tratamento de efluentes papel e celulose

13
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PARQUE DAS AVES TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE Monitor Ambiental: Luiz Carlos C. Cespe

Upload: luiz-carlos

Post on 28-May-2015

461 views

Category:

Environment


2 download

DESCRIPTION

Tratamentos de efluentes papel e celulose.

TRANSCRIPT

Page 1: Tratamento de efluentes papel e celulose

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-PARQUE DAS AVES

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

Monitor Ambiental: Luiz Carlos C. Cespe

Page 2: Tratamento de efluentes papel e celulose

As indústrias de papel e celulose representam hoje uma extrema importância econômica e ambiental, devido à grande disponibilidade de recursos florestais. Com a crescente produção, faz-se necessária a utilização de volumes consideráveis de água para a lavagem das fibras gerando, consequentemente, quantidades significativas de efluentes líquidos .

Introdução

Page 3: Tratamento de efluentes papel e celulose

A celulose é um composto natural existente nos vegetais, de onde é extraída, podendo ser encontrada nas raízes, tronco, folhas, frutos e sementes.É um dos principais componentes das células vegetais que, por terem forma alongada e pequeno diâmetro (finas), são frequentemente chamadas “fibras”.

Celulose

Page 4: Tratamento de efluentes papel e celulose

Figura 1- Componente da madeira

Diversos processos de fabricação

Existem muitos métodos diferentes para a preparação de pasta celulósica, desde os puramente mecânicos até os químicos, nos quais a madeira é tratada com produtos químicos sob pressão e pela ação de calor (temperaturas maiores que 150° C), para dissolver a lignina, havendo inúmeras variações entre os dois extremos.Processo mecânico MP, Processo Termomecânico TMP, Processo Semi químico, Processo Químico – Kraft, Processo Químico – Sulfito, Processo Químico – Sulfato.

Page 5: Tratamento de efluentes papel e celulose

A produção de celulose pelo método Kraft (forte, em alemão) é o dominante no Brasil e no mundo em geral pelo fato de gerar poucos resíduos além de que o licor negro, principal subproduto do processo, pode ser totalmente reaproveitado, o que torna este processo ecologicamente correto.

PROCESSO KRAFT

Page 6: Tratamento de efluentes papel e celulose

Etapas na produção do efluente de papel e celulose

Page 7: Tratamento de efluentes papel e celulose

Etapas de produção do Efluente kraft

Page 8: Tratamento de efluentes papel e celulose

A INDÚNTRIA DE PAPEL E CELULOSE É A SEXTA MAIOR POLUIDORA ATRÁS APENAS DAS INDÚSTRIAS DE ÓLEO, CIMENTO, COURO, TÊXTIL E SIDERURGICA, PRODUZ UMA VARIADA CARGA DE POLUENTES LÍQUIDOS E GASOSOS.

A FABRICAÇÃO DO PAPEL ENVOLVE CINCO PASSOS BÁSICOS E CADA PASSO PODE VARIAR DE ACORDO COM A INDÚSTRIA E TIPO DE PROCESSO ADOTADO, ENTÃO O EFLUENTE FINAL GERADO É UMA COMBINAÇÃO DE EFLUENTES DAS CINCOS ETAPAS ENVOLVIDOS EM SEUS PROCESSOS DE PRODUÇÃO.

1° Picagem: Convertem as árvores em pequenas peças chamados de cavacos e remoção da casca.

2° Polpação: Transforma os cavacos em polpa de celulose. 3° Branqueamento: É o processo para retirar a cor amarelada da

polpa, são utilizados vários reagentes químicos como o cloro, dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, ozônio, oxigênio, etc.

4° Lavagem: Remove os agentes de branqueamento da polpa. 5° Produção final: É a fase final da produção, onde é feita várias misturas químicas

com a polpa para melhorar a qualidade e resistência do papel.

Principais processos de produção e tratamento de efluentes

Page 9: Tratamento de efluentes papel e celulose

A maioria dos tratamentos encontrados nas indústrias de papel e celulose são compostos de tratamento primário, secundário e terciário.

Tratamento primário: Consiste na remoção se sólidos suspensos e uma pequena remoção do material orgânica.

Tratamento secundário: Compreende os métodos de tratamento biológico, a matéria orgânica contida nestes efluentes é degradada através de microorganismos que se alimentam da mesma para gerar energia para suas funções vitais. Podem ser por processos anaeróbicos ou aeróbicos.

Tratamento terciário: É necessário quando os demais métodos não forem capazes de eliminar todos os contaminantes presentes, de acordo com a legislação ambiental, é feito uma ultra filtração para remoção dos metais

pesados e a cor.

CONCLUSÃO Os resultados obtidos demonstram os processos de tratamento dos efluentes

da indústrias de papel e celulose, por conter altos índices de componentes químicos sendo assim inviável o despejo desses efluentes em corpos hídricos sem um prévio tratamento.

Tratamentos dos efluentes

Page 10: Tratamento de efluentes papel e celulose

ESTÃO ACORDADOS

Page 11: Tratamento de efluentes papel e celulose

ESTÃO COM FOME?

Page 12: Tratamento de efluentes papel e celulose

DÚVIDAS?

Page 13: Tratamento de efluentes papel e celulose

OBRIGADO Até a

próxima...