tratamento acne cm alta frequencia

9
Prof.a Isabel Luiza Piatti Técnica em Estética e-mail: [email protected] O quê e Por que A acne é uma alteração inestética que atinge pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e, muitas vezes, deixam sequelas permanentes. Mesmo sendo um desafio para os profissionais da área, o seu tratamento já conta com produtos altamente eficazes, que combatem de forma sinérgica todas as alterações comumente presentes na pele acneica: excesso de oleosidade, comedões, processos inflamatórios, cicatrizes e manchas. A pirâmide da acne mostra os quatro principais fatores que desencadeiam a acne: queratina, sebo, comedão e bactéria. PIRÂMIDE DA ACNE >>> O processo de formação da acne envolve os seguintes fatores: - produção excessiva das células de queratina, que provocam o tamponamento do folículo; - estímulo excessivo da atividade das glândulas sebáceas, que formam os comedões; - presença da bactéria propionibacterium acnes, que se alimenta da secreção produzida pela glândula sebácea e promove a inflamação dos folículos pilosos. Essas alterações podem ter diferentes causas. Entre elas estão: Genético – Existe uma tendência hereditária na acne. O aumento do tamanho e atividade da glândula sebácea na puberdade e a alteração folicular podem ter influência genética. O indivíduo

Upload: daiany-de-oliveira

Post on 10-Aug-2015

160 views

Category:

Documents


21 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

Prof.a Isabel Luiza PiattiTécnica em Estéticae-mail: [email protected]

 O quê e Por queA acne é uma alteração inestética que atinge pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e, muitas vezes, deixam sequelas permanentes. Mesmo sendo um desafio para os profissionais da área, o seu tratamento já conta com produtos altamente eficazes, que combatem de forma sinérgica todas as alterações comumente presentes na pele acneica: excesso de oleosidade, comedões, processos inflamatórios, cicatrizes e manchas. A pirâmide da acne mostra os quatro principais fatores que desencadeiam a acne: queratina, sebo, comedão e bactéria.

PIRÂMIDE DA ACNE >>>

 

 

O processo de formação da acne envolve os seguintes fatores: - produção excessiva das células de queratina, que provocam o tamponamento do folículo;- estímulo excessivo da atividade das glândulas sebáceas, que formam os comedões;- presença da bactéria propionibacterium acnes, que se alimenta da secreção produzida pela glândula sebácea e promove a inflamação dos folículos pilosos. Essas alterações podem ter diferentes causas. Entre elas estão:Genético – Existe uma tendência hereditária na acne. O aumento do tamanho e atividade da glândula sebácea na puberdade e a alteração folicular podem ter influência genética. O indivíduo filho de pais com histórico de acne tem 50% de possibilidade de ter o mesmo problema, com gravidade variável. Por isso, em pacientes cujos pais tiveram acne grave ou cicatrizes de acne, deve-se iniciar o tratamento o mais precoce possível. Hormonal – Os andrógenos regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A secreção sebácea depende da ação dos hormônios androgênicos (sexuais) de origem gonadal (ovários na mulher e testículos nos homens) e/ou adrenal (glândula que pode ser encontrada sobre os rins). Segundo Nicholas Perricone (2003), mudanças de níveis hormonais influem no aparecimento da acne. Hormônios Masculinos – Estimulam a glândula sebácea a produzir mais sebo – a

Page 2: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

enzima quebra o hormônio testosterona transformando-o em dihidrotestosterona (DHT). - Andrógeno (hormônio masculino)- Pelos ovários femininos- Pela glândula adrenal (rins)Puberdade – período em que ocorre aumento dos hormônios sexuais – ocorre a elevação dos níveis de andrógenos no sangue e tecidos, levando ao aumento do tamanho e da secreção de sebo das glândulas sebáceas. Estresse, as mulheres, a acne – Também segundo Nicholas Perricone (2003), o estresse é um comprovado elemento desencadeador da acne em qualquer idade. Quando a descarga de cortisol (hormônio do estresse) acontece no organismo adulto, pode ficar circulando pelo corpo durante dias, exacerbando as erupções da acne (pois ele estimula as glândulas sebáceas). Quando uma pessoa está psicologicamente estressada as terminações nervosas (abundantes na pele) liberam neuropeptídeos chamados substância P, que precipita a inflamação no nível de glândula sebácea.

TratamentoSeu tratamento justifica-se pela possibilidade de evitar tanto lesões cutâneas permanentes quanto o aparecimento ou agravamento de transtornos psicológicos, oriundos do abalo à autoestima ocasionado pelas lesões (PICARDI, 2000). Conhecendo o processo de formação da acne, é mais fácil para nós, profissionais de estética, escolhermos os princípios ativos adequados ao tratamento a ser realizado no cliente. Por isso, precisamos buscar nos cosméticos ativos de ações bactericida; depurativa; cicatrizante; antiinflamatória; secativa; clareadora; e reestruturante do tecido, pois a acne afeta toda a estrutura da epiderme e da derme. A seu favor, o profissional de estética conta com o poder de diversos princípios ativos que podem combater efetivamente a acne e evitar suas sequelas. Confira, a seguir, os princípios ativos indispensáveis para um bom tratamento.

Page 3: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

Pode-se afirmar que os tratamentos de acne são um desafio para os profissionais de estética, já que os quadros apresentam-se de diferentes formas, em graus distintos. O diagnóstico da acne é caracterizado por lesões cutâneas variadas, como comedões abertos e fechados, pápulas inflamatórias, pústulas, nódulos, cistos, lesões conglobatas e cicatrizes. As lesões envolvem principalmente a face e dorso, mas podem estender-se para a região superior dos braços e tórax anterior. A acne pode apresentar os seguintes graus:

1) Acne não inflamatória:Grau I – Acne comedônica – presença de comedões abertos2) Acne inflamatória: Grau II – Papulopustulosa – pápulas inflamatórias ou pústulas associadas aos comedões abertos.Grau III – Nodulocística – lesões císticas e nodulares associadas a qualquer das

Page 4: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

lesões anteriores.Grau IV – Conglobata – presença de lesões anteriores associadas a nódulos purulentos, numerosos e grandes formando abscessos e fístulas que drenam material purulento. Outras informações clínicas que determinam gravidade da acne são a extensão das lesões e a presença de cicatrizes.

Passo I – HigienizaçãoO protocolo de acne começa com a assepsia da pele. O primeiro passo desta etapa é estar atento aos procedimentos de biossegurança que, além de ser norma, é um diferencial para o profissional de estética. Pois os clientes estão cada vez mais atentos e exigentes sobre os padrões de higiene e segurança utilizados em cabine.Cabe destacar que os cuidados básicos de higiene evitam a contaminação e a propagação de fungos, bactérias e doenças. Além disso, nos tratamentos de acne temos contato direto com resíduos metabólicos, como pus e secreção. Por isso é imprescindível o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, touca, guardapó, óculos, luvas e produto para assepsia da pele que deve possuir efeito bactericida e antisséptico. Em seguida faz-se a higienização de toda a região a ser tratada, utilizando um sabonete com ativos antisséptico, calmante e refrescante, como a erva doce. Neste momento, destacamos um ponto fundamental. Nos tratamentos convencionais de acne, o próximo passo é a extração. No entanto, o mais adequado é realizar esse procedimento por volta da quinta ou sexta sessão do acompanhamento. Isso porque a pele tomada por comedões e pústulas possui grande sensibilidade devido à presença da inflamação local. A extração, nessas situações, pode agravar o quadro da acne, além de causar dor e desconforto para o cliente. O essencial, neste momento, é aliviar o quadro crônico do processo inflamatório. Para finalizar a higienização, devemos tonificar a pele com produtos à base de substâncias como alantoína, alfa bisabol, extratos de hera, alecrim, própolis e hamamelis, componentes que vão diminuir a secreção sebácea, amenizar os processos inflamatórios, promover a epitelização e fortalecer as paredes dos vasos capilares. Dessa forma, normalizamos o pH da pele e favorecemos a penetração dos demais princípios ativos utilizados durante o protocolo. Passo II – Tratamentos dos Processos InflamatóriosDepois de a pele estar devidamente preparada, inicia-se o tratamento dos processos inflamatórios, utilizando produtos de ação bacteriostática. Aqui, vamos contar com o auxílio de cosméticos ricos em princípios ativos que agem sinergicamente moderando a secreção sebácea, impedindo a formação de pústulas, agindo como antissépticos, epitelizantes e bactericidas, firmadores e reestruturadores da elasticidade.

AÇÃO SINÉRGICA COSMÉTICOS

Tais efeitos são garantidos por ativos como Acnebiol (composto de ácido salicílico, silícios orgânicos, zinco, aloe vera, pepino, lúpulus e limão), Azeloglicina, Nanocápsulas de silícios orgânicos e aminoácidos, Ácido hialurônico e Hibuscus Vermelho. Para potencializar o efeito dos ativos, a presença da nanotecnologia nos cosméticos é fundamental para que os ativos sejam liberados na junção dermo-epidérmica da pele, onde as células nascem. Passo III – Depuração, Cicatrização e ClareamentoNo tratamento de acne, um produto com papel essencial é a argila. Enriquecida com carvão vegetal e 100% natural, a argila para pele oleosa é utilizada como máscara de oligoelementos e possui ações depurativa, cicatrizante, desintoxicante, secativa, antiinflamatória e descongestionante. Por ser um pó, a máscara de argila deve ser preparada com a associação de outros produtos como loções ou águas termais enriquecidas com ativos indicados para peles oleosas e acneicas. O tempo de ação da máscara de argila é de aproximadamente 20 minutos. Em casos mais acentuados de inflamação de acne, durante o tempo de ação da máscara, a argila apresenta excelente efeito depurativo auxiliando na drenagem das secreções, conforme se pode observar nas imagens abaixo.

Depuração Argila

O resultado imediato proporcionado pela máscara de argila é a pele mais clara, inclusive nas regiões onde existem inflamações da acne. Mas é importante que o profissional de estética esteja ciente e oriente seu cliente sobre a possível piora do quadro, nas primeiras aplicações do tratamento da acne. Isso se deve à ação depurativa provocada pela sinergia dos cosméticos associados à eletroterapia.

Page 5: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

Quadro agravado

Finalização – Proteção SolarTodo processo inflamatório pode deixar manchas como sequela. Para evitar esse problema, o uso regular do filtro solar é indispensável e vamos utilizá-lo, também, na finalização do protocolo de acne. Assim como outros cosméticos, também existem filtros solares específicos para peles acneicas, seborreicas e oleosas, que garantem proteções física, química e biológica. Nesses produtos, devemos buscar ativos como Alantoína, Dry-flo, extratos de folha de oliva e manteiga exótica, que garantem a ação biológica do produto, absorvendo a oleosidade excessiva da pele e combatendo os radicais livres. Também deve estar presentes o Lexfilm Sun, que oferece a resistência do produto à água; bem como o Uvinul A Plus, Octil Metoxinamato e dióxido de titânio, responsáveis pelas proteções físicas e químicas das radiações solares. Mais uma dica importante: o protetor solar deve sempre ser aplicado com movimentos contínuos e longos, sem realizar movimentos circulares. Dessa forma, o produto é distribuído de forma homogênea garantindo completa cobertura e proteção da pele.

EletroestéticaMesmo a rica composição dos cosméticos, com princípios ativos apropriados para o tratamento da acne e em dosagens adequadas, os recursos de eletroestética atuam como potencializadores dos tratamentos em cabine. Na etapa de assepsia, por exemplo, é possível utilizar o aparelho de alta frequência, sendo cinco minutos em cada lado da face. Para esse procedimento a pele deve estar totalmente limpa e seca. A alta frequência vai provocar a produção de ozônio na superfície da pele que terá ações bactericida, bacteriostática e fungicida, efeitos essenciais para o tratamento da acne, conforme já exposto anteriormente.

Alta frequência: ações bactericida, bacteriostática e fungicida.

A microcorrente é outro recurso importante nos tratamentos de acne e pode ser usada entre 10 e 20 minutos, de acordo com o quadro do cliente. A microcorrente apresenta importantes efeitos terapêuticos para o tratamento dos processos inflamatórios da acne, como analgesia, efeito bactericida e ação antiinflamatória. Como efeitos fisiológicos da microcorrente podemos destacar o restabelecimento da bioeletricidade tecidual, transporte ativo de aminoácidos, síntese de proteínas e drenagem linfática.

Microcorrente: ações analgésica, bactericida e antiinflamatória.

Manutenção diáriaA manutenção diária é fator determinante para o sucesso de qualquer tratamento estético. No caso da acne, o cliente deve higienizar e normalizar a pele, jamais dispensar a aplicação regular do protetor solar e, ainda, utilizar um cosmético com propriedades bacteriostática, secativa e claredora. Para tais finalidades, conta-se com os ativos Acnebiol (composto de ácido salicílico, silícios orgânicos, zinco e extratos de aloe vera, lúpulo, pepino e limão) e Niacinamida PC, de ação clareadora.

Nutricosméticos para o tratamento "In"Como opção inovadora e complementar, o cliente também pode associar ao seu tratamento o consumo diário de nutricosméticos específicos para o combate à acne. Os nutricosméticos representam uma nova tendência de mercado e são importantes coadjuvantes dos tratamentos estéticos. Em cápsulas ou em pó, esses complexos vitamínicos ajudam a reequilibrar o funcionamento do organismo e contribuem para a obtenção de pele mais saudável e bonita. No mercado, existem nutricosméticos com concentração segura de nutrientes, em conformidade com as necessidades diárias do organismo. Essas características asseguram a nós, profissionais de estética, a possibilidade de orientar ao nosso cliente o uso desses produtos como potencializadores dos tratamentos que realizamos em cabine. O nutricosmético específico para os casos de acne atuam regulando o equilíbrio hormonal; inibindo a formação de comedões; aumentando a imunidade; melhorando a cicatrização. Seu consumo é indicado a partir da menarca (primeira menstruação) ou para indivíduos com mais de 14 anos. Os resultados mais efetivos serão observados a partir do terceiro mês de uso. 

Page 6: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia
Page 7: Tratamento Acne Cm Alta Frequencia

http://www.revistapersonalite.com.br/mat_des_76_acne_in_out.ph