tribuna 55

24
PAGINA 7 E 8 Banco do Brasil e o Sindica- to dos Estivadores eArrumado- res preparam a tradicional quei- ma de fogos em homenagem à Virgem de Nazaré. A Defesa Civil e a Sesma montam postos de atendimento e o comércio já fatura com o Círio. PREPARATIVOS PARA O CÍRIO NA RETA FINAL No Pará, exatos 4.768.457 eleitores vão às urnas em 3 de outubro escolher seus representantes em 15.635 seções eleitorais. As Juntas Apuradoras se- rão instaladas no Hangar - Centro de Convenções, onde será feita a totaliza- ção dos votos. No local, serão instala- dos telões para que a população possa acompanhar o trabalho de apuração. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promete divulgar o resultado das elei- ções por volta da meia-noite. PAGINAS 3 A 5 A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH PAGINA 4 Aprenda passo a passo a sequência de votação dos candidatos na urna eletrô- nica. O último voto é para presidente da República. SAIBA COMO VOTAR NA URNA NO DIA DA ELEIÇÃO PÁGINA 10 Prefeito Duciomar Costa e a comandante da Guarda, Ellen Margareth Souza, participa- ram da solenidade no dia 27. GUARDA MUNICIPAL COMEMORA 19 ANOS FESTA DA DEMOCRACIA TEM 4 MILHÕES DE ELEITORES PAGINA 5 A apresentação do título de eleitor não é mais necessária. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) às vésperas da eleição. ELEITOR SÓ PRECISA DE DOCUMENTO COM FOTO AUMENTAM AS VENDAS DE ARTIGOS LIGADOS À PROCISSÃO RELIGIOSA Belém 2 a 8 de outubro de 2010 Ano I - Edição 55 NICOLE BAHLS NA PLAYBOY REINALDO GAMMA FLASH 16. TÉCNICO DO TRE TESTA URNA ELETRÔNICA ALESSANDRA SERRÃO ALESSANDRA SERRÃO

Upload: tribuna-para

Post on 07-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Jornal Tribuna do Pará

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna 55

PAGINA 7 E 8

Banco do Brasil e o Sindica-to dos Estivadores e Arrumado-res preparam a tradicional quei-ma de fogos em homenagem à

Virgem de Nazaré. A Defesa Civil e a Sesma montam postos de atendimento e o comércio já fatura com o Círio.

PREPARATIVOS PARAO CÍRIO NA RETA FINAL

No Pará, exatos 4.768.457 eleitores vão às urnas em 3 de outubro escolher seus representantes em 15.635 seções eleitorais. As Juntas Apuradoras se-

rão instaladas no Hangar - Centro de Convenções, onde será feita a totaliza-ção dos votos. No local, serão instala-dos telões para que a população possa

acompanhar o trabalho de apuração. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promete divulgar o resultado das elei-ções por volta da meia-noite.

PAGINAS 3 A 5

A CIDADE ESPORTE SEGURANÇA FLASH

PAGINA 4

Aprenda passo a passo a sequência de votação dos candidatos na urna eletrô-nica. O último voto é para presidente da República.

SAIBA COMOVOTAR NAURNA NO DIADA ELEIÇÃO

PÁGINA 10

Prefeito Duciomar Costa e a comandante da Guarda, Ellen Margareth Souza, participa-ram da solenidade no dia 27.

GUARDAMUNICIPALCOMEMORA19 ANOS

FESTA DA DEMOCRACIA TEM4 MILHÕES DE ELEITORES

PAGINA 5

A apresentação do título de eleitor não é mais necessária. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) às vésperas da eleição.

ELEITOR SÓPRECISA DEDOCUMENTOCOM FOTO

AUMENTAM AS VENDAS DE ARTIGOS LIGADOS À PROCISSÃO RELIGIOSA

Belém2 a 8 de outubro de 2010

Ano I - Edição 55

NICOLE BAHLS NA PLAYBOY

Ano I - Edição 55

NICOLE BAHLS NA PLAYBOYREINALDO GAM

MA

FLASH 16.

TÉCNICO DO TRE TESTA URNA ELETRÔNICA

ALESSANDRA SERRÃO

ALESSANDRA SERRÃO

Page 2: Tribuna 55

A C I D A D E 2 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Já está aberta ao acesso da população a Avenida Dalcídio Jurandir (nova Independência) – que fará a ligação entre as avenidas Augusto Montenegro e Júlio César – e o elevado Gun-

nar Vingren, que fará a ligação entre a Dalcídio Jurandir e a Jú-lio César.

Um dia após a inauguração, no entanto, os moradores fecha-ram a rua em protesto quanto

à falta de sinalização na via. A coordenação do Ação Metrópo-le admite que ainda falta uma parte para a conclusão, mas o tráfego foi aberto no local para agilizar o trânsito.

PISTA DA NOVA INDEPENDÊNCIAJÁ ESTÁ ABERTA AO TRÂNSITO

INAUGURAÇÃO

Com a greve dos bancários, os consumidores devem pro-curar alternativas para pagar as contas que tenham venci-mento previsto para os dias em que durarem a paralisação dos serviços. No entanto, o Servi-

ço de Proteção ao Consumidor no Pará (Procon) orienta que, caso o pagamento só possa ser efetuado na agência bancária, os juros decorrentes do perí-odo de greve não devem ser cobrados.

GREVE NÃO IMPEDE OPAGAMENTO DE CONTA

BANCOS

Tribuna do Pará é uma publicação semanalEditado por SGP Comunicações e Serviços Ltda.CNPJ: 10955840/0001 - 61

Diretor Geral: Gustavo BentoDiretor Administrativo: Leandro RochaEdição: Cléo Soares e Micheline Ferreira

Endereço: Trav. Lomas Valentina, nº 1502 – Marco CEP: 66.087-440Fale com a gente: (91) 3276 2308Comercial: (91) 8218 2003E-mail da Redação: [email protected]: www.tribuna-do-para.blogspot.comTwitter: www.twitter.com/tribunapara

Fotos: Alessandra SerrãoDiagramação: Arthur Costa

Tiragem auditada por:

NA REDAÇÃO

O povo brasileiro vai às urnas no domingo escolher seus repre-sentantes. O que se espera é que, mais uma vez, não se repita a ve-lha prática da corrupção eleitoral que grassa no País desde a cam-panha até o exercício do man-dato parlamentar, muitas vezes interrompido com cassações e afastamentos determinados pela Justiça sob a acusação de desvio e malversação do dinheiro público.

Enquanto o povo brasileiro não for suficientemente esclarecido, em níveis de educação compatíveis com a responsabilidade do sufrágio, ainda amargaremos escândalos na maiores casas Legislativas do País e, o que é pior, até mesmo em palácios

de governo. A democracia brasileira ainda não amadureceu a tal ponto de banir da vida pública malfeitores que, pela força da própria legislação, voltam à cena e encurralam até mesmo a mais alta corte de Justiça do País, como se vê no caso da Lei da Ficha Limpa, no Supremo Tribu-nal Federal (STF).

A esperança é que os homens de bem - estes sim - tenham co-ragem e invadam a seara antes dominadas pelos devoradores de eleitores, que sugam seu senso crítico em troca de óculos, denta-dura, consultas médicas e cestas básicas, e ocupem o lugar dos le-gítimos representantes da popu-lação. A esperança, portanto, vira

um sonho: de que os cargos DAS não serão loteados por amigos e parentes dos futuros eleitos; que as licitações não sejam um jogo de cartas marcadas; que a maioria parlamentar não seja obtida à ba-se do “é dando que se recebe”; que o dinheiro público não financie os interesses privados mediante a concessão de propinas; que os partidos políticos não se tornem siglas de aluguel; que governado-res, prefeitos, secretários e todo o staff de governos não sejam man-dados para a cadeia como ladrões de plantão, mas que cumpram a sua obrigação constitucional de bem representar o cidadão co-mum. Que assim seja!

MAIS UMA ELEIÇÃO, ESPERANÇARENOVADA DE UM NOVO BRASIL

FALAPRESIDENTEPATRIMÔNIO E FALTA DE VERGONHA

É lamentável que as negociações para a venda do Baenão este-jam cada vez mais concretas e o Pará perca um dos ícones da sua história futebolística, dando mais uma vez a conotação de “terra do já teve”. Ao longo dos anos, vimos perdendo a nossa própria história, como o cine Palácio; quase perdemos o cinema Olympia, com mais de 100 anos de atividade, e estamos prestes a enterrar o “Baenão”, que deverá dar lugar a riquíssimos projetos imobili-ários.

Não bastasse a perda do estádio, querem transferir a sede fu-tebolística do Leão para Santana do Aurá, local de difícil acesso, que deverá piorar ainda mais o engarrafamento ao longo da BR-316, caso seja realmente concretizado, já que nada tem sido feito para melhorar o escoamento do trânsito no principal corredor de entrada e saída da cidade.

As alegações de que o Remo está atolado em dívidas, que o di-reito dos reclamantes na Justiça do Trabalho deve ser honrado, só servem para nos dar cada vez mais a certeza de que, infelizmente, o clube foi colocado nas mãos erradas ao longo dos últimos anos. O que não tem remédio, remediado está. Mas não deixa de ser lasti-mável a falta de compromisso das diretorias, as contratações feitas à revelia do bom senso. Acho que o confisco dos bens desses senho-res se justificaria, sim, para pagar as dívidas por eles deixadas. Mas no futebol, ao contrário do que se costuma dizer, as regras não são claras. Vejam-se os exemplos de Remo e Paysandu, hoje no limbo do futebol nacional, e o Remo - o que é pior - na agonia da subsistência. A torcida, certamente, não merece essa triste sorte.

Enquanto, no Brasil, não se mudarem as regras administra-tivas de clubes de futebol, a exemplo de empresas, como se faz em outros países, continuaremos reféns de feudos políticos de caciques que estendem suas ações do Congresso aos campos de futebol, per-petuando uma prática abominável na vida pública brasileira, que mancha o sentimento de orgulho e respeito por instituições como Remo e Paysandu.

A torcida e o Conselho Administrativo do Remo deveriam exigir que determinadas pessoas, claramente responsáveis pela situação em que o clube hoje se encontra, sejam definitivamente banidas do esporte, por representarem risco à sociedade e aos símbolos sagrados do futebol. Mas o que se vê é justamente o contrário. É quando o barco está afundando que os rapinadores de plantão se apresentam.

Como a perda do estádio é praticamente dada como certa, resta-nos agora a preocupação com o destino que será dado ao dinheiro da venda, para que o sacrifício não tenha sido em vão.

MARIA DO CÉU BELÉM

CARTASDOLEITOR

[email protected]

Page 3: Tribuna 55

A C I D A D E 3Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

TÉCNICO DO TRE FAZ A ÚLTIMA REVISÃO DE URNA ELETRÔNICA

Nas últimas eleições de 2008, o TRE do Pará tinha 275 no in-terior. Este ano, saltou para 357. Somente na capital, os técnicos do Tribunal atuarão em 57 pon-tos, a maioria escolas, utilizando

para isso as chamadas infovias. Metrobel, Ipconect e Navega Pa-rá (parceria Seduc) são meios de comunicação entre os pontos de transmissão e a sede do TRE. Na Região Metropolitana de Belém,

são 85 os pontos de transmissão de dados. A transmissão das in-formações das urnas no interior ficará sob a responsabilidade de técnicos contratados, tempora-riamente.

PONTOS DE TRANSMISSÃO VÃO AUMENTAR NO ESTADO

APURAÇÃO

Até 15 de agosto, último dia de solicitação do Voto em Trân-sito, sete seções foram criadas para atender a modalidade. Em Belém, no 1º turno, 2.751 pes-soas devem votar. Já no 2º, a estimativa é de 2.539 eleitores,

somando um total de 5.289, que representam 3,36 % do total de requisições. O voto em trânsito só vale para quem estiver nas capitais brasileiras. Caso a pes-soa esteja em outro município, terá que justificar o voto.

VOTO EM TRÂNSITO SERÁ EM SETE SEÇÕES

SERVIÇO

DOMINGO É DIA DE EXERCER A CIDADANIA

No próximo domingo, 3, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador do Estado, depu-tado federal e estadual e dois senadores.

Muitas pessoas acreditam estar fazendo uma boa opção para o País, mas na verdade nem sabem qual a real função de cada cargo político. Saiba agora o que o seu candidato ao Se-nado pode e deve fazer pelo Esta-do.

Ao lado da Câ-mara dos Depu-tados, o Senado compõe o Con-gresso Nacional, formando o Po-der Legislativo. Cada Estado tem direito a três senadores, com mandato de 8 anos cada, responsáveis por elaborar leis, discutir e votar projetos de lei de iniciativa do Presidente da República e dos tribunais superiores.

O Senado Federal funciona

como um órgão revisor das decisões da Câmara dos De-putados.

No Pará, a eleição define a relação de 41 deputados esta-duais, dois senadores da Re-pública, 17 deputados federais e ainda o governador e vice.

Espera-se uma renovação de apenas 30% na Assembleia Legislativa. A mudança aguar-

dada entre os re-presentantes na Câmara Federal deve ser em torno de 20%.

O Pará pos-sui hoje apenas o senador Mário C outo (PSDB) com mandato até 2014 . Fer nan-do Flexa Ribeiro

(PSDB) e José Nery, que assu-miram as suplências de Ducio-mar Costa (PTB) e Ana Júlia Carepa (PT), respectivamente, concluem a representação em janeiro de 2011.

O melhor conselho ainda é pelo voto consciente.

O eleitor precisa avaliar bem os candidatos e

fazer a escolha com base em

propostas e no chamado voto

consciente

A GOVERNA-DORA ANA JÚLIA CAREPA VAI VOTAR ÀS11 HORAS NA ESCOLA JOSÉ VERÍS-SIMO, QUE FICA NA RUA PRESIDENTE PERNANBU-CO, ENTRE CONSELHEI-RO FURTADO E TAMOIOS.

As urnas eletrônicas foram

encaminhadas para o interior

em agosto. No total, 16 mil ur-

nas (modelo 2009) seguiram

para as diversas regiões do

estado. Na capital, serão utili-

zados 3.400 equipamentos de

votação, modelo 2004.

TRE VAI USAR 16 MIL URNAS ELETRÔNICASNO ESTADO

LEIA RÁPIDO

Se em 2008, nas últimas eleições municipais, em Belém, os disquetes chegaram ao Han-gar por meio de serviço de mo-toqueiros, este ano foi investido em tecnologia, e os dados das votações em toda a Região Me-tropolitana de Belém chegarão de maneira rápida e segura, via internet, através de uma Rede Virtual Privada criada pelo TRE para interligar 86 locais de votação ao Tribunal. Em 57 escolas da rede estadual de en-sino de Belém e Ananindeua, os computadores das próprias escolas serão utilizados, gra-ças a uma solução baseada em pen drive criada pelos TREs do Pará e Tocantins, que permite a transmissão segura de qualquer computador ligado à Internet, sem que seja gravada qualquer informação no computador.

No interior, o TRE aumen-tou a quantidade de pontos de transmissão e os votos chega-rão via satélite de 385 pontos localizados em áreas distantes do cartório eleitoral em até 48 horas, dando mais agilidade à apuração.

TRIBUNAL NÃO USARÁ MOTO NO TRANSPORTE

Em Capanema, cidade em que ocorrerá a votação biométri-ca dentre as 60 em todo o país, o TRE fez o recadastramento dos 41.894 eleitores daquela cidade. Um total de 189 urnas será admi-nistrado pela 25ª zona eleitoral em 54 locais de votação. São 179 seções eleitorais em Capanema. O sistema biométrico é considerado um sistema de votação verdadei-ramente democrático e seguro, desenvolvido pela Justiça Eleito-ral brasileira. A tecnologia já foi utilizada nas eleições de 2008. Antes das próximas eleições, a urna eletrônica com leitor biomé-trico foi testada nos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fáti-ma do Sul (MS) e São João Batis-ta (SC). Com o recadastramento para identificação biométrica, o Brasil vai criar um dos mais avançados e precisos bancos de dados sobre eleitores do mundo. O sistema fará o país ter não só a votação mais informatizada, co-mo também a mais segura.

CAPANEMA ESTREIA SISTEMA DE BIOMÉTRIA

Esta será a primeira vez que presos provisórios irão participar de eleições, de acordo com a Re-solução 23.219/2010. A medida foi viabilizada por meio de uma celebração entre a Corregedoria Regional Eleitoral com a Superin-tendência do Sistema Penal e a De-legacia Geral. Em março deste ano, o contingente de presos provisórios era de 4.500 em todo o estado, mas pelo levantamento feito em conjun-to pelo Tribunal e Susipe, somente 53 presos provisórios tiveram in-teresse em votar e para eles foram providenciados documentos de identidade e título eleitoral. A única seção será instalada na Penitenciá-ria de Marituba 2.

PRESOS PROVISÓRIOS VOTARÃO EM MARITUBA

O Tribunal programou a instalação de 596 locais de votação em todo estado, 33 so-mente na capital, para portado-res de necessidades especiais, atendendo à resolução do Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE) Nº 21.0008/2002, o. A maio-ria está localizada em escolas. Contudo, são seções eleitorais onde vota qualquer eleitor, mas possui recurso físico para melhor deslocamento, maior acessibilidade e comodidade do cidadão.

SEÇÕES ESPECIAIS SERÃO 33 NA CAPITAL

Page 4: Tribuna 55

A C I D A D E 4 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

LEIA RÁPIDO

O candidato à Presidência,

José Serra, do PSDB, sugeriu

na última quarta feira, a pos-

sibilidade de revisão da idade

mínima para concessão de apo-

sentadoria no serviço público,

se for eleito. Serra defende a

aposentadoria integral para

os servidores, e disse que seria

mais viável fazer mudanças na

idade do que na remuneração. O

candidato disse ainda que essa é

uma questão que deve ser ana-

lisada para que seja feita uma

coisa séria.

SERRA QUERMUDAR IDADE PARA PEDIRAPOSENTADORIA

A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, do PT, reuniu em seu escritório político, na última quinta feira, 27 líderes das religiões católica e evangélica. Dilma propôs o en-contro para desmentir boatos que

ultimamente fizeram com que ela perdesse vários votos de eleitores cristãos. A candidata afirmou que se for eleita não vai enviar ao Congresso nenhum projeto para mudar a legislação e declarou que não defende o aborto.

DILMA SE EXPLICA COMLÍDERES RELIGIOSOS

BOATOS

ALESSANDRA SERRÃO

O CANDIDATO TUCANO SIMÃO JATENE VAI VOTAR NO NÚCLEO DE ESPORTE E LAZER (NEL), ANTIGO DEAF, ENTRE 10H30 E 11 HORAS. FICA NA TRAVESSA DOM ROMUALDO DE SEIXAS, 1215, ENTRE DIOGO MÓIA E OLIVEIRA BELO - UMARIZAL.

A Companhia de Transporte do Município de Belém, aten-dendo a solicitação do Tribunal Regional Eleitoral-TRE/PA, irá atuar em algumas vias da cida-de com orientação e interdição

de ruas. A Rua João Diogo no perímetro compreendido entre a Trav. São Francisco e Avenida 16 de Novembro estará com quatro (4) agentes de trânsito por tur-no das 8h às 19h para orientar e

caso necessário interditar a via para o tráfego de veículos.

Já a Av. Brigadeiro Protázio deverá sofrer alteração no tráfe-go de veículos com a interdição a partir das 15h,

CTBEL DEVE INTERDITAR RUAS NAS IMEDIAÇÕES DO TRIBUNAL

TRÂNSITO

A AUSÊNCIA DO TÍTULO DE ELEITOR NÃO IMPEDIRÁ O EXERCÍCIO DO VOTOO eleitor não é mais obrigado a levar dois documentos pa-ra votar, ou seja, de porte de apenas um documento com foto é possível votar; só NÃO poderá votar quem levar ape-nas o título de eleitor. Por oito votos a dois, os ministros do Supremo Tribunal Federal aprovaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade apre-sentada pelo PT, pedindo que a Suprema Corte negasse a decisão da Justiça Eleitoral de cobrar do eleitor, no dia da votação, a apresentação do título de eleitor e de um documento de identidade com foto. Na ação, o Partido dos Trabalhadores também afirmava que a retirada do direito de votar pela ausência do título acabaria “por cassar o exercício da cidadania do eleitor”.Com a decisão, a ausência do título não impede o cidadão de exercer o seu direito de votar.

MUUUUUUUITOS VOTOSPara as eleições deste ano, 135.804.433 de brasileiros estão aptos a votar para pre-sidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.

ELEITORESDomingo é a eleição, dia de decidir quem vai comandar o País e o Estado nos próximos quatro anos. Eleitores pen-sem bem, pois qualquer de-cisão errada pode afetar suas vidas diretamente. Muitos bra-sileiros detestam política, mas reclamam dos preços, dos sa-lários, da falta de emprego, da saúde ruim, da falta de escola, reclamam, reclamam. É bom lembrar que tudo isso é de-cidido pelos políticos, então, eleitor, está na hora de colocar em prática sua vingança, tire do poder os maus políticos e eleja gente que realmente quer fazer algo de bom por você.

JORNAL X JORNALQuinta feira, algo estranho apareceu nas manchetes dos dois principais jornais

da capital paraense. Um es-tampava que Jader havia sido enquadrado na lei da “ficha limpa” e estava fora da corrida pelo Senado, o outro dizia que o Supremo tribunal garantia a permanência de Jader na corrida pelo Senado. Os dois estavam corretos nas manchetes? Em quase tudo, Jader continua candidato e terá seu caso julgado depois das eleições. O que chama mesmo a atenção é que, por briga de dois gigantes da in-formação, o eleitor-leitor fica a deriva do conhecimento dos fatos verdadeiros. Cui-dado leitor, nem tudo que se publica é o retrato da realida-de dos fatos.

O INFERNO ACABA DOMINGOO eleitor perdeu definitiva-mente sua privacidade nestas eleições, nunca, como nesta campanha, os políticos bra-sileiros tinham abandonado tão completamente o pudor em relação aos eleitores. Os políticos se sentiram no di-reito dei invadir a vida alheia nestas eleições. A campanha não foi só nas ruas ou na te-levisão, ela estava na internet e o que foi pior, no telefone. Candidatos ligavam a qual-quer hora para todo e qual-quer telefone e se podia ouvir o pedido simplório de voto, em poucas horas a vida do eleitor virou um inferno. Esta campanha foi a mais contun-dente e deslavada invasão na vida privada do eleitor no curso de campanhas polí-ticas. Na campanha atual o torpedo pode estar sendo reservado para a véspera. O pior lixo do varejo é o e-mail. Um dos campeões dessa sujeira eletrônica é definiti-vamente a ligação telefônica. Se o eleitor pudesse ligar de volta para qualquer candidato e discutir suas propostas se-ria exercício de democracia, mas isto não é possível, pois político que se preze é um ser inalcançável. Enquanto algo assim não acontecer, o brasileiro comum continuará ouvindo de alguns políticos a inesquecível frase de um cer-to político “Estou me lixando para a opinião pública”.

POLÍTICA&PODERPor Maria de Assis

ELEIÇÕES 2010 SEM SEGREDOS

No próximo dia 3 de ou-tubro acontecem as Eleições 2010, onde a população bra-sileira terá a oportunidade de escolher o novo presi-dente da República, além de deputados Federal e Es-tadual, senadores e gover-nador. Com a proximidade do grande dia, começam a surgir as dúvidas por parte dos eleitores, não só em que

candidato votar, mas tam-bém como funciona o siste-ma de votação.

No Brasil a votação é fei-ta através da urna eletrôni-ca. Com ela o voto é muito mais simples, fácil e seguro, sendo que em questões de horas após o encerramento da votação, o resultado dos candidatos vencedores são revelados para todo o país.

É fundamental lembrar que a partir destas eleições, é necessá-rio levar o título de eleitor (opcional) e um documento oficial de identidade com foto para votar (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou certificado de reservista).

Na votação deste ano o primeiro candidato que você deverá votar é para deputado estadual. O eleitor deverá digitar o núme-ro do candidato escolhido, o qual é composto por cinco números, logo em seguida aparecerá na tela algumas informações sobre o candidato, como nome, foto, número e sigla do partido. Caso seja o candidato escolhido, basta pressionar a tecla ‘Confirmar’, caso contrário, pressione ‘Corrigir’ e repita o processo.

Em seguida, você deverá votar em deputado federal, qual conta com quatro dígitos, basta digitar o número do candidato e em se-guida pressionar ‘Confirmar’.

Logo depois, você deverá votar no primeiro senador, os quais contam com três dígitos. Ao digitar o número de seu candidato aparecerão os números de seu suplente, depois é só pressionar a tecla ‘Confirmar’. Para o segundo senador, basta repetir o mesmo procedimento realizado anteriormente para a escolha do primeiro senador.

O seu quinto voto se direciona para o governador, o qual é com-posto por dois dígitos. Na tela serão exibidas algumas informações, como as informações do governador e de seu suplente na mesma chapa.

Para finalizar a sua votação na eleição 2010, você deverá dire-cionar o seu sexto voto para o presidente da República, assim como para o governador, deve conter dois dígitos também. Após votar em presidente, a urna eletrônica irá emitir um longo sinal e exibirá na tela a mensagem ‘FIM’. Caso o eleitor opte pelo voto em branco é necessário apenas que pressionar a tecla ‘Branco’ e em seguida a tecla ‘Confirma’.

COMO VOTAR NAS ELEIÇÕES 2010

Page 5: Tribuna 55

A C I D A D E 5Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

O eleitor não precisará apre-sentar o título de eleitor para vo-tar no domingo. A única exigên-cia é a apresentação de um docu-mento oficial de identidade com foto, como o RG, o passaporte, a

carteira de trabalho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a carteira funcional. Esse foi o resultado do julgamento do Su-premo Tribunal Federal (STF), encerrado na última quinta-feira,

sobre a ação direta de inconstitu-cionalidade (Adin) apresentada pelo PT, na qual o partido ques-tionava a obrigatoriedade de apresentação de dois documen-tos no momento da votação.

BASTA UM DOCUMENTO COMFOTO PARA O ELEITOR VOTAR

MUDANÇA

O Tribunal programou a ins-talação de 596 locais de votação em todo estado, 33 somente na capital, para portadores de necessidades especiais, aten-dendo à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nº

21.0008/2002, o. A maioria está localizada em escolas. Contudo, são seções eleitorais onde vota qualquer eleitor, mas possuem recurso físico para melhor des-locamento, maior acessibilidade e comodidade do cidadão.

TRE VAI MANTER 33 SEÇÕES ESPECIAIS

COMODIDADE

FALAPRESIDENTEPRIMEIRO TURNO?A pesquisa de boca de urna deve sinali-zar se o Pará terá ou não segundo turno. O Ibope anunciou que vai liberar as in-formações depois de encerrada a votação, às 17 horas.

COMANDOSAinda nem se sabe quem será o próximo governador do Estado e já começam as especulações e costuras para quem vai ocupar os comandos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na PM, vários coro-néis brigam pelo posto máximo, enquan-to os bombeiros ainda tentam aprovar lei na Assembleia Legislativa, que deve aumentar os cargos de coronel em mais quatro vagas.

ALÍVIOPaulo Rocha e Jader Barbalho concorrem aliviados à vaga para o Senado. Alivia-dos, em termos, porque a decisão de par-ticipar do pleito ainda não é definitiva.

AZARÃOSe a eleição fosse hoje, os senadores eleitos do Pará seriam Jader Barbalho e Flexa Ribeiro, este último, a maior sur-presa eleitoral no Estado, porque nunca

participou de nenhuma eleição e jamais foi testado nas urnas.

CÍRIOSemana cheia de Círio e intensidade cultural em Belém. A cidade literalmen-te ferve com programações de cultura, lazer, tradições até pelo menos o final da quadra nazarena. É também o momento em que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o maior núme-ro de órgãos públicos e instituições, até parar no dia 6 para voltar à Basílica.

VISITANo dia 6, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fará sua última parada da peregrinação no Palácio Antonio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém. O prefeito Duciomar Costa recepciona a padroeira dos paraenses com programa-ção especial.

ABONOTodos os servidores públicos do municí-pio receberam um abono especial para comemorar o Círio 2010. Desde o dia 28 de setembro, o prefeito Duciomar Costa liberou R$ 100 a mais no tíquete –ali-mentação do funcionalismo público.

TRIBUNALIVRE

PIN

GA

F

OG

O

Icoaraci está em obras pa-ra receber a imagem de Nossa Senhora para a Romaria Flu-vial do dia 9, às 9 horas, após uma missa campal celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no trapiche da Vila.

Ações de limpeza, pintura do meio-fio e dos postes de iluminação de todo o trajeto que a ima-gem irá percorrer em Ico-araci, desde a chegada na Augusto Montenegro até a Cristovão Colombo. O tra-piche vai ganhar lavagem e pintura novas.

O professor Milton Mar-ques faz treinamento em Ge-renciamento de Contratos Terceirizados pelo Centro de capacitação e Aperfeiçoa-

mento Profissional (Cecap). O curso acontecerá entre os dias 4 e 8 deste mês, de 8h30 às 12h30.

Em tempo de corre-corre, o Cecap também oferece o curso “Gerencie suas Finanças e seu Tem-po”, das 14h30 às 18h30, também na primeira quin-zena de outubro.

A Feira de Produtos Orgâ-nicos da Secretaria Municipal de Economia acontece neste sábado na Praça Brasil.

Chance para adquirir alimentos como a maniva crua ou cozida, pato, tu-cupi, jambu, e até mesmo frutas regionais, legumes e hortaliças variadas, de qualidade e sem uso de agrotóxico ou fertilizante.

ELEIÇÃO TERÁ4 MILHÕESDE ELEITORES

Dos sete milhões de habi-tantes do Estado do Pará, mais da metade irá votar nestas elei-ções. 4.768.457 é o número de eleitores aptos ao exercício da cidadania, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PA). O total de eleitores entre 16 e 17 anos é de mais de 121 mil.

Ainda segundo o TRE, serão disponibilizadas 15.635 seções, sendo 14.812 principais e 823 agregadas. Em 77 localidades, o Tribunal contará com o apoio de empresas como Rede Celpa, Alcoa, entre outras, para aten-der os pontos considerados “gargalos” no transporte de urnas e eleitores. A meta para a totalização dos votos é meia-noite, mas o TRE conta com planos de contingência, caso sejam necessários.

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado e do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia definiram, em reuniões realizadas desde o

primeiro semestre, que dez zonas eleitorais da capital: 1ª, 28ª, 29ª, 73ª, 76ª, 98ª, 97ª, 96ª, 95ª e 77ª (apenas a de Icoaraci funcionará no próprio cartório do distrito) serão transformadas em “Juntas Apuradoras”, onde estarão de 10 a 15 servidores do TRE (por Junta). Eles estarão no local de 16h até o final da contagem dos votos. O TRE promete divulgar o resultado do pleito por volta da meia-noite. Além disso, foi definido que uma sala, com dez pessoas, irá receber os dados das cidades do interior e dos pontos de transmissão da Região Metropolitana de Belém. Dez computadores e linhas te-lefônicas serão utilizados para atender possíveis manutenções. Ainda serão instalados quatro te-lões para se acompanhar minuto a minuto a apuração, a partir da conexão direta dos computadores do TRE. Na área chamada Han-gar Principal, haverá dois telões; os dois outros se concentrarão no restaurante e na parte externa no Centro de Convenções.

RESULTADO A ELEIÇÃO SAIRÁ DO HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES

Page 6: Tribuna 55

A C I D A D E 6 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

No último mês de agosto, 6.391 novos postos de trabalho foram criados no Pará, com vínculo formal, segundo pes-quisa realizada pelo Departa-mento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas

(Dieese-Pa).O interior do Estado foi res-

ponsável por 63% (4.009 pos-tos) desses novos empregos, ge-rados principalmente no setor de serviços, comércio e indús-tria de transformação.

INTERIOR CONCENTROU63% DAS NOVAS VAGAS

AUMENTO

VAGAS DE EMPREGO PORTAL DO TRABALHADOR

VIGIA (PNE)ENSINO FUNDAMENTAL, SEXO MASCULINO, NÃO É NECESSARIO EXPERIÊNCIA, IDADE ENTRE 20 E 35 ANOS.

ATENDENTE DE LOJAENSINO MÉDIO COMPLETO, AMBOS OS SEXOS, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA.

FISCAL DE LOJA ENSINO MÉDIO COMPLETO, SEXO MASCULINO, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA.

REPOSITOR ENSINO MÉDIO COMPLETO, SEXO MASCULINO, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE CRÉDITO, COBRANÇA E CONTAS A RECEBERENSINO MÉDIO COMPLETO, AMBOS OS SEXOS, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA DE NO MÍNIMO 1 ANO E CONHECIMENTOS EM BAIXA DE BANCO, ACOMPANHAMENTO DE INADIMPLENTES, EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE COBRANÇA, SUPORTE COMERCIAL, COBRANÇA DE CLIENTES INADIMPLENTES, AVALIAÇÃO DE CRÉDITO E CONCESSÃO DE LIMITES

DENTRO DA ALÇADA.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COMERCIALENSINO MÉDIO COMPLETO, AMBOS OS SEXOS, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA DE NO MÍNIMO 1 ANO E CONHECIMENTOS EM DIGITAÇÃO DE PEDIDOS, EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE VENDA, POSITIVAÇÃO, CURVAS ABC, SUPORTE AO COMERCIAL, ACOMPANHAMENTO DE PEDIDOS, INFORMAÇÃO DE POSIÇÃO DE VENDAS.

AUXILIAR DE DEPÓSITOENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO, SEXO MASCULINO, EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 1 ANO E CONHECIMENTOS EM SEPARAÇÃO E CONFERÊNCIA DE MERCADORIAS, CARREGO E DESCARREGO E LIMPEZA DO DEPÓSITO.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAISENSINO MÉDIO COMPLETO, SEXO MASCULINO, EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA, CONHECIMENTOS EM LIMPEZA GERAL, PEQUENOS SERVIÇOS, DESCARREGO E CARREGO, APOIO PESSOAL E DEPÓSITO.

TV. PIEDADE, 708 FONES: 3344-3415/ 3344-3406

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Uni-versidade do Estado do Pará (Uepa) assinaram na última se-mana um Termo de Cooperação Técnica, onde a Uepa passa a ser

responsável pela organização, execução e aplicação das provas dos concursos públicos do Esta-do em parceria com a Sead.

Para o início da parceria, quatro concursos já estão pre-

vistos ainda para este ano. São os da Fundação Carlos Gomes, Cohab, Idesp e Hemopa. Os dois primeiros devem ser lançados neste mês de outubro. Os outros dois, no mês de novembro.

SEAD FAZ PARCERIA COM UEPA NA REALIZAÇÃO DE CONCURSOS

EMPREGOS

UFRAA Universidade Federal Rural da Amazônia inscreve até o dia 7 de outubro para concurso público para provimento de cargo efetivo, sob o regime de dedicação exclusiva. O cargo de Professor Assis-tente I é direcionado aos candidatos portadores de título de Mestre e os de Professor Adjunto I para os candidatos portadores do título de Doutor, sob o regime de dedicação exclusiva. As inscrições se-rão efetuadas na sala da Comissão de Processo Seletivo, situado na avenida Presidente Tancredo Neves, nº 2501, bairro Terra Firme, Belém-PA, CEP 66.077-530, Caixa Postal 917, de segunda à sexta-feira no horário de 9h às 11h30 e das 14h00 às 16h30. O concurso constará de três etapas, sendo a primeira etapa a prova escrita de conhecimentos específicos, a segunda etapa a prova didática e a terceira etapa a avaliação Curricular, realizada no campus da UFRA. Mais informações no site: www.ufra.edu.br.

CÂMARA DE ALENQUERA Câmara Municipal de Alenquer inscreve até o dia 9 de outubro para concurso público, destinado ao preenchimento de vagas para

o quadro de pessoal efetivo de nível médio e nível fundamental da Câmara Municipal de Alenquer. Serão ofertadas 28 vagas para os cargos de nível Fundamental e Médio, com carga horária de 40h semanais e remuneração variada entre R$ 510 a R$ 1.1200. As ins-crições serão de forma presencial no Prédio da Câmara Municipal de Alenquer, localizado na rua José Leite de Melo, S/N, Planalto. As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas no dia 14 de novembro de 2010.

UFOPAA Universidade Federal do Oeste do Pará abriu inscrições pa-ra realização de Concursos Públicos de Provas e Títulos para o provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Su-perior para o quadro permanente de servidores. Serão ofertadas 21 vagas para os cargos de nível Superior de Professor Adjunto e Assistente, com Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva e remuneração variada entre R$ 2.001,86 a R$ 7.333,67 dependendo da titulação apresentada pelo candidato. As inscrições aos con-cursos serão realizadas exclusivamente via internet, através do

endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br. O período de inscrições varia: para os candidatos aos cargos de professores adjuntos, se-rão até o dia 10 de outubro. Já para a Classe de Assistente será até o dia 7 de novembro. As provas serão realizadas no período de 29 de novembro de 2010 a 04 de dezembro.

SANTANA DO ARAGUAIAA Prefeitura de Santana do Araguaia inscreve até dia 15 de outubro para concurso público para cargos efetivos no quadro de pessoal e vagas para formação de Cadastro Reserva do Poder Executivo Municipal. Serão ofertadas 487 vagas para os cargos de nível Fun-damental, Médio, Técnico e Superior, com carga horária de 20 a 40h semanais e remuneração variada entre R$ 540 a R$ 12.000. Do total de vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Santana do Ara-guaia-PA, 18 serão reservadas para candidatos com necessidades especiais. As inscrições serão realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.institutogeraldaaldira.org.br. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Santana do Araguaia no dia 14 de novembro de 2010.

CONCURSOS

ELIVALDO PAMPLONA/COM

US

A procura pelos produtos que compõem os pratos típicos do tradicional almoço do Círio já é grande, principalmen-te nas feiras livres de Belém. Uma pesquisa realizada por técnicos da Secretaria Muni-cipal de Economia (Secon) nas primeiras semanas do mês de setembro, entre os dias 8 e 18, foi observado que dentre os principais ingredientes pesquisados, como a maniva, o tucupi, o pato e o jambú, a maioria apresentou queda de preço em relação aos preços médios praticados de uma se-mana para outra.

As maiores oscilações ocor-reram nos preços do maço do jambú, com uma queda de 15,25%, encontrado na primei-ra semana ao preço máximo de R$ 1,50, na feira do Guamá, e ao preço mínimo de R$1,00, no decorrer da segunda sema-na, nas demais feiras pesquisa-das, ficando o preço médio em R$ 1,09. Já o litro do tucupi em 14,88%, foi encontrado ao pre-ço máximo de R$ 3,50, tam-bém na primeira semana na feira do Guamá, e a R$1,00 na segunda semana, na feira do Entroncamento, com o preço médio ficando em R$ 2,18.

Para o diretor do Departa-mento de Feiras, Mercados e Portos da Secon, Luiz Carlos Silva, a tendência é que com a proximidade da festa religio-sa esses produtos subam de preço. O economista obser-vou ainda que a diferença de preços entre uma feira e outra está relacionada à tradição e à localização da unidade de abastecimento. Ele orienta ainda a população a pesqui-sar. “A melhor forma de se de-fender das especulações é pes-quisando. O consumidor deve se informar que locais vendem produtos mais baratos”.

CARDÁPIO DO CÍRIO COM PREÇO MENOR

ALGUNS ITENS DO CARDÁPIO, COMO TUCUPI E JAMBU, TIVERAM REDUÇÃO DE PREÇOS ESTE ANO

Page 7: Tribuna 55

A C I D A D E 7Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

O Círio deste ano será o mais caro da história da festi-vidade. Segundo informações da Diretoria do Círio e do De-partamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômi-

cos (Dieese), a festa vai custar, ao todo, quase R$2,2 milhões de reais. Além disso, a festa nazarena vai causar um impac-to de cerca de R$700 milhões na economia paraense. Em

termos de previsão de gastos no Círio, os números também impressionam: a previsão para este ano é que o gasto dos cerca de 70 mil turistas no Círio gire em torno dos U$ 25 milhões.

CÍRIO 2010 SERÁ O MAIS CARODA HISTÓRIA DA FESTIVIDADE

GASTOS

Este ano, os fiéis terão opor-tunidade de assistir ao Círio 2010 na Estação das Docas, em uma arquibancada de mil lugares no estacionamento, para a Trasla-dação e para o Círio. Cada lugar custa R$ 25 por pessoa. Para os

dois dias, os ingressos saem a R$ 40. Ingressos à venda na Es-tação, das 12 h até 22h. Na Loc Engenharia (Avenida Marquês de Herval, 1474), é de 8 às 18h, e na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449), de 9 às 18h.

ESTAÇÃO DAS DOCAS TERÁ ARQUIBANCADAS

NOVIDADE

Realizada há mais de 50 anos, a queima de fogos é uma das mais tradicionais homena-gens a Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, a expectativa do Banco do Brasil e Sindicato dos Estiva-dores e Arrumadores é utilizar aproximadamente 70 mil quilos de fogos em agradecimento e de-monstração de fé à padroeira.

O Banco do Brasil começou os preparativos com aproxima-damente 20 pessoas envolvidas desde o início de junho. O Banco fará duas homenagens, uma no sábado, durante a passagem da santa na trasladação, quando se-rão usados fogos frios e chuva de papel picado. Tudo isso ao som da cantora e Patrícia Oliveira. No domingo, fogos, chuva de balões e papel picado farão o Círio ficar mais colorido, com show de Ju-liana Sinimbu.

A homenagem é feita há 19 anos. Segundo Maurício Leão, diretor financeiro do banco, tudo começou quando a funcionária Maria Zuila Dutra percebeu que o prédio do banco não prestava nenhuma homenagem no dia do Círio. No ano seguinte, ela se juntour com a sua família e do 8° andar jogou balões e papeis picados. “A partir daí, a família do Banco do Brasil passou a sau-dar a Virgem de Nazaré”, conta Mauricio.

No Sindicato dos Estivadores, as homenagens são uma forma de manter a tradição deixada pelos trabalhadores antigos, além de ser uma demonstração de fé em Nossa Senhora. Os estivadores

gastaram esse ano R$ 82 mil com os fogos de artifício. Os preparati-vos já estão sendo finalizados na sede campestre do sindicato, na rodovia Mario Covas. Desde 12 de outubro de 1947, a homenagem é feita para a padroeira, por graça alcançada, quando as lideranças antigas passaram por uma crise financeira.

Para José Geraldo, presidente do Sindicato dos Arrumadores, o momento também é de agrade-cimento. “Nós acreditamos nela e temos que agradecer por tudo que recebemos”, comenta José. Esse ano, o Sindicato dos Arru-madores gastou cerca de R$ 65 mil com os fogos.

Coleta garante homenagens

Os recursos utilizados para a queima são dos próprios traba-lhadores. “Nós não temos patro-cínio de ninguém. Para fazermos a queima, todos os dias um tra-balhador des-tina uma parte do salário para colaborar com a compra dos fogos, aluguéis, pagamento de pessoal para fazer cordão de isolamento, montagem, en-tre outras des-pesas”, declara José.

Os preparativos ainda não começaram a ser feitos, pois os fogos são preparados em Minas

Gerais e só chegam 2 ou 3 dias antes do Círio. A quei-ma de fogos é rea-lizada há 55 anos. “Nós trabalhamos com carrega-mento e descarregamento de navio. Mas nesse ano não tinha

navio para os arrumadores trabalharem. E nt ão e le s fizeram uma promessa à Virgem que se voltassem os navios sol-tariam fogos para pagar a promessa e agradecer. No primeiro

ano foram poucos fogos. Depois ganhou as dimensões que tem hoje”, concluiu Geraldo.

balhador des-tina uma parte do salário para colaborar com a compra dos fogos, aluguéis, pagamento de pessoal para fazer cordão de isolamento, montagem, en-tre outras des-pesas”, declara

se voltassem os navios sol-tariam fogos para pagar a promessa e agradecer. No primeiro

HOMENAGENS JÁ SÃO UMA TRADIÇÃO

navio para os arrumadores trabalharem. E nt ão e le s fizeram uma promessa à Virgem que se voltassem

navio para os arrumadores trabalharem. E nt ão e le s fizeram uma promessa à Virgem que se voltassem

ma de fogos é rea-lizada há 55 anos. “Nós trabalhamos com carrega-mento e descarregamento de navio. Mas nesse ano não tinha

ma de fogos é rea-lizada há 55 anos. “Nós trabalhamos com carrega-mento e descarregamento de navio. Mas nesse ano não tinha

navio para os navio para os

Gerais e só chegam 2 ou 3 dias antes do Círio. A quei-ma de fogos é rea-

só chegam 2 ou 3 dias antes do Círio. A quei-ma de fogos é rea-

só chegam 2 ou

ma de fogos é rea-

Page 8: Tribuna 55

A C I D A D E 8 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Um dos maiores ícones do Cí-rio de Nossa Senhora de Nazaré é a corda. Para o povo paraense, este objeto sagrado representa a força, as promessas e a fé. É uma espécie de vínculo com Nossa Senhora.

Desde 2006 a corda é produ-zida em Salvador (BA). Antes ela era confeccionada na Paraíba, mas mudou com o fechamento da fábrica em 2006.

A corda mede 800m, tem 2

polegadas de diâmetro e pesa cerca de 1200 quilos. Despois que chegou a Belém, ela já foi di-vida em duas partes iguais: 400m para a Trasladação e 400m para a Procissão do Círio.

CORDA QUE PUXA A BERLINDA FOI DIVIDIDA PARA AS ROMARIAS

SÍMBOLO

O altar central da Praça Santu-ário de Nazaré já está pronto para receber os fiéis nos dias da festi-vidade, após a reforma que pro-mete facilitar o acesso de idosos e deficientes físicos ao local, com as novas rampas de acesso que foram

colocadas. O altar central também recebeu polimento do piso de gra-nito e nova decoração. No entorno do local, os comerciantes de arti-gos do Círio também já faturam com o aumento das vendas devi-do à proximidade da procissão.

PRAÇA JÁ ESTÁ PRONTAE O COMÉRCIO FATURA

SANTUÁRIO

O CÍRIO DESTE ANO DEVE RECEBER CERCA DE 70 MIL TURISTAS EM BELÉM. ELES DEVEM GASTAR O EQUIVALENTE A 25 MILHÕES DE DÓLARES, SEGUNDO O DIEESE DO PARÁ.

Na trasladação (09 de outubro)1. Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quin-tino e Generalíssimo2. Posto SEMAD – Av. Nazaré esquina com a Quintino Bocaiúva3. Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vascon-celos eqüina com a Av. Nazaré4. Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas5. Posto Solar da beira – Trav. Castilho França6. Posto Sede da Fumbel – Av Dr. Assis em frente a Praça Caetano Brandão

No Círio (10 de outubro)1. Posto Sede da Fumbel – Av Dr. Assis em frente

a Praça Caetano Brandão2. Posto Solar da beira – Trav. Castilho França3. Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas4. Posto Estacionamento dos Correios – Trav. O de Almeida com Av. Presidente Vargas5. Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vascon-celos esquina com a Av. Nazaré6. Posto SEMAD – Av. Nazaré esquina com a Quintino Bocaiúva7. Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quin-tino e Generalíssimo8. Posto Estacionamento Restaurante Avenida - Trav. Generalíssimo com Av. Nazaré e Av. Braz de Aguiar

ANOTE OS POSTOS DE ATENDIMENTO

No percurso das procissões de Transladação e Círio de Na-zaré a Secretária Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Defesa Civil, vai garantir o atendi-mento de urgência e emergência nos postos de pronto atendimento mon-tados em pontos estratégicos nas duas romarias. Na trasladação, serão 6 postos de atendimento, e no domingo do Círio serão 9 postos no de-correr do traslado. A operação Círio 2010 terá o envolvimento de 15 médicos, 15 enfermeiros,

28 técnicos de enfermagem, 02 motoristas, além de apoio admi-nistrativo para a operação.

De acordo com o secretário municipal de saú-de, Sérgio Pimen-tel, os hospitais de pronto socorros municipais e uni-dades de urgência 24 horas terão re-forços nas equipes técnicas de médi-

cos, enfermeiros, técnico em en-fermagem e pessoal de apoio, pa-ra garantir o atendimento à po-pulação durante as festividades do Círio de Nazaré. Ele ressalta que o Serviço de Atendimento

Móvel de Urgência/SAMU-192 também estará e prontidão para dar apoio em todas as romarias programadas.

Na Defesa Civil Municipal, cerca de mil voluntários já foram cadastrados para trabalhar nas romarias, segundo o presidente do órgão, Mário Chermont. Ele diz que a demanda maior de voluntários é para os dois dias das maiores procissões, o Círio e a Trasladação. “São voluntários com a idade a partir de 18 anos. Essas pessoas vão ficar também em pontos estratégicos ajudan-do na locomoção da vítima até o posto de atendimento mais pró-ximo”, explica Mário.

Pela primeira vez desde a sua criação, em 1990, a motoromaria vai sofrer mudanças no trajeto. A intenção da Diretoria da Festa de Nazaré é antecipar a chegada da imagem de Nossa Senhora de Na-zaré ao Colégio Gentil Bittencourt e evitar tumultos e acidentes na avenida Magalhães Barata.

No trajeto antigo, segundo Clé-ber Vieira, diretor de Procissões da Festa de Nazaré, muitos mo-tociclistas desviavam o caminho e, quando a motoromaria de fato chegava ao colégio Gentil, o local já estava tomado de gente.

Com as mudanças, a motoro-maria desta ano vai subir a avenida Presidente Vargas e seguirá pela avenida Nazaré até o Colégio Gen-til. Com isso, o tempo de percurso deve ser reduzido em cerca de 40 minutos. “Será muito melhor tanto para os motoqueiros que realmen-te querem seguir a imagem quanto para os fiéis que esperam a chega-da”, ressalta Vieira.

ROMARIA DOSMOTOQUEIROSTEM TRAJETOMODIFICADO

AO LONGO DA AVENIDA NAZARÉ SERÃO MONTADOS POSTOS MÉDICOS PARA TRASLADAÇÃO E CÍRIO

a Defesa Civil, vai garantir o atendi-mento de urgência e emergência nos postos de pronto atendimento mon-tados em pontos estratégicos nas duas romarias.

municipal de saú-de, Sérgio Pimen-tel, os hospitais de pronto socorros municipais e uni-dades de urgência 24 horas terão re-forços nas equipes técnicas de médi-

CÍRIO TERÁ POSTOMÉDICO NA ROMARIA

LEIA RÁPIDO

Com a proximidade do Círio

de Nazaré a Divisão de Ilumi-

nação Pública (DIP), vincula-

da à Secretaria Municipal de

Urbanismo (Seurb), está inten-

sificando os serviços de revita-

lização e melhora da eficiência

da iluminação pública nas vias

por onde passará a procissão. A

previsão é de que esses serviços

sejam concluídos até o final des-

ta semana. Já foram executados

serviços como a revitalização

da iluminação das Avenidas

Visconde de Souza Franco e

Portugal, a nova iluminação da

Rua Padre Champanhat e da

Praça Waldemar Henrique.

Na Avenida Nazaré, 88 lu-

minárias antigas serão substi-

tuídas por 80 mais modernas,

eficientes e econômicas. A Seurb

fará também, a manutenção da

iluminação no trajeto da Tras-

ladação, que compreende as

Avenidas Presidente Vargas,

Assis de Vasconcelos, Marechal

Hermes, Boulevard Castilhos

França e as Praças do Pesca-

dor, do Relógio, D. Pedro I, da

Sé e Praça da República. A ação

tem o objetivo de deixar Belém

ainda mais iluminada para re-

ceber os devotos da padroeira

dos paraenses.

SEURBREVITALIZA ILUMINAÇÃO PARA O CÍRIO

Page 9: Tribuna 55

A polícia prendeu Cristian Oliveira, 22 anos, e sua namora-da Renata Pinheiro, 21 anos, por venda de drogas no espaço Ver-o-Rio. Com o casal, os policiais encontraram 80 “petecas” de cocaína.

POLÍCIA ELIMINA PONTO DE DROGANO VER-O-RIO

TRÁFICO

NO DIA DA ELEIÇÃO VIGORA A PROIBIÇÃO DA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, A CHAMADA “LEI SECA”, DAS 8 ÀS 18H. A POLÍCIA CIVIL VAI ATUAR NA FISCALIZAÇÃO EM BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES, BOATES, LOJAS DE CONVENIÊNCIA, ALÉM DOS VENDEDORES AMBULANTES. AS FESTAS TAMBÉM SERÃO PROIBIDAS DE MEIA-NOITE DO SÁBADO ATÉ ÀS 18H DE DOMINGO. CERCA DE 1.500 POLICIAIS VÃO ATUAR NO PLANTÃO NO DOMINGO, EM TODO O PARÁ, NO COMBATE AOS CRIMES E EM PROL DA LEI SECA.

SEGURANÇASEGURANÇABelém, 2 a 8 de outubro de 2010 9

DETIDO

Após ser reconhecido por uma de suas recentes vítimas, João Sá Brasil, de 18 anos, vulgo “Joãozinho”, acusado de arrom-bamento e assalto. Ele capturado por policiais da 3ª ZPol, no Icuí Guajará, em Ananindeua.

ARROMBADORÉ TIRADO DECIRCULAÇÃO

Policiais da Divisão de Re-

pressão ao Crime Organizado

(DRCO) prenderam esta se-

mana dois homens acusados

de comandar o golpe da “Pas-

sagem Aérea” em Belém.

O esquema acontecia pela

internet e consistia em com-

prar passagens aéreas com

cartões de créditos clonados e

depois revender as passagens

pela metade do preço.

Os presos e os objetos,

como documentos falsos e

computadores apreendidos,

foram levados para a sede da

DRCO.

GOLPE DA PASSAGEM AÉREA ACABAEM PRISÕES

LEIA RÁPIDO

O BRASIL POSSUI A 3ª MAIOR POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO MUNDO, COM 495 MIL PRESOS. OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM BRASÍLIA PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.

SEGURANÇA É REFORÇADANO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES

Os órgãos de segurança do Pará já concluíram as operações do esquema que deverá garantir a segurança das Eleições 2010, que acontecem no próximo do-mingo (3). O contingente soma o número de 6.890 agentes. A Polícia Federal (PF) vai atuar em conjunto com as policias Militar e Civil, que juntas terão autonomia para realizar prisões em flagrante e coibir as práticas de crimes eleitorais.

A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros somam o número de 4 mil homens em todo o Estado. Segundo a asses-soria de comunicação da Polícia Civil, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), no dia das eleições, 260 policiais civis estarão atuando em toda a Região Metropolitana de Belém (RMB), incluindo Ananindeua e Marituba. Segundo o Major, serão cerca de 20 policiais, en-tre investigadores, delegados e escrivães em cada uma das 13 seccionais.

Para o interior do Estado, a Polícia Civil conta com o nú-

mero de 899 homens, destes 210 serão deslocados da capital para reforçar a segurança dos municípios, os outros 689 já atuam no interior. A assessoria da Polícia Civil informou ainda que no domingo o expediente nas Delegacias, Seccionais e Di-visões será normal, incluindo o

plantão de policiais, já que neste dia os números de ocorrências devem aumentar em virtude da grande movimentação de pes-soas pelas ruas.

A Guarda Municipal de Be-lém (GBEL) vai atuar nas ru-as de Belém com 160 homens em várias viaturas. De acordo

com o chefe de segurança ins-titucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), Jorge Mon-teiro, o TRE terá contato direto com as áreas de operação dos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Federal.

POLÍCIAS FEDERAL, CIVIL E MILITAR VÃO ATUAR EM CONJUNTO PARA EVITAR CRIMES NO PLEITO

Em Tomé- Açu, região nor-deste do Pará, uma mulher, identificada como Margarida dos Santos Brito, que sofria de esquizofrenia, foi estuprada e depois morta por três homens, entre eles o próprio marido da vítima, Adriano Rodrigues de Souza. Os outros dois acusados são um adolescente de idade não revelada, e Edilson dos Santos Matias Dias, conhecido como “Maxixe”. Os crimino-sos foram autuados e segundo o adolescente, “Maxixe” teria mantido relações sexuais com

a vítima depois de morta. Com base no depoimento dos três homens a polícia investiga que Adriano quis se livrar de Marga-rida, por causa dos seus ataques esquizofrênicos. Os acusados fo-ram enquadrados nos crimes de homicídio qualificado por moti-vo torpe, sem chance de defesa à vítima, ocultação de cadáver e estupro. Já o adolescente foi en-caminhado para o Ministério Público. O corpo de Margarida foi necropsiado no Instituto de Perícias Científicas de Casta-nhal. O enterro foi Tomé-Açu.

CRIME BÁRBARO CHOCAA CIDADE DE TOMÉ-AÇU

Um carga de 38 caixas de conprodutos contrabandeados foram apreendidas durante a semana pela Receita Federal. A ação fez parte da Operação Ro-meiro 1. Depois de uma inves-tigação prévia de servidores da Receita na capital paraense, os policiais chegaram a conclusão de que havia grande possibilida-de de a embarcação “Almirante do Mar” ter drogas e contra-bando. Contudo, nenhum en-torpecente foi encontrado, mas na hora da revista nas bagagens dos passageiros foi descoberto

uma grande quantidade de pro-dutos irregulares, que saíram de Macapá e chegaram ao porto do Palmeiraço, na Cidade Velha. En-tre os produtos irregulares havia videogames, roupas, ventilado-res e balanças eletrônicas. Os donos dos produtos sofreram pena máxima para esse tipo de irregularidade que é a perda dos bens. O auditor fiscal José Renato informou que a opera-ção vai ser intensificada às vés-peras do Círio, pois é quando mais circula a mercadoria de origem irregular em Belém.

POLICIAIS APREENDEMCONTRABANDO EM NAVIO

Page 10: Tribuna 55

segurança 10 belém, 2 a 8 de outubro de 2010

guarda chega aos 19 anos como 6ª melhor do brasil

A Guarda Municipal de Be-lém (GMB) completou, no últi-mo dia 27, 19 anos de história, com uma importante conquista: os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Jus-tiça, aponta a GMB como a 6ª mais bem equipada e a 3ª mais bem remunerada entre as 734 guardas municipais existente no Brasil. A celebração dos 19 anos foi realizada na Avenida 25 de Setembro, atrás do Bosque Ro-drigues Alves, com participação do prefeito Duciomar Costa.

A cerimônia foi aberta com vistoria na tropa composta por cerca de 400 homens dos gru-pamentos especializados, como Ações Táticas (GAT), Ronda da Capital (Rondac) e Ações Tática com Cães (ATAC). Após a mar-cha, todos presenciaram um espetáculo pirotécnico em ho-menagem à instituição.

A solenidade reuniu autori-dades civis e militares, além de comandantes de outras guar-das do Brasil, que receberam o diploma “Amigo da Guarda” pelos bons serviços prestados à corporação. A medalha Inten-dente Antônio Lemos, a mais al-ta condecoração outorgada pela Prefeitura Municipal de Belém,

também foi entregue. Ao todo, 40 pessoas foram homenagea-das, entre elas, 27 guardas mu-nicipais.

A comandante Ellen Mar-gareth Souza, a primeira mu-lher a comandar uma guarda municipal no Brasil, ressaltou o bom momento da história da corporação. “Contamos com 273 novos guardas nesta gestão, depois de 14 anos sem concur-so público”, disse. Outro dado

relevante citado em discurso pela comandante é a posição da GMB, enquadrada como a 6º mais equipada e a 3ª mais bem remunerada entre as 734 guardas brasileiras. Nestes 19 anos, a GMB não se afastou de suas funções junto à população, cumprindo com o dever de ofe-recer segurança, ordem e paz”, enfatizou.

O prefeito Duciomar Costa afirmou que os números são

bons, mas podem ser melhores. “Gostamos de desafios e quere-mos muito mais para a Guarda Municipal. Hoje, temos uma corporação que dá orgulho pa-ra Belém, mas podemos ir mais adiante”, disse o prefeito, que na ocasião, o prefeito autorizou a inspetora Ellen Margareth a nomear outros 127 guardas que foram aprovados no concurso público e ainda não haviam sido chamados.

Hoje a corporação conta com 827 guardas, porém 20 estão no curso de formação e devem ingressar às fileiras do grupo ainda em dezembro, quando deve acontecer concurso para 10 guardas-músicos. Recentemen-te, a GMB montou um curso de aperfeiçoamento para seus ser-vidores, com a participação de guardas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e To-cantins, entre outros centros.

Este ano a GMB, também, ministrou um curso de Batedor para homens do 2º Batalhão de Infantaria da Selva. “É um mo-mento de festejarmos. Participei da criação da Guarda há 19 anos, quando eu era vereador. E hoje agradeço a cada um dos que fa-zem parte da grande família que é a GMB, incluindo os nossos parceiros”, disse o prefeito.

HistóriaA GMB nasceu com a re-

dação da Lei Municipal de Nº 7.346, datada de 14 de outubro de 1986, documento que deu vi-da em tese à corporação. Cinco anos depois de gestada, exata-mente no dia 27 de setembro de 1991, o então prefeito, Augusto Rezende, implantou a Guarda Municipal de Belém.

a guarda de belém também é a 3ª mais bem remunerada entre as 734 corporações do brasil

Page 11: Tribuna 55

BIENAL FAZ HOMENAGEMAO PRECURSOR DA DANÇA

O professor Augusto Rodri-gues, um dos ícones da dança no Pará será o grande home-nageado da I Bienal de Dança da Amazônia, nos dias 3 a 6 de outubro, no Teatro da Paz, Teatro Claudio Barradas, Cine Olímpia e Centro de Danças Ana Unger. O evento vai agre-gar no mesmo espaço variadas linguagens artísticas, promo-vendo um intercâmbio entre os artistas e suas produções. Entre os convidados está a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline, que estará na abertura da bienal.

Trabalhos em literatura, po-esia, audiovisual, música, dan-ça, fotografia e artes plásticas, sob o tema “Corpo e Movimen-to” vão participar das mostras. Na primeira versão, a bienal facilitou o acesso dos artistas ao evento, e para isso, dispen-

sou o vídeo com a coreografia das companhias de dança, uma forma de facilitar o aces-so das companhias ao evento. Outra medida é que os artistas não são obrigados a participar apenas com obras inéditas. “Os artistas puderam inscrever tra-balhos premiados e também trabalhos inéditos, desde que estivessem de acordo com o tema proposto”, explica Ana Unger, diretora da bienal.

Além de mostras de com in-dicação de premiações e apre-sentação de renomados bailari-nos, o evento vai levar ao públi-co mostras de fotografias, artes plásticas, poesia, música e vídeo, com a participação de artistas especialmente convidados.

Para facilitar o acesso dos participantes foram lançadas algumas novidades, como o “Passe Livre”. Com ele é possí-vel ter acesso as oficinas, par-

ticipar da Mostra de Dança, espetáculos, mesa redonda, palestras, exposições, Mostras de Vídeos e ter acesso aos ca-marins, apenas com um úni-co passaporte. “Foi a forma encontrada para simplificar a participação em toda a pro-gramação do evento”, ressalta a diretora da bienal.

A mostra de dança vai ins-crever nas categorias Júnior (de 10 a 15 anos), Sênior (a partir de 16 anos) e nas modalidades: Bal-let Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contem-porânea, Jazz, Sapateado, Dan-ça de Rua, Folclore de Imigração, Folclore de Projeção, Dança de Salão e Dança para Artistas Es-peciais. Os trabalhos artísticos voltados para música e poesia vão participar integrados às co-reografias dos espetáculos apre-sentados no Theatro da Paz.

A I Bienal de Dança da

Amazônia vai contar ainda com uma seleção de convida-dos especiais , e além de Már-cia Jaqueline, terá Beatriz Ade-odato, Patrícia Salgado, Ricar-do Scheir, Guivalde Almeida e os irmãos Júnior Henrique, Humberto e André Teixeira, nomes em destaque no ballet internacional.

Serviço:Os interessados em participar da I Bienal de Dança da Ama-zônia podem adquirir o “Passe Livre” para acesso às oficinas, mostra de dança, espetáculos, mesa redonda, palestras, ex-posições, mostras de vídeos e aos camarins. Os ingressos po-dem ser adquiridos no Centro de Danças Ana Unger, na rua João Balbi, 618. Informações: (91) 3241-4130 ou através do site www.bienaldedancadaa-mazonia.com.br.

ARTES

A mostra de artes visuais “Gi-tos”, na Galeria de Arte Graça Landeira, da Universidade da Amazônia, tem obras de 19 artis-tas brasileiros. A mostra pode ser vista até 21 de outubro, no campus da avenida Alcindo Cacela.

OBRAS DE 19 ARTISTAS NAMOSTRA “GITOS”

O festival Sambelém 2010 se-rá nos dias 7 e 8 de outubro, no espaço Cidade Folia, a partir das 22 horas. Os ingressos já estão à venda nas Centrais da Bis nos shoppings Castanheira, Patio e na avenida Brás de Aguiar.

SAMBELÉM 2010 SACODE A CIDADEANTES DO CÍRIO

SAMBA

CONFIRA AS ATRAÇÕES CULTURAIS QUE VÃO ANIMAR A FESTIVIDADE DO

CÍRIO DE NAZARÉ 2010.PÁGINA 12

QUEM AGITA A NOITE DEBELÉM APARECE NOS CLIQUES

DE GUI SAMPAIO.PÁGINA 15

FLASHFLASHBelém, 2 a 8 de outubro de 2010 11

O PROFESSOR AUGUSTO RODRIGUES SERÁ O GRANDE HOMENAGEADO DA I BIENAL DE DANÇA DA AMAZÔNIA, NO THEATRO DA PAZ

FABI

O PI

NA

A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE PAUL MCCARTNEY NO BRASIL ACONTECE NO DIA 7 DE NOVEMBRO, NO ESTÁDIO BEIRA RIO, DO INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE. NOS DIAS 27 E 28, OS SHOWS SERÃO NO ESTÁDIO MORUMBI, EM SÃO PAULO.

O pianista Miguel Proença se

apresenta em Belém no dia 07 de

outubro com o melhor da músi-

ca erudita brasileira e interna-

cional. A apresentação será às

20 horas no Theatro da Paz. O

concerto faz parte do projeto

Piano Brasil, que já percorreu

mais de 70 cidades do país.

Iniciado em 2005 e consa-

grado como um dos melhores

da música erudita brasileira, o

projeto já fez mais de 100 con-

certos.

Trajetória - Pianista de re-

nome internacional, Miguel Pro-

ença é gaúcho, radicado no Rio

de Janeiro. Sua trajetória como

instrumentista conquistou, nos

últimos 40 anos, críticos nacio-

nais e estrangeiros.

Serviço: Ingressos para o

concerto de Miguel Proença já

estão à venda na bilheteria do

Da Paz, a R$10,00 (inteira) e

R$5,00 (meia).

PIANO BRASILTRAZ MIGUEL PROENÇAA BELÉM

LEIA RÁPIDO

elém, 2 a 8 de outubro de 2010elém, 2 a 8 de outubro de 2010 1111elém, 2 a 8 de outubro de 2010elém, 2 a 8 de outubro de 2010

Page 12: Tribuna 55

F L A S H 1 2 belém, 2 a 8 de outubro de 2010

múSicA HomenAgeiAA virgem de nAzAré

O mês de Outubro chegou e Belém já respira o ar do Cí-rio de Nazaré. Nas ruas, no comércio, tudo lembra Nossa Senhora. No aspecto cultural, não é diferente: vários shows, exposições e apresentações artísticas acontecem na cidade para homenagear a Padroeira dos paraenses.

A Estação das Docas, por exemplo, preparou uma pro-gramação especial para o pe-ríodo do Círio. De 6 a 12 de outubro, vários grupos artís-ticos e bandas musicais vão passar pelo local, como o Balé Folclórico da Amazônia, grupo de Palhaços Trovadores, Mes-tre Curica e Devassos. A pro-gramação começa sempre às 17h30 e a entrada é franca.

Nos dias 6 e 7 de outubro, um grande show vai homena-gear Nossa Senhora, reunindo Lucinha Bastos, Andréa Pi-nheiro e Marianne Lima, além das participações especiais de Silvia Lobo e Martha Serrano. O show “Canções em Romaria” será no Teatro Margarida Schi-vasappa.

Em mais esta edição, uma nova roupagem será dada ao repertório, com diferentes for-mações de duetos entre as can-toras, mantendo as músicas mais festejadas pelo público, e trazendo coisas novas, sempre na mesma linha dos shows an-

teriores, pesquisando dentro da MPB canções inspiradas em Maria. O espetáculo começa às 20h e o ingresso custa R$10.

Outra opção cultural que homenageia a Virgem é a mos-tra “Pelos Caminhos da Fé”, que acontece no SESC Pará. A mostra expõe os mantos de Nossa Senhora de Nazaré, con-feccionados pelo estilista Jorge Bittencourt.

A exposição conta com 10 mantos confeccionados em ce-tim italiano, cetim brocado e organza, todos rebordados de cristais, canutilhos, miçangas, pedrarias, fios de ouro, galões, paetês e sementes. Uma opor-tunidade para ver de perto os detalhes que cobrem a imagem.

A exposição tem visitações até 7 de outubro, de segunda a sex-ta-feira das 16h às 20h.

ServiçoCírio da Estação. De 6 a 12 de outubro, a partir de 17h30, na Estação das Docas - Bou-levard Castilhos França 707, Campina. Entrada Franca. Show “Canções em Romaria”. Dias 6 e 7 de outubro, no Tea-tro Margarida Schivasappa, às 20h. Ingressos a R$10. Exposição “Pelos Caminhos da Fé”. Visitações até 7 de outubro, no Espaço Cultural SESC Doca – Rua Senador Manoel Barata, 1873, bairro Reduto. Informações: (91) 4005-9518.

A Universidade Federal do Pa-rá (UFPA) lançou o Prêmio Proex de Arte e Cultura 2010, para as categorias Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Me-mória e Patrimônio, Formação

em Artes e Conexões Culturais – Universidade e Movimentos Sociais, ao qual podem se inscre-ver alunos e servidores da UFPA. Uma oficina de elaboração de projetos para auxiliar os interes-

sados a submeterem propostas ao edital será realizada nos dias 4 e 5 de outubro, das 14h às 16h, no au-ditório do prédio da Reitoria. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

ufpa lança prêmio de arte e cultura através da proex

extensão

Os fãs do reggae também apro-veitaram o clima de festividade de Nazaré para promover no dia 9, em Icoaraci, a festa “Reggae do Círio”, que terá a banda Mara Ras e os DJ’s Enilson Nonato, Curi, Serginho e Daniel Morais, no Es-

paço Cultural Coisa de Negro.A festa “Reggae do Círio” co-

meça às 21h com ingressos a R$ 5, mas até 22h a entrada é livre. O Espaço Cultural Coisa de Negro fica na travessa Lopo de Castro (entre 5a e 6a rua), em Icoaraci.

“reggae do círio” no espaço coisa de negro

icoaraci

O Theatro da Paz será palco de um espetáculo com 65 bailarinos durante o 17º Festival Interna-cional de Dança da Amazônia (Fida), que traz à capital paraense grandes nomes da dança clássica e contemporânea. O lançamento oficial do 17º Fida foi realizado durante a semana no Instituto de Artes do Pará (IAP), sob a coor-denação da coreógrafa Clara Pin-to, idealizadora do evento.

Entre os destaques do Fida 2010 estão presenças ilustres do mundo das sapatilhas, como Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Marcelo Timbó, o primeiro bai-larino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Cia de Dança Alice Arja, uma das maiores do mundo, e mestres do balé clássi-co, como Toshie Kobayashi e Karl Singletarry, que são recordistas de público, também marcam presença.

Alice Arja, representante no Brasil do Miami City Ballet, uma das maiores escolas de balé dos Estados Unidos, além de trazer sua companhia para o festival, vai ministrar uma oficina inédita no Pará: a de técnicas de Ballan-tine, professor russo dono de um método especial.

Alice Arja é um dos nomes mais aguardados do evento, sobretudo por proporcionar às bailarinas paraenses a chance de participar do Summer Progra-mn, o curso de férias americano que em 2010 recebeu cerca de 30 bailarinos de destaque no Fida.

tHeAtro dA pAz Será pALco do17ª FidA

O cantor Pedrinho Cavalléro

faz homenagem ao cantor, com-

positor e poeta brasileiro Vinícius

de Moraes, com o show “Vinícius

Saravá! 30 anos de Saudade”. O

show será no próximo dia 5, no

Bar Teatro Vitrola, e terá par-

ticipações especiais de Marcia

Yamada, Letícia Secco, Sílvia

Lobo, Patrícia Rabelo, Adriana

Cavalcante e Karen Tavares.

Na noite de estreia, o evento

será gravado para lançamento

em DVD, mas vai permancer

em cartaz todas as terças-feiras

até 30 de novembro.

O show de abertura será às

21h. Ingressos a R$ 10. O Vitrola

fica na rua Monsenhor Miguel

Inácio (rua dos 48) 42, Batista

Campos.

cavallérohomenageia viníciusde moraes

leia rÁpido

pALHAçoS trovAdoreS Será umA dAS AtrAçõeS do evento

Page 13: Tribuna 55

F L A S H 1 3belém, 2 a 8 de outubro de 2010

equipAmentoS dA novA AcAdemiA Ao Ar Livre de beLém ForAm inStALAdoS nA prAçA brASiL

beLém tem novAAcAdemiA de ruA

As academias ao ar livre chegaram em Belém para ficar. Após o sucesso da unidade lo-calizada na Avenida 25 de Se-tembro, mais uma unidade foi inaugurada no último dia 28, desta vez na Praça Brasil. Os praticantes de atividades físi-cas da Praça contam agora com 26 equipamentos para praticar exercícios variados gratuita-mente.

A montagem das academias faz parte do projeto “Saúde e Lazer na Cidade”, realiza-do pela Prefeitu-ra Municipal de Belém. Segundo o diretor geral da Secretaria Munici-pal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Simão Bastos, o objetivo das academias é proporcionar qualidade de vida à população, garantindo o acesso a atividades físicas de forma gratuita. “Pro-curamos escolher locais que já possuíam um fluxo de pessoas que se exercitam, agregando va-

lor a essa atividade”, explica. Tanto na unidade da Ave-

nida 25 de setembro quanto na recém inaugurada da Praça Brasil, os exercícios são para to-dos os gostos. Os equipamentos são próprios para a prática de alongamento e musculação em ambientes abertos, entre eles twist triplo, elíptico mecânico, peitoral duplo, abdominal duplo e torre de elevação de braços,

entre outros. Os aparelhos traba-lham várias áreas do corpo, como pernas, costas e braços; e utilizam o peso do próprio corpo para o exer-cício.

S e g u ndo o diretor geral da Sejel, os equipa-

mentos possuem um caráter au-to-explicativo. Entretanto, nos horários de maior fluxo, a popu-lação conta com a orientação de profissionais da secretaria. “Os monitores auxiliam a população a usar os equipamentos da me-lhor forma possível, otimizando

o exercício”, avalia.De acordo com o diretor,

as academias ao ar livre ficam disponíveis 24h para a popu-lação. Ele alerta, no entanto, que o uso dos aparelhos é indi-cado para maiores de 16 anos. “Queremos deixar claro que os aparelhos não são brinquedos, pois alguns pais confundem e acabam levando os filhos para brincar nos equipamentos”, observa.

Na avaliação de Simão Bas-tos, a nova unidade da Praça Brasil deve atrair grande públi-co. “Já temos a experiência da Avenida 25 de setembro que foi muito positiva, pois até mesmo pessoas de outros bairros se deslocam para utilizar a acade-mia. Agora, a nova unidade vai atender a população do centro”, afirma.

A Sejel pretende inaugurar ainda este ano mais duas uni-dades, sendo uma na João Paulo II e outra na Avenida Marquês de Herval, locais que tradicio-nalmente também atraem um grande fluxo de pessoas nos ho-rários de caminhada.

Cuidar da saúde e equilibrar o emocional. A vontade de muita gente pode ser realizadas e ainda ganhar outro componente, o sa-bor. A combinação de aromas, es-peciarias e ervas resulta em chás que prometem tudo isso e muito

mais. Conhecidos pelos efeitos calmantes, os chás são adotados por profissionais que trabalham com o equilíbrio emocional e a qualidade de vida das pessoas. Mais que calmantes, são saudá-veis e não agridem o estômago.

chás fazem bem parao corpo e a alma

calmantes

Muitas pessoas são paranói-cas em relação ao peso, mas não sabem calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) - a medida do grau de obesidade de um indivíduo.

Na calculadora, basta multi-

plicar a altura da pessoa por ela mesma e, em seguida, dividir o peso pelo resultado dessa multi-plicação. Se o resultado da conta for de 18,5 a 24,9, o peso é nor-mal. Menor que isso, indica peso

baixo, e acima, indica obesidade em vários graus. De 25,0 a 29,9 aponta sobrepeso. Entre 30,0 e 34,9, obesidade grau I. Entre 35,0 e 39,9, obesidade grau II. A partir de 40,0, obesidade grau III.

cálculo simples aponta o peso considerado ideal

massa corporal

aplique mudao visual, mas requercuidados

leia rápido

O sonho mais comum da

mulherada é ter cabelos bonitos,

longo, volumoso e saudável. Co-

mo não existem cosméticos que

façam esse milagre, muitas op-

tam pelos apliques, técnica que

permite mudar a aparência em

minutos, adaptando o cabelo ra-

pidamente a qualquer situação.

Fios de cabelos artificiais po-

dem ser colados, costurados ou

entrelaçados nos fios naturais.

Mas o aplique não traz só

benefícios. Há casos em que

os cabelos são quebrados e

danificados pelo procedi-

mento. Por isso é importante

tomar alguns cuidados para

não agredir os cabelos. Anote

algumas receitas:

- Utilize xampu específico,

que não interfira na conserva-

ção do polímero.

- É permitido lavar os cabe-

los todos os dias, mas com cuida-

do para não embaraçar os fios.

- Penteie os cabelos usando

apenas escova, e não pente.

- Aumente o uso de produtos

de hidratação e cuidados coti-

dianos dos cabelos naturais.

- Evite lavar os cabelos com

água muito quente para não

prejudicar o polímero.

Os pés são a base de sustenta-ção do corpo, trabalham o dia in-teiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso, mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo. Para compensar o desgas-te natural dos pés, é fundamen-tal mudar alguns hábitos e adotar medidas simples, que podem evi-tar complicações futuras.

Uma das dicas ajuda a amo-lecer a pele dos pés. Para isso, é rpeciso deixá-los de molho du-rante dez minutos em água mor-na com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Em seguida massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Lixar o pé também é uma ótima opção e ajuda a relaxar.

A limpeza dos pés também deve ser rigorosa. Não basta dei-xar que escorra a água durante o banho. Deve se passar a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.

Outra dica é o velho e bom “escalda pés”, um ritual com água morna para manter os pés bonitos e relaxados. A água mor-na deve conter sais e aromas que aliviam a tensão, a aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.

Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em se-guida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.

cuidAdoS SimpLeSdeixAm péSSAudáveiS

Academias fazem parte do projeto “Saúde

e lazer na cidade”, criado pela prefeitura

através da Sejel.

SAúde doS péS exige cuidAdoS

Page 14: Tribuna 55

F L A S H 1 4 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

A saga do exorcismo está de volta quando o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian) é cha-mado para realizar um exorcis-mo na fazenda de Louis Sweetzer (Louis Herthum) em Lousiana. Ele imagina que será mais um

caso como tantos outros, mas, ao chegar, descobre que nada se compara ao mal já visto por ele. Em cartaz nos cinemas do Casta-nheira (14h, 15h55, 17h50, 19h45 e 21h40), e no Pátio Belém (14h, 15h55, 20h05 e 22h).

“O ÚLTIMO EXORCISMO”JÁ ESTÁ EM EXIBIÇÃO

TERROR

FALAPRESIDENTE A CHAVE DO CARRO

Um sujeito, cambaleando pelo estacionamento, estava cutucando a porta de cada carro com uma chave. Veio o guarda e lhe perguntou: -Qual é o problema, meu amigo? E o sujeito responde: - Perdi meu carro... – O guarda diz: - Onde foi que você viu o carro pela última vez? -Foi aqui mesmo, na pontinha desta chave...

MÃE E FILHAO médico está no seu consultório jogando paciência quando, de repente, entra uma loira estonteante, de mais ou menos 19 anos, acompanhada da mãe.Tentando disfarçar o interesse, ele olha para o mulhe-rão e pede:— Por favor, deite-se naquela cama e tire a roupa.— Mas doutor! — exclama a loira. — A paciente é a minha mãe!— Ah, desculpe... Er, minha senhora, por favor, abra a boca e faça “Ahhhhhh”!

O CALOTEIROCerto dia um amigo encontra o outro numa loja de cal-çados, escolhendo um par de sapatos, pedindo fiado e pechinchando no preço. Depois de muita pechincha, o cara saiu da loja carregando o pacote.

O amigo se aproximou e disse:- Rubão! Eu não tô entendendo! Você é o maior calo-teiro do pedaço! Você não vai mesmo pagar este par de sapatos, por que você ficou pechinchando tanto no preço?- É que o dono dessa loja é meu camarada e eu não quero que ele tome um prejuízo muito grande!

CANTANDO MALA mulher do Luiz adorava cantar, mas o problema é que ela cantava mal pra burro. Toda noite, depois da janta, era aquele martírio. Ela começava a cantar e o Luiz saía de fininho para a varanda.Uma noite ela se manca e, magoada, pergunta ao ma-rido:— Querido, você não gosta de me ouvir cantar?Ele responde:— Querida, eu adoro ouvir a sua voz cantando só para mim!Ela retruca:— Então, se você gosta, porque vai sempre para a sa-cada?Ele responde:— Eu só quero ter certeza de que os vizinhos não pen-sem que eu estou batendo em você!

CAÇA-PALAVRAS

Até dia 24 de outubro está aberta a exposição “Antes de Ver, Reveja”, de Nailana Thiely. A mostra é resultado de um pro-jeto de intervenção urbana que procura investigar a percepção/

recepção de peças gráficas de fácil reprodução (como carta-zes, folhetos, adesivos, displays e material publicitário em geral), com mensagens modificadas e inseridas no espaço urbano. No

Museu Casa das Onze Janelas (Praça Frei Caetano Brandão), Cidade Velha. De terça a domin-go, das 10h às 16h, e feriados, das 9h às 13h. Informações: (91) 40098825.

“ANTES DE VER, REVEJA” É TEMA DE EXPOSIÇÃO NAS ‘11 JANELAS’

ARTE GRÁFICA

PIADAS

GUIABELÉM

DestaqueSambelémNos dias 7 e 8 de outubro, os pagodeiros de plantão tem uma programação especial: é o Sambelém, o maior festival de samba e pagode do Norte. No dia 7, tem Exalta-samba, Jeito Mole-que, Diogo Noguei-ra e Inimigos da HP. Já no segundo dia, 8, são shows de Revelação, Belo, Rodriguinho e Pi-xote. O pacote para os dois dias sai a R$60. Cada dia, o ingresso sai a R$35. Informações: 3242-7766

Shows e BaresMr. CatraNo sábado (2), tem show de Mr. Catra na boate Miami Club. A festa começa à meia noite, e o in-gresso para a pis-ta custa R$40. A Miami fica na Rua Jerônimo Pimentel 276, Umarizal.

Pedrinho CavalleroO cantor Pedrinho Cavallero apre-senta “Vinícius Saravá! 30 anos de saudade”. Será no Bar Teatro Vitrola, no dia 5 de outubro, às 21h. O ingresso custará R$10.

TeatroTarja PretaNo dia 6 de outubro, a Cia. de Comédia Tarja Preta realiza apresentação no Bar Favela. O show começa a partir das 20h, com novos textos de stand-up comedy e jogos de improviso. O ingres-so double sai a R$ 15. Além disso, a Cia. está à procura de um novo integrante, que será eleito por meio de concurso de humor. As informações para inscrição já estão disponíveis no blog da companhia. www.antisocietymtv.blogspot.com Exposições

Razões do CorpoExposições “Razões do Corpo”, de Elieni Tenóro, e “Antes de Ver, Reveja”, de Nailana Thiely. Visitações até 24 de outubro, das 10h às 16h (ter. a dom.) e das 9h às 13h (feriados). Es-

paço Cultural Casa das Onze Janelas - Praça Frei Caetano Brandão, s/n, bairro Cidade Velha.

Exposição “Pinturas 2010”Até 30 de outubro. A artista plástica Dina Oliveira abre a expo-sição “Pinturas 2010”,

com 25 telas trabalhadas em pin-tura sobre acrílica. A mostra traz uma série de pinturas inéditas da artista, produzidas ao longo dos três últimos anos. Galeria do CCBEU - Trav. Padre Eutíquio,

1309, bairro Batista Campos. Visitas: de terça à sexta das 9h às 12h e das 13h às 19h30, sábado das 9h às 13h. Informações: (91) 32216144 e 32216143.

CinemaC a b e ç a d e Mamãe

O cine Olympia exibe até o dia 3 de outubro o drama francês “A Cabeça de Mamãe”, que tem roteiro e dire-ção de Carine Tardieu. O longa conta a história da jovem Lulu, que vive com sua depressiva e

auto-centrada mãe. As sessões aconte-cem às 18h30, com entrada franca.

Cinema orientalPérolas do cinema oriental terão ses-sões às 18h30 até o dia 27 de outubro. A Associação Paraen-se de Jovens Críticos

de Cinema (APJCC), em parce-ria com o Cine Argonautas, é quem promove um ciclo de exi-bições, com entrada franca, na sala do Restaurante Popular de Ananindeua, na Cidade Nova VI, em frente à Praça Dom Vicente Zico. Entrada franca.

Page 15: Tribuna 55

F L A S H 1 5Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

FLASHBELÉM

FOTOS: GUISAMPAIO.COM

Page 16: Tribuna 55

F L A S H 1 6 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Lindsay Lohan voltou para a reabilitação. Depois de ser pre-sa novamente por ser pega duas vezes no teste antidrogas, a atriz se internou voluntariamente em uma clínica da Califórnia, é o que informa o site TMZ.

Ainda segundo o site, Lind-say pretende ficar no local até a data de sua próxima audiência no dia 22 de outubro. Fontes disseram que a atriz escolheu o local para que amigos e familia-res possam visitá-la.

LINDSAY LOHAN VOLTA PARA REABILITAÇÃO

DROGAS

Sandro Pedroso foi convida-do para fazer uma participação na novela “Laços de Sangue”, ao lado da namorada Susana Vieira. Ele será atração na passarela da loja “El corte ingles” desfilando as marcas Armani e Hugo Boss.

SANDRO PEDROSO VIRA MODELO EM PORTUGAL

PASSARELA

DITA VON TEESE É AESTRELA DO CSI

Depois de Justin Bieber, é a vez de Dita Von Teese fazer uma partici-pação na nova temporada de “CSI”. Segundo o site da revista “Enter-tainment Weekly”, a atriz burlesca viverá uma atriz de Hollywood mas seu papel será diferente de sua per-sonalidade. “A personagem de Dita é totalmente diferente do que ela parece. Preparem-se para serem seduzidos e atormentados”, disse Carol Mendelsohn, produtora da série. O episódio com Dita deve ir ao em janeiro nos EUA.

CAEM NA REDE AS CAPAS DA “PLAYBOY” DE NICOLE BAHLS

A assessoria da estrela confirma que essas são, de fato, as duas versões das capas de revista que che-gam às bancas no dia 9 de outubro. Em uma das capas, Nicole está de costas com o bumbum nu; na outra surge de frente e mais recatada. A musa é também um forte concorrente à final do concurso Sereias.

MILENA TOSCANO DIZQUE COSTUMA ASSUSTAR

OS HOMENSEm entrevista à revista VIP de outubro, Milena Tos-

cano contou que costuma assustar os homens. “Tenho personalidade muito forte e a minha voz assusta um pouco. Os caras chegam porque veem minha cara de menina, mas, quando eu me imponho, se assustam. Quando eles chegam, vêm com uma pose de ‘eu sei, eu posso, eu consigo’, mas, quando se deparam com uma mulher, não com uma menina, viram moleques. Não quero ser mãe dos meus namorados”, revelou.

A atriz disse que para conquistá-la, o homem deve ter “inteligência” e “postura”.

UMA SEREIA GAÚCHA Com seus 24aninhos Bruna Gervini é mais uma gaúcha no concurso Sereias.

Natural de porto alegre, Bruna sempre sonhou em participar do concurso. “É um concurso maravilhoso que só participam meninas lindas” comenta a candi-data. Para ver mais fotos da Bruna acesse www.concursosereias.com.br

surge de frente e mais recatada. A musa é também um forte concorrente à final do concurso Sereias.

Page 17: Tribuna 55

UM OLHO NA MISSA E O OUTRO NA BOLA

Pode até não parecer, mas futebol e religião tem tudo a ver. Os dois são movidos pela paixão.

Defender a crença no Cris-to exige arte: para a conversão, para o diálogo, para transfor-mação até de vidas. Assim como o futebol é arte e exige talento. A comparação pode parecer boba, mas religião e futebol são paixões próprias da natureza humana.

Na vida do padre Paulo Fal-cão, as duas paixões andam lado a lado. E tudo aconteceu por acaso. Ele nasceu em uma família pobre, passou a ficar mais tempo na rua e deixou os estudos por causa da bola. Mas a mãe resolveu colocar o garoto em um seminário, a fim de obrigá-lo a se dedicar mais ao conhecimento e ad-quirir cultura.

Quando ele e a própria mãe pensaram que a separa-ção do futebol era definitiva, que ele estava afastado da grande paixão pelo esporte, encontrou o futebol como ati-vidade diária do curso de for-mação de padres lá mesmo no seminário.

Foi então que o padre Paulo Falcão não teve mais dúvidas. Permaneceu no seminário apenas pelo amor ao futebol, mas o religioso admite que que a vocação acabou afloran-do com o tempo. “Hoje estou com 49 anos. Depois que me tornei padre, o futebol virou algo secundário. Mas eu nun-ca deixei o esporte, sou um jogador de Cristo”, explicou.

O fato de o padre gostar tanto da modalidade não in-fluencia nas suas atividades diárias na igreja. Há quase

30 anos ele concilia as duas paixões. “No momento estou meio afastado do campo por causa de uma cirurgia, mas eu procuro dividir o meu tempo entre as atividades da paróquia e o futebol. Eu sou o responsável pela organização dos jogos dos membros da pa-róquia, da família e uma vez por ano, da confraternização dos padres, que chegam até mais cedo para jogar bola”, relatou o religioso.

Apesar do precoceito de muitos, e de algumas críticas, ele diz que usa o esporte em benefício dos jovens e para ajudar a reduzir um pouco o estresse do trabalho na igreja. “Foi uma forma que eu encon-trei para atrair os jovens da rua para a religião, da mesma forma como aconteceu comi-go”, disse.

FUTSAL

O futebol de salão do Pará está com tudo. Na categoria sub 11 os clubes AABB, Belemense, Bra-gantino, Clube do Remo, COPM, Esmac, Paysandu e Tuna Luso es-tão classificados para as quartas de finais do Torneio Início.

OITO EQUIPES NA DISPUTA PARA AS SEMIFINAIS

A Federação Paraense e a Con-federação Brasileira de Xadrez re-alizam de 1 a 3 de outubro o Zonal Paraense 2010. Os dois melhores colocados em todas as etapas do campeonato terão duas vagas ga-rantidas na semi-final nacional.

ZONAL DE XADREZ DEFINE ATLETAS DE ETAPA NACIONAL

SELETIVA

LADEIRA A BAIXO E ACIMA, AS PEDALADAS DE CICLISTAS PARAENSES FAZEM SUCESSO

NAS COMPETIÇÕES. PÁG. 2.

ESPORTE ESPORTE Belém, 2 a 8 de outubro de 2010 1

NA SÉTIMA EDIÇÃO DO IRON MAN CHAMPIONSHIP, O CAMPEÃO

MUNDIAL DE MMA, ANDERSON SILVA, ESTARÁ PRESENTE. PÁG.3

OITENTA E CINCO ATLETAS PARAENSES IRÃO PARTICIPAR NESTE MÊS DO BRASILEIRO DE CAPOEIRA, EM GOIÂNIA

elém, 2 a 8 de outubro de 2010elém, 2 a 8 de outubro de 2010BBelém, 2 a 8 de outubro de 2010elém, 2 a 8 de outubro de 2010

Page 18: Tribuna 55

E S P O R T E 2 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Com dez títulos estaduais e dois nacionais, a Tuna Luso Brasileira é um gigante do fute-bol paraense adormecido. Co-nhecida por ser o fiel da balança para a dupla Re x Pa ao longo do

último século, os cruzmaltinos hoje vivem um ostracismo inde-sejável: de fora da fase principal do Parazão há dois anos, o clube passa por uma reestruturação para voltar a ser grande.

Sem participar de um único campeonato nacional desde 2007 e se quer se classificar para a fase principal do Parazão desde 2008, a diretoria da Tuna já fez mudan-ças profundas na equipe.

TUNA LUSO BRASILEIRA AINDAESPERA VOLTAR AO FUTEBOL

RETORNO

CICLISMO DO PARÁ A MIL POR HORA

Andar de bicicleta é uma ati-vidade bem comum em Belém. Mas, o que poucos sabem é que a prática de pedalar é o esporte amador que mais se destaca no Estado.

A Federação Paraense de Pa-raense de Ciclismo (Fepaci) rea-liza nove competições de âmbito nacional, divididas em etapas, com a participação dos maiores ciclistas do Brasil. Além disso, os atletas paraenses também são destaques no ciclismo nacional - a seleção paraense da Secreta-ria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) é a terceira colocada no ranking brasileiro, desbancando atletas do eixo sul-sudeste, que são apontados como os grandes centros da modalidade.

A seleção paraense é formada pelos ciclistas Sérgio Barrichello, Lourismar Sousa, Daelson Silva, Marcelo João, Antonio Torquato e Ageu Ferreira. Entre as con-

quistas dos atletas consta o pri-meiro lugar na Volta Macapá Ve-rão, por equipes e no individual, com o ciclista Sérgio Barrichello, em julho deste ano.

Os ciclistas também conquis-taram a Copa Metropolitana, em Belém, que contou com ciclis-tas do Brasil. Foram os grandes vencedores da 33ª edição do Norte-Nordeste de Resistência e Circuito. Nesta competição, o Pará atropelou os adversários ao conquistar 16 medalhas de ouro, contra 3 da Bahia e 2 do Acre, se-gundo e terceiro lugares, respec-tivamente.

O Pará também e destaque em outras categorias, como na Master A, com atletas de 30 a 39 anos. O principal ciclista nessa categoria é Edilson Kramer, que também assume o papel de pre-sidente da Fepaci. O atleta é tri-campeão Norte-Nordeste (2008-2010), campeão brasileiro em

2010, e conquistou o sexto lugar no Pan-Americano de Mar del Plata, na Argentina. Essas con-quistas fizeram do atleta-presi-dente o líder do ranking nacional de ciclistas, categoria Master A.

Na função de presidente, desde 2009, Edilson Kramer alavancou o esporte no Estado. Até 2008, as competições rea-lizadas pela Fepaci distribuíam pouco ou nenhuma premiação para os ciclistas, mas, quando Edilson assumiu a presidência, a situação mudou e as competi-ções feitas pela federação distri-buem aproximadamente R$ 25 mil e mais de 1.000 pontos para o ranking nacional. “Demos um salto e valorizamos muito mais o ciclismo do Pará. Temos atletas de alto nível e, por isso, nossas competições também precisam ser. Sem dúvida alguma, o Pará é a maior referência do ciclismo na região norte-nordeste”, disse.

DIVULGAÇÃO/FPC

FALAPRESIDENTE

“Eu acho que não. Pois o time tem falhado ao longo do campeonato e ainda não está devidamente preparado para este confronto”.

LUÍZ OTÁVIO, 42 ANOS.

“Ele vai conseguir vencer e quebrar esse tabu. O Paysan-du tem a obrigação de vencer fora de casa. Tem que bater lá e aqui. Para isso, os jogadores têm que vestir a camisa, mes-mo.”

RAIMUNDO MATHIAS, 50 ANOS.

FALA TORCEDOR

O PAYSANDU VAI QUEBRAR O TABU E VENCER FORA?

ALESSANDRA SERRÃO

ALESSANDRA SERRÃO

Para reforçar a equipe nas partidas decisivas do Brasi-leiro da série C, o Águia de Marabá contratou proviso-riamente o volante Emanuel Dias, do futebol paulista.

Apesar de ter nascido no

estado de Goiás, o atleta de 31 anos foi revelado em Marabá, há 20 anos.

Esta será a primeira vez que o volante vai vestir a ca-misa de um time profissional do futebol paraense.

ÁGUIA CONTRATA UM NOVO VOLANTE

REFORÇO

OS CICLISTAS DO PARÁ ESTÃO SE DESTACANDO BEM EM PELO MENOS NOVE COMPETIÇÕES PELO PAÍS

Durante uma viagem para re-apresentação dos atletas em Ma-rabá, alguns jogadores do Águia que estavam em um veículo a ca-minho do estádio Zinho Oliveira sofreram um acidente na estrada. Apesar do susto, todos estão con-firmados e vão jogar a próxima partida da equipe marabaense.

De acordo com a polícia, o Honda Civic conduzido pelo meiocampista Jaime, que estava na companhia dos zagueiros Ber-nardo e Edkleber, mais o goleiro Inácio, capotou nas proximidades de Goianésia, a 117 quilômetros

de Marabá. Todos esses jogado-res vão atuar pelo Águia nas pró-ximas partidas do Campeonato Brasileiro da série C.

O técnico do time, João Gal-vão, informou que apesar do susto, os jogadores saíram ilesos e, no mesmo dia do acidente, con-seguiram chegar a Marabá.

Para alívio da torcida do Águia, o acidente também não comprometerá a participação dos jogadores nas partidas decisivas contra o ABC, de Natal.

Agora é esperar pelo bom de-sempenho do grupo.

ACIDENTADOS VÃO JOGAR CONTRA O ABC

SAMIR, QUE ATUOU NO REMO, ESTAVA ACERTANDO PARA VIRAR A “CASACA”. MAS O PRESIDENTE DO PAYSANDU, LUIZ OMAR, DESCARTOU A NEGOCIAÇÃO E DISSE QUE NÃO QUER NENHUM ESTRANHO NO “NINHO”.

Page 19: Tribuna 55

E S P O R T E 3Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Confirmada para o dia 4 de dezembro a 5ª Copa Saraiva de Judô, realizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPa), com a participação de atletas de vários Estados do Brasil.

Este ano a competição vem

inovando com premiação em dinheiro, medalhas personali-zadas e vários outros prêmios.

A comissão de organização da copa tem a expectativa de uma boa participação de judo-cas de todo o Brasil.

COPA SARAIVA DE JUDÔ ACONTECE EM DEZEMBRO

COMPETIÇÃO

A eleição que vai definir quem será o novo presidente do Clube do Remo para o biênio 2011/2012, irá acontecer no dia 4 dezembro. Porém, antes, no próximo dia 20 de novembro,

ocorrerá a reunião para eleição para escolher os novos conse-lheiros do Conselho Delibera-tivo, responsáveis por definir o sucesso do atual mandatário do Leão, Amaro Klautau, que não

deve concorrer para a reeleição. A chapa, tendo a frente o empre-sário Carlos Rebêlo, deve ser o consenso para a administração do futuro remista. Mas tudo po-de acontecer até lá.

REMO JÁ TEM ATÉ NOVA CHAPA PARA A PRESIDÊNCIA DO CLUBE

ELEIÇÃO

LEIA RÁPIDO

A polêmica do Baenão

ainda não está resolvida.

Em reunião realizada entre

os executivos das empresas

Agre e Leal Moreira, além da

comissão responsável pela

fiscalização da negociação

da praça esportiva azulina,

ficou decidido que a ‘Arena do

Leão’ seria mesmo construída

em um terreno no bairro do

Aurá, hoje denominado Anita

Gerosa. Mas o conselheiro e

membro da comissão, Antônio

Carlos Teixeira, conhecido co-

mo Tonhão, acredita que uma

outra área possa aparecer.

“Nesta reunião percebemos

que este terreno no bairro do

Aurá é o que apresenta menos

problema de infra-estrutura,

mas nada impede que novos

terrenos sejam oferecidos pa-

ra análise”, explicou Tonhão.

Antônio Teixeira deixou

claro, ainda, que não apare-

ceram propostas de compra

da área do Carrosel do Remo,

como havia se especulado. Na

próxima segunda-feira (4), a

juíza da Justiça do Trabalho,

Ida Selene, deverá “bater o

martelo” para a venda do Ba-

enão.

NOVA ÁREA PARA ARENA DO LEÃO PODE APARECER

O CARIOCA IRON MAN É O CRIADOR DO EVENTO QUE LEVA O SEU NOME. PARA ESTA EDIÇÃO, É A VEZ DE ANDERSON SILVA, CAMPEÃO DO MMA, FA-ZER A PARTICIPAÇÃO. NA PRÓXIMA SERÁ VANDERLEI SILVA NA ÁREA.

IRON MAN ESQUENTA TATAME EM BELÉM

A sétima edição do maior evento de MMA de Belém, o Iron Man Championship vai acontecer no dia 7 de outubro, na Escola Superior de Edu-cação Física, com a presença garantida do atual campeão do mundo na categoria médio, do Ultimate Fighting Cham-pionship (UFC), Anderson Silva, que vai arbitrar as duas lutas principais da noite. Além do campeão, Wallid Ismail, presidente do Jungle Fight também vai prestigiar o even-to. Na última edição do Iron Man Championship, em agos-to, Mauricio Shogun, campeão do UFC meio-pesado, foi quem prestigiou.

Trazer grandes campeões mundiais do MMA é uma evi-dencia do prestigio do Iron Man Championship. Além disso, os

grandes combates são atrativos a parte na programação de lutas do evento. “Já é uma tradição o nosso evento no quesito MMA. São lutas de nível muito alto tec-nicamente e trazer lutadores de prestigio mundial coroa ainda mais a competição. Tudo isso é o segredo do sucesso”, disse Iron Man, criador e promotor do evento.

Nesta sétima edição, duelos inéditos em cima do tatame vão marcar a grande rivalidade entre os lutadores, como as lu-tas entre Ivan Pitbull e Alberto Strike, Baiano e André Lobato, Potcho e Juninho Marajó, Pau-lão e Ronny Markes, oriundo do Rio de Janeiro e participou do filme “Os Mercenários”, de Silvester Stalone. A luta de peso da noite será entre Mon-dragon e o hawaiano Matias

Flores. Mas, as grandes lutas ficam por conta das revanches entre os lutadores Artur Tuba-rão e Andrezão, Iliarde e Gui-lherme Kioto e Rafael Mantei-ga e Caco.

O Iron Man Championship é considerado o maior evento de MMA do norte-nordeste, de acordo com o canal fechado Combate TV, revista Tatame, Portal do Vale Tudo, entre ou-tros. E o torneio promete mais novidades em suas futuras edições. “Somos considerados o maior evento de MMA e não vamos parar por aí. Na próxi-ma edição vamos realizar um evento com a participação de lutadores americanos com exi-bição para ESPN Internacional e a participação de outras cele-bridades do MMA”, garantiu Iron Man.

O atacante Heliton, do Clube do Remo, continua sendo pre-tendido pelo maio rival, Paysan-du. O jogador, pouco aproveitado pelo Leão no último Campeonato Brasileiro da Série D, é o sonho de consumo do técnico do Pay-sandu, Charles Guerreiro. Mas a rivalidade existente entre os dois clubes estaria dificultando a ne-gociação.

De férias, o jogador teria en-trado em contato com Charles Guerreiro e recebeu do treinador bicolor o convite para defender o Paysandu no restante da Série C. Mas, a diretoria azulina está mesmo interessada em negociar o atleta com um time da primeira divisão. “Essa situação está sendo resolvida pelos diretores do Re-mo. O jogador tem vinculo com o Remo, então é o clube que decide pra onde ele vai”, disse Vanderlei Rocha, cunhado do jogador.

HELITON DEVE ATRAVESSAR A ALMIRANTE BARROSO

AS VÁRIAS LUTAS VÃO MOVIMENTAR A CAPITAL PARAENSE

No Brasileiro Infanto Juvenil da Primeira Divisão, considerada a elite do volei brasileiro na cate-goria, a seleção paraense ficou entre as quatro melhores do pa-ís. O desempenho fez com que o Pará ficasse na frente das equipes do Rio Grande do Sul, Rio de Ja-neiro, Santa Catarina e Brasília.

A seleção paraense foi ampla-mente elogiada pelo nível técnico apresentado, com nossos atletas recebendo convites para jogar em clubes do Sul e Sudeste.

VOLEIBOL PARAENSE É DESTAQUE NACIONAL

clubes do Sul e Sudeste.

Page 20: Tribuna 55

E S P O R T E 4 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

O PRESIDENTE ALVI-AZUL, LUIZ OMAR, VAI REPARTIR METADE DA RENDA COM O GRUPO

O “BICHO” JÁ ESTÁ SEGURO NO PAPÃO

Motivação é o que não vai faltar ao time do Paysandu no jogo contra o Salgueiro, que acontecerá no dia 9, em Pernambuco. Como forma de contagiar os jogadores, a diretoria bicolor garante en-cher o bolso dos atletas, ca-so consigam o tão sonhado acesso à série B do Campe-onato Brasileiro. “Tenho um acordo financei-ro com o elenco. Caso o Paysandu consiga o acesso, metade da renda do jogo da subi-da será para os jogadores e co-missão técnica a título de gratifi-cação”, revelou Luiz Omar, pre-sidente do Papão.

A Confederação Brasilei-ra de Futebol adiou o pri-meiro jogo do mata-mata da Terceirona entre Paysandu e Salgueiro para o dia 9 de outubro, véspera do Círio de

Nazaré, às 16 horas.O jogo, que inicialmente

seria no dia 2, sofreu adia-mento, mas não alterou a esperança bicolor de con-quistar o acesso à Série B. Na realidade, a mudança de data foi vista com bons olhos pela comissão técnica alvi-celeste, que terá tempo de sobra para recuperar os joga-

dores que estão ent reg ue s ao departamento médico do clu-be, em especial os jogadores da lateral direita, Bosco e Claudio Allax.

Entre os ca-sos há o do jo-gador Z ez iel ,

que passou por uma cirurgia no joelho direito no dia 29, o que deve afastar o atleta dos gramados por aproximada-mente seis meses, de acordo com os médicos do clube. O jogador adquiriu esse proble-

ma durante um treinamento e pode ficar de fora até do início do Parazão 2011. “Ele será operado pelo médico Erick Nunes e auxiliado pelo José Silvério Fonseca, que é médico do Paysandu. Fará uma artroscopia com enxer-to de ligamento. Deve ficar de cinco a seis meses se recu-perando”, explicou o também médico Wilson Fiel.

Problemas à parte, nin-guém no Papão quer saber de desperdiçar a oportunidade de “abocanhar” o acesso pa-ra Segundona do próximo ano. Por isso, a ansiedade é descartada pelos jogadores do time e a palavra da vez é “calma nessa hora”. “A gente não conseguiu subir nesses dois anos, mas com certeza esse ano o nosso pensamen-to é esse, então vamos em busca do objetivo com muita calma. Não podemos deixar essa oportunidade passar de novo”, disse Aldivan, lateral esquerdo.

A delegação do Paysandu viaja neste domingo, 3, para Fortaleza (CE), visando a parti-da contra o Salgueiro (PE), no próximo dia 9 de outubro (sába-do), a partir das 16h, no estádio

Cornélio de Barros, pelo Cam-peonato Brasileiro da Série C. O time ficará na capital cearense até sexta, 8, antes de partir para Pernambuco.

O local dispõe de campos

para treinamentos e toda como-didade para o grupo do Papão conseguir um bom resultado na partida de ida contra o Carcará e seguir firme no objetivo de vol-tar à Série B de 2011.

BICOLA CONCENTRA NO CEARÁ PARA VOLTAR À SEGUNDONA

VIAGEM

“VAMO SUBIR PAPÃO!” ESSE É O GRITO DA FANÁTICA TORCIDA BICOLOR, MAIS ESPERANÇOSA DO QUE NUNCA, EM RELAÇÃO À CONQUISTA DO ACESSO DO TIME À SÉRIE B EM 2010.

A proposta da Sportv não

teria agradado por completo

o Paysandu. O presidente Luiz

Omar Pinheiro estuda a pos-

sibilidade de pedir mais uma

ajuda financeira à empresa.

A petição em questão é que em

vez de 25 passagens aéreas

para as delegações, o man-

datário bicolor gostaria de 27

bilhetes.

PAYSANDU QUER MAIS PARA FECHAR CONTRATO

LEIA RÁPIDO

A Sportv, através da empresa SportPromotion, oficializou na CBF e nas federações como será feito o pagamento pela transmis-são dos jogos da Série C, a partir da segunda fase. A empresa se comprometeu em bancar 25 pas-

sagens aéreas por delegação, ôni-bus especial nas cidades para os visitantes, duas diárias de hotel e alimentação para os membros das delegações. Em contraparti-da, as placas de publicidade dos jogos serão da empresa.

CANAL SPORTV TERÁ JOGOS DA SÉRIE C

ACERTO

O Clube do Remo está sem jogar, mas continua negociando seus jogadores. Agora foi o za-gueiro Raul, anunciado como a última contratação da tempora-da pelo Atlético-PR. O zagueiro de 20 anos vai integrar o time paranaense por empréstimo até o dia 31 de dezembro.

Nascido em Belém, Raul dis-putou a Série D do Brasileiro pelo Leão. O Atlético-PR informou que o jogador já foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e tem condições de jogo no campeonato. Contudo, o atleta ficará no CT do Caju em um perí-odo de testes, só para treinar, e, se for aprovado, será definitiva-mente contratado para os jogos que ainda faltam, sem maiores expectativas de estreia.

ATLÉTICO-PR CONTRATA ZAGUEIRO AZULINO

Assim como no Paysandu, a diretoria do Águia de Marabá também promete pagar uma alta quantia para os jogadores, caso eles consigam o acesso para Série B, em 2011. Se passar pelo ABC (RN), comissão técnica e jogado-res receberiam uma premiação no valor de R$ 70 mil.

Para isso, será necessário mui-to empenho e determinação dos atletas do Águia, que há três anos disputam a Série C e não conquis-tam a vaga para a Segundona. Em 2008, o time de João Galvão chegou muito perto desse feito, ao ficar de fora por apenas um gol de saldo. Em 2009, o Azulão não esteve bem na competição nacio-nal, mas na atual temporada tem grandes possibilidades de passar pelo adversário potiguar e dispu-tar a Série B, fato inédito para os marabaenses.

DIRETORIA DO ÁGUIA VAI PREMIAR O ACESSO

A divulgação do bicho para os jogadores e comissão

técnica é forma de empolgar o

elenco todo

Page 21: Tribuna 55

E S P O R T E 5Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

RONALDO AJUDA A ATRAIR TORCEDORES AO CAMPO

O Corinthians aumentou os preços dos ingressos assim que contratou Ronaldo. Em 2009, passou a cobrar mais nos seto-res mais caros, mantendo algu-mas categorias na faixa popular. A receita cresceu e bateu recor-des. Neste ano, o cenário se re-pete, mas com duas diferenças: os recordes serão batidos mais cedo e estão mais atrelados à boa campanha no Brasileiro do que ao Fenômeno.

A presença de Ronaldo no Pacaembu está rara neste Bra-sileiro, mas sempre que sua escalação é divulgada o com-portamento da torcida muda, e muito. Ele atrai inúmeros co-rintianos “iniciantes”. “No dia em que ele joga, surgem aque-las famílias que vão ao estádio para levar um filho que nunca foi. As pessoas ligam aqui e têm dificuldade para entender on-de são os setores, onde é mais

adequado. O Ronaldo é sempre um atrativo”, resumiu Lúcio Blanco.

Até sábado, o Timão espera

superar a receita de todo o ano passado e, assim, registrar a maior receita com bilheteria de sua história centenária. Os

ingressos de 2010 renderam até agora um valor bruto de R$ 25,1 milhões, contra R$ 26,3 milhões de todo 2009. Consi-derando que o Corinthians tem mais sete jogos em casa no Bra-sileiro e que a média atual é de R$ 861 mil por rodada, o clube espera fechar a temporada com mais de R$ 31 milhões arreca-dados só com bilheteria.

Outro fator decisivo nesse recorde surgiu antes da chega-da do Fenômeno: o Fiel Torce-dor. “Dos 26 mil ingressos que vendemos em média, 60% são vendidos antecipadamente. Isso passa despercebido, mas mostra que o torcedor já per-cebeu a vantagem de comprar antes. Além da facilidade de evitar filas, o programa tam-bém oferece descontos de 10% a 40% de acordo com a quanti-dade de jogos que é adquirida”, disse Blanco.

FENÔMENO AJUDA A ENCHER ESTÁDIOS NOS JOGOS DO TIMÃO

Os jogos indígenas, que reve-lam diversidades culturais no Pa-rá, devem ser realizados na cidade de Marabá, mas a data ainda não foi confirmada pelo comitê que coordena a competição.

A expectativa é de participa-ção de 1.300 pessoas de 28 etnias, de todos os estados brasileiros. No encontro, os atletas praticam 10 modalidades, entre as quais a corrida de tora, o futebol de índio

(xicunahity, onde a bola é movida com a cabeça dos atletas), o arco e flexa, o cabo de guerra, a canoa-gem, o atletismo, o futebol tradi-cional, o arremeço de lança , a luta corporal e a natação.

JOGOS INDÍGENAS REVELAM AS DIVERSIDADES CULTURAIS

MARCO

De acordo com os mate-

máticos que estudam o Cam-

peonato Brasileiro, o número

mágico para se escapar do

rebaixamento é 46 pontos,

número alcançado pelo Flu-

minense em 2009, primeiro

time fora da linha da degola.

Com 45, o Coritiba acabou

rebaixado.

Para o Atlético-MG chegar

a esse número na atual tem-

porada é preciso que o time

some 24 pontos nos últimos

12 jogos, um aproveitamento

de 66,6%.

Traduzindo, o Galo pre-

cisa de oito vitórias, ou sete

sucessos e três empates nesta

reta final.

Para fugir dessa estatísti-

ca, o galo mineiro vai em bus-

ca de mais três pontos neste

sábado, às 21 horas, contra o

Atlético (GO), em Goiás.

ATLÉTICO-MG FAZ CONTA PARA FUGIR DA SÉRIE B

LEIA RÁPIDO

A situação do lateral-esquer-do Diego Renan segue indefini-da para o próximo compromis-so do Cruzeiro, neste sábado, às 18h30 contra o Atlético-PR. Isso porque o jogador saiu de campo aos 25 minutos do pri-

meiro tempo após sofrer falta e cair sentindo fortes dores no ombro esquerdo no último jogo do time. Caso o departamento médico vete o atleta, a opção de Cuca para a lateral esquerda po-derá ser Pablo.

CRUZEIRO FICA SEM O LATERAL DIEGO RENAN

MACHUCADO

APÓS ANULAR UM GOL LEGÍTIMO DO BOTAFOGO CONTRA O CORINTHIANS, A COMISSÃO DE ARBITRAGEM DA CBF DECIDIU PELO AFASTAMENTO DO AUXILIAR ERICH BANDEIRA, DE PERNAMBUCO.

O sonho da diretoria de fute-bol feminino do Santos de ree-ditar a dupla Cristiane e Marta, que liderou as Sereias da Vila na conquista da Taça Libertadores Feminina de 2009, está muito difícil de ser realizado.

O clube repatriou a atacante, mas está encontrando dificul-dades para acertar o retorno da camisa 10. Para o diretor do de-partamento de futebol feminino do Peixe, Murilo Barletta, a de-mora na definição do calendário e a intransigência do empresário de Marta, Fabiano Farah, e da

própria jogadora, tornaram a ne-gociação muito complicada.

A Confederação Sul-Ame-ricana de Futebol (Conmebol) demorou a fixar as datas da Li-bertadores Feminina, o que di-ficultou para o clube a busca de patrocinadores para ajudar os santistas a viabilizar a contrata-ção da melhor jogadora do mun-do. Além disso, segundo Barletta, falta sensibilidade à jogadora e a seu agente, que estariam exage-rando na pedida de salário. “A Cris vem e demonstra que quer mesmo ajudar o desenvolvimen-

to do futebol feminino no Brasil. Ela se sacrificou jogar o segundo semestre aqui, sabendo que é um exemplo para as meninas que estão começando. Outras atletas falam que gostariam de voltar, ajudar, mas na hora de se sacri-ficar não têm a mesma vontade. Estamos tratando com o agente da Marta, tentando fazê-lo en-tender a força que o Santos está fazendo. Mas ele é muito difícil, até intransigente, colocando valo-res muito acima do que o futebol feminino comporta”, reclamou.

Ainda assim, o dirigente man-

tém um fio de esperança de con-tar com a jogadora pelo menos no Mundialito de Futebol Feminino, que será disputado em Santos, en-tre 4 e 15 de janeiro de 2011, com a participação das Sereias da Vila e mais times da Europa e Estados Unidos. “Para a Copa do Brasil é impossível. Para a Libertadores, eu diria que tem 0,5% de chance. Teria de haver um acordo com ela e com a Conmebol, que precisaria estender o prazo de inscrições, algo bastante complicado. Talvez só para o Mundialito”, concluiu o dirigente.

MARTA PEDE ALTO NO SANTOS

de Marta, Fabiano Farah, e da mesmo ajudar o desenvolvimen-

Page 22: Tribuna 55

E S P O R T E 6 Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

Roberto Carlos, que voltou a sentir uma lesão na coxa e foi substituído durante o últi-mo jogo, acredita que o Corin-thians vai encostar novamente e até passar do líder Fluminen-se, que agora está 3 pontos na

frente do Timão. “O campeona-to continua igual. Vamos fazer mais um jogo em casa no final de semana contra Ceará e ten-tar encostar mais no Fluminen-se”, declarou o pentacampeão mundial.

ROBERTO CARLOS APOSTA NA LIDERANÇA

OTIMISMO

O Palmeiras vem de uma se-quência de 3 vitórias e vai com tudo contra o Santos, no clássi-co deste sábado, às 16h, na Vila Belmiro. Apesar da boa fase, o treinador do time, Felipão,

não quer saber de empolgação. Com os pés no chão, ele destaca as campanhas dos rivais, que impedem que o Verdão esteja melhor na tabela, onde figura na 8º coloção, com 38 pts. “Es-

tamos bem, mas não vamos so-nhar que estamos brigando por vaga. Temos 7 times na nossa frente. Precisaríamos ganhar tudo e que eles perdessem tudo também”, disse Felipão..

BOA FASE DO PALMEIRAS NÃO-EMPOLGA TÉCNICO FELIPÃO

RECADO

Cinco jogadores do Grêmio

receberam na partida contra

o São Paulo o terceiro cartão

amarelo. Os zagueiros Pau-

lão, Rafael Marques e Vilson, o

meia Douglas e o centroavante

André Lima desfalcam a equi-

pe na 27ª rodada. Neste sába-

do, às 16h, o Grêmio enfrenta o

Vitória, em Salvador. A lista de

ausentes aumenta com os le-

sionados. Fábio Rochemback,

Souza e Ferdinando seguem

em recuperação, assim como

jogadores há mais tempo no

departamento médico, como

Leandro e Mário Fernandes.

Borges nem deve mais jogar

nesta temporada, após cirur-

gia na tíbia da perna direita.

GRÊMIO ENFRENTA VITÓRIA SEM TITULARES

LEIA RÁPIDO

JORNAL FALA DO FUTURO DE NEYMAR

O jogador santista, Ney-mar, virou assunto no jornal americano “The New York Times”. Diz o site do veículo que a “jovem estrela corre o risco de se queimar”. A exten-sa matéria, assinada por Rob Hughes, fala de grandes pro-messas que se confirmaram, como Romário, Ronaldo, Ro-naldinho e Kaká, e jovens que hoje procuram evoluir no ex-terior.

Diz o jornalista que Ney-mar é o jogador mais atraente da nova geração e que um mês após brilhar no amistoso em que o Brasil derrotou os Esta-dos Unidos por 2 a 0, o jovem

de 18 anos foi deixado de fora da lista elaborada pelo técnico Mano Menezes para as parti-das de outubro contra Irã e Ucrânia. E cita o problema que Neymar teve com Dori-val Júnior na partida contra o Atlético-GO que gerou a puni-ção ao atleta e culminou com a demissão do técnico.

“The New York Times” diz ainda que Neymar se compara a Pelé em 1959 (na verdade se-ria 57, ano em que o Rei come-çou a jogar entre os profissio-nais), ou Maradona, em 1976. “O jovem pode zombar de profissionais mais experientes com a bola nos pés, mas o ca-

minho rápido para a fortuna é carregada de armadilhas. Ele pode ser ferido, pode cair em tentações, poderia ser explo-rado”.

O jornalista analisa a atitu-de do jogador quando xingou o treinador dizendo que o ato não foi em si monstruoso, mas faz o alerta com a comparação acima: “Este é um homem jo-vem, mas de quem toda ação está na câmera. A nação as-siste, debate, critica, elogia. O medo de que ele possa desen-volver mais hábitos de Mara-dona do que de Pelé exercita a mente de um país onde o fute-bol está tão enraizado”.

O Fluminense tem tudo para conquistar mais três pontos no Brasileirão. O Fluzão vai neste sábado enfrentar o lanterna Grêmio Prudente, no Pruden-tão, às 16 horas. Para esse jogo, nenhuma alteração no elen-co do time e vai com sua força máxima em busca desses três pontos.

Em relação aos jogadores Fred, Emerson e Diguinho, eles continuam entregues ao depar-tamento médico, o que é muito lamentado pelo técnico Muricy Ramalho, que aguarda o trio com muita ansiedade. Apesar disso, só vai reintegrá-los se estiverem 100% das condições físicas. “Na frente, não temos atacantes para mudar o jogo às vezes. Estamos sofrendo muito com isso. Jogadores importan-tes da frente estão no departa-mento médico. Preciso conver-sar com eles. O jogador é quem sente”, disse Muricy.

FLUMINENSE E O LATERNA FAZEM JOGO NO SÁBADO

DE ACORDO COM JORNAL AMERICANO THE NEW YORK TIMES, O JOGADOR PODE SE QUEIMAR

MURICY QUER A VITÓRIA

Page 23: Tribuna 55

E S P O R T E 7Belém, 2 a 8 de outubro 2010

TRICOLOR NÃO SABE EXPLICAR ATUAL CRISE

Para jogadores acostuma-dos a dias de farturas, o perí-odo de seca incomoda. O São Paulo colecionou títulos na dé-cada: Libertadores, Mundial, três Brasileirões seguidos. Mas veio 2009, e a situação come-çou a mudar. Pior: veio 2010, e a ausência de vitórias virou crise. O Tricolor, eliminado precocemente na Libertadores, vai muito mal no Campeonato Brasileiro. Os jogadores, mui-tos deles habituados a grandes títulos, tentam entender a situ-ação.

Rogério Ceni é a personi-ficação do novo momento. O capitão e ídolo são-paulino precisa parar por alguns se-gundos para buscar na memó-ria quando foi que o Tricolor viveu uma fase tão negativa. “São coisas difíceis de expli-car. Nos últimos quatro anos, o time chegou à última rodada do campeonato brigando por

título. Ganhou três e perdeu um, mas brigou até o final. Nesse ano, as coisas não acon-tecem da mesma maneira. É difícil explicar. Faz tanto tem-po que a situação não é assim, de ficar no meio da tabela, sem chances de título, brigando por

coisas menores. É até difícil relembrar quando foi a última vez que aconteceu isso. Talvez tenha sido em 2004, há seis anos. Fazia muito tempo que a gente não passava por essa situação”, disse o goleiro.

O meia Richarlyson é outro

exemplo. Figura central do ti-me tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008, o meia convive com o outro lado da moeda agora. O meia entende que os-cilações são naturais quando um clube se reformula. E pede paciência para que o São Paulo volte a andar nos trilhos. “Esta-mos em uma posição incômoda, brigando por coisas menores. Não estamos acostumados a isso. Eu estou aqui há seis anos, e sempre briguei por títulos, pelo topo da tabela. Mas, pre-cisamos ter paciência para as coisas começarem a dar certo”, comentou o atleta.

Para tentar acalmar a tor-cida, o São Paulo vai atrás da vitória contra o time do Avaí, fora de casa. O jogo será neste sábado, às 21 horas, e o setor defensivo, apontado o mais fraco do esquema do time, se-rá o mais cobrado para essa partida.

ROGÉRIO CENI ADMITE A MÁ FASE POR QUE PASSA A EQUIPE

Neste sábado o Atlético-PR encara o Cruzeiro fora de casa, às 18h30, em partida que pode ser decisiva para o objetivo do clube. “É um inimigo direto, um jogo de seis pontos. Claro que vamos nos preparar para

buscar a vitória mesmo na casa do adversário, que é candidato ao título. Respeitamos, mas não tememos”, disse Carpegiani.

Na última partida do Fura-cão neste brasileirão o treinador usou uma equipe muito forte.

FURACÃO VAI ENCARAR TIME DO CRUZEIRO

DISPUTA

Depois do ponto conquis-tado fora de casa contra o Co-rinthians, pela 26ª rodada do Brasileirão, o Botafogo parte para a próxima neste sábado no clássico contra o Flamengo. A

partida será às 18h30 e o time tem a ambição de alcançar pelo menos a classificação para a Ta-ça Libertadores da América, o técnico Joel Santana sabe que o time não pode vacilar, principal-

mente nos jogos dentro de casa. A preocupação é muito justa, porque o principal concorrente do time nessa disputa, o Cruzei-ro, está seis pontos de diferença do Fogão.

BOTAFOGO E FLAMENGO FARÃO UM JOGO DECISIVO

CONFRONTO

Antes da partida contra o Bo-

tafogo, neste sábado, às 18h30, o

Flamengo venceu um outro ad-

versário – o clima de desavença

no elenco. O técnico Silas reuniu

o elenco do Flamengo e ameni-

zou a crise de relacionamento

com os atletas, que explodiu após

o comandante entrar em polêmi-

ca com o zagueiro Jean.

Zico, diretor de futebol, e ou-

tros integrantes da comissão téc-

nica também participaram do

encontro e o Galinho entregou o

lugar de diretor do clube. “Mor-

reu no meu coração o Flamengo

de hoje”, disse Zico.

Ao contrário de Zico, Silas foi

mantido no cargo, pelo menos

por enquanto. Se perder o clás-

sico contra o Fogão, o destino do

treinador já está traçado – rua.

Os jogadores ainda confiam

no comando de Silas e querem

ajudá-lo a se manter no cargo.

O meia Renato, por exemplo,

disse que todos vão respeitar as

decisões do técnico sem recla-

mar. “Ainda temos confiança no

Silas, que é uma pessoa transpa-

rente. O Silas vai sempre tentar

escolher o que é melhor para o

Flamengo. Nós temos que aca-

tar para ajudar o técnico e prin-

cipalmente o Flamengo”, disse

Renato.

DERROTA DO FLA PODE LEVAR SILAS À DEGOLA

LEIA RÁPIDO

ANTES LÍDER DO BRASILEIRÃO, O CEARÁ MANTEVE SUA SINA PÓS-COPA E NÃO VENCE HÁ CINCO JOGOS. AGORA, O TIME DE DIMAS FILGUEIRAS ESTÁ EM 14º LUGAR E SOMOU ATÉ AGORA SOMENTE 31 PONTOS.

No próximo sábado às 18h30, o Inter vai em busca da recupe-ração contra o Guarani, no Bei-ra-Rio. Dentro de casa, a equipe tem retrospecto amplamente favorável: são sete vitórias, qua-tro empates e duas derrotas. Vale lembrar que os dois únicos resul-tados negativos em seu estádio aconteceram nos dois primeiros jogos dentro do Beira-Rio.

INTER QUER REVIRAVOLTA DIANTE DO GUARANI

O Ceará tem um duro com-promisso na próxima rodada, quando vai enfrentar o vice- líder Corinthians, no Pacaembu, neste sábado, às 16 horas.

Ainda assim, o atacante Mar-celo Nicácio não se abateu e mos-trou crença na recuperação do Vozão na Série A. “São jogos di-fíceis neste brasileirão. Estamos jogando melhor”, destacou.

CEARÁ TERÁ CORINTHIANS PELA FRENTE NESTA RODADAO Santos, que conquistou

o Paulistão e Copa do Brasil, passando pelos mais variados adversários, tem uma pedra no sapato. O Palmeiras é o único time grande de São Paulo que ainda não perdeu para o Peixe neste ano. Foram dois jogos e duas derrotas. Neste sábado, o Alvinegro Praiano tem a chance de tentar acabar com esse jejum. O clássico será disputado na Vila Belmiro, às 16h, pela 27ª rodada

do Brasileirão.Foi o Verdão quem brecou o

embalo dos Meninos da Vila no Paulistão, vencendo por 4 a 3, na Vila, defendendo uma invenci-bilidade que durava 12 jogos. Na partida do primeiro turno do Bra-sileirão, dia 15 de julho, no Paca-embu: deu Verdão, 2 a 1. “Temos essa motivação de vencer o Pal-meiras, único rival de São Paulo que ainda não vencemos na luta pelo título”, disse Marquinhos.

SANTOS PRETENDE DERROTAR PALMEIRAS

WAGNER CARM

O/VIPCOMM

Page 24: Tribuna 55

E S P O R T E � belém, 2 a � de outubro de 2010

SãO PaulO quER nOvO TécnicODuas derrotas consecuti-

vas e, mais do que isso, o fraco futebol apresentado nas parti-das contra Goiás e Grêmio, fi-zeram a diretoria do São Pau-lo mudar a postura. Se antes, a conversa “informal” era que Sérgio Baresi continuaria até o final do ano, agora o presi-dente Juvenal Juvêncio resol-veu agir. Ele está procurando um novo técnico para assumir a equipe, que perdeu o rumo no Campeonato Brasileiro. Se antes, o G-3 era um sonho possível, agora o Tricolor pre-cisa se preocupar mais é com a zona de rebaixamento, já que a diferença para o Atléti-co-GO (primeiro na zona de perigo) é de oito pontos.

“Estamos prontos para

enfrentar as dificuldades. Somos amadurecidos nesse processo. Estou fazendo o que acho certo. Estou com minha consciência tranqüila e não há ninguém que me faça recuar. Eu preciso pensar em técnico? Preciso. Eu estou pensando? Estou. Mas não vou revelar nomes e nem perfil. E acho que é para esse ano ainda”, afirmou o mandatário do time do Morumbi.

Vanderlei Luxemburgo, que está no mercado, é um nome que não foi descartado por Juvenal Juvêncio. No Ga-lo, quem pagava o seu salário era o banco BMG que, curio-samente, acabou de assinar um patrocínio com o Tricolor, inclusive se colocando à dis-

posição para reforçar a equipe com contratações.

Na semana passada, Juve-nal Juvêncio descartou o no-me de Dorival Junior, que ha-via sido demitido pelo Santos. Hoje, o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva mostra um certamente arre-pendimento com a decisão to-mada. Ao ser questionado se o time tomaria a mesma pos-tura hoje, ele tentou sair pela tangente, mas entregou.

“Pode ser. O Dorival é um excelente técnico e tem ótimo trabalho com as categorias de base. Talvez hoje tudo fosse diferente. Mas o futebol é di-nâmico e, naquele momento, fizemos o que achávamos que era o melhor”, concluiu.O PRESidEnTE dO TRicOlOR PauliSTa ainda faz miSTéRiO

O rapper Mano Brown, do grupo Racionais MC’s, fará um show na Vila Belmiro antes do clássico entre Santos e Palmei-ras, neste sábado. A partida está marcada para as 16h. A apresentação do líder do grupo

Racionais MC’s começará às 15h e terá meia hora de dura-ção. Torcedor do Peixe, Mano Brown é parceiro da diretoria santista em ações sociais. Ativi-dades culturais e esportivas são trabalhadas em conjunto.

show de rapper vai animar o clássico

mano bronw

Com Carlos Alberto, Felipe e Nunes, o destaque do Vasco no Campeonato Brasileiro é o ataque, certo? Errado. O ponto forte do Gigante da Colina está bem atrás, na defesa. Com ape-

nas 25 gols sofridos, o time tem a melhor zaga do torneio.

“Quando cheguei, o Vasco ti-nha um saldo negativo grande. Hoje, a melhor defesa é a do Vas-co. Existiram falhas individuais,

mas isso não apaga tudo que foi feito. São coisas que acontecem. Por causa de uma ou duas fa-lhas, não posso ser injusto com um jogador”, observou o treina-dor cruzmaltino.

defesa do vasco é a melhor do campeonato brasileiro

destaque

FotoDivulgação/viPCoMM