do adversário", declarou o treinador.

TreinoNo trabalho desta terça,

véspera da decisão com o Vasco, no CT da Graciosa, Marcelo Oliveira optou por não levar os jogadores ao campo. O grupo fez apenas um trabalho leve de prepa-

ração física na piscina. "Mudamos o treino. O

campo estava pesado por causa da chuva e do frio. Além disso, temos dois ou três jogadores levemente gripados", comentou o trei-nador.

Com isso, o técnico apro-veitou também para conver-sar bastante com o elenco antes da decisão. "Fizemos um trabalho interno. Até porque, o que tinha de ser feito, já foi feito", declarou Marcelo Oliveira.

Gazeta Esportiva

Emparedado por uma série de perguntas acerca da dispu-ta com Julio Cesar, Renan foi apresentado no Corinthians, na manhã desta terça-feira. O goleiro de 20 anos, contratado junto ao Avaí, demonstrou personalidade forte, não se intimidou e garantiu que não chega com o pensamento de usar o novo clube como pas-sagem para o futebol europeu.

"Venho para cumprir meu contrato, os cinco anos (até o meio de 2016). Venho para so-mar ao elenco, para que a gen-te possa conquistar grandes títulos e fazer o Corinthians maior do que já é. Só penso no momento, não tenho que pensar no futuro", destacou o jogador, que recebeu a ca-misa das mãos do diretor de futebol, Roberto de Andrade.

Apesar de ambos negarem, o projeto traçado para Renan

é de curto prazo. O negócio foi bancado pela TraÁ c, em-presa de marketing esportivo, que adquiriu 70% dos direitos econômicos com a intenção de colocá-lo em uma grande vitrine do futebol nacional - o restante foi divido entre o Avaí e o jogador. Como compensação, o Corinthians terá 25% do lucro em uma futura venda.

De qualquer forma, para chamar atenção dos clubes

europeus, Renan terá que en-trar em campo. Para isso, no entanto, ele precisará provar a Tite, nos treinos, que me-rece ser titular. Na sexta-feira passada, em Extrema (MG), o técnico garantiu que Julio Cesar seguirá como titular.

"O Tite vai me ver no dia a dia. Mas eu também tenho 20 anos e posso esperar. Vou trabalhar como vinha traba-lhando forte no meu ex-clube. Agora vou trabalhar aqui

para provar a ele que tenho condições de defender o Co-rinthians, mas respeitando o Julio Cesar", disse Renan.

Na manhã desta terça-feira, o novo reforço iniciou os trabalhos na academia do CT Joaquim Grava e deve fazer o primeiro treinamento em campo na quarta. Se for preciso, ele estará à disposição da equipe já para a partida de domingo, contra o Fluminen-se, no Pacaembu.

Desentendimento Promovido como um

evento-teste para a Copa-2014, Brasil x Romênia, no Pacaembu, causou atrito entre setores da organiza-ção. Foi dito que a presença dos "stewards", que farão a segurança e a orientação do jogo, fez com que a Tropa de Choque da PM ameaçasse não agir no entorno do Pacaembu, alegando que é um evento privado e que, se há equi-pe de segurança privada, não é necessária a atuação policial.

IncertezaAté ontem no final da

tarde, o impasse entre os organizadores do evento e a Polícia Militar não havia sido resolvido. E a presen-ça da Tropa de Choque ainda não estava garantida.

Na marraAutoridades paulistas

vinculadas à Copa-2014 esperam que a presença de membros do Comi-tê Organizador Local na cidade por conta da par-t ida contra a Romênia resolva pendências sobre a participação paulista no Mundial. Acreditam que Corinthians e Odebrecht serão pressionados para esclarecer pontos sobre o estádio.

De ombrosResponsável pelo fute-

bol palmeirense, Roberto Frizzo diz não se preocu-par com os recentes ata-ques sofridos. Aponta que deve explicações só aos departamentos jurídico e financeiro e que respon-derá às provocações pas-sionais ou orquestradas na hora certa.

Page 8: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

cmyb

cyan magenta yellow black

A-8 Cidades TRIBUNA DO VALE

UENPMesmo com a suspensão da cobrança para alguns documentos, estudantes permanecem com processo

JACAREZINHO

J. DO SULM. AMBIENTE

Audiência pública na segunda debate incentivo à cultura

Bairro rural ganha Centro de Atendimento Odontológico

Jacarezinho promove campanhas educativas

Alunos mantêm ação contra taxas Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aline Damásio

Os acadêmicos da Uni-versidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) decidiram manter a ação judicial con-tra a instituição que prevê a suspensão de todas as taxas para retirada de diplomas, atestados de matrícula, his-tórico, protocolos e todos os outros documentos que a universidade estaria cobran-do dos alunos.

Em reunião, estudantes dos campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandei-rantes resolveram continuar a mobilização, mesmo tendo entrado em vigor a gratuida-

de de alguns serviços. Neles os estudantes exigem que todas as taxas sejam sus-pensas e que a universidade faça uma prestação de contas para saber onde foram apli-cados os valores recebidos com a cobrança. Segundo o vice-presidente do diretório acadêmico, o acadêmico de Direito Carlos Sato, uma comissão foi formada para prosseguir com as ações. “A bandeira agora é a transpa-rência. Todo cidadão, não apenas nós, estudantes, tem o direito de saber onde é apli-cado o dinheiro público, e, além disso, temos o dever de intervir para que esta aplica-ção dê retorno aos cidadãos, mantenedores do sistema público de ensino”, disse.

No início de maio os aca-dêmicos conseguiram uma liminar que impedia todas as taxas, mas a universida-de recorreu da decisão e conseguiu na Justiça que a cobrança fosse retomada. Na semana passada os es-tudantes promoveram uma manifestação pelas ruas de Jacarezinho, onde vice-reitor Rinaldo Bernadelli Júnior recebeu os alunos na sede do

campus e assinou um refe-rendo revogando o pagamen-to para retirada específicas de protocolos, primeira via de transferências, atestado médico e atestado matrícula e ratificou a decisão na última

sexta-feira, dia 4 junto ao rei-tor da universidade Eduardo Meneghel Rando.

De acordo com os alunos, a próxima atitude será uma negociação entre os próprios membros da administração

da universidade e os represen-tantes estudantis. “A primeira ação agora será marcar uma conversa com o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Ja-carezinho, que abriga o curso

de Direito, Allaymer Bonesso para utilizá-lo como interlo-cutor entre os estudantes e a reitoria, pois Bonesso têm cadeira de Direito Administra-tivo”, declarou a estudante do curso de Letras Aline Oliveira.

Após protesto, acadêmicos querem suspensão total das taxas e esclarecimento da universidade sobre o dinheiro arrecadado.

Da Redação

No próximo sábado, 11, será promovido audiência pública para elaboração da lei do Pro-grama Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Pro¡ ce), em Jacarezinho com a presença do secretário de Estado da Cul-tura, Paulino Viapiana..

Aberto ao público, o debate acontece na reitoria da Univer-sidade Estadual do Norte do Pa-raná (Uenp) ás 15horas e servirá para apresentar além da minuta do anteprojeto do Pro¡ ce, ou-tras propostas e projetos para a implantação de programas que valorizem, fomentem, incenti-vem, promovam e garantam a perpetuação dos bens culturais.

De acordo com o diretor de Cultura da Uenp, Danilo Júnior de Oliveira além de discutir, o encontro dará a oportunidade de a região mostrar suas qualidades e suas necessidades do âmbito cultural. “A audiência é a chance de a população apresentar suas idéias e contribuir para a elabo-ração de projetos destinados para a cultura, o que pode signi¡ car investimentos futuros do gover-no na região”, explica. “As leis de incentivo garantem a realização de projetos culturais, atendendo a demanda de produtores e da comunidade. O Paraná precisa de um programa assim, e que se torne de fato ação, por isso a presença de todos é fundamen-tal” completa.

O projeto elaborado pelas secretarias da Cultura, Planeja-

mento e Fazenda, e por repre-sentantes da Assembleia Legis-lativa e do Fórum das Entidades Culturais já foi apresentado em 12 cidades do Paraná e após as audiências públicas, as sugestões

recebidas serão avaliadas para incorporação ao anteprojeto da lei, que passará também por avaliação técnica e jurídica antes de ser encaminhada para vota-ção na Assembléia Legislativa.

Da Redação

Inaugura hoje em Jundiaí do Sul o Centro de Atendi-mento Odontológico no bairro São João Batista. O local é o primeiro a oferecer atendi-mento na zona rural do muni-cípio e será instalado junto ao

posto de saúde do local. O Centro contará com

um consultório odontológi-co completo que irá atender com procedimentos básicos, preventivos e curativos e capacidade de até dez con-sultas diárias.

O atendimento odon-

tológico dará assistência principalmente as crianças da escola rural municipal Maria Ruth Conde, além de toda a comunidade, cerca de 85 famílias, que terão as c onsu l t as age nd a d as através dos agentes comu-nitários de saúde.

Da Assessoria

A prefeitura de Jacarezinho, junto com as Secretaria de Educação, está promovendo diversas atividades para come-morar a Semana Mundial do Meio Ambiente, que teve início no último domingo, dia 5. As ações recreativas e de educação ambiental estão sendo feitas desde o início do mês através de palestras, passeios ambientais e jogos recreativos e contam com apoio de várias empresas e organismos ambientais.

Na última quarta-feira, dia

1°, uma exposição sobre coleta seletiva de lixo abriu os trabalhos da semana temática de conscien-tização, com orientações em uma empresa de alimentos, onde tec-nólogos da prefeitura passaram todas as atribuições da coleta seletiva para aproximadamente 600 funcionários. Na quinta (2) e sexta-feira (3), alunos da rede pública municipal foram levados pelo Departamento de Meio Ambiente até a Estação Ecológica do Horto Florestal para exposição da Polícia Ambiental que mos-trou equipamentos de trabalho utilizados nas questões ambien-

tais, Vigilância Sanitária, coleta seletiva e brincadeiras recreativas com alunos e trilha na pelo horto. O grupo de teatro “Cênica Ser Aí” também participou da trilha onde acompanharam as crianças no percurso com jogos teatrais.

Na segunda-feira, 6, alunos do Instituto Federal do Paraná (IF) plantaram 230 mudas de árvores no território onde será inaugurado o “Bosque Bela Vista” próximo ao portão de entrada do IF. O diretor Gustavo Villani Serra disse que a implan-tação do bosque integra a pro-posta de trabalho do Instituto.

Page 9: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

cmyb

cyan magenta yellow black

TRIBUNA DO VALE

W. BRAZObjetivo foi debater lei federal que vai benefi ciar 2,5 mil pequenos produtores rurais em 29 cidadesda região

Cidadeswww.tribunadovale.com.br

B-1

Encontro reúne 700 agricultores do Norte Pioneiro

TURISMOIntegrantes da Rota do Café aprendem a contar histórias do Norte do Paraná

RIBEIRÃO DO PINHALPrefeitura entrega ônibus escolares

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agência Criativa

Agência Criativa

Cerca de 700 produtores rurais, membros de prefei-turas, técnicos e lideranças do setor agrícola de todo a região, que fazem parte do Território Integração do Norte Pioneiro (TINP), se reuniram em Wenceslau Braz na última semana (dias 1 e 2) para um encontro de planejamento participativo.

Técnicos da Emater promo-veram debates sobre a lei federal nº 12.188/2010, a ATER – Assistência Técni-ca e Extensão Rural – que pretende beneficiar 2,5 mil agricultores de 29 muni-cípios da região. A ATER é executada por meio de chamada pública e, no TINP, será gerenciada pela Emater.

Durante os meses de mar-ço e abril, técnicos da Emater visitaram todas as proprieda-des rurais dos municípios da região para analisarem e diag-nosticar, por meio de reuniões e questionários, os principais problemas e necessidades para o desenvolvimento des-tes locais. O encontro da semana passada visava, então, apresentar também os resul-tados das pesquisas e discutir com os produtores propostas de trabalho a partir das neces-sidades reveladas através das visitas dos técnicos.

De acordo com o enge-nheiro agrônomo da Emater em Wenceslau Braz, Sidney Barros Monteiro, que tam-

bém é coordenador regional e gestor do projeto de ATER, o objetivo é fazer com que os agricultores rurais trabalhem em conjunto com os técnicos, revelando suas dificuldades e, de forma recíproca, tendo o auxílio e suporte necessário para o desenvolvimento de suas culturas. A proposta da

ATER é trabalhar a partir de três eixos fundamentais: diversificação; segurança alimentar e nutricional; e organização econômica e da produção familiar.

Monteiro afirmou que uma das dif iculdades de

NEGÓCIOSPrefeitura e Sebrae promovem “Semana do Empreendedor”

Da Assessoria

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho e o escri-tório local da Agência de Apoio ao Empreendedor e ao Pequeno Empresário (Sebrae) promovem a par-tir da próxima segunda-fe i ra , 13 , a S emana do Empreendedor Individual.

Evento acontece diaria-mente, entre segunda e sex-

ta-feira, 17, das 9 às 17h em frente aos Correios (esquina da rua Coronel Figueiredo com avenida Getúlio Var-gas). Lá estarão de plantão consultores do Sebrae e da Sala do Empreendedor, órgão ligado à secretaria de Comércio e Indústria, Turismo e Serviços.

Co-organizador do even-to pela Prefeitura Munici-pal, André Luiz de Aguiar

Paulino Leite explica que os consultores estarão à disposição da comunidade para informar quem deseja saber mais sobre a figura do microempreendedor in-dividual e formalizar quem deseja se legalizar. “Quem tem sua confecção no fundo de quintal (ou fabrica doces, artesanato) agora pode ter seu CNPJ e usufruir dos benefícios”, comenta Leite.

E para quem achava que a formalização não valia a pena porque era caro, o organiza-dor explica que o custo hoje para microempreendedor prestador de serviço é de ape-na R$33,25/mês. “Desde maio deste ano, a alíquota caiu pela metade. E quase não tem im-posto (imposto simbólico de R$1), portanto é quase tudo para a previdência social do trabalhador”, acrescenta.

desenvolvimento são as cul-turais que passam de pai para filho. “A maioria dos mu-nicípios no Norte Pioneiro tem basicamente as mesmas dificuldades e uma delas são as culturas tradicionais. Se o bisavô plantou café, o avô também plantou café, assim como o pai, a tendência é de que também as gerações atu-ais plantem café. Queremos mostrar que há mais possi-bilidades, mais alternativas, é preciso que haja diversifi-cação para que haja também segurança na produção e, consequentemente, maior renda”, explicou Monteiro.

No encontro, agriculto-

res, secretários municipais e membros de cooperativas da região relataram experi-ências que deram certo e que poderiam ser implantadas em outros lugares. Um dos objetivos do TINP é inte-grar municípios e divulgar experiências positivas para que eles se desenvolvam juntos, sempre com suporte da Emater. “A chamada e execução da ATER é de du-rante um ano, por isso, cada produtor deve manifestar seu interesse em aderir e a nossa empresa vai dar o su-porte necessário. É preciso também que as prefeituras auxiliem neste processo.”

Para Sidney Monteiro, é ne-cessário também que haja con-dições para que o produtor rural fique no campo, assim como toda a família, principalmente o jovem, mas reiterou que o ganho econômico deve ocorrer com qualidade de vida e não isolada-mente. “Temos de aliar ganho econômico com qualidade de vida, queremos dar condições para que ele [produtor] fique no campo. Se houver boa renda, bom transporte, casa, hospital, escola de qualidade, ele vai poder optar por sair ou não. Isso é de-senvolvimento. Quando ele não tem escolha e é obrigado a ir para a cidade, não é desenvolvimento, é o contrário”, observou.

Produtores rurais que participaram do encontro fazem parte do Território Integração

“A maioria dos municípios no Norte Pioneiro tem basicamente as mesmas di¡ culdades”

Da Redação com assessoria

A prefeitura de Ribeirão do Pinhal entregou no úl-timo sábado, 4, dois ônibus novos para os estudantes dos bairros rurais São Francisco e Triolândia.

Os veículos destinados ao transporte escolar foram adquiridos por meio de um convênio com o governo federal pelo Fundo Nacio-nal de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prefei-to Dartagnan Calixto Fraiz explicou que o investimento não teve custo alto para o executivo, que apenas arcou com o seguro. “Foram quase dois anos de luta para conse-guir que estes ônibus viessem e conseguimos trabalhando muito junto ao FNDE. Estas comunidades não contavam com transporte de boa qua-lidade para os alunos, e essa mudança irá possibilitar o caminho até a escola com muito mais conforto”, disse.

Segundo o secretár io de Educação e Cultura, Reginaldo Terra, os ônibus fazem parte do programa

“Caminhos da Escola” do Ministério da Educação (MEC) e foram desenvol-vidos exclusivamente para o transporte escolar com uma estrutura reforçada, preparados para rodar pelas estradas rurais com total segurança e adaptados para atender também os alunos portadores de deficiência

e necessidades especiais. Outro veículo de 60 luga-res, obtido através da Re-ceita Federal, também foi entregue e será utilizado para o transporte dos tra-balhadores que se deslocam para outras cidades e para atender a população rural do município.

Ônibus irão bene� ciar alunos dos bairros Triolândia e São Francisco

“Foram quase dois anos de luta para conseguir que estes ônibus viessem”

Da Assessoria

Resgatar a cultura e a história de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo: o Norte do Estado do Paraná. Esta é a proposta da Rota do Café, projeto de turismo que proporciona uma viagem incrível por meio de visi-tas às fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológi-cos, pousadas, restaurantes e a diversos locais que revelam a história e os aromas do café na região e no Brasil.

Mais de 30 empreendi-mentos de 15 municípios fazem parte da Rota do Café. Um dos diferenciais do ro-teiro são as experiências propiciadas aos turistas. E para melhorar ainda mais a acolhida e a receptividade aos visitantes, o Sebrae/PR promove, no dia 10 de junho, um Workshop de

“Contação de História”. Na ocasião, o jornalista Rafael Arruda irá mostrar para os integrantes da Rota uma forma lúdica de contar as suas histórias e a história dos empreendimentos, que se confundem com a histó-ria do norte do Paraná.

A r e g i ã o de terra roxa nasceu e cres-ceu graças à c u l t u r a c a -feeira. A ex-tensa floresta inexplorada se transformou em cafezal, em meados dos anos 1940, gerando riqueza para o Pa-raná. A produção em grande escala do grão tornou o Es-tado próspero e urbanizado e atraiu migrantes paulistas e mineiros, além de imigran-tes da Europa e da Ásia. Nos anos 1970, a região era a maior produtora de café do Brasil e o ciclo da cafeicul-

tura pode ser comparado ao ciclo da cana de açúcar, no Brasil Colonial.

Para o consultor do Se-brae/PR e gestor do Projeto Rota do Café, Sérgio Garcia Ozorio, o roteiro reconstrói a história do Paraná. “A Rota é o encontro do passado e

do presente. E recuperar nossa memó-ria por meio de bons con-t a d o r e s d e história será m a i s u m

atrativo do roteiro. Nossa intenção é profissionalizar cada vez mais o projeto e promover o desenvolvimen-to dos municípios por meio do turismo. A cafeicultura ainda está viva na região e é capaz de atrair riquezas, gerar empregos e renda”, diz.

O projetoO projeto Rota do Café

teve início em 2007. Durante

20 meses, o projeto passou por fases como diagnósti-co, definição de produtos turísticos, sensibilização dos envolvidos, roteiro ex-perimental, qualif icação dos serviços turísticos, pre-cificação, comercialização e promoção. “Temos atrações que permitem que os turistas passem até uma semana na região norte. Foram muitos meses de trabalho nos quais nos organizamos e formata-mos os produtos turísticos, agora o trabalho se volta para a atração dos turistas. Estamos divulgando esses roteiros em feiras e eventos para que as pessoas conhe-çam e visitem nossa região”, finaliza. Ozorio.

A Rota do Café já recebeu grupos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e também do exterior. Para mais informações acesse o site www.rotadocafe-tur.com.br e o blog www.ro-tadocafeparana.blogspot.com.

Projeto proporciona viagem incrível por meio de visitas às fazendas históricas e produtivas

Tiemi Abe

Page 10: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

SEM OFERTADuam Socci vende jantar romântico para pelo menos 30 pessoas. Às 20h desta segunda, não havia interessados

Quarta-feira, 8 de junho de 2011TRIBUNA DO VALEB-2 Variedades

“Decidimos entrar com a ação mais por uma questão ética. Sabemos que no Brasil não se costumam pagar grandes quantias por danos morais”

Ator de ‘Malhação’ encalha em site de compras coletivas

Anúncio de jantar com o ator Duam Socci, de ‘Malhação’, da Globo.

A apólice de seguros foi feita para cobrir o cancelamento ou o adiamento dos shows de Londres

O sargento do Exército Fernando Alcântara de Figueiredo foi recebido pelo senador Eduardo Suplicy

Divulgação

Divulgação

Divulgação

MAIS JOVEMJUSTIÇA

PROCESSO

Tratamento de Regina Duarte custa R$ 1,5 mil por sessão

Seguradoras de shows de Jackson se recusam a pagar indenizações

Sargento gay processa Luciana Gimenez e Rede TV

Das Agências

Duam Socci, o Eric de Malhação, está encalhado em um site de compras co-letivas. No ar pelo menos desde sexta-feira, o anúncio de um jantar com o ator no

Dia dos Namorados não tinha nenhum interessado às 20h desta segunda-feira. E a oferta é vasta. Por 149,80 reais, valor que implica desconto de 50%, quem adquirir o convite tem direito à refeição no restau-rante Alecrim, zona oeste do Rio, e a um pocket show de Duam, que também é músico e está solteiro, segundo o texto do site.

“Farei um pocket show num estilo entre a MPB e o rock. Eu estou num momen-to muito espiritualizado e as músicas escolhidas para esse showzinho refletem isso”, conta Duam. “Eu não quero ser reconhecido apenas como mais um rostinho bonito ou como alguém que não tem talento, apenas beleza exte-rior”, complementa o ator, que diz ter como objetivo fazer do evento um meio de “democratização” da sua arte.

Segundo Alvaro Socci, que é pai de Duam e o idealizador do jantar, o ¡ lho faz “música jovem com conteúdo”. “É o que eu chamaria de música de fogueira, para cantar em lual”, diz o produtor musical, que é também empresário do ator. Alvaro diz que não se sente frustrado com a aparente falta de interesse de internautas em Duam até o momento. Para ele, o placar do site - que fala em procura zero - pode ser uma estratégia de divulgação. “A gente não sabe se os nú-meros dali são verdadeiros, a gente não sabe a estratégia do site.”

Alvaro disse que o fato de o jantar cair no Dia dos Na-morados foi quase por acaso. “Duam grava de segunda a sábado e só tem o domingo livre. Calhou de um dos do-mingos seguintes à ideia ser Dia dos Namorados”, diz. “Mas

o evento não é fechado para meninas que queiram passar

algumas horas com Duam. Meninos, mães, pais e avós

são bem vindos”, completa, convocando compradores.

Das Agências

As seguradoras dos pro-metidos shows de retorno de Michael Jackson pediram que um juiz anulasse uma apólice de 17,5 milhões de dólares feita pelos organizadores, dizendo que nunca souberam que o cantor tomava remédios fortes.

Subscritores no Lloyds de Londres entraram com uma ação contra a AEG Live e a empresa de Jackson na Corte Superior de Los Angeles na segunda-feira, pedindo que um juiz resolvesse a disputa sobre os seguros quase dois anos depois da morte do cantor.

Jackson morreu aos 50 anos em Los Angeles em 25 de junho depois de ensaiar para uma série de 50 shows em Londres. Autoridades afirmaram que ele morreu em decorrência de uma dose grande do anestésico propofol

e de um coquetel de sedativos e analgésicos.

O médico pessoal de Jack-son deverá comparecer a um julgamento em setembro sob a acusação de dar ao cantor a dose fatal de propofol para

ajudá-lo a dormir.A apólice de seguros foi fei-

ta para cobrir o cancelamento ou o adiamento dos shows de Londres em caso de morte, acidente ou doença de Jackson.

A ação alegou que a AEG,

que contratou o médico Con-rad Murray, não informou o histórico de saúde do cantor aos seguradores “incluindo, mas não limitado, o seu apa-rente uso de drogas receitadas e/ou vício de drogas.”

Veja.com

O sargento licenciado do Exército Fernando Alcântara, e seu parceiro, o sargento Laci Marinho de Araújo, entraram com ação na justiça estadual paulista contra a Rede TV! e a apresentadora Luciana Gime-nez. Eles se dizem lesados por um quadro satírico exibido pelo programa SuperPop, em junho de 2008. No quadro, de cerca de sete minutos, duas carica-turas de Fernando e Laci - que ¡ caram conhecidos em todo o país ao assumirem sua homos-sexualidade - são entrevistadas por um imitador da jornalista Marília Gabriela (clique aqui para assistir). A ação, proto-colada na última sexta-feira, é por danos morais. O casal pede indenização de 500.000 reais.

Além da quantia, a ação pede a retirada de vídeos com o quadro satírico do SuperPop presentes no Youtube. Segundo Ada D’Onofrio, advogada de Fernando e Laci, a Rede TV!, como “criadora da situação”, é responsável pelos arquivos. “É ela quem deve acionar o site de

compartilhamento de vídeos”, diz. Procurada, a Rede TV! afirmou que, por política da empresa, não comenta assuntos de justiça.

A demora de Fernando e Laci para entrar com a ação contra o canal e sua apresen-

tadora se explica: pelo Código de Processo Civil, pessoas que se sintam ofendidas têm até três anos para protestar. Em 3 de junho de 2008, poucos dias antes de o SuperPop levar ao ar o quadro citado, o casal

Das Agências

Entre as participações nas novelas “Três irmãs”, 2008, e “Araguaia”, 2010, Regina Duarte confessou estar vivendo uma fase de difícil de transição na carreira: muita vontade de trabalhar e poucos convites dos diretores da Globo. O motivo, segundo ela, era mesmo a idade. Então com 63 anos, a atriz disse saber que já não tinha mais per¡ l de protagonista, mesmo assim, ain-da esperava por papeis bacanas depois dos 60.

Finalmente escalada para atuar na série “O astro”, que es-treia em julho, Regina resolveu voltar ao trabalho rejuvenes-cida: “Não foi nada radical”, já explicou a atriz, que optou por um tratamento com laser, ape-nas para suavizar as rugas em volta dos olhos. A¡ nal, quando a referência é Regina Duarte,

as marcas do rosto sé lembram ao público os bons 46 anos de trajetória da eterna “namoradi-nha do Brasil”. A técnica esti-mula a produção do colágeno, proporcionando mais tônus e elasticidade à pele. Segundo a clínica Volpe, frequentada por Regina em São Paulo, a global, agora com 64 anos, não queria se submeter a nenhum tipo de plástica muito agressiva, que precisasse afastá-la das grava-ções, ou exigir muitos cuidados. O Legato, procedimento esco-lhido, reúne equipamentos de radiofrequência e ultrassom para aplicar, através de micropontos, princípios ativos como ácidos, vitaminas e o próprio colágeno, nas camadas mais profundas da pele. No tratamento de Regina, o desembolso é de R$1,5 mil por sessão. A atriz já fez cinco, desde abril, quando o aparelho utiliza-do na técnica chegou ao Brasil.

esteve no programa e conce-deu entrevista a Luciana. A data é usada como parâmetro pela acusação por ter servido de gancho e base para a sátira. Fernando e Laci poderiam ter iniciado o processo antes, mas estavam estudando a possibili-dade. “Decidimos entrar com a ação mais por uma questão ética. Sabemos que no Brasil não se costumam pagar gran-des quantias por danos morais”, diz Fernando.

Para o sargento licenciado, a sátira denegriu a integridade do casal. “Os termos usados são aviltantes. Esse tipo de humor já é perigoso em A Praça É Nossa (humorístico popular do SBT), porque fomenta pre-conceito, mas, no nosso caso, mexe com a história de vida de duas pessoas que estavam ali pedindo socorro. Você não trata a vida íntima das pessoas com linguagem de baixo calão.”

Prólogo - No dia em que

esteve no SuperPop, o casal saiu do estúdio praticamente direto para a prisão. Laci respondia a um processo da Justiça Militar por deserção. Ele havia se afas-tado durante oito dias, tempo que excede o permitido pelas legislação militar, por motivos de saúde. Mas seu atestado médico, assinado por um pro¡ s-sional civil, não era aceito pelas Forças Armadas. No entanto, falando em perseguição homo-fóbica e no receio que sentia

de sofrer maus tratos físicos, ele se recusava a se entregar e responder ao processo. Sua situação chegou a ser debatida com a apresentadora Luciana Gimenez.

Enquanto o programa se desenrolava, ao vivo, o prédio da Rede TV! em Alphaville foi cercado por um batalhão do Exército. Não fosse a interven-ção do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, ligado à Secretaria dos Direitos Humanos do Go-verno de São Paulo, Laci não teria seguido para o hospital, apesar de dizer se sentir mal. Ele sofre de epilepsia e de um transtorno psiquiátrico, que, segundo Fernando, é decor-rente da perseguição sofrida dentro das Forças Armadas. No dia seguinte, no entanto, Laci seguiu para a prisão, em Brasília, onde passou 58 dias, até receber um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF). Cerca de dez dias depois do programa, Fernando sofreu uma pena disciplinar, e passou oito dias detidos em um quartel em Brasília.

Page 11: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-3

ALUGA-SESala comercial, com wc, situada à

R. 13 de maio, 425 centroSanto Antonio da Platina- PrContato :(43) 9977- 6824

VENDE-SETerreno no centro, com área de 434 m2

,(com uma casa antiga em alvenaria) todo murado, portão eletrônico, situado à Rua Benjamin Constant, 500 - Santo Antonio da Platina/Pr.

Informações:(43) 9977-6824

Quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁESTADO DO PARANÁAVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 04/2011Objeto: Contratação de empresa de engenharia elétrica para

prestar serviços de mão-de-obra, para realizar instalação de sistema de “Iluminação Pública Decorativa Especial” em diversos pontos do perímetro urbano do município de Quatiguá-Paraná.

Tipo: Menor Preço.Valor Máximo: R$ 73.500,00 (Setenta e três mil e quinhentos reais).Abertura: 28 de junho de 2011.Horário: 14h00min.Local da licitação acima: Sede da Prefeitura Municipal de Quatiguá,

na Av. Dr. João Pessoa, nº 1.300, Centro, Quatiguá-PR.Aquisição do edital e informações: Sede da Prefeitura – das

08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00minQuatiguá-PR, em 06 de junho de 2011.

Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal

CÂMARA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

RESOLUÇÃO DA MESA DIRETIVA Nº 002/2011.SÚMULA: Dispõe sobre a fi liação da Câmara Municipal de JAPIRA-

PR, à Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná – ACAMPAR.A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de JAPIRA-PR, por seu

PRESIDENTE, CONSIDERANDO que a Associação de Câmaras e Vereadores do

Paraná – ACAMPAR, é a entidade representativa das Câmaras Municipais e Associações Microrregionais de Câmaras conforme Lei Estadual 16.083/2009;

CONSIDERANDO que, nesse mister a ACAMPAR vem prestando relevantes serviços e representando as Câmaras em parcerias com entidades como o Ministério Público do Paraná, o SEBRAE, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDU, SENAI, Federação das Indústrias do Paraná – FIEP, Conselho Regionais de Engenharia e Arquitetura – CREA, promovendo a qualifi cação dos Vereadores integrantes das Câmaras, Assessores e Diretores,

CONSIDERANDO que a ACAMPAR é a única entidade no gênero ao nível Estadual e vem prestando assessoria jurídica gratuita nas áreas do Direito Público e Constitucional e, fi nalmente,

CONSIDERANDO que as contribuições mensais estipuladas não atingem, no ano, valor que obrigue a procedimento licitatório, conforme o art. 24, II da Lei de Licitações e, ainda, que tal fi liação independe de contrato formal conforme art. 62 da mesma lei,

R E S O L V E:Art. 1º. Fica formalizada, a partir desta data, a fi liação desta Câmara

à Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná – ACAMPAR, como entidade de representação e reivindicação política junto aos órgãos públicos de todas as esferas e níveis e entidades privadas.

Parágrafo único. Para tanto, determino:I - ao Diretor desta Casa o encaminhamento de cópia desta Resolução

à ACAMPAR, e ofício autorizando a cobrança da contribuição mensal via boleto bancário através da Ag. 1518-0, Conta Corrente 16883-1 do Banco do Brasil, na conformidade do valor fi xado pela Assembléia Geral da Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná – ACAMPAR.

II - ao Setor de Contabilidade que promova o empenho global da despesa decorrente, na forma do art. 62 da Lei de Licitação, dispensando-se o contrato formal.

Art. 2º. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.Câmara Municipal de JAPIRA-PR, em sete de junho de dois mil e

onze (07-06-2011).WALMIR WELLINGTON DA SILVA

PRESIDENTE

RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOCLEUDINEZ APARECIDO CRUZ, torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação nº 3666, validade 19/05/2015, para extração de areia no leito do Rio das Cinzas, no município de Santo Antônio da Platina/PR.

NOTA FISCAL EXTRAVIADADeclaramos para os devidos fi ns o extravio da nota fi scal nº 06, do

produtor rural Jair Verissimo de Paula Filho, do sitio Santa Rita-Bairro Maroto -municipio de Jundiaí do Sul-Pr- CAD/PRO 95030641-60. com esta publicacao fi ca sem valor comercial.Santo Antônio da Platina, 08/06/11.

a) Jair Verissimo de Paula Filho

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORAESTADO DO PARANÁ

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO TOMADA DE PREÇO 004/2011

OBJETO:. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUE ECOLOGICO NO MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA, ESTADO DO PARANÁ, CONFORME MEMORIAIS DESCRITIVOS, PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS E PROJETOS QUE COMPÕEM O EDITAL, CUSTEADO COM RECURSO FEDERAL, ATRAVÉS DO CONTRATO DE REPASSE Nº 0304911-41/2009/MTUR/CAIXA E CONTRAPARTIDA DO MUNICIPIO.

Expirado o prazo recursal e tendo em vista a Ata de Julgamento da Tomada de Preço em epígrafe, elaborada pela Comissão Permanente de Licitação, o senhor CLÁUDIO REVELINO, Prefeito Municipal de Joaquim Távora, no uso de suas atribuições legais RESOLVE: HOMOLOGAR A LICITAÇÃO MODALIDADE TOMADA DE PREÇO 004/2011 e ADJUDICAR o objeto a empresa J&S CONSTRUTORA CIVIL E PAVIMENTAÇÃO LTDA CNPJ 09.477.633/0001-60 declarada vencedora do objeto desta licitação com o valor de R$ 231.146,13 (duzentos e trinta e um mil cento e quarenta e seis reais e treze centavos). E para que produza seus efeitos legais,

PUBLIQUE-SEJoaquim Távora, 07 de junho de 2011

CLÁUDIO REVELINOPREFEITO MUNICIPAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃOCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃOREPUBLICAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 19/11Processo nº 10924243-8OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE

SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE CARGA FECHADA OU FRACIONADA.DATA DE ABERTURA: 21 de junho de 2011HORA:09:30VALOR MÁXIMO:R$ 2.899.331,68 (DOIS MILHÕES, OITOCENTOS

E NOVENTA E NOVE MIL TREZENTOS E TRINTA E HUM REAIS E SESSENTA E OITO CENTAVOS)

O edital encontra-se à disposição no portal ou www.licitacoes-e.com.br - PREGÃO ELETRÔNICO DO BANCO DO BRASIL, pesquisa avançada e o n.º da licitação.

MOTIVO : ADEQUAÇÃO OBJETO .Curitiba, 08 de junho de 2011

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

DECRETO Nº 1214/2011A Câmara Municipal de Cambará-Estado do Paraná, aprovou, e eu

, Prefeito Municipal .DECRETOArt. 1º - Fica o executivo Municipal , autorizado pela Lei nº 1464/2010,

de 15/12/2010, a abrir um crédito Adicional Suplementar, no valor de R$200.000,00 (Duzentos mil reais) , assim discriminado :

05. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA05.001 –DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO12.361.1010.1090 - Construção, Ampliação e Reforma de

Escolas4490.51.00.00.00 – Obras e Instalações F. 1103 75.000,00 F. 1104 75.000,00 F. 1107 50.000,00Art. 2º - Para dar cobertura ao crédito realizado no artigo anterior,será

cancelado parcialmente as seguintes verbas parcelas do Orçamento vigente :

05. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA05.001- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO12.306.1202.1040 - Construção de Prédio para merenda Escolar4490.51.00.00.00 –Obras e Instalações F.1000 100.000,0012.361.1202.2100 - Manutenção do Ensino Fundamental (Outros

Recursos) 3390.3.0.00.00.00-Material de Consumo F.1103 100.000,00Total .....................................................................................200.000,00Art. 3º -Este decreto entrará em vigor nesta data , revogadas as

disposições em contrário.Cambará- Pr, 07 de junho de 2011

JOSÉ SALIM HAGGI NETOPresidente

LICITAÇÃO MODALIDADE “PREGÃO PRESENCIAL Nº 019/2011”.

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE ABATIÁ – PRRESULTADO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO

O Município de Abatiá – Estado do Paraná torna público a homologação do procedimento licitatório em epigrafe e adjudicação do objeto, sendo, “AQUISIÇÃO DE UMA MÁQUINA DE LAVAR E UMA SECADORA DE ROUPAS, PARA O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJO DA GUARDA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES”, que faz parte integrante deste Edital, tendo como vencedoras as empresas TECMAT COMÉRCIO DE MATERIAIS DE INFORMÁTICA LTDA, Rua São Paulo nº 556, Centro, Cep 86.380-00, cidade de Andirá, Estado do Paraná, inscrita no CNPJ sob nº 06.162.104/0001-89, vencedora do Item 01, com valor de R$ 1.430,00 (um mil quatrocentos e trinta reais) e RODRIGO GODOI – ME, Rua Dr. Euclides Monteiro, 377, Centro, Cep 84.900-000, cidade de Ibaiti, Estado do Paraná, inscrita no CNPJ sob o nº 06.082.249/0001-70, vencedora do Item 02, com valor de R$ 1.750,00 (um mil setecentos e cinqüenta reais).

Abatiá – Paraná, aos seis dias do mês de junho do ano de 2011.IRTON OLIVEIRA MÜZELPREFEITO MUNICIPAL

CAMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHALRESOLUÇÃO Nº. 002/2011

“Disciplina a realização de viagens e a concessão de diárias a vereadores e servidores do Poder Legislativo do Município de Ribeirão do Pinhal - PR e dá outras providências.”

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL – ESTADO DO PARANÁ, NO USO DA ATRIBUIÇÃO QUE LHE É CONFERIDA POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE PROMULGA A SEGUITE:

RESOLUÇÃOArt. 1º - Para efeitos desta Resolução, são consideradas:I - Diárias - indenizações pelas despesas extraordinárias com

hospedagem, alimentação e locomoção urbana, durante o período de deslocamento a serviço, para algum evento em função do Poder Legislativo de Ribeirão do Pinhal – Estado do Paraná ou a interesse da municipalidade.

Art. 2º - A competência para autorizar a concessão de diárias e uso do meio de transporte a ser utilizado na viagem é ato privativo do Presidente do Legislativo Municipal.

Art. 3. º As viagens, no âmbito do Poder Legislativo Municipal, serão realizadas:

I - por servidores, quando a serviço da repartição ou para participação em conferências, seminários e palestras de interesse da Câmara, bem assim em cursos de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento voltados para o exercício de suas funções, por designação de superior hierárquico;

II - por vereadores, no exercício de atividades ligadas diretamente à esfera da atuação parlamentar ou para participação em conferências, seminários, palestras, cursos e eventos de interesse da Câmara ou voltados ao exercício do interesse da Municipalidade.

Art. 4. º Poderão ser utilizados nas viagens para os fi ns referidos no artigo anterior os seguintes meios de transporte:

I - veículo próprio;II - aéreo;III - ônibus.IV - veículo ofi cial do Legislativo Municipal quando esse possuir.§ 1º. As despesas com transporte, nas viagens autorizadas, serão

custeadas pela Câmara Municipal, fi xadas em orçamento próprio.§ 2º. Poderá ser utilizado veículos particulares dos Vereadores ou

Servidores, fi cando assegurado o direito do titular do ressarcimento das despesas correspondentes mediante comprovação, segundo critério da efi ciência e economicidade.

§ 3º. Para fi ns deste artigo, a utilização de veículos particulares, está condicionada a apresentação de justifi cativa através de prévia consulta e mediante expressa autorização da presidência, comprovando-se as despesas, que não poderão ultrapassar o valor fi xado na diária.

§ 4º. O transporte aéreo somente será utilizado em casos excepcionais em razão da urgência, da necessidade e evidenciado o interesse público, mediante prévia consulta e autorização expressa da presidência.

Art. 5. º A realização de viagens, nas hipóteses previstas nesta Resolução, dependerá de autorização do Presidente da Câmara, concedida previamente, a requerimento do interessado, formalizado por escrito, conforme modelo próprio contido no Anexo I desta Resolução.

§ 1º. São elementos essenciais do ato de concessão de diárias: I. o nome, o cargo ou função e qualifi cação do benefi ciário; II. descrição do objetivo a ser executado; III. indicação dos locais para o deslocamento; IV. período provável de afastamento; V. o valor unitário, a quantidade de diárias e a importância total a

ser paga; VI. a autorização do pagamento de despesas pelo ordenador de

despesas .§ 2º. Para cursos, seminários, palestras e conferências deverá

ser anexado ao requerimento folder de divulgação do evento ou outro comprovante pertinente.

§3º. Não poderá ser autorizada a concessão de indenizações após a realização do evento que deu origem ao pedido.

Art. 6º. Deverá compor os autos do processo administrativo de autorização de concessão de diárias:

I - autorização de diárias; II - recibo de diárias; III - relatório de viagem, e; IV - preenchimento dos anexos I , parte integrante desta Resolução. § 1º. A concessão de diária fi ca condicionada à existência de

disponibilidade orçamentária e fi nanceira.§ 2º. O requerimento de autorização de viagem, deferido pelo

Presidente, será divulgado na forma descrita na Lei Estadual 16.595, de 26 de outubro de 2010.

§ 3º. Quando a viagem for a caráter de estudo e/ou treinamentos superiores a 08 (oito) dias, o valor da diária será determinado a critério pelo Presidente, sempre tendo como base o valor das diárias normais e circunstanciais peculiares ao local do evento.

§ 5.º Deferido o requerimento, e não realizada a viagem ou não-cumpridos os compromissos declinados, o Presidente deverá ser imediatamente informado dos fatos, pelo interessado.

§ 6º. - É vedada a concessão de diárias:I - A servidores que estejam em gozo de férias, licenças, afastamentos

ou qualquer outra situação incompatível com a concessão de diárias;II –Em sábados, domingos, feriados ou dias de ponto facultativo.III – Em número acima de 05 (cinco) ao mês para cada vereador

ou servidor.Art. 7.º O processamento das despesas concernentes às diárias

efetuar-se-á mediante expedição de empenho prévio, emissão de nota de liquidação e de ordem de pagamento, à conta da dotação orçamentária correspondente.

Art. 8.º O vereador ou servidor que receber diária e, por qualquer motivo, deixar de cumprir a atividade ou missão designada, fi ca obrigado a restituí-la integralmente ao Erário, no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de, não o fazendo, sofrer os descontos correspondentes no subsídio ou remuneração.

§ 1°. Serão também restituídas em sua totalidade, no prazo estabelecido neste artigo, as diárias recebidas pelo benefi ciário quando, por qualquer circunstância, não ocorrer o afastamento da sede de origem.

§ 2º. Na hipótese de o vereador ou servidor retornar à sede do Município em prazo menor do que o previsto para seu afastamento deverá restituir os valores das diárias recebidas em excesso.

§ 3º. A restituição de diárias tratada neste artigo ocorrerá exclusivamente mediante depósito bancário na conta-corrente do Legislativo, comprovando tal ato perante a administração, que procederá o estorno do pagamento, liquidação e empenho.

Art. 9º. A concessão de diárias implicará na obrigatoriedade da apresentação de relatório escrito e de próprio punho do benefi ciário, ao setor competente, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, contado do retorno previsto da viagem.

§ 1.º No relatório deverão constar a agenda cumprida, os assuntos ou temas tratados e os resultados obtidos, bem como ser anexado qualquer comprovante de que o benefi ciado esteve na localidade e/ou local indicado.

§ 2.º Tratando-se da concessão de diárias para freqüência a cursos, seminários, palestras e conferências deverá ser anexado ao relatório o certifi cado de participação no evento ou outro comprovante pertinente.

§ 3º Não serão concedidas novas diárias a quem não atender às disposições contidas nesta Resolução, sobretudo deixando de entregar, no prazo defi nido, o relatório da viagem anterior.

Art. 10º. Ficam estabelecidos os seguintes valores máximos para as diárias, constante da tabela abaixo especifi cada:

Art. 11. Os valores das diárias poderão ser corrigidos anualmente, pelo Presidente, mediante Portaria, pelo Índice Geral de Preços de Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGPM-FGV) ou por outro índice que vier substituí-lo.

Art. 12. As despesas decorrentes da execução desta Resolução correrão à conta de dotações orçamentárias próprias e dentro dos limites do Crédito Orçamentário.

Art. 13. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões, aos seis dias do mês de junho do ano de dois mil e onze.

JULIO RICARDO A. DE MELO ROSAPresidente

CÍCERO ROGÉRIO SANCHES Vice-Presidente

EDUARDO DA CRUZ RIBEIRO1º Secretário

YOKI ALIMENTOS S.A. seleciona Currículos de Pessoas

Portadoras de Defi ciência. Interessados devem enviar currículo através do e-mail

[email protected] Enviar via correio ou entregar na

Portaria da Empresa: Rodovia BR 369 Km 17/18 – S/N – Bairro Santa Amália –

Cambará – PR - CEP 86390-000

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMALEI Nº 257/2011

SÚMULA: Denomina a Biblioteca Cidadã de Guapirama e a atual Rua Cinco, situada na Vila Santa Margarida, e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA – ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º - Fica denominada a Biblioteca Cidadã de Guapirama, situada na Rua XV de Novembro n° 415, de: “Biblioteca Cidadã Metódio Bubna”.

Art. 2° - Fica denominada a atual Rua Cinco, situada na Vila Santa Margarida de: “Rua José Gregório de Oliveira”.

Art. 3º - Fica o Poder Executivo Municipal, autorizado a confeccionar as respectivas placas com as denominações acima citadas.

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de Guapirama, aos 07 dias do mês de Junho do ano de Dois Mil e Onze.

Edui GonçalvesPrefeito Municipal

Vendo Gol (G5) 09/10, Trend, Flex, Completo, Cinza Metálico.

Ar, Direção, Vidros e travas elétricas nas 4 portas.

32.000km - Único dono!Fone(43) 8458-2693 / 3534-4293

Page 12: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE B-4 Atas&Editais Quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORALEI Nº 1.199

SÚMULA: Inclui novas ações ao Anexo da Lei Municipal nº 1126 DE 21/12/2009 que trata do Plano Plurianual para o Quadriênio 2010-2013 e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORA, ESTADO DO PARANÁ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHES SÃO CONFERIDAS POR LEI, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º – Fica incluído no Anexo da Lei Municipal nº 1126 DE 21/12/2009 que trata do Plano Plurianual para o Quadriênio 2010-2013, as ações abaixo indicadas:

Parágrafo Único:- o repasse ao G-5 é autorizado a partir de 2011, porém, para os exercícios seguintes, deverá haver previsão no orçamento respectivo, préviamente aprovado pela Câmara, mediante avaliação do desempenho dos programas, projetos, ações e metas estabelecidas pelo Consórcio

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Gabinete do Prefeito Municipal de Joaquim Távora, 06 de Junho de 2011

Claudio RevelinoPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORALEI Nº 1.200

SÚMULA: Inclui novas ações ao Anexo II da Lei Municipal Nº 1.172 de 01/10/2011 que trata das diretrizes orçamentárias para o Exercício de 2011.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORA ESTADO DO PARANÁ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHES SÃO CONFERIDAS POR LEI, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º – Fica incluído ao Anexo II da Lei Municipal Nº 1.172 de 01/10/2011, Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2010, as ações abaixo indicadas:

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Edifício da Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Estado do Paraná aos 06 ( seis ) dias do mês de

Junho de 2011 (dois mil e onze).Claudio RevelinoPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORALEI Nº 1.201

SÚMULA: Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento vigente e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORA, ESTADO DO PARANÁ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHES SÃO CONFERIDAS POR LEI, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º – Fica o Poder Executivo Municipal, autorizado a abrir no Orçamento Geral do Município, Exercício de 2011, Crédito Adicional Especial, no valor de R$14.400,00 (quatorze mil e quatrocentos reais), conforme especifi ca os Programas de Trabalho abaixo:

02.00–Executivo Municipal 02.01–Gabinete do Prefeito04.122.0010.2.081- Repasse Financeiro ao Consórcio Intermunicipal G-53.1.71.11.00- Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoa CivilFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ................ 6.480,003.1.71.13.00- Obrigações PatronaisFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ..................720,003.3.71.30.00- Material de ConsumoFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ..................408,003.3.71.36.00- Outros Serviços Terceiro – Pessoa FísicaFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ..................3.360,003.3.71.39.00- Outros Serviços Terceiro – Pessoa JurídicaFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ..................1.958,404.4.71.52.00- Equipamentos e Material PermanentesFonte: 03000- Recursos Ordinários (Livres) – Exercícios Anteriores ..................1.473,60Art. 2º - Para dar cobertura ao Crédito aberto no artigo anterior é indicado como recurso, o disposto no

artigo 43, § 1º, da Lei Federal nº 4.320/64, sendo o resultante de anulações de dotações orçamentárias do vigente orçamento no valor de R$ 14.400,00 (quatorze mil e quatrocentos reais), como segue:

03.00– Departamento de Administração03.02– Divisão Administrativa04.122.0003.2.007- Serviços de Administração Geral3.3.90.39.00- Outros Serviços Terceiro – Pessoa JurídicaFonte: 01000- Recursos Ordinários (Livres do Exercício) – ................................14.400,00Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Edifício da Prefeitura Municipal de Joaquim Távora, Estado do Paraná aos 06 ( seis ) dias do mês de

Junho de 2011 (dois mil e onze).Claudio RevelinoPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TAVORA ESTADO DO PARANA

EXTRATO DO CONTRATO Nº 103/2011 REFERENTE À TOMADA DE PREÇOS Nº 004/2011

PARTES: MUNICÍPIO DE JOAQUIM TAVORA e J & S CONSTRUTORA CIVIL E PAVIMENTAÇÃO LTDA.OBJETO: Execução de obras e serviços de engenharia para implantação de Parque Ecológico no Município

de Joaquim Távora, custeado com Recurso Federal, através do contrato de Repasse nº 0304911-41/2009/MTUR/CAIXA e contrapartida do Município de Joaquim Távora/PR.

VALOR CONTRATUAL: R$ 231.146,13 (duzentos e trinta e um mil cento e quarenta e seis reais e treze centavos), referentes à epígrafe.

VIGÊNCIA: neste exercício, execução conforme cronograma da obra.FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.Joaquim Távora (PR), 07 de junho de 2011.CLAUDIO REVELINO - PREFEITO MUNICIPAL - CONTRATANTEJ & S CONSTRUTORA CIVIL E PAVIMENTAÇÃO LTDA - CONTRATADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINADECRETO Nº. 233/2011

Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.A Prefeita Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são

conferidas pela Lei Municipal nº. 1.042, de 06 de junho de 2011, decreta:Art. 1. º - Fica aberto ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional especial no valor de R$.

304.687,50 (trezentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e sete reais e cinqüenta centavos), assim discriminado:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 07.04 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL08.241.0485.1.298 Centro de Convivência do Idoso4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 12.187,50Fonte: 01000 Recursos Ordinários (Livres)4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 292.500,00Fonte: 01783 Construção do CCI - 0307613-04/2009/FNAS/CaixaTOTAL R$. 304.687,50Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito aberto no Artigo 1.º, serão utilizados recursos provenientes de:a) Do cancelamento parcial da seguinte dotação do Orçamento vigente:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 05.01 – PROCURADORIA MUNICIPAL04.122.0021.2.224 Procuradoria Municipal3.1.90.13.00.00 Obrigações Patronais R$. 12.187,50b) Das transferências de recursos relativos ao Contrato de Repasse nº. 0307613-04/2009/FUNDO

NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CAIXA, para o projeto específi co e de rendimentos da aplicação de tais recursos no mercado fi nanceiro R$. 292.500,00

TOTAL R$. 304.687,50Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

DECRETO Nº. 231/11Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.A Prefeita Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são

conferidas pela Lei Municipal nº. 1.036, de 06 de junho de 2011, decreta:Art. 1. º - Fica aberto ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional especial no valor de R$.

102.119,34 (cento e dois mil, cento e dezenove reais e trinta e quatro centavos) assim discriminado:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 06.03 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE10.301.428.2.287 CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS3.3.90.30.00.00 Material de Consumo R$. 72.119,34Fonte: 01495 Atenção Básica4.4.90.52.00.00 Equipamentos e Material Permanente R$. 30.000,00Fonte: 01495 Atenção BásicaTOTAL R$. 102.119,34Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito aberto no Artigo 1. º, serão utilizados recursos provenientes de

excesso de arrecadação na fonte de recurso mencionada no artigo anterior, na forma do disposto no Art. 43, § 1º, inciso II da Lei Federal nº. 4.320/64.

Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

DECRETO Nº. 232/2011Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.A Prefeita Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são

conferidas pela Lei Municipal nº. 1.039, de 06 de junho de 2011, decreta:Art. 1. º - Fica aberto ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional especial no valor de R$.

304.687,50 (trezentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e sete reais e cinqüenta centavos), assim discriminado:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 07.04 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL08.244.0486.1.291 Melhorar as Instalações do C.R.A.S.4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 12.187,50Fonte: 01000 Recursos Ordinários (Livres)4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 292.500,00Fonte: 01784 Construção do CRAS - 0307607-26/2009/FNAS/CaixaTOTAL R$. 304.687,50Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito aberto no Artigo 1.º, serão utilizados recursos provenientes de:a) Do cancelamento parcial da seguinte dotação do Orçamento vigente:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 05.01 – PROCURADORIA MUNICIPAL04.122.0021.2.224 Procuradoria Municipal3.1.90.13.00.00 Obrigações Patronais R$. 12.187,50b) Das transferências de recursos relativos ao Contrato de Repasse nº. 0307607-26/2009/FUNDO

NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CAIXA, para o projeto específi co e de rendimentos da aplicação de tais recursos no mercado fi nanceiro R$. 292.500,00

TOTAL R$. 304.687,50Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁDECRETO Nº. 5.780 DE 01 DE JUNHO DE 2011

JOSÉ RONALDO XAVIER, Prefeito Municipal de Andirá, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são atribuídas por lei,

D E C R E T A:Art. 1º - Fica exonerada, a pedido, CRISTIANE BARBOSA BATISTA, Servidora Pública Municipal, do

cargo de Agente Comunitária de Saúde, a partir de 01 de junho de 2011.Art. 2° - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir desta data.Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 01 de junho de 2011,

68º da Emancipação Política.JOSÉ RONALDO XAVIER

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.042/2011

Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal,

sanciono a seguinte Lei:Art. 1. º - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional

especial até o limite de R$. 304.687,50 (trezentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e sete reais e cinqüenta centavos), assim discriminado:

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 07.04 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL08.241.0485.1.298 Centro de Convivência do Idoso4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 12.187,50Fonte: 01000 Recursos Ordinários (Livres)4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 292.500,00Fonte: 01783 Construção do CCI - 0307613-04/2009/FNAS/CaixaTOTAL R$. 304.687,50Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito autorizado no Artigo 1.º, serão utilizados recursos provenientes de:a) Do cancelamento parcial da seguinte dotação do Orçamento vigente:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 05.01 – PROCURADORIA MUNICIPAL04.122.0021.2.224 Procuradoria Municipal3.1.90.13.00.00 Obrigações Patronais R$. 12.187,50b) Das transferências de recursos relativos ao Contrato de Repasse nº. 0307613-04/2009/FUNDO

NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CAIXA, para o projeto específi co e de rendimentos da aplicação de tais recursos no mercado fi nanceiro R$. 292.500,00

TOTAL R$. 304.687,50Art. 3.º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.035/11

Altera o Anexo II da Lei Municipal nº. 930/10.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 428 – ASSISTÊNCIA MÉDICA no Anexo II da Lei Municipal nº. 930, de

10 de agosto de 2010, conforme anexo da presente Lei.Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio dias dos Reis, aos 06 de junho de 2010.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

Page 13: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-5Quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ(PROJETO DE LEI Nº. 024/2011 – PMA)LEI Nº. 2.197 DE 07 DE JUNHO DE 2011

Súmula: Regulamenta a isenção de tarifa de sepultamento para os benefi ciários do auxílio funeral.

A Câmara Municipal de Andirá aprovou e eu, JOSÉ RONALDO XAVIER, Prefeito Municipal de Andirá, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º. Ficam isentos da tarifa de sepultamento os benefi ciários do auxílio funeral, conforme previsto na Lei Federal nº. 8.742 de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), na Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº. 212 de 19 de outubro de 2006, no Decreto Federal nº. 6.307 de 14 de dezembro de 2007 e na Resolução nº. 05/2011 do Conselho Municipal de Assistência Social.

Art. 2°. Compreende a tarifa de sepultamento o serviço inerente a mão-de-obra da abertura da vala, a placa de identificação e o sepultamento em si.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 07 de junho de 2011, 68º da Emancipação Política.

JOSÉ RONALDO XAVIERPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ(PROJETO DE LEI Nº. 032/2011 – PMA)LEI Nº. 2.198 DE 07 DE JUNHO DE 2011

Súmula: Cria o “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS” no Município de Andirá e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Andirá aprovou e eu, José Ronaldo Xavier, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º - Fica criado o “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS” no Município de Andirá.

Art. 2º - O “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS”, a que alude o art. 1º desta lei é uma unidade da base territorial da rede de proteção social da assistência social do Município, localizada em área estratégica, vinculada à Secretaria Municipal de Ação Social – SMAS.

Parágrafo único - Ato do Chefe do Poder Executivo fi xará a base territorial do “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS”.

Art. 3º - O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública, de proteção social básica, que tem por diretrizes as orientações e normas sugeridas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal.

Art. 4º - O “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS” tem como equipe mínima: coordenador, assistente social, outro profi ssional de nível superior preferencialmente da área de psicologia, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Parágrafo único - Ato do Chefe do Poder Executivo Municipal fi xará os recursos humanos necessários à implementação da equipe, bem como a defi nição do coordenador do CRAS com suas respectivas atribuições, sendo que eventuais estagiários deverão ser, preferencialmente, das áreas de ciências humanas e sociais.

Art. 5º – A equipe técnica será formada por funcionários aprovados em concurso público de provas ou provas e títulos, de acordo com as disposições legais de cada carreira. O coordenador deverá possuir nível superior de ensino.

Art. 6º - O “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS” desenvolverá programas e projetos sociais com recursos próprios do Município ou através de repasses e parcerias com os Governos Federal e Estadual, e, ainda, a iniciativa privada.

Art. 7º - O “Centro de Referência de Assistência Social - CRAS” deverá padronizar os instrumentos de registro de dados de usuários, dos serviços ofertados e das atividades e atendimentos realizados, utilizando, sempre que possível, a via digital.

Art. 8º - O Chefe do Poder Executivo Municipal regulamentará o disposto nesta lei no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Art. 9º - As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão à conta de verbas próprias dos orçamentos vigentes e futuros, que serão suplementadas, se necessário.

Art. 10 - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 07 de junho de 2011, 68º da Emancipação Política.

JOSÉ RONALDO XAVIERPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ(PROJETO DE LEI Nº. 033/2011 – PMA)LEI Nº. 2.199 DE 07 DE JUNHO DE 2011

SÚMULA: Dispõe sobre autorização para o Poder Executivo prorrogar o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal de Andirá, PROREFISA e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Andirá aprovou e eu, JOSÉ RONALDO XAVIER, Prefeito Municipal de Andirá, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º . Fica prorrogado, até o dia 31/07/2011, o prazo previsto para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Andirá, PROREFISA, autorizado pela lei nº. 2.179 de 15 de fevereiro de 2011, com a fi nalidade de promover a regularização de créditos tributários decorrentes de débitos das pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos municipais (impostos e taxas).

Art. 2º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 07 de junho de 2011, 68º da Emancipação Política.

JOSÉ RONALDO XAVIERPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.034/2011

Altera Anexo da Lei Municipal nº. 887/2009.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 428 – ODONTOLOGIA – SAÚDE BUCAL do Anexo da Lei Municipal nº. 887, de 16 de dezembro de 2009,

conforme anexo da presente lei.Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis,

aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.037/2011

Altera Anexo da Lei Municipal nº. 887/2009.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 487 – Ações de Assistência Social, do Anexo da Lei Municipal nº. 887, de 16 de dezembro de 2009, conforme

anexo da presente lei.Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis,

aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TÁVORA ESTADO DO PARANÁ

AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL MODALIDADE TOMADA DE PREÇOS Nº. 005/2011

A Prefeitura Municipal de Joaquim Távora comunica para conhecimento geral, a retifi cação no Edital de Licitação Modalidade TOMADA DE PREÇOS nº. 005/2011, objetivando a contratação de empresa para execução de obra e serviços de engenharia para reforma e adequação de uma área de 220,62 m2 da Capela Mortuária situada na Praça XV de Novembro, Município de Joaquim Távora/PR, conforme projetos, memoriais descritivos e planilhas orçamentárias.

1) ALTERAR o subitem 01.02 do Edital a fi m de que passem a vigorar com a seguinte redação:

01.02. O valor Maximo para esta licitação é de R$ 29.219,03 (vinte e nove mil duzentos e dezenove reais e três centavos);

2) ALTERAR o ANEXO 04 – Planilha de Custos a fi m de passem a vigorar novos valores de custos;

3) ALTERAR a data para Visita Técnica a fi m de que passem a vigorar: para até o dia 22/06/2011;

4) ALTERAR a data para entrega e abertura dos envelopes a fi m de que passem a vigorar para o dia 27/06/2011, mantidos os horários do Edital.

O Edital completo encontra-se à disposição na Prefeitura Municipal de Joaquim Távora/PR.

Joaquim Távora (PR), 06 de junho de 2011.CLAUDIO REVELINO – PREFEITO MUNICIPAL

MARCOS ROGERIO DE OLIVEIRA – PRESIDENTE CPL

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUATIGUÁPORTARIA Nº. 102/2011.

O Prefeito Municipal de Quatiguá, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei.

RESOLVE:Designar a servidora CLAUDENICE BORGES, portadora do

documento de identifi cação nº 4.997.337-3/PR, para prestar serviços inerentes ao seu cargo que ocupa (1º padrão)junto ao CRAS - Centro de Referência da Assistência Social do Município de Quatiguá e como Professora (2º padrão) junto ao CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Santa Maria.

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.Gabinete do Prefeito Municipal de Quatiguá, em 07 de junho de 2011.

EFRAIM BUENO DE MORAESPREFEITO MUNICIPAL

Page 14: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE B-6 Atas&Editais Quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.038/2011

Altera o Anexo II da Lei Municipal nº. 930/10.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 487 - ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA no Anexo II da Lei Municipal nº.

930, de 10 de agosto de 2010, conforme anexo da presente Lei.Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.039/2011

Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1. º - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional especial até o limite de R$. 304.687,50 (trezentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e sete reais e cinqüenta centavos), assim discriminado:

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 07.04 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

08.244.0486.1.291 Melhorar as Instalações do C.R.A.S.4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 12.187,50Fonte: 01000 Recursos Ordinários (Livres)4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 292.500,00Fonte: 01784 Construção do CRAS - 0307607-26/2009/FNAS/CaixaTOTAL R$. 304.687,50Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito autorizado no Artigo 1.º,

serão utilizados recursos provenientes de:a) Do cancelamento parcial da seguinte dotação do Orçamento

vigente:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 05.01 – PROCURADORIA

MUNICIPAL04.122.0021.2.224 Procuradoria Municipal3.1.90.13.00.00 Obrigações Patronais R$. 12.187,50b) Das transferências de recursos relativos ao Contrato de Repasse

nº. 0307607-26/2009/FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CAIXA, para o projeto específi co e de rendimentos da aplicação de tais recursos no mercado fi nanceiro R$. 292.500,00

TOTAL ‘ R$. 304.687,50Art. 3.º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA

PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.

MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBOPrefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.040/2011

Altera Anexo da Lei Municipal nº. 887/2009.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 485 – Garantia dos Direitos do Idoso, do Anexo da Lei Municipal nº. 887, de 16 de dezembro de 2009,

conforme anexo da presente lei.Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ / Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis,

aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.041/2011

Altera o Anexo II da Lei Municipal nº. 930/10.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:Art. 1º - Fica alterado o Programa 485 – Garantia dos Direitos do Idoso no Anexo II da Lei Municipal nº.

930, de 10 de agosto de 2010, conforme anexo da presente Lei.Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIALJoaquim Távora – ParanáRESOLUÇÃO Nº 006/2010

SÚMULA – Aprova o Plano Municipal de Assistência Social, ano 2011, do Município de Joaquim Távora - Pr.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, no uso de suas atribuições que lhe conferem a Lei Municipal nº795/95, de 16 de outubro de 1995 e a Lei Orgânica da Assistência Social nº 8742/93 de 07 de dezembro de 1993, e,

Considerando a deliberação da Plenária realizada em 31/05/2011, este Conselho Municipal de Assistência Social,

RESOLVE:Art. 1º - Aprovar o Plano Municipal de Assistência Social, referente

ao ano de 2011, apresentado na reunião plenária deste Conselho no dia 31/05/2011.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor a partir da data de publicação.Joaquim Távora, 01 de junho de 2011.

ANA MARIA DOS SANTOS VIEIRAPresidente do CMAS

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIALJoaquim Távora – ParanáRESOLUÇÃO Nº 005/2010

SÚMULA – Aprova o Demonstrativo Sintético de Execução Físico Financeiro, ano 2010, do Município de Joaquim Távora - Pr.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, no uso de suas atribuições que lhe conferem a Lei Municipal nº 795/95 de 16 de outubro de 1995, a Lei 1.123/2008 e a Lei Orgânica da Assistência Social nº 8742/93 de 07 de dezembro de 1993, e,

Considerando a deliberação da Plenária realizada em 31/05/2011, este Conselho Municipal de Assistência Social,

RESOLVE:Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-

Financeira, referente ao ano de 2010, apresentado na reunião plenária deste Conselho no dia 31/05/2011.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor a partir da data de publicação.Joaquim Távora, 01 de junho de 2011.

ANA MARIA DOS SANTOS VIEIRAPresidente do CMAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINADECRETO Nº. 215/2011

Dispõe sobre a concessão de recursos fi nanceiros ao Hospital Nossa Senhora da Saúde e dá outras providências.

A Prefeita Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Municipal nº. 1.024, de 26 de maio de 2011, decreta:

Art. 1. º - Fica aberto ao Orçamento Geral do Município, um crédito adicional suplementar no valor de R$. 120.000,00 (cento e vinte mil reais), assim discriminado:

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 06.03 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE10.301.0428.2.094 SUBVENÇÕES SOCIAIS4.4.50.43.00.00 Subvenções Sociais R$. 120.000,00Fonte de Recurso: 01303 Saúde - Receitas Vinculadas Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito aberto no Artigo 1. º, será cancelada parcialmente a seguinte

dotação do Orçamento vigente:UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 06.03 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE10.301.0428.2.071 CENTRO SOCIAL URBANO4.4.90.51.00.00 Obras e Instalações R$. 120.000,00Fonte de Recurso: 01303 Saúde - Receitas Vinculadas Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 26 de maio de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINALEI Nº. 1.036/11

Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeita Municipal,

sanciono a seguinte Lei:Art. 1. º - Fica o Executivo Municipal autorizado a abrir ao Orçamento Geral do Município, um crédito

adicional especial até o limite de R$. 102.119,34 (cento e dois mil, cento e dezenove reais e trinta e quatro centavos) assim discriminado:

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA – 06.03 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE10.301.428.2.287 CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS3.3.90.30.00.00 Material de Consumo R$. 72.119,34Fonte: 01495 Atenção Básica4.4.90.52.00.00 Equipamentos e Material Permanente R$. 30.000,00Fonte: 01495 Atenção BásicaTOTAL R$. 102.119,34Art. 2. º - Para dar cobertura ao crédito autorizado no Artigo 1. º, serão utilizados recursos provenientes

de excesso de arrecadação na fonte de recurso mencionada no artigo anterior, na forma do disposto no Art. 43, § 1º, inciso II da Lei Federal nº. 4.320/64.

Art. 3.º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA / ESTADO DO PARANÁ /

Paço Municipal Dr. Alicio Dias dos Reis, aos 06 de junho de 2011.MARIA ANA VICENTE GUIMARÃES POMBO

Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDIRÁ(PROJETO DE LEI Nº. 024/2011 – PMA)LEI Nº. 2.197 DE 07 DE JUNHO DE 2011

Súmula: Regulamenta a isenção de tarifa de sepultamento para os benefi ciários do auxílio funeral.A Câmara Municipal de Andirá aprovou e eu, JOSÉ RONALDO XAVIER, Prefeito Municipal de Andirá,

sanciono e promulgo a seguinte lei:Art. 1º. Ficam isentos da tarifa de sepultamento os benefi ciários do auxílio funeral, conforme previsto na

Lei Federal nº. 8.742 de 7 de dezembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), na Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº. 212 de 19 de outubro de 2006, no Decreto Federal nº. 6.307 de 14 de dezembro de 2007 e na Resolução nº. 05/2011 do Conselho Municipal de Assistência Social.

Art. 2°. Compreende a tarifa de sepultamento o serviço inerente a mão-de-obra da abertura da vala, a placa de identifi cação e o sepultamento em si.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Paço Municipal Bráulio Barbosa Ferraz, Município de Andirá, Estado do Paraná, em 07 de junho de 2011,

68º da Emancipação Política.JOSÉ RONALDO XAVIER

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUATIGUÁPORTARIA Nº. 101/2011.

O Prefeito Municipal de Quatiguá, Estado do Paraná, no uso das suas atribuições que são conferidas por Lei.

RESOLVE:Conceder licença para tratar de assuntos de interesse particular, por um período de dois anos, ao servidor

LAURO RIBEIRO MACHADO – RG nº. 343.002-91/PR, nos termos do artigo 104 da Lei Municipal nº. 867/93, com inicio a partir de 01 de junho de 2011.

Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 01 de junho de 2011.Gabinete do Prefeito Municipal de Quatiguá, em 07 de junho de 2011.

EFRAIM BUENO DE MORAESPREFEITO MUNICIPAL

Page 15: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-7Quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUATIGUÁPORTARIA Nº. 100/2011.

O Prefeito Municipal de Quatiguá, Estado do Paraná, no uso das suas atribuições que são conferidas por Lei.

RESOLVE:Exonerar a partir de 03 de junho de 2011, a funcionária MARIA

ROSANA RICARDO DE OLIVEIRA, portador do documento de identifi cação nº 4.764.662-6 SSP/PR, contratado para exercer a função de CHEFE DA SEÇÃO DE AGRICULTURA E PECUÁRIA.

Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 03 de junho de 2011.

Gabinete do Prefeito Municipal de Quatiguá, em 07 de junho de 2011.EFRAIM BUENO DE MORAES

PREFEITO MUNICIPAL

Juros Bancários

6.955,57R$ Desp. c/Artigos do Vestuário

Material Hospitalar 2.554,68R$ Fretes e Carretos 568,18R$

Coleta Resíduo HospitalarMaterial p/Reforma e Manut.

2.824,08R$ 1.838,05R$

Publicação em Jornal 234,00R$

Associação de Assistência Médica Hospitalar Dr Lincoln Graça CNPJ: 03.508.210/0001-83

Rua Tenente Ubirajara de Souza, 633 - Centro Joaquim Távora-PR - CEP: 86455-000

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DE 2010.

RECEITA BRUTA OPERACIONAL

Fone: (43)3559-1344

Repasse do SUS 313.163,49R$

Repasse Prod.PAB 28.774,83R$

Repasse da UNIMED 11.467,24R$ Repasse Fundação Sanepar 2.325,37R$

Total das Receitas 583.290,02R$

Contribuições e Doações 40.841,06R$ Receita de Aluguel 186.000,00R$

718,03R$

Despesas com Salário de Funcionários 208.390,36R$ Despesas com Encargos Sociais 36.852,65R$ Rescisões Contratuais 4.814,73R$ Agua e utilização de esgotos 10.478,24R$ Energia elétrica 12.854,69R$ Telefone 15.830,53R$ Material p/Uso, Cons, Gás 2.068,86R$ Despesas c/Mat. e Manut. Computador 1.006,40R$ Prestação de Serviços 71.573,18R$ Despesas com Correios 46,95R$

Ressarcimento de Cheques 555,00R$

Despesas Alimentícias 13.823,80R$ Despesas Bancárias 1.029,90R$

2.733,00R$

Multas e Juros 40,84R$ Honorários 4.893,00R$ Despesas com Cartórios 420,00R$

2.124,54R$ Material de Higiene 602,32R$

Consertos e Reparos 3.240,00R$

Material de Limpeza 4.482,82R$

Material de Escritório 1.258,49R$ Impressos

Oxigênio Medicinal 2.993,53R$ 11.142,80R$ Exames Laboratoriais

7.972,16R$ Serviços de Terceiros 450,00R$

Despesas operacionais

Impostos e Taxas Diversas 1.151,12R$ Multa FGTS Rescisão

Aluguel

Medicamentos 43.746,95R$

LANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/2010.

47.765,41R$

75.727,52R$ 47.543,56R$

103.722,13R$ 226.993,21R$ 274.758,62R$

4.760,00R$ 4.760,00R$

123.549,65R$ 72.196,57R$ 74.252,40R$

269.998,62R$ 274.758,62R$

Joaquim Távora, 31 de Dezembro de 2010.

Compromisso Acerto Gestão Anterior 26.000,00R$ Certificado Digital 165,00R$

Lucro do Exercício

1.321,20R$ Despesas c/Uniformes

ATIVO CIRCULANTEBANCOS Bancos c/ Movimento

ATIVO PERMANENTEIMOBILIZADOMóveis e Utensílios

Total do Passivo Não Circulante

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

PATRIMONIO SOCIAL

Máquinas e Equipamentos

TOTAL DO ATIVO

Benfeitorias em Prop.Terceiro

EMPRÉSTIMOS Empréstimos e Financiamentos

Total do Ativo Permanente

Patrimônio Próprio

Total do Patrimônio Social

Lucro do Exercício anterior

TOTAL DO PASSIVO

Jeová Neves Florenço - PresidenteTécnico Contábil CRC - PR 010890/O-0 CPF: 280.267.309-25

Natálio Erony Bertapelli

509.037,62R$ Total das Despesas

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁEXTRATO DE ADITIVO CONTRATUALADITIVO III AO CONTRATO Nº 36/2010

Partes: Município de Quatiguá e a Empresa Construtora Thamar Ltda.

Objeto: Execução de um Centro de Saúde Básico de Atendimento Integral à Mulher e à Criança, com área de 256,62 m2 – Projeto Padrão, situado na Rua João Marques da Silveira esquina com a Rua Nair Bueno de Moraes, Município de Quatiguá, Estado do Paraná, conforme projetos, memoriais, planilhas e anexos que compõem o processo.

Alteração:Prorrogação do prazo de execução e da vigência do contrato por

mais 120 (cento e vinte) dias, expirando-se em 04 de outubro de 2011.Data: 07 de junho de 2011.

Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁAVISO DE INABILITAÇÃO

REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 22/2011O pregoeiro, Gilvan de Oliveira, no uso de suas atribuições torna

público que face à inabilitação da única empresa proponente participante do certame em epígrafe cujo objeto é a contratação de empresa visando o fornecimento de camisetas de malha poliviscose e calças helanca para atendimento a alunos carentes do Centro Municipal de Educação “Santa Maria”, “Projeto Piá” e camisetas de malha poliviscose e faixas de alongamento serigrafada com a fi nalidade de atender o programa: “Quatiguá em Ação”

abre-se o prazo de 8 (oito) dias úteis para apresentação da nova documentação, de acordo com o disposto no artigo 48, Inciso 3º da Lei de Licitações.

Quatiguá-PR, em 07 de junho de 2011.Gilvan de Oliveira – Pregoeiro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁEXTRATO DE ADITIVO CONTRATUAL

ADITIVO IV AO CONTRATO Nº 118/2009Partes: Município de Quatiguá e a empresa Leonel Lopes de Almeida

& Irmão Ltda.Objeto: Contratação de empresa para execução de obras de

drenagem urbana – galerias e pavimentação no município de Quatiguá-Paraná.

Alteração:Prorrogação da vigência do contrato original expirando-se em 30

de junho de 2011.Data: 30 de maio de 2011.

Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁEXTRATO DE ADITIVO DE CONTRATUAL

ADITIVO I AO CONTRATO Nº 103/2010Partes: Município de Quatiguá e a empresa Innovare Construtora

Ltda. – ME.Objeto: Execução de obras de complementação de pavimentação

em pedras irregulares (poliedro) em 9.854,95 m2, em consonância com projetos, especifi cações técnicas, memoriais e demais documentos relativos ao convênio nº 05.00.202.0289, contrato de empréstimo nº: lote 1 – 0000/0180-6/SEDU/PARANCIDADE – PROGRAMA PARANA URBANO.

Alteração:Fica prorrogado o prazo de execução e da vigência do contrato

original por mais 120 (cento e vinte dias), expirando-se em 11 de agosto de 2011.

Data: 14 de abril de 2011.Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁ-ESTADO DO PARANÁEXTRATO DE ADITIVO DE CONTRATUAL

ADITIVO I AO CONTRATO Nº 83/2010Partes: Município de Quatiguá e a empresa Kaito Mix – Materiais para

Construção Ltda. – ME.Objeto: Contratação de empresa fornecedora de Concreto Usinado

FCK 18 MPA.Alteração:Fica alterada a Razão Social da Contratante passando de D. Pereira

Construções – ME para Kaito Mix – Materiais para Construção Ltda. – ME, em virtude da transformação do registro de Sociedade Individual em Sociedade Empresaria Ltda.

Data: 23 de fevereiro de 2011.Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMALEI N° 256/2011

SÚMULA: Autoriza o Poder Executivo a realizar inclusão de ação no Plano Plurianual, nas Diretrizes Orçamentárias e a abertura de crédito adicional especial na Lei Orçamentária do Município de Guapirama do corrente exercício na importância de R$ 173.000,00 (Cento e setenta e Três mil reais).

A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA – ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. – Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a efetuar a inclusão de ação no Plano Plurianual para o exercício de 2011 o seguinte projeto:

I – AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS POR APLICAÇÃO DE RECURSO DE ALIENAÇÃO

Descrição da Ação: Adquirir veículos novos em diversos setores do Município, através de recursos por alienação de bens.

Origem do Recurso: Recursos provenientes de alienação de bens.Valor: R$ 173.000,00(Cento e Setenta e três Mil reais).Meta esperada: Atender as demandas por tipo de trabalho sendo na

linha de transporte ou de outros serviços.Art. 2.º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a efetuar a

inclusão de metas e prioridades na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2011 o seguinte projeto:

I – AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS POR APLICAÇÃO DE RECURSO DE ALIENAÇÃO

Descrição da Ação: Adquirir veículos novos em diversos setores do Município, através de recursos por alienação de bens.

Origem do Recurso: Recursos provenientes de alienação de bens.Valor: R$ 173.000,00(Cento e Setenta e três Mil reais).Meta esperada: Atender as demandas por tipo de trabalho sendo na

linha de transporte ou de outros serviços.Art. 3º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município para o

exercício corrente, um Crédito Adicional Especial no valor de até R$ 173.000,00(Cento e Setenta e três Mil reais) conforme discriminação abaixo:

06 – DEPARTAMENTO DE OBRAS E SERVIÇOS PUBLICOS02 – DIVISÃO DE SERVIÇOS RODOVIÁRIOS26.782.0020-1-053 – Utilização Recursos de Alienação449052-0000 – Equipamentos e Material PermanenteFR 01501 – Alienação de Recursos R$ 65.000,0008 - Departamento de Saúde01- Divisão do F.M.S.10.301.0021.1.054 - Utilização Recurso de Alienação449052-0000 – Equipamentos e Material PermanenteFR - 01304 - Alienação de Ativos da Saúde R$ 24.000,00449052-0000 – Equipamentos e Material Permanente R$ 31.000,00FR – 01000 – Recursos Extraordinários09 – Departamento de Educação, Cultura e Esporte01 – Divisão de Educação e Cultura12.361.0022.1.055 – Utilização Recurso de Alienação449052-0000 – Equipamentos e Material PermanenteFR – 01105 – Alienação de ativos da Educação R$ 53.000,00Art. 4º - Para cobertura do Crédito citado no artigo anterior,

servirá de recurso, o excesso de arrecadação pela ALIENAÇÃO dos bens da Saúde no valor de R$22.600,00 acrescidos de provável rendimento de aplicação fi nanceira de aproximadamente R$1.400,00 e acrescidos do valor de R$ 31.000,00 por cancelamento parcial da dotação orçamentária: 07.001.22.661.0009-1-020 – 4.4.90.61 – Aquisição de imóveis; o excesso de arrecadação pela ALIENAÇÃO dos bens da Educação no valor de R$ 51.600,00 acrescidos de provável rendimento de aplicação fi nanceira de aproximadamente R$ 1.400,00; o excesso de arrecadação pela ALIENAÇÃO dos bens no valor de R$ 65.000,00.

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Guapirama, 07 de Junho de 2011. Edui Gonçalves

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMALEI Nº 258/2011

SÚMULA: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências.A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA – ESTADO DO PARANÁ,

APROVOU E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:CAPÍTULO IDos ObjetivosArt. 1º - Fica instituído o Fundo Municipal de Saúde, que tem por

objetivo criar condições fi nanceiras e de gerência dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de Saúde, executadas ou coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que compreendem:

I – O atendimento à saúde universalizada, integral, regionalizada e hierarquizada;

II - A vigilância Sanitária;III- A vigilância epidemiológica e ações de saúde de interesse individual

e coletivo;IV- O controle e a fi scalização das agressões ao meio ambiente,

nele compreendido o ambiente de trabalho em comum acordo com as organizações competentes das esferas federal e estadual.

CAPITULO IIDa Subordinação do FundoArt. 2° - O Fundo Municipal de Saúde fi cará diretamente subordinado

ao Secretário Municipal de Saúde e será uma Unidade Gestora de Orçamento, conforme o artigo 14 da Lei 4320/64.

CAPÍTULO IIIDas Atribuições do Secretário de SaúdeArt. 3º - São atribuições do Secretário de Saúde: I - Gerir o Fundo Municipal de Saúde;II - Estabelecer políticas de aplicação dos seus recursos, em conjunto

com o Conselho Municipal de Saúde;III - Acompanhar, avaliar e decidir sobre a realização das ações

previstas no Plano Municipal de Saúde;IV - Submeter ao Conselho Municipal de Saúde o Plano de Aplicação

a cargo do Fundo, em consonância com o Plano Municipal de Saúde e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias;

V - Submeter ao Conselho de Saúde e a Câmara de Vereadores em audiência pública as demonstrações trimestrais das receitas e despesas do Fundo; ao Tribunal de Contas e ao Ministério da Saúde as demonstrações bimestrais, semestrais e anuais conforme for à exigibilidade de cada órgão;

VI - Ordenar compras, assinar empenhos, autorizar pagamentos, assinar cheques ou autorizar eletronicamente os pagamentos das despesas referente ao Fundo Municipal de Saúde, juntamente com o Prefeito Municipal ou a quem ele delegar competência;

VII - Firmar contratos e convênios, inclusive de empréstimos, juntamente com o Prefeito, referente a recursos que serão administrados diretamente pelo Fundo;

VIII - Manter contato permanente com o Setor de Contabilidade do Município a fi m de acompanhar a execução orçamentária - fi nanceira dos recursos do Fundo bem como solicitar regularmente relatórios para acompanhamento, controle e prestação de contas dos recursos alocados ao Fundo;

IX- Manter o controle e a avaliação da produção das Unidades integrantes do Sistema de Saúde do Município em conjunto com a Tesouraria;

X - Manter, em conjunto com o Setor de Patrimônio do Município, os controles necessários sobre os bens patrimoniais com carga ao Fundo.

CAPITULO IVDa TesourariaArt. 4º - São atribuições da Tesouraria: I - Preparar as demonstrações mensais das receitas e das despesas

para serem encaminhadas ao Secretário de Saúde;II - Manter os controles e providenciar as demonstrações necessárias

à execução orçamentária, liquidação e pagamento das despesas e aos

recebimentos das receitas do Fundo; III - Manter os controles necessários sobre convênios com Órgãos

Estaduais (ou a Secretaria de Estado) ou com o Ministério da Saúde. Controlar os contratos de prestação de serviços com o Setor Privado e/ou os empréstimos feitos para o Setor de Saúde do Município;

IV - Manter em coordenação com o Setor de Patrimônio o controle dos bens patrimoniais a cargo do Fundo e realizar anualmente o inventário dos mesmos, bem como o balanço geral do Fundo;

V - Preparar relatórios de acompanhamento da realização das ações de saúde para serem submetidos ao Secretário de Saúde;

VI - Manter o controle e a avaliação da produção das unidades integrantes da rede municipal de saúde e encaminhar mensalmente ao Secretário Municipal de Saúde relatórios de acompanhamento e avaliação desta produção.

CAPÍTULO VRecursos do Fundo: – Financeiros e AtivosArt. 5º - São receitas do Fundo:I - As transferências oriundas da seguridade social como decorrência

do que dispõe o Artigo 30, inciso VII, da Constituição da República, dos orçamentos do Estado e do Município;

II - Os rendimentos e os juros de aplicações fi nanceiras;III - O produto de convênios fi rmados com o SUS - Sistema Único

de Saúde e com outras entidades fi nanciadoras;IV - O produto da arrecadação da taxa de fi scalização sanitária e

de higiene, multas e juros de mora por infrações ao código Sanitário Municipal, bem como parcelas de arrecadações de outras taxas já instituídas e daquelas que o município vier a criar;

V - As parcelas do produto de arrecadação de outras receitas próprias oriundas das atividades econômicas de prestação de serviços e de outras transferências que o Município tenha direito a receber por força de lei e de convênios no setor;

VI - Rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais, alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

VII - Doações, ajudas ou contribuições em espécies efetuadas diretamente ao

Fundo;§ 1º - As receitas descritas neste capitulo serão depositadas

obrigatoriamente em conta especial a ser aberta e mantida em nome do Fundo Municipal de Saúde em estabelecimento ofi cial de crédito;

§ 2º - A aplicação dos recursos de natureza fi nanceira dependerá:I – Da existência de disponibilidade em função do cumprimento de

programação;II - De prévia aprovação do Secretário Municipal de Saúde.Art. 6º - Constituem ativos do Fundo Municipal de Saúde: I - Disponibilidades monetárias em bancos ou em caixa especial,

oriundas das receitas já especifi cadas nesta Lei;II - Direitos que por ventura vier a constituir;III - Bens móveis e imóveis que forem destinados e/ou doados, com

ou sem ônus ao Sistema Único de Saúde;IV - Bens móveis e imóveis destinados a administração do Sistema

de Saúde de Município.Parágrafo Único – Anualmente se processará o inventário dos bens

e direitos vinculados ao Fundo Municipal de Saúde. CAPITULO VIPassivos do FundoArt. 7º - Constituem passivos do Fundo Municipal de Saúde, as

obrigações de qualquer natureza que porventura o Município venha a assumir para a manutenção e o funcionamento do Sistema Municipal de Saúde.

CAPITULO VIIDo Orçamento e ContabilidadeArt. 8º - Constituem Orçamento do Fundo Municipal de Saúde:I – O Fundo Municipal de Saúde será uma Unidade Orçamentária,

conforme o artigo 77, § 3º do ADCT( alterado pela EC nº 29);II - O orçamento do Fundo Municipal de Saúde evidenciará as

políticas e o Programa de trabalho governamentais observados: o Plano de Saúde Municipal, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e os princípios da universalidade e do equilíbrio;

III - O orçamento do Fundo Municipal de Saúde integrará o orçamento do município, em obediência ao principio da unidade;

IV - O orçamento do Fundo Municipal de Saúde observará, na sua elaboração e na execução, os padrões e normas estabelecidas na legislação pertinente.

Art. 9º - A Contabilidade será constituída da seguinte forma:I - A contabilidade do Fundo Municipal de Saúde tem por objetivo

evidenciar a situação orçamentária, fi nanceira e patrimonial do Sistema Municipal de Saúde, observados os padrões e normas estabelecidas na Legislação pertinente;

II - A contabilidade será organizada de forma a permitir o exercício das suas funções de controle prévio, concomitante e subseqüente e de informar, inclusive de apropriar e apurar custos de serviços, e conseqüentemente de concretizar o seu objetivo, bem como interpretar e analisar os resultados obtidos;

III - A escrituração Contábil será feita pelo método das partidas dobradas;

IV - A contabilidade emitirá relatórios mensais de gestão, inclusive dos custos dos serviços;

V - Entende-se por relatório de gestão os balancetes mensais de receita e despesa do Fundo Municipal de Saúde e demais demonstrações exigidas pela administração e pela legislação pertinente;

VI - As demonstrações e os relatórios produzidos passarão a integrar a contabilidade geral do Município.

CAPÍTULO VIIIDa Execução OrçamentáriaArt. 10 - A Execução Orçamentária será:I - Imediatamente após a promulgação da Lei do Orçamento, o

Secretário Municipal de Saúde, aprovará o quadro de cotas trimestrais, que serão distribuídas entre as unidades executoras do Sistema Municipal de Saúde;

II - As cotas trimestrais poderão ser alteradas durante o exercício, desde que sejam observados os limites fi xados no orçamento e o comportamento da sua execução;

III - Nenhuma despesa será realizada sem a necessária autorização orçamentária;

IV - Para os casos de insufi ciências e omissões orçamentárias poderão ser utilizados os créditos adicionais suplementares e especiais autorizados por lei e abertos por decreto do poder executivo;

Art. 11 - A despesa do Fundo Municipal de Saúde se constituíra da seguinte forma:

I - Financiamento total ou parcial de programas integrados de saúde, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, ou com ela conveniados;

II - Pagamento de vencimentos, salários e gratifi cações ao pessoal dos órgãos ou das entidades da administração direta ou indireta que participem da execução das ações previstas no artigo 1º da presente Lei;

III - Pagamento pela prestação de serviços a entidades de direito privado para execução de programas ou projetos específi cos do setor de saúde, observado o disposto no parágrafo 1º, artigo 199 da Constituição Federal;

IV - Aquisição de material permanente e de consumo e de outros insumos necessários ao desenvolvimento dos programas de saúde;

V - Construção reforma, ampliação, aquisição ou locação de imóveis para adequação da rede física de prestação dos serviços de saúde;

VI - Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão, planejamento, administração e controle das ações de saúde;

VII - Desenvolvimento de programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos na área da saúde;

VIII - Atendimento de despesas diversas, de caráter urgente e inadiável, necessárias à execução das ações e serviços de saúde mencionados no artigo 1º da presente Lei;

IX - A execução orçamentária das receitas se processará através da obtenção do seu produto nas fontes determinadas nesta Lei.

DISPOSIÇÕES FINAISArt. 12 - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crédito adicional

suplementar, para prover as despesas decorrentes do cumprimento desta Lei.

Art. 13 – Eventuais saldos positivos apurados em balanço do Fundo Municipal de Saúde serão transferidos para o exercício fi nanceiro subseqüente a crédito da mesma programação,

Art. 14 - O Fundo Municipal de Saúde terá vigência ilimitada.Art. 15 - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação,

revogadas as disposições em contrário, especialmente a Lei nº 214 de 17 de Dezembro de 1991.

Edifício da Prefeitura Municipal de Guapirama, aos 07 dias do mês de Junho do ano de Dois Mil e Onze.

Edui GonçalvesPrefeito Municipal

Page 16: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1912

cmyb

cyan magenta yellow black

Quarta-feira, 08 de junho de 2011E-mail: [email protected]

TRIBUNA DO VALE

FERNANDA DINIZFERNANDA DINIZ

Refl exão“A alegria é a coisa mais séria da vida.”

(Almada Negreiros)

H ORÓSCOPO PARA HOJEÁries Reflita bem antes de investir recur-sos - de qualquer

tipo. Esta semana é critica para suas finanças tam-bém. Há oportunidades boas, mas mantenha os pés no chão, pois de um momento para o outro irão ocorrer surpresas e adiamentos.

TouroVocê está vibran-do na freqüência da abundancia e

da prosperidade. Graças a Júpiter! Então, escolha bem os focos e os alvos. É sorte e prestigio que Júpiter promete a você. Mas não dá pra ter tudo, nem qualquer coisa; seja mais seletivo!

Gêmeos Após uns dias de certa desorienta-ção, eis que o ce-

nário astral se desanuvia. Se você ficar a sós con-sigo por algum tempo, todo dia nesta semana, enxergará ainda melhor e além das aparências. Essencial pra ter clareza sobre gente próxima.

CâncerMente pratica fun-cionando a toda permite que você

tome decisões de longo prazo sem sustos. Um pou-co de musica, exercícios e distanciamento ajudam também. Reforço de liga-ções com o passado e famí-lia. Suporte íntimo sustenta vôos maiores.

LeãoAté o fi m da tarde, Lua em seu signo pede tempo para

cuidar de assuntos pesso-ais e privados. Você está super sensível aos outros, selecione bem com quem compartilhará sua intimi-dade. Vênus e Marte em Touro sinalizam energia no trabalho.

VirgemConcentre as ativi-dades menos roti-neiras da semana

para os próximos dois dias, assim aproveitará melhor ainda este período para tratar de você mesmo como merece e precisa! No fi m da tarde, Lua entra em seu signo: momento de introspecção!

LibraVida social mais animada, pessoas novas chegando

perto e muitas esperanças que brotam e se renovam. Júpiter em Touro está em bom ângulo com Netuno, ambos expandem e dissol-vem medos. Mas podem acabar com suas fi nanças, tome cuidado.

EscorpiãoD i a s mág i c o s pa ra en tend i -mento e compre-

ensão de temas comple-xos, sutis, que estão no psiquismo coletivo. Você capta tudo isso e tem o poder de decodificar as mensagens. Traduzir em arte, ação e conduta cor-reta são os desafios.

SagitárioGrandes forças estão se alinhan-do no âmbi to

macrossocial e você é dos poucos que saberão aonde tudo isso vai dar. Olho vivo nas finanças e na política internacional: nas próximas semanas o que intuir agora será altamente valioso.

CapricórnioJúpiter e Netuno expandem tudo que se passa por

contagio - epidemias, ideologias, modismos, fofocas e boatos. Nesta semana, tudo isso estará perturbando a tranqüi-lidade geral. Mas você saberá separar delírios de verdades.

AquárioAtenção as suas parcerias e con-tatos sociais hoje.

Você precisa das pessoas, na maior parte do tempo de sua vida, mesmo sem se dar conta disso. E você precisa ter o que trocar com elas, cooperar em algo prático, que estabilize sua vida também.

PeixesDiscrimine, filtre, exerça seu julga-mento. Você está

captando tudo a sua volta, com mais intensidade. E sem querer pode ser vi-tima ou mensageiro de informações duvidosas. Controle mental afasta ilusões. Seja mais realista. Cheque dados.

DestaqueO belo casal Mariana e Raphael recebem o destaque da nossa coluna

de quarta-feira. No fl ash os platinenses em recente viagem para Argentina

Ritmo JuninoO mês de junho mal começou e a criançada

já entrou no ritmo junino. Na última semana a charmosa Mariana, de apenas 3 aninhos, mostrou que sabe dançar quadrilha. Mariana é fi lha de Liliane e Helder

ClickNo click, de Marcelo Rossi, os três acadêmicos Murilo, Thiago e José

Henrique. Murilo faz Enfermagem na Faculdade Estácio de Sá, Thiago faz Farmácia na FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) e José Henri-que faz Fisioterapia também na Estácio de Sá. Os amigos participaram recentemente da Expo-Saúde, em Carlópolis

Baile do NamoradosJair Supercap Show estará no dia 12 em Santo Antônio da Platina para

uma super produção na UPE Clube de Campo. Em um baile especialmente para os namorados. Reservas de mesas e informações na secretaria do clube pelo telefone (43) 3534-1361.

Moda invernoAs peles e couros (sintéticos, de preferência) aparecerão com tudo no

inverno 2011, não apenas nas botas e cintos, mas também em casacos grandes e pesados, e em saias de couro. As golas de casaco aparecerão muito com lã de carneiro também, bem quentinha!

Cuidados com a pele no invernoNão esqueça que mesmo no inverno a sua pele e seu corpo precisam

“beber” água. Tome no mínimo 2 litros de água por dia, mesmo sem sede, para hidratar a pele. Cuide com os banhos quentes. Se possível, use sempre água morna. Mas se o calorzinho for inevitável, capriche nos hidratantes logo após o banho. Passe muito hidratante no corpo inteiro. Rosto e corpo precisam de hidratação diária.

Arquivo Pessoal Fernanda Diniz/ TV

Marcelo Rossi/Open Fest