tratamento de esgoto e saneamento básico

13
Tratamento de Tratamento de esgoto esgoto BIOLOGIA BIOLOGIA

Upload: luan-furtado

Post on 23-Jun-2015

470 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Tratamento de esgotoTratamento de esgoto

BIOLOGIABIOLOGIA

Page 2: Tratamento de esgoto e saneamento básico

O EsgotoO Esgoto Esgoto, Esgoto, efluenteefluente ou águas servidas são todos os ou águas servidas são todos os

resíduos líquidos provenientes de indústrias e resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.causar danos ambientais e à saúde humana.

Geralmente a própria natureza possui a Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em uma em uma Estação de Tratamento de EsgotoEstação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.natureza de maneira mais rápida.

Page 3: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Estação de tratamento de Estação de tratamento de esgoto nos EUAesgoto nos EUA

Page 4: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Processo de tratamentoProcesso de tratamento O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através dos seguintes O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através dos seguintes

níveis: preliminar, primário, secundário e terciário.níveis: preliminar, primário, secundário e terciário.    O O tratamento preliminartratamento preliminar objetiva apenas a remoção dos sólidos grosseiros objetiva apenas a remoção dos sólidos grosseiros

(materiais de maiores dimensões e areia) por meio de mecanismos físicos de (materiais de maiores dimensões e areia) por meio de mecanismos físicos de sedimentação.sedimentação.

   O O tratamento primáriotratamento primário visa, por meio de mecanismos estritamente físicos, a visa, por meio de mecanismos estritamente físicos, a

remoção de sólidos sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria remoção de sólidos sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica.orgânica.

   No No tratamento secundáriotratamento secundário, predominam os mecanismos biológicos, e o , predominam os mecanismos biológicos, e o

objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo).nutrientes (nitrogênio e fósforo).

   O O tratamento terciáriotratamento terciário objetiva a remoção de poluentes específicos, ou ainda objetiva a remoção de poluentes específicos, ou ainda

remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. tratamento secundário.

   A remoção de nutrientes e de organismos patogênicos pode ser considerada A remoção de nutrientes e de organismos patogênicos pode ser considerada

como integrante do tratamento secundário ou do tratamento terciário, como integrante do tratamento secundário ou do tratamento terciário, dependendo do processo adotado.dependendo do processo adotado.

  

Page 5: Tratamento de esgoto e saneamento básico

TratamentoTratamento

Page 6: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Estação de tratamentoEstação de tratamento

Page 7: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Saneamento básicoSaneamento básico

BIOLOGIABIOLOGIA

Page 8: Tratamento de esgoto e saneamento básico

SANEAMENTO BÁSICOSANEAMENTO BÁSICO Saneamento é o conjunto de medidas, visando a Saneamento é o conjunto de medidas, visando a

preservar ou modificar as condições do meio preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.e habitações.

Normalmente qualquer atividade de saneamento Normalmente qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.indivíduo e facilitar a atividade econômica.

Page 9: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Abastecimento de águaAbastecimento de água

A água própria para o consumo humano A água própria para o consumo humano chama-se água potável. Para ser chama-se água potável. Para ser considerada como tal ela deve obedecer considerada como tal ela deve obedecer a padrões de potabilidade. Se ela tem a padrões de potabilidade. Se ela tem substâncias que modificam estes substâncias que modificam estes padrões ela é considerada poluída. As padrões ela é considerada poluída. As substâncias que indicam poluição por substâncias que indicam poluição por matéria orgânica são: compostos matéria orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos. cloretos.

Page 10: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Para o abastecimento de água, a melhor Para o abastecimento de água, a melhor saída é a solução coletiva, excetuando-se saída é a solução coletiva, excetuando-se comunidades rurais muito afastadas. As comunidades rurais muito afastadas. As partes do Sistema Público de Água são:partes do Sistema Público de Água são:

ManancialManancialCaptaçãoCaptaçãoAduçãoAduçãoTratamentoTratamentoReservaçãoReservaçãoReservatório de montante ou de jusanteReservatório de montante ou de jusanteDistribuiçãoDistribuição

Page 11: Tratamento de esgoto e saneamento básico

Saneamento básicoSaneamento básico

As redes de abastecimento funcionam sob o As redes de abastecimento funcionam sob o princípio dos vasos comunicantes.princípio dos vasos comunicantes.

A água necessita de tratamento para se A água necessita de tratamento para se adequar ao consumo. Mas todos os métodos adequar ao consumo. Mas todos os métodos têm suas limitações, por isso não é possível têm suas limitações, por isso não é possível tratar água de esgoto para torná-la potável. tratar água de esgoto para torná-la potável. Os métodos vão desde a simples fervura até Os métodos vão desde a simples fervura até correção de dureza e corrosão. As estações correção de dureza e corrosão. As estações de tratamento se utilizam de várias fases de de tratamento se utilizam de várias fases de decantação e filtração, além de cloração.decantação e filtração, além de cloração.

Page 12: Tratamento de esgoto e saneamento básico

ESGOTOESGOTO

Page 13: Tratamento de esgoto e saneamento básico