tribos urbanas cosplayers

40
TRIBOS URBANAS 2011 / Cosplayers Por Equipe de Pesquisa UseFashion (Natalia Bertolo , Renata Brosina e Thais Taffarel ) Direção de Pesquisa: Patrícia Souza Rodrigues Edição jornalística: Aline Ebert Web design: Vanessa Velho Publicado em maio/2011. Cosplay, abreviação de “costume” (fantasia ou figurino) + “play” (jogar), é um tipo de performance artística em que os participantes representam e se vestem de acordo com personagens específicos. A maioria das inspirações vem dos desenhos japoneses (mangá, animê e tokusatsu são algumas das principais vertentes) e vídeo-games, incluindo também alguns quadrinhos norte-americanos e personagens de filmes de fantasia ou ficção científica. Os cosplayers formam uma tribo que se comunica essencialmente pela internet e que se reúne seguidamente em eventos ao redor do mundo. Origem O Japão geralmente é creditado pela origem do cosplay, mas esse é um equívoco que acontece principalmente pela popularidade da cultura cosplay no país. Na verdade, os cosplayers precursores apareceram durante as primeiras edições da Worldcon, uma convenção de ficção científica que acontece desde 1939 em Los Angeles, Estados Unidos. 2011 Cosplayers

Upload: mariacommaria-loja

Post on 31-Oct-2015

481 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tribos Urbanas Cosplayers

TRIBOS URBANAS 2011 / Cosplayers

 

Por Equipe de Pesquisa UseFashion (Natalia Bertolo, Renata Brosina e Thais Taffarel)Direção de Pesquisa: Patrícia Souza RodriguesEdição jornalística: Aline EbertWeb design: Vanessa VelhoPublicado em maio/2011.

 

Cosplay, abreviação de “costume” (fantasia ou figurino) + “play” (jogar), é um tipo de performance artística em que os participantes representam e se vestem de acordo com personagens específicos. A maioria das inspirações vem dos desenhos japoneses (mangá, animê e tokusatsu são algumas das principais vertentes) e vídeo-games, incluindo também alguns quadrinhos norte-americanos e personagens de filmes de fantasia ou ficção científica. Os cosplayers formam uma tribo que se comunica essencialmente pela internet e que se reúne seguidamente em eventos ao redor do mundo.

 

Origem

O Japão geralmente é creditado pela origem do cosplay, mas esse é um equívoco que acontece principalmente pela popularidade da cultura cosplay no país. Na verdade, os cosplayers precursores apareceram durante as primeiras edições da Worldcon, uma convenção de ficção científica que acontece desde 1939 em Los Angeles, Estados Unidos.

2011 Cosplayers

Page 2: Tribos Urbanas Cosplayers

 

 Participantes da Worldcon em 1970, fantasiados de personagens de Star Trek, Star Wars e Red Sonja.

 

O que se sabe ao certo, é que o termo cosplay foi cunhado pela 1ª vez pelo japonês Nobuyuki Takahashi, diretor do Studio Hard Deluxe até hoje. Ele ficou impressionado com a quantidade de fãs caracterizados durante a Worldcon de 1983, e reportou o fato a algumas revistas japonesas de ficção científica, passando a incentivar a prática no país. Com a popularização do animê nos anos 1990, os cosplayers japoneses tornaram-se populares em vários lugares do mundo, fazendo com que estrangeiros se interessassem mais pelos personagens nipônicos. Até então, os cosplayers ocidentais costumavam representar somente personagens de séries como Star Trek e de filmes como Star Wars. O Japão portanto, foi responsável pela renovação do hobby e pela introdução de centenas de novos personagens na prática cosplay.

Page 3: Tribos Urbanas Cosplayers

 Nobuyuki Takahashi (Foto: Studio Hard Deluxe) | Revista My Anime, publicação de 1983

 

Desde então, a subcultura tem se espalhado rapidamente pela Europa e, mais recentemente, pela Austrália e países da América do Sul. Grandes eventos colaboraram com a divulgação do cosplay no mundo. Comiket (ou Comic Market), tradicional feira cosplay no Japão, já ultrapassou meio milhão de visitantes em algumas edições. O evento acontece duas vezes por ano, em agosto e em dezembro, na cidade de Tóquio. Aproximadamente 30 mil expositores participam vendendo seus produtos durante os 3 dias de feira.

 Pôster de divulgação da edição 79 da Comiket, em julho de 2010 | Centro de Convenções Tokyo Big Sight, sede da Comiket

 

   

Page 4: Tribos Urbanas Cosplayers

   Cosplayers visitantes da Comiket

 

O maior evento cosplay fora da Ásia, a San Diego Comic Con, atingiu 140 mil visitantes em sua edição de 2009. Em San Diego, muitas celebridades participam do evento com o objetivo de divulgar séries e filmes relacionados à fantasia, ficção científica e quadrinhos. São realizados painéis de discussão, onde participam os atores, diretores e produtores, imprensa e público em geral.

 

   

Page 5: Tribos Urbanas Cosplayers

Kaley Cuoco, Jim Parsons e Johnny Galecki, da série "The Big Bang Theory" | Jamie Chung | Heather Morris

 

   Natalie Portman | Can Gigandet | Tom Welling, protagonista da série "Smallville"

 

Comportamento

A prática cosplay é dominada principalmente por adolescentes entre 14 e 18 anos, mas atinge homens e mulheres com até 30 anos. Alguns interesses em comum permeiam a cultura cosplay. Gostam de ler revistas em quadrinhos, jogar videogame, montar suas próprias fantasias, navegar na internet e se reunir com outros cosplayers. Alguns ainda preservam outros hobbies, como colecionar action figures, fotografar, desenhar, entre outros. Enquanto no Japão o cosplay já é algo presente entre todos os jovens, em outros países, incluindo o Brasil, limita-se aos jovens de classes sociais mais elevadas. Além das fantasias, que podem sair caras, existem ainda as viagens para participar de eventos em países diversos. Os cosplayers performáticos são responsáveis, ainda, pelos cenários de suas apresentações.

     

Page 6: Tribos Urbanas Cosplayers

Asuka | CosPick | Eyes | Dasuki 

 

Capitão América | Artemis | Qwardian | The Atom

 

No Japão, os cosplayers geralmente são classificados como otaku, que é uma expressão que serve para se referir às pessoas que possuem interesses “obsessivos”, particularmente animê, mangás e videogames. Eles se reúnem em eventos e festas noturnas, dedicadas ao cosplay, feiras de videogames e tecnologia, e até mesmo em parques de Harajuku, distrito jovem de Tóquio. Desde 1998, muitos cafés e restaurantes temáticos dedicados aos cosplayers têm surgido, se espalhando para outras regiões da cidade, como a de Akihabara, por exemplo. A "fuga da realidade" diverge opiniões na população japonesa: alguns consideram atraso, medo de amadurecer, enquanto outros entendem o cosplay como um hobby de pessoas jovens, uma forma de diversão que não compromete características pessoais.

 

Page 7: Tribos Urbanas Cosplayers

 Cosplay Maid Cafe, em Akihabara

 

Uma característica interessante sobre o cosplay é que muitas vezes os gêneros são trocados, isto é, homens representam personagens femininos e mulheres representam personagens masculinos. Os próprios personagens permitem essa conversão, já que na maioria das vezes apresentam características andróginas.

 Duas meninas interpretam Jessie e James, a Equipe Rocket da animação Pokémon

 

No Brasil, cada vez mais adeptos participam de feiras como Animecon, Anime Friends e MangáCon, criadas para divulgar a cultura pop japonesa no país. No Japão, o Campeonato Mundial de Cosplay (World Cosplay Summit) recebe cosplayers do mundo todo. Curiosamente, o Brasil e a Itália são os únicos países bicampeões do WCS, desde a criação do campeonato em 2005 (França e Japão conquistaram os campeonatos de 2007 e 2009, respectivamente).

     

Page 8: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Alguns países participantes da WCS, em passeata realizada nas ruas de Nagoya.

 

Em 2006, a editora JBC passou a realizar a etapa brasileira do WCS. Cosplayers classificados nas fases regionais disputam a vaga para representar o Brasil na final mundial, que acontece em Nagoya, no Japão. Na edição mundial de 2010, dentre os 15 países participantes, a dupla brasileira Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério ficou em 2º lugar, somente 1 ponto atrás da dupla vencedora, os italianos Luca Buzzi e Giancarlo Di Perro. Gabriel e Gabrielle realizaram uma performance baseada no jogo “Valkyrie Profile 2: Silmeria”.

Page 9: Tribos Urbanas Cosplayers

 A dupla cosplayer Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério

 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lr8VDqI6CEc

Estilo

Tradicionalmente, os cosplayers devem confeccionar seus próprios figurinos, mas atualmente, com a evolução da cultura cosplay para um negócio muito rentável, existem diversas Cosplay Stores especializadas no Japão. Nesses lugares, as fantasias podem sair por até U$ 2000, dependendo da complexidade e da escolha dos materiais. Na internet, entretanto, é possível encontrar uma variedade enorme de fantasias, por preços bem mais acessíveis. Muitos fóruns e comunidades espalhadas pela web contam com internautas cosplayers e simpatizantes que trocam ideias e dicas sobre como montar o figurino.

   

Page 10: Tribos Urbanas Cosplayers

Takenoko, uma Cosplay Store localizada em Harajuku

 

Além da roupa, pequenas modificações corporais são válidas e demonstram o nível de detalhismo do cosplayer. Lentes de contato, tatuagens de henna, extensões de cabelo e enxertos faciais e/ou corporais são alguns dos artifícios utilizados para se aproximar ao máximo dos personagens. O cuidado com a maquiagem também é notável.

     

 

Uma vez fantasiados, incorporam os maneirismos, o olhar e a linguagem corporal dos personagens que estão interpretando. Alguns cosplayers se tornam famosos no meio, e são elevados à celebridade principalmente através da internet. É o caso de várias meninas, chamadas também cosdolls (cosplayers + dolls, ou bonecas) que se tornam modelos, passam a representar marcas e a ser contratadas para eventos cosplay em diferentes lugares do mundo. Importante notar que o "estilo cosplay" é algo temporário e não define como os adeptos se vestem no dia a dia, mas pode dizer muito a respeito de suas preferências.

     

Page 11: Tribos Urbanas Cosplayers

Selphie - Final Fantasy | Scorpion - Mortal Kombat

 

     

Lucy Maria Misora - To Heart | Sakura Kinomoto - Sakura Card Captor

 

Page 12: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Li Xiangfei - King of Fighters | Sakura Haruno - Naruto

 

     

Page 13: Tribos Urbanas Cosplayers

Yuki Cross - Vampire Knight | Terry Bogard - Fatal Fury

 

     

Tenma Tsukamoto - School Rumble | Yori Yoshizuki - I´S

 

Page 14: Tribos Urbanas Cosplayers

   

Miku Hatsunede - Vocaloid | Lunch - Dragon Ball Z

 

     

Page 15: Tribos Urbanas Cosplayers

Bridget - Guilty Gear | Chun Li - Street Fighter

 

     

Lara Croft - Lara Croft | Ulquiorra Cifer - Bleach

 

Page 16: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Allen - D. Gray Man | Kurosaki Ichigo - Bleach

 

   

Page 17: Tribos Urbanas Cosplayers

Lenalee Lee - D. Gray Man | Rukia Kuchiki - Bleach

 

A revista Cosmode é uma das principais publicações dedicadas aos cosplayers. Em uma das editorias, agrupa imagens de cosplayers em eventos do mundo todo. Para eles, sair na seção "Cosnaps in the World Wide" é sinômino de realização e reconhecimento. A revista ainda é conhecida por ditar "modismos" dentro da cultura cosplay, evidenciando personagens específicos a cada edição.

   

Page 18: Tribos Urbanas Cosplayers

Cosmode/mar 2010 | Cosmode/mai 2010 | Cosmode/ago 2010

 

Editoria Cosnaps in the World Wide, Revista Cosmode

 

Para os simpatizantes, milhares de itens, desde camisetas, casacos, calçados, acessórios e até mesmo peças íntimas exploram a temática super-herói. Comercialmente falando, os personagens norte-americanos aparecem com maior evidência, pois são frequentemente retratados em filmes e assim se tornam mais conhecidos pelo público em geral.

Para elas...

Page 19: Tribos Urbanas Cosplayers

     

 C&A

 

     

Page 20: Tribos Urbanas Cosplayers

Havaianas

 

Para eles...

 

Coleção Star Wars - Marc Ecko

 

Page 21: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Superherostuff.com

 

Desfiles

Alguns designers já utilizaram a cultura cosplay como referecial de suas coleções, de forma mais literal, usando elementos ou transformando a roupa em uma quase fantasia. O encantamento, a superioridade, as cores e a força desses figurinos são a chave para o efeito visual do look como um todo.

Thaís Losso já trabalhou a cultura pop japonesa na coleção que fez para a Sommer, na temporada verão 2008/09, destacando estampas inspiradas nos mangás e animês.

 

Page 22: Tribos Urbanas Cosplayers

Thaís Losso para Sommer/Verão 2008/09

 

JC de Castelbajac, Nasir Mazhar e Ziad Ghanem personificam personagens que parecem ter saído das animações e livros de fantasia diretamente para a passarela.

     

JC de Castelbajac/Inverno 2011

 

Page 23: Tribos Urbanas Cosplayers

   

Nasir Mazhar/Inverno 2011

 

     

Page 24: Tribos Urbanas Cosplayers

Ziad Ghanem/Inverno 2011

 

Na semana de moda de Nova York de inverno 2012, Jeremy Scott sugere roupas mais usáveis, com referência direta a personagens como Batman, Superman e The Flash.

     

 Jeremy Scott/Inverno 2012

 

Antes disso, estilistas de peso, como Jean Paul Gaultier, John Galliano, Thierry Mugler e Gareth Pugh, também fizeram suas interpretações de figurinos de diferentes personagens.

Page 25: Tribos Urbanas Cosplayers

     

1 | 2 | 3 | 4

1. Vestido inspirado no Homem Aranha - Jean Paul Gaultier (2003)2. Versão Mulher Maravilha - Dior (2001)3. Figurino do filme X Men - Thierry Mugler (2003)4. Reinterpretação de Batman - Gareth Pugh (2007)

 

Editoriais

Várias publicações também já exploraram a temática, e algumas trouxeram os "próprios" super heróis para acompanhar as modelos. A Vogue americana ainda apresenta o editorial "Daring Do", falando do "poder e da glória dos estilos dos super-heróis". O editorial da Storybook vai ainda mais longe: transforma a modelo Anica Kovach em uma heroína viva de uma história em quadrinhos. Preenchendo a lacuna talvez deixada pela infância, esses editoriais de moda misturam fantasia e imaginação, com os lançamentos de moda da temporada.

Page 26: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Commoms & Sense Man/jul 2009

     

Page 27: Tribos Urbanas Cosplayers

Revue de Modes/out 2009

 

   

Page 28: Tribos Urbanas Cosplayers

 

Vogue EUA/jan 2009

 

   

Page 29: Tribos Urbanas Cosplayers

     

Vogue EUA/mai 2008

Page 30: Tribos Urbanas Cosplayers

 

 

Page 31: Tribos Urbanas Cosplayers

Storybook/mar 2010

 

Para onde vai

No Japão, é notável como cada vez mais crianças participam de eventos como Comiket. Logicamente influenciadas pelos pais, se transformam em mini cosplayers, que chamam atenção do mundo todo e duplicam a curiosidade de fãs e simpatizantes sobre os personagens retratados por eles. Um fato é certo: a produção de animação no Japão e no mundo só tende a crescer, com destaque também para as brasileiras surgidas nos últimos anos. Isto quer dizer que novos personagens tendem a sustentar as novidades do mundo cosplay, inspirando crianças e jovens a seguir trilhando os rumos dessa tribo.

Astro Boy | Chun Li | Gohan | Mario

 

Page 32: Tribos Urbanas Cosplayers

Megaman | Moogle | Naruto | Bruce Lee em "Game of Death"

 

Page 33: Tribos Urbanas Cosplayers

Hokage | Neliel | Voltron | Link

 

Nos Estados Unidos, personagens clássicos da Marvel e da DC Comics continuam ganhando versões Hollywoodianas, multiplicando fãs ao redor do mundo, sustentando lançamentos de histórias inéditas e rendendo novas ideias para as fantasias de Halloween.

     

Page 34: Tribos Urbanas Cosplayers

     

 

Os mais recentes são os filmes "Lanterna Verde", lançado em dezembro de 2010, "Thor" e "Capitão América", com estreias marcadas para maio e julho deste ano, respectivamente. A continuação de "Batman" e a refilmagem de "Homem Aranha" estão previstas para 2012.

   

Page 35: Tribos Urbanas Cosplayers

 

 

Para saber mais

No canal aberto SBT, o programa Eliana tem destacado os cosplayers em um de seus novos quadros. Isso prova como a cultura cosplay tem sido absorvida pelos jovens brasileiros, e não está mais limitada somente a grupos específicos. Atualmente, eventos importantes relacionados a cultura pop japonesa acontecem em quase todos os estados brasileiros.

Page 36: Tribos Urbanas Cosplayers

1 | 2 

1. em julho de 2010, cosplayers de personagens de filmes fizeram parte do quadro;2. em abril de 2011, personagens japoneses receberam destaque.

 

 

Na TV norte-americana, séries como "The Big Bag Theory", que conta a história de 4 nerds viciados em quadrinhos, é sucesso de audiência e atualmente está em sua 4ª temporada.

 

Page 37: Tribos Urbanas Cosplayers

1 | 2

1. personagens da série vestidos como a "Liga da Justiça";2. foto promocional da série, fazendo referências a alguns personagens de quadrinhos norte-americanos.

 

Na MTV, a série de micro-documentários "True Life" já contou a história de um garoto que é viciado na animação "Pokémon". Intitulado "Cosplayers: O filme", foi lançado em 2009 pela Martell Brothers Studios, e explora a subcultura animê na América do Norte, com foco nas convenções anuais e com entrevistas de fãs:

 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wcG8ixuLykc

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZvD1wzIOJtA

O programa "A Liga", veiculado na Band todas as terças-feiras à noite, tratou, em 2010, do tema "Tribos urbanas", mostrando o estilo de vida, indumentária, ideais e comportamento referente a diversos grupos. Uma das tribos tratadas foi Cosplayers. O apresentador, Rafinha Bastos, acompanhou 2 irmãos se preparando para participar de uma competição de Melhor Fantansia, em um evento realizado em São Paulo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0vzVCEPQUeU

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Cql_bG1d-aU

 

Exposição no Metropolitan

Em 2008, o Metropolitan Museum de Nova York hospedou uma exposição especial intitulada "Superheroes: Fashion and Fantasy" (Superheróis: Moda e Fantasia). As associações simbólicas entre moda e super heróis são exploradas, revelando como esses personagens serviram de inspiração metafórica para diversos estilistas. A moda e sua habilidade de transformar o corpo humano é relacionada com personagens clássicos dos quadrinhos americanos, que foram organizados separadamente. A exposição foi temporária, mas através da internet é possível encontrar muitas fotos e informações sobre a mesma.

"Através da moda e do super herói, ganhamos liberdade para fantasiar, para escapar do banal, do ordinário e do cotidiano".

Page 38: Tribos Urbanas Cosplayers

 

   

   

 

 

Outros links

www.cosplaybr.com.br - maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay;www.animecon.com.br - evento voltado ao universo de ilustração, desenhos animados, quadrinhos, rpg e videogames;www.anifriends.com.br - maior concurso de cosplay do Brasil; www.niko-niko.net - lista com vários personagens para cosplay;www.ehow.com - dicas para montar sua própria fantasia cosplay.

Page 39: Tribos Urbanas Cosplayers

 

Fontes

www.yeinjee.comwww.tokyofashion.comwww.mydisguises.comwww.stylejerk.blogspot.com