travel tips | croácia (port.)

14
CROÁCIA TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 30-Jul-2016

245 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

CROÁCIA

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

VISÃO GERAL

Visitar a Croácia, na região dos Bálcãs, é fazer uma viagem a um passado surpreendente. Castelos, cidades medievais e muita história. De milhares de anos atrás até a recente separação da Iugoslávia (em 1991), o país de 4,5 milhões de pessoas guarda tesouros arquitetônicos e uma herança cultural incrível.

Seja caminhando pelas ruas da capital Zagreb e de Split ou entre os imponentes palácios de Dubrovnik, a sensação é de estar em um cenário digno de cinema.

Mas visitar a República da Croácia (seu nome oficial) também é se encantar com um dos mais belos litorais do mundo. Banhado pelo Mar Adriático e com 1.244 ilhas, o país é um

dos destinos mais procurados por aqueles que querem aproveitar o verão europeu no melhor estilo.

Somam-se a isso lindos parques nacionais, como o Lagos Plitvice, um fenômeno natural com cachoeiras, cascatas e grutas, que formam um belo mosaico de cores conhecido em todo o mundo.

A Croácia pode ser dividida em quatro regiões, sendo duas ao norte e duas no litoral, sendo a mais conhecida a Dalmácia, que, por estar na costa, concentra os principais destinos turísticos. No entanto, regiões como a Eslavônia também podem surpreender os visitantes com incríveis atrações.

DUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIA

TRANSPORTE

Locomover-se pela Croácia pode ser complicado e requer um planejamento cuidadoso devido à sua geografia incomum. No entanto, as opções são várias e de qualidade: os ferries são confiáveis, os ônibus são confortáveis e eficientes, os trens conectam as grandes cidades e os voos geralmente têm preços justos. E se a opção for carro, o país oferece rodovias modernas e bem conservadas.

CARRODe Zagreb (capital), uma autoestrada em ótima condição te leva a Split (costa) em quatro horas. Já as estradas que margeiam o litoral são repletas de curvas. Portanto, muita atenção no trecho, que vai até Dubrovnik. Durante a alta temporada (julho e agosto) e fins de semana de sol, o tráfego pode estar congestionado nas cidades da costa. Nas ilhas, o ideal também é ter um carro alugado. Além da liberdade, os ônibus costumam ser lentos e pouco frequentes.

O idioma do país é o croata, uma língua eslava falada também na Bósnia e Herzegovina e em outras regiões de países vizinhos. Entretanto, muitas pessoas dominam o inglês, principalmente os jovens, seguido do italiano, devido à proximidade com o país.

E o melhor de tudo é saber que a Croácia vem desenvolvendo cada vez mais o turismo, com uma ótima infraestrutura: bons restaurantes, extensa rede hoteleira e o fácil deslocamento entre as cidades estão entre as grandes conquistas. Isso se deve também ao fato de que, atualmente, a Croácia tem uma das economias mais fortes das ex-repúblicas iugoslavas. É a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, atrás apenas da Grécia.

CLIMAExistem três zonas climáticas na Croácia: no interior do país, o clima predominante é moderadamente continental. Já o clima de montanha predomina a 1.200m acima do nível do mar. As áreas ao longo da costa do Mar Adriático têm um clima mediterrânico, ou seja, ameno. Os dias quase sempre são ensolarados, os verões são quentes e secos e os invernos são suaves e úmidos.

As temperaturas médias no interior variam de -2ºC a 0ºC, em janeiro, e de 20ºC a 22ºC, em julho. Nas montanhas, elas são um pouco inferiores. Já no litoral, elas variam de 5ºC a 9ºC em janeiro e, em julho, de 23ºC a 26ºC.

AVIÃOA Croácia tem 68 aeroportos, dos quais apenas cinco são internacionais. O principal é o Aeroporto Internacional de Zagreb, localizado a 10km do centro da capital. De lá, partem e chegam voos das principais cidades europeias e também do Oriente Médio. Outra opção para se chegar à Croácia pelo ar é o Aeroporto de Split, o segundo mais importante do país. Entre as companhias aéreas locais, a mais conhecida é a Croatia Airlines (www. croatiaairlines.com).

TREMO transporte ferroviário é desenvolvido, com trens de alta velocidade em algumas rotas, e geralmente mais barato comparado a outros países da Europa. A estação central, chamada Kolodvor Glavni, fica em Zagreb. De lá, chega-se a cidades como Split. Por outro lado, há muito poucas rotas na costa. Em Dubrovnik, por exemplo, uma das principais cidades, sequer há estação de trem.

FERRY-BOATÉ muito provável que você utilize as balsas como meio de transporte na Croácia. É através delas que você chega à maioria das ilhas do Mar Adriático. A principal empresa que faz esse tipo de transporte é a Jadrolinija, embora exista ainda a opção de embarcações particulares. O trajeto Split-Hvar, por exemplo, um dos mais movimentados, pode ser feito em 1h05 em vários horários por dia. É preciso ficar atento já que muitas rotas só funcionam nos meses de verão.

O transporte marítimo internacional também é muito utilizado para se chegar à Croácia desde a Itália. De Veneza e Ancona, por exemplo, você pode embarcar para as cidades de Pula e Porec. Os ferries não costumam ser luxuosos nem rápidos, mas podem ser uma ótima opção se você tiver tempo e ainda quiser economizar uma noite de hotel caso escolha pela viagem noturna.

ÔNIBUSViajar de ônibus pela Croácia é uma alternativa barata e conveniente, principalmente no continente e pela costa, que não conta com muitas linhas de trem. No entanto, para explorar as ilhas, esse tipo de transporte não é muito recomendado. Os ônibus também são uma boa opção para se chegar ao país vindo da Itália ou Eslovênia, já que há poucos voos ou trens vindos desses dois países.

BICICLETAAs bicicletas são excelentes opções para se aventurar nas ilhas. São o transporte perfeito para curtir a atmosfera do local e chegar a lugares onde os automóveis não chegam.

DUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIADUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIA

ATRAÇÕES

A Croácia oferece atrações que agradam os mais variados tipos de turistas. Praias, cidades históricas e parques naturais garantem vários dias de divertimento em todas as regiões do país.

Zagreb: capital da Croácia e maior cidade do país, Zagreb conta com uma população de 800 mil habitantes. É um lugar de contrastes, dedicado aos trabalhadores durante o dia, mas com ar descontraído e divertido à noite. Típica metrópole europeia em muitos aspectos, ao mesmo tempo se caracteriza por ser um lugar acolhedor e muito hospitaleiro.

A história de Zagreb remonta ao ano 1094, quando sua diocese foi criada. As fachadas dos prédios do seu centro histórico exalam o espírito elevado do Império Austro-Húngaro, mas podem-se notar também influências da cidade de Praga, na República Tcheca. Quase todos os principais pontos de interesse estão localizados no Centro. Encantadoras casas de café, restaurantes, parques e jardins, como as do bairro Ribnjak, carinhosamente cuidados, compõem o cenário junto às muralhas do Kaptol.

Destaque ainda para a Catedral de Zagreb, com seu estilo gótico, e Zrinjevac, um parque localizado a poucos passos da praça principal TRG Bana Josipa Jelacica.

Lagos Plitvice: Situado entre as montanhas de Mala Kapela e Plješivica, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um fenômeno natural de valor inestimável. São 16 grandes lagos de água cristalina conectados por outros pequenos e

DUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIA

médios, formando cachoeiras e cascatas num percurso de tirar o fôlego. As grutas e rochas do caminho contribuem para um espetáculo único de mosaico de cores, formas e sons.

No parque, de 300 mil km², trens elétricos e barcos transportam os visitantes para vários destinos. O passeio segue a pé por caminhos estreitos, trilhas e pontes de madeira acima da superfície da água.

O parque funciona durante todo o ano, mas é mais agradável visitá-lo durante os meses do verão. Em compensação, no inverno, o cenário pode ser compensador com as cachoeiras congeladas. Para quem preferir passar a noite dentro do Parque Nacional, há várias opções de hotéis e restaurantes, inclusive casas de família.

KRKAO Parque Nacional de Krka é surpreendente em vários sentidos. Além de seus fenômenos naturais, ele está repleto de monumentos

históricos e culturais. O mais notável deles é o mosteiro franciscano na pequena Ilha de Visovac, situado no meio do lago. Dentro dele, uma galeria de fotos e uma igreja contam às origens que remontam ao século 14. No entanto, a principal atração do parque são suas sete cachoeiras. A maior delas é a Roski Tapa, embora a Skradinski Buk tenha a maior e mais conhecida queda.

SPLITO Centro de Split, na Dalmácia, está na Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Sua história começou no ano de 305, com a fundação da vila de verão do imperador romano Diocleciano. Mais de 17 séculos depois, ainda é possível passar por lugares como o mausoléu do imperador, posteriormente incorporado à Catedral de Saint Duje, além do Palácio de Diocleciano, considerado o verdadeiro símbolo da cidade. Split também é ponto de partida para diversas ilhas do Mar Adriático.

ILHASA formação do litoral croata, com suas 1.244 ilhas, ilhotas, recifes e falésias, se deu após o considerável aumento no nível do Mar Adriático, cerca de 13 mil anos antes de Cristo. A tranquilidade das águas, que recebe velejadores e aventureiros, se contrasta com a animação das cidades, que viram cenário das mais badaladas festas do verão europeu.

Do total de ilhas, apenas 50 são habitadas. Entre as mais visitadas pelos turistas estão as do arquipélago de Split. A Ilha de Brac, a maior do Adriático, com sua bela pedra branca e tradição de oficinas de escultura, e a ensolarada e divertida Hvar, recebem pessoas de várias origens, principalmente nos meses de julho e agosto. Uma opção comum, principalmente entre os jovens, é o evento Yacht Week, em que pessoas do mundo inteiro alugam luxuosos barcos para conhecer e, claro, curtir festas em alto mar e nas principais ilhas e marinas da região.

DUBROVNIKDubrovnik é uma cidade murada, localizada no extremo sul da região da Dalmácia, na costa do Mar Adriático. Apesar de pequena (com uma população de 40 mil pessoas), é uma das principais estâncias turísticas do Mediterrâneo, sendo listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979.

Na Idade Média, Dubrovnik rivalizava no comércio marítimo com Veneza, na Itália. Isso fez com que a cidade alcançasse um notável nível de desenvolvimento durante os séculos 15 e 16, sendo um importante centro do desenvolvimento da língua e da literatura croata.

Entre suas principais atrações estão a Coluna de Roland e a Torre do Sino (Bell Tower), em que estátuas de bronze tocam um enorme sino cada hora. No entanto, são as muralhas, que têm 2km de comprimento e cercam a Cidade Velha, que tornaram a cidade famosa em todo o mundo. Dubrovnik ganhou ainda mais fama após ser cenário da série de televisão Game of Thrones.

ZADARA região de Zadar é a parte mais ao norte da Dalmácia, por isso porta de entrada a todos que viajam a partir do norte do Adriático. Cheia de contrastes, é uma região rica em património histórico e com uma natureza incrível. A combinação entre o azul do mar e o verde-escuro dos pinheiros dá o tom de um cenário memorável. A Cidade Velha conta com ruínas romanas, igrejas medievais, cafés cosmopolitas e ótimos museus.

ESLAVÔNIAA região da Eslavônia, na parte oriental da Croácia, reserva alguns tesouros para quem

quer conhecer um pouco mais do país. Moldada pela força dos rios Drava, Danúbio, Sava e Ilova, a região concentra programas imperdíveis. Conhecer a Cidade Velha de Osijek, visitar as aldeias tradicionais de Baranja e se surpreender com o Parque Natural Kopacki Rit são alguns deles. Tudo isso com a recepção calorosa e a amizade tão típica dos povos da região.

ONDE FICAR

O valor das hospedagens na Croácia varia muito de acordo com a época do ano. Nos meses de verão, os valores sobem proporcionalmente com as temperaturas, principalmente nas cidades costeiras e nas ilhas.

No entanto, há ainda uma variada oferta de lugares que oferecem preços justos, especialmente quando se tratam de pensões

familiares, hostels para mochileiros e os famosos B&B (bed and breakfast).

B&BEsse tipo de hospedagem muito comum em todo o país é uma boa opção para aqueles que procuram apenas um espaço para dormir, sem muito luxo ou conforto.

CAMPINGExistem inúmeras áreas de camping na Croácia, incluindo alguns campos de nudismo. É importante ficar apenas em locais autorizados, já que é proibido acampar sem permissão nos parques nacionais e em algumas ilhas. Mais informações pelo site da Croatian Camping Union (http://www.camping.hr/).

OUTROS ALOJAMENTOSHá uma grande oferta de casas privadas na Croácia, que podem ser reservadas por meio das agências de turismo locais. Na alta temporada, muitos lugares solicitam um

DUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIA

mínimo de três noites de estadia ou cobram taxas extras para estadias curtas. A opção de alojamento mais comum, principalmente na costa, são os SoBes (quarto privado), que geralmente têm preços muito mais em conta do que os hotéis. Eles podem ser reservados pelas agências locais de viagens e postos de turismo.

HOSTELSPor meio da Youth Hostel Association (www.hfhs.hr), você encontra diversas opções de hostels, nas maiores cidades e também nas ilhas.

Se a ideia for se hospedar em um lugar mais confortável, porém com preços maiores, os hotéis são a melhor opção. Ultimamente, vem sendo feito um investimento contínuo em toda a rede hoteleira do país, com ótimas opções de 4 e 5 estrelas ao longo da costa e no interior. Há ainda a alternativa de sofisticados hotéis-boutique nas principais cidades. No interior, o turismo rural vem crescendo e, com ele, novas hospedagens mais rústicas.

ONDE COMER

A cozinha croata é diversificada e conhecida como uma culinária de diferentes regiões e influ-ências. A seleção de ingredientes e os métodos de preparação podem ser divididos geografica-mente entre as regiões costeira e continental.

A cozinha continental tem raízes nas escolas de gastronomia húngaras, vienenses e turcas. São comuns pratos com carne, peixes de

água doce e legumes. Frango e vitela são duas das ofertas mais populares, geralmente acompanhados de uma massa, como o nhoque. Um prato autenticamente croata e de nome quase impronunciável é o Zagorski Štrukli. Preparado à base do queijo local, ele é cozido com creme e manteiga.

Já a região costeira é caracterizada pelas influências dos gregos, romanos e da cozinha mediterrânica em geral, como as italianas e francesas. As especialidades, claro, são os frutos do mar, sempre frescos, como lula, polvo, camarão e lagosta.

DUFRY TRAVEL TIPSCROÁCIA

A preparação se dá de diferentes maneiras, podendo ser acompanhada de azeite, presunto, vegetais, vinhos e licores locais. Na pequena cidade de Ston Mali, próxima a Dubrovnik, as atrações são as ostras e os mexilhões.

Os vinhos também fazem parte da rica gastronomia croata e são muito populares. Sua produção remonta aos colonos gregos antigos, que já produziam a bebida nas ilhas da Dalmácia há cerca de 2.500 anos. Atualmente, são mais de 300 regiões vinícolas e um sistema de classificação rigoroso para assegurar a qualidade e a origem. Muitas vezes, o vinho é diluído para que se possa fazer uma bebida conhecida como gemist (uma combinação de vinho branco e água gaseificada).

COMPRAS

A Croácia tem uma grande tradição em artesanato. Por isso, preparar um espaço na mala é fundamental para trazer lembrancinhas diferentes e originais.

Produzido apenas na Ilha de Pag, o pag lace é um tipo de renda, quadrada ou circular. Apesar de simples, já que é feito apenas com linha branca, esse famoso artesanato, que pode ser encontrada em qualquer lojinha, já foi usado para decorar as roupas de imperatrizes e princesas de toda a Europa.

Os bordados também fazem parte da história da Croácia. Com influências otomana e

veneziana, a cor predominante é o vermelho, que simboliza a fertilidade. Procure por toalhas de mesa, lenços e aventais decorados com desenhos tradicionais croatas.

Próximo a Zagreb, a cidade de Samobor produz um dos cristais mais famosos em todo mundo. Lá, artesãos de todas as idades passam suas habilidades de uma geração para outra há séculos.

A maior cadeia de supermercados que você vai encontrar na Croácia é a Konzum, com lojas em todo o país. É uma ótima opção para conhecer os vinhos, pães e queijos das regiões, além, claro, de objetos de uso pessoal.

Outra opção são os mercados ao ar livre, presentes em quase todas as principais cidades. A maioria vende comidas típicas e produtos de agricultores locais. Ótima

+3859392

1129155

CÓDIGO DDI DO PAÍS

BOMBEIROS

POLÍCIA

EMERGÊNCIA MÉDICA

SALVAMENTOS E BUSCAS NO MAR

AEROPORTO INTERNACIONAL DE ZAGREB

01 4562 222

AEROPORTO DE SPLIT

02 1203 555

JADROLINIJA

51 666 111

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

62 999 999

oportunidade para saborear queijos caseiros, vinhos ou outras bebidas e ainda conhecer e conversar com seus produtores.

Muitas vezes, nas estações de trem, ônibus e ferries, pequenos estandes vendem jornais, canetas, óculos de sol, doces, chocolate, cartões telefônicos, pilhas, recarga de telefonia móvel e até bilhetes de ônibus locais. São as Tisaks. A maioria está fechada na totalidade ou parte do dia de domingo.

MOEDA A moeda oficial da Croácia é o kuna. Moedas estrangeiras podem ser trocadas em bancos, casas de câmbio, correios e na maioria dos gabinetes de informação turística e hotéis.

Cartões de crédito (Mastercard, Visa, American Express e Diners) são aceitos em quase todos os estabelecimentos comerciais.