treinamento funcional para motociclistas

2
Treinamento Funcional para motociclistas Se você deseja melhorar a agilidade nas trilhas, maximizar a resistência nas estradas ou até mesmo diminuir seu tempo nas pistas, você precisa conhecer o treinamento funcional. Foi nos Estados Unidos, na década de 70, que o Treinamento Funcional surgiu e, desde então, vem ganhando adeptos mundo afora, por promover as capacidades funcionais do homem. Não importa o quanto o praticante é condicionado, forte ou flexível, o treino funcional ajudará na integração dessas e de outras habilidades e tornará o indivíduo mais preparado para enfrentar os diversos desafios, desde provas extenuantes até a dura rotina de quem dirige no trânsito caótico das grandes cidades. A grande sacada do treinamento funcional é a combinação de movimentos em que o praticante integra exercícios como agachar, flexionar, levantar, saltar e equilibrar com estímulos variados. Esse método completa e diferencia o trabalho realizado na musculação convencional, proporcionando um condicionamento físico global, dando ênfase ao fortalecimento do core (região lombar, do quadril e abdômen) para um corpo harmonicamente forte e equilibrado. Promove também a eficiência e não somente a força muscular, e vem sendo usado para motociclistas, atletas das pistas e também para os que utilizam a moto para trabalhar. O método consiste no recrutamento de um número maior de unidades motoras nos músculos, tendo como princípio a instabilidade mecânica que proporciona maiores e melhores resultados, prevenindo lesões e aumentando a performance no caso dos atletas. Para as demais pessoas, o ganho das habilidades é também vantajoso, pois a pessoa estará apta a realizar tarefas com um mínimo de esforço e com a máxima eficácia. Para que esse método seja mais eficiente, devemos atentar para alguns princípios básicos como a individualidade biológica, idade, restrições médicas, manutenção das cargas de treinamento, progressão da dificuldade empregada e finalmente, a especificidade da necessidade individual. Existe uma evolução natural do mais fácil para o mais difícil, do mais devagar para o mais veloz, e as cargas só devem ser aumentadas quando o praticante estiver em um bom nível de execução. De maneira mais ampla, o Treinamento Funcional melhora a capacidade proprioceptiva, ou seja, a capacidade de perceber melhor um segmento ou a totalidade do corpo em um dado momento na execução de um exercício específico que o praticante deseja realizar. Mas, cuidado! Cada caso é único e deverá sempre ser avaliado e acompanhado por um profissional de Educação Física, que vai garantir a evolução do treinamento, minimizar os riscos de quedas e

Upload: equipe-espaco-personal

Post on 26-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Se você deseja melhorar a agilidade nas trilhas, maximizar a resistência nas estradas ou até mesmo diminuir seu tempo nas pistas, você precisa conhecer o treinamento funcional.

TRANSCRIPT

Page 1: Treinamento Funcional para motociclistas

Treinamento Funcional

para motociclistas Se você deseja melhorar a agilidade nas trilhas, maximizar a resistência nas estradas ou até mesmo diminuir seu tempo nas pistas, você precisa conhecer o treinamento funcional.

Foi nos Estados Unidos, na década de 70, que o Treinamento Funcional surgiu e, desde então, vem ganhando adeptos mundo afora, por promover as capacidades funcionais do homem. Não importa o quanto o praticante é condicionado, forte ou flexível, o treino funcional ajudará na integração dessas e de outras habilidades e tornará o indivíduo mais preparado para enfrentar os diversos desafios, desde provas extenuantes até a dura rotina de quem dirige no trânsito caótico das grandes cidades.

A grande sacada do treinamento funcional é a combinação de

movimentos em que o praticante integra exercícios como agachar, flexionar, levantar, saltar e equilibrar com estímulos variados. Esse método completa e diferencia o trabalho realizado na musculação convencional, proporcionando um condicionamento físico global, dando ênfase ao fortalecimento do core (região lombar, do quadril e abdômen) para um corpo harmonicamente forte e equilibrado. Promove também a eficiência e não somente a força muscular, e vem sendo usado para motociclistas, atletas das pistas e também para os que utilizam a moto para trabalhar.

O método consiste no recrutamento de um número maior de

unidades motoras nos músculos, tendo como princípio a instabilidade mecânica que proporciona maiores e melhores resultados, prevenindo lesões e aumentando a performance no caso dos atletas. Para as demais pessoas, o ganho das habilidades é também vantajoso, pois a pessoa estará apta a realizar tarefas com um mínimo de esforço e com a máxima eficácia. Para que esse método seja mais eficiente, devemos atentar para alguns princípios básicos como a individualidade biológica, idade, restrições médicas, manutenção das cargas de treinamento, progressão da dificuldade empregada e finalmente, a especificidade da necessidade individual. Existe uma evolução natural do mais fácil para o mais difícil, do mais devagar para o mais veloz, e as cargas só devem ser aumentadas quando o praticante estiver em um bom nível de execução.

De maneira mais ampla, o Treinamento Funcional melhora a

capacidade proprioceptiva, ou seja, a capacidade de perceber melhor um segmento ou a totalidade do corpo em um dado momento na execução de um exercício específico que o praticante deseja realizar. Mas, cuidado! Cada caso é único e deverá sempre ser avaliado e acompanhado por um profissional de Educação Física, que vai garantir a evolução do treinamento, minimizar os riscos de quedas e

Page 2: Treinamento Funcional para motociclistas

Treinamento Funcional

para motociclistas lesões, garantindo a segurança e a integridade física. Além disso, o profissional adequará o treinamento à necessidade de cada indivíduo, realizando um trabalho de qualidade. Alguns benefícios desse método são a melhora da postura e do desempenho nos esportes, maior equilíbrio corporal, controle do peso, diminuição das lesões articulares e musculares. Com tais benefícios, qualquer pessoa pode se beneficiar do Treinamento Funcional para atingir objetivos diversificados no âmbito esportivo, postural e até mesmo no da reabilitação pós intervenções cirúrgicas e traumas ósteomusculares. Alguns materiais mais usados são elásticos, halteres, bola suíça, cama elástica e pranchas proprioceptivas. Então, agora você já sabe - quando quiser melhorar sua condição física, seja ela qual for, fale com seu professor, para juntos aproveitar o máximo que o Treinamento Funcional tem a oferecer, e bons treinos!

Alex Chaul Personal Trainer [email protected] CREF 066406-G/SP