tribuna do vale ediÇÃo nº 1810

12
cmyb cyan magenta yellow black TRIBUNA DO VALE 11 DE JANEIRO DE 2011 DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI ANO XV - N 0 1810 - R$ 1,00 www.tribunadovale.com.br PÁG. A3 Começam articulações para as eleições de 2012 MUNICIPAIS PÁG. A3 Salário mínimo regional pode aumentar em até 10% GOVERNO PÁG. A4 IPVA atrasado pode ser parcelado em 10 vezes IMPOSTO REGIÃO SAÚDE TRAGÉDIA Dengue se alastra e três municípios estão em alerta O vai e vem de ambulâncias em busca de especialidades PÁG. A6 PÁG. A5 S.A.PLATINA Após causar acidente menor foge e abandona motocicleta PÁG. A6 S.A.PLATINA Qualificação profissional pode ser solução para trabalhador rural PÁG. A4 PÁG. A5 Terça-feira Antônio de Picolli Antônio de Picolli www.tanosite.com 29 0 21 0 Chuva, sol, calor excessivo somados a falta de limpeza, lixo acumulado e água empoçada são in- gredientes ideais para a proliferação do mosquito causador da dengue. A situação na região é tão preocupante que três municípios do Norte Pionei- ro - Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré – fazem parte da lista divulgada ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde, relacionando as cidades paranaenses em estado de alerta. Das três, Jacarezinho é a que registra situação mais grave. De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Adão Jair Fioravante, são 535 casos notificados e 342 confirmados desde o fim de outubro do ano passado até ontem. “Embora o número de casos ainda esteja crescendo, nas últimas semanas tive- mos uma diminuição da incidência se comparado aos últimos dias de 2010”, revela. A morte do casal platinense Arlei Jesus Levatti Filho, 25, e Tamires Levatti, 19, causou comoção na comunidade plati- nense. Eles foram sepultados no domingo, 9, sob forte emoção de amigos e familiares. Os pais de Arlei, que presenciaram o acidente, estavam em estado de choque. O casal retornava de Itapoá/SC e quando passou por Piraí do Sul, próximo ao Restaurante Recanto Feliz, foi atingido por um carro que fazia uma ultrapassagem forçada. Tristeza e angustia na despedida de Arlei e Tamires De maneira escancarada, a população do Norte Pioneiro está sentindo na pele a falta de investimento na área da Saúde. Diariamente, centenas de ambu- lâncias cruzam as mais variadas estradas do Estado em busca de socorro médico para pacientes que não encontram solução para seus problemas de saúde na região. Nem sempre essa romaria termina bem. O vai e vem tem resultado em acidentes graves envolvendo ambulâncias, muitos com vítimas fatais. Esse panorama real é o refle- xo da falta de estrutura do setor de saúde na região, que não ofe- rece especialidades médicas sufi- cientes para tratar os doentes nas proximidades de suas cidades.

Upload: tribuna-do-vale

Post on 13-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

11 DE JANEIRO DE 2011

TRANSCRIPT

Page 1: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

cmyb

cyan magenta yellow black

TRIBUNA DO VALE11 DE JANEIRO DE 2011 DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI ANO XV - N0 1810 - R$ 1,00

www.tribunadovale.com.br

PÁG. A3

Começam articulações para as eleições de 2012

MUNICIPAIS

PÁG. A3

Salário mínimo regional pode aumentar em até 10%

GOVERNO

PÁG. A4

IPVA atrasado pode ser parceladoem 10 vezes

IMPOSTO

REGIÃO

SAÚDE

TRAGÉDIA

Dengue se alastra e três municípios estão em alerta

O vai e vem de ambulânciasem busca de especialidades

PÁG. A6

PÁG. A5

S.A.PLATINAApós causar acidente menor foge e abandona motocicleta

PÁG. A6

S.A.PLATINAQualificação profissional pode ser solução para trabalhador rural

PÁG. A4

PÁG. A5

Terça-feira

Antônio de Picolli

Antônio de Picolli

www.tanosite.com

290 210

Chuva, sol, calor excessivo somados a falta de limpeza, lixo acumulado e água empoçada são in-gredientes ideais para a proliferação do mosquito causador da dengue. A situação na região é tão preocupante que três municípios do Norte Pionei-ro - Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré – fazem parte da lista divulgada ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde, relacionando as cidades paranaenses em estado de alerta.

Das três, Jacarezinho é a que registra situação mais grave. De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Adão Jair Fioravante, são 535 casos noti� cados e 342 con� rmados desde o � m de outubro do ano passado até ontem. “Embora o número de casos ainda esteja crescendo, nas últimas semanas tive-mos uma diminuição da incidência se comparado aos últimos dias de 2010”, revela.

A morte do casal platinense Arlei Jesus Levatti Filho, 25, e Tamires Levatti, 19, causou comoção na comunidade plati-nense. Eles foram sepultados no domingo, 9, sob forte emoção de amigos e familiares. Os pais de Arlei, que presenciaram o acidente, estavam em estado de choque.

O casal retornava de Itapoá/SC e quando passou por Piraí do Sul, próximo ao Restaurante Recanto Feliz, foi atingido por um carro que fazia uma ultrapassagem forçada.

Tristeza e angustia na despedida de Arlei e Tamires

De maneira escancarada, a população do Norte Pioneiro está sentindo na pele a falta de investimento na área da Saúde. Diariamente, centenas de ambu-lâncias cruzam as mais variadas estradas do Estado em busca de

socorro médico para pacientes que não encontram solução para seus problemas de saúde na região. Nem sempre essa romaria termina bem. O vai e vem tem resultado em acidentes graves envolvendo ambulâncias,

muitos com vítimas fatais. Esse panorama real é o re� e-

xo da falta de estrutura do setor de saúde na região, que não ofe-rece especialidades médicas su� -cientes para tratar os doentes nas proximidades de suas cidades.

Page 2: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

Neste começo de ano, a imprensa mostra que tem, para com a presidenta Dilma, di� culdades parecidas com as que teve para com a candidata e a presidenta eleita. É visível o desconforto que ela causa com seu discurso e suas ações. Enquanto a mídia quer que ela tire coelhos da cartola e surpreenda todo mundo, Dilma insiste em ser previsível.

A causa dos problemas é conhecida: a ideia de continuidade. Até agora nossos analistas não conseguiram entender o que signi� ca uma coisa tão simples.

O tom geral da cobertura tem sido um misto de ânsia de encontrar a originalidade do governo e frustração por não conseguir identi� cá-la. É como se Dilma tivesse a obrigação de ser diferente, e, não o sendo, se tornasse uma “decepção”.

Nossa cultura política valoriza os elementos pessoais das lideranças, miti� cando seus atributos e qualidades. Nos é difícil aceitar que elas não tenham traços que as distingam do cidadão comum, que as diferenciem da vida banal dos meros mortais. Para nós, o verdadeiro líder está além do povo, é feito de outra essência e possui uma transcendência inalcançável por ele.

No Brasil moderno, os três presidentes eleitos se apresenta-ram ao País como � guras excepcionais. Cada um a seu modo e tempo, Collor, Fernando Henrique e Lula foram assim carac-terizados por suas campanhas e pela mídia, e foram assim per-cebidos pelas pessoas. Todos se tornaram personagens épicos.

Importa pouco como cada um terminou. Se Collor, de “jovem caçador destemido”, acabou cassado. Se a “inteligência portentosa”de Fernando Henrique, que o levou a derrotar a in� ação, não o livrou do fracasso dos últimos anos. Se Lula, de metalúrgico nordestino “sincero, porém radical”, revelou-se um grande presidente, na opinião quase unânime dos brasileiros.

O relevante é que todos eram “extraordinários”. Até aqueles que chegaram ao posto pela força das circunstâncias vieram a ser assim percebidos, ao menos por alguns, pelo menos durante certos mo-mentos. Mesmo Sarney e Itamar tiveram seus dias de carisma.

Nesse modelo, a tran-sição de um governo para outro sempre foi uma es-pécie de batalha (ainda que civilizada), cujo ápice eram os discursos de pos-se. Por meio deles, o novo presidente revelava quão diferente seria do anterior, em meio a frases de efeito e rompantes de eloquência. Não por outra razão, esses discursos precisavam ser esquadrinhados minucio-samente.

Nas eleições de 2010, Lula propôs outro enredo.

Em vez de procurar no PT quem mais pudesse encarnar uma nova personalidade mitológica, pensou em alguém com quali-dades terrenas. No lugar de imaginar uma agenda de campanha que acenasse para os sonhos, propôs outra que todos conheciam, pois estava sendo implantada por seu governo.

Há quem veja a originalidade de Dilma no gênero, mas ela não é a mais importante. Por mais signi� cativo que seja termos uma mulher na Presidência, a verdadeira mudança trazida por sua eleição não é essa. O decisivo é que Dilma rompe com o modelo da excepcionalidade do governante.

Para entender esse ponto, basta imaginar o que teríamos se Marina Silva tivesse vencido. Seria uma presidente mulher, mas que manteria ou, mais provavelmente, que acentuaria o arquétipo do presidente-herói (ou da presidenta-heroína, tanto faz), de valorização das “biogra� as excepcionais”. Eleita, Marina representaria a consagração do carisma como fundamento da legitimidade presidencial.

Ninguém votou em Dilma sem saber o que ela diria no Con-gresso, na hora em que tomasse posse. Ninguém � cou ansioso querendo descobrir como seria seu ministério, ninguém aguar-dou revelações de seus ministros a respeito de novas políticas.

Em face da perplexidade da mídia, o curioso é que não há, no modo como começa o governo, nada de imprevisível. Foi isso que Dilma prometeu ao país, foi isso que ela disse que faria.

E foi isso que os eleitores entenderam e quiseram. O mais importante na eleição de Dilma é que seu caráter inovador foi submetido ao povo o por ele referendado. Foi o eleitor que quis que passássemos a ver que a Presidência da República pode ser ocupada por uma pessoa comum (desde, é claro, que seja quali-� cada e que represente o lado com o qual ele mais se identi� ca).

Impressão e Fotolito:Editora Jornal Tribuna do ValeFone/Fax : 43 3534 . 4114

Editora Jornal Tribuna do Vale LTDACNPJ 01.037.108/0001-11

Matriz: Rua Tiradentes 425, CentroSanto Antônio da Platina, PRFone/Fax: 43 3534 . 4114

Circulação: Abatiá | Andirá | Arapoti | Bandeirantes | Barra do Jacaré |Cambará | Carlópolis | Conselheiro Mairink | Figueira|Guapirama | Ibaiti | Itambaracá | Jaboti | Jacarezinho Jaguariaíva | Japira | Joaquim Távora | Jundiaí do Sul | Pinhalão | Quatiguá | Ribeirão Claro | Ribeirão do Pinhal | Santo do Itararé |Santana do Itararé |Santo Antônio da Platina | São José da Boa Vista | Sengés | Siqueira Campos |Tomazina | Wenceslau Bráz

* Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do

jornal, sendo de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

O Diário da nossa região - Fundado em agosto de 1995

TRIBUNA DO VALEA-2 Opinião

E D I TO R I A L

Cada um a seu modo e tempo, Collor, Fernando Henrique e Lula foram assim caracterizados por suas campanhas e pela mídia, e

foram assim percebidos pelas pessoas. Todos se tornaram perso-nagens épicos”

Marcos Coimbra“ Observou-se diferença importante no comportamento de Dilma,

em relação aos seus tempos de Casa Civil. Não mais a Ministra explosiva da Casa Civil, mas uma presidente calma, tranquila,

igualmente objeti va”

Luis nassif“

C HARGE chargeonline.com.brHORÁRIO DE FECHAMENTO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

22:10

NESTA EDIÇÃO TEM

PREVISÃO PARA HOJE

12 PÁGINASCADERNO PRINCIPAL A 01 - 08- OPINIÃO A 02- POLÍTICA A 03- GERAL A 04- CIDADES A 05- COTIDIANO A 06- ESPORTES A 07- AGRONEGÓCIO A 08

2ª CADERNO B 01 - 04- GERAL B 01 - ATAS & EDITAIS B 02 - 03- SOCIAL B 04

TRIBUNA DO VALE Representação:MERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atílio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PR

Fone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633Diretor Responsável

Benedito Francisquini - MTB 262/[email protected]

[email protected]

Vendas AssinaturaAnual R$ 150,00 Trimestral R$ 45,00Semestral R$ 90,00 On-line R$ 100,00

Filiado a Associaçãodos Jornais Diáriodo Interior do Paraná

“ Para entender esse ponto, basta imaginar o que teríamos se Marina Silva tivesse vencido. Seria uma presidente mulher, mas que manteria ou, mais provavelmente, que acentuaria o arquétipo do presidente-herói (ou da presidenta-heroína, tanto faz), de valorização das “biografi as excepcionais”

“ Com Lula exploravam-se os confl itos para se tirar a síntese.No caso de Dilma, expõem-se previamente os objetivos fundamentais e as linhas a serem desenvolvidas”

A RTIGO

Luis Nassif*

A RTIGO

Marcos Coimbra*Que assim seja

O estilo Dilma de governar

É a continuidade, estúpido

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

290 210

Presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Coha-par), o tavorense Mounir Chaowiche realizou a primeira reunião de trabalho com todos os funcionários que prestam serviços na sede da Instituição, na segunda-feira (dia 10), a � m de apresentar as metas da nova gestão que começa a ser implementada. Parti-ciparam do encontro os diretores Administrativo- � nanceiro, de Obras, de Projetos, e de Relações Institucionais e Comunitárias.

A colaboração de todos os funcionários é imprescindível para que a Cohapar possa resgatar sua imagem e tornar-se a melhor companhia de habitação do país, meta a que se propõe o novo presidente. A sociedade não acredita mais na Companhia, e é isso que Chaowiche pretende mudar. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, o presidente conhece os caminhos para dar uma resposta à população e o objetivo de todos deve estar focado em reverter o quadro de estagnação, atendendo as expectativas daquels que precisam de moradia.

O novo governo está apostando nas parcerias e a união de todos em torno de um trabalho conjunto, com responsabilidade e reciprocidade, deve ser a tônica da nova gestão. Todos os fun-cionários farão parte da administração da Cohapar e trabalharão

com objetivos claros, metas determinadas e terão participação ativa na de� nição dos rumos da Instituição.

A Cohapar vai atuar na construção de conjuntos habitacio-nais nas cidades do interior e também de moradias rurais. Além disso, há uma forte preocupação com a questão da titulação e regularização fundiária, observando estritamente a legalidade para as ações do Estado, mesmo nas áreas onde não serão cons-truídas novas casas.

Desde a gestão comandada por Luiz Cláudio Romanelli, quando grandes projetos habitacionais foram implantados em todo o Estado, atingindo a impressionante marca de 105 mil unidades construídas, a Cohapar não tinha um presidente que reunisse as condições técnicas para dar conta de tão importante desa� o, como é o caso de Mounir Chaowiche. Resta saber se tem as mesmas credenciais políticas e se o tema receberá do governo tratamento prioritário.

Espera-se que as ambiciosos metas traçadas se concretizem e que a população paranaense, especialmente as mais necessi-tadas, possa deixar de lado a ideia de que a casa própria é um sonho, apenas.

A semana passada mostrou definitivamente o estilo Dil-ma Rousseff de administração, com a primeira reunião para discutir as políticas sociais do seu governo. Batizou-se com o nome de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Miséria.

Na reunião, presentes a maioria dos ministros, Dilma explicitou seu modelo de atuação. E ficou claro a razão do empresário Jorge Gerdau ter sugerido que o modelo PAC fosse estendido à toda ação governamental. Mais do que um programa específico, trata-se de um modelo gerencial de coordenação de ações de governo.

Primeiro, Dilma definiu quatro grandes eixos de coordenação, cada qual entregue a um Ministro da sua estrita confiança.

O primeiro, de política econômica, será coordenado pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega. O segundo, de infraestrutura (o PAC propriamente dito), pela nova Ministra do Planejamento Mirian Belchior. O terceiro, de políticas sociais, sob a coordenação de Tereza Campello. O quarto, de direitos da cidadania, sob Gilberto Carvalho. Cada Ministro coorde-nador falando em nome da Presidente.

A reunião de quinta foi da área social.Antes da reunião, cada Ministro recebeu

a pauta e as questões que deveriam ser de-senvolvidas. Cada qual teria um tempo pré-determinado para descrever o que seu Ministério poderia fazer pelo tema.

Na sala, montou-se uma rede de micro, no qual era pos-sível ler a apresentação da Ministra, em Power Point.

Dilma iniciou a reunião enfatizando a prioridade da erra-dicação da miséria. A intenção da reunião era dar o tiro de partida para a ação coordenada entre os diversos ministérios. Para tanto, cada Ministro tinha dez minutos para expor o

que poderia fazer pelo tema, inclusive explicitando ações e territorialidade. Um apresentou o mapa da pobreza, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) mostrou o mapa dos Arranjos Produtivos Locais.

Na cabeceira, Dilma estava ladeada por Mantega e por Antonio Pallocci – este incumbido de administrar o tempo, facultar a palavra e anotar os pontos principais.

À medida que as exposições eram feitas, o PPT se enri-quecia. Dilma solicitava a inclusão de pontos novos, num

exercício de brainstorm. O documento com as ideias principais foi sendo montado ao vivo e online.

Observou-se diferença importante no comportamento de Dilma, em relação aos seus tempos de Casa Civil. Não mais a Minis-tra explosiva da Casa Civil, mas uma presi-dente calma, tranquila, igualmente objetiva – é como se o cargo de presidente prescindisse da necessidade de bater na mesa.

Quando um Ministro fazia uma exposi-ção mais superficial, era convidado a apro-fundar o tema para a próxima reunião. E Palocci se incumbia de cortar a palavra dos mais prolixos.

Notou-se uma diferença importante em relação ao modelo Lula de reunião.

Com Lula exploravam-se os conflitos para se tirar a síntese.

No caso de Dilma, expõem-se previamente os objetivos fundamentais e as linhas a serem desenvolvidas. É mais gerencial.

O passo seguinte será os Ministros aprofundarem os temas propostos, através de reuniões bilaterais. Todas elas sendo supervisionadas por Tereza Campello, incumbida de montar o todo e definir os indicadores de acompanhamento.

Page 3: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

“ Nosso Estado merece ter, cada vez mais, boas políti cas públicas"

Luiz Cláudio Romanelli

ELEIÇÕES MUNICIPAIS Grupos políticos se preparam para eleições de 2012; no Paraná, PDT e PSDB tendem a fi car de lados opostos

TRIBUNA DO VALE Política A-3

P anorama Regional

Dengue preocupa

“ As situações mais delicadas para o grupo de Beto Richa estão nos três principais municípios administrados pelo PDT

Disputa eleitoral de 2012 já começou

CURITIBA

Salário mínimo regional pode aumentar em até 10%, salienta Luiz Romanelli

Fotos: Divulgação

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Das Agências

A eleição do ano passado alterou a composição dos grupos políticos paranaenses e pode ter re� exo nas eleições municipais do ano que vem. Antes aliados, PDT e PSDB, teoricamente rompidos após a disputa entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), tendem a estar em lados opos-tos.Refazendo as alianças, o grupo que conquistou o go-verno do Estado (formado por PSDB, DEM, PPS, PSB e PP, entre outros) precisará buscar novos nomes para adminis-trar, também, os principais munic ípios paranaenses. E alguns no-mes podem sair, inclusi-ve, da equi-pe que Beto Richa acabou d e m o nt a r ou dos par-l a m e nt a re s eleitos pela coligação.

O novo secretário de Re-lações com Comunidade, Wilson Quinteiro (PSB), por exemplo, já desponta como um nome forte para a disputa das eleições municipais em Maringá, tendo, inclusive, o apoio do secretário de In-dústria e Comércio Ricardo Barros (PP).

Hoje, Maringá é coman-dada pelo irmão de Ricardo, Sílvio Barros (PP), que, em segundo mandato, não pode-rá disputar a reeleição, assim

como nenhum parente seu.Com isso, Quinteiro, que

disputou as eleições de 2008 e foi eleito deputado estadual no ano passado, passaria a ser o nome do grupo. O seu mais forte concorrente seria Ênio Verri (PT), da coligação que apoiou Osmar Dias ao governo.

Outro nome certo do gru-po nas eleições do ano que vem é o do deputado estadual eleito César Silvestri Filho (PPS) em Guarapuava. Filho do secretário estadual de De-senvolvimento Urbano, Cé-

sar Silvestri Filho (PPS), o jovem de-putado chega à Assembleia já com planos de tornar-se prefeito, e o aval da coli-gação.

P a r a Londrina, a aliança tem dois nomes na equipe de gover no : o

secretário de Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e o diretor da Sanepar Antonio Carlos Salles Belinati (PP), filho do ex-deputado Antonio Belinati, que mesmo com o registro cassado pela Justiça Eleitoral foi o mais votado nas eleições municipais de 2008.

Antonio Carlos foi candi-dato a deputado estadual, mas não se elegeu. Enquanto um carrega o sobrenome polêmi-co, mas popular, Hauly para disputar nova eleição precisa superar o trauma da derrota

Hauly é sempre uma alternativa para o governo em Londrina

Belinatti deve concorrer a disputa em Londrina

Quinteiro pode ser candidato a prefeitura de Maringá

dupla sofrida em 2008, quan-do perdeu para Belinati o se-gundo turno e, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, perdeu a eleição suplementar para o atual prefeito, Barbosa Neto (PDT), no ano seguinte. Foi a quarta tentativa de Hauly de ser prefeito de Londrina.

Em Ponta Grossa, o pre-feito Pedro Wosgrau (PSDB) também encerra seu segundo mandato e a alternativa para a coligação seria tentar atrair os antigos adversários locais, os irmãos Marcelo Rangel ou Sandro Alex (hoje deputados estadual e federal, respec-tivamente), do PPS, numa situação inversa à da capital, onde ao invés de unir antigos

rivais, o grupo político tem a tarefa de evitar o rompimento entre o prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB): ambos querem ser candidatos a pre-feito de Curitiba.

As situações mais delicadas para o grupo de Beto Richa estão nos três principais mu-nicípios administrados pelo PDT de Osmar Dias. Paulo MacDonald (Foz do Iguaçu), Edgar Bueno (Cascavel) e José Baka Filho (Paranaguá) foram eleitos com o apoio do PSDB e dos demais partidos. Agora, a chapa terá de buscar um nome alternativo, principalmente em Cascavel, onde Bueno deve disputar a reeleição.

Das Agências

O governo Beto Richa (PSDB) vai manter mais uma política pública implantada pelo ex-governador Roberto Requião (PMDB). No auge da discussão nacional sobre o novo valor do salário mínimo, o secretário estadual do Tra-balho, Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli (ex-líder de Requião na As-sembleia Legislativa) garantiu ontem, que o Paraná vai man-ter seu piso mínimo regional.

Em reunião com integran-tes da Coordenação Federativa dos Trabalhadores (CFT-PR), Romanelli assegurou que o

governo pretende manter o mínimo diferenciado no Es-tado e, inclusive, reajustá-lo.

“É um instrumento pode-roso para superar a profunda desigualdade social que nós temos hoje. Nosso Estado merece ter, cada vez mais, boas políticas públicas”, ava-liou Romanelli, que disse que o piso regional começará a ser discutido no Paraná nos próximos meses. “A data base do mínimo regional é maio. Até lá, haverá debates com as centrais sindicais, o setor patronal e o governo Estado, além de unidades técnicas como Ipardes e Dieese. Com o crescimento de economia já

podemos prever aumento do valor”, anunciou.

Romanelli explicou que fazem parte da de� nição do valor do salário mínimo ín-dices como in� ação e PIB. “O PIB do Paraná deve fechar o ano com um crescimento de aproximadamente 8,4% e, pelo menos, metade deste cresci-mento tem que se somar na renda mínima do trabalhador”, disse o secretário, prevendo um reajuste de cerca de 10% no piso, somando esses 4% de repasse do PIB aos 6% da in� ação anual.

O piso regional é amparado pela lei complementar federal n.º 103, do ano 2000, que pre-

vê a instituição nos Estados e Distrito Federal de um piso salarial para os empregados que não tenham piso salarial de� nido em lei federal, con-venção ou acordo coletivo e já foi implantado em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apesar de várias ações de inconsti-tucionalidade movidas por federações comerciais.

No Paraná, foi instituído em 2006 e é o maior salário regional do Brasil. Atualmen-te, os valores variam de R$ 663,00 a R$ 765,00, para qua-tro categorias de empregados, que não têm acordo coletivo de trabalho.

Começou bemO primeiro repasse do Fundo de Participação dos

Municípios (FPM) de 2011 foi depositado ontem (dia 10) na conta das prefeituras de todo o País. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esclarece que o primeiro repasse do ano ainda tem ref lexos da arrecadação obtida no f inal do ano passado, fortalecida pelas compras de f im de ano. O valor, considerado bom, indica uma possível sequência na recuperação do Fundo iniciada em dezembro de 2010.

Paraná em quintoA participação de cada Estado no FPM de 2011

mudou em relação a 2010, por causa da alteração nos coeficientes das capitais e dos municípios que fazem parte do chamado FPM-Reserva, destinado aos Municípios com população acima de 142.633 habitantes. De acordo com levantamento da CNM, as maiores participações permanecem com São Paulo, Minas Gerais e Bahia, que terão às seguintes par-ticipações no FPM geral: 13,3%, 13,1% e 9,2%. Em seguida vêm Rio Grande do Sul, com 6,8%, e Paraná com participação de 6,7% no bolo total do Fundo.

Não passa de boatoO deputado eleito Mauro Moraes (PSDB), saiu em

defesa de seu colega de bancada, Valdir Rossoni, e negou que haja um movimento no ninho tucano para tirar de suas mãos a eleição como novo presidente da Assembleia Legislativa. "Não passa de boato", disse, referindo-se a noticia que o deputado Nelson Garcia estar ia ar t iculando uma chapa. Segundo Moraes, “não existe qualquer resistência ao nome de Rossoni, pois sua indicação tem o aval da bancada, respeita a proporcionalidade dos partidos na Casa, e tem o aval do governador Beto Richa”.

Apoio ao produtor ruralEm Matinhos no f inal de semana, onde visitou

a Fe i ra Sab ores do Paraná , R icha anunciou que quer mais técnicos no Instituo Emater para atender principalmente o pequeno produtor. “O Emater pre-cisa de investimentos. Os agricultores podem ter a certeza que, com recursos, e órgãos de assistência organizados, vamos ampliar a renda do produtor rura l , pr incipalmente dos pequenos”, af irmou. o governador.

Regra adiadaA degustação para analisar sabor e aroma do café

foi suspensa por seis meses pelo Ministério da Agri-cultura, após pressão da indústria. O setor cafeeiro reclamou que os critérios def inidos em instrução normativa são "subjet ivos" e que fa ltam técnicos treinados para proceder a uma correta avaliação da produção de café.

Mais rigidezA análise sensorial criada pela instrução norma-

tiva nº 16, com início previsto inicialmente para fe-vereiro, estabelece condições para o governo avaliar a qualidade do café torrado e moído, com análise de sabor, aroma, acidez e adstringência do café. O go-verno manteve a data para o início da fiscalização so-bre impurezas e umidade - 17 de fevereiro-, também prevista na instrução. Os técnicos da Agricultura e os representantes do setor vão agora tentar adotar novos critérios para realizar a análise sensorial do produto. A instrução normativa nº 16 interrompe um ciclo de 20 anos de autorregulação da indústria de café. O controle volta a f icar com o governo. O café que não se enquadrar nas normas terá a venda proibida. A regra estabelece limites de 5% de umida-de e 1% de impurezas (casca, paus, restos de folha) e matérias estranhas (sementes ou farelo de milho). Isoladamente, o limite é 0,1%.

A Secretaria de Esta-do da Saúde implantou na segunda-feira (dia 10) uma Sala de Situação para monitorar semanalmente os municípios que estão em situação de emergên-cia no combate à dengue. A sala, instalada junto ao gabinete do S ecretár io, é uma das ações do Pla-no Emergencial Contra a Dengue a serem executa-das nos próximos 90 dias. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Sarandi os que mais preocupam as au-

toridades estaduais. O se-cretário da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a princípio a sala servirá para atender a situação da dengue, que é a pior já en-frentada no Paraná desde o aparecimento da doença e que posteriormente será usada para atender outras demandas. “Através da sala de situação, os técnicos do programa estadual e os municípios trocarão infor-mações constantemente, e o Estado poderá intervir quando for preciso”, afir-mou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezi-fredo Paz.

Page 4: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

TRIBUNA DO VALEA-4 Geral

IMPOSTOS

PREÇO

JACAREZINHO Mais de 100 funcionários vão passar período de entressafra assistindo à aulas

“É muito lucrativo para a empresa, que não passa por burocracias ligadas a recursos humanos (demissão e recontratação) e ainda recebe um funcionário melhor e mais especializado depois da entressafra”

Usina larga na frente e inicia curso de qualificação profissional

Funcionários começaram a assistir às palestras na manhã de ontem

IPVA atrasado pode ser parcelado em até 10 vezes

Etanol é mais vantajoso que gasolina em 4 Estados

Antônio de Picolli

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Felipe Campos Peres

Na manhã de ontem, fun-cionários da Usina Jacarezi-nho começaram um curso de quali� cação pro� ssional e social. Ao todo, mais de 100 trabalhadores da empresa vão participar. O curso foi prevista e incentivado pelo governo federal, através do programa Bolsa Quali� cação, do Minis-tério do Trabalho. O objetivo do evento é segurar os pro� s-sionais vinculados à empresa durante o período de entres-safra e prepara-los no sentido de melhorar a atuação, tanto dentro da empresa quanto no âmbito social.

Em Jacarezinho as aulas estão sendo ministradas no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Usinas de Álcool de Jacarezinho e a articulação está sendo feita pelo Instituto Adolpho Bauer, de Curitiba. O instituto, que não possui � ns lucrativos, é especializado na promoção e articulação de ações sociais.

De acordo com o represen-tante comercial do instituto, Josemar Chaves Nizer, que está em Jacarezinho para organi-zar o curso, há dois gargalos principais em promover as aulas. “Primeiro é a inclusão social, qualificando a mão de obra do trabalhador e sua relação social”, disse. “Em segundo, é interessante tanto para a empresa quanto para o trabalhador não se desvincular da usina durante o período de entressafra”, completou. As palestras e os cursos serão

ministrados por professores contratados pelo instituto. “A maioria dos professores é de Jacarezinho e região, pois eles já conhecem a realidade local. Apenas uma minoria virá de fora”. Tradicionalmente, as usinas de álcool demitem os funcionários no período de entressafra (que começa em dezembro e dura cerca de dois meses) para depois recontrata-los. “Isso é péssimo tanto para os funcioná-rios, que � cam desempregados até serem cha-mados nova-mente, e é ruim também para a empresa, que gasta dinheiro e tempo com as demissões e depois nas re-contratações”, concluiu.

Nizer expli-ca ainda que, como previsto no programa Bolsa Qualifi-cação, os dois meses ‘de férias’ dos funcioná-rios são pagos pelo Fundo de Amparo ao Tra-balhador (FAT), ligado ao Mi-nistério do Trabalho. “Como rege a lei, o FAT dá o respaldo de salário aos empregados das usinas durante o período de entressafra”. Dessa forma, cada funcionário recebe o equiva-lente a 1,8 salário mínimo du-rante os meses de entressafra,

o que cobre, segundo o presi-dente do Sindicato dos Traba-lhadores nas Usinas de Álcool de Jacarezinho, José Ramos Vasconcelos, o salário de no mínimo 80% dos pro� ssionais da área sucroalcooleira. “A maioria esmagadora de fun-cionários desse setor recebem em torno de R$ 800. O repasse do FAT atinge esse salário”. Pro� ssionais que ganham mais do que 1,8 salários recebem a

diferença da própria em-presa. Mes-mo ass im, Nizer acredi-ta que as em-presas saem ganhando ao ingressar no prog rama. “É muito lu-crativo para a empresa, que não pas-sa por buro-cracias liga-das a recur-sos humanos (demissão e recontrata-ção) e ainda recebe um funcionário m e l h o r e mais espe-

cializado depois da entres-safra”.

O cursoDe acordo com Nizer, o

curso terá duração de 120 horas, que cobrem exatamente o tempo ocioso de dois meses dos funcionários durante o período de entressafra. O

representante comercial do instituto explica que o curso é dividido em duas frentes: cur-so de quali� cação pro� ssional e inclusão social. Durante a primeira semana, os profis-sionais assistem à palestras relacionadas ao âmbito social. “São palestras sobre ética, cidadania, relações humanas, saúde entre outros. A ideia é preparar o funcionário não só em termos pro� ssionais, mas instruí-lo também na vida pessoal e social”, explicou.

Os 105 funcionários inscri-tos no curso foram divididos em duas turmas, já que os cursos técnicos de quali� cação são dois: mecânico agrícola e torno e solda. “Através de uma triagem diagnosticamos o per� l dos funcionários para encaixa-los no curso mais ade-

quado”, disse Nizer. A partir da semana que vem os módulos dos cursos serão especiali-zados. “Nesta semana tanto a turma da manhã quanto a turma da tarde estão assistin-do ao mesmo conteúdo, que será dividido após a próxima segunda-feira”.

DesenvolvimentoPara Nizer, o Brasil passa

por um momento de desen-volvimento e, por isso, vai precisar cada dia mais de pro-� ssionais especializados. De acordo com o representante comercial, esse cenário de pro-gresso empresarial, comercial e industrial vai re� etir também no per� l dos pro� ssionais que trabalham no campo. “O setor sucroalcooleiro está passando por uma transformação, que é a automação do campo. Por

isso, as indústrias, como é o caso aqui, vão precisar de pro-fissionais especializados em trabalhar com esse novo ma-quinário, como por exemplo, na mecânica dos maquinários modernos”, falou.

Hoje, só no Sindicato dos Trabalhadores nas Usinas de Álcool de Jacarezinho, que atua na região do Norte Pioneiro, há mais de cinco mil pro� ssionais cadastrados. O objetivo do presidente do sindicato, José Ramos Vas-concelos, é capacitar todos esses pro� ssionais através do programa Bolsa Quali� cação dentro de dois ou três anos. “Nosso objetivo já está traça-do. Tenho entrado em contato com as indústrias da região para explicar como funciona o programa”, � nalizou.

Homero Pavan

O Imposto sobre a Proprie-dade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2010 e anteriores pode ser facilmente parcelado pelos contribuintes em até 10 parce-las mensais. O procedimento é simples, feito diretamente pelo interessado pela internet. Outra opção é comparecer pessoalmente às unidades da Receita Estadual e solicitar o benefício.

Na Agência há necessidade do comparecimento do pro-prietário do veículo ou, se for o caso, do representante legal munido de procuração com poderes especí� cos para efetu-ar o parcelamento do imposto.

Na internet - endereço http://www.fazenda.pr.gov.br

-, o contribuinte deve procu-rar no menu à esquerda o link IPVA. Na página seguinte do site são solicitados o número do Renavam e a digitação de caracteres de con� rmação.

O serviço proporciona o acesso a um conjunto de in-formações e instruções com relação ao IPVA e as princi-pais diretrizes que regem o recolhimento do tributo. Com a listagem dos débitos basta selecionar aqueles que serão parcelados e imprimir a guia (GRPR). Não há necessidade de apresentar documentos. Considera-se formalizado o parcelamento com o paga-mento da primeira parcela, que vence no dia seguinte ao do pedido de parcelamento. As demais parcelas vencerão no último dia útil dos meses

subsequentes. Não ocorren-do o pagamento da primeira parcela, o parcelamento será cancelado.

IPVA 2011Os proprietários de veícu-

los terão desconto de 5% para pagamento da cota única, que vence de acordo com o � nal da placa (veja Tabela), no mês de fevereiro. Quem optar pelo pagamento sem desconto m cota única o prazo é até março. Há ainda a possibilidade de pagamento em 5 cotas (parce-las), com vencimento a partir de março.O pagamento pode ser feito com cheque de outra instituição bancária o IPVA no Banco do Brasil, desde que o cheque seja do proprietário do veículo e o pagamento feito em GR-PR. Para cada IPVA deve-se emitir um cheque

no valor exato do imposto. O cheque deve ser nominal à Se-cretaria de Estado da Fazenda do Paraná.

Licenciamento e multasAlém do IPVA, o contri-

buinte que ainda não efetuou o pagamento da Taxa de Licen-ciamento e multas referentes a exercícios anteriores a 2011 devem procurar uma agência ou posto de atendimento do Banco do Brasil, munido do número do Renavam do ve-ículo.

Descontos5% (cinco por cento) do

valor devido para pagamento no mês de fevereiro, observa-dos os prazos de pagamento constantes do Calendário IPVA/2011 - pagamento com boni� cação de 5%.

Sem desconto para pa-

Das Agências

Os preços do etanol se-guem competitivos nos postos de combustíveis de apenas quatro Estados brasileiros em relação à gasolina. Os da-dos, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis (ANP), foram compilados pelo AE-Taxas e se referem à semana terminada em 8 de janeiro de 2011.

Atualmente, o etanol está competitivo nos Estados de

Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins. Nos Estados do Ceará, do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Pernambuco é indiferente a utilização do eta-nol ou da gasolina no tanque. Em 18 Estados e no Distrito Federal, usar gasolina é mais vantajoso para o consumidor.

No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, o com-bustível renovável apresenta a quarta maior competitividade do Brasil, de acordo com os

preços compilados pela ANP, perdendo apenas para Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,50 por litro em São Paulo, o etanol hidrata-do é competitivo na região até R$ 1,75 e, na média da ANP, o preço em São Paulo � cou em R$ 1,73 por litro, 1,14% abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol. Na semana, os preços do etanol subiram 1,70% nos postos de São Paulo.

Os preços do etanol hidra-

tado praticados nos postos brasileiros subiram em 17 Estados e caíram em 6 (Acre, Amapá, Espírito Santo, Per-nambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). No Pará, em Rondônia, em Tocantins e no Distrito Federal, os preços per-maneceram estáveis, de acordo com os dados da ANP.

A maior alta foi registra-da em São Paulo, de 1,7%, seguido pela Bahia (1,18%). A maior queda foi veri� cada no Sergipe, de 1,55%. O preço

médio em São Paulo � cou em R$ 1,73 por litro, ante R$ 1,701 por litro de etanol na semana anterior. No Paraná, o preço médio � cou em R$ 1,821 (R$ 1,82 na semana anterior).

Na média de preços do Brasil, a gasolina tornou-se mais competitiva que o etanol. Segundo a ANP, na média do Brasil, o preço do etanol � cou em R$ 1,848 na semana, ante R$ 1,827 registrada na semana anterior. Em relação à média do preço da gasolina no País,

que foi de R$ 2,603 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,8221 por litro, o que confere maior competitivi-dade à gasolina.No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,399 por litro no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,79 por litro registrado no Acre. Na média de preços, o menor preço médio foi o de Goiás, de R$ 1,687 por litro, e o maior preço médio foi registrado no Acre, de R$ 2,36 por litro.

Bonificação 5% Sem Bonificação ou 1ª Parcela

Fevereiro Março

14/02/2011 14/03/2011 Placa Final - 115/02/2011 15/03/2011 Placa Final - 216/02/2011 16/03/2011 Placa Final - 317/02/2011 17/03/2011 Placa Final - 418/02/2011 18/03/2011 Placa Final - 521/02/2011 21/03/2011 Placa Final - 622/02/2011 22/03/2011 Placa Final - 723/02/2011 23/03/2011 Placa Final - 824/02/2011 24/03/2011 Placa Final - 925/02/2011 25/03/2011 Placa Final - 0

Prazos de PagamentosVeículo Automotor

gamento no mês de março, observados os prazos de pa-gamento constantes do Calen-dário IPVA/2011 – pagamento sem boni� cação ou parcelado.

CalendárioPara obter o desconto de

5%, o IPVA de 2011 deve ser pago rigorosamente nos pra-

zos � xados no calendário, de acordo com o � nal da placa do veículo.

No caso de pagamento parcelado, inexiste o direito a qualquer boni� cação e o pra-zo de pagamento das demais parcelas dar-se-á no mesmo dia dos meses subseqüentes.

Page 5: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

TRIBUNA DO VALE Cidades A-5

JACAREZINHO FÉRIAS

REGIÃO O vai e vem de ambulâncias pelas estradas revela situação crítica da saúde regional

Falta de especialidades médicas provoca “exportação” de pacientes

Ala de oncologia terá 200 metros quadrados e atenderá cerca de 20 pacientes por dia

Planta já foi aprovada e nova deve estar com sua estrutura pronta em 60 dias.

Alistamento iniciou dia 4 e vai até o dia 30 de abril

Nas Férias cai o numero de doadores

Junta divulga prazo para alistamentoDivulgação

Divulgação

Fotos: Aline Damásio

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aline Damásio

Todos os dias centenas de pessoas do Norte Pioneiro são atendidas nos mais diversos hospitais espalhados por todo o Estado. Com isso, o que se vê é uma verdadeira romaria de ambulâncias diariamente percorrendo as estradas do Estado, em busca de socorro aos pacientes na região. Nem sempre essa história acaba bem. Com esse vai e vem, os acidentes acabam sendo inevitáveis e o que era para salvar vidas, acaba apressando o � m delas.

Esse panorama real é o re� exo da falta de estrutura da saúde na região, que não oferece especialidades médi-cas su� cientes para tratar dos doentes nas proximidades de suas cidades.

Maria Aparecida Lorenti-no viveu durante vários anos esta realidade. Auxiliar de serviços gerais, ele fez várias viagens para Curitiba à pro-cura de tratamento para seu � lho, que tinha um problema no ouvido. “Viajei muito para poder cuidar do meu filho que tem problemas auditivos desde bebê. Só para conseguir a cirurgia de reconstrução do tímpano foram dois anos de espera”, conta.

De acordo com a 19° regio-nal de Saúde de Jacarezinho, somente para a cidade de

Curitiba foram encaminhados 4.448 pacientes de 22 municí-pios da região, no período de janeiro e dezembro de 2010. Para tratamentos em Londrina foram 720 pacientes no mes-mo período.

Segundo Janaína Luiz Pe-reira, enfermeira gerente do Centro Regional de Especiali-dades da Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) as maiores procuras em grandes centros são para tratamento na área da oncologia (câncer) e cirurgias de grande porte. “Fazemos o atendimento inicial no Cis-norpi.

Outras patologias também necessitam ser tratadas em grandes centros. Através do Cisnorpi são encaminhados pacientes para especialidades nas áreas cardiovasculares, ortopedia, hematologia, mas-tologia, entre outras.

Os pacientes são atendidos dentro do programa TFD (Tratamento Fora do Domi-cílio) que é um benefício de-� nido por portaria do governo federal instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de As-sistência à Saúde (Ministério da Saúde) que garante através do SUS, tratamento médico a portadores de doenças não tratáveis no município de ori-gem e quando esgotado todos os meios de atendimento. O programa oferece ainda pas-sagens de ida e volta e se ne-cessário aos acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem, além de aju-da de custo para alimentação e hospedagem do paciente e acompanhante enquanto du-rar o tratamento.

Mesmo que a população da região tenha acesso a vá-rios tratamentos em gran-des centros, a “exportação”

de pacientes causa diversos danos aos municípios e ao próprio paciente. O aumento do tempo de transporte, além de requerer mais meios, nem sempre disponíveis, resulta ainda num maior desconforto de quem precisa de se deslocar com periodicidade, podendo mesmo implicar um desgaste físico e psicológico inaceitá-veis para quem já se encontra fragilizado, e que pouco con-tribui para o processo de cura e recuperação dos pacientes.

A conjugação destes fatores acresce ao desgaste do moto-rista e o cansaço dos tripulan-tes, e traduz-se, ainda, num maior risco para os envolvi-dos nas missões de socorro, serviços de transporte e para todos os transportados nas ambulâncias, normalmente já fragilizados em termos físicos. A conseqüência dessa mistura explosiva tem aparecido nas estatísticas que comprovam o crescimento significativo do número de acidentes com ambulâncias.

SoluçãoA Santa Casa de Jacarezi-

nho conseguiu espaço para instalar um setor específico para atender pacientes com câncer. A ala oncológica, que vai atender adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde, deve � car pronta ainda este ano.

A planta do local, que já teve a aprovação da Vigilân-cia Sanitária terá 200 metros quadrados e capacidade para atender cerca de 20 pacientes por dia.

Segundo o Presidente da Santa Casa Paulo Diniz, a ala deverá ser inaugurada brevemente, pois o espaço fí-sico está pronto, necessitando apenas de alguns ajustes. “A parte física deve � car pronta em no máximo 60 dias, aí dependemos da parte burocrá-

tica e política para começar a funcionar”, diz. A Santa Casa investiu cerca de R$ 200 mil na adequação do setor, que contará com atendimento de quatro especialistas da Clínica Pro Onco, de Londrina, que administrará o espaço.

A instalação traz muitos benefícios para região, pois as

pessoas não precisarão mais se deslocar até Londrina ou regiões ainda mais distantes para fazer sessões de rádio e quimioterapia, entre outros procedimentos. A ala conta-rá com atendimento de dois cirurgiões oncológicos e dois hematologistas.

“Essa nova conquista só

melhora a qualidade de atendi-mento aos pacientes da nossa região, pois o tratamento será feito totalmente pelo SUS. A idéia é descentralizar o aten-dimento médico e assim trazer para nossa região melhores condições de atendimento á saúde da nossa população”, comemora.

Da Assessoria

A 64ª Junta de Serviço Mi-litar divulgou o prazo referente ao alistamento militar em Ja-carezinho para os jovens que completaram ou completarão 18 anos de idade em 2011. O prazo se iniciou no último dia 4 e se estende até 30 de abril deste ano. Os integrantes desta faixa etária devem se apresen-tar no próprio órgão.

A Junta Militar, em Jaca-

rezinho, fica localizada na própria Prefeitura Municipal, na rua Coronel Batista, 335. Dúvidas podem ser retiradas pelo número 3911-3112, com Juliana Botelho e o atendimen-to é feito das 8h até 11h30 e das 13h às 17h.

O titular da 9ª Delegacia de Serviço Militar, o 2º Te-nente Paulo Gilmar de Farias Teixeira, lembra os jovens dos documentos obrigatórios que devem ser levados: foto

3x4, Certidão de Nascimen-to original, documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), e se morar na zona rural, é preciso levar também um comprovante de residência.

Aqueles que não se apre-sentarem até a data citada terão que pagar multa, � cando em débito com a Justiça e im-pedidos de exercer seus direi-tos civis. A sugestão de praxe do Exército Brasileiro é que na

foto apresentada, o jovem não apareça de brincos, correntes ou camisas coloridas, preferin-do uma camisa de cor única e fundo branco.

Esta apresentação é obri-gatória para todos os jovens, independente da carreira que este pretende seguir no de-correr de sua vida e é também o primeiro passo para os que querem ingressar no Exérci-to, Marinha ou Aeronáutica brasileira.

Das AgênciasDurante o período de fé-

rias a quantidade de sangue nos Hemocentros baixa con-sideravelmente. Isso acontece porque muitos doadores via-jam, e deixam de contribuir justamente quando acidentes e outras ocorrências aumen-tam.

De acordo com informa-ções da assessoria de comu-nicação do Banco de Sangue do Estado do Paraná (HE-MEPAR), várias estratégias são usadas para incentivar os doadores durante todo o ano. No entanto, o pedido precisa

ser intensi� cado nessa época em que as doações caem de 30 a 40%.

Para ser doador basta pro-curar o posto de coleta da sua cidade, e preencher alguns requisitos como estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no míni-mo 50 kg, estar descansado e alimentado.

O deputado Rossoni apro-veitou para fazer a sua parte, e doou sangue no Hemobanco de Curitiba: “Com um pouco do seu tempo você pode sal-var vidas. Vamos levar esse compromisso a sério.”

Hemocentros pedem ajuda para manter estoque de sangue

Page 6: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

Da Redação

Um acidente entre duas motocicletas deixou um fe-rido e paralisou o trânsito na rua Benedito Lúcio Macha-do, na Vi la Claro, por 10 minutos . O entregador da empresa Silva Gás, Zaqueu Honorato Sa-bino, 24 anos, que pilotava u m a H o n -d a C G 1 5 0 , placas ASU-6 0 7 5 , f a z i a uma entrega e ao fazer uma conversão, foi atingido por outra motocicleta, Yamaha

Factor 125, placa ARZ-9554, conduzida por um adoles-cente que fugiu.

O entregador foi enca-m i n h a d o pelo C orpo de Bombeiros para o Pron-to Socorro do Hospital Nos-sa Senhora da S aú d e c o m f e r i m e n t o s leves. Alguns a m i g o s d o adolescente tentaram le-var a moto, mas colegas

de serviço do entregador impediram. A Polícia Militar atendeu o caso e deve res-ponsabilizar o dono da moto.

se comparado aos últimos dias de 2010”, revela.

Em Santo Antônio da Plati-na, que sofreu um surto no iní-cio de 2010, a situação está sob controle. Desde novembro, foram notificados 20 casos com apenas dois con� rmados. Barra do Jacaré ainda não teve nenhum caso con� rmado este ano, porém como sofreu com um surto no início de 2010, com uma infestação de 4.000% por 100 mil habitantes – 300% já considerado alto pelo Mi-nistério da Saúde – também entrou na lista.

GovernoPara combater a doença

no Estado, a SESA implantou nesta segunda-feira (10) a sala de situação para monitorar semanalmente os municí-pios que estão em situação de emergência no combate à den-gue. A sala, instalada junto ao gabinete do secretário, é uma das ações do Plano Emergen-cial Contra a Dengue a serem executadas nos próximos 90 dias. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacare-zinho e Sarandi os que mais preocupam.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a princípio a sala servirá para atender a situação da dengue, que é a pior já enfrentada no Paraná desde o aparecimento da doença. “Não queremos mais repetir os da-dos de 2010. As 15 mortes por dengue registradas no último ano poderiam ter sido evita-

das. O que temos sentido é que faltou planejamento e gestão em todas as áreas”, a� rmou. Posteriormente a sala servirá para atender outras demandas.

“Através da sala de situação, os técnicos do programa esta-dual e os municípios trocarão informações constantemente, e o Estado poderá intervir quando for preciso”, a� rmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A sala atenderá exclusivamente técnicos dos municípios, das regionais de saúde e profis-sionais de saúde. A população em geral, que precisar sanar dúvidas ou fazer algum tipo de denúncia, deve procurar a Vigilância em Saúde de seu município ou a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde.

PLANO EMERGENCIAL - Além da implantação da sala, nos primeiros 30 dias serão feitos trabalhos bloqueio, com o uso do “fumacê” nos municí-pios mais atingidos pela doen-ça, e a capacitação de agentes de saúde e de endemias. O Governo também investirá de maneira emergencial na com-pra de 400 nebulizadores cos-tais (portáteis). “Vamos inten-si� car as ações de prevenção e de informação, reforçando as campanhas educativas, com o envio de materiais”, enfatizou o superintendente.

O plano prevê a ampliação do Levantamento do Índice de Infestação Rápido para o Aedes aegypti (Liraa) de 25 municípios para 65. Nos próximos 60 dias, os 40 mu-nicípios incluídos no Liraa

TRIBUNA DO VALEA-6 Cotidiano

DENGUEAlém de Jacarezinho que sofre com um surto, Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré também entraram na lista

ACIDENTE TRISTEZA

Governo coloca três municípios da região em estado de alerta

Casos con� rmados já passam de 300 em Jacarezinho

Arlei e Tamires juntos nas festas do Natal de 2010

Carro de Ariel � cou todo destruído com a força do impacto

Acidentes com motos são registrados quase diariamente

“O entregador foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora”

Menor causa acidente, abandona moto e foge

Familiares se despedem de casal morto

Antônio de Picolli

Antônio de Picolli

Divulgação

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Da Redação

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) divulgou ontem a lista dos municípios prio-ritários no combate contra a dengue. Além de Jacarezinho, que está entre os cinco em prioridade zero no estado, Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré também estão na lista.

De acordo com o chefe em Vigilância Sanitária da 19ª Regional de Saúde de Jacare-zinho, Adão Jair Fioravante, a situação em Jacarezinho é preocupante. De acordo com dados atualizados, divulgados ontem, são 535 casos noti-ficados e 342 confirmados desde o fim de outubro do ano passado até ontem. “Em-bora o número de casos ainda esteja crescendo, nas últimas semanas tivemos uma queda

Da Redação

As estradas do Paraná � ze-ram mais vítimas neste � m de semana. Um acidente trágico que aconteceu no � m da tarde de sábado, 8, na PR-092 em Piraí do Sul, matou o casal platinense Arlei Jesus Levat-ti Filho, 25 anos e Tamires Levatti, 19 anos. Eles foram enterrados no domingo, 9, no cemitério São João Batista, em Santo Antônio da Platina. O cortejo, que saiu às 16 horas da Funerária Platinense, foi marcado por grande comoção pela multidão que acompa-nhou os corpos pela avenida Oliveira Motta.

Os pais de Arlei, que pre-senciaram o acidente, esta-vam inconformados. Antes do sepultamento, homena-gens foram prestadas ao casal.

Arlei trabalhava no centro social e Tamires trabalhava no Auto Posto AM/PM Ipiranga. A morte prematura do casal chocou a cidade. Os com-panheiros de trabalho e de faculdade – os dois cursavam o ensino superior em Ouri-nhos – se sensibilizaram e prestaram várias homenagens em redes sociais, na Internet.

AcidenteO casal retornava de Ita-

poá/SC e quando passavam por Piraí do Sul, próximo ao Restaurante Recanto Feliz, foram atingidos por um carro que fazia uma ultrapassagem. Fernando Alves, 27 anos, que dirigia um Gol, placas IFR-8387, não conseguiu se adiantar e bateu na lateral da Scania. O carro invadiu a outra pista e atingiu o Corsa do casal, que capotou em uma

receberão treinamento para realizar o levantamento duran-te todo o ano. O levantamento permitirá identi� car as regiões mais vulneráveis.

No prazo de 90 dias, o Go-verno vai apoiar a reestrutura-ção dos comitês municipais de mobilização contra a dengue. “Os comitês tem papel impor-tante no combate a dengue porque são sensibilizadores e fiscalizadores”, explica o superintendente. Ainda neste período o Governo deverá in-termediar junto ao Ministério da Saúde o repasse de recursos federais aos municípios mais atingidos pela doença.

NÚMEROS – Na segunda-feira (10) também foi divulga-do o novo boletim da dengue com dados preliminares do ano de 2010. Segundo o bo-letim, foram confirmados

33.456 casos de dengue no Estado, sendo que 32.594 são casos autóctones. A partir dos casos con� rmados foram diagnosticados 64 casos de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e 121 casos de dengue com complicação – DCC. Quinze pessoas morreram.

A região de Foz do Igua-çu teve o maior número de confirmações de casos de dengue em 2010, onde foram con� rmados 11.075 casos. A região de Maringá também apresentou números elevados de con� rmações (9.231), se-guida pela região de Londrina (3.448).

56 municípios em situação de alerta: Jacarezinho, Lon-drina, Maringá, Foz do Iguaçu,

Sarandi, rio Bonito do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, São Mi-

guel do Iguaçu, Cascavel, Nova Aurora, Altamira do Paraná, Fênix, Quarto Cente-nário, Rancho Alegre D’Oeste, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Iporã, Tapira, Cianorte, São Manoel do Paraná, São Tomé, Amaporã, Inajá, Nova Lon-drina, Paranavaí, Colorado, Marialva,

Nova Esperança, Paiçandu, Santa Inês, Califórnia, Rio Bom, São Pedro do Ivaí, lvo-rada do Sul, Cafeara, Cambe, Florestópolis, Jaguapitã, Jatai-zinho, Porecatu, Sertanópolis,

Bandeirantes, Santa Amé-lia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Barra do Jaca-ré, Santo Antônio da Platina, Diamante D’Oeste, entre Rios do Oeste, Guairá, Maripá,

Palotina, Pato Bragado, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi.

ribanceira. Fernando também morreu na hora. Emerson

Rodrigues Garcia, de 25 anos, que estava no veículo que causou o acidente, foi encaminhado ao Hospital Municipal Santo Antônio em Piraí do Sul com ferimentos graves. Um caminhão Agrale, placas, ASR-1975, de Curi-tiba, conduzido por Rafael Teixeira de Rezende, também se envolveu sem gravidade no acidente.

Os pais de Arlei esta-vam em um Gol que vinha logo atrás do carro do casal. O carro deles também foi atingido, porém ninguém se feriu gravemente. O Corpo de Bombeiros de Castro se deslocou com várias viaturas para atender a ocorrência, e teve muito trabalho para re-tirar as vítimas das ferragens. A Polícia Civil de Piraí do Sul está recolhendo provas e em breve irá instaurar um inquérito.

Reprodução R

PC

/TV

Page 7: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

TRIBUNA DO VALE Esporte A-7

MUNDOSoberana e detentora de cinco prêmios da Fifa, Marta fi cou muito acima da segunda colocada Birgit Prinz

No último domingo, o Palmeiras anunciou a desistência das negociações para contratar Ronaldinho Gaúcho. Porém outro jogador que foi campeão do mundo com o técnico Luiz Felipe Scolari pode pintar no Palestra Itália. Trata-se de Gilberto Silva.

Após acertar com Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo está próximo de anunciar mais um reforço para esta temporada. O meia Thiago Neves já aceitou a proposta, mas aguarda a liberação do Al-Hilal, para poder fechar sua contratação.

Para voltar a ganhar Marta teve mais facilidade que Messi

CORINTHIANS

Treinador Tite faz mistério e aponta sete jogadores como candidatos a vaga de capitão

N OTAS

Divulgação

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO MAIRINCKDecreto nº 03/2011.

SUMULA: Dispõe sobre a Programação Financeira de Arrecadação Mensal e Cronograma de Execução Mensal de Desembolso para o Exercício de 2011.O Prefeito Municipal de Conselheiro Mairinck, Estado do Paraná, no uso das atribuições lhe são conferidas por Lei e dando cumprimento as determinações contidas no Art. 8º da

Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.DECRETAArt. 1º - Em cumprimento as determinações legais contidas na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, fi ca estabelecida a programação fi nanceira de arrecadação mensal

e o cronograma de execução mensal de desembolso para o exercício fi nanceiro de 2011, na forma do anexo I do presente Decreto.Art.2º - As receitas previstas e as despesas fi xadas na Lei Orçamentária Anual, aprovada pela Lei Municipal nº 430/2010, de 02 de dezembro de 2010, fi cam desdobradas em metas

bimestrais na forma do anexo I ao presente Decreto, consoante ao disposto no Artigo 13 da Lei de Responsabilidade Fiscal.Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrario.Edifício da Prefeitura Municipal de Conselheiro, Estado do Paraná, aos dez (10) dias do mês de janeiro de 2.010.

JUAREZ LÉLIS GRANEMAN DRIESSENPREFEITO MUNICIPAL

Das Agências

Os atletas Lionel Messi, na categoria masculina, e Marta, no feminino, repetiram o que ocorreu em 2009, e conquis-taram novamente, ontem, a premiação da Fifa para os melhores jogadores do mundo. No entanto, a brasileira, que conquistou pela quinta vez a honraria, teve mais facilidade na votação do que o argentino, que chegou ao bicampeonato.

Destaque absoluto no fute-bol feminino, Marta sobrou na eleição, obtendo 38,20% dos votos, mais do que o dobro dos votos da segunda colocada Bir-git Prinz, que � cou com 15,18% das menções. Em terceira, ou-tra alemã, Fatmire Bajramaj, obteve 9,96% das citações.

Já no masculino, a disputa foi bem mais acirrada. Tido como 'zebra' minutos antes da premiação, uma vez que era es-

Soberania: brasileira conquistou pela quinta vez o prêmio da Fifa

perado que o troféu fosse para Andrés Iniesta ou Xavi, desta-ques da Espanha na conquista da Copa do Mundo, o argen-tino teve pouco mais de 5% de vantagem sobre o segundo lugar. Enquanto Messi teve 22,65% dos votos, o segundo colocado Iniesta teve 17,36%, e o terceiro, Xavi, 16,48%.

ReconhecimentoO meia Xavi era um dos

candidatos para ganhar a Bola de Ouro de 2010, mas acabou � cando em terceiro colocado, atrás do vencedor, Lionel Mes-si, e de Andrés Iniesta, todos

do Barcelona. Para o jogador, de 30 anos, a presença de três jogadores do clube catalão entre os � nalistas é um feito a ser celebrado, assim como a segunda conquista do ar-gentino.

"Dou os parabéns para Leo (Messi), este é um prêmio para toda a equipe, e temos que desfrutar deste momento", declarou Xavi logo após a pre-miação desta segunda-feira, que ocorreu em Zurique, na Suíça.

Mesmo sendo o mais velho entre os três � nalistas, Xavi

não descartou a possibilida-de de disputar novamente a premiação da Fifa em outras oportunidades.

"Vamos ver no ano que vem, nunca se sabe. Eu vou seguir trabalhando com a mesma ilusão. Minha vida não iria mudar se eu tivesse ganha-do, e tampouco vai mudar por eu não ter vencido", a� rmou.

NovidadeNa primeira vez em que

a Fifa entregou um prêmio para o melhor treinador de uma temporada, o português José Mourinho, atualmente

no Real Madrid, bateu os espanhois Pep Guardiola, do Barcelona, e Vicente Del Bos-que, da seleção da Espanha, e foi eleito o melhor técnico de 2010 ontem, em Zurique, na Suíça.

Mourinho teve a seu favor o grande desempenho no pri-meiro semestre, quando ainda treinava a Inter de Milão. No clube italiano, o treinador conquistou a Tríplice Coroa no primeiro semestre, com os títulos da Copa dos Campeões da Europa, do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.

Das Agências

O técnico Tite mantém o mistério sobre o novo capitão do Corinthians - a tarja está sem dono porque o zagueiro

William se aposentou no � nal do ano passado. Segundo o comandante, pelo menos sete jogadores têm condições de assumir o posto em 2011.

"Contamos com alguns

atletas com maturidade para isso. Eles já têm liderança e não perderão isso, pois o capitão só nos representa dentro de cam-po. Ronaldo, Roberto Carlos, Chicão, Jucilei, Jorge Henri-

que, Dentinho e Alessandro falam bastante, reivindicam, opinam e poderiam � car com a função tranquilamente", a� rmou Tite.O lateral esquer-do Roberto Carlos desponta

como favorito para assumir a faixa de capitão do Corin-thians. Em 2010, o veterano apresentou o seu currículo e disse que almejava ser o suces-sor de William.

SucessoO Vasco segue fazendo a

pré-temporada em Atibaia, no interior paulista, visan-do a disputa do Campeo-nato Carioca. Com pouco tempo de trabalho, o téc-nico PC Gusmão sabe que os cruzmaltinos terão di� -culdade contra os pequenos nas primeiras rodadas, pois estas equipes começaram a preparação há mais tempo. No entanto, o treinador aposta no trabalho forte para o sucesso da equipe em 2011.

DescartadoO centroavante argen-

tino naturalizado francês Trezeguet, de 33 anos, foi oferecido ao Cruzeiro. O clube celeste busca a con-tratação de um atacante para reforçar o elenco, mas o presidente da Raposa, Zezé Perrela, descartou a chegada do jogador. Segundo o diri-gente, o nome é interessante, mas o salário do atleta é con-siderado alto demais para os padrões brasileiros.

Amor, meu grande amor...

O goleiro Fábio, ídolo da torcida celeste, está pró-ximo de acertar a prorro-gação de seu contrato com o Cruzeiro. O atual vínculo do jogador vai até maio de 2012, e a ideia e estender o compromisso do atleta, de forma que o goleiro possa encerrar a carreira jogando em Belo Horizonte.Ontem o atleta fez juras de amor ao clube declarando que é muito feliz na Raposa.

AjudaRobinho e Mano Me-

nezes, respectivamente ca-pitão e técnico da seleção brasileira, esqueceram a rivalidade com a Argentina por um instante e ajudaram na escolha de Lionel Messi como o melhor jogador do mundo em 2010.

ReforçoO atacante Willian pas-

sou por exames na clínica do consultor médico do Co-rinthians, Joaquim Grava, e deve assinar contrato com o Timão hoje. A apresentação será amanhã, segundo o presidente Andrés Sanchez.

InsistênciaOs nomes de Guiñazu e

Alex seguem sendo vistos com bons olhos pelo São Paulo. Apesar das di� cul-dades em concretizar os negócios, os dirigentes são-paulinos não descartam a possibilidade de negociação ainda para esta temporada.

Homem-golO atacante Fernandão

está dispoto a suprir a saída de Ricardo Oliveira. Arti-lheiro do time no último Campeonato Brasileiro, com oito gols, o atleta do São Paulo se coloca à dispo-sição do técnico Paulo Cé-sar Carpegiani para jogar como referência no ataque.

"Eu gosto de jogar mais adiantado, mais próximo da área. Pelo meu estilo, do cabeceio, do giro dentro da área, gosto de estar como referência", ressaltou Fer-nandão.

Page 8: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

cmyb

cyan magenta yellow black

Emater dará mais apoio ao pequeno produtor, diz Beto

Das Agências

Iguana é um dos 3 mil ani-mais que vivem no Aquário de São Paulo - nem todos dentro d’águaAquário com tucanos, tamanduás e morcegos? Pelo menos na capital paulista isso existe. O Aquário de São Paulo tem cerca de 3 mil exemplares de 300 espécies de animais — nem todas vivendo dentro d’água. Com licença para atuar como jardim zoológico, o local simula uma série de biomas silvestres, espalhados por 9 mil metros quadrados no bairro do Ipiranga.

O passeio dura aproxima-damente duas horas, e oferece orientações voltadas para a preservação do planeta, inclu-sive com cinema 3-D. Mas o maior diferencial está no uso do enriquecimento ambiental, técnica na qual objetos são in-seridos no cativeiro dos bichos para tornar seu cotidiano mais próximo do vivenciado na natureza.

Mudar uma âncora de lugar no tanque dos gigantes maríti-mos; por o alimento das lagos-tas dentro de garra� nhas para que elas possam, de alguma forma, lutar pela comida; ou oferecer bolinhas e bambolês para pinguins-de-magalhães passarem mais tempo na água e, assim, não criarem calos, são

atos simples, porém capazes de reproduzir o estresse natural — e necessário — que esses e outros animais sentiriam em seus habitats originais. As intervenções costumam ser feitas uma vez por semana, com os dias variando de acor-do com o bicho. Com alguma sorte, visitantes do aquário podem ver os animais intera-gindo com os objetos.

Zebra goby e peixe-palha-ço (à esq.) e lontras: ao todo, são 9 mil metros quadrados para abrigar os animais-Por trás de toda a in-fraestrutura e cuidados veterinários, uma equipe de dezenas de biólogos, entre pro� ssionais formados e estagiários, desenvolve estudos e participa de conferências para manter padrões inter-nacionais de tratamento de bichos em cativeiro. Além de animais adquiridos comer-cialmente, alguns exemplares chegam lá a partir de donos que não desejam ou não po-dem mais ter algum animal. Há ainda outros vindos com

o objetivo de preservação da espécie, como o peixe-boi Tapajós, órfão que foi salvo da predação humana.

O Aquário de São Paulo � ca localizado Rua Huet Ba-celar, 407, Ipiranga, São Paulo, SP. Funciona todos os dias, das 9h às 18h. Há promoções ao longo do ano, mas o ingresso normal custa R$ 30 para adul-tos, crianças até 12 anos pagam R$ 20 e pessoas com mais de

60 anos pa-gam R$ 15. Às segundas-feiras, todos os ingressos custam R$ 15. De� cien-tes f í s i cos cadeirantes e c r i anç as com menos de 3 anos têm entrada gra-tuita. Podem ainda serem

agendadas visitas noturnas pelo valor de R$ 80 por pessoa, incluindo jantar no local. Os ingressos podem ser pagos com dinheiro, cheque e cartões de débito da bandeira Cielo. A bilheteria não aceita cartões de crédito. O estacionamento, com manobrista, cobra preço único: R$ 12. A estação de Metrô mais próxima é a Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde.

A-8 Agronegócio TRIBUNA DO VALE

AGRICULTURAA recuperação do valor do milho no primeiro semestre contribuiu para a melhoria no cenário

VISITA PRODUTORAquário é opção para as férias

Preço dos grãos está impulsionandoprodução agrícola em todo Paraná

A recuperação do valor do milho contribuiu para a melhoria no cenário

Quem for passear em São Paulo, conhecer o aquário é uma ótima opção de laser

Beto Richa prometeu mais apoio ao pequeno produtor

“O passeio dura aproximadamente duas horas, e oferece orientações voltadas para a preservação do planeta, inclusive com cinema 3-D”

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Das Agências

Os bons preços de merca-do, registrados principalmente desde o segundo semestre do ano passado, são apontados pela Secretaria da Agricultu-ra do Paraná como a grande conquista do setor agrícola na safra de grãos de verão e inverno 2009/10.

A recuperação do valor do milho, que estava sendo ven-dido abaixo do preço mínimo no primeiro semestre de 2010, contribuiu para a melhoria no cenário. O produtor, que rece-bia em janeiro do ano passado

R$ 14,58 por saca de 60 quilos, recebeu na primeira semana deste ano R$ 20,02 pelo pro-duto, com lucro de 37%.

O valor da soja, das car-nes bovina e suína, do leite e derivados e também do feijão teve recuperação considerada importante pelos agricultores, com ressalva para o leite e derivados, cujos preços me-lhoraram em plena safra, o que é uma situação inédita. A soja, que era vendida no início do ano passado, a R$ 37,16 a saca, está saindo agora por R$ 44,93.

A alta nos preços é consi-derada mais importante até mesmo que a recuperação da produção de grãos do estado, que chegou a ser de quase 33 milhões de toneladas, fazendo com que o Paraná voltasse ao primeiro lugar do ranking nacional. O estado teve par-ticipação de 21,6%, seguido por Mato Grosso, com 19,3%, e pelo Rio Grande do Sul, com 16,9%, no total de grãos colhidos no país, que � cou em 149,5 milhões de toneladas.

De acordo com o secretário da Agricultura e do Abaste-cimento, Norberto Ortigara, as boas condições climáticas também foram determinantes.

“Esses números representam o avanço da produtividade que tem se observado nos últimos 15 anos na agricultura parana-ense, respondendo à inovação tecnológica empregada no processo produtivo”, disse Ortigara à Agência Brasil. Para ele, os números traduzem

a capacidade do agricultor paranaense de se preparar, aplicar os seus conhecimentos e produzir com qualidade e com alta produtividade.

secretário observou que o Paraná sempre foi o principal estado agrícola do Brasil na produção de grãos, “apesar

de sua estrutura fundiária ser de pequena propriedade, com baixa escala de produção, di-ferentemente do Centro-Oeste brasileiro, de Mato Grosso, por exemplo, onde existem gran-des cultivos, grandes extensões que viabilizam um custo mais baixo de máquina agrícola”.

O Paraná também se des-tacou, no último ano, nas exportações do agronegócio. O estado passou do quarto para o segundo lugar no ranking na-cional, com um uma receita de US$ 9,1 bilhões, referentes ao volume exportado no período janeiro a novembro de 2010.

Das Agências

O governador Beto Richa abriu sexta-feira (07), em Matinhos, a Feira Sabores do Paraná. Ele visitou os estandes, conversou com os produtores, experimentou doces de diver-sas regiões e anunciou que quer mais técnicos na Emater para atender principalmente o pequeno produtor. “A Emater precisa de investimentos. Os agricultores podem ter a certe-za que, com recursos, e órgãos de assistência organizados, vamos ampliar a renda do pro-dutor rural, principalmente dos pequenos”, a� rmou.

A Feira de Sabores oferece aos visitantes um variado car-dápio de delícias do campo - como compota, queijo, geleia, salame, suco e doces - resulta-do da produção 60 pequenas agroindústrias familiares do Paraná. A Feira prossegue até o dia 16 de janeiro em Matinhos.

A última edição do evento no município movimentou R$ 250 mil e a expectativa da organização para esse ano é ultrapassar a marca. O evento acontece desde 1999 e fazem parte do programa Fábrica do Agricultor, que dá assistência técnica e apoio para agriculto-res familiares.

Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a feiras terão continuidade no governo Beto Richa. “Vamos manter e ampliar”. O objetivo é facilitar o acesso dos pequenos agri-cultores ao mercado com o diferencial de uma produção sem agrotóxicos, dando assis-tência técnica e estimulando as vendas.

O secretário anunciou ainda que o governo estuda maneiras de aumentar as com-pras públicas dos produtores familiares, nos moldes que a Prefeitura de Curitiba faz com o programa Armazém da Família. “Não é subsidiar, mas achar forma para que os produtos cheguem a preços mais populares. Nos Armazéns da Família, já compramos em-butidos, derivados de suínos, conservas e até café orgânico”, a� rmou.

O coordenador do progra-ma Fábrica do Agricultor, Eder Dalla Pria, disse que a edição da Feira dos Sabores do litoral reúne os produtos que mais se destacaram no ano. “Por ter uma dos maiores volumes de comercialização, usamos esta feira para premiar aqueles que seguem todas as nossas regras e melhor bene� ciam seus pro-

dutos, agregando valor a eles”, explicou.

Entre os produtores, está Heraldo Gilluns, que fabrica cerveja artesanal em Palmeira. Ele conta que faz a venda da produção na sua casa, em fei-ras especializadas e durante a Feira de Sabores. A produção, conta, ao contrário das cer-vejas comerciais, não utiliza qualquer tipo de conservantes ou antioxidantes. “Eu sigo o padrão alemão, que proíbe o uso de outro produto que não seja o malte, fermento, água e lúpulo. São todos produtos importados”, a� rma.

O orquidário Novo Mundo, de Morretes, também trouxe suas plantas para a feira. O produtor Paulo Ferreira Leite conta que a feira é a melhor forma que a empresa tem de comercialização. “Como a nossa produção é pequena, fica difícil vender para os supermercados, que jogam o preço para baixo. Aqui nós conseguimos vender com preço bom para escoar a nossa produção”, a� rma.

A edição da feira em Mati-nhos acontece no Ginásio de Esportes Sertãozinho. Depois, os estandes serão montados em Guaratuba, de 21 a 30 de janeiro

Page 9: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

cmyb

cyan magenta yellow black

TRIBUNA DO VALE

PESQUISA Entre os brasileiros, 68% consultam sobre medicamentos, 45% sobre hospitais e 41% desejam conhecer experiências de outros pacientes

Geralwww.tribunadovale.com.br

B-1

80% usam internet para fazer buscas sobre saúde

Semana será quente e abafada, com pancadas de chuvas rápidas

Verão, sol, praia combina com água de coco

Brasileiros gostam de usar a internet para pesquisar problemas de saúde

CLIMA VERÃOSemana será de calor e chuva em todo o Paraná

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Das agências

Oito em cada dez brasi-leiros usam a internet para buscar informações sobre sua saúde, o efeito de remédios e as condições de outros usuários com doenças semelhantes, de acordo com a pesquisa en-comendada pela seguradora Bupa ao Instituto Ipsos e à

London School of Economics. Em uma comparação com ou-tros 11 países (Austrália, Chi-na, EUA, França, Alemanha, Índia, Itália, México, Rússia, Espanha e Reino Unido), o Brasil � cou em quinto lugar no índice de nações que mais pesquisam sobre saúde. Os russos � caram no primeiro posto; por último, os france-ses. Ao todo, o estudo ouviu 12,2 mil pessoas, sendo pouco mais de mil no Brasil.

Entre os brasileiros, 68% consultam a internet sobre medicamentos, 45% sobre hospitais e 41% desejam co-nhecer experiências de outros pacientes. O dado preocu-pante diz respeito aos 25% que não se certificam da confiabilidade da fonte de informação. “Por mais revo-lucionária que seja, existem muitas informações erradas e equivocadas na internet. Há páginas com erros grosseiros de medicina, como aquelas que não recomendam a va-cinação para as crianças”, ex-plica João Adriano de Barros, pneumologista do Hos pital Nossa Senhora das Gra ças e membro das sociedades Bra sileira e Paranaense de Pneumo logia e Tisologia.

BenefícioFerramenta ajuda a acal-

mar pacienteO estudo também des-

cobriu que, nos 12 países pesquisados, a população gostaria de ter acesso a mais serviços de saúde pelo com-putador: 57% querem renovar suas prescrições de tratamen-tos pela rede, 55% gostariam de marcar consultas pela in-ternet e 54% querem acessar resultados de exames on-line. Ou seja, nem sempre o uso do computador é malé� co. O clí-nico-geral Ivan Jose Paredes Bartolomei, por exemplo, usa o e-mail para manter contato com pacientes, sanar peque-nas dúvidas e dar orientações.

“Ainda não está bem de-� nido como usar a internet”, a� rma. Em geral, Bartolomei apenas sana pequenas dúvi-das e dá informações a � m de diminuira ansiedade de seus pacientes. “Um e-mail jamais vai substituir uma consulta, mas pode acalmar as pessoas. Às vezes, sai o re-sultado de um exame e existe alguma variação, dentro da normalidade, que assusta o paciente. Nesses casos, o e-mail é uma boa ferramenta de esclarecimento”, explica.

Para o clínico geral, o bom senso no uso da ferramenta é essencial. “O médico deve saber quando a presença física se faz necessária, e o paciente não pode querer tirar todas as dúvidas pela internet”, a� rma.

Em sua avaliação, um sim-ples e-mail pode reforçar o vínculo entre o médico e o pa-ciente. “É impossível atender o telefone durante a consulta. Se deixasse meu celular ligado, interromperia o paciente a cada dez minutos. No e-mail, a dúvida está em sua caixa pos-tal. Pode demorar um ou dois dias, mas a resposta será mais rápida, desde que não haja a necessidade da consulta”, diz. “Nesses casos, a pessoa se sente amparada”.

Conforme Barros, há casos em que a pesquisa do paciente atrapalha o diagnóstico. “Uma paciente estava com coceira

generalizada e procurou um alergologista (especialista em alergias). Ela insistiu com outros pro� ssionais da mesma especialidade e, mais tarde, foi diagnosticado um linfoma. A análise não pode ser tão sim-ples”, esclarece. “Um médico estuda seis anos de graduação, mais a residência, para estar capacitado a atender as pesso-as. O processo de diagnosticar não poder ser simpli� cado a uma busca na internet”, diz Alceu Fontana Pacheco Júnior, corregedor do Conselho Re-gional de Medicina (CRM-PR) e diretor de Saúde Comunitá-ria da Associação Médica do Paraná.

Na avaliação de Pacheco Júnior, o paciente que che-ga ao consultório com seu diagnóstico, baseado em in-formações da internet, pode atrapalhar a consulta. “Sua

opinião � ca vinculada àquilo que ele pesquisou. Quando o diagnóstico não coincide, [o paciente] parte do pressuposto que o médico está errado. Isso atrapalha a relação médico/paciente”, diz.

O acesso à informação por parte da sociedade não é necessariamente ruim, na avaliação do presidente da Sociedade Brasileira de Clí-nica Médica, Antonio Carlos Lopes. “O ‘Dr. Google’ pode dar orientação para o leigo em uma linguagem de fácil compreensão”, a� rma. Para ele, porém, a busca do diagnósti-co na internet pode também levar à hipocondria e a auto-medicação. De modo geral, a orientação dos médicos aos pacientes é pesquisar em sites das sociedades médicas e de órgãos confiáveis, como o Ministério da Saúde.

Das agências

O tempo quente e abafado dos últimos dias deve prosse-guir neste início de semana. A informação é do Instituto Tecnológico Simepar. Todas as regiões do Paraná devem atingir altas temperaturas, principalmente no oeste, nor-te, litoral, Curitiba e região metropolitana. O calor vem acompanhado de pancadas de chuva à tarde.

De acordo com o meteoro-logista do Simepar, Fernando Mendes, as condições climá-ticas no Estado estão propí-cias para este tempo quente e chuvoso. “O calor impulsiona o desenvolvimento de nuvens. Aliado a isso, nossa atmosfera está com muita umidade, gerando a condição perfeita para estes temporais de verão.

Caso estivéssemos com pouca umidade, não haveria chuva”, explica.

A máxima em Curitiba chega a 28 graus. Em Maringá (noroeste) e Foz do Iguaçu, os termômetros devem alcançar 32 graus. Londrina (norte) e Paranaguá (leste) as máximas devem estar em 31 graus.

ChuvaO temporal em Curitiba e

região metropolitana pegou muita gente de surpresa.

A chuva veio acompanha-da de ventos fortes e durou aproximadamente 30 minu-tos. Apesar da intensidade, o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria de Defesa Civil informaram que não foram registrados incidentes como destelhamento, queda de ár-vores, pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Santo Antônio da Platina e região

Amanhã: de manhã, o céu estará com muitas nuvens. Á tarde, parcialmente nublado com pancadas de chuva mo-derada, e à noite, nublado com pancadas de chuva moderada. Temperatura máxima de 29 graus e mínima de 21.

Quarta-feira, parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas à tarde. Temperatura máxima de 31 graus e mínima de 21

Quinta-feira, parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas à tarde. Temperatura máxima de 31 e mínima de 21 graus.

Sexta-feira, parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas à tarde. Temperatura máxima 31 e mínima de 20 graus.

Das agências

Você já parou para pensar de onde vem a água de coco gelada que se consome na beira-mar? Da origem até o destino, são quase três mil quilômetros percorridos e paradas em pelo menos quatro estados.

Um passeio pela orla em busca de respostas sobre a origem do coco rende alguns palpites certeiros: “Deve vir lá do Nordeste”. É isso mesmo. O coco que se consome em Matinhos vem de lá, mais especificamente de Juazeiro (BA). O homem responsável por abastecer os veranistas é o produtor Clayton Luiz Silva e Souza, há 13 anos no ramo. A cada três dias, durante a tem-

porada, Clayton despacha um caminhão com 6,5 mil cocos, ao custo de R$ 0,91 cada um, em direção a Matinhos. Ele conta que na fazenda de três hectares é possível colher até 20 mil cocos a cada 35 dias. “É uma planta abençoada por Deus, mas o cultivo depende de um bom sistema de irriga-ção e adubação”, diz.

Para o bem dos negócios, Clayton não atende mais de um cliente por cidade. “Se-não, um reclama que o coco que eu mando para o outro é melhor, e isso gera problemas.” Ele também não descuida da qualidade do produto, a� nal, a concorrência é grande e o coco é a estrela da região. E, no � m da conversa, quando perguntado se, além de vender,

aprecia a fruta que produz, Clayton responde categórico: “Tomo [água de] até três cocos por dia. Como colhemos a fruta bem cedo, ela ainda está gelada por causa do orvalho. É refrescante e faz bem à saúde.”

DistribuiçãoTodo início de temporada,

Denílson Batista, um dos pro-prietários da distribuidora Rei dos Cocos, empresa de Curi-tiba com � lial em Matinhos, precisa correr para Juazeiro. A viagem é uma estratégia comercial, e se engana quem pensa que o objetivo é só cho-rar por um desconto. “Isso a gente também faz, mas nem sempre consegue”, brinca. “A viagem é para garantir a mercadoria, pois nesta época a demanda é grande.”

A rota do coco

Page 10: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

TRIBUNA DO VALE B-2 Atas&Editais

VENDOTerreno com área de 434 m(quadrados),

murado, portão eletrônico, centro - Santo Antônio da Platina-PR - Rua Benjamin

Constant,500 Fone: (41) 9611- 9656

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal concede: Aprovação do Cadastro nº 001/2011 à Empresa A.C.D.A. COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA., nome fantasia MULTIFARMA, CNPJ Nº 08.712.073/0002-07, sito a Rua RUI BARBOSA nº 1044 – Centro – Santo Antônio da Platina – PR, para aquisição e comercialização de medicamentos à base de retinóides de uso sistêmico – lista C2 da Portaria nº 344 de 12 de Maio de 1998 – ANVISA.”

ROSELI TEIXEIRADiretora do Dep. de Vigilância em Saúde

LUCIVANE GOUVÊA DELFINOSecretária Municipal de Saúde

JOÃO GILBERTO CARLOSFarmacêutico da Vigilância Sanitária

Prefeitura Municipal de Guapirama DECRETO Nº 427/2011

SÚMULA: Nomeia servidora aprovada em Concurso para emprego público do Município de Guapirama e da outras providências.

O Prefeito Municipal de Guapirama, no uso das atribuições legais, nos termos do Inciso VII do Artigo 69 da Lei Orgânica do Município, c.c. o Inciso XIV, do Art. 2º e Art. 59, ambos da Lei Municipal nº 062/06,

DECRETAArt 1º - Fica nomeada, a senhora RENATA MARIA SANCHES,

brasileira casada, residente e domiciliada em Guapirama, Estado do Paraná – Pr., portadora da Cédula de Identidade RG nº 10.108.527-9, SSP/PR, inscrita no CPF/MF sob o nº 060.699.159-09, para o emprego público de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAUDE, a partir de 10 de Janeiro de 2011.

Art 2º- Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias.

Edifício da Prefeitura de Guapirama, Estado do Paraná, aos 10 (dez) dias do mês de Janeiro do ano de 2011.

EDUÍ GONÇALVESPrefeito Municipal

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO EXTRATO DO CONTRATO Nº04/2011

CONTRATANTE: SAMAE DE ABATIÁ-PR.CONTRATADO: MILANO IMPRESSÃO E INFORMÁTICA LTDA

(05.035.933/0001-38).OBJETO: Serviços de impressão e autoenvelopamento de faturas

de água.VALOR CONTRATUAL: R$5.700,00 (Cinco mil e setecentos reais).VIGÊNCIA: até 31.12.2011.

Abatiá-PR, 10 de janeiro de 2011.Claudio Okada – Diretor

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉPORTARIA nº. 007/2011.

O Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, no uso de suas atribuições legais e considerando o Art. 22 §3º e Anexo VI - QCC (Quadro de Cargos em Comissão) da Lei nº. 376/010 de 04/12/010:

RESOLVE:I – NOMEAR, o Srº. VALDIR GARCIA GEBIM, portador de Cédula

de Identidade RG nº. 3.603.374-6 SSP/PR e inscrito no CPF/MF nº. 481.414.969-72, Cargo Efetivo de Escriturário, para exercer na Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, o Cargo em Comissão de DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, Símbolo CC03, a partir de 03/01/2011.

II – O servidor em questão optará em perceber a remuneração do cargo efetivo acrescida da gratifi cação prevista para a chefi a (FG-03), de acordo com o Art. 23 e 25 e anexo IX da Lei nº. 376/010 de 04/12/010.

III – A presente portaria entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário, surtindo seus efeitos retroativos à 03/01/011.

Registre-se,Publique-se,Cumpra-se.Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré, em 10 de janeiro de 2011.

Edimar de Freitas AlbonetiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ – ESTADO DO PARANÁEQUIPE DE APOIO

PREGÃO ELETRÔNICO No 04/2011EMISSÃO 10/01/2011 - ABERTURA 24/01/2011

Prefeitura Municipal de Cambará – Estado do Paraná, torna público para conhecimento de interessados, que, com base na Lei no 10.520, de 17 de Julho de 2002 e subsidiariamente a Lei no 8.666/93 e alterações posteriores, e Artigos 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, encontra-se aberta Licitação, na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO POR LOTE, apresentando preço para AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA, conforme especifi cado no instrumento convocatório e anexos.

I - DO OBJETO: Aquisição de materiais de limpeza, conforme anexo I do Edital.

II – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 05. Secretaria de Municipal de educação e Cultura. 05.001 Departamento de Educação. 12.361.1202.2100. Manutenção ensino fundamental outros recursos. 339030000000. Material de consumo. F. R. 1103, 1104 e 1107; 07. Secretaria municipal de saúde. 07.001 Departamento de saúde. 10.301.2290.2040. Manutenção do departamento de saúde. 339030000000. Material de consumo. F. R. 1000, 1303, 1495 e 1510; 10. Secretaria municipal de infra-estrutura urbana. 10.005. Departamento de serviços urbanos. 15.452.2510.2350. Manutenção do departamento de serviços urbanos. 339030000000. Material de consumo. F. R. 1000 e 1504.

III - DO EDITAL: O Edital e seus Anexos poderão ser adquiridos no Prédio da Prefeitura Municipal, no endereço Avenida Brasil no 1082, Centro, Fone (43) 3532-3535, Ramal 226, Cambará, Estado do Paraná, de 2a a 6a feira, nos horários das 08:00 às 11:00 horas, e das 13:00 às 18:00 horas, onde poderão ser consultados e adquiridos gratuitamente, ou no Site: www.cambara.pr.gov.br e/ou www.bbmnet.com.br. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço, junto ao Departamento de Licitação, e telefones acima.

IV - DA ABERTURA: As propostas poderão ser lançadas a partir das 08h30m do dia 11 de janeiro de 2011 até as 09h30m do dia 24 de janeiro de 2011 e a abertura das propostas fi cará para o mesmo dia, as 09:31 às 10:00 horas, tendo início a sessão de disputa às 13:30 horas do dia 24/01/2011.

Gabinete do Prefeito Municipal de Cambará – Estado do Paraná, 10 de janeiro de 2011.

JOSÉ SALIM HAGGI NETOPREFEITO MUNICIPAL DE CAMBARÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉPORTARIA nº. 008/2010.

Edimar de Freitas Alboneti, Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais de acordo com o Art. 26 e 27 e Anexo IX da Lei Municipal nº. 376/010:

RESOLVE:I – CONCEDER a partir de 03/01/2011, ao servidor público Municipal,

Srº. ADENILSON SILVA, Função Gratifi cada (FG 02), por fazer parte da Comissão de Licitações (Presidente) no exercício de 2011, conforme Portaria nº 001/011.

II – A presente portaria entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário, surtindo seus efeitos retroativos à 03/01/011.

Gabinete do Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, em 10 de janeiro de 2011.

Edimar de Freitas Alboneti Prefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Barra do Jacaré PORTARIA nº. 009/2010.

Edimar de Freitas Alboneti, Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais de acordo com o Art. 26 e 27 e Anexo IX da Lei Municipal nº. 376/010:

RESOLVE:I – CONCEDER a partir de 03/01/2011, ao servidor público Municipal,

Srº. ELIO PENTEADO DA CRUZ, Função Gratifi cada (FG 04), por fazer parte da Comissão de Licitações (Membro) no exercício de 2011, conforme Portaria nº 001/011.

II – A presente portaria entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário, surtindo seus efeitos retroativos à 03/01/011.

Gabinete do Prefeito Municipal de Barra do Jacaré, em 10 de janeiro de 2011.

Edimar de Freitas Alboneti Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TAVORA –ESTADO DO PARANA

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N.º 001/2011PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 003/2010PARTES: MUNICIPIO DE JOAQUIM TAVORA (PR) e BRUNA

JIMENEZ FELISARDO.OBJETO: Contratação de profissional para o levantamento e

cadastramento dos bens patrimoniais do Município de Joaquim Távora/P, com base no artigo 593 e seguintes do Código Civil.

VALOR CONTRATUAL: R$ 4.000,00 (quatro mil reais), referente à epígrafe.

VIGÊNCIA: 04 (quatro) meses.FORO: Comarca de Joaquim Távora, Estado do Paraná.

Joaquim Távora (PR), 07 de janeiro de 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL DECRETO Nº. 003/2011

O PREFEITO MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL – ESTADO DO PARANÁ, Senhor ECLAIR RAUEN, usando de suas atribuições legais;

Considerando a RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 38, DE 16 DE JULHO DE 2009 no seu artigo. 26;

Considerando as indicações das Classes Representativas em reuniões realizadas para este fi m;

DECRETAArt. 1º - Ficam nomeados os membros do Conselho Municipal de

Alimentação Escolar – CAE, do município de Jundiaí do Sul, composto da seguinte forma:

1 - Representante do Poder Executivo:Titular: Edemir Augusto PivaSuplente: Silvia Aparecida Otávio2 – Representantes das Entidades de Trabalhadores da Educação,

Docentes e de Discentes:Titular: Lidiane Mariano Sabião PereiraSuplente: Rosa Ramos da RochaTitular: Maria José S. MoreiraSuplente: Janaina Rodrigues Moraes3 – Representantes de Pais de Alunos:Titular: Maria Inês da SilvaSuplente: Márcia Cristina Camargo da SilvaTitular: Ana Paula Assis de SouzaSuplente: Márcia Cristina da Silva Izidoro4 – Representantes das Entidades Civis Organizadas:Titular: Gercina Prestes da SilvaSuplente: Rosiclei Cipriano da Silva PintoTitular: Priscila Fernanda MartinsSuplente: Joana D`Arc MarcianaArt. 2º - O mandato do Conselho de Alimentação Escolar – CAE será

de quatro anos, contando de 10/01/2011 a 10/01/2015.Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as

disposições em contrário.Gabinete do Prefeito Municipal de Jundiaí do Sul/PR aos 10 de

janeiro de 2011.Eclair Rauen

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 009/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa AFONSO PNEUS

LTDA – EPP. ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 009/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/03/2011 DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 010/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa THIAGO PNEUS

COMERCIO E RECAUCHUTAGEM LTDAESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

010/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/03/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 008/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa REGINALDO

TADEU SPADA - ME ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 008/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/03/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 005/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa PNEUS SANTO

ANTONIO LTDA ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 005/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/03/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 006/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa MODELO

PNEUS LTDAESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

006/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/032011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

Page 11: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

TRIBUNA DO VALE Atas&Editais B-3Terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 007/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa BRASIL RECAP

COMERCIO DE PNEUS ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 007/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 19/03/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 018/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa TEREZA

ERNESTINA DAYEH ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº. 018/2010.

OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 13/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 020/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa SUPERMERCADO

BRUNHARIESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 020/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 13/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 019/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa L. DE LIMA

MINE MERCADO ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº. 019/2010.

OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 13/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 029/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Distribuidora de

Medicamentos São Marcos Ltda - EPP.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 029/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 028/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Muniz &

Fernandes Ltda - ME.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 028/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 024/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Máxima

Comércio de Medicamentos Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento

nº. 024/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 022/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Maringá Hospitalar

Distribuidora de Medicamentos E Correlatos Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

022/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 026/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Diprolmedi

Medicamentos Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

026/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 025/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Dimensão

Comércio de Artigos Médicos Hospitalares Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

025/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 021/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Casarin Comércio

de Medicamentos Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

021/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SULESTADO DO PARANÁ

EXTRATO DE TERMO ADITIVOPRIMEIRO TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO

Nº. 023/2010PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a empresa Sulmedi Comércio

de Produtos Hospitalares Ltda.ESPÉCIE: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº.

023/2010.OBJETO: Prorrogação do Prazo de Vigência. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Com previsão na Lei/Resolução

Orçamentária nº. 374 de 22 de dezembro de 2010.VIGÊNCIA: até 18/05/2011. DATA DA ASSINATURA: 06.01.2011.FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.Jundiaí do Sul, 06 de janeiro de 2011.

Eclair RauenPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIGUÁESTADO DO PARANÁAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2011Objeto: Contratação de instituição fi nanceira, pública ou privada,

para a prestação de serviços de pagamento de vencimentos, salários, proventos, aposentadorias, pensões e similares, dos servidores da administração pública municipal de Quatiguá.

Tipo: Melhor Oferta Lote Único.Credenciamento: 26/01/2011 das 13h20min às 13h40min.Abertura: Após credenciamento.Informações sobre a retirada do edital com o setor de Tributação e

Cadastro da Prefeitura Municipal de Quatiguá – Fone: (43) 3564-1381.Quatiguá-PR, em 10 de janeiro de 2011.

Efraim Bueno de Moraes – Prefeito Municipal.

Ata da Assembléia geralAos 06 dias do mês de janeiro de 2011, às 17:00 horas, esteve

presente no Colonial Plaza Hotel, Edenilson Vicente Franco, Admilson Pereira da Silva, Vantuir Carmo de Moura Junior, Darci Carmelengo, Daniel Laurelli Mirabeti, Marcos Alberto Franco, Roberto Alves, Jose Adilson Luzardo e os demais membros que serão empossados na nova diretoria da Sociedade Esportiva Platinense.

Será composta a nova diretoria pelos seguintes membros:Presidente: Edenilson Vicente FrancoVice Presidente: Admilson Pereira da SilvaTesoureiro: Daniel Laurelli MirabetiSecretario: Marcos Alberto FrancoPresidente do Conselho Deliberativo: Vantuir Carmo de Moura JuniorDepartamento de Futebol Profi ssional: Roberto AlvesDepartamento de Futebol Amador: Darci CarmelengoDepartamento Jurídico: Jose Antonio de CarvalhoDepartamento de Marketing: Jose Adilson Luzardo da Rosa Observação. 01- Devido ao inicio dos trabalhos diretivos da Sociedade Esportiva

Platinense, a diretoria será composta efetivamente apenas pelos membros supracitados, sendo assim, não será constituído 4 vice presidentes, 2º secretario, diretores social, departamento médico, diretor de promoção, diretor de patrimônio, conforme consta no art. 43º e alíneas do seu estatuto.

02- Cumpre-se salientar ainda que, apesar do estatuto rezar que a eleição do Conselho Deliberativo, bem como da diretoria, será realizada por votos secretos dos sócios quites com a tesouraria, isso não foi possível, haja vista a Sociedade Esportiva Platinense, não mais possuir sócios, sede social, e estar inativo há aproximadamente 2 anos, razão pela qual não foi cumprido na integra o seu estatuto social, pois o mesmo será reformulado de acordo com a necessidade atual do Clube e do futebol brasileiro, esclarece ainda que sua ultima reformulação foi realizada no ano de 1987. A Sociedade Esportiva Platinese esta desenvolvendo somente futebol amador e profi ssional.

03- Que não houve a convocação da assembléia geral, conforme art. 22º do estatuto, em razão de não mais existir sócios da Sociedade Esportiva Platinense, sendo assim, também não foi cumprido o art. 26º do estatuto.

04- Que devido ao recomeço dos trabalhos diretivos da Sociedade Esportiva Platinense, não foi cumprido o art. 31º do estatuto, em razão de não haver Conselho Deliberativo, diante dos motivos supracitados.

05- Que atualmente não possui Conselho Fiscal, conforme motivos supra-arguidos, sendo assim não foi cumprido o art. 35º e 61º do estatuto.

06- Com relação a atual diretoria, a mesma foi empossada em virtude do afastamento do seu anterior presidente, o senhor Antonio bezerra Fontes e de toda sua diretoria, conforme consta as fl s. 02, livro Ata de nº 03.

07- Que de acordo com o art. 42º do presente estatuto, esta diretoria administrará a Sociedade Esportiva Platinense, pelo prazo de 02 anos. Esclarece ainda que, por falta de Conselho Deliberativo esta Diretoria esta sendo composta apenas nesta data.

Sendo só para o momento encerro a presente ata.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO MAIRINCKLei 437/2011.

Súmula: dispõe sobre a recomposição salarial dos servidores públicos municipais, aposentados, pensionistas, Prefeito, Vice-Prefeito e demais Agentes Políticos, em virtude da Medida Provisória nº 516/2010 de emissão do Governo Federal.

A Câmara Municipal de Conselheiro Mairinck aprovou, e eu, Prefeito Municipal sanciono a presente Lei:

Artigo 1º: Para os servidores municipais, inclusive do Magistério, inativos e pensionistas que auferem menos que o valor do mínimo instituído pela Medida Provisória nº 516 de 30 de Dezembro de 2010, fi ca estabelecido o valor mínimo de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) a título de salário base, em cumprimento ao disposto no inciso IV, do Artigo 7º da Constituição Federal.

Artigo 2º: Os demais servidores, inclusive do magistério, inativos e pensionistas, excluídos os que são tratados no artigo 1º da presente Lei, perceberão reposição infl acionária no percentual de 5,89% (cinco vírgula oitenta e nove por cento) sobre seus respectivos vencimentos, em face da manutenção do Plano de Cargos e Carreira contidos nas Leis Municipais pertinentes.

Artigo 3º: A recomposição salarial em questão (5,89%) será aplicada ao Prefeito Municipal, Vice-Prefeito e demais Agentes Políticos do Poder Executivo, assim classifi cados nos termos da legislação vigente, no mesmo percentual previsto no artigo anterior, tendo em vista, no percentual acima não haver ganho real em face da existência de PIB negativo no período.

Artigo 4º: As majorações tratadas nesta Lei são válidas, conforme determina a mencionada Medida Provisória nº 516/2010, a partir de 1º de Janeiro de 2011.

Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Conselheiro Mairinck, 10 de Janeiro de 2011.JUAREZ LÉLIS GRANEMANN DRIESSEN

Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃOPregão Presencial nº.: 013/2011.

Encontra-se aberto na PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO PINHAL – ESTADO DO PARANÁ , processo licitatório na modalidade Pregão, do tipo menor preço global por lote, cujo objeto é a contratação de empresa especializada no fornecimento de materiais de limpeza para diversos departamentos e secretarias do município durante o exercício de 2011 pelo sistema registro de preços.

A realização do pregão presencial será no dia: 21/01/2011 a partir das 09h00min, na sede da Prefeitura Municipal, localizada à Rua Paraná, nº. 983 – Centro, em nosso Município.

O edital na íntegra estará disponível para consulta e retirada mediante pagamento de taxa no endereço supra, junto ao Setor de licitações, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h00min às 11h00min e das 13h30min às 15h30min.

Ribeirão do Pinhal, 10 de janeiro de 2011.Fayçal Melhem Chamma Junior

Pregoeiro MunicipalPREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO MAIRINCK

EXTRATO DE DISPENSA Nº 026/2010OBJETO: Aquisição, montagem e defl agração de fogos de artifi cios

para a festa de fi m de ano, no valor de R$ 3.600,00 (tres mil e seiscentos reais), com prazo de 30 (trinta) dias após execução;

CONTRATANTE: Município de Conselheiro Mairinck/PR;CONTRATADA: Benedito Carlos de Souza – Tabacaria Mineira,

CNPJ nº 79.964.789/0001-50, Rua Antonio de Moura Bueno, 808- Ibaiti – Pr, Fone: 3546-1222 no valor de R$ 3.600,00 (tres mil e seiscentos reais);

BASE LEGAL: Art.24, Inciso II da Lei nº 8.666/93Conselheiro Mairinck, 20 de Dezembro de 2010.

JUAREZ LÉLIS GRANEMANN DRIESSENPREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAZINAAVISO DE LICITAÇÃO

EDITAL TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2011O Município de Tomazina, Estado do Paraná, torna público que

realizará no dia 26 de janeiro de 2011, às 09:00 h, no Edifício sede da Prefeitura Municipal de Tomazina – PR, sito à Rodovia Avelino Antonio Vieira, 117, Tomada de Preço nº 01/2011, que tem como objetivo a Contratação de Assessoria Administrativa para o Município de Tomazina/Pr. Cópias do Edital, e demais esclarecimentos poderão ser obtidos pelos interessados no Departamento de Compras desta Prefeitura, sito à Rodovia Avelino Antonio Vieira, 117, no horário normal de expediente: das 8:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00.

Tomazina, 10 de janeiro de 2011.AMILTON BORGES

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO

Page 12: TRIBUNA DO VALE EDIÇÃO Nº 1810

cmyb

cyan magenta yellow black

AniversárioA secretária das rádios Vale do Sol FM e Difusora Plati-

nense AM, Maria dos Santos, troca de idade nesta quarta, 12. Votos de muita saúde e felicidades vêm em especial

do fi lhão João Pedro

ParabénsO espaço de recreação Super Festa, em Santo Antônio

da Platina, recebeu no último dia 23, a festa de aniversá-rio do corintiano Nicolas Kaique Luz Ferreira. O garotão

completou 6 anos na ocasião. Parabéns

Casamento Kelly Maria de Almeida e Reginaldo Assolari se com-

prometeram com o amor eterno no último mês. Eles se casaram no dia 16, em Santo Antônio da Platina

Felicidades Na última semana a estudante do Colégio Tia Ana Maria,

em Santo Antônio da Platina, Bruna Barreto de Toledo Oliveira, comemorou seu 16º aniversário. Bruna é fi lha de Jeff erson e

Gisele. A ela felicidades

Terça-feira, 11 de janeiro de 2011E-mail: [email protected]

TRIBUNA DO VALE

FERNANDA DINIZFERNANDA DINIZ

BolsaUm dos acessórios mais desejados pelas mulheres, a bolsa surge repaginada neste verão, com uma novidade que promete ser hit da estação: o moletom. Inspiradas em modelos grifados de sucesso, como Birkin, da Hermès, e Alexa, da Mulberry, são feitas em moletom e garantem

praticidade e bom preço.

Charme na medidaQuando você usar uma camisa, nunca feche até o último botão. Deixe os botões abertos logo acima de onde termina o sutiã. Você vai ganhar um belo decote, o que dá um ar um pouco mais ousado e sensual, sem ser vulgar. Nesse caso, não use colar ‒ use o solitário, também conhecido por muitas mulheres como pontinho de luz, e a camisa para fora da calça jeans.

(Ana Hickmann)

LeilãoNesta terça-feira, 11, a Companhia de Leilões Arão Dias Neto promove o 1º leilão do ano, o leilão “Comitiva Esperança”. O evento está marcado para às 19h30 na Estância Carranca, na BR 153, km 37, saída para Jacarezinho. Maiores informações

pelo telefone (43) 3534-5034

Pense nisso“A simplicidade é o último degrau da sabedoria”

(Autor Desconhecido)

Arquivo Pessoal

Digital Stúdio

Foto Celso

Foto Celso