trem edição 2

16
Parque Municipal: integração, cidade e natureza BH: rumo à Copa 2014 Música: novo ritmo para crianças do CIAC Cartão Ótimo, agora no Metrô edição 2 p. 5 p. 6 p. 10 p. 8 16 de junho de 2010 • ano 1 distribuição gratuita • edição quinzenal

Upload: claudio-diniz-alves

Post on 26-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Jornal Trem: segunta edição. Distribuído nas estações de metrô de Belo Horizonte.

TRANSCRIPT

Page 1: Trem Edição 2

Parque Municipal: integração,

cidade e natureza

BH: rumo à Copa 2014

Música: novo ritmo para crianças do CIAC

Cartão Ótimo, agora no Metrô

edição2

p. 5

p. 6

p. 10

p. 8

16 de junho de 2010 • ano 1 distribuição gratuita • edição quinzenal

Page 2: Trem Edição 2

2CONTOS E CAUSOS

junho de 2010

Fala, passageiro: TREM - 1a edição

Trem poético“Em primeiro lugar, felicito você e toda a equipe pela publicação do “Trem”, informação e cultura disseminada sobre os trilhos e em seu entorno. Gostei de to-das as seções. Bela e oportuna a entrevista com o Saulo Laranjei-ra, esse divulgador incansável da cultura brasileira...”

Jair Barbosa Poeta Bairro São Bernardo

Belo Horizonte | MG

Trem bão é noticia!“Recebi com alegria o exemplar TREM. Notícia é cultura, novidade, curiosidade. Aprendi que o mo-tivo da vida é aprender a cada minuto. Quando se para de aprender pede-se pra morrer. Precisamos do jornal para trazer o público pro lado do metrô ,embarcando, dando a preferência nos desloca-mentos e valorizando como bem único. Mineiro tem que mostrar que gosta de BH e externar isso. É conhecendo que se aprende a amar e aí entra o TREM, um veículo que alimenta o comboio que pode trazer alegria. Já sou colaborador, enviando alguns pontos de reflexão que podem ser aplicados. Parabéns a toda equipe!”

José Marcos Rocha RibeiroAposentado em Transporte

Caiçara | BH

@germanobr“Fui surpreendido ao chegar no metrô de BH hj, ótima iniciativa com o perió-dico @tremnoticias. Parabéns!”

Siga-nos no Twitter!@tremnoticias

@seiscomunicacao “Acabei de divulgar o TREM Notícias e eis que surge aqui no twitter. Sigam @tremnoticias”.

@_daanii “Nesta minha nova vida de usar metrô - antigamente, no máximo 1 vez ao ano... gostei do @tremnoticias! =)”.

“Ficou bacana demais. Parabéns para toda a equipe. Mande um comentário para sair no PQN. Precisando, conte aqui com a gente!”

Robhson AbreuPão de Queijo Notícias

www.pqn.com.br

“Confesso que há muito tempo não via um jornal que gostas-se tanto. Qualidade de texto e também visual. Parabéns a to-dos. Bacana demais, amei mes-mo. “

Lúcia Maria Silva Jornalista

Santa Luzia | MG

Gostei muito do jornal Trem Notícias, as informações, fotos e a qualidade das matérias me agradaram bastante. São tantos os eventos realizados nas es-tações de metrô que nem eu, e garanto que muitos usuários, também nem são informados. Acredito que o Trem Notícias só tem a crescer e notícia é o que não vai faltar.

Cassiana Parreiras Jornalista

Belo Horizonte | MG

Muito bacana“Achei fantástica a ideia do jor-nal no metrô! A gente passa um tempão se deslocando de casa para o trabalho , do trabalho pra aula, da aula para casa e nada melhor do que estar acom-panhado de boa leitura, não é mesmo?! Parabéns a todos!”

Gabrielle Zauza Família Greenpeace

Fala, passageiro: TREM - 1

ExpedienteComunicação Objetiva • CNPJ: 05.856.856/0001-87 • R. Dr. José da Silva Martins, 414 – Cidade Nova - BH / MG - CEP 31.170-300

Telefax (31) 2512-3035 • [email protected] • www.tremnoticias.com.brJornalista Responsável João Carlos Rocha – MG 10.949 / JP • Redação e Fotografia: João Carlos Rocha e Alessandra Pereira

Projeto Gráfico e Diagramação: Cláudio Diniz Alves • Revisão: Denis Leandro FranciscoCOMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU

Gerência de Comunicação e Marketing da CBTU-METRÔ BHCoordenadoria Operacional - Comercialização Não Operacional

Tiragem 20.000 exemplares • Impressão Sempre Editora

Por Plinio E. Fajardo Alvim*

Em Minas, o trem não é meramente um meio de transporte. Pra nós, mineiros, qualquer coisa é um trem. Ou melhor, usando nosso próprio dialeto: qualquer trem é um trem.

Quando temos fome, co-memos um trem. Se estamos com sede, bebemos um trem. Às vezes, um trem pode nos es-petar o dedo. Outras, um trem pode cair em nossos olhos. A todo o momento esbarramos em algum trem. Há sempre um trem em nosso caminho, aju-dando ou atrapalhando.

Se algo nos assusta, nos encanta ou nos surpreende, é

um trem-de-doido. Se a coisa é boa, é um trem-bom demais. E quando padecemos de algum mal que não sabemos definir, seja ele físico ou emocional, o que sentimos é um trem-esqui-sito.

O trem, pra nós, assume conceitos, dimensões e nuan-ces inimagináveis em outras terras. Nossos trens podem ter formas, cores, sabores, sons, odores, qualidades, defeitos e quaisquer outras característi-cas que quisermos, concretas ou abstratas. Assim, incontável número de trens circulam ou estacionam no cotidiano e no inconsciente coletivo do povo mineiro. Aqui, em Minas, tudo é trem.

O trem tanto pode inco-modar quanto embalar nosso sono. Mas, sobretudo, o trem nos faz sonhar; ... e quase sem-pre acordados. Pra nós, quando irados, até gente e bicho podem ser trens. Afinal, nossos trens são também seres que têm vida e que são a nossa vida. O trem está para o mineiro assim como o sincretismo religioso está para o baiano, como a praia para o carioca, como a garoa para o paulista, como os pampas para o gaúcho, como a aridez para o nordestino e como a floresta para os povos amazônicos.

Mas, acima de qualquer trem, nossos trens não são sim-ples expressões idiomáticas. Em Minas, o trem é um trem

muito sério. Nossos trens são valores e sentimentos mano-brando na estação do nosso coração. Trem é Minas e Minas é trem. O trem é a alma de Mi-nas.

Trem, em Minas, é como o Uai, não tem tradução. Só nós, mineiros, sabemos o que significam: Uai é Uai e Trem é Trem, sô!

* ©Plinio E. Fajardo Alvim - Natural de Leopoldina(MG). Pesquisador da História da Zona da Mata Mineira. Autor de dezenas de artigos sobre história regional e turismo, publicados em diversas mídias e localidades. Conselheiro-fundador e Diretor-Secretário da ONG Instituto CULTURAR, sediada em Angustura-MG. Coordenador Regional da ONG Grupo Brasil Verde, em Além Paraíba-MG. Integrante do MPF (Movimento de Preservação Ferroviária) e da ABPF/PN (Assoc. Brasileira de Preservação Ferroviária/Regional de Porto Novo-MG).

UM TREM MUITO SÉRIO

Page 3: Trem Edição 2

3GERAL

junho de 2010

É hora de pular fogueira!Uma das festas mais

populares no Brasil já está por aí: são as festas juni-nas. É só andar pela cidade, principalmente próximo às escolas e igrejas, e olhar para cima: o céu colorido por bandeiras e balões denunciam a chegada dos grandes arraiais, que trazem consigo, além das comidas e bebidas típicas - como canjica, caldos e quentão -, as grandes quadrilhas.

Em Belo Horizonte, não é diferente. A festa, antes conhecida por Forró de Belô, que teve origem em 1979 - e em 1980 ganhou o nome “Arraial de Belô” -, passou a ser mais que uma grande festa e tornou-se um processo pedagógico, cultural e de divulgação da tradição junina.

A maior festa junina do sudeste brasileiro

Em sua 32ª edição, a Belotur, em parceria com a União Junina Mineira, está finalizando os preparativos para realizar, entre junho e julho, o Arraial de Belô 2010. A festa será realizada em espaços instalados em praças, parques e nas regio-nais Pampulha, Oeste, Ven-da Nova, Leste, Noroeste e Centro-Sul. Nas regionais Norte e Nordeste, acon-tecerá o Festival Estadual ,com quadrilhas do interior de Minas, enquanto a Re-

gional Barreiro receberá a festa das campeãs.

O evento terá como atrações apresentações de grupos de quadrilhas, bandas de forró e de mú-sica sertaneja. Para receber o público com conforto e segurança, o evento irá contar com modernas es-truturas de palco, tablados, arquibancadas e quiosques gastronômicos, onde o pú-blico poderá circular e cur-tir a festa ao som de shows de expoentes musicais na-cionais.

A estrutura que Belo Horizonte receberá para exibição dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul será reutilizada também para o Arraial de Belô (Veja sobre a Arena das Come-morações na página 6).

As agremiações vence-doras do Concurso Munici-pal de Quadrilha receberão troféus e prêmios no valor

total de R$ 28 mil, que se-rão divididos entre os qua-tro vencedores do Grupo A. Para os Grupos B e C, os quadrilheiros receberão prêmios que somam R$ 21 mil.

Mais informações: www.pbh.gov.br/beloturwww.uniaojuninamineira.com.br

Confira onde as quadrilhas irão se apresentar

Grupo A Regional Centro-Sul • sexta-feira, 16/7 • Praça da Estação • 19h Regional Centro-Sul • sábado, 17/7 • Praça da Estação • 19h Regional Centro-Sul • domingo, 18/7 • Praça da Estação • 18h

Grupo B Regional Pampulha • sábado, 26/6 • Praça Engenheiro Professor Marra - Bairro Santa Amélia • 19h Regional Oeste • domingo 27/6 • Parque Estrela Dalva - Av. Costa do Marfim, 480 - Bairro Havaí • 19h

Grupo C Regional Venda Nova • Sábado 19/6 • Av. Vilarinho, próximo ao número 5940 • 19h Regional Leste Sábado 26/6 Av. Belém, entre av. dos Andradas e rua Itamirim - Bairro Esplanada 19hRegional Noroeste Domingo 27/6 Av. Amintas Jacques de Morais, entre ruas Judá e Palestina - Bairro Novo Glória 19h

Foto

s: Ro

bson

Vas

conc

elos

Page 4: Trem Edição 2

4 Agendajunho de 2010

4 AgendaCINEMAHistória Permanente do Cinema

O Cine Humberto Mauro apresenta sua nova programação regular: História Permanente do Cinema, na qual, semanalmente, serão apresentados grandes obras da sétima arte. A programação foi inspirada em sessão de mesmo nome realizada na Cinemateca portuguesa. O intuito é celebrativo: toda quinta-feira rever grandes filmes em seu habitat natural, a sala de cinema. Rever ou ver afinal não são todos os filmes-chave do cinema que são amplamente conhecidos do grande público, a Assim como rever também não implica o impedimento da descoberta: não se

descobrem os filmes apenas no primeiro momento em que nossos olhos observam suas imagens: a cada nova exibição podemos perceber aspectos e nuances que nunca antes havíamos observado.Serão exibidos filmes de desde o princípio do cinema até a década de 1980.17/06 - Sindicato dos Ladrões - 17h24/06 - Manhattan – 17hInformações: www.palaciodasartes.com.brValor: Entrada franca, com retirada de ingressos meia hora antes da sessão.

Informações: 3236-7400

meia hora antes da sessão.

: 3236-7400

EXPOSIÇÃOA Arte das Crianças É... Para Todos

A arte e criatividade de uma artista de apenas cinco anos de idade é destaque no Centro Cultural Salgado Filho durante o mês de junho. A exposição “A Arte das Crianças É... Para Todos” apre-senta telas de Ana Luísa Papera, uma talentosa artista que tem nas cores sua maior inspiração. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 8h às 21h. Guache sobre tela, cola, areia, raspas de lápis de cor, papel, plástico, farelo de borracha escolar, tecido, metal e verniz. Esses são alguns dos materiais utilizados nas telas de Ana Luísa. Aos 5 anos de idade, a segurança e o poder expressivo da pintora surpreendem. A jovem artista pinta desde os 2 anos e retrata, por meio das cerdas mágicas do pincel, seu amor pelas cores. Segundo ela, as cores desvendam um mundo no qual seres “dançam em meio a estrelas”.De 1º a 30 de junho, 3ª a sábado, das 8h às 21hLocal: Centro Cultural Salgado Filho Informações: CCSF – (31) 3277-9625

O Museu de Artes e Ofícios informa que não estará aberto ao público nos dias: 11, 15, 20, 25 de junho e nas datas dos demais jogos da Seleção Brasileira. A estrutura instalada na Praça da Estação para transmissão dos jogos torna essa medida necessária devido à limitação de acesso ao Museu e preservação da segurança dos visitantes e do patrimônio público.

TEATROFestival Internacional de Teatro de Bonecos A vida de Dom João, os mitos de “João e o Pé de Feijão” e “Chico Rei” e outras tantas histórias sendo contadas através dos bonecos. Com um total de 17 companhias, 20 espetáculos e três intervenções, começa nessa quinta-feira, dia 10 de junho, a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos (FITB), que este ano abre suas cortinas para a ANIMAÇÃO. Atenta às tendências mundiais, a curadoria do Festival buscou reunir várias formas do teatro de animação, termo que identifica os diversos setores das artes cênicas que utilizam objetos/títeres/formas animadas como instrumentos de interpretação. O Festival acontece até o dia 20 de junho, com ingressos a preços populares e parte da programação gratuita. Confira a programação: www.festivaldebonecos.com.br

ela, as cores desvendam um mundo no qual seres “dançam em meio a estrelas”., 3ª a sábado, das 8h às 21h

TEATRO

OFICINAUrban Dances

Introdução ao mundo da dança de rua e à cultura hip hop.Data: 02/06/2010 a 30/06/2010 Local: Centro Cultural Salgado Filho

R. Nova Ponte, 22 - Salgado FilhoTel. 3277-9624

4ª das 19h às 21h, Sáb. das 16h às 18h. Entrada Franca.

, 3ª a sábado, das 8h às 21h, 3ª a sábado, das 8h às 21h

Divulgação

MÚSICASegunda Musical

O Segunda Musical do dia 21/06 apresenta os músicos Waner Nogueira (piano) e Marina Cyrino (flauta). O encontro acontece às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Projeto Segunda Musical acontece semanalmente. Confira as próximas apresentações: 28/6 - Rodrigo Lana (piano), Priscila Varela (violoncelo) e Ricardo Castelo Branco (piano)5/7 - Fabrício Malaquias (flauta), Gustavo Souza Neto (violão),

Andréa Peliccioni (canto) e Adão Oliveira (piano).Horário: 19h

Informações: 2128 7826

Page 5: Trem Edição 2

5Eldorado/Diamantejunho de 2010

Ofi cina de percussão tem mudado a realidade de alunos do bairro Vila Pinho

Antigamente, a prática de ensinar se restringia à sala de aula. Com um livro, lápis e caderno os alunos apren-diam todo o conteúdo es-colar. Porém, nos dias de hoje, as escolas procuram inovar, buscando manei-ras de reduzir a evasão e manter a atenção dos alu-nos. Oferecer às crianças e jovens experiências ex-tracurriculares que incluam música e esportes são prá-ticas que vêm sendo muito utilizadas. Na Escola Muni-cipal Ciac Lucas Monteiro Machado, que fica próxima à Estação BHBus Diamante, o programa “Escola Integra-da” está dando certo. Os alunos da escola têm aulas durante o dia inteiro. No horário extra classe, os alu-nos participam de oficinas de música, capoeira, futebol, reforço escolar, tae kwon do, xadrez, entre outras. Segundo a coordenadora do projeto, Isabel Rosário Madeira Monteiro, essa prá-tica já atraiu diversos alunos: “Assim, os alunos começam a aprender além dos muros. Na escola já temos mais de 500 inscritos e mais de 300 frequentes”, disse ela.

Música para educar

O ritmo envolvente dos tambores toma conta de todos os presentes. A bati-da que emana da percussão é responsável por levar os alunos da escola para vá-rios lugares. A oficina, que é ministrada pelo monitor Rodnei Magno Dias Jorge, atende hoje cerca de 70 crianças, com idades entre 6 e 16 anos. Os alunos já fizeram apresentações em várias escolas de Belo Ho-rizonte e de cidades como Igarapé e Ibirité, além dos Parques Municipal e das Mangabeiras. Segundo o monitor, as aulas vão além de um simples aprendiza-do: “Através da música, os meninos aprendem laços de união, compromisso e respeito ao próximo. As mudanças são observadas dentro e fora da escola. Muitos pais vêm até mim pedir para conversar com seus filhos. Fico muito feliz com esse resultado”, disse.

Lucas Felipe da Silva, 14 anos, faz parte do grupo. O aluno afirma que gosta mui-to de participar do projeto: “Antes de fazer a oficina eu

ficava muito na rua e não tinha uma atividade que envolvesse meu tempo. Eu gosto muito de apresen-tar em diferentes lugares”, disse o aluno. “Hoje meu sonho é dar continuidade a esse trabalho e ser re-conhecido”, conclui. Os amigos de Lucas, Jéssica de Matos Ferreira, 16 e Davison Felipe Pereira, 14, concordam: “Eu era uma menina muito rebelde e graças a esse convívio e à música melhorei meu com-

portamento”, disse Jéssica. “Sempre fui muito tímido e a música me ajudou a me relacionar melhor com as pessoas”, completa Davi-son.

Para o professor de artes, Ricardo Ulpiano, a arte, de uma maneira geral, influen-cia na formação do caráter dos alunos: “Notamos a di-ferença no comportamento desses jovens. Esse tipo de atividade resgata os alunos influenciando-os de forma muito positiva”, disse.

Entre os alunos da ofici-na de percussão, três são portadores de necessida-des especiais. Segundo a coordenadora, as aulas e o convívio em grupo têm sido fundamentais no de-senvolvimento de cada um. “Os alunos tocam tão bem quanto os colegas e depois que começaram a participar da oficina, vemos as mudanças em cada um”, enfatizou Isabel.

Música que transforma

Page 6: Trem Edição 2

Arena para os torcedores: BH rumo à Copa 2014

Belo Horizonte se prepara para realizar grandes eventos em 2013 e 2014, quando a capital mineira será uma das sedes da Copa das

Confederações e da Copa do Mundo da Fifa.

Do dia 11 de junho até 11 de julho, a Praça da Estação e o Parque JK se transfor-mam nas “Arenas de Comemorações”, com transmissão de jogos e realização de

eventos gratuitos diariamente para a população belo-horizontina. A inauguração foi no dia 11 de junho, às 10h, com a exibição da Abertura Oficial da Copa do Mundo de 2010 e

do primeiro jogo da Copa. As Arenas possuem palco com som e telão, bares, lanchonetes, banheiros químicos e área VIP. Na Praça da Estação, também estão montados minicampos de

futebol para lazer e entretenimento da população, com bilheteria de acesso, segurança, bombeiros e postos com médicos preparados para atender adequadamente os torcedores presentes nos locais. O

conceito e a estrutura seguiram orientações da Fifa para eventos de transmissão pública da Copa do Mundo.

Várias atividades foram programadas: Aulão de Yoga, Tai Chi Chuan e Alongamento; Espaço Vida – Massagens, Medição de Pressão e Alongamento; Espaço da Mulher – maquiagem e cabeleireiros, etc; Bolão do telão; Espaço de Totó – Copa de Totó; Futebol; Recreação Infantil (Mini Gol a Gol, força do chute e chute a gol), dentre outros.

Distribuição de ingressosOs ingressos serão trocados por 1kg de

alimento não-perecível (não serão aceitos sal, fubá e farinha) e poderão ser retirados até dois ingressos por pessoa. Não será per-mitida a entrada nas Arenas com camisas de times de futebol e de torcidas organizadas.

A distribuição será feita em oito regio-nais da Prefeitura e nos postos de informa-ção da Belotur no Mercado das Flores e na rua Pernambuco, 282 (veja ao lado as datas de distribuição). Os alimentos arrecadados serão doados pela Prefeitura para as enti-dades assistenciais do município que são conveniadas com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas).

Horário de funcionamento

Regionais e Posto Belotur (R. Pernam-buco, 282 - Funcionários): De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16:30h

Posto Belotur Mercado das Flores: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16:30h / Sábado - das 9h às 14h

Veja no site da Belotur onde retirar seu ingresso: http://migre.me/N5Gl

Calendário de distribuição

Brasil x Costa do Marfim (20/06) – de 16 a 18 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal) e Posto de Informação da Belotur.

Brasil x Portugal (25/06) – 21 a 24 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal) e Posto de Informação da Belotur.

Zakumi, o Mascote

O nome do leopardo se baseou nos termos “za”, de “África do Sul” (em um dos idiomas

locais), e “kumi”, que, em diferentes línguas africanas, significa “dez”. O termo pode ser interpretado como

“vem aqui” em algumas línguas africanas.

Lançado em setembro de 2008, o mascote Zakumi “nas-ceu” em 1994 – ano no qual a África do Sul tornou-se uma-democracia e deixou para trás o apartheid. Um dos animais da rica fauna africana, o leopardo Zakumi apresenta corpo amarelo e cabelo verde, que segundo o criador Andries

Odendaal, trata-se de um “disfarce” para que o felino possa se esconder no gramado. As cores

também fazem menção ao uniforme da seleção dona da casa.

Acesse pelo celular usando o QR Code:

Page 7: Trem Edição 2

Copa na WEB – dicas de sites para você acompanhar e torcer “online” pela seleção

www.sa2010.gov.za – Site Oficial da Copa do Mundo África do Sul 2010www.cbf.com.br – Site Oficial da CBFpt.fifa.com – Site Oficial da FIFAselecaonacopa.com.br – Mande seu recado para a equipe da Seleçãowww.cuplabs.com.br – Aplicativo para computador, para acompanhar online os jogos ao vivo.www.whatchance.com – O site calcula as chances de cada time em seus jogos na Copa, bem como suas possibilidades de avançar na com-petição. De acordo com o site, mais uma vez o Brasil é o favorito, com 82% de chances de ir às oitavas de final e 15% de chances de ser campeão.

Page 8: Trem Edição 2

Para levar as crianças para um passeio, fazer uma caminhada ou apenas escapar da agitação do dia a dia, os Parques Municipais são uma boa opção. Em Belo Horizonte são 69 parques espalhados por vários lugares. Por isso, o jornal Trem traz uma série de reportagens mostrando os parques localizados nas proximidades das estações de metrô de Belo Horizonte. A primeira edição trouxe os parques próximos à Estação José Cândido

da Silveira. Nessa segunda reportagem, mostraremos os encantos do Parque Municipal Américo Renê Giannet-ti, também conhecido como Parque Municipal, localizado próximo à Estação Central. Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo de BH tornar-se a nova capital mineira, o Parque Municipal é o patrimônio ambiental mais antigo da cidade. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, o parque localiza-se no hipercentro, região mais adensada da cidade. Com isso se torna um local ideal

para uma caminhada ou mesmo um refúgio. “Estou sempre por aqui. É um lugar que procuro para descansar a mente”, afirma o vigilante Rafael da Silva Ca-

lunga. A contadora Ângela Maria de Azevedo concor-da: “Eu acho o parque muito bonito, venho aqui há

quatro anos pois, como moro aqui perto, é um local mais prático para fazer minhas cami-nhadas”, disse a contadora que, contudo, lamenta: “Ficamos tristes porque algumas pessoas jogam lixo no chão. Embora tenha melhorado muito com a presença da guarda municipal”, garante.

Para levar as crianças para um passeio, fazer uma caminhada ou apenas escapar da agitação do dia a dia, os Parques Municipais são uma boa opção. Em Belo Horizonte são 69 parques espalhados por vários lugares. Por isso, o jornal Trem traz uma série de reportagens mostrando os parques localizados nas proximidades das

Parque Municipal Américo Renê Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo da capital

Belo Horizonte, Cidade Jardim (II)

Celso Santa Rosa

HISTÓRIAS

O fotógrafo Wagner José da Silva, 57 anos, passou mais de dois terços da sua vida no Parque Municipal. No local desde 1964, o fotógrafo, que já foi “lambe-lambe” e hoje traba-lha com uma tecnologia mais avançada, conta que já presenciou muitas mudanças por trás de suas lentes. “Nessas décadas que trabalho aqui, vi a transforma-ção da cidade, da moda. Retratei todas essas mu-danças. Sou uma testemunha viva dessas transfor-mações que foram acontecendo no dia a dia”, disse. Wagner conta que com o trabalho no parque consti-

tuiu sua família e criou seus três filhos: “Sou muito grato à minha profissão. Com ela pude educar meus filhos”.

Sobre o sentimento que alimenta pelo parque, o fotógrafo é claro: “Aqui é minha segunda casa. Aqui tenho meus clientes e

vários amigos. Aqui é meu habitat natural”, enfatiza.

Page 9: Trem Edição 2

Belo Horizonte, Cidade Jardim (II)

ATRATIVOS

Além de ter um ecossistema com árvores cente-nárias e ampla diversidade de espécies, o parque

possui diversas nascentes que abastecem três lago-as e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e na-

tivas como figueiras, jaqueiras, cipreste calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau mulato e pau rei. O espaço abriga

aproximadamente 65 espécies de aves dentre elas bem-te-vis, sa-biás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais como

gambás e micos, em uma área de 182 mil metros quadrados.Para o lazer, o parque tem diversas opções: de uso gratuito, possui brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis; para as crianças, abriga, com tarifa de R$1,00, vinte e um brinquedos eletrônicos como carrossel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula--pula, além dos tradicionais burrinhos e do trenzinho.

Aproveite o dia no Parque MunicipalCultura, esporte, saúde, cidadania e educação ambiental. Tudo isso pode ser encontrado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro), aberto diariamente de 8 às 18h. Confira! Às quartas-feiras:• Das 14 às 17h, na Praça da Administração, é realizada uma Oficina de

Origami aberta ao público em geral.• Das 9 às 11h, na Praça da Administração, o artista plástico Cristiano

Coelho oferece aulas gratuitas de desenho voltadas para jovens e adultos que se interessem em aprender a técnica.

Aos sábados:• Das 8 às 10h, na Praça do Trenzinho, é realizada aula de Tai Chi

Chuan, monitorada pelo professor José Marcelo.• Das 14 às 17h, ao lado da quadra poliesportiva, ocorre uma Oficina de

Xadrez, que ensina a técnica do jogo aos interessados.Aos domingos:• Das 8 às 13h, próximo ao Teatro Francisco Nunes, há demonstração

e informação sobre a cultura vegan (baseada nos direitos dos animais e respeito à vida), uma proposta do Grupo de Aliança Libertária Animal.

• Das 9 às 13h, no Coreto, ocorre o Ponto de Leitura, um encontro cultural para leitura de livros, revistas e jornais, realizada semanalmente, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

• Das 9 às 13h, também no Coreto, é realizado o Projeto Guernica, uma oficina de artes plásticas para jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto pretende, por meio da educação, contribuir para a diminuição da depredação e vandalismo contra o patrimônio público e inclusão social deste público. É realizado e coordenado pela Secretaria de Direitos da Cidadania e Políticas Sociais da PBH.

• Das 15 às 17h, em frente à Praça do Trenzinho, é realizado treinamento de Capoeira Angola pelo mestre Gunga e seu grupo, aberto à partici-pação dos usuários do parque.

CULTURAO Parque Municipal também é palco para diversas ma-nifestações artísticas. São comuns

eventos como apresentações teatrais e musicais. Além disso, o parque também oferece

gratuitamente oficinas de ori-gami, Capoeira Angola, aulas de desenho, aulas de Tai Chi Chuan, o Ponto da Leitura – um encontro cultural para leitura de livros, revistas e jornais - entre

outras atividades. Veja a programação ao lado.

biás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais como

Para o lazer, o parque tem diversas opções: de uso gratuito, possui brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis; para as crianças, abriga, com tarifa de R$1,00, vinte e um brinquedos eletrônicos como carrossel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula-

Na próxima edição: Parque Ecológico 1o de Maio

Page 10: Trem Edição 2

10 CBTUjunho de 2010

Cartão Ótimo, agora no Metrô Cerca de 130 mil pessoas utilizaram o

Cartão Ótimo nas duas primeiras semanas de integração com o Metrô. Desde maio, os passageiros que precisam utilizar os dois meios de transporte já podem fazer uso dos cartões Ótimo Vale-transporte e Ótimo Cidadão para pagar suas passagens. A economia tarifária gerada com o novo sistema de bilhetagem eletrônica varia de 24% a 34%, o equivalente a R$ 1,25 para a menor tarifa.

O auxiliar de enfermagem Marco Antônio Araújo disse que o cartão vai trazer mais facilidade ao seu dia a dia. “Venho do Barreiro e acabo pagando três tarifas para chegar à Venda Nova: duas no ônibus e uma no Metrô. Com o cartão, além de menor custo terei novas opções de linhas e mais rapidez”.

A vendedora Úrsula Poster Medeiros acredita que o cartão facilita o deslocamento para outros municípios. “Vai ser mais econômico ir passear em BH e em cidades, como Vespasiano”, justifica. Investimento

São 53 validadores habilitados a receber o novo cartão, 52 equipamentos de venda online e outros 26 de venda offline, que movimentarão, só no Metrô, mais de R$ 1 milhão/mês em arrecadação.

O investimento feito pela Companhia também deve chegar a quase R$ 1 milhão no primeiro ano, sendo R$ 110 mil destinados à implantação e R$ 834 mil para locação de equipamentos, taxa de utilização, adequação da rede de dados, comunicação visual e treinamento de pessoal. Mais de 400 funcionários foram

capacitados para a operação do Cartão Ótimo nas 19 estações. A Companhia também espera economizar cerca de R$ 570 mil/ano com a redução dos gastos de impressão de 1,2 milhão de bilhetes integrados de papel.

Atualmente, 173 linhas metropolitanas fazem integração com o Metrô, nas estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel. Bilhete de papel até 30 de junho

O Vale Transporte Integrado (VTI) e o Bilhete Integrado (BI), utilizados na integração metrô/ônibus e ônibus/metrô, somente serão vendidos até o dia 30 de junho, nas bilheterias do Metrô e no posto de vendas do Sintram, no Floresta (R. Aquiles Lobo, 504).

Os usuários terão até 31 de julho para utilizar os tíquetes de papel no Metrô e

na integração com os ônibus. Entre 1º e 31 de agosto, os bilhetes do Metrô poderão ser trocados por créditos eletrônicos nos Cartões Ótimo. O usuário pode optar por adquirir créditos eletrônicos via internet para os cartões Vale-Transporte e Cidadão e realizar recarga a bordo dos 3.200 ônibus do Sintram ou nos validadores do Metrô.

O superintendente da CBTU-METRÔ BH José Roizenbruch, o chefe de Gabinete José Rodrigues Pinheiro Dória e o gerente regional de Obras Ricardo Torsani participaram da viagem inaugural do 1º trecho da linha 4 do Metrô de São Paulo, entre as estações: Paulista e Faria Lima. Quando concluída, a nova linha terá 12,8 km e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro, à Vila Sônia, na zona Oeste.

A ViaQuatro, concessionária que administra a nova linha, estima que são mais de US$ 450 milhões em investimentos entre sistemas, equipamentos e trens. A nova frota será composta por 14 trens (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. A estimativa geral de investimentos na linha 4 é de US$ 2 bilhões, para 30 anos de operação.

Durante o evento, o superintendente Roizenbruch disse que a linha é uma conquista da população paulistana. “É uma iniciativa inédita, fruto da 1ª parceria público privada do país, além de um projeto grandioso e, com todos os ingredientes para ser bem sucedido”. Já o chefe de Gabinete José Rodrigues Pinheiro

Metrô de São Paulo inaugura linha 4

Gerente regional de Obras, Ricardo Torsani; Superintendente José Roizenbruch; diretor da Via Quatro, Jorge Secall; chefe de Gabinete da STU-BH, José Dória e o diretor técnico do Metrô de São Paulo, Marcos Camelo

Foto

: Arq

uivo

Via

Qua

tro

Belo Horizonte

Ribeirão das Neves

R$ 4,70 Ônibus + metrô sem integração

com integração

R$ 3,5524,47%

de economia

5960

Dória ressaltou a tecnologia empregada na nova linha. “É o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária, com inovações que proporcionam mais rapidez, conforto e segurança”.

Os representantes do Metrô aproveitaram para realizar duas visitas técnicas: a primeira, à unidade Bandeirantes da Alston, que produz sistemas de sinalização e controle operacional, e, a segunda, à Orbe Brasil que desenvolve sinalizadores ferroviários eletrônicos, entre outros produtos de sinalização semafórica.

Tecnologia sobre trilhos A Linha 4 tem, entre suas novidades

tecnológicas, a operação através do sistema “driveless”, que permite a circulação dos trens sem condutor. Os equipamentos de frenagem armazenam eletricidade e na parte física, as estações têm portas de vidro separando a plataforma dos trilhos, além de acesso à internet por conexão sem fio. Já os trens são interligados por salões contínuos e têm ar condicionado, som ambiente e câmeras de vigilância.

Page 11: Trem Edição 2

11CBTUjunho de 2010

Linha Nomenclatura Tarifa Integrada R$

5640 Tocantins / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,40

5645 Vida Nova / Fazenda Severina / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,40

5650 Pedra Branca / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,40

5655 Landi / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,40

5030 Nova Pampulha 3ª e 4ª Seção / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5376 At. Complementar Cruzeiro / Estação Vilarinho 2,90

5380 Justinópolis / Venda Nova 2,90

5455 Justinópolis / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5460 Inácia De Carvalho / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5465 Everest / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5470 Suely / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5475 Fortaleza / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

4025 Terminal São Benedito / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

4395 Palmital / Venda Nova 2,90

4415 Bairro Três Corações / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

4420 Baronesa / Estação Vilarinho / Venda Nova 2,90

5045 Serra Dourada / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5050 Vila Esportiva / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5170 Cachoeira / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5230 Lar De Minas / Estação Vilarinho /Venda Nova 3,05

5000 São José Da Lapa / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5820 Bairro Jane (Imperial) / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5070 Bairro Célvia / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

5075 Conjunto Caieiras / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,05

4020 Terminal Santa Luzia / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,20

5960 Ribeirão Das Neves / Estação Vilarinho / Venda Nova 3,55

6110 Ribeirão Das Neves / Venda Nova 3,55

6120 Ribeirão Das Neves / Ceasa / Venda Nova 3,55

Tabela de linhas integradas

Em maio, 28 linhas metropolitanas passaram a fazer integração com o Metrô no setor Norte do Terminal Vilarinho. A novidade beneficia cerca de oito mil pessoas, que realizam o trajeto entre a capital e as cidades de Ribeirão das Neves (distritos de Justinópolis e Inácia de Carvalho), Santa Luzia, Vespasiano e São José da Lapa. Os usuários podem contar, agora, com a praticidade e a segurança de embarcar e desembarcar dentro do terminal, o que antes acontecia em pontos de ônibus em vias próximas, necessitando ainda que o passageiro caminhasse até a estação. Além da integração física, os usuários podem se beneficiar também da integração tarifária que gerou economia na compra de passagens.

Das novas linhas, 13 têm como destino a cidade de Ribeirão das Neves e seis o município de Vespasiano. Já Santa Luzia conta com cinco itinerários e São José da Lapa com quatro. A oferta de transporte

integrado foi ampliada em cerca de 500 viagens/dia útil, totalizando mais de 13 mil viagens por mês.

Na avaliação da nutricionista Janaína Gonzaga, o início da operação dos ônibus no terminal trouxe mais segurança para quem usa o transporte público na região. “Antes, ficávamos na rua e, à noite, era perigoso. Aqui, temos mais tranquilidade de esperar a condução para chegar em casa”. A atendente Pollyanna Andréia elogiou a novidade. “Depois da mudança, meu ônibus dá menos volta e chego mais cedo ao trabalho. Ganhei em conforto e economia de tempo”.

Novas linhas integradas em Vilarinho Rodoviária

em São Gabriel

A CBTU-METRÔ BH recebeu cerca de 11.200 passageiros por ocasião do feriado de Corpus Christi, entre 31 maio e 07 de junho, quando o Terminal São Gabriel voltou a atender passageiros com destino a pelo menos 20 cidades do Nordeste, Espírito Santo, Rio de Janeiro (Campos dos Goytacazes e São João da Barra) e Brasília. Deste total, 6.116 embarcaram no Terminal e 5075 desembarcaram.

Para atender a demanda, o Metrô prolongou suas atividades na véspera do feriado, dia 2 de junho, funcionando das 5h15 às 0h30. Ao todo, foram realizadas 12 viagens a mais do que o previsto no programa horário para dias úteis.

Na estação, circularam 469 ônibus das empresas Águia Branca, São Geraldo, Itapemirim e União, sendo 252 para embarque (com 86 ônibus extra) e 217 para desembarque de passageiros nos oito dias de operação especial.

Joselito Jesus Alves saiu de Itabuna (BA) para trabalhar com construção civil em Belo Horizonte. “Estou aqui há quatro meses e agora vou voltar para casa”. Segundo ele, a rodoviária em São Gabriel foi uma oportunidade para que Joselito Alves conhecesse o Metrô. “Aproveitei para passear um pouco”, ressalta.

Para o usuário Edson Francisco de Souza, a mudança das viagens para a Estação São Gabriel é uma ótima alternativa. “Usar o metrô é melhor do que ônibus, pois é mais rápido e mais confortável”. Edson embarcou com destino a Nova Viçosa (BA). “Tenho que ir e voltar sempre, pois moro lá e trabalho aqui”, afirma. Segundo ele, não ter que enfrentar trânsito e ônibus cheios para chegar à rodoviária ajuda a ter ânimo para as quase 16h de viagem de Belo Horizonte até sua cidade natal.

Resultado positivoFoi a quarta vez que o Terminal

foi utilizado como rodoviária. Anteriormente, a Estação São Gabriel recebeu viajantes no período das festas de fim de ano de 2009, no Carnaval deste ano e na Semana Santa. Ao todo, a rodoviária já recebeu mais de 180 mil passageiros, nas quatro operações realizadas.

Foto

s: M

aria

na D

esla

ndes

Novas linhas beneficiam mais de oito mil pessoas de quatro municípios

Page 12: Trem Edição 2

12 CBTUjunho de 2010

A CBTU-METRÔ BH espera faturar cerca de 30% a mais com a arrecadação de receitas com publicidade e locação de espaços, em 2010. Até maio, foram arrecadados cerca de R$ 605 mil com receitas não-tarifárias, 51% do valor total de 2009, o equivalente a R$ 1,2 milhão. As receitas estão relacionadas às diversas mídias disponíveis no Metrô, mas os recursos, no entanto, são destinados diretamente ao Tesouro Nacional.

Segundo a coordenadora de Comercialização Não Operacional Valéria Coimbra, atualmente, são 1402 painéis publicitários, sendo 1083 de trem e 319 de estações, um aumento de 6,6% em relação a 2008. “A ampliação demonstra o esforço da Companhia em garantir melhores espaços promocionais e estimular o crescimento do número de anunciantes”, explica.

De acordo com o técnico em

Manutenção, Natã Bicalho, a publicidade no Metrô é uma forma de passar o tempo e se manter informado. “Enquanto espero o trem, aproveito para ler as propagandas. É muito bom, porque, independente do local onde estamos é possível ter acesso à informação”.

Em anúncio recente, o UNI-BH divulgou as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2010, em 50 painéis de trem, em um stand promocional na Estação Lagoinha e num trem inteiramente adesivado.

Para o gerente de Marketing do UNI-BH, Luiz Gonzaga, a escolha do Metrô baseia-se numa postura de sustentabilidade. “O UNI-BH preferiu não utilizar as mídias convencionais, como outdoor e panfletagem, que geram mais resíduos. Optamos pela mídia Metrô como alternativa sustentável e de grande abrangência. Com isso, elevamos

o conhecimento em relação a nossa instituição e cursos, sem gerar danos”.

Assim como o UNI-BH, outras empresas também aderiram às mídias do Metrô. É o caso do Banco Mercantil, Shoppings Cidade e Minas Shopping e das faculdades: Uninter, Arnaldo, Faminas, Unifenas, PUC Minas, Estácio de Sá, entre outras.

Os espaços comercializados pela CBTU-METRÔ BH são: painéis de estação, outdoor, lightdoor, sampling, adesivação de trens, de escadas rolantes e de portas de elevadores. A Companhia também oferece espaços para instalação de lojas, quiosques e stands.

Começa a partir de 1º de julho, a 25ª Campanha Contra a Invasão de Vias realizada pela CBTU-METRÔ BH. A ação educativa vai ocupar 22 pontos ao longo das 19 estações, em faixas que vão orientar os mais de 170 mil usuários do sistema, bem como os moradores vizinhos à linha, quanto aos perigos de cruzar a via do Metrô. A escolha dos locais foi feita após levantamento da Companhia indicando os lugares de maior ocorrência.

Um sistema atualizado diariamente pelo Metrô contabilizou, ao longo de nove anos, mais de seis mil ocorrências de invasão de vias. De acordo com a Coordenadora Operacional de Atendimento ao Usuário, Cláudia Haddad, a campanha ajuda a reduzir esses números, prevenindo possíveis acidentes, tanto com crianças quanto com adultos que insistem em atravessar a via quando o metrô está em funcionamento. “É uma campanha muito útil, já que em época de férias escolares o risco de acidentes é maior, porque sempre há crianças brincando com pipas próximo à linha. O foco da campanha é conscientizar, principalmente, as crianças de que invadir a via, por qualquer motivo, pode

ser muito perigoso”, destaca.De 2000 a 2009, a Companhia

reduziu em 83% o número de ocorrências. Até maio de 2010, foram 98 registros, sendo o Viaduto Leste, na região Central de BH, o local de maior incidência, com 11 registros.

O gerente de Segurança Operacional, Maurício Silva, alerta que a existência de falhas em muros de vedação e a proximidade de aglomerados aumentam o risco de acidentes. “As falhas na vedação da faixa de domínio da linha de carga ampliam o registro de incidências de invasão e, isso, geralmente, coincide com as regiões de aglomerados, nas quais a criança não tem onde brincar. Mas, cabe a nós

alertar, permanentemente, para o perigo de se invadir a via do Metrô”.

A promotora de vendas, Ina Catarina da Cunha, apoia a campanha e diz que outras ações devem ser realizadas para massificar a divulgação. “As campanhas são eficazes, mas devem ser desenvolvidas junto a ações mais abrangentes, com apoio e divulgação em grandes meios para conscientizar a população”, afirma.

A partir de 2009, a Campanha Contra a Invasão de Vias ganhou o apoio da Coordenadoria de Segurança Operacional, que durante toda a ação educativa direciona seis vigilantes, divididos em dois turnos, para os pontos de maior incidência.

Fuja do risco,

Publicidade no Metrô

Saiba MaisInteressados em locar espaços no Metrô podem entrar em contato pelos telefones: 3250-4077 ou 3250-4069.

não ande na linha do Metrô

Foto

: Pol

lyan

ne S

oare

s

Foto

: Ant

ônio

Bar

ros

Trem adesivado divulga vestibular 2010 e o técnico em Manutenção, Natã Bicalho, lê propagandas enquanto espera o Metrô

0

300

600

900

1200

1500

1.254

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

843

1.063

606 543

303 328255 211

956

Total de ocorrências com pedestres na via = 6.460

QUEDA DE 83% EM 9 ANOS

OC

ORR

ÊNC

IAS

Page 13: Trem Edição 2

13junho de 2010

Em maio de 2001 foi criado na Capital Mineira o “ Clube do Carro Antigo de Bello Hori-zonte”. A entidade não tem fins lucrativos, mas tem como obje-tivo a preservação e divulgação de veículos antigos e a confra-ternização entre seus admirado-res, sejam eles colecionadores ou não. A idéia de preservação vai tão longe que até no nome do clube foi preservada a grafia antiga ou seja: Bello Horizonte.

Nesses nove anos, o Clube do Carro Antigo de Bello Ho-rizonte (CCABH) vem promo-vendo exposições e desfiles em várias cidades de Minas Gerais e de outros estados. Além disso, os proprietários dos automóveis fre-quentemente são solicitados a em-prestar suas relíquias para filmagens de campanhas publicitárias, novelas, mini séries e filmes.

Se você curte veículos an-tigos (carros, caminhonetes, caminhões, motocicletas, etc.) participe, junto com os fami-

O amor pelo radio era evidente desde a infância. Mais ou menos aos 8 anos, juntava os trocados que ganhava, para comprar pilhas pro radinho, que pegava à noite es-condido da mãe. Colocava debai-xo do travesseiro pra não acordar o irmão e ficava ligado nas ondas do radio até cair no sono. Já adul-to e trabalhando em uma empresa de máquinas pesadas, foi incentiva-do pelo chefe, que percebeu sua versatilidade imitando alguns apre-sentadores e descontraindo os colegas fazendo narrações, como se fosse um locutor. Com a moti-vação para seguir seu tino de radia-lista, começou a visitar e conhecer várias emissoras em BH, fazendo muitas amizades.

Sempre antenado nas novi-dades, ouviu uma nova emissora no ar. E foi numa visita despropo-sitada à Radio Extra FM, em seus primeiros dias de funcionamen-to, que Renato Gonçalves teve despertada de vez a vontade de

Carros antigos: paixão e saudosismo

liares e amigos, gratuitamente, dos eventos. Todo mês um encontro é realizado no Esta-cionamento do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4000), onde cerca de duas mil pessoas passam para apreciar os quase 300 veículos que são expostos mensalmente. A próxima data é 27 de Junho, das 10:00 às 14:30 horas – haverá também música ao vivo e feira de peças para car-ros antigos.

Atualmente o CCABH con-ta com 75 Sócios espalhados por todo o Brasil. O atual presi-

dente é o Eder Roberto Gomes. Para contato, envie mensagem para o e-mail [email protected] .

Futebol naBienal do

Livro de BHAconteceu em maio, a se-

gunda edição da Bienal do Livro de Belo Horizonte, no Expomi-nas. O evento cresceu bastante em relação à feira de 2008 e certamente agradou aos visitan-tes. Ao todo, 250 mil pessoas visitaram o evento e compraram cerca de 700 mil livros. Quem é fã de uma boa leitura fez a festa!

O espaço reuniu uma enor-me variedade de títulos para crianças, adolescentes e adultos. Talvez por ser ano de Copa do Mundo, o futebol ganhou no-toriedade no evento com pelo menos dois espaços de des-taque: a Goleada Literária, e o estande da Editora Belas Letras que promoveu o lançamento de dois títulos envolvendo os maiores times mineiros, Atlético e Cruzeiro.

O Goleada Literária contou com a participação de impor-tantes nomes do jornalismo e cronismo esportivo, como Mil-ton Leite, Alex Escobar, Mar-celo Migueres, Luiz Carlos Os-terman, Chico Maia e Rogério Corrêa, além de personalidades do mundo do futebol como o ex-árbitro Márcio Rezende de Freitas. Os debates abertos à participação do público pro-movidos neste espaço foram muito animados e concorridos. No estande da Belas Letras dois lançamentos especiais da cole-ção “Meu Pequeno Torcedor” provocaram filas. O cantor Wil-son Sideral autografou seu livro “Meu Pequeno Atleticano” e o músico Marco Túlio (guitarrista do Jota Quest) fez o mesmo com sua obra “Meu Pequeno Cruzeirense”.

Na avaliação dos organiza-dores da Bienal do Livro o cres-cimento de público, sobretudo de estudantes, é um fator muito positivo do ponto de vista cul-tural.

Wilsom Sideral autografa para Renato Gonçalves

Renato Gonçalves - 20 anos nas ondas do rádio“Uma história de amor, simpatia e competência” (por Regina Oliveira)

ser Radialista. Lá na Extra conhe-ceu e se tornou amigo de Jorge Márcio, Carlos Antonio, Ricardo Nascimento e Geraldão Ferreira, a quem considera seus eternos professores.

Foi então que decidiu correr atrás do seu sonho. Com humilda-de e muita garra, o jovem Renato foi para cidade de Campo Belo/MG, onde angariou suas primeiras

emoções, do que seria sua maior paixão. Inteligente e destemido, logo alçou vôo e não parou mais. Foi merecidamente convidado a ingressar na Radio Clube de Cam-po Belo (AM 830); e em 1992, da mesma forma a Radio Campestre FM (101,5).

E teve seu troféu conquistado quando a possibilidade de ficar junto dos seus se concretizou ao ser convidado por Cláudio Cam-pos Cizilio – que, na época, coor-denava a Radio Extra FM de BH – para fazer parte de sua equipe. Daí em diante, em terreno conhe-cido, a realização se completou ao se juntar à equipe da Itatiaia onde atualmente atua com profissiona-lismo e dedicação.

Hoje Discotecário e Comu-nicador da Itatiaia de BH, cuida da programação musical e apresenta os Programas Parada do Rádio; Pon-to de Encontro e também a Madru-gada Animada de segunda-feira.

Ouça Renato Gonçalves na Itatiaia AM 610 ou FM 95,7.

Na internet www.itatiaia.com.br. Participe ao vivo dos programas

pelo telefone (31) 2105-3535.

O PARADA DO RÁDIO vai ao ar aos domin-gos, de 4h às 6:30h da manhã, pela Radio Itatiaia AM/FM de BH. O programa é um conjunto de variedades, com músicas de vários estilos e épocas, interatividade com os ouvintes ao vivo por telefone, participações por cartas e e-mails, gincanas, entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas, prestação de serviços e promoções.

O PONTO DE ENCONTRO vai ao ar aos do-mingos, logo após a Grande Resenha Esportiva da Rádio Itatiaia, normalmente de 21 às 23 horas. O pro-grama tem o objetivo de aproximar pessoas de bem para o bem, com foco na formação de casais, se em-penhando na dedicação e seriedade para ajudar seus

ouvintes a sair da solidão e encontrar sua alma gêmea, um grande amor. Além de promover o reencontro de parentes separados por força do destino. Os partici-pantes interagem ao vivo por telefone, ou mandam cartas e e-mails, explicando seu perfil físico, moral e emocional e do seu par almejado.

A Madrugada Animada, na verdade é o dia de folga do comunicador Zé Carlos, que apresenta o “ITATIAIA É A DONA DA NOITE”, de terça-feira a domingo. O objetivo é o mesmo: proporcionar descontração e interatividade num bate-papo solto com os ouvintes. Mas o estilo e a dinâmica são bem diferenciados, considerando que cada um imprime a marca que lhe é peculiar em suas apresentações.

No ar com Renato Gonçalves

além dos trilhos por renato gonçalves

Page 14: Trem Edição 2

Tirin

ha

Trem SaboroSo

Trem DiverTiDo14

junho de 2010

ÁRIESTerá ideias claras e objetivas. Viagem e concurso estão fa-vorecidos. Dúvidas podem afetar seus sentimentos e, talvez, o romance fique em segundo plano. A companhia de amigos trará bem-estar. DICA: Vênus transita pelo seu paraíso astral, indicando que você pode ter muitas alegrias neste período. Apro-veite!

LIBRA É tempo de partilhar seus projetos e incluir alguém em seus planos. Trabalho em equipe será legal: faça par-cerias com gente jovem. No amor, interesses em comum serão muito valorizados. DICA: As mudanças no vi-sual estão favorecidas. Se está pensando em dar um trato na aparência, vá em frente.

ESCORPIÃOEncare os desafios com con-fiança e não recuse a ajuda dos amigos. Você vai se des-tacar nas tarefas. Mas mante-nha a discrição sobre sua vida amorosa: o segredo é a chave do sucesso. DICA: Questões relaciona-das ao passado podem vir à tona e você precisará de aten-ção para resolvê-las.

SAGITÁRIO Seu progresso está em evi-dência e as estrelas anunciam uma vitória muito importan-te na sua vida: pode ser nos estudos, no trabalho ou na paixão. O clima é de grande maturidade afetiva. DICA: Este é um ótimo perí-odo para desenrolar assuntos pendentes, principalmente os relacionados às finanças.

PEIXES Terá que enfrentar um di-lema entre o que deseja e o que os outros esperam de você. Conselho de pessoas experientes pode ajudar. Pai-xão instável: faça algo para melhorar sua relação. DICA: Questões do passa-do podem mexer com seu astral. Procure se dedicar um pouco mais ao lado espiritual.

AQUÁRIO Parcerias podem favorecer seu progresso e a humildade trará bons resultados. Que tal fazer algo que traga prazer à sua rotina? Seus desejos es-tão à flor da pele: invista na intimidade! DICA: A saúde de um paren-te pode trazer preocupação, mas seu jeito comunicativo alegrará o ambiente familiar.

CAPRICÓRNIO Fase favorável para mudan-ças e inovação nas tarefas de rotina. Invista em cursos e en-riqueça seu currículo. Só evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo e aproxime-se mais de quem ama. DICA: Assuntos envolvendo saúde e bem-estar vão preci-sar da sua atenção nesta fase, assim como a vida afetiva.

TOURO Só terá a ganhar, seja nos as-suntos materiais ou afetivos, se tiver generosidade com as pessoas. A Lua incentiva a correr atrás dos seus interes-ses. Uma nova paixão pode vir à tona. DICA: O Sol transita pela Casa da Fortuna, indicando que você terá maior percep-ção do valor das coisas.

CÂNCERNovas oportunidades deve-rão surgir para você e terá es-tímulo em dobro para se de-dicar ao emprego. Um ar de mistério anima a paixão, mas cuidado com as tentações de um romance secreto. DICA: Sua intuição estará aguçada: não descarte seus pressenti-mentos, pois tudo indica que estão corretos.

LEÃOTerá ousadia de sobra para buscar novidades e movimen-tar sua vida social. Bom as-tral para passear e conhecer pessoas, mas escolha melhor suas amizades. No amor, forte entrosamento. DICA: Vênus ingressa em seu signo, por isso, não se surpreenda se as pessoas o(a) acharem mais atraente.

VIRGEM Bons contatos trarão van-tagens profissionais para você. Entenda que, às vezes, mudanças são necessárias e aceite-as. Na vida amorosa, sua generosidade vai agradar em cheio o par! DICA: Dedique-se a algo que lhe dê satisfação, pois essa é a melhor maneira de manter o seu bom humor.relacionar bem.

GÊMEOS Terá grande influência em família, mas cuidado com o excesso de franqueza. É tem-po de deixar o passado e as mágoas para trás. No amor, o astral será dos mais excitan-tes: saiba curtir! DICA: A vida social estará animada, então, aproveite para fazer contatos com quem não vê há algum tempo.

Pé-de-Moleque

Ingredientes

- 4 copos de açúcar.- 2 copos de amendoim- 1 -½ copos de leite.

Modo de Preparo

Ponha o açúcar na panela e deixe queimar um pouco.

Despeje o leite para dar o ponto e acrescente o amendoim. Mexa um pouco e espalhe no mármore.

Para saber se o pé-de--moleque está no ponto, ponha um pouco de água na tigela e coloque um pouco da calda. Se estiver formando uma bolha, está no ponto.

horóScopo 14 a 20 De junho

por João Bidu

Rua Monteiro Lobato, 380 - Bairro Ouro Preto 3498-1369

Page 15: Trem Edição 2

piaDa15TREM DIVERTIDO

junho de 2010

Marido Quase PerfeitoO marido liga para casa no meio da tarde:- Oi, minha rainha! Como está o teu dia?- Tudo ótimo.- Que bom! E as crianças estão bem?- Brincando sem parar, não se preocupe.- Ótimo, perfeito! Elas já almoçaram? Se alimentaram bem?- Sim! Comeram muito bem! Já fizeram o tema de casa e agora estão brincando.- Que bom! E me conta, minha linda, o que vai ter no jantar hoje?- O seu prato preferido e já coloquei a cerveja na geladeira...- Uau! Bife à milanesa e cerveja! Por isso que eu te adoro tanto! Bom... está tudo tranqüilo em casa, então?- Fique tranqüilo que está tudo bem.- Ah, mais uma coisinha: você promete que, hoje à noite, colocará aquele babydoll preto pra mim?- Faço tudo para te agradar... E não vou esquecer o perfume que você mais gosta.- Mesmo? Obrigado! É por isso te amo tanto...- Sei, sei...- Daqui a pouco te vejo, tá meu amor?- Vou ficar esperando ansiosa...- Agora me chama a patroa aí, tá?

Page 16: Trem Edição 2

eSTaÇÃo cuLTuraL

Pra cantar, sonhar e viver, “até chegar lumiar”

Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros, mas seu trabalho não teve fronteiras. Com as “asas” de um mineiro tímido e apaixonado por aeromodelismo, Beto Guedes tornou-se uma das principais referências na música mineira e suas composições e melodias “voaram” para além de Minas, sendo reconhe-cidas por todo Brasil.

Mudou-se para Belo Horizonte aos 9 anos, quando conheceu Lô Borges, que futuramente se tornaria seu parceiro musical e, juntamente com os irmãos de Lô, Márcio e Yé, formaram os “The Bevers”, com repertório dos Bea-tles. Em 1969, foram ao Rio de Janeiro para participar do Festival Internacional da Canção, levando a música “Feira Moderna”, que Beto compôs em parceria com Fernando Brant e se encontraram com Milton Nascimento, que, em 1971, os convidou para participarem da gravação

do LP “Clube da Esquina”, juntamente com Wagner Tiso, Ronaldo Bastos e Toninho Horta.

Em 1977, teve seu primeiro LP lançado: “A Pá-gina do Relâmpago Elétrico” e não parou mais. São mais de 30 anos de carreira e inúmeras músicas gravadas por outros artistas, como Elis Regina, Milton Nascimento, Roupa Nova e Simone, além de sua participação em diversos discos de parceiros e amigos.

“Quando entrar setembroE a boa nova andar nos campos...”Não vai ser preciso esperar tanto tempo para ouvir “a boa nova”. Ainda em julho, o autor de “Sol de Primavera”, “Amor de índio” e “Lumiar”, dentre inúmeras outras músicas que fizeram história em Minas e pelo Brasil estará de volta, desta vez no Palácio das Artes, para

a gravação do CD e DVD ao vivo do show “Outros Clássicos”, no dia 14 às 21h.

O show trará melodias com novos arranjos de Wagner Tiso, muitas não tão conhecidas com-paradas aos seus grandes clássicos e sucessos da época do lançamento de seus discos.

A escolha do repertório contou com a ajuda dos fãs, que ao longo de 10 meses puderam votar através do site oficial (www.betoguedes.com.br) nas suas canções preferidas para fazerem parte do set list do show.

Beto Guedes está de volta, depois de 5 anos sem gravar. Mas, como diz sua própria canção, “A abelha fazendo o mel... vale o tempo em que não voou...”.

É chegada a hora dos fãs se “lambuzarem”.

Beto Guedes

Entrevista

Como surgiu o Clube da Esquina, esse encontro de grandes artistas?

Tudo começou com o disco do Milton e Lô que acabou se chamando Clube da Esquina, a turma toda se reuniu para a gravação e deu início ao Clube. Foi fundamental para mim, pois minha carreira se iniciou com ele.

O que representa ser um dos maiores representantes da música mineira e ser regravado por tantos outros artistas? Muita responsabilidade. É sempre um reconhecimento pelo meu trabalho como compositor. Muito bom!

Você acha que existe hoje um precon-ceito com a MBP, um distanciamento do público?

Não vejo nenhum preconceito, acho que é uma questão de linguagem. Passamos por um momento em que as pessoas querem

curtir coisas mais simples, querem mais rit-mo para dançar do que melodias elaboradas para ouvir. Mas é uma questão de tempo. Daqui a pouco volta ao normal.

Qual momento mais marcou a sua vida artística?

Foram muitos mas, com certeza, a partici-pação no disco Clube da Esquina marcou muito.

Qual é a saída que você vê para a continuidade e sobrevivência do artis-ta, principalmente daquele que está começando agora?

Tudo mudou muito com o advento da internet, da pirataria etc, hoje o processo é outro para um artista iniciante. Acho que é por aí mesmo, quem está iniciando tem que utilizar de todos os meios disponíveis, principalmente a internet, que ajuda e

democratiza bastante.

Qual a dica para as pessoas que que-rem entrar no meio artístico?

Acho fundamental que a pessoa entre por gostar da música e não pelo que ela possa oferecer como sucesso, dinheiro, etc. As dificuldades são muitas e se a pessoa não gostar do que está fazendo não chega a lugar nenhum.

Neste DVD que será gravado agora, teremos novidades?

A ideia do DVD “Outros Clássicos” é mostrar para as novas gerações melodias já gravadas e que foram ofuscadas pelo sucesso de outras que entraram em trilha de novelas e tocaram muito.

Leia mais sobre o Clube da Esquina:acesse www.museudapessoa.net/clube

Mídia ImpressaMarketingPlanejamento EstratégicoPublicidade

(31) 2512-3035www.comunicacaoobjetiva.com.br

INGRESSOS

Os ingressos já estão à venda nas bilheterias do Palácio das Artes com preço de R$60,00 a inteira e R$30,00 meia entrada.

Quem não é de BH poderá adquirir o ingresso através do email: [email protected]

Informações: (31) 3236 7400

CLUBE DA ESQUINA

“Um dos discos mais importantes do mundo em todos os tempos”.

Robert Dimery,crítico inglês