treinamento lideranca

61
SEJAM BEM VINDOS SITUACIONAL LIDERANÇA SERVIDORA

Upload: chupzpt

Post on 25-Dec-2015

51 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Apresentação Liderança

TRANSCRIPT

Page 1: treinamento lideranca

SEJAM BEM VINDOS

SITUACIONALLIDERANÇA

SERVIDORA

Page 2: treinamento lideranca

Liderança Foco em Equipe

•O papel de liderança no mercado de trabalho, teoria liderança situacional, servidora, teoria do Livro Grid Gerencial e Monge executivo. Encontros focando o papel de liderança dentro do mercado de trabalho.•A importância de ser líder dentro da organização. O papel dos lideres focando gestão de pessoas e gestão de resultado dentro das empresas.

Page 3: treinamento lideranca

CONHECIMENTO, PERSISTÊNCIA E CRENÇA

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para concluir seu trabalho, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não! Percebe que tem que voltar a estudar e aprender mais e mais e o faz por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos colegas e de alguns professores que tachavam de “visionário”.

Page 4: treinamento lideranca

O homem fica chateado: Não! Após dois anos, a empresa que o recusou, finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, e grande parte dela é destruída. O Homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa. Esta é a gota d água! O homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo país e este homem não pode sair para fazer suas entregas. Ele entra em pânico e desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo país e este homem não pode sair para fazer suas entregas. Ele entra em pânico e desiste? Não!

Page 5: treinamento lideranca

Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai ás ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”. A demanda pelos motores aumenta muito logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica com essa novíssima invenção. Como não tem capital, pede ajuda para mais de quinze lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria. Hoje a HONDA Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.

Tudo porquê o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

O que sabemos é uma gota d água. O que ignoramos é um oceano. Portanto, ouça sua voz interior e siga em frente com coragem e determinação!

Page 6: treinamento lideranca

Dinâmica de Compromisso.

Objetivo: Estabelecer um compromisso entre os participantes com foco em estar no treinamento.

Dinâmica de expectativa.

•O que devo manter?•O que preciso aperfeiçoar?•O que preciso aprender?•O que devo abandonar?

.

Page 7: treinamento lideranca

Mudança Organizacional Hoje as Organizações são visadas externa e internamente. Externamente, por aumento da competição global, mudanças incrivelmente rápidas, novas exigências de qualidade e serviços e recursos limitados que exigem respostas rápidas da organização.

Internamente, os empregados sentem-se traídos, desapontados e sem energia, frustrados com uma organização que está fazendo novas exigências e mudando as regras do jogo, exigindo deles mais interesses e satisfação no trabalho.

A organização deve adaptar desenvolver e a aprender novas formas de cumprir sua missão. Os empregados necessitam se comprometer e arcar com mais responsabilidades.

Page 8: treinamento lideranca

Mudança OrganizacionalAs pessoas querem fazer diferença, e a organização precisa delas para isto.

Contudo, a frustração ocorre porque os empregados, líderes e a organização não se alinham para utilizar a criatividade e a iniciativa inerente ao ser humano para buscar diferencias de mercados tão necessários á sobrevivência de todos.

Hoje precisa de empregados que possam tomar decisões, que possam descobrir soluções para os problemas, que possam responsáveis pelos resultados.

Page 9: treinamento lideranca

Os empregados sentem-se responsáveis não apenas por fazer um trabalho, mas também por fazer toda a organização funcionar melhor.

O novo empregado é solucionador de problemas ativo, que ajuda a planejar como fazer as coisas e então fazê-las.

As equipes trabalham juntas para melhor continuamente suas performances, alcançando níveis mais altos de produtividade.

A organização é estruturada de maneira que as pessoas sintam que são capazes de alcançar os resultados que precisam que possam fazer o que precisa ser feito e não apenas o que é exigido delas, e que sejam recompensadas por agirem assim.

Na organização de sucesso:

Page 10: treinamento lideranca

Pirâmide ao Circulo

Desde o início dos anos de 70, as organizações em todo mundo começam a substituir a estrutura tradicional de alto controle e pouco envolvimento, por um novo ambiente organizacional, caracterizado pelo alto comprometimento, alto envolvimento e autogerenciamento. Uma forma de ver a mudança na direção do sucesso é pensar nas duas formas básicas de estrutura a organização.

Page 11: treinamento lideranca

   A Organização Circulo

A forma da nova organização é chamada de círculo ou rede, porque ela pode ser considerada como uma série de grupos ou equipes em coordenação, ligados a um centro, em vez de a um vértice.

Característica do Círculo •O cliente está no centro.•As pessoas trabalham juntas, de forma cooperativa, para fazer o que é necessário.•Responsabilidade, habilidades, autoridade e controle são compartilhados.•O controle e a coordenação surgem da comunicação contínua e de muitas decisões. •A mudança ás vezes é muito rápida e de acordo com os novos desafios que surgem.•A habilidade-chave em relação a um empregado e um gerente é a capacidade para trabalhar com os outros;

Page 12: treinamento lideranca

•Relativamente, existem poucos níveis de organização.•O poder vem da capacidade de influenciar e inspirar os outros, não da sua posição. •Espera-se que os indivíduos gerenciam-se sejam responsáveis pelo todo;•Foco está no cliente. •Os líderes são os incentivadores, os conectores e aqueles que proporcionam a energização de suas equipes.

Page 13: treinamento lideranca

    Como identificar um líder?

O caráter e os valores do líder são seu diferencial. Se o líder for humilde e motivado a servir, não importa qual seja o seu desempenho anterior, ele tem o potencial para despertar o melhor nas pessoas.  

Liderança

“ não se refere a fazer algo ás pessoas, mas fazer algo justamente com elas “

 

Page 14: treinamento lideranca

Característica de líder Servidor

Honestidade, ConfiabilidadeBom exemploCuidadoCompromissoBom ouvinteConquistar a confiança das pessoasTratar as pessoas com respeitoEncorajar as pessoasAtitude positiva e entusiásticaGostar de pessoas

Page 15: treinamento lideranca

Modelo Antigo

Mudança de Paradigma

Page 16: treinamento lideranca

Mudança de Paradigma

Novo Modelo

Page 17: treinamento lideranca

Liderança Servidora

Page 18: treinamento lideranca

Alto Relacionamento Humano

O líder é disponível para o liderado, pronto para escutar a equipe.O líder predispõe-se as mudanças.O líder é caracterizado pela acessibilidade e companheirismo.

“ Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho em equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização “ Vince Lombardi

Page 19: treinamento lideranca

Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, fazendo com que elas se empenhem voluntariamente em objetivos. A realização de objetivos com e através de pessoas, na realidade é liderança.

O líder de hoje deve se comprometer como cidadão, tem de pensar no bem comum, não só dos funcionários ou da empresa.

Page 20: treinamento lideranca

Líder é aquele que...Que tem a visão abrangente de longo prazo.

Consegue, a partir de uma alta inteligência emocional, arrastar os liderados pelo caminho a ser seguido, usando do poder de persuasão e capacidade de influenciar as pessoas sem precisar apelar para o uso do poder.

Quando autoritário, é um inseguro que se mascara atrás do poder. Moderno, atua em equipe, conhecedor que é da sinergia e criatividade do trabalho em equipe / time e para isso procura desenvolver os seus liderados, utilizando e valorizando os treinamentos comportamentais como instrumento valiosíssimo do desenvolvimento pessoal, grupal e organizacional.

Que no cotidiano está voltado para o desenvolvimento e crescimento de seus liderados.

Page 21: treinamento lideranca

O líder faz com que o grupo se envolva e se comprometa com o seu plano de trabalho

•Estabelece metas válidas•Aceita responsabilidades•Apóia e assiste os subordinados•Toma decisões•Facilita a comunicação•Implementa melhorias

Page 22: treinamento lideranca

O Grid Gerencial9,9

Gerência em equipe As realizações de trabalho são de pessoas comprometidas; a interdependência através de um “interesse comum”no objetivo da organização leva a relações de confiança e respeito.

1,9Gerência de Clube de CampoAtenção cuidadosa às necessidades das pessoas para satisfazer relacionamentos leva a uma organização com atmosfera e ritmo de trabalho amigável,confortável.

1,1Gerência empobrecidaExercer esforço mínimo para terdesempenhado o trabalho exigidoé apropriado para manter a afiliação à organização

9,1Obediência-autoridadeA eficiência em operações resultade arranjar as condições de trabalhode forma que elementos humanosinterfiram em grau mínimo.

5,5Gerência de organização humanaO desempenho adequado daorganização é possível através do equilíbrio da necessidade de conseguirtrabalhar e manter o moral das pessoasnum nível satisfatório.

Pre

ocu

pação c

om

as p

essoas

Preocupação com a produção

1 2 3 4 5 6 7 8 9

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Page 23: treinamento lideranca

Teoria da Meta e do Caminho

Comportamento do Líder

• Diretivo

• Participativo

• Orientado para conquista

• Apoiador

Fatores Contingenciais Ambientais

• Estrutura da tarefa

• Sistema Formal de Autoridade

• Grupo de trabalho

Fatores Contingenciais do Subordinado

• Centro de controle

• Experiência

• Capacidade Percebida

Resultados

•Desempenho

•Satisfação

Page 24: treinamento lideranca

Características de Líderes Transacionais e Transformacionais

Líder Transacional Líder Transformacional

•Recompensa Contingencial: Contrata troca de recompensas por esforço, promete recompensas para o bom desempenho, reconhece as realizações. •Administração por Exceção (ativo): Observa e busca desvios de regras e padrões, toma ação corretiva.•Administração por exceção (passivo): Intervém apenas se os padrões não são atendidos.•Laissez-Faire: Abdica de

responsabilidades, evita tomar decisões.

•Carisma: Fornece visão e sentido de missão, instila orgulho, ganha respeito e confiança•Inspiração: Comunica altas expectativas, usa símbolos;os para concentrar esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples•Estimulação intelectual: Promove inteligência, racionalidade e solução cuidadosa de problemas•Consideração Individualizada: Dá atenção pessoal, trata cada empregado individualmente, treina pessoalmente, aconselha.

Page 25: treinamento lideranca

Uma organização poderá elevar ao máximo as contribuições de seu pessoal aplicando diariamente estes princípios, que, por sua vez, ajudarão manter o relacionamento dos colaboradores baseados na confiança e no respeito mútuo. Somente assim será possível obter o mais alto rendimento dos recursos financeiros, técnicos e humanos.

Violentemos os princípios da física na construção de uma ponte ou de um edifício, por exemplo, e teremos em troca uma catástrofe – o desmoronamento de sua estrutura. Violentamos os princípios da boa liderança e provocaremos um desastre semelhante – o colapso da organização.

A direção eficiente do trabalho de equipe revela importantes desafios do líder, pois a orientação 9/9 inclui, também, a preocupação de integrar na produção as necessidades e os pontos de vista dos colaboradores.

Como tornar uma equipe 9/9

Page 26: treinamento lideranca

Para tanto, algumas sugestões poderão auxiliar o líder na tomada de decisão quanto às escolhas que deve fazer quanto ao seu comportamento de condução de equipes de trabalho: • Substituir tradições fora de moda, precedentes e práticas ultrapassadas por uma boa cultura de equipe.• Aumentar a objetividade pessoal no comportamento durante o trabalho.• Utilizar a crítica para adquirir conhecimentos e melhorar os resultados operacionais. •Estabelecer padrões de excelência.• Estabelecer metas claras e desafiantes para as realizações individuais e de equipe.• Direção e controle participativo. •Decisões a base de consenso. •Comunicação desobstruída.• Crítica consciente para melhoria da eficácia. •Clima do grupo: compromisso e desafio.

Como tornar uma equipe 9/9

Page 27: treinamento lideranca

Liderança em equipe

•A habilidade de criar e articular uma visão realista, credível, e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional que derive do e melhore o presente.

Quais habilidades o líder equipe exibe?

•A habilidade de explicar a visão aos outros.•A habilidade de expressar a visão, não apenas verbalmente, mas através de comportamentos de liderança. •A habilidade de estender a visão aos diferentes contextos de liderança.

Page 28: treinamento lideranca

Líderes efetivos de equipes tendem a desempenhar quatro papéis:

•Eles agem como treinadores•Eles agem com solucionadores de problemas•Eles gerenciam conflitos•Eles desenvolvem os membros da equipe

•A delegação de poder não é sempre o estilo preferível de liderança •A cultura nacional é uma variável importante na escolha de um estilo de liderança. •A liderança não é isenta de valores.

Page 29: treinamento lideranca

•Capacidade intelectual de uma liderança tem papel fundamental para o sucesso e realização das metas e do propósito da empresa,• Comunicar-se de modo íntegro, possuir intuição e habilidade de lidar com os sinais de comunicação não verbais,

•Para gerar comprometimento com os planos traçados, é necessário que as pessoas participem ativamente do processo de definição de plano.

Page 30: treinamento lideranca

Liderança de equipesMuitos líderes não estão equipados para lidar com a mudança para equipesNovas habilidades, tais como a paciência de partilhar informações, confiar em outros, abrir mão de autoridade e saber quando intervir são fundamentais. Líderes de equipes são ligações com constituintes externos, solucionadores de problemas e gerentes de conflitos

Page 31: treinamento lideranca

Característica do Líder Servidor

Bom exemplo

Cuidado

Compromisso

Bom ouvinte

Conquistar a confiança das pessoas

Tratar as pessoas com respeito

Encorajar as pessoas

Atitude positiva e entusiástica

Gostar de pessoas

Honestidade, Confiabilidade

Page 32: treinamento lideranca

E Sobre a Ação dos Seguidores ?

Todas as organizações têm muito mais seguidores do que líderes. Portanto, seguidores ineficazes podem ser uma desvantagem maior do que líderes ineficazes.

Quais qualidades seguidores efetivos devem ter?

1. Eles se auto-gerenciam bem2. São comprometidos com um objetivo

exterior a eles3. Eles desenvolvem suas

competências e focam seus esforços para o máximo impacto

4. Eles são corajosos, honestos e credíveis.

Page 33: treinamento lideranca

AUTORIDADE E LIDERANÇA AMOR AGAPÉ

Honesto, confiável Paciência

Bom modelo Bondade

Cuidadoso Humildade

Bom Ouvinte Respeito

Mantém as pessoas responsáveis Generosidade

Trata as pessoas com respeito Perdão

Incentiva as pessoas Honestidade

Atitude positiva, entusiástica Compromisso

Gosta das pessoas

Page 34: treinamento lideranca

Treinamento Constante

•Gerentes efetivos vêm sendo, crescentemente, descritos como treinadores, mais do que como chefes.•Há três qualidades gerais que os gerentes devem ter se querem ajudar seus funcionários a melhorarem seus desempenhos•Habilidade de analisar maneiras de melhorar o desempenho do funcionário e suas habilidades•Habilidade de criar um clima de apoio•Capacidade de influenciar os funcionários para mudar seus comportamentos.

Page 35: treinamento lideranca

Coach

Page 36: treinamento lideranca

Perfil do Líder Equipe

•A palavra líder vem do inglês e significa guia•Na presença de mudanças, o líder, procura adequar seu estilo de liderança, os seus liderados e a empresa (redefinição do seu negócio ou missão, estratégias e valores básicos)•O líder tem que saber a distinção entre o poder e a liderança

Page 37: treinamento lideranca

Perfil do Líder Equipe

Algumas características do “chefe”(líder antigo): Autoritários, inacessíveis e distantes; Emocionalmente descontrolados; Donos da verdade; Inseguros, por isso não conseguem ouvir; Falta de qualidade e criatividade são as piores conseqüências

deste uso do poder; Trabalha efetivamente em equipe; As equipes atuam como um time, não estimulam a divisão; O líder estimula os liderados e lhes dá feedback e sabe ouvir O verdadeiro líder tem segurança psicológica

Page 38: treinamento lideranca

Poder

•A capacidade de uma pessoa ou departamento de uma organização de influenciar pessoas e atingirem os resultados desejados•Potencial de influenciar outras pessoas da organização com o objetivo de alcançar resultados definidos pelos que o detêm•Quando a pessoa depende da outra, surge um relacionamento de poder no qual a pessoa que possui os recursos tem maior poder•É uma capacidade ou um potencial que não precisa ser concretizado para ser efetivo e uma relação de dependência

Page 39: treinamento lideranca

Autoridade

•Força para a obtenção de resultados desejados, mas somente como prescrito da hierarquia formal e relacionamentos de subordinação•Propriedades identificadoras da autoridade:

•A autoridade é investida em posições organizacionais•A autoridade é aceita pelos subordinados•A autoridade flui para baixo na hierarquia vertical

Page 40: treinamento lideranca

Liderança e Poder

Não requer compatibilidade com as metas

Foca na intimidação Maximiza a importância

da influência lateral para cima

O poder foca as táticas para alcançar a concordância

Requer congruência com as metas

Foca a influência para baixo

Minimiza a importância da influência lateral para cima

A pesquisa foca as respostas

Poder Liderança

Page 41: treinamento lideranca

Uso de Táticas de PoderDa mais à menos Popular

Quando gerentes influenciam superiores

Quando gerentes influenciam subordinados

•Razão

•Coalizão

•Amizade

•Negociação

•Asserção

•Autoridade Maior

•Razão

•Asserção

•Amizade

•Coalizão

•Negociação

•Autoridade Maior

•Sanções

Mais Popular

Menos Popular

Page 42: treinamento lideranca

Intervalo: 15 minutos

Page 43: treinamento lideranca

Sua Equipe passa o expediente tomando :

DECISÕES

ou

cafezinhos

Page 44: treinamento lideranca

Dinâmica – Cego e Guia

Trabalho em equipe, retrabalho, atenção, habilidades, colaboração, apoio, métodos adequados.Em uma equipe devemos evitar a dependência, pois torna menores as pessoas e limita o potencial de trabalho que cada um tem a oferecer para a empresa.Em uma equipe precisamos desenvolver interdependência, sabendo como podemos contribuir para o sucesso do todo.

Page 45: treinamento lideranca

Árvore de competência

Afinal o que é competência?

No contexto atual pode-se dizer que competência é um conjunto de conhecimentos habilidades e atitudes em ação que algumas pessoas, grupos ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacarem, por sua eficácia, em determinados assuntos ou ambientes. E para o melhor entendimento desta definição, utilizamos a metáfora da árvore para representar os três indicadores de uma competência:

Page 46: treinamento lideranca

Árvore de competência•RAIZ – CONHECIMENTO - (O SABER) representa os diversos conteúdos e informações acumuladas ao longo da carreira. Esta parte da árvore é a base, a sustentação, é a responsável pela firmeza e estabilidades da árvore.

• TRONCO – HABILIDADE – (O SABER FAZER) representa as habilidades adquiridas e disponíveis para a realização do trabalho. Esta parte da árvore é a que determina sua grandeza e sua estrutura.

• COPA – ATITUDE – (O QUERER FAZER) representa o conjunto de atitudes e comportamentos que mobilizamos quando necessitamos colocar em prática uma competência. Esta é a parte da árvore que lhe dá maior evidência, a que mais aparece e se destaca que a diferencia mais nitidamente, onde suas características principais ficam evidentes. •A árvore de competências de cada pessoa é que faz com que ela se destaque dos outros, é seu diferencial, porque conhecimentos, habilidades e atitudes que possui demonstram, definirão sua trajetória e seu sucesso profissional.

Page 47: treinamento lideranca

COMPETÊNCIA REQUERIDA PARA EXERCER LIDERANÇA?

Comprometimento Operacional Trabalho em equipe Autonomia e Iniciativa Cultura da empresa de acordo com a sua visão. Flexibilidade e Criatividade Orientação para o cliente

Page 48: treinamento lideranca

ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS – DICAS •Pergunte-se e pergunte aos outros: que competências atitudes são exigidas em minha atual função? • Faça o rol de competências atitudes desejáveis. . Antene-se que conhecimentos você domina e quais aqueles que deve •desenvolver agregar? Aja e corra atrás do tempo! Lembre-se: para subir a montanha, temos que iniciar pela base. •Vale o primeiro passo e mais um, outro, mais outro... •Pergunte-se o que você sabe fazer bem em seu trabalho e faça sua avaliação de habilidades. •Pergunte-se: Que tipo de atitude eu tenho diante dos outros? E, diante de um desafio: E, diante de um colega que pede ajuda ou que me desafia? Qual minha maneira de agir com os outros? •Crie uma forma de auto-avaliação e peça feedback aos pares e pessoas que ocupam postos abaixo e acima de você. •Compare os resultados, levando em consideração que aquilo que você sabe, mas os outros não sabem que você sabe, merece um tratamento de marketing. • Faça seu rol de metas definindo as competências que você quer desenvolver ou demonstrar nos próximos meses.• Defina uma forma de avaliar seus progressos.

Page 49: treinamento lideranca

Utilize o Feedback

•Enfoque comportamentos específicos•Mantenha postura impessoal•Escolha o momento certo•Assegure-se de que o comportamento em questão é controlável pelo receptor

Page 50: treinamento lideranca

Metas

Dizer ao colaborador o que precisa fazer e quanto esforço empregar.

•Metas específicasmelhoram o desempenho.

•Metas difíceis •quando aceitas resultam em melhor desempenho do que as fáceis.

•Meta específica difícil•resultado mais alto do que a meta generalizada. A própria especificidade da meta age como estímulo interno.

Page 51: treinamento lideranca

Dimensões das Intençõesde Lidar com ConflitosA

ssert

ivid

ad

e

Cooperação

Não-a

ssert

ivo

Ass

ert

ivo

Não-cooperativo Cooperativo

Competição Colaboração

Compromisso

EvitaçãoAcomodação

Page 52: treinamento lideranca

AssertividadeAssertividade

Comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimentos e exercitar seus direitos sem negar os alheios.

Page 53: treinamento lideranca

Fatores Influenciadores na Relação Metas-Desempenho

•AUTO- EFICÁCIA :a crença de indivíduo de que ele é capaz de desempenhar uma tarefa.

•Quanto mais alta :mais confiança na capacidade de ter sucesso numa tarefaem situações difíceis os que tem alta tentarão mais duramente vencer o desafio respondem ao feedback negativo com esforço aumentado e motivação.

Page 54: treinamento lideranca

NÃO ASSERTIVIDADENÃO ASSERTIVIDADE

O indivíduo não assertivo passa pela vida cheio de inibições, cedendo a vontade alheia, guardando desejos dentro de si ou destruindo os outros a fim de atingir seus objetivos.

Page 55: treinamento lideranca

MATRIZ DE ASSERTIVIDADEMATRIZ DE ASSERTIVIDADE

AGRESSIVO PASSIVOASSERTIVO

COMPORTAMENTO PRÓPRIO

(INDIVIDUALIDADE)

COMPORTAMENTO ESPERADO

(SOCIALIZAÇÃO)

Page 56: treinamento lideranca

Dinâmica de Feed Back

Objetivo: Assertividade, processo de comunicação e percepção de minha atuação e imagem.

Page 57: treinamento lideranca

Dinâmica Árvore do Talento

Reforçar comportamentos positivos dos participantes durante os encontros e o dia a dia.

Page 58: treinamento lideranca

Filme : Work Team

Confiança em si e no outro, liderança em equipe presente.

Page 59: treinamento lideranca

Conclusões:

Características comuns das Equipes de alto desempenho:• Dispõe de pessoas com habilidades especiais• Comprometem-se com um objetivo comum,

estabelecem metas específicas• Têm liderança e estrutura para oferecer foco e

direção• Responsabilizam a si mesmas ao nível

individual e coletivo • Há alto nível de confiança entre os membros

Page 60: treinamento lideranca

ESCOLHASCerto dia, um homem caminhava por uma estrada deserta, quando começou a

sentir fome. Não estava prevenido, pois não sabia que a distância a ser percorrida

era tão longa.

Começou a prestar atenção na vegetação ao longo do caminho, na tentativa de

encontrar alguma coisa para acalmar Oe estômago. De repente, notou que havia

frutos maduros e suculentos em uma árvore. Aproximou-se, mas logo desanimou,

pois a árvore era muito alta e os frutos inacessíveis.

Continuou andando e foi vencido pela fome e o cansaço. Sentou-se a beira do

caminho e ficou ali, lamentando a sorte. Não demorou muito e ele avistou outro

viajante que vinha pelo mesmo caminho. Quando o viajante se aproximou, o homem

notou que ele estava comendo os frutos saborosos que não pudera alcançar.

Assim, perguntou-lhe:

-Amigo, que belos frutos você encontrou.

-Eu os encontrei no caminho- respondeu o viajante.

-Mas você tem a pele machucada – observou o homem.

-Ah, mas isso não é nada! São apenas alguns arranhões que ficaram pelo esforço

que fiz ao subir na árvore e colher os frutos.

Page 61: treinamento lideranca

E o homem, agora com mais fome ainda, ficou sentado, resmungando, de estômago

vazio, enquanto o outro viajante seguiu em frente.

O que diferenciou um homem do outro? Será que também não fazemos assim...?

Ficamos sentados, lamentando o sofrimento, sem abrir mão da acomodação para

sair em busca da solução. Esquecemos que é preciso fazer esforços, lutar, persistir.

É comum ouvir pessoas gritando por um lugar ao sol, mas que verdadeiramente

querem um lugar ao sol trazem algumas queimaduras, fruto da luta pelo ideal que

almejam.

Outras pensam: “Por que não haveria de providenciar o que necessito?” Essas

estão certas, e saem em busca de seus ideais, assumindo responsabilidade sobre

suas próprias vidas.

Buscar é movimento, é esforço, é ação. No entanto, é preciso saber o que se busca

e por qual porta desejamos entrar.

Ainda aí, nossa escolha é totalmente livre. Nossa vontade é que nos conduzirá

aonde queremos chegar.

Sendo assim, façamos as nossas escolhas e optemos por chegar lá e .... Chegar

bem.

ESCOLHAS