tradução da norma din 1563

2
8 - Preparação de amostras 8.1 Geral As amostras devem ser feitas do mesmo material que o utilizado para a produção das peças fundidas que elas representam. Vários tipos de amostras (amostra separada do molde, amostra no fundido, amostra de lado a lado do molde , amostra cortada a partir de uma peça fundida) podem ser utilizados , dependendo da espessura da massa e da parede da peça fundida. Quando relevante, o tipo de amostra deve ser acordado entre o fabricante e o comprador. Salvo acordo em contrário a escolha da opção é deixada ao critério do fabricante. Quando a massa das peças fundidas excede 2.000 kg e uma parede relevante de 60 milímetros de espessura, devem ser preferencialmente utilizados amostras de lado a lado ou amostra no fundido e as dimensões e a localização da amostra deve ser acordado entre o fabricante e o comprador no momento da aceitação da ordem. Se o tratamento de esferoidização for efetuado no molde (dentro do molde), deve se evitar fundir a amostra separada do fundido. Todas as amostras devem ser adequadamente marcadas para garantir a rastreabilidade total para os fundidos que representam. As amostras devem ser submetidas a um tratamento térmico igual a das peças fundidas a que representam, se houver. As peças para teste de Tração e impacto devem ser usinadas a partir das amostras que passaram por tratamento térmico. 8.2.1 Tamanho da amostra Fundida 8.2.2 Freqüência e Número de testes Amostras representativas do material devem ser produzidas em uma freqüência de acordo com os procedimentos do processo de garantia de qualidade adotados pelo fabricante ou conforme acordado com o comprador. Na ausência de um processo de garantia da qualidade ou qualquer outro acordo entre o fabricante e o comprador , um mínimo de uma amostra do fundido para o ensaio de tração deve ser produzido para confirmar o tipo de material , com uma freqüência a ser acordada entre o fabricante e o comprador. Quando os testes de impacto são necessários , as amostras devem ser produzidas com uma frequência a ser acordada entre o fabricante e o comprador.

Upload: nelson-alves-ferreira-junior

Post on 28-Oct-2015

189 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: tradução da norma DIN 1563

8 - Preparação de amostras

8.1 Geral

As amostras devem ser feitas do mesmo material que o utilizado para a produção das peças fundidas que elas representam.Vários tipos de amostras (amostra separada do molde, amostra no fundido, amostra de lado a lado do molde , amostra cortada a partir de uma peça fundida) podem ser utilizados , dependendo da espessura da massa e da parede da peça fundida.Quando relevante, o tipo de amostra deve ser acordado entre o fabricante e o comprador. Salvo acordo em contrário a escolha da opção é deixada ao critério do fabricante.Quando a massa das peças fundidas excede 2.000 kg e uma parede relevante de 60 milímetros de espessura, devem ser preferencialmente utilizados amostras de lado a lado ou amostra no fundido e as dimensões e a localização da amostra deve ser acordado entre o fabricante e o comprador no momento da aceitação da ordem.Se o tratamento de esferoidização for efetuado no molde (dentro do molde), deve se evitar fundir a amostra separada do fundido.Todas as amostras devem ser adequadamente marcadas para garantir a rastreabilidade total para os fundidos que representam.As amostras devem ser submetidas a um tratamento térmico igual a das peças fundidas a que representam, se houver.As peças para teste de Tração e impacto devem ser usinadas a partir das amostras que passaram por tratamento térmico.

8.2.1 Tamanho da amostra Fundida

8.2.2 Freqüência e Número de testes

Amostras representativas do material devem ser produzidas em uma freqüência de acordo com os procedimentos do processo de garantia de qualidade adotados pelo fabricante ou conforme acordado com o comprador.Na ausência de um processo de garantia da qualidade ou qualquer outro acordo entre o fabricante e o comprador , um mínimo de uma amostra do fundido para o ensaio de tração deve ser produzido para confirmar o tipo de material , com uma freqüência a ser acordada entre o fabricante e o comprador.Quando os testes de impacto são necessários , as amostras devem ser produzidas com uma frequência a ser acordada entre o fabricante e o comprador.

8.2.3 Separação do molde de amostra

As amostras serão moldadas separadas em moldes de areia e sob circunstâncias representativas de fabricação.

Page 2: tradução da norma DIN 1563

Os moldes utilizados para moldar as amostras separadas, terão o comportamento térmico comparável ao material de moldagem utilizado para produzir as peças fundidas.As amostras devem atender às exigências das figuras 1, 2 ou 3.As amostras devem ser desmoldadas a uma temperatura semelhante à das peças fundidas.